Colega trabalhei em uma empresa que usa enumeras temperas de indução para tratamento térmico em seus produtos de diversos tamanho , são módulos de alta frequência e potencia , os indutores ficam dispostos dento de enclausuramento na qual circula o produto da empresa e o condutor e um cabo para alta corrente para vc ter uma ideia os dissipadores dos IGBTS é refrigerado a água gelada de um chille, bem o que eu quero dizer e que esse indutor ai por ser de tubo vc pode instalar ela afastado do circuito com um bom cabo de força e até colocar um sistema de refrigeração a água passando pelo tubo , isso facilita muito o manuseio ok
Este sistema de indução de calor pode ser aplicado no tanto de imersão da lâmina para tempere com óleo no recipiente aplicando na parte externa e controlando a temperatura no óleo , abre-se quem sabe a nova têmpera pois não deixa de ser uma alquimia, rádio no mais nunca vi em programas de TV e vídeos que acompanho em nenhum local que trabalha no setor vi algo neste sentido, um mico de mercado, infelizmente não tenho a condição de fabricar tal item pois não coloquei minha oficifina ainda pois Faria algumas unidades para consumo, é uma baita idéia.
Boa noite. Preciso aquecer ferro redondo de até 1.1/2" de espessura. Minhas perguntas são as seguintes: - Qual a fonte de potência que eu preciso, para quantos W? - Tubo metálico de cobre é mais indicado ou é melhor eu usar fio de cobre maciço? - Em cada peça, preciso aquecer em torno de 250mm de um total de 900mm. Para isso, eu uso uma bobina com quantas voltas de cobre? 12, 15, 20, 25 voltas? - Qual o diâmetro interno que eu preciso ter na bobina para acomodar esta peça e obter o máximo do equipamento? - Qual a amperagem que eu preciso ter para fazer o aquecimento em uma peça do diâmetro que eu preciso? Bom, estas são somente algumas perguntas iniciais. Agradeço pela atenção e fico no aguardo de algumas idéias de sua parte. Att, Plínio Filho
Plinio, recomendo ver o vídeo aqui do canal que trata do básico em aquecimento por indução. As suas questões demandam cálculo e projeto, não têm resposta imediata. Já adianto que qualquer alteração nas dimensões da bobina exigem reajustes do cálculo do tanque ressonante. O uso desse sistema é normalmente para pequenos comprimentos e diâmetros, precisaria de um sistema múltiplo ou muito maior em potência para cobrir dimensões maiores. ruclips.net/video/k1TCAgvHRV0/видео.html
Tenho um fogão de indução 4 queimadores a lágrima sai no olho quando mulher liga kkkkk me livrei do chuveiro elétrico instalando aquecedor solar,quem sabe um dia ela desiste dele e volta pro tradicional kkkkk mais e muito interessante este seu ai.superlike
Parabéns pelos vídeos, já fiz os 2 que você fez, agora comprei 8 capacitores mkp 1200v / 2uf da epcos ,. Quero montar um aquecedor com esses 8 capacitores, mas não sei calcular os transistores, qual usar e quantos usar , mas vou continuar tentando !!
Obrigado Edson! Para os transistores leve sempre em conta uma boa capacidade de corrente de dreno. Os tipos que usei no segundo modelo têm uma boa folga de trabalho. Veja também a tensão máxima dreno source, que seja maior que a tensão do circuito! Boa sorte!
Entendi, na verdade meus capacitores são de 1700v 2uf são 8. Eu quero fazer um aquecedor com esses capacitores, qual associação você me aconselharia, e quantos mosfetes devo usar para esses capacitores, será que consigo com 8 irfp 250n ?
Consegue sim Edson. Dependendo da potência não precisa de tantos MOSFETS. Em geral até 04 são suficientes para potências até 2KW. Os capacitores, se foram MKP melhor, outros tipos não trabalham bem nas altas potências em altas frequências. Você deve ligá-los (série e paralelo) de forma que tenha uma capacitância calculada para a melhor frequência de ressonância.
Olá! Sabe qual a corrente de indução e a voltagem incididas sobre os terminais da bobina de tubos de refrigeração, neste caso? Desde já, pela bitola dos fios das 2 bobinas que estão em série com o circuito tanque, parece pequena! Vi uma informação que com uma pequena corrente de indução, este indutor se transforma em um gerador de corrente e voltagem maior do que a fonte ou bateria; no meu inversor mesmo, que estou estudando o indutor série com os 14v do primário do trafo toroidal, fiz alguns indutores, mas todos estão aquecendo como se fosse um fogão indutivo, a corrente é a voltagem nas pontas desse indutor são 9v e 9a, mais ou menos, porem a voltagem no primário do trafo, de 14v, não altera, tendo em vista que é uma indutância e não uma resistência, esta é zero, e não há queda de tensão, provando que esta bobina torna-se um gerador; estou até pensando em ligar uma carga x nos terminais deste indutor e observar o consumo geral... de repente dá até pra fazer uma ponte para feedback to bateria, vc já fez algum teste parecido(indutor como gerador/fonte)? Ótimo vídeo!!!
Obrigado Claudio! Nunca fiz nada nesse sentido, mas parece interessante. A tensão nos terminais é baixa e a corrente alta, dependendo da fonte, teremos valores que irão perto de 40V x 25A.
Olá amigo, tudo bem? Eu queria saber se existe algum circuito para usar em um fogão de indução que eu pudesse usar 4 bocas com componentes baratos e que fossem suficientes para usar uma única fonte de alimentação
Olá! Seria um circuito similar a esse do vídeo, melhor ainda um modelo de 2500W, as bobinas seriam adaptadas. Já para 04 bobinas de uso simultâneo (bocas) não seria tão simples e nem barato.
Obrigado André, Feliz Natal! Vai alterar a frequência de ressonância e perderá muito o desempenho. Para um aumento desse precisaria ter outro tipo de circuito.
ola amigo. muito bom conteudo. minha queståo é, eu posso envolver um cano de agua pela bobina para aquecer a agua?? no caso o cano de cobre não funciona correto? agradeço a atenção
outra coisa que achei muito interessante...AC por indução ..poderia ser um tema de video...vc colocou uma outra bobina para a indução de energia!? deve existir um calculo correto?? grato
Obrigado Sergio! O rendimento para aquecer canos com água corrente é baixo, devido às perdas na transferência de calor. Precisaria ser um tipo de serpentina envolvida pela bobina de indução para ter melhor resultado.
@@Electrolab-Eletronica humm.. interessante, se eu colocar uma serpentina de cobre onde passar a água, eu tenho que nessessariamente saber qnts espiras precisa correto!? E a indutância...tentei fazer uma serpentina de alumínio mas não serve pra nada..kkk ..o que vc acha amigo, dispensar um chuveiro elétrico de 7200w por indutância!? Grato
@@Electrolab-Eletronica concordo amigo.. Ac depende muito da amperagem correto pra ter uma eficiência pra certos equipamentos..eu ainda não entendi a ideia de tesla,bapesarbde tentar bastante..kkk obrigado pela atenção
É possível Onésio, mas dependendo da indutância dessa nova bobina, vai precisar de ajustes nos valores dos capacitores e talvez um aumento de potência, já que você altera o conjunto ressonante.
Exato, na prática, dependendo do material a bobina também tem um pequeno aquecimento em função do efeito joule, mas o metal que é colocado dentro dela é o que realmente aquece.
Boa noite, não existe uma frequência fixa para um MOSFET, ele pode trabalhar numa faixa larga de frequências e os limites desses valores dependem do modelo de MOSFET e por isso devem ser consultados no datasheet dele. No caso deste equipamento do vídeo, o oscilador opera na casa do 200KHz.
muito bom, este circuito é alimentado a AC ou DC ?, ou seja se for um transformador de potencia , deverie retificar a saida de modo a estabilizar a alimentação ? obrigado
@@Electrolab-Eletronica obrigado, outra pergunta, o controlo de potência é feito nos componentes ou na fonte de alimentação, por exemplo se quiser uma placa que consiga uma potencia 3X superior.
parabens pelos seus conteudos ! trabalho com refrigeracao e gostaria de montar um circuito para realizar soldas em tubo de cobre qual pptencia para tal vc me recomenda ?
Ola.trabalho como refrigerista domestico ok.sera que vc consegue um projeto desses para aquecer os tubos de cobre e aluminio para fazer brazagem na geladeira ?seria muito bom se conseguisse
Para fogão, precisaria mudar o circuito. A nova bobina plana alteraria a frequência de ressonância, além disso a potência desse modelo não seria suficiente.
Favor informar se este aquecedor pode ser utilizado para incandecer tubo de aço 1020 com diametro externo de 32 mm com 3 mm de parede, em um comprimento do tubo de 50 mm.
@@Electrolab-Eletronica Boa noite. Favor me orientar, se comprar um de 2000w quais outros equipamentos para completar o projeto. Não sou da área, preciso de orientação. Obrigado.
Não terá bom rendimento só com a passagem da água por alguns centímetros de cano aquecido, por conta das perdas na troca de calor, precisaria ser uma serpentina aquecida de passagem.
Vídeo muito bacana. Mas tenho algumas dúvidas: 1) Qual é o sensor de temperatura que você está usando? Estou interessado em saber qual deles não aquece por causa do campo magnético alternado. 2) Qual é a frequência de operação desse indutor? 3) Qual o campo magnético máximo alcançado? 4) Um núcleo de ferrite dentro da bobina poderia aumentar o campo magnético usando baixas correntes, mas não sei se o núcleo de ferrite iria esquentar. Você já fez esse teste? Sabe dizer se ele esquentaria?
Olá Vinicius, vamos lá: 1) Sensor termopar tipo K. 2) Na faixa de 100 a 150KHz. 3) O fabricante não informa esse valor, e nunca medi. 4) Sim, ele vai aquecer ao saturar, o núcleo é preciso ser sempre de ar e o elemento introduzido nele será aquecido conforme suas propriedades ferromagnéticas.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelas respostas. Mas ainda acho estranho que o sensor tipo K, contendo Ni, não aqueça pela influência de um campo AC. Pode me confirmar se esse termopar é adequado para medir a temperatura em correntes ac?
Sim, mede bem, a quantidade de Ni é pequena e a influência é mínima, dentro da faixa de atuação dele. Há outras opções, mas sempre mais onerosas que o tipo K. Salvo se necessitar de uma precisão muito elevada na medida, não creio que valha a pena gastar mais.
@@Electrolab-Eletronica Estou precisando fazer um sistema semelhante, porém preciso de altas correntes para ter um campo magnético maior. Encontrei uma fonte de 12 V e 100 A. Para ajustar a frequência de ressonância de acordo com a minha bobina eu preciso de capacitores da ordem de 100 nF, mas não consigo encontrar capacitores que aguentem aquela corrente. Pode me sugerir algum capacitor para o meu projeto?
Obrigado pela resposta. Quantas baterias de carro eu precisaria usar pra derreter alumínio? O recipiente de ferro seria para aumentar a temperatura rápido. O proprio alumínio ja reage bem à indução? Obrigado denovo.
A questão é a tensão! Para a potência máxima, precisaria de 48V, ou seja 04 baterias, mas cuidado para não exceder os 48V máximos, com uma corrente de 30A. O alumínio derrete bem num cadinho, indiretamente, pois não aquece tanto quanto os elementos ferro magnéticos. Veja o vídeo recente sobre esse assunto, aqui no canal: ruclips.net/video/p94Ih0CDUqM/видео.html
Olá, primeiramente parabéns pelo vídeo. Gostaria de saber para adicionar um controle para a potência desse circuito seria apenas regulando a tensão da fonte de alimentação? como funciona esse controle de potência nos fogões de indução? Obrigado!
Obrigado Christofer! Sim, seria regulando a tensão da fonte. Em fogões pode haver um controle mais dedicado, ajustando o sinal do oscilador. Mas neste caso, como queremos sempre a potência máxima, não há esse ajuste direto.
parabéns ! Você poderia experimentar outro tipo de bobina para soldar canos de geladeira ? teria que ser uma bobina aberta em forma de "ú" seria muito útil pois com o maçarico quando a solda é dentro corre o risco de danificar
Fabio, boa tarde, gostaria de saber se vc ja testou este tal aquecedor por indução e se chegou a derreter quantidades até 50 gramas. Outro detalhe:para melhorar o ganho das tensões eu posso colocar um dimmer na entrada de um trafo de secundário de 127 a 220V. Correto?
Olá Erasmo, esse eu não testei derretendo metais. Mas há outro modelo que faz isso, dê uma conferida neste vídeo (sim, pode usar o dimmer, porém cuidado com a potência que ele suporta): ruclips.net/video/p94Ih0CDUqM/видео.html
É possível Paulo, preferencialmente com uma potência menor que a máxima (reduzindo a tensão da fonte) num ambiente bem ventilado. Embora o fabricante não garanta um tempo de funcionamento tão prolongado.
Muito bom seus videos !!! Em relação a bobina que aquece o material, como é determinado o valor de indutância dela? Ou valor dela é igual ao das bobinas toroidal? Obrigado.
Obrigado! O valor dela é calculado pela frequência de ressonância necessária para o circuito. Na playlist do canal sobre aquecimento por indução, tenho um vídeo que mostro esse cálculo.
Boa noite Amigo Ótimo vídeo que nos faz viajar em ideias. Você falou em uma das respostas que esse projeto não seria bom para aquecer água, porém lhe pergunto se eu colocar um cano de ferro pasando por dentro da bobina com uma corrente de água passando por ele a água estará aquecida na saída do cano ? Grato por sua atenção e continue e nos brindar com esses vídeos didáticos.
Obrigado Eddie! Sim, ela estará aquecida, mas não creio que o suficiente para um banho, no exemplo deste circuito apresentado. Já que a passagem dela seria muito rápida. Por isso, um grande sistema de passagem por serpentinas teria bom desempenho nesses casos. Ou ainda, usando uma potência bem maior, talvez funcionasse bem, mas aí a questão de consumo já pesaria na solução!
Dê uma olhada nos vídeos da playlist de aquecimento pir indução aqui no canal. Os dois primeiros explicam o funcionamento desses circuitos, com alguns detalhes do projeto!
Eu tenho um pedaço de tudo de cobre aqui, dava até para montar um. Acho que na época comprei para montar uma máquina de fumaça! Só que acabei não montando! Talvez meu amigo, seja legal para quem trabalha com joia, para aquecer um pequeno metal de cordão ou anel para moldar. Não sei bem de que forma mas talvez seja util dessa forma
Sua explicação são muito boa Gostaria de em outra oportunidade vcs transformar uma máquina de solda modelo conversor de solda em um aquecedor indutivo Grato e obrigado
Bom dia. Você saberia informar em qual faixa de frequência se consegue esta indução por aquecimento em materiais metálicos? Por exemplo, de xxkhz a xxxkhz? Neste caso essa alteração na frequência alteraria a corrente de consumo?
Olá Luciano, nesse eu não medi. Mas num modelo experimental que fiz neste vídeo: ruclips.net/video/k1TCAgvHRV0/видео.html, usei 158KHz, com um bom desempenho. Normalmente a faixa melhor para materiais ferro magnéticos será em torno desse valor. A alteração da frequência pode alterar o consumo também.
Bom dia vi o seu vídeo gostei muito ,comprei um aquecedor desafeto pensando em fazer uma fonte com variador de voltagem de 7500 w ttipo dimer colocar um retificadora na saída com capacitores pra filtra da pra ajustar a voltagem e a corrente passa de 30 amperes e a saída que encontrei para a fonte tô contando que funcione um abraço
Preciso fazer um aquecedor indutivo para superfície planas. Esse parece ideal. A temperatura que preciso varia de 100 a 150 °C. Ajustaria a temperatura por chaveamento da fonte. Pergunto como seria uma bobina plana? Quantas espirais? Ótimo canal.
Olá Hugo, precisaria calcular pela indutância da original, pois faz ressonância com os capacitores, mantendo assim a frequência ideal. Caso não tenha como medir a indutância, recomendo experimentar o mesmo número de espiras da bobina original e tentar ajustar experimentalmente, aumentaando ou diminuindo conforme o desempenho.
Boa Noite, sou cuteleiro, qual aquecedor tu me indica para aquecimento de laminas de até 6mm, chegando a uma temperatura de 1200 graus na lâmina? Obrigado
É um circuito complexo, com muitos componentes e construção delicada. Para quem não tem experiência recomendo comprar um modelo pronto como esses do vídeo.
Poderia reduzir um pouco, mas pode reduzir a eficiência com a alteração do diâmetro. Poderia também fazer com fio, mas precisa ser um fio de grande espessura e rígido, tipo fio 8.
Fiz um oscilador com uma frequência em Mhz (FM) que aqueceu uma tampa de alumínio em 2 segundos. O alumínio fica por cima da bobina e a bobina era enrolada em um ferrite. Tem como montar um desses ?
Esse teria como usar para aquecer um metal e forçando ar sobre esse metal quente, fazer um aquecedor? Funcionária dessa forma para aquecer o ar até uns 38 graus? O consumo de energia desse sistema é baixo?
Para esse tamanho já teria um porte de modelo comercial, já que a bobina seria muito maior e a potência também precisaria ser alta, salvo se precisar aquecer pouco a engrenagem.
Sim é possível, mas precisa garantir que não haja muita variação na indutância, se houver, precisaria ajustar os valores dos capacitores para manter a ressonância.
amigo eu comprei uma maquina dessa de 1800w acontece que eu tenho aqui uma fonte altomotiva de 60a de 14v stetisom infinit, sera que funciona , nao liquei fiquei com medo de da errado , o que vc acha ?
Olá Bruno a questão é que com 14V o aquecedor não vai chegar nem perto da temperatura máxima, ele trabalha com até 48V, podendo ser valores menores, mas com perda de potência. De nada adiantam os 60A, pois a tensão é muito baixa.
Bom dia! Acabei de comprar este aparelho de aquecimento por indução. O kit vem a aparelhagem completa. A descrição dele é de 40 amperes/ 1800 W. Poderia me orientar qual o tipo de fonte adequada para este equipamento. Obs. Trabalho com fundição de metais ( prata, ouro.)
Olá Alberto, para atingir a máxima potência dele você pode usar uma fonte de 36V x 50A, e se o equipamento permitir tensões maiores, usar uma de 48V x 40A. Mas se não encontrar, precisará montar a fonte ou tentar associação de fontes iguais em paralelo (com os devidos diodos de proteção). Por exemplo duas de 48V x 20A.
Olá Marcelo, no máximo 40A, mas depende da tensão usada, normalmente consome menos, conforme comentei no vídeo. Eu testei com 28V, e fiquei 15 minutos ligado sem problemas, creio que poderia ficar mais tempo se não usar a potência máxima.
Boa noite, sim, mas não muito menor, pois alteraria a frequência de ressonância acima do ideal. Alterando muito, precisaria também ajustar o valor dos capacitores.
Gostaria de fazer alguns testes de aquecimento indutivo para dirimir uma curiosidade minha. Posso construir a bobina retangular? Preciso temperatura até 1000 gráus Celsius. Onde eu poderia adquirir estes componentes?
Sim, pode ser retangular, vai precisar comprar o tubo de cobre em lojas de refrigeração e formatar a bobina de forma retangular. Para atingir 1000°C irá precisar de um modelo de 3KW e uma fonte de alimentação potente. Dê uma olhada neste link da loja: bit.ly/2F9X7aq , que eles têm os modelos acima de 1KW como este do vídeo.
Consigo montar um com propósito de soldar tubos de cobre? Daí a bobina tem que se conformar ao tubo . Essa potência alcançaria uma temperatura de trabalho de mais de 800°C?
Se for para brazagem para união dos tubos de cobre, precisaria de um modelo de maior potência, há alguns no mercado, como este modelo básico do link, mas depende também do diâmetro do tubo: s.click.aliexpress.com/e/_Dl7hZLT
Tava pensando em fazer um pra aquecer cubo de rolamento, pra facilitar retirada, geralmente são presos por interferência, seria uma boa ferramenta ao invés de usar um soprador térmico.
Olá Gabriel, veja esta no Aliexpress, escolha a opção de 2000W e 48V e a tensão de entrada (se 110V ou 220V), essa é uma das mais em conta com essa potência: s.click.aliexpress.com/e/_DdQZ2Z9
Boa tarde professor,é possível ligar mais de um circuito desse em uma bobina,para aquecimento instantâneo de peças com massa maior,como eixos por exemplo.
Entendi,é que o mais potente que eu encontrei desse é de 1800W,acho que não dá conta um desse sozinho,teria de ser um equipamento de nível industrial bem mais caro,obrigado.
Boa noite... quero apresentar uma escada de Jacó na minha escola... conseguiria fazer uma "escada de Jacó" usando esse aquecedor e aquele flyback do outro vídeo? Obrigado.
Bom dia, professor! Um tubo de ferro galvanizado recirculando a água de um reservatório elevaria a temperatura até um grau definido por um termostato, penso. Sendo assim, qual seria a vida útil desse indutor quando ligado diariamente e por momentos espaçados, o consumo de energia valeria a pena? Obrigado e parabéns pelo canal.
Olá Daniel, a vida útil é indefinida, se usado sempre nas condições de corrente e tensão do projeto. Não creio que o rendimento seja bom para essa aplicação, há uma grande perda na transferência de calor nesses sistemas de passagem, onde normalmente esses circuitos não são recomendados.
Sim aquece, mas não tem bom rendimento por conta da transferência de calor. Precisaria ser uma serpentina fina para funcionar melhor, como num aquecedor de passagem.
Olá parabéns pelo vídeo. Sou leigo, mas tenho interesse em adquirir um desse. Mas tenho uma dúvida de como é que liga ele. Tipo é só ligar na tomada? Poderia me esclarecer por gentileza?
Olá Rodrigo, esses módulos são alimentados por fontes de alimentação externas, essas por sua vez vão na tomada. Por isso e preciso adquirir o módulo e uma fonte adequada na tensão e corrente, conforme o módulo, para que seja possível usar o produto.
Olá amigo, posso montar um circuito parecido com o do vídeo anterior com o formato de bobina circular? Pensei em usar ou a circular normal ou a bifilar de Tesla. Isso só influenciaria no cálculo da ressonância?
Olá Julio. Poderia! E sim, influenciaria totalmente, já que a indutância muda com a geometria da bobina. Precisaria medir essa nova indutância e ajustar o valor dos capacitores para ter uma ressonância em frequência próxima à original. Sem contar que perde um pouco a eficiência e por isso poderia precisar de maior potência, para compensação das perdas no novo indutor.
Olá Evandro! Tem sim, ele trabalha com corrente contínua e na placa tem a serigrafia (ou na parte de cima ou de baixo) da polaridade + e -. Cuidado para não inverter.
Tente descobrir como o multímetro (na escala de continuidade), pelos fios que alimentam a ventoinha (preto e vermelho). Pelo menos é possível confirmar quem seria o negativo (comum tanto na entrada de alimentação quanto na ventoinha) e por eliminação encontra o positivo.
@@Electrolab-Eletronica deu tudo certo,mas a fonte não aguentou,usei uma chaveada de 48v 20 amp, coloquei um ferro de 20 mm ,chegou fácil a 450 graus ,mas daí queimou a fonte!! Vc recomenda usar qual fonte? Obrigado!!
Amigo. Há muito tempo procuro um projeto como esse para têmpera de facas. Para um aquecimento de uma lâmina até 1000 graus, eu consigo com este projeto?
Olá André, não creio que consiga 1000° com esse modelo, mas há modelos de 2KW e 3KW que certamente chegarão nessa temperatura. Veja no link do produto que mandei (na descrição do vídeo), onde poderá encontrar os modelos de maior potência.
Olá Landes, sei que usam esse sistema de indução para remoção de mossas em carros, a questão é como você vai adaptar a bobina neste caso para esse uso. Precisaria adaptar formato e intensidade, conforme os aparelhos de mercado usam.
Os MOSFETs precisam ter características próximas aos originais, do contrário não devem funcionar. A fonte deve seguir a faixa permitida, que geralemente é bem larga, já que ele funciona de 12V a 48V, com correntes de 5A a 30A de capacidade. quanto maior a fonte, melhor o resultado.
@@Electrolab-Eletronica se eu limitar a fonte a 12v e aumentar para uns 40A ou 50a, muda muita coisa, ou é melhor uma fonte com essa voltagem de 12 a 48, (considerando MOSFETs "maiores") juntos com os capacitores mkp?
Negativo, aumentar a capacidade de corrente e manter os 12V não faria diferença no desempenho. Para maior potência precisa aumentar a tensão, para 24, 36 ou até 48V e aumentar a capacidade de corrente também, como para 10A, 20A ou 30A.
Será que se eu adquirir esse equipamento posso trocar a serpentina para aquecer diferentes diâmetros , que variam de 35mm a 150mm , preciso chegar a apenas 250°.
Até 150mm talvez seja possível, a questão é que alterar o diâmetro do indutor também altera a frequência de ressonância e o desempenho. A temperatura final vai depender também do material a ser aquecido.
Muito Legal!!! tenho um desse. um modelo mais simples. Penso em cobrir o tubo de cobre com uma manga de fibra de vidro e passar água Peltier para resfriar a bobina. Posso ligar essas fontes em paralelo ( usando diodos para impedir tensão inversa ) tenho muitas fontes de 24vdc 20A ( dai se eu ligar duas em paralelo. pode dar certo./ Também tenho muitos transformadores de 1kva de 220V/ 24V. Só não sei fazer fonte com estes transformadores. Tipo a parte de saída retificada com diodos e capacitares eu sei. não sei é fazer a regulagem da tensão com os LMs. Aguardo seus próximos vídeos sobre este tema. Abraço e obrigado
Obrigado Ítalo! As fontes em paralelo poderiam funcionar, mas nesse caso aumentaria somente a corrente, mas o consumo dificilmente vai passar de 20A em 24V. O ideal seria aumentar a tensão e corrente também. A fonte não precisa ser regulada, se você conseguir um valor entre 35 e 40V na saída pode usar a alimentação depois da filtragem (com pelo menos uns 20000 a 30000uF, num modelo como esse de 1KW.
Modelo comercial específico nunca vi. Talvez esse modelo do vídeo funcione bem, pois a diferença não é tão grande. No máximo algum ajuste no valor dos capacitores e trabalhando na máxima potência.
daria para fazer um chuveiro elétrico com água aquecida dentro de uma serpentina com um caninho de ferro enrolado que ficaria dentro da sua bobina de indução? Se criar isso vai economizar energia para aquecer água e ficar rico.
Cara vc é o melhor ! Parabéns professor ! Preciso de um deste pra máximo de 260•c ininterrupto por pelo menos 8 hs. Este com temperatura superior a 700°c trabalhando com média inferior a 260°c ( 190 a 260°c ) aquece muito o equipamento ? Será q suporta trabalhar 8 hs direto sem problema em caixa fechada mesmo adicionando mais ventoinhas pra arrefecimento ? Seria possível falarmos por email sente isso ?
Obrigado Marcio! Esse modelo poderia até servir, a grande questão é o controle da temperatura, que não existe, ele aquece até o limite máximo da potência. Precisaria ajustar pela tensão de alimentação e ir medindo a temperatura máxima ou ainda projetar um circuito de controle, com um sensor diretamente no bico.
@@Electrolab-Eletronica um dimer daqueles de controlar intensidade da lâmpada do quarto seria possível controlar professor ? Quanto mais energia liberada pelo dimer , mais aquece o bico da injetora. Será ?
@@Electrolab-Eletronica ok. Vou adquirir um produto deste modelo e uma fonte adequada e por em teste. Muito obrigado professor, perguntei a vários e não conseguiram me ajudar , mais vc sim . Felicidades e boa sorte. Deus abençoe grandemente sua vida e ganhou mais um inscrito em seu canal. Grande abraço !!!!!
Link para o produto: s.click.aliexpress.com/e/_DkZv1mH
Colega trabalhei em uma empresa que usa enumeras temperas de indução para tratamento térmico em seus produtos de diversos tamanho , são módulos de alta frequência e potencia , os indutores ficam dispostos dento de enclausuramento na qual circula o produto da empresa e o condutor e um cabo para alta corrente para vc ter uma ideia os dissipadores dos IGBTS é refrigerado a água gelada de um chille, bem o que eu quero dizer e que esse indutor ai por ser de tubo vc pode instalar ela afastado do circuito com um bom cabo de força e até colocar um sistema de refrigeração a água passando pelo tubo , isso facilita muito o manuseio ok
Perfeito Odimar. Esse indutor é de tubo de cobre e permite instalação de refrigeração à água, certamente vai melhorar o desempenho. Obrigado.
Consigo então fazer um chicote até a bobina? Vi algumas na internet para solda de tubos de cobre.
Cara teu timbre é excelente, vídeo profissional.
Obrigado amigo!
Eu comprei um igual ao seu vídeo, quando chegar vou comprar uma fonte de 24 volts aí entro em contato para mais dúvidas,um grande abraço amigo...
Muito obrigado pela sua atenção!
Diga, a bobina em forma de tubo você pode fazer circular liquido de arrefecimento por dentro, assim aumentando a vida útil da mesma,
Sim, nesse modelo é possível refrigerar a bobina!
Boa noite.
A bobina de indução não aquece?
Obrigado.
Boa noite! Sim aquece, mas muito pouco em relação ao metal que está no seu núcleo.
Este sistema de indução de calor pode ser aplicado no tanto de imersão da lâmina para tempere com óleo no recipiente aplicando na parte externa e controlando a temperatura no óleo , abre-se quem sabe a nova têmpera pois não deixa de ser uma alquimia, rádio no mais nunca vi em programas de TV e vídeos que acompanho em nenhum local que trabalha no setor vi algo neste sentido, um mico de mercado, infelizmente não tenho a condição de fabricar tal item pois não coloquei minha oficifina ainda pois Faria algumas unidades para consumo, é uma baita idéia.
É verdade Jackson! Obrigado pelo comentário!
Boa noite.
Preciso aquecer ferro redondo de até 1.1/2" de espessura. Minhas perguntas são as seguintes:
- Qual a fonte de potência que eu preciso, para quantos W?
- Tubo metálico de cobre é mais indicado ou é melhor eu usar fio de cobre maciço?
- Em cada peça, preciso aquecer em torno de 250mm de um total de 900mm. Para isso, eu uso uma bobina com quantas voltas de cobre? 12, 15, 20, 25 voltas?
- Qual o diâmetro interno que eu preciso ter na bobina para acomodar esta peça e obter o máximo do equipamento?
- Qual a amperagem que eu preciso ter para fazer o aquecimento em uma peça do diâmetro que eu preciso?
Bom, estas são somente algumas perguntas iniciais.
Agradeço pela atenção e fico no aguardo de algumas idéias de sua parte.
Att, Plínio Filho
Plinio, recomendo ver o vídeo aqui do canal que trata do básico em aquecimento por indução. As suas questões demandam cálculo e projeto, não têm resposta imediata. Já adianto que qualquer alteração nas dimensões da bobina exigem reajustes do cálculo do tanque ressonante. O uso desse sistema é normalmente para pequenos comprimentos e diâmetros, precisaria de um sistema múltiplo ou muito maior em potência para cobrir dimensões maiores. ruclips.net/video/k1TCAgvHRV0/видео.html
Tenho um fogão de indução 4 queimadores a lágrima sai no olho quando mulher liga kkkkk me livrei do chuveiro elétrico instalando aquecedor solar,quem sabe um dia ela desiste dele e volta pro tradicional kkkkk mais e muito interessante este seu ai.superlike
Rsrsrrs, é verdade Agnaldo, esses fogões são práticos e modernos, mas consomem bem! Obrigado!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Com o aquecimento as espiras do GI.nao entram em curto?O material a ser aquecido pode encostar nas espiras ???
As espiras aquecem pouco, o que aquece é o material colocado no seu núcleo. Esse não deve encostar nas espiras.
Parabéns pelos vídeos, já fiz os 2 que você fez, agora comprei 8 capacitores mkp 1200v / 2uf da epcos ,. Quero montar um aquecedor com esses 8 capacitores, mas não sei calcular os transistores, qual usar e quantos usar , mas vou continuar tentando !!
Obrigado Edson! Para os transistores leve sempre em conta uma boa capacidade de corrente de dreno. Os tipos que usei no segundo modelo têm uma boa folga de trabalho. Veja também a tensão máxima dreno source, que seja maior que a tensão do circuito! Boa sorte!
Entendi, na verdade meus capacitores são de 1700v 2uf são 8. Eu quero fazer um aquecedor com esses capacitores, qual associação você me aconselharia, e quantos mosfetes devo usar para esses capacitores, será que consigo com 8 irfp 250n ?
Consegue sim Edson. Dependendo da potência não precisa de tantos MOSFETS. Em geral até 04 são suficientes para potências até 2KW. Os capacitores, se foram MKP melhor, outros tipos não trabalham bem nas altas potências em altas frequências. Você deve ligá-los (série e paralelo) de forma que tenha uma capacitância calculada para a melhor frequência de ressonância.
Olá! Sabe qual a corrente de indução e a voltagem incididas sobre os terminais da bobina de tubos de refrigeração, neste caso? Desde já, pela bitola dos fios das 2 bobinas que estão em série com o circuito tanque, parece pequena! Vi uma informação que com uma pequena corrente de indução, este indutor se transforma em um gerador de corrente e voltagem maior do que a fonte ou bateria; no meu inversor mesmo, que estou estudando o indutor série com os 14v do primário do trafo toroidal, fiz alguns indutores, mas todos estão aquecendo como se fosse um fogão indutivo, a corrente é a voltagem nas pontas desse indutor são 9v e 9a, mais ou menos, porem a voltagem no primário do trafo, de 14v, não altera, tendo em vista que é uma indutância e não uma resistência, esta é zero, e não há queda de tensão, provando que esta bobina torna-se um gerador; estou até pensando em ligar uma carga x nos terminais deste indutor e observar o consumo geral... de repente dá até pra fazer uma ponte para feedback to bateria, vc já fez algum teste parecido(indutor como gerador/fonte)? Ótimo vídeo!!!
Obrigado Claudio! Nunca fiz nada nesse sentido, mas parece interessante. A tensão nos terminais é baixa e a corrente alta, dependendo da fonte, teremos valores que irão perto de 40V x 25A.
Olá boa tarde, gostaria de saber se é posível por várias bobinas de inducao a uma mesma placa em paralelo. Brigadáo!
Olá Pablo, não é possível alterar a bobona dessa forma, isso modificaria a frequência de ressonância e o funcionamento do circuito.
Olá amigo, tudo bem? Eu queria saber se existe algum circuito para usar em um fogão de indução que eu pudesse usar 4 bocas com componentes baratos e que fossem suficientes para usar uma única fonte de alimentação
Olá! Seria um circuito similar a esse do vídeo, melhor ainda um modelo de 2500W, as bobinas seriam adaptadas. Já para 04 bobinas de uso simultâneo (bocas) não seria tão simples e nem barato.
@@Electrolab-Eletronica tá certo. muito obrigado pelas dicas amigo!
Se mudar o formato e tamanho da bobina da pra fazer brasagem em tubo de cobre ou alumínio?
Não é recomendável, o aquecimento por indução nesse equipamento tem ser melhor rendimento em metais ferromagnéticos.
feliz natal... professor....se alimentarmos o diâmetro para 25cm, o que acontece ?
Obrigado André, Feliz Natal! Vai alterar a frequência de ressonância e perderá muito o desempenho. Para um aumento desse precisaria ter outro tipo de circuito.
ola amigo. muito bom conteudo. minha queståo é, eu posso envolver um cano de agua pela bobina para aquecer a agua?? no caso o cano de cobre não funciona correto? agradeço a atenção
outra coisa que achei muito interessante...AC por indução ..poderia ser um tema de video...vc colocou uma outra bobina para a indução de energia!? deve existir um calculo correto?? grato
Obrigado Sergio! O rendimento para aquecer canos com água corrente é baixo, devido às perdas na transferência de calor. Precisaria ser um tipo de serpentina envolvida pela bobina de indução para ter melhor resultado.
AC por indução em baixa frequência tem perdas enormes, embora possível, não justifica o custo da construção.
@@Electrolab-Eletronica humm.. interessante, se eu colocar uma serpentina de cobre onde passar a água, eu tenho que nessessariamente saber qnts espiras precisa correto!? E a indutância...tentei fazer uma serpentina de alumínio mas não serve pra nada..kkk ..o que vc acha amigo, dispensar um chuveiro elétrico de 7200w por indutância!? Grato
@@Electrolab-Eletronica concordo amigo.. Ac depende muito da amperagem correto pra ter uma eficiência pra certos equipamentos..eu ainda não entendi a ideia de tesla,bapesarbde tentar bastante..kkk obrigado pela atenção
Amigo, tem como colocar uma bobina de cano de cobre mais larga, pra aquecer um cadinho maior, sem fzr nenhuma alteração no circuito?
Um pouco maior sim (20 a 30%), não muito, pois alteraria a ressonância.
Daria pra usar uma máquina de solda inversora como fonte?
Não daria.
Obrigado por mostrar essa topologia de aquecedor indutivo!!!!! excelente aquisiçao!!!!!!
Obrigado Edner!!
Boas Fabio, dá para ligar uma bobine de Tesla, Panqueca no lugar desse indutor? Para aquecer uma panela ou placa para grelhados. Obg
É possível Onésio, mas dependendo da indutância dessa nova bobina, vai precisar de ajustes nos valores dos capacitores e talvez um aumento de potência, já que você altera o conjunto ressonante.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado
Bom noite. favor informar se comprar um ZVS de 2 KW quais outros equipamentos terei que adquirir para completar. Obrigado.
Minimamente uma fonte de 36V a 48V por pelo menos 40A.
Bia noite
A bobina só se aquece com a introdução de algum metal ?
Ou seja, permanece fria mesmo o ZVS ligado...?🤔
Exato, na prática, dependendo do material a bobina também tem um pequeno aquecimento em função do efeito joule, mas o metal que é colocado dentro dela é o que realmente aquece.
Boa noite professor.
Me tira uma dúvida por favor.
Qual é a frequência de um Mosfet?
Boa noite, não existe uma frequência fixa para um MOSFET, ele pode trabalhar numa faixa larga de frequências e os limites desses valores dependem do modelo de MOSFET e por isso devem ser consultados no datasheet dele. No caso deste equipamento do vídeo, o oscilador opera na casa do 200KHz.
muito bom, este circuito é alimentado a AC ou DC ?, ou seja se for um transformador de potencia , deverie retificar a saida de modo a estabilizar a alimentação ? obrigado
Obrigado Joe, é alimentado por DC, ou seja, precisa de uma fonte.
@@Electrolab-Eletronica obrigado, outra pergunta, o controlo de potência é feito nos componentes ou na fonte de alimentação, por exemplo se quiser uma placa que consiga uma potencia 3X superior.
parabens pelos seus conteudos !
trabalho com refrigeracao e gostaria de montar um circuito para realizar soldas em tubo de cobre
qual pptencia para tal vc me recomenda ?
Obrigado! Essas máquinas para solda de cobre por indução são muito potentes, em geral na faixa de 15KW.
@@Electrolab-Eletronica tem algum modelo comercial que vocês indicariam?
Boa noite professor. Este equipamento pode ficar ligado por horas ininterruptas em equipamentos de injeção de plásticos, bichos de injetoras ?
Ele não é para uso industrial com uso prolongado, precisaria ser um modelo mais robusto.
Ele consegue aquecer tubulação de cobre amigo? ou só funciona com metais ferrosos?
Aquece também, mas com menor eficiência que materiais ferrosos.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado meu amigo, estou com um projeto em mente vou arriscar para ver se vai dar certo.
Ola.trabalho como refrigerista domestico ok.sera que vc consegue um projeto desses para aquecer os tubos de cobre e aluminio para fazer brazagem na geladeira ?seria muito bom se conseguisse
Olá, eu tenho duas perguntas, estou querendo montar um fogão, quanto tempo pode ficar ligado? E como eu faço uma bobina para colocar a panela em cima?
Para fogão, precisaria mudar o circuito. A nova bobina plana alteraria a frequência de ressonância, além disso a potência desse modelo não seria suficiente.
@@Electrolab-Eletronica entendi, obrigado.
Favor informar se este aquecedor pode ser utilizado para incandecer tubo de aço 1020 com diametro externo de 32 mm com 3 mm de parede, em um comprimento do tubo de 50 mm.
Para esse tubo o ideal seria um modelo de maior potência, como um de 2000W.
@@Electrolab-Eletronica Boa noite. Favor me orientar, se comprar um de 2000w quais outros equipamentos para completar o projeto. Não sou da área, preciso de orientação. Obrigado.
Boa noite Anesio! Minimamente uma fonte de 36V a 48V por pelo menos 40A.
Olá amigo, se eu colocar um cano de ferro ou cobre passando por dentro da bobina do indutor, a agua pode passar e aquecer ?
Não terá bom rendimento só com a passagem da água por alguns centímetros de cano aquecido, por conta das perdas na troca de calor, precisaria ser uma serpentina aquecida de passagem.
@@Electrolab-Eletronica Como chega a 700 graus, pensei que a água chegaria a ferver. Mas obrigado . Abraço
Para água corrente não há tempo hábil de aquecer o suficiente, já que não é instantâneo..
Vídeo muito bacana. Mas tenho algumas dúvidas:
1) Qual é o sensor de temperatura que você está usando? Estou interessado em saber qual deles não aquece por causa do campo magnético alternado.
2) Qual é a frequência de operação desse indutor?
3) Qual o campo magnético máximo alcançado?
4) Um núcleo de ferrite dentro da bobina poderia aumentar o campo magnético usando baixas correntes, mas não sei se o núcleo de ferrite iria esquentar. Você já fez esse teste? Sabe dizer se ele esquentaria?
Olá Vinicius, vamos lá: 1) Sensor termopar tipo K. 2) Na faixa de 100 a 150KHz. 3) O fabricante não informa esse valor, e nunca medi. 4) Sim, ele vai aquecer ao saturar, o núcleo é preciso ser sempre de ar e o elemento introduzido nele será aquecido conforme suas propriedades ferromagnéticas.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelas respostas. Mas ainda acho estranho que o sensor tipo K, contendo Ni, não aqueça pela influência de um campo AC. Pode me confirmar se esse termopar é adequado para medir a temperatura em correntes ac?
Sim, mede bem, a quantidade de Ni é pequena e a influência é mínima, dentro da faixa de atuação dele. Há outras opções, mas sempre mais onerosas que o tipo K. Salvo se necessitar de uma precisão muito elevada na medida, não creio que valha a pena gastar mais.
@@Electrolab-Eletronica Estou precisando fazer um sistema semelhante, porém preciso de altas correntes para ter um campo magnético maior. Encontrei uma fonte de 12 V e 100 A. Para ajustar a frequência de ressonância de acordo com a minha bobina eu preciso de capacitores da ordem de 100 nF, mas não consigo encontrar capacitores que aguentem aquela corrente. Pode me sugerir algum capacitor para o meu projeto?
Capacitores MKP de alto isolamento são os mais indicados em altas frequências em conjunto com altas correntes.
Bom dia. Esse aparelho pode ser usado para derreter alumínio usando uma cuba de ferro/aço e uma fonte de 12V, 5A?
Olá Carlos, com essa fonte não é possível. Precisaria uma potência muito maior e de preferência um cadinho de grafite/cerâmica.
Obrigado pela resposta. Quantas baterias de carro eu precisaria usar pra derreter alumínio? O recipiente de ferro seria para aumentar a temperatura rápido. O proprio alumínio ja reage bem à indução?
Obrigado denovo.
A questão é a tensão! Para a potência máxima, precisaria de 48V, ou seja 04 baterias, mas cuidado para não exceder os 48V máximos, com uma corrente de 30A. O alumínio derrete bem num cadinho, indiretamente, pois não aquece tanto quanto os elementos ferro magnéticos. Veja o vídeo recente sobre esse assunto, aqui no canal: ruclips.net/video/p94Ih0CDUqM/видео.html
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado!
Olá, primeiramente parabéns pelo vídeo. Gostaria de saber para adicionar um controle para a potência desse circuito seria apenas regulando a tensão da fonte de alimentação? como funciona esse controle de potência nos fogões de indução? Obrigado!
Obrigado Christofer! Sim, seria regulando a tensão da fonte. Em fogões pode haver um controle mais dedicado, ajustando o sinal do oscilador. Mas neste caso, como queremos sempre a potência máxima, não há esse ajuste direto.
@@Electrolab-Eletronica Teria alguma material sobre o ajuste do oscilador? seria na gate dos mosfet?
Não tenho, seria outro projeto, modificar este não seria o melhor caminho.
parabéns !
Você poderia experimentar outro tipo de bobina para soldar canos de geladeira ? teria que ser uma bobina aberta em forma de "ú"
seria muito útil pois com o maçarico quando a solda é dentro corre o risco de danificar
Obrigado! Não funcionaria bem com este modelo de equipamento.
@@Electrolab-Eletronica Não esquentaria o suficiente ?
Exato, sem calor suficiente para soldagens.
@@Electrolab-Eletronica estava pensando nisso para ar condicionado. Se for aquelas do Aliexpress com 2,5kva não daria?
Fabio, boa tarde, gostaria de saber se vc ja testou este tal aquecedor por indução e se chegou a derreter quantidades até 50 gramas. Outro detalhe:para melhorar o ganho das tensões eu posso colocar um dimmer na entrada de um trafo de secundário de 127 a 220V. Correto?
Olá Erasmo, esse eu não testei derretendo metais. Mas há outro modelo que faz isso, dê uma conferida neste vídeo (sim, pode usar o dimmer, porém cuidado com a potência que ele suporta): ruclips.net/video/p94Ih0CDUqM/видео.html
Boa tarde, tudo bem? Assistindo ao seu vídeo fiquei curioso é comprei um aquecedor por indução 48v. Me poderia me indicar uma fonte boa?
Olá Carlos, tudo bom? Para um modelo até 1500W, recomendo esta fonte, opte pelo modelo de 48V x 1500W: s.click.aliexpress.com/e/_DdMzev9
Tem como alterar este circuito, para funcionar com a entrada de 110/127 vca?
Somente usando uma fonte de alimentação, ele só funciona com corrente contínua.
para fazer com ele fique por exemplo 4 horas ligado, ele ficaria? com 40% de sua capaciadae por exemplo com uma placa solar geradora de 12 v?
É possível Paulo, preferencialmente com uma potência menor que a máxima (reduzindo a tensão da fonte) num ambiente bem ventilado. Embora o fabricante não garanta um tempo de funcionamento tão prolongado.
@@Electrolab-Eletronica to pensando em aquecedor para piscina ambiente externo placa de 150w 12v 8amp
Se pretende usar como aquecedor de água em passagem, ele não é adequado, há grande perdas na transferência de calor.
Muito bom seus videos !!!
Em relação a bobina que aquece o material, como é determinado o valor de indutância dela?
Ou valor dela é igual ao das bobinas toroidal?
Obrigado.
Obrigado! O valor dela é calculado pela frequência de ressonância necessária para o circuito. Na playlist do canal sobre aquecimento por indução, tenho um vídeo que mostro esse cálculo.
@@Electrolab-Eletronica Ok, vou olhar, muito obrigado.
Parabéns pelos videos sobre aquecimento por indução. Você poderia fazer um video com uma versão usando a bobina plana?
Obrigado Diogo! Sugestão anotada!
Boa noite Amigo
Ótimo vídeo que nos faz viajar em ideias.
Você falou em uma das respostas que esse projeto não seria bom para aquecer água, porém lhe pergunto se eu colocar um cano de ferro pasando por dentro da bobina com uma corrente de água passando por ele a água estará aquecida na saída do cano ?
Grato por sua atenção e continue e nos brindar com esses vídeos didáticos.
Obrigado Eddie! Sim, ela estará aquecida, mas não creio que o suficiente para um banho, no exemplo deste circuito apresentado. Já que a passagem dela seria muito rápida. Por isso, um grande sistema de passagem por serpentinas teria bom desempenho nesses casos. Ou ainda, usando uma potência bem maior, talvez funcionasse bem, mas aí a questão de consumo já pesaria na solução!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado por tua atenção e já estou inscrito no canal. Um abraço
mais uma pergunta é posível que a bobina de inducao de cobre seja em forma "C"?
Não é adequado, mas é possível. O rendimento poderia ser menor que no formato cilíndrico.
Vem com a bobina em forma "C" também? @@Electrolab-Eletronica
Não existe nesse formato, precisaria construir uma, o que não seria muito simples.
Olá! Teria como modificar a bobina e fazer um fogão de uma boca? Estou tentando fazer um para acampamento, será que esse equipamento daria certo?
É possível Leonardo, mas precisaria ajustar os valores dos capacitores e potência total para trabalhar bem com um indutor diferente do original.
@@Electrolab-Eletronica muito bom gostaria de tentar mas nao sei nem por onde começar.kkkkkk muito obrigado pela resposta e pela atenção!
Dê uma olhada nos vídeos da playlist de aquecimento pir indução aqui no canal. Os dois primeiros explicam o funcionamento desses circuitos, com alguns detalhes do projeto!
Eu tenho um pedaço de tudo de cobre aqui, dava até para montar um.
Acho que na época comprei para montar uma máquina de fumaça!
Só que acabei não montando!
Talvez meu amigo, seja legal para quem trabalha com joia, para aquecer um pequeno metal de cordão ou anel para moldar.
Não sei bem de que forma mas talvez seja util dessa forma
Olá Michel! É uma opção sim, outra, para os mais potentes, é dar têmpera em facas.
Sua explicação são muito boa
Gostaria de em outra oportunidade vcs transformar uma máquina de solda modelo conversor de solda em um aquecedor indutivo
Grato e obrigado
Obrigado Onofre! Sugestão anotada!
Bom dia. Você saberia informar em qual faixa de frequência se consegue esta indução por aquecimento em materiais metálicos? Por exemplo, de xxkhz a xxxkhz? Neste caso essa alteração na frequência alteraria a corrente de consumo?
Olá Luciano, nesse eu não medi. Mas num modelo experimental que fiz neste vídeo: ruclips.net/video/k1TCAgvHRV0/видео.html, usei 158KHz, com um bom desempenho. Normalmente a faixa melhor para materiais ferro magnéticos será em torno desse valor. A alteração da frequência pode alterar o consumo também.
Bom dia vi o seu vídeo gostei muito ,comprei um aquecedor desafeto pensando em fazer uma fonte com variador de voltagem de 7500 w ttipo dimer colocar um retificadora na saída com capacitores pra filtra da pra ajustar a voltagem e a corrente passa de 30 amperes e a saída que encontrei para a fonte tô contando que funcione um abraço
Sucesso com o projeto Sidnei!
Preciso fazer um aquecedor indutivo para superfície planas. Esse parece ideal. A temperatura que preciso varia de 100 a 150 °C.
Ajustaria a temperatura por chaveamento da fonte. Pergunto como seria uma bobina plana? Quantas espirais?
Ótimo canal.
Olá Hugo, precisaria calcular pela indutância da original, pois faz ressonância com os capacitores, mantendo assim a frequência ideal. Caso não tenha como medir a indutância, recomendo experimentar o mesmo número de espiras da bobina original e tentar ajustar experimentalmente, aumentaando ou diminuindo conforme o desempenho.
se com 1 kw ja´chegou a 700 graus centigrados para temperaturas bem maiores eu vou precisar refrigerar a bobina com água correto?
Ele chega à temperaturas mais elevadas, com uma fonte maior (48V x 30A). Não usei a potência máxima nesta experiência.
Boa Noite, sou cuteleiro, qual aquecedor tu me indica para aquecimento de laminas de até 6mm, chegando a uma temperatura de 1200 graus na lâmina? Obrigado
Olá Flavio, ainda não testei nenhum que chegasse nessa temperatura, mas sem dúvida terá que ser um modelo bem mais potente, na faixa de 3 a 4kW.
@@Electrolab-Eletronica Quais componentes eu preciso para fazer um, sou bem leigo nessa parte de elétrica, mas preciso de um.
É um circuito complexo, com muitos componentes e construção delicada. Para quem não tem experiência recomendo comprar um modelo pronto como esses do vídeo.
Este indutor, consegue soldar cano de cobre com solda prata?
Negativo Walmir, ele não é recomendado para soldas.
essa fonte de alimentação é alternada ou continua?
Contínua.
Boa tarde amigo.
Eu posso reduzir o diâmetro da bobina? eu precisaria de uma de 2 a 3 cm de diâmetro. Ou eu poderia fazer a bobina de fio mesmo?
Poderia reduzir um pouco, mas pode reduzir a eficiência com a alteração do diâmetro. Poderia também fazer com fio, mas precisa ser um fio de grande espessura e rígido, tipo fio 8.
@@Electrolab-Eletronica Show. Muito obrigado!
Fiz um oscilador com uma frequência em Mhz (FM) que aqueceu uma tampa de alumínio em 2 segundos. O alumínio fica por cima da bobina e a bobina era enrolada em um ferrite. Tem como montar um desses ?
O rendimento nesse caso é baixo. O aquecimento por indução ocorre melhor nas baixas frequências.
Esse teria como usar para aquecer um metal e forçando ar sobre esse metal quente, fazer um aquecedor? Funcionária dessa forma para aquecer o ar até uns 38 graus? O consumo de energia desse sistema é baixo?
O consumo é alto, só esse aparelho consome 1000W. Não seria tão eficiente quando uma simples resistência elétrica.
E para fazer um que esquente uma engrenagem de ferro de quase 1 palmo de circunferência? Tem como fazer um projeto em casa?
Para esse tamanho já teria um porte de modelo comercial, já que a bobina seria muito maior e a potência também precisaria ser alta, salvo se precisar aquecer pouco a engrenagem.
@@Electrolab-Eletronica ela teria que aquecer pelo menos que avermelhasse a circunferencia do meio.. pra depois encaixar o tubo macico
@@Electrolab-Eletronica mas ja vi umas industriais que a bobina é so tipo 2 voltas ou um formato em 'v' e aquece mt rapido pecas grandes
Gostaria do saber se a bobina esquenta, havendo a necessidade de refrigera-lá de algum modo.
Olá Elton, esquenta pouco até 1KW, mas se usar por tempo prolongado em máxima potência, uma refrigeração da bobina seria interessante sim.
Electrolab Entendi, muito obrigado.
Elton Vale
Nos fornos de fundição de aço de grande capacidade existe circulação de água dentro do tubo da bobina.
É possível mudar o formato da bobina?
Sim é possível, mas precisa garantir que não haja muita variação na indutância, se houver, precisaria ajustar os valores dos
capacitores para manter a ressonância.
amigo eu comprei uma maquina dessa de 1800w acontece que eu tenho aqui uma fonte altomotiva de 60a de 14v stetisom infinit, sera que funciona , nao liquei fiquei com medo de da errado , o que vc acha ?
Olá Bruno a questão é que com 14V o aquecedor não vai chegar nem perto da temperatura máxima, ele trabalha com até 48V, podendo ser valores menores, mas com perda de potência. De nada adiantam os 60A, pois a tensão é muito baixa.
Isso funciona em uma fonte com proteção contra curto, Ou tenque ter uma fonte específica?
Funciona, desde que a fonte tenha capacidade de corrente suficiente para suportar essa carga.
Bom dia! Acabei de comprar este aparelho de aquecimento por indução. O kit vem a aparelhagem completa. A descrição dele é de 40 amperes/ 1800 W. Poderia me orientar qual o tipo de fonte adequada para este equipamento. Obs. Trabalho com fundição de metais ( prata, ouro.)
Olá Alberto, para atingir a máxima potência dele você pode usar uma fonte de 36V x 50A, e se o equipamento permitir tensões maiores, usar uma de 48V x 40A. Mas se não encontrar, precisará montar a fonte ou tentar associação de fontes iguais em paralelo (com os devidos diodos de proteção). Por exemplo duas de 48V x 20A.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pela atenção. Assim que o equipamento chegar passarei as especificações para vcs. Feliz 2020!
Feliz ano novo Alberto!
Olá quanto tempo ele pode ficar atuando e quantos Ampére ele puxa .
Olá Marcelo, no máximo 40A, mas depende da tensão usada, normalmente consome menos, conforme comentei no vídeo. Eu testei com 28V, e fiquei 15 minutos ligado sem problemas, creio que poderia ficar mais tempo se não usar a potência máxima.
@@Electrolab-Eletronica Maravilha
boa noite amigo, é possível fazer uma expira de cobre menor
Boa noite, sim, mas não muito menor, pois alteraria a frequência de ressonância acima do ideal. Alterando muito, precisaria também ajustar o valor dos capacitores.
Oi eletrolab, da para usar ele para aquecer água?
Olá Wilson, não é indicado, pois há uma grande perda na transferência de calor para a água. E a eficiência seria muito baixa.
Gostaria de fazer alguns testes de aquecimento indutivo para dirimir uma curiosidade minha. Posso construir a bobina retangular? Preciso temperatura até 1000 gráus Celsius. Onde eu poderia adquirir estes componentes?
Sim, pode ser retangular, vai precisar comprar o tubo de cobre em lojas de refrigeração e formatar a bobina de forma retangular. Para atingir 1000°C irá precisar de um modelo de 3KW e uma fonte de alimentação potente. Dê uma olhada neste link da loja: bit.ly/2F9X7aq , que eles têm os modelos acima de 1KW como este do vídeo.
Muito obrigado !!! Vou acessar o link e volto a comentar contigo..
Deixa eu te perguntar sabe me dizer se eu posso alterar a bobina...preciso de um diâmetro de 250mm
Se aumentar a bobina, vai alterar a frequência de ressonância e certamente perderia eficiência.
a bobina pode ser de diametro maior?.
Pode, mas precisa recalcular os capacitores para manter a frequência de ressonância.
Boa noite! Agradeço pelas suas ótimas orientações! O Sr teria um esquema para montar um fogão de indução de bobina plana?
Obrigado Fabio, infelizmente não tenho.
Consigo montar um com propósito de soldar tubos de cobre? Daí a bobina tem que se conformar ao tubo . Essa potência alcançaria uma temperatura de trabalho de mais de 800°C?
Se for para brazagem para união dos tubos de cobre, precisaria de um modelo de maior potência, há alguns no mercado, como este modelo básico do link, mas depende também do diâmetro do tubo: s.click.aliexpress.com/e/_Dl7hZLT
@@Electrolab-Eletronica Entendi. Então para uma variedade de diâmetros entre 6,32 até 19mm preciso de um só para o máximo ou vários?
Creio eu até 19mm você use um somente.
qual a temperatura maxima conseguida com este aquecedor?.
Perto de 1000°C.
Circuito muito bem projetado e construído.
Ideal para fazer têmpera em pequenas peças de aço.
Abraço.
Obrigado Amilton!!
vc acha isso possivel amigo ??
Tava pensando em fazer um pra aquecer cubo de rolamento, pra facilitar retirada, geralmente são presos por interferência, seria uma boa ferramenta ao invés de usar um soprador térmico.
@@Electrolab-Eletronica e possível fazer solda em tubos de cobre? Vi algumas máquinas aqui no RUclips que fazem mas não sei as configurações
Ola dá pra fazer um indultor com uma máquina de solda inverter?, eu vi um vídeo que o cara faz uma e uza como forja ele faz cultelaria com ela.
Nunca vi, mas com alguma modificação talvez seja possível!
É possível modificar a forma da bobina? vi em outros modelos umas formas diferentes
Sim é possível José, mas tendo o cuidado de manter a frequência de ressonância, compensando nos capacitores.
@@Electrolab-Eletronica Falo igual a esse do link ruclips.net/video/tXGQWlflMUs/видео.html
Sim, esse formato é aceitável, mas é sempre bom medir a indutância, após a mudança na bobina e comparar com a anterior.
amigo como encontro a fonte para um de 2000w? eh indicado 48v 2000w 50 a
Olá Gabriel, veja esta no Aliexpress, escolha a opção de 2000W e 48V e a tensão de entrada (se 110V ou 220V), essa é uma das mais em conta com essa potência: s.click.aliexpress.com/e/_DdQZ2Z9
Boa tarde professor,é possível ligar mais de um circuito desse em uma bobina,para aquecimento instantâneo de peças com massa maior,como eixos por exemplo.
Boa tarde, não é conveniente essa ligação, o melhor seria um equipamento de maior potência.
Entendi,é que o mais potente que eu encontrei desse é de 1800W,acho que não dá conta um desse sozinho,teria de ser um equipamento de nível industrial bem mais caro,obrigado.
Boa noite... quero apresentar uma escada de Jacó na minha escola... conseguiria fazer uma "escada de Jacó" usando esse aquecedor e aquele flyback do outro vídeo? Obrigado.
Ou se tiver uma maneira mais barata pra fazer esse experimento, fico agradecido (professor ganha pouco rsrs). Obrigado
Olá Luis, tem um projeto no canal de uma escada de Jacó, confira aqui: ruclips.net/video/q1KCNwJjdZg/видео.html
Consigo deixar vermelho uma barra de aço 1045 de 10mm???
Sim, consegue na potência máxima e somente o trecho que estiver dentro da bobina de indução.
Bom dia, professor! Um tubo de ferro galvanizado recirculando a água de um reservatório elevaria a temperatura até um grau definido por um termostato, penso. Sendo assim, qual seria a vida útil desse indutor quando ligado diariamente e por momentos espaçados, o consumo de energia valeria a pena? Obrigado e parabéns pelo canal.
Olá Daniel, a vida útil é indefinida, se usado sempre nas condições de corrente e tensão do projeto. Não creio que o rendimento seja bom para essa aplicação, há uma grande perda na transferência de calor nesses sistemas de passagem, onde normalmente esses circuitos não são recomendados.
Se passar um cano , correndo agua por dentro , será que aquece a água?
Sim aquece, mas não tem bom rendimento por conta da transferência de calor. Precisaria ser uma serpentina fina para funcionar melhor, como num aquecedor de passagem.
Olá parabéns pelo vídeo. Sou leigo, mas tenho interesse em adquirir um desse. Mas tenho uma dúvida de como é que liga ele. Tipo é só ligar na tomada? Poderia me esclarecer por gentileza?
Olá Rodrigo, esses módulos são alimentados por fontes de alimentação externas, essas por sua vez vão na tomada. Por isso e preciso adquirir o módulo e uma fonte adequada na tensão e corrente, conforme o módulo, para que seja possível usar o produto.
@@Electrolab-Eletronica agora entendi. Muito obrigado meu caro pelo esclarecimento. Gratidão 🙏
Olá amigo, posso montar um circuito parecido com o do vídeo anterior com o formato de bobina circular? Pensei em usar ou a circular normal ou a bifilar de Tesla. Isso só influenciaria no cálculo da ressonância?
Olá Julio. Poderia! E sim, influenciaria totalmente, já que a indutância muda com a geometria da bobina. Precisaria medir essa nova indutância e ajustar o valor dos capacitores para ter uma ressonância em frequência próxima à original. Sem contar que perde um pouco a eficiência e por isso poderia precisar de maior potência, para compensação das perdas no novo indutor.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado! Sou fã!👍🏽
Por favor me manda onde consigo comprar esse aquecedor
Confira no link que está na descrição deste vídeo.
Show esse casal!! Comprei um desse e não sei onde ligo a fonte e se tem polaridade pra ligar, poderia me ajudar?
Olá Evandro! Tem sim, ele trabalha com corrente contínua e na placa tem a serigrafia (ou na parte de cima ou de baixo) da polaridade + e -. Cuidado para não inverter.
@@Electrolab-Eletronica a minha não veio polaridade marcada na placa,tem algum tipo de teste pra saber a polaridade?
Tente descobrir como o multímetro (na escala de continuidade), pelos fios que alimentam a ventoinha (preto e vermelho). Pelo menos é possível confirmar quem seria o negativo (comum tanto na entrada de alimentação quanto na ventoinha) e por eliminação encontra o positivo.
@@Electrolab-Eletronica deu tudo certo,mas a fonte não aguentou,usei uma chaveada de 48v 20 amp, coloquei um ferro de 20 mm ,chegou fácil a 450 graus ,mas daí queimou a fonte!! Vc recomenda usar qual fonte? Obrigado!!
Olá, boa tarde.
Poderia utilizar ligado em 4 bateria 12V? e o consumo é muito alto?
Pode sim, se baterias fornecerem uns 40A (em 48V) pelo menos, por exemplo, baterias de carro.
Amigo.
Há muito tempo procuro um projeto como esse para têmpera de facas.
Para um aquecimento de uma lâmina até 1000 graus, eu consigo com este projeto?
Olá André, não creio que consiga 1000° com esse modelo, mas há modelos de 2KW e 3KW que certamente chegarão nessa temperatura. Veja no link do produto que mandei (na descrição do vídeo), onde poderá encontrar os modelos de maior potência.
em boa tarde sera que posso usar para desamassar latas de carro
Olá Landes, sei que usam esse sistema de indução para remoção de mossas em carros, a questão é como você vai adaptar a bobina neste caso para esse uso. Precisaria adaptar formato e intensidade, conforme os aparelhos de mercado usam.
vc ja fez algo assim? quero fazer uma com tempos e potencia regulados por um micro controlador o meu unico problema é esta bobina vc pode me ajudar
Landes, nunca fiz. Infelizmente não tenho tempo disponível para projetos. Mas há de ter algo similar procurando na internet, que deve ajudar!
Com esse equipamento, será que consigo fundir solda prata?
Não, porque o ponto de fusão da Prata é de 960 graus, além disso ele não é ferromagnético.
Se eu montar um desses em casa com transistor diferentes, como eu sei qual fonte usar para tirar o melhor proveito do circuito?
Os MOSFETs precisam ter características próximas aos originais, do contrário não devem funcionar. A fonte deve seguir a faixa permitida, que geralemente é bem larga, já que ele funciona de 12V a 48V, com correntes de 5A a 30A de capacidade. quanto maior a fonte, melhor o resultado.
@@Electrolab-Eletronica se eu limitar a fonte a 12v e aumentar para uns 40A ou 50a, muda muita coisa, ou é melhor uma fonte com essa voltagem de 12 a 48, (considerando MOSFETs "maiores") juntos com os capacitores mkp?
Negativo, aumentar a capacidade de corrente e manter os 12V não faria diferença no desempenho. Para maior potência precisa aumentar a tensão, para 24, 36 ou até 48V e aumentar a capacidade de corrente também, como para 10A, 20A ou 30A.
Será que se eu adquirir esse equipamento posso trocar a serpentina para aquecer diferentes diâmetros , que variam de 35mm a 150mm , preciso chegar a apenas 250°.
Até 150mm talvez seja possível, a questão é que alterar o diâmetro do indutor também altera a frequência de ressonância e o desempenho. A temperatura final vai depender também do material a ser aquecido.
Muito Legal!!! tenho um desse. um modelo mais simples. Penso em cobrir o tubo de cobre com uma manga de fibra de vidro e passar água Peltier para resfriar a bobina. Posso ligar essas fontes em paralelo ( usando diodos para impedir tensão inversa ) tenho muitas fontes de 24vdc 20A ( dai se eu ligar duas em paralelo. pode dar certo./ Também tenho muitos transformadores de 1kva de 220V/ 24V. Só não sei fazer fonte com estes transformadores. Tipo a parte de saída retificada com diodos e capacitares eu sei. não sei é fazer a regulagem da tensão com os LMs.
Aguardo seus próximos vídeos sobre este tema. Abraço e obrigado
Obrigado Ítalo! As fontes em paralelo poderiam funcionar, mas nesse caso aumentaria somente a corrente, mas o consumo dificilmente vai passar de 20A em 24V. O ideal seria aumentar a tensão e corrente também. A fonte não precisa ser regulada, se você conseguir um valor entre 35 e 40V na saída pode usar a alimentação depois da filtragem (com pelo menos uns 20000 a 30000uF, num modelo como esse de 1KW.
Obrigado pela dica!!
Amigo, qual o consumo em kW/h desse aquecedor? Se eu colocar um cano que passa água dentro vc acha que a água vei esquentar tão rápido qto o ferro?
Ele não é indicado para aquecer água, pois não é eficiente. O consumo depende da tensão de entrada, se usar no máximo será de 1KW.
Electrolab no caso ele iria aquecer o cano e consequentemente a água que possa pelo cabo
Sim, mas a perda na transferência de calor seria alta e o aquecimento não seria suficiente, para por exemplo um chuveiro.
Se aumentarmos o diâmetro da bobina perdemos potência de aquecimento ? Boa tarde ?
Olá André! Se aumentar, além de alterar a frequência de ressonância, pode dispersar mais o campo e perder um pouco do foco e com isso o rendimento.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pelo feedback
@@Electrolab-Eletronica Qual placa ou módulo seria recomendável para uma bobina de 100mm?
Modelo comercial específico nunca vi. Talvez esse modelo do vídeo funcione bem, pois a diferença não é tão grande. No máximo algum ajuste no valor dos capacitores e trabalhando na máxima potência.
Qual o tempo que pode ficar ligado
Luiz, usei por mais de 15 minutos sem notar grande aquecimento dos transistores. Creio que funcionaria por mais tempo.
Qual o custo da energia em uma hora de uso? Bom Dia!
Agradeço o seu conteúdo dado para nós. Obrigado.
Olá Ivan, o custo depende da sua concessionária de energia. Ele pode consumir até 1KW.h.
daria para fazer um chuveiro elétrico com água aquecida dentro de uma serpentina com um caninho de ferro enrolado que ficaria dentro da sua bobina de indução? Se criar isso vai economizar energia para aquecer água e ficar rico.
Para funcionar bem o sistema seria grande e o consumo alto, não justificaria.
Cara vc é o melhor ! Parabéns professor ! Preciso de um deste pra máximo de 260•c ininterrupto por pelo menos 8 hs. Este com temperatura superior a 700°c trabalhando com média inferior a 260°c ( 190 a 260°c ) aquece muito o equipamento ? Será q suporta trabalhar 8 hs direto sem problema em caixa fechada mesmo adicionando mais ventoinhas pra arrefecimento ? Seria possível falarmos por email sente isso ?
Obrigado Marcio! Esse modelo poderia até servir, a grande questão é o controle da temperatura, que não existe, ele aquece até o limite máximo da potência. Precisaria ajustar pela tensão de alimentação e ir medindo a temperatura máxima ou ainda projetar um circuito de controle, com um sensor diretamente no bico.
@@Electrolab-Eletronica um dimer daqueles de controlar intensidade da lâmpada do quarto seria possível controlar professor ? Quanto mais energia liberada pelo dimer , mais aquece o bico da injetora. Será ?
Não é possível usar, o controle aqui seria pela tensão de alimentação DC da fonte.
@@Electrolab-Eletronica ok. Vou adquirir um produto deste modelo e uma fonte adequada e por em teste. Muito obrigado professor, perguntei a vários e não conseguiram me ajudar , mais vc sim . Felicidades e boa sorte. Deus abençoe grandemente sua vida e ganhou mais um inscrito em seu canal. Grande abraço !!!!!
Obrigado Marcio! Seja sempre bem vindo ao canal! Abcs!
Seria possível utilizar um cabo e uma bobina com ponta "aberta"? A ideia seria ter um haste de manobra semelhante a um ferro de solda.
Não é possível nesse tipo de circuito.
Bom dia.Daria para cozinhar um feijão em uma panela de pressão?
Bom dia! Para isso precisaria adaptar a bobina para fazer um fogão por indução. Da forma que está não seria possível.