Juntou dois conceitos diferentes em um único termo: quebra programada é diferente de obsolescência programada. A primeira tem a ver mais com a baixa qualidade dos produtos (por vezes, causada por regulamentação forçada, como, por exemplo, carros com motor 3 cilindros 1.0...). A segunda tem a ver mais com ciclos de P&D (ex: CPUs de computadores). Mas praticamente ninguém dá a mínima pra isso, e muitos acabam na dissonância cognitiva, saindo às ruas e gritando frases de efeito...
A tv de tubo da minha vó durou + de 15 anos e so deu problema pq foi eu que desmantelei ela , passei um ímã na tela dela kkk, quando vi a merda fingi que tinha acabado de ligar e estava daquele jeito kkkk
Notebook da montadora Positivo s.a montar lixos: Sony, Lenovo, positivo,hp os note mais baixa qualidade, olha no fundo vai ter a frase" montado pela positivo s.a, visite a amazônia..
@@d.c.campos4998 já foi uma ótima Marca, hj em dia é só mais uma marca como todas as outras. Mas dependendo do que vc estiver comprando vai de HP ou Dell. São as menos piores.
É muita hipocresia falar em preservação ambiental, e continuar a querer nos empurrar produtos de baixa qualidade e que em pouco tempo não vão funciona mais e irão gerar resíduos.
Isso é marketing. Ou seja, fazer o conteúdo ser confundindo com a embalagem. Dizer que é bom, ecologicamente correto é uma coisa, é sê-lo de fato é outra.
Eu já tenho a mente aberta para não comprar futilidades , depois desse vídeo vou me conscientizar ainda mais... vou ficar experto com a tal obsolescência programada.
Essa semana estava falando sobre isso aqui em casa. Antigamente um eletrodoméstico durava anos, hoje em dia dependendo do produto dura 2 anos e olhe lá
Toda vez que vejo vídeos desse não tem como eu não me lembrar da icônica frase do filme " Clube da luta": trabalhamos em empregos que odiamos pra comprar porcarias que não precisamos.
Meu pai conserta TVs então ele sempre achou ridículo que uma TV de tubo fosse capaz de durar algumas décadas com reparos mínimos ao passo que uma TV moderna se durar 5 anos é muito. Isso até fez com que demorássemos a ter tvs mais novas em casa porque com um pai desses em casa essas TVs são quase que imortais kkkkk.
@@Mr778davidDigo o mesmo,A minha tv de Led 39 é também dessa marca, comprei ela em agosto de 2013 e só veio dá problema agora. Detalhe que essa tv ela tava como amostra.Ou seja,era a última do modelo.
Eu tenho uma aqui em casa , uma samsung de 29 tela plana ja tem 13 anos , nunca deu defeito , ja a de 32 com 6 anos da lg , ja deu problema na imagem , queimou a porra da barra de ledes , que pena que nao fabricam mais eletros domesticos , e televisores que duram .
Tive um notebook que comprei no começo da graduação, fiz com que ele durasse pelo menos 11 anos! Só descartei por que começou a dar pau a rodo, parou de dar vídeo e assim por diante. Enquanto tiver respirando, faço os equipamentos continuarem andando.
O meu já tem 11 anos, comprei quando entrei para ETEC em 2013, só formatei uma vez a 2 anos e continua funcionando razoavelmente bem, pretendo instalar um SSD no lugar do drive de CD e mais um pente de memória, com isso pretendo extender a vida útil dele por pelo menos mais uns 5 anos rs
eu tenho um asus de 2015... unicos reparos: limpar(abrir pra tirar poeira) de tempos em tempos; aumentei em 6 gb a memória; e um ssd de 240gb. Problemas: so funciona na tomada 😅😅, mas só troco se ele realmente parar de vez de funcionar.
Eu penso que garantia estendida deveria ser oferecida *sem custo adicional nenhum* , pois a fabricante coloca limite de tempo pouco superior à garantia legal e o produto pifa com um dia, uma semana, um mês após expirar essa garantia.
@@geovane_nasc O vídeo começa literalmente citando donos de empresas de lâmpada, que se juntaram em um cartel para fazer as mesmas durarem menos e com isso venderem mais. Onde o estado se encaixa nisso? Que cisma em passar mão na cabeça de empresa, foi o vídeo todo dando exemplos e mais exemplos de empresas decidindo, sem interferência alguma do estado, piorar seus produtos ou apenas proibindo de conserta-los em trocar de vender mais produtos, onde entra o estado nisso?
@@geovane_nasc você não assistiu o vídeo, ao menos não inteiro… não é possível, ele no fim usa exemplos de governo exigindo o direito a reparo e críticas a obsolescência programada (citou o Brasil inclusive), se o governo lucra tanto com isso, porque criar leis para impedir? E da forma que você fala parece que a empresa só perde em vender, quando no fim ela lucra ainda mais independente de ter que pagar impostos ou não, pode sumir o estado que vão permanecer nessa prática
@@geovane_nasc e isso sequer faz sentido, a empresa vai ajudar o estado fazendo o consumidor ter ódio dela? Os donos de empresa de lâmpada sozinhos decidiram que as lâmpadas deveriam durar apenas mil horas para venderem mais e do nada a culpa virou do estado não deles que decidiram isso, novamente, sozinhos?
@@CAJUENTRETENIMENTOKARAOKE Aonde posso encontrar um desses brasileiros masoquistas que você invent, digo, citou? Que não compra um produto *PORQUE o PRODUTO é DURÁVEL???* Gostaria de entrevistar ele e fazer um filme sobre isso! Pare de ser gado e falar besteiras contra o Brasil!
@@CAJUENTRETENIMENTOKARAOKE não seja cínico! Você *DEIXOU BEM CLARO QUE ACHA QUE BRASILEIRO NÃO COMPRA o PRODUTO DURÁVEL POR ALGUMA DEFICIÊNCIA ou INCAPACIDADE INTELECTUAL* Além disso, em que país do mundo se compra algo que não está a venda, ou que é muito caro?
Eu reparei. Tudo quebra mais fácil, a qualidade dos produtos não são as mesmas.Até mesmo de um simples detergente que a gente usa na cozinha. O negócio não limpa por nada.
Tive uma tv Panasonic de tubo, durou uns vinte anos e nunca deu defeito, coloquei a venda na OLX é rápido apareceu um comprador, tempo bom que nós éramos felizes e não sabia kkk.
Minha mãe comprou uma secadora brastemp USADA quando estava grávida de mim, hoje estou com 35 anos e a minha mãe ainda seca toda roupa da casa nela sem nunca ter dado problema.😮 Quando casei, quis uma igual, comprei uma Brastemp moderna nova, com menos de 6 anos já foi pro conserto uma vez e está prestes a ir de novo. Não dei se rio ou choro com essa situação. 😤😂
Temos que avaliar a necessidade de um eletrônico pelo que precisamos e não pelo modismo e troca anual. TVs e celulares usados em casa são de 2017 e 2019 e funcionam muito bem. Faço troca da bateria dos celulares quando precisam. Pelas necessidades que tenho atendem muito bem e suponho que vamos usar por mais alguns anos.
Tb faço isso, desde pequeno sempre tentava dar um jeito em tudo, enquanto algumas crianças quebravam e já iam chorar pro pai pra comprar outro, eu dava um jeito de concertar meus brinquedos. Tenho alguns até hj guardados em uma caixa na casa da minha mãe. São relíquias. Me recuso a ter que ficar comprando toda hora algo que eu msm posso consertar até chegar ao ponto de começar a se desintegrar de tão usado 🤣 E pior, quando possível eu dou um jeito de replicar e construir do 0 artesanalmente. Minha família quando quebra qualquer coisa já vem correndo me pedir ajuda, fone de ouvido, celular, Pc, tv, ventilador, etc... 😂
Comprei uma TV da Sony em 2014... Imagem top... Depois de tanto tempo a imagem ainda está perfeita e muito melhor que várias tvs atuais... Ela não atualiza mais, porém coloquei um "fire stick" nela... Ficou funcional novamente... Perfeita... E que venham mais 10 anos
Meu Pai também comprou um TV da Sony em 2014, antigamente ele usava na sala, mas agora usa no quarto. Comprou justamente para assistir a Copa do Mundo, a nossa seleção foi uma vergonha
A obsolescência programada é resultado de três fatores. A concorrência cada vez maior e mais globalizada. Forçando a reduzir custos para continuar no mercado. Também tem o lado de fazer un produto com durabilidade menor, parar o consumidor sempre continuar comprando. Para isso nao ficar tao claro, usam de mudanças de design ou apenas adicionam alguma função que torna obsoleto o item que o consumidor já tem. E também a característica do cidadão médio, que sempre age de maneira a se preocupar somente com o presente. Esse tipo de consumidor é a grande maioria. O que vale pra ele é o presente. Na cabeça deles não compensa pagar mais caro por durabilidade. Vejo por mim, não sou rico, sou classe média baixa. Saí de casa a uns 14 anos. Apesar de morar de aluguel, por nao querer ficar fixo em uma cidade. Minha casa parece a de um senhor de classe média. Pois procuro comprar coisas de qualidade, desde moveis até os eletrônicos. Vou na casa de amigos que tiveram vidas parecidas, eles nao tem nada em casa, somente o básico. Alguns exemplos, minha cama é de madeira maciça, ja tem mais de 40 anos e vai durar pelo menos mais isso. Armarios de madeira maciça. Eletrodomésticos de uso profissional. Aparelho de som da década de 80. Mesas e cadeiras de qualidade. Hoje as coisas sao descartáveis. Difícil uma cama box que dure 10 anos. Uma lavadora de pressão nao dura 3 anos usando muito. Comprei uma profissional pelo dobro do preço de uma doméstica, em vez de durar três anos, vai durar pelo menos uns 15. Se todo consumidor fosse exigente com qualidade, a produção com mais qualidade ia aumentar, o custo ficar melhor. E no fim voce compra uma vez só e gasta menos.
Mas aí q entra o marketing, toda a formatação da sociedade foi moldada pela televisão e agora com a Internet. E um bombardeio de marketing para q o público consuma, consuma e consuma.
Muitos consumidores são uns trouxas; uns otários; uns burros; vão nas conversas dos outros; vão atrás de modismos; religiões... E não tem críticas nenhuma !!! Você está certo em seu comentário - e penso igual = a você: só compro de qualidade !!!
Minha cama veio de MDF, quebrou uma das laterais após 5 anos de uso (foi comprada em 2017 numa loja Cem). Levei a lateral que não estava quebrada para um serralheiro fazer as duas laterais de madeira. Recuperei a cama. O problema é encontrar lojas de móveis de madeira maciça que não cobrem tão caro nesses produtos. Cê vai numa Casa Bahia da vida e vê um guarda-roupa por R$ 1.000. Um semelhante, numa loja de móveis de madeira maciça, custa até 3 vezes mais.
Nunca me esqueço de um ventilador que minha mãe comprou em 2001 e ele durou 15 fucking anos perfeitamente, nunca precisou de reparos. Atualmente você compra, e com menos de 1 ano já começam a perder potência. Outra coisa era uma tv CRT da CCE que durou quase 20 anos.
Levei os meus p/ trocar o rolamento essa semana. Os antigos o induzido (enrolado) do motor era de cobre. Os novos são de alumínio! Se aquecer, derrete e já era.
Cara, eu to digitando isso no meu pc usando uma CCE quem tem 10 anos de uso e segue firme e forte, ligada todos os dias, só descansa quando vou dormir.
O que se tornou muito nítido para mim é que, antes, as coisas mais caras tendiam a ter qualidade maior e durabilidade. Hoje percebo que essa relação não existe mais. Vc compra um produto extremamente caro (em relação a outras opções mais baratas) e vc não tem garantia alguma de que o mais caro vai resistir por mais tempo. É preciso regulamentar urgentemente isso!
Realmente, eu compro tudo do mais barato hoje, porque o caro ta durando muito menos que o barato a maioria das vezes pelo que percebo. Hj em dia ser caro não é mais sinônimo de qualidade...
o Tales é realmente surpreendente e sensacional, pois traz em seus videos fatos que no mundo dos 'comuns', são forcados a não aparecer ou evidenciar-se, para que o sistema sempre domine e continue dominando a todos! É a realidade na matrix...
Tenho 3 tv's samsung em casa . uma comprada em 2010 e outra em 2011 que estão em ótimas condições . A que comprei em 2020 está com sombras e linhas na tela .
@@missesse9483 Tentei postar aqui, mas o RUclips não permitiu. O documentário é espanhol e chama-se "Comprar, Jogar Fora, Comprar - A História Secreta da Obsolescência Programada". Pensei que não encontraria mais, só que felizmente alguma alma generosa repostou aqui, no RUclips, com esse nome.
notebooks até um tempo você tinha facilidade para fazer upgrades, tanto a bateria como os compartimento de memórias e HD eram fácies de acessar. Hoje notebooks, até os de marcas consagradas, vem com plástico ruim na carcaça e uma extrema dificuldade para abrir e trocar periféricos como o teclado que precisa desmontar todo o equipamento para acessar.
Sem contar que os periféricos são soldados na placa mãe, como processador, placa de vídeo, memória ram e SSD ... 😢 E pra variar colocam um tipo de resina que não permite que sejam dessoldados sem danificar a placa.
Por causa do Direito de Reparo, fuí atrás de conhecimento e outras coisas seja no RUclips ou em manuais e sites. Comprei um Notebook de 2011 da DELL, nessa época os Notebooks tinham slots para processador, memória RAM, HD ou SSD. Eu mesmo fiz as atualizações desse Notebook que comprei em 2023 e nele que estou vendo esse vídeo com certo orgulho que é fruto de meu trabalho.
Me lembrei se trata de um robósinho que faz varios predios com os blocos que ele faz com a pilha de lixo que ele encontra, e ele se recarrega usando a luz do sól
Em 2002, no meu aniversário de 5 anos, ganhei uma tv semp toshiba de 65 polegadas de tubo, ela ficou comigo até 2018 depois de um curto na rede. Ela estava simplesmente do mesmo jeito que foi comprada até esse fatidico dia. Compre uma tv philips em 2018, depois da minha tv ter queimado, e hoje ela não pega nem a netflix que vem com o botão instalado no controle. Impressionante como eles conseguiram fazer o consumidor ser jogado pra trás, simplesmente atualizando o sistema
@Garotodoamanha se a sua for da samsung, modelo cristal cu8000 (se nao me engano, ou algo parecido), realmente é problema sistemico de fabricação e a samung garante o reparo mesmo fora da garantia. Pesquise na net tanto no google quando no youtube sobre o modelo e o problema que vc teve, de repente tb rola isso. Repara a tv e vende.
Se ela tiver entrada HDMI (provavelmente tem), compre um FireStick da Amazon e instala o app direto nele. Fiz isso com uma TV de 2016 (que nem era Smart). Ia gastar de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 em uma TV nova, acabei gastando R$ 200,00 em um FireStick que resolveu 100% do que eu precisava.
@@Dubinhosssnunca viu ? Tinha umas que tinha até pé, parecia um móvel, e a TV gigante com.aquela imagem péssima kkkk era coisa de gente muito rica procura aí no Google que vc vai ver
Minha máquina de lavar Brastemp durou mais de 25 anos, um verdadeiro recorde de durabilidade. Ela me acompanhou em muitos momentos importantes da minha vida, sofreu pequenos reparos, sempre tive peças de reposição e funcionou perfeitamente.
Minha geladeirinha Cônsul, vai fazer 20 anos esse ano, tem ferrugem, já foi envelopada duas vezes, dá uma trabalheira danada pra degelar, mas funciona que é uma beleza!
o maior problema pra mim nesse caso são os eletrodomésticos, cada vez mais caros e durando menos, como dar 5k numa geladeira que começa a dar defeito com 2/3 anos de uso?
Ainda bem que eu não sou assim, passo 5/6 anos com o mesmo celular mas não deixo de comprar coisas úteis pra trocar de celular. Meus pais são assim também, tanto que a nossa Máquina de Lavar e geladeira tem 10 e só foram apresentar problemas agora.
Ou quando precisa, como foi o meu caso. Em 2022, toquei a lavadora pois a que me acompanhava havia 14 anos não tinha mais conserto. Troquei a batedeira após 4 anos, este mês, porque a que tive nesse período espanou as engrenagens dos batedores. E pior que não tem como tirar as engrenagens porque acho que a fabricante exagerou na trava química desses parafusos, quase perdi minha chave Philips tentando tirar essas peças.
Eu, sem conhecimento nenhum, venho no youtube e aprendo quase de tudo um pouco, já poupei uns 5 mil só em manutenções que fiz sozinho, arrumando minha moto, meu carro, pequenos reparos na casa como cano quebrado, trocar chuveiro etc...
Eu tenho 3 TVs de Tubo funcionando perfeitamente e com acesso à Internet com uso de adaptador e Fire Stick. Meu pai não quer se desfazer. Apesar de ter uma TV led maior na sala, quero guardar porque sei que podemos estar caminhando para um apagão digital. Guardo também Rádios, Toca CDs e Pen drive.
Quem lembra das antigas TVs de tubo com garantia até a copa 2006.. 4, 8, 12 a 15 anos de garantia. Sem frescuras. Faltam leis que retornem esse bons e velhos tempos para as SMARTTVS. Fabricadas com Obsolescência programada. Telas quebram placas queimam e o povo dá-lhe perder dinheiro
o problema é que o proprio estado se beneficia disso atraves dos impostos sobre o produto (ICMS, IPI), para eles, isso tiraria o dinheiro que eles ganham sobre esses produtos
As empresas hoje pra reduzir os custos utilizam materiais e processos de baixa qualidade pra produzir um produto mais barato apesar que hoje tudo está caro mesmo,um exemplo são às TVS modernas que não duram nada e tem antigas que funcionam até hoje.
9 месяцев назад+56
Hoje em dia é complicado ter um aparelho e nao digo somente de celulares. Ate as TV's, maquinas de lavar entre outros são bem fácies de quebrar e as peças de reposição são caras para que você desista e tenha que comprar outro. Uma TV de tubo da Philips ate hoje funciona e dei de presente e ate molhar, molhou e mesmo assim nao foi pra o conserto. Minha Smart TV na primeira chuva, deu defeito e queimou a placa e nao valia a pena o conserto
Foda, estava procurando uma tv moderna "não smart" uns meses atrás para comprar. Na minha lógica, ligaria um Chromecast, que é um aparelho bem mais barato, e poderia manter a mesma TV por anos trocando só o Chromecast vpelo modelo mais novo. Simplesmente não tem mais nenhuma que não seja smart tv, cheguei até a ver as opções de importação (antes das mudanças da remessa conforme), e até lá fora as opções que o pessoal recomendava na internet já saíram de linha.
minha bisavó e minha avó foram comprar uma bacia de alumínio para minha vó dar banho na minha mãe e minha mãe estava na barriga da minha avó, e até hoje eu tenho essa bacia de mais de 40 anos pois minha mãe nasceu em 1984
Comprei meu celular Samsung S9 há 4 anos atrás e ja era "obsoleto" continuo usando ele e deve durar mais 1 ou 2 anos em minhas mãos. Tenho 2 TVs de LED de 2011 42 polegadas e não pretendo trocar até que pare de funcionar. Não gosto de jogar dinheiro pela janela e ficar gastando com coisas que não vai mudar em nada em minha vida. Uso a TV só para assistir YT e celular para mandar mensagens e ligações, não vou gastar um fortuna para ter algo que não vou usar 100%
Uma vez acompanhei o meu pai até uma loja para comprar uma nova tv, entre várias opções na época como Samsung, LG, sharp, etc. Acabamos por escolher uma TV Toshiba de 43", e após 11 anos de funcionamento e sem apresentar nenhum problema ela parou de funcionar.
@@leonelleo7116 11 anos durou bem, e provavel que tenha como arrumar ainda viu, pq as vezes só queimou os leds (só trocar, coisa basica), ou então algum componente da placa mãe, também passível de reparo.
@@happyhourtv5581 Teve um problema com a placa e o técnico conseguiu reparar. O maior problema foi que a carcaça se desfez quando foi aberto para ser reparado e não se encontrou outra semelhante para que podesse ser substituída.
Eu tenho uma conhecida que atualmente mora nos EUA, ela tem um canal no RUclips de Dumpsters. Eu fico chocada das coisas que são descartadas no lixo comum dos estadunidenses. De uma coisa eu tenho certeza, a natureza não está dando conta de tanto lixo, melhor voltarmos a produzir produtos duráveis, senão...
Uma das coisas que também precisam ser feitas é a facilitação do reparo e de atualizações, tornando-se uma opção que seja sempre mais econômica do que trocar o produto.
Pessoal, eu e minha esposa em Janeiro de 2020 compramos 2 celulares, ela IPhone Apple e eu 1 Samsung S20 Ultra, porem o celular dela era apenas para lazer e o meu para trabalho pois faco delivery entao meu celular era constantemente usado e carregado todos os dias, o IPhone dela com 3 anos de uso simplismente parou de receber ligacoes e outros defeitos, apesar de parecer estar novissimo, nao teve jeito de reparo, o Samsung apesar de ser para trabalho eu ate hj 04 de Abril de 2024 ainda tenho e continuo trabalhando com meu S20 ultra.
@calytondouglaspe, você disse que sua esposa e você comparam dois celualres, o dela foi iphone dela durou só 3 anos, e não teve conserto? você não especificou qual modelo era o iphone de sua esposa, se era Iphone 11, ou 12 ou Iphone 13 Por Max?
A obsolescência sistêmica já atingiu as velhas TVs "de tubo" (com a desativação do sinal analógico) e está chegando ao bom e velho rádio, com a desativação do sinal AM. As pessoas que possuem esses equipamentos antigos ainda funcionando, seja por colecionismo ou simples nostalgia, terão esses aparelhos inutilizados na outra ponta (transmissão), mesmo que os antigos receptores de TV e rádio nunca tenham apresentado defeitos.
Conversei sobre isso um dia desses com um motoqueiro do uber, superficialmente falávamos de como quase tudo que vc tem precisa ser levado a algum técnico e não sabemos a indole desses profissionais q acabam superfaturando inventando defeitos problemas onde não tem, a maneira de se afastar disso é aprendendo você mesmo afazerr os reparos
Isso é chamada de Obsolescência Programada, onde se tem o objetivo de modificar ou adulterar a qualidade dos produtos (principalmente os que forem essenciais no dia a dia do ser humano) com o intuito principal de torná-los inutilizável, obrigando aos consumidores de realizarem manutenções ou comprarem um novo. Isso posto, as empresas fabricantes desses produtos acabam tendo um lucro significativo em um curto período de tempo, já que acabam nos manipulando.
Documentário “Comprar, tirar, comprar”, produzido por volta de 2011, fala sobre isso, mostrando vários exemplos e alternativas a esse consumismo desenfreado.
Sou catador de material reciclável aqui no RJ, e digo que lixo aqui tá parecendo um shopping center, contando com aparelhos como: sanduicheiras, liquidificadores, ventiladores, cafeteiras, televisores LED, caixinhas de som bluetooth e etc. Todos de última geração.
@@douglasfariaxp Ótima pergunta Douglas. O material que está devidamente separado do lixo orgânico, como: papelão, garrafas pet, plástico, alumínio, ferro, eletro domésticos, etc, destinamos aos depósitos de reciclagem locais e de lá posteriormente para as empresas de reciclagem dos respectivos materiais : Cosigua, CRR ,etc. O que é recolhido pelo caminhão de lixo é destinado aos aterros sanitários, onde o lixo é coberto por camadas de terra. Quanto a solução , devemos reciclar mais, visto que no Brasil, de aproximadamente 90 milhões de toneladas de lixo anuais, reciclamos apenas de 4 a 5%, sem contar o que foi para os rios e mares. Se não houver mudança nos números, caminharemos para uma catástrofe ambiental.😢
Minha mãe comprou 3 Tvs LED/LCD da Samsung: 24 polegadas comprada em 2008,Smart tv 40 polegadas comprada em 2013 e a última também Smart con 43 polegadas em 2022. A mais velha deteriorou-se em 2022 (um mês antes de comprar a mais nova) a Smart tv de 40 polegadas ainda funciona mesmo sem suporte da Netflix, e a mais nova começou a dar problemas no ani seguinte, minha mãe colocou a tv na assistência técnica e semana retrasada a tv deu defeito. O nais engraçado que a de 2013 mesmo sendo Led e Smar tv nunca deu problema
com certeza isso aí é uma sorte porque tem televisão que não é Smart que tem gente que tem mais de 10 anos e nunca deu problema já as televisões Smart hoje em dia não dura nada mas pode durar né é raro
Realmente antigamente as coisas eram feitas para durar. Hoje são feitas Para quebrar. Principalmente celular apesar que esse aqui da Samsung está com incríveis 9 anos e preciso mesmo trocar. Mas acho a Samsung a melhor marca. Esse meu é o j7 marshmelow de 2015!
Existe um documentário chamado Conspiração da Lâmpada Elétrica. É muito bom. No mercado de impressoras/multifuncionais, isso é uma realidade. Já vi um vídeo onde havia um chip entocado que "avisava" a impressora quando parar de funcionar, após certa quantidade de impressões. Complicado isso. Só tem "esperto" nessa terra. Tinha aquele projeto ARA do Google, sobre um celular modular mas que foi abandonado. Certamente os fabricantes foram pra cima da empresa pois isso iria dar uma ferrada no negócio deles. Um abraço Tales e equipe.
Eu estou legal com meu fusca 81, uso diariamente para ir e voltar do trabalho. Faço as manutenções que precisam ser feitas e bora lá. Não me apego muito a design
8:28 por falar em televisão, tem uma marca famosa que fabrica televisões que tem uma abertura atrás na parte de cima. Literalmente uma janela pra entrada de poeira pra fazer a televisão estragar em pouco tempo. Tenho uma da Samsung que não tem essa abertura, uso ela desde 2019 e minha mãe tem uma da mesma marca e modelo desde 2017
Tinha uma vizinha que comprou uma smartTV gigante, com poucos meses estragou. O técnico disse que aquele modelo de TV estragava com até 2 anos de uso e o preço do conserto era praticamente o preço de uma nova.
Pelo menos com uso de computador PC eu tenho que agradecer que tem uma loja que conserta computador , atendem muito bem e resolveram todos os problemas técnicos que meu PC teve e agora é o que eu uso há mais tempo, logicamente mudando o que tem por dentro, placa mãe etc. Mas há mais de 9 anos não encomendo uma torre nova! Tendo menos custo.
Valorizem seus técnicos antes que seja tarde! Sou técnico em informática e percebo como essa classe é desvalorizada, infelizmente se criou uma cultura de enchergar o técnico como sobrinho, que qualquer valor de dinheiro tá bom, o mundo mudou, se vocês soubessem o quanto de conhecimento tens que se ter, a quantidade de ferramentas e tals que temos que ter para reparar um equipamento eletrônico iriam nos olhar com outros olhos, bom o vídeo, na parte que mostra o Louis vocês podem ver as ferramentas dele.. eu aqui tenho mais de 50 mil reais investidos em ferramentas para reparo, fora cursos e etc pra quê, pra vir uns idiotas e quererem por preço nos meus serviços...?? Mais não, podem procurar outro ou então façam vocês mesmo o reparo assim vocês sentirão na pele o que nós passamos!! Bom era isso, desculpe o desabafo mas era necessário!!
@@fernandoluizstumm4226 com a internet, as informações de popularizaram. Muita coisa deixou de ser feita na assistencia, principalmente quando se trata de reparos simples como formatação ou troca de algum componente basico. Eu levo na assistencia quando tenho algum problema mais complexo, como troca de capacitor, plug de alimentação da placa mãe, etc. No geral, eu mesmo faço principalmente porque na adolescencia fiz curso de montagem e manutenção de computadores e redes, pra mim é facil. Inclusive tenho algumas ferramentas de reparo pras coisas que eu necessito. Mas lembro que logo apos ter concluido o curso, o mercado já estava em queda, principalmente por causa justamente da internet e a vasta quantidade de informações.
@@fernandoluizstumm4226 Também chegou em um ponto que o youtube ensina sobre tudo, há coisas muito técnicas que é inviável um leigo fazer, mas tem muitas coisas que qualquer um devidamente instruído e com as ferramentas corretas consegue fazer e ainda economiza uma grana.
Ahm, então seu comentário não é válido. Se o cara trocou a placa mãe, provavelmente atualizou seu processador por um mais atualizado. Seu gabinete nada tem a ver com o que tem dentro dele, se entendi direito
Por isso que até hoje não comprei alguma Smart tv , porque quando você pisca os olhos ou quebra em poucos meses ou desatualiza em questão de dias . Por mais que você procure qualquer produto achando que vai levar uma marca boa , no fim quebra a cara 😑 Sensacional o vídeo , Elementar ❤️
Eu ganhei uma e acredita que bastou ligar ela e tentar habilitar a função smart, conectando na internet, que ela deu problema? Eu nem corri atrás da garantia. Continuo usando a televisão comum que tenho há quase 10 anos.
Tenho uma Samsung RU7100 4K 2019. E ainda roda tudo liso, claro não e tv top da Samsung. Mas por ser de entrada até me surpreendeu. Tem marcas que não passa de 2 anos.
A da minha mãe não durou 6 meses, teve que ir pro conserto 3x com menos de 1 ano, quando acabou a garantia ela vendeu pra uma dessas lojas de conserto de tv e comprou uma não smart
@@diegodiascardoso8735 as anteriores a 2019 resistem melhor né ? Deu pra notar , porque vi na casa de uma amiga uma da Panasonic que ela comprou na época das primeiras TVs assim . Dura até hj
Eu sigo a seguinte regra, comprar um produto top ou quase top, e usar ate onde da, se da pra vender vendo se não vai para o lixo, carro pego zero e rodo 160.000 km e ate mais, máquina é escravo esta aqui para servir, cuido revisão peça de boa qualidade mas uso sem dó ! tudo é finalidade carro transportar, celular ligar e receber, não ligo para ultimo modelo, funciona to usando...
Já compartilhei na rede. Muito bom o vídeo. É nítido e está claro que os produtos são feitos para serem descartados, exatamente pra manter a indústria do consumo.
Tbm tenho 3 tvs quebradas, com dois anos de uso Ja consertei o microondas 3 vezes e a lavadora de roupas agora foi a geladeira q quebrou com 4 anos de vida
Fui ver como abrir um iPhone pra apenas repor um conector que se soltou e desisti, tem abrir removendo a tela primeiro, nunca tinha visto isso. Uso xiaomi a quase 10 anos, já fiz vários reparos eu mesmo pois as peças são desenhadas facilitando demais a troca em caso de defeito. Se a tela quebrar, por exemplo, vc consegue comprar uma original já instalada no frame (a preço bem justo), vc só precisa passar os recheios de um frame pro outro que é uma tarefa bem fácil.
tenho uma TV da LG que já estou usando a 9 anos, detalhe eu já comprei ela usada e nunca precisei fazer reparo, meu pai comprou uma da Samsung ano passado e já teve que trocar por uma nova, e quando eu digo que os produtos eram melhores e mais bem construídos antigamente eles dizem que os de hoje são melhores.
SmartTvs são datadas, principalmente as da Samsung. O que vi de relatos em fóruns de TVs que queimam exatamente depois de 1 ano e 5 meses de funcionamento. Nem sei qual TV comprar, e nem sei se vou comprar outra, já que nem duram sequer 1 ano.
@@L.Frank2000 será? Já tive uma LG que durou muitos anos, até a vendi funcionando e fiquei sabendo que até hj (7 anos depois) ela tá firme e forte. Tô querendo comprar uma, mas não sei... Se tem uma LG amg?
Pura besteira, tanto Samsung quanto LG tem 1 milhão de reclamações no reclame aqui, eu tenho uma de 2018, de qualquer forma são muito menos duráveis qualquer uma das duas, eu gostava da Sony mas ela resolveu sair do Brasil e com razão
Eu tenho uma TV CRT de 2003 e um vídeo cassete de 1994 guardados no sótão, funcionando perfeitamente. Geladeiras duravam 40 anos, ferramentas elétricas duravam mais de 30 anos.
Minha mãe ficou 20 anos com uma tv de tubo, funcionava perfeitamente, só que a modernidade entrou na nossa cabeça e trocamos por uma tv de LCD na época que era febre, porém deu defeito em menos de 3 anos e depois foi comprado outra tv LCD, essa ainda está viva, mas creio que o motivo é o pouco uso mesmo.
Isso é verdade. Eu tinha uma tv de 42 " de LCD e durou 14 anos e estragou e não deu mais de arrumar. Senão eu ficaria com enquanto fosse vivo. Já tinha um conversor de sinal. Mas por enquanto estou só com o celular mesmo.😂😂😂
Há alguns meses atrás eu comprei uma mochila escolar pro meu filho e, mesmo tendo todo o cuidado pra não estragar a mochila,ela estragou. Com uma semana já começou a descascar na parte inferior dela,mesmo meu filho não colocando ela no chão. Agora eu reparei que ela está rasgando no fundo. Sendo que eu tenho o máximo de cuidado com a limpeza dela e não deixando ela jogada. Pior que a mochila é tão bonita, tem desenho de carrinhos que meu filho gosta e eu tenho muito zelo por ela. Fazem uns seis meses que comprei ela,mais ou menos. A minha televisão tem quase 10 anos e está funcionando perfeitamente. Ela é televisão de plasma comum. Já o meu aparelho de DVD que tem quase a mesma "idade", deu problema com dois meses de uso e segue dando problemas até hoje. Já mandei pra conserto duas vezes e não adianta.
@@PAULAOADMPauloHNunes É uma boa ideia. O ruim é eu achar uk que faça isso. Já levei a mochila no sapateiro e ele disse que não compensa arrumar. Na verdade, na época em que levei ( faz alguns meses) ele disse que não teria como arrumar o que estava descascando, só agora que eu vi que começou a rasgar.
@@violeta9910 vai em outro lugar e manda a pessoa trocar o fundo completo e costurar. Eu sempre faço esses pequenos consertos em tudo . Bolsa, sapato, cortina etc... Uma bolsa qualquer custa mais de 200 reais. Um conserto como essse não chega a 30 reais e vc vai usar por muito mais tempo.
As mochilas que comprei pra ir trabalhar não duravam nem 2 meses, começavam a descosturar, rasgar etc... A última durou mais de 1 ano só pq eu ficava costurando ela com linha de pesca, colando, bichinha tava parecendo um Frankstein kkkk
obsolescência programada já existe faz tempo! Lembro como se fosse ontem uma aula de geografia que meu professor me ensinou isso. Simplesmente um carro hoje em dia é feito de papel para quebrar mais fácil
o meu mmoto edge 20 em um ano de uso a bateria esta uma merda descarrega muito rapido , carrego varias vezes dia e ando com carregador portatil se eu for demorar na rua e tenho q sair com 100% da bateria
@@toptop1989Po, que chato. Pelo menos eu e a esposa demos sorte então. Ainda temos nosso g9 plus de 2021 e uma carga completa dura o dia inteiro fazendo uso frequente, e carrega super rápido... Comprei um g14 faz pouco tempo numa promoção. Vamos ver se vai durar igual o outro...
Trabalho no pós venda em uma grande rede de varejo em Portugal. Várias linhas de produto de diversas marcas sequer são reparados, em garantia são substituídos e o artigo avariado vai para reciclagem.
@@Hansooju1 em garantia, todas as marcas tem arranjo, mas fora da garantia não sei exatamente. Contudo, para esse gênero de produtos as marcas que indico de olhos fechados: Bosch, Miele, AEG.
Sou representante técnico autorizado de algumas grandes empresas do mercado (eletrônica, áudio, vídeo e instrumentos musicais). Só digo uma coisa… 90% dos equipamentos que classificamos como “sem possibilidade de reparo” é por falta de peças. Normalmente descontinuadas ou com alteração no “padrão”. Sinceramente , na maioria das vezes fazendo uma simples adaptação ou “gambiarra” daria pra consertar… porém, prefiro não fazer esse tipo de coisas. As vezes você tenta ajudar, mas vocês sabem como são alguns clientes podem ser chatos, e prefiro evitar de tomar no peidante kkkkkk. Mas convenhamos, algumas coisas vem pra melhorar (usb tipo C ou o HDMI por exemplo)… Porém, por outro lado, tem muita coisa que muda só pra te obrigar a comprar coisas novas e se adequar ao “padrão”. Um exemplo bem triste disso, na verdade até mais triste do que gostaria de dizer, é que em algumas empresas colocam conectores com seriais bem específicos (aqueles conectores com um monte de pinos, umas conexões diferentonas) em equipamentos onde um simples pino BNC ou P10 já resolveria (tipo, só precisava de um positivo e um negativo… só dois fios, e duas conexões… um exemplo pra quem não manja, um pino igual a tomada da sua parede já resolveria).
Continuando… Quanto a “produtos com data de validade” que sempre dizem… eu acredito que isso não exista. Porém essa questão de mudar o padrão pro antigo se tornar defasado é real. Ultimamente tbm tenho percebi uma grande queda na qualidade dos materiais. É até meio piada, mas eu também acho que muitas empresas devem pensam naquele rolê de “povo consumista doido… vão querer comprar o novo daqui uns 2 anos no máximo, vou usar um material bom que vai durar 20 anos pra que?” 😅😂😂😂
Tem coisas que ficou bem óbvio isso, olha as primeiras TVs finas de 10 anos pra trás, todas estão funcionando bem até hoje. Eu tenho uma LG LCD funcionando bem por 14 anos. As de hoje os relatos são que duram até 2 anos e já começam a dar problema.
Exatamente meu caso aqui. Tenho uma LCD 42 há 16 anos. Depois que surgiu o Firestick, juntamentr com um hometheater que tenho, ela está perfeita pra mim. Jamais trocarei por outra só por vontade.
Eu e meu pai temos o mesmo celular (S10 Plus), o meu eu atualizei as últimas 4 atualizações e reduziu muito a qualidade da câmera e diminui o desempenho do celular e que agora ele fica travando as vezes, e o S10 Plus do meu pai que não foi atualizado está funcionando tudo normal como um novo.
Alguns anos atrás eu mesmo concertava meus smartphones. Tinha peças de reposição é fácil acesso. Hoje não faço mais. Porém não uso aparelhos atuais, prefiro um top de linha de alguns anos que ainda funciona super bem.
eu tenho 2 tvs de tu bo ,uma cce de 14 polegadas e uma panasonic de tubo de 21 polegadas tela plana ,as duas tem mais de 20 anos de uso ,e até hoje aguenta o tranco. já comprei essas finas de lcd de 40 polegadas ,mas são muito fracas e não aguentam rojão,teve uma que comprei e já veio com defeito da loja ,travava e tinah que puxar a tomada pra destravar
"Lembra quandoa TV durava menos que alguns anos?" Sim, Ainda tenho a TV da copa de 98 funcionando com receptor digital. Essa TV é pra ver programas cotidianos as vezes, como jornais. Dá a mesma programação daquela TV que esta na sala de 65 polegadas que esta dando linhas, mesmo tendo sido comprada em 2021
Acredito fielmente que, hoje, os produtos são feitos para quebrar. Em 2021 comprei um notebook da Samsung de última geração e hoje ele já apresenta alguns problemas de lentidão.
08:30 Eu tenho uma TV CRT da LG, que pelos meus cálculos deve ter perto de 20 anos, funcionando perfeitamente. Como não assisto mais TV, virou peça de museu.😁
Cara, sei que a obsolescência programada existe, mas acho que fui sorteado, pois tenho uma tv LED da Samsung modelo UN40D5000 vai fazer 14 anos, intacta, desde quando comprei. Usei ela demais jogando vídeo game, depois dei pro meu irmão e hoje ele usa como tv pra game e meteu um firestick da Amazon já que ela não é smart. Está lá firme e forte, nunca de 1 defeito.
Com certeza os eletrodomésticos de hoje são feitos para "quebrar". Minha esposa possue uma batedeira planetária da Walyta de 1981 que lhe foi dada por minha tia e acreditem, ela ainda funciona. Foi enviada para revisão uma única vez para limpar as engrenagens.
Ate uma sandalia havaina .a gente usava até furar e a sola e tala não arrentava .atualmente ja tive uma havaiana que arrebentou a tala com 2 semanas de uso
Minha mãe tem uma TV de plasma comprada em 2001 e até hoje está usando ela na sala, funcionando todos os dias. Nunca deu um defeito se quer. Eu comprei uma nova e tive que acionar a justiça pq não queriam trocar depois de ter ido 3 vezes para assistência com menos de 1 ano.
Exatamente ,pra q fazer algo perfeito se o ponto principal do marketing é resolver problemas Vc os produtos fossem perfeitos pra q compra um novi😂😂 0:02
Que canal inteligente,se nossos jovem seguice mais canais como esse,invés de podcast,q os convidados e os entrvistares,bebem e fuma maconha e fala um monte de asneira,não seriam tão bestialisados
Curiosamente são os magnatas que muitas vezes fundaram essas grandes empresas que fazem de tudo para inovar a fim de lucrar com a fabricacao de novos produtos mais frágeis, aqueles que propõe que a população tome consciência a respeito do consumo de recursos no planeta. 🤷🏻♀️ E quase uma briga interna pq basicamente metade do que temos não existiria se não fosse esse impulso.
Eu fiquei assim (?) Quando trocaram as lâmpadas incandescentes pelas as eletrônicas. Ao mesmo tempo que diziam, temos que reduzir o descarte de lixo eletrônico. Antes tinhamos nas lâmpadas incandescentes, vidro e metal. Um polui muito pouco e o outro sequer polui. Hoje temos, vidro, metal, plástico, estanho, cobre e lixo eletrônico. E nada disso é reciclável.
🧠 Aula Grátis - Como usar a Nova IA do RUclips pra alcançar 100 mil inscritos: site.canalelementar.com.br/Jey8?
vlw
Exemplo que vou seguir após ver esse vídeo..
Nunca comprar tv da Samsung...
Juntou dois conceitos diferentes em um único termo: quebra programada é diferente de obsolescência programada. A primeira tem a ver mais com a baixa qualidade dos produtos (por vezes, causada por regulamentação forçada, como, por exemplo, carros com motor 3 cilindros 1.0...). A segunda tem a ver mais com ciclos de P&D (ex: CPUs de computadores).
Mas praticamente ninguém dá a mínima pra isso, e muitos acabam na dissonância cognitiva, saindo às ruas e gritando frases de efeito...
A tv de tubo da minha vó durou + de 15 anos e so deu problema pq foi eu que desmantelei ela , passei um ímã na tela dela kkk, quando vi a merda fingi que tinha acabado de ligar e estava daquele jeito kkkk
@@AGuyInBrazil😅😅😅😊😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😊😅😊😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😅😊😊😅😊😅😅😅😅😊😅😊😅😅😅😅😅😅😅😅😅😊😅😊😅😊😊😊😅😅😅😅😅😊😅😊😅😊😊
Sou professor, e te aviso que teu vídeo vai parar em sala de aula e ser indicado nas minhas aulas!
Você é professor de que?
Grande professor!
@@GustavoFiorottiProfessor de "não é da sua conta", essa matéria é boa e agradável e ser reprovada nela é difícil.
Eu também já pensando nisso. Kkkkk
Sou professor de geografia, é um vídeo fundamental pra matéria 🫡
@@andersonfaria3949 esse canal é incrível em aulas de economia, geopolítica e história. Um dos grandes do RUclips atual.
A situação atual dos eletrônicos no brasil é uma vergonha. Estamos comprando lixo a preço de ouro.
Notebook da montadora Positivo s.a montar lixos: Sony, Lenovo, positivo,hp os note mais baixa qualidade, olha no fundo vai ter a frase" montado pela positivo s.a, visite a amazônia..
@@Mateus.Cardoso Mesmo os que não são montados lá, também são uma p0rcari4. Samsung é um bom exemplo.
@@Mateus.CardosoDell é uma marca boa?
@@d.c.campos4998Ss, mas também estão no mesmo caminho. Recomendo pegar da linha Latitude.
@@d.c.campos4998 já foi uma ótima Marca, hj em dia é só mais uma marca como todas as outras. Mas dependendo do que vc estiver comprando vai de HP ou Dell. São as menos piores.
É muita hipocresia falar em preservação ambiental, e continuar a querer nos empurrar produtos de baixa qualidade e que em pouco tempo não vão funciona mais e irão gerar resíduos.
Ai docorro to passando mal com essa hipocresia
@@MOCHI91502ai docorro
Carros com motores frágeis trabalhando nos limites para poluir menos, mas que logo quebra, como se fabricar peças não poluisse.
@@MOCHI91502 docorro?
Isso é marketing. Ou seja, fazer o conteúdo ser confundindo com a embalagem. Dizer que é bom, ecologicamente correto é uma coisa, é sê-lo de fato é outra.
Eu já tenho a mente aberta para não comprar futilidades , depois desse vídeo vou me conscientizar ainda mais... vou ficar experto com a tal obsolescência programada.
Essa semana estava falando sobre isso aqui em casa. Antigamente um eletrodoméstico durava anos, hoje em dia dependendo do produto dura 2 anos e olhe lá
Antes, os eletros passavam de mãe para filha(o).
Agora, mal passam a garantia
Toda vez que vejo vídeos desse não tem como eu não me lembrar da icônica frase do filme " Clube da luta": trabalhamos em empregos que odiamos pra comprar porcarias que não precisamos.
SENSACIONAL
Essa fala do filme é um tapa na cara sem dó nenhuma 😂😂
Tá maluco falando do clube da luta?
@@3389-ØØ ele esqueceu da regra....
Caraca, mandou super bem. Essa frase encaixou perfeitamente.
Meu pai conserta TVs então ele sempre achou ridículo que uma TV de tubo fosse capaz de durar algumas décadas com reparos mínimos ao passo que uma TV moderna se durar 5 anos é muito. Isso até fez com que demorássemos a ter tvs mais novas em casa porque com um pai desses em casa essas TVs são quase que imortais kkkkk.
eu tenho dado sorte até o momento com uma LCD da AOC que já tá comigo a 16 anos hehe
Sonho em ter um tubão denovo!
Eu tenho minha primeira tv de tubo até hj e ela ainda funciona kkkk
@@Mr778davidDigo o mesmo,A minha tv de Led 39 é também dessa marca, comprei ela em agosto de 2013 e só veio dá problema agora. Detalhe que essa tv ela tava como amostra.Ou seja,era a última do modelo.
Eu tenho uma aqui em casa , uma samsung de 29 tela plana ja tem 13 anos , nunca deu defeito , ja a de 32 com 6 anos da lg , ja deu problema na imagem , queimou a porra da barra de ledes , que pena que nao fabricam mais eletros domesticos , e televisores que duram .
Eu fico com celular e notebook até ele quebrar e não tenha reparo. Meu notebook tá com 6 anos e se depender de mim ainda fico com ele mais 10 anos
Tive um notebook que comprei no começo da graduação, fiz com que ele durasse pelo menos 11 anos! Só descartei por que começou a dar pau a rodo, parou de dar vídeo e assim por diante. Enquanto tiver respirando, faço os equipamentos continuarem andando.
meu pai comprou um notebook acer de entrada la em 2014, se passaram 9 anos e ele funciona perfeitamente até hoje e claro esta bem cuidado
Meu notebook samsung fazendo 13 anos e a bateria ainda segura 1h. 😂
O meu já tem 11 anos, comprei quando entrei para ETEC em 2013, só formatei uma vez a 2 anos e continua funcionando razoavelmente bem, pretendo instalar um SSD no lugar do drive de CD e mais um pente de memória, com isso pretendo extender a vida útil dele por pelo menos mais uns 5 anos rs
eu tenho um asus de 2015... unicos reparos: limpar(abrir pra tirar poeira) de tempos em tempos; aumentei em 6 gb a memória; e um ssd de 240gb. Problemas: so funciona na tomada 😅😅, mas só troco se ele realmente parar de vez de funcionar.
Minha impressora durou 374 dias, ou 1 ano e 9 dias, ou mais ainda 9 dias depois de acabar a garantia. Muito bom Cannon!!!!!!!
Nossa uma Cannon 😮, Deus nos livre,❤
Comigo foi uma hp, tive duas que deu b.o
Eu penso que garantia estendida deveria ser oferecida *sem custo adicional nenhum* , pois a fabricante coloca limite de tempo pouco superior à garantia legal e o produto pifa com um dia, uma semana, um mês após expirar essa garantia.
Minha TV da Samsung durou 13 meses, um mês a mais q a garantia. 😮
Sorte as que tive não duraram nem um ano.😢
Faz muito tempo que percebi que tudo é feito para estragar em pouco tempo visando lucros e não a satisfação do consumidor...
A ganância matou o orgulho do fabricante de produzir mercadorias de qualidade.
@@geovane_nasc O vídeo começa literalmente citando donos de empresas de lâmpada, que se juntaram em um cartel para fazer as mesmas durarem menos e com isso venderem mais. Onde o estado se encaixa nisso?
Que cisma em passar mão na cabeça de empresa, foi o vídeo todo dando exemplos e mais exemplos de empresas decidindo, sem interferência alguma do estado, piorar seus produtos ou apenas proibindo de conserta-los em trocar de vender mais produtos, onde entra o estado nisso?
@@geovane_nasc você não assistiu o vídeo, ao menos não inteiro… não é possível, ele no fim usa exemplos de governo exigindo o direito a reparo e críticas a obsolescência programada (citou o Brasil inclusive), se o governo lucra tanto com isso, porque criar leis para impedir?
E da forma que você fala parece que a empresa só perde em vender, quando no fim ela lucra ainda mais independente de ter que pagar impostos ou não, pode sumir o estado que vão permanecer nessa prática
@@geovane_nasc e isso sequer faz sentido, a empresa vai ajudar o estado fazendo o consumidor ter ódio dela? Os donos de empresa de lâmpada sozinhos decidiram que as lâmpadas deveriam durar apenas mil horas para venderem mais e do nada a culpa virou do estado não deles que decidiram isso, novamente, sozinhos?
@@CAJUENTRETENIMENTOKARAOKE Aonde posso encontrar um desses brasileiros masoquistas que você invent, digo, citou? Que não compra um produto *PORQUE o PRODUTO é DURÁVEL???* Gostaria de entrevistar ele e fazer um filme sobre isso!
Pare de ser gado e falar besteiras contra o Brasil!
@@CAJUENTRETENIMENTOKARAOKE não seja cínico! Você *DEIXOU BEM CLARO QUE ACHA QUE BRASILEIRO NÃO COMPRA o PRODUTO DURÁVEL POR ALGUMA DEFICIÊNCIA ou INCAPACIDADE INTELECTUAL* Além disso, em que país do mundo se compra algo que não está a venda, ou que é muito caro?
Eu reparei. Tudo quebra mais fácil, a qualidade dos produtos não são as mesmas.Até mesmo de um simples detergente que a gente usa na cozinha. O negócio não limpa por nada.
E gasta mais né?
E eu achando que mãe tava certa quando dizia que eu desperdiçava detergente 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
E pensar q em dubai tem lampadas a n queimam 😢😢
Os BOLSONARISTA de baixa renda não gostam de ouvir. Mas, capitalismo não é para pobres
Usa Limpol. O resto é lixo.
Até o esmalte, que antes uma passada já cobria a unha e agora tem fazer três camadas pra gastar mais material
Tive uma tv Panasonic de tubo, durou uns vinte anos e nunca deu defeito, coloquei a venda na OLX é rápido apareceu um comprador, tempo bom que nós éramos felizes e não sabia kkk.
minha TV de tubo da Sharp de 20 polegadas durou 20 anos
Tv de tubo vende fácil, galera que joga vídeo game antigo compra tudo.
Minha mãe comprou uma secadora brastemp USADA quando estava grávida de mim, hoje estou com 35 anos e a minha mãe ainda seca toda roupa da casa nela sem nunca ter dado problema.😮 Quando casei, quis uma igual, comprei uma Brastemp moderna nova, com menos de 6 anos já foi pro conserto uma vez e está prestes a ir de novo. Não dei se rio ou choro com essa situação. 😤😂
Temos que avaliar a necessidade de um eletrônico pelo que precisamos e não pelo modismo e troca anual. TVs e celulares usados em casa são de 2017 e 2019 e funcionam muito bem. Faço troca da bateria dos celulares quando precisam. Pelas necessidades que tenho atendem muito bem e suponho que vamos usar por mais alguns anos.
Reparo que até o plástico e o material da carcaça dos eletrônicos eram melhores?
Eu conserto até não ter mais jeito, da mesma forma que tem o cara que faz pra quebrar, tem o cara que ensina a concertar.
Tb faço isso, desde pequeno sempre tentava dar um jeito em tudo, enquanto algumas crianças quebravam e já iam chorar pro pai pra comprar outro, eu dava um jeito de concertar meus brinquedos. Tenho alguns até hj guardados em uma caixa na casa da minha mãe. São relíquias.
Me recuso a ter que ficar comprando toda hora algo que eu msm posso consertar até chegar ao ponto de começar a se desintegrar de tão usado 🤣
E pior, quando possível eu dou um jeito de replicar e construir do 0 artesanalmente.
Minha família quando quebra qualquer coisa já vem correndo me pedir ajuda, fone de ouvido, celular, Pc, tv, ventilador, etc... 😂
Comprei uma TV da Sony em 2014... Imagem top...
Depois de tanto tempo a imagem ainda está perfeita e muito melhor que várias tvs atuais...
Ela não atualiza mais, porém coloquei um "fire stick" nela... Ficou funcional novamente... Perfeita... E que venham mais 10 anos
Meu Pai também comprou um TV da Sony em 2014, antigamente ele usava na sala, mas agora usa no quarto. Comprou justamente para assistir a Copa do Mundo, a nossa seleção foi uma vergonha
Sony fabricava produtos de Qualidade!
A obsolescência programada é resultado de três fatores.
A concorrência cada vez maior e mais globalizada. Forçando a reduzir custos para continuar no mercado.
Também tem o lado de fazer un produto com durabilidade menor, parar o consumidor sempre continuar comprando. Para isso nao ficar tao claro, usam de mudanças de design ou apenas adicionam alguma função que torna obsoleto o item que o consumidor já tem.
E também a característica do cidadão médio, que sempre age de maneira a se preocupar somente com o presente. Esse tipo de consumidor é a grande maioria. O que vale pra ele é o presente. Na cabeça deles não compensa pagar mais caro por durabilidade. Vejo por mim, não sou rico, sou classe média baixa. Saí de casa a uns 14 anos. Apesar de morar de aluguel, por nao querer ficar fixo em uma cidade. Minha casa parece a de um senhor de classe média. Pois procuro comprar coisas de qualidade, desde moveis até os eletrônicos. Vou na casa de amigos que tiveram vidas parecidas, eles nao tem nada em casa, somente o básico.
Alguns exemplos, minha cama é de madeira maciça, ja tem mais de 40 anos e vai durar pelo menos mais isso. Armarios de madeira maciça. Eletrodomésticos de uso profissional. Aparelho de som da década de 80. Mesas e cadeiras de qualidade.
Hoje as coisas sao descartáveis. Difícil uma cama box que dure 10 anos.
Uma lavadora de pressão nao dura 3 anos usando muito. Comprei uma profissional pelo dobro do preço de uma doméstica, em vez de durar três anos, vai durar pelo menos uns 15.
Se todo consumidor fosse exigente com qualidade, a produção com mais qualidade ia aumentar, o custo ficar melhor. E no fim voce compra uma vez só e gasta menos.
Muito obrigado pelo seu comentário 👏🏾👏🏾💙
Mas aí q entra o marketing, toda a formatação da sociedade foi moldada pela televisão e agora com a Internet.
E um bombardeio de marketing para q o público consuma, consuma e consuma.
Muitos consumidores são uns trouxas; uns otários; uns burros; vão nas conversas dos outros; vão atrás de modismos; religiões...
E não tem críticas nenhuma !!!
Você está certo em seu comentário - e penso igual = a você: só compro de qualidade !!!
Minha cama veio de MDF, quebrou uma das laterais após 5 anos de uso (foi comprada em 2017 numa loja Cem). Levei a lateral que não estava quebrada para um serralheiro fazer as duas laterais de madeira. Recuperei a cama.
O problema é encontrar lojas de móveis de madeira maciça que não cobrem tão caro nesses produtos. Cê vai numa Casa Bahia da vida e vê um guarda-roupa por R$ 1.000. Um semelhante, numa loja de móveis de madeira maciça, custa até 3 vezes mais.
Nunca me esqueço de um ventilador que minha mãe comprou em 2001 e ele durou 15 fucking anos perfeitamente, nunca precisou de reparos. Atualmente você compra, e com menos de 1 ano já começam a perder potência. Outra coisa era uma tv CRT da CCE que durou quase 20 anos.
Levei os meus p/ trocar o rolamento essa semana. Os antigos o induzido (enrolado) do motor era de cobre. Os novos são de alumínio! Se aquecer, derrete e já era.
O meu ventilador tbm kkkkkkkkk, depois de uns 2 anos começou a perder muita potência
Troca o capacitor é bem facil e resolve @@gabrielbachi1752
Tenho um ventilador de mais de 50 anos ainda funcionando que era do meu avô.
Cara, eu to digitando isso no meu pc usando uma CCE quem tem 10 anos de uso e segue firme e forte, ligada todos os dias, só descansa quando vou dormir.
Esse canal é uma necessidade que nós não sabíamos que precisávamos!
O que se tornou muito nítido para mim é que, antes, as coisas mais caras tendiam a ter qualidade maior e durabilidade. Hoje percebo que essa relação não existe mais. Vc compra um produto extremamente caro (em relação a outras opções mais baratas) e vc não tem garantia alguma de que o mais caro vai resistir por mais tempo. É preciso regulamentar urgentemente isso!
Realmente, eu compro tudo do mais barato hoje, porque o caro ta durando muito menos que o barato a maioria das vezes pelo que percebo. Hj em dia ser caro não é mais sinônimo de qualidade...
Exatamente. Ou então precisa pagar por uma garantia extendida que vamos e convenhamos, não é garantia de nada...
@@PletschSound eu compro o mais barato porque sou sovina mesmo
@@ladymillionladymillion Antes, os eletros passavam de mãe para filha(o).
Agora, mal passam a garantia
Hoje a pessoa tem que ter indicação de quem conhece o ramo pra poder escolher uma coisa que preste kkkkkk, ta complicado
o Tales é realmente surpreendente e sensacional, pois traz em seus videos fatos que no mundo dos 'comuns', são forcados a não aparecer ou evidenciar-se, para que o sistema sempre domine e continue dominando a todos! É a realidade na matrix...
Sou professor de Sustentabilidade e seu vídeo virou aula.
Sou também do tempo da tv a válvula que duravam 30 anos, trocava uma valvula e durava + 30
Tenho 3 tv's samsung em casa . uma comprada em 2010 e outra em 2011 que estão em ótimas condições . A que comprei em 2020 está com sombras e linhas na tela .
Comprei uma nem tem 1 ano e jata com 3 linhas pretas
@@dayovo339 tenho duas com o mesmo problema, as linhas vão só aumentando.
Eu tenho uma Samsung lcd full hd 40’’ de fabricacao 2012 ta top até hj
@Garotodoamanha melhor comprar uma tv barata e meter um Fire TV Stick, foi o que eu fiz, peguei uma Philco qualquer de 40" e tá de boa a uns 8 anos
Tenho uma smart samsung 40 led e está de boa, 10 na casa.
Depois que assisti um documentário no RUclips muitos anos atrás sobre obsolescência programada, minha mente se abriu.
Vc tem o link?
Nome do documentário?
Qual o documentário?
??
@@missesse9483 Tentei postar aqui, mas o RUclips não permitiu. O documentário é espanhol e chama-se "Comprar, Jogar Fora, Comprar - A História Secreta da Obsolescência Programada". Pensei que não encontraria mais, só que felizmente alguma alma generosa repostou aqui, no RUclips, com esse nome.
notebooks até um tempo você tinha facilidade para fazer upgrades, tanto a bateria como os compartimento de memórias e HD eram fácies de acessar. Hoje notebooks, até os de marcas consagradas, vem com plástico ruim na carcaça e uma extrema dificuldade para abrir e trocar periféricos como o teclado que precisa desmontar todo o equipamento para acessar.
Sem contar que os periféricos são soldados na placa mãe, como processador, placa de vídeo, memória ram e SSD ... 😢 E pra variar colocam um tipo de resina que não permite que sejam dessoldados sem danificar a placa.
Que marca de note é essa ae kkkk? Os que eu vejo as peças sao deboa pra trocar
Concordo; e caríssimos.
Por causa do Direito de Reparo, fuí atrás de conhecimento e outras coisas seja no RUclips ou em manuais e sites.
Comprei um Notebook de 2011 da DELL, nessa época os Notebooks tinham slots para processador, memória RAM, HD ou SSD.
Eu mesmo fiz as atualizações desse Notebook que comprei em 2023 e nele que estou vendo esse vídeo com certo orgulho que é fruto de meu trabalho.
Num corpo de bombeiros nos EUA tem uma lâmpada em exposição que tá há mais de 100 anos funcionando sem parar
teve uma lampada incadescente aqui no meu banheiro que durou 7 anos
nao a toa acabaram com as lampadas incandecentes..😓
Esssa eu já vi, mas quase nao acende mais kk
@@gabrielv.4358
Ela tá normal, as lâmpadas no início eram bem fraquinhas msm, tipo a claridade de uma vela
Mas e o consumo de energia elétrica? Será que o valor de uma de led sairia mais barato que ela ?
A cada dia que se passa o mundo vai se encaminhando pra se torna o filme Wall-e 👏🏾
Todas as vezes lembro desse filme, quando vejo vídeos com lixo eletrônico.
Não ironicamente
Me lembrei se trata de um robósinho que faz varios predios com os blocos que ele faz com a pilha de lixo que ele encontra, e ele se recarrega usando a luz do sól
Em 2002, no meu aniversário de 5 anos, ganhei uma tv semp toshiba de 65 polegadas de tubo, ela ficou comigo até 2018 depois de um curto na rede. Ela estava simplesmente do mesmo jeito que foi comprada até esse fatidico dia. Compre uma tv philips em 2018, depois da minha tv ter queimado, e hoje ela não pega nem a netflix que vem com o botão instalado no controle. Impressionante como eles conseguiram fazer o consumidor ser jogado pra trás, simplesmente atualizando o sistema
@Garotodoamanha se a sua for da samsung, modelo cristal cu8000 (se nao me engano, ou algo parecido), realmente é problema sistemico de fabricação e a samung garante o reparo mesmo fora da garantia. Pesquise na net tanto no google quando no youtube sobre o modelo e o problema que vc teve, de repente tb rola isso. Repara a tv e vende.
compra um setup box com android ou outros e problema resolvido
65 polegadas de tubo? Encontramos o novo naldo.
Se ela tiver entrada HDMI (provavelmente tem), compre um FireStick da Amazon e instala o app direto nele. Fiz isso com uma TV de 2016 (que nem era Smart). Ia gastar de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 em uma TV nova, acabei gastando R$ 200,00 em um FireStick que resolveu 100% do que eu precisava.
@@Dubinhosssnunca viu ? Tinha umas que tinha até pé, parecia um móvel, e a TV gigante com.aquela imagem péssima kkkk era coisa de gente muito rica procura aí no Google que vc vai ver
O dinheiro vale cada vez menos, é cada vez mais difícil de ganhar e é IMPORTANTÍSSIMO aprender a comprar APENAS aquilo de que precisamos mesmo...😀
Absolescência programada, esse é o nome desse fenômeno moderno e contemporâneo.
Por isso o mundo tá virando um lixão.
Minha máquina de lavar Brastemp durou mais de 25 anos, um verdadeiro recorde de durabilidade. Ela me acompanhou em muitos momentos importantes da minha vida, sofreu pequenos reparos, sempre tive peças de reposição e funcionou perfeitamente.
parece meu celtinha de 2009 kkkkkkkkk
O freezer da minha mãe tá gelando horrores a inacreditáveis 30 anos
Nunca deu problemas embora aqui na área sempre ocorre pico de luz...
Na casa do meu pai tem uma Prosdócimo, deve ter uns 20 anos. Tirando a ferrugem tá firme e forte.
Minha geladeirinha Cônsul, vai fazer 20 anos esse ano, tem ferrugem, já foi envelopada duas vezes, dá uma trabalheira danada pra degelar, mas funciona que é uma beleza!
Verdade absoluta. Hoje em dia comprar o mais caro ou o mais barato dá na mesma.
o maior problema pra mim nesse caso são os eletrodomésticos, cada vez mais caros e durando menos, como dar 5k numa geladeira que começa a dar defeito com 2/3 anos de uso?
Comprei pra minha mãe uma TV de tudo de 29 CCE polegadas em 2005 até hoje ela ainda usa a mesma TV
Uma realidade, as pessoas acostumaram a estar sempre trocando as coisas, acompanhando o mercado consumista.
Ainda bem que eu não sou assim, passo 5/6 anos com o mesmo celular mas não deixo de comprar coisas úteis pra trocar de celular. Meus pais são assim também, tanto que a nossa Máquina de Lavar e geladeira tem 10 e só foram apresentar problemas agora.
@@filipe.e e é pouco, os produtos deveriam ser feitos para durarem no mínimo 100 anos
@@halderalves1186 impossível pq o plástico já começa a se decompor em 80 anos
Se fosse de 10 em 10 ano tava otimo @@halderalves1186
Ou quando precisa, como foi o meu caso. Em 2022, toquei a lavadora pois a que me acompanhava havia 14 anos não tinha mais conserto. Troquei a batedeira após 4 anos, este mês, porque a que tive nesse período espanou as engrenagens dos batedores. E pior que não tem como tirar as engrenagens porque acho que a fabricante exagerou na trava química desses parafusos, quase perdi minha chave Philips tentando tirar essas peças.
Se estendermos isso aos veículos... Daria um vídeo de quase 1h.
Tomara que o Elementar veja o seu comentário e faça!
Diga se motor 3 cilindros com correia banhada à óleo.
Up
O povo queria motor tecnologico agora engole
Up
Eu como tenho conhecimento de elétrica, eletrônica e mecânica, tenho a tendência de consertar quase tudo.
Eu, sem conhecimento nenhum, venho no youtube e aprendo quase de tudo um pouco, já poupei uns 5 mil só em manutenções que fiz sozinho, arrumando minha moto, meu carro, pequenos reparos na casa como cano quebrado, trocar chuveiro etc...
Eu tenho 3 TVs de Tubo funcionando perfeitamente e com acesso à Internet com uso de adaptador e Fire Stick. Meu pai não quer se desfazer. Apesar de ter uma TV led maior na sala, quero guardar porque sei que podemos estar caminhando para um apagão digital. Guardo também Rádios, Toca CDs e Pen drive.
Canal elementar muito bom! 👏👏👏👏👏👏 Nem o Discovery Channel faz documentário tão perfeito e tão bem explicado...... Eu maratono os vídeos!
Quem lembra das antigas TVs de tubo com garantia até a copa 2006.. 4, 8, 12 a 15 anos de garantia. Sem frescuras. Faltam leis que retornem esse bons e velhos tempos para as SMARTTVS. Fabricadas com Obsolescência programada. Telas quebram placas queimam e o povo dá-lhe perder dinheiro
Meu avô tem uma dos anos 2000 , tá até hoje funcionando 😂😂😂
Que porra de leis, BR médio é um doente amante de mais Estado e políticos decidindo o que é bom ou ruim nas nossas vidas pqp
o problema é que o proprio estado se beneficia disso atraves dos impostos sobre o produto (ICMS, IPI), para eles, isso tiraria o dinheiro que eles ganham sobre esses produtos
As empresas hoje pra reduzir os custos utilizam materiais e processos de baixa qualidade pra produzir um produto mais barato apesar que hoje tudo está caro mesmo,um exemplo são às TVS modernas que não duram nada e tem antigas que funcionam até hoje.
Hoje em dia é complicado ter um aparelho e nao digo somente de celulares. Ate as TV's, maquinas de lavar entre outros são bem fácies de quebrar e as peças de reposição são caras para que você desista e tenha que comprar outro. Uma TV de tubo da Philips ate hoje funciona e dei de presente e ate molhar, molhou e mesmo assim nao foi pra o conserto. Minha Smart TV na primeira chuva, deu defeito e queimou a placa e nao valia a pena o conserto
Foda, estava procurando uma tv moderna "não smart" uns meses atrás para comprar. Na minha lógica, ligaria um Chromecast, que é um aparelho bem mais barato, e poderia manter a mesma TV por anos trocando só o Chromecast vpelo modelo mais novo. Simplesmente não tem mais nenhuma que não seja smart tv, cheguei até a ver as opções de importação (antes das mudanças da remessa conforme), e até lá fora as opções que o pessoal recomendava na internet já saíram de linha.
@@BrunoAlves-bf8jcaqui em casa tem uma geladeiracom mais de 20anos ,só foi trocado gas msm😮😮
Duram em média 5 anos as smarts
Que hábito estranho e perigoso o seu de deixar aparelhos que usam eletricidade pegarem chuva...🤔
@@BrunoAlves-bf8jc eu acabei de achar uma que não é smartv, de 32 polegadas por 850 na Kabum se procurar acha
minha bisavó e minha avó foram comprar uma bacia de alumínio para minha vó dar banho na minha mãe e minha mãe estava na barriga da minha avó, e até hoje eu tenho essa bacia de mais de 40 anos pois minha mãe nasceu em 1984
Tem placa interna que é vendida no Aliexpress, e serve para algumas TV's de tubo.
Comprei meu celular Samsung S9 há 4 anos atrás e ja era "obsoleto" continuo usando ele e deve durar mais 1 ou 2 anos em minhas mãos. Tenho 2 TVs de LED de 2011 42 polegadas e não pretendo trocar até que pare de funcionar. Não gosto de jogar dinheiro pela janela e ficar gastando com coisas que não vai mudar em nada em minha vida. Uso a TV só para assistir YT e celular para mandar mensagens e ligações, não vou gastar um fortuna para ter algo que não vou usar 100%
digo o mesmo do meu moto g pretendo trocar só no fim do ano quando completa 5 anos
Uma vez acompanhei o meu pai até uma loja para comprar uma nova tv, entre várias opções na época como Samsung, LG, sharp, etc. Acabamos por escolher uma TV Toshiba de 43", e após 11 anos de funcionamento e sem apresentar nenhum problema ela parou de funcionar.
@@leonelleo7116 11 anos durou bem, e provavel que tenha como arrumar ainda viu, pq as vezes só queimou os leds (só trocar, coisa basica), ou então algum componente da placa mãe, também passível de reparo.
@@happyhourtv5581 Teve um problema com a placa e o técnico conseguiu reparar.
O maior problema foi que a carcaça se desfez quando foi aberto para ser reparado e não se encontrou outra semelhante para que podesse ser substituída.
@@leonelleo7116 puxa vida, aí é complicado mesmo. Bom, mas pelo menos durou bem
Eu tenho uma conhecida que atualmente mora nos EUA, ela tem um canal no RUclips de Dumpsters. Eu fico chocada das coisas que são descartadas no lixo comum dos estadunidenses. De uma coisa eu tenho certeza, a natureza não está dando conta de tanto lixo, melhor voltarmos a produzir produtos duráveis, senão...
Verdade
Uma das coisas que também precisam ser feitas é a facilitação do reparo e de atualizações, tornando-se uma opção que seja sempre mais econômica do que trocar o produto.
@mureebe1 Verdade.
Pessoal, eu e minha esposa em Janeiro de 2020 compramos 2 celulares, ela IPhone Apple e eu 1 Samsung S20 Ultra, porem o celular dela era apenas para lazer e o meu para trabalho pois faco delivery entao meu celular era constantemente usado e carregado todos os dias, o IPhone dela com 3 anos de uso simplismente parou de receber ligacoes e outros defeitos, apesar de parecer estar novissimo, nao teve jeito de reparo, o Samsung apesar de ser para trabalho eu ate hj 04 de Abril de 2024 ainda tenho e continuo trabalhando com meu S20 ultra.
@calytondouglaspe, você disse que sua esposa e você comparam dois celualres, o dela foi iphone dela durou só 3 anos, e não teve conserto? você não especificou qual modelo era o iphone de sua esposa, se era Iphone 11, ou 12 ou Iphone 13 Por Max?
S20 ultra é brabo, roda até gta 5 kkkkkk
A obsolescência sistêmica já atingiu as velhas TVs "de tubo" (com a desativação do sinal analógico) e está chegando ao bom e velho rádio, com a desativação do sinal AM. As pessoas que possuem esses equipamentos antigos ainda funcionando, seja por colecionismo ou simples nostalgia, terão esses aparelhos inutilizados na outra ponta (transmissão), mesmo que os antigos receptores de TV e rádio nunca tenham apresentado defeitos.
Verdade podem fazer coisas para durar mas nao querem
Conversei sobre isso um dia desses com um motoqueiro do uber, superficialmente falávamos de como quase tudo que vc tem precisa ser levado a algum técnico e não sabemos a indole desses profissionais q acabam superfaturando inventando defeitos problemas onde não tem, a maneira de se afastar disso é aprendendo você mesmo afazerr os reparos
Isso é chamada de Obsolescência Programada, onde se tem o objetivo de modificar ou adulterar a qualidade dos produtos (principalmente os que forem essenciais no dia a dia do ser humano) com o intuito principal de torná-los inutilizável, obrigando aos consumidores de realizarem manutenções ou comprarem um novo. Isso posto, as empresas fabricantes desses produtos acabam tendo um lucro significativo em um curto período de tempo, já que acabam nos manipulando.
Documentário “Comprar, tirar, comprar”, produzido por volta de 2011, fala sobre isso, mostrando vários exemplos e alternativas a esse consumismo desenfreado.
Sou catador de material reciclável aqui no RJ, e digo que lixo aqui tá parecendo um shopping center, contando com aparelhos como: sanduicheiras, liquidificadores, ventiladores, cafeteiras, televisores LED, caixinhas de som bluetooth e etc. Todos de última geração.
tem algum destino esse lixo? ou realmente nao tem solucao?
@@douglasfariaxp Ótima pergunta Douglas. O material que está devidamente separado do lixo orgânico, como: papelão, garrafas pet, plástico, alumínio, ferro, eletro domésticos, etc, destinamos aos depósitos de reciclagem locais e de lá posteriormente para as empresas de reciclagem dos respectivos materiais : Cosigua, CRR ,etc. O que é recolhido pelo caminhão de lixo é destinado aos aterros sanitários, onde o lixo é coberto por camadas de terra. Quanto a solução , devemos reciclar mais, visto que no Brasil, de aproximadamente 90 milhões de toneladas de lixo anuais, reciclamos apenas de 4 a 5%, sem contar o que foi para os rios e mares. Se não houver mudança nos números, caminharemos para uma catástrofe ambiental.😢
Minha mãe comprou 3 Tvs LED/LCD da Samsung: 24 polegadas comprada em 2008,Smart tv 40 polegadas comprada em 2013 e a última também Smart con 43 polegadas em 2022. A mais velha deteriorou-se em 2022 (um mês antes de comprar a mais nova) a Smart tv de 40 polegadas ainda funciona mesmo sem suporte da Netflix, e a mais nova começou a dar problemas no ani seguinte, minha mãe colocou a tv na assistência técnica e semana retrasada a tv deu defeito. O nais engraçado que a de 2013 mesmo sendo Led e Smar tv nunca deu problema
com certeza isso aí é uma sorte porque tem televisão que não é Smart que tem gente que tem mais de 10 anos e nunca deu problema já as televisões Smart hoje em dia não dura nada mas pode durar né é raro
Realmente antigamente as coisas eram feitas para durar. Hoje são feitas Para quebrar. Principalmente celular apesar que esse aqui da Samsung está com incríveis 9 anos e preciso mesmo trocar. Mas acho a Samsung a melhor marca. Esse meu é o j7 marshmelow de 2015!
Existe um documentário chamado Conspiração da Lâmpada Elétrica. É muito bom. No mercado de impressoras/multifuncionais, isso é uma realidade. Já vi um vídeo onde havia um chip entocado que "avisava" a impressora quando parar de funcionar, após certa quantidade de impressões. Complicado isso. Só tem "esperto" nessa terra.
Tinha aquele projeto ARA do Google, sobre um celular modular mas que foi abandonado. Certamente os fabricantes foram pra cima da empresa pois isso iria dar uma ferrada no negócio deles.
Um abraço Tales e equipe.
A Havaianas adotou o método.
Exatamente kkkk. Lembro que uma Havaina durava uns 5 meses fácil! Hj em dia com 1 mês ja fica toda lascada
Havaianas durava muito agora elas vem com defeito de fabrica que quebram mesmo sem da topada no chão
Vendo em minha loja e estou desistindo de vendê-las, estão se deteriorando antes de chegar ao cliente final, lastimavel
Havaianas se durar 2 anos é muito.
@@felipemarquesb.3435 meses? Sempre usei e durava no mínimo 1 ano
Eu estou legal com meu fusca 81, uso diariamente para ir e voltar do trabalho. Faço as manutenções que precisam ser feitas e bora lá. Não me apego muito a design
8:28 por falar em televisão, tem uma marca famosa que fabrica televisões que tem uma abertura atrás na parte de cima. Literalmente uma janela pra entrada de poeira pra fazer a televisão estragar em pouco tempo. Tenho uma da Samsung que não tem essa abertura, uso ela desde 2019 e minha mãe tem uma da mesma marca e modelo desde 2017
Tinha uma vizinha que comprou uma smartTV gigante, com poucos meses estragou. O técnico disse que aquele modelo de TV estragava com até 2 anos de uso e o preço do conserto era praticamente o preço de uma nova.
A minha durou 3 anos
e a garantia?
Pelo menos com uso de computador PC eu tenho que agradecer que tem uma loja que conserta computador , atendem muito bem e resolveram todos os problemas técnicos que meu PC teve e agora é o que eu uso há mais tempo, logicamente mudando o que tem por dentro, placa mãe etc. Mas há mais de 9 anos não encomendo uma torre nova! Tendo menos custo.
Valorizem seus técnicos antes que seja tarde! Sou técnico em informática e percebo como essa classe é desvalorizada, infelizmente se criou uma cultura de enchergar o técnico como sobrinho, que qualquer valor de dinheiro tá bom, o mundo mudou, se vocês soubessem o quanto de conhecimento tens que se ter, a quantidade de ferramentas e tals que temos que ter para reparar um equipamento eletrônico iriam nos olhar com outros olhos, bom o vídeo, na parte que mostra o Louis vocês podem ver as ferramentas dele.. eu aqui tenho mais de 50 mil reais investidos em ferramentas para reparo, fora cursos e etc pra quê, pra vir uns idiotas e quererem por preço nos meus serviços...?? Mais não, podem procurar outro ou então façam vocês mesmo o reparo assim vocês sentirão na pele o que nós passamos!! Bom era isso, desculpe o desabafo mas era necessário!!
@@fernandoluizstumm4226 com a internet, as informações de popularizaram. Muita coisa deixou de ser feita na assistencia, principalmente quando se trata de reparos simples como formatação ou troca de algum componente basico. Eu levo na assistencia quando tenho algum problema mais complexo, como troca de capacitor, plug de alimentação da placa mãe, etc. No geral, eu mesmo faço principalmente porque na adolescencia fiz curso de montagem e manutenção de computadores e redes, pra mim é facil. Inclusive tenho algumas ferramentas de reparo pras coisas que eu necessito. Mas lembro que logo apos ter concluido o curso, o mercado já estava em queda, principalmente por causa justamente da internet e a vasta quantidade de informações.
@@fernandoluizstumm4226 Também chegou em um ponto que o youtube ensina sobre tudo, há coisas muito técnicas que é inviável um leigo fazer, mas tem muitas coisas que qualquer um devidamente instruído e com as ferramentas corretas consegue fazer e ainda economiza uma grana.
Ahm, então seu comentário não é válido. Se o cara trocou a placa mãe, provavelmente atualizou seu processador por um mais atualizado. Seu gabinete nada tem a ver com o que tem dentro dele, se entendi direito
Por isso que até hoje não comprei alguma Smart tv , porque quando você pisca os olhos ou quebra em poucos meses ou desatualiza em questão de dias .
Por mais que você procure qualquer produto achando que vai levar uma marca boa , no fim quebra a cara 😑
Sensacional o vídeo , Elementar ❤️
Eu ganhei uma e acredita que bastou ligar ela e tentar habilitar a função smart, conectando na internet, que ela deu problema?
Eu nem corri atrás da garantia. Continuo usando a televisão comum que tenho há quase 10 anos.
Compra uma tv box 4k que é bem melhor!
Tenho uma Samsung RU7100 4K 2019. E ainda roda tudo liso, claro não e tv top da Samsung. Mas por ser de entrada até me surpreendeu. Tem marcas que não passa de 2 anos.
A da minha mãe não durou 6 meses, teve que ir pro conserto 3x com menos de 1 ano, quando acabou a garantia ela vendeu pra uma dessas lojas de conserto de tv e comprou uma não smart
@@diegodiascardoso8735 as anteriores a 2019 resistem melhor né ?
Deu pra notar , porque vi na casa de uma amiga uma da Panasonic que ela comprou na época das primeiras TVs assim . Dura até hj
Eu sigo a seguinte regra, comprar um produto top ou quase top, e usar ate onde da, se da pra vender vendo se não vai para o lixo, carro pego zero e rodo 160.000 km e ate mais, máquina é escravo esta aqui para servir, cuido revisão peça de boa qualidade mas uso sem dó ! tudo é finalidade carro transportar, celular ligar e receber, não ligo para ultimo modelo, funciona to usando...
Já compartilhei na rede. Muito bom o vídeo. É nítido e está claro que os produtos são feitos para serem descartados, exatamente pra manter a indústria do consumo.
Tbm tenho 3 tvs quebradas, com dois anos de uso
Ja consertei o microondas 3 vezes e a lavadora de roupas agora foi a geladeira q quebrou com 4 anos de vida
tu tbm é meio azarado hein
pega com Deus
Fui ver como abrir um iPhone pra apenas repor um conector que se soltou e desisti, tem abrir removendo a tela primeiro, nunca tinha visto isso. Uso xiaomi a quase 10 anos, já fiz vários reparos eu mesmo pois as peças são desenhadas facilitando demais a troca em caso de defeito. Se a tela quebrar, por exemplo, vc consegue comprar uma original já instalada no frame (a preço bem justo), vc só precisa passar os recheios de um frame pro outro que é uma tarefa bem fácil.
tenho uma TV da LG que já estou usando a 9 anos, detalhe eu já comprei ela usada e nunca precisei fazer reparo, meu pai comprou uma da Samsung ano passado e já teve que trocar por uma nova, e quando eu digo que os produtos eram melhores e mais bem construídos antigamente eles dizem que os de hoje são melhores.
SmartTvs são datadas, principalmente as da Samsung.
O que vi de relatos em fóruns de TVs que queimam exatamente depois de 1 ano e 5 meses de funcionamento.
Nem sei qual TV comprar, e nem sei se vou comprar outra, já que nem duram sequer 1 ano.
LG é uma boa opção, não aconteceu isso não!
@@L.Frank2000 será?
Já tive uma LG que durou muitos anos, até a vendi funcionando e fiquei sabendo que até hj (7 anos depois) ela tá firme e forte.
Tô querendo comprar uma, mas não sei...
Se tem uma LG amg?
Pura besteira, tanto Samsung quanto LG tem 1 milhão de reclamações no reclame aqui, eu tenho uma de 2018, de qualquer forma são muito menos duráveis qualquer uma das duas, eu gostava da Sony mas ela resolveu sair do Brasil e com razão
Eu tenho uma TV CRT de 2003 e um vídeo cassete de 1994 guardados no sótão, funcionando perfeitamente. Geladeiras duravam 40 anos, ferramentas elétricas duravam mais de 30 anos.
Minha mãe ficou 20 anos com uma tv de tubo, funcionava perfeitamente, só que a modernidade entrou na nossa cabeça e trocamos por uma tv de LCD na época que era febre, porém deu defeito em menos de 3 anos e depois foi comprado outra tv LCD, essa ainda está viva, mas creio que o motivo é o pouco uso mesmo.
Isso é verdade. Eu tinha uma tv de 42 " de LCD e durou 14 anos e estragou e não deu mais de arrumar. Senão eu ficaria com enquanto fosse vivo. Já tinha um conversor de sinal. Mas por enquanto estou só com o celular mesmo.😂😂😂
Há alguns meses atrás eu comprei uma mochila escolar pro meu filho e, mesmo tendo todo o cuidado pra não estragar a mochila,ela estragou.
Com uma semana já começou a descascar na parte inferior dela,mesmo meu filho não colocando ela no chão. Agora eu reparei que ela está rasgando no fundo. Sendo que eu tenho o máximo de cuidado com a limpeza dela e não deixando ela jogada.
Pior que a mochila é tão bonita, tem desenho de carrinhos que meu filho gosta e eu tenho muito zelo por ela. Fazem uns seis meses que comprei ela,mais ou menos.
A minha televisão tem quase 10 anos e está funcionando perfeitamente. Ela é televisão de plasma comum. Já o meu aparelho de DVD que tem quase a mesma "idade", deu problema com dois meses de uso e segue dando problemas até hoje. Já mandei pra conserto duas vezes e não adianta.
❤❤❤❤
pede pra um capoteiro costurar o fundo com lona de caminhão. Não vai rasgar mais. Dá pra fazer isso com muitas coisas que envolvem tecido
@@PAULAOADMPauloHNunes É uma boa ideia. O ruim é eu achar uk que faça isso. Já levei a mochila no sapateiro e ele disse que não compensa arrumar. Na verdade, na época em que levei ( faz alguns meses) ele disse que não teria como arrumar o que estava descascando, só agora que eu vi que começou a rasgar.
@@violeta9910 vai em outro lugar e manda a pessoa trocar o fundo completo e costurar. Eu sempre faço esses pequenos consertos em tudo . Bolsa, sapato, cortina etc... Uma bolsa qualquer custa mais de 200 reais. Um conserto como essse não chega a 30 reais e vc vai usar por muito mais tempo.
As mochilas que comprei pra ir trabalhar não duravam nem 2 meses, começavam a descosturar, rasgar etc...
A última durou mais de 1 ano só pq eu ficava costurando ela com linha de pesca, colando, bichinha tava parecendo um Frankstein kkkk
obsolescência programada já existe faz tempo! Lembro como se fosse ontem uma aula de geografia que meu professor me ensinou isso. Simplesmente um carro hoje em dia é feito de papel para quebrar mais fácil
Caramba que vídeo sensacional!
Eu amo tecnologia e sei exatamente como a obsolescência programada é surreal.
Obs.: Ganhou mais um inscrito. 😁
Todas as TVs LG que tive deram problema. O mesmo com celulares Samsung. Hoje uso Motorola, pelo menos a bateria dura três anos.
o meu mmoto edge 20 em um ano de uso a bateria esta uma merda descarrega muito rapido , carrego varias vezes dia e ando com carregador portatil se eu for demorar na rua e tenho q sair com 100% da bateria
@@toptop1989Po, que chato. Pelo menos eu e a esposa demos sorte então. Ainda temos nosso g9 plus de 2021 e uma carga completa dura o dia inteiro fazendo uso frequente, e carrega super rápido... Comprei um g14 faz pouco tempo numa promoção. Vamos ver se vai durar igual o outro...
A minha é LG e não deu problema não!
Trabalho no pós venda em uma grande rede de varejo em Portugal. Várias linhas de produto de diversas marcas sequer são reparados, em garantia são substituídos e o artigo avariado vai para reciclagem.
Por favor, em Portugal quais marcas de máquina de lavar roupa que é facilmente consertavel?
@@Hansooju1 em garantia, todas as marcas tem arranjo, mas fora da garantia não sei exatamente. Contudo, para esse gênero de produtos as marcas que indico de olhos fechados: Bosch, Miele, AEG.
Meu havaianas rebentou ontem.
Durou 4 meses.
O meu durou 3 meses. Nunca mais compro chinelos havaianas.
Eu só compro da ipanema, pra mim dura mais e acho mais confortável (sem contar que é mais barato tbm)
A correia arrebenta, compro outra correia, nisso a minha já vai para uns 5 anos!
Uso o mesmo sapato já faz 3 anos
Sou representante técnico autorizado de algumas grandes empresas do mercado (eletrônica, áudio, vídeo e instrumentos musicais).
Só digo uma coisa…
90% dos equipamentos que classificamos como “sem possibilidade de reparo” é por falta de peças.
Normalmente descontinuadas ou com alteração no “padrão”.
Sinceramente , na maioria das vezes fazendo uma simples adaptação ou “gambiarra” daria pra consertar… porém, prefiro não fazer esse tipo de coisas. As vezes você tenta ajudar, mas vocês sabem como são alguns clientes podem ser chatos, e prefiro evitar de tomar no peidante kkkkkk.
Mas convenhamos, algumas coisas vem pra melhorar (usb tipo C ou o HDMI por exemplo)…
Porém, por outro lado, tem muita coisa que muda só pra te obrigar a comprar coisas novas e se adequar ao “padrão”.
Um exemplo bem triste disso, na verdade até mais triste do que gostaria de dizer, é que em algumas empresas colocam conectores com seriais bem específicos (aqueles conectores com um monte de pinos, umas conexões diferentonas) em equipamentos onde um simples pino BNC ou P10 já resolveria (tipo, só precisava de um positivo e um negativo… só dois fios, e duas conexões… um exemplo pra quem não manja, um pino igual a tomada da sua parede já resolveria).
Continuando… Quanto a “produtos com data de validade” que sempre dizem… eu acredito que isso não exista.
Porém essa questão de mudar o padrão pro antigo se tornar defasado é real.
Ultimamente tbm tenho percebi uma grande queda na qualidade dos materiais.
É até meio piada, mas eu também acho que muitas empresas devem pensam naquele rolê de “povo consumista doido… vão querer comprar o novo daqui uns 2 anos no máximo, vou usar um material bom que vai durar 20 anos pra que?” 😅😂😂😂
Genial e reflexivo
Obrigado pelo conteúdo extremamente útil
Tem coisas que ficou bem óbvio isso, olha as primeiras TVs finas de 10 anos pra trás, todas estão funcionando bem até hoje. Eu tenho uma LG LCD funcionando bem por 14 anos. As de hoje os relatos são que duram até 2 anos e já começam a dar problema.
Exatamente meu caso aqui. Tenho uma LCD 42 há 16 anos. Depois que surgiu o Firestick, juntamentr com um hometheater que tenho, ela está perfeita pra mim. Jamais trocarei por outra só por vontade.
Eu e meu pai temos o mesmo celular (S10 Plus), o meu eu atualizei as últimas 4 atualizações e reduziu muito a qualidade da câmera e diminui o desempenho do celular e que agora ele fica travando as vezes, e o S10 Plus do meu pai que não foi atualizado está funcionando tudo normal como um novo.
Eu comprei um celular faz 1 mês, e é lançamento, eu só atualizei pro Android mais recente e desativei as atualizações automáticas
Cara isso infelizmente acontece mas é melhor deixar atualizado msm por causa da segurança, pior que hj em dia nem custom rom compensa mais
Alguns anos atrás eu mesmo concertava meus smartphones.
Tinha peças de reposição é fácil acesso.
Hoje não faço mais.
Porém não uso aparelhos atuais, prefiro um top de linha de alguns anos que ainda funciona super bem.
eu tenho 2 tvs de tu bo ,uma cce de 14 polegadas e uma panasonic de tubo de 21 polegadas tela plana ,as duas tem mais de 20 anos de uso ,e até hoje aguenta o tranco. já comprei essas finas de lcd de 40 polegadas ,mas são muito fracas e não aguentam rojão,teve uma que comprei e já veio com defeito da loja ,travava e tinah que puxar a tomada pra destravar
Que aula! Você é a nata do RUclips. Parabéns!
"Lembra quandoa TV durava menos que alguns anos?" Sim, Ainda tenho a TV da copa de 98 funcionando com receptor digital. Essa TV é pra ver programas cotidianos as vezes, como jornais. Dá a mesma programação daquela TV que esta na sala de 65 polegadas que esta dando linhas, mesmo tendo sido comprada em 2021
Impressora lazarenta kkkkkkkkkkkkkk essa foi a melhor!
Eu também achei a melhor parte, é que foi cômico. Amo ser humano assim.
Acredito fielmente que, hoje, os produtos são feitos para quebrar. Em 2021 comprei um notebook da Samsung de última geração e hoje ele já apresenta alguns problemas de lentidão.
Pra salvar ele é só tirando o Windows e colocando Linux.
08:30 Eu tenho uma TV CRT da LG, que pelos meus cálculos deve ter perto de 20 anos, funcionando perfeitamente. Como não assisto mais TV, virou peça de museu.😁
Cara, sei que a obsolescência programada existe, mas acho que fui sorteado, pois tenho uma tv LED da Samsung modelo UN40D5000 vai fazer 14 anos, intacta, desde quando comprei. Usei ela demais jogando vídeo game, depois dei pro meu irmão e hoje ele usa como tv pra game e meteu um firestick da Amazon já que ela não é smart. Está lá firme e forte, nunca de 1 defeito.
Faça um teste: Compre uma nova.
Minha TV da LG 4K, que uso só pra jogar video game esporadicamente, simplesmente parou. 🤷♂
O meu foi Samsung, 2 anos e meio ligando 2x na semana simplesmente não liga mais
Com certeza os eletrodomésticos de hoje são feitos para "quebrar". Minha esposa possue uma batedeira planetária da Walyta de 1981 que lhe foi dada por minha tia e acreditem, ela ainda funciona. Foi enviada para revisão uma única vez para limpar as engrenagens.
Ate uma sandalia havaina .a gente usava até furar e a sola e tala não arrentava .atualmente ja tive uma havaiana que arrebentou a tala com 2 semanas de uso
Minha mãe tem uma TV de plasma comprada em 2001 e até hoje está usando ela na sala, funcionando todos os dias. Nunca deu um defeito se quer. Eu comprei uma nova e tive que acionar a justiça pq não queriam trocar depois de ter ido 3 vezes para assistência com menos de 1 ano.
Obsolescência Programada (István Meszaros)
Exatamente ,pra q fazer algo perfeito se o ponto principal do marketing é resolver problemas
Vc os produtos fossem perfeitos pra q compra um novi😂😂 0:02
Que canal inteligente,se nossos jovem seguice mais canais como esse,invés de podcast,q os convidados e os entrvistares,bebem e fuma maconha e fala um monte de asneira,não seriam tão bestialisados
Curiosamente são os magnatas que muitas vezes fundaram essas grandes empresas que fazem de tudo para inovar a fim de lucrar com a fabricacao de novos produtos mais frágeis, aqueles que propõe que a população tome consciência a respeito do consumo de recursos no planeta. 🤷🏻♀️ E quase uma briga interna pq basicamente metade do que temos não existiria se não fosse esse impulso.
Esse canal deveria ter pelo menos uns 20 milhões de inscritos, conteúdo muito bom!!
Eu fiquei assim (?) Quando trocaram as lâmpadas incandescentes pelas as eletrônicas.
Ao mesmo tempo que diziam, temos que reduzir o descarte de lixo eletrônico.
Antes tinhamos nas lâmpadas incandescentes, vidro e metal. Um polui muito pouco e o outro sequer polui.
Hoje temos, vidro, metal, plástico, estanho, cobre e lixo eletrônico. E nada disso é reciclável.