Faaala, Rodrigo... Assisto aos seus vídeos com frequência. Parabéns pelo trabalho! No Brasil, a Instrução Normativa n° 14, de 08 de fevereiro de 2018, já define esses termos e as exigências para que um vinho leve no rótulo as designações "Reserva", "Gran Reserva", etc. Tomara que eu tenha contribuído. Vlw, abraço.
Rodrigão vc tem ótima didática transformando esse mundo fantástico dos vinhos acessível a nós pobres mortais. Por favor continue nos " brindando" 🙄🙄😏com seu conhecimento. Obrigado cara. Grande abraço e muitos vinhos. Pra vc e equipe. 🍷🍷 Cheers mate.👍👍👏👏
Está aí uma boa possibilidade de negócio : certificação de vinho. Eu conheço bem isso nos Estados Unidos em relação a carros antigos, existem empresas que certificam determinados modelos e marcas, e cobram uma taxa por isso. Aqui no Brasil havia (ou ainda há, não sei...) uma certificadora para produtos orgânicos. Alguém empreendedor pode criar uma start-up nesse sentido. Só não me venham falar que o governo precisar regulamentar isso...
Mais uma bela aula, Rodrigo! Seria bem interessante os produtores sul-americanos buscarem junto aos órgãos competentes a regulamentação destes termos. Iria valorizar ainda mais os seus produtos.
Rodrigo, você não falou sobre o termo Reserva em outras regiões do novo mundo, como Austrália, Africa do Sul e EUA, se for possível comentar sobre essas regiões seria ótimo. Parabéns pelo vídeo, extremamente explicativo e didático!
Rodrigo! Parabéns pelo seu canal, tenho iniciado no fantástico mundo dos vinhos e os teus vídeos são exatamente o que eu procurava pra entender de forma descomplicada tudo que sobre esse universo. Comprei um vinho da uva Mencía, poderia gravar um vídeo falando dela por favor? Sucesso e obrigada!
Fala Rodrigo , tudo bem irmão?! Me diz uma coisa: No processo do envelhecimento do vinho, o descanso no barril de carvalho vem após o processo de fermentação antes de ser engarrafado?
Oi Rodrigo, td bem? Aqui em casa estamos começando a engatinhar no mundo dos vinhos. Já me inscrevi nos seus 2 cursos, já comecei as aulas e estou assistindo vários vídeos aqui tbm. Fiquei com uma dúvida: um dos nossos vinhos prediletos são os da vinícula chilena Tarapacá e geralmente tomamos o Reserva e o Gran Reserva, pois são um pouco mais acessíveis. O q vc acha desses vinhos? Vale o preço? Sempre procuro comprar em promoções, mas o preço médio do Reserva é 70,00 e do Gran é 100,00. Tem algum outro vinho nessa faixa de preços q seja diferente no paladar pra indicar? Adoro seu canal!
Olá Rodrigo, tudo bem. Parabéns por mais um excelente vídeo. Aprendo muito com o canal. Como sou um aprendiz ávido por informação, ficava sempre na dúvida de por que alguns vinhos franceses receberem a palavra château no rótulo, e imaginava que certamente nao seria apenas uma questão de traduçao literal para castelo. Acho que poderia dar uma aula para todos nós sobre o tema, o que acha. Conte-nos sobre a história dos chateaux franceses e seus grandes vinhos. Grande abraço e obrigado.
Olá, Willie! A palavra château é utilizada para "rotular" as vinícolas antigas de Bordeaux. Vamos fazer o possível para fazer um vídeos sobre isso. Abraços
Rodrigo, gostaria de saber quando é que um vinho morre ou estraga , como fica no paladar,, vira vinagre , um tipo de licor ou cria borras ,??? E se vc já provou um do tipo , valeu um abraço..
Rodrigo, qual a diferença entre "Reserva" e "colheita selecionada" Vi numa loja um bairrada Reserva e vi um outro vinho português "colheita selecionada" . A diferença está apenas na colheita das uvas ou tem outras diferenças mais marcantes? Aproveito para agradecer a partilha do saber. Estou aprendendo muito contigo! Abraço!
Parabéns pelo vídeo e pelo canal Rodrigo!!! Conheci recentemente e estou gostando muito do conteúdo. Gostaria de deixar como sugestão um vídeo falando sobre o ciclo de vida do vinho, como e quando atinge o auge e o que define o tempo para chegar lá.
Rodrigo boa tarde eu assisto todos os seus vídeos é legal da forma que vc explica sobre os vinhos eu particularmente adoro vinho tanto é que por alguns anos eu através de uma reportagem sobre produção de vinhos artesanal eu comecei a produzir em casa e isso se tornou através de livros da embrapa uva e vinho de Bento Gonçalves e doutro cursos que acabei fazendo on line, olha que eu sou do litoral de São Paulo mas consegui produzir alguns vinhos tanto o tinto como o branco e o Rose, gostaria de saber uma opinião sua eu hoje estou com 50 litros de vinho elaborado com a uva Merlot que iniciei a vinificação em março e devo engarrafar em meados de novembro, me tira uma dúvida como eu moro em apartamento e não tenho condições físicas para que após novembro armazenar uns 30 litros em barril pensei em armazenar em um garrafão e fazer o uso de clipes ou (lascas) de Carvalho francês por seis meses , eu li sobre o assunto é vi já tem vinícolas adotando esse processo o que vc acha , e findado esse procedimento poderei dar o nome de reserva, grato e um grande abraço
Americo, parabéns pela sua coragem de produzir vinhos! Não recomendamos colocar o nome de Reserva, pois existem algumas regras da legislação que precisam ser seguidas. Abraços 🚲🍷
Posso estar enganado, mas o termo Reservado em muitos rótulos não indica que são vinhos de entrada das vinícolas? Vinhos mais simples, com grande escala de produção, sem passagem por barrica ou envelhecimento em garrafa e tornando-os mais baratos em relação aos demais?
Olá Rodrigo, as vezes e por alguns anos venho tomando vinhos mas não sou um entusiasta. Teria algum clube do vinhos de bicicleta quer seria melhor para inisciantes que queira aprender sobre tipos de uvas e sentidos dos vinhos?
Olá, Mauro! Ficamos muito contentes que esteja interessado em aprender mais. Sobre nosso Clube de Vinhos, elaboramos 3 seleções: Liberté, Fraternité e Révolution. A mais indicada para você seria a Liberté, ela foi pensada justamente para quem está começando a degustar vinhos. Você receberá em casa todo mês duas garrafas e uma cartinha contando a história do vinho e suas características principais. Acesse nosso site e confira: vinhosdebicicleta.com.br/clube Se você quiser aprender ainda mais, lançaremos nesta quarta-feira (27/06), o curso de vinhos online, ministrado pelo sommelier Rodrigo Ferraz. Assista ao próximo vídeo na quarta e confira como garantir sua vaga! Abraços
Vinhos de Bicicleta olá sou o cantor e compositor Gato Amarelo e vim lhe desejar um maravilhoso dia junto com um pouco da minha arte: Música O que eu faço pra gente voltar - Meu coração esta partido em milhares de pedacim, hoje sou tão solitario por que vivo pensando em você,o momento em que você partiu foi o mais doloroso da minha vida,desde que você se foi minha história nunca mais foi a mesma. e vou aproveitar a oportunidade e lhe convidar para vim ouvir essa música
Otimo vinho, ops video Rodrigo ! Como identificar o potencial de guarda de um vinho pelo seu rotulo ? Há tipos de vinhos mais/menos propensos para este fim ?
Olá, Carlos! Essa informação não vem na garrafa. São as características do vinho que dizem se ele é ou não de guarda: a variedade da uva, passagem em barrica, teor alcoólico, taninos etc.
Muito bom vídeo!!! Muito conteúdo! Porém fica um comentário: acredito que a nomenclatura reservado seja utilizada por varias vinícolas chilenas para enaltecer e melhor comercializar seus vinhos aqui na América do Sul pois não só a Concha como a Santa Helena e Santa Carolina também usam essa nomenclatura em seus vinhos de entrada! Abraço
Olá, eu sei que os vinhos de guarda eu posso comprar e guardar sem pressa para consumir, mas e os vinhos jovens, por quanto tempo eu posso guardar? Eu nunca observei mas tem data de validade?
Faz e muito! O vinho regula o colesterol e a diabetes, diminui a pressão arterial e o risco de problemas cardíacos, reduz as chances de depressão e de algumas doenças cognitivas.
Eu não sei se é influência dos vídeos, mas essa semana tomei 1 garrafa por dia tentando identificar as características de cada uva kkkkkkk
Que bom que está curioso, mas melhor ainda é dividir uma garrafa com amigos ;)
Uma garrafa por dia! Oh loco bicho
É a quarentena 😜
Ja deve ta no AA agora em 2021 kkk
Quanta riqueza de informações em apenas -10 minutos. 1000 likes e 10000 compartilhamentos em minha page Wine & Barbecue.
Melhor canal que achei sobre vinhos e serviços, até agora. Parabéns.
Muito obrigado, Ronis!
Verdade!
Alem do bom conteudo, nada enjoativo!
Muito bom, mesmo!
Cara eu adoro seus videos, na real eu descobri um mundo novo por conta deles. Obrigado.
😉
Adoro sua profissão 😂😂😂. Sempre finaliza com vinho 🍷
Faaala, Rodrigo...
Assisto aos seus vídeos com frequência. Parabéns pelo trabalho!
No Brasil, a Instrução Normativa n° 14, de 08 de fevereiro de 2018, já define esses termos e as exigências para que um vinho leve no rótulo as designações "Reserva", "Gran Reserva", etc. Tomara que eu tenha contribuído. Vlw, abraço.
Parabéns pelo vídeo! Nunca vi alguém explicando as denominações dos outros países, sempre muito esclarecedor!
Apaixonada por essa barba 🧔😍🥰
Rodrigão vc tem ótima didática transformando esse mundo fantástico dos vinhos acessível a nós pobres mortais. Por favor continue nos " brindando" 🙄🙄😏com seu conhecimento. Obrigado cara. Grande abraço e muitos vinhos. Pra vc e equipe.
🍷🍷 Cheers mate.👍👍👏👏
Muito obrigado, Djimis! Estamos sempre trabalhando para trazer conteúdo de qualidade pro canal. 🍷🍷
Maravilha!!!! 👏👏👏👏
Está aí uma boa possibilidade de negócio : certificação de vinho. Eu conheço bem isso nos Estados Unidos em relação a carros antigos, existem empresas que certificam determinados modelos e marcas, e cobram uma taxa por isso. Aqui no Brasil havia (ou ainda há, não sei...) uma certificadora para produtos orgânicos. Alguém empreendedor pode criar uma start-up nesse sentido. Só não me venham falar que o governo precisar regulamentar isso...
Mais uma bela aula, Rodrigo! Seria bem interessante os produtores sul-americanos buscarem junto aos órgãos competentes a regulamentação destes termos. Iria valorizar ainda mais os seus produtos.
Que canal ótimo
Rodrigo, você não falou sobre o termo Reserva em outras regiões do novo mundo, como Austrália, Africa do Sul e EUA, se for possível comentar sobre essas regiões seria ótimo. Parabéns pelo vídeo, extremamente explicativo e didático!
Olá, Carlos! Vamos tentar explicar mais sobre eles ;)
Canal muito bom! Conseguindo aos poucos ir aprendendo a apreciar graça a você 👏
Rodrigo! Parabéns pelo seu canal, tenho iniciado no fantástico mundo dos vinhos e os teus vídeos são exatamente o que eu procurava pra entender de forma descomplicada tudo que sobre esse universo. Comprei um vinho da uva Mencía, poderia gravar um vídeo falando dela por favor? Sucesso e obrigada!
Que legal, Diandra! Vamos fazer o possível para falar dessa uva ;)
Abraços
Reservado é o chamado "engana leigo "
Ótimo significado! Rsrs
Fala Rodrigo , tudo bem irmão?! Me diz uma coisa: No processo do envelhecimento do vinho, o descanso no barril de carvalho vem após o processo de fermentação antes de ser engarrafado?
a barba tá crescendo, heim!!
Oi Rodrigo, td bem?
Aqui em casa estamos começando a engatinhar no mundo dos vinhos. Já me inscrevi nos seus 2 cursos, já comecei as aulas e estou assistindo vários vídeos aqui tbm. Fiquei com uma dúvida: um dos nossos vinhos prediletos são os da vinícula chilena Tarapacá e geralmente tomamos o Reserva e o Gran Reserva, pois são um pouco mais acessíveis. O q vc acha desses vinhos? Vale o preço? Sempre procuro comprar em promoções, mas o preço médio do Reserva é 70,00 e do Gran é 100,00. Tem algum outro vinho nessa faixa de preços q seja diferente no paladar pra indicar? Adoro seu canal!
Muito bom o vídeo... Quero experimentar essa alquimia com "aromas terciários de produção"... ;)
Ansiosa pelo curso! 😍
Rodrigo parabéns pelo vídeo, mas gostaria de dar uma sugestão de vídeo: grave algo falando de utensílios usados no mundo do vinho. Abraços
Ótima ideia!
Vinhos de Bicicleta quero comprar acessórios
Então a maturação em garrafa seria para amenizar os taninos, enquanto que em barrica o vinho só ganha complexidade?
Mano, inveja dessa barba ai hehe. Excelente canal, abraço.
Olá Rodrigo, tudo bem. Parabéns por mais um excelente vídeo. Aprendo muito com o canal. Como sou um aprendiz ávido por informação, ficava sempre na dúvida de por que alguns vinhos franceses receberem a palavra château no rótulo, e imaginava que certamente nao seria apenas uma questão de traduçao literal para castelo. Acho que poderia dar uma aula para todos nós sobre o tema, o que acha. Conte-nos sobre a história dos chateaux franceses e seus grandes vinhos. Grande abraço e obrigado.
Olá, Willie!
A palavra château é utilizada para "rotular" as vinícolas antigas de Bordeaux. Vamos fazer o possível para fazer um vídeos sobre isso.
Abraços
Rodrigo, gostaria de saber quando é que um vinho morre ou estraga , como fica no paladar,, vira vinagre , um tipo de licor ou cria borras ,??? E se vc já provou um do tipo , valeu um abraço..
QUERO OUVIR SOBRE O VINHO DA UVA AGLIANICO
Rodrigo, qual a diferença entre "Reserva" e "colheita selecionada" Vi numa loja um bairrada Reserva e vi um outro vinho português "colheita selecionada" . A diferença está apenas na colheita das uvas ou tem outras diferenças mais marcantes?
Aproveito para agradecer a partilha do saber. Estou aprendendo muito contigo! Abraço!
agrego muito conhecimento ao assitir vinhos de bicicleta.
Gratidão pela Aula..
Boa noite, quando terá novamente curso online?
Uma aula de conhecimento 👏👏👏
;D
Parabéns pelo vídeo e pelo canal Rodrigo!!! Conheci recentemente e estou gostando muito do conteúdo.
Gostaria de deixar como sugestão um vídeo falando sobre o ciclo de vida do vinho, como e quando atinge o auge e o que define o tempo para chegar lá.
Anotado!
Parabéns xará. Mto bom
Valeu!
E quando não tem nada escrito? Se é reserva ou reservado, como faz?
Rodrigo boa tarde eu assisto todos os seus vídeos é legal da forma que vc explica sobre os vinhos eu particularmente adoro vinho tanto é que por alguns anos eu através de uma reportagem sobre produção de vinhos artesanal eu comecei a produzir em casa e isso se tornou através de livros da embrapa uva e vinho de Bento Gonçalves e doutro cursos que acabei fazendo on line, olha que eu sou do litoral de São Paulo mas consegui produzir alguns vinhos tanto o tinto como o branco e o Rose, gostaria de saber uma opinião sua eu hoje estou com 50 litros de vinho elaborado com a uva Merlot que iniciei a vinificação em março e devo engarrafar em meados de novembro, me tira uma dúvida como eu moro em apartamento e não tenho condições físicas para que após novembro armazenar uns 30 litros em barril pensei em armazenar em um garrafão e fazer o uso de clipes ou (lascas) de Carvalho francês por seis meses , eu li sobre o assunto é vi já tem vinícolas adotando esse processo o que vc acha , e findado esse procedimento poderei dar o nome de reserva, grato e um grande abraço
Americo, parabéns pela sua coragem de produzir vinhos! Não recomendamos colocar o nome de Reserva, pois existem algumas regras da legislação que precisam ser seguidas. Abraços 🚲🍷
Outro, parabéns pelo canal
Posso estar enganado, mas o termo Reservado em muitos rótulos não indica que são vinhos de entrada das vinícolas? Vinhos mais simples, com grande escala de produção, sem passagem por barrica ou envelhecimento em garrafa e tornando-os mais baratos em relação aos demais?
Olá, Felipe! As vinícolas podem usar esse termo com esse propósito, mas não existe uma organização que realmente investigue isso.
Olá Rodrigo, as vezes e por alguns anos venho tomando vinhos mas não sou um entusiasta. Teria algum clube do vinhos de bicicleta quer seria melhor para inisciantes que queira aprender sobre tipos de uvas e sentidos dos vinhos?
Olá, Mauro! Ficamos muito contentes que esteja interessado em aprender mais.
Sobre nosso Clube de Vinhos, elaboramos 3 seleções: Liberté, Fraternité e Révolution. A mais indicada para você seria a Liberté, ela foi pensada justamente para quem está começando a degustar vinhos. Você receberá em casa todo mês duas garrafas e uma cartinha contando a história do vinho e suas características principais.
Acesse nosso site e confira: vinhosdebicicleta.com.br/clube
Se você quiser aprender ainda mais, lançaremos nesta quarta-feira (27/06), o curso de vinhos online, ministrado pelo sommelier Rodrigo Ferraz. Assista ao próximo vídeo na quarta e confira como garantir sua vaga!
Abraços
Então um reserva do velho mundo seria um vinho mais elaborado e interessante do que um reserva do novo mundo?
Vinhos de Bicicleta olá sou o cantor e compositor Gato Amarelo e vim lhe desejar um maravilhoso dia junto com um pouco da minha arte: Música O que eu faço pra gente voltar - Meu coração esta partido em milhares de pedacim,
hoje sou tão solitario por que vivo pensando em você,o momento em que você partiu foi o mais doloroso da minha vida,desde que você se foi minha história nunca mais foi a mesma.
e vou aproveitar a oportunidade e lhe convidar para vim ouvir essa música
reservado tem em varias marcas, é tudo fake então!?
Otimo vinho, ops video Rodrigo ! Como identificar o potencial de guarda de um vinho pelo seu rotulo ? Há tipos de vinhos mais/menos propensos para este fim ?
Olá, Carlos! Essa informação não vem na garrafa. São as características do vinho que dizem se ele é ou não de guarda: a variedade da uva, passagem em barrica, teor alcoólico, taninos etc.
Vinhos de Bicicleta vcs podiam fazer um video sobre isso 😁
Muito bom vídeo!!! Muito conteúdo! Porém fica um comentário: acredito que a nomenclatura reservado seja utilizada por varias vinícolas chilenas para enaltecer e melhor comercializar seus vinhos aqui na América do Sul pois não só a Concha como a Santa Helena e Santa Carolina também usam essa nomenclatura em seus vinhos de entrada! Abraço
Olá, Débora! Sim, eles usam com essa finalidade, mas a nomenclatura não é oficial.
Sim sim. Entendo que não seja oficial. Quis dizer que usar a palavra reservado não é exclusivo da Concha Y Toro. Abraço e Obrigada!
É possível harmonizar vinhos e tabaco (charuto, cachimbo, etc.)? Se sim, como?
Cohiba nr 5 com um porto vintaje
É o meu gosto ,no inverno entao sentado minha lareia, para mim é a felicidade total
Abraço🇵🇹
Vc indica algum vinho da concha y toro,Rodrigo?
Indicamos comprar vinhos em nossa loja rsrs
Olá, eu sei que os vinhos de guarda eu posso comprar e guardar sem pressa para consumir, mas e os vinhos jovens, por quanto tempo eu posso guardar?
Eu nunca observei mas tem data de validade?
Olá, Clesio! Os vinhos mais leves, do dia a dia, podem ser consumidos em até 3 anos, em média.
Será que existem projetos de lei para regulamentar a classificação dos vinhos brasileiros?
Sei que existe a certificação do Vale das Uvas Goethe, mas é algo no sentido de garantia de origem do que de regras para classificação de guarda.
Gostei muito do vídeo.
Qual o nome deste vinho que vc tomou?
Esse do vídeo é o Domus Dei.
Bom dia... Também quero saber sobre as inscrições para o curso.
Abraço.
Olá, Rafael. Falaremos sobre isso no próximo vídeo ;)
Rodrigo eu tenho uma pergunta vinho faz bem pra saúde ?
Faz e muito! O vinho regula o colesterol e a diabetes, diminui a pressão arterial e o risco de problemas cardíacos, reduz as chances de depressão e de algumas doenças cognitivas.
Obrigado!
Quantas taças deve se tomar ao dia ?
Alguns médicos falam que uma taça por dia já faz bem. Mas é claro, que em uma festa ou reunião com amigos bebemos mais.
Rodrigo você bebe quantas taças por dia ?
Como faço para saber mais sobre o curso?
Olá! Daremos mais informações no próximo vídeo ;)
E a inscrição também já poderá ser feita no dia 27/06 ;)
Rodrigo quero fazer o curso!como faço pra me escrever?
Olá, Pablo! No próximo vídeo explicaremos como ;)
E a inscrição também já poderá ser feita no dia 27/06 ;)
Ainda tem o curso?
Samara, nos mande seu e-mail e enviamos todas as informações sobre o curso. 😉
Samarasilveiragata@gmail.com
Rodrigo tbm estou aguardando informações sobre o curso on line
leticiarientepedroso@hotmail.com
Concha y Toro me enganou >:(
Opa, tu acha que as pessoas não conseguem fazer um bom vinho em casa?
Caí no conto do Reservado. 🤦🤦🤦
E eu
Sinônimo de RESERVADO = GAMBIARRA. Nome criado para enganar o Consumidor.