Excelente video! Minha questão é: Por quanto tempo sobreviveria um governo que ousasse combater de fato a pobreza? E o congresso? Será que aprovaria as medidas? Se com as migalhas dos programas que existiram, as elites já reagiram da maneira mais animalesca possível e pariram isso que está aí...
Que alento, poder ouvir uma voz vocacionada, íntegra e coerente nesta batalha de cegos que se tornou a resistência à salvaguarda da democracia mundial e brasileira.
Virgínia e boitempo, por favor, dêem continuidade nesse tema propondo uma discussão sobre as definições de direitos sociais e direitos civis. E como podemos caracterizar as lutas por direitos no Brasil desde a ditadura civil-militar até dias atuais nesse contexto do neoliberalismo.
Querida Virgínia Fontes, consegui perceber através do seu vídeo a influência das ideias da economia capitalista na Educação. A ideia de que a culpa da pobreza é do próprio pobre se reflete na Educação que coloca a culpa do fracasso escolar no próprio aluno. Essa ideologia econômica de 1961 se reflete na Educação até hoje.
Dakkar66, não é Paulo Freire é história da educação. Em história da educação estudamos de que forma a educação é influenciada pela sociedade, pela política e pela economia. Aprendemos como as partes estão interligadas com o todo e o todo com as partes. Paulo Freire vai se ater no método, na didática, na ideologia que mantém as pessoas no sofrimento. Por isso também a Teologia da Libertação.
Aida Paiva Oi, eu não queria chegar tão longe, mas já que mencionou. Todas estas teorias, que procuram trazer a terra o apocalipse revolucionário com fim da opressão dos servis, só lhes pioram a situação e em nada os prepara para a Realidade. A nossa educação só piora, não obstante o Fundeb só aumenta, a teologia da libertação afastou os cristãos da Igreja Católica, abrindo caminho para as pentecostais. Bom foi para o PT, que teve toda uma base eleitoral formada de graça ( o próprio Lula falou como era importante ter um padre progressista numa cidadezinha) e toneladas de dinheiro desviada. Nem mentes foram educadas, nem almas salvas. Só o joguinho PSDB-PT por 24 anos.
Virgínia, você é um presente do Céu. Gratidão por suas aulas. É um privilégio ouvi la. Já vou repassar para os amigos. Aulas do mais alto nível, para todos. Vida longa!
Excelente! Eu estava precisando de uma fala igual a essa que me desse força, que me desse coragem além de muita informação. Muito grata, Virgínia Fontes.
Conheço boa parte desse tema mas é impressionante a forma clara, concisa e acachapante que a querida Virginia expõe tema tão imprescindível para reflexão de todos mas sobretudo de várias pessoas até mesmo simpáticas a esquerda. Parabéns!
Eu fui professor de uma faculdade totalmente construída através do FIES. Entrei meio ingênuo, tinha alunos de classes bem populares, o que nunca diminuiu meu compromisso de professor com eles com. Agora, a instituição era limítrofe: infraestrutura absolutamente precária, salários de professor piores do setor (de miséria), RH ineficiente e direção caótica e dinheirista. Ao longo do tempo eu vi que era uma grande armadilha pro bem público: alunos endividados, tirando notas horríveis (tinham escolaridade ultra-deficiente), professores frustrados. Eu comecei a jogar um jogo muito aberto pois não me continha ao falar da gestão e dos esquemas de enriquecimento e endividamento. Ficava dividido entre construir com meus alunos conhecimento e perspectivas melhores, críticas e o nojo que tinha da instituição onde todos éramos vítimas. Enfim, as turmas minguaram, a instituição se desfez com a desaceleração do FIES e eu saí. Alguns de meus alunos saíram com seus diplomas pagos e outros pagam dividas até hoje.. Embora tenha dado tudo o que tinha pra construir conhecimento com eles, dividir experiências e mostrar novas perspectivas, sei que o diploma não vale muito. Vi, no entanto, pessoas mudarem de um ano ao outro. Gente que mal sabia se expressar na norma, começar a escrever bem, estruturar pensamento, ir a museus, analisar obras de arte, montar seminários. Muitos são meus amigos e me emocionam pela determinação, pela garra. Não precisamos de FIES, mas precisamos dar oportunidades reais, pois elas vinham sim. Os brasileiros pobres querem educação, querem crescer, querem aprender, se transformar e têm todas as condições pra isso. Por um ensino público e de qualidade pra todos!
Excelente explicação Profa. Virginia, de fato é cruel a Barbare imposta pelo Capitalismo a classe trabalhadora, a qual eu faço parte, e sinto na minha vida real as dificuldades que enfrento no cotidiano, aliás não estou sozinha. É cativante escuta-la. 👏👏👏
perfeitamente esquerda antipetista... quando não é o moralismo tosco de Luciana Genro e Randolfe Rodrigues, é essa platitude de que o PT fez governos neoliberais sem qualquer avanço pra classe trabalhadora... a ignorar as condições concretas existentes durante os governos do PT... não entendo marxistas que ignoram as condições materiais em suas análises...
Virgínia, você poderia falar sobre a relação entre meio ambiente e o capitalismo no estágio financeirizado atual. Seria interessante abordar como convivem a exploração de recursos naturais de maneira brutal ao mesmo tempo em que há polos no capitalismo que convivem com a ideia de sustentabilidade.
Ouça 1, 2, 3... tantas quantas forem necessárias para, inclusive, se apropriar da retórica, de modo a fazer BOM uso sempre que necessário: praticamente TODOS os dias deste momento desgraçado. Gratidão pela aula e didática.
⚘Querida Virgínia, possuidora de um enorme conhecimento, Profa de didática inigualável. 🔸Sempre um presente poder vê-la e ouvi-la, justamente porque trafega nos mais diversos temas fazendo análises críticas que não poupam nada e ninguém. ✔ Entrevista dada a Paulo Henrique Amorim (há 3 anos, no canal do RUclips 'Conversa Afiada'/TV Afiada). Eu assisti. Imperdível.
Li os comentários: como os desavisados, encantei-me durante alguns minutos. Uma oradora convincente, autoconfiante, cheia de ardis... melhor observar com atenção ; não a própria, mas os fatos em si dos quais se têm registros acessíveis. A história de nivelar por baixo, impacta, né? Uaaau! Mas possivelmente não conduza à verdade inteira. Olho, sempre!!
Seu vídeo me "abriu os olhos" para a realidade do que é a política de transferência de renda e outros pormenores de como ocorre a reprodução do capital. Obrigado!!!
Virgínia destrói o discurso ilusionista da “nova economia institucional”, revelando seus reais interesses e projeto de classe, alicerçado no reforço da acumulação de capital e da dominação política.
@@panchoviejo6292 Lula talvez não tivesse tanto conhecimento teórico pra entender que um programa como Bolsa Família estava contribuindo com um sistema neoliberal, é aquela coisa ne "quem tem fome tem pressa", claro que a crítica é o pq isso foi um PROGRAMA e não uma POLÍTICA DE DIREITO... Mas existe um abismo entre promover um discurso neoliberal e roubar... Chamar o Lula e Dilma de ladrão é o retrato de quem ainda não conseguiu entender o cenário fascista e neoliberal que estamos! na verdadebeu acho bem problemático o discurso neoliberal, mas NESSE caso existe sim um abismo entre reproduzir discursos neoliberais e roubar, inclusive a Dilma não foi tirada de lá por ser acusada de corrupção rs.
Eu 62 anos. Hoje chorei vendo crianças chafurdando nos restos da feira e me questionei o motivo da miséria, sempre tive idéia vaga sobre a situação , desconfiava da tal política. Hoje por coincidência cai nesta aula que abriu a porta. Confesso que estou chorando e com muita dor de estômago, mas obrigado pela aula.
Excelente Professora, estamos num regime feudal, o Brasil de hoje é uma grande Fazenda. Uma das saídas é investir muito...muito Na educação, nas leituras e reuniões políticas e repasse de saberes para as comunidades carentes... pobres e trabalhadores.... para se fazer no futuro uma revolução .... de transformação do Brasil, em uma nação verdadeira, sair do colonialismo, e formar um país de educação, saúde, trabalho e direitos... etc.... hoje o Brasil representado por suas Elites políticas, Econômicas, etc... terra arrasada, terra de ninguém...... para ser explorada.... expropriada.... submissa, o que levou a destruição de um país, entre aspas, chamado Brasil.......
Virgínia diz tudo,nossa realidade escrachada na cara ,veja a quem servem os políticos ...todos precisam conhecer a origem da pobreza no Brasil e no mundo ....
Gostei dos elementos trazidos na análise, mas sinto falta de pontuar o período anterior à constituição, em que a classe trabalhadora também não tinha direito às políticas sociais. Parabéns pelo canal! Precisamos de difundir e debater ideias!
Que professora dukas! Maravilhooooosa! Não conhecia. Obrigada pelo conteúdo ☺️ Isso não é uma live, é um soco no estômago! Caraca! 'tou bugando aqui. Oloko! E qual seria o caminho para desconstrução disso? O único caminho é a revolta popular legítima? Se sim, lascou-se 😬 Meu falecido pai tinha uma teoria "É fia, pra miorá ainda vai piorá muito...". #meeeeeddddoooo
Sempre me impressiono com a capacidade de exposição crítica de Virgínia Fontes. Sempre profunda (e impertinente, de fato). Uma voz mais que necessária!
Muito gratificante alguém dar voz a abordagens de conceitos que estão corretos mas sendo mal usados de forma maliciosa. Todo mundo é muita gente. O termo igualdade deve almejar a equivalência, não a pasteurização hegemonia de identidade, de cultura, de produtividade. Por uma revisão da essência fumcional dos conceitos, que conservados em estado de má consolidação perpetuam preconceitos.
Conheci vc na entrevista com PHA fiquei impressionada com seu conhecimento, a clareza de idéias e forma concisa de explanar, Desde então vejo suas palestras e entrevistas aqui no You Tube. Parabéns"" Aprendo muito com vc. Esse novo visual lhe caiu muito bem""
Verdade, infelizmente é muito difícil falar sobre determinados temas com a população. Fiz várias tentativas, mas sempre saio frustrada, pois as ideias ditas pela grande mídia são tomada como verdade absoluta.
@@damaresoliveiramoreira7050 eu penso que todos nós minimamente não identificados com essa onda embrutecimento/indignação irritadiça, se pergunta como proceder para "resgatar" pessoas que perderam a razoabilidade ou sei lá que processo que faz com que aceitem que "2+2=5", SE for para os seu ídolos... As vezes nas apresentações do prof. Mascaro, eu quase pego um fiapo de exemplo que podemos puxar e tentar formar uma linha para resgatar algum conhecido... Ainda assim, eu precisaria olhar mais para memorizar e poder tentar,. quando a ocasião chegar!
Poxa, que bela análise. Um ponto de vista oxigenante sobre o Brasil do séc. XXI. Gostaria muito que vocês pudessem falar sobre a (in)habilidade de organização política das classes trabalhadoras. Seremos capazes, nós trabalhadores, de impor ao país as nossas demandas de desenvolvimento que tragam bem-estar social e justiça social ao povo Brasileiro?
Não conhecia a Sra... Como nunca vi ou ouvi nada sobre essa Sra.?? Estou apaixonada.
Excelente video! Minha questão é: Por quanto tempo sobreviveria um governo que ousasse combater de fato a pobreza? E o congresso? Será que aprovaria as medidas? Se com as migalhas dos programas que existiram, as elites já reagiram da maneira mais animalesca possível e pariram isso que está aí...
Que alento, poder ouvir uma voz vocacionada, íntegra e coerente nesta batalha de cegos que se tornou a resistência à salvaguarda da democracia mundial e brasileira.
*Que capacidade espetacular de síntese! Que profundidade e extensão de conhecimento, e que empatia!* 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A entonação de voz é a mesma do início ao fim. Vocabulário simples e objetivo.
Ela é uma verdadeira mestra!
Que explanação perfeita👏👏👏! A própria pobretologia faz com que muitos trabalhadores não consigam receber esse "soco" pra acordar e agir.
Virgínia e boitempo, por favor, dêem continuidade nesse tema propondo uma discussão sobre as definições de direitos sociais e direitos civis. E como podemos caracterizar as lutas por direitos no Brasil desde a ditadura civil-militar até dias atuais nesse contexto do neoliberalismo.
A Professora Virgínia tem uma das características que mais valorizou uma fala didática, clara e cheia de conteúdo e teoria, perfeito
Querida Virgínia Fontes, consegui perceber através do seu vídeo a influência das ideias da economia capitalista na Educação. A ideia de que a culpa da pobreza é do próprio pobre se reflete na Educação que coloca a culpa do fracasso escolar no próprio aluno. Essa ideologia econômica de 1961 se reflete na Educação até hoje.
Aida Paiva E toma de pedagogia do oprimido.
Dakkar66, não é Paulo Freire é história da educação. Em história da educação estudamos de que forma a educação é influenciada pela sociedade, pela política e pela economia. Aprendemos como as partes estão interligadas com o todo e o todo com as partes. Paulo Freire vai se ater no método, na didática, na ideologia que mantém as pessoas no sofrimento. Por isso também a Teologia da Libertação.
Aida Paiva Oi, eu não queria chegar tão longe, mas já que mencionou. Todas estas teorias, que procuram trazer a terra o apocalipse revolucionário com fim da opressão dos servis, só lhes pioram a situação e em nada os prepara para a Realidade. A nossa educação só piora, não obstante o Fundeb só aumenta, a teologia da libertação afastou os cristãos da Igreja Católica, abrindo caminho para as pentecostais. Bom foi para o PT, que teve toda uma base eleitoral formada de graça ( o próprio Lula falou como era importante ter um padre progressista numa cidadezinha) e toneladas de dinheiro desviada. Nem mentes foram educadas, nem almas salvas. Só o joguinho PSDB-PT por 24 anos.
Paulo Freire vai nessa linha
@@dakkar66 qual sua posição? Se preparar para realidade e...?
👏👏👏👏👏👏👏 Que M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!!!
#ForaBolsonaro
O óbvio dito de maneira muito pura, honesta, direta é amplo e forte a fala neste caso.
Essa mulher é muito top👏🏼👏🏼
Minha nossa! Que aula magna foi essa? Todos os cursos de economia precisam se aprofundar nos fios que foram colocados aqui. Gratidão pela partilha.
Virgínia, você é um presente do Céu. Gratidão por suas aulas. É um privilégio ouvi la. Já vou repassar para os amigos. Aulas do mais alto nível, para todos. Vida longa!
Excelente! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Excelente! Eu estava precisando de uma fala igual a essa que me desse força, que me desse coragem além de muita informação. Muito grata, Virgínia Fontes.
Que aula! Obrigada! Apesar desse estarmos nesse deserto recebemos sempre essa lufada de ar fresco!
Me adota Virgíniaaaaa!
Conheço boa parte desse tema mas é impressionante a forma clara, concisa e acachapante que a querida Virginia expõe tema tão imprescindível para reflexão de todos mas sobretudo de várias pessoas até mesmo simpáticas a esquerda. Parabéns!
Obrigado.
Belo discurso 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Eu fui professor de uma faculdade totalmente construída através do FIES. Entrei meio ingênuo, tinha alunos de classes bem populares, o que nunca diminuiu meu compromisso de professor com eles com. Agora, a instituição era limítrofe: infraestrutura absolutamente precária, salários de professor piores do setor (de miséria), RH ineficiente e direção caótica e dinheirista. Ao longo do tempo eu vi que era uma grande armadilha pro bem público: alunos endividados, tirando notas horríveis (tinham escolaridade ultra-deficiente), professores frustrados. Eu comecei a jogar um jogo muito aberto pois não me continha ao falar da gestão e dos esquemas de enriquecimento e endividamento. Ficava dividido entre construir com meus alunos conhecimento e perspectivas melhores, críticas e o nojo que tinha da instituição onde todos éramos vítimas. Enfim, as turmas minguaram, a instituição se desfez com a desaceleração do FIES e eu saí. Alguns de meus alunos saíram com seus diplomas pagos e outros pagam dividas até hoje.. Embora tenha dado tudo o que tinha pra construir conhecimento com eles, dividir experiências e mostrar novas perspectivas, sei que o diploma não vale muito. Vi, no entanto, pessoas mudarem de um ano ao outro. Gente que mal sabia se expressar na norma, começar a escrever bem, estruturar pensamento, ir a museus, analisar obras de arte, montar seminários. Muitos são meus amigos e me emocionam pela determinação, pela garra. Não precisamos de FIES, mas precisamos dar oportunidades reais, pois elas vinham sim. Os brasileiros pobres querem educação, querem crescer, querem aprender, se transformar e têm todas as condições pra isso. Por um ensino público e de qualidade pra todos!
Uma narrativa que se encaixa na experiência vivida, perfeita, o cidadão vai minguando, mas segue na ilusão da ascensão social.
Excelente, muito obrigado!
#ForaBolsonaro #ForaMourão #ForaCapital
Excelente!
Nunca estive a venda! # Forabolsonaro
Parabéns a TV Boitempo pelos temas abordados e professores maravilhosos.
nossa, ela é perfeita!
Excelente
Parabéns
Arthur Ignacio demais!
Excelente explicação Profa. Virginia, de fato é cruel a Barbare imposta pelo Capitalismo a classe trabalhadora, a qual eu faço parte, e sinto na minha vida real as dificuldades que enfrento no cotidiano, aliás não estou sozinha. É cativante escuta-la. 👏👏👏
perfeitamente esquerda antipetista... quando não é o moralismo tosco de Luciana Genro e Randolfe Rodrigues, é essa platitude de que o PT fez governos neoliberais sem qualquer avanço pra classe trabalhadora... a ignorar as condições concretas existentes durante os governos do PT... não entendo marxistas que ignoram as condições materiais em suas análises...
Mulherão!
Perfeita explanação, professora! Seguimos juntos na luta por justiça social e consciência política coletiva.
Estou apaixonado por esta mulher! Senti seu cheiro daqui...LINDA!
Gosto muito das suas falas, grande Mestra Virgínia!
Palmas! 👏👏👏👏. Muito precisa nas palavras, postas nos lugares devidos. Esclarecedor!
Virgínia, você poderia falar sobre a relação entre meio ambiente e o capitalismo no estágio financeirizado atual. Seria interessante abordar como convivem a exploração de recursos naturais de maneira brutal ao mesmo tempo em que há polos no capitalismo que convivem com a ideia de sustentabilidade.
Muito triste tudo isso...😥😥😥
Ouça 1, 2, 3... tantas quantas forem necessárias para, inclusive, se apropriar da retórica, de modo a fazer BOM uso sempre que necessário: praticamente TODOS os dias deste momento desgraçado.
Gratidão pela aula e didática.
Que comunicação arrasadora! Virgínia é fantástica. Obrigado Boitempo!
Parabéns à Virgínia Fontes pela perfeita descrição da realidade na política brasileira, no sistema retrógrado brasileiro
lúcida, exata e necessária como sempre!
Mais uma aula de verdade, dessa vez sobre a falsidade vigente hoje por aqui. Sempre de parabéns, a professora e a Boitempo!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼exato políticas p/manter trabalhadores e pobres no lugar em que o capital nos controle.
Que vídeo!!! As discussões desenvolvidas por Virgínia Fontes no "Conversas Impertinentes" são extremamente necessárias!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
Precisamos de aula de VIRGÍNIA FONTES todos os dias! Por favor, Boitempo!🙏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns Virgínia. Hoje, não vemos mais essas abordagens.
⚘Querida Virgínia, possuidora de um enorme conhecimento, Profa de didática inigualável.
🔸Sempre um presente poder vê-la e ouvi-la, justamente porque trafega nos mais diversos temas fazendo análises críticas que não poupam nada e ninguém.
✔ Entrevista dada a Paulo Henrique Amorim (há 3 anos, no canal do RUclips 'Conversa Afiada'/TV Afiada). Eu assisti. Imperdível.
Vivendo e aprendendo.
Que conhecimento PARABÉNS!! Obrigada Querida
Quanta clareza! Virgínia é fantástica!
Virginia show de bola!
Muito boa!
Virgínia eu concordo com tudo que você falou. Porém eu te desafio a fazer com que a periferia também entenda e concorde com este conteúdo
Até parece que as periferias saberiam quem é MacMamada ou o que ele fazia além de sombra em 69. Abraços
Real e triste Reflexão !!!
Aula de imensa magnitude.
muito bom professora.... fale mais...
Li os comentários: como os desavisados, encantei-me durante alguns minutos. Uma oradora convincente, autoconfiante, cheia de ardis... melhor observar com atenção ; não a própria, mas os fatos em si dos quais se têm registros acessíveis. A história de nivelar por baixo, impacta, né? Uaaau! Mas possivelmente não conduza à verdade inteira. Olho, sempre!!
Como é maravilhoso escutar a mulher que pensa!
Eis que vejo a realidade atual. Gratidão 🙏🏾
Felicissima c o video. Vida longa ao conhecimento
Muita clareza! Muita honestidade em cada sentença falada.
Seu vídeo me "abriu os olhos" para a realidade do que é a política de transferência de renda e outros pormenores de como ocorre a reprodução do capital. Obrigado!!!
Virgínia destrói o discurso ilusionista da “nova economia institucional”, revelando seus reais interesses e projeto de classe, alicerçado no reforço da acumulação de capital e da dominação política.
Grande Virgínia!
Esse ep. do “Conversa” foi nitroglicerina pura! Até Lula e Dilma entraram no chicote! Amei❤️ Parabéns, grande Virgínia👏🏽👏🏽👏🏽
"Lula e Dilma entraram no chicote!", era o CUSTO DA ¿¡GOVERNABILIDADE!? Ladrão bom é aquele que divide entre amigos.
@@panchoviejo6292 Lula talvez não tivesse tanto conhecimento teórico pra entender que um programa como Bolsa Família estava contribuindo com um sistema neoliberal, é aquela coisa ne "quem tem fome tem pressa", claro que a crítica é o pq isso foi um PROGRAMA e não uma POLÍTICA DE DIREITO... Mas existe um abismo entre promover um discurso neoliberal e roubar... Chamar o Lula e Dilma de ladrão é o retrato de quem ainda não conseguiu entender o cenário fascista e neoliberal que estamos!
na verdadebeu acho bem problemático o discurso neoliberal, mas NESSE caso existe sim um abismo entre reproduzir discursos neoliberais e roubar, inclusive a Dilma não foi tirada de lá por ser acusada de corrupção rs.
Olá! Tudo bem? Um dos melhores jornalistas que já conheci.
A professora Fontes é uma força da natureza.
Nossa! A nossa universidade tem vir até o povão . Que show ,vivendo é apresentado, onde s Sra.estava ? Vim descobrí-la hoje aos 68 de idade.
Virgínia , vc é ótima. Parabéns
Muito bom!
Virgínia Fontes, perfeita e necessária!!!
Eu 62 anos.
Hoje chorei vendo crianças chafurdando nos restos da feira e me questionei o motivo da miséria, sempre tive idéia vaga sobre a situação
, desconfiava da tal política. Hoje por coincidência cai nesta aula que abriu a porta. Confesso que estou chorando e com muita dor de estômago, mas obrigado pela aula.
Profa. não esqueça también do #ForaPauloGuedes
Maravilhosa Virgínia. 🔥🔥🔥🔥💪🏾🙏🏽Sempre um tapa na cara . Acorda, povo🇧🇷
Excelente exposição da triste realidade brasileira.
Pobretologia, um assalto à pobreza, uma política de Estado austericida
Além de austericida insana e desumana com novos meios de dominação de mentes
Excelente Professora, estamos num regime feudal, o Brasil de hoje é uma grande Fazenda. Uma das saídas é investir muito...muito Na educação, nas leituras e reuniões políticas e repasse de saberes para as comunidades carentes... pobres e trabalhadores.... para se fazer no futuro uma revolução .... de transformação do Brasil, em uma nação verdadeira, sair do colonialismo, e formar um país de educação, saúde, trabalho e direitos... etc.... hoje o Brasil representado por suas Elites políticas, Econômicas, etc... terra arrasada, terra de ninguém...... para ser explorada.... expropriada.... submissa, o que levou a destruição de um país, entre aspas, chamado Brasil.......
Virgínia diz tudo,nossa realidade escrachada na cara ,veja a quem servem os políticos ...todos precisam conhecer a origem da pobreza no Brasil e no mundo ....
Professora Virgínia Fontes, sempre brilhante! 👏🏽👏🏽👏🏽
perfeito, esse tema muito esclarecedor...Temos que fazer muita luta ainda...
Gostei dos elementos trazidos na análise, mas sinto falta de pontuar o período anterior à constituição, em que a classe trabalhadora também não tinha direito às políticas sociais. Parabéns pelo canal! Precisamos de difundir e debater ideias!
Nossa! Explodiu minha cabeça! Genial!
Ótima fala 👏👏👏
Que aula.
Fiquei em choque! Ela é maravilhosa!
Que professora dukas! Maravilhooooosa! Não conhecia. Obrigada pelo conteúdo ☺️ Isso não é uma live, é um soco no estômago! Caraca! 'tou bugando aqui. Oloko! E qual seria o caminho para desconstrução disso? O único caminho é a revolta popular legítima? Se sim, lascou-se 😬 Meu falecido pai tinha uma teoria "É fia, pra miorá ainda vai piorá muito...". #meeeeeddddoooo
Sempre me impressiono com a capacidade de exposição crítica de Virgínia Fontes. Sempre profunda (e impertinente, de fato). Uma voz mais que necessária!
Muito gratificante alguém dar voz a abordagens de conceitos que estão corretos mas sendo mal usados de forma maliciosa.
Todo mundo é muita gente.
O termo igualdade deve almejar a equivalência, não a pasteurização hegemonia de identidade, de cultura, de produtividade.
Por uma revisão da essência fumcional dos conceitos, que conservados em estado de má consolidação perpetuam preconceitos.
Obrigada Virginia. 😘
Que mulher incrível!
Como é bom ouvir um ser humano maravilhosamente inteligente!
Amei você Virgínia. Que sua voz ecoe pelo nosso Brasil!
Conheci vc na entrevista com PHA fiquei impressionada com seu conhecimento, a clareza de idéias e forma concisa de explanar, Desde então vejo suas palestras e entrevistas aqui no You Tube. Parabéns"" Aprendo muito com vc. Esse novo visual lhe caiu muito bem""
Essa é efetivamente uma palestra esclarecedora! Mas uma visão terrível e que não conseguimos debater na população!
Verdadeira e triste constatação!!!:(
Verdade, infelizmente é muito difícil falar sobre determinados temas com a população. Fiz várias tentativas, mas sempre saio frustrada, pois as ideias ditas pela grande mídia são tomada como verdade absoluta.
@@damaresoliveiramoreira7050 eu penso que todos nós minimamente não identificados com essa onda embrutecimento/indignação irritadiça, se pergunta como proceder para "resgatar" pessoas que perderam a razoabilidade ou sei lá que processo que faz com que aceitem que "2+2=5", SE for para os seu ídolos...
As vezes nas apresentações do prof. Mascaro, eu quase pego um fiapo de exemplo que podemos puxar e tentar formar uma linha para resgatar algum conhecido... Ainda assim, eu precisaria olhar mais para memorizar e poder tentar,. quando a ocasião chegar!
Parabéns professora e obrigado por essa aula maravilhosa.
Bastante esclarecedora. Aprendi um pouco mais.
Brilhante!!!
Mulher maravilhosa
Virgínia, muito obrigado e grande abraço!!
Excelente aula!
Q perfeito!!! Grande aula!!!
Espetacular aula!
aplausos....aplausos... seria cômico se não fosse trágico. que narrativa fantástica.
Que mulher maravilhosa!!!
Poxa, que bela análise. Um ponto de vista oxigenante sobre o Brasil do séc. XXI. Gostaria muito que vocês pudessem falar sobre a (in)habilidade de organização política das classes trabalhadoras. Seremos capazes, nós trabalhadores, de impor ao país as nossas demandas de desenvolvimento que tragam bem-estar social e justiça social ao povo Brasileiro?
Vídeo perfeito
Assisti 2x pra assimilar as citações.. Fantastica 🙂 obrigada.