Deixo aqui 3 sugestões de videos: ✅ Reagindo a Currículo de Desenvolvedores ruclips.net/video/ae7vzA80rVo/видео.html ✅ programação é difícil ( poucos conseguem aprender ) ruclips.net/video/wvPAODEdQNI/видео.html ✅ O QUE ESPERAM DE JUNIOR (na Programação) ruclips.net/video/ap-mxR8TX1U/видео.html
Cara, perfeito esse vídeo. Eu consegui meu primeiro contrato, trabalhando remoto para os EUA, entrando em contato direto com a empresa pelo site. A vaga era presencial e eu nem passaporte tenho. Mandei email para a empresa oferecendo remoto e me retornaram para entrevista e teste de código. Isso fez toda a diferença pra mim. É como diz o ditado "Se você quer resultados diferentes, precisa usar métodos diferentes". Se eu tivesse ficado apenas no LinkedIn ou em agências de emprego, sem ser proativo, jamais teria tido essa oportunidade.
Por vc tiro meu chapéu, sempre vou lhe dar os parabéns ai pq em toda minha vida ai de desenvolvedor (22 anos) só conheci uma pessoa que era distribuidor de panfletos na rua e hoje é desenvolvedor Sr. nos EUA e isso que ele nem fez faculdade e nem ensino técnico nenhum e nem escola de inglês nem nada, vc está na mesma linha dele.
@@gepetovovo2509 muito obrigado. É preciso mostrar mais para as pessoas que apesar das dificuldades é possível mudar a vida um pouco para melhor a cada dia se a gente tiver persistência e trabalhar com inteligência. O primeiro que precisei mostrar isso foi pra mim mesmo, depois a minha família e espero poder mostrar isso para muitas pessoas. A gente não controla as circunstâncias em que vem ao mundo, nem as coisas que nos cercam. Mas a nossa resposta a essas circunstâncias é responsabilidade de cada um e dá muito bem pra controlar.
Arranjei minha primeira vaga no programathor, eles pediram um pleno/sênior em NodeJS e react, msm assim mandei meu currículo e gostaram de mim tô lá até hj
lembra muito o que fiz, quando fui atrás da primiera oportunidade, eu já tinha uns pequenos projetos no github com javascript, fiz uma conta no Linkedin, postei algumas coisas, para que meu perfil chamace atenção, e comecei adicionar todos os perfis de tech recruiter, recrutadores de ti e similares, algumas sem as depois, fui entradando em contato e enviando meu cv, para aqueles que aceitavam, chegou a um ponto que eu já tinha mais de 500 conexões em um mês, e o mais legal eu escolhi onde eu ia trabalhar de tantas proposta que recebi, depois das entrevistas, mas demorou um tempo "esperei o retorno das entrevistas uns 2 meses, e foram os mais longos da minha vida kkk", ficava em casa pensando "pow ninguém da um retorno", temos que entender que tudo chega no seu devido tempo, meu concelho é ir pra cima, contato direto mesmo, não conseguiu em uma, parte pra próxima, poste seus projetos, pratique sempre, pra quando chegar a hora vc está preparado.
Po, na real, eu nunca nem tentei achar nada como Júnior, meu primeiro emprego na área fui contratado pra uma vaga de Pleno, minha dica é se preparar, construa varios projetos, se habitue a ler código de outros devs, domine as ferramentas que vc usa a ponto de se sentir confortável com elas e começa a procurar, persistindo dá certo!
@@klebeiro era uma vaga pra front React/Typescript, quando cheguei lá tive que correr atrás de aprender GraphQL e aprofundar meus conhecimentos em Node e testes unitários, foi correria no começo, muitas horas estudando durante e após o expediente mas deu tudo certo, foi uma experiência extremamente valiosa, só saí de lá quando pintou uma oportunidade 'Senior' em outra empresa. Coloquei aspas porque cara, no final das contas essas 'labels' no seu cargo são menos importantes que sua performance como profissional, corre atrás que dá bom!
Ainda bem que você conseguiu uma vaga logo pra Pleno, mas eu não faria. Pular uma etapa não é recomendável. Creio que até para quem tem conhecimento, passar por Estágio ou Junior é fundamental para as boas práticas e entendimentos. Principalmente quando você se tornar um Sênior, vai literalmente esnobar um Estagiário ou Junior, pois na sua percepção, você acha que ele já deveria saber de algo e etc.. (Leve isso como um comentário amigo).
@@ronildoaraujodev Tudo bem, respeito sua opinião. Hoje lidero o frontend no projeto que estou construindo, o primeiro npm init no primeiro repositorio foi meu. Toda a arquitetura, decisões técnicas e implementações foram realizadas por mim e meu time, nada é decidido apenas por mim, nenhuma linha de código, mesmo minha, entra no repositório sem 2 aprovaçoes de outros profissionais. Somos todos desenvolvedores frontend. Na prática, a forma como a empresa nos classifica só é relevante para o financeiro da empresa pagar nossos salários, no fim do dia só me interessa saber o quanto você pode contribuir com o projeto, o quanto você produz e a qualidade de suas entregas. Construimos um ambiente extremamente colaborativo e, ao menos para mim, bem agradável de se trabalhar. Tenho squads onde o frontend é liderado por um Pleno, outras por um Senior, os coloquei nessas posições por perceber não apenas as qualidades em suas entregas de código mas também habilidades de liderança e facilidade de comunicação. "Pular uma etapa não é recomendável". Não é recomendável por quem? Se alguém te recomendou isso e você está apenas seguindo cegamente, sinto informar, você está perdendo seu tempo. Se você chegar no meu time e seu trabalho falar por conta própria, não me importa se a empresa te chama de Júnior ou de Especialista, eu vou aproveitar o máximo do que você puder entregar e o projeto vai ganhar com isso. Não tenham receio, estudem, pratiquem, melhorem todos os dias, confiem em suas skills, ninguém sabe tudo, ninguém espera que vocês saibam tudo. É pé na porta e código pra cima deles!
Eu enviei um total de 350 curriculos para consegui o primeiro trampo (Isso sem contar as vagas que candidatei de forma simplificada la no linkedin) A vaga q consegui , nao vou mentir, so enviei o curriculo para cumprir a cota por dia. Pq eu nao acreditava, mas nao desistia. E para falar verdade, eu tive foi muita sorte. Porque estamos tendo um treinamento top na empresa, eu e mais 9 pessoas. Fizemos um projeto com vanilla js agora estamos refazendo utilizando um framework, isso antes mesmo de atuar em um projeto real. Ta sendo muito massa!
Cara, vim dos EUA para a Alemanha com emprego garantido, e só apliquei para 4 vagas. Nas 4 consegui entrevista e passei em 3. Mas antes, assim que eu terminei a faculdade nos EUA, eu mandei uns 150 currículos, e só consegui um emprego por indicação. Alguns erros que eu cometi foram: Apliquei para todas as vagas que via na frente, não tinha foco e meu currículo não era alinhado com nenhuma das vagas. Eu também não contatava ninguém diretamente, só aplicava nos jobs do LinkedIn. Baita video. Vai ajudar uma galera
Esse vídeo é muito verdadeiro, eu entrei na área em 2020 e meu primeiro emprego veio porque um amigo da faculdade me indicou para uma vaga onde ele trabalhava, depois disso uma menina que trabalhava com a gente me indicou para uma vaga que abriu na empresa em que ela estava e eu estou lá até hoje, network realmente faz muita diferença, na maioria das vezes que eu mandei currículo para vagas não tive nem resposta
eu queria ser programador PHP, fui indicado por um amigo e tem duas semanas que iniciei como programador flutter kkk, sabendo um total de 0 de dart, hoje to aqui arrumando bug, fazendo prototipagem e tentando aprender kkk tive muita sorte
Cara muito bom esse vídeo, um amigo já tinha me indicado o seu canal e eu estou gostando bastante. Ainda estou no inicio do curso, tenho 34 anos e pretendo mudar de profissão, atualmente trabalho sozinho na minha pequena barbearia, mas já faz pouco mais de 1 ano que estava pesquisando mais sobre a profissão, até que tentei vestibular e acabei sendo aprovado, depois de 14 anos estou voltando a sala de aula, e desistir pra mim não é uma opção. Se tem uma coisa que eu aprendi durante esses anos foi a importância do networking. Parabéns pelo seu trabalho. Ah! todos os dias eu consumo seus conteúdos, e as vezes até repito os vídeos. Forte abraço irmão.
Eu enviei um total de 1 curriculos para conseguir meu primeiro emprego. É claro que tive sorte, moro em cidade pequena, apesar da empresa ser de medio porte, e a empresa que entrei gosta de contratar pessoas da cidade, mas o que eu fiz que tem relação com o video foi pular a procura de vagas e entrei em contato direto da empresa, tive sorte de ser um timing bom e consegui uma entrevista, mas vale a dica de procurar empresas da sua região, ou até empresas que te interessam e mande um email perguntando
Opa mano você poderia me dar uma dica? To começando agora a estudar programação, iniciei usando front-end. Já aprendi um pouco de html e de css mas você acha que eu poderia mudar para python ou javascript mesmo tendo um conhecimento raso sobre html e css?
Pois bem, a atual ideia predominante, que resolveria esse paradoxo das pesquisas de mercado apontarem deficit de programadores ao passo que vemos tanta gente querendo entrar no mercado, é a de q falta gente que realmente saiba programar e que atenda às exigências do mercado. No meu caso, sempre desenvolvi por hobby, em 2015 cheguei a estagiar como dev front end mas não quis seguir carreira (na época larguei o estágio para me dedicar à faculdade de matemática), porém, nunca deixei de programar algo aqui e ali. com a chegada da pandemia decidi encarar novamente, me aprofundar, partindo desta vez do back end. já foi quase dois anos desde essa decisão, adiei muito para começar a aplicar para as vagas e perdi a onda de contratações q estava tendo, pois vc nunca acha que está pronto (síndrome do impostor?). Procuro desenvolver projetos por conta ao invés de seguir os projetos propostos nos cursos, justamente pq quero uma experiência real de desenvolvimento sem ninguém orientando. esses dias terminei um sistema full stack: uma api REST feita em java, desenvolvida orientada a testes (TDD) com spring boot, Angular no front, todo sistema "dockerizado", basta um docker-compose up pra rodar o projeto localmente. ta lá no meu github junto com outras dezenas de projetos, porém, apesar de fazer já algo assim com os olhos fechados (modéstia a parte kkk), já não é o suficiente para as exigências do mercado, visto que na área java, por exemplo, já se vê vagas para jr exigindo quarkus, microservices, dominio de AWS e sistemas de mensageria etc, coisas que (ainda) não domino. nas entrevistas que consegui (foram apenas 2 ano passado), me saí bem nos testes técnicos estando entre os primeiros colocados (segundo os entrevistadores), as entrevistas correram bem, porém, não me chamaram, ao pedir feedback apenas dizem que "estou no caminho"... esse caminho é realmente longo, mas não quero ficar no coitadismo achando q a culpa é dos outros de eu não ser contratado, quero descobrir realmente o que preciso melhorar para me tornar um bom profissional, acho que fico muito nervoso durante as entrevistas e isso não é positivo, apenas gostaria de um feedback mais detalhado dos recrutadores... as vezes da vontade de desistir, pois sei que posso contribuir para alguma empresa mas queria saber como demonstrar isso, pois cursos e projetos já tenho muitos... daí falta grana e sobra conta, mas lembro que não tenho outra opção, visto que esta é a área que eu amo e vou seguir pelo resto da vida programando nem que seja por hobby. um abraço a todos e força nas suas caminhadas.
Uma parte tão importante é se preparar para a entrevista demonstrando conhecer a empresa cultura e depois dominar o que é pedido na vaga. Da pra explorar muito esse conteúdo para um próximo video.
E quando eu falo preparação nao é só instalar o zoom e conferir tudo e tomar banho se pentear chegar no horario ... Mas conhecer a empresa e a cultura e ver se faz sentido voce lá.
Cara eu sinceramente estou sem esperanças já. Eu procuro vídeos como o seu pra não jogar tudo pro alto logo, continuar tentando, mas é absurdo demais os requerimentos que pedem pra alguém que está começando. Como que esperam que você tenha 3 anos de experiência pra uma vaga jr se ninguém quer dar a chance da pessoa começar no ramo?
Muita gente se pergunta se é necessário ir para uma universidade para ser programador e a respostar é que não precisa, mas ela irá te ajudar tanto a fazer networking (com professores e alunos) e a conseguir o primeiro emprego que vocês não tem noção. Foi assim que eu e vários colegas da minha sala conseguiram o primeiro emprego
Parabéns pelo trabalho. Este vídeo vai ajudar uma galera. Gostaria de contribuir com meus 2 cents. Como dito no vídeo o LinkedIn é uma excelente ferramenta de networking. É muito importante deixar seu perfil redondo, bem completo, com as palavras chaves corretas na bio. Outra dica, estude inglês para ontem. Você vai encontrar vagas que não exigem nível algum de inglês, mas você vai perder muitas oportunidades, especialmente do exterior se não souber se comunicar em inglês.
@@robertoesportes3987acredito sim que estas vagas no exterior geralmente vão te pedir algum nível de experiência. O desenvolvedor aqui recebe em dólar, um salário mais alto do que receberia trabalhando nas empresas aqui, e o contratante tem um profissional qualificado, por um salário menor do que pagaria lá. Ganham os dois lados, mas afeta o salário e a empregabilidade do profissional de lá - porém isto é assunto para outra discussão.
@@GabrielBauermann você mora no exterior e trabalha numa empresa daí ou mora no Br trabalhando pra fora? Pode dizer o que as empresas preferem? Vejo muita gente que trabalha no país em questão, e não via home office. E qual o nível de inglês eles querem, se possuem paciência pra uma pessoa nível intermediário/avançado
@@robertoesportes3987 Eu moro no BR e trabalho remoto para uma empresa de fora. Não sei quanto as preferências das empresas, mas de forma geral gostam muito dos brasileiros, por uma série de motivos, e também porque a balança cambial favorece os dois lados. Quanto ao inglês, o importante é conseguir se comunicar. Não precisa ser perfeito, deste que você consiga manter um diálogo e a comunicação. As empresa aqui no BR que pedem inglês costumam ser mais exigentes do que as empresas de fora. Na dúvida, te candidata a vaga e coloca teu inglês à prova. Se for bem, ótimo. Se não for tão bem, ok, tu vai saber em que pé está e o que precisa melhorar.
minha experiencia recente .... desisti de tentar achar vagas pelo linkedin , estou no meu ultimo semestre de ADS e estudei igual um corno nesses ultimos 4 meses cursos de desenvolvimento... comeco do ano agora mandei 10 curriculos pessoalmente em empresas que relacionam na area , jornais online, empresas de sistemas e por ultimo deixei em empresas de marketing digital... a unica empresa que eu achei que nao iria me chamar por ser nivel nacional foi a unica que me chamou.. fiz entrevista com o techlead o cara gostou expliquei pra ele que nao tenho experiencia profissional e estava em busca de um estagio para ingressar no mercado , enfim só sei que deu certo comecei ontem na empresa um estagio de 3 meses e espero ser efetivado, compensa muito mais a gente levantar a bunda da cadeira e ir atras do que ficar esperando aparecer :)
quase 4 anos programando, conseguindo quase nenhuma resposta, mudei pro java e consegui varias entrevistas, coisa que nunca acontecia com react que era minha stack, quem sabe mudando de stack não ajuda, importante é entrar, estava quase desistindo, mas acabei conseguindo
@@cedrio1027 obrigado por responder, estou estudando backend com python Django sera que é uma boa? Ainda não cheguei a estudar Java no backend medo da línguagem rs
@@weverton.santiago to por fora de como ta o mercado de python, mas sempre ouvi que era dificil conseguir vaga, java é tranquilo, ele é mais mal falado do que realmente dificil, eu tbm trabalho mais com legado do que com coisa moderna, aqui a gente usa pypthon tbm pra gerar relatorio o que indicaria pra conseguir a primeira vaga se tiver muito dificil, como meu caso que fiquei anos tentando com js era pra ir pro java, c#
@@cedrio1027 obrigado mesmo! Vou tentar um pouco em Python porque gosto bastante da stack, aí se não der certo já vou para Java para não perder mais tempo! Já viu o pessoal usando kotlin ao invés de Java no sprint boot? Kotlin me chama mais atenção porque sou dev Mobile. Obrigado 🙏
Eu entrei na area com promoçao interna, era da area de Suporte e conversei com minha gerente sobre isso. Na epoca q eu entrei na empresa nem tinha area de desenvolvimento, mas aqui estamos nós.
Acho que pra quem ta cursando uma faculdade como eu, talvez a melhor forma de entrar no mercado de tecnologia seria por um estágio, consegui minha primeira oportunidade assim e eu nem me esforcei tanto, 6 meses depois consegui ser efetivado, já que pra empresa é muito melhor contratar alguém que ja conhece o processo e as tecnologias utilizadas ali do que contratar alguém novo do mercado.
Pior que mesmo com projetos no github e aplicando eu não consegui pra estágio, agora que eu terminei eles dificilmente aceitam estagiários que finalizaram, o que é meu caso.
Eu fiz exatamente como o topo da pirâmide, consegui um estágio na área de T.I (sendo indicado internamente), depois fui efetivado e suei muito a camisa por 2 anos no suporte, pra finalmente conseguir uma vaga no desenvolvimento.
que oportunidade de ouro poder trabalhar no suporte e aprender, a maioria dos empregos quer que num estágio de 6 meses o cara vire um programador jr ou é rua... exceto bancos q tem estágios de 2 anos com etapas bem definidas, mas iniciativa privada é tenso
Pô esse vídeo veio na hora certa, tô desde o final de dezembro mandando currículo todos os dias pelo LinkedIn e outros trocentos sites de vagas. Poucas vezes fui diretamente no site da empresa, talvez uma 5 no máximo, estava pensando em mudar a estratégia, a única entrevista que consegui foi por indicação e ainda não tive retorno acredito que não me preparei bem e teve o Q do nervosismo da primeira entrevista também, agora tu me deu a luz e o gás que eu precisava pra continuar kkkkkkkk
Cara, muito bons os seus vídeos. Seria interessante um vídeo dando dicas pra quem já está na área e quer mudar de linguagem e/ou empresa. Tipo, o que aconselha quanto ao nível de conhecimento ou quantidade de projetos feitos daquela linguagem antes de começar a aplicar pra vagas. Talvez alguma dica de como facilitar essa migração.
um "segredo" meio óbvio mas válido é nunca se esquecer que no final, vale demais sua disposição. ou seja, se notam que você tem vontade/gana, isso é bem visto.
Fé e esperança, não é qualificação, não é conhecimento, não é formação, o que mais tem é gente cone sendo contratado, mas o segredo é não agir feito um derrotado. O resto é lista de tarefas!
Ótimo vídeo! Só compartilhando uma experiência própria, sou de engenharia elétrica e consegui minha primeira vaga como software Dev para ML ano passado, um pouco antes dos grandes layoffs. Gente, é bem difícil sim entrar no mercado, não se enganem, demorei vários meses e foram mais de 200 aplicações em vagas para conseguir várias entrevistas para então surgir 2 propostas de emprego. LinkedIn, importa muito, mesmo tendo somente experiência em lab de pesquisa em ML, depois de ajeitar o LinkedIn fui chamado para algumas entrevistas por recrutadores. E complementando o que o Lucas Montano falou, indicação facilita muito o processo de ser aceito em alguma empresa.
Lucas, muito bom vídeo. Nunca tinha pensado em fazer esse contato 'ativo' com a empresa. O problema disso, pelo menos aqui no Brasil, é que muitas empresas utilizam a plataforma Gupy para captar candidaturas (que particularmente é horrível). Então as vezes achar o email de contato da empresa é um pouco mais difícil por isso. O jeito é ir na tentativa e erro.
E para estágio está bem difícil! Sou muito nova comparada aos meus colegas de profissão, os mesmo conseguiram estágio no primeiro semestre, eu fui tentar e o resultado não foi como esperado, fui rejeitada em todas as vagas e algumas estou em lista de espera. Alguns estágios são bem complicados pois pedem coisa de mais, como se fossem programadores plenos-senior, além que tem processos seletivos que levam mais de meses parar contratarem o estagiário.
Nossa acho a gupy horrível também, me parece muito vago e dificilmente pedem algo a mais ali, parece até que a gupy é um site de sorteio, já que nem o currículo mais elaborado dá pra colocar lá.
é isso ai man eu consegui meu trampo de junior aqui na Dinamarca sem falar dinamarques só batendo na porta das empresas e oferecendo meu cv e assim eu consegui aqui na Dinamarca como junior também já completei um pouco mais de um ano.
Nossa cara que vídeo bacana. Essa Promoção Interna foi o que aconteceu comigo. Entrei numa empresa como suporte pra pode entrar no mercado de alguma forma e em agosto do ano passado consegui passar para o time desenvolvimento.
@@robertoesportes3987 basicamente atender os chamados dos clientes e tentando resolver o problema, replicar o problema em ambientes de teste e entender das regras do negócio, e um bom conhecimento com banco de dados pois utiliza bastante.
@diogoaugustodev tudo bem? Sou fullstack, fui promovido a pleno e estou liderando o projeto de implementação de testes automatizados, não preciso dizer que está sendo uma experiência incrível.
Tem umas vagas de empresas na linkedin que são só para se promoverem...Algumas na seleção já pedem para o candidato, se quiser, seguir nas redes sociais da empresa. E é um bom marketing para a empresa, pq boa parte ja está desesperado por uma vaga e vai la seguir na rede social por medo de por não estar seguindo poder ser um critério que desqualifique ela.Ja acompanhei uma empresa pequena com uma boa proposta de estágio que tinha nem 100 seguidores e passou d 1k com isso.
Esta complicado. A 7 meses atras eu consegui minha primeira oportunidade. o modelo de contratação era por milestones. eu me dediquei 36-44 horas semanais. Mas meu chefe nunca atualizava minhas milestones, apenas acrescentava mais funcionalidades verbalmente a milestones. entao uma milestone paga de 30 horas virou 150 horas de trabalho ate chegar ao ponto de trabalhar 50 dias e nao ter nenhuma recompensação. agora voltei a procurar outra oportunidade. estou bem cansado desse processo de procura.
Ótimas dicas, foi realmente dureza conseguir minha vaga de jr como programador, estava desempregado até porque decidi sair da área de suporte e vir para o desenvolvimento. A velocidade que cresci como programador em 2 anos já é muito superior a uns 7 anos trabalhando na área de suporte. Não sou mais jr., mas ainda acho que essas dicas são bem válidas para qualquer nível.
@@robertoesportes3987 Não tava fácil, mas com certeza não estava difícil como está agora, o mercado ainda estava menos saturado, mas vai melhorar, esse final de ano já está apresentando sinais de melhoria
Eu estou estudando React native pq geralmente a cada 5 vagas que eu vejo, 1 pede React native, to gostando bastante, depois disso eu vou ver a parte back end e continuar com os meus projetos, já que no front não tem mais o que fazer... Me sinto mal por ficar parado em uma área e esperar algum retorno de uma vaga, então tento me especializar mais e mais pra não faltar oportunidades.
Consegui minha vaga sendo jovem aprendiz (ainda no ensino médio) fui efetivado e to aqui até hoje, recebo um salário bem abaixo do mercado, mas tenho receio de sair daqui e ficar dando 'sopa' sem conseguir outro trabalho
Poderia fazer um vídeo com dicas práticas de como fazer networking de maneira correta Lucas? Acho que essa é minha maior dificuldade e acredito que seja de vários outro devs que estão querendo se colocar no mercado.
Não tem segredo...Habilidade interpessoal, adicionar pessoas que já estão na área, na tua rede do linkedin, participar de grupos de tech da linguagem específica(ou não), do segmento que cê quer seguir...Tem que ser um pouco cara de pau tbm heheh. Foca nas empresas que cê tá mirando, vê quem trampa lá e faz uma amizade com essas pessoas, pergunta sobre como é trabalhar lá, sobre vagas e etc. Enfim, acredito que cê seguindo isso ai, cê tira de letra
eu gostaria de saber quais são as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e também saber as que mais pagam para quem está iniciando. Se alguém que estiver lendo este comentário puder me ajudar sobre como buscar estas informações eu ficaria muito grata.
Hey Lucas! Muito bacana teu conteudo. Parabens. Sobre vagas para junior, headhunters/recruiters nao sao as melhores opcoes, isso porque ha custos para as empresas ligados a contratacao e juniors sao muitas vezes "um tiro no escuro". Acredito que o approach direto, networking (embora tambem possa haver custos na indicacao) e LinkedIn ads sejam as melhores formas hoje para entrar no mercado. Como voce bem pontuou, o mercado nao esta para Juniors agora, mas logo o mercado muda e quem estiver bem preparado saira na frente. Penso que seja hora de investir em estudos agora. Valeu!
Eu estou na fase contratada como jr, vou iniciar na próxima semana. Você tem algum conteúdo sobre como se desenvolver bem nessa fase? em relação à soft skills, hard skills, assertividade e gestão de tempo? Minha maior dificuldade é conseguir otimizar os estudos e ser mais assertiva. Quero muito evoluir mais pois senti que no período de estágio pequei um pouco em relação à essas questões.
cara programo desde o final de 2020 e estudo seriamente desde o meio do ano passado, to no primeiro ano do ensino medio agr, meu maior medo é n ter vaga pra mim lá em 2026 quando eu tiver fora da escola e podendo me candidatar pra vaga
Aconteceu uma palestra de uma empresa na minha faculdade e eles disponibilizaram um site deles de vagas. Eu abri o site no final da palestra e tinha vaga de estágio aberta. Esperei uns dias e ela sumiu. No entanto, no final da palestra tinha falo com o mano que apresentou e trocamos ideia. Lembrei disso e contactei ele, e ele me ajudou para falar com o RH. Fiz umas entrevistas e aparentemente estou no banco de dados deles, só esperar e continuar estudando agr.
Não tem experiência o minimo que a gente espera ali quando contrata é um portfolio ou mostrar o que já fez. Dependendo da vaga conta mais que a experiência.
Também estou na busca da minha primeira proposta, e venho pensando dessa forma. na minha cidade acontece um evento de network praticamente todos os meses. lá pude conhecer uma galera massa, ontem uma das pessoas que conheci lá, entrou em contato comigo, me informando que ele e outros funcionários da empresa dele estava entrando em contato com o CTO da empresa me indicando. Ou seja a importância do network, muitas das vezes você não só pode conhecer bons profissionais, mas também pode construir uma amizade que pode perdurar anos. Eu ainda não sei que fim vai dá nessa estória, mas torçam por mim XD.
@@wesleymoraes1478 Não lembro bem quando foi postado esse vídeo. porem acredito que meses depois desse post consegui minha primeira oportunidade mano como dev. fullstack java jr clt. e é incrível como num instante passa vou fazer um ano já. 🙏
@@wesleymoraes1478 Infelizmente não consegui a vaga nessa empresa, faz parte. porem meses após consegui para uma outra empresa, muito boa. onde estou completando daki a alguns meses 1 anos como dev. fullstack java jr.
Até ano passado, literalmente as vagas caiam do céu, recebia vários contatos de HR oferecendo vagas. Em 2023 isso esta bem raro de ocorrer. Acho que nos devs estávamos acomodados.
Legislacao tbm não ajuda. Eu fiz estagio como dev quando estava fazendo faculdade. Hj estou tentando migrar pra area de ciencia de dados e aceitaria ganhar pouco ou nada pra ganhar experiencia na area. Gosto de programacao web, mas ciencia de dados é mais minha praia. Mas não posso fazer estágio por nao estar vinculado a uma instituição de ensino. Acho que estou vendo mais vaga de estágio do que de jr na área.
Só de existir processo seletivo com provinha já é um saco, enem do programador. Empresa com isso nem tento. Consegui meu primeiro emprego como programador criando projetos de portfolio e com cursos específicos em várias plataformas.
@@xXxGodThanatosxXx Eu até que prefiro as dinâmicas. Isso te faz conhecer os potenciais concorrentes e pode ser um senhor diferencial na hora da contratação heheheh
Cara vou falar minha visão. No meu cenário que é o agro negócio, é uma dificuldade de achar estágiario. pessoal do agro demanda demais e falta pessoas que sabem as linguagens, C# , java, rust. Outra coisa que vejo no meu mercado é dados tudo zuado. Então demanda pessoas como analise de dados e engenheiro de dados para montagem desde um datawarhouse até um Datalake poucas pessoas.
@@gepetovovo2509 então por isso acho que vale tenta vagas em industria também. Eu vejo pessoal entrando em curso de react mais existe oceano azul de possibilidade em outras linguagens. Uma coisa que eu penso é se o cara não quer senior talvez ele irá atrás de junior e pleno. Uma dica que eu dou pra junir também e fazer bootcamps, a Dio innovation têm vários, agora mesmo têm BI e Santander com Kotlin . E GFT ta dando um bootcamp de C#
@@Olavo_Carvalho o problema amigo é que tem muitas, mas muitas empresas que são "OffLine" ainda com vários sistemas legados em Delphi, VB e C# WebForms, sendo assim esse cara que tá começando pelo React não tem chance alguma, fora o banco de dados ai que falei em SQL que o pessoal não sabe, já vem com aquele vicio de entity framework e quando o sistema fica lento não saberá resolver, pois é necessário criar uma Procedure no banco.
@@Olavo_Carvalho E Koltin tá fraquinho ainda, pq APP saturou o mercado, os usuários estão reclamando que tudo tem q instalar APP..ex: APP da casas bahia, magazine luiza, netflix, amazon, prime+, mercado livre, olx, bradesco, itau.. etc.
@@Olavo_Carvalho e tem industria ai que fica no sistema legado, pois muitos sistemas ai em Delphi por exemplo são funcionais e é 10 ou 20 pessoas que usam e não tem necessidade alguma de ir pra nuvem ou converter em web.
mano, confesso que eu já entrei no vídeo puto, pensando que tu iria generalizar e dizer os JRs não conseguem vaga porque não está preparado, porém tu realmente veio com um papo que agregou e me deu um ponto de vista diferente, desta situação, muito bom vídeo, vou começar a por em pratica
Seria legal um vídeo especifico sobre o peso da graduação para conseguir uma vaga, no inicio de carreira e depois quando mais avançado. Considernado diferença de um tecnologo para um bacharel. Digo isso por que entrei na faculdade somente pelo diploma e para ver se conseguia entrar no mercado mais rapido por estário (por que ta dificil), mas como de prache a faculdade atrapalha a estudar. No meu caso o curso é desenvolvido por projetos e nos próximos periodos vão utilizar linguagens que eu não pretendo utilizar e vai parar meus planos e projetos pessoais para aprender elas e fazer os projetos da faculdade, tenho muita dificuldade de entender se o diploma vale o investimento de tempo de dinheiro.
comigo não foi promoção, terminou o estagio e as vagas estavam boas e consegui o emprego na soilutis, por ter ido numa entrevista de sênior e o líder me chamou no linkedin e perguntou se estava disponívele estava e entrei mesmo, foi networking
EStou procurando um emprego PL, e boa parte do que o Lucas falou estou fazendo. Ainda não deu resultado, mas não significa que esteja errada, está dificil mesmo. Tenho mais de 3 anos de experiencia e já reformulei meu curriculo duas vezes depois que fui demitido (layoff). Além de olhar linkedin, github, atualizei meus cadastros nas plataformas de curriculo online como Rivelo e algumas empresas que eu já conheço entrei em contato através de email, falei com todos os meus amigos que são pogramadores pra avisar que estava desempregado e procurando uma nova oportunidade... Está difícil, mas vai dar certo. Recentemente gravei alguns videos de apresentação em inglês pro meu curriculo online em algumas plataformas que oferem vagas internacionais, apesar do ingles não ser fluente ainda, não custa nada tentar.
@@italos4359 Ainda estou procurando, já apliquei pra mais vagas e até agora nada. Nem entrevista... A maioria que responde é sobre suspensão da vaga, ou que já encontrou um candidato.
Estou buscando minha primeiro oportunidade no mercado e esta realmente difícil, ja estou pra acabar a faculdade de ADS e tenho alguns projetos feitos e ainda assim, não consegui nem estagiar, estou começando a achar que a área não pra mim,espero que com o video possa me ajudar.😢
Já terminei a faculdade e sinto que não aprendi muito, me considero apenas com java básico e um pouco de sql, o que faço? Pois estágio praticamente só aceitam quem tá estudando ainda.
Dicas de como fazer o mesmo mas já tendo experiencia e ainda estando dentro da empresa e não querendo se expor para não causar uma demissão antecipada?
Tem como dar mil likes? Acabou de juntar a fome com a vontade de comer, eu só queria saber o que fazer e agora sei o que as pessoas mais velhas falavam com o "correr atrás, ir de porta em porta", significa ir buscar, se candidatar antes mesmo de chamarem. Obrigado Lucas. Mais uma vez.
no linkedin existe o filtro para vagas de voluntariado. Vi o vídeo do Robson (ruclips.net/channel/UCog_5fNwmJn2l9zs7f2RPfQ) e tentei aplicar também, hoje estou trabalhando voluntariado pra uma startup alemã.
O que você achar melhor para colocar no currículo na parte de tecnologias que eu sei , como por exemplo, eu devo colocar só as tecnologias que a empresa colocou no requisito da vaga ou eu coloco todas as tecnologias que eu já fiz projetos pessoais ?
Só consegui meu emprego depois de 8 meses tentando, apliquei pra mais de 150 vagas, ignorei parcialmente os requisitos que as vagas pediam (fiz um match de 60/70 %). Nesses período estudei tudo que era comum entre as vagas e pelo 6 mês já estava conseguindo entrevistas, falhei em algumas e dos poucos feedbacks que consegui melhorei e parti pra próxima. Mesmo empregado como desenvolvedor ainda continuo aplicando pra vagas, você nunca sabe o dia de amanhã e tem que estar preparado, não estudo na mesma frequência que estudava antes mas continuo me qualificando. E minha dica é: Você não precisa dar match de 100% com os requisitos das vagas, mas você certamente tem que saber o básico do que está sendo pedido. O mercado de desenvolvimento de software está cheio de pessoas mal qualificadas, se você tiver uma boa base, um portifólio maneiro e um currículo objetivo já vai estar na frente de muita gente. E outra, cuidado com os cursos milagrosos que te prometem 4 mil reais no primeiro emprego, isso é muito raro e você pode se frustrar ao entrar no mercado de trabalho e perceber que não é da forma que você imaginou. Você não tem que ser exigente no seu primeiro emprego, leve isso como um aprendizado. Algo que vai te consolidar no mercado e uma experiencia real que você vai poder comprovar pra uma próxima oportunidade melhor. Sucesso galera!
é o que eu falo pra quem está migrando de carreira ai, o cara achando q vai ganhar logo de cara 5k e vai se frustrar, pois por exemplo um cara ai é Contador ganhando 6k e quer migrar de área vai ter que se contentar com R$ 2.500,00 de começo.
Montano, se puderes me da uma dica te agradeço. Comei estudando agora programação, to utilizando python e fazendo o curso do Guanabara - Curso em video. Mas queria me especializar em mobile mais especificamente em IOS, apesar de não ter grana para comprar um mac, mas nada que um hacktosh não resolva. Kkkkkkkkkk Tu como profissinal da área que desejo aderir, poderias dizer se vale a pena, mas não levando dinheiro em consideração, mas considerando demanda, nivel de dificultade, satisfação etc. Desde já agradeço.
Lucas, um tecnólogo consegue trabalhar no exterior ou ele é desvalorizado e teria que ter um barachel ou hoje em dia não faz tanta diferença, me da uma luz ai porfavor kkkkk
@@toshiroh5997 top bro, to começando com o basico de java, dps vou para orientaçao a objetos, e dps spring p aí pegar estrutura de dados e algoritimos. É um bom roadmap?
Boa noite Lucas ,tenho que aprender sobre jquery , bootstrap , java , html , css , js , c++ , apache , php , mysql , qual a sequencia ou ordem o vc me indica para aprender tudo isso ? Obrigado.
Amigo sai dessa, aprende wordpress, elementor, css avançado, php e jquery, que vai sobrar emprego pra vc, consegui 3 entrevistas em 40 min procurando kkkkkkkkk
Minha opinião sobre esse lance de contratação, RH e plataformas como Gupy. O RH diz para os profissionais que eles precisam se capacitar e continuar estudando, mas me parece que o RH não anda fazendo isso, basta ver a péssima qualidade dos anúncios das vagas. Dias desses mesmo eu vi uma vaga e não entendi se a empresa queria um cientista de dados ou um front end, ou se queria os dois para pagar salario de um somente 🥲. Então, me parece que os profissionais de RH e suas equipes estão bem atrasados em relação a tecnologia. No Brasil por exemplo você acha uma porção de vagas cobrando diploma para dar manutenção em notebook, essas tranqueiras ai de hardware. Sobre a Gupy, bem, me inscrevi para muitas vagas de ciência de dados e fui submetido a varios testes idiotas d matemática pra la d básica. É serio que acham que vão conseguir os melhores profissionais fazendo uma triagem d matemática básica? Quando na verdade um cientista de dados deveria demonstrar domínio em calculo avançado, álgebra linear e estatística? Só acho que as empresas estão precisando de profissionais talentosos, mas essas plataformas de contratações estão dificultando, criando um obstaculo entre bons profissionais e boas empresas.
Deixo aqui 3 sugestões de videos:
✅ Reagindo a Currículo de Desenvolvedores
ruclips.net/video/ae7vzA80rVo/видео.html
✅ programação é difícil ( poucos conseguem aprender )
ruclips.net/video/wvPAODEdQNI/видео.html
✅ O QUE ESPERAM DE JUNIOR (na Programação)
ruclips.net/video/ap-mxR8TX1U/видео.html
Cara, perfeito esse vídeo. Eu consegui meu primeiro contrato, trabalhando remoto para os EUA, entrando em contato direto com a empresa pelo site. A vaga era presencial e eu nem passaporte tenho. Mandei email para a empresa oferecendo remoto e me retornaram para entrevista e teste de código. Isso fez toda a diferença pra mim. É como diz o ditado "Se você quer resultados diferentes, precisa usar métodos diferentes". Se eu tivesse ficado apenas no LinkedIn ou em agências de emprego, sem ser proativo, jamais teria tido essa oportunidade.
acompanhei o seu vídeo e recomendo a glr á assistir, top demais
Por vc tiro meu chapéu, sempre vou lhe dar os parabéns ai pq em toda minha vida ai de desenvolvedor (22 anos) só conheci uma pessoa que era distribuidor de panfletos na rua e hoje é desenvolvedor Sr. nos EUA e isso que ele nem fez faculdade e nem ensino técnico nenhum e nem escola de inglês nem nada, vc está na mesma linha dele.
@@DChagas valeu
@@gepetovovo2509 muito obrigado. É preciso mostrar mais para as pessoas que apesar das dificuldades é possível mudar a vida um pouco para melhor a cada dia se a gente tiver persistência e trabalhar com inteligência. O primeiro que precisei mostrar isso foi pra mim mesmo, depois a minha família e espero poder mostrar isso para muitas pessoas. A gente não controla as circunstâncias em que vem ao mundo, nem as coisas que nos cercam. Mas a nossa resposta a essas circunstâncias é responsabilidade de cada um e dá muito bem pra controlar.
Cara, parabéns(sem ironia)!
Arranjei minha primeira vaga no programathor, eles pediram um pleno/sênior em NodeJS e react, msm assim mandei meu currículo e gostaram de mim tô lá até hj
hehe
Que isso kkkkkkkkkkkkkk
quanto tempo tem?
Gostar do dutch todo mundo gosta no início... mas depois... kkkkkk a empresa que se cuide
Eu estou usando essa plataforma para conseguir desenvolver uma base e também está ciente do salário para o tipo de vaga que estou procurando
é uma questão de sorte também
lembra muito o que fiz, quando fui atrás da primiera oportunidade, eu já tinha uns pequenos projetos no github com javascript, fiz uma conta no Linkedin, postei algumas coisas, para que meu perfil chamace atenção, e comecei adicionar todos os perfis de tech recruiter, recrutadores de ti e similares, algumas sem
as depois, fui entradando em contato e enviando meu cv, para aqueles que aceitavam, chegou a um ponto que eu já tinha mais de 500 conexões em um mês, e o mais legal eu escolhi onde eu ia trabalhar de tantas proposta que recebi, depois das entrevistas, mas demorou um tempo "esperei o retorno das entrevistas uns 2 meses, e foram os mais longos da minha vida kkk", ficava em casa pensando "pow ninguém da um retorno", temos que entender que tudo chega no seu devido tempo, meu concelho é ir pra cima, contato direto mesmo, não conseguiu em uma, parte pra próxima, poste seus projetos, pratique sempre, pra quando chegar a hora vc está preparado.
Po, na real, eu nunca nem tentei achar nada como Júnior, meu primeiro emprego na área fui contratado pra uma vaga de Pleno, minha dica é se preparar, construa varios projetos, se habitue a ler código de outros devs, domine as ferramentas que vc usa a ponto de se sentir confortável com elas e começa a procurar, persistindo dá certo!
Eu faço isso quando a vaga pede algo bem simples, como só React e uma LIB css.
Brabíssimo, a sua vaga de pleno era pra trabalhar em qual tecnologia?
@@klebeiro era uma vaga pra front React/Typescript, quando cheguei lá tive que correr atrás de aprender GraphQL e aprofundar meus conhecimentos em Node e testes unitários, foi correria no começo, muitas horas estudando durante e após o expediente mas deu tudo certo, foi uma experiência extremamente valiosa, só saí de lá quando pintou uma oportunidade 'Senior' em outra empresa. Coloquei aspas porque cara, no final das contas essas 'labels' no seu cargo são menos importantes que sua performance como profissional, corre atrás que dá bom!
Ainda bem que você conseguiu uma vaga logo pra Pleno, mas eu não faria. Pular uma etapa não é recomendável. Creio que até para quem tem conhecimento, passar por Estágio ou Junior é fundamental para as boas práticas e entendimentos. Principalmente quando você se tornar um Sênior, vai literalmente esnobar um Estagiário ou Junior, pois na sua percepção, você acha que ele já deveria saber de algo e etc.. (Leve isso como um comentário amigo).
@@ronildoaraujodev Tudo bem, respeito sua opinião. Hoje lidero o frontend no projeto que estou construindo, o primeiro npm init no primeiro repositorio foi meu. Toda a arquitetura, decisões técnicas e implementações foram realizadas por mim e meu time, nada é decidido apenas por mim, nenhuma linha de código, mesmo minha, entra no repositório sem 2 aprovaçoes de outros profissionais. Somos todos desenvolvedores frontend. Na prática, a forma como a empresa nos classifica só é relevante para o financeiro da empresa pagar nossos salários, no fim do dia só me interessa saber o quanto você pode contribuir com o projeto, o quanto você produz e a qualidade de suas entregas. Construimos um ambiente extremamente colaborativo e, ao menos para mim, bem agradável de se trabalhar. Tenho squads onde o frontend é liderado por um Pleno, outras por um Senior, os coloquei nessas posições por perceber não apenas as qualidades em suas entregas de código mas também habilidades de liderança e facilidade de comunicação. "Pular uma etapa não é recomendável". Não é recomendável por quem? Se alguém te recomendou isso e você está apenas seguindo cegamente, sinto informar, você está perdendo seu tempo. Se você chegar no meu time e seu trabalho falar por conta própria, não me importa se a empresa te chama de Júnior ou de Especialista, eu vou aproveitar o máximo do que você puder entregar e o projeto vai ganhar com isso. Não tenham receio, estudem, pratiquem, melhorem todos os dias, confiem em suas skills, ninguém sabe tudo, ninguém espera que vocês saibam tudo. É pé na porta e código pra cima deles!
Eu enviei um total de 350 curriculos para consegui o primeiro trampo (Isso sem contar as vagas que candidatei de forma simplificada la no linkedin)
A vaga q consegui , nao vou mentir, so enviei o curriculo para cumprir a cota por dia. Pq eu nao acreditava, mas nao desistia. E para falar verdade, eu tive foi muita sorte. Porque estamos tendo um treinamento top na empresa, eu e mais 9 pessoas. Fizemos um projeto com vanilla js agora estamos refazendo utilizando um framework, isso antes mesmo de atuar em um projeto real. Ta sendo muito massa!
Disciplina e foco
Vc é Jr?
ja passei desse numero, to em 363, espero conseguir em breve
nossa 350 CV e nem imagino isso, triste demais e ainda tu fala q teve sorte.
@@gepetovovo2509 qual foi a empresa?
Cara, vim dos EUA para a Alemanha com emprego garantido, e só apliquei para 4 vagas. Nas 4 consegui entrevista e passei em 3. Mas antes, assim que eu terminei a faculdade nos EUA, eu mandei uns 150 currículos, e só consegui um emprego por indicação. Alguns erros que eu cometi foram: Apliquei para todas as vagas que via na frente, não tinha foco e meu currículo não era alinhado com nenhuma das vagas. Eu também não contatava ninguém diretamente, só aplicava nos jobs do LinkedIn. Baita video. Vai ajudar uma galera
Esse vídeo é muito verdadeiro, eu entrei na área em 2020 e meu primeiro emprego veio porque um amigo da faculdade me indicou para uma vaga onde ele trabalhava, depois disso uma menina que trabalhava com a gente me indicou para uma vaga que abriu na empresa em que ela estava e eu estou lá até hoje, network realmente faz muita diferença, na maioria das vezes que eu mandei currículo para vagas não tive nem resposta
eu queria ser programador PHP, fui indicado por um amigo e tem duas semanas que iniciei como programador flutter kkk, sabendo um total de 0 de dart, hoje to aqui arrumando bug, fazendo prototipagem e tentando aprender kkk
tive muita sorte
Cara muito bom esse vídeo, um amigo já tinha me indicado o seu canal e eu estou gostando bastante. Ainda estou no inicio do curso, tenho 34 anos e pretendo mudar de profissão, atualmente trabalho sozinho na minha pequena barbearia, mas já faz pouco mais de 1 ano que estava pesquisando mais sobre a profissão, até que tentei vestibular e acabei sendo aprovado, depois de 14 anos estou voltando a sala de aula, e desistir pra mim não é uma opção. Se tem uma coisa que eu aprendi durante esses anos foi a importância do networking. Parabéns pelo seu trabalho. Ah! todos os dias eu consumo seus conteúdos, e as vezes até repito os vídeos. Forte abraço irmão.
como tá hoje em dia?
Eu enviei um total de 1 curriculos para conseguir meu primeiro emprego. É claro que tive sorte, moro em cidade pequena, apesar da empresa ser de medio porte, e a empresa que entrei gosta de contratar pessoas da cidade, mas o que eu fiz que tem relação com o video foi pular a procura de vagas e entrei em contato direto da empresa, tive sorte de ser um timing bom e consegui uma entrevista, mas vale a dica de procurar empresas da sua região, ou até empresas que te interessam e mande um email perguntando
Opa mano você poderia me dar uma dica? To começando agora a estudar programação, iniciei usando front-end. Já aprendi um pouco de html e de css mas você acha que eu poderia mudar para python ou javascript mesmo tendo um conhecimento raso sobre html e css?
@@mugizynn O ideal é o você estudar html, css e javascript se vc pensa em focar no front end.
Já agradeço, porque depois do seu vídeo, já tenho um norte de como seguir na busca por uma vaga! Informação de qualidade pra nossa área é ouro! Valeu
Pois bem, a atual ideia predominante, que resolveria esse paradoxo das pesquisas de mercado apontarem deficit de programadores ao passo que vemos tanta gente querendo entrar no mercado, é a de q falta gente que realmente saiba programar e que atenda às exigências do mercado. No meu caso, sempre desenvolvi por hobby, em 2015 cheguei a estagiar como dev front end mas não quis seguir carreira (na época larguei o estágio para me dedicar à faculdade de matemática), porém, nunca deixei de programar algo aqui e ali. com a chegada da pandemia decidi encarar novamente, me aprofundar, partindo desta vez do back end. já foi quase dois anos desde essa decisão, adiei muito para começar a aplicar para as vagas e perdi a onda de contratações q estava tendo, pois vc nunca acha que está pronto (síndrome do impostor?). Procuro desenvolver projetos por conta ao invés de seguir os projetos propostos nos cursos, justamente pq quero uma experiência real de desenvolvimento sem ninguém orientando. esses dias terminei um sistema full stack: uma api REST feita em java, desenvolvida orientada a testes (TDD) com spring boot, Angular no front, todo sistema "dockerizado", basta um docker-compose up pra rodar o projeto localmente. ta lá no meu github junto com outras dezenas de projetos, porém, apesar de fazer já algo assim com os olhos fechados (modéstia a parte kkk), já não é o suficiente para as exigências do mercado, visto que na área java, por exemplo, já se vê vagas para jr exigindo quarkus, microservices, dominio de AWS e sistemas de mensageria etc, coisas que (ainda) não domino. nas entrevistas que consegui (foram apenas 2 ano passado), me saí bem nos testes técnicos estando entre os primeiros colocados (segundo os entrevistadores), as entrevistas correram bem, porém, não me chamaram, ao pedir feedback apenas dizem que "estou no caminho"... esse caminho é realmente longo, mas não quero ficar no coitadismo achando q a culpa é dos outros de eu não ser contratado, quero descobrir realmente o que preciso melhorar para me tornar um bom profissional, acho que fico muito nervoso durante as entrevistas e isso não é positivo, apenas gostaria de um feedback mais detalhado dos recrutadores... as vezes da vontade de desistir, pois sei que posso contribuir para alguma empresa mas queria saber como demonstrar isso, pois cursos e projetos já tenho muitos... daí falta grana e sobra conta, mas lembro que não tenho outra opção, visto que esta é a área que eu amo e vou seguir pelo resto da vida programando nem que seja por hobby. um abraço a todos e força nas suas caminhadas.
Uma parte tão importante é se preparar para a entrevista demonstrando conhecer a empresa cultura e depois dominar o que é pedido na vaga. Da pra explorar muito esse conteúdo para um próximo video.
Up
E quando eu falo preparação nao é só instalar o zoom e conferir tudo e tomar banho se pentear chegar no horario ... Mas conhecer a empresa e a cultura e ver se faz sentido voce lá.
Cara eu sinceramente estou sem esperanças já. Eu procuro vídeos como o seu pra não jogar tudo pro alto logo, continuar tentando, mas é absurdo demais os requerimentos que pedem pra alguém que está começando. Como que esperam que você tenha 3 anos de experiência pra uma vaga jr se ninguém quer dar a chance da pessoa começar no ramo?
Seus vídeos dão sempre uma esperança a mais, nem tudo está perdido kkkkkk
Eu com 15 anos, amo progamar no entanto já é bom ter indo uma ideia do que fazer quando for minha vez, porque a idade de trabalhar está chegando
Muita gente se pergunta se é necessário ir para uma universidade para ser programador e a respostar é que não precisa, mas ela irá te ajudar tanto a fazer networking (com professores e alunos) e a conseguir o primeiro emprego que vocês não tem noção. Foi assim que eu e vários colegas da minha sala conseguiram o primeiro emprego
Parabéns pelo trabalho. Este vídeo vai ajudar uma galera. Gostaria de contribuir com meus 2 cents. Como dito no vídeo o LinkedIn é uma excelente ferramenta de networking. É muito importante deixar seu perfil redondo, bem completo, com as palavras chaves corretas na bio.
Outra dica, estude inglês para ontem. Você vai encontrar vagas que não exigem nível algum de inglês, mas você vai perder muitas oportunidades, especialmente do exterior se não souber se comunicar em inglês.
Mas a vagas para o exterior acontecem apenas com pessoas nível pleno para cima, não?
@@robertoesportes3987acredito sim que estas vagas no exterior geralmente vão te pedir algum nível de experiência. O desenvolvedor aqui recebe em dólar, um salário mais alto do que receberia trabalhando nas empresas aqui, e o contratante tem um profissional qualificado, por um salário menor do que pagaria lá. Ganham os dois lados, mas afeta o salário e a empregabilidade do profissional de lá - porém isto é assunto para outra discussão.
@@GabrielBauermann você mora no exterior e trabalha numa empresa daí ou mora no Br trabalhando pra fora? Pode dizer o que as empresas preferem? Vejo muita gente que trabalha no país em questão, e não via home office. E qual o nível de inglês eles querem, se possuem paciência pra uma pessoa nível intermediário/avançado
@@robertoesportes3987 Eu moro no BR e trabalho remoto para uma empresa de fora. Não sei quanto as preferências das empresas, mas de forma geral gostam muito dos brasileiros, por uma série de motivos, e também porque a balança cambial favorece os dois lados. Quanto ao inglês, o importante é conseguir se comunicar. Não precisa ser perfeito, deste que você consiga manter um diálogo e a comunicação. As empresa aqui no BR que pedem inglês costumam ser mais exigentes do que as empresas de fora. Na dúvida, te candidata a vaga e coloca teu inglês à prova. Se for bem, ótimo. Se não for tão bem, ok, tu vai saber em que pé está e o que precisa melhorar.
minha experiencia recente .... desisti de tentar achar vagas pelo linkedin , estou no meu ultimo semestre de ADS e estudei igual um corno nesses ultimos 4 meses cursos de desenvolvimento... comeco do ano agora mandei 10 curriculos pessoalmente em empresas que relacionam na area , jornais online, empresas de sistemas e por ultimo deixei em empresas de marketing digital... a unica empresa que eu achei que nao iria me chamar por ser nivel nacional foi a unica que me chamou.. fiz entrevista com o techlead o cara gostou expliquei pra ele que nao tenho experiencia profissional e estava em busca de um estagio para ingressar no mercado , enfim só sei que deu certo comecei ontem na empresa um estagio de 3 meses e espero ser efetivado, compensa muito mais a gente levantar a bunda da cadeira e ir atras do que ficar esperando aparecer :)
Nível nacional, que você fala, é pelo fato dela não ser da sua região? Só isso que não entendi.
@@robertoesportes3987 é, empresa que atende o Brasil todo …
@@luishenriquereinholdcomo vc tá hj na empresa?
quase 4 anos programando, conseguindo quase nenhuma resposta, mudei pro java e consegui varias entrevistas, coisa que nunca acontecia com react que era minha stack, quem sabe mudando de stack não ajuda, importante é entrar, estava quase desistindo, mas acabei conseguindo
Olá vc foi para Java no backend com spring boot? Valeu obrigado
@@weverton.santiago sim, comecei apenas vendo como era, acabei fazendo o que ja fazia com node js então comecei aplicar, linkedin tbm foi fundamental
@@cedrio1027 obrigado por responder, estou estudando backend com python Django sera que é uma boa? Ainda não cheguei a estudar Java no backend medo da línguagem rs
@@weverton.santiago to por fora de como ta o mercado de python, mas sempre ouvi que era dificil conseguir vaga, java é tranquilo, ele é mais mal falado do que realmente dificil, eu tbm trabalho mais com legado do que com coisa moderna, aqui a gente usa pypthon tbm pra gerar relatorio
o que indicaria pra conseguir a primeira vaga se tiver muito dificil, como meu caso que fiquei anos tentando com js era pra ir pro java, c#
@@cedrio1027 obrigado mesmo! Vou tentar um pouco em Python porque gosto bastante da stack, aí se não der certo já vou para Java para não perder mais tempo! Já viu o pessoal usando kotlin ao invés de Java no sprint boot? Kotlin me chama mais atenção porque sou dev Mobile. Obrigado 🙏
Eu entrei na area com promoçao interna, era da area de Suporte e conversei com minha gerente sobre isso.
Na epoca q eu entrei na empresa nem tinha area de desenvolvimento, mas aqui estamos nós.
Acho que pra quem ta cursando uma faculdade como eu, talvez a melhor forma de entrar no mercado de tecnologia seria por um estágio, consegui minha primeira oportunidade assim e eu nem me esforcei tanto, 6 meses depois consegui ser efetivado, já que pra empresa é muito melhor contratar alguém que ja conhece o processo e as tecnologias utilizadas ali do que contratar alguém novo do mercado.
Pior que mesmo com projetos no github e aplicando eu não consegui pra estágio, agora que eu terminei eles dificilmente aceitam estagiários que finalizaram, o que é meu caso.
Quanto tempo de faculdade você tinha ?
@@Thepowerx tinha acabado de finalizar meu segundo semestre
@@rafacerqueira05 valeu, mano.
Qual facul?
Eu fiz exatamente como o topo da pirâmide, consegui um estágio na área de T.I (sendo indicado internamente), depois fui efetivado e suei muito a camisa por 2 anos no suporte, pra finalmente conseguir uma vaga no desenvolvimento.
que oportunidade de ouro poder trabalhar no suporte e aprender, a maioria dos empregos quer que num estágio de 6 meses o cara vire um programador jr ou é rua... exceto bancos q tem estágios de 2 anos com etapas bem definidas, mas iniciativa privada é tenso
Pô esse vídeo veio na hora certa, tô desde o final de dezembro mandando currículo todos os dias pelo LinkedIn e outros trocentos sites de vagas.
Poucas vezes fui diretamente no site da empresa, talvez uma 5 no máximo, estava pensando em mudar a estratégia, a única entrevista que consegui foi por indicação e ainda não tive retorno acredito que não me preparei bem e teve o Q do nervosismo da primeira entrevista também, agora tu me deu a luz e o gás que eu precisava pra continuar kkkkkkkk
Boa sorte, mano.
Cara, muito bons os seus vídeos. Seria interessante um vídeo dando dicas pra quem já está na área e quer mudar de linguagem e/ou empresa. Tipo, o que aconselha quanto ao nível de conhecimento ou quantidade de projetos feitos daquela linguagem antes de começar a aplicar pra vagas. Talvez alguma dica de como facilitar essa migração.
Eu consegui assim 👉🏾 09:58, tou nessa jornada agora, sem domir direito, uma centena de stacks pra aprender e entregar melhorias. Mas não vou desistir.
um "segredo" meio óbvio mas válido é nunca se esquecer que no final, vale demais sua disposição. ou seja, se notam que você tem vontade/gana, isso é bem visto.
Fé e esperança, não é qualificação, não é conhecimento, não é formação, o que mais tem é gente cone sendo contratado, mas o segredo é não agir feito um derrotado. O resto é lista de tarefas!
Ótimo vídeo! Só compartilhando uma experiência própria, sou de engenharia elétrica e consegui minha primeira vaga como software Dev para ML ano passado, um pouco antes dos grandes layoffs. Gente, é bem difícil sim entrar no mercado, não se enganem, demorei vários meses e foram mais de 200 aplicações em vagas para conseguir várias entrevistas para então surgir 2 propostas de emprego. LinkedIn, importa muito, mesmo tendo somente experiência em lab de pesquisa em ML, depois de ajeitar o LinkedIn fui chamado para algumas entrevistas por recrutadores. E complementando o que o Lucas Montano falou, indicação facilita muito o processo de ser aceito em alguma empresa.
Você é Dev em qual lang?
@@joselucas935 principalmente python, mas no trampo tenho que usar Java, C e C++ por conta de umas coisas que a gente tem que embarcar.
Mas, no seu caso, você foi indicado?
Lucas, muito bom vídeo. Nunca tinha pensado em fazer esse contato 'ativo' com a empresa. O problema disso, pelo menos aqui no Brasil, é que muitas empresas utilizam a plataforma Gupy para captar candidaturas (que particularmente é horrível). Então as vezes achar o email de contato da empresa é um pouco mais difícil por isso. O jeito é ir na tentativa e erro.
E para estágio está bem difícil! Sou muito nova comparada aos meus colegas de profissão, os mesmo conseguiram estágio no primeiro semestre, eu fui tentar e o resultado não foi como esperado, fui rejeitada em todas as vagas e algumas estou em lista de espera. Alguns estágios são bem complicados pois pedem coisa de mais, como se fossem programadores plenos-senior, além que tem processos seletivos que levam mais de meses parar contratarem o estagiário.
Nossa acho a gupy horrível também, me parece muito vago e dificilmente pedem algo a mais ali, parece até que a gupy é um site de sorteio, já que nem o currículo mais elaborado dá pra colocar lá.
é isso ai man eu consegui meu trampo de junior aqui na Dinamarca sem falar dinamarques só batendo na porta das empresas e oferecendo meu cv e assim eu consegui aqui na Dinamarca como junior também já completei um pouco mais de um ano.
Mas no caso você morava no Brasil e foi à Dinamarca ou já morava na Dinamarca? Ou no caso é online? Pq vc falou "aqui na dinamarcA".
Você é formado em algo, no caso? Ou tinha estudado por conta? E foi quantos meses??
Nossa cara que vídeo bacana. Essa Promoção Interna foi o que aconteceu comigo. Entrei numa empresa como suporte pra pode entrar no mercado de alguma forma e em agosto do ano passado consegui passar para o time desenvolvimento.
O que faz uma pessoa da área de suporte?
@@robertoesportes3987 basicamente atender os chamados dos clientes e tentando resolver o problema, replicar o problema em ambientes de teste e entender das regras do negócio, e um bom conhecimento com banco de dados pois utiliza bastante.
A vaga que eu estou como júnior era pra pleno. Estou me dedicando de vdd, sei que essa experiência não é qualquer uma.
@diogoaugustodev tudo bem? Sou fullstack, fui promovido a pleno e estou liderando o projeto de implementação de testes automatizados, não preciso dizer que está sendo uma experiência incrível.
Você ta ficando forte cara. Um monstro do cross e do android!
Tem umas vagas de empresas na linkedin que são só para se promoverem...Algumas na seleção já pedem para o candidato, se quiser, seguir nas redes sociais da empresa. E é um bom marketing para a empresa, pq boa parte ja está desesperado por uma vaga e vai la seguir na rede social por medo de por não estar seguindo poder ser um critério que desqualifique ela.Ja acompanhei uma empresa pequena com uma boa proposta de estágio que tinha nem 100 seguidores e passou d 1k com isso.
network é mto poderoso, consegui meu primeiro estágio assim e já recebi benefícios por recomendar
Esta complicado.
A 7 meses atras eu consegui minha primeira oportunidade.
o modelo de contratação era por milestones.
eu me dediquei 36-44 horas semanais.
Mas meu chefe nunca atualizava minhas milestones, apenas acrescentava mais funcionalidades verbalmente a milestones.
entao uma milestone paga de 30 horas virou 150 horas de trabalho
ate chegar ao ponto de trabalhar 50 dias e nao ter nenhuma recompensação.
agora voltei a procurar outra oportunidade.
estou bem cansado desse processo de procura.
Ótimas dicas, foi realmente dureza conseguir minha vaga de jr como programador, estava desempregado até porque decidi sair da área de suporte e vir para o desenvolvimento. A velocidade que cresci como programador em 2 anos já é muito superior a uns 7 anos trabalhando na área de suporte. Não sou mais jr., mas ainda acho que essas dicas são bem válidas para qualquer nível.
Você acha que estava mais tranquilo na época que você se candidatou?
@@robertoesportes3987 Não tava fácil, mas com certeza não estava difícil como está agora, o mercado ainda estava menos saturado, mas vai melhorar, esse final de ano já está apresentando sinais de melhoria
Faz tudo sentido! Vlw pela dica!
Eu estou estudando React native pq geralmente a cada 5 vagas que eu vejo, 1 pede React native, to gostando bastante, depois disso eu vou ver a parte back end e continuar com os meus projetos, já que no front não tem mais o que fazer...
Me sinto mal por ficar parado em uma área e esperar algum retorno de uma vaga, então tento me especializar mais e mais pra não faltar oportunidades.
Obrigado amigo, você é um amigo
Consegui minha vaga sendo jovem aprendiz (ainda no ensino médio) fui efetivado e to aqui até hoje, recebo um salário bem abaixo do mercado, mas tenho receio de sair daqui e ficar dando 'sopa' sem conseguir outro trabalho
Ver e rever este vídeo para fixar em minha cabeça do o que e não fazer. Valeu Montanão! :)
Muito bom o seu video, me fez realizar que não vou conseguir. Obrigado.
Poderia fazer um vídeo com dicas práticas de como fazer networking de maneira correta Lucas? Acho que essa é minha maior dificuldade e acredito que seja de vários outro devs que estão querendo se colocar no mercado.
Não tem segredo...Habilidade interpessoal, adicionar pessoas que já estão na área, na tua rede do linkedin, participar de grupos de tech da linguagem específica(ou não), do segmento que cê quer seguir...Tem que ser um pouco cara de pau tbm heheh. Foca nas empresas que cê tá mirando, vê quem trampa lá e faz uma amizade com essas pessoas, pergunta sobre como é trabalhar lá, sobre vagas e etc. Enfim, acredito que cê seguindo isso ai, cê tira de letra
@@matthausbrandao1695 valeu pelas dicas irmão
Tu é foda Lucas!
Cara eu dou muita risada com teus vídeos....a parte essa foi uma idéia que eu tive hoje ..hahhaha
Excelente dica, vou tentar aplicar essa estratégia.
eu gostaria de saber quais são as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e também saber as que mais pagam para quem está iniciando. Se alguém que estiver lendo este comentário puder me ajudar sobre como buscar estas informações eu ficaria muito grata.
Lucas tu é foda!
Esse vídeo matou a pau! Parabéns man!
Hey Lucas! Muito bacana teu conteudo. Parabens. Sobre vagas para junior, headhunters/recruiters nao sao as melhores opcoes, isso porque ha custos para as empresas ligados a contratacao e juniors sao muitas vezes "um tiro no escuro". Acredito que o approach direto, networking (embora tambem possa haver custos na indicacao) e LinkedIn ads sejam as melhores formas hoje para entrar no mercado. Como voce bem pontuou, o mercado nao esta para Juniors agora, mas logo o mercado muda e quem estiver bem preparado saira na frente. Penso que seja hora de investir em estudos agora.
Valeu!
Eu estou na fase contratada como jr, vou iniciar na próxima semana. Você tem algum conteúdo sobre como se desenvolver bem nessa fase? em relação à soft skills, hard skills, assertividade e gestão de tempo? Minha maior dificuldade é conseguir otimizar os estudos e ser mais assertiva. Quero muito evoluir mais pois senti que no período de estágio pequei um pouco em relação à essas questões.
Yasmin, sugiro pesquisar quais os OKRs ( resultados chave) para sua área e conversar com seu gestor sobre o que é prioritário em cada sprint. Força!
Massa man. Thanks brother
cara programo desde o final de 2020 e estudo seriamente desde o meio do ano passado, to no primeiro ano do ensino medio agr, meu maior medo é n ter vaga pra mim lá em 2026 quando eu tiver fora da escola e podendo me candidatar pra vaga
Esse vídeo é a definição de timing perfeito
Aconteceu uma palestra de uma empresa na minha faculdade e eles disponibilizaram um site deles de vagas. Eu abri o site no final da palestra e tinha vaga de estágio aberta. Esperei uns dias e ela sumiu. No entanto, no final da palestra tinha falo com o mano que apresentou e trocamos ideia. Lembrei disso e contactei ele, e ele me ajudou para falar com o RH. Fiz umas entrevistas e aparentemente estou no banco de dados deles, só esperar e continuar estudando agr.
Não tem experiência o minimo que a gente espera ali quando contrata é um portfolio ou mostrar o que já fez. Dependendo da vaga conta mais que a experiência.
mano pra mim ta mais complicado pois não tenho faculdade e todas as vagas querem que tenham ensino superior
Também estou na busca da minha primeira proposta, e venho pensando dessa forma. na minha cidade acontece um evento de network praticamente todos os meses. lá pude conhecer uma galera massa, ontem uma das pessoas que conheci lá, entrou em contato comigo, me informando que ele e outros funcionários da empresa dele estava entrando em contato com o CTO da empresa me indicando. Ou seja a importância do network, muitas das vezes você não só pode conhecer bons profissionais, mas também pode construir uma amizade que pode perdurar anos. Eu ainda não sei que fim vai dá nessa estória, mas torçam por mim XD.
E 1 ano depois... Como você está? :)
@@wesleymoraes1478 Não lembro bem quando foi postado esse vídeo. porem acredito que meses depois desse post consegui minha primeira oportunidade mano como dev. fullstack java jr clt.
e é incrível como num instante passa vou fazer um ano já. 🙏
@@wesleymoraes1478 Infelizmente não consegui a vaga nessa empresa, faz parte. porem meses após consegui para uma outra empresa, muito boa. onde estou completando daki a alguns meses 1 anos como dev. fullstack java jr.
Até ano passado, literalmente as vagas caiam do céu, recebia vários contatos de HR oferecendo vagas. Em 2023 isso esta bem raro de ocorrer. Acho que nos devs estávamos acomodados.
mais um vídeo foda desse omi lindo
Legislacao tbm não ajuda. Eu fiz estagio como dev quando estava fazendo faculdade. Hj estou tentando migrar pra area de ciencia de dados e aceitaria ganhar pouco ou nada pra ganhar experiencia na area. Gosto de programacao web, mas ciencia de dados é mais minha praia. Mas não posso fazer estágio por nao estar vinculado a uma instituição de ensino. Acho que estou vendo mais vaga de estágio do que de jr na área.
Só de existir processo seletivo com provinha já é um saco, enem do programador.
Empresa com isso nem tento.
Consegui meu primeiro emprego como programador criando projetos de portfolio e com cursos específicos em várias plataformas.
esses aí eu nem tento
antes essa provinha que aquelas dinamicas de grupo com seus concorrentes kkkk
@@xXxGodThanatosxXx Eu até que prefiro as dinâmicas. Isso te faz conhecer os potenciais concorrentes e pode ser um senhor diferencial na hora da contratação heheheh
Cara vou falar minha visão. No meu cenário que é o agro negócio, é uma dificuldade de achar estágiario. pessoal do agro demanda demais e falta pessoas que sabem as linguagens, C# , java, rust. Outra coisa que vejo no meu mercado é dados tudo zuado. Então demanda pessoas como analise de dados e engenheiro de dados para montagem desde um datawarhouse até um Datalake poucas pessoas.
SQL basicao ou ANSI 92 amigo, pessoal não sabe direito, já começa por ai.
@@gepetovovo2509 então por isso acho que vale tenta vagas em industria também. Eu vejo pessoal entrando em curso de react mais existe oceano azul de possibilidade em outras linguagens.
Uma coisa que eu penso é se o cara não quer senior talvez ele irá atrás de junior e pleno. Uma dica que eu dou pra junir também e fazer bootcamps, a Dio innovation têm vários, agora mesmo têm BI e Santander com Kotlin . E GFT ta dando um bootcamp de C#
@@Olavo_Carvalho o problema amigo é que tem muitas, mas muitas empresas que são "OffLine" ainda com vários sistemas legados em Delphi, VB e C# WebForms, sendo assim esse cara que tá começando pelo React não tem chance alguma, fora o banco de dados ai que falei em SQL que o pessoal não sabe, já vem com aquele vicio de entity framework e quando o sistema fica lento não saberá resolver, pois é necessário criar uma Procedure no banco.
@@Olavo_Carvalho E Koltin tá fraquinho ainda, pq APP saturou o mercado, os usuários estão reclamando que tudo tem q instalar APP..ex: APP da casas bahia, magazine luiza, netflix, amazon, prime+, mercado livre, olx, bradesco, itau.. etc.
@@Olavo_Carvalho e tem industria ai que fica no sistema legado, pois muitos sistemas ai em Delphi por exemplo são funcionais e é 10 ou 20 pessoas que usam e não tem necessidade alguma de ir pra nuvem ou converter em web.
mano, confesso que eu já entrei no vídeo puto, pensando que tu iria generalizar e dizer os JRs não conseguem vaga porque não está preparado, porém tu realmente veio com um papo que agregou e me deu um ponto de vista diferente, desta situação, muito bom vídeo, vou começar a por em pratica
Seria legal um vídeo especifico sobre o peso da graduação para conseguir uma vaga, no inicio de carreira e depois quando mais avançado. Considernado diferença de um tecnologo para um bacharel. Digo isso por que entrei na faculdade somente pelo diploma e para ver se conseguia entrar no mercado mais rapido por estário (por que ta dificil), mas como de prache a faculdade atrapalha a estudar. No meu caso o curso é desenvolvido por projetos e nos próximos periodos vão utilizar linguagens que eu não pretendo utilizar e vai parar meus planos e projetos pessoais para aprender elas e fazer os projetos da faculdade, tenho muita dificuldade de entender se o diploma vale o investimento de tempo de dinheiro.
comigo não foi promoção, terminou o estagio e as vagas estavam boas e consegui o emprego na soilutis, por ter ido numa entrevista de sênior e o líder me chamou no linkedin e perguntou se estava disponívele estava e entrei mesmo, foi networking
A verdade é que dentro da área da programação CLT existe uma falsa sensação de emprego (Jr) .
Estou me realocando no mercado de trabalho está bem complicado mesmo !
EStou procurando um emprego PL, e boa parte do que o Lucas falou estou fazendo. Ainda não deu resultado, mas não significa que esteja errada, está dificil mesmo. Tenho mais de 3 anos de experiencia e já reformulei meu curriculo duas vezes depois que fui demitido (layoff). Além de olhar linkedin, github, atualizei meus cadastros nas plataformas de curriculo online como Rivelo e algumas empresas que eu já conheço entrei em contato através de email, falei com todos os meus amigos que são pogramadores pra avisar que estava desempregado e procurando uma nova oportunidade... Está difícil, mas vai dar certo. Recentemente gravei alguns videos de apresentação em inglês pro meu curriculo online em algumas plataformas que oferem vagas internacionais, apesar do ingles não ser fluente ainda, não custa nada tentar.
Iai amigo ainda está na saga de conseguir o emprego ainda? Ou já deu certo sua espera
@@italos4359 Ainda estou procurando, já apliquei pra mais vagas e até agora nada. Nem entrevista... A maioria que responde é sobre suspensão da vaga, ou que já encontrou um candidato.
Estou buscando minha primeiro oportunidade no mercado e esta realmente difícil, ja estou pra acabar a faculdade de ADS e tenho alguns projetos feitos e ainda assim, não consegui nem estagiar, estou começando a achar que a área não pra mim,espero que com o video possa me ajudar.😢
Conseguiu?
Então Lucas, me indica aí!!!
Já terminei a faculdade e sinto que não aprendi muito, me considero apenas com java básico e um pouco de sql, o que faço? Pois estágio praticamente só aceitam quem tá estudando ainda.
Dicas de como fazer o mesmo mas já tendo experiencia e ainda estando dentro da empresa e não querendo se expor para não causar uma demissão antecipada?
N sei se tem a ver com o que vc falou no video mas, vi umas 10 vagas pra jr nessa ultima semana, n to nem zoando
Tem como dar mil likes? Acabou de juntar a fome com a vontade de comer, eu só queria saber o que fazer e agora sei o que as pessoas mais velhas falavam com o "correr atrás, ir de porta em porta", significa ir buscar, se candidatar antes mesmo de chamarem. Obrigado Lucas. Mais uma vez.
Legal o vídeo! Agora temos a versão BR do Conjoined Triangles of Success 😂
Opa, sobre entrar em contato direto com uma empresa, como eu descubro essas empresas para poder entrar em contato? No Linkedin mesmo?
o meu primeiro tbm foi via contato direto
Se ja ta dificil pra quem tem experiencia, imagina sem...
Se tiver um inglês intermediário , tem como conseguir vaga de voluntariado no exterior remotamente.
@@blocknod-tutoriaiseminecraft meu cachorro pediu o link
@@blocknod-tutoriaiseminecraft E como faz? Tem sites pra isso?
no linkedin existe o filtro para vagas de voluntariado. Vi o vídeo do Robson (ruclips.net/channel/UCog_5fNwmJn2l9zs7f2RPfQ) e tentei aplicar também, hoje estou trabalhando voluntariado pra uma startup alemã.
@@victordomingues6882 RS, mas tá difícil pra qualquer lugar
O que você achar melhor para colocar no currículo na parte de tecnologias que eu sei , como por exemplo, eu devo colocar só as tecnologias que a empresa colocou no requisito da vaga ou eu coloco todas as tecnologias que eu já fiz projetos pessoais ?
eu acho que boa parte da galera procura no lugar errado
Só consegui meu emprego depois de 8 meses tentando, apliquei pra mais de 150 vagas, ignorei parcialmente os requisitos que as vagas pediam (fiz um match de 60/70 %). Nesses período estudei tudo que era comum entre as vagas e pelo 6 mês já estava conseguindo entrevistas, falhei em algumas e dos poucos feedbacks que consegui melhorei e parti pra próxima. Mesmo empregado como desenvolvedor ainda continuo aplicando pra vagas, você nunca sabe o dia de amanhã e tem que estar preparado, não estudo na mesma frequência que estudava antes mas continuo me qualificando.
E minha dica é: Você não precisa dar match de 100% com os requisitos das vagas, mas você certamente tem que saber o básico do que está sendo pedido. O mercado de desenvolvimento de software está cheio de pessoas mal qualificadas, se você tiver uma boa base, um portifólio maneiro e um currículo objetivo já vai estar na frente de muita gente.
E outra, cuidado com os cursos milagrosos que te prometem 4 mil reais no primeiro emprego, isso é muito raro e você pode se frustrar ao entrar no mercado de trabalho e perceber que não é da forma que você imaginou. Você não tem que ser exigente no seu primeiro emprego, leve isso como um aprendizado. Algo que vai te consolidar no mercado e uma experiencia real que você vai poder comprovar pra uma próxima oportunidade melhor.
Sucesso galera!
é o que eu falo pra quem está migrando de carreira ai, o cara achando q vai ganhar logo de cara 5k e vai se frustrar, pois por exemplo um cara ai é Contador ganhando 6k e quer migrar de área vai ter que se contentar com R$ 2.500,00 de começo.
Montano, se puderes me da uma dica te agradeço.
Comei estudando agora programação, to utilizando python e fazendo o curso do Guanabara - Curso em video.
Mas queria me especializar em mobile mais especificamente em IOS, apesar de não ter grana para comprar um mac, mas nada que um hacktosh não resolva. Kkkkkkkkkk
Tu como profissinal da área que desejo aderir, poderias dizer se vale a pena, mas não levando dinheiro em consideração, mas considerando demanda, nivel de dificultade, satisfação etc.
Desde já agradeço.
Minha sugestão: Faça faculdade, cursos e crie um network absurda, conheça muita gente de todo tipo e consiga uma indicação
Eu quero ajuda para arrumar um estágio.
Me ajudem programadores.
Lucas, um tecnólogo consegue trabalhar no exterior ou ele é desvalorizado e teria que ter um barachel ou hoje em dia não faz tanta diferença, me da uma luz ai porfavor kkkkk
Kkkkkkk
Gosto tanto de back end como mobile, o q fazer? Eu estou usando java com spring boot faz um tempo já, mas acabei gostando de kotlin para mobile também
Mano, tem muitas oportunidades para java? Estou começando com essa linguagem.
@@micaelalgarrao6043 tem sim, especialmente se vc aprender spring boot depois de pegar uma base de orientação a objetos com a linguagem
@@toshiroh5997 top bro, to começando com o basico de java, dps vou para orientaçao a objetos, e dps spring p aí pegar estrutura de dados e algoritimos. É um bom roadmap?
Muito bom
Deixa eu ver se eu entendi , você vai depender de contatos pra arranjar emprego ou mandar mensagem pra empresas ?
Quanto ao networking no LinkedIN...
Ninguém retorna...
Exige muita paciência...
E quando não tem pessoas proximas que estão no mercado como faz?? kkkkkk
Hoje em dia é assim, vira um senior dai com os conhecimentos tu procura uma vaga de Jr rsrs
Interessante !! 😅
Boa noite Lucas ,tenho que aprender sobre jquery , bootstrap , java , html , css , js , c++ , apache , php , mysql , qual a sequencia ou ordem o vc me indica para aprender tudo isso ? Obrigado.
Amigo sai dessa, aprende wordpress, elementor, css avançado, php e jquery, que vai sobrar emprego pra vc, consegui 3 entrevistas em 40 min procurando kkkkkkkkk
@@rubyzando procurando aonde?
Salve Lucas Montano do Canal Lucas Montano.
Minha opinião sobre esse lance de contratação, RH e plataformas como Gupy. O RH diz para os profissionais que eles precisam se capacitar e continuar estudando, mas me parece que o RH não anda fazendo isso, basta ver a péssima qualidade dos anúncios das vagas. Dias desses mesmo eu vi uma vaga e não entendi se a empresa queria um cientista de dados ou um front end, ou se queria os dois para pagar salario de um somente 🥲. Então, me parece que os profissionais de RH e suas equipes estão bem atrasados em relação a tecnologia. No Brasil por exemplo você acha uma porção de vagas cobrando diploma para dar manutenção em notebook, essas tranqueiras ai de hardware.
Sobre a Gupy, bem, me inscrevi para muitas vagas de ciência de dados e fui submetido a varios testes idiotas d matemática pra la d básica. É serio que acham que vão conseguir os melhores profissionais fazendo uma triagem d matemática básica? Quando na verdade um cientista de dados deveria demonstrar domínio em calculo avançado, álgebra linear e estatística?
Só acho que as empresas estão precisando de profissionais talentosos, mas essas plataformas de contratações estão dificultando, criando um obstaculo entre bons profissionais e boas empresas.
A dika é conhecer gente do meio para você entrar no meio
tipo ter experiencia para conseguir experiencia ???
Ditado: ou monta ou sai de cima
O Lucas: