Dra. seus videos sao excelentes e sua didatica de expricação é compreendida... Minha amiga, ha 15 anos passados, cheguei a uma cidade do sertão e, primeiramente passei a morar em casa de aluguel. Existia um bairro discriminado pela cidade, pelo alto numero de bandidos que moravam naquele local, mas, que a Prefeitura ja havia doado varios terrenos naquela localidade e os beeficiado nem se quer ocuparam os terrenos . por ser uma área abandonada e quase deserta, nao parecia ser uma area urbana e sim Rural. Me deparei naquela área com uma senhor que tinha uma grande horta, em uma area de aproximadamente 100x40mts. e ao conversar com ele, ele me ofereceu e eu comprei essa área a ela. mas nao sabia que ali eram os lotes que teriam sido doados pela prefeitura e que foram abandonados... Com nova administração de Prefeitura, novas mediçoes nessa área foram feitas e o pagamento de IPTU foram destinados a minha área, em meu nome, mas ainda nao transferi esses lotes para o meu nome na Prefeitura. PERGUNTA: POSSO FAZER A AVERBAÇÃO DESSE CONTRATO DE COMPRA E VENDA, EM CARTORIO, ANTES DE IR A PREFEITURA? Antecipadamente agradecido!
QUANDO ENCONTRAMOS UM(A) ADVOGADO(A) QUE SE INTERESSA COM SEUS CLIENTES, OU RESIDIMOS LONGE OU ESTAMOS SEM RECURSOS ! MAS É BOM SABER QUE AINDA TEMOS BONS PROFISSIONAIS !
Dra. Conto minha historia. Em 1998, comprei um apartamento por contrato gaveta (segunda gaveteira). O primeiro gaveiteiro, me passou o imovel através da compra desse imovel e foi feito um contrato de compra e venda particular em cartorio. Tenho os seguintes documentos: Primeira escritura publica de compra e venda ( referente transacao entre o primeiro dono que tem o finaciamento junto com a instituicao com o primeiro gaveteiro), tenho a segunda escritura compra e venda (esse ja contrato de gaveta) e a procuracao do primeiro dono para o primeiro gaveteiro. Tenho a escritura de compra e venda particular em cartorio, onde o primeiro gaveteiro me vende o apartamento e foi feito o segundo contrato gaveta, onde temos uma proccuracao publica que traspaso o poder junto com a procuracao do primeiro dono. Desde 1998 até o momento ja se passaram 23 anos. Eu e minha mae somente temos esse apartamento onde moramos. O primeiro proprietario ( que tem o nome legal da hipoteca do imovel faleceu), porém esse imovel nao foi inlcuido como inventario, porque ja nao era mais considerado como patrimonio da familia, pois ja tinham vendido para o primeiro gaveteiro. Inclusive nao consta desde 1998 no imposto de renda do falecido. Desde 1998, esse imovel consta declarado no meu imposto de renda e no imposto de renda da minha mae. No momento, o imóvel se encontra quitado, todas as parcelas foram pagas, porém sabemos que a primeira procuracao ja nao tem valor, pois o proprietario ja faleceu. A ex esposa do falecido, que é advogada, se fez de desentendida e alega que somente se lembra do primeiro gaveteiro e nao me parece esta disposta a autorizar a regularizar a escritura desse imovel, o que me deixou muito insegura e com medo de perder o unico imovel que temos. Minha mae é uma senhora idosa, e nao sei como fazer para regularizar a escritura desse imóvel, estou muito angustiada porque seria muito injusto perder o imóvel para a ex esposa do primeiro propietrario. Pois ela ja tinha recebido o valor da venda do imovel para o primeiro gaveteiro, ou seja, desde antes de 1998, ja nao deveria ter direito a esse imóvel e considerando que eu e minha mae ( que somos o segundo gaveteiros) fomos as pessoas que pagaram todas as parcelas de finaciamento e residentes desse apartamento desde 1998. ( temos como comprovar as cotas pagas, contas de luz, agua etc). como podemos regularizar esse imovel de contrato gaveta, caso a ex esposa do falecido, nao cumpra com o estabelecido no contrato gaveta? por processo de usucapiao?
Estou comprando um ágio parcelado registrados no cartório assumindo as parcelas.mais o contrato só vem pro meu nome quando quitar as parcelas do ágio. Apegunta...pra mim é suguro fazer esse negócio?
Olá! Lendo hj seu comentário, dois anos depois, fiquei curioso pra saber se teve alguma atualização ou desfecho, pois vivo uma situação semelhante. Obrigado.
Minha mãe na época comprou um terreno junto com a amiga, e o corretor fez um contrato de gaveta em meu nome, q eu tinha parte do terreno na frente, e ela o fundo , nunca precisei usar o terreno, 20 anos depois ,ela (amiga) e família tomaram posso do terreno e dizem os vizinhos q ele conseguiu tirar escritura do terreno inteiro , ou seja tomei um olé.....advogado caríssimo ,mais caro do q a parte do meu ex terreno , deixei pra lá, Deus tudo vê,tudo controla, mas ficou a experiência 🙏
Mais no caso de registrar assinatura no cartório ? Aí fica mais seguro, só foi dito de um lado do contrato sem registro em cartório, mais o ideal é reconhecer firma no cartório para o contrato ser válido judicialmente.
Justamente isso se as duas partes reconheceram firma em cartório e assinaram um contrato de compra e venda o banco tem que dar direito sim a quem comprou e terminou de pagar o imóvel, eu penso assim.
Esclarecedor!! Vendo os comentários do pessoal, cheguei a uma conclusão, na minha opinião isso da muito problema. Tem muitos riscos. Para mim não serve. Mas gostei do canal parabéns!!
COMPRAR REPASSE É A MAIOR ROUBADA E A MANEIRA MAIS FÁCIL DE CAIR NESSE GOLPE É ACREDITAR EM CORRETOR BANDIDO E MENTIROSO CUIDADO "O CARA SE ILUDE ACHAMDO QUE COM 30 OU 40 MIL TA COMPRANDO UMA CASA,SE LIGUEM"SENO TITULAR DO FINANCIAMENTO FALECER A FAMILIA TOMA O IMOVEL COMPRADO EM REPASSE
Boa tarde Doutora Ísis, muito obrigado pelas suas explicações e com tudo nos ajudando sempre, é muito bom saber que temos pessoas maravilhosas assim como a Senhora, mais uma vez muito obrigado e que Deus á proteja sempre...
No caso de fazer com família é bom. Vou fazer com meu irmão
Год назад+2
O Contrato por si só, PROVA que a venda foi feita e o vendedor recebeu o valor pela venda? E quando a desistência da negociação por parte do COMPRADOR já falecido, os herdeiros podem usar esse Contrato como PROVA de posse do imóvel?
Boa noite so do Ceará queria uma ajuda comprei uma casa de um amigo a casa e da ceixa financiada estava pegando no nome dele ai ele faleceu tenho o contrato de gaveta ai a caixa falou quer não vai mais receber as parcela e vai tuma a casa de mim eu dei um carro no valor de 30 mil e uma casa pequena no valor de 60 mil estou muito preucupado cem dormi como fa para resolver por favor
Se o titular faleceu o imóvel está quitado a caixa não pode tomar o imóvel de você , se os herdeiros não estão reivindicando, porque isso ? Procure um advogado especialista em direito imobiliário, tem como registrar um imóvel que só tem contrato de gaveta , temos mais de 30 meios de usucapião, boa sorte .
Boa tarde Dr Isis meu cunhado comprou 83/do terreno ficou o restante entre herdeiros sendo q um é incapaz e não temos nenhum doc hj meu cunhado nunca fez inventário e vai querer no expulsar daqui sem direito nenhum
Oi,boa tarde.Dra comprei no interior em Belo Horizonte três granjas de terra que faz parte de uma fazenda onde os três donos que são irmãos ( foi dividido entre três )diversas pessoas compraram e construíram ,fizemos a negociação num cartório da cidadezinha, me oriente por favor....sou do Rio de janeiro (Simone). abraço
Olá. Pela sua pergunta parece-me que seus irmãos fizeram um chacreamento para vender partes da fazenda. sendo assim deve verificar se está legalizado perante a prefeitura e cartório da cidade.
@@MariaCarvalho-xs8fw É um negócio arriscado. Não dá para responder com exatidão sem conhecer as partes envolvidas e o grau de credibilidade que existe entre o vendedor e você.
Boa noite, eu estou gostando muito dos seus vídeos. No meu caso, eu estou querendo comprar uma casa com contrato de gaveta porque os juros que o atual proprietário paga são muito baixos e se eu fizer um novo financiamento em meu nome o valor vai ser três vezes maior. Como eu posso fazer um contrato desse com maior segurança possível?
ela respondeu no video todo... existem riscos, vc decide se vai corre-los ou não. Não existe essa segurança que vc deseja. ou coloca no SEU nome e refaz o financiamento no SEU nome..ou...arca com os riscos. não tem almoço grátis.
Bom dia possuo um imóvel que está no contrato de gaveta,porém hoje em dia sou divorciada ,tenho tres filhos gostaria de deixar para meus filhos o que devo fazer?
E quando o terreno é invadido e só tem esse contrato de compra e venda e válido....meus irmãos invadiram um terreno aí meu pai me deu um pedaço e agora ele quer me tirar daqui falando que o terreno e dele o que eu faço?
Seu vídeo é repleto de excelentes informações. Apenas para sanar uma dúvida: o "contrato de gaveta" é documento hábil para instruir ação reivindicatória de imóvel, além da mora do possuidor?
Existe alguma forma de no momento da compra com contrato degaveta, garantir a segurando para quem compra, caso o vendedor venha a morrer? Sabrndo que os herdeiros podem reinvindicar o imóvel como herança?
Deve realizar um contrato bem redigido prevendo essa situação; registrando o contrato no cartório de títulos e documetos e arcar com o pagamento do financiamento. Assim terá um pouco mais de garantia se houver discussão judicial.
Gratidão pelo vídeo TENHO UM APTO QUE COMPREI COM CONTRATO DE GAVETA TUDO FOI QUITADO E A CAIXA PASSOU O DOCUMENTO PARA O COMPRADOR PORÉM NÃO TENHO DINHEIRO SUFICIENTE PARA PAGAR A TRANSFERÊNCIA MORO NELE HÁ 40 ANOS ESTOU IDOSA DEIXAREI 4 FILHOS O QUE POSSO FAZER COM ISSO? O CONTRATO FOI ASSINADO NUM CARTÓRIO COM TESTEMUNHAS POR FAVOR,ME AJUDE
@@SEUDIREITOonline É esse o problema Para passar para o meu nome requer uma quantia de dinheiro E eu vivo da minha aposentadoria Qdo comprei veio o dinheiro e paguei só proprietário Continuei pagando as prestações até ser quitado com a liberação de 5 anos Uma vitória Que Deus me deu
No meu caso foi assim o comprador faleceu que é meu avô ele comprou terreno 1987 com contrato de gaveta porém o proprietário quer de volta o terreno depois praticamente 30 anos, alegando meu avô falecido não falou a 30 anos atrás, já, está marcado audiência estou mto anciosa vc acha causa ganha? Moramos aqui 30 anos, meu advogado entrou com uso capitão
Olá. Gostaria que me auxiliasse, por favor. Eu herdei uma chácara por parte de pai. Essa chácara ainda está no nome do meu avô, também falecido, mas ela já foi dividida entre os 4 irmãos (incluindo o meu pai), em 4 pedaços grandes iguais, sendo que cada um toma conta de tais partes (com muros e tal). Já me explicaram que seria possível eu vender essa parte dele, que agora é minha, através de um contrato de gaveta, haja vista ainda não ter sido feito o inventário do meu avô, e os próprios irmãos dividiram e estão com suas partes de maneira “não oficial”. Gostaria de saber se isso é possível e se há algum risco para mim em vender através dessa modalidade de gaveta, numa hipótese em que o comprador pagasse a vista. Obrigado desde já!
Olá. É um risco não somente pra você, mas principalmente para quem comprar. Caso aconteça um problema futuro com outro herdeiro essa venda poderá ser anulada. A melhor maneira é realizar o inventário, em seu pai fazer a doação em cartório para você. Assim, esse imóvel será seu e poderá ser vendido sem qualquer preocupação.
Ótimo vídeo , mas a dúvida é se eu comprei uma casa no contrato e foi a vista e quitei toda a dívida de IPTU e água da casa , mas antiga dona venha a falecer ? Ainda a família dela tera direitos a fazer um inventário ?
Boa noite doutora vou explicar meu caso Comprei um terreno com um sócio 5×25 para cada um depois de 6 anos apareceu um dono comprei em uma imobiliária descobri que a imobiliária vendeu este terreno falsificou a procuração no mato grosso fizemos escritura até registramos meu lado e o lado do sócio o dono que apareceu entrou na justiça e o juiz anulou a escritura aí fizemos acordo no fórum e pagamos de novo o mesmo terreno Minha dúvida é tem como nós conseguimos fazer escritura de novo com menor custo ou teremos que pagar normal Eu falo porque pagamos tbi registramos escritura foi cancelado . não tivemos nenhum respaldo o que fazer
Bom dia, professora! Meu nome é Sandra. Tenho uma amiga que está vendendo um terreno. Este terreno está no nome da mãe dela(pai já faleciido) ocorre que a mãe está precisando deste dinheiro para pagar 2 enfermeiros que cuidam dela. O terreno mão tem registro, apenas a planta e a posse há mais de trinta anos... como ela te urgência de vender, apareceu um comprador que irá dar um sinal coma venda do apto dele)e pagar o restante em 6 parcelas. A minha dúvida é que eu posso redigir este contrato diretamente da mãe de 80 anos sóbria, tem dois filhos (anuentes a venda). Ela poderá passar a posse diretamente ao comprador? Ou tem que ser feito o contrato só no nome dela? Ou no nome dos três. Lembrando que este terreno não entrou no inventário do pai falecido em 2019. Quero ressaltar tb que só existe a planta e nenhum dcto de posso lavrado em cartório. Será uma venda de posse, onde o comprador irá aguardar o tempo determinado para requer a posso dele e assim registrar. Lembrando que no terreno tem um imóvel construído mas está deteriorado, então estamos vendendo apenas o terreno. Como posso redigir este contrato de modo que nao haja risco para minha cliente? Pois por haver uma construção inabitável (risco) tenho medo dele dps alegar o vício. Este contrato pode ser em nome da mãe e dos filhos, ou somente tem que constar a anuência deles? Saliento que este imovel nao conta registro e nem cobranca de IPTU, nunca foi paga nenhum tipo de tributo ao municipio. Preciso fazer um contrato entre eu e o vendedor? Posso fazer um contrato de gaveta até que o comprador tenha o tempo legal para requerer a posse? Posso fazer uma nota promissória com o restante das parcelas(isso dá garantia legal ao vendedor?) por favor tire minhas dúvidas, sou bacharel em direito e dou assessoria jurídica qdo aparece, tenho 3 filho a pequenos, muito difícil estudar para ordem, mas continuo tentando... Meu email sandra2018resende@gmail.com. obrigada! Sua aula foi muito esclarecedora pra mim, excelente!!!!
Olá. Quanto ao ágio é simplesmente um valor a mais, solicitado por uma imobiliária, construtora ou até mesmo pessoa física, no processo de venda de um bem imóvel quando existe uma oferta menor que uma demanda.
@@SEUDIREITOonline queria saber no caso de comprar esse apto por sessão... O esposo morreu ...o apto que quitado... porém tem filha menor ... A esposa está vendendo..nao fez inventário...vai vender por sessão de direito... A gente pagaria o restante das parcelas e o q já foi pago seria a vista.. Só q não transfere ainda ... Só quando quitar...
Preso não, mas poderá ficar com seu nome negativado. Contudo, é possível pedir a anulação do contrato. Já postei um vídeo sobre otema e deixo o link abaixo: ruclips.net/video/67bkI8S4YMs/видео.html
E os apartamentos da COHAB eles estão passando a procuração para o comprador e em cartório mais ainda falta 3 anos para quitar quem comprou vai ter dificuldades para pegar escrituras ?
A Cohab permite que o mutuário faça a transferência do financiamento do seu imóvel para outra pessoa, mas apenas dentro de certas condições impostas pela companhia.
Boa tarde. Tenho uma dúvida! Eu vendi o ágio do meu apartamento onde o financiamento ficou no meu nome e o comprador assumiu as parcelas, mas eu fiz um contrato que foi reconhecido firma no cartório, fiz uma procuração dando a ele plenos poderes pelo prazo de 5 anos, e tanto no contrato quanto na procuração ele tem a obrigação de transferir esse imóvel para o nome dele. Em contrato consta que caso ele atrase 3 prestações ele perderia o direito ao imóvel e o valor dado a título de ágio, e seria feita a rescisão do contrato. Esse comprador vendeu o imóvel a um terceiro sem me comunicar, e esse terceiro comprador está com três parcelas atrasadas. Gostaria de saber se eu tenho respaldo jurídico e se eu consigo pegar meu imóvel de volta? Como deve fazer?
@@SEUDIREITOonline Você é maravilhosa! muito obrigada por me responder! Vou providenciar isso então! Meu medo é o fato de ter passado a ele uma procuração de posse, irrevogável, com validade de 5 anos. Sendo assim, tenho que entrar na justiça pra pedir a reintegração de posse do imóvel? Sei que não tem ninguém no apartamento faz um tempo, ninguém sabe onde ele está, parece que ele está pra fora do Brasil.
Olá Dra. Ísis, conheci o pai de meu filho aos 15 anos, aos 19 anos fomos morar juntos, aos 30 anos oficializamos união , dois anos depois nos divórciamos, isso no ano de 2017,devido a um acúmulo de coisas. Novembro de 2020 ele faleceu, dei entrada no inventário pois temos um filho menos de 11 anos. A dúvida é que durante o período em que vivi com ele, eu adquirir um investimento para o terreno onde morávamos, bem esse que faz parte do inventário, só que as parcelas começaram a ser cobradas final do ano passado. E não sei o que fazer, pois havia um acorde de ele pagar, já que o beneficiário era ele. Infelizmente não foi registrado em documentos. A dívida está em meu nome, foi um investimento rural para água de poço profundo, o que devo fazer ??
O que acontece caso o comprador pare de pagar as parcelas? Vi que posso perder o imóvel, ele vindo à leilão... porém a parcela é descontada direto em minha conta. Mas no caso do comprador deixar de cumprir as obrigações me repassando o valor... o que devo fazer? O comprador perde o direito de uso do apartamento e posso retomar a posse? Isso seria feito por via judicial?
Gostaria de saber ,moro de aluguel a 6 anos na mesma casa pago todos os impostos,resolveu querer vender a casa para nois aí descobri que ele tem contrato de gaveta e fui atrás e tá no nome de uma imobiliária.
Boa noite . Comprei um imóvel do CDHU pelo contrato de gaveta . Porém já se passaram mais de 8 anos e agora que eu fui passar para o meu nome . Apresentei a procuração , porém as datas do contrato de gaveta e do CDHU não estão corretas .
Meu contrato é de gaveta tenho registrado em cartório e assinado tenho o contrato de compra e venda e a cópia do rgi do apartamento. Falta 4 anos para eu quitar o apartamento. No final do quitamento quero registrar o apartamento no meu nome no cartório vai dar algum problema.
Doutora meu avô permaneceu no terreno invadido por ele a 50 anos porém ele não fez usurcapiao nem seus filhos como nao entendemos muito de lei o tio vendeu para meu pai . Pois bem foi feito contrato de gaveta em firma só em acordos sem participação de banco dentro de outros ,fomos ao advogado para tenta fazer usurcampeao porém o mesmo orientou que estamos pagando atoa para pessoas que não é dono daqui e ambos não quer ajudar a tirar documento para regularizar e ambos continua a receber. A pergunta è eles podem leva o documento de gaveta para requerer o pagamento?
Olá. cobrar até podem, mas como não têm registro essa cobrança é indevida. O advogado está correto na resposta. Podem ajuizar usucapião do imóvel, somando as posses anteriores.
ola doutora, por gentileza, tira uma duvida minha, tem uma chacrinha em ibiuna- SP esta a venda na imobiliaria da cidade, so que tem so contrato de compra e venda, tenho o valor para pagamento a vista. e arriscado comprar casa assim, devo optar por uma chacara com matricula, registro, escritura publica, obrigado
Dr Isis, vou ver um apartamento para comprar, mas o vendedor que é o proprietário do apartamento, quer vender com contrato de gaveta e assumir as parcelas do financiamento, oque devo seguir qual é o documento mais confiável para essa negociação ? Fazer a procuração + o contrato de gaveta ?
Dra, peguei um repasse de um repasse, ou seja sou o segundo gaveteiro. O primeiro gaveteiro por já ter feito todo processo de dar entrada e tudo que fiz com o mesmo, passa a ter posse do imóvel e tudo que eu quiser recorrer já não é mais com o 1• dono que esta com o Imovel escriturado , correto? Outra questão também, e bom que seja logo quitado pra eu passar tudo pro meu nome , escrituras, etc… , correto ?
Boa noite!eu comprei um terreno na escritura partícula pois não tô no momento n com condições de fazer a pública mais a particular eu reconeci firma junto com ex proprietário corro risco de perder o terreno?
Olá. É sempre aconselhável fazer a escritura e registrar o imóvel. Contudo, para evitar problemas poderá registrar ou averbar o contrato de compromisso de compra e venda no registro imobiliário. Ele adquire o conteúdo de direito real e evitará posterior venda do mesmo imóvel.
Olá doutora comprei um apartamento em contrato de gaveta e um do cônjuge faleceu irá ter um desconto no financeiro por conta do falecimento....eu vou precisar devolver o valor para o vendedor ou apartir do momento que o vendedor vendeu ele perde o benefício?? obrigado!
Bom dia! Dra, meu pai faleceu e deixou, somos em seis irmãos, minha mãe se separou do meu pai antes dele falecer, quem tem direiro a esse imovel? A casa nunca teve documento
Vendí um imóvel c contrato de gaveta há 20 anos, agora a compradora me procurou p regularizar junto a caixa econômica. Eu estou negativada no Serasa e doc junto a banco, isso impede essa regularização.
Dr. Minha mãe financiou um imóvel para mim e meu esposo pq não estávamos conseguindo comprar em nosso nome, qual documento ela consegue me passar para que nós tenhamos direito sobre a casa, pois quero passar as contas pro nosso nome como o iptu. Se me responder agradeço
Se o imóvel está financiado em nome de sua mãe não poderá transferir os impostos . Poderão contudo, fazer um contrato de gaveta para que o imóvel, após a quitação, seja transferido para seu nome e de seu marido.
Ola bom dia !!!! Olha eu comprei um imóvel eles fizeram a entrada em um contrato de gaveta sem reconhecimento de firma e sem assinatura de testemunha esse contrato tem validade mesmo assim ???
Como menciono no vídeo, o contrato de gaveta vale perante as partes. Caso seja necessário o ajuizamento de ação, o ideal é que reconheça a firma na sua via e registre no cartório de títutlos e documentos.
Obgdo pelo vídeo esclarecedor, mas gostaria de saber se pode me dizer se apartamento financiado pelo CDHU tem escritura pública depois de quitada a dívida, faltam 3 anos, e se pode ser vendido depois de quitada a dívida?
Os mutuários só podiam vender os imóveis depois de quitar a dívida. Agora podem vender se já pagaram pelo menos dois anos se não tiver parcelas atrasadas.
Bom dia.. comprei uma área rural em duas pessoas eu comprei 5 mil metros e a pessoa 15 mi foi feita uma escritura no nome dos dois porém o cartório aqui da cidade não quer registrar essa escritura por estar no nome de duas pessoas...o que eu faço? Tentei negociar minha área com a imobiliária mas não tem acordo
Olá. Se não existe o Habite-se, tecnicamente o prédio não existe. O imóvel pode ser embargado caso a prefeitura entenda que não está enquadrado nos parâmetros legais. Se ele não seja expedido, você não poderá regularizar a documentação tão pouco lavrar a escritura do imóvel.
@@SEUDIREITOonline obrigada pela resposta. Fiz um contrato de gaveta me comprometendo a pagar em uma data. Mas no contrato não existe nem uma data para entrega da documentação. É agora o vendedor está me cobrando. É eu não quero mais comprar. Além de que acredito existe alguns problemas na construção. Foi em alguns advogados e eles já me falaram até em uso campeão. É que posso ter que pagar multa de contrato. Um contrato onde favorece somente o vendedor. Ridículo isto. É tem mais pessoas nesta mesma situação aki. E moradores no prédio.
Doutora vendemos um imóvel ,um apartamento por contrato de gaveta pra uma moça ,então ela foi ao cartório e fizemos um documento de compra e venda etc.,... Meu esposo que é o dono do apartamento assinou o documento,porém estamos arrependidos de ter vendido ,mais parece que mesmo ele indo ao cartório o financiamento continua no nome dele pois o apartamento ainda não foi quitado ,se caso eu devolver o valor pra ela eu posso ter nosso apartamento de volta ou não ????? Me ajude por favor
Eu vendi uma casa no ano de 1992 e ele vendeu pra outra pessoa agora eu não sei que aconteceu que a mulher que comprou desse senhor que eu vendi ela quer que eu leve no cartório os meus documentos pra ela resolver o inventário mais eu não vendi pra ela vendi pra o que vendeu pra ela e que que eu faço
Olá. Essa transferência pode ser realizada, se assim desejar. Se seu nome consta no registro do imóvel, poderá assinar a venda diretamente a ela e assim evitará gastos com a transferência anterior.
ola tudo bem .meio que vendi um imovel muito afastado sem agua e sem luz . no valor de 15 mil .metragem 15 x 30 total mais de 100 metros eu acho ja com a casa no cru sem banheiro ou pia etc . esta no nome do meu pai ja falecido . a compradora pagou parte para 3 pessoas da minha familia mais faltou minha parte e a parte da minha mae isso da quase a metade pois mae tem 50 % vizeram contrato no cartorio porem eu e mae nao assinamos pois nao recebemos .como devo agir , ela perde a casa e volta pra mim e minha mae . vale a pena dor de cabeça pois o valor é baixo .agradeço desde ja . aindo tenho o fone dela
olá muito bom o video,uma dúvida minha mãe comprou uma casa e temos só o contrato e foi pago á vista por uma venda de um terreno,gostaria de saber se tempos o risco de perdê-lá já faz 15 anos que temos e pagamos iptu etc...
Como localizar um contrato de gaveta em um imóvel da minha família invadido em 2000 ? O contrato foi feito em 1998 Só para localizar o papel sem mesmo saber que a chance se recuperar o imóvel é zero?
Boa tarde Vendi minha casa ainda financiada,mas o comprador Sempre pagou as parcelas atrasadas. Eu quero a casa de volta pois ele agiu de má fé comigo. Já atrasou até 6 parcelas Posso entrar com uma ação judicial Eu teria chances de conseguir meu imovel de novo.?
Olá. É uma situação que deve ser analisada com cautela. A princípio digo que através de ação judicial poderá negociar a devolução do bem e a devolução também das parcelas pagas pelo comprador a você.
Boa noite. Por gentileza uma duvida.Uma doação de pai para filho com valor abaixo de 30 salários mínimos pode ser feita de forma particular, até poder fazer a transferência de titulatidade.
Dr, meu tio construiu em cima da casa que meu avô deixou de herança para 8 filhos, além de ter construído ainda pegou um pedaço do terreno da casa de baixou, ele vendeu a casa de cima que havia construído para morar sem ter feito inventário da casa de baixo, a moça que comprou a casa disse que fizeram contrato de compra e venda registrado em cartório, desejo saber se meu tio podia ter vendido à casa sem ao menos comunicar aos outros herdeiros, pior é que quem comprou a casa de cima não mora nela, compraram para alugar. Obs: casa de baixo possui RGI isso é escritura pública ou precisamos fazer algum outro documento?
Olá. Seu tio não poderia ter vendido bem de herança sem ter feito inventário e partilha. Essa venda poderá ser anulada. Deveria ser com o consentimento dos demais herdeiros com a devida divisão entre todos os herdeiros do valor recebido.
Me tira uma duvida por favor vendi a casa minha e do meu esposo depois de 3 meses que vendemos ele faleceu e com isso o comprador acabou não pagando quase que parcela nem uma ja que o financiamento era de 20 anos gostaria de saber posso reaver minha casa ou esse contrato de gaveta que vale pois a caixa dez quitação do imóvel ficou no nome dos meus filhos
Boa tarde doutora Tudo bem eu sou a Telma moro em carlopolis Paraná divisa com estado de São Paulo Olha eu ganhei uma casa da coapaar casa do gorverno e quitei a casa não foi devendo nada só Que eu vendi a frente da casa asinei contrato compra e vendas pra ele mais só Que ele não levou eu pra assinar em lugar nem um ele só pegou meus documento pra fazer o papel e eu já assinei outra coisa ele comprou de mim mais eu quero saber uma coisa ele não ajuda pagar yptu faz 5 anos que ele não me ajuda eu foi pagando sozinha ele só fica me enrolando a minha casa não tem desmembramento só que eu falei que eu quero comprar ele falou que não vai vender ele falou pra mim se ele vender ele quer 6 mil por mês Que eu fasso posso deser no forum recorer como ele não me ajuda pagar o ptu
Eu mesmo me ferrei, comprei a casa do meu sogro em 2009 e todos meus cunhados mandaram copias dos documentos deles e das esposas, eu reconheci firma somente do meu sogro e minha sogra, e fui deixando achando que estava tudo certo, em 2018 minha sogra faleceu, um dos meus cunhados brigou com meu sogro e disse que queria a parte dele, ou seja, minha casa onde moro, meu sogro tem casa no PR, tive que por na justica porque ja tinha pagado para meu sogro, pense numa dor de cabeca se ele nao assinar quando or citado, pergunta que lhe faco Dra.: será que irei perder o dinheiro que paguei para o meu sogro?Responde essa quero ver?
SEU DIREITO online mas eu não quero o dinheiro de volta, mesmo porque quem não quer mais assinar é um dos meus cunhados portanto creio que ele que deveria me devolver com juros e correções monetárias não é mesmo
Oi ,fizemos um contrato de gaveta com uma compradora de um apartamento, mais no contrato dizia que ela não podia atrasar as parcelas 4 meses e ela atrasou várias parcelas ,posso tomar o apartamento de volta ou não ??? Vou presa por isso?
Se a compradora não cumpriu com os pagamento podem pedir a rescisão do contrato no juizado especial e retomada do imóvel. Contudo, o contrato precisa ser analisado.
Sim mas se este contrato for reconhecido firma da assinatura no cartório, não é financiado é particular,ainda assim ele não é válido. Meu ex vendeu a parte dele para mim a casa está no nome dele é no meu, Não vale este contrato de gaveta foi assinado no cartório reconhecido firma.
Meu caso não tem banco porém a vendedora que fazer outra contrato nesse contrato se eu atrasar 6 mês eu perco todo valor pago . Falei pra ela que assim não rolo agora ele fica falando que vai fazer B.O porém pago em dias
Boa noite doutora eu comprei um terreno e Reconheci firma no cartório mais esse terreno fica dentro de uma chácara tenho como registra o terreno é pagar o imposto do terreno individual?
Olá. Se comprou imóvel em um chacreamento precisará primeiro ser regularizado pelo dono do empreendimento. Caso seja irregular, provavelmente terá que ajuizar usucapião. Deve apresentar o caso e a documentação a um advogado de sua cidade para a devida análise.
Mais um grande serviço prestado ao público, obrigado a cada um dos seus vídeos esclarecendo dúvidas e levando ajuda e informações. 👍
Dra. seus videos sao excelentes e sua didatica de expricação é compreendida...
Minha amiga, ha 15 anos passados, cheguei a uma cidade do sertão e, primeiramente passei a morar em casa de aluguel. Existia um bairro discriminado pela cidade, pelo alto numero de bandidos que moravam naquele local, mas, que a Prefeitura ja havia doado varios terrenos naquela localidade e os beeficiado nem se quer ocuparam os terrenos . por ser uma área abandonada e quase deserta, nao parecia ser uma area urbana e sim Rural. Me deparei naquela área com uma senhor que tinha uma grande horta, em uma area de aproximadamente 100x40mts. e ao conversar com ele, ele me ofereceu e eu comprei essa área a ela. mas nao sabia que ali eram os lotes que teriam sido doados pela prefeitura e que foram abandonados... Com nova administração de Prefeitura, novas mediçoes nessa área foram feitas e o pagamento de IPTU foram destinados a minha área, em meu nome, mas ainda nao transferi esses lotes para o meu nome na Prefeitura. PERGUNTA: POSSO FAZER A AVERBAÇÃO DESSE CONTRATO DE COMPRA E VENDA, EM CARTORIO, ANTES DE IR A PREFEITURA? Antecipadamente agradecido!
O caso deve ser analisado com cautela.
Nossa!!! Gratidão..Dra...🌷💗💗sempre jogando luz em nossas dúvidas...certeza que foi Deus que colocou você em meu caminho!!👏👏🙏🙏
Você é incrivel...Dra🌷🌹👏
Excelente explicação
QUANDO ENCONTRAMOS UM(A) ADVOGADO(A) QUE SE INTERESSA COM SEUS CLIENTES, OU RESIDIMOS LONGE OU ESTAMOS SEM RECURSOS !
MAS É BOM SABER QUE AINDA TEMOS BONS PROFISSIONAIS !
O melhor canal de direito do RUclips!
Que vídeo excelente, muito bem explicativo.
Dra. Conto minha historia. Em 1998, comprei um apartamento por contrato gaveta (segunda gaveteira). O primeiro gaveiteiro, me passou o imovel através da compra desse imovel e foi feito um contrato de compra e venda particular em cartorio. Tenho os seguintes documentos: Primeira escritura publica de compra e venda ( referente transacao entre o primeiro dono que tem o finaciamento junto com a instituicao com o primeiro gaveteiro), tenho a segunda escritura compra e venda (esse ja contrato de gaveta) e a procuracao do primeiro dono para o primeiro gaveteiro. Tenho a escritura de compra e venda particular em cartorio, onde o primeiro gaveteiro me vende o apartamento e foi feito o segundo contrato gaveta, onde temos uma proccuracao publica que traspaso o poder junto com a procuracao do primeiro dono. Desde 1998 até o momento ja se passaram 23 anos. Eu e minha mae somente temos esse apartamento onde moramos. O primeiro proprietario ( que tem o nome legal da hipoteca do imovel faleceu), porém esse imovel nao foi inlcuido como inventario, porque ja nao era mais considerado como patrimonio da familia, pois ja tinham vendido para o primeiro gaveteiro. Inclusive nao consta desde 1998 no imposto de renda do falecido. Desde 1998, esse imovel consta declarado no meu imposto de renda e no imposto de renda da minha mae. No momento, o imóvel se encontra quitado, todas as parcelas foram pagas, porém sabemos que a primeira procuracao ja nao tem valor, pois o proprietario ja faleceu. A ex esposa do falecido, que é advogada, se fez de desentendida e alega que somente se lembra do primeiro gaveteiro e nao me parece esta disposta a autorizar a regularizar a escritura desse imovel, o que me deixou muito insegura e com medo de perder o unico imovel que temos. Minha mae é uma senhora idosa, e nao sei como fazer para regularizar a escritura desse imóvel, estou muito angustiada porque seria muito injusto perder o imóvel para a ex esposa do primeiro propietrario. Pois ela ja tinha recebido o valor da venda do imovel para o primeiro gaveteiro, ou seja, desde antes de 1998, ja nao deveria ter direito a esse imóvel e considerando que eu e minha mae ( que somos o segundo gaveteiros) fomos as pessoas que pagaram todas as parcelas de finaciamento e residentes desse apartamento desde 1998. ( temos como comprovar as cotas pagas, contas de luz, agua etc). como podemos regularizar esse imovel de contrato gaveta, caso a ex esposa do falecido, nao cumpra com o estabelecido no contrato gaveta? por processo de usucapiao?
Seu caso precisaria de análise detalhada.
Bom-dia
Estou comprando um ágio parcelado registrados no cartório assumindo as parcelas.mais o contrato só vem pro meu nome quando quitar as parcelas do ágio. Apegunta...pra mim é suguro fazer esse negócio?
Olá! Lendo hj seu comentário, dois anos depois, fiquei curioso pra saber se teve alguma atualização ou desfecho, pois vivo uma situação semelhante. Obrigado.
Tbm gostaria de saber o que ocorreu...
Minha mãe na época comprou um terreno junto com a amiga, e o corretor fez um contrato de gaveta em meu nome, q eu tinha parte do terreno na frente, e ela o fundo , nunca precisei usar o terreno, 20 anos depois ,ela (amiga) e família tomaram posso do terreno e dizem os vizinhos q ele conseguiu tirar escritura do terreno inteiro , ou seja tomei um olé.....advogado caríssimo ,mais caro do q a parte do meu ex terreno , deixei pra lá, Deus tudo vê,tudo controla, mas ficou a experiência 🙏
A Dra. é super!
Bom dia Dra.Ísis,
Que Deus lhe abênçoe sempre!!
Vivaaaa!!! Muito obrigada por disponibilizar este vídeo com todas essas informações!!
Ajudou muito essas informações obrigado.
Mais no caso de registrar assinatura no cartório ? Aí fica mais seguro, só foi dito de um lado do contrato sem registro em cartório, mais o ideal é reconhecer firma no cartório para o contrato ser válido judicialmente.
Justamente isso se as duas partes reconheceram firma em cartório e assinaram um contrato de compra e venda o banco tem que dar direito sim a quem comprou e terminou de pagar o imóvel, eu penso assim.
MUITO GRATO PELAS INFORMAÇÂO
Esclarecedor!! Vendo os comentários do pessoal, cheguei a uma conclusão, na minha opinião isso da muito problema. Tem muitos riscos. Para mim não serve. Mas gostei do canal parabéns!!
COMPRAR REPASSE É A MAIOR ROUBADA E A MANEIRA MAIS FÁCIL DE CAIR NESSE GOLPE É ACREDITAR EM CORRETOR BANDIDO E MENTIROSO CUIDADO "O CARA SE ILUDE ACHAMDO QUE COM 30 OU 40 MIL TA COMPRANDO UMA CASA,SE LIGUEM"SENO TITULAR DO FINANCIAMENTO FALECER A FAMILIA TOMA O IMOVEL COMPRADO EM REPASSE
Boa tarde Doutora Ísis, muito obrigado pelas suas explicações e com tudo nos ajudando sempre, é muito bom saber que temos pessoas maravilhosas assim como a Senhora, mais uma vez muito obrigado e que Deus á proteja sempre...
Olá bom dia!!são muito esclarecedor seus vídeos gosto muito,
Dra. seus vídeos são excelentes e sua didática é sensacional.
forte abraço.
Muito esclarecedor seus vídeos, muito obrigado Dra.!
No caso de fazer com família é bom. Vou fazer com meu irmão
O Contrato por si só, PROVA que a venda foi feita e o vendedor recebeu o valor pela venda?
E quando a desistência da negociação por parte do COMPRADOR já falecido, os herdeiros podem usar esse Contrato como PROVA de posse do imóvel?
O contrato de gaveta não prova por si só a venda do imóvel. Precisa de outras provas da concretização da venda.
Excelente 🎉
oi Dr. Ísis ótima explicações
Maravilhosa extremamente esclarecedora mega ajudou .....
Bom dia, gosto muito de suas explicações, sempre muito claras e objetivas. Obrigada
Boa noite so do Ceará queria uma ajuda comprei uma casa de um amigo a casa e da ceixa financiada estava pegando no nome dele ai ele faleceu tenho o contrato de gaveta ai a caixa falou quer não vai mais receber as parcela e vai tuma a casa de mim eu dei um carro no valor de 30 mil e uma casa pequena no valor de 60 mil estou muito preucupado cem dormi como fa para resolver por favor
Se o titular faleceu o imóvel está quitado a caixa não pode tomar o imóvel de você , se os herdeiros não estão reivindicando, porque isso ? Procure um advogado especialista em direito imobiliário, tem como registrar um imóvel que só tem contrato de gaveta , temos mais de 30 meios de usucapião, boa sorte .
E seguro conprar um imovel com recibo de conpra e venfa de um terreno que não foi ubRnisado ainda ?
Deve analisar com cautela antes de comprar.
sim,ajudou e muito obr.
Muito obrigada pela orientação.
Boa tarde Dr Isis meu cunhado comprou 83/do terreno ficou o restante entre herdeiros sendo q um é incapaz e não temos nenhum doc hj meu cunhado nunca fez inventário e vai querer no expulsar daqui sem direito nenhum
Oi,boa tarde.Dra comprei no interior em Belo Horizonte três granjas de terra que faz parte de uma fazenda onde os três donos que são irmãos ( foi dividido entre três )diversas pessoas compraram e construíram ,fizemos a negociação num cartório da cidadezinha, me oriente por favor....sou do Rio de janeiro (Simone). abraço
Olá. Pela sua pergunta parece-me que seus irmãos fizeram um chacreamento para vender partes da fazenda. sendo assim deve verificar se está legalizado perante a prefeitura e cartório da cidade.
@@SEUDIREITOonline bom dia vale a pena compra apartamento com contrato de gaveta sim ou nao
@@MariaCarvalho-xs8fw É um negócio arriscado. Não dá para responder com exatidão sem conhecer as partes envolvidas e o grau de credibilidade que existe entre o vendedor e você.
Obrigada!
Sou muito grata
Pelo esclarecimento.
Lucia Alves Eu fiz um contrato de gaveta, estou com vídeo no meu canal... comprei um imóvel assim!!!!
Boa noite, eu estou gostando muito dos seus vídeos. No meu caso, eu estou querendo comprar uma casa com contrato de gaveta porque os juros que o atual proprietário paga são muito baixos e se eu fizer um novo financiamento em meu nome o valor vai ser três vezes maior. Como eu posso fazer um contrato desse com maior segurança possível?
ela respondeu no video todo... existem riscos, vc decide se vai corre-los ou não. Não existe essa segurança que vc deseja. ou coloca no SEU nome e refaz o financiamento no SEU nome..ou...arca com os riscos. não tem almoço grátis.
Adoro suas dicas parabéns
Bom dia possuo um imóvel que está no contrato de gaveta,porém hoje em dia sou divorciada ,tenho tres filhos gostaria de deixar para meus filhos o que devo fazer?
Obrigado Dra pelas informações
E quando o terreno é invadido e só tem esse contrato de compra e venda e válido....meus irmãos invadiram um terreno aí meu pai me deu um pedaço e agora ele quer me tirar daqui falando que o terreno e dele o que eu faço?
Seu vídeo é repleto de excelentes informações. Apenas para sanar uma dúvida: o "contrato de gaveta" é documento hábil para instruir ação reivindicatória de imóvel, além da mora do possuidor?
Existe alguma forma de no momento da compra com contrato degaveta, garantir a segurando para quem compra, caso o vendedor venha a morrer? Sabrndo que os herdeiros podem reinvindicar o imóvel como herança?
Deve realizar um contrato bem redigido prevendo essa situação; registrando o contrato no cartório de títulos e documetos e arcar com o pagamento do financiamento. Assim terá um pouco mais de garantia se houver discussão judicial.
Gratidão pelo vídeo
TENHO UM APTO QUE COMPREI COM CONTRATO DE GAVETA
TUDO FOI QUITADO E A CAIXA PASSOU O DOCUMENTO PARA O COMPRADOR
PORÉM NÃO TENHO DINHEIRO SUFICIENTE PARA PAGAR A TRANSFERÊNCIA
MORO NELE HÁ 40 ANOS
ESTOU IDOSA
DEIXAREI 4 FILHOS
O QUE POSSO FAZER COM ISSO?
O CONTRATO FOI ASSINADO NUM CARTÓRIO COM TESTEMUNHAS
POR FAVOR,ME AJUDE
Olá.Precisará fazer a transferência do bem para seu nome e legalizá-lo. Somente assim seus filhos poderão herdá-lo.
@@SEUDIREITOonline É esse o problema Para passar para o meu nome requer uma quantia de dinheiro E eu vivo da minha aposentadoria Qdo comprei veio o dinheiro e paguei só proprietário Continuei pagando as prestações até ser quitado com a liberação de 5 anos Uma vitória Que Deus me deu
@@SEUDIREITOonline como é feito o contrato de gaveta?
No meu caso foi assim o comprador faleceu que é meu avô ele comprou terreno 1987 com contrato de gaveta porém o proprietário quer de volta o terreno depois praticamente 30 anos, alegando meu avô falecido não falou a 30 anos atrás, já, está marcado audiência estou mto anciosa vc acha causa ganha? Moramos aqui 30 anos, meu advogado entrou com uso capitão
É difícil prever, mas acredito que seu advogado fez uma boa opção ao ajuizar a usucapião.
Olá. Gostaria que me auxiliasse, por favor.
Eu herdei uma chácara por parte de pai. Essa chácara ainda está no nome do meu avô, também falecido, mas ela já foi dividida entre os 4 irmãos (incluindo o meu pai), em 4 pedaços grandes iguais, sendo que cada um toma conta de tais partes (com muros e tal).
Já me explicaram que seria possível eu vender essa parte dele, que agora é minha, através de um contrato de gaveta, haja vista ainda não ter sido feito o inventário do meu avô, e os próprios irmãos dividiram e estão com suas partes de maneira “não oficial”.
Gostaria de saber se isso é possível e se há algum risco para mim em vender através dessa modalidade de gaveta, numa hipótese em que o comprador pagasse a vista.
Obrigado desde já!
Olá. É um risco não somente pra você, mas principalmente para quem comprar. Caso aconteça um problema futuro com outro herdeiro essa venda poderá ser anulada. A melhor maneira é realizar o inventário, em seu pai fazer a doação em cartório para você. Assim, esse imóvel será seu e poderá ser vendido sem qualquer preocupação.
@@SEUDIREITOonline Olá. Obrigado pela resposta. Na verdade, meu pai também faleceu.
Muito obrigado doutora pelo auxílio
No caso fazendo um contrato de gaveta com procuração pública reconhecida em cartório.tambem a riscos
Sempre há riscos.
Ótimo vídeo , mas a dúvida é se eu comprei uma casa no contrato e foi a vista e quitei toda a dívida de IPTU e água da casa , mas antiga dona venha a falecer ? Ainda a família dela tera direitos a fazer um inventário ?
O ideal então é transferir o bem para seu nome, uma vez que foi quitado. Assim evitará problemas futuros com a família do vendedor.
Obrigado pelo video
Boa noite doutora vou explicar meu caso
Comprei um terreno com um sócio 5×25 para cada um depois de 6 anos apareceu um dono comprei em uma imobiliária descobri que a imobiliária vendeu este terreno falsificou a procuração no mato grosso fizemos escritura até registramos meu lado e o lado do sócio o dono que apareceu entrou na justiça e o juiz anulou a escritura aí fizemos acordo no fórum e pagamos de novo o mesmo terreno
Minha dúvida é tem como nós conseguimos fazer escritura de novo com menor custo ou teremos que pagar normal
Eu falo porque pagamos tbi registramos escritura foi cancelado . não tivemos nenhum respaldo o que fazer
Bom dia, professora! Meu nome é Sandra. Tenho uma amiga que está vendendo um terreno. Este terreno está no nome da mãe dela(pai já faleciido) ocorre que a mãe está precisando deste dinheiro para pagar 2 enfermeiros que cuidam dela. O terreno mão tem registro, apenas a planta e a posse há mais de trinta anos... como ela te urgência de vender, apareceu um comprador que irá dar um sinal coma venda do apto dele)e pagar o restante em 6 parcelas. A minha dúvida é que eu posso redigir este contrato diretamente da mãe de 80 anos sóbria, tem dois filhos (anuentes a venda). Ela poderá passar a posse diretamente ao comprador? Ou tem que ser feito o contrato só no nome dela? Ou no nome dos três. Lembrando que este terreno não entrou no inventário do pai falecido em 2019. Quero ressaltar tb que só existe a planta e nenhum dcto de posso lavrado em cartório. Será uma venda de posse, onde o comprador irá aguardar o tempo determinado para requer a posso dele e assim registrar. Lembrando que no terreno tem um imóvel construído mas está deteriorado, então estamos vendendo apenas o terreno. Como posso redigir este contrato de modo que nao haja risco para minha cliente? Pois por haver uma construção inabitável (risco) tenho medo dele dps alegar o vício. Este contrato pode ser em nome da mãe e dos filhos, ou somente tem que constar a anuência deles? Saliento que este imovel nao conta registro e nem cobranca de IPTU, nunca foi paga nenhum tipo de tributo ao municipio. Preciso fazer um contrato entre eu e o vendedor? Posso fazer um contrato de gaveta até que o comprador tenha o tempo legal para requerer a posse? Posso fazer uma nota promissória com o restante das parcelas(isso dá garantia legal ao vendedor?) por favor tire minhas dúvidas, sou bacharel em direito e dou assessoria jurídica qdo aparece, tenho 3 filho a pequenos, muito difícil estudar para ordem, mas continuo tentando... Meu email sandra2018resende@gmail.com. obrigada! Sua aula foi muito esclarecedora pra mim, excelente!!!!
Bom dia. Muito obrigado pelos ótimos esclarecimentos. Deixa a gente bem atento.
Tem a pessoa vendendo um apartamento que ele comprou com contrato de gaveta, o verdadeiro dono faleceu e tem filhos pequenos, será que devo comprar?
Deve analisar com cautela antes de realizar o negócio.
E se o titular do contrato financiamento falecer não é dada a escritura ao viuvo ou viuva bão dão a quitação acgo qye dão
Depende. Cada caso deve analisado.
Bom dia... no caso de um imóvel em que o esposo faleceu ... e a esposa quer passar o ágio falta pouco p quitar... existe uma filha menor herdeira tbm
Olá. Quanto ao ágio é simplesmente um valor a mais, solicitado por uma imobiliária, construtora ou até mesmo pessoa física, no processo de venda de um bem imóvel quando existe uma oferta menor que uma demanda.
@@SEUDIREITOonline queria saber no caso de comprar esse apto por sessão... O esposo morreu ...o apto que quitado... porém tem filha menor ... A esposa está vendendo..nao fez inventário...vai vender por sessão de direito... A gente pagaria o restante das parcelas e o q já foi pago seria a vista.. Só q não transfere ainda ... Só quando quitar...
Resumindo na verdade não e viavel a compra dessa maneira muito arriscado
Parabéns Dra. Preciso regularizar um imóvel , preciso do seu serviço e ou orientação.Sou do Rio de Janeiro
Olá. Resido em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Boa noite
Eu fiz um contrato de gaveta, mas a pessoa não está cumprindo com a obrigação
Eu posso ser preso?
Preso não, mas poderá ficar com seu nome negativado. Contudo, é possível pedir a anulação do contrato. Já postei um vídeo sobre otema e deixo o link abaixo:
ruclips.net/video/67bkI8S4YMs/видео.html
E os apartamentos da COHAB eles estão passando a procuração para o comprador e em cartório mais ainda falta 3 anos para quitar quem comprou vai ter dificuldades para pegar escrituras ?
A Cohab permite que o mutuário faça a transferência do financiamento do seu imóvel para outra pessoa, mas apenas dentro de certas condições impostas pela companhia.
Boa tarde. Tenho uma dúvida! Eu vendi o ágio do meu apartamento onde o financiamento ficou no meu nome e o comprador assumiu as parcelas, mas eu fiz um contrato que foi reconhecido firma no cartório, fiz uma procuração dando a ele plenos poderes pelo prazo de 5 anos, e tanto no contrato quanto na procuração ele tem a obrigação de transferir esse imóvel para o nome dele. Em contrato consta que caso ele atrase 3 prestações ele perderia o direito ao imóvel e o valor dado a título de ágio, e seria feita a rescisão do contrato. Esse comprador vendeu o imóvel a um terceiro sem me comunicar, e esse terceiro comprador está com três parcelas atrasadas. Gostaria de saber se eu tenho respaldo jurídico e se eu consigo pegar meu imóvel de volta? Como deve fazer?
Olá. Se o imóvel ainda está financiado em seu nome, ele lhe pertence por direito. Poderá quitar as parcelas e pedir a rescisão do contrato.
@@SEUDIREITOonline Você é maravilhosa! muito obrigada por me responder! Vou providenciar isso então! Meu medo é o fato de ter passado a ele uma procuração de posse, irrevogável, com validade de 5 anos. Sendo assim, tenho que entrar na justiça pra pedir a reintegração de posse do imóvel? Sei que não tem ninguém no apartamento faz um tempo, ninguém sabe onde ele está, parece que ele está pra fora do Brasil.
Olá Dra. Ísis, conheci o pai de meu filho aos 15 anos, aos 19 anos fomos morar juntos, aos 30 anos oficializamos união , dois anos depois nos divórciamos, isso no ano de 2017,devido a um acúmulo de coisas. Novembro de 2020 ele faleceu, dei entrada no inventário pois temos um filho menos de 11 anos. A dúvida é que durante o período em que vivi com ele, eu adquirir um investimento para o terreno onde morávamos, bem esse que faz parte do inventário, só que as parcelas começaram a ser cobradas final do ano passado. E não sei o que fazer, pois havia um acorde de ele pagar, já que o beneficiário era ele. Infelizmente não foi registrado em documentos. A dívida está em meu nome, foi um investimento rural para água de poço profundo, o que devo fazer ??
Me ajudou muito.. obrigada
O que fazer sendo que não tenho condições de pagar um advogado o que fazer? Agradeço se puder me orientar.
Olá. Poderá contratar um Defensor Público.
Muito bom saber. ......bom dia .
Ela não tem escritura fizemos um contrato de compra e venda, registro no cartório. 10 × de mil porém; faltam 1500. Eu posso vender o lote.?
O que acontece caso o comprador pare de pagar as parcelas? Vi que posso perder o imóvel, ele vindo à leilão... porém a parcela é descontada direto em minha conta. Mas no caso do comprador deixar de cumprir as obrigações me repassando o valor... o que devo fazer? O comprador perde o direito de uso do apartamento e posso retomar a posse? Isso seria feito por via judicial?
Olá. Normalmente se faz através de ação judicial ou mediação.
Gostaria de saber ,moro de aluguel a 6 anos na mesma casa pago todos os impostos,resolveu querer vender a casa para nois aí descobri que ele tem contrato de gaveta e fui atrás e tá no nome de uma imobiliária.
Deve se informar melhor se é possível registrar o imóvel em seu nome antes de realizar a compra.
Bom dia Doutora tudo bem? Gostaria de saber se a possibilidade de anular um contrato que foi feito para dez anos de locação de uma área rural?
Conforme prevê a li deverá ser paga uma multa. O contrato deve ser analisado por um advogado que irá instruí-la como proceder.
Boa noite .
Comprei um imóvel do CDHU pelo contrato de gaveta .
Porém já se passaram mais de 8 anos e agora que eu fui passar para o meu nome .
Apresentei a procuração , porém as datas do contrato de gaveta e do CDHU não estão corretas .
Meu contrato é de gaveta tenho registrado em cartório e assinado tenho o contrato de compra e venda e a cópia do rgi do apartamento.
Falta 4 anos para eu quitar o apartamento. No final do quitamento quero registrar o apartamento no meu nome no cartório vai dar algum problema.
Acredito que não. Primeiro terá que comparecer na instituição financeira para regularizar a transferência para o seu nome antes do registro.
Doutora meu avô permaneceu no terreno invadido por ele a 50 anos porém ele não fez usurcapiao nem seus filhos como nao entendemos muito de lei o tio vendeu para meu pai . Pois bem foi feito contrato de gaveta em firma só em acordos sem participação de banco dentro de outros ,fomos ao advogado para tenta fazer usurcampeao porém o mesmo orientou que estamos pagando atoa para pessoas que não é dono daqui e ambos não quer ajudar a tirar documento para regularizar e ambos continua a receber. A pergunta è eles podem leva o documento de gaveta para requerer o pagamento?
Olá. cobrar até podem, mas como não têm registro essa cobrança é indevida. O advogado está correto na resposta. Podem ajuizar usucapião do imóvel, somando as posses anteriores.
ola doutora, por gentileza, tira uma duvida minha, tem uma chacrinha em ibiuna- SP esta a venda na imobiliaria da cidade, so que tem so contrato de compra e venda, tenho o valor para pagamento a vista. e arriscado comprar casa assim, devo optar por uma chacara com matricula, registro, escritura publica, obrigado
Dr Isis, vou ver um apartamento para comprar, mas o vendedor que é o proprietário do apartamento, quer vender com contrato de gaveta e assumir as parcelas do financiamento, oque devo seguir qual é o documento mais confiável para essa negociação ? Fazer a procuração + o contrato de gaveta ?
A procuração por instrumento público e o contrato ajudarão a validar a negociação após a quitação do imóvel.
Estou nessa situação vc comprou?
Dra, peguei um repasse de um repasse, ou seja sou o segundo gaveteiro. O primeiro gaveteiro por já ter feito todo processo de dar entrada e tudo que fiz com o mesmo, passa a ter posse do imóvel e tudo que eu quiser recorrer já não é mais com o 1• dono que esta com o Imovel escriturado , correto? Outra questão também, e bom que seja logo quitado pra eu passar tudo pro meu nome , escrituras, etc… , correto ?
Boa noite!eu comprei um terreno na escritura partícula pois não tô no momento n com condições de fazer a pública mais a particular eu reconeci firma junto com ex proprietário corro risco de perder o terreno?
Olá. É sempre aconselhável fazer a escritura e registrar o imóvel. Contudo, para evitar problemas poderá registrar ou averbar o contrato de compromisso de compra e venda no registro imobiliário. Ele adquire o conteúdo de direito real e evitará posterior venda do mesmo imóvel.
Na minha opinião é um abacaxi contrato de caveta perigoso tem muito golpe na praça.
Olá doutora comprei um apartamento em contrato de gaveta e um do cônjuge faleceu irá ter um desconto no financeiro por conta do falecimento....eu vou precisar devolver o valor para o vendedor ou apartir do momento que o vendedor vendeu ele perde o benefício?? obrigado!
Olá. É uma situação bem específica e depende das cláusulas estabelecidas no seu contrato.
Bom dia!
Dra, meu pai faleceu e deixou, somos em seis irmãos, minha mãe se separou do meu pai antes dele falecer, quem tem direiro a esse imovel? A casa nunca teve documento
Olá. Se não existe documento, nem contrato de compra e venda não há como inventariar o imóvel para ser partilhado.
Vendí um imóvel c contrato de gaveta há 20 anos, agora a compradora me procurou p regularizar junto a caixa econômica. Eu estou negativada no Serasa e doc junto a banco, isso impede essa regularização.
Dr. Minha mãe financiou um imóvel para mim e meu esposo pq não estávamos conseguindo comprar em nosso nome, qual documento ela consegue me passar para que nós tenhamos direito sobre a casa, pois quero passar as contas pro nosso nome como o iptu. Se me responder agradeço
Se o imóvel está financiado em nome de sua mãe não poderá transferir os impostos . Poderão contudo, fazer um contrato de gaveta para que o imóvel, após a quitação, seja transferido para seu nome e de seu marido.
Ola bom dia !!!! Olha eu comprei um imóvel eles fizeram a entrada em um contrato de gaveta sem reconhecimento de firma e sem assinatura de testemunha esse contrato tem validade mesmo assim ???
Como menciono no vídeo, o contrato de gaveta vale perante as partes. Caso seja necessário o ajuizamento de ação, o ideal é que reconheça a firma na sua via e registre no cartório de títutlos e documentos.
Obgdo pelo vídeo esclarecedor, mas gostaria de saber se pode me dizer se apartamento financiado pelo CDHU tem escritura pública depois de quitada a dívida, faltam 3 anos, e se pode ser vendido depois de quitada a dívida?
Os mutuários só podiam vender os imóveis depois de quitar a dívida. Agora podem vender se já pagaram pelo menos dois anos se não tiver parcelas atrasadas.
Bom dia.. comprei uma área rural em duas pessoas eu comprei 5 mil metros e a pessoa 15 mi foi feita uma escritura no nome dos dois porém o cartório aqui da cidade não quer registrar essa escritura por estar no nome de duas pessoas...o que eu faço? Tentei negociar minha área com a imobiliária mas não tem acordo
Olá. É um situação que precisará de análise detalhada.
Me ajudou bastante 👏👏👏👏
Um apartamento sem habite-se pode ser vendido. É se sim. Qual o risco que se corre? Estou nesta situação o que fazer?
Responde por favor.
Olá. Se não existe o Habite-se, tecnicamente o prédio não existe. O imóvel pode ser embargado caso a prefeitura entenda que não está enquadrado nos parâmetros legais.
Se ele não seja expedido, você não poderá regularizar a documentação tão pouco lavrar a escritura do imóvel.
É quando agente reconhecer firma no cartório
@@SEUDIREITOonline obrigada pela resposta. Fiz um contrato de gaveta me comprometendo a pagar em uma data. Mas no contrato não existe nem uma data para entrega da documentação. É agora o vendedor está me cobrando. É eu não quero mais comprar. Além de que acredito existe alguns problemas na construção. Foi em alguns advogados e eles já me falaram até em uso campeão. É que posso ter que pagar multa de contrato. Um contrato onde favorece somente o vendedor. Ridículo isto. É tem mais pessoas nesta mesma situação aki. E moradores no prédio.
Doutora vendemos um imóvel ,um apartamento por contrato de gaveta pra uma moça ,então ela foi ao cartório e fizemos um documento de compra e venda etc.,... Meu esposo que é o dono do apartamento assinou o documento,porém estamos arrependidos de ter vendido ,mais parece que mesmo ele indo ao cartório o financiamento continua no nome dele pois o apartamento ainda não foi quitado ,se caso eu devolver o valor pra ela eu posso ter nosso apartamento de volta ou não ????? Me ajude por favor
O contrato poderá ser rescindido caso a compradora aceite a rescisão e cumpridas as penalidades constantes no contrato.
Eu vendi uma casa no ano de 1992 e ele vendeu pra outra pessoa agora eu não sei que aconteceu que a mulher que comprou desse senhor que eu vendi ela quer que eu leve no cartório os meus documentos pra ela resolver o inventário mais eu não vendi pra ela vendi pra o que vendeu pra ela e que que eu faço
Olá. Essa transferência pode ser realizada, se assim desejar. Se seu nome consta no registro do imóvel, poderá assinar a venda diretamente a ela e assim evitará gastos com a transferência anterior.
ola tudo bem .meio que vendi um imovel muito afastado sem agua e sem luz . no valor de 15 mil .metragem 15 x 30 total mais de 100 metros eu acho ja com a casa no cru sem banheiro ou pia etc . esta no nome do meu pai ja falecido . a compradora pagou parte para 3 pessoas da minha familia mais faltou minha parte e a parte da minha mae isso da quase a metade pois mae tem 50 % vizeram contrato no cartorio porem eu e mae nao assinamos pois nao recebemos .como devo agir ,
ela perde a casa e volta pra mim e minha mae . vale a pena dor de cabeça pois o valor é baixo .agradeço desde ja . aindo tenho o fone dela
olá muito bom o video,uma dúvida minha mãe comprou uma casa e temos só o contrato e foi pago á vista por uma venda de um terreno,gostaria de saber se tempos o risco de perdê-lá já faz 15 anos que temos e pagamos iptu etc...
Olá. Uma vez que têm somente o contrato, poderá haver a possibilidade de regularizá-lo através de usucapião.
@@SEUDIREITOonline muito obrigado pela atenção
Como localizar um contrato de gaveta em um imóvel da minha família invadido em 2000 ? O contrato foi feito em 1998 Só para localizar o papel sem mesmo saber que a chance se recuperar o imóvel é zero?
Boa tarde
Vendi minha casa ainda financiada,mas o comprador Sempre pagou as parcelas atrasadas.
Eu quero a casa de volta pois ele agiu de má fé comigo.
Já atrasou até 6 parcelas
Posso entrar com uma ação judicial
Eu teria chances de conseguir meu imovel de novo.?
Olá. É uma situação que deve ser analisada com cautela. A princípio digo que através de ação judicial poderá negociar a devolução do bem e a devolução também das parcelas pagas pelo comprador a você.
Boa noite. Por gentileza uma duvida.Uma doação de pai para filho com valor abaixo de 30 salários mínimos pode ser feita de forma particular, até poder fazer a transferência de titulatidade.
Olá. Toda e qualquer doação deve ter realizada em cartório para ter validade jurídica.
Dr, meu tio construiu em cima da casa que meu avô deixou de herança para 8 filhos, além de ter construído ainda pegou um pedaço do terreno da casa de baixou, ele vendeu a casa de cima que havia construído para morar sem ter feito inventário da casa de baixo, a moça que comprou a casa disse que fizeram contrato de compra e venda registrado em cartório, desejo saber se meu tio podia ter vendido à casa sem ao menos comunicar aos outros herdeiros, pior é que quem comprou a casa de cima não mora nela, compraram para alugar.
Obs: casa de baixo possui RGI isso é escritura pública ou precisamos fazer algum outro documento?
Olá. Seu tio não poderia ter vendido bem de herança sem ter feito inventário e partilha. Essa venda poderá ser anulada. Deveria ser com o consentimento dos demais herdeiros com a devida divisão entre todos os herdeiros do valor recebido.
Me tira uma duvida por favor vendi a casa minha e do meu esposo depois de 3 meses que vendemos ele faleceu e com isso o comprador acabou não pagando quase que parcela nem uma ja que o financiamento era de 20 anos gostaria de saber posso reaver minha casa ou esse contrato de gaveta que vale pois a caixa dez quitação do imóvel ficou no nome dos meus filhos
Olá. Poderá sim reaver a casa e devolver o valor pago pelo comprador, se já foi feito pagamento.
Boa tarde gostaria de saber se posso vender o meu apartamento fiz o inventario so nao esta no meu nome
Olá. Se não está no seu nome não tem poderes para vender pois não possui a titularidade do imóvel.
Eu consigo um modelo de contrato de transferência de posse
Boa tarde doutora Tudo bem eu sou a Telma moro em carlopolis Paraná divisa com estado de São Paulo Olha eu ganhei uma casa da coapaar casa do gorverno e quitei a casa não foi devendo nada só Que eu vendi a frente da casa asinei contrato compra e vendas pra ele mais só Que ele não levou eu pra assinar em lugar nem um ele só pegou meus documento pra fazer o papel e eu já assinei outra coisa ele comprou de mim mais eu quero saber uma coisa ele não ajuda pagar yptu faz 5 anos que ele não me ajuda eu foi pagando sozinha ele só fica me enrolando a minha casa não tem desmembramento só que eu falei que eu quero comprar ele falou que não vai vender ele falou pra mim se ele vender ele quer 6 mil por mês Que eu fasso posso deser no forum recorer como ele não me ajuda pagar o ptu
Olá. Ajuizar ação de cobrança no Juizado Especial de sua ciade cobrando os valores do IPTU que ele lhe deve.
Eu mesmo me ferrei, comprei a casa do meu sogro em 2009 e todos meus cunhados mandaram copias dos documentos deles e das esposas, eu reconheci firma somente do meu sogro e minha sogra, e fui deixando achando que estava tudo certo, em 2018 minha sogra faleceu, um dos meus cunhados brigou com meu sogro e disse que queria a parte dele, ou seja, minha casa onde moro, meu sogro tem casa no PR, tive que por na justica porque ja tinha pagado para meu sogro, pense numa dor de cabeca se ele nao assinar quando or citado, pergunta que lhe faco Dra.: será que irei perder o dinheiro que paguei para o meu sogro?Responde essa quero ver?
Olá. Se já ajuizou ação e pediu a devolução dos valores, certamente o juiz determinará que seu sogro te devolva.
SEU DIREITO online mas eu não quero o dinheiro de volta, mesmo porque quem não quer mais assinar é um dos meus cunhados portanto creio que ele que deveria me devolver com juros e correções monetárias não é mesmo
Oi ,fizemos um contrato de gaveta com uma compradora de um apartamento, mais no contrato dizia que ela não podia atrasar as parcelas 4 meses e ela atrasou várias parcelas ,posso tomar o apartamento de volta ou não ??? Vou presa por isso?
Se a compradora não cumpriu com os pagamento podem pedir a rescisão do contrato no juizado especial e retomada do imóvel. Contudo, o contrato precisa ser analisado.
Sim mas se este contrato for reconhecido firma da assinatura no cartório, não é financiado é particular,ainda assim ele não é válido. Meu ex vendeu a parte dele para mim a casa está no nome dele é no meu, Não vale este contrato de gaveta foi assinado no cartório reconhecido firma.
Meu caso não tem banco porém a vendedora que fazer outra contrato nesse contrato se eu atrasar 6 mês eu perco todo valor pago . Falei pra ela que assim não rolo agora ele fica falando que vai fazer B.O porém pago em dias
Boa noite doutora eu comprei um terreno e Reconheci firma no cartório mais esse terreno fica dentro de uma chácara tenho como registra o terreno é pagar o imposto do terreno individual?
Vc
Vai ter que tenta fazer o desmembramento do terreno que vc.
Comprou.
Daniel Santi boa noite como faço é muito caro Sr tem mais ou menos de quantos posso gasta pra desmembrar?
Olá. Se comprou imóvel em um chacreamento precisará primeiro ser regularizado pelo dono do empreendimento. Caso seja irregular, provavelmente terá que ajuizar usucapião. Deve apresentar o caso e a documentação a um advogado de sua cidade para a devida análise.