Po mano, parabéns cara, esse canal é fantástico! Eu conhecia você de "jogador de poker" à mágico/domador de baralho! E perdi seu canal infelizmente, dai te encontro falando tais coisas, meus parabéns. Vídeo excelente!
Raphael, vc poderia falar sobre obsolescência programada? Este é um ponto onde não vejo influência estatal e que, ainda assim, parece que o mercado não tenta corrigir. Aqui no Brasil, ao menos, mesmo os produtos que se posicionam como premium, são feitos dos piores materiais (dá uma olhada dentro da cafeteira Kenwood que vc vai ver, tudo de plástico).
Uma concorrência forte pode ser uma resposta. A medida que um produto é resistente e dura mais em comparação a outro que tenha uma qualidade maior , mas dure menos o consumidor prefere . Se todos preferirem o que dura mais o outro produto é obrigado a produzir um que dure mais e seja melhor
Raphael Poderia falar sobre propriedades morais, lesões a honra, se caracteriza legitima defesa exigir indenização sobre quem praticou injuria, calunia ou difamação e isso (necessariamente ou não) lesou uma propriedade, subtraiu uma oportunidade e etc..
+Cusquenha isso está mais relacionado com a produtividade/hora do trabalhador, existem varios fatores que afetam a produtividade e entre eles estão os impostos. no Brasil a carga de impostos "imposta" ao Empregador faz com que os custos de trabalho aumentem direta e indiretamente, por exemplo um empregador no Brasil não consegue cuidar dos impostos sozinho ele precisa gastar com contadores e isso novamente se torna um custo quanto mais custo menos produtividade. se um trabalhador produz por hora 100 reais mas custa 80 ele tem uma produtividade de 20,00 a hora.pode se concluir la na Austrália, as condições para a produção de riqueza são melhores. +Ideias Radicais você poderia fazer um video sobre Produtividade dos Trabalhadores.
+Wanderli Eckel (INot) Concordo q é produtividade, mas não acredito q a questão da carga de impostos seja um fator determinante nisso... Com certeza ajuda um pouco... Mas pra mim o motivo principal é cultural mesmo... Tipo a gente é pobre pq é improdutivo e é improdutivo pq é pobre.
***** A produtividade é consequência de um conjunto de fatores. Motivação (financeira e de realização profissional) e escolaridade normalmente. O problema é que o governo desmotiva as pessoas destruindo parte dos incentivos financeiros por meio dos impostos.
Dark Knight Eu não concordo tanto assim na culpa do governo nessa história... Quer dizer, o governo poderia ajudar a resolver isso? Olha... eu acho possível sim mas teria q ser algum "gênio" da politica viu... Tipo alguém com uma capacidade fora do comum em analisar a situação e chegar a soluções... Mas.. cadê esse gênio? ^^" Se ele existe, com certeza ta bem escondido XD. Pq ABSOLUTAMENTE TODOS os candidatos q eu ja vi em todas as eleições q eu votei... Eu nunca vi nenhum q teria capacidade de fazer essa façanha. A verdade é q os problemas do Brasil são complicados meu amigo... Tipo vc precisa de dinheiro pra investir em educação de alunos E professores, pra construir infraestrutura, pra desenvolver tecnologias novas, etc... Porém como eu disse... A gente é pobre pq não tem isso.. e não tem isso pq é pobre ^^".. Então... qual é a magica? :/
Então isso aí é tipo aquele seu video para "Alternativa liberal para Serviços Públicos", onde ao invés do governo gastar o dinheiro tentando fornecer esses serviços, e administrando eles (o que ele não consegue fazer), ele simplesmente dá (devolve) o dinheiro e a pessoa escolhe onde quer gastar aquilo na iniciativa privada? Isso é uma solução muito mais aceitável cara, embora ainda seja imoral, é um avanço :D
Rafael, quando estive na Estônia um guia me disse que os jovens estão muito mais interessados no inglês do que na língua nativa. Pode ser exagero, mas ele me disse que existe inclusive uma preocupação com o desuso da própria língua entre as próximas gerações.
Fico vendo vídeos da Guiana inglesa e a inveja bate, um país tão próximo de nós e um inglês excelente, fico imaginando a sorte que eles tem e será que fazem bem uso dessa vantagem linguística.
Parabéns pelos 70.000 inscritos! Assisto seu canal des dos 17.000 inscritos, seu canal sempre foi muito bom! Kkkkk rio muito com as suas expressões e exemplos q vc dá sobre algum assunto
Eu olhei os dados e realmente não deu certo, o desempregado continua.
9 лет назад+5
Rafael, você poderia fazer um vídeo recomendando livros ou pdfs sobre o anarcocapitalismo ou livre mercado? Os vídeos têm sido de muito valor para compreender essa questão econômica onde eu sempre fui alheio. Vlws
Amigão, tem um monte de livros em PDF sobre libertarianismo no site do Instituto Mises Brasil e no site libertarianismo.org. Procure lá que você vai ter toda a informação necessária para entender a teoria libertária. ;-)
Bom dia! Acabei de ver um vídeo falando que na Finlândia a educação é gratuita para todos e la não existe mensalidades escolares, todas as escolas são públicas! E foi isso que a fez crescer a educação desenvolver por lá! Poderia fazer algum comentário sobre isso? Porque achei muito conto de fadas!
Eu trabalhei em Turku por três meses, na minha opinião o maior problema da Finlândia não é a carga tributária... o problema é que nenhum país no mundo consegue acompanhar o mercado chinês. Na Finlândia o trabalhador tem direitos o que não acontece na China.
1000,00 Euros na Finlândia voce mora em um kit bem afastado, paga o mais simples do simples para comer e beber, economizando na energia, no gás e tendo um plano mínimo de telefonia e dados voce consegue viver, porém para o Finlandês não é concebível esse tipo de vida, concluindo o finlandês não irá deixar de trabalhar para viver com esse auxilio esmola do governo e veja bem o salário para ocupações bem básicas na Finlândia é de 1800,00 euros.
Mas está havendo realmente um crescimento populacional na Finlândia? digo, imagino um declínio na taxa de natalidade de países como a Finlândia fazendo com que não haja a necessidade do aumento do PIB...
IDÉIAS RADICAIS quanto aos cálculos apresentado, o desgoverno não considera desempregado quem recebe bolsa família ou seguro desemprego, apesar de quando eram oposição contavam, e poderia fazer um vídeo sobre o governo considerar classe média famílias que ganhem 300 reais por pessoal.
Já curti esse vídeo sem ver porque estava com duvida desse assunto. E após ver o vídeo tenho uma pergunta: isso não seria algo como viver do cartão de crédito? Não estão criando uma divida pras futuras gerações se virarem em pagar? Não é algo mais pro keynesianismo que pro liberalismo? No mais passei a ver essa ideia com olhos melhores aos que tinha entendido anteriormente.
O desemprego na Finlândia está elevado, tal qual está no Brasil e, em praticamente todas as nações. A análise de indicadores, em especial, a percentualidade não é tarefa tão simplória. O desemprego não é algo simplório, não é algo que deve ser banalizado. O desemprego deve ser alvo de ações que impeçam o seu surgimento em qualquer escala.
Cara, já te ocorreu tentar algo didático, tipo, uma série sobre a economia de diversos países ao redor do mundo? Não sei se pras outras pessoas seria tão interessante quanto pra mim, tipo, se tu abordasse de modo resumido o sistema econômico e suas consequências em temo de desenvolvimento de 5 países por vídeo. Eu acho que ia puta abrir a cabeça da galera.
Hoje meu professor de geografia começou um tema diferente (estruturas demográficas). Ele explicou as teorias Malthusiana e Neomalthusiana e disse o "porquê" delas estarem erradas, ai falou da Teoria Reformista (ou Teoria Marxista) e explicou porque ela está certa. Eu não vi nada de (MUITO) errado no que ele disse mas naturalmente, por conta do nome, eu fiquei com um pé. Ele disse/escreveu no quadro: População numerosa é causada pelo subdesenvolvimento e pela desigualdade social. Solução: Distribuição de renda, acesso a educação. Gostaria de saber se você tem uma opinião formada sobre isso e o que tu acha (está errado, incompleto, não deveria ser tradado desse modo, ou qualquer coisa que você ache necessário e/ou que colabore com novas informações em minha vida).
+DUNiC Cara, distribuição de renda não serve para muita coisa se a nação não for rica, um exemplo atual é a Coreia do Norte. O importante aqui é o PIB per capita, se ele cresce o padrão de vida média melhora. Eua é bem desigual, porém, é muito rico e por isso a qualidade de vida é melhor, já na Índia, por exemplo, houve um aumento na população graças ao combate a doenças contagiosas que não foi acompanhado pelo aumento da riqueza do país, e por isso é um país pobre.
+DUNiC Distribuição de renda em um país pobre é como tentar repartir um bolo que ainda não foi produzido. Ao invés disso, permita que o pobre consiga gerar riqueza e educar-se sem atrapalhação ou burocracia alguma.
Um ganho desse programa é a redução do tamanho do estado, porque é muito menos complexo distribuir dinheiro do que fazer as coisas para a população. Assim, deve reduzir bastante o funcionalismo, o que, por si só, já é ótimo. De quebra, como os cidadãos estão sendo pagos, eles podem ser "subornados" pelo governo para cumprir ações básicas, como tomar vacina, não fazer algumas coisas erradas, colocar seus filhos na escola (tá, eu sei, isso tem uma lado ruim, mas, vá lá...) etc. Eu também gostei da ideia desse programa.
É exatamente o que o Bolsa Família faz aqui. Quebra o círculo de perpetuação da pobreza. Meu pai e muitos da geração dele deixaram de estudar para trabalhar, ainda pequeno. Com o Bolsa Família, ou programas similares, a família prefere colocar o moleque na escola que é mais vantagem.
+Fernando Pereira Cambuí o certo mesmo é o pobre não ter tanto filho. Mas também não defendo que o governo decida quantos filhos uma pessoa deve ter. Olhando a coisa friamente, do ponto de vista do indivíduo, não faz sentido comparar crianças. Por que o filho do pobre deveria ter a mesma condição do filho do rico? A única coisa que os une é o fato de serem racionais e, eventualmente, de possuírem 23 pares de cromossomos parecidos. Então, se o pobre é burro o suficiente para ter muitos filhos e condenar toda a sua descendência à miséria, é uma escolha dele! Com o tempo, as famílias iriam aprender que, se querem que seus descendentes tenham uma vida melhor, precisam ter menos filhos e os educar mais. Mas deve ser opção de cada um, não algo imposto. O grande problema é que uma massa de gente miserável tende a ser irracional e apoiar políticas estatistas. Então, talvez as pessoas que defendem o liberalismo devessem se unir (espontaneamente) para garantir que o filho do pobre vá para a escola e que o pobre tenha assistência para o planejamento familiar. Em existindo um estado, é menos mal que ele crie um programa como o bolsa família, mas o valor deveria diminuir com o número de filhos, não aumentar.
Pelo que eu sei o governo não mantem nda,então pra precisa de dinheiro (impostos) , do meu ponto de vista isso é uma forma de acumularem capital para ser gasto em coisas inuteis,como contratos,salários,mercado capital,enfim se privatizar tudo de forma que cada empresa cuide do seu,praticamente não precisaria de governo (digo praticamente pk o governo só ia ter a função de fiscalizar tais empresas) , desse modo,não teria impostos e dinheiro a mais no mercado,de fato seria um pais bem mais livre,mais pelo que sei,nenhum pais é assim....enfim Rafael tens toda razão,ser anarquista é bem melhor,ótimo video,abraços
Finlândia mudou muito em 2018? Porque nos debates com meus professores socialistas eles vivem citando ela... Vou pesquisar mais sobre, mas se alguma alma bondosa quiser me ajudar.
Oi Rafael, gostei do seu video muito interessante.Moro na Suécia desde 2000 e amo este sistema que nós temos aqui.O governo tira 30% do meu sálario todo mês (imposto) mas eu sei pra onde vai esse dinheiro e isso é muito positivo.Estou à sua disposição para quaisquer esclarecimentos ou até mesmo enviar videos da minha "vida na Suécia", enfimcomo é morar num país social democrático.
Olá! Gostaria de falar algumas coisas sobre seu vídeo, se me permite a intromissão. Você fez uma análise bem legal sobre vários pontos importantes, principalmente sobre essa questão da presença do Estado e do liberalismo econômico daqui. Mas sobre a questão da renda básica que os jornais brasileiros publicaram, gostaria de explicar melhor. Esta é uma discussão muito antiga por aqui e, até agora, não existe absolutamente nenhuma garantia de que isso vá acontecer. Para começar nem mesmo toda a população é favor de que o governo pague uma renda universal. A grande maioria é a favor que uma renda mínima seja paga a cidadãos que tenham renda total de até um determinado valor. Outra coisa é que todos estão falando sobre isso no Brasil como se já houvesse uma decisão a respeito, quando não há. O governo encomendou uma pesquisa para definir valores que permitam que ele faça um projeto piloto com 8 mil cidadãos. Essa pesquisa será entregue em novembro de 2016 e, dependendo do resultado, o projeto piloto entrará em vigor por um ano em 2017. A pesquisa irá exatamente verificar quais os benefícios poderiam ser cortados se um renda básica fosse paga entre 500 e 700 euros por mês. Mas o próprio governo não acredita que será possível pagar um valor alto o suficiente paa acabar com todos os benefícios e com toda a burocracia. É economicamente impossível fazer isso agora. Caso, ao final de 2017, seja constatado que o projeto piloto deu certo, ou seja, que ele incluiu as pessoas que receberam o dinheiro melhor na sociedade, que as pessoas usaram o dinheiro para movimentar a economia e se aprimorar de alguma forma, seja estudando, seja aceitando fazer trabalhos temporários, aí sim, o governo irá preparar um projeto para ser apresentado ao parlamento que poderá demorar de um até dois anos para ficar pronto, pois junto com ele, toda uma reforma do sistema de seguridade social deverá ser feita. Para concluir, se tudo der cert e esse projeto sair, ele ainda terá de ser votado e aprovado, ou seja, não existe absolutamente nada de concreto sobre isso. Esse assunto nem saiu nos jornais daqui como saiu por aí, ele está sendo supervalorizado. A matéria saiu primeiro no The Independent UK, uma jornalista brasileira traduziu e adicionou umas coisas que não sei de onde ela tirou e virou uma bola de neve. Só queria esclarecer isso. Obrigada.
+Victor Badra Muniz Porque eles primeiro adotaram liberdade econômica e se enriqueceram e depois entraram no welfare-state, onde estagnaram. O que eles erraram foi taxar demais a população, o que zerou o crescimento.
É mais ou menos isso em Helsink cara, é absurdamente caro! Principalmente comida. Vai viver capengando em quartinho alugado no apartamento de alguém em lugar afastado, já que lá não tem favelas
Diferença entre Finlândia e o Brasil, é que a Finlândia tem uma porcentagem do PIB maior em impostos do que o Brasil, e os impostos da Finlândia são na sua grande maioria diretos e progressivos, ou seja, sobre renda, propriedade, circulação de capitais, rendimentos, dividendos e lucros, o que faz com que os que tem mais paguem mais, enquanto no Brasil a grande maioria dos impostos são indiretos e regressivos, ou seja, incidem sobre a cadeia de produção e consumo fazendo com que os ricos possam transferir para o consumidor final de produtos de primeira necessidade, como comida, vestuários, higiene pessoal, etc. Além disso, na Finlândia é proibido serviços de primeira necessidade pública, como educação e saúde, serem oferecidos por qualquer iniciativa privada, os que ganham mais pagam mais impostos e essa grana vai para um mesmo padrão de serviço que todos tem indiscriminadamente, independente da diferença de renda entre si. E mais do que isso, os sindicatos tem total liberdade de organização política para seus trabalhadores, o que lhes dá mais poder sobre seus patrões e os salários acabam sendo distribuídos sem discrepâncias substanciais.
No anarcocapitalismo, se a "sociedade" quisesse firmar um contrato com um outro país, alianças ect Quem iria "nos representar"? Por exemplo para assinar o contrato?
+Daniel Ribeiro Fica a pergunta, o que a Somália tem de capitalista? É uma nação em guerra a mais de uma década e com um monte de milicia querendo o poder, onde tem alguma coisa de AnarcoCapitalismo lá? a falta de estado? pq a união africana que comanda o país.
E a ideia inicial era o "Fome Zero", que seria dar comida para as pessoas. Mas o pessoal convenceu o Lola q seria impossivel fazer isso e, então criaram o "Bolsa Família". kkk
Vc poderia fazer um vídeo relacionando o capitalismo com o problema da superpopulação mundial. Seria o livre mercado sustentável sem um crescimento constante da população ou até mesmo com a redução dela, o que seria o ideal, ou esse problema é, como todos, "mérito" do estado?
Fala um pouco da escola austríaca , como ela surgiu e pq a maioria dos países n está seguindo ela , mesmo sabendo que keynesianismo n leva a lugar algum?
Estou estudando para onde me mudar. Não gosto do Brasil, e já vivi 14 anos nos EUA, quero tirar minha cidadania Italiana e me mudar de preferência para um país onde se fala Inglês. Qual em sua opinião seria o melhor país? Penso muito em Nova Zelândia, Austrália, Canadá ou Inglaterra. Sou formado em Administração de Empresas e Contabilidade, no Brasil. Tenho especialização nos EUA, e estou agora me formando em pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços pelo Mackenzie. Sou fluente em Inglês e Espanhol. Infelizmente os EUA não é mais uma opção. O que você me aconselha? Ah...tenho 10 anos de experiência comprovada como administrador hospitalar na área de psiquiatria e no Brasil tenho uns 12 anos na área hoteleira. Obrigado,
Você nem eu somos mãe Diná, mas a economia funciona assim: se todo mundo tem 10000 euros por mês, eu que produzo 50 mil euros por mês vou comprar tudo que eu achar que vale a pena supraprecificado. Por quê? Porque eu posso. Se faltar para alguém, não será para mim... Isso não traz igualdade. Mas certamente vai garantir que aquele reclamao que martela em cima da desigualdade insista que não bastam 10000 euros. O fato é: na economia, as pessoas tendem a sair de um estado de perrengue pouco produtivo para melhor com a experiência, mas na hora de regredir a qualidade de vida, ou investem num trabalho melhor e novo, ou choramingam para o estado
Estoniano é mesmo parecido com Finlandês? Achava que fosse bem diferente. Pensei que o Estoniano fosse uma derivação de uma forma primitiva do idioma húngaro.
Rafael , no fim do video voce comentou que o PIB deve crescer em relacao as pessoas que entram no mercado de trabalho. Nao deveria crescer em relacao ao saldo das pessoas que entram e sai do mercado de trabalho?
Fui doutrinado desde sempre haha pode passar uma espécie de passo a passo de como eu posso reverter isso? seus vídeos ajudam muito! queria tipo uma ordem ou um lugar por onde começar
+Murilo Silva (Spoonn) é só assistir os vídeos dele, na verdade as bases do socialismo são muito fracas, por isso ninguém mais leva a sério isso, mas assiste vários vídeos dele do início que é o suficiente.
+Jonathan Carraschi Diminuindo e simplificando carga tributária, acabar com leis de monopólios/oligopólios, extinguir impostos de importação/exportação, reduzir regulações trabalhistas, etc. Qualquer coisa que tire a ação do governo da economia.
gabriel santos entendi... acho atraente a ideia do livre mercado, mas será que mesmo assim não formariam monopólios no mercado, com os grandes fundindo fundindo com os pequenos e assim acabando com a concorrência? e com relação ao imposto de importação, ele realmente protege o mercado interno?
O Rafael inclusive tem um vídeo sobre a questão dos monopólios. O caso é que se não há coerção impedindo novas empresas que entrar no mercado, monopólios não seriam viáveis, ou mesmo que existissem, não teriam poder. Mesmo que eu alcançasse um monopólio, no dia em que abusar disso e elevar meus preços ou piorar a qualidade dos meus produtos, qualquer um poderia entrar no mercado fornecendo um produto que agradasse mais ao clientes, e assim faria fortuna. Você poderia fazer isso. E na questão dos impostos de importação... ele protege as empresas nacionais, mas não significa que isso seja bom. Empresas não devem estar protegidas, elas devem estar sempre sob os riscos do mercado para ter que oferecer bons serviços/produtos se quiserem continuar sobrevivendo. No dia em que os consumidores não podem mais comprar celulares importados facilmente, as empresas nacionais vão poder oferecer serviços mais caros ou de pior qualidade sem perder parte considerável da clientela. Restrições à importação é um exemplo de ações governamentais que podem resultar em monopólios, principalmente em países pequenos.
+Jonathan Carraschi Sobre monopólios basta olhar os exemplos aqui no Brasil, já parou para contar a qtde de redes varejistas que existem? Casas Bahia, Magazine Luiza, Benoit, Fast, Fnac e muitas outras q estou esquecendo. Não esquecendo das redes regionais, como a Rede Lar e Lojas Quero Quero aqui no sul. Estou pensando só em redes que vendam pelo menos eletrônicos e linha branca. Agora, olha para a rede bancária e telecomunicações.A variedade é baixissima, neste outros setores e por um único motivo. ESTADO. No varejo não há regulação nestes outros tem.
Rafael eu gostaria de fazer uma pergunta que não tem nada a ver com o vídeo mais estava me incomodando . é sobre a justiça no anarco capitalismo. quem defenderia os direitos das crianças.
+Fernando Souza Estado de bem estar social. Acontece na maioria da europa e sai de niveis como o grego, BEM intervencionista a mais liberais como esse finlandes que tem um liberdade economica alta.
Você devia focar nisso nos seus vídeos " resumir informação com qualidade e conteúdo" , nesse vídeo você brilhou .Sinceramente não curto aqueles vídeos extremistas de anarcocapitalismo (eu olho e penso é a Marilena Chauí ao contrário...) , fim do estado etc ,etc
Politico deve ser como na Suécia ter outro emprego e não receber salário algum só porque é Politico aqui Deputado ganhando mais de R$ 30 mil fora os roubos
A Finlândia possui sua tributação concentrada em impostos indiretos(impostos sobre os bens) e uma carga "enxuta" de impostos diretos - As empresas e os capitalistas em geral não são punidos com a mesma alta carga tributária que recai sobre as empresas daqui. Aliás, é isso o que acontece com todos os países escandinavos. Tudo lá não passa de um socialismo bem arquitetado - com os capitalistas bancando tudo devido aos baixos impostos diretos.
socialismo com capitalistas bancando tudo? como é isso? Até aonde eu sei, no socialismo, não existe propriedade privada, livre mercado e etc. Acho que distorceram o conceito de socialismo.
socialismo com capitalistas bancando tudo? como é isso? Até aonde eu sei, no socialismo, não existe propriedade privada, livre mercado e etc. Acho que distorceram o conceito de socialismo.
Bolsa Familia sim é o que você afirmou, só que cite ai uma solução mas eu quero uma solução pra já ! Socialismo eu to por dentro que não funciona coisa nenhuma custo de vida no Brasil é algo pior que existe aqui se paga-se impostos pra caramba e nada absolutamente nada de bom ! O Rio de Janeiro é o Hell e São Paulo está caminhando pra mesma situação
Cara. Eu concordo bastante com reduzir o poder do estado, mas não vejo como o anarquismo resolveria os problemas da pobreza. Eu acho que o papel do estado deveria ser garantir o básico da vida das pessoas, e de resto deixar o mercado livre. O que você tem a dizer?
Agora imagina um Marxista. Entrega para ele crítica de Marx para ele ler e abrir a mente dele. Ele é Marxista, porque ele lê apenas Marx. Quando vai mudar a literatura, lê Lenin, e outro pessoal revolucionário. Quando não lê clássicos da literatura, vai em blogs marxistas e de pessoas "revolucionárias". Ora, é óbvio que uma pessoa que só lê Marx vai virar marxista! O ideal é alguém que lê 50% Marx e 50% as críticas de Marx e outras perspectivas, pois, depois de ler tudo isso, ele poderá dizer que escolheu Marxismo. E compreende as críticas de Marx e os pontos fracos do Marxismo. Agora aplica essa boa prática na sua vida e lê a crítica do Anarco Capitalismo e o papel do Estado na Sociedade, não na economia. Estude a crítica. Depois disso, se ainda for Anarco Capitalista, terá o direito de defender sua ideologia. OBS: Não existe Fiorde na Finlândia.
Po mano, parabéns cara, esse canal é fantástico! Eu conhecia você de "jogador de poker" à mágico/domador de baralho! E perdi seu canal infelizmente, dai te encontro falando tais coisas, meus parabéns. Vídeo excelente!
Raphael, vc poderia falar sobre obsolescência programada? Este é um ponto onde não vejo influência estatal e que, ainda assim, parece que o mercado não tenta corrigir. Aqui no Brasil, ao menos, mesmo os produtos que se posicionam como premium, são feitos dos piores materiais (dá uma olhada dentro da cafeteira Kenwood que vc vai ver, tudo de plástico).
Uma concorrência forte pode ser uma resposta. A medida que um produto é resistente e dura mais em comparação a outro que tenha uma qualidade maior , mas dure menos o consumidor prefere . Se todos preferirem o que dura mais o outro produto é obrigado a produzir um que dure mais e seja melhor
Raphael Poderia falar sobre propriedades morais, lesões a honra, se caracteriza legitima defesa exigir indenização sobre quem praticou injuria, calunia ou difamação e isso (necessariamente ou não) lesou uma propriedade, subtraiu uma oportunidade e etc..
*_Alguém me explica como que a Austrália sustenta um salário mínimo de US$ 15,20 por hora? Quase 11 vezes maior que o brasileiro?_*
+Cusquenha isso está mais relacionado com a produtividade/hora do trabalhador, existem varios fatores que afetam a produtividade e entre eles estão os impostos. no Brasil a carga de impostos "imposta" ao Empregador faz com que os custos de trabalho aumentem direta e indiretamente, por exemplo um empregador no Brasil não consegue cuidar dos impostos sozinho ele precisa gastar com contadores e isso novamente se torna um custo quanto mais custo menos produtividade. se um trabalhador produz por hora 100 reais mas custa 80 ele tem uma produtividade de 20,00 a hora.pode se concluir la na Austrália, as condições para a produção de riqueza são melhores. +Ideias Radicais você poderia fazer um video sobre Produtividade dos Trabalhadores.
+Wanderli Eckel (INot) Sem mencionar a quantidade de pessoas que ficam desempregadas por causa desse salário. Normalmente os jovens.
+Wanderli Eckel (INot) Concordo q é produtividade, mas não acredito q a questão da carga de impostos seja um fator determinante nisso... Com certeza ajuda um pouco... Mas pra mim o motivo principal é cultural mesmo... Tipo a gente é pobre pq é improdutivo e é improdutivo pq é pobre.
***** A produtividade é consequência de um conjunto de fatores. Motivação (financeira e de realização profissional) e escolaridade normalmente. O problema é que o governo desmotiva as pessoas destruindo parte dos incentivos financeiros por meio dos impostos.
Dark Knight Eu não concordo tanto assim na culpa do governo nessa história... Quer dizer, o governo poderia ajudar a resolver isso? Olha... eu acho possível sim mas teria q ser algum "gênio" da politica viu... Tipo alguém com uma capacidade fora do comum em analisar a situação e chegar a soluções... Mas.. cadê esse gênio? ^^" Se ele existe, com certeza ta bem escondido XD. Pq ABSOLUTAMENTE TODOS os candidatos q eu ja vi em todas as eleições q eu votei... Eu nunca vi nenhum q teria capacidade de fazer essa façanha.
A verdade é q os problemas do Brasil são complicados meu amigo... Tipo vc precisa de dinheiro pra investir em educação de alunos E professores, pra construir infraestrutura, pra desenvolver tecnologias novas, etc... Porém como eu disse... A gente é pobre pq não tem isso.. e não tem isso pq é pobre ^^".. Então... qual é a magica? :/
Então isso aí é tipo aquele seu video para "Alternativa liberal para Serviços Públicos", onde ao invés do governo gastar o dinheiro tentando fornecer esses serviços, e administrando eles (o que ele não consegue fazer), ele simplesmente dá (devolve) o dinheiro e a pessoa escolhe onde quer gastar aquilo na iniciativa privada? Isso é uma solução muito mais aceitável cara, embora ainda seja imoral, é um avanço :D
Rafael, quando estive na Estônia um guia me disse que os jovens estão muito mais interessados no inglês do que na língua nativa. Pode ser exagero, mas ele me disse que existe inclusive uma preocupação com o desuso da própria língua entre as próximas gerações.
Fico vendo vídeos da Guiana inglesa e a inveja bate, um país tão próximo de nós e um inglês excelente, fico imaginando a sorte que eles tem e será que fazem bem uso dessa vantagem linguística.
Parabéns pelos 70.000 inscritos! Assisto seu canal des dos 17.000 inscritos, seu canal sempre foi muito bom! Kkkkk rio muito com as suas expressões e exemplos q vc dá sobre algum assunto
EU CONCORDARIA COM TUDO ISSO APLICADO EM UM PAIS SEM BRASILEIROS. DUAS PALAVRAS : SAMBA E FUTEBOL . MORTE DO TRABALHO . ESCRAVIDAO DO SUJEITO HONESTO
Eu olhei os dados e realmente não deu certo, o desempregado continua.
Rafael, você poderia fazer um vídeo recomendando livros ou pdfs sobre o anarcocapitalismo ou livre mercado? Os vídeos têm sido de muito valor para compreender essa questão econômica onde eu sempre fui alheio. Vlws
Amigão, tem um monte de livros em PDF sobre libertarianismo no site do Instituto Mises Brasil e no site libertarianismo.org. Procure lá que você vai ter toda a informação necessária para entender a teoria libertária. ;-)
Bom dia! Acabei de ver um vídeo falando que na Finlândia a educação é gratuita para todos e la não existe mensalidades escolares, todas as escolas são públicas! E foi isso que a fez crescer a educação desenvolver por lá! Poderia fazer algum comentário sobre isso? Porque achei muito conto de fadas!
"Dilma Veta Projeto de Regulamentação dos Designers" ai meu coração kkkkkkkkkkkkkk
Qual é a população da Finlândia? Qual é a proporção em relação à população do Brasil? Acho que isso já responde a diferença
Aí tem hora que eu tô boiando no assunto, aí ele solta o exemplo e esclarece tudo, não perco um vídeo.
Video de sete anos atrás que continua atual e bastante informativo
Mas será que a iniciativa privada não irá perceber esse aumento de dinheiro na economia e encarecer os preços?
Eu trabalhei em Turku por três meses, na minha opinião o maior problema da Finlândia não é a carga tributária... o problema é que nenhum país no mundo consegue acompanhar o mercado chinês. Na Finlândia o trabalhador tem direitos o que não acontece na China.
Os robôs trabalha por nós.
1000,00 Euros na Finlândia voce mora em um kit bem afastado, paga o mais simples do simples para comer e beber, economizando na energia, no gás e tendo um plano mínimo de telefonia e dados voce consegue viver, porém para o Finlandês não é concebível esse tipo de vida, concluindo o finlandês não irá deixar de trabalhar para viver com esse auxilio esmola do governo e veja bem o salário para ocupações bem básicas na Finlândia é de 1800,00 euros.
Mas está havendo realmente um crescimento populacional na Finlândia? digo, imagino um declínio na taxa de natalidade de países como a Finlândia fazendo com que não haja a necessidade do aumento do PIB...
+Ideias Radicais Rafael, você já está se sustentando com o ganho desse canal? Tá com uma frequência excelente pela qualidade dos temas, parabéns!!!
Olá sou de Portugal, achas que deve existir saúde e educação pública em um estado mínimo liberal ?
IDÉIAS RADICAIS quanto aos cálculos apresentado, o desgoverno não considera desempregado quem recebe bolsa família ou seguro desemprego, apesar de quando eram oposição contavam, e poderia fazer um vídeo sobre o governo considerar classe média famílias que ganhem 300 reais por pessoal.
voce tem uma visao muito lucida sobre as coisa e,por isso sou seguidor do seu canal parabens!!!
Já curti esse vídeo sem ver porque estava com duvida desse assunto.
E após ver o vídeo tenho uma pergunta: isso não seria algo como viver do cartão de crédito? Não estão criando uma divida pras futuras gerações se virarem em pagar? Não é algo mais pro keynesianismo que pro liberalismo?
No mais passei a ver essa ideia com olhos melhores aos que tinha entendido anteriormente.
O desemprego na Finlândia está elevado, tal qual está no Brasil e, em praticamente todas as nações.
A análise de indicadores, em especial, a percentualidade não é tarefa tão simplória.
O desemprego não é algo simplório, não é algo que deve ser banalizado.
O desemprego deve ser alvo de ações que impeçam o seu surgimento em qualquer escala.
Eles querem subsistir os humanos pelos robôs pela 4 revolução industrial e vão matar a maioria das pessoas por doenças
Oi amigo, faz um vídeo fazendo a análise de Portugal? Grande Abraço.
Júnior Alves porque não?
Júnior Alves com certeza, sinto que Portugal precisa de um estado liberal
Cara, já te ocorreu tentar algo didático, tipo, uma série sobre a economia de diversos países ao redor do mundo? Não sei se pras outras pessoas seria tão interessante quanto pra mim, tipo, se tu abordasse de modo resumido o sistema econômico e suas consequências em temo de desenvolvimento de 5 países por vídeo. Eu acho que ia puta abrir a cabeça da galera.
Olá Rafael,tudo bem? voce poderia comentar sobre a comissao que aprovou a proposta da liberaçao de armas no Brasil?
Vc poderia fala sobre a cidade anarquista de christiania q fica na Dinamarca?
+João vitor acabei de pesquisar sobre essa cidade e seria mesmo uma boa ideia
Uma dúvida, se defendem o fim total do estado, defende o fim das leis e qm faria a segurança? e.e
Hoje meu professor de geografia começou um tema diferente (estruturas demográficas). Ele explicou as teorias Malthusiana e Neomalthusiana e disse o "porquê" delas estarem erradas, ai falou da Teoria Reformista (ou Teoria Marxista) e explicou porque ela está certa. Eu não vi nada de (MUITO) errado no que ele disse mas naturalmente, por conta do nome, eu fiquei com um pé. Ele disse/escreveu no quadro: População numerosa é causada pelo subdesenvolvimento e pela desigualdade social. Solução: Distribuição de renda, acesso a educação.
Gostaria de saber se você tem uma opinião formada sobre isso e o que tu acha (está errado, incompleto, não deveria ser tradado desse modo, ou qualquer coisa que você ache necessário e/ou que colabore com novas informações em minha vida).
+DUNiC Cara, distribuição de renda não serve para muita coisa se a nação não for rica, um exemplo atual é a Coreia do Norte. O importante aqui é o PIB per capita, se ele cresce o padrão de vida média melhora.
Eua é bem desigual, porém, é muito rico e por isso a qualidade de vida é melhor, já na Índia, por exemplo, houve um aumento na população graças ao combate a doenças contagiosas que não foi acompanhado pelo aumento da riqueza do país, e por isso é um país pobre.
+DUNiC Distribuição de renda em um país pobre é como tentar repartir um bolo que ainda não foi produzido. Ao invés disso, permita que o pobre consiga gerar riqueza e educar-se sem atrapalhação ou burocracia alguma.
Como seria o fornecimento de agua e energia numa sociedade anarcocapitalista?
Um ganho desse programa é a redução do tamanho do estado, porque é muito menos complexo distribuir dinheiro do que fazer as coisas para a população. Assim, deve reduzir bastante o funcionalismo, o que, por si só, já é ótimo. De quebra, como os cidadãos estão sendo pagos, eles podem ser "subornados" pelo governo para cumprir ações básicas, como tomar vacina, não fazer algumas coisas erradas, colocar seus filhos na escola (tá, eu sei, isso tem uma lado ruim, mas, vá lá...) etc. Eu também gostei da ideia desse programa.
É exatamente o que o Bolsa Família faz aqui. Quebra o círculo de perpetuação da pobreza. Meu pai e muitos da geração dele deixaram de estudar para trabalhar, ainda pequeno. Com o Bolsa Família, ou programas similares, a família prefere colocar o moleque na escola que é mais vantagem.
+Fernando Pereira Cambuí o certo mesmo é o pobre não ter tanto filho. Mas também não defendo que o governo decida quantos filhos uma pessoa deve ter. Olhando a coisa friamente, do ponto de vista do indivíduo, não faz sentido comparar crianças. Por que o filho do pobre deveria ter a mesma condição do filho do rico? A única coisa que os une é o fato de serem racionais e, eventualmente, de possuírem 23 pares de cromossomos parecidos. Então, se o pobre é burro o suficiente para ter muitos filhos e condenar toda a sua descendência à miséria, é uma escolha dele! Com o tempo, as famílias iriam aprender que, se querem que seus descendentes tenham uma vida melhor, precisam ter menos filhos e os educar mais. Mas deve ser opção de cada um, não algo imposto. O grande problema é que uma massa de gente miserável tende a ser irracional e apoiar políticas estatistas. Então, talvez as pessoas que defendem o liberalismo devessem se unir (espontaneamente) para garantir que o filho do pobre vá para a escola e que o pobre tenha assistência para o planejamento familiar. Em existindo um estado, é menos mal que ele crie um programa como o bolsa família, mas o valor deveria diminuir com o número de filhos, não aumentar.
Pelo que eu sei o governo não mantem nda,então pra precisa de dinheiro (impostos) , do meu ponto de vista isso é uma forma de acumularem capital para ser gasto em coisas inuteis,como contratos,salários,mercado capital,enfim se privatizar tudo de forma que cada empresa cuide do seu,praticamente não precisaria de governo (digo praticamente pk o governo só ia ter a função de fiscalizar tais empresas) , desse modo,não teria impostos e dinheiro a mais no mercado,de fato seria um pais bem mais livre,mais pelo que sei,nenhum pais é assim....enfim Rafael tens toda razão,ser anarquista é bem melhor,ótimo video,abraços
Fala sobre karl marx
+BodeExpiatório V Viu o video do Nando Moura também?
sim
vi o documentário e artigo mas o livro ainda não.
NÃO
Finlândia mudou muito em 2018? Porque nos debates com meus professores socialistas eles vivem citando ela... Vou pesquisar mais sobre, mas se alguma alma bondosa quiser me ajudar.
Oi Rafael, gostei do seu video muito interessante.Moro na Suécia desde 2000 e amo este sistema que nós temos aqui.O governo tira 30% do meu sálario todo mês (imposto) mas eu sei pra onde vai esse dinheiro e isso é muito positivo.Estou à sua disposição para quaisquer esclarecimentos ou até mesmo enviar videos da minha "vida na Suécia", enfimcomo é morar num país social democrático.
Olá! Gostaria de falar algumas coisas sobre seu vídeo, se me permite a intromissão. Você fez uma análise bem legal sobre vários pontos importantes, principalmente sobre essa questão da presença do Estado e do liberalismo econômico daqui. Mas sobre a questão da renda básica que os jornais brasileiros publicaram, gostaria de explicar melhor. Esta é uma discussão muito antiga por aqui e, até agora, não existe absolutamente nenhuma garantia de que isso vá acontecer. Para começar nem mesmo toda a população é favor de que o governo pague uma renda universal. A grande maioria é a favor que uma renda mínima seja paga a cidadãos que tenham renda total de até um determinado valor. Outra coisa é que todos estão falando sobre isso no Brasil como se já houvesse uma decisão a respeito, quando não há. O governo encomendou uma pesquisa para definir valores que permitam que ele faça um projeto piloto com 8 mil cidadãos. Essa pesquisa será entregue em novembro de 2016 e, dependendo do resultado, o projeto piloto entrará em vigor por um ano em 2017. A pesquisa irá exatamente verificar quais os benefícios poderiam ser cortados se um renda básica fosse paga entre 500 e 700 euros por mês. Mas o próprio governo não acredita que será possível pagar um valor alto o suficiente paa acabar com todos os benefícios e com toda a burocracia. É economicamente impossível fazer isso agora. Caso, ao final de 2017, seja constatado que o projeto piloto deu certo, ou seja, que ele incluiu as pessoas que receberam o dinheiro melhor na sociedade, que as pessoas usaram o dinheiro para movimentar a economia e se aprimorar de alguma forma, seja estudando, seja aceitando fazer trabalhos temporários, aí sim, o governo irá preparar um projeto para ser apresentado ao parlamento que poderá demorar de um até dois anos para ficar pronto, pois junto com ele, toda uma reforma do sistema de seguridade social deverá ser feita. Para concluir, se tudo der cert e esse projeto sair, ele ainda terá de ser votado e aprovado, ou seja, não existe absolutamente nada de concreto sobre isso. Esse assunto nem saiu nos jornais daqui como saiu por aí, ele está sendo supervalorizado. A matéria saiu primeiro no The Independent UK, uma jornalista brasileira traduziu e adicionou umas coisas que não sei de onde ela tirou e virou uma bola de neve. Só queria esclarecer isso. Obrigada.
Gostei de você falando de economia mundial!
Combinou bem, falando de Finlândia com um poster do Nightwish de fundo.... hehe
Rafael, se a Finlândia é um país relativamente economicamente livre, por que ainda não se recuperou da crise de 2008?
+Victor Badra Muniz Porque eles primeiro adotaram liberdade econômica e se enriqueceram e depois entraram no welfare-state, onde estagnaram. O que eles erraram foi taxar demais a população, o que zerou o crescimento.
+Victor Badra Muniz vê a "curva de laffer" e o '' peso morto dos impostos'' que você vai entender melhor oque o Rafael falou.
+Victor Badra Muniz Se um dia alguém disser que os Países Nórdicos são Socialistas, vc entendera da maneira mais engraçada.
Já fiquei um tempo em Helsink e posso afirmar, 1000 euros lá é para sobreviver só! Tipo 1 salário mínimo no Brasil.
+Rafael Costa com um minimo aqui só sobrevive quem tem pai e mãe ajudando ou vive em uma favela.
É mais ou menos isso em Helsink cara, é absurdamente caro! Principalmente comida. Vai viver capengando em quartinho alugado no apartamento de alguém em lugar afastado, já que lá não tem favelas
Como funciona o serviço de saúde na Finlândia?
Diferença entre Finlândia e o Brasil, é que a Finlândia tem uma porcentagem do PIB maior em impostos do que o Brasil, e os impostos da Finlândia são na sua grande maioria diretos e progressivos, ou seja, sobre renda, propriedade, circulação de capitais, rendimentos, dividendos e lucros, o que faz com que os que tem mais paguem mais, enquanto no Brasil a grande maioria dos impostos são indiretos e regressivos, ou seja, incidem sobre a cadeia de produção e consumo fazendo com que os ricos possam transferir para o consumidor final de produtos de primeira necessidade, como comida, vestuários, higiene pessoal, etc. Além disso, na Finlândia é proibido serviços de primeira necessidade pública, como educação e saúde, serem oferecidos por qualquer iniciativa privada, os que ganham mais pagam mais impostos e essa grana vai para um mesmo padrão de serviço que todos tem indiscriminadamente, independente da diferença de renda entre si. E mais do que isso, os sindicatos tem total liberdade de organização política para seus trabalhadores, o que lhes dá mais poder sobre seus patrões e os salários acabam sendo distribuídos sem discrepâncias substanciais.
Mano, faz vídeo sobre expansão islâmica na europa.
isso resultara em mais impostos!
a minha unica duvida e se aquele lutador mi apaga?
No anarcocapitalismo, se a "sociedade" quisesse firmar um contrato com um outro país, alianças ect Quem iria "nos representar"? Por exemplo para assinar o contrato?
+iBOSS ProBR Ninguém, isso não teria nem como acontecer.
+Ideias Radicais Então quer dizer que seríamos meio isolados do resto do mundo?
+iBOSS ProBR Não. A Suiça não é aliada de ninguém e está MUITO longe do isolamento.
+Ideias Radicais Ah, entendi, obrigado!
+Daniel Ribeiro Fica a pergunta, o que a Somália tem de capitalista? É uma nação em guerra a mais de uma década e com um monte de milicia querendo o poder, onde tem alguma coisa de AnarcoCapitalismo lá? a falta de estado? pq a união africana que comanda o país.
não fala assim do meu Rampage rapaz, ta velhinho haha ótimo video
E a ideia inicial era o "Fome Zero", que seria dar comida para as pessoas. Mas o pessoal convenceu o Lola q seria impossivel fazer isso e, então criaram o "Bolsa Família". kkk
Estive na Estônia esse ano. Maravilha de lugar!
O que voce achou da aparição do Marx no AC Syndicate?
Vc poderia fazer um vídeo relacionando o capitalismo com o problema da superpopulação mundial. Seria o livre mercado sustentável sem um crescimento constante da população ou até mesmo com a redução dela, o que seria o ideal, ou esse problema é, como todos, "mérito" do estado?
olá Rafael VC poderia falar um pouco sobre o golpe suave ? isso seria bom aki pros brasileiros ou nem pensar nisso?
EU VIM ESPERANDO UMA CRÍTICA
Sugestão: faz um video sobre a Australia!
Então esses países não são social-democratas? Só são liberais com impostos altos? Achei que o Welfare State fosse coisa de social-democracia...
Fala um pouco da escola austríaca , como ela surgiu e pq a maioria dos países n está seguindo ela , mesmo sabendo que keynesianismo n leva a lugar algum?
Idéias Radicais
O estado inexistente é de fato possível ?.
Se extinguirmos o estado o povo não colocaria outro no lugar ?.
mas isso é bom? o dinheiro não vai sair dos impostos logo isso é ruim?
+Ivan Lanza Tudo que o estado gasta é roubado e imoral. Esse caso é menos pior, mas ainda é um lixo.
Cara ficou um ruído grave nesse vídeo terrível, tirou a concentração , fique atento a isso.
Vc poderia fazer um jogo de tabuleiro de argumentação.... oke acha?
Dúvida, o que acha da união europeia?
Faz um video sobre "falhas de mercado" como uma justificativa para intervenção governamental
Estou estudando para onde me mudar. Não gosto do Brasil, e já vivi 14 anos nos EUA, quero tirar minha cidadania Italiana e me mudar de preferência para um país onde se fala Inglês. Qual em sua opinião seria o melhor país? Penso muito em Nova Zelândia, Austrália, Canadá ou Inglaterra. Sou formado em Administração de Empresas e Contabilidade, no Brasil. Tenho especialização nos EUA, e estou agora me formando em pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços pelo Mackenzie. Sou fluente em Inglês e Espanhol. Infelizmente os EUA não é mais uma opção. O que você me aconselha? Ah...tenho 10 anos de experiência comprovada como administrador hospitalar na área de psiquiatria e no Brasil tenho uns 12 anos na área hoteleira. Obrigado,
Paulo Barretto Austrália
Você frequenta o Forum Hardmob por acaso Rafael? Abraços!
rafael faz algum videos sobre os paises mais livres do mundo!
faz um video sobre o fato da china cancelar a lei de único filho afins de dobrar o pib até 2020
eae Rafael beleza ? já vi algumas camisetas suas de liberalismo etc. onde vc arruma? abç
Você nem eu somos mãe Diná, mas a economia funciona assim: se todo mundo tem 10000 euros por mês, eu que produzo 50 mil euros por mês vou comprar tudo que eu achar que vale a pena supraprecificado. Por quê? Porque eu posso. Se faltar para alguém, não será para mim...
Isso não traz igualdade. Mas certamente vai garantir que aquele reclamao que martela em cima da desigualdade insista que não bastam 10000 euros.
O fato é: na economia, as pessoas tendem a sair de um estado de perrengue pouco produtivo para melhor com a experiência, mas na hora de regredir a qualidade de vida, ou investem num trabalho melhor e novo, ou choramingam para o estado
Estoniano é mesmo parecido com Finlandês? Achava que fosse bem diferente.
Pensei que o Estoniano fosse uma derivação de uma forma primitiva do idioma húngaro.
Rafael , no fim do video voce comentou que o PIB deve crescer em relacao as pessoas que entram no mercado de trabalho. Nao deveria crescer em relacao ao saldo das pessoas que entram e sai do mercado de trabalho?
Rafael , vc é a favor de que as escolas ensinassem economia austríaca?
Rafael novinho....rsrsrs
..gracinha...pegava
Tá a msm coisa.
Fui doutrinado desde sempre haha pode passar uma espécie de passo a passo de como eu posso reverter isso? seus vídeos ajudam muito! queria tipo uma ordem ou um lugar por onde começar
+Murilo Silva (Spoonn) é só assistir os vídeos dele, na verdade as bases do socialismo são muito fracas, por isso ninguém mais leva a sério isso, mas assiste vários vídeos dele do início que é o suficiente.
+Assassins Creed Domination Cuidado com o AC Syndicate kkk falando 'bem' do Marx...
SuperMr522 kk a não eu to vacinado contra isso rsr, ainda bem que parei de jogar AC no black flag rsrs
Aí Rafael, faz um vídeo indicando livros!
mas continua dando educação, saúde e segurança??
eu só tenho uma duvida, o que torna uma economia liberal? é somente baixando os impostos?
+Jonathan Carraschi Diminuindo e simplificando carga tributária, acabar com leis de monopólios/oligopólios, extinguir impostos de importação/exportação, reduzir regulações trabalhistas, etc. Qualquer coisa que tire a ação do governo da economia.
gabriel santos entendi... acho atraente a ideia do livre mercado, mas será que mesmo assim não formariam monopólios no mercado, com os grandes fundindo fundindo com os pequenos e assim acabando com a concorrência? e com relação ao imposto de importação, ele realmente protege o mercado interno?
O Rafael inclusive tem um vídeo sobre a questão dos monopólios. O caso é que se não há coerção impedindo novas empresas que entrar no mercado, monopólios não seriam viáveis, ou mesmo que existissem, não teriam poder. Mesmo que eu alcançasse um monopólio, no dia em que abusar disso e elevar meus preços ou piorar a qualidade dos meus produtos, qualquer um poderia entrar no mercado fornecendo um produto que agradasse mais ao clientes, e assim faria fortuna. Você poderia fazer isso. E na questão dos impostos de importação... ele protege as empresas nacionais, mas não significa que isso seja bom. Empresas não devem estar protegidas, elas devem estar sempre sob os riscos do mercado para ter que oferecer bons serviços/produtos se quiserem continuar sobrevivendo. No dia em que os consumidores não podem mais comprar celulares importados facilmente, as empresas nacionais vão poder oferecer serviços mais caros ou de pior qualidade sem perder parte considerável da clientela. Restrições à importação é um exemplo de ações governamentais que podem resultar em monopólios, principalmente em países pequenos.
valeu pela explicação, assim fica mais claro. tudo em nome da qualidade e do baixo preço..
+Jonathan Carraschi Sobre monopólios basta olhar os exemplos aqui no Brasil, já parou para contar a qtde de redes varejistas que existem? Casas Bahia, Magazine Luiza, Benoit, Fast, Fnac e muitas outras q estou esquecendo. Não esquecendo das redes regionais, como a Rede Lar e Lojas Quero Quero aqui no sul. Estou pensando só em redes que vendam pelo menos eletrônicos e linha branca. Agora, olha para a rede bancária e telecomunicações.A variedade é baixissima, neste outros setores e por um único motivo. ESTADO. No varejo não há regulação nestes outros tem.
aaaaaaiiii aiiiiii por onde começar a te explicar?
Faz um vídeo falando sobre o welfare state.
Rafael eu gostaria de fazer uma pergunta que não tem nada a ver com o vídeo mais estava me incomodando . é sobre a justiça no anarco capitalismo. quem defenderia os direitos das crianças.
Rafael depois faz um vídeo explicando o que é isso que vc fala de Welfare State.
+Fernando Souza Estado de bem estar social. Acontece na maioria da europa e sai de niveis como o grego, BEM intervencionista a mais liberais como esse finlandes que tem um liberdade economica alta.
é basicamente o estado tentando acumular muito dinheiro com livre mercado e distribuindo na forma de serviços para população
Bacana esses conceitos.
Faz um vídeo sobre o Bolsa Família.
12:22 é um terço ou é o triplo?
Vim de 2019 para dizer... Parece que está dando certo sim.
Rafael, o nando Moura fez um vídeo sobre Karl Marx agora pouco. É verdade? aonde posso achar as fontes?
otimo video! alias gostei do post do Nightwish :)
Você devia focar nisso nos seus vídeos " resumir informação com qualidade e conteúdo" , nesse vídeo você brilhou .Sinceramente não curto aqueles vídeos extremistas de anarcocapitalismo (eu olho e penso é a Marilena Chauí ao contrário...) , fim do estado etc ,etc
fale a noruegua !!!
Politico deve ser como na Suécia ter outro emprego e não receber salário algum só porque é Politico
aqui Deputado ganhando mais de R$ 30 mil fora os roubos
Vídeo muito bom!
Fala sobre a fosfoetalamina
Corrupção ai kkkkk nunca ouvi falar aqui o Hino nacional já é aquela música é tudo debaixo do pano pra ninguém saber
Sou de esquerda mas concordo com você. Abraço de Portugal.
A Finlândia possui sua tributação concentrada em impostos indiretos(impostos sobre os bens) e uma carga "enxuta" de impostos diretos - As empresas e os capitalistas em geral não são punidos com a mesma alta carga tributária que recai sobre as empresas daqui. Aliás, é isso o que acontece com todos os países escandinavos. Tudo lá não passa de um socialismo bem arquitetado - com os capitalistas bancando tudo devido aos baixos impostos diretos.
socialismo com capitalistas bancando tudo? como é isso? Até aonde eu sei, no socialismo, não existe propriedade privada, livre mercado e etc. Acho que distorceram o conceito de socialismo.
socialismo com capitalistas bancando tudo? como é isso? Até aonde eu sei, no socialismo, não existe propriedade privada, livre mercado e etc. Acho que distorceram o conceito de socialismo.
Bolsa Familia sim é o que você afirmou, só que cite ai uma solução mas eu quero uma solução pra já ! Socialismo eu to por dentro que não funciona coisa nenhuma custo de vida no Brasil é algo pior que existe aqui se paga-se impostos pra caramba e nada absolutamente nada de bom ! O Rio de Janeiro é o Hell e São Paulo está caminhando pra mesma situação
Cara. Eu concordo bastante com reduzir o poder do estado, mas não vejo como o anarquismo resolveria os problemas da pobreza. Eu acho que o papel do estado deveria ser garantir o básico da vida das pessoas, e de resto deixar o mercado livre. O que você tem a dizer?
Agora imagina um Marxista. Entrega para ele crítica de Marx para ele ler e abrir a mente dele. Ele é Marxista, porque ele lê apenas Marx. Quando vai mudar a literatura, lê Lenin, e outro pessoal revolucionário. Quando não lê clássicos da literatura, vai em blogs marxistas e de pessoas "revolucionárias". Ora, é óbvio que uma pessoa que só lê Marx vai virar marxista! O ideal é alguém que lê 50% Marx e 50% as críticas de Marx e outras perspectivas, pois, depois de ler tudo isso, ele poderá dizer que escolheu Marxismo. E compreende as críticas de Marx e os pontos fracos do Marxismo. Agora aplica essa boa prática na sua vida e lê a crítica do Anarco Capitalismo e o papel do Estado na Sociedade, não na economia. Estude a crítica. Depois disso, se ainda for Anarco Capitalista, terá o direito de defender sua ideologia. OBS: Não existe Fiorde na Finlândia.
Já gostei dos primeiros 15 segundos. Também adoro o anarquismo. Mas só entendo colo utopia. Não seria?