Poderia citar em exatamente qual página da obra referenciada se faz a citação sobre Jesus aparecer nas 1001 noites? Vasculhei a Internet, ChatGpt e alguns trechos do livro referência... porém não encontrei nada sobre.
Minha avó contava uma história bem parecida com essa da comida envenenada, a diferença é que era uma bebida. Eu nunca poderia imaginar que era de As 1001 noites.
Algumas pessoas comentaram aqui que já encontram versões dessa história em livros de folclore brasileiro. Impressionante mesmo como essas narrativas viajam (e possivelmente antecedem as próprias 1001 noites...).
Tem que lembrar que nós temos uma ascendência muito forte de povos árabes por conta da ocupação árabe em Portugal e em toda a Península Ibérica e essas histórias foram sendo passadas de geração em geração e, talvez, seja essa a razão da sua avó conhecer esse conto.
@@MazinhoRufinoE muitos dos primeiros colonos do Brasil no século XVI eram judeus (convertidos à força ao cristianismo) que tinham contato com essas histórias vindas do oriente desde à muito.
Eu não sabia q o islamismo acreditava q Jesus era um profeta, eu achava q essa concepção sobre Jesus era exclusiva do cristianismo. Apesar de ser agnóstico, eu tenho um interesse muito grande por qualquer assunto q involva religião, e esse canal é um prato cheio pra mim. Quando eu me tornar adulto, quero ser historiador, e devo isso a vc por me fazer ter interesse por esses assuntos, valeu demais mano👍
No islã Jesus é mais um profeta entre os outros, mas para eles o profeta principal é Mohamad (maomé). Eles também vêem Jesus e Deus (Alá) sobre outras perspectivas, ou seja, diferentes da maneira que o ocidente acredita.
A história fantástica de hoje levou ao texto bíblico que retrata muito bem a definição da avareza em Lucas 12:15-21 Jesus ensinando aos discípulos ele disse: "Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.". Depois de dizer isso começou narrando a história de um homem muito ganancioso e que queria ganhar mais e mais ao ponto de ajuntar em seu celeiro e quando conseguiu disse para sua alma: Alma tem em depósito muito bens por muitos anos; descansa come, bebê e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Está noite te pediram a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si que ajunta tesouro não é rico para Deus.
MEU DEUS! Eu não fazia ideia que a história do homem do celeiro era bíblica, tive contato com ela uma única vez quando criança através de um livrinho de animações que eu tinha, nunca saiu da minha cabeça.
Esta história dos três homens e a pepita de ouro, eu já li em um livro brasileiro que fala sobre contos narrados pela literatura de cordel. A história é entitulado de O Laço, nela três homens vão pelo caminho de repente ouve uma voz no mato que diz: Quer ver o laço? Os homens curiosos vão ver, quando chega lá depara com uma grande pepita enterrada, um deles decide ir na casa buscar ferramentas, e resolve trazer tbm um suco envenenado, cá os dois tem os planos de matar o enviado. O resultado é os três mortos e as gargalhadas do mal, sobre o laço.
No Apocalipse tem os 4 viventes..A mulher luta para libertar e despertar eles..dois são reis hj presidentes..materia e 2 espiritual. Batalha na terra batalha espiritual. Amei seu relato!!! Tem tudo haver com a biblia interpretada de forma correta.a pepita. É Maria
O amor ao dinheiro nos leva a escravidão, domínio e poder o ser humano sempre está a procura do poder a glória, pois temos por natureza pecaminosa presente em nós, nossa ambição por natureza é sempre querer ser deus. O amor ao dinheiro nos leva destruir o próximo e autodestruir-se.
Cara, seu canal é incrível e seu conteúdo é muito bom! Sucesso viu! Acho que já assisti quase todos os vídeos. Seus comentários e seu conhecimento histórico é sensacional, as referências e os fundamentos das suas falas e pontos de vista. Estou acompanhando e aguardando os contos medievais todas as noites! 😂 Parabéns! Sucesso!
Conheci o canal agora, tô meio que maratonando o canal, gosto muito dessas histórias culturais. Poderia fazer um vídeo das principais diferenças da Bíblia e Alcorão.
Gostei principalmente da sua convicção, ao final, em reivindicar a sabedoria em guardar-se da avareza, do mal. Alhamdulillah pela sua inteligência. Allahu 'Alam.
Henrique, você é um ótimo contador de histórias, acho que seria legal você fazer uma série só com histórias selecionadas que você achar interessantes, você faria a narrativa fazendo os seus comentários e explicações pertinentes durante e até, claro, adicionar alguma explicação do contexto histórico da passagem que estiver sendo contada, igualzinho mesmo você fez nesse vídeo. E parabéns pelo canal, melhor canal de história de RUclips! Nunca nem fui muito aficionado por história, mas estou adorando os seus vídeos, devorando um atrás do outro, top demais! 👏👏👏😄😄👍
A galera da Arábia era politeista antes do Islã, e ,provavelmente, tomaram conhecimento sobre os acontecimentos a respeito de Jesus lá com os judeus,assim registraram ele na história. O evangelho deve ter chegado até lá,mas o islã sobressaiu depois.
Amiga, os Judeus não acreditam em jesus, ao contrario, eles desprezam Jesus... O Islã acredita, tem uma visão diferente dos cristãos, mas, acredita nele como um grande profeta.
O povo descobrindo que ao contrario do que diz os desonestos evangélicos brasileiros, O mulçumano acredita e respeita Jesus, enquanto os Judeus desprezam Jesus.
Jesus é Deus filho. Deus pai: mente/juízo Deus filho: coração/amor. Deus Espírito: corpo/capacidade/poder. ao mesmo tempo todos são alma(corpo), corpo(potencialidades) e espírito (Consciência) em cada um separado, mas em Consciência (existência (Eu Sou)) todos são Um. Jesus pode saber tudo (que quiser saber), Deus Pai pode sentir tudo (que quiser sentir), Deus Espírito pode fazer tudo (que quiser)
Meu Deus ❤ adorei 🥰 saber que Jesus apareceu nas mil e uma noites . Conheço apenas algumas histórias que lia em pequenina e que eu amava agora tenho outra visão dessas histórias encantadas . Um abraço de Portugal 🇵🇹 ❤❤❤
Prezado, merece um estudo e um video do pq Jesus se destacou dentro da religião cristã, como o maior e ou o único símbolo maior cristão ... visto que na época dele houveram vários profetas, tanto morais como não. Se puder, agradeço muito. Abçs
@markstein2845 Desc... mas eh uma resposta muito teológica, muito enquadrada nas religiões oficiais do atual mundo cristão, tão manipulado. Precisamos de uma resposta histórica e filosófica. Ok... abçs.
@@gabrielmorais971*Papi, essa sua resposta tu só vai ter se inventar uma máquina e voltar no tempo! Não percebeu que tipo de resposta você quer? Ninguem tem acesso nesse tipo de informação, como alguem vai saber disso COM CERTEZA? O máximo que tem provavelmente tu já sabe então é melhor se conformar cumpadi.*
O interessante e que Jesus no alcorão é um profeta sábio que se não me engano o alcorão cita que ele não ressuscitou mas foi levado para o céu porém o profeta Maomé morreu e espera a ressurreição como todos
Todas as Religiões reconhece a Jesus, porque de fato ele Existiu, o Jesus histórico não pode ser negado...O problema é que eles não O reconhece como o Filho único de Deus, o Messias prometidos nas Sagradas Escrituras, anunciado pelos profetas.
Não imaginava que Jesus aparecia nesse conto, fiquei surpresa. Mas sabia que Jesus era visto como profeta (pois alguém ser filho de Deus é um absurdo para um islâmico).
Eu acredito q Jesus, se torna oniciente, onipresente, etc, após sua morte, tornando-se assim: "O Cristo". Enquanto encarnado, sim, Jesus, é um grande Sabio, um grande Mestre, porem, um homem! Enfim, muito interessante a passagem.
Concordo plenamente, se Jesus fosse perfeito desde o início ele não precisaria ter jejuado por 40 dias no deserto para cultivar sua determinação ele teria se entregado a uma morte extremamente cruel e humilhante com a mesma tranquilidade com que ele ia para o mercado
Essa história inicial, com os reis matando um ao outro me lembra um conto brasileiro chamado Os três moços malvados, já que ambas as histórias são muito parecidas.
De fato, uma história islâmica, que vê Jesus como um Profeta que conversa com Deus. Diferentemente seria se fosse uma história cristã, onde Jesus é o próprio Deus, e já sabe de todas as coisas. Bacana D+
@@k1kjkj pela doutrina CRISTÃ ele sabe todas as coisas. Ele é o próprio Deus, com as limitações do Homem. Em outras palavras: Jesus seria onisciente, mas não onipresente.
@@FelipeNarciso N ksksksks eu falo isso por eu mesmo ser cristão, Jesus n é oniciente. Ele mesmo disse sobre o dia de sua volta: "quanto aquele dia e hora ninguém sabe, nem o Filho, nem os anjos, se não o Pai." E: "Não cabe a vocês entenderem os tempos determinados pelo Pai." E tbm disse quanto ao fato de apenas falar as palavras que Deus colocava em sua boca: "Em verdade, em verdade lhes digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, senão somente aquilo que vê o Pai fazer; porque tudo o que este fizer, o Filho também faz." E: "Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me ordenou o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, as coisas que eu digo, digo exatamente assim como o Pai me falou." E ainda: "Quando vocês levantarem o Filho do Homem, então saberão que Eu Sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada." Além de no AT quando Deus se manifestava sua presença em homem/anjo Ele fazia perguntas e até duvidava das coisas, ou seja, Ele não sabia ao se manifestar em homem (um exemplo é Genesis 18 onde Deus não sabia se contaria seus planos a Abraão e tbm n sabia se o clamor de Sodoma era de fato assim).
@@k1kjkj Tu deve estar ligada que existe toda uma grande discussão sobre isso que se arrasta desde os tempos medievais né? E que não há nada consolidado nos dogmas, né? E existem outras passagens que corroboram para esse entendimento da onisciência de Jesus, né? E toda essa questão se dá pela dualidade de ele ser Homem e também ser o Próprio Deus. São mistérios da palavra que não solucionaremos em uma discussão por comentários, pois os grandes teólogos e filósofos cristãos debatem isso a séculos, e certamente não seremos nós que vamos elucidar esses mistérios.
@@FelipeNarciso acho q as únicas coisas q corroboram pra isso é o fato de Jesus conhecer Natanael antes mesmo dele o conhecer. Assim como saber os 5 maridos da mulher samaritana e tbm o fato dEle conhecer o pensamento e o coração das pessoas. Ainda sim Ele faz perguntas sobre oq os apóstolos discutiam no caminho e tals.
Jesus entra para história da humanidade, pela capacidade de perdoar no limite da crueldade. O Cristianismo tem o Perdão como ponto focal. Querida perdoa - me.
Admito que começei a ler as 1001 noites. E não tive saco pra terminar… seu eu fosse o rei a moça teria morrido pela minha impaciência de saber o final. Mas obrigada por despertar de novo a minha curiosidade literária, talvez eu volte a ler o livro 😅😂
A historia é interessante, mas para quem tem enternece na historia de Jesus Cristo, recomendo a Bíblia Sagrada, de Gêneses a Apocalipse, para entender o contexto, e natureza de Jesus Cristo, porque embora esta seja apenas uma citação, não condiz com a natureza de Jesus Cristo descrita no antigo e novo testamento.
O Antigo Testamento falta muito pra nos entender a Tora que o Judeus bem sabem e cuidam. O novo testamento quase todo e invencao de Roma que hoje seria a igreja catolica.... Jesus um grande profeta nunca foi Deus..m
Um profeta de alcance limitado: invoca Deus onisciente quando quer pra tirar dúvidas sobre causos do cotidiano e responder qualquer dúvida que ele tiver.
Infelizmente nosso Mestre Henrique Caldeira não citou o título da história que menciona Jesus Cristo. Eu comprei para meu filho, quando criança, um livro "Contos e Lendas das Mil e Uma Noites". Infelizmente tem apenas 12 histórias, faltam algumas, ... somente 989 histórias. Kkkkkk.... O livro que possuo não contém essa história.
O Islamismo tem infinitamente mais respeito pela figura de Jesus, do que o cristianismo e o judaísmo pela religião muçulmana. Recentemente consegui os quatro volumes da tradução para o português de todos os contos. Estou esperando as ferias para começar a ler...
? Eles creeem que Jesus na verdade fez magia e criou um dublê na cruz… que nunca esteve de fato lá… Tão realista quanto amigão 😂. E sobre terem respeito ou algo assim, mais que qualquer outra religião, sobre Jesus, meu amigo…😅
Aproveitando o gancho sobre literatura arabe Gostaria de ver um video seu sobre o livro FILÓSOFO AUTODIDATA DE Ibne Tufail . Por favor. Fraterno abraço professor.
Interessante quando há relatos sobre Yeshua em histórias aqui e acolá. Sabemos que este nome não é raro, por outro lado, não é extremamente popular... Será a mesma figura do Talmud? Será a mesma figura que aparece em um ou dois contos budistas? E da mesma forma na Índia? Sempre me ocorre questionar. Principalmente porque no momento em que parte do povo hebreu decida qualhomem iria viver, decidiram por viver Yeshua Bar Aba e não por Yeshua ben Yosef.
Interessante, então essa história foi feita após o Cristianismo. Eu achava que TODAS as coleções foram feitas há muitíssimos anos (antes do Cristianismo)
No isla Jesus está no paraíso cercado de setenta virgens , mas vai regressar para se casar e desfazer os "erros "do cristianismo e anunciar o juízo final de Ala! Chocante não!
No Alcorão e na verdadeira interpretação do texto dele o paraíso é o lugar da extrema felicidade e essa felicidade não tem nada ver com a felicidade desse mundo e no texto do alcorão não tem sexo no paraíso mas tem uma alegria e encantamento com o paisagem magnífico e a companhia agradável dos seres fantásticos encontrados lá !!! E na verdadeira interpretação do Alcorão só vai entrar no paraíso as pessoas que fizeram mais bem do que mal e que acreditavem em Deus, muçulmano ou não muçulmano e o Deus que vai mandar quem vai entrar e quem não vai entrar lá essa e a verdade escrita no Alcorão !!! Jésus, Muhammad, Abraão, Moisés, Noé são no alto escalão do Paraíso !!!
No Alcorão a pessoa quando morre ela vai entrar numa dimensão igual a um sono de uma noite e depois ele vai acordar no dia do juiz final dependendo do tempo entre a data do falecimento da pessoa e a data do juiz final ele vai sentir como se ele dormiu só uma noite !!! E no Alcorão se uma pessoa viva vai durar mais cinco anos nesse mundo e morre depois com uma doença ou acidente ou morre por uma causa normal então o tempo entre essa pessoa e o dia do julgamento final é cinco anos se essa pessoa tem uma meia hora de vida então o tempo entre essa pessoa e o dia do julgamento final e meia hora !!! No Alcorão o dia do julgamento final é mais próximo do que a gente pensa porque a lógica do tempo é diferente entre a fase de um ser vivo e de um ser falecido porque o ser humano quando ele morre o fator tempo vai sumir !!!
@@arafetsaid6820 E as setenta virgens, alimentos e gênios escravos , palácios , rios de vinho e leite, juventude e beleza infinitas e a potência sexual de dez homens que pode durar indefinidamente segundo ouvi falar que o próprio Maomé teria dito em alguma Suna ? Só ouço falar !
@@Romulo-lz8fc todo sobre o sexo nada disso é mencionado no Alcorão todo isso é da imaginação de alguns que não entenderem o Alcorão !!! O ser humano no paraíso não vai ter órgãos genital então como ele vai fazer sexo ?! O ser humano no paraíso vai ser igual a primeira versão do Adão antes de descer para a terra !!!o ser humano no paraíso não vai sentir dor nem vai sentir frio nem calor nem encômodo nem vai se sentir com fome, nem raiva nem nostalgia nem nada disso só alegria e bem estar mas fora da lógica do dia em dia da vida na terra !!! Tudo é diferente lá e além da nossa imaginação !!!
A verdade é uma só, o conhecimento e o estudo do passado longínquo, mostra efetivamente que as religiões vieram de uma célula-mater comum e foram alteradas e manipuladas conforme os interesses dos povos locais. Cada povo adaptou lendas e tradições, conforme suas necessidades políticas e de poder. E chegaremos até os dias de hoje.
Essa história dos avarentos tem a sua versão aqui,já ouvi que avia 3 viajante que guiado pela coragem de enfrentar uma alma penada descobre grande riqueza,e e então ao invés de trazer comida se traz cachaça e por fim o último bebe a pinga envenenada...
Eu não li As Mil e uma Noites mas agora fiquei interessado. Sabia do contexto, que por si só é belíssimo, além de salientar mais uma vez o talento dos árabes antigos como exímios contadores de história. Recomendo ainda o belíssimo clássico brasileiro do autor com pseudônimo de Malba Tahan: o Homem que Calculava, que homenageia tão bem essa cultura. No entanto vim aqui fazer outro comentário. Se analisarmos bem, Ali Babá e os Quarenta Ladrões, também acervo dos contos de Sherazade, guarda uma maravilhosa lição. Ao pronunciar “abre-te, Sésamo”, abre-se uma caverna cheia de tesouros. Podemos fazer um paralelo com as parábolas de Jesus. O que é o sésamo? É uma semente minúscula, também conhecida como gergelim. Jesus disse que se tivéssemos a fé do tamanho de um grão de mostarda, faríamos com que um monte se transportasse de um lado a outro. “Abre-te, sésamo”, assim, pode ser considerado o poder da determinação, da intenção . De que não se necessita muito para se obter de um universo generoso. Portanto, não é à toa que AMEUM não é somente um clássico, mas uma obra repleta de sabedoria.
A história é de um povo diferente da nação de origem de Jesus, e do DNA de Deus, e diferente de outras povos (descendência) da linhagem de Jesus, e não tinha sido revelado a história do outro, em Cristo.
Mas na minha opinião. Jesus é sim um homem normal, no sentido de ser carne. E todo o poder que manifesta, não é por si próprio e sim por intervenção direta de Deus ou sob intermédio do Espírito Santo, que penso ser anjos de Deus levando a Jesus uma faísca de seu poder.( Claro só uma interpretação) E todo o conhecimento prévio de Jesus sobre as coisas que vê vem do Espírito Santo ou de Deus. Mas uma coisa é certa: Jesus faz uso de um poder divino, mas não é o próprio Deus onipotente e onisciente.
@@henriquecaldeiraAcabei de ver o comentário aqui também. Eu li essa história ainda penqueno na escola, lembro até hoje, o livro se chamava Bazar do Folclore do Ricardo Azevedo.
Referências, mais vídeos sobre o tema e outros links úteis estão na descrição!
Poderia citar em exatamente qual página da obra referenciada se faz a citação sobre Jesus aparecer nas 1001 noites? Vasculhei a Internet, ChatGpt e alguns trechos do livro referência... porém não encontrei nada sobre.
@@TheGreatResist A história que contei no vídeo está na 901ª noite do Volume III (Ramo Egípcio), sob o título "Os três homens e Jesus Cristo".
Obrigado
Minha avó contava uma história bem parecida com essa da comida envenenada, a diferença é que era uma bebida. Eu nunca poderia imaginar que era de As 1001 noites.
Algumas pessoas comentaram aqui que já encontram versões dessa história em livros de folclore brasileiro. Impressionante mesmo como essas narrativas viajam (e possivelmente antecedem as próprias 1001 noites...).
@@henriquecaldeira incrível mesmo. Estou descobrindo e aprendendo muita coisa no seu canal, já vi uns 20 vídeos, vou ver todos 😃
Tem que lembrar que nós temos uma ascendência muito forte de povos árabes por conta da ocupação árabe em Portugal e em toda a Península Ibérica e essas histórias foram sendo passadas de geração em geração e, talvez, seja essa a razão da sua avó conhecer esse conto.
@@MazinhoRufino verdade, é bem provável.
@@MazinhoRufinoE muitos dos primeiros colonos do Brasil no século XVI eram judeus (convertidos à força ao cristianismo) que tinham contato com essas histórias vindas do oriente desde à muito.
Eu não sabia q o islamismo acreditava q Jesus era um profeta, eu achava q essa concepção sobre Jesus era exclusiva do cristianismo. Apesar de ser agnóstico, eu tenho um interesse muito grande por qualquer assunto q involva religião, e esse canal é um prato cheio pra mim. Quando eu me tornar adulto, quero ser historiador, e devo isso a vc por me fazer ter interesse por esses assuntos, valeu demais mano👍
pois e
No islã Jesus é mais um profeta entre os outros, mas para eles o profeta principal é Mohamad (maomé). Eles também vêem Jesus e Deus (Alá) sobre outras perspectivas, ou seja, diferentes da maneira que o ocidente acredita.
No cristianismo Jesus Cristo é Deus segunda pessoa da santíssima Trindade
E que vai retornar no fim dos tempos, se casar e ter filhos para desfazer os "erros" do cristianismo e anunciar o julgamento final!
Os judeus também acreditam na vida de Jesus e sua vinda como um profeta, mas pra eles o messias ainda não veio
A história fantástica de hoje levou ao texto bíblico que retrata muito bem a definição da avareza em Lucas 12:15-21 Jesus ensinando aos discípulos ele disse: "Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.". Depois de dizer isso começou narrando a história de um homem muito ganancioso e que queria ganhar mais e mais ao ponto de ajuntar em seu celeiro e quando conseguiu disse para sua alma: Alma tem em depósito muito bens por muitos anos; descansa come, bebê e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! Está noite te pediram a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si que ajunta tesouro não é rico para Deus.
Concerteza irmão
MEU DEUS! Eu não fazia ideia que a história do homem do celeiro era bíblica, tive contato com ela uma única vez quando criança através de um livrinho de animações que eu tinha, nunca saiu da minha cabeça.
No Hinduísmo isso já era ensinado. Igual em mitologias, religiões mais antigas. Nenhuma novidade.
A história fantasiada de hoje levou-me a um texto bíblico em Mateus 6:21 "Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Esta história dos três homens e a pepita de ouro, eu já li em um livro brasileiro que fala sobre contos narrados pela literatura de cordel. A história é entitulado de O Laço, nela três homens vão pelo caminho de repente ouve uma voz no mato que diz:
Quer ver o laço?
Os homens curiosos vão ver, quando chega lá depara com uma grande pepita enterrada, um deles decide ir na casa buscar ferramentas, e resolve trazer tbm um suco envenenado, cá os dois tem os planos de matar o enviado.
O resultado é os três mortos e as gargalhadas do mal, sobre o laço.
Muito interessante! Não conhecia essa versão.
No Apocalipse tem os 4 viventes..A mulher luta para libertar e despertar eles..dois são reis hj presidentes..materia e 2 espiritual. Batalha na terra batalha espiritual. Amei seu relato!!! Tem tudo haver com a biblia interpretada de forma correta.a pepita. É Maria
Qual.livro?
@@mariluse6566 livro didático.
@@aroldooliveira176 Obrigada!!
Que exelente relato sobre Jesus nas 1000 e 1 noites. A distinção da sua pessoa como homem comum. Gratidão!
Que video e que história fascinante. Otimo trabalho estranha história, Henrique Caldeira. Seguindo o canal e maratonando 😂😂😂
Que interessante! Adorei saber de Jesus nas 1001 Noites! Vou ver mais.
Obrigado pelo comentário, Leila! :)
Simplesmente um Pontifece . A ponte permite que atravéz dela todos possam se unir . A ponte não é o juiz .
Existe um lindo conto de Eça de Queiroz com essa sinopse.Vale a pena ler.
O amor ao dinheiro nos leva a escravidão, domínio e poder o ser humano sempre está a procura do poder a glória, pois temos por natureza pecaminosa presente em nós, nossa ambição por natureza é sempre querer ser deus. O amor ao dinheiro nos leva destruir o próximo e autodestruir-se.
Cara, seu canal é incrível e seu conteúdo é muito bom! Sucesso viu! Acho que já assisti quase todos os vídeos. Seus comentários e seu conhecimento histórico é sensacional, as referências e os fundamentos das suas falas e pontos de vista. Estou acompanhando e aguardando os contos medievais todas as noites! 😂 Parabéns! Sucesso!
Valeu demais, meu caro! Muito obrigado mesmo. Abraços!
Parabéns , gostei muito da estória e tbm d saber q os ensinamentos Jesus estão em outros livros ! Como diz o dito popular : morria e não sabia .
Conheci o canal agora, tô meio que maratonando o canal, gosto muito dessas histórias culturais. Poderia fazer um vídeo das principais diferenças da Bíblia e Alcorão.
Gostei principalmente da sua convicção, ao final, em reivindicar a sabedoria em guardar-se da avareza, do mal. Alhamdulillah pela sua inteligência.
Allahu 'Alam.
É simples o islã é seita do cristianismo, igreja siria ariana anti trinitariana é a origem
Quem tambem se perde, começa a pensar outras coisas e volta o vídeo 1000 vezes?
Henrique, você é um ótimo contador de histórias, acho que seria legal você fazer uma série só com histórias selecionadas que você achar interessantes, você faria a narrativa fazendo os seus comentários e explicações pertinentes durante e até, claro, adicionar alguma explicação do contexto histórico da passagem que estiver sendo contada, igualzinho mesmo você fez nesse vídeo.
E parabéns pelo canal, melhor canal de história de RUclips!
Nunca nem fui muito aficionado por história, mas estou adorando os seus vídeos, devorando um atrás do outro, top demais!
👏👏👏😄😄👍
Por isso gosto muito do seu canal... Obrigada. Quando tiver mais cursos tô dentro. Valeu 👍👍👍
Muito obrigado, Karine!
Suas Narrativas ,são Belíssimas e mostra bem Tua luz interior. Bênçãos!
Estou viciado neste canal!
A galera da Arábia era politeista antes do Islã, e ,provavelmente, tomaram conhecimento sobre os acontecimentos a respeito de Jesus lá com os judeus,assim registraram ele na história. O evangelho deve ter chegado até lá,mas o islã sobressaiu depois.
Havia alguns cristãos lá, mas pagãos e judeus eram maioria.
Amiga, os Judeus não acreditam em jesus, ao contrario, eles desprezam Jesus... O Islã acredita, tem uma visão diferente dos cristãos, mas, acredita nele como um grande profeta.
A Arabia tribal pré Islã era um centro de diversas religiões, então provavelmente Jesus era muito falado lá também.
Os judeus ver jesus como profeta igual o islã
Excelente conteúdo! Amei conhecer essa história das Mil e Uma Noites onde Jesus aparece.Muito interessante!
Valeu, Mônica! Há ainda outras em que ele aparece (sempre muito curtas), mas essa, para mim é a mais interessante.
eu amo esse canal ❤
Valeu! :D
Bom dia Henrique e seguidores do canal.
O povo descobrindo que ao contrario do que diz os desonestos evangélicos brasileiros, O mulçumano acredita e respeita Jesus, enquanto os Judeus desprezam Jesus.
É simples o islã é seita do cristianismo, igreja siria ariana anti trinitariana é a origem
Jesus é Deus filho. Deus pai: mente/juízo Deus filho: coração/amor. Deus Espírito: corpo/capacidade/poder. ao mesmo tempo todos são alma(corpo), corpo(potencialidades) e espírito (Consciência) em cada um separado, mas em Consciência (existência (Eu Sou)) todos são Um. Jesus pode saber tudo (que quiser saber), Deus Pai pode sentir tudo (que quiser sentir), Deus Espírito pode fazer tudo (que quiser)
Meu Deus ❤ adorei 🥰 saber que Jesus apareceu nas mil e uma noites . Conheço apenas algumas histórias que lia em pequenina e que eu amava agora tenho outra visão dessas histórias encantadas . Um abraço de Portugal 🇵🇹 ❤❤❤
@markstein2845 isso eu já sabia mas muito obrigada 🤩 🙏
O Mathnavi é cheio dessas histórias também. Muito bom teu canal.
Meu Deus, essa foi uma surpresa õ.o . Ótimo video
Haha. Valeu, Lucas!
Excelente estudo
um dos melhores videos que já vi na internet
Esta não é só uma história de lições de moral. Elas carregam informações de que as mentes estão conectadas.
Devemos aprender a trabalhar com isso!
Prezado, merece um estudo e um video do pq Jesus se destacou dentro da religião cristã, como o maior e ou o único símbolo maior cristão ... visto que na época dele houveram vários profetas, tanto morais como não. Se puder, agradeço muito. Abçs
@markstein2845 Desc... mas eh uma resposta muito teológica, muito enquadrada nas religiões oficiais do atual mundo cristão, tão manipulado. Precisamos de uma resposta histórica e filosófica. Ok... abçs.
@@gabrielmorais971*Papi, essa sua resposta tu só vai ter se inventar uma máquina e voltar no tempo! Não percebeu que tipo de resposta você quer? Ninguem tem acesso nesse tipo de informação, como alguem vai saber disso COM CERTEZA? O máximo que tem provavelmente tu já sabe então é melhor se conformar cumpadi.*
Parabéns.
Ótimo trabalho.
Valeu, Fernando!
O interessante e que Jesus no alcorão é um profeta sábio que se não me engano o alcorão cita que ele não ressuscitou mas foi levado para o céu porém o profeta Maomé morreu e espera a ressurreição como todos
acho que a minha serie favorita do canal é das 1001 noites, muito bacana,a voce podia trazer um dia um paralelo com um dia com assassins creed?
Muito interessante. Gratidão! ✨
Muito bom. O bem sempre acima do mal.
Qual edição da Mil e Uma Noites você usou?
Obrigado, e parabéns pelos vídeos. Sou fã.
Todas as Religiões reconhece a Jesus, porque de fato ele Existiu, o Jesus histórico não pode ser negado...O problema é que eles não O reconhece como o Filho único de Deus, o Messias prometidos nas Sagradas Escrituras, anunciado pelos profetas.
Muito bom.
Não imaginava que Jesus aparecia nesse conto, fiquei surpresa. Mas sabia que Jesus era visto como profeta (pois alguém ser filho de Deus é um absurdo para um islâmico).
São três irmãos que vivem miseravelmente no castelo decaído da família.Acham um baú de tesouros.
Eu acredito q Jesus, se torna oniciente, onipresente, etc, após sua morte, tornando-se assim: "O Cristo". Enquanto encarnado, sim, Jesus, é um grande Sabio, um grande Mestre, porem, um homem! Enfim, muito interessante a passagem.
Concordo plenamente, se Jesus fosse perfeito desde o início ele não precisaria ter jejuado por 40 dias no deserto para cultivar sua determinação ele teria se entregado a uma morte extremamente cruel e humilhante com a mesma tranquilidade com que ele ia para o mercado
Bobagem. Isso é heresia.
Muito bom voce è um excelente professor de história
Essa história inicial, com os reis matando um ao outro me lembra um conto brasileiro chamado Os três moços malvados, já que ambas as histórias são muito parecidas.
De fato, uma história islâmica, que vê Jesus como um Profeta que conversa com Deus. Diferentemente seria se fosse uma história cristã, onde Jesus é o próprio Deus, e já sabe de todas as coisas. Bacana D+
Jesus não sabe de todas as coisas, mas sabe tudo aquilo que o Pai lhe ensinou.
@@k1kjkj pela doutrina CRISTÃ ele sabe todas as coisas.
Ele é o próprio Deus, com as limitações do Homem.
Em outras palavras: Jesus seria onisciente, mas não onipresente.
@@FelipeNarciso N ksksksks eu falo isso por eu mesmo ser cristão, Jesus n é oniciente. Ele mesmo disse sobre o dia de sua volta: "quanto aquele dia e hora ninguém sabe, nem o Filho, nem os anjos, se não o Pai." E: "Não cabe a vocês entenderem os tempos determinados pelo Pai." E tbm disse quanto ao fato de apenas falar as palavras que Deus colocava em sua boca: "Em verdade, em verdade lhes digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, senão somente aquilo que vê o Pai fazer; porque tudo o que este fizer, o Filho também faz." E: "Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me ordenou o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, as coisas que eu digo, digo exatamente assim como o Pai me falou." E ainda: "Quando vocês levantarem o Filho do Homem, então saberão que Eu Sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada." Além de no AT quando Deus se manifestava sua presença em homem/anjo Ele fazia perguntas e até duvidava das coisas, ou seja, Ele não sabia ao se manifestar em homem (um exemplo é Genesis 18 onde Deus não sabia se contaria seus planos a Abraão e tbm n sabia se o clamor de Sodoma era de fato assim).
@@k1kjkj Tu deve estar ligada que existe toda uma grande discussão sobre isso que se arrasta desde os tempos medievais né?
E que não há nada consolidado nos dogmas, né?
E existem outras passagens que corroboram para esse entendimento da onisciência de Jesus, né?
E toda essa questão se dá pela dualidade de ele ser Homem e também ser o Próprio Deus. São mistérios da palavra que não solucionaremos em uma discussão por comentários, pois os grandes teólogos e filósofos cristãos debatem isso a séculos, e certamente não seremos nós que vamos elucidar esses mistérios.
@@FelipeNarciso acho q as únicas coisas q corroboram pra isso é o fato de Jesus conhecer Natanael antes mesmo dele o conhecer. Assim como saber os 5 maridos da mulher samaritana e tbm o fato dEle conhecer o pensamento e o coração das pessoas. Ainda sim Ele faz perguntas sobre oq os apóstolos discutiam no caminho e tals.
Esta história antecede em séculos o famoso dilema do Prisioneiro!
Jesus entra para história da humanidade, pela capacidade de perdoar no limite da crueldade. O Cristianismo tem o Perdão como ponto focal. Querida perdoa - me.
Admito que começei a ler as 1001 noites. E não tive saco pra terminar… seu eu fosse o rei a moça teria morrido pela minha impaciência de saber o final. Mas obrigada por despertar de novo a minha curiosidade literária, talvez eu volte a ler o livro 😅😂
Em 3 culturas do Oriente médio, Jesus Cristo aparece na Índia, na Turquia e no antigo Emirados Árabes
E tem gente que ainda fala que Jesus não existiu.
A India nao é no Oriente Medio, mas beleza
Em geral 1001 noites é Sheherazad tentando PÔR UM POUCO DE JUÍZO no sultão pra não ser assassinada
Muito bom!!!!🎉
A historia é interessante, mas para quem tem enternece na historia de Jesus Cristo, recomendo a Bíblia Sagrada, de Gêneses a Apocalipse, para entender o contexto, e natureza de Jesus Cristo, porque embora esta seja apenas uma citação, não condiz com a natureza de Jesus Cristo descrita no antigo e novo testamento.
O Antigo Testamento falta muito pra nos entender a Tora que o Judeus bem sabem e cuidam. O novo testamento quase todo e invencao de Roma que hoje seria a igreja catolica.... Jesus um grande profeta nunca foi Deus..m
Um profeta de alcance limitado: invoca Deus onisciente quando quer pra tirar dúvidas sobre causos do cotidiano e responder qualquer dúvida que ele tiver.
Bastante interessante a história
Infelizmente nosso Mestre Henrique Caldeira não citou o título da história que menciona Jesus Cristo. Eu comprei para meu filho, quando criança, um livro "Contos e Lendas das Mil e Uma Noites". Infelizmente tem apenas 12 histórias, faltam algumas, ... somente 989 histórias. Kkkkkk.... O livro que possuo não contém essa história.
Essa história se encontra no terceiro volume da edição da Biblioteca azul, da editora globo, com tradução de Mamede Mustafa Jarouche
Jesus é mais importante para os muçulmanos do que para os judeus.
O Islamismo tem infinitamente mais respeito pela figura de Jesus, do que o cristianismo e o judaísmo pela religião muçulmana. Recentemente consegui os quatro volumes da tradução para o português de todos os contos. Estou esperando as ferias para começar a ler...
Aiai quanta besteira
É simples o islã é seita do cristianismo, igreja siria ariana anti trinitariana é a origem
A interpretação do islamismo é mais realista sobre jesus do que a do cristianismo
? Eles creeem que Jesus na verdade fez magia e criou um dublê na cruz… que nunca esteve de fato lá… Tão realista quanto amigão 😂.
E sobre terem respeito ou algo assim, mais que qualquer outra religião, sobre Jesus, meu amigo…😅
Muito boa história!
Aproveitando o gancho sobre literatura arabe Gostaria de ver um video seu sobre o livro FILÓSOFO AUTODIDATA DE Ibne Tufail . Por favor. Fraterno abraço professor.
Interessante quando há relatos sobre Yeshua em histórias aqui e acolá. Sabemos que este nome não é raro, por outro lado, não é extremamente popular... Será a mesma figura do Talmud? Será a mesma figura que aparece em um ou dois contos budistas? E da mesma forma na Índia? Sempre me ocorre questionar. Principalmente porque no momento em que parte do povo hebreu decida qualhomem iria viver, decidiram por viver Yeshua Bar Aba e não por Yeshua ben Yosef.
Grato.
O Ouro SIMBOLIZA o Anjo da Morte! O HOMEM SÁBIO tá ciente.
Jesus tem divindade, não necessariamente onisciência. Acho que é o que fica claro
3:35 sempre pintam um Jesus bem mais velho do que o rapaz de 30 anos
Interessante, então essa história foi feita após o Cristianismo.
Eu achava que TODAS as coleções foram feitas há muitíssimos anos (antes do Cristianismo)
No isla Jesus está no paraíso cercado de setenta virgens , mas vai regressar para se casar e desfazer os "erros "do cristianismo e anunciar o juízo final de Ala! Chocante não!
No Alcorão e na verdadeira interpretação do texto dele o paraíso é o lugar da extrema felicidade e essa felicidade não tem nada ver com a felicidade desse mundo e no texto do alcorão não tem sexo no paraíso mas tem uma alegria e encantamento com o paisagem magnífico e a companhia agradável dos seres fantásticos encontrados lá !!! E na verdadeira interpretação do Alcorão só vai entrar no paraíso as pessoas que fizeram mais bem do que mal e que acreditavem em Deus, muçulmano ou não muçulmano e o Deus que vai mandar quem vai entrar e quem não vai entrar lá essa e a verdade escrita no Alcorão !!! Jésus, Muhammad, Abraão, Moisés, Noé são no alto escalão do Paraíso !!!
No Alcorão a pessoa quando morre ela vai entrar numa dimensão igual a um sono de uma noite e depois ele vai acordar no dia do juiz final dependendo do tempo entre a data do falecimento da pessoa e a data do juiz final ele vai sentir como se ele dormiu só uma noite !!! E no Alcorão se uma pessoa viva vai durar mais cinco anos nesse mundo e morre depois com uma doença ou acidente ou morre por uma causa normal então o tempo entre essa pessoa e o dia do julgamento final é cinco anos se essa pessoa tem uma meia hora de vida então o tempo entre essa pessoa e o dia do julgamento final e meia hora !!! No Alcorão o dia do julgamento final é mais próximo do que a gente pensa porque a lógica do tempo é diferente entre a fase de um ser vivo e de um ser falecido porque o ser humano quando ele morre o fator tempo vai sumir !!!
@@arafetsaid6820 E as setenta virgens, alimentos e gênios escravos , palácios , rios de vinho e leite, juventude e beleza infinitas e a potência sexual de dez homens que pode durar indefinidamente segundo ouvi falar que o próprio Maomé teria dito em alguma Suna ? Só ouço falar !
@@Romulo-lz8fc todo sobre o sexo nada disso é mencionado no Alcorão todo isso é da imaginação de alguns que não entenderem o Alcorão !!! O ser humano no paraíso não vai ter órgãos genital então como ele vai fazer sexo ?! O ser humano no paraíso vai ser igual a primeira versão do Adão antes de descer para a terra !!!o ser humano no paraíso não vai sentir dor nem vai sentir frio nem calor nem encômodo nem vai se sentir com fome, nem raiva nem nostalgia nem nada disso só alegria e bem estar mas fora da lógica do dia em dia da vida na terra !!! Tudo é diferente lá e além da nossa imaginação !!!
Cercado por 70 cavaleiros meus?
Tem alguma conexão bíblica? O mais perto que eu conheço é a moral dos talentos
Mt bom esse canal
Muito bom
A história deve ter inspirado o filme : "O Tesouro de Sierra Madre", bem similar.
A verdade é uma só, o conhecimento e o estudo do passado longínquo, mostra efetivamente que as religiões vieram de uma célula-mater comum e foram alteradas e manipuladas conforme os interesses dos povos locais. Cada povo adaptou lendas e tradições, conforme suas necessidades políticas e de poder. E chegaremos até os dias de hoje.
Essa história dos avarentos tem a sua versão aqui,já ouvi que avia 3 viajante que guiado pela coragem de enfrentar uma alma penada descobre grande riqueza,e e então ao invés de trazer comida se traz cachaça e por fim o último bebe a pinga envenenada...
Seria esse o primeiro crossolver da história
Muito bom o video hehe
Esse patch de balanceamento tá foda,Nefaram até Jesus kkkkkkk
Essa história dos três homens que se mataram por causa do dinheiro tá no livro conteburry tales a história do padre q ele conta
Eu não li As Mil e uma Noites mas agora fiquei interessado. Sabia do contexto, que por si só é belíssimo, além de salientar mais uma vez o talento dos árabes antigos como exímios contadores de história.
Recomendo ainda o belíssimo clássico brasileiro do autor com pseudônimo de Malba Tahan: o Homem que Calculava, que homenageia tão bem essa cultura.
No entanto vim aqui fazer outro comentário. Se analisarmos bem, Ali Babá e os Quarenta Ladrões, também acervo dos contos de Sherazade, guarda uma maravilhosa lição. Ao pronunciar “abre-te, Sésamo”, abre-se uma caverna cheia de tesouros. Podemos fazer um paralelo com as parábolas de Jesus. O que é o sésamo? É uma semente minúscula, também conhecida como gergelim. Jesus disse que se tivéssemos a fé do tamanho de um grão de mostarda, faríamos com que um monte se transportasse de um lado a outro. “Abre-te, sésamo”, assim, pode ser considerado o poder da determinação, da intenção . De que não se necessita muito para se obter de um universo generoso.
Portanto, não é à toa que AMEUM não é somente um clássico, mas uma obra repleta de sabedoria.
Faz um vídeo sobre referencias de Jesus fora da Bíblia
Adorei!
Vou ler esse livro
Já li as 'Mil e Uma Noites' e não lembro de nenhuma menção a Jesus lá.
Em contos de cantebyuri...escrito errado...tem essa história com um garrafão de vinho envenenado. Tem filme no RUclips.
A história é de um povo diferente da nação de origem de Jesus, e do DNA de Deus, e diferente de outras povos (descendência) da linhagem de Jesus, e não tinha sido revelado a história do outro, em Cristo.
DNA de Deus? Mas o que quer dizer?
Estranha História fala sobre a Mitologia árabe
Like 👍
Está nos planos!
Wtf literalmente universo compartilhado os roteirista mandaram bem nesse easter ehg
Mas na minha opinião. Jesus é sim um homem normal, no sentido de ser carne. E todo o poder que manifesta, não é por si próprio e sim por intervenção direta de Deus ou sob intermédio do Espírito Santo, que penso ser anjos de Deus levando a Jesus uma faísca de seu poder.( Claro só uma interpretação)
E todo o conhecimento prévio de Jesus sobre as coisas que vê vem do Espírito Santo ou de Deus. Mas uma coisa é certa: Jesus faz uso de um poder divino, mas não é o próprio Deus onipotente e onisciente.
quantas e quais são as histórias das mil e uma noites?
🙏 🌽 precede a 12:17
podem por favor me falar de onde são as ilustrações usadas no vídeo? 😊😊
A primeira parte eu já tinha lido num livro de folclore brasileiro
Alguém também comentou isso aqui. Eu não conhecia essa versão folclórica.
@@henriquecaldeiraAcabei de ver o comentário aqui também. Eu li essa história ainda penqueno na escola, lembro até hoje, o livro se chamava Bazar do Folclore do Ricardo Azevedo.
@@cardoso.g Valeu! Vou ver se encontro.
É o que home?
Se hoje fosse o ano dois mil o império romano teria durado mil e quinhentos anos
Qual é a versão das 1001 noites que você lê? Na minha não havia essa história
ou seja, as 1001 noites são mais fieis ao evangelho do que o próprio cristianismo quando se trata de descrever Jesus e sua natureza.
Fala besteira não
@@luis-xg2tq teu livro é um lixo. Aceita que doi menos.
É simples o islã é seita do cristianismo, igreja siria ariana anti trinitariana é a origem
Legal!
😊❤
Jesus já andou até no Japão