UTILIDADE PÚBLICA: TEMOS LEGENDAS EM PORTUGUÊS! ❤ Este vídeo do Losurdo já foi legendado por nós em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. Aliás, via de regra, todos os vídeos em língua estrangeira que produzimos aqui para TV Boitempo passam por esse processo interno de legendagem por nós! :) É o caso das entrevistas recentes com Patricia Hill Collins, Perry Anderson, Slavoj Žižek, Christian Laval, Judith Butler e Tariq Ali, entre outros... :)
@@TVBoitempo muito bom, mas tenho um pedido: se for possível retirem os anúncios que aparecem por duas vezes a meio do vídeo. Compreendo a necessidade de tirar rendimento do canal mas anúncios a meio do vídeo não são tão simples de passar e causam uma dissonância intolerável entre a palavra do autor e a mensagem publicitária à beira da lavagem cerebral. Obrigado pelo vosso trabalho!
Que aula! O professor Domenico Losurdo faz muita falta, mas sua obra está aí, sendo um dever de qualquer professor(a) de História que honre este título estudá-la e levá-la à sala de aula. "Guerra e Revolução" é um livro esclarecedor e inspirador para falarmos com propriedade sobre tradição colonial, imperialismo e nazismo. Que a Boitempo continue publicando as obras de Losurdo e vídeos com suas brilhantes falas!
Todos países França Estados Unidos Reino Unido, Portugal, fizeram impérios com mão de obra escrava. Existem estátuas que até foram derrubadas por dewcendtes de africanos que se mudaram da África pra viver nestes países que escravizada eles. E revoltados usaram o movimento Black live matter para derrubaram estátuas , símbolos de escravização deles mesmos.. Mas para os países como Inglaterra, herói revolucionário do progresso britânico. A guerra na realidade ocorreu nos países comunistas e socialistas. Os povos de países comunistas eram os mais oprimidos, a escravatura e nazismo não deveriam ter ocorrido. E nem o comunismo. Vemos uma Alemanha de povo com alto nível de conhecimento em todos os tempos..Existem povos que não se desenvolvem como o africano.existem povos que entraram em decadência como o egipicios. Existem povos que nunca representaram nada como o latino americano.
TV Boitempo be assured that I will spread it widely here, because Losurdo is a master and he is really appreciated over here. Also his death anniversary is incoming, it will be a nice occasion to share more his work, and as a lot of it has yet to be translate in French, some video content is alway nice to have! Cheers Comrades, keep the good work up and may the peace be upon you. ✊✊✊
A única diferença entre o nazismo e o colonialismo em geral é que os nazistas quebraram uma regra de ouro: você não deve assaltar ninguém da sua própria rua.
Para quem veio pelo título, cabe uma advertência: o vídeo é completamente desconectado do título e da própria descrição, é interessante por outros motivos.
Karl May escritor de aventuras no Velho Oeste era um dos livros preferidos do jovem Hitler, que nisso não inovava, já que era o preferido de todo garoto alemão. Freud já nos dizia que a irracionalidade do homem está na persistência de modos de pensar e sentir infantis na vida adulta. O Velho Oeste do alemães seria a Rússia, como aponta o Prof. Losurdo.
Comprei esse livro hoje. Que explicação necessária e incrível. Vou me aprofundar no tema. Parabéns à editora por nos trazer as ideias desse grande intelectual.
Adorei os livros A Luta de Classes e Léxico do Império e pretendo,assim que sobrar uma grana,pois sou proletário, portanto pobre, adquirir Guerra e Revolução do grande e eterno professor Domenico Losurdo.
Não é obra do acaso o fato dos fascistóides brasileiros terem essa doce ilusão de "antigamente era melhor", chegando ao ponto de pedir a volta do Império
Pura ignorância. Em vez de acrescentar algo de bom e cultural, quer regredir com idéias ultrapassadas. A gente estuda história para corrigir os erros do passado e não repetir esses erros, para ter um futuro melhor.
Boitempo: como já foi observado, o termo Osteuropa significa Europa Oriental, em alemão. Há uma incorreção em 15:03. Onde há "Nosso 'Far West' é a Europa Ocidental", leia-se Europa Oriental.
Oi, limajacques. Opa, sem dúvida. Lapso nosso. Ao longo de toda a legenda traduzimos as outras cinco incidências de "Osteuropa" como "Europa Ocidental". Mas, de fato, escorregamos nessa do minuto 15:03 que você apontou. Valeu pelo toque. Já está corrigida! Leitores atentos são sempre os melhores leitores!
Estou buscando leituras importantes sobre o Estado, o liberalismo clássico e o neoliberalismo e suas insuficiências, e assistir esse vídeo me propôs um conteúdo denso, e com certeza muito sólido e consistente. Grato.
Por favor, gostaria muito muito de saber de alguém se há na rede comentário/s sobre o livro de Losurdo sobre Nietzsche " O Aristocrata Rebelde" onde ele desmonta por completo as ideia corriqueiras sobre Nietzsche em relação ao racismo. Sabemos que os irmãos Montinari e intelectuais de peso franceses na década de 50, sobretudo, reviram e , digamos assim, limparam o nome de Nietzsche em relação ao racismo mas em seu extenso livro Losurdo revê de maneira enfática a ideia de que Nietzsche não era racista. O livro é ricamente documentado. Grato se alguém puder comentar.
Não sou um nazista. Sou de esquerda, sempre estive no movimento social pra melhorar as coisas na sociedade. O bem estar social, é o que eu quero coletivamente. Pessoalmente, individualmente estou desorientado, acho que não me amavam do jeito que diziam que me amavam. Eu dependo dos outros pra entender a realidade. Eu não entendo tudo não. Nem sou gênio e nem sou santo. Minha mediunidade não é treinada. Não sou religioso.
Olá, canal. Gostaria de sugerir que o canal apoiasse e começasse a ajudar a chamar pessoas para as ruas para a manifestação Contra a reforma da previdência. O tempo urge e não deveriamos ficar esperando outras centrais o fazerem. Independente de sindicatos( que podem também participar,é claro, mas parecem estar "atados") será necessário atuarmos nesta luta. A contribuição do seu canal poderia ser essencial e revolucionária
É uma pena que os "coloniais, LADINOS (entenda Latinos), não reagem a sua situação considerada, de coloniais, pelo império. Não lêem ou, não entendem um DOMENICO LOSURDO.
Eu gostaria de integrar legendas em espanhol neste vídeo e enviá-lo ao meu canal. Acho que seria positivo se esse tipo de vídeo fosse divulgado em todos os espaços possíveis. Se você aprovar essa solicitação, também preciso que você indique isso em sua descrição para dar a este vídeo total liberdade de edição para evitar penalidades do RUclips. Cumprimentos.
Oi, Isa. Já legendamos o vídeo em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
How is there only one video of one of the greatest leftist writers of the last 50 years in english? hundreds of hours of chumpsky yammering on about every kind of nonsense but I can only find one video of this literary beacon of proletarian struggle, I need to learn Italian.
Oi, Ismael. Já legendamos o vídeo em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
Oi, Sandra. Para visualizar as legendas em português, é preciso habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
Oi, Marcos. Já legendamos o vídeo em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
A "HISTÓRIA REAL" não são as ditaduras soviética, chinesa, cambojana, cubana, norte coreana etc., e suas milhões e milhões de vítimas dos seus próprios povos? Obviamente, ambos os regimes não eram a mesma coisa, pois tinham orientações diferentes - apesar de muitos pontos interseccionais -, mas isso não elimina o fato de que todos foram as piores barbáries da história recente.
Esse é um ponto de vista. Acontece que dentro dos próprios países existem os vendidos, os lesa patria. Os que compraram a idéia de "liberdade", de "democracia", do invasor, na conquista de mais uma "Colônia". Veja no que se transformou a Líbia, o Iraque, depois que derrubaram seus "ditadores". Que podiam não ser nenhum santo, mas governavam seus países em serta ordem. Melhor antes ou agora? Algum sacrifício as vezes se faz necessário.
Uma coisa que eu acho mais importante que corrigir os erros histórico e conceitual é utilizar nazismo, faxismo, colonialismo para desligitimar conceitos sem nenhuma ligação
O Brasil é um continente..é fácil divide o lado comunista e o lado da democracia..e cada cidadão escolhe onde é melhor..e só tem passagem de ida...ninguém tem o direito de achar o que é melhor pra cada indivíduo....acabou final feliz.....fim de papo kkk
Eu adoro os comentários... Um faz textão pra afirmar que Hitler era de esquerda.. rs conservadores/ateus (que troço esquisito) dizendo que Losurdo é um imbecil, só porque ele faz um recorte de Napoleão pra cá e não cita que os judeus tbm foram perseguidos pelos cristãos, aliás desde o início e a vida toda. Então, a conclusão é que esse velhote não sabe dessa informação. Burro! bradam os beócios. Vai vendo. Eu já me prometi que não vou ler mais os comentários, porque eles estão ai, aos montes, cheios de certeza e verdades. Mas eu não me aguento. Rs
Fiquei ansioso para que ele começasse a explicação e essa nunca vinha. Pensei que era uma grande introdução, mas não era. Não há explicação alguma sobre nada do título, é incrível. Há uma teoria sobre a influência dos EUA na formação da ideologia nazista. Só. Vários bobos aplaudem, a maioria por devoção apenas por que nada entenderam e assim segue a vida. O canal favorita os comentários que gosta pra ficar no topo e assim segue a vida novamente. Só não dá pra chamar de Olavo da esquerda por que ele não xinga, e por que na esquerda tem vários nesse calibre, tanto quanto na direita. Esses só são expoentes do delírio. Esse mundo de vocês me dá azia, pfv não façam isso comigo, não faço mal a ninguém.
É uma série de vídeos. Talvez faltou você ler a descrição. Serão postados as outras partes. Além disso, chamar um GRANDE PENSADOR. Reconhecido no MUNDO com Olavo de esquerda é desonestidade
Pouco objetiva a explicação sobre o tema. Losurdo caracteriza o nazismo como um problema envolvendo a questão moral e democrática. Como bom stalinista, ele insiste no erro da política do 3º período, a qual levou a subida de Hitler (1933) na Alemanha. A questão do nazismo e do fascismo se resume como um recurso, o último recurso da burguesia contra a classe operária. Não existe a luta entre "Democracia" e "Fascismo", ambos os regimes são modus operandi da burguesia, são duas faces da mesma moeda. Essa análise completamente errada da esquerda pequeno-burguesa joga areia nos olhos da população. O que é democracia? É uma discussão de tipo acadêmica que não orienta em nada a população. O que existe é a luta entre a "burguesia" e o "proletariado" (a ditadura da burguesia vs ditadura do proletariado). Assim como o fascismo, as Frentes Populares se colocam como última cartada da burguesia para impedir o recrudescimento da luta de classes. Enquanto o fascismo busca aniquilar por completo a democracia operária, as Frentes Populares buscam colocar a esquerda à reboque da burguesia para evitar uma política independente que entre em choque com o regime. Isso é fácil perceber no momento. Temos a esquerda pequeno-burguesa (PSOL, PCdoB, setores do PT, e PCB) buscando atuar numa Frente Ampla com a burguesia nacional (MDB, DEM, PDT, PPS, PSDB etc). Essa política de capitulação, invariavelmente, fortalecerá a extrema-direita e desmoralizará a esquerda.
¿Son iguales COMUNISMO y NAZISMO como afirman algunos? Aquí un análisis en Profundidad sobre sus diferencias con el profesor Pedro Insua 😉 ruclips.net/video/SpnOXoInoK0/видео.html
Ciro Gomes, pessoa sensata e corajosa, que pode governar o Brasil e a população sem capacidade de ligar tico e teco... veja como educação pública e privada ruim prejudica mesm;... ate' a imprensa não conseguem entrevistar ele, ficam no reducionismo e na xenofobia, porque não aguenta um nordestino inteligente, competente e compromissado...!
Cara na boa... Este é o vídeo q vcs postam para "iluminar" a questão? O cara não entra no assunto nos primeiros 10 minutos, fica tentando relativizar tudo, vcs mostrando a capinha de um livro (é assim q vcs tentam vender?). Os burrões de esquerda e direita ficam na manchete do Bolsonaro, mas a direita tá aí gente, com um monte de gente dando ótimas e convincentes explicações sobre o assunto. Esse aí enrolando não vai ajudar não.
Só piora nos últimos 7 minutos. Que porcaria de explicação. Pra ouvir q o Nazismo é de direita pq o terceiro Reich era fã dos USA até a explicação do presidente tá melhor 😂 Não precisa nem de um intelectual de direita pra contestar esse cara. Fico até com a explicação simplória do Marcel Van Ratten Fascismo, Comunismo e Nazismo = Farinha do mesmo saco.
@@GustavoZorzetto os 3 principais argumentos: nazismo é anticapitalista, nazifascismo gosta de Estado forte e nazifascismo luta pela supressão do indivíduo. 1) equacionar capitalismo com a direita é uma burrice. A direita surgiu na revolução francesa e era uma posição política quanto a composição de governo etc. Não tinha nada a ver com o modelo econômico. Para além disso, há diversas forças que são anti capitalistas e que, definindo que tudo que é anti capitalismo como de esquerda, você coloca como de esquerda, como monarquismo absolutista, primitivismo, nacionalismo de povos colonializados querendo retomar tradições pré-coloniais... colocar isso como esquerda sendo sandice. Ademais, como muitos desses capitalistas teimam que "capitalismo" é só a vertente ultra liberal ou ancap ou minárquica idiossincrática e qualquer intervenção de Estado não é capitalismo, então nenhum reino da Europa moderna, poder colonial, momento dos EUA depois do período dos barões e da grande marcha o é. Portanto, vemos que a direita não pode ser definida pelo capitalismo, nem tudo que é anticapitalista é de esquerda. 2) de novo, e aqui é quase uma reiteração: equacionar direita a Estado pequeno é delírio de culto. Todos os impérios coloniais, Estados mercantis, Estados Unidos de Th. Roosevelt, etc. Etc. São de direita. Ademais, os conservadores, como o Edmund Burke, defendiam o estado forte como ferramenta de poder coercitivo que ajudava a manter as distinções sociais. Mais tarde, eles começaram a perceber que o livre mercado fazia isso bem, e de forma menos contestada que o Estado forte, então passaram a apoiá-lo. A direita, portanto, é só fortuitamente defensora do Estado mínimo, e os seus princípios políticos são anteriores. Ademais, mesmo os presidentes americanos republicanos que mais diminuíram o Estado nunca diminuíram os gastos no complexo industrial-militar... tópico clássico da direita: manutenção das forças marciais! Mas enfim. Além disso, enquanto todos os grandes modelos da esquerda tiveram forte intervenção estatal, muitos de seus quadros teóricos preveem ou a diminuição e eventual extinção do Estado (Marx) ou o recusam de todo (anarquismo). Ademais, há diversas experiências sociais de esquerda de pequena escala, esp. no XIX, que aboliam o Estado. Novamente, nem direita pôde ser equacionado a Estado mínimo, nem tudo que era Estado forte poder-se-ia adequadamente catalogar como esquerda! 3) a supressão do indivíduo... a política do indivíduo não é uma ideia nem capitalista, nem de direita! Surgiu com Aristóteles, ou, no máximo, Guilherme de Ockham. Todos pré-modernos, pré-capitalista, pré-revolução francesa! Ademais, há diversos regimes dos últimos 200 anos que, aniquilando o indivíduo, são de direita! Digo mais: a direita, com sua insistência na força das instituições, como religião organizada e exército, e ESPECIALMENTE a família, é o regime social por excelência que suprime o indivíduo! Basta ver quantos direitistas se opuseram a direitos dos gays, etc etc etc! Sempre o apelo é à conservação de instâncias supra individuais! E, por fim, há valorização do indivíduo na esquerda, só não há individualismo, porque eles veem (erroneamente, na minha opinião) que para manutenção dos direitos individuais importa UNICAMENTE a garantia de um estado coletivo propício ao respeito, ou seja, igualitário ou fraterno. Novamente, você e os seus da jovem Pan são pegos com as calças baixas, mentindo, e fazendo correspondências biunívocas falsas! Tem que comer muito feijão com arroz antes de abrir a boca! Ou melhor, estudar mesmo, que aí você vai para uma posição política decente.
Deve ser porque você é um juvenil que precisa ter tudo mastigado pra poder entender. Ele fala que não é possível colocar nazismo e fascismo na mesma categoria que comunismo e socialismo porque os objetivos são totalmente diferentes. As bases do nazi-fascismo são conservadoras e apegam-se a questão da suposta superioridade da raça branca sobre as demais, assim, veem a questão do escravismo e separação racial como algo bom. O socialismo e o comunismo tem como meta a superação das relações de exploração e veem todas as pessoas como iguais, enxergando na propriedade privada o poder por trás da desigualdade. Os primeiros minutos do vídeo, o professor está introduzindo e diferenciando a violência que o lado oprimido precisa para se libertar e a violência de quem quer manter tudo do jeito que está. A direita fala o que? que é o tamanho do estado, o termo socialismo no nome, o tratado de não-agressão entre urss e alemanha nazi? Não se sustenta historicamente. Os objetivos almejados são totalmente diferentes, e a questão da violência está presente em todos as doutrinas políticas, inclusive na democracia liberal americana. A importante sempre será o trabalho. O trabalho não é livre se você não tem escolha, e no capitalismo não temos escolha. Ou trabalha, ou não sobrevive, e isso vem de uma violência, uma coerção econômica, o capital não precisa colocar uma arma na cabeça de ninguém. Não é questão de convencer, é questão de fazer os outros compreenderem, saberem o que é correto, não acreditar. Espero não precisar explicar o que é direita e esquerda, você parece ser uma pessoa que não costuma se aprofundar nos assuntos e espera respostas fáceis. O seu comentário pede que todos sejam como você, não seremos. Nunca. Grande abraço.
Delírios do marxismo autoritário... Tankies não tem jeito mesmo. Bakunin estava certo, centralizar o estado, dar a ele poder absoluto e coloca-lo sobre o poder de um partido formado pela intelectuasia (mesmo que com a proposta de representar os todos os trabalhodres) só cria uma nova classe dominante, mas agora exercendo seu poder brutalmente através da burocracia e autoridade ao invés de pelo capital.
Que decepção! Esperava uma conclusão agregadora de algum valor de conhecimento. Perdi dezessete minutos para o sujeito falar de colonialismo e que o Terceiro Reich falava bem dos Estados Unidos. E dizer que isso refuta os Totalitarismos do século XX. Puta que pariu! Que bosta!
@@fernandohenriquemonteiro8275 , desculpa, amigo, mas achar que o descobrimento de novos continentes e, consequentemente, a colonização dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX tem algum lastro com as políticas expansionistas do século XX, em busca de espaço vital e poderio geopolítico, onde a configuração política do mundo, já era conhecida, tem que ter um "Q" de esquizofrenia marxista. E o Terceiro Reich jamais teve intenção de escravizar eslavos (judeus) como ele afirma no vídeo, a intenção sempre foi aniquilá-los. Hitler tinha os bolcheviques como inimigos porque temia o poderio militar dos judeus-russos-marxistas e, é, óbvio, a limpeza étnica de toda Europa Oriental. Hitler cansou de ler Marx e jamais foi contra o marxismo em si, apenas acrescentou o nacionalismo no discurso socialista porque montava uma máquina de guerra e não poderia ser diferente. Stalin fez o mesmo quando se viu obrigado a lutar contra o avanço alemão no leste europeu, após, Hitler, quebrar o Pacto Molotov-Ribbentrop. Dizer que o nazismo se inspirou das políticas liberais americanas é uma fraude histórica e intelectual marxista.
@@fernandohenriquemonteiro8275 , Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Toland, Jonh. Adolf Hitler: The Definitive Biography. 1976. 306 p.
Primeiramente que a palavra "descobrimento" só serve pra passar pano para as INVASÕES COLONIAIS do século XVI ao XIX. Em segundo lugar, Losurdo, como um bom historiador, não entende o nazismo como movimento ideológico que nasceu tal qual um raio em céu azul, ele analisa toda a sua historicidade. Antes de Hitler surgir, já havia uma série de ideias supremacistas normalizadas nos EUA e na Europa Ocidental. As ideias do século XIX utilizadas para legitimar as políticas neocoloniais (o darwinismo social, o positivismo, a antropologia física, a eugenia, a frenologia etc.) foram reaproveitadas por Hitler para constituir seu projeto racial. O próprio Mahatma Gandhi sempre era enfático em afirmar que a Índia já havia conhecido diversos hitlers por conta da colonização do Império Britânico. Se vc ler o livro de Hitler, verá que, a todo momento, ele critica o marxismo e o fato de comparar os bolcheviques aos judeus já mostra que ele tinha repulsa ao comunismo. Outra coisa: o termo "socialismo" era uma palavra em disputa no século XX, usada tanto entre pessoas de direita quanto de esquerda. É um anacronismo afirmar que ele defendia o socialismo marxista. Além disso, Losurdo mostra discursos de membros do partido nazista sobre o interesse em escravizar os povos eslavos e vc não demonstrou nenhuma contraprova. Recomendo, inclusive, que vc leia "O judeu internacional" do famoso magnata estadunidense Henry Ford, em que o autor bosteja todas as paranoias nazistas ainda em 1920. Por fim, vou deixar duas citações do livro "Minha Luta" de Hitler e o link do livro (talvez assim vc leia e não fique falando besteiras): Sobre o marxismo: "A doutrina judaica do marxismo repele o princípio aristocrático na natureza. Contra o privilégio eterno do poder e da força do indivíduo levanta o poder das massas e o peso-morto do número. Nega o valor do indivíduo, combate a importância das nacionalidades e das raças, anulando assim na humanidade a razão de sua existência e de sua cultura. Por essa maneira de encarar o universo, conduziria a humanidade a abandonar qualquer noção de ordem. E como nesse grande organismo, só o caos poderia resultar da aplicação desses princípios, a ruína seria o desfecho final para todos os habitantes da Terra. Se o judeu, com o auxilio do seu credo marxista, conquistar as nações do mundo, a sua coroa de vitórias será a coroa mortuária da raça humana e, então, o planeta vazio de homens, mais uma vez, como há milhões de anos, errará pelo éter" (HITLER, 1925, p. 64) Sobre o Estado racial dos EUA: "A América do Norte, cuja população, decididamente, na sua maior parte, se compõe de elementos germânicos, que só muito pouco se misturaram com povos inferiores e de cor, apresenta outra humanidade e cultura do que a América Central e do Sul, onde os imigrantes, quase todos latinos, se fundiram, em grande número, com os habitantes indígenas. Bastaria esse exemplo para fazer reconhecer clara e distintamente, o efeito da fusão de raças. O germano do continente americano elevou-se até a dominação deste, por se ter conservado mais puro e sem mistura; ali continuará a imperar, enquanto não se deixar vitimar pelo pecado da mistura do sangue" (HITLER, 1925, p. 271)
UTILIDADE PÚBLICA: TEMOS LEGENDAS EM PORTUGUÊS! ❤
Este vídeo do Losurdo já foi legendado por nós em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. Aliás, via de regra, todos os vídeos em língua estrangeira que produzimos aqui para TV Boitempo passam por esse processo interno de legendagem por nós! :) É o caso das entrevistas recentes com Patricia Hill Collins, Perry Anderson, Slavoj Žižek, Christian Laval, Judith Butler e Tariq Ali, entre outros... :)
Post fixado explicando como habilitar as legendas: sugestão genial do @Gustavo P. Valeu, camarada!
@@TVBoitempo Eu é que agradeço pelo conteudo :) Abraço
Gostaria de poder ajudar nas legendas. Como posso fazer?
@@TVBoitempo muito bom, mas tenho um pedido: se for possível retirem os anúncios que aparecem por duas vezes a meio do vídeo. Compreendo a necessidade de tirar rendimento do canal mas anúncios a meio do vídeo não são tão simples de passar e causam uma dissonância intolerável entre a palavra do autor e a mensagem publicitária à beira da lavagem cerebral. Obrigado pelo vosso trabalho!
Muito bom. Obrigado por tudo vocês que fazem a Boitempo
Que aula! O professor Domenico Losurdo faz muita falta, mas sua obra está aí, sendo um dever de qualquer professor(a) de História que honre este título estudá-la e levá-la à sala de aula. "Guerra e Revolução" é um livro esclarecedor e inspirador para falarmos com propriedade sobre tradição colonial, imperialismo e nazismo. Que a Boitempo continue publicando as obras de Losurdo e vídeos com suas brilhantes falas!
✊❤
oi amigo....vc faz ideia quanto q custa esse livro no Brasil???.....grato.
Todos países França Estados Unidos Reino Unido, Portugal, fizeram impérios com mão de obra escrava. Existem estátuas que até foram derrubadas por dewcendtes de africanos que se mudaram da África pra viver nestes países que escravizada eles. E revoltados usaram o movimento Black live matter para derrubaram estátuas , símbolos de escravização deles mesmos.. Mas para os países como Inglaterra, herói revolucionário do progresso britânico. A guerra na realidade ocorreu nos países comunistas e socialistas. Os povos de países comunistas eram os mais oprimidos, a escravatura e nazismo não deveriam ter ocorrido. E nem o comunismo. Vemos uma Alemanha de povo com alto nível de conhecimento em todos os tempos..Existem povos que não se desenvolvem como o africano.existem povos que entraram em decadência como o egipicios. Existem povos que nunca representaram nada como o latino americano.
Q falta faz professor Losurdo.
Falou e disse, Alan... ❤
Demais!
Fui procurar necessaria no dicionário tava escrito: EDITORA BOITEMPO
❤❤❤ Isa Tamara ✊✊✊
Sumida. Contínuas linda. ..
Wonderful, thanks guys for the share! That is really awesome, such a pleasure to hear him. You guys rock.
Love from France Comrades
Cheers, comrade! Great to know our stuff is making it over to France as well! ☭ ❤
TV Boitempo be assured that I will spread it widely here, because Losurdo is a master and he is really appreciated over here. Also his death anniversary is incoming, it will be a nice occasion to share more his work, and as a lot of it has yet to be translate in French, some video content is alway nice to have!
Cheers Comrades, keep the good work up and may the peace be upon you. ✊✊✊
Grande Losurdo. Campeão do marxismo nos anos sombrios do pós-Guerra Fria. Tua voz seguirá viva e forte!
A única diferença entre o nazismo e o colonialismo em geral é que os nazistas quebraram uma regra de ouro: você não deve assaltar ninguém da sua própria rua.
Para quem veio pelo título, cabe uma advertência: o vídeo é completamente desconectado do título e da própria descrição, é interessante por outros motivos.
Fantástico a explicação do professor Domenico Losurdo, mais Losurdo e menos Olavo. Viva os povos oprimidos do mundo, lutar sempre, desisti jamais!!!
Q bobagem, quanto mais saber melhor, gosto de ambos
Karl May escritor de aventuras no Velho Oeste era um dos livros preferidos do jovem Hitler, que nisso não inovava, já que era o preferido de todo garoto alemão. Freud já nos dizia que a irracionalidade do homem está na persistência de modos de pensar e sentir infantis na vida adulta. O Velho Oeste do alemães seria a Rússia, como aponta o Prof. Losurdo.
Nossa. Esse vídeo é revelador... precisamos estudar essa ponte entre a escravidão e o nazismo
simplesmente: incrível!
Nice!
Rest in peace, professor Losurdo! 🙏
Comprei esse livro hoje. Que explicação necessária e incrível. Vou me aprofundar no tema. Parabéns à editora por nos trazer as ideias desse grande intelectual.
Excelente explicação contra o actual obscurantismo e revisionismo histórico que torna os contrários iguais
Perfeito, Losurdo. Não se entende o capitalismo sem compreender o projeto colonialista.
volta Losurdo!
Parabéns.
Que pena que eu não conheci esse homem enquanto ele estava vivo
Brilhante a sua construção argumentativa. Viva o camarada Losurdo !
Losurdo como sempre genial!!
Saudades Prof. Losurdo ❤️
Esse faz falta... ❤
Que venha logo. Que filósofo extraordinário. Tem muito em comum com o também gigante Fanon.
Losurdo é um gigante!
Uma leitura que merece reflexão, pois joga luz e ajuda a compreender melhor esse momento tão importante para história mundial.
Adorei os livros A Luta de Classes e Léxico do Império e pretendo,assim que sobrar uma grana,pois sou proletário, portanto pobre, adquirir Guerra e Revolução do grande e eterno professor Domenico Losurdo.
Vim pelo Jones Manuel.
Nazifascismo é liberalismo extremado
Are there more videos of Losurdo in English, outside of this wonderful channel?
Belo programa. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏
Valeu, Jose! Viva, Losurdo!
Não é obra do acaso o fato dos fascistóides brasileiros terem essa doce ilusão de "antigamente era melhor", chegando ao ponto de pedir a volta do Império
Pura ignorância. Em vez de acrescentar algo de bom e cultural, quer regredir com idéias ultrapassadas. A gente estuda história para corrigir os erros do passado e não repetir esses erros, para ter um futuro melhor.
@@rosebrasileiro1950 para gentalha como tu o unico futuro que existe e que mereces é viver na favela. ahahaha
@@GBADCD já tomou sua cloroquina?
@@convergenciaz já tomaste no cu?
@@GBADCD falando em cu, já tomou sua dose diária de ozônio pelo cu?
O sonho do Brasil branco alimentado por gerações tem raiz!!!! Ah safadeza! Brilhante aula!!
Mais claro q isso, só desenhando. Perfeito! 🚩
losurdo genial como sempre!
Obrigada!
Considero Domenico Losurdo uma referência.
Isso é tão revelador!
Boitempo: como já foi observado, o termo Osteuropa significa Europa Oriental, em alemão. Há uma incorreção em 15:03. Onde há "Nosso 'Far West' é a Europa Ocidental", leia-se Europa Oriental.
Oi, limajacques. Opa, sem dúvida. Lapso nosso. Ao longo de toda a legenda traduzimos as outras cinco incidências de "Osteuropa" como "Europa Ocidental". Mas, de fato, escorregamos nessa do minuto 15:03 que você apontou. Valeu pelo toque. Já está corrigida! Leitores atentos são sempre os melhores leitores!
Estou buscando leituras importantes sobre o Estado, o liberalismo clássico e o neoliberalismo e suas insuficiências, e assistir esse vídeo me propôs um conteúdo denso, e com certeza muito sólido e consistente. Grato.
Leia Contra-história do Liberalismo, do próprio Losurdo
Antes de procurar as insuficiências do liberalismo, estude a filosofia liberal. Leia os livros do Arthur Ripstein.
Por favor, gostaria muito muito de saber de alguém se há na rede comentário/s sobre o livro de Losurdo sobre Nietzsche " O Aristocrata Rebelde" onde ele desmonta por completo as ideia corriqueiras sobre Nietzsche em relação ao racismo. Sabemos que os irmãos Montinari e intelectuais de peso franceses na década de 50, sobretudo, reviram e , digamos assim, limparam o nome de Nietzsche em relação ao racismo mas em seu extenso livro Losurdo revê de maneira enfática a ideia de que Nietzsche não era racista. O livro é ricamente documentado. Grato se alguém puder comentar.
Muito bom parabéns 👏
Que aula!
Genial!
gracias mestre, e ao Caetano que me apresentou esse autor; pena que os desassistidos colonizados daqui não assistem essa aula
Perfeito.
Análise sem precedentes do professor Losurdo. Uma sugestão apenas, acredito que agregaria ao vídeo se houvesse uma legenda em português
Mas tem legenda em português! É só habilitar o CC no tocador do RUclips, como diz o comentário da TV Boitempo afixado aqui em cima.
@@arturrenzo4012 ah obrigado, não tinha percebido
@@TheTarikL 🤙
Muito bom e esclarecedor.
Não sou um nazista. Sou de esquerda, sempre estive no movimento social pra melhorar as coisas na sociedade. O bem estar social, é o que eu quero coletivamente. Pessoalmente, individualmente estou desorientado, acho que não me amavam do jeito que diziam que me amavam. Eu dependo dos outros pra entender a realidade. Eu não entendo tudo não. Nem sou gênio e nem sou santo. Minha mediunidade não é treinada. Não sou religioso.
Professor Losurdo deixou algum departamento ou grupo de pesquisa e estudos em alguma universidade através dos quais possamos continuar seu legado?
Grande pensador e exímio polemista.
a tradução confunde o tempo todo europa oriental com europa ocidental... mas apesar disso, excelente video.
Losurdo é hype, só isso.
What a nice explanation!
Losurdo o destruidor de cocotas troscas.
Gosto quando ele fala em italiano
o que falta na Itália Domenico Lossurdo: obscurecido, hibernado, como Gramsci, pela hegemonia dominante
que saudades desse carequinha...
Demais... ✊❤
Sou fã desse cara kkkk
Um ano atrás, mas foda igual.
Olá, canal. Gostaria de sugerir que o canal apoiasse e começasse a ajudar a chamar pessoas para as ruas para a manifestação Contra a reforma da previdência. O tempo urge e não deveriamos ficar esperando outras centrais o fazerem. Independente de sindicatos( que podem também participar,é claro, mas parecem estar "atados") será necessário atuarmos nesta luta. A contribuição do seu canal poderia ser essencial e revolucionária
QUE HOMEM!!
O Brasil indo pro buraco e as pessoas discutindo cortina de fumaca
As pessoas estão assistindo um grande pensador e historiador. Entender o passado para entender o presente.
First Camarada Losurdo S2
👏👏👏
I wish he was still here.
3:22 Licença
É uma pena que os "coloniais, LADINOS (entenda Latinos), não reagem a sua situação considerada, de coloniais, pelo império. Não lêem ou, não entendem um DOMENICO LOSURDO.
Eu gostaria de integrar legendas em espanhol neste vídeo e enviá-lo ao meu canal. Acho que seria positivo se esse tipo de vídeo fosse divulgado em todos os espaços possíveis. Se você aprovar essa solicitação, também preciso que você indique isso em sua descrição para dar a este vídeo total liberdade de edição para evitar penalidades do RUclips.
Cumprimentos.
Essa aula tinha que ser passada em cadeia nacional
Greetings from a u.s. Marxist!
São apenas trocas livres.
Losurdo mandou um "uai" que soou quase mineiro
Интересно, не знал, что Untermensch было позаимствовано.
Vai ter legenda?
Oi, Isa. Já legendamos o vídeo em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
@@TVBoitempo Valeu. Aproveito pra sugerir que vcs coloquem esse comentario fixo. Vai ajudar muita gente. Abs
@@TVBoitempo ♡♡♡♡
@@darkbluebossa Boa sugestão! Valeu pelo toque!
Cadê a legenda?
Oi, Lourena. Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
Resposta: nenhum dos dois
How is there only one video of one of the greatest leftist writers of the last 50 years in english? hundreds of hours of chumpsky yammering on about every kind of nonsense but I can only find one video of this literary beacon of proletarian struggle, I need to learn Italian.
Colocar a tradução seria útil.
Oi, Ismael. Já legendamos o vídeo em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
Não está aparecendo as legendas
Oi, Sandra. Para visualizar as legendas em português, é preciso habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
CADÊ A LEGENDA?!!? Abraço.
Oi, Marcos. Já legendamos o vídeo em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. :)
@@TVBoitempo Agradece, gente! Abraço.
A "HISTÓRIA REAL" não são as ditaduras soviética, chinesa, cambojana, cubana, norte coreana etc., e suas milhões e milhões de vítimas dos seus próprios povos? Obviamente, ambos os regimes não eram a mesma coisa, pois tinham orientações diferentes - apesar de muitos pontos interseccionais -, mas isso não elimina o fato de que todos foram as piores barbáries da história recente.
Esse é um ponto de vista. Acontece que dentro dos próprios países existem os vendidos, os lesa patria. Os que compraram a idéia de "liberdade", de "democracia", do invasor, na conquista de mais uma "Colônia". Veja no que se transformou a Líbia, o Iraque, depois que derrubaram seus "ditadores". Que podiam não ser nenhum santo, mas governavam seus países em serta ordem. Melhor antes ou agora? Algum sacrifício as vezes se faz necessário.
Prova
Uma coisa que eu acho mais importante que corrigir os erros histórico e conceitual é utilizar nazismo, faxismo, colonialismo para desligitimar conceitos sem nenhuma ligação
O Brasil é um continente..é fácil divide o lado comunista e o lado da democracia..e cada cidadão escolhe onde é melhor..e só tem passagem de ida...ninguém tem o direito de achar o que é melhor pra cada indivíduo....acabou final feliz.....fim de papo kkk
para os nazistas, "nacionalismo" e "socialismo" eram a mesma coisa, seu socialismo era a volksgemeinschaft
Eu adoro os comentários...
Um faz textão pra afirmar que Hitler era de esquerda.. rs
conservadores/ateus (que troço esquisito) dizendo que Losurdo é um imbecil, só porque ele faz um recorte de Napoleão pra cá e não cita que os judeus tbm foram perseguidos pelos cristãos, aliás desde o início e a vida toda.
Então, a conclusão é que esse velhote não sabe dessa informação. Burro! bradam os beócios.
Vai vendo.
Eu já me prometi que não vou ler mais os comentários, porque eles estão ai, aos montes, cheios de certeza e verdades. Mas eu não me aguento. Rs
Fiquei ansioso para que ele começasse a explicação e essa nunca vinha. Pensei que era uma grande introdução, mas não era. Não há explicação alguma sobre nada do título, é incrível. Há uma teoria sobre a influência dos EUA na formação da ideologia nazista. Só. Vários bobos aplaudem, a maioria por devoção apenas por que nada entenderam e assim segue a vida. O canal favorita os comentários que gosta pra ficar no topo e assim segue a vida novamente. Só não dá pra chamar de Olavo da esquerda por que ele não xinga, e por que na esquerda tem vários nesse calibre, tanto quanto na direita. Esses só são expoentes do delírio. Esse mundo de vocês me dá azia, pfv não façam isso comigo, não faço mal a ninguém.
É uma série de vídeos. Talvez faltou você ler a descrição. Serão postados as outras partes.
Além disso, chamar um GRANDE PENSADOR. Reconhecido no MUNDO com Olavo de esquerda é desonestidade
É de direita o fascismo mas n deixa de ser coletivista
Pouco objetiva a explicação sobre o tema. Losurdo caracteriza o nazismo como um problema envolvendo a questão moral e democrática. Como bom stalinista, ele insiste no erro da política do 3º período, a qual levou a subida de Hitler (1933) na Alemanha. A questão do nazismo e do fascismo se resume como um recurso, o último recurso da burguesia contra a classe operária. Não existe a luta entre "Democracia" e "Fascismo", ambos os regimes são modus operandi da burguesia, são duas faces da mesma moeda. Essa análise completamente errada da esquerda pequeno-burguesa joga areia nos olhos da população. O que é democracia? É uma discussão de tipo acadêmica que não orienta em nada a população. O que existe é a luta entre a "burguesia" e o "proletariado" (a ditadura da burguesia vs ditadura do proletariado). Assim como o fascismo, as Frentes Populares se colocam como última cartada da burguesia para impedir o recrudescimento da luta de classes. Enquanto o fascismo busca aniquilar por completo a democracia operária, as Frentes Populares buscam colocar a esquerda à reboque da burguesia para evitar uma política independente que entre em choque com o regime. Isso é fácil perceber no momento. Temos a esquerda pequeno-burguesa (PSOL, PCdoB, setores do PT, e PCB) buscando atuar numa Frente Ampla com a burguesia nacional (MDB, DEM, PDT, PPS, PSDB etc). Essa política de capitulação, invariavelmente, fortalecerá a extrema-direita e desmoralizará a esquerda.
¿Son iguales COMUNISMO y NAZISMO como afirman algunos? Aquí un análisis en Profundidad sobre sus diferencias con el profesor Pedro Insua 😉
ruclips.net/video/SpnOXoInoK0/видео.html
Pessoal da Boitempo: por que a propaganda do vídeo de vcs é do Brasil paralelo?
Ciro Gomes, pessoa sensata e corajosa, que pode governar o Brasil e a população sem capacidade de ligar tico e teco... veja como educação pública e privada ruim prejudica mesm;... ate' a imprensa não conseguem entrevistar ele, ficam no reducionismo e na xenofobia, porque não aguenta um nordestino inteligente, competente e compromissado...!
KKKKKKKKKK, nunca vi tanta besteira em um comentário só.
Hahahahahahahahaha
carai
lol
Os livros dele são muito chatos (li cinco dele), com exceção do livro do Stálin
Cara na boa... Este é o vídeo q vcs postam para "iluminar" a questão? O cara não entra no assunto nos primeiros 10 minutos, fica tentando relativizar tudo, vcs mostrando a capinha de um livro (é assim q vcs tentam vender?). Os burrões de esquerda e direita ficam na manchete do Bolsonaro, mas a direita tá aí gente, com um monte de gente dando ótimas e convincentes explicações sobre o assunto. Esse aí enrolando não vai ajudar não.
Só piora nos últimos 7 minutos. Que porcaria de explicação. Pra ouvir q o Nazismo é de direita pq o terceiro Reich era fã dos USA até a explicação do presidente tá melhor 😂 Não precisa nem de um intelectual de direita pra contestar esse cara. Fico até com a explicação simplória do Marcel Van Ratten Fascismo, Comunismo e Nazismo = Farinha do mesmo saco.
@@GustavoZorzetto Como isso sequer pode ser concebido como "excplicação"?
Esquerda vcs estão mal mesmo. Segue uma explicação bemmm tranquilinha pra todo mundo entender.
ruclips.net/video/4fcSs_V7hYo/видео.html
@@GustavoZorzetto os 3 principais argumentos: nazismo é anticapitalista, nazifascismo gosta de Estado forte e nazifascismo luta pela supressão do indivíduo.
1) equacionar capitalismo com a direita é uma burrice. A direita surgiu na revolução francesa e era uma posição política quanto a composição de governo etc. Não tinha nada a ver com o modelo econômico. Para além disso, há diversas forças que são anti capitalistas e que, definindo que tudo que é anti capitalismo como de esquerda, você coloca como de esquerda, como monarquismo absolutista, primitivismo, nacionalismo de povos colonializados querendo retomar tradições pré-coloniais... colocar isso como esquerda sendo sandice. Ademais, como muitos desses capitalistas teimam que "capitalismo" é só a vertente ultra liberal ou ancap ou minárquica idiossincrática e qualquer intervenção de Estado não é capitalismo, então nenhum reino da Europa moderna, poder colonial, momento dos EUA depois do período dos barões e da grande marcha o é. Portanto, vemos que a direita não pode ser definida pelo capitalismo, nem tudo que é anticapitalista é de esquerda.
2) de novo, e aqui é quase uma reiteração: equacionar direita a Estado pequeno é delírio de culto. Todos os impérios coloniais, Estados mercantis, Estados Unidos de Th. Roosevelt, etc. Etc. São de direita. Ademais, os conservadores, como o Edmund Burke, defendiam o estado forte como ferramenta de poder coercitivo que ajudava a manter as distinções sociais. Mais tarde, eles começaram a perceber que o livre mercado fazia isso bem, e de forma menos contestada que o Estado forte, então passaram a apoiá-lo. A direita, portanto, é só fortuitamente defensora do Estado mínimo, e os seus princípios políticos são anteriores. Ademais, mesmo os presidentes americanos republicanos que mais diminuíram o Estado nunca diminuíram os gastos no complexo industrial-militar... tópico clássico da direita: manutenção das forças marciais! Mas enfim. Além disso, enquanto todos os grandes modelos da esquerda tiveram forte intervenção estatal, muitos de seus quadros teóricos preveem ou a diminuição e eventual extinção do Estado (Marx) ou o recusam de todo (anarquismo). Ademais, há diversas experiências sociais de esquerda de pequena escala, esp. no XIX, que aboliam o Estado. Novamente, nem direita pôde ser equacionado a Estado mínimo, nem tudo que era Estado forte poder-se-ia adequadamente catalogar como esquerda!
3) a supressão do indivíduo... a política do indivíduo não é uma ideia nem capitalista, nem de direita! Surgiu com Aristóteles, ou, no máximo, Guilherme de Ockham. Todos pré-modernos, pré-capitalista, pré-revolução francesa! Ademais, há diversos regimes dos últimos 200 anos que, aniquilando o indivíduo, são de direita! Digo mais: a direita, com sua insistência na força das instituições, como religião organizada e exército, e ESPECIALMENTE a família, é o regime social por excelência que suprime o indivíduo! Basta ver quantos direitistas se opuseram a direitos dos gays, etc etc etc! Sempre o apelo é à conservação de instâncias supra individuais! E, por fim, há valorização do indivíduo na esquerda, só não há individualismo, porque eles veem (erroneamente, na minha opinião) que para manutenção dos direitos individuais importa UNICAMENTE a garantia de um estado coletivo propício ao respeito, ou seja, igualitário ou fraterno. Novamente, você e os seus da jovem Pan são pegos com as calças baixas, mentindo, e fazendo correspondências biunívocas falsas!
Tem que comer muito feijão com arroz antes de abrir a boca! Ou melhor, estudar mesmo, que aí você vai para uma posição política decente.
Deve ser porque você é um juvenil que precisa ter tudo mastigado pra poder entender. Ele fala que não é possível colocar nazismo e fascismo na mesma categoria que comunismo e socialismo porque os objetivos são totalmente diferentes. As bases do nazi-fascismo são conservadoras e apegam-se a questão da suposta superioridade da raça branca sobre as demais, assim, veem a questão do escravismo e separação racial como algo bom. O socialismo e o comunismo tem como meta a superação das relações de exploração e veem todas as pessoas como iguais, enxergando na propriedade privada o poder por trás da desigualdade. Os primeiros minutos do vídeo, o professor está introduzindo e diferenciando a violência que o lado oprimido precisa para se libertar e a violência de quem quer manter tudo do jeito que está. A direita fala o que? que é o tamanho do estado, o termo socialismo no nome, o tratado de não-agressão entre urss e alemanha nazi? Não se sustenta historicamente. Os objetivos almejados são totalmente diferentes, e a questão da violência está presente em todos as doutrinas políticas, inclusive na democracia liberal americana. A importante sempre será o trabalho. O trabalho não é livre se você não tem escolha, e no capitalismo não temos escolha. Ou trabalha, ou não sobrevive, e isso vem de uma violência, uma coerção econômica, o capital não precisa colocar uma arma na cabeça de ninguém. Não é questão de convencer, é questão de fazer os outros compreenderem, saberem o que é correto, não acreditar. Espero não precisar explicar o que é direita e esquerda, você parece ser uma pessoa que não costuma se aprofundar nos assuntos e espera respostas fáceis. O seu comentário pede que todos sejam como você, não seremos. Nunca. Grande abraço.
Delírios do marxismo autoritário... Tankies não tem jeito mesmo.
Bakunin estava certo, centralizar o estado, dar a ele poder absoluto e coloca-lo sobre o poder de um partido formado pela intelectuasia (mesmo que com a proposta de representar os todos os trabalhodres) só cria uma nova classe dominante, mas agora exercendo seu poder brutalmente através da burocracia e autoridade ao invés de pelo capital.
Esse pessoal da Boitempo está mais para publicar conversa pra boi dormir. Muito ruim.
Kkkk quanta besteira falada em menos de 20 min.
Muuuuuuuuuuuuu
Que decepção! Esperava uma conclusão agregadora de algum valor de conhecimento. Perdi dezessete minutos para o sujeito falar de colonialismo e que o Terceiro Reich falava bem dos Estados Unidos. E dizer que isso refuta os Totalitarismos do século XX. Puta que pariu! Que bosta!
@@fernandohenriquemonteiro8275 , desculpa, amigo, mas achar que o descobrimento de novos continentes e, consequentemente, a colonização dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX tem algum lastro com as políticas expansionistas do século XX, em busca de espaço vital e poderio geopolítico, onde a configuração política do mundo, já era conhecida, tem que ter um "Q" de esquizofrenia marxista. E o Terceiro Reich jamais teve intenção de escravizar eslavos (judeus) como ele afirma no vídeo, a intenção sempre foi aniquilá-los. Hitler tinha os bolcheviques como inimigos porque temia o poderio militar dos judeus-russos-marxistas e, é, óbvio, a limpeza étnica de toda Europa Oriental. Hitler cansou de ler Marx e jamais foi contra o marxismo em si, apenas acrescentou o nacionalismo no discurso socialista porque montava uma máquina de guerra e não poderia ser diferente. Stalin fez o mesmo quando se viu obrigado a lutar contra o avanço alemão no leste europeu, após, Hitler, quebrar o Pacto Molotov-Ribbentrop. Dizer que o nazismo se inspirou das políticas liberais americanas é uma fraude histórica e intelectual marxista.
@@alerezende Parabéns. Deixou o esquerdopata sem resposta, rindo feito um asno. É só o que eles sabem fazer.
@@fernandohenriquemonteiro8275 , Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
Toland, Jonh. Adolf Hitler: The Definitive Biography. 1976. 306 p.
@@25Marlan , não podemos baixar a guarda, amigo, temos que continuar derrotando os mentecaptos da esquerda. Grande abraço!
Primeiramente que a palavra "descobrimento" só serve pra passar pano para as INVASÕES COLONIAIS do século XVI ao XIX. Em segundo lugar, Losurdo, como um bom historiador, não entende o nazismo como movimento ideológico que nasceu tal qual um raio em céu azul, ele analisa toda a sua historicidade. Antes de Hitler surgir, já havia uma série de ideias supremacistas normalizadas nos EUA e na Europa Ocidental. As ideias do século XIX utilizadas para legitimar as políticas neocoloniais (o darwinismo social, o positivismo, a antropologia física, a eugenia, a frenologia etc.) foram reaproveitadas por Hitler para constituir seu projeto racial. O próprio Mahatma Gandhi sempre era enfático em afirmar que a Índia já havia conhecido diversos hitlers por conta da colonização do Império Britânico. Se vc ler o livro de Hitler, verá que, a todo momento, ele critica o marxismo e o fato de comparar os bolcheviques aos judeus já mostra que ele tinha repulsa ao comunismo. Outra coisa: o termo "socialismo" era uma palavra em disputa no século XX, usada tanto entre pessoas de direita quanto de esquerda. É um anacronismo afirmar que ele defendia o socialismo marxista. Além disso, Losurdo mostra discursos de membros do partido nazista sobre o interesse em escravizar os povos eslavos e vc não demonstrou nenhuma contraprova. Recomendo, inclusive, que vc leia "O judeu internacional" do famoso magnata estadunidense Henry Ford, em que o autor bosteja todas as paranoias nazistas ainda em 1920. Por fim, vou deixar duas citações do livro "Minha Luta" de Hitler e o link do livro (talvez assim vc leia e não fique falando besteiras):
Sobre o marxismo:
"A doutrina judaica do marxismo repele o princípio aristocrático na natureza. Contra o privilégio eterno do poder e da força do indivíduo levanta o poder das massas e o peso-morto do número. Nega o valor do indivíduo, combate a importância das nacionalidades e das raças, anulando assim na humanidade a razão de sua existência e de sua cultura. Por essa maneira de encarar o universo, conduziria a humanidade a abandonar qualquer noção de ordem. E como nesse grande organismo, só o caos poderia resultar da aplicação desses princípios, a ruína seria o desfecho final para todos os habitantes da Terra. Se o judeu, com o auxilio do seu credo marxista, conquistar as nações do mundo, a sua coroa de vitórias será a coroa mortuária da raça humana e, então, o planeta vazio de homens, mais uma vez, como há milhões de anos, errará pelo éter" (HITLER, 1925, p. 64)
Sobre o Estado racial dos EUA:
"A América do Norte, cuja população, decididamente, na sua maior parte, se compõe de elementos germânicos, que só muito pouco se misturaram com povos inferiores e de cor, apresenta outra humanidade e cultura do que a América Central e do Sul, onde os imigrantes, quase todos latinos, se fundiram, em grande número, com os habitantes indígenas. Bastaria esse exemplo para fazer reconhecer clara e distintamente, o efeito da fusão de raças. O germano do continente americano elevou-se até a dominação deste, por se ter conservado mais puro e sem mistura; ali continuará a imperar, enquanto não se deixar vitimar pelo pecado da mistura do sangue" (HITLER, 1925, p. 271)
Como pode uma pessoa falar tanto fora do assunto em questão e ninguém perceber e pior, chegam a elogiar. Esse homem está senil.