Fiz uma errata na descrição. O ácido carmínico não é o corante natural da maçã, mas sim as antocianinas. O ácido carmínico é um pigmento vermelho que vem dos insetos utilizados em alguns alimentos, tal como a maçã do amor. Daí veio a minha confusão. Apesar dessa falha, espero que o vídeo consiga explanar um pouco mais sobre as cores de modo mais amplo.
Explicação ninja e fácil também!! Valeu?? Faz um vídeo explicando os elementos faltantes da tabela periódica e se já se tem noção se eles existem mesmo??? Seria um ótimo vídeo!! Concorda??? Espero que consiga!!
Excelente video!! Muito bem explicado! Sempre tive a curiosidade sobre isso! Parabéns! Estou cursando quimica mas pretendo trabalhar com a quimica teórica, quero me especializar nisso!
Química é uma das matérias que eu menos gosto, porém você explica de uma forma que nenhum professor meu chegou perto, você é muito bom cara, tu é necessário, parabéns
Acho que o colega estava se referindo ao canal. E muitas vezes para explicar um aspecto da Química precisamos trazer um embasamento da Física. Na verdade esse tipo de divisão é feita para fins didáticos na escola. A Naturza é uma só.
@@ricardopovoleri9756mas é quase impossível separar da química, eu lembro até hoje da aula que tive de química na faculdade onde aprendemos o princípio de exclusão de Pauli.
"Química é a ciência que estuda a matéria, sua estrutura, propriedades, transformações e as energias envolvidas nesses processos", essa é a definição de química
Opa, o corante da maçã não é o ácido carmínico, e sim a Pelargonidina e a Cianidina, ambos pigmentos do tipo das antocianinas. Elas podem variar suas cores entre tons de vermelho (em meio ácido), roxo (meio neutro) e verde ou azul (meio alcalino). A cianidina, neste caso, é um vermelho mais rosado, e a pelargonidina é um vermelho mais escarlate, alaranjado. Na maçã, que é ácida, ambos estão na forma de cor vermelha e predomina a pelargonidina.
Quanto dinheiro jogamos fora em salas de aulas, quando aqui no RUclips temos pessoas competentes para ensinar de verdade. Parabéns pelo conteúdo pela produção do vídeo, ficou ótimo ❤
Para isso vc tem que usar uma luz que não seja branca nem contenha o vermelho. Mas no caso, por ter outras luzes, vc verá a maçã, mas preta, ao invés de vermelha.
E os objetos no fundo do oceano dentro de um submarino não tem cores ? Qual cores do objeto real ? Como foi feito o experimento pra descobrir tudo isso ?
A cor é o resultado de uma interação que depende inclusive do nosso olho. Os experimentos envolvem espectroscopia cuja as análises graficas não são triviais.
Saberiam informar se existem interferencias positivas e negativas dos picos de onda da cor de um material? Se ocorrem o que vemos é uma media? Sendo aleatoria nao deveria haver uma variaçao do brilho da cor?
Cor é a interpretação do nosso cérebro para algumas das diferentes frequências da irradiação eletromagnética. As cores não existem no mundo real. Qual a cor do rx? Qual a cor dos raios gama?
Em minha interpretação, se um fenômeno físico, químico e biológico "cria" a cor em nosso cérebro, podemos dizer que ela existe ( em nosso cérebro) por mais que não exista fora dele. De fato, a cor é uma radiação eletromagnética interpretada pelo nosso cérebro. Ponto final. Daí pra frente é interpretação. A condição de existência tende mais para uma discussão filosófica do que científica.
Descarga elétrica por meio de diodos. Sem energia elétrica, os átomos não absorvem e nem emitem radiação eletromagnética. Um LED só funciona com uma bateria, certo ? A cor dos LEDs num semáforo não vem de graça rs
Posso está errado,mas eu discordo, creio que teria uma ''cor'' sim, pois quando um elétron que está em volta do núcleo atômico absorve um Fóton com um quantum de energia ele vai pra uma camada mais alta, e quando ele retorna ele emite outro fóton com um quantum de energia e esse fóton teria uma ''cor'' sim ou no espectro visível ou não!
Elétrons tem varias cores, depende de sua energia, na verdade elétrons tem todas as cores possiveis, e emitem também ondas de radio,microondas,ultra violeta,raios x e gama @@danielcanedo6933
Tudo passa pela definição de "COR". Se considerarmos todos os comprimentos de onda como uma cor, mesmo as não visíveis para nós (como o microondas, UV, Gama e X), então você está certo. Átomos só podem absorver luz em frequências específicas correspondentes às diferenças de energia entre seus níveis de energia quantizados. Isso faz com que o átomo pareça ser transparente para algumas frequências de luz (aquelas que ele não absorve) e opaco para outras (aquelas que ele absorve).. Caso refletissem, então teriam uma "cor". Mas de qualquer forma, pela dimensão das partículas subatômicas, nos seria impossível de percebê-la em nosso espectro visível. Apenas fazendo a "gambiarra", como ocorre nos microscópios eletrônicos, mas não refletiria a realidade do que definimos como COR.
@@danielcanedo6933 eles não são cinza na REALIDADE. A REALIDADE é que, por sua dimensão nos é impossível de captarmos ondas visíveis refletidas por eles. Hoje conseguimos "enxergar" estas pequenas estruturas por um artifício que não é completamente pela reflexão da luz visível e sim por feixe de elétrons. Nossos óculos científicos.
Deixa ver se entendi...um átomo isolado não tem cor pq os fótons os atravessa? O fóton não bate nas "paredes" do elétron não? Outra coisa....a partir do momento que o átomo interage seus elétrons com algum estímulo, então a liberação de energia se fará em alguma frequência eletromagnética, certo? Como o argona no estado gasoso parecerá iluminado em violeta, correto?
Amigo, gostaria de retirar uma dúvida sobre cinética química. Eu sei que as reações possuem velocidades diferentes e que essa velocidade depende de vários fatores. Entretanto, a velocidade de uma reação é medido quanto se tem uma grande parte dos reagentes se transformando em produto. O que eu quero saber, é se quando apenas um único reagente, uma única molécula desse reagente reage com outro, mesmo se no nível macroscópico não se manifeste mudanças, acontece de forma instantânea para todas as reações?
Acredito que exista mecanismo para monitorar a velocidade de UMA molécula sim, se essa é a sua dúvida. Só não consigo ver utilidade do ponto de vista prático, já que sistemas reacionais são multiplamente complexos.
@@cienciamapeada mas vc acha que se processa de forma instantânea? Por exemplo, uma reação do ponto de vista global tipo a ionização de um ácido é considerada rápida e uma reação lenta do ponto de vista global, como a oxidação do ferro... Apenas um único reagente quando reage com o outro se dá de forma instantânea, mesmo que a velocidade total no final seja diferente?
Isso se de fato há uma pelo menos possível gravidade, no que diz respeito a terra e ao sistema solar; aparentemente do que conheci e pesquisei, tudo o que citam que é proveniente da gravidade, na verdade é proveniente do eletromagnetismo ou magnetismo. Talvez outras pessoas, como isaack Newton acreditavam que possivelmente a chamada 'gravidade' é um tipo de magnetismo ou força eletromagnética, embora não conhecessem um conceito formal de eletromagnetismo, provavelmente compreendiam seus efeitos.
@@georgyzhukov3901 se fosse EM a maioria dos físicos já teria abandonado a gravidade. Existe todo um estudo sobre os fenômenos elétricos e magnéticos, com contribuições de vários físicos que passaram suas vidas estudando esses tópicos, já teriam notado se os fenômenos gravitacionais fossem eletromagnéticos.
@@georgyzhukov3901 Como o eletromagnetismo se aplicaria a queda dos corpos ou movimento orbital dos astros ? Existe pelo menos uma análise quantitativa disto ?
Cara agr faz um quarz tem cor eu criei um personagem que e feito de quarz estranho no caso ele e verde e brilha um pouco fazer dos quarz e quarz strange iria me ajudar MT:) na vdd deixar seria a mesma coisakkk
Não consigo conceber essa definição de cor. Não vemos a cor aqui nos nossos olhos, mas sim lá no objeto. Se um objeto não tem cor, como a tela do computador consegue nos mostra a cor? Que cor teriam os objetos então?
Vc falou de duas coisas diferentes: a cor dos ledes é proveniente da energia elétrica. Sem energia elétrica, ela não existe. Mas objetos tais como abordados no vídeo refletem radiação que os seus olhos interpretam como cor. Te pergunto: se um objeto tem uma cor, por que não conseguimos a enxergar no escuro? Isto é, com ausência de luz.
Não seria propriamente uma ilusão, porque por trás do fenômeno da cor existem coisas reais que dão suporte para que se manifeste assim ou assado. - Mas o fato de que vemos em tal faixa de onda e que tal e tal pedaço dessa faixa tem uma cor específica; isso depende da nossa potência visiva. Ou seja, o que vê são os olhos. Nesse sentido é determinado por eles; mas nem por isso é ilusão. - Assim como um daltônico, por problema, vê as cores de modo diferente. -- Ilusão seria se não houvesse nada que desse suporte na realidade a essa percepção.
"A cor preta não existe. ?" Existe sim. Se não existisse, não a veríamos e daríamos o nome dela de preto. O correto a se falar é: A cor preta que vemos em um objeto é o resultado da ausência de reflexão das ondas do espectro visível.
Kkk a cor preta não existe. Chega de internet por hoje. O que não existe é a possibilidade de não existirem cores, é inconcebível as não-cores e um objeto sem cor, os objetos transparentes tomam a cor do objeto seguinte. Existem cores nos átomos e nas coisas, mas que são diferentes das que vemos, isso não significa que as cores nao existem nos átomos, porque se não existirem neles não existirão em lugar algum. As cores são uma propriedade das coisas, não ondas das coisas. As ondas se referem a percepção das cores, não próprio as próprias cores.
@@franciscoduarte1925 A cor é uma propriedade das coisas. Não são ondas, as ondas criam somente o reflexo delas no pensamento. Existem coisas sem cores, por isso vemos através delas, mas isso não significa que as cores sejam ondas.
Fiz uma errata na descrição. O ácido carmínico não é o corante natural da maçã, mas sim as antocianinas. O ácido carmínico é um pigmento vermelho que vem dos insetos utilizados em alguns alimentos, tal como a maçã do amor. Daí veio a minha confusão. Apesar dessa falha, espero que o vídeo consiga explanar um pouco mais sobre as cores de modo mais amplo.
Que bom que vc fez esta observação. Gratidão
8:08 lá ele
Estado excitado ? Essa foi uma das poucas partes em que não fiz zoeira, embora tenha me segurado mt para manter a seriedade após a informação 😂
Explicação ninja e fácil também!! Valeu?? Faz um vídeo explicando os elementos faltantes da tabela periódica e se já se tem noção se eles existem mesmo??? Seria um ótimo vídeo!! Concorda??? Espero que consiga!!
Se esse comentário chegar a 100 likes, eu faço. Que comecem os jogos. Rs
@@cienciamapeada Tomara que chegue porque o Canal merece e a ciência é pra todos!! Você é 1000!!
Esse vídeo chegou aqui e já me deu um excelente insight para um experimento que vou fazer de neurociência! Obrigada!! Esse canal é demais.
Ótima aula. Obrigado pelas informações.
Excelente video!! Muito bem explicado! Sempre tive a curiosidade sobre isso! Parabéns!
Estou cursando quimica mas pretendo trabalhar com a quimica teórica, quero me especializar nisso!
Video muito bom, continue com o trabalho pfvr
Química é uma das matérias que eu menos gosto, porém você explica de uma forma que nenhum professor meu chegou perto, você é muito bom cara, tu é necessário, parabéns
Na verdade isso é física não química
Acho que o colega estava se referindo ao canal. E muitas vezes para explicar um aspecto da Química precisamos trazer um embasamento da Física. Na verdade esse tipo de divisão é feita para fins didáticos na escola. A Naturza é uma só.
@@ricardopovoleri9756mas é quase impossível separar da química, eu lembro até hoje da aula que tive de química na faculdade onde aprendemos o princípio de exclusão de Pauli.
"Química é a ciência que estuda a matéria, sua estrutura, propriedades, transformações e as energias envolvidas nesses processos", essa é a definição de química
Opa, o corante da maçã não é o ácido carmínico, e sim a Pelargonidina e a Cianidina, ambos pigmentos do tipo das antocianinas. Elas podem variar suas cores entre tons de vermelho (em meio ácido), roxo (meio neutro) e verde ou azul (meio alcalino). A cianidina, neste caso, é um vermelho mais rosado, e a pelargonidina é um vermelho mais escarlate, alaranjado. Na maçã, que é ácida, ambos estão na forma de cor vermelha e predomina a pelargonidina.
Vc tem razão, farei uma errata assim que possível. Obg pelo comentário.
Muito bom, parabéns pelo video, tem tudo para crescer na plataforma!
Mt obrigado meu caro
Bom demais, melhor canal de ciência do youtube!!
Top!!!
Parabens pela didática e criatividade!👏👏👏
A relação das cores junto com os espectros de UV e o círculo ficou muito didático. Parabéns pelo excelente vídeo.
A qualidade só melhora
por favor mano, nunca para
Que louco, parabéns pelo ótimo vídeo.
Estudando física acabei me deparando com química (novo desafio).
Excelente explicação a Tua aula.
Muito bom vídeo ! Parabéns !
Deus abençoe você
Quanto dinheiro jogamos fora em salas de aulas, quando aqui no RUclips temos pessoas competentes para ensinar de verdade. Parabéns pelo conteúdo pela produção do vídeo, ficou ótimo ❤
Além do tempo
@@umjoaoqualquer9482exatamente! em 10 minutos no RUclips, você aprende mais do que em 10 aulas na escola!
Kkkk com certeza.
Então se eu entrar numa sala sem incidência de luz do sol, e iluminar uma maçã sem o comprimento de onda do vermelho, ela não vai ser vista?
Para isso vc tem que usar uma luz que não seja branca nem contenha o vermelho. Mas no caso, por ter outras luzes, vc verá a maçã, mas preta, ao invés de vermelha.
E os objetos no fundo do oceano dentro de um submarino não tem cores ? Qual cores do objeto real ?
Como foi feito o experimento pra descobrir tudo isso ?
A cor é o resultado de uma interação que depende inclusive do nosso olho. Os experimentos envolvem espectroscopia cuja as análises graficas não são triviais.
Belíssimo vídeo.
muito legal super video;;;
Saberiam informar se existem interferencias positivas e negativas dos picos de onda da cor de um material? Se ocorrem o que vemos é uma media? Sendo aleatoria nao deveria haver uma variaçao do brilho da cor?
Sim, ocorre. O próximo vídeo eu falrei um pouco sobre isso.
Cor é a interpretação do nosso cérebro para algumas das diferentes frequências da irradiação eletromagnética.
As cores não existem no mundo real.
Qual a cor do rx? Qual a cor dos raios gama?
Em minha interpretação, se um fenômeno físico, químico e biológico "cria" a cor em nosso cérebro, podemos dizer que ela existe ( em nosso cérebro) por mais que não exista fora dele. De fato, a cor é uma radiação eletromagnética interpretada pelo nosso cérebro. Ponto final. Daí pra frente é interpretação. A condição de existência tende mais para uma discussão filosófica do que científica.
Então é possível saber qual a côr de uma molécula apenas olhando sua estrutura atômica?
Sim, por meio do seu espectro de absorção.
Numa água neutra, quais das substâncias, adicionadas em igual quantidade, possui a capacidade de mudar mais o pH: CO2 ou NH3?
Muito interessante. Deixei o humilde like para ajudar o canal a crescer e também porque o vídeo é bom. 😊
Muito obrigado meu caro.
Vc poderia facilitar pra gente colocando os vídeos sugeridos no card
verdade! Tens razão. Acabei de fazer isso
@@cienciamapeada valeu! 😁
Vídeo muito bom, mas podias estar a partilhar as referências usadas para o estudo?
Está na descrição do vídeo meu caro
Como o senhor explica o Lede que só emite a cor verde a noite sem a presença de luz ?
Descarga elétrica por meio de diodos. Sem energia elétrica, os átomos não absorvem e nem emitem radiação eletromagnética. Um LED só funciona com uma bateria, certo ? A cor dos LEDs num semáforo não vem de graça rs
Parabéns.. muito bom..
Posso está errado,mas eu discordo, creio que teria uma ''cor'' sim, pois quando um elétron que está em volta do núcleo atômico absorve um Fóton com um quantum de energia ele vai pra uma camada mais alta, e quando ele retorna ele emite outro fóton com um quantum de energia e esse fóton teria uma ''cor'' sim ou no espectro visível ou não!
Se for ver os elétrons são cinza na realidade...
Elétrons tem varias cores, depende de sua energia, na verdade elétrons tem todas as cores possiveis, e emitem também ondas de radio,microondas,ultra violeta,raios x e gama
@@danielcanedo6933
Tudo passa pela definição de "COR". Se considerarmos todos os comprimentos de onda como uma cor, mesmo as não visíveis para nós (como o microondas, UV, Gama e X), então você está certo. Átomos só podem absorver luz em frequências específicas correspondentes às diferenças de energia entre seus níveis de energia quantizados. Isso faz com que o átomo pareça ser transparente para algumas frequências de luz (aquelas que ele não absorve) e opaco para outras (aquelas que ele absorve).. Caso refletissem, então teriam uma "cor". Mas de qualquer forma, pela dimensão das partículas subatômicas, nos seria impossível de percebê-la em nosso espectro visível. Apenas fazendo a "gambiarra", como ocorre nos microscópios eletrônicos, mas não refletiria a realidade do que definimos como COR.
@@danielcanedo6933 eles não são cinza na REALIDADE. A REALIDADE é que, por sua dimensão nos é impossível de captarmos ondas visíveis refletidas por eles. Hoje conseguimos "enxergar" estas pequenas estruturas por um artifício que não é completamente pela reflexão da luz visível e sim por feixe de elétrons. Nossos óculos científicos.
Deixa ver se entendi...um átomo isolado não tem cor pq os fótons os atravessa? O fóton não bate nas "paredes" do elétron não?
Outra coisa....a partir do momento que o átomo interage seus elétrons com algum estímulo, então a liberação de energia se fará em alguma frequência eletromagnética, certo? Como o argona no estado gasoso parecerá iluminado em violeta, correto?
Simplesmente incrível
Muito bom
Sempre gostei de Química e ciência em geral. Mas confesso que nunca me aprofundei por ter medo de ser muito complicado.😢
MINDBLOWIN! 🤯
Amigo, gostaria de retirar uma dúvida sobre cinética química. Eu sei que as reações possuem velocidades diferentes e que essa velocidade depende de vários fatores. Entretanto, a velocidade de uma reação é medido quanto se tem uma grande parte dos reagentes se transformando em produto. O que eu quero saber, é se quando apenas um único reagente, uma única molécula desse reagente reage com outro, mesmo se no nível macroscópico não se manifeste mudanças, acontece de forma instantânea para todas as reações?
Acredito que exista mecanismo para monitorar a velocidade de UMA molécula sim, se essa é a sua dúvida. Só não consigo ver utilidade do ponto de vista prático, já que sistemas reacionais são multiplamente complexos.
@@cienciamapeada mas vc acha que se processa de forma instantânea? Por exemplo, uma reação do ponto de vista global tipo a ionização de um ácido é considerada rápida e uma reação lenta do ponto de vista global, como a oxidação do ferro... Apenas um único reagente quando reage com o outro se dá de forma instantânea, mesmo que a velocidade total no final seja diferente?
👏👏👏
Muito bom!
Um átomo é invisível a olho nu. Invisível é incolor.
Muito bom parabéns ❤
Como é o comportamento da gravidade no nivel subatômico? É uma curiosidade que tive
A gravidade é basicamente irrelevante a nível subatômico, pois existem outras forças maiores neste contexto que prevalecem sobre ela..
Isso se de fato há uma pelo menos possível gravidade, no que diz respeito a terra e ao sistema solar; aparentemente do que conheci e pesquisei, tudo o que citam que é proveniente da gravidade, na verdade é proveniente do eletromagnetismo ou magnetismo. Talvez outras pessoas, como isaack Newton acreditavam que possivelmente a chamada 'gravidade' é um tipo de magnetismo ou força eletromagnética, embora não conhecessem um conceito formal de eletromagnetismo, provavelmente compreendiam seus efeitos.
@@georgyzhukov3901 se fosse EM a maioria dos físicos já teria abandonado a gravidade. Existe todo um estudo sobre os fenômenos elétricos e magnéticos, com contribuições de vários físicos que passaram suas vidas estudando esses tópicos, já teriam notado se os fenômenos gravitacionais fossem eletromagnéticos.
@@georgyzhukov3901 Como o eletromagnetismo se aplicaria a queda dos corpos ou movimento orbital dos astros ?
Existe pelo menos uma análise quantitativa disto ?
Cara agr faz um quarz tem cor eu criei um personagem que e feito de quarz estranho no caso ele e verde e brilha um pouco fazer dos quarz e quarz strange iria me ajudar MT:) na vdd deixar seria a mesma coisakkk
Video toppp
Não consigo conceber essa definição de cor. Não vemos a cor aqui nos nossos olhos, mas sim lá no objeto. Se um objeto não tem cor, como a tela do computador consegue nos mostra a cor? Que cor teriam os objetos então?
Vc falou de duas coisas diferentes: a cor dos ledes é proveniente da energia elétrica. Sem energia elétrica, ela não existe. Mas objetos tais como abordados no vídeo refletem radiação que os seus olhos interpretam como cor. Te pergunto: se um objeto tem uma cor, por que não conseguimos a enxergar no escuro? Isto é, com ausência de luz.
"cor" para que tipo de olho? kek
Puta merda q canal bom
Vi no Google que o quarks dos prótons e dos neutrons tem cores vermelhos e azul 🤔
Apenas pra identificarmos...
.
gênio
então a cor é uma ilusão e nenhum objeto tem cor? já que a cor não seria uma propriedade de um objeto mas sim como ele interage com a luz
Nesta definição, sim. É isso.
Não seria propriamente uma ilusão, porque por trás do fenômeno da cor existem coisas reais que dão suporte para que se manifeste assim ou assado. - Mas o fato de que vemos em tal faixa de onda e que tal e tal pedaço dessa faixa tem uma cor específica; isso depende da nossa potência visiva. Ou seja, o que vê são os olhos. Nesse sentido é determinado por eles; mas nem por isso é ilusão. - Assim como um daltônico, por problema, vê as cores de modo diferente. -- Ilusão seria se não houvesse nada que desse suporte na realidade a essa percepção.
"A cor preta não existe. ?" Existe sim. Se não existisse, não a veríamos e daríamos o nome dela de preto. O correto a se falar é: A cor preta que vemos em um objeto é o resultado da ausência de reflexão das ondas do espectro visível.
O problema é que a cor preta vc não vê...
10m de vídeo cara, alguém da o resumo ai, tem ou não tem?
Até mesmo virus são tão pequenos que não tem cor.
Isso é desinformação. Nós possuimos observações diretas de vírus, ou seja, obviamente a luz interage com os vírus
NÃO TEM COR
Kkk a cor preta não existe. Chega de internet por hoje. O que não existe é a possibilidade de não existirem cores, é inconcebível as não-cores e um objeto sem cor, os objetos transparentes tomam a cor do objeto seguinte. Existem cores nos átomos e nas coisas, mas que são diferentes das que vemos, isso não significa que as cores nao existem nos átomos, porque se não existirem neles não existirão em lugar algum. As cores são uma propriedade das coisas, não ondas das coisas. As ondas se referem a percepção das cores, não próprio as próprias cores.
Você não entendeu nada!
@@franciscoduarte1925 A cor é uma propriedade das coisas. Não são ondas, as ondas criam somente o reflexo delas no pensamento. Existem coisas sem cores, por isso vemos através delas, mas isso não significa que as cores sejam ondas.
Vou fixar seu comentário no topo pq acho que vc precisa assisti-lo novamente rs
Pare de usar drogas
@@cienciamapeada Verdade.