ITIRAPINA é a terra de meus avós paternos e de meu pai....ficava horas na beira da linha vendo os trens da Paulista e Fepasa...sou apaixonado até hoje...o menino que sonhava em ser maquinista virou médico mas ainda sonha...Muito obrigado por esse vídeo maravilhoso que me levou de volta até a infância e juventude! MUITA PAZ E SAÚDE E pra você!
Vendo a situação da locomotiva, notamos a decadência que já estava o transporte ferroviário, saudades da Cia Paulista, viajei bastante de trem, quando assume o estado a tendência é prejuízo, incompetentes, destruíram o melhor meio de transportes.
QUE SAUDADES MEU DEUS. TRAGA ESSES TRENS DE VOLTA. SERIA MARAVILHOSO! ME DIVERTIA MUITO NA MINHA INFÂNCIA. TINHA RESTAURANTE, JORNALEIRO VENDENDO REVISTAS DE BÊBADO,RECEITAS DE BOLOS, PALAVRAS CRUZADAS E MUITO MAIS. EU E MINHAS IRMÃS PASSEAVA PELOS CORREDORES DO TREM. SAUDADES!!!!!! PENA QUE NÃO VOLTA MAIS ESSE TEMPO. 😂😂😂😂😍
- que coisa impressionante . . . . . "viagem no tempo " Hoje , - estamos em 2022 , - tem de "jogar " 32 anos sobre essas imagens Se for ver , - todas as pessoas que aparecem no vídeo , inclusive tem uma [ ou mais ] crianças , - então fico pensando , - todos hoje , - ADULTOS , - e alguns adultos que aparecem , - talvez já nem estejam mais "aqui " Que pena que não dá para voltar no tempo , - talvez voltar , - e até . . . . "parar " ! Parabéns por ter tido a iniciativa de montar esse arquivo maravilhoso com tantos vídeos ! Somos muito gratos por seu excelente trabalho ! -
Sr. Nilton, o Sr. esta de parabéns em guardar esse VÍDEO que é uma verdadeira RELÍQUIA! Ver todas essas V-8 rodando em plena forma é maravilhoso! Acho que a que esta estacionada é uma Russa (não tenho certeza) Mas dói muito quando lembro o estado em que elas se encontram hoje, totalmente sucateadas e até mesmo as que estão no "museu" de Jundiaí estão completamente destruídas.. Para ver trens de Passageiros no Brasil e V-8 rodando, só mesmo em vídeos como o seu, OBRIGADO!
Na década de 60/70 viajava muito de trem. Era viajante preferia o trem. embarcava na estação da luz, muitas vezes no horário da 21,40hs para as regiões da paulista e araraquarense. Geralmente viajava na cabine leito e chegava pronto e descansado para o trabalho.
Eu vivi tudo isso nesta estação de itirapina meu pai trabalhava aí o cabaré ou Evaldo .vivi pegando as minhas cabras debaixo do trem tratava dos meus porcos no chiqueirao vivi nesta estação quando criança sonho até hoje com esse lugar foi os momentos mais feliz da minha vida
É bom saber que a PAULISTA fez duas exoeriências a 150 Km/hora. Uma delas com composições com mancais nos rodeiros e outra com locomotiva e carros com rolamentos. Os meios de comunicação, convidados e participantes nada disseram, escondendo o sucesso obtido.
Que d+ esse vídeo, heim amigo Nilton! Lembro bem quando criança ainda, na década de 80, quando vinha de SP., era uma composição grande, e qdo. chegava em Itirapina, parte seguia p/ Bauru e MT, né. Qdo. chegava aqui em Araraquara, havia nova divisão, pois parte seguia p/ Barretos ( pela Paulista ) e puxado pela V-8, e a outra parte seguia pela EFA p/ Sta. Fé, geralmente puxada pelas GP-9. Nossa, fiquei super feliz em recordar esses bons momentos. Grande abraço e fique com Deus por aí!!
Que saudades morei na colonia da fepasa em Itirapina vivia na estação de itirapina o meu trabalhava na manobra o cabure como era conhecido também pela cabras que vivia no patio este lugar trás bastante saudades
Caso existisse algum prêmio referente a memória ferroviária, com certeza o merecedor seria o sr. Nilton Gallo. Acredito que nem o "desgoverno" estadual e federal tenham essas relíquias das locomotivas elétricas registradas. Parabéns, e continue nos presenteando com seus riquíssimos registros, de uma era que nem todos tiveram a oportunidade de viver.
Nossa...qi saudades... Qandi tinha uns 09 anos eu lembro ate hj saia de tren com minha avó de itirapina a sao carlos nos sabados ..minha avó ia sempre pro calçadao pagar contas e fazer compras e toda as ferias escola viajava de bauru pra la curtir ferias da escola
Eu tenho uma locomotiva v8 em miniatura da Comanhia Paulista mais três carros de passageiros da Frateschi. Eu comprei por encomenda pois eu sempre ficava admirado de ver as v8 da Fepasa. Infelizmente tudo sumiu das ferrovias.
Eu tenho saudades, do tempo que viajava, com meus pais,para o interior. Acredito que seria muito bom,se governo, colocar esse s trens, para o interior, certamente, que ia gerar muito empregos, no Brasil.
ola nilton quero parabeniza lo por esta excelente imagem de nossas ferrovias em que retrata uma epoca dourada cheia de alegria e nostalgia que me faz relembrar minhas viagens abordo destes trens que coisa mais linda meus parabens de novo a voce por isso e meu grande descontentamento a nossa classe governante que conseguiram atraves das especulaçoes acabar com tudo isso os paises de primeiro mundo fazem melhorias em suas coisas antigas infelismente no nosso nao foi igual abraços
Há um sentimento de nostalgia e também de revolta pelo descaso por esse espaço representativo de nossa história, demonstrando o despreparo dos eleitos.
Oi,por acaso vc nao tem um video que mostra do começo do trem ate que mostre o carro por dentro com as pessoas,como se vc tivesse continuando viajando com o trem ate o final do video
conheço Itirapina.lá existe uma bifurcação da c.p.e.f..para a direita seguia -se para Araraquara e á esquerda para o ramal da alta paulista seguindo sentido bauru,marília e panorama.
A China fez tudo ao contrário do Brasil. Aquele país abriu a economia aos investimentos estrangeiros e o que se vê lá é que eles inauguram estações novas, ultra modernas, diariamente. Os trens de lá também são os mais modernos do mundo e onde passam os "trens-bala" as estações parecem naves espaciais. Os chineses já possuem mais de 40 mil kms de trens de alta velocidade, a maior malha ferroviária do mundo neste quesito. Sem falar no estupendo crescimento das linhas "normais", de média velocidade, bem mais rápidas do que as tartarugas pé-de-ferro nossas. Na questão das rodovias, portos e aeroportos, a China fez a mesma coisa. Lá o país é um grande canteiro de obras a céu aberto. Como resultado, em menos de 40 anos eles colocaram mais de 400 milhões de cidadãos na classe média. A infraestrutura moderna e eficaz trouxe uma infinidade de benefícios sociais que antes das reformas econômicas eram inacessíveis a grande parte daquele imenso povo. No anos 1970 a China era esse mesmo marasmo econômico e social que existe hoje no Brasil. Eles abriram para o mundo e tudo mudou, para melhor. Infelizmente, neste assunto, a inteligência é um artigo muito raro por aqui. No Brasil, não é preciso entrar numa guerra para deixar o país como uma terra arrasada. Basta entregar o destino da nação nas mãos dos eleitores despreparados e dos políticos "preparados" demais. Viver de saudosismo por algo sucateado é muito triste.
+Fabricio Ribeiro Os dois últimos trens do Estado de SP correram no dia 15/03/2001, tem vídeo deles aqui no YT, sendo que um saiu de Campinas, passou por Itirapina e seguiu pra Bauru, onde os dois carros de passageiros que fizeram essa última viagem se encontram até hoje na cidade; o outro trem partiu daí de Itirapina mesmo, tendo feito uma conexão com o trem que veio de Campinas. Esse trem que saiu de Itirapina seguiu até Araraquara. E desde então estamos sem trem de passageiros há quinze anos.
Mais Brasil nunca acabou a ferrovia, muito pelo contrario, o que se tem hj de locomotivas e vagões é 100x maior que nesse epoca, e não tem sucata como se tinha nessa epoca ai!
Por vezes me pergunto, porque uma empresa como a CPTM, em São Paulo, que possui um trem de passageiros turístico, não coloca uma dessas na ativa novamente, ou uma GE-2000???
No caso dessas loco "Russas" é porque elas já depreciaram: a vida útil de uma locomotiva é de 50 anos, já considerando as reformas de "meia-vida". O fabricante não tem como fornecer insumos de manutenção para uma loco produzida nas décadas de 30-40 do século passado. Não há condição delas rodarem mais! Ademais, se não me engano, o cabeamento que alimenta os pantógrafos (a rede elétrica aérea), foi todo ele retirado pelo concessionário. Eu me refiro ao cabeamento das linhas que vão para o Oeste Paulista, não ao cabeamento dos subúrbios da CPTM.
Lucas Lieggio porque vou dizer a você o governo Geraldo Alckmin não está nem aí para o povo do interior ele quer saber dó voto depois adeus ele foi o culpado da morte de muitos ferroviário que suicídios coletivos eles enganaram muito ferroviário agorá vem dizer que é candidato a presidente deixa ele vim pra Botucatu pedir votos as pessoas vai espulsei todos eles vagabundos safados corruptos ladrões
Eu acho que a Cptm é muito interesseira pois só fica trabalhando na grande SP onde só anda lotado. Assim lucra muito tantos passageiros em uma só composição.
@@LEO2CBH1 Viajei muito de trem quando criança pela Sorocabana, a eletrificação das cantenarias ia até Assis - SP, depois eram tracionadas pelas diesel elétricas, hoje a gente só vê os postes, tudo abandonado...
@@Lbimpepe Eles retiraram por causa do 'custo': 'locomotivas elétricas', pra transporte a longa distância, só é viável mesmo quando o 'preço do grudento' (petróleo) tá muito alto. Quando o preço cai o 'orçamento de capital' faz com que eles optem pelo 'óleo'. De fato, os últimos 'planos de eletrificação' das ferrovias paulistanas acharam-se planejados como resultado da 'crise do petróleo' dos anos 70. Eles chegaram mesmo a adquirir 'locomotivas elétricas' _alstom_ francesas: mas o 'preço do grude' caiu tanto relativamente desde então que, como resultado, essas locomotivas ainda continuam 'encaixotadas'. (k-kkk) Quando o 'óleo' barateia as 'locos à diesel' ganham mais rendimento por quilômetro-tonelada-transportada: elas ficam mais 'produtivas', do que lhes propicia 'economias de escala'. Ademais, o custo de manutenção das redes de cabeamento e subestações pelo uso das 'elétricas' acha-se eliminado: com isso eles barateiam o 'custo fixo' de uso das 'instalações'; do que lhes propicia margens pra aguentar fortes 'trancos econômicos' --- crises e ou recessões sucessivas, como a que vemos agora! No caso, desde dos anos 90 eles optaram por retirar o cabeamento e desligar as subestações. E, como você mesmo disse, só se vê os 'postes' (...) A 'loco elétrica' tem mais 'vida útil' relativamente a uma 'diesel-elétrica'. Só que pra 'elétrica' operar há toda uma infra estrutura por trás: ademais da despesa de manutenção contínua das linhas --- já que o 'transporte pesado' as deprecia também! ---, há redes quilométricas de cabeamento, subestações, etc. em 'apoio operacional'. A manutenção de tudo isso custa dinheiro! Com a diesel o 'custo fixo' decai à unidade tracionadora (afora da 'manutenção' das linhas): a manutenção do motor a combustão, do eletrodinamo/alternador e dos motores elétricos instalados ao conjunto dos truques da locomotiva. O 'óleo' é custo variável, assim como o salário de 'maquinistas', 'mecânicos', etc. (...) Isso explica o motivo dos EUA, por exemplo, optarem pelo uso generalizado das 'diesel-elétricas' no transporte de cargas a longa distância: o rendimento é muito maior! Este também é o 'padrão' das ferrovias brasileiras (MRS, Rumo, CVRD, etc.), posto que o 'BR' é tamanho continental. Os 'planos de eletrificação' só se tornam viáveis quando o preço da energia é mais barato relativamente ao competidor global. No Brasil a energia é barata, já que faz-se uso de 'hidráulicas'. Mas não o é ao consumidor final (o caso do 'concessionário'): os estados embutem impostos elevados ao 'preço final'! Na Europa se vê transporte de mercadorias em 'trens elétricos'. É o caso da França, por exemplo (...) que optou pelo uso da caríssima 'energia nuclear' na geração. Por exemplo: só há duas formas daqueles TGVs franceses serem viáveis: o capital instalado junto às redes é tão grande que o custo fixo acha-se sumamente 'recortado', do que o torna 'eficiente' pelo 'volume transportado'. Ou o governo da França está 'subsidiando' o 'custo fixo' dessas ferrovias, posto que o 'efeito volume' não acoberta todas as despesas --- a 'fixa' e a 'variável'. O Brasil não tem condições orçamentárias pra 'subsidiar' essas despesas. Ademais, o petróleo caiu muito pela entrada do xisto americano ao mercado global. Tudo isso significa que não veremos 'trens elétricos' pra longa distância operando no Brasil. Não tão cedo!
Quer me parecer que a locomotiva estacionada é a apelidada de "RUSSA" e tem 8 motores. Bacana né? Eu construi duas delas, HO (uma azul e outra vermelha). Depois comprei outra, também HO, modelo utilizado nos Estados Unidos (lá conhecida pelo apelido de "litle jo", ou coisa parecida. O desmonte das nossas ferrovias esconde coisas que não vale a pena comentar.
O que já se sentia naquela época era o começo do abandono das vias férreas: A falta de tratamento adequado, o mato começando a invadir os trilhos, tanto no leito como nas laterais do lastro das ferrovias. Uma pena que isso pegou e hoje é apenas abandono e nada mais..............
Pois é se esse governantes investice nos três nesse meio de transporte hoje não estivece vivendo esse caus no Brasil tudo agora é transportado por camiões ...que saudades fica dessa época tão groriosa ....agora estão parados se acabando no tempo
ITIRAPINA é a terra de meus avós paternos e de meu pai....ficava horas na beira da linha vendo os trens da Paulista e Fepasa...sou apaixonado até hoje...o menino que sonhava em ser maquinista virou médico mas ainda sonha...Muito obrigado por esse vídeo maravilhoso que me levou de volta até a infância e juventude! MUITA PAZ E SAÚDE E pra você!
lol sua história noturna tmj
botura
Nesta época eu ainda trabalhava na ferrovia
Aquele vagão cinza era o vagão da solda em que eu trabalhava
Monstruosas máquinas, o apito, o barulho dos trilhos. Mato minha saudade d muitas viagens, onde passei por Itirapina-SP. Obrigado, pelo vídeo.🙋♂️
Essa época de hoje em dia, não chega aos pés dessa época de 1990... saudades....
Vendo a situação da locomotiva, notamos a decadência que já estava o transporte ferroviário, saudades da Cia Paulista, viajei bastante de trem, quando assume o estado a tendência é prejuízo, incompetentes, destruíram o melhor meio de transportes.
Pena que não dá pra voltar no tempo e ver tudo isso de novo! "velhos tempos, ótimo registro, parabéns!
QUE SAUDADES MEU DEUS.
TRAGA ESSES TRENS DE VOLTA.
SERIA MARAVILHOSO!
ME DIVERTIA MUITO NA MINHA INFÂNCIA.
TINHA RESTAURANTE, JORNALEIRO VENDENDO REVISTAS DE BÊBADO,RECEITAS DE BOLOS, PALAVRAS CRUZADAS E MUITO MAIS.
EU E MINHAS IRMÃS PASSEAVA PELOS CORREDORES DO TREM.
SAUDADES!!!!!!
PENA QUE NÃO VOLTA MAIS ESSE TEMPO.
😂😂😂😂😍
Viajei muito de trem Itirapina à Campinas tive muitas carteira kilometrica de 12.500 kns. Década de 74 em diante!
Lembro de uma viagem que fiz de campinas a São Carlos com meu finado pai, que lembrança mais gostosa.
Viajei muito com meus pais e avós de sp a Marília, era muito gostoso essa época, embarcava na estação da luz, que época maravilhosa
Viajei nesse trem nos anos 80 e 90. Boas recordações.
Boa noite
Tudo bem
Este vídeo e tudo de bom
Bela estação duas composição
Cada uma no seu ramal
Sentido Ararsqiats
Sentido Bauru.
Parabéns!!!!!
- que coisa impressionante . . . . . "viagem no tempo "
Hoje , - estamos em 2022 , - tem de "jogar " 32 anos sobre essas imagens
Se for ver , - todas as pessoas que aparecem no vídeo , inclusive tem uma [ ou mais ]
crianças , - então fico pensando , - todos hoje , - ADULTOS ,
- e alguns adultos que aparecem , - talvez já nem estejam mais "aqui "
Que pena que não dá para voltar no tempo , - talvez voltar , - e até . . . . "parar " !
Parabéns por ter tido a iniciativa de montar esse arquivo maravilhoso com tantos vídeos !
Somos muito gratos por seu excelente trabalho !
-
Fico pensando isso também
Sr. Nilton, o Sr. esta de parabéns em guardar esse VÍDEO que é uma verdadeira RELÍQUIA! Ver todas essas V-8 rodando em plena forma é maravilhoso! Acho que a que esta estacionada é uma Russa (não tenho certeza) Mas dói muito quando lembro o estado em que elas se encontram hoje, totalmente sucateadas e até mesmo as que estão no "museu" de Jundiaí estão completamente destruídas.. Para ver trens de Passageiros no Brasil e V-8 rodando, só mesmo em vídeos como o seu, OBRIGADO!
V8 nos Estados Unidos ruclips.net/video/TLsffBS_-vw/видео.html
SEM PALAVRAS... GOSTARIA DE DIZER MUITAS COISAS, MAS, A EMOÇÃO ME IMPEDE. BONITO VIDEO...
Eu queria muito alcançar esse tempo lindo de mais não sou dessa época mais cinto muito emoção parabéns pelo video
A SAUDADE É MUITO . COMO ERA BOM AS VIAGENS DE TRENS
Na década de 60/70 viajava muito de trem. Era viajante preferia o trem. embarcava na estação da luz, muitas vezes no horário da 21,40hs para as regiões da paulista e araraquarense. Geralmente viajava na cabine leito e chegava pronto e descansado para o trabalho.
Meu vô me levou nessa estação pra ver o trem q eu nunca tinha visto de perto saudades
Amo essa cidade, quem bebeu dessa água jamais esquece.
Que coisa linda saia de campinas pra Bauru nois anos 88 hj só vou de ônibus que saudade dos 🚆
O Sr.Nilton parecia que estava prevendo que tudo isso iria acabar e se tornar relíquia.
VÁRIAS VIAGENS PASSANDO POR ITIRAPINA. ATÉ RIO CLARO
Essa saudades dos trens não termina ,agora muita gente morre na rodovias é muitas loucuras 😢
que saudade deste barulho quantas viagens de Campinas para Oriente saía na sexta-feira as 21 horas e voltava no domingo as11horas tempo bom.
Saudades dessa época
Quantas vezes passei por essa estação quando criança. Quanta lembrança Boa, Meu Deus!
Lindo lindo eu amo ver o trem olha que lindo passageiro muito obrigado
1990 e o descaso com o transporte de passageiros já era bem visível .. Parabéns pelo registro !
Maravilhoso,muita saudades dessas máquinas e desse trem
A última vez que andei de trem, fui de Rio Claro até Itirapina para levar meus filhos andar de trem. Meu ex marido foi de carro e nos pegou lá.
Saudades dessa época quando tinha meus 9 anos de idade viajava muito de trem de Campinas à Americana à Dracena e Irapuru na Alta Paulista
Saudades tempo bom nunca será esquecido, viagei de Americana a Itirapina
Eu vivi tudo isso nesta estação de itirapina meu pai trabalhava aí o cabaré ou Evaldo .vivi pegando as minhas cabras debaixo do trem tratava dos meus porcos no chiqueirao vivi nesta estação quando criança sonho até hoje com esse lugar foi os momentos mais feliz da minha vida
É bom saber que a PAULISTA fez duas exoeriências a 150 Km/hora. Uma delas com composições com mancais nos rodeiros e outra com locomotiva e carros com rolamentos. Os meios de comunicação, convidados e participantes nada disseram, escondendo o sucesso obtido.
Que d+ esse vídeo, heim amigo Nilton! Lembro bem quando criança ainda, na década de 80, quando vinha de SP., era uma composição grande, e qdo. chegava em Itirapina, parte seguia p/ Bauru e MT, né. Qdo. chegava aqui em Araraquara, havia nova divisão, pois parte seguia p/ Barretos ( pela Paulista ) e puxado pela V-8, e a outra parte seguia pela EFA p/ Sta. Fé, geralmente puxada pelas GP-9.
Nossa, fiquei super feliz em recordar esses bons momentos.
Grande abraço e fique com Deus por aí!!
Que saudades morei na colonia da fepasa em Itirapina vivia na estação de itirapina o meu trabalhava na manobra o cabure como era conhecido também pela cabras que vivia no patio este lugar trás bastante saudades
Caso existisse algum prêmio referente a memória ferroviária, com certeza o merecedor seria o sr. Nilton Gallo. Acredito que nem o "desgoverno" estadual e federal tenham essas relíquias das locomotivas elétricas registradas. Parabéns, e continue nos presenteando com seus riquíssimos registros, de uma era que nem todos tiveram a oportunidade de viver.
Obrigado amigo. Tem bastante ainda para postar
Q locomotiva maravilhosa !
Que Saudades desta Época pois morei em Itirapina de 1981 a 1985 e depois fui morar em Franco da Rocha
que saudade daquele povo bom do interior viajando no trem!
Que legal tenho muita saudade quando funcionava estação de trem em minha cidade hoje é só cargas.
Que saudades, andei muito de trem, de Rio Claro a Brotas.
saudades
tempo que jamais voltara tempo onde a simplicidade das coisas imperavam !!!!
***** chega doi companheiru
Se você está lendo este comumentario saiba que talvez o trem de passageiros irá voltar de Americana, são Paulo e etc!
Com toda razão
@@felipeultimateironspider9923 quando isso não ouvi falar nada
Um trabalho que merece meu respeito, parabéns!
Até o cantar dos passarinhos era diferente, Época boa meu Deus!
Nossa...qi saudades...
Qandi tinha uns 09 anos eu lembro ate hj saia de tren com minha avó de itirapina a sao carlos nos sabados ..minha avó ia sempre pro calçadao pagar contas e fazer compras e toda as ferias escola viajava de bauru pra la curtir ferias da escola
que lindas recordações
Meu pai nos 3 a 15 anos os de Americana até dracena
Eu tenho uma locomotiva v8 em miniatura da Comanhia Paulista mais três carros de passageiros da Frateschi. Eu comprei por encomenda pois eu sempre ficava admirado de ver as v8 da Fepasa.
Infelizmente tudo sumiu das ferrovias.
robson moraes tudo sumiu não! Só os passageiros pois nas cargas vai de vento em poupa.
robson moraes Eu tambem tenho uma v8 azul isso é muito linda
Tenho muita saudade deste trem passageiro aqui Minas Gerais cidade Uberaba MG
Eu tenho saudades, do tempo que viajava, com meus pais,para o interior. Acredito que seria muito bom,se governo, colocar esse s trens, para o interior, certamente, que ia gerar muito empregos, no Brasil.
Saudades dos trens de passageiros aqui em Minas gerais São Sebastião do paraíso Mg
Saudades meu Deus 🙏 Itirapina da estação do Ouro também 😘💕💕
Saudades eternas da FEPASA-FERROVIA PAULISTA S.A(1971-1998)
Jorge Ramos Nogueira,o evangelista ! Saudade da Compania PAULISTA
Absurdo terem acabado com trens elétricos da Fepasa.
Saudades de um tempo. Jamais voltará
Lindo trem bela filmagem
Duas ícones da ex-CP. Muito obrigado por compartilhar esse filme!
Ho' saudades 😔
Nasci em Itirapina.
parabés , relíquia estevídeo. Pena que bons tempos passam e não voltam mais
Itirapina terra boa
Maravilhosa e imponente a Russa estacionada.
ola nilton quero parabeniza lo por esta excelente imagem de nossas ferrovias em que retrata uma epoca dourada cheia de alegria e nostalgia que me faz relembrar minhas viagens abordo destes trens que coisa mais linda meus parabens de novo a voce por isso e meu grande descontentamento a nossa classe governante que conseguiram atraves das especulaçoes acabar com tudo isso os paises de primeiro mundo fazem melhorias em suas coisas antigas infelismente no nosso nao foi igual abraços
V8...que saudade!!
Essa era linda, não me esqueço das viagens que fiz nela com meu pai de Jundiaí até Americana.
É verdade viajei muito de termais tristeza a gora só é loucura
Passei muito aí , indo São Paulo , Rio preto !!!
Não poderia esta sempre mantida limpa a rumo e muito relachado porque não põe alguém pra tá morando pra conserva sempre bonito a estacao
Parabéns Gallo por mais uma vez nos brindar com esse show de imagem e registro.
Peço licença para compartilhar esse vídeo (em: ferromodelismobarretos no facebook). Obrigado por compartilhar amigo. Um vídeo histórico!
Há um sentimento de nostalgia e também de revolta pelo descaso por esse espaço representativo de nossa história, demonstrando o despreparo dos eleitos.
Exato
Que saudade da minha terra 😢
Belos registros. Parabéns.
Oi,por acaso vc nao tem um video que mostra do começo do trem ate que mostre o carro por dentro com as pessoas,como se vc tivesse continuando viajando com o trem ate o final do video
Quem nunca viajou de trem nao sabe o q e viajar
Só saudades
Da tanta saudades esse tempo viajei mui esse tempo
conheço Itirapina.lá existe uma bifurcação da c.p.e.f..para a direita seguia -se para Araraquara e á esquerda para o ramal da alta paulista seguindo sentido bauru,marília e panorama.
A China fez tudo ao contrário do Brasil. Aquele país abriu a economia aos investimentos estrangeiros e o que se vê lá é que eles inauguram estações novas, ultra modernas, diariamente. Os trens de lá também são os mais modernos do mundo e onde passam os "trens-bala" as estações parecem naves espaciais.
Os chineses já possuem mais de 40 mil kms de trens de alta velocidade, a maior malha ferroviária do mundo neste quesito. Sem falar no estupendo crescimento das linhas "normais", de média velocidade, bem mais rápidas do que as tartarugas pé-de-ferro nossas.
Na questão das rodovias, portos e aeroportos, a China fez a mesma coisa. Lá o país é um grande canteiro de obras a céu aberto. Como resultado, em menos de 40 anos eles colocaram mais de 400 milhões de cidadãos na classe média.
A infraestrutura moderna e eficaz trouxe uma infinidade de benefícios sociais que antes das reformas econômicas eram inacessíveis a grande parte daquele imenso povo. No anos 1970 a China era esse mesmo marasmo econômico e social que existe hoje no Brasil. Eles abriram para o mundo e tudo mudou, para melhor.
Infelizmente, neste assunto, a inteligência é um artigo muito raro por aqui. No Brasil, não é preciso entrar numa guerra para deixar o país como uma terra arrasada. Basta entregar o destino da nação nas mãos dos eleitores despreparados e dos políticos "preparados" demais. Viver de saudosismo por algo sucateado é muito triste.
Que raridade de vídeo, relembrando um pouco do que foi a fepasa no estado de SP. Até que amo funcionou os trens de passageiro em Itirapina?
+Fabricio Ribeiro Os dois últimos trens do Estado de SP correram no dia 15/03/2001, tem vídeo deles aqui no YT, sendo que um saiu de Campinas, passou por Itirapina e seguiu pra Bauru, onde os dois carros de passageiros que fizeram essa última viagem se encontram até hoje na cidade; o outro trem partiu daí de Itirapina mesmo, tendo feito uma conexão com o trem que veio de Campinas. Esse trem que saiu de Itirapina seguiu até Araraquara. E desde então estamos sem trem de passageiros há quinze anos.
Muito bom 👏 👏 👏
Bons tempos!!!!!
Um país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !!!!
Mais Brasil nunca acabou a ferrovia, muito pelo contrario, o que se tem hj de locomotivas e vagões é 100x maior que nesse epoca, e não tem sucata como se tinha nessa epoca ai!
Uma pena que tudo se acabou
Por vezes me pergunto, porque uma empresa como a CPTM, em São Paulo, que possui um trem de passageiros turístico, não coloca uma dessas na ativa novamente, ou uma GE-2000???
No caso dessas loco "Russas" é porque elas já depreciaram: a vida útil de uma locomotiva é de 50 anos, já considerando as reformas de "meia-vida". O fabricante não tem como fornecer insumos de manutenção para uma loco produzida nas décadas de 30-40 do século passado. Não há condição delas rodarem mais! Ademais, se não me engano, o cabeamento que alimenta os pantógrafos (a rede elétrica aérea), foi todo ele retirado pelo concessionário. Eu me refiro ao cabeamento das linhas que vão para o Oeste Paulista, não ao cabeamento dos subúrbios da CPTM.
Lucas Lieggio porque vou dizer a você o governo Geraldo Alckmin não está nem aí para o povo do interior ele quer saber dó voto depois adeus ele foi o culpado da morte de muitos ferroviário que suicídios coletivos eles enganaram muito ferroviário agorá vem dizer que é candidato a presidente deixa ele vim pra Botucatu pedir votos as pessoas vai espulsei todos eles vagabundos safados corruptos ladrões
Eu acho que a Cptm é muito interesseira pois só fica trabalhando na grande SP onde só anda lotado. Assim lucra muito tantos passageiros em uma só composição.
@@LEO2CBH1 Viajei muito de trem quando criança pela Sorocabana, a eletrificação das cantenarias ia até Assis - SP, depois eram tracionadas pelas diesel elétricas, hoje a gente só vê os postes, tudo abandonado...
@@Lbimpepe Eles retiraram por causa do 'custo': 'locomotivas elétricas', pra transporte a longa distância, só é viável mesmo quando o 'preço do grudento' (petróleo) tá muito alto. Quando o preço cai o 'orçamento de capital' faz com que eles optem pelo 'óleo'. De fato, os últimos 'planos de eletrificação' das ferrovias paulistanas acharam-se planejados como resultado da 'crise do petróleo' dos anos 70. Eles chegaram mesmo a adquirir 'locomotivas elétricas' _alstom_ francesas: mas o 'preço do grude' caiu tanto relativamente desde então que, como resultado, essas locomotivas ainda continuam 'encaixotadas'. (k-kkk)
Quando o 'óleo' barateia as 'locos à diesel' ganham mais rendimento por quilômetro-tonelada-transportada: elas ficam mais 'produtivas', do que lhes propicia 'economias de escala'. Ademais, o custo de manutenção das redes de cabeamento e subestações pelo uso das 'elétricas' acha-se eliminado: com isso eles barateiam o 'custo fixo' de uso das 'instalações'; do que lhes propicia margens pra aguentar fortes 'trancos econômicos' --- crises e ou recessões sucessivas, como a que vemos agora! No caso, desde dos anos 90 eles optaram por retirar o cabeamento e desligar as subestações. E, como você mesmo disse, só se vê os 'postes' (...)
A 'loco elétrica' tem mais 'vida útil' relativamente a uma 'diesel-elétrica'. Só que pra 'elétrica' operar há toda uma infra estrutura por trás: ademais da despesa de manutenção contínua das linhas --- já que o 'transporte pesado' as deprecia também! ---, há redes quilométricas de cabeamento, subestações, etc. em 'apoio operacional'. A manutenção de tudo isso custa dinheiro!
Com a diesel o 'custo fixo' decai à unidade tracionadora (afora da 'manutenção' das linhas): a manutenção do motor a combustão, do eletrodinamo/alternador e dos motores elétricos instalados ao conjunto dos truques da locomotiva. O 'óleo' é custo variável, assim como o salário de 'maquinistas', 'mecânicos', etc. (...)
Isso explica o motivo dos EUA, por exemplo, optarem pelo uso generalizado das 'diesel-elétricas' no transporte de cargas a longa distância: o rendimento é muito maior! Este também é o 'padrão' das ferrovias brasileiras (MRS, Rumo, CVRD, etc.), posto que o 'BR' é tamanho continental.
Os 'planos de eletrificação' só se tornam viáveis quando o preço da energia é mais barato relativamente ao competidor global. No Brasil a energia é barata, já que faz-se uso de 'hidráulicas'. Mas não o é ao consumidor final (o caso do 'concessionário'): os estados embutem impostos elevados ao 'preço final'!
Na Europa se vê transporte de mercadorias em 'trens elétricos'. É o caso da França, por exemplo (...) que optou pelo uso da caríssima 'energia nuclear' na geração. Por exemplo: só há duas formas daqueles TGVs franceses serem viáveis: o capital instalado junto às redes é tão grande que o custo fixo acha-se sumamente 'recortado', do que o torna 'eficiente' pelo 'volume transportado'. Ou o governo da França está 'subsidiando' o 'custo fixo' dessas ferrovias, posto que o 'efeito volume' não acoberta todas as despesas --- a 'fixa' e a 'variável'.
O Brasil não tem condições orçamentárias pra 'subsidiar' essas despesas. Ademais, o petróleo caiu muito pela entrada do xisto americano ao mercado global. Tudo isso significa que não veremos 'trens elétricos' pra longa distância operando no Brasil. Não tão cedo!
Excllent video Mr V8 homen, gosto mutio sua vids
Em 1986 fiquei mais de 8 horas parado aí...
Grande V8!
É uma questão técnica, você pode observar o mesmos nos trens da CPTM e Supervia, o lado do arrasto e sempre contrário a direção da composição.
Tudo que é bom dura pouco
Que saudades
E um video como se vc tivesse no trem do começo ate que mostre as estaçao a cidade ate o final da viajem
Quer me parecer que a locomotiva estacionada é a apelidada de "RUSSA" e tem 8 motores. Bacana né? Eu construi duas delas, HO (uma azul e outra vermelha). Depois comprei outra, também HO, modelo utilizado nos Estados Unidos (lá conhecida pelo apelido de "litle jo", ou coisa parecida. O desmonte das nossas ferrovias esconde coisas que não vale a pena comentar.
saudades eternas
Na verdade o trem é a história de nossa vida o Brasil começou a partir dele nossas raízes.agora olha o descaso
Zeneto ec
Já se nota o início do abandono da Fepasa, trilhos com muito mato. Os nossos governantes conseguem acabar com tudo, uma pena.
O que já se sentia naquela época era o começo do abandono das vias férreas: A falta de tratamento adequado, o mato começando a invadir os trilhos, tanto no leito como nas laterais do lastro das ferrovias. Uma pena que isso pegou e hoje é apenas abandono e nada mais..............
veja outros vídeos no meu canal
Não tenho mais vídeo editados à venda. Estou colocando as partes no RUclips.
Pois é se esse governantes investice nos três nesse meio de transporte hoje não estivece vivendo esse caus no Brasil tudo agora é transportado por camiões ...que saudades fica dessa época tão groriosa ....agora estão parados se acabando no tempo
Correto Jorge. Já alterei o texto. Obrigado.