Eu acredito q seja design meio q avançado p seu tempo, tiro como exemplo byd, a própria VW, ate a Citroen dentre outros, d gosto duvidoso mas q cai c o tempo no gosto do povo
@@budyri1302 Apesar da maravilhosa e louvável intenção do Sr. Gurgel em desenvolver um carro com tecnologia nacional, de fato, o dpto. de design de sua montadora deixava a desejar. E isso inclusive foi destacado pelo Pedro no mini documentário que ele produziu sobre a marca Gurgel.
O problema do Itaipu não era a recarga, era o controle de rotação. Naquele tempo, não havia ainda inversores que permitissem que o torque fosse constante. O acelerador era uma chave que punha as baterias em série e paralelo, tal que as combinações fornecessem várias tensões e correntes. Isso nunca funcionou bem, a ponto de os últimos modelos virem com um câmbio de Fusca para conseguir mais torque na saída. Carros elétricos em geral só se tornaram viáveis com os sistemas PWM de controle. As baterias tinham tubos concêntricos em vez de placas de PBo2 e PB2S. Isso traria duas vantagens, ser possível coletar energia dos dois lados, daí o termo tetrapolar, o que é uma bobagem, e eliminar as torres de chumbo puro. O problema é que a corrente é função da área das placas, sendo concêntricas, quanto mais próximas do centro, menores elas são, fazendo a bateria descarregar do centro para a periferia, outra bobagem. Lidei com baterias naquele tempo e estiva na fábrica conversando com ele. Aquilo não tinha a menor chance de dar certo.
Circuitos pwm são os que viabilizam a vida moderna, e não só motores elétricos. Os engenheiros que desenvolveram esse circuito deveriam ganhar estátuas em praça pública e muitos prêmios.
@@Acesar2012 Concordo plenamente. Os circuitos de áudio da classe H, por exemplo, passaram de 45% de eficiência para 92%, além de o som ficar espetacular. Até mesmo os condicionadores de ar e geladeiras mudaram radicalmente de qualidade. Hoje é possível equalizar a ventoinha do chiller com a rotação do compressor. Éoutro mundo. Duro é que a maioria dos jornalistas que falam sobre carros elétricos não têm a menor noção do a que termo se refere. Daria até para eliminar os sistemas de direção e freios nos carros "direct driver". Eu deixaria apenas os freios dianteiros para uso muito próximo de velocidade zero.
Sou dono da ultima Palio Weekend Elétrica dessa série. Foram fabricadas 123 unidades, como a Fiat cancelou o projeto, ela recomprou os protótipos e destruiu cancelando o projeto, só sobrou uma, que a época por engano foi mudada de setor e ninguém encontrou posteriormente posta em um leilão.
Ótimo vídeo! Não fazia ideia que tinham existidos tantos elétricos assim no passado. E Gurgel foi um homem à frente de seu tempo, pena que não teve nenhum apoio governamental.
Este caso do GM EV 1 é mais uma prova escancarada de que as corporações não ligam a mínima para seus clientes. São capazes de, literalmente, tomar o produto de volta e destruí-lo se o mesmo não representar o lucro esperado, mesmo que o cliente esteja plenamente satisfeito.
@@l.a.felinto3044 Primeiro, ao descontinuar o veículo em tão pouco tempo e manter poucas unidades rodando, a fabricante poderia gerar um problema para os proprietários em termos de peças de reposição, principalmente sendo um modelo com componentes bastante específicos (ao contrário do que se propaga falsamente, não há nenhuma lei nos EUA que obrigue as montadoras a manter estoque de peças de reposição por qualquer período de tempo). Segundo, a GM pode ter identificado alguma falha severa de projeto com potencial de pôr em risco a vida de cidadãos e ter decidido recolher os carros como estratégia menos danosa (e provavelmente menos custosa que corrigir o problema).
Há anos tive a oportunidade de andar como passageiro numa Palio elétrica como essa do vídeo quando estive em Itaipu, lembro que era bem silenciosa e tinha um bom torque.
Gostaria de ter visto essas Palio rodando. Mostra que a Fiat já tinha o embrião da tecnologia. Só se vê essas Palio vendidas como sucata e sem motor e cambio
@@rafinha3886 Tem um destes Palios elétricos em Brasília. Está desligado, o carregador deu defeito e é diferente dos modelos novos. Com a privatização da Eletrobras, os novos donos não têm interesse nesse carro.
Pedro essa do Chevette foi do fundo do baú. Tivemos o Chevette tubarão sedã, tivemos o Hatch com farol grande cor azul marinho metálico e tivemos o Hatch com farol quadrado cor grafite metálico.
Ao meu ver, a Studbaker foi a primeira a produzir em série, entre 1902 e 1912, atingindo alguns milhares de carros. Não existe um total preciso porque costumava-se vender o chassis para encarroçamento fora.
6:39 O ápice de seus vídeos quando cita a Gurgel é a pronúncia do nome completo do fundador. Não sou parente, não conheci nem a ele nem a família, mas é maravilhoso ver as honrarias dedicadas a este brasileiro que foi resistente o quanto pode ao nosso "país dos impostos". Adorei este vídeo, realmente o "Gordini elétrico" foi um diferencial inesperado, o Corvair elétrico também remete a ter sido impressionante, pena não ter sido disponibilizado na era certa
Existe um documentário fod@ sobre o EV1 Na Netflix, não sei se ainda existe mais mostrava que tinha tudo pra dar certo mais foi tirado do mercado por puro interesse comercial, recomendo pra quem gosta de carro se chama "quem matou o carro elétrico"
Existe cerca de 35 carros comuns no Brasil com versões raras como (ev) elétrica, (V6) (V8) e (HB) híbrido. Já existiu opala Caravan V8 de fábrica e um Chevette com motor 5 cilindro e até um Sandero esportivo com motor V6 diesel de fábrica.
O problema dos carros eletrônicos são dois: autonomia e recarga. Não tem como você fazer uma viagem longa com carro elétrico. Na minha opinião carro elétrico é bom para você andar só na cidade, aquele trajeto de casa para o serviço ou para supermercados.
Não sei se já tem aqui no canal, mas se possível um vídeo sobre a pampa ap 1.6, até hoje não vi é que eu saiba só saiu ap 1.8. Porém anda aparecendo algumas por aí e se pesquisar tbm tem. Creio que seja uma curiosidade.
Pedro, a bateria tetrapolar daria uma autonomia de 380km. infelizmente os custos não permitiram seguir adiante. Essa informação consta do livro "Gurgel, um homem de fibra". cordial abraço.
Eu acho que a propaganda é a alma do negocio, e com certeza é o que faz do carro elétrico da suavidade, ser mais comercializado do que os elétricos do passado.
Descordo de Gurgel no que se refere a usar terras apenas para produzir alimentos. Talvez ele tenha esquecido das seringueiras para produção de látex para borrachas, madeiras, couro etc.
Sim , nessa época a ineficiência das baterias de chumbo ácido, baixíssima autonomia e potência, peso excessivo e preço alto selaram fim dos elétricos, as baterias continuam sendo uma preocupação ( deixaram de ser problema) já o peso não influencia tanto, pois os motores se tornaram extremamente potentes , o preço sim acaba sendo um fator determinante na escolha de um elétrico hoje !!
Muito boa noite Pedro e feliz natal! Pedro, sempre me pergunto, quantos anos você tem? Você não parece "ter idade", acho que deve ter uma idade parecida com a minha, tenho 33 anos. Valeu pelos vídeos, abraços!
@@hugodemiglio o Pedro não só é um antigomobilista, mas também apreciador da história das coisas. Veja pela admirável coleção dele de rádios e TVs antigas. Ou o formato clássico com que ele configura desde o cenário até a forma como se comunica diante da câmera.
Salve Pedro...Gostaria muito que o Canal PL fizesse dois vídeos sendo um voltado à carros icônicos do cinema nacional,tipo os do Roberto Carlos em seus filmes e um internacional, onde esses são tão protagonistas quanto o vilão e/ou o mocinho dessas películas...Abraços do tamanho de um Landau e sucesso do tamanho de uma limosine pra vc ! !
Pior que faltou citar a Kombi T2 elétrica aí no vídeo, ela foi lançada apenas na Europa e não fez muito sucesso, foi algo mais experimental e focada em empresas e órgãos governamentais.
Os carros da gurgel nunca dariam certo, eram horríveis, pouco autonomia e o preço em relação aos outros carros de entrada de outras marcas não era muito grande.
Acho curioso, como, que as distribuidoras e concessionárias de energia elétrica como a Light e Furnas, não eletrificam suas frotas. Penso que a energia elétrica custaria ainda menos para essas empresas.
Fala landgraf eu vi um Chevette 4 portas de primeira geração não sei que ano ele era porque tava muito ruim não tinha certeza se era um corcel l eu não sei tão pouco que ano que era! Como identifico?
Posso me enganar mas esses carros elétricos por enquanto ainda é barato tipo 2,10 ou 1,50 até aumentarem e virar o mesmo preço da gasolina. No Brasil é tudo assim.
Esse Itaipu parece um pedal car bandeirante que eu tive qdo era pequeno kkkkk. Feio, ineficiente, minúsculo e improvavel, pq será que não deu certo? Kkkkk
eu não gosto dessa parada, na minha opinião carro tem que ter motor a combustão. carro elétrico não presta para nada, porque tem que ficar carregando na tomada.
No Japão existia carro elétrico Tama produzido pela Tachikawa Aircraft (que depois se tornaria Tama Cars Co. e posteriormente em Nissan) lançado em 1947. De uma forma alegórica seria predecessor de Nissan Leaf. ruclips.net/video/rnfmR5Ya1Sk/видео.htmlsi=CCviY49KmGciQXQw - narração em japonês com legenda em inglês -.
O maior erro das montadoras foi nunca ter feito um carro com 800 cilindradas como o br800. Na época o mais econômico era o scort hobby. Pq ninguem fez um carro pra cidades planas. Com consumo de uma moto. Um motorzinho de 400cc. Poderia ser motor de moto. Pense. Um motor com injeção eletronica do corsa 99 tem1000cc e ridiculos 50cv. Sendo que uma cb400 em 1989 já produzia 40cv
Haja vitimismo, faltou apoio sim dos governos, mas se tivessem colocado dinheiro no projeto dele tinham reclamado, pois ia pro brejo do mesmo jeito, hoje tem hater de carro elétrico com toda evolução que teve
Gurgel ficou preso dentro de uma "caixinha".... totalmente alheio ao design e tecnologia fora do Brasil, quando as importacoes foram autorizadas, ele e seus carros feios foram varridos do mapa
Até pode ser mais, fiquei até sem acreditar que nessa época, um período extremamente machista, se pensaram em algo para ser usado por mulheres que não fosse um fogão 😮
Por isso que o Dolphin GS está fazendo sucesso Tem o peso de um Corolla Tem o entre eixos de um Corolla Não tem o porta-malas obviamente Masss isso deixa ele um elétrico bem eficiente e confortável Abraços
amigo se no brasil nem emprego tem se pra todos quantos mais ter se pontos pra carregar carro eletricos pra mim isso sera um fracasso. e mais carro eletrico nem vale a pena ter baterias um dia acaba e ai que vem os gastos
O fato é que a Gurgel vendia uns carros com designs medonhos de feios e isso impactou em muito nas suas vendas....
Eu acredito q seja design meio q avançado p seu tempo, tiro como exemplo byd, a própria VW, ate a Citroen dentre outros, d gosto duvidoso mas q cai c o tempo no gosto do povo
@@marcosaugusto5341não é o mesmo caso. O design dos Gurgel elétricos era sim mal feito.
Concordo, junte a isso a teimosia em fazer os carros em fibra ao invés do metal, demonstrando incapacidade financeira e técnica aos olhos do público.
Discordo são e muito bonitos pra época deles, e carro em fibra e tecnologia de ponta
@@budyri1302 Apesar da maravilhosa e louvável intenção do Sr. Gurgel em desenvolver um carro com tecnologia nacional, de fato, o dpto. de design de sua montadora deixava a desejar. E isso inclusive foi destacado pelo Pedro no mini documentário que ele produziu sobre a marca Gurgel.
O problema do Itaipu não era a recarga, era o controle de rotação. Naquele tempo, não havia ainda inversores que permitissem que o torque fosse constante. O acelerador era uma chave que punha as baterias em série e paralelo, tal que as combinações fornecessem várias tensões e correntes. Isso nunca funcionou bem, a ponto de os últimos modelos virem com um câmbio de Fusca para conseguir mais torque na saída. Carros elétricos em geral só se tornaram viáveis com os sistemas PWM de controle. As baterias tinham tubos concêntricos em vez de placas de PBo2 e PB2S. Isso traria duas vantagens, ser possível coletar energia dos dois lados, daí o termo tetrapolar, o que é uma bobagem, e eliminar as torres de chumbo puro. O problema é que a corrente é função da área das placas, sendo concêntricas, quanto mais próximas do centro, menores elas são, fazendo a bateria descarregar do centro para a periferia, outra bobagem. Lidei com baterias naquele tempo e estiva na fábrica conversando com ele. Aquilo não tinha a menor chance de dar certo.
Excelente comentário!
Circuitos pwm são os que viabilizam a vida moderna, e não só motores elétricos. Os engenheiros que desenvolveram esse circuito deveriam ganhar estátuas em praça pública e muitos prêmios.
@@Acesar2012 Concordo plenamente. Os circuitos de áudio da classe H, por exemplo, passaram de 45% de eficiência para 92%, além de o som ficar espetacular. Até mesmo os condicionadores de ar e geladeiras mudaram radicalmente de qualidade. Hoje é possível equalizar a ventoinha do chiller com a rotação do compressor. Éoutro mundo. Duro é que a maioria dos jornalistas que falam sobre carros elétricos não têm a menor noção do a que termo se refere. Daria até para eliminar os sistemas de direção e freios nos carros "direct driver". Eu deixaria apenas os freios dianteiros para uso muito próximo de velocidade zero.
Sou dono da ultima Palio Weekend Elétrica dessa série. Foram fabricadas 123 unidades, como a Fiat cancelou o projeto, ela recomprou os protótipos e destruiu cancelando o projeto, só sobrou uma, que a época por engano foi mudada de setor e ninguém encontrou posteriormente posta em um leilão.
seria bacana se o Pedro pudesse fazer uma matéria in loco com ela! @ocanalpl
Essa raridade tem que ser mostrada...sou fã do siena que tem a mesma frente!
Isso mesmo, não pode ser leiloado com o powertrain elétrico.
Contrato feito entre Eletrobras e Fiat.
Vi o leilão, o Badolato chegou a ofertar, senão me engano. E vc, colocou outro powertrain?
Faz um video mostrando cara ou chama o pedro fiquei curioso agora por favor.
Os vídeos são sensacionais, mas as trilhas das vinhetas são simplesmente maravilhosas! Parabéns Pedro
@@caicaragamerandlifestyle1482 muito obrigado meu querido! Forte abraço
Ótimo vídeo! Não fazia ideia que tinham existidos tantos elétricos assim no passado. E Gurgel foi um homem à frente de seu tempo, pena que não teve nenhum apoio governamental.
Este caso do GM EV 1 é mais uma prova escancarada de que as corporações não ligam a mínima para seus clientes. São capazes de, literalmente, tomar o produto de volta e destruí-lo se o mesmo não representar o lucro esperado, mesmo que o cliente esteja plenamente satisfeito.
Se voce acha que isso daria certo em vennder, abre o seu propio negocio e vende o mesmo produto.
Talvez eles não queria fazer peças para ele. Sim e mais fácil destruir tudo. Se eu fosse um fabricante faria o mesmo.
@@l.a.felinto3044 Primeiro, ao descontinuar o veículo em tão pouco tempo e manter poucas unidades rodando, a fabricante poderia gerar um problema para os proprietários em termos de peças de reposição, principalmente sendo um modelo com componentes bastante específicos (ao contrário do que se propaga falsamente, não há nenhuma lei nos EUA que obrigue as montadoras a manter estoque de peças de reposição por qualquer período de tempo). Segundo, a GM pode ter identificado alguma falha severa de projeto com potencial de pôr em risco a vida de cidadãos e ter decidido recolher os carros como estratégia menos danosa (e provavelmente menos custosa que corrigir o problema).
☭
Há anos tive a oportunidade de andar como passageiro numa Palio elétrica como essa do vídeo quando estive em Itaipu, lembro que era bem silenciosa e tinha um bom torque.
Gostaria de ter visto essas Palio rodando. Mostra que a Fiat já tinha o embrião da tecnologia. Só se vê essas Palio vendidas como sucata e sem motor e cambio
@@rafinha3886Sem motor e bateria, câmbio não tem
@@rafinha3886 Tem um destes Palios elétricos em Brasília.
Está desligado, o carregador deu defeito e é diferente dos modelos novos.
Com a privatização da Eletrobras, os novos donos não têm interesse nesse carro.
Esse canal merece um premio,pois a midia nao fala essas coisas!
Pedro essa do Chevette foi do fundo do baú. Tivemos o Chevette tubarão sedã, tivemos o Hatch com farol grande cor azul marinho metálico e tivemos o Hatch com farol quadrado cor grafite metálico.
A Agrale também chegou a desenvolver uma versão elétrica do jipe Marruá.
Ao meu ver, a Studbaker foi a primeira a produzir em série, entre 1902 e 1912, atingindo alguns milhares de carros. Não existe um total preciso porque costumava-se vender o chassis para encarroçamento fora.
6:39 O ápice de seus vídeos quando cita a Gurgel é a pronúncia do nome completo do fundador.
Não sou parente, não conheci nem a ele nem a família, mas é maravilhoso ver as honrarias dedicadas a este brasileiro que foi resistente o quanto pode ao nosso "país dos impostos".
Adorei este vídeo, realmente o "Gordini elétrico" foi um diferencial inesperado, o Corvair elétrico também remete a ter sido impressionante, pena não ter sido disponibilizado na era certa
Existe um documentário fod@ sobre o EV1 Na Netflix, não sei se ainda existe mais mostrava que tinha tudo pra dar certo mais foi tirado do mercado por puro interesse comercial, recomendo pra quem gosta de carro se chama "quem matou o carro elétrico"
Eu nem sabia,sobre estes carros elétricos.
Existe cerca de 35 carros comuns no Brasil com versões raras como (ev) elétrica, (V6) (V8) e (HB) híbrido. Já existiu opala Caravan V8 de fábrica e um Chevette com motor 5 cilindro e até um Sandero esportivo com motor V6 diesel de fábrica.
No ferro velho em que eu trabalho, desmanchamos uma Palio Weekend da Itaipu estes dias, carro era zero. Porém já veio sim as baterias
Acho o Smart ForTwo parece mais o elétrico americano do que o elétrico da Gurgel, homem à frente de seu tempo e exemplo de empreendedorismo!
Quando visitei a Itaipu essa Palio Weekend prata estava em exposição.
O problema dos carros eletrônicos são dois: autonomia e recarga. Não tem como você fazer uma viagem longa com carro elétrico. Na minha opinião carro elétrico é bom para você andar só na cidade, aquele trajeto de casa para o serviço ou para supermercados.
23:15 Farol _olho de Pedro_ kkkk
Muuuuiiito curiosa e interessante sua pesquisa. Adorei. Parabéns ao Canal PL !
Não sei se já tem aqui no canal, mas se possível um vídeo sobre a pampa ap 1.6, até hoje não vi é que eu saiba só saiu ap 1.8. Porém anda aparecendo algumas por aí e se pesquisar tbm tem. Creio que seja uma curiosidade.
Eu tenho uma Palio Weekend 2009, não sabia desse modelo elétrico. Muito bom esse seu vídeo!
Muito bom saber q antigamente existia carros elétricos bem antes dê estourar as vendas como se faz nos dias de hj 👏👏👏 pela matéria
um prospero natal! e sussesso com o canal!
Pedro, a bateria tetrapolar daria uma autonomia de 380km. infelizmente os custos não permitiram seguir adiante. Essa informação consta do livro "Gurgel, um homem de fibra". cordial abraço.
Ficou bom demais esse vídeo!! Parabéns.
Eu acho que a propaganda é a alma do negocio, e com certeza é o que faz do carro elétrico da suavidade, ser mais comercializado do que os elétricos do passado.
O que não deixa os carros elétricos terem prosseguimento são as grandes indústrias do petróleo.
Ótimo vídeo!
Abraço.
Bobagem
Descordo de Gurgel no que se refere a usar terras apenas para produzir alimentos. Talvez ele tenha esquecido das seringueiras para produção de látex para borrachas, madeiras, couro etc.
Celulose pra papel e algodão.
Faltou dar ênfase ao fato que o tipo de baterias usada eram o maior impeditivos deles. A dencidade de carga delas é inferior as dos elétricos atuais.
Excelente vídeo! Parabéns!
Parabéns teu conhecimento é incrível
Caraa que triste q não fiquei ssabendo do cupom pro caboo caflex, comprei pro meu chevete faz umas 2 semanas e senti uma melhora absurda
O Kilowatt sendo o Gordini elétrico é tipo hoje o nosso Kwid elétrico "derivado/adaptado" do à combustão kkkkkkkkkk
Ótimo vídeo.
Parabens pelo conteudo meu amigo,show de bola.
Sim , nessa época a ineficiência das baterias de chumbo ácido, baixíssima autonomia e potência, peso excessivo e preço alto selaram fim dos elétricos, as baterias continuam sendo uma preocupação ( deixaram de ser problema) já o peso não influencia tanto, pois os motores se tornaram extremamente potentes , o preço sim acaba sendo um fator determinante na escolha de um elétrico hoje !!
Excelente o video.. 💪🏻
Passa o link da loja que você ganhou essa camiseta azul do fusca. 😅
Excelente vídeo!
Muito boa noite Pedro e feliz natal! Pedro, sempre me pergunto, quantos anos você tem? Você não parece "ter idade", acho que deve ter uma idade parecida com a minha, tenho 33 anos. Valeu pelos vídeos, abraços!
com base nos vídeos antigos do canal, calculo que o Pedro seja de 1997.
@@professormarceloricci nossa ele é bem novo! pelos temas que ele aborda, pensei que ele era mais velho...
@@hugodemiglio o Pedro não só é um antigomobilista, mas também apreciador da história das coisas. Veja pela admirável coleção dele de rádios e TVs antigas. Ou o formato clássico com que ele configura desde o cenário até a forma como se comunica diante da câmera.
O melhor canal de carros do mundo
Salve Pedro...Gostaria muito que o Canal PL fizesse dois vídeos sendo um voltado à carros icônicos do cinema nacional,tipo os do Roberto Carlos em seus filmes e um internacional, onde esses são tão protagonistas quanto o vilão e/ou o mocinho dessas películas...Abraços do tamanho de um Landau e sucesso do tamanho de uma limosine pra vc ! !
muito bom o vídeo!
Oloko essa eu não sabia oh , sensacional
Opa essa placa GNI geralmente é da minha cidade Itabira muitos carros quando trocou da amarela pra cinza na minha cidade pegou GNI
Tinha um Chevrolet EV1 vermelho sem motor nos depósitos do Museu da ULBRA em 2002, creio que tenha sido devolvido pra GM.
Pior que faltou citar a Kombi T2 elétrica aí no vídeo, ela foi lançada apenas na Europa e não fez muito sucesso, foi algo mais experimental e focada em empresas e órgãos governamentais.
16:25 ele parece o opel corsa B
14:33 esse Fiat parece um 147 que foi pro forno e derreteu kkkkkk
11:43 esse projeto usava frente de Caio Vitória??
Aonde está o link para compra dos cabos caflex
@@tibeicin agautomotiva.mercadoshops.com.br
Tem um dos palios na Eletronorte ainda.
Sobre esse carro da Gurgel que tem um clone Americano, também tem uma carro português muito parecido feito em 1985 o Motalli City-Car
Os carros da gurgel nunca dariam certo, eram horríveis, pouco autonomia e o preço em relação aos outros carros de entrada de outras marcas não era muito grande.
Um carro elétrico de 1970 funciona ate hj, e byd que passou em cima de uma fumiga excitada tem que trocar a bateria.
Trm pelo menos um proprietário que não devolveu o EV1, creio que está com o conjunto mecânico, mas não sei se funcionando
Muito bom Pedro. Seu canal é top. Assisto todo dia.
Muito obrigado, forte abraço amigo!
Acho curioso, como, que as distribuidoras e concessionárias de energia elétrica como a Light e Furnas, não eletrificam suas frotas. Penso que a energia elétrica custaria ainda menos para essas empresas.
Muito bom
Teria qie trocar as marchas com o giro no maximo nesses carros eletricos se nao o cabeçote nao da potencia
Fala landgraf eu vi um Chevette 4 portas de primeira geração não sei que ano ele era porque tava muito ruim não tinha certeza se era um corcel l eu não sei tão pouco que ano que era! Como identifico?
As 4 portas só veio em 1978 no chevette bicudo,
O corcel 1 de 4 portas veio em seu lançamento em 1968
Obrigado@@Cesar-x2np
Posso me enganar mas esses carros elétricos por enquanto ainda é barato tipo 2,10 ou 1,50 até aumentarem e virar o mesmo preço da gasolina. No Brasil é tudo assim.
O vídeo começa em 4:20
Oí Pedro do canal pl eu me yamo Luciano eu so de Argentina 🇦🇷 salve e feliz natal a e eu tenho 15 anos
Esse Itaipu parece um pedal car bandeirante que eu tive qdo era pequeno kkkkk. Feio, ineficiente, minúsculo e improvavel, pq será que não deu certo? Kkkkk
convêm lembrar que andaram com um elétrico na lua em 1971, era de 36 volts, rodou 30 e poucos kilometros... esse deu certo pode confiar🤣🤣🤣🤣
eu não gosto dessa parada, na minha opinião carro tem que ter motor a combustão. carro elétrico não presta para nada, porque tem que ficar carregando na tomada.
Gurgel Itaipu: dois lugares , designer totalmente fora do que se tinha na época e ainda mais eletrico...nao ia vender nunca
Tinha o Civic tbm no japão
Ainda é ineficiente!
esse pequeno trecho da abertura é de alguma banda/artista ou voce quem criou? muito bom
No Japão existia carro elétrico Tama produzido pela Tachikawa Aircraft (que depois se tornaria Tama Cars Co. e posteriormente em Nissan) lançado em 1947. De uma forma alegórica seria predecessor de Nissan Leaf.
ruclips.net/video/rnfmR5Ya1Sk/видео.htmlsi=CCviY49KmGciQXQw - narração em japonês com legenda em inglês -.
Gurgel não foi pra frente porque era muito feio !!! 😳
O Uno parece um tijolo seco e vendeu bem.
O maior erro das montadoras foi nunca ter feito um carro com 800 cilindradas como o br800. Na época o mais econômico era o scort hobby. Pq ninguem fez um carro pra cidades planas. Com consumo de uma moto. Um motorzinho de 400cc. Poderia ser motor de moto. Pense. Um motor com injeção eletronica do corsa 99 tem1000cc e ridiculos 50cv. Sendo que uma cb400 em 1989 já produzia 40cv
Pedro! O link para o cabo eu não achei!
Gostaria que você falasse se o chevrolet monza SLE E GLS JÁ foram viatura de polícia, seja polícia militar e civil e PRF
🎉🎉🎉🎉
Santos Dumont usava um carro elétrico em Paris.
Parabéns pelo excelente conteúdo..👏👏👏
Pra mim carro elétrico era coisa futurista 😂😂😂😂 mas não 😊😊
Chevette elétrico nunca nem vi
Sobre esse vídeo:
"EU VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO!"
Não entendi, os carros elétricos querendo ou não se consolidaram, a tecnologia avançou muito
Carro elétrico só vai dar certo quando ele recarregar em 5 minutos. Ou seja, nunca!!!!!! Pois uma bateria não aguenta isso.
Elétrovette McQueen
Esse nome golf city estrumer ficou estranho kkkkk
Carros elétricos só darão certo com celulas que tenham o tamanho extremamente reduzido, e recarga instantânea. Coisa pra daqui uns 500 anos.
João Gurgel tinha razão. Era visionário que foi sabotado.
Ele mesmo se sabotou fazendo porcaria
Haja vitimismo, faltou apoio sim dos governos, mas se tivessem colocado dinheiro no projeto dele tinham reclamado, pois ia pro brejo do mesmo jeito, hoje tem hater de carro elétrico com toda evolução que teve
Já já, será os do presente!
Gurgel ficou preso dentro de uma "caixinha".... totalmente alheio ao design e tecnologia fora do Brasil, quando as importacoes foram autorizadas, ele e seus carros feios foram varridos do mapa
Outro carro legal além do CitiCar foi o Zagato Zele.
Gordini eletrico😅😅😅😅 dessa eu nao sabia!!!
Faz um vídeo sobre a história da F1 no Brasil!! Por favor
Gurgel tava certo, as usinas detonaram muitas terras que podiam ser produtivas para alimentos. Álcool é de longe o pior combustível.
Pedro o cabo caflex não deu certo na minha brasilia de jeito nenhum....
Cuidado acabar a pilha e ficar na mão com esses carros aí
Gurgel Itaipu era um carrinho de golfe querendo pagar de carro popular.
Não é machismo dizer que as mulheres não tinham força para girar a manivela e dar partida nos carros??😂😂😂😂
Até pode ser mais, fiquei até sem acreditar que nessa época, um período extremamente machista, se pensaram em algo para ser usado por mulheres que não fosse um fogão 😮
😂😂😂😂é mesmo!
Por isso que o Dolphin GS está fazendo sucesso
Tem o peso de um Corolla
Tem o entre eixos de um Corolla
Não tem o porta-malas obviamente
Masss isso deixa ele um elétrico bem eficiente e confortável
Abraços
Eletrico vai fracassar novamente!
amigo se no brasil nem emprego tem se pra todos quantos mais ter se pontos pra carregar carro eletricos pra mim isso sera um fracasso. e mais carro eletrico nem vale a pena ter baterias um dia acaba e ai que vem os gastos
Não é uma escolha. Querendo ou não chegaremos a um ponto que nenhum carro irá poluir. Petróleo não é renovável.
A depender a fonte de energia elétrica, ela também não é limpa.