Em eletrônica usamos os dispositivos de tunelamento, em especial um diodo - mas esta lógica se aplica a muitos mais componentes eletrônicos. Este vídeo esclareceu muito!
Mais um vídeo excelente. A física quântica mais do que estranha ou maluca é muito intrigante. Esse estudo me faz pensar, sair do lugar comum, ir além do nosso mundo quotidiano. Ela se apresenta como um desafio sempre e isso é muito estimulante. Parabéns por mais esse vídeo, professor Daniel
Hallo, Prof.Daniel!!! Ensino Alemão como Língua Estrangeira, mas adoro os Conceitos da Física, especialmente a Quântica e suas Aulas deixam bem claro para leigas como eu,....
Nossa que legal a sua analogia pra manter coeso os protons, vou utilizar nas aulas. Parabéns pelo conteúdo, pelos vídeos. É o melhor conteúdo simplificado sobre o tema que já vi.
Maravilhoso. Vou rever esse vídeo algumas vezes. Para mim que não sou das exatas, foi complexo. Mad muito bem explicado. Adoro seus vídeos, professor. Fico sempre na expectativa dos próximos rsrs
Essa coisa de onda no vácuo..., Eu não consigo imaginar, porquê uma onda é algo, para mim, como as próprias partículas se "empurrando", precisa de um meio. Mas como as ondas ocorrem no vacuo se elas não tem um meio. Tipo, uma onda de radiação, como ela é em sua composição no espaço, onde não tem um meio.
Boa pergunta Paulo. As ondas eletromagnéticas (como a luz, por exemplo, as ondas de rádio, microondas, etc) são oscilações nos campos elétricos e magnéticos, por esse motivo elas não precisam de um meio material para se propagar, precisam apenas de campos (elétricos e magnéticos).
Mais um excelente vídeo, Professor Daniel. A física quântica vira do avesso o mais óbvio, lógico e fácil, de acordo com a educação recebida, que nos "formatou" como observadores.
Parabéns Prof. Daniel! Estou acompanhando essa playlist de Mecânica Quântica e relembrando vários conceitos que vi na minha graduação. Seu material está excelente, parabéns pelo seu esforço em divulgar a ciência.
Eu acho que o único problema foi o professor ter iniciado a demonstração com uma bola, porque se você colocasse desde o início o som como atravessador da barreira, não ficaria bizarro pelo contrário muito intuitivo.
Tunelamento quântico: a bola de tênis pode passar por uma parede em 2 posibilidades: contornando ou furando. O que ela fará depende do tipo de energia que ela carrega. Se ela tiver energia para furar, fura. Se tiver a energia que permite contornar, contorna. Estas energia são diferentes em algo (uma é cinética, outra é potencial), mas podem ter o mesmo valor em joules. Você pode até fornecer os 2 tipos de energia (velocidade e "jogar" pra cima) ao mesmo tempo para a bola. Mas aquela que conseguir fazer passar para o outro lado, "vencerá". O elétron carrega 2 tipos de energia ao mesmo tempo: a energia para "furar" o anteparo e a energia para "pular" sobre o anteparo. Dependendo do tamanho do anteparo, e ele vai barrar um tipo de energia ou outro. Se ele for pequeno, a energia que "pula" (e acaba inerferindo) prevalece sobre a outra. Se o anteparo for grande, mas não forte o bastante, a energia que "fura" (deixa marca), prevalece. Se o anteparo for grande e forte, nem onda nem partícula se revelam.
Posso entender que a partícula alfa tinha mais energia antes de atravessar a barreira de potencial, e ao atravessar passou a ter quantidade de energia menor que a inicial e maior que zero?
Tinha ficado com a mesma dúvida, mas agora entendi a loucura toda kkkkkkkkkkkk física quântica é muito linda! Ano que vem vou fazer minha graduação em física!
Boa noite professor Daniel, como sempre excelentes aulas, gostaria que em outro momento o professor falasse sobre o teorema de bell relacionada a localidade, se pudêr... de uma maneira para quem não tem afinidade com a matemática, li sobre o assunto, é muito interessante mas tem muita fórmula para se chegar a conclusão final, um abraço, tudo de bom.
Obrigado Carlos. Sim, vamos chegar no Teorema de Bell, estamos pertinho dele no desenvolvimento dessa série de FQ. Pra entendermos o teorema de Bell precisamos entender antes a ideia de entrelaçamento (ou emaranhamento) quântico. Esse será o próximo tema abordado.
Imagino que é como se a bola fosse uma nuvem onde randomicamente a bola fica aparecendo e desaparecendo em vários lugares diferentes dessa nuvem e a nuvem consegue atravessar a parede, mas a bola não, mas como o orbital ou nuvem dessa bola está além da parede em algum momento probabilisticamente a bola vai aparecer do outro lado. Como o tunelamento quântico é real e faz o SSD e a memória EEPROM funcionar, isso significa que a realmente enquanto as partículas não forem medidas eles viram essa bizarra nuvem de flutuações quânticas que ficam randomicamente materializando e desmaterializando o elétron (o tunelamento quântico da EEPRON usa o elétron) dentro de seu orbital, dessa nuvem quântica (acho que isso deixou o Einstein no mínimo ...... magoado kkkkkk lembrei do impérios AD).
Olá Waldemar. Muito bacana seu comentário. Vc usa um modelo interessante pra gente imaginar o fenômeno, eu só faria uma pequena modificação, que a "bola" que no caso seria o elétron, não ficaria "aparecendo e desaparecendo" nos diversos pontos da distribuição de probavbilidade (isso equivaleria a dizer que o elétron foi medido nestes pontos, colapsando a função de onda) seria mais adequado dizer que estas "bolas" teriam certa probabilidade de estar nestes diversos pontos (inclusive além da parede) podendo eventualmente ser medido neste ponto. É só um detalhe formal. Obrigado pelo comentário.
Ótima explicação, bastante didática! Mas onde se insere neste contexto o trabalho de Fowler e Nordheim? Eu sempre achei que eles haviam equacionado o efeito primeiro.
A partícula alpha ter menos energia que o potencial da barreira, não seria porque ela perde parte da energia para passar atravessas as camadas ? Até porque a medicação é feita após ela sair e nunca antes.
Professor, eu não sei se o senhor já explicou em outro vídeo, mas eu gostaria de saber o efeito do tunelamento quântico na prática. Se já tiver um vídeo, coloca o link pra mim? Eu estou começando agora… Muito obrigada, abraço!
Qual a diferença entre a particula alfa com Amplitude maior, antes da barreira de potencial, e a particula alfa depois... ela só perde energia mesmo? Parabéns pelo trabalho!
Professor, então a barreira de energia não é 100% uniforme. Ela possui zonas de falhas por onde o elétron por insistência ou por quantidade de interações acaba em algum momento coincidindo essa brecha e passa para o outro lado. Seria isso?
isto não acontece na nossa dimensão porque as barreiras de potencial são pequenas em comparação as barreiras de potencial usadas nos experimentos quânticos. a proporção da partícula com a barreira,deixa muito espaço para a partícula avançar através da barreira.
3 года назад+3
Em Parapsicologia (ciência que estuda fenômenos extranormais, paranormais e supranormais) esse fenômeno chama-se "aporte", manifestada pela telergia sempre por um vivo que está presente no local do fenômeno. Sem ser humano vivo, não há o aporte parapsicológico!
Já pensei sobre isso. Jesus adquiriu um corpo que interagia com a matéria ordinária, quando ele assim queria, mas atravessava paredes, ou mudava sua posição no espaço, quando ele assim queria. Creio que a física das partículas um dia irá trazer luz sobre alguns fenômenos espirituais que tem sido narrados, mas parecem impossíveis à luz de nossos fracos conhecimentos atuais. Mas não podemos apressar os cientistas. Eles só poderão agir conforme o desenvolvimento matemático, computacional e experimental permitir. Fazer alegações sem base, misturando ciência e espiritualidade seria charlatanismo.
3 года назад+1
A Parapsicologia já explicava esse fenômeno do aporte desde 1882, pela Sociedade de Pesquisa Psíquica de Londres. Só depois de muito tempo, a Física (Quântica) reconheceu esse fenômeno parapsicológico de efeito físico.
Professor, penso assim: Não podemos desvincular a partícula da sua energia. E=mc^2 Caso da bola: ela está envolvida com energia cinética. Ao bater no muro, parte dessa energia atravessa o muro por efeito vibratório, e consequentemente, em onda de pressão do ar. Ou seja, ouvimos o som no lado oposto. Conclusão: Se considerarmos o objeto físico como quantidade de movimento (mv), realmente, parte da desse objeto realmente transpõe a parede. Olhando dessa forma, não vejo estranhesa. Abraço
Olá Marcos. De fato, a dimensão ondulatória de uma partícula está vinculada à sua quantidade de movimento, conforme nos mostra a equação de de Broglie. Mas é preciso tomar muito cuidado pois no mundo macroscópico essa dimensão ondulatória é tão ridiculamente pequena que ela pode ser desprezada completamente. Por isso não vemos fenômenos de tunelamento no mundo macro. Já no universo atômico ou menor, essa dimensão ondulatória é significativa. O exemplo que vc deu, não se trata do próprio objeto atravessando a parede e sim de um efeito transmitido pela interação do objeto com a parede.
Ĵa vi uma pessoa não humana atravessar uma pared bem na minha frente eu não acreditei?, mas eu vi cheguei por a mão na parade pra saber se aparede era real
............((((((🌚‼️-*🌚.....🎾a bola atravessa ((((((A-((((((em ONDAS VIBRATÓRIA em*🤔🎾de ENERGIA transmissão de INFORMAÇÃO DA BOLA para OUTRO 😬 LADO ou FREQUÊNCIA p⁉️❓❔❓❔
Quando estamos falando de fenômenos na escala próxima da escala atômica ou subatômica sim Calebe, você pode usar o termo "mecânica quântica". Na verdade usa-se mais "mecânica quântica" do que física quântica para esse campo da física. No fundo é a mesma coisa, apesar de vc encontrar na literatura algumas tentativas de diferencia-las (e existem mesmo, no campo semântico). A opção de usar "física quântica" nos meus vídeos é pessoal.
@@nadynemayara5252 não filha. Você nem sabe o que é física quântica. Continue fã do picaretão, da cura quântica e outras bobagens que idiotas como você acreditam.
Prof acho melhor colocar essa bexiga dessa bola por baixo Ninguém consegue colocá-la num outro lado, que chute ou tapa seria esse, um canhão Se Nao puder colocar por cima, eu ponho pôr baixo. Pronto, venci
Excelente aula de física!
A Mecânica Quântica ainda vai render alguns prêmios Nobel, com certeza.
sim e eu vou receber todos.
Em eletrônica usamos os dispositivos de tunelamento, em especial um diodo - mas esta lógica se aplica a muitos mais componentes eletrônicos. Este vídeo esclareceu muito!
Mais um vídeo excelente.
A física quântica mais do que estranha ou maluca é muito intrigante.
Esse estudo me faz pensar, sair do lugar comum, ir além do nosso mundo quotidiano. Ela se apresenta como um desafio sempre e isso é muito estimulante.
Parabéns por mais esse vídeo, professor Daniel
Continue gravando mais vídeos
Vídeo que indico para os meus alunos!
premio nobel pra mim!!! Uhuuuuu Também, com um professor desse... parabéns Daniel!!
Parabéns Marisa!!!
A amplitude da onda no primeiro estagio e´ constante..... o amortecimento no segundo estagio e´ constante..... e o estagio final e´ constante....
excelente explicação. Obrigado por produzir este conteúdo maravilhoso, professor
.
Vamos curtir e compartilhar, esse canal merece!
Acertei as cinco questões ! Estou adorando as aulas !
Hallo, Prof.Daniel!!!
Ensino Alemão como Língua Estrangeira, mas adoro os Conceitos da Física, especialmente a Quântica e suas Aulas deixam bem claro para leigas como eu,....
Parabens, você é muito didático e tem o dom de ensinar.
Obrigado Edvaldo
Nossa que legal a sua analogia pra manter coeso os protons, vou utilizar nas aulas. Parabéns pelo conteúdo, pelos vídeos. É o melhor conteúdo simplificado sobre o tema que já vi.
moço do ceu eu sou péssima en física mas com voce esplicando eu entendo
muito obrigada
faz muito sentido 😮😮😮 explicação fantástica!!
Suas abordagens são muito esclarecedoras
Obrigado Marcos.
Prof. Daniel, o sr é uma inspiração!
@@fisicaprof.daniel okay kk Chamarei de você. Estou compartilhando suas aulas com todos os meus amigos.
Maravilhoso. Vou rever esse vídeo algumas vezes. Para mim que não sou das exatas, foi complexo. Mad muito bem explicado.
Adoro seus vídeos, professor. Fico sempre na expectativa dos próximos rsrs
Prof Daniel vc explica muito bem!
Nossa super aula. A física quântico deixa gravidade mal lençóis 😊
Acertei todas. Obrigado, professor!
Muito bom já dá para fazer uma tese de doutorado no passado quê eu já nem lembrava
Essa coisa de onda no vácuo..., Eu não consigo imaginar, porquê uma onda é algo, para mim, como as próprias partículas se "empurrando", precisa de um meio. Mas como as ondas ocorrem no vacuo se elas não tem um meio. Tipo, uma onda de radiação, como ela é em sua composição no espaço, onde não tem um meio.
Boa pergunta Paulo. As ondas eletromagnéticas (como a luz, por exemplo, as ondas de rádio, microondas, etc) são oscilações nos campos elétricos e magnéticos, por esse motivo elas não precisam de um meio material para se propagar, precisam apenas de campos (elétricos e magnéticos).
@@fisicaprof.daniel Professor, é possível ver campos elétricos e magnéticos (com olhos nus ou por meio de aparelhos eletromecânicos)?
Mais um excelente vídeo, Professor Daniel. A física quântica vira do avesso o mais óbvio, lógico e fácil, de acordo com a educação recebida, que nos "formatou" como observadores.
Subversão cognitiva. Nem mais!! Vou adoptar a sua expressão, Professor... mas vou dar a conhecer o autor, claro!
Muito bom gostei da aula eu revisei a matéria de 15 Anos atrás
Que vídeo incrível
Obrigada por mais um vídeo com excelente conteúdo.
Na boa excelente!.
Que aula hein!!!??? Super mega show. Parabéns professor.
Parabéns, seus vídeos são tão bons que estou maratonando igual seriado.
Valeu Sérgio!
Parabéns Prof. Daniel! Estou acompanhando essa playlist de Mecânica Quântica e relembrando vários conceitos que vi na minha graduação. Seu material está excelente, parabéns pelo seu esforço em divulgar a ciência.
Mano, eu tô tão feliz vei kkkkk eu achei que eu iria parar na primeira pergunta, mas não, eu GANHEI O PRÊMIO NOBEL VELHO KKKKKKKKK VLW DE MAIS AI MN!!
Eu acho que o único problema foi o professor ter iniciado a demonstração com uma bola, porque se você colocasse desde o início o som como atravessador da barreira, não ficaria bizarro pelo contrário muito intuitivo.
Muito bom acompanhar seus vídeos, cada conteúdo interessante e suas explicações são excelentes .. parabéns professor!!
Uau que vídeo incrível, extremamente bem explicado! Muito obrigado!
Sempre um prazer assistir 👍
Top
Tunelamento quântico: a bola de tênis pode passar por uma parede em 2 posibilidades: contornando ou furando. O que ela fará depende do tipo de energia que ela carrega. Se ela tiver energia para furar, fura. Se tiver a energia que permite contornar, contorna. Estas energia são diferentes em algo (uma é cinética, outra é potencial), mas podem ter o mesmo valor em joules. Você pode até fornecer os 2 tipos de energia (velocidade e "jogar" pra cima) ao mesmo tempo para a bola. Mas aquela que conseguir fazer passar para o outro lado, "vencerá".
O elétron carrega 2 tipos de energia ao mesmo tempo: a energia para "furar" o anteparo e a energia para "pular" sobre o anteparo.
Dependendo do tamanho do anteparo, e ele vai barrar um tipo de energia ou outro.
Se ele for pequeno, a energia que "pula" (e acaba inerferindo) prevalece sobre a outra. Se o anteparo for grande, mas não forte o bastante, a energia que "fura" (deixa marca), prevalece. Se o anteparo for grande e forte, nem onda nem partícula se revelam.
Tem um 3° jeito pra fazer a bola passar pela parede, fazendo ela vibrar na mesma frequência da parede, ou seja, fazendo a bola ficar intangível
Posso entender que a partícula alfa tinha mais energia antes de atravessar a barreira de potencial, e ao atravessar passou a ter quantidade de energia menor que a inicial e maior que zero?
Tinha ficado com a mesma dúvida, mas agora entendi a loucura toda kkkkkkkkkkkk física quântica é muito linda! Ano que vem vou fazer minha graduação em física!
esse comportamento é muito loko!!
Mds que aula obrigado por existir
Do jeito q ele explica parece tão fácil
Boa noite professor Daniel, como sempre excelentes aulas, gostaria que em outro momento o professor falasse sobre o teorema de bell relacionada a localidade, se pudêr... de uma maneira para quem não tem afinidade com a matemática, li sobre o assunto, é muito interessante mas tem muita fórmula para se chegar a conclusão final, um abraço, tudo de bom.
Obrigado Carlos. Sim, vamos chegar no Teorema de Bell, estamos pertinho dele no desenvolvimento dessa série de FQ. Pra entendermos o teorema de Bell precisamos entender antes a ideia de entrelaçamento (ou emaranhamento) quântico. Esse será o próximo tema abordado.
Imagino que é como se a bola fosse uma nuvem onde randomicamente a bola fica aparecendo e desaparecendo em vários lugares diferentes dessa nuvem e a nuvem consegue atravessar a parede, mas a bola não, mas como o orbital ou nuvem dessa bola está além da parede em algum momento probabilisticamente a bola vai aparecer do outro lado. Como o tunelamento quântico é real e faz o SSD e a memória EEPROM funcionar, isso significa que a realmente enquanto as partículas não forem medidas eles viram essa bizarra nuvem de flutuações quânticas que ficam randomicamente materializando e desmaterializando o elétron (o tunelamento quântico da EEPRON usa o elétron) dentro de seu orbital, dessa nuvem quântica (acho que isso deixou o Einstein no mínimo ...... magoado kkkkkk lembrei do impérios AD).
Olá Waldemar. Muito bacana seu comentário. Vc usa um modelo interessante pra gente imaginar o fenômeno, eu só faria uma pequena modificação, que a "bola" que no caso seria o elétron, não ficaria "aparecendo e desaparecendo" nos diversos pontos da distribuição de probavbilidade (isso equivaleria a dizer que o elétron foi medido nestes pontos, colapsando a função de onda) seria mais adequado dizer que estas "bolas" teriam certa probabilidade de estar nestes diversos pontos (inclusive além da parede) podendo eventualmente ser medido neste ponto. É só um detalhe formal. Obrigado pelo comentário.
Que aula top
Benção
show...
Ótima explicação, bastante didática! Mas onde se insere neste contexto o trabalho de Fowler e Nordheim? Eu sempre achei que eles haviam equacionado o efeito primeiro.
UAU!!!!!
Eu consultei o experimento da Dupla fenda para entender quandoo átomo se comporta como particula e quando se comporta como onda.
A partícula alpha ter menos energia que o potencial da barreira, não seria porque ela perde parte da energia para passar atravessas as camadas ? Até porque a medicação é feita após ela sair e nunca antes.
Professor, eu não sei se o senhor já explicou em outro vídeo, mas eu gostaria de saber o efeito do tunelamento quântico na prática. Se já tiver um vídeo, coloca o link pra mim?
Eu estou começando agora…
Muito obrigada, abraço!
A letra h, corresponde a grandeza auxiliar, o que em Alemão é uma Composta- Hilfsgröße
- die Hilfe= a ajuda
- die Größe= a grandeza
Qual a diferença entre a particula alfa com Amplitude maior, antes da barreira de potencial, e a particula alfa depois... ela só perde energia mesmo? Parabéns pelo trabalho!
E a energia perdida na passagem vai pra onde ?
Cadê o Instagram, teacher??
Professor, então a barreira de energia não é 100% uniforme. Ela possui zonas de falhas por onde o elétron por insistência ou por quantidade de interações acaba em algum momento coincidindo essa brecha e passa para o outro lado. Seria isso?
isto não acontece na nossa dimensão porque as barreiras de potencial são pequenas em comparação as barreiras de potencial usadas nos experimentos quânticos.
a proporção da partícula com a barreira,deixa muito espaço para a partícula avançar através da barreira.
Em Parapsicologia (ciência que estuda fenômenos extranormais, paranormais e supranormais) esse fenômeno chama-se "aporte", manifestada pela telergia sempre por um vivo que está presente no local do fenômeno.
Sem ser humano vivo, não há o aporte parapsicológico!
A Paz esteja convosco! Como jesus atravessou as paredes cujas as portas estavam cerradas, pelo medo dos discípulos? A física quântica tenta explicar?
Já pensei sobre isso. Jesus adquiriu um corpo que interagia com a matéria ordinária, quando ele assim queria, mas atravessava paredes, ou mudava sua posição no espaço, quando ele assim queria.
Creio que a física das partículas um dia irá trazer luz sobre alguns fenômenos espirituais que tem sido narrados, mas parecem impossíveis à luz de nossos fracos conhecimentos atuais.
Mas não podemos apressar os cientistas. Eles só poderão agir conforme o desenvolvimento matemático, computacional e experimental permitir. Fazer alegações sem base, misturando ciência e espiritualidade seria charlatanismo.
A Parapsicologia já explicava esse fenômeno do aporte desde 1882, pela Sociedade de Pesquisa Psíquica de Londres. Só depois de muito tempo, a Física (Quântica) reconheceu esse fenômeno parapsicológico de efeito físico.
Olá, professor. Não entendi muito bem essa questão das partículas se comportarem também como ondas e simplesmente passarem para o outro lado.
Professor, penso assim:
Não podemos desvincular a partícula da sua energia. E=mc^2
Caso da bola: ela está envolvida com energia cinética. Ao bater no muro, parte dessa energia atravessa o muro por efeito vibratório, e consequentemente, em onda de pressão do ar.
Ou seja, ouvimos o som no lado oposto.
Conclusão: Se considerarmos o objeto físico como quantidade de movimento (mv), realmente, parte da desse objeto realmente transpõe a parede.
Olhando dessa forma, não vejo estranhesa.
Abraço
Olá Marcos. De fato, a dimensão ondulatória de uma partícula está vinculada à sua quantidade de movimento, conforme nos mostra a equação de de Broglie. Mas é preciso tomar muito cuidado pois no mundo macroscópico essa dimensão ondulatória é tão ridiculamente pequena que ela pode ser desprezada completamente. Por isso não vemos fenômenos de tunelamento no mundo macro. Já no universo atômico ou menor, essa dimensão ondulatória é significativa. O exemplo que vc deu, não se trata do próprio objeto atravessando a parede e sim de um efeito transmitido pela interação do objeto com a parede.
Ĵa vi uma pessoa não humana atravessar uma pared bem na minha frente eu não acreditei?, mas eu vi cheguei por a mão na parade pra saber se aparede era real
............((((((🌚‼️-*🌚.....🎾a bola atravessa ((((((A-((((((em ONDAS VIBRATÓRIA em*🤔🎾de ENERGIA transmissão de INFORMAÇÃO DA BOLA para OUTRO 😬 LADO ou FREQUÊNCIA p⁉️❓❔❓❔
Professor, posso chamar a Física Quântica de "MECÂNICA QUÂNTICA"?
Quando estamos falando de fenômenos na escala próxima da escala atômica ou subatômica sim Calebe, você pode usar o termo "mecânica quântica". Na verdade usa-se mais "mecânica quântica" do que física quântica para esse campo da física. No fundo é a mesma coisa, apesar de vc encontrar na literatura algumas tentativas de diferencia-las (e existem mesmo, no campo semântico). A opção de usar "física quântica" nos meus vídeos é pessoal.
Ja vi isso acontecer pessoalmente
Quem veio até aqui pra entender oque o Hélio Couto estava falando ?
Hélio Couto é um PICARETA de marca maior....
@@armandoribeiro918 sua opinião eu gosto bastante dele.
@@nadynemayara5252 ótimo.enquanto houver otários.....
@@armandoribeiro918 vc existirá!
@@nadynemayara5252 não filha. Você nem sabe o que é física quântica. Continue fã do picaretão, da cura quântica e outras bobagens que idiotas como você acreditam.
Prof acho melhor colocar essa bexiga dessa bola por baixo
Ninguém consegue colocá-la num outro lado, que chute ou tapa seria esse, um canhão
Se Nao puder colocar por cima, eu ponho pôr baixo.
Pronto, venci
Kkkk que comentário risível, concordo
Acho que a particula é tao macia que anda a pairar por todo lugar
os glúons poderiam ser chamados super gravidade.
4:43 Criatividade morreu na hora de nomear esse treco
✨🤔♾️⚛️😱😱🙄 DOIDO 😜 UP School físicos teacher teacher ⁉️‼️❓😜🙄😱 DOIDO MEU cleise ❗‼️✨*