Tecnologia aplicada à educação, na análise de Fernanda Rosa

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 окт 2024
  • Incluir a tecnologia de forma efetiva dentro das salas de aula é mais um dos enormes desafios que o Brasil tem pela frente na área da educação. E mesmo sabendo dos potenciais da internet e das ferramentas digitais aplicadas ao ensino, muitos países ainda discutem qual a melhor forma de avançar.
    O paradigma da modernidade na educação é o tema da entrevista da jornalista Maria Crisitna Poli com a pesquisadora do Lemann Center for Brazilian Studies da Universidade Columbia, Fernanda Rosa, socióloga formada pela USP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP.
    A entrevista integra a série que discute inovação em políticas públicas, gravada na Universidade Columbia, em novembro de 2015. Uma parceria da plataforma UM BRASIL com o Columbia Global Center no Rio de Janeiro e o Lemann Center for Brazilian Studies da Universidade Columbia.
    O livro resultante do estudo Aprendizagem Móvel no Brasil, que embasou a entrevista, pode ser baixado em Português e Inglês em: aprendizagem-mo...
    Para ver esta e outras entrevistas, acesse: umbrasil.com
    CONFIRA TAMBÉM
    Clipe da 5ª edição do Lemann Dialogue, uma conferência anual organizada colaborativamente pelas universidades americanas Columbia, Harvard, Illinois e Stanford. Realizado em novembro de 2015, o encontro discutiu o tema "Inovando o setor público brasileiro".
    Acesse: • Columbia Global Center...
    © FecomercioSP 2016. Todos os direitos reservados.
    As opiniões expressas neste canal não refletem, necessariamente, a posição da FecomercioSP.

Комментарии • 15

  • @rubens5462
    @rubens5462 3 года назад +2

    Parabéns, Fernanda Rosa, pela sua entrevista inteligente, lúcida e coerente. Se ministro e secretários da educação vissem esse video, talvez aprendessem um pouco e fizessem menos trapalhadas do que vêm fazendo com a nossa Educação. Infelizmente os cargos que determinam o destino do Brasil são ocupados por pessoas tecnicamente incompetentes, que estão mais preocupados em se autopromoverem. E olha que esse video está no ar há quatro anos e os problemas que você abordou e sugeriu solucões vigoram até hoje.

  • @ionesantoscunha6650
    @ionesantoscunha6650 3 года назад +1

    Ótima explanação Fernanda Rosa, a inclusão tecnológica deve ser incluso em todas as áreas. Mas a realidade do nosso pais é totalmente diferente da realidade das escola dos EUA, Até que tem condições financeiras de oferecer uma internet de qualidade. Aqui no Brasil nossa internet não é de qualidade, e o poder aquisitivo dos pais não tem ferramentas digitais nem na escola para praticar. Basta vocês fazerem uma pesquisa em escola de povoado nos Sertões, regiões pantaneiras, Norte, e outras bem distantes que tem água tem.

  • @ilegnah303
    @ilegnah303 8 лет назад +3

    "Arrogância">a-rogo;não pedir/ausência de pedido;talvez,numa licença poética que qualquer interpretação politizada(contextualizada) possibilita,isto pode estar significando não- saber- pedir.E por que?porque o nível de desigualdade social é tão grande,abismal,paradoxalmente à ilusão de amplitude que o acesso quantificado à rede digital produz,que os agentes da educação(professores,funcionários,gestores)não consigam encontrar espaço para arriscarem,se colocarem e/ou atuarem de forma a serem reconhecidos como agentes.Enfim, os agenciamentos realizados em termos de formação ainda parecem estar contemplando os mesmos atores,tanto no campo da pesquisa como no campo da aplicação.Não?é para pensar...
    (vi o vídeo,mas ainda não li o estudo sugerido.Lerei.)
    (prof.Dra.Angeli Rose)

  • @anapaularibeirodesousa4165
    @anapaularibeirodesousa4165 3 года назад

    Pq as secretarias de educação não contactam as UNIVERSIDADES PÚBLICAS para auxiliar no processo de formação de professores ao invés de organizações sociais? Será q as empresas não conseguem atender as demandas ou simplismente não há interesse comercial de expandir o acesso ao serviço?

  • @lucasreis5625
    @lucasreis5625 4 года назад

    40:29 Conclusão: O Brasil está quebrado. Conclusion: Brazil's break up.

  • @anapaularibeirodesousa4165
    @anapaularibeirodesousa4165 3 года назад

    Penso q o que a entrevistada chama de "arrogancia" dos educadores, não seria pensamento crítico? Afinal, ela mesma admite q temos falta de evidencias de que a tecnologia contribui para o processo educacional (entendendo do q se trata o processo educacional). Portanto, estamos discutindo não c base em evidências, como se diz por aí, mas simplesmente com base em uma crença de q o uso das tecnologias na educação produziria uma melhora no processo educativo.

  • @dudinhagames4785
    @dudinhagames4785 4 года назад

    Muito válido a pesquisa pena que no Brasil a pesquisa não serve de base para uma mudança real, concreta!!fica só na teoria

    • @MariaFatima-ig8wi
      @MariaFatima-ig8wi 3 года назад

      Estou gostando muito doa ponto de vista de Fernanda sobre a visão da tecnologia nas escolas " sua importancia"

  • @SuperOrildo
    @SuperOrildo 4 года назад

    falar essa fácil, mas cade o uso da tecnologia para fazer a entrevista em vez de falar falar e falar. entende falar é muito fácil, mas na hora prática cade ?