você podia recomendar tbm livros de liberais, pras pessoas lerem oq eles de fato falaram e o que de fato defendem. Falar pras pessoas conhecerem um ideologia lendo livros dos seus criticos é como pedir pra alguém conhecer os costumos de uma nação indo fazer pesquisa de campo com os habitantes de uma nação inimiga em epoca de guerra.
A questão é que o liberalismo é no campo das ideias, mas na realidade é bem diferente em muitas ocasiões. Não que o liberalismo não seja uma leitura enriquecida com autores respeitados. Mas uma discussão materialista é verificar se esse debate se respalda na realidade. O melhor jeito de fazer isso na minha visão é verificar as controvérsias do modelo e dos países que são considerados liberais, até porque até mesmo o termo "neoliberalismo" é uma crítica ao novo capitalismo.
Interessante que ao recomendar à alguém que quer entender mais sobre o liberalismo, ao invés dele recomendar a leitura de livros de quem realmente escreveu as teorias liberais, ou seja, permitir que a pessoa conheça os pensamentos liberais direto da fonte e possa tirar suas próprias conclusões, ele recomenda a leitura de livros de pessoas assumidamente contra a teoria liberal, ou seja, ele quer moldar a mente dos seus espectadores da mesma forma que ele pensa. Atitude típica de pessoas manipuladoras. Esse vídeo é uma total desinformação.
O inicio do liberalismo comeca quando jon locke no seculo 16 , prega que o governo e autoritario e o povo merece direito a sua propriedade e nela fazer o que quiser. So que passando o tempo , vieram pessoas que pegaram essa ideologia e colocaram nela uma base teorica .Nos eua do seculo 20 o liberalismo pregava a mao invisivel , os eua tinha uma politica federalista e com as vendas em larga escala para a europa, claro que o pais daria certo economicamente.So que chegou um momento que a europa conseguiu se reerguer e com isso houve falencias, desempregos e na logica, o governo teria que irtevir para pelo menos ter novas criacoes de postos de trabalhos , mas ate 1932 o governo nao interviu na economia e com nesse mesmo ano o desemprego chegou a 16 % , todos os bancos conseguiram falir e os eua nao tinha mais clientes europeus.
@@tuliobreguez4511 Pois é. O Brasil precisa urgentemente me mais liberdade econômica. O Estado nos atrapalha demais. Eu fui irônico quando comparei liberal com comunista/socialista.
@@gamikewolf Isso foram momentos historicamente do passado. No mundo hordieno, os países mais desenvolvimento do mundo, usam o Liberalismo Econômico. Me diz um país que não funciona com o Liberalismo Econômico. Além disso, compare países que usam práticas do socialismo com os países liberais, e veja qual o melhor.
@@pedrogabriel1 usam não, se apoiam totalmente no estado para garantir seus interesses econômicos e estratégicos. Não dão a mínima para essas teorias econômicas só ligam pra que funciona e que mantenha os ganhos e lucros estratégicos. Se ligassem minimamente para isso jamais que a China e outros países autoritários teriam crescimento econômico por meio dessas mesmas empresas sediadas nesses ditos países desenvolvidos. Prefiro comparar entre os países ditos capitalistas e dá pra ver que o capitalismo só se torna "equilibrado" onde tem estado forte, onde não tem o mercado assume um forte controle das pautas sociais e mesmo culturais.
É uma viagem ouvir alguém da esquerda conceituar o liberalismo. Por isso defendo a leitura das fontes. Ler Adam Smith e Karl Marx e então ter alguma conclusão. O resto é o recorte que atende a algum interesse pessoal e ideológico.
Concordo com vc 111%. E uma viagem mesmo ouvir alguem da direita conceituar o movimento operario e trabalhador socialista. Por isso defendo a leitura das fontes. **Lógicamente a postura deles NAO atende a algum interesse sistemático e ideológico.....certo????**
@@tiberio1352 eu já fui de esquerda, quando alguém me pergunta o q é o socialismo eu o descrevo sem dar a minha opinião, falo o q ele prega falo assim: o socialismo prega a igualdade entre classes e o fim da propriedade privada. Falo o básico, só falo o q eu penso c a pessoa me pergunta o q eu acho, pessoas realmente liberais estudam ambas as ideologias, eu sou um liberal, e estudei mais o socialismo do q o próprio liberalismo
Com um pouco de observação e vivência eu tirei algumas conclusões relacionadas a este assunto. A primeira delas é que um regime politico e/ou econômico é formado por pessoas. Isso é obvio, mas aprendi nessa vida que as pessoas agem por interesse (tanto no sentido negativo como positivo da palavra). Principalmente quem estiver no poder, independentemente do regime, cometerá atrocidades para se manter no poder. A história está repleta de exemplos, desde Hitler à Fidel. Esqueçam esse viés de regime um bonzinho e o outro malvadão. É uma discussão muito colegial.
Você está completamente errado, existe uma gigante diferença entre o regime nazista (do qual matou mais de 15 milhões de Judeus, se espelhou na segregação estado-unidense e defendia a exploração da classe trabalhadora) e o atual regime Cubano, aonde Foi conquistado graças à luta armada da população, contra os imperialistas dos EUA, um país que lutou contra a Espanha para tomar conta de Cuba, assassinou pessoas, explorou o país latino e depois da vitória da revolução, tentou sabotar o governo castrista, financiando ataques, perseguições e investigações. Inclusive é o mesmo país que financiou ditaduras e guerras no mundo todo, durante toda a sua existência. Não dá para comparar os regimes ditatoriais financiados pelos EUA, ou qualquer regime de direita, com as resistências latino americanas. Cuba teve seu melhor momento com Fidel, o país progrediu demais socialmente e só não progrediu mais por ameaça dos fdps dos estado unidenses, o mesmo foi com o Brasil na época do PT, a Argentina agora com Álvaro, a Bolívia com Evo Morales e etc. É bom você ver uma entrevista de Che Guevara com um norte americano, ele pergunta por que Cuba não se entrega aos EUA com todo seus poderio bélico e Che responde com uma nova pergunta: “Por quê eles não entregam também o seu armamento de poderio nuclear?”
A história favorece à esquerda, os regimes são de direita, o colonialismo nunca foi defendido por Karl Marx e os principais nomes da esquerda, o Nazismo é de direita e toda a história de resistência é de esquerda, daqueles que lutam contra o conservadorismo.
@@thiagorocha7711 Você esqueceu de citar os mortos, exilados, desaparecidos pelo governo Fidel, a censura imposta pelo regime (eu conheço pessoalmente várias pessoas de lá que me relatam como é viver sob este regime, e tb têm vários vídeos no RUclips que você facilmente encontra com relatos). Esqueceu de mencionar os milhões de mortos pelo regime comunista ao longo de décadas (leia O Livro Negro do Comunismo: Crimes, Terror, Repressão), não só com base neste livro mas em inúmeros documentários com relatos de pessoas que viveram o horror do regime comunista. Enfim, reiterando o que eu havia dito no meu comentário inicial que você disse estar "completamente errado", talvez lhe falte vivência e maturidade para entender as coisas e enxergar um pouco além da retórica do seu professor de sociologia. A minha experiência de vida acadêmica, pessoal e profissional me dão todo embasamento para dizer novamente que não existem regime "bonzinho". Existe um grupo de oportunistas querendo tomar o poder e manter o controle da população a qualquer custo, eliminando aqueles que se atrevem a afronta-lo. Você sabia que na Coreia do Norte existem leis que determinam que não se pode mudar da sua casa por toda a vida e caso o faça, poderá ser condenado a morte? Ainda prefiro viver em um regime no qual eu possa ter a liberdade xingar o presidente publicamente e não ser preso ou alvejado, como seria em alguns destes países, ou ter a liberdade de comer o que eu quiser. E a você, desejo que algum dia visite pessoalmente e vivencie o que ter a sua liberdade de expressão tolhida, seguir regras rígidas impostas por um grupo bilionário (sim, a familia Fidel tem mais de 1 bilhão de dolares em patrimônio e empresas públicas segundo a Forbes) enquanto o povo segue regras rígidas até para se alimentar.
@Alessandro Ross Diga-nos grande sábio, qual asneira foi dita, nós esquerdopatas analfabetos funcionais, não compreendemos tamanha complexibilidade !!!
É que o locutor do vídeo, confunde capitalismo com liberalismo, transforma tudo em uma coisa só, quando nem o próprio liberalismo não é um pensamento uniforme, contendo diversas escolas de pensamento.
@@fabriziodemenezes O liberalismo é um braço ideológico do capitalismo. O capitalismo em si não é uma ideologia, e sim uma forma das sociedades gerirem os recursos materiais básicos disponíveis necessários a sobrevivência da própria sociedade.
@@durvallavorteixeira5138 com certeza é, não neguei que o Liberalismo está incluso dentro do capitalismo, mas mesmo assim, nem tudo no capitalismo é Liberalismo, e o locutor coloca tudo em um "saco" só. O desenvolvimentismo, historicamente, tem muito mais participação na economia capitalista mundial que o Liberalismo.
e qual o sentido do seu comentário ? Uma mera constatação de que os seres humanos que compõe movimentos podem oscilar diante dos inúmeros fatores que regem o pensamento não significa absolutamente nada pra um debate político progressista. Seja objetivo e claro sobre onde quer chegar
@@mariojunior4063 todo liberal estudou socialismo e comunismo antes de se tornar liberal, para defender algo você precisa saber porque o contrário não funciona.
@@powerzoldyck5670 Exato cara! Esses extremos se fecham em bolhas simplistas que falam "absolutamente tudo que eu acredito está certo e quem discorda é um idiota". Essas bolhas não permitem enxergar as nuances de nenhum dos lados. Na minha visão, temos que escutar pessoas com quem descordamos com ouvido crítico e escutar pessoas com quem concordamos com o ouvido duplamente crítico.
Bom, mas então se seguissemos essa lógica de aprendizado como poderíamos elaborar uma leitura crítica de qualquer tema? Explico, se a fonte a ser consultada for sempre a defensora de sua ideia, toda crítica produzida seria individual, desorganizada. Não poderíamos construir nossa criticidade a partir do compartilhamentos de ideias com demais críticos. É importante que possamos não somente ler a fonte da qual emanam as ideias originárias mas também aqueles que se opõem... Ao perceber isso talvez se dê conta de que o próprio raciocínio do Jones está muito bem embasado na leitura de diversos críticos do liberalismo, atravessando inclusive leituras diretas de obras do liberalismo. Esses, através dos quais Jones fundamenta seu pensamento, por sua vez, leram e releram os teóricos do liberalismo para fundamentar uma crítica séria. Perceba que não falo em uma oposição infantil e leviana, mas uma crítica bem fundamentada, como a do vídeo. Esse desejo de fugir dos extremos, dos radicais, talvez seja apenas uma posição cômoda na qual não somos obrigados a confronta-los, sustentando uma suposta neutralidade intelectual quando, na verdade, estamos constantemente reproduzindo o não dito, agindo politicamente mais através da reprodução de ideias do que através do real pensamento crítico, esse saber coconstruído e, no presente caso, direcionado para a ação. É importante também destacar que não devemos levar em consideração apenas os autores da qual partem as ideias, mas suas origens. A crítica ao liberalismo que acaba de assitir parte majoritariamente de uma leitura decolonial, atravessando figuras latino-americanas! Caso possua uma defesa do liberalismo que contraponha a leitura apresentada em vídeo, o convidoo a expô-la aqui. Ficaria contente em buscar leitura sobre. Valeu!
@@VictorMAW cara, meu ponto é que não podemos aprender o que é uma teoria de fato com uma pessoa que é oposta a ela. Pois essa pessoa focará apenas nos pontos negativos, omitindo os positivos. Faça um exercício: se você tem um pensamento voltado para a esquerda, assista o vídeo do Raphael Lima explicando o que é socialismo. Ele faz, nesse vídeo, a mesma coisa que esse Jonas fez, focou apenas nos pontos negativos para tentar vender a opinião dele, assim como o Jonas. Não estou dizendo que não podemos nos expor à pessoas que pensam o oposto da teoria que queremos aprender, estou dizendo que primeiro temos que ler quem formulou a teoria e depois ler quem criticou. A partir daí podemos formar uma opinião própria. Mas se, ao contrário, irmos direto para uma pessoa que explica de forma tendenciosa, a gente tende a ter a mesma opinião que ela.
Imagina se José Guilherme Merquior estivesse vivo e assistisse um vídeo que destorce toda a história de um sistema que alcançou grandes pensadores em formação e motivação. Revirou-me o intestino.
Estou muito feliz em poder ver um historiador que defende a perspectiva da classe trabalhadora num espaço da Carta Capital. Tragam o Professor Jones mais vezes. Parabéns pelo excelente trabalho.
@@BrunoLima-vh1eu já assisti, Camarada. É sempre um prazer imenso assistir ao Professor Jones expondo suas idéias e análises. Sem dúvidas, os vídeos, textos, podcasts e livros publicados do Jones são excelentes fontes de introdução ao marxismo e à militância política organizada na defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo.
4 года назад
O engraçado sobre o comentário 'liberalismo e ditaduras militares no Brasil' 3:22 "inclusive a ditadura empresarial militar no Brasil teve vários liberais importantes em seus ministérios..." . Alguém sabe pq o Jones não comentou nenhum nome? Isso mesmo mainha, o nome do liberal (e ministro) mais importante da ditadura militar no Brasil é Colunista Oficial da CartaCapital.
Excelente! Entendi quase tudo q v falou! Pra mim q ñ tive aula d Filosofia... pois 'estudei' nos tempos da nossa Ditadura!! FORÇA Juventude Brasileira!
Legal que quando falam do liberalismo, vem todo o cinismo atrelado, trazendo a tona as visões das pessoas de 200 anos atrás. Mas ai quando falam do comunismo, é só a beleza teórica, sem a podridão da implementação e nem as visões antiquadas dos seus proponentes.
É verdade, eu nunca me senti representado na política brasileira, mas a política radical do professor Jones conversa com nossa realidade, a realidade do povo trabalhador, e como essa triste realidade deve ser transformada urgentemente, se quisermos ter vida digna e planeta para nossos filhos viverem.
@Alessandro Ross Sim, sim, Karl Marx estava errado, na verdade toda a riqueza e desenvolvimento Européia e norte-americana foram todas dádivas divinas dadas pelo benevolente deus cristão, täo bonzinho que ele é !!!
Quanto mais liberal é o país mais liberdade e qualidade de vida têm os indivíduos. Por favor, comparem a noruega com a Coréia no Norte. Nao é atoa que as pessoas pulavam o muro de berlim...
@@robsonmatheus5774 vc pelo jeito vc nunca ouviu falar do ranking de liberdade econômica né? Ele ranqueia 180 países. Coincidentemente, Coreia do Norte, Venezuela e Cuba são os 3 últimos da lista. O ranking é dividido em -paises livres (ex: suíça) -majoritariamente livres (ex: Noruega) -moderadamente livre (ex: Uruguai) -majoritariamente NÃO livre (ex: Brasil) -pais reprimido (ex: Cuba) Minha sugestão: pare de aprender sobre liberalismo em conversa com gente socialista. Quem sabe vc fique menos ignorante.
@@mf1585 Esse ranking mostra países onde se tem mais liberdade de negócios, não onde o liberalismo é aplicado. Aliás ô sabichão, me explica aí se o liberalismo existe onde tem uma presença enorme do estado, com diversas empresas estatais ou com uma parcela enorme do estado nas empresas e impostos super altos, isso é liberalismo pra você ? E por favor estude o liberalismo em seus conceitos e para de ficar vendo estudando as coisas por ranking, talvez saiba de verdade o que é liberalismo!
@@mf1585 e outra coisa, o governo da Noruega é totalmente social democrata, ou um governo de centro esquerda. Outra sugestão, pare de estudar os paísea em Ranking e estude melhor o desenvolvimento de cada país, talvez isso te dê mais profundidade.
@@robsonmatheus5774 eu que recomendo que leia autores liberais se pretende entender sobre liberalismo. Não existe sistema 100% uma coisa só. Por isso existem níveis de liberdade econômica. Uns tendem mais pra isso e outros menos. Fato é que a social democracia pode andar muito bem junto do liberalismo. O mesmo não pode ser dito com o socialismo, sistema defendido pelo autor desse vídeo. O sistema que ele defende não defende liberdade nos negocios. Essa essa liberdade nos negocios está diretamente relacionada a liberdade econômica. Enquanto vc continuar a se informar sobre o liberalismo apenas com autores que criticam esse sistema, vai continuar a ter uma visão equivocada do assunto.
Parabéns seus videos tem me ajudado muito, eu ainda não consegui fazer minha pós em historia da africa, hoje trabalho com educação antiracista através dos jogos mas não é só ludio para brincar e sim mais uma forma de fazer pensar.
Existe alternativas ao Liberalismo sem ter que abraçar o Marxismo. O Nacional Keynesianismo é a base do desenvolvimento de Japão, Coreia do Sul e Taiwan ( e jamais o Liberalismo e muito menos o Marxismo). O Nacional Keynesianismo defende a Propriedade Privada, o Direito de Herança, e a Livre Iniciativa ao mesmo tempo que defende Saúde/Educação públicas de qualidade pra quem precisa. Defende também a presença forte do Estado em áreas estratégicas como Energia, Militar etc. O Nacional Keynesianismo é a base das ideias do Prof Bautista Vidal, Getulio Vargas, Dr Eneas etc.
Culpa as pessoas que defendiam a ideia é mais fácil do que argumenta contra a ideia né o liberalismo defende liberdade individuais qualquer coisa que fuja disso NÃO é liberalismo como escravidão, e colonização e outras coisas no liberalismo mais puro é até contra o estado então qualquer coisa que limita a liberdade de qualquer tipo de indivíduo não é liberalismo
Me chamam a atenção quatro pontos: (i) a definição de liberalismo que você usa não tem nada a ver com liberalismo; (ii) você aponta os problemas de líderes autocratas e conservadores, como a escravidão, como se fosse um problema da defesa de modelo de sociedade liberal vigente (que não era seguido por esses líderes), o que seria tão bizarro quanto dizer que o comunismo é um projeto de poder homofóbico e supremacista porque líderes autocratas que diziam defender as ideias de Marx agiram dessa forma... conheço seu trabalho, você sabe que isso é desonesto; (iii) você traz "o liberalismo" em diversos momentos da história como se fossem a mesma coisa, e como historiador você sabe que não é assim... sabe que o "liberalismo clássico" sozinho não pode ser utilizado como definição de visão de mundo, pois era uma corrente de um tempo onde pensadores liberais divergiam entre si em alguns aspectos, e também sabe que ao longo do tempo novas escolas liberais surgiram com visões divergentes em vários aspectos; (iv) trata na essência da sua crítica as pessoas e não as ideias, o que seria tão desonesto quanto criticar Marx através de Stálin... você é melhor do que isso, seja mais honesto.
dar palestra sobre o liberalismo, ainda por cima sobre o 'pensamento liberal', sem mencionar uma só vez o protagonista mais importante da filosofia liberal do século 19 - John Stuart Mill - é pouco satisfatório. Talvez porque Mill - defensor assumido da emancipação da mulher e opositor declarado da escravatura - nâo se enquadra na imagem distorcida do liberalismo que o autor expôe ...
Ainda que o liberalismo estivesse presente na época dos fatos históricos citados, se esses não aconteceram de outra forma é porque alguém doutrinou a população da época, fazendo-a crer que era algo ruim, que nem esse asno que vos fala em vídeo, tolhendo assim a sua capacidade de discernimento.
É que ele tava falando do liberalismo do mundo real. Aquele onde liberais tinham escravos e achavam normal pessoas trabalharem até a morte sem direito algum - incluindo crianças. Não é esse liberalismo fofo, do mundo das ideias, que não existe até hoje.
@@gabrielaugusto1839 acho isso importante....bolha ideológica cria extremismo,me considero de centro direita liberal mas vejo os vídeos dessa galera mais a esquerda pra saber oq pensam
Liberalismo (Suiça, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e etc ....) Comunismo (Cuba, Coreia norte, Venezuela, Ex-União Soviética) é preciso mais para diferenciar?
Todos os liberais que você citou não são tão liberais assim, além de terem populações minúsculas e agora o mais importante, a Suíça é a maior lavanderia de dinheiro sujo do mundo, a mais de um século, inclusive de dinheiro de saque nazifascista, quanto aos outros 3, trucidaram com suas populações aborígenes, em massacres muito piores de que qualquer país comunista, coisa que os hipócritas liberais sempre "esquecem" deliberadamente, com a ajuda da imprensa de massa monopolista claro.
@@marciobarretoschramm2779 contra fatos n há argumentos, ainda mais com o que disseste, os países que ele citou estão no top 10 liberais e maiores idh do mundo, enquanto os comunista menores liberdades e piores idhs
@@tuliobreguez4511 primeiro que idh não é confiável, tipo a liberdade de expressão defendida por organizações liberais capitalistas de fachada, como Repórteres Sem Fronteiras, e depois onde que os países comunistas têm os piores IDHs? Cuba, com todos os bloqueios e boicotes, tem o melhor IDH da América Latina.
Para que essa comparação fosse justa teria q analisar como seria a economia desses países sem intervenção dos EUA por meio de embargos econômicos, boicotes, todo tipo de regulação via banco mundial etc. EUA é bonzinho com seu povo mas já ferrou c muitos países. Cuba isolada das relações comerciais desde 1961 praticamente.. aí complica né
Apesar dos embargos econômicos, Cuba, RPDC e Venezuela conseguiram alcançar feitos grandiosos, é uma tremenda vergonha em como uma ilha com uma economia tão limitada como Cuba conseguiu investir na saúde e educação e países como o nosso não, e caramba, estudar história é sempre uma boa, a União Soviética por muito tempo foi a segunda maior economia do mundo, batendo de frente com os EUA. Além do mais, os tais países liberais que tanto adoram citar, tratam-se de países com economias protecionistas, o livre mercado é uma imposição limitada apenas para nós da periferia do capitalismo
@@temdemencia7274 e literalmente não fala nada. Só fala que tá rindo pelas "besteiras" que você acha que ele tá falando mas tentar refutar que é bom nada
Riu da sua própria ignorância política e histórica. Não se refuta argumentos científicos com opiniões. O Liberalismo, Iluminismo e qualquer doutrina política e econômica Europeia foram responsável pela Colonização das Américas, Escravidão e Genocídio dos povos Nativos da América.
Legal o vídeo, concordo com todas as colocações. Mas não dá para conceituar só pelos exemplos negativos. Tem que falar sobre os ideais iluministas, a transição do mercantilismo para o capitalismo, o desejo de se libertar da rigidez do estado(nobreza da época) e a Igreja, a liberdade religiosa e do indivíduo, e daí a visão de Adam Smith que é uma visão mais econômica (mais capitalista, obtenção de lucro), a formação de grandes monopólios da nova "nobreza", depois tem a visão do Stuart Mill que já distorce mais ainda a postura anti-estado, daí vc fala de todos esses exemplos que devem ser lembrados e combatidos sim. E que há diversas formas de liberalismo, inclusive o progressista.
Jones, você fala em ditadura empresarial. Tu poderia fazer um vídeo abordando esse aspecto de como grandes empreiteiras e grandes empresas de comunicação cresceram baseadas no apoio ao regime militar? Acho que seria bem interessante essa abordagem misturada.
Eu adoro ver os comentários dos neoliberaloides, que surtam ao verem um brilhante historiador como Jones destrinchar as canalhices do finado Liberlismo. Parabéns Jones!
@@jordansouza8602 Professores ensinam, melhor do que ficar assistindo "economistas" de Internet neoliberaloides. Não só já li os livros dos liberais e neoliberais, como sou historiador graduado e pós graduado.
4 года назад+12
Excelente vídeo! Jones é um cara muito inteligente!
Respeito a opinião do jovem, mas se quer aprender sobre liberalismo tem que ler a fonte e não terceiros, qual o melhor jeito de aprender sobre os ideais comunista e socialista? Lendo autores dessa escola. No liberalismo não seria diferente, teve um cara chamado Thomas Paine que propôs a renda mínima universal, nos anos da Revolução Francesa isso muito antes dos ideais socialistas surgirem e pasmem ele era liberal. Vc pode n gostar e discordar das ideias liberais é justo. Oq não pode é deturpar os seus conceitos. Não há apenas uma corrente liberal, dentro do liberalismo há outras escolas com pensamentos totalmente opostos; e tudo que escrevi tbm vale para os autores marxistas.
@Alessandro Ross só pelos teus comentários racistas a respeito do cabelo do rapaz, já dá para decidir quem está falando verdades e quem está falando asneiras. O rapaz é ponderando e expõe diversos contextos sem ficar propriamente atacando o liberalismo, o vídeo dele é excelente, e vc @Alessandro Ross é uma excrescência verbalizando.
@@FABIODUARTEBOEIRA1 Ele é um grande sábio, um homo sapiens ariano superior, nós é que somos uns primatas esquerdopatas analfabetos funcionais. Segundo ele, não somos dignos das benesses do liberalismo, por sermos uma sub-raça !!
Parabéns, Carta Capital, pela excelente iniciativa de trazer o brilhante Jones Manoel para compor a equipe. Temos muito que aprender com esse jovem professor. Obrigado por democratizar conhecimento.
Ele só passou uma visão sobre o liberalismo, não tentou nem um pouco ser neutro sobre o assunto, para q as pessoas tomem as suas conclusões, sei q é quase impossível ser imparcial, mas um bom professor se esforçar um pouco mais. Isso é q ser democrático vc não acha?
Tem debate do Jones com algum defensor do liberalismo? Não estou achando. Rapaz parece ter uma bagagem teórica muito boa, entretanto eu tenho minhas dúvidas sobre "fatos " apontados. obrigado.
@@pedrosantos-hh9wz Mises lançou um livro em 1944 chamado Governo Onipotente. Um tratado contra qualquer espécie de autoritarismo. Tenha o mínimo de miolos antes de balbucear falácias
Querido, escrevi o nome errado. Desculpas. Você poderia apenas apontar o erro, mas preferiu partir para o ataque. Pode descansar catedrático de RUclips.
Finalmente eu achei alguém que diz a verdade. Esse bando de bolsominions youtubers ficam mentindo e empobrecendo o debate com agressividade para com todos os que são minimamente sensatos.
Gente boa do RUclips, se vocês quiserem saber sobre alguma coisa, busquem livros e de fontes variadas e preferencialmente conflitantes. Como fonte de início de estudos, uma enciclopédia confiável pode ajudar, como a entrada a seguir: plato.stanford.edu/entries/liberalism/ Independente do que você acredita ou não, o rapaz do vídeo começou divagando sobre o que o liberalismo apoiou ou quem o apoiou antes mesmo de definir o conceito. Todo termo em filosofia política e nas ciências sociais em geral são carregados de vagueza semântica, podendo significar centenas de coisas a depender do contexto e do pensador. Um professor honesto começaria explicando as diferentes interpretações, mas o que o dito historiador fez foi partir de uma conceituação rasa como se fosse universal e inequívoca. É como definir "política" como "a arte de tomar decisões difíceis", por exemplo, mas de uma forma muito mais desonesta. No caso do exemplo que dei, a definição não é completa e cobre apenas um minúsculo aspecto do que é a política e ninguém acreditaria que tudo que decorre da política se conecta necessariamente a definição proposta, podendo ser que algumas pessoas discordem que isso faça parte inclusive do núcleo do que se entende por política. O que o rapaz no vídeo fez foi exatamente conceituar e conectar liberalismo apenas com o que é conveniente à mensagem ideológica que ele pretende passar e ignorando todo o resto. É fácil convencer alguém que algo é ruim quando se faz entender que ela está intrinsicamente conectada à ditaduras e opressões, assim como é fácil convencer que algo é bom conectando a conceitos majoritariamente aceitos como corretos. Infelizmente (ou felizmente) na ciência e na filosofia, as coisas não são tão claras e definíveis, necessitando de estudo, debate e aprofundamento para se dizer qualquer coisa que seja com a pretensão de "ensinar".
O que leva um economista a dar gargalhadas quando outro comenta mais de 120 mil vidas perdidas? Sério, o que faz alguém ser assim? Mesmo que seja o bolsonarista mais entusiasmado?
John Locke nunca defendeu a escravidão! Ele no máximo a tratou como uma possibilidade de punição a crimes graves. E, ainda assim, não a via como algo legítimo!
As associações feitas a liberalismo estão equivocadas, temos na história diversos liberais que lutaram contra a escravidão. Um exemplo brasileiro é o Barão de Mauá que acreditava que através da industrialização acabaria com a mão de obra escrava. Esqueceu de mencionar que a definição de liberalismo muda em alguns Países, e que o liberalismo vem se modificado durante o tempo. Comparar o liberalismo ao nazismo é querer criar uma polarização desnecessária. Saiba que o Nazismo utilizou de muitos ritos e ideologias misturadas, até mesmo símbolos religiosos como a suástica hinduísta. Enfim o assunto é muito complexo, vale a pena ler e obter informações que não tenha somente o interesse em separar as pessoas. "A riqueza das Nações" do Adam Smith pode ajudar a entender esse sistema que está longe de ser perfeito mas já provou ser o melhor para as pessoas.
É só fazer um comparativo nós índices IDH dos Países mais liberais e não liberais. Verá que as pessoas vivem melhor por que a pobreza é menor. www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idh-global.html
Jones Manoel - o que vejo em alguns youtubers gringos de esquerda (Shaun e Philoshophy Tube) é na hora em que eles citam algo indiretamente surgir uma aba inferior ou a própria nota de rodapé no cantinho do vídeo. Mas tá muito bom assim também. Parabéns, cara. E obrigado.
ELE FALA : Adam Smith , Montesquieu , Escola de Chicago, Milton Friedman , John Locke ... Muitas referências . Genocídio Belga . Tem mais do que o bastante pra você se aprofundar . Procure não se limite somente a esse vídeo .
Jones, nao poderia insistir pra q coloquem nomes dos livros e links importantes sobre o tema na descrição do video? Seria proveitoso pra ti e pra Carta Capital
Maravilhoso este resumo do Jones. A palavra liberal no contexto da comunicação cotidiana tem uma conotação ambígua, um duplo sentido. Na ignorância do meu imaginário, esta palavra sempre esteve ligada à pessoa ser livre no sentido mais amplo da palavra, livre das amarras ditatoriais, etc... Vivendo e aprendendo. E, não menos "perplexa" !!! Td bem, aprendemos todos os dias. Tb, a humildade de Caetano Veloso me remeteu ao vídeo do incrível Jones e sua explicação. Agora preciso comprar os livros q o Jones sugere e q mudou o olhar do brasileiro de bem, Caetano Veloso. Obrigada Jones e Caetano.
Isso é porque o sentido e o alcance do direito de liberdade (elaborado pelos liberais à época em que confrontavam com o poder da monarquia) era extremamente restrito, aplicava-se somente aos homens brancos (a mesma origem étnica defendida por Hitler) proprietários dos meios de produção (classe burguesa). Hj causa estranheza o termo liberal, mas não para quem conhece a história do liberalismo. Por isso foi plenamente defendida a escravidão e opressão para os povos periféricos enquanto se falava em direitos de liberdade no norte da europa. O sentido atribuído pelo senso comum à liberdade e ao liberalismo não corresponde com a realidade prática, a aplicação real dessa doutrina genocida na história da modernidade, que é o liberalismo.
Incrível como as pessoas mudam fatos históricos e ninguém tem a mínima decência de procurar pra ver se é realmente isso,o liberalismo/anarcocapitalismo defende a propriedade privada do indivíduo, e você é dono do seu corpo como se fosse uma "autopropriedade" então n tem como se defender isso e apoiar a escravidão, seria no mínimo contraditório n acha? É sobre defender regimes fascista é outra coisa que n tem nem lógica( n que alguma coisa que esse cara falou tivesse) a gente apoia um mercado livre e vamos ser a favor de um regime que se intromete no mercado????, Sem caráter total
Meu, o Liberalismo - de hoje, tô falando de hoje - NUNCA defendeu o indivíduo. SEMPRE defendeu o lucro. E ainda bem. Como um subproduto é que o indivíduo é privilegiado. Lucro gera privilégio. E no Liberalismo, todos lucram, uns mais, outros menos.
O QUE É O NEOLIBERAL? Neoliberalismo é um estelionato sócio político, pois não tem nenhum objetivo social! O neoliberalismo é um espírito invisível, tem corpo e vida própria, pra ser culpado? Ou é somente uma roubalheira generalizada e aplicada pelo, poder econômico, bancos, pela elite do atraso cínica e imoral, em parcerias com o legislativos corruptos e representada pelo Paulo Guedes? O neoliberalismo tem alguma identidade física, ou é uma ideia do poder econômico pra surrupiar as riquezas do país? Mande o endereço do liberalismo! Pois, é sabido quem aplica, este estelionato, está teoria sem respaldo, sem nenhum objetivo social. Favor citar quais são os responsáveis, por este estelionato político, pra surrupiar as riquezas do país e escravizar os trabalhadores brasileiros! É o Estados Úmidos, Trump e os bancos que representam 1% da população, a élite do atraso do Brasil? Neoliberalismo é a corrupção, a roubalheira oficializada pelos deputados federais e senadores, num conluio com o poder econômico, bancos, a elite do atraso, na qual o Brasil está passando, atualmente!
Mudei totalmente o meu conceito de liberalismo então na prática nós temos no governo do Brasil um autêntico Liberal do que começou ser o liberalismo no mundo meu Deus
Se fizermos uma análise comparativa entre socialismo/comunismo e liberalismo, os crimes dos primeiros ultrapassam em horror os dos regimes autoritários eventualmente apoiados por liberais. Somem os crimes de Stalin aos do Partido Comunista Chinês e a balança já pende para o vermelho; não é preciso citar fracassos menores. Em defesa do liberalismo há, contudo, uma evidência mais próxima, isto é, o tipo de sociedade que ele criou historicamente. Você preferiria viver nos Estados Unidos ou na Coréia do Norte, na Venezuela ou na Alemanha?
Gostei do vídeo, mas só queria comentar um ponto. As ditaduras latino-ameircanas também perseguiram liberais quando esses faziam oposição aos planos do regime. Foi o caso de César Maia (atualmente concorrendo a vice-governador do Rio de Janeiro), por exemplo.
Ponto de vista interessante mas usou alguns "liberalismos + totalitarismos" ou "liberalismos de Estado" e pra quem está mais alinhado com as ideias de liberdade sabe que tudo isso pode ser caracterizado como socialismo, o Estado todo pode. Ele é autoritário por natureza e não respeita as uniões coletivas ou individuais.
O QUE É O NEOLIBERAL? Neoliberalismo é un estelionato sócio político, pois não tem nenhum objetivo social! O neoliberalismo é um espírito invisível, tem corpo e vida própria, pra ser culpado? Ou é somente uma roubalheira generalizada e aplicada pelo, poder econômico, bancos, pela elite do atraso cínica e imoral, em parcerias com o legislativos corruptos e representada pelo Paulo Guedes? O neoliberalismo tem alguma identidade física, ou é uma ideia do poder econômico pra surrupiar as riquezas do país? Mande o endereço do liberalismo! Pois, é sabido quem aplica, este estelionato, está teoria sem respaldo, sem nenhum objetivo social. Favor citar quais são os responsáveis, por este estelionato político, pra surrupiar as riquezas do país e escravizar os trabalhadores brasileiros! É o Estados Úmidos, Trump e os bancos que representam 1% da população, a élite do atraso do Brasil? Neoliberalismo é a corrupção, a roubalheira oficializada pelos deputados federais e senadores, num conluio com o poder econômico, bancos, a elite do atraso, na qual o Brasil está passando, atualmente!
Vacilo esse quadro nao se chamar Jones Manual
KKKKKKKKKKKKK
EU GARGALHEI DEMAIS.
Ainda dá tempo mudar!! Kkkkkkkkkkkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
ķkkkkkkkk boa.
você podia recomendar tbm livros de liberais, pras pessoas lerem oq eles de fato falaram e o que de fato defendem. Falar pras pessoas conhecerem um ideologia lendo livros dos seus criticos é como pedir pra alguém conhecer os costumos de uma nação indo fazer pesquisa de campo com os habitantes de uma nação inimiga em epoca de guerra.
concordo totalmente
Basicamente ele nomeou os principais liberais e pai do liberalismo. É só você ir ler agora e ver que não realidade o liberalismo é desumanidade!
Que argumento 👏🏾👏🏾
@@washingtonluiz9899 argumento???
A questão é que o liberalismo é no campo das ideias, mas na realidade é bem diferente em muitas ocasiões. Não que o liberalismo não seja uma leitura enriquecida com autores respeitados. Mas uma discussão materialista é verificar se esse debate se respalda na realidade. O melhor jeito de fazer isso na minha visão é verificar as controvérsias do modelo e dos países que são considerados liberais, até porque até mesmo o termo "neoliberalismo" é uma crítica ao novo capitalismo.
acho q li errado o título. Era para ser:”Porque eu odeio o liberalismo.”
Boa kkkk
Interessante que ao recomendar à alguém que quer entender mais sobre o liberalismo, ao invés dele recomendar a leitura de livros de quem realmente escreveu as teorias liberais, ou seja, permitir que a pessoa conheça os pensamentos liberais direto da fonte e possa tirar suas próprias conclusões, ele recomenda a leitura de livros de pessoas assumidamente contra a teoria liberal, ou seja, ele quer moldar a mente dos seus espectadores da mesma forma que ele pensa. Atitude típica de pessoas manipuladoras. Esse vídeo é uma total desinformação.
Pelo contrário é uma aula da história do liberalismo real. Não tem nada a ver com a ilusão liberal atual.
O inicio do liberalismo comeca quando jon locke no seculo 16 , prega que o governo e autoritario e o povo merece direito a sua propriedade e nela fazer o que quiser. So que passando o tempo , vieram pessoas que pegaram essa ideologia e colocaram nela uma base teorica .Nos eua do seculo 20 o liberalismo pregava a mao invisivel , os eua tinha uma politica federalista e com as vendas em larga escala para a europa, claro que o pais daria certo economicamente.So que chegou um momento que a europa conseguiu se reerguer e com isso houve falencias, desempregos e na logica, o governo teria que irtevir para pelo menos ter novas criacoes de postos de trabalhos , mas ate 1932 o governo nao interviu na economia e com nesse mesmo ano o desemprego chegou a 16 % , todos os bancos conseguiram falir e os eua nao tinha mais clientes europeus.
Olha a hipocrisia, o jon locke pregava o fim do estado autoritario, mas era acionista de uma organizacao que escravizava as pessoas.
@@gamikewolf vc quer colocar alguém para aprender marx pela visão de mises?
@@miguelmarques7626 Não.
Ótima coluna, camarada Jones
No Chile, vc esqueceu de citar o nosso atual ministro da economia. Faça um vídeo sobre o que ocorre lá com os trabalhadores.
Grato pelo vídeo.
Pelo que entendi pior do que liberal só socialista/comunista então
olhas o paises com maior liberdade e seus respectivos idhs, verás que não é ruim assim não, agora pega os socialistas e seus idhs, bom... fatos!!
@@tuliobreguez4511 Pois é. O Brasil precisa urgentemente me mais liberdade econômica. O Estado nos atrapalha demais. Eu fui irônico quando comparei liberal com comunista/socialista.
@@lucasjuvino2783 Sem Estado o IDH Cai mais ainda.
@@IndependenteMarxista como se é o estado que detona o o idh?
Ludwig Von Mises se revirando no túmulo dps de dizerem que nenhum liberal foi perseguido no governo alemão
O Mises literalmente defendia o fascismo como necessário para barrar o socialismo na Europa kkkk
@@kp1751 Fonte??? Vozes da sua cabeça?
@@kp1751 dados
@@joaolucasazevedo7434 esse socialistas defensores de Stalin estão calados se revirando
O Canalha do Mises era a representação do FASCISMO em pessoa.
Ele defendeu o Fascismo como salvador da Europa em seu livro de 1927
Vá estudar!
O Liberalismo sempre teve como suas raizes fundamentais, o anti-conservadorismo, anti-facismo e anti-comunismo.
Esse vídeo é cheio de distorções, querem aprender sobre liberalismo de verdade? Assistam a série sobre liberalismo do canal "se liga nessa história"
Cheio de informação, coloca a história do liberalismo e desconstrói a ilusão do que é liberalismo que muitos se iludem.
@@gamikewolf Isso foram momentos historicamente do passado. No mundo hordieno, os países mais desenvolvimento do mundo, usam o Liberalismo Econômico.
Me diz um país que não funciona com o Liberalismo Econômico.
Além disso, compare países que usam práticas do socialismo com os países liberais, e veja qual o melhor.
@@pedrogabriel1 usam não, se apoiam totalmente no estado para garantir seus interesses econômicos e estratégicos. Não dão a mínima para essas teorias econômicas só ligam pra que funciona e que mantenha os ganhos e lucros estratégicos. Se ligassem minimamente para isso jamais que a China e outros países autoritários teriam crescimento econômico por meio dessas mesmas empresas sediadas nesses ditos países desenvolvidos. Prefiro comparar entre os países ditos capitalistas e dá pra ver que o capitalismo só se torna "equilibrado" onde tem estado forte, onde não tem o mercado assume um forte controle das pautas sociais e mesmo culturais.
Pedro Gab20 eles falam como se o passado do socialismo fosse perfeito kkkkk
@@dider215 Né KKKKKKKKKKKK
É uma viagem ouvir alguém da esquerda conceituar o liberalismo. Por isso defendo a leitura das fontes. Ler Adam Smith e Karl Marx e então ter alguma conclusão. O resto é o recorte que atende a algum interesse pessoal e ideológico.
Concordo com vc, estou lendo Marx - o manifesto comunista, depois vou ler As 6 lições - de Mises
Foi exatamente o que o Jones fez. E você, já leu o quê?
huehuehuehuehuheuheuhe
O comédia tá usando 'lugar de fala' prá análise teórica? Pqp...
Concordo com vc 111%. E uma viagem mesmo ouvir alguem da direita conceituar o movimento operario e trabalhador socialista. Por isso defendo a leitura das fontes. **Lógicamente a postura deles NAO atende a algum interesse sistemático e ideológico.....certo????**
@@tiberio1352 eu já fui de esquerda, quando alguém me pergunta o q é o socialismo eu o descrevo sem dar a minha opinião, falo o q ele prega falo assim: o socialismo prega a igualdade entre classes e o fim da propriedade privada. Falo o básico, só falo o q eu penso c a pessoa me pergunta o q eu acho, pessoas realmente liberais estudam ambas as ideologias, eu sou um liberal, e estudei mais o socialismo do q o próprio liberalismo
Com um pouco de observação e vivência eu tirei algumas conclusões relacionadas a este assunto. A primeira delas é que um regime politico e/ou econômico é formado por pessoas. Isso é obvio, mas aprendi nessa vida que as pessoas agem por interesse (tanto no sentido negativo como positivo da palavra). Principalmente quem estiver no poder, independentemente do regime, cometerá atrocidades para se manter no poder. A história está repleta de exemplos, desde Hitler à Fidel. Esqueçam esse viés de regime um bonzinho e o outro malvadão. É uma discussão muito colegial.
Você está completamente errado, existe uma gigante diferença entre o regime nazista (do qual matou mais de 15 milhões de Judeus, se espelhou na segregação estado-unidense e defendia a exploração da classe trabalhadora) e o atual regime Cubano, aonde Foi conquistado graças à luta armada da população, contra os imperialistas dos EUA, um país que lutou contra a Espanha para tomar conta de Cuba, assassinou pessoas, explorou o país latino e depois da vitória da revolução, tentou sabotar o governo castrista, financiando ataques, perseguições e investigações. Inclusive é o mesmo país que financiou ditaduras e guerras no mundo todo, durante toda a sua existência. Não dá para comparar os regimes ditatoriais financiados pelos EUA, ou qualquer regime de direita, com as resistências latino americanas. Cuba teve seu melhor momento com Fidel, o país progrediu demais socialmente e só não progrediu mais por ameaça dos fdps dos estado unidenses, o mesmo foi com o Brasil na época do PT, a Argentina agora com Álvaro, a Bolívia com Evo Morales e etc. É bom você ver uma entrevista de Che Guevara com um norte americano, ele pergunta por que Cuba não se entrega aos EUA com todo seus poderio bélico e Che responde com uma nova pergunta: “Por quê eles não entregam também o seu armamento de poderio nuclear?”
A história favorece à esquerda, os regimes são de direita, o colonialismo nunca foi defendido por Karl Marx e os principais nomes da esquerda, o Nazismo é de direita e toda a história de resistência é de esquerda, daqueles que lutam contra o conservadorismo.
@@thiagorocha7711 Você esqueceu de citar os mortos, exilados, desaparecidos pelo governo Fidel, a censura imposta pelo regime (eu conheço pessoalmente várias pessoas de lá que me relatam como é viver sob este regime, e tb têm vários vídeos no RUclips que você facilmente encontra com relatos). Esqueceu de mencionar os milhões de mortos pelo regime comunista ao longo de décadas (leia O Livro Negro do Comunismo: Crimes, Terror, Repressão), não só com base neste livro mas em inúmeros documentários com relatos de pessoas que viveram o horror do regime comunista. Enfim, reiterando o que eu havia dito no meu comentário inicial que você disse estar "completamente errado", talvez lhe falte vivência e maturidade para entender as coisas e enxergar um pouco além da retórica do seu professor de sociologia. A minha experiência de vida acadêmica, pessoal e profissional me dão todo embasamento para dizer novamente que não existem regime "bonzinho". Existe um grupo de oportunistas querendo tomar o poder e manter o controle da população a qualquer custo, eliminando aqueles que se atrevem a afronta-lo. Você sabia que na Coreia do Norte existem leis que determinam que não se pode mudar da sua casa por toda a vida e caso o faça, poderá ser condenado a morte? Ainda prefiro viver em um regime no qual eu possa ter a liberdade xingar o presidente publicamente e não ser preso ou alvejado, como seria em alguns destes países, ou ter a liberdade de comer o que eu quiser. E a você, desejo que algum dia visite pessoalmente e vivencie o que ter a sua liberdade de expressão tolhida, seguir regras rígidas impostas por um grupo bilionário (sim, a familia Fidel tem mais de 1 bilhão de dolares em patrimônio e empresas públicas segundo a Forbes) enquanto o povo segue regras rígidas até para se alimentar.
@@thiagorocha7711 vai estudar mlk
@@thiagorocha7711 olha o q esse mlk tá falando que o cheguevara libertou Cuba pqp cara o cara que apoia Cuba não merece nenhum respeito
A gente se sente na obrigação de compartilhar o vídeo.
@Alessandro Ross Diga-nos grande sábio, qual asneira foi dita, nós esquerdopatas analfabetos funcionais, não compreendemos tamanha complexibilidade !!!
Quanto mais subversão melhor.
É que o locutor do vídeo, confunde capitalismo com liberalismo, transforma tudo em uma coisa só, quando nem o próprio liberalismo não é um pensamento uniforme, contendo diversas escolas de pensamento.
@@fabriziodemenezes O liberalismo é um braço ideológico do capitalismo. O capitalismo em si não é uma ideologia, e sim uma forma das sociedades gerirem os recursos materiais básicos disponíveis necessários a sobrevivência da própria sociedade.
@@durvallavorteixeira5138 com certeza é, não neguei que o Liberalismo está incluso dentro do capitalismo, mas mesmo assim, nem tudo no capitalismo é Liberalismo, e o locutor coloca tudo em um "saco" só. O desenvolvimentismo, historicamente, tem muito mais participação na economia capitalista mundial que o Liberalismo.
Agora fala um movimento político que não tenha pessoas que se definem como tal doutrina e não tenha agido de forma contrária e hipócrita.
e qual o sentido do seu comentário ? Uma mera constatação de que os seres humanos que compõe movimentos podem oscilar diante dos inúmeros fatores que regem o pensamento não significa absolutamente nada pra um debate político progressista. Seja objetivo e claro sobre onde quer chegar
@@talecomarreco O criador do vídeo pegou essas oscilações e resumiu nisso o pensamento. Esse é o problema.
É um show de horrores ver esquerdista definindo liberalismo kkkkkkkkkkkkkkkkk
Show de horrores ver direitista falando de socialismo. kkkk
@@mariojunior4063 pessoas são burras, em vez de se informar ficam palpitando
esquerdista em si ja é bizarro
Chegaaa a ser engraçado ele faz uma salada sem sentido nenhuma kkkkkk
@@mariojunior4063 todo liberal estudou socialismo e comunismo antes de se tornar liberal, para defender algo você precisa saber porque o contrário não funciona.
Explicou o Liberalismo como um liberal explicaria o Socialismo.
Hahahaha verdade.
Por isso sempre procuro fontes sem lado.
Se é da carta capital ou algum canal ancap falando sobre lados opostos eu não vejo.
@@powerzoldyck5670 Exato cara! Esses extremos se fecham em bolhas simplistas que falam "absolutamente tudo que eu acredito está certo e quem discorda é um idiota". Essas bolhas não permitem enxergar as nuances de nenhum dos lados. Na minha visão, temos que escutar pessoas com quem descordamos com ouvido crítico e escutar pessoas com quem concordamos com o ouvido duplamente crítico.
Bom, mas então se seguissemos essa lógica de aprendizado como poderíamos elaborar uma leitura crítica de qualquer tema? Explico, se a fonte a ser consultada for sempre a defensora de sua ideia, toda crítica produzida seria individual, desorganizada. Não poderíamos construir nossa criticidade a partir do compartilhamentos de ideias com demais críticos.
É importante que possamos não somente ler a fonte da qual emanam as ideias originárias mas também aqueles que se opõem... Ao perceber isso talvez se dê conta de que o próprio raciocínio do Jones está muito bem embasado na leitura de diversos críticos do liberalismo, atravessando inclusive leituras diretas de obras do liberalismo. Esses, através dos quais Jones fundamenta seu pensamento, por sua vez, leram e releram os teóricos do liberalismo para fundamentar uma crítica séria. Perceba que não falo em uma oposição infantil e leviana, mas uma crítica bem fundamentada, como a do vídeo.
Esse desejo de fugir dos extremos, dos radicais, talvez seja apenas uma posição cômoda na qual não somos obrigados a confronta-los, sustentando uma suposta neutralidade intelectual quando, na verdade, estamos constantemente reproduzindo o não dito, agindo politicamente mais através da reprodução de ideias do que através do real pensamento crítico, esse saber coconstruído e, no presente caso, direcionado para a ação.
É importante também destacar que não devemos levar em consideração apenas os autores da qual partem as ideias, mas suas origens. A crítica ao liberalismo que acaba de assitir parte majoritariamente de uma leitura decolonial, atravessando figuras latino-americanas!
Caso possua uma defesa do liberalismo que contraponha a leitura apresentada em vídeo, o convidoo a expô-la aqui. Ficaria contente em buscar leitura sobre.
Valeu!
Ah, mais uma coisa! Não podemos esquecer que existem fatos históricos, através dos quais o pensamento crítico se fundamenta! Abraço
@@VictorMAW cara, meu ponto é que não podemos aprender o que é uma teoria de fato com uma pessoa que é oposta a ela. Pois essa pessoa focará apenas nos pontos negativos, omitindo os positivos. Faça um exercício: se você tem um pensamento voltado para a esquerda, assista o vídeo do Raphael Lima explicando o que é socialismo. Ele faz, nesse vídeo, a mesma coisa que esse Jonas fez, focou apenas nos pontos negativos para tentar vender a opinião dele, assim como o Jonas.
Não estou dizendo que não podemos nos expor à pessoas que pensam o oposto da teoria que queremos aprender, estou dizendo que primeiro temos que ler quem formulou a teoria e depois ler quem criticou. A partir daí podemos formar uma opinião própria. Mas se, ao contrário, irmos direto para uma pessoa que explica de forma tendenciosa, a gente tende a ter a mesma opinião que ela.
Imagina se José Guilherme Merquior estivesse vivo e assistisse um vídeo que destorce toda a história de um sistema que alcançou grandes pensadores em formação e motivação. Revirou-me o intestino.
Estou muito feliz em poder ver um historiador que defende a perspectiva da classe trabalhadora num espaço da Carta Capital. Tragam o Professor Jones mais vezes. Parabéns pelo excelente trabalho.
Aqui uma entrevista dele falando do q aconteceu do Caetano, dos ataques e respondendo questões:
ruclips.net/video/1D2SE5OW_I8/видео.html
@@BrunoLima-vh1eu já assisti, Camarada. É sempre um prazer imenso assistir ao Professor Jones expondo suas idéias e análises. Sem dúvidas, os vídeos, textos, podcasts e livros publicados do Jones são excelentes fontes de introdução ao marxismo e à militância política organizada na defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo.
O engraçado sobre o comentário 'liberalismo e ditaduras militares no Brasil' 3:22
"inclusive a ditadura empresarial militar no Brasil teve vários liberais importantes em seus ministérios..." . Alguém sabe pq o Jones não comentou nenhum nome?
Isso mesmo mainha, o nome do liberal (e ministro) mais importante da ditadura militar no Brasil é Colunista Oficial da CartaCapital.
Excelente! Entendi quase tudo q v falou! Pra mim q ñ tive aula d Filosofia... pois 'estudei' nos tempos da nossa Ditadura!! FORÇA Juventude Brasileira!
Não se informe só por um lado, pesquise pelo ponto de vista e os argumentos dos liberais também. Abraço.
Me diga então uma coisa. O socialismo luta pela liberdade?
Muito bem colocado
anarquia luta
Óbvio que não
liberdade só se for da fome
@@ellenkyuubey4000 como o cruel capitalismo.
Legal que quando falam do liberalismo, vem todo o cinismo atrelado, trazendo a tona as visões das pessoas de 200 anos atrás. Mas ai quando falam do comunismo, é só a beleza teórica, sem a podridão da implementação e nem as visões antiquadas dos seus proponentes.
Jones Manoel mudou minha vida: eu sempre faço questão de dizer isso!
Seu comentário me lembra muito os comentários dos gados do Bolsonaro...
Isso sim eu chamo de Gado com "G" maiúsculo kkkkkkk, #vaopracubaqueospariu
É verdade, eu nunca me senti representado na política brasileira, mas a política radical do professor Jones conversa com nossa realidade, a realidade do povo trabalhador, e como essa triste realidade deve ser transformada urgentemente, se quisermos ter vida digna e planeta para nossos filhos viverem.
Os videos do Jones são sempre maravilhosos
e Jonas.
@Alessandro Ross Sim, sim, Karl Marx estava errado, na verdade toda a riqueza e desenvolvimento Européia e norte-americana foram todas dádivas divinas dadas pelo benevolente deus cristão, täo bonzinho que ele é !!!
@Alessandro Ross Verdade né, então que bom que foi dizimado toda uma população, escravizado outra parte. Quão bom foram os europeus!
Perai. Isso não é um video sobre o que é liberalismo. Isso é um video sobre problemas históricos associados ao liberalismo, algo bem diferente!!!
Associados devido a participação do liberalismo nesses problemas.
Pq resumir liberalismo a isso é EXTREMAMENTE leviano.
Você espera o que de uma mídia esquerdista kkkkkk
@@humbertbrito Não é não!
@@renanferreira3082 Muuuuuuuuuuuuuuuuuuu.
Quanto mais liberal é o país mais liberdade e qualidade de vida têm os indivíduos. Por favor, comparem a noruega com a Coréia no Norte.
Nao é atoa que as pessoas pulavam o muro de berlim...
Noruega liberal ? Pais com um estado super forte ? Analogia ruim hein!
@@robsonmatheus5774 vc pelo jeito vc nunca ouviu falar do ranking de liberdade econômica né? Ele ranqueia 180 países. Coincidentemente, Coreia do Norte, Venezuela e Cuba são os 3 últimos da lista.
O ranking é dividido em
-paises livres (ex: suíça)
-majoritariamente livres (ex: Noruega)
-moderadamente livre (ex: Uruguai)
-majoritariamente NÃO livre (ex: Brasil)
-pais reprimido (ex: Cuba)
Minha sugestão: pare de aprender sobre liberalismo em conversa com gente socialista. Quem sabe vc fique menos ignorante.
@@mf1585 Esse ranking mostra países onde se tem mais liberdade de negócios, não onde o liberalismo é aplicado. Aliás ô sabichão, me explica aí se o liberalismo existe onde tem uma presença enorme do estado, com diversas empresas estatais ou com uma parcela enorme do estado nas empresas e impostos super altos, isso é liberalismo pra você ? E por favor estude o liberalismo em seus conceitos e para de ficar vendo estudando as coisas por ranking, talvez saiba de verdade o que é liberalismo!
@@mf1585 e outra coisa, o governo da Noruega é totalmente social democrata, ou um governo de centro esquerda. Outra sugestão, pare de estudar os paísea em Ranking e estude melhor o desenvolvimento de cada país, talvez isso te dê mais profundidade.
@@robsonmatheus5774 eu que recomendo que leia autores liberais se pretende entender sobre liberalismo. Não existe sistema 100% uma coisa só. Por isso existem níveis de liberdade econômica. Uns tendem mais pra isso e outros menos. Fato é que a social democracia pode andar muito bem junto do liberalismo. O mesmo não pode ser dito com o socialismo, sistema defendido pelo autor desse vídeo. O sistema que ele defende não defende liberdade nos negocios. Essa essa liberdade nos negocios está diretamente relacionada a liberdade econômica. Enquanto vc continuar a se informar sobre o liberalismo apenas com autores que criticam esse sistema, vai continuar a ter uma visão equivocada do assunto.
Explicou como surgiu mas não oque é.
Te conheci através de Caetano. Que bom! Sinto orgulho de que os últimos 20 anos deram certo.
Aqui uma entrevista dele falando do q aconteceu do Caetano, dos ataques e respondendo questões:
ruclips.net/video/1D2SE5OW_I8/видео.html
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Aarão Neto tô na espera! Será que é 90% da população, igual na miséria? Hahaha
Tava na hora do sr. Veloso dizer alguma coisa útil!
Nunca leu um liberal, fico triste ao ver vc falar cara, serio...
exato, eu gostaria de uma visão imparcial... o defensor do socialismo é meio autoritário, não sabe o que é isso.
Os liberais sempre fogem da crítica ao liberalismo.
Ele é um historiador, precisa ficar ofendido não.
sensacional! Jones é incrível
@Alessandro Ross Parabéns pelo racismo, é o que resta quando não há argumento e nenhum nível de compreensão
Parabéns seus videos tem me ajudado muito, eu ainda não consegui fazer minha pós em historia da africa, hoje trabalho com educação antiracista através dos jogos mas não é só ludio para brincar e sim mais uma forma de fazer pensar.
Tão didático, como eu não conhecia isso antes?? Parece uma fórmula mágica pra entender os assuntos que faziam nó na minha cabeça
Uma fórmula magica de estuprar todo o seu cognitivo.
Como vc sabe se ele tá falando a verdade se ele não trouxe nomes e dados?
@@heethmb ele não trouxe nada, nem se quer cita os tipos de liberalismos e suas diferenças.
@@heethmb ruclips.net/video/1D2SE5OW_I8/видео.html
@@heethmb
ele trouxe fatos históricos, isso não é verdade?
valeu prof❤
Mano, que bacana o Caetano te citar!!!
Graças a ele eu conheci o seu trabalho...
Parabéns!!!
Vc é do c!!!!!
Aqui uma entrevista dele falando do q aconteceu do Caetano, dos ataques e respondendo questões:
ruclips.net/video/1D2SE5OW_I8/видео.html
Existe alternativas ao Liberalismo sem ter que abraçar o Marxismo. O Nacional Keynesianismo é a base do desenvolvimento de Japão, Coreia do Sul e Taiwan ( e jamais o Liberalismo e muito menos o Marxismo).
O Nacional Keynesianismo defende a Propriedade Privada, o Direito de Herança, e a Livre Iniciativa ao mesmo tempo que defende Saúde/Educação públicas de qualidade pra quem precisa. Defende também a presença forte do Estado em áreas estratégicas como Energia, Militar etc.
O Nacional Keynesianismo é a base das ideias do Prof Bautista Vidal, Getulio Vargas, Dr Eneas etc.
Culpa as pessoas que defendiam a ideia é mais fácil do que argumenta contra a ideia né o liberalismo defende liberdade individuais qualquer coisa que fuja disso NÃO é liberalismo como escravidão, e colonização e outras coisas no liberalismo mais puro é até contra o estado então qualquer coisa que limita a liberdade de qualquer tipo de indivíduo não é liberalismo
Liberalismo realmente existente, parceiro. Liberalismo real.
Gravei para rever. valeu
Me chamam a atenção quatro pontos: (i) a definição de liberalismo que você usa não tem nada a ver com liberalismo; (ii) você aponta os problemas de líderes autocratas e conservadores, como a escravidão, como se fosse um problema da defesa de modelo de sociedade liberal vigente (que não era seguido por esses líderes), o que seria tão bizarro quanto dizer que o comunismo é um projeto de poder homofóbico e supremacista porque líderes autocratas que diziam defender as ideias de Marx agiram dessa forma... conheço seu trabalho, você sabe que isso é desonesto; (iii) você traz "o liberalismo" em diversos momentos da história como se fossem a mesma coisa, e como historiador você sabe que não é assim... sabe que o "liberalismo clássico" sozinho não pode ser utilizado como definição de visão de mundo, pois era uma corrente de um tempo onde pensadores liberais divergiam entre si em alguns aspectos, e também sabe que ao longo do tempo novas escolas liberais surgiram com visões divergentes em vários aspectos; (iv) trata na essência da sua crítica as pessoas e não as ideias, o que seria tão desonesto quanto criticar Marx através de Stálin... você é melhor do que isso, seja mais honesto.
👏
Parabéns, liberalismo é direito para as elite seja de que jeito fosse.
Não, isso é aristocracia.
Falou pouco mas falou groselha
@@gabrielaugusto1839 e o liberalismo é isso mesmo: aristocracia.
Liberalismo é praticamente o único sistema financeiro que um pobre pode se tornar rico.
@@camaradaleitor3748 às vezes o sujeito está louco nas drogas
dar palestra sobre o liberalismo, ainda por cima sobre o 'pensamento liberal', sem mencionar uma só vez o protagonista mais importante da filosofia liberal do século 19 - John Stuart Mill - é pouco satisfatório. Talvez porque Mill - defensor assumido da emancipação da mulher e opositor declarado da escravatura - nâo se enquadra na imagem distorcida do liberalismo que o autor expôe ...
Enfim um comentário lúcido no meio de tantas asneiras .
Ainda que o liberalismo estivesse presente na época dos fatos históricos citados, se esses não aconteceram de outra forma é porque alguém doutrinou a população da época, fazendo-a crer que era algo ruim, que nem esse asno que vos fala em vídeo, tolhendo assim a sua capacidade de discernimento.
Jones é um falastrão. Um mero propagandista marxista-leninista com forte inclinação estalinista.
@@AdrenalineTutoriais não dá pra se levar o Jones Manoel à sério
É que ele tava falando do liberalismo do mundo real. Aquele onde liberais tinham escravos e achavam normal pessoas trabalharem até a morte sem direito algum - incluindo crianças. Não é esse liberalismo fofo, do mundo das ideias, que não existe até hoje.
Caetano Veloso me trouxe aqui e estou feliz em conhecer.
Aqui o canal dele:
ruclips.net/user/JonesManoel
Aqui uma entrevista dele falando do q aconteceu do Caetano, dos ataques e respondendo questões:
ruclips.net/video/1D2SE5OW_I8/видео.html
Excelente esse video. Me esclareceu sobre o assunto. Por favor continuem com essa série! É disso que os brasileiros precisam: APRENDER!
Aprenda com os dois lados, não tome tudo como verdade. Esse vídeo é pura distorção.
@Alessandro Ross e vc é um completo racista
@Anselmo Rosa aprender o que?
Uma opinião pronta?
Esse é o nível da pessoa que defende isso kkkkkk
@@gabrielaugusto1839 acho isso importante....bolha ideológica cria extremismo,me considero de centro direita liberal mas vejo os vídeos dessa galera mais a esquerda pra saber oq pensam
Liberalismo (Suiça, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e etc ....) Comunismo (Cuba, Coreia norte, Venezuela, Ex-União Soviética) é preciso mais para diferenciar?
Todos os liberais que você citou não são tão liberais assim, além de terem populações minúsculas e agora o mais importante, a Suíça é a maior lavanderia de dinheiro sujo do mundo, a mais de um século, inclusive de dinheiro de saque nazifascista, quanto aos outros 3, trucidaram com suas populações aborígenes, em massacres muito piores de que qualquer país comunista, coisa que os hipócritas liberais sempre "esquecem" deliberadamente, com a ajuda da imprensa de massa monopolista claro.
@@marciobarretoschramm2779 contra fatos n há argumentos, ainda mais com o que disseste, os países que ele citou estão no top 10 liberais e maiores idh do mundo, enquanto os comunista menores liberdades e piores idhs
@@tuliobreguez4511 primeiro que idh não é confiável, tipo a liberdade de expressão defendida por organizações liberais capitalistas de fachada, como Repórteres Sem Fronteiras, e depois onde que os países comunistas têm os piores IDHs? Cuba, com todos os bloqueios e boicotes, tem o melhor IDH da América Latina.
Para que essa comparação fosse justa teria q analisar como seria a economia desses países sem intervenção dos EUA por meio de embargos econômicos, boicotes, todo tipo de regulação via banco mundial etc. EUA é bonzinho com seu povo mas já ferrou c muitos países. Cuba isolada das relações comerciais desde 1961 praticamente.. aí complica né
Apesar dos embargos econômicos, Cuba, RPDC e Venezuela conseguiram alcançar feitos grandiosos, é uma tremenda vergonha em como uma ilha com uma economia tão limitada como Cuba conseguiu investir na saúde e educação e países como o nosso não, e caramba, estudar história é sempre uma boa, a União Soviética por muito tempo foi a segunda maior economia do mundo, batendo de frente com os EUA. Além do mais, os tais países liberais que tanto adoram citar, tratam-se de países com economias protecionistas, o livre mercado é uma imposição limitada apenas para nós da periferia do capitalismo
Obg Prof Jones, estava tendo um dia ruim, vi esse vídeo e ri muito. Obrigado por isso!
Eu também tô rindo kkkkk porém ele é um bom rapaz, é só uma confusão econômica com políticas e ideologias!
Riu de qual das crias do liberalismo? escravidão moderna, imperialismo ou nazifascismo?
@@donildo1917 estou rindo de tanta baboseira que esse rapaz acabou de me falar. Que vídeo horrendo.
@@temdemencia7274 e literalmente não fala nada. Só fala que tá rindo pelas "besteiras" que você acha que ele tá falando mas tentar refutar que é bom nada
Riu da sua própria ignorância política e histórica. Não se refuta argumentos científicos com opiniões. O Liberalismo, Iluminismo e qualquer doutrina política e econômica Europeia foram responsável pela Colonização das Américas, Escravidão e Genocídio dos povos Nativos da América.
Claríssimo! Excelente.
Esse vídeo é uma verdadeira aula de história.
Parabéns Carta Capital!
Legal o vídeo, concordo com todas as colocações.
Mas não dá para conceituar só pelos exemplos negativos.
Tem que falar sobre os ideais iluministas, a transição do mercantilismo para o capitalismo, o desejo de se libertar da rigidez do estado(nobreza da época) e a Igreja, a liberdade religiosa e do indivíduo, e daí a visão de Adam Smith que é uma visão mais econômica (mais capitalista, obtenção de lucro), a formação de grandes monopólios da nova "nobreza", depois tem a visão do Stuart Mill que já distorce mais ainda a postura anti-estado, daí vc fala de todos esses exemplos que devem ser lembrados e combatidos sim.
E que há diversas formas de liberalismo, inclusive o progressista.
Jones, você fala em ditadura empresarial. Tu poderia fazer um vídeo abordando esse aspecto de como grandes empreiteiras e grandes empresas de comunicação cresceram baseadas no apoio ao regime militar?
Acho que seria bem interessante essa abordagem misturada.
Eu adoro ver os comentários dos neoliberaloides, que surtam ao verem um brilhante historiador como Jones destrinchar as canalhices do finado Liberlismo.
Parabéns Jones!
Neoliberal nem existe.
@@jordansouza8602 Existe sim.
@@Dsaragão Não existe autores neoliberais, não existe políticos neoliberais, não existe uma teoria neoliberal e não existe um livro neoliberal.
@@Dsaragão Tu já leu algum livro liberal ou só repete o que teus "professores" da Internet falam?
@@jordansouza8602 Professores ensinam, melhor do que ficar assistindo "economistas" de Internet neoliberaloides.
Não só já li os livros dos liberais e neoliberais, como sou historiador graduado e pós graduado.
Excelente vídeo! Jones é um cara muito inteligente!
E você Júlia, também o é. E faz um trabalho importantíssimo nos defendendo nas trincheiras da saúde pública. Salve!
arrasou professor
Jones é extremamente didático, passando pra família toda
Ele conceituou só as partes negativas, queria explicação de como surgiu, o que defendem, quem são os principais Liberalistas.
esse video, a gente tem a obrigação moral de compartilhar. parabéns pela boa coluna, jones
Habla joão
Respeito a opinião do jovem, mas se quer aprender sobre liberalismo tem que ler a fonte e não terceiros, qual o melhor jeito de aprender sobre os ideais comunista e socialista? Lendo autores dessa escola. No liberalismo não seria diferente, teve um cara chamado Thomas Paine que propôs a renda mínima universal, nos anos da Revolução Francesa isso muito antes dos ideais socialistas surgirem e pasmem ele era liberal. Vc pode n gostar e discordar das ideias liberais é justo. Oq não pode é deturpar os seus conceitos. Não há apenas uma corrente liberal, dentro do liberalismo há outras escolas com pensamentos totalmente opostos; e tudo que escrevi tbm vale para os autores marxistas.
Nossa que video excelente, explicativo, didático. Como disse algum camarada nos comentários, a gente se sente na obrigação de compartilhar.
@Alessandro Ross comenta mais que da mais engajamento! Abraçooos
É vdd, o conhecimento e a didática do professor Jones devem ser compartilhados.
Fantástico jones, sua abordagem cada vez mais certeira e didático!
@Alessandro Ross ouvindo migo
@Alessandro Ross "cabelos sujos?" Isso ñ seria racismo?
@Alessandro Ross só pelos teus comentários racistas a respeito do cabelo do rapaz, já dá para decidir quem está falando verdades e quem está falando asneiras. O rapaz é ponderando e expõe diversos contextos sem ficar propriamente atacando o liberalismo, o vídeo dele é excelente, e vc @Alessandro Ross é uma excrescência verbalizando.
@@FABIODUARTEBOEIRA1 Ele é um grande sábio, um homo sapiens ariano superior, nós é que somos uns primatas esquerdopatas analfabetos funcionais. Segundo ele, não somos dignos das benesses do liberalismo, por sermos uma sub-raça !!
Conheci Jones Manuel após a entrevista de Caetano no Bial, depois fui pesquisar sobre ele! Muito inteligente!!
Realmente impressiona o brilhantismo do professor Jones.
mlk, a cara dele nem queima
Parabéns, Carta Capital, pela excelente iniciativa de trazer o brilhante Jones Manoel para compor a equipe. Temos muito que aprender com esse jovem professor. Obrigado por democratizar conhecimento.
Ele só passou uma visão sobre o liberalismo, não tentou nem um pouco ser neutro sobre o assunto, para q as pessoas tomem as suas conclusões, sei q é quase impossível ser imparcial, mas um bom professor se esforçar um pouco mais. Isso é q ser democrático vc não acha?
Disse tudo, parabéns
Que professor é jones!Impossível não entender através da explicação dele
Uauuuuuuu!!!!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🤩🤩🤩🤩🤩🙋🏾♀️
A melhor e mais verdadeira aula sobre liberalismo que eu já vi.
Tem debate do Jones com algum defensor do liberalismo? Não estou achando. Rapaz parece ter uma bagagem teórica muito boa, entretanto eu tenho minhas dúvidas sobre "fatos " apontados. obrigado.
É sério que pra entender liberalismo ele indicou livros de comunistas?
É o msm que estudar comunismo através do Livro Negro do Comunismo.
Não podemos esquecer do Friedman batendo palma pro Pinochet.
KKKKKKKKKKKKKKKKK ta sabendo
?
@@pedrosantos-hh9wz Mises lançou um livro em 1944 chamado Governo Onipotente. Um tratado contra qualquer espécie de autoritarismo. Tenha o mínimo de miolos antes de balbucear falácias
Querido, escrevi o nome errado. Desculpas.
Você poderia apenas apontar o erro, mas preferiu partir para o ataque.
Pode descansar catedrático de RUclips.
Não dá pra esperar muita coisa de Ancap msm
Finalmente eu achei alguém que diz a verdade. Esse bando de bolsominions youtubers ficam mentindo e empobrecendo o debate com agressividade para com todos os que são minimamente sensatos.
?🤔🧐
Kkkkkkkkk pqp
Gente boa do RUclips, se vocês quiserem saber sobre alguma coisa, busquem livros e de fontes variadas e preferencialmente conflitantes. Como fonte de início de estudos, uma enciclopédia confiável pode ajudar, como a entrada a seguir: plato.stanford.edu/entries/liberalism/
Independente do que você acredita ou não, o rapaz do vídeo começou divagando sobre o que o liberalismo apoiou ou quem o apoiou antes mesmo de definir o conceito. Todo termo em filosofia política e nas ciências sociais em geral são carregados de vagueza semântica, podendo significar centenas de coisas a depender do contexto e do pensador. Um professor honesto começaria explicando as diferentes interpretações, mas o que o dito historiador fez foi partir de uma conceituação rasa como se fosse universal e inequívoca. É como definir "política" como "a arte de tomar decisões difíceis", por exemplo, mas de uma forma muito mais desonesta. No caso do exemplo que dei, a definição não é completa e cobre apenas um minúsculo aspecto do que é a política e ninguém acreditaria que tudo que decorre da política se conecta necessariamente a definição proposta, podendo ser que algumas pessoas discordem que isso faça parte inclusive do núcleo do que se entende por política. O que o rapaz no vídeo fez foi exatamente conceituar e conectar liberalismo apenas com o que é conveniente à mensagem ideológica que ele pretende passar e ignorando todo o resto. É fácil convencer alguém que algo é ruim quando se faz entender que ela está intrinsicamente conectada à ditaduras e opressões, assim como é fácil convencer que algo é bom conectando a conceitos majoritariamente aceitos como corretos.
Infelizmente (ou felizmente) na ciência e na filosofia, as coisas não são tão claras e definíveis, necessitando de estudo, debate e aprofundamento para se dizer qualquer coisa que seja com a pretensão de "ensinar".
Jones bom dia. Estou assistindo Caetano no Pedro Bial. Meus parabéns ganhaste grandes elogios.
Vou assistir seus vídeos com calma . Abs
Aqui uma entrevista dele falando do q aconteceu do Caetano, dos ataques e respondendo questões:
ruclips.net/video/1D2SE5OW_I8/видео.html
Muito boa análise. Obrigada!!
Parabéns. O conhecimento é que liberta. 👏👏
kkkkkkkkkkkkk
MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE MICHEQUE
O que leva um economista a dar gargalhadas quando outro comenta mais de 120 mil vidas perdidas? Sério, o que faz alguém ser assim? Mesmo que seja o bolsonarista mais entusiasmado?
Quem riu mano? Não to sabendo dessa
John Locke nunca defendeu a escravidão! Ele no máximo a tratou como uma possibilidade de punição a crimes graves. E, ainda assim, não a via como algo legítimo!
As associações feitas a liberalismo estão equivocadas, temos na história diversos liberais que lutaram contra a escravidão. Um exemplo brasileiro é o Barão de Mauá que acreditava que através da industrialização acabaria com a mão de obra escrava.
Esqueceu de mencionar que a definição de liberalismo muda em alguns Países, e que o liberalismo vem se modificado durante o tempo.
Comparar o liberalismo ao nazismo é querer criar uma polarização desnecessária. Saiba que o Nazismo utilizou de muitos ritos e ideologias misturadas, até mesmo símbolos religiosos como a suástica hinduísta.
Enfim o assunto é muito complexo, vale a pena ler e obter informações que não tenha somente o interesse em separar as pessoas. "A riqueza das Nações" do Adam Smith pode ajudar a entender esse sistema que está longe de ser perfeito mas já provou ser o melhor para as pessoas.
Já provou?
Se provou ser o melhor para as pessoas ricas
"Já provou ser o melhor para 1% das pessoas."
É só fazer um comparativo nós índices IDH dos Países mais liberais e não liberais. Verá que as pessoas vivem melhor por que a pobreza é menor.
www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idh-global.html
Jones mandou o papo ❣
Ficaria legal se ao falar " vários e vários" e acadêmicos da época" você citasse alguns nomes.
para isso que as dicas de livros são dadas ao final do vídeo!
Jones Manoel - o que vejo em alguns youtubers gringos de esquerda (Shaun e Philoshophy Tube) é na hora em que eles citam algo indiretamente surgir uma aba inferior ou a própria nota de rodapé no cantinho do vídeo. Mas tá muito bom assim também. Parabéns, cara. E obrigado.
ELE FALA : Adam Smith , Montesquieu , Escola de Chicago, Milton Friedman , John Locke ... Muitas referências . Genocídio Belga . Tem mais do que o bastante pra você se aprofundar . Procure não se limite somente a esse vídeo .
Grande aula!
Jones, nao poderia insistir pra q coloquem nomes dos livros e links importantes sobre o tema na descrição do video?
Seria proveitoso pra ti e pra Carta Capital
Assino embaixo.
Oxi, ele ainda fez questão de colocar bem no finalzinho do vídeo, é só tirar print
Maravilhoso este resumo do Jones. A palavra liberal no contexto da comunicação cotidiana tem uma conotação ambígua, um duplo sentido. Na ignorância do meu imaginário, esta palavra sempre esteve ligada à pessoa ser livre no sentido mais amplo da palavra, livre das amarras ditatoriais, etc... Vivendo e aprendendo. E, não menos "perplexa" !!! Td bem, aprendemos todos os dias. Tb, a humildade de Caetano Veloso me remeteu ao vídeo do incrível Jones e sua explicação. Agora preciso comprar os livros q o Jones sugere e q mudou o olhar do brasileiro de bem, Caetano Veloso. Obrigada Jones e Caetano.
Isso é porque o sentido e o alcance do direito de liberdade (elaborado pelos liberais à época em que confrontavam com o poder da monarquia) era extremamente restrito, aplicava-se somente aos homens brancos (a mesma origem étnica defendida por Hitler) proprietários dos meios de produção (classe burguesa). Hj causa estranheza o termo liberal, mas não para quem conhece a história do liberalismo. Por isso foi plenamente defendida a escravidão e opressão para os povos periféricos enquanto se falava em direitos de liberdade no norte da europa. O sentido atribuído pelo senso comum à liberdade e ao liberalismo não corresponde com a realidade prática, a aplicação real dessa doutrina genocida na história da modernidade, que é o liberalismo.
Incrível como as pessoas mudam fatos históricos e ninguém tem a mínima decência de procurar pra ver se é realmente isso,o liberalismo/anarcocapitalismo defende a propriedade privada do indivíduo, e você é dono do seu corpo como se fosse uma "autopropriedade" então n tem como se defender isso e apoiar a escravidão, seria no mínimo contraditório n acha?
É sobre defender regimes fascista é outra coisa que n tem nem lógica( n que alguma coisa que esse cara falou tivesse) a gente apoia um mercado livre e vamos ser a favor de um regime que se intromete no mercado????, Sem caráter total
Meu, o Liberalismo - de hoje, tô falando de hoje - NUNCA defendeu o indivíduo. SEMPRE defendeu o lucro. E ainda bem. Como um subproduto é que o indivíduo é privilegiado. Lucro gera privilégio. E no Liberalismo, todos lucram, uns mais, outros menos.
Parabéns pela Coluna de hoje.
O corone de sobral neoliberal o que será que acha desse vídeo?
O QUE É O NEOLIBERAL?
Neoliberalismo é um estelionato sócio político, pois não tem nenhum objetivo social! O neoliberalismo é um espírito invisível, tem corpo e vida própria, pra ser culpado? Ou é somente uma roubalheira generalizada e aplicada pelo, poder econômico, bancos, pela elite do atraso cínica e imoral, em parcerias com o legislativos corruptos e representada pelo Paulo Guedes? O neoliberalismo tem alguma identidade física, ou é uma ideia do poder econômico pra surrupiar as riquezas do país?
Mande o endereço do liberalismo! Pois, é sabido quem aplica, este estelionato, está teoria sem respaldo, sem nenhum objetivo social. Favor citar quais são os responsáveis, por este estelionato político, pra surrupiar as riquezas do país e escravizar os trabalhadores brasileiros! É o Estados Úmidos, Trump e os bancos que representam 1% da população, a élite do atraso do Brasil? Neoliberalismo é a corrupção, a roubalheira oficializada pelos deputados federais e senadores, num conluio com o poder econômico, bancos, a elite do atraso, na qual o Brasil está passando, atualmente!
@@brasileirovirtual1701 é mesmo? Nao diga, nossa que absurdo né, kkkkkkk.
Losurdo oferece uma visão fundamental sobre o que é o Liberalismo, muito bem apresentada por Jones.
Mudei totalmente o meu conceito de liberalismo então na prática nós temos no governo do Brasil um autêntico Liberal do que começou ser o liberalismo no mundo meu Deus
Muito obrigada Jones!!
04:25 quais?
William Heast, Hayek...
Jones indicando Losurdo, surpreendendo zero pessoas.
Se fizermos uma análise comparativa entre socialismo/comunismo e liberalismo, os crimes dos primeiros ultrapassam em horror os dos regimes autoritários eventualmente apoiados por liberais. Somem os crimes de Stalin aos do Partido Comunista Chinês e a balança já pende para o vermelho; não é preciso citar fracassos menores. Em defesa do liberalismo há, contudo, uma evidência mais próxima, isto é, o tipo de sociedade que ele criou historicamente. Você preferiria viver nos Estados Unidos ou na Coréia do Norte, na Venezuela ou na Alemanha?
Didática excelente e belíssimo sotaque. Meus parabéns!
Gostei do vídeo, mas só queria comentar um ponto. As ditaduras latino-ameircanas também perseguiram liberais quando esses faziam oposição aos planos do regime. Foi o caso de César Maia (atualmente concorrendo a vice-governador do Rio de Janeiro), por exemplo.
Parabéns pela iniciativa de mostrar o que é realmente o liberalismo!!!
Jones genial!!
Vou adquirir esses livros..com certeza
Ponto de vista interessante mas usou alguns "liberalismos + totalitarismos" ou "liberalismos de Estado" e pra quem está mais alinhado com as ideias de liberdade sabe que tudo isso pode ser caracterizado como socialismo, o Estado todo pode. Ele é autoritário por natureza e não respeita as uniões coletivas ou individuais.
hahahahahaahahahahahahahahahahaha Tudo que é ruim os caras falam que é socialismo. Assim é mole.
Bom material.
O QUE É O NEOLIBERAL?
Neoliberalismo é un estelionato sócio político, pois não tem nenhum objetivo social! O neoliberalismo é um espírito invisível, tem corpo e vida própria, pra ser culpado? Ou é somente uma roubalheira generalizada e aplicada pelo, poder econômico, bancos, pela elite do atraso cínica e imoral, em parcerias com o legislativos corruptos e representada pelo Paulo Guedes? O neoliberalismo tem alguma identidade física, ou é uma ideia do poder econômico pra surrupiar as riquezas do país?
Mande o endereço do liberalismo! Pois, é sabido quem aplica, este estelionato, está teoria sem respaldo, sem nenhum objetivo social. Favor citar quais são os responsáveis, por este estelionato político, pra surrupiar as riquezas do país e escravizar os trabalhadores brasileiros! É o Estados Úmidos, Trump e os bancos que representam 1% da população, a élite do atraso do Brasil? Neoliberalismo é a corrupção, a roubalheira oficializada pelos deputados federais e senadores, num conluio com o poder econômico, bancos, a elite do atraso, na qual o Brasil está passando, atualmente!
O Liberalismo é a ideologia que defende a liberdade de tirar as liberdades dos pobres trabalhadores.
Exatamente.
Muito bom Jones! Direto e reto!
Sensacional, Jones!