COMO DECLARAR HERANÇA NO IMPOSTO DE RENDA| IR Bot

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 дек 2024

Комментарии • 71

  • @Guara1210
    @Guara1210 Год назад +1

    Bom dia, excelente vídeo, bastante esclarecedor! Eu herdei um apartamento da minha mãe e, nos anos seguintes ao falecimento dela, não fiz nenhuma declaração de espólio porque não sabia que era necessário. Em 2021, terminou o inventário e, na declaração de imposto de renda de 2022, eu considerei como o valor correto do apartamento aquele que está no formal de partilha, que é bem maior do que o valor que a minha mãe pagou pelo apartamento. Nesse mesmo ano, 2021, logo após a finalização do inventário, eu vendi o apartamento por um valor um pouco menor do que o que está no formal de partilha, e considerei que não tive ganho de capital, não paguei imposto de renda.
    Se eu tivesse considerado o valor pelo qual a minha mãe comprou o apartamento, que é muito baixo, teria um ganho de capital altíssimo e pagaria uma quantia absurda de imposto de renda. Ocorre que esse ganho de capital é, na verdade, falso, irreal, pois o aumento do apartamento foi devido à inflação, eu pagaria o imposto injustamente.
    Eu não paguei nenhum imposto e a receita federal deixou pra lá, não deu problema. Acredito que a maioria dos herdeiros de imóvel deve considerar o valor do imóvel que está na escritura de partilha. Não está de acordo com a regra da receita federal, mas, na prática, é o que deve ser feito, pois dificilmente vai ter problema.
    Além desse apartamento, eu herdei outro da minha mãe, que não vendi. Eu estou em dúvida com relação à data de aquisição desse apartamento que deve ser declarada. O senhor informou que deve ser a data em que se concluiu a partilha da herança, ou seja, em que o inventário foi finalizado, mas existem advogados tributaristas que informam que essa data deve ser a do falecimento da pessoa que deixou a herança; no meu caso, seria a data de falecimento da minha mãe.

    • @contatemarcelo
      @contatemarcelo 6 месяцев назад +1

      O Ganho de Capital é devido e deveria ser pago pelo Espólio. Normalmente, nesse caso específico, a Receita Federal não detecta, mas tem 5 anos para levantar.

    • @Guara1210
      @Guara1210 6 месяцев назад

      @@contatemarcelo Esses caras complicam muito a vida das pessoas com leis e regras complexas, as pessoas têm mais o que fazer, e muita acabam não conseguindo produzir mais nada, o resultado é muito desemprego, injustiça, miséria e fome, eles devem para de ENCHER O SACO DO POVO E DE PREJUDICAR A NAÇÃO.

  • @luciananavesschimidtpinto5641
    @luciananavesschimidtpinto5641 6 месяцев назад

    Parabéns pelas explicações

  • @fabiofernandes791
    @fabiofernandes791 Год назад +1

    Excelente vídeo, muito esclarecedor e sem enrolação. Parabéns Victor!

  • @airtonferreirajunior4425
    @airtonferreirajunior4425 2 года назад +1

    Muito obrigado por simplificar esse assunto tão complexo. Excelente explanação.

    • @ir-bot
      @ir-bot  2 года назад

      Nós que agradecemos!

  • @waldemarpinho5950
    @waldemarpinho5950 8 месяцев назад

    ÓTIMO....MUITO ESCLARECEDOR E OBJETIVO. PARABÉNS...!

  • @odetesoaresdearruda7089
    @odetesoaresdearruda7089 2 года назад

    Muito boa explicação. Obrigada

  • @leandrodossantossales3573
    @leandrodossantossales3573 6 месяцев назад

    Boa tarde! Se recebi a minha parte antecipada na venda do imóvel de herança, como eu posso declarar? Recebi um valor em dezembro 2023,e só fizemos o contrato de compra e venda do imóvel em março de 2024?

  • @jvorsi1
    @jvorsi1 7 месяцев назад

    sabe dizer quais os valores (escritura/cartorio/itcmd) podem ser acrescidos no valor do imovel ?

  • @fabianocoelho1264
    @fabianocoelho1264 8 месяцев назад

    Boa tarde... As despesas relacionadas a heranca (Itcmd, honorários, certidões, emolumentos de tabelionato, emolumentos de cartorio de registro de imóveis, vistoria veicular e taxas do DETRAN) podem ser citadas no valor final dos bens herdados para fins de diminuir o IR em caso de venda? Em que momento fazer isso?

  • @rtsaibr
    @rtsaibr 7 месяцев назад

    Muito bom!

  • @verabuka8939
    @verabuka8939 Год назад

    Olá muito esclarecedor, tenho uma pergunta o item 14 Transf herança não é só para valores em espécie??

  • @alexandrecesar827
    @alexandrecesar827 2 года назад +1

    Boa tarde !!! Eu posso declarar no inventário o preço de mercado do imóvel com intuito de pagar menos Imposto de Renda no ganho de capital? Eu prefiro pagar uma alíquota de 4% de ITMD em uma base de calculo maior do que 27,5% em relação ao ganho de capital!!! Este raciocino está correto professor? Desde já agradeço !!!

    • @ir-bot
      @ir-bot  2 года назад +2

      Oi, Alexandre! Pode sim, sem problema. Mas lembre-se de que os 4% de ITCMD são sobre o valor total do imóvel, enquanto os 15% (é 15%, e não 27,5%) são só sobre o ganho de capital. Se tiver alguma dúvida, entra em contato com o nosso WhatsApp :) wa.me/5511910529789

  • @geolugar
    @geolugar 2 года назад +2

    Bom dia! Minha mãe faleceu em 2016 e deixou um imóvel de herança para 2 filhas (25% para cada) e 1 marido (50%). De acordo com o inventário eu tenho direito a 28 mil reais. Minha mãe nunca foi obrigada a declarar IR. Não fizemos a sua declaração final de espólio, até porque o CPF dela encontra-se cancelado. Como devo proceder para regularizar essa situação? Preciso retificar as declarações anteriores? Preciso fazer a declaração de espólio? Desde já agradeço

    • @ir-bot
      @ir-bot  2 года назад +1

      O CPF dela não deveria ter sido cancelado sem ter sido enviada a Declaração Final de Espólio. Você precisa ir até uma unidade da Receita Federal ver o que houve.
      Uma vez resolvida essa questão do CPF, o que se deve fazer é o seguinte:
      1. O inventariante precisa fazer a Declaração Final de Espólio referente ao ano-calendário do encerramento da partilha.
      2. Você deve lançar, em "Rend. isentos...", o rendimento referente ao preço de transferência do imóvel na declaração referente ao ano-calendário da conclusão da partilha. Se essa declaração já foi feita, o certo agora é retificá-la.
      3. Você deve lançar, em "Bens e Direitos", a propriedade de 25% do imóvel, pelo custo de aquisição correspondente a 25% do seu preço de transferência. No campo "Discriminação", especifique os nomes e CPF's dos demais herdeiros. Isso deve ser feito em todas as declarações desde a referente ao ano-calendário em que ocorreu o encerramento da partilha.
      4. Você deve lançar, na ficha "Rend. isentos..." o valor recebido em dinheiro (os R$ 28 mil), mas apenas na declaração referente ao ano-calendário em que ocorreu o encerramento da partilha.
      Sei que é um pouco complicado, mas, se vc quiser, procure o nosso atendimento por chat que podemos te ajudar mais.

    • @geolugar
      @geolugar 2 года назад

      @@ir-bot Muito obrigado pela atenção. Ajudou bastante. Seguirei as suas recomendações.

  • @lucienecosta2280
    @lucienecosta2280 2 года назад

    Ola, Doutor , muito didático , O pai vendeu a casa em vida e deu 100 mil para cada para os dois filhos no total de 200 mil , e um deles comprou um casa a vista e a irmã emprestou a parte dela para ele comprar a casa como declarar ?

  • @TheFELAMO
    @TheFELAMO 2 года назад

    Olá, gostaria de saber no caso de veículo recebido em herança em 2021 e que foi roubado em 2021, como ficaria o lançamento desse bem, tanto na declaração final do espólio quanto na declaração de imposto de renda do herdeiro?

  • @erivaldoporto8917
    @erivaldoporto8917 2 года назад

    Bom dia, primeiramente parabéns pelo canal e pelas explicações, são muito importantes. Tenho uma questão: No ano de 2021 dois parentes receberam por herança de sua mãe, 50% cada um, do único bem deixado e documentado como terreno, através de escritura de inventário e partilha extrajudicial, valor avaliado pela prefeitura no valor 180.000,00 sobre o qual foi recolhido o itcmd. No terreno tem uma casa residencial construida mas não averbada. No mesmo ano 2021 o imóvel foi vendido por 600.000,00 através de contrato de compra e venda parcelado em três vezes, sendo que em 2021 cada herdeiro recebeu uma parcela de 87.500,00 e duas parcelas restantes para 2022, condiconadas a averbação do imóvel já como casa (documentação sob responsabilidade dos herdeiros) para assim receber as parcelas restantes do negócio. Lançamos o valor da herança em Rend. isentos e Não Tributáveis 90.000 para cada um. lançamos em bens e direitos 50% para cada um, porém a DÚVIDA É: Como lançaremos essa venda, e como fica os campo situação em 31-12-2021 , já que parte da venda é parcelada e só será recebido em 2022, como ficará 2023, quando declarar esse valor recebido em 2022 com grande aumento de patrimônio. Obs.: é o unico bem dos herdeiros. Obrigado desde já.

  • @edsondias2892
    @edsondias2892 8 месяцев назад

    E como fica o caso de um de cujos que nunca fez declaração de ajuste do IR e deixou bens no formal de partilha?

  • @andreyrossi
    @andreyrossi Год назад

    Como ficaria esses lançamentos agora em 2023 agora que a receita mudou os códigos nas ficha de bens e direitos.

  • @ppsfilho
    @ppsfilho 10 месяцев назад

    Boa noite! referente ao espolio , não foi informado na declaração anual de imposto de renda o seu imóvel sendo que o valor na data de aquisição que é 1999 na escritura esta um valor Simbólico apenas!, ja que foi apresentado uma declaração no mesmo ano que ocorreu o falecimento sem informar o imóvel , pergunto? tem que retifica a declaração informando o imóvel que estava no nome do espolio, e posso colocar o valor venal pra informar nesta declaraçao retificada, ou tem que informar o valor antigo da escritura em 1999? sendo assim, como fazer o espolio se foi feito o inventario ja com o valor atualizado do imovel na escritura de inventario extrajudicial que ja foi finalizado. se colocado o valor venal sei que vou ter que pagar o ganho de capital referente ao valor venal com o valor atualizado que ja foi recolhido o ITCMD deste imovel no inventario.

  • @lilizinhaebeth
    @lilizinhaebeth 7 месяцев назад

    Boa noite,não fiz a declaração de final de espólio no ano seguinte e nunca declarei.
    O valor da herança 41.000,00 com meeira e 2 herdeiros.
    Como corrigir o erro?

  • @luiseribeiro
    @luiseribeiro 2 года назад

    Boa noite, primeiramente quero dar parabéns pelos conteúdos dos vídeos, você é de longe um dos melhores da plataforma!
    A minha dúvida seria: Se um indivíduo recebeu uma herança em 2015, e até hoje não declarou, pode declarar ou existe um prazo para isso, visto que já passou mais de 6 anos?

    • @ir-bot
      @ir-bot  2 года назад +1

      Bom dia, tudo bem?
      Nesse caso o prazo já prescreveu.

  • @heliomagalhaes
    @heliomagalhaes 2 года назад

    Bom dia! muito esclarecedor o video. Ganhou mais um inscrito.
    Voce citou aos 19:00 min. sobre a compra da parte de um irmão, no caso quem vendeu tem que lançar 2 vezes nos bens? Ou lança uma só vez constando que foi vendido o bem? Nesse caso ficaria zerado nos dois campos em 31/12? Como seria a descrição?
    Outras duvidas, no caso do falecimento ser do conjuge "dependente" a) como o inventariante declara apenas os 50 % de todos os bens que já declarava?
    B) Os valores dos bens (imoveis) declarados em anos anteriores deverão ser modificados conforme os valores de avaliação no inventario?

    • @ir-bot
      @ir-bot  2 года назад

      Boa tarde, tudo bem?
      Basta lançar uma vez especificando que ele foi vendido. O irmão que comprou é que terá que lançar dois itens: um referente à fração do imóvel recebida como herança e outro referente à fração do imóvel comprado do outro herdeiro.
      Quanto à segunda pergunta, não entendi o item A. Sobre o B, os valores devem ficar iguais aos valores de transferência constantes da Declaração Final de Espólio.

    • @heliomagalhaes
      @heliomagalhaes 2 года назад

      @@ir-bot Obrigado pelo retorno. Mas no caso da venda da minha parte, se eu lançar uma só vez especificando que ele foi vendido, como fica o campo de valor 31/12/2021?
      No item (B) que voce respondeu, então, na Declaração de Espolio que faremos deverá constar os valores avaliados pela receita constantes no inventario... isso?
      Explicando melhor o item (A): Meu pai é o inventariante (conjuge) e ele sempre tem que fazer a IRPF pois sempre tem restituição, a pergunta é se tem que especificar nas descrições do bens/imoveis que agora é referente a somente 50% e os valores em 31/12/21 ficariam +/- pela metade das declaraçoes anteriores...

  • @jucimarabarros2760
    @jucimarabarros2760 2 года назад

    Tenho uma dúvida na declaração final do espólio, a meeira fazia o imposto dela separado e eram casados em comunhão universal de bens, neste eu preciso colocar todos os bens da meeira na mesma declaração do espolio

  • @papiro8147
    @papiro8147 Год назад

    Coloquei ali a minha parte do imóvel herdada segundo o que foi descrito no inventário, digamos 7 mil. Porém, esse imóvel está avaliado realmente em +- 600 mil, acredito que até mais.. mas sabemos que o cálculo da prefeitura é bem menor. Quando for vender provavelmente irei pegar 40 mil que é a minha parte, irei pagar algo quando na declaração colocar que lucrei 33 mil nessa venda?

  • @danielborini8393
    @danielborini8393 Год назад

    Muito bom

  • @angelr.4337
    @angelr.4337 10 месяцев назад

    Vídeos excelentes, mas teve alguma mudança pra IRPF2023/2024?

  • @elainepietrangelorodrigues147
    @elainepietrangelorodrigues147 2 года назад

    Valor de transferência do espólio para o herdeiro deve ser o valor venal que foi colocado no inventário ou o da declaração do espólio que está maior do que o venal?

    • @ir-bot
      @ir-bot  2 года назад +1

      O da Declaração Final de Espólio.

  • @kaioadriel9888
    @kaioadriel9888 Год назад

    Tenho uma dúvida cruel, me mato de procurar no Google e não acho resposta em ugar nenhum. Me ajuda pelo amor de Deus.
    Meus pais tinham um único imóvel em comunhão total de bens. Minha mãe faleceu em 1998 e não feito inventário, a partilha ficou 50% para meu pai (meeiro) e 10% para cada filho. Meu pai faleceu em 2021 e ficou 20% para cada filho.
    O inventário dos dois foi feito junto, e no site da Receita diz que a Declaração Final deve ser uma só no CPF do prémorto.
    Pelo que pesquisei, a data de aquisição deve ser a data do falecimento. Logo, eu e meus irmão aadquirimos metade do imóvel em 1998 e outra metade em 2021. Qual data de aquisição devo usar? Devo lançar o mesmo imóvel 2 vezes, tanto na Declaração Final de Espólio e nos nossos IRPF? Nunca ouve Declarações de Espólio Inicial, nem Intermediarias, pois meus pais não tinham obrigatoriedade.
    E no GCAP? Lanço os lucros 2 vezes no CPF do pai e da mãe, pois vamos atualizar para o valor de mercado.
    Fui em 2 contadores e nem eles souberam me explicar, nem nossa advogada, por isso não confio e quero eu mesmo fazer pra não dar problema.
    Me ajuda, por favor.

  • @heliomagalhaes
    @heliomagalhaes 2 года назад

    Desculpe mas ficou uma outra duvida... Se esses 15000 recebidos em deposito bancario, for aplicado imediantamente em um fundo de investimento, ou seja, saiu da conta corrente, como fica os valores em 31/12? Entraria somente em um dos itens? Temo elevar indevidamente o capital...?

    • @monica308510
      @monica308510 2 года назад

      Helio, tenho situação idêntica a sua. Postei a dúvida tb.

  • @monica308510
    @monica308510 2 года назад +1

    Bom dia, Victor. Parabéns pela explanação. Tenho duas dúvidas, por favor, poderia me orientar: 1) Recebi um imóvel em herança em janeiro de 2021 e no mês de novembro vendi e recebi 50% de sinal, em contrato particular de promessa de compra e venda. Agora em fevereiro de 2022, recebi o restante por financiamento imobiliário dos adquirentes. Pergunta: na minha ficha de Bens e direitos, situação 31.12.2021 devo abater o valor recebido como entrada do imóvel, detalhando os dados dos compradores na discriminação? 2) Recebi ainda como essa herança uma valor que meu pai tinha em poupança em 2021. Logo em seguida, apliquei esse valor em investimentos de renda fixa na minha conta. Pergunta, na ficha bens e direitos, eu devo colocar o valor recebido de meu pai, ex 10 mil reais, ou zerá-lo, discriminando que aportei em investimentos diversos em minha conta-corrente? Pois, se não fizer isso, não ficaria meu patrimônio com o valor em duplicidade? recebi e apliquei. Desde já agradeço!!

  • @rosamarialimacordeiro9950
    @rosamarialimacordeiro9950 2 года назад

    eu e meus dois irmãos recebemos o seguro de vida de minha mãe que faleceu em 2021, como devo declarar, sou o inventariante posso declarar tudo na minha declaração ou cada irmão tem que fazer a sua declaração. recebemos também junto com o seguro um auxilio para cesta básica e também recebi da funerária uma reposição para cobrir despesas com o funeral

  • @RaviLima11
    @RaviLima11 2 года назад

    Bom dia. Parabéns pelo video. Tenho uma dúvida: Eu recebi herança em dinheiro e paguei o imposto para receber essa herança. Eu não preciso declarar esse imposto pago?

  • @patriciaperes4331
    @patriciaperes4331 2 года назад

    Recebi 1/3 de herança em 2015, porém não era obrigada a declarar. Este ano terei que declarar tenho que lançar o valor no ano anterior mesmo não tendo declarado?

  • @marcos2011250
    @marcos2011250 2 года назад

    Doutor! sei que não é o tema do vídeo, mais estou fazendo um acordo com meu irmão, e o valor gira em torno de 500 mil , a minha pergunta é. TEM AGUM JEITO DE EU MI LIVRAR DO IMPOSTO, EU SOU PESSOA FISICA E ASALARIADO, ESSE DINHEIRO PODE MUDAR MINHA VIDA. POR FAVOR O SENHOR PODERIA MI AJUDAR ?????

  • @jota.jp369
    @jota.jp369 2 года назад

    Porque ninguém fala de como declarar herança recebida de não falecido, ou seja, ainda em vida foi feito o recebimento da herança, não achei nada, nada sobre! E preciso saber.

    • @Renata-el2te
      @Renata-el2te 2 года назад +1

      Porque não existe herança de gente viva, se chama usofruto! Ele fala a respeito no minuto 22 do vídeo.

  • @MonicaSilva-jv8kx
    @MonicaSilva-jv8kx 2 года назад

    Bom dia, Paguei ITD sobre 2 imóveis que herdei. Tenho que declarar os imóveis sobre o valor que estava na partilha ou o valor do IR do falecido? Obrigada

    • @beatrizisoni4619
      @beatrizisoni4619 2 года назад

      Onde leio as respostas?

    • @tatyamora3593
      @tatyamora3593 Год назад

      Queria saber tb, o inventariante precisa escolher os valores, mas quais as consequências?

  • @marcosantosmiguel358
    @marcosantosmiguel358 2 года назад

    Meu sogro faleceu em 2021 e minha esposa figura como dependente. 2 imóveis foram divididos em partilha e minha sogra a inventariante. Minha esposa tem que declarar separado ou posso continuar declarando ela como dependente e lançar o item rendimentos isentos e não tributáveis no valor da partilha. Pergunto se nesse caso tenho que lançar também na ficha bens e direitos!??

  • @angelasantos7228
    @angelasantos7228 2 года назад +1

    Boa tarde! Estou com duas situações que preciso de esclarecinentos, ambas na mesma documentação:
    1. Houve a partilha dos bens através da escritura e um dos herdeiros mora no exterior, como deve ser feito a declaração neste caso?
    2. Entre os bens constantes na escritura existe uma conta em um respectivo banco o qual o valor se refere a recebimento de aposentadoria, porém até a presente data o banco Ainda não liberou o valor para os herdeiros. Como proceder?

  • @andretenorio2293
    @andretenorio2293 2 года назад

    No caso de ser beneficiario de titular que veio a óbito, Como declarar o valor recebido de previdencia privada.

  • @yadirobibr4337
    @yadirobibr4337 2 года назад

    Muito bom video. Meu caso é parecido com esse exemplo. Esse valores não tem imposto e nem imposto estadual? Se eu recebi esse ano, só declaro no IRPF do ano que vem?

  • @ceciliasouza5748
    @ceciliasouza5748 2 года назад

    minha sogra recebeu uma parte do dinheiro da mae dela, falecida agora em 2021. não preciso declarar nenhum valor que ela ja recebu, enquanto o espólio não for finalizado?

  • @rosemarymattos4181
    @rosemarymattos4181 2 года назад

    Excelente, Doutor Victor! Muito didático! Minha dúvida é quanto ao recebimento em dinheiro cujo depósito foi realizado em uma conta de poupança pré-existente na qual já havia saldo. Minha pergunta é: a ficha "Bens e Direitos" na qual devo preencher a informação sobre a herança ficará zerada, sendo informado que o saldo já consta em conta de poupança já declarada em "Bens e Direitos? Pergunto isso porque estou com receito de que o valor fique em duplicidade. Desde já muito obrigada! E parabéns por sua iniciativa!

  • @wagnerwagner4270
    @wagnerwagner4270 2 года назад

    Itcmd como faço pra saber sobre esse imposto

    • @ir-bot
      @ir-bot  2 года назад +2

      Bom dia, tudo bem?
      Recomendo a leitura desse artigo:
      www.onze.com.br/blog/itcmd/

  • @roseladasilvadiaspatricio390
    @roseladasilvadiaspatricio390 2 года назад

    Se eu não declarei a partilha, mas vendi a minha parte na herança como declarar

  • @playnetjamil2010
    @playnetjamil2010 2 года назад

    Bom dia. No caso de declarar no Espolio parte da partilha foi feita este ano de 2021, e restou apenas um terreno que ficou como sobrepartilha, eu declaro no Espolio a parte que já foi partilhada e nas declarações dos herdeiros a parte que já foi partilhada ou aguardo finalizar a partilha total pra fazer a declaração final e ai sim declarar os bens totalmente partilhados?

  • @joaopedroalvesdesousa3245
    @joaopedroalvesdesousa3245 2 года назад +1

    Boa tarde
    Fiquei com uma dúvida, os dados da agência a serem informados é referente a conta do falecido ou para onde foi realizado a transferência bancaria? E caso o valor da transferência tenha sido gasta alguma parte no mesmo ano, precisa declarar em bens e direito ou só declara em bens e direto o valor que restou?

  • @patriciasil9283
    @patriciasil9283 2 года назад

    Bom dia! Meu esposo recebeu a herança do pai falecido, um dos bens é um táxi e está totalmente no nome do meu esposo e já está transferido depois da conclusão do inventário, com tudo em dia, mas ele tem outra renda principal pois trabalha em uma empresa e terá de fazer a declaração devido a está renda, a questão é como colocar o valor dos rendimentos do táxi (que é baixo) que funciona apenas nos finais de semana e não é sua renda principal? Quero colocar tudo certinho, mas não sei como lançar está renda extra.
    Desde já agradeço pela clareza e atenção!

  • @frantakii1729
    @frantakii1729 2 года назад

    Olá, bom dia! Eu recebi a maior parte da herança em dinheiro, advindo de investimentos, conta corrente e assemelhados, mas no mesmo ano já destinei para outra coisa e boa parte gastei, preciso mesmo assim especificar em bens e direitos que recebi minha parte conforme inventario? Por que meu patrimonio ficará maior, mas no entanto não é a verdade pois já gastei... e tb se precisar, como faço no ano seguinte? É só zerar? Obrigada

    • @ir-bot
      @ir-bot  2 года назад

      Boa tarde, tudo bem?
      Não, você só precisa declarar em "Bens e Direitos" o dinheiro herdado que você ainda tinha em 31/12/21. Se você já o tinha gastado até essa data, ele só precisará ser lançado na ficha "Rendimentos isentos...", com o código 14.

    • @frantakii1729
      @frantakii1729 2 года назад

      @@ir-bot obrigada!

  • @amandaemannuelle8971
    @amandaemannuelle8971 2 года назад

    Ótimo vídeo!! Tenho uma dúvida em especial, baseada na minha situação, se puder me esclarecer, por gentileza.. Eu recebi a doação da minha mãe, ela vendeu a casa dela, só que a entrada já foi paga diretamente da compradora para a minha conta, eu devo inserir no montante que seria doação da minha mãe? Mesmo que a transferência tenha sido feita pela compradora direto para mim?

  • @sandrodealmeidalima8640
    @sandrodealmeidalima8640 2 года назад

    Bom dia Victor em primeiro lugar gostaria de parabenizar a você pelos excelentes vídeos.
    Poderia por favor me ajudar com algumas dúvidas
    1°- minha mãe de 66 anos que é meeira na partilha dos bens de uma casa e um veículo. No inventário, já fez a doação total de suas partes aos filhos (do carro, e da casa como usofruto vitalício). Ela precisa fazer a declaração do IR já que não tem nada em seu nome???, Se SIM, como ficaria esses lançamentos da herança e doação???, sendo que o valor da casa e carro juntos referente a parte dela seria de R$ 46.476,27. E ela não se enquadra em nenhuma outra obrigatoriedade.
    2° - em relação ao meus lançamentos, que sou obrigado a declarar, eu tenho que lançar:
    - A CASA - com 2 lançamentos, sendo parte da herança do espólio e parte da doação de minha mãe ou Uma só mencionando na descrição a parte da herança e a parte da doação???
    - O CARRO - também com 2 lançamentos da herança e das doações???, sendo que meus irmãos também doaram suas partes para mim, ficando eu com 100% do carro, já no ato do inventário através de uma carta de anuência.
    Desculpe pelas perguntas, mas como é um caso muito complicado e como senti muita confiança em seus vídeos, resolvi pedir este socorro.
    Desde já muito obrigado!!!

  • @brunarocha9416
    @brunarocha9416 Год назад +3

    Boa tarde! Primeiramente, parabéns pelo vídeo!
    Fiquei com uma dúvida.
    O valor de transferência que deve ser informado na declaração final de espólio deve ser quais desses valores?
    - Valor constante do Formal de Partilha (ex.: 100.000,00);
    - Valor informado na última DIRPF do falecido (ex.: 150.000,00);
    - Valor de mercado do bem (ex.: 300.000,00).
    Se puder ser informado pelo valor de mercado, o futuro ganho de capital seria zerado. É possível colocar o valor de transferência na declaração final de espólio, o valor de mercado, embora ele não tenha sido informado nem no Formal de Partilha, nem na última declaração do “de cujus”?

  • @andremacielnetto5662
    @andremacielnetto5662 Год назад

    Bom dia amigo. Excelente vídeo. Mas tenho uma dúvida para retificar o meu imposto de renda e, portanto, precisando de ajuda.
    Minha mãe é minha dependente financeira e, portanto, sempre a declarei como dependente no meu imposto de renda. Porém, com o falecimento de sua mãe, minha avó, e sendo a minha mãe filha única, ela herdou dois imóveis cuja soma dos valores é de 230mil reais. Fui o inventariante no espólio da minha avó. Como devo informar as informações dos bens herdados por minha mãe no meu imposto de renda? Preciso retificar esta informação, pois achava que deveria fazer uma declaração individual de imposto de renda em nome de minha mãe, após ter realizado a declaração de espólio da minha avó. Porém, apresentou inconsistência na Receita Federal. Com o valor da herança recebida por minha mãe, ela deixaria de ser dependente financeira de mim? Pergunto, pois ela não trabalha, portanto, não tem renda financeira, sendo eu que pago o seu plano de saúde, aluguel de imóvel e a ajudo financeiramente. Agradeço antecipadamente.