EU SOU UM AGROPUNK ❤ (meu irmão também rs❤ nosso pai é fazendeiro, somos duma cidade do interior de minas 14000 habitantes, tenho muito orgulho de tudo ❤ dá trampo de conversar com o veio pq eu sou mais progressista e ele mais conservador mas tudo bem, é uma convivencia super saudavel na medida do possivel 😅)
@@lucaszvo cara, não deve ser muito fácil ser punk (de qualquer matiz) no interior de Minas. Hoje me declaro "democrata independente" pois pertencer a "caixinhas" não é legal pois tira a sua liberdade de discordar de algum aspecto que você ache errado, entende? Da para tirar proveito de várias "linhas de pensamento" como no socialismo, liberalismo, progressismo e até no conservadorismo britânico (não esse conservadorismo chucro brasileiro..rs) mas sempre visando a democracia, a tolerância, a liberdade de pensamento, religião e etc e o cuidado com os mais pobres.
Já vi headbanger ribeirinho no Amazonas. Uma amiga minha foi fazer um trabalho de pesquisar em uma reserva indígena, ela viu vários jovens de preto, com camisa de bandas com Slipknot quase como se estivessem indo para um show de Heavy Metal na cidade. Eles iam para uma ponte, porque não há espaços para shows, ouvirem música juntos e conversarem
Vou contar uma pequena historinha, quando minha esposa morava na casa de estudante universitária, ela tinha uma colega de casa que era da cidade de Balsas, família dela oriunda do sul foi para balsas plantar soja quando ela era pequena , família já era grandes produtores no sul e abriram um espécie de filial no nordeste, o pai dela sendo "mandado" pelo avô pra cá, juntamente com um grupo de pessoas do sul. Eles quando faziam churrascos ou outras atividades sociais apenas convidavam uns ao outros, nem socializar com elite local eles costumavam fazer. Hoje, 20 anos depois dessa historia essas pessoas que vieram do sul são uma das principais forças politicas e econômicas não só da cidade, como do estado, são eles que estão acabando com cerrado maranhense, eles financiam politicos a rodo, pagam propagandas para jornais e tv a granel, enquanto acabam com todo produção agrícola de produtos locais, como coco babaçu e cajuzinhos.
@@sergioassis6169 Não duvide disso, não é impressionante como eles chegam do Paraná ou santa catarina, já com financiamento do plano safra, e com facilidade fiscais dado pelos governos locais, seja municipal e estadual?
@@fuleronietzsche3264 Duvido de nada desse pessoal! Eles tem o ranço do colonizador europeu no sangue
2 года назад+96
O que mais me chateia no sertanejo é como a música caipira foi cooptada (não q as músicas antigas abordassem misoginia de forma mto problemática), mas era essencialmente música popular e ao longo do tempo, virou esse hino do hedonismo dos latifundiários e desse estilo de vida.
@@Leon-eh4ke quem discorda é porque consegue ler com atenção. Achar que o Agro precisa ser exaltado demonstra muito bem sua capacidade de análise de mundo
@@Leon-eh4ke que coisas que plantam? Soja pra gado ou pra exportar? E fazem isso por altruísmo? Realmente, latifundiário precisa ser exaltado.
11 месяцев назад+4
@@Leon-eh4keSe for exaltar quem planta, exalte o pequeno camponês, não o fazendeiro monoculturista que assassina pequenos agricultores, indígenas e outros povos em diante, grila propriedade alheia e acumula crime ambiental nas costas. E sim, o sertanejo infelizmente carrega mtas vezes letras misóginas e não precisa ser feminista pra sacar isso
Bicho, tenho banda e faço shows no interior do Brasil, é impressionante ver como a cena punk e HC tem força no interior, assim como a de música extrema no geral. E infelizmente as vezes nos deparamos com células nazistas permeando alguns eventos, não que esteja tudo junto e misturado, longe disso, mas sempre existe uma questão territorialista na parada. Algo que me impressiona também é como o rolê no interior é mais intenso do que nas capitais hoje em dia. Os punks são mais punks e os nazis não mais nazis, no interior o bicho pega mesmo!!!
Li um livro interessante, chama-se "O homem subjugado: O dilema das masculinidades no mundo contemporâneo." A autora, Malvina Muszkat, trata sobre como a masculinidade machista subjetiva homens propensos a violência ao barrar aos mesmos a demonstração de medos, afetos e fraquezas. Para a autora, como não se nasce mulher, torna-se, o mesmo vale para os homens: não se nasce homem, violento, machista, torna-se. Pq cito o livro? simples: a autora debate com o feminismo que confunde o indivíduo masculino concreto com o próprio sistema de opressão masculinista, além de bater de frente com a sanha punitivista da esquerda. Uma sugestão de leitura que vai bem na linha do que o Alexandre tá falando.
@@rhannielsantana Massa! O livro vai na contramão de um monte de senso comum de esquerda. E a gente tá cheio de senso comum progressista. E tem capa da Laerte, já que o assunto do canal é quadrinhos
mas a sanha punitivista não é só da esquerda, é justamente este o tema do vídeo (não haver um responsável só pelos belicismos... todas as "tribos" adotaram um tribalismo alienado que acaba generalizando o pensamento autoritário e militarizado na sociedade, todos os lados estão colaborando para isso e se ha um culpado são os algoritmos que trabalham a favor de bolhas, ou melhor a desregulação deles no início deste processo global, agora mesmo mudando as políticas, o estrago já foi feito, é esperar pra ver quando essa onda "tensa" ira quebrar ou decair... falando em desregulação da internet eu poderia estar culpando a "sanha" do livre mercado também, mas isso seria eximir a responsabilidade de quem pôde agir individualmente e prever estas reações e não fez nada a não ser se unir a ao coro do "nós contra eles", então é complexo e literalmente todos tem parte nisso como o discurso do vídeo sugere.
@@LuccaBR não tenho discordâncias com o que vc escreveu. Eu só quis sublinhar o punitivismo de minha parte do espectro político, pq, por algum motivo, nós historicamente culpamos a direita de punitivista e nos isentamos dessa responsabilidade.
É impressionante o quanto que assistir QnS é como ir para terapia. Tem momentos calmos, momentos de ódio, momentos de tristeza e, mesmo assim, após uma sessão de 15 minutos, a gente sai do vídeo alegre e querendo voltar.
Quanto mais no interior a pessoa mora mais se apega a esse tipo de coisa pois não existe nada que alcance mais longe do que música internacional. Morava no interior do mato grosso só conhecia Iron Maiden, Metallica, Nirvana e Guns.
Me senti representando, morava numa vila amaldiçoada no interior de São Paulo que a grande maioria eram pobres sem um pingo de consciência de classe, eu meio que era o Agro Punk do lugar, e até hoje quando vou lá visitar minha avó, percebo eles me olhando torto, sempre brinco coma minha família dizendo que o Stephen King só acha o Maine um lugar amaldiçoado porque não conheceu a vila onde eu cresci
Linck, eu realmente não concordo 100% com vc, mas eu admiro muito o fato de você não relativizar tudo que é parte da "sua ideologia" e tacar pedra na mesma coisa exercida por outra, de verdade, se algumas pessoas a mais fossem como vc, acho que a chance de melhorar seria maior.
Concordo com certas partes, só não acho que o mundo seja tão polarizado como vemos na Internet, em minha percepção a vida real é muito mais misturada, não existe o time A e o B, e sim um coletivo diverso que nem sempre concorda entre si, mas é obrigado a conviver.
Eu vejo que é um problemas as pessoas querem basear os comportamentos e os pensamentos político-ideológicos dos outros na vida real através daquilo que elas enxergam na internet, muitas vezes até mesmo utilizando os estereótipos que são criados sobre diversas tribos originárias das redes sociais como um espantalho. O cara de direita vira o ancap com foto de anime e o cara de esquerda vira o militante de Twitter. É reduzir a essência das pessoas naquilo que é visto na internet, sendo que o alter-ego que a gente assume na internet é apenas um personagem de nós mesmos
Fiquei ofendida porque moro quase do lado de Bariri, aushdhuashudasd. Normalmente é assim mesmo: como você não encontra nada de interessante na cidade, acaba que você vira a atração na cidade, mas uma coisa que eu discordo é que a vida não é tão polarizada assim. Ao menos, na minha região é extremamente comum você ver pessoas que na internet se odeiam, mas se encontram e conversam de boa. Na vida real as pessoas não são tão politizadas ao ponto de brigarem no interior. Tanto que hoje (07 de setembro) tinham vários comunas junto dos minions na distribuição de alimentos e brinquedos para crianças carentes. Em outras palavras, para você ficar alheio a outras visões, você precisa de fato ser um completo estranho. Uma coisa que é bem engraçada de se ver no interior e que honestamente não cheguei ver na capital: você encontra góticos dando rolês com funkeiros, galera do sertanejo, etc. Isso são maravilhas que só o interior e a forçada convivência proporciona.
Esse canal é uma deliciosa descoberta do meu ano! Eu simplesmente amo o seu conteúdo e é muito agradável ouvir suas falas e opiniões... Particularmente eu não sou uma consumidora de quadrinhos, apenas uma admiradora distante, eu acho. Enfim, continue com vídeos, Sarjeta! ❤️ Desejo todo o sucesso pro canal, que inclusive já está sendo! Abçs
É impressionante ver pessoas que foram próximas do meu convívio social e que sempre ouviram bandas de heavy metal e curiosamente punk e, que agora expressam uma opinião bem oposta, ou seja, de direita. Aliás, apoiando a atual presidência, bem como também conceitos bem fascistas do tipo "bandido bom é bandido morto". Quando notei que as conversas começaram a se intensificar para esse lado (e interessantemente atrelado a uma visão narcísica de poder sócio econômico), decidi me afastar. Hoje prefiro mais minha solidão, ouvindo meus discos do Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica e descobrindo bandas pouco conhecidas dos anos 70, como também buscando a companhia dos livros e Hq's. Me reservo a expressar minhas opiniões cuidadosamente somente para quem tenho empatia. E, felizmente o Quadrinhos na Sarjeta vem se mostrando ser um canal da qual tem se alinhado com minha forma de pensar nestes últimos anos.
Meu deus, cara, que análise excelente. Eu queria que os professores do ensino médio trouxessem esse tipo de debate nas aulas sobre autoritarismo, populismo, fascismo etc, porque os regimes autoritários nos são apresentados como realidades muito distantes da nossa, junto como uma ilusão de que a democracia está segura e imune a eles - embora a radicalização do que é 'certo' e 'errado' e a banalização da violência estejam tão presentes nas nossas bolhas cotidianas, repletas de autoritarismos, como você bem disse, a ponto de nem notarmos o quanto a nossa sociedade é suscetível a abraçar essas sementinhas de 'ódio do bem', que ganham tração nos momentos maior polarização e acirram ainda mais as disputas por poder.
Sou de belo horizonte, e tanto por aqui quanto pelas cidades metropolitanas daqui é comum formar agrupamentos que configuram essa espécie de maniqueísmo exposto no vídeo... Já vi o João Gordo falar a respeito disso em alguns lugares também, apesar dele próprio se declarar como punk, ele mesmo aponta que esse rolê todo é uma espécie de formação de gangue e que se atrela mais à parte estética da coisa do que a outros significados mais profundos.... Eu já tive um amigo que foi cooptado para o movimento white power aos 14 anos de idade. Houve uma época em que ele saia na rua dando "tchauzinho" para outras pessoas que se envolviam nessa luta maniqueísta. E de fato, hoje em dia vejo que alguns bairros aqui existem núcleos comunistas, núcleos anarquistas, núcleos ancaps (ou neonazi enrustidos) tal qual como se fossem núcleo de gangues do comando vermelho, amigos dos amigos, pcc e afins. Todos estão mais conectados entre sí, mais do que parece.
@@wgalletto na verdade não, eles já tinham perdido a mão na questão da Nintendo, não essa coisa mogolise que o pessoal chama de política tipo o que inporta é mater nossa democracia, mais agora sobre o assunto serio os cara são todo gado da Nintendo, mesmo a inpreza falando em espanhol na conta brasileira, e colocando preços absurdos eles só reclataram de pokemon com roda
Apesar de me considerar progressista e conviver com muitas pessoas assumidamente de esquerda, a coisa que eu mais vejo são essas mesmas pessoas sendo extremamente autoritárias, tanto com o coleguinha no cotidiano, dando piti por qualquer opinião contrária, quanto politicamente (muitas delas assumidamente defendendo governos autoritários como china, rússia, venezuela, coreia do norte e etc só pq acham comunismo bonitinho). Eu sinceramente acho tudo isso muito bizarro, é uma autocrítica que eu faço e todo mundo torce o nariz, por mais que a bolha progressista ''do bem'' fique puta eles são tão autoritários quanto ou talvez mais que os reaças fala bosta. Quando uma pessoa abertamente deixa de prezar pelo diálogo e vira um peleguinho de político e defensor de ditador assassino, deixando de defender a democracia é pq o cérebro já virou líquido. Os famosos ''antifa defensores de ditadura'', mano que tempos estranhos a gente vive.
Concordo com isso. Inclusive o movimento negro tem muito isso de classificar todas pessoas mestiças como "negras". Não me vejo como branco, nem como negro. Meu tom "mestiço" é invalidado dentro do movimento, o que é tenso, já que partilho muito das ideias dele.
No seu caso falta estudo, apenas isso, você claramente é um câncerva de direita e só não sabe, o cara nunca se interessou por saber e aprender o comunismo, nunca sequer leu um livro, seja do Lênin, Marx ou Angels mas tá aqui falando sobre o que não sabe e não entende haha tudo o que você falou cabe e vale exatamente para a direita que faz até pior que isso, enfim, você claramente é de direita câncerva só não sabe ainda
Aí é que tá, na esquerda vc encontra várias vertentes, enquanto a direita é mais homogênea. Isso que tu falou parte da ignorância dessa galera, progressistas e comunistas são coisas distintas, dificilmente vc verá um progressista defendendo tais regimes, a defesa parte de características como autodeterminação e não intervenção dos povos. Quem é de esquerda e se declara progressista, as vezes nem sabe o significado disso, assim como o antifa que integra o movimento mais por se identificar com a visão antisistema, mas não passa disso.
@@avlissantos Sim, apesar dessas várias facetas, muda-se apenas o discurso, pendendo entre o moderado e o radical, lembrando que fascismo é um movimento político e liberalismo é um dogma do campo econômico e o liberalismo precisa da face mais agressiva do capitalismo (fascismo) em momentos de crises para se fortalecer. Ambos se complementam, por isso essa homogeneidade.
Concordo com tudo, mas, a título de contraponto, sugiro que deveríamos pensar se o enfrentamento a esse estado de coisas não acaba produzindo aquilo que o Tariq Ali chama de "extremo centro", ou seja, aquela posição conciliacionista e de "pactos sociais" que servem tão somente a manter o status quo sob a saudável aparência de normalidade "em nome do bem comum". Porque realmente parece que, quando se trata de problemas estruturais, as soluções sempre pendem pra esse "meiotermismo", digamos assim.
Sim, o perigo do "deixa disso", que nada mais é do que a manutenção da violência. Essa estética inclusive faz parte do sertanejo universitário. A minha fala não foi em nome de um centrismo, mas da construção de oposições que não sejam, elas próprias, capturadas por modos fascistas de pensar e organizar a sociedade.
@@fernandofontenla8466 Não só ele. O trabalhismo, enquanto corrente política, é todo assim e não só aqui no BR, no mundo todo, especialmente Europa. Na América Latina tem o problema adicional da ameaça de golpe de Estado toda vez que um partido dá um passo além da cartilha de pactos sociais: Brasil, Bolívia, Honduras, El Salvador etc. Golpe de Estado entre nós é uma ameaça constante.
@@buryingbrightness Quando se combate monstros, há de se tomar cuidado para não se tornar um, pois quando você olha para o abismo, ele olha de volta para você.
Um dos melhores vídeos que já vi relacionando a questão cultural, moral, política e social, culminando com a conclusão de que não existe coincidência sobre o tipo de música preferido atualmente pela maioria e o estado de coisas em que nos encontramos. Clareza de idéias e grande poder de síntese. Espero que a civilização consiga superar essa fase de imbecilização social e digital.
Discordo em vários pontos do vídeo, mas é bom ver esse tipo de discussão pra refletir coisas que nós cristalizamos e até usamos como pilares moralmente estabelecidos, ainda que a conclusão da reflexão interna seja (é eu tô mais certo que errado nessa questão mesmo).
Lá nos início dos anos 2000, interior do Ceará , na minha cidade organizavam um festival de rock, hoje acho pouco provável. Inclusive eu até brincava em escrever um artigo: o sertanejo e a ascensão do facismo no Brasil. Se bem que vi umas adolescentes com estética de fã de kpop.
Que vídeo foda! Acompanho direita e esquerda, os que eu considero que pensam, mas está cada vez mais difícil encontrar os que conseguem gerar uma reflexão do que se é debatido. Linck está de parabéns, melhor canal de Quadrinhos do Brasil.
Mas ele não tá falando de radicalização. Radicalização é uma coisa boa, quando a ideia em que você se aprofunda na defesa é positiva pra sociedade. Fascistização é algo específico, e correto no contexto que o Linck utiliza.
Nada apareceu por acaso. O nazifascismo estava sempre lá velado. Só que com as redes sociais as pessoas autoritárias ganharam voz e perderam a vergonha.
Vale destacar: pessoas patriotas/conservadoras não são naz*facistas como o quadrinho implica. Poooreem, tendem a ser radicalizadas muito facilmente por essa ideologia, que insere na verdade um nacionalismo eurocentrico, não com orgulho do proprio Brasil, mas fazer o Brasil ser como "vikings".
Sim nazista de Internet,terrivel tbm existe socialista de Internet,sou meio de esquerda,mas não radical no Rio teve poucos movimentos punk no suburbio do Rio haviam motoqueiros nazi que foram presos,eles passavam despercebidos,só foram descobrir que eram nazi quando foram presos,se isso ocorre no Rio,imagina no resto do país 😱.
esse vídeo foi em síntese a pílula vermelha (matrix) , pra quem sofreu muitos anos de exposição as bolhas algorítmicas, ou seja 99% das pessoas, esse lobby militarizado da atual sociedade é insustentável pra saúde mental.
Isso foi uma sintese de todo problema q temos na esquerda HOJE......algumas vezes com a minha galera de esquerda, tento esntrar nesse tipo de discução .....e vou te falar .....é quase como falar com Liberal.....
Adorei esse easter egg do velho Olavo no quadrinho, mas curiosamente não vi o "filósofo" comentar. Aliás, já tem um tempinho que não ouço as opiniões dele sobre nenhum tema 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Sobre o sertanojo, a Laura Sabino tem um vídeo excelente mostrando a ligação dele com os latifundiários do agronegócio.
@@Misahellster é verdade. Tenho que dar o braço a torcer. O velho Olavo mudou de hábitos e está até perdendo peso. Só não pode exagerar no regime, senão vai ficar puro osso 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Só um parêntese: Bariri não é fictícia, existe uma cidadezinha com esse nome no interior de SP. No mais, excelente vídeo, fiquei instigado a ler o quadrinho.
O famigerado povo que nunca tem a intenção de ofender, mas não cansam de atacar e descriminar todo tipo de minoria que encontram pela frente, como um gay que cresceu no interior tenho propriedade pra dizer isso e tem coisas que são bem piores que o estereotipo que o pessoal das metrópoles conhecem.
Por*a, esse "BRASIL NAZ*STA!" é praticamente um "SOU 'ARIANO' DE TERCEIRO MUNDO, E DAÍ QUE MEU PAI É NEGRO E MINHA MÃE É ÍNDIA? O QUE IMPORTA É A ALMA DE ALEMÃO😡" kkkkkkk, o ser humano é incrível nos dois sentidos mesmo...
Vídeo foda, direto e reto. E o sertanejo moderno é facho, na medida que representa a mentalidade dos filhos dos latifundiários Br. Hedonismo do pequeno burguês, o sertanazi orçamentário.
E o pior que consegui também atrair as periferias urbanas porque o jovem periférico também quer viver de hedonismo, andar de carro novo, usar roupas de marcas, etc. Inclusive o funk e o trap tem exatamente essa mesma estética hedonista do sertanejo universitário
Essa aberração musical que chamam de sertanejo universitário é realmente isso, música para falar da vida do filho do latifundiário, do agroboy da PUC, e não das lutas e dos sofrimentos do trabalhador rural, como fazia o saudoso sertanejo de raiz. Inclusive, é extremamente triste ver grandes nomes do gênero, como Sérgio Reis apoiando Bolsonaro.
E o Rock então … quanto custa o show do Iron Maiden e aquelas palestras de Coach do Bruce Dickinson e do Gene Simmons falando que o que importa é a grana e não a arte kkk
É... Se você refletir após participar de um cancelamento automaticamente o Hitler ressuscita e faz o mundo inteiro virar uma ditadura que defende o estado de Israel.
Também achei exagerado é muito "isentao" da parte dele. Mas isso acontece muito, uma analogia interessante são animais "mat*dores de homens" quantos leões não são mortos anualmente. Mas quando os mesmos reagem matando 0000000,1% da população, são tidos como monstros, n animais. E uma narrativa de elite.
Devemos entender profundamente sobre o que é o nazifascismo, para podemos reconhecer seu discurso e sua ação, que muitas vezes está mascarado de outra coisa qualquer. Quanto ao autoritarismo, que também faz parte do nazifascismo, acredito que para muitos, é sempre mais fácil impor de uma vez o que acredita como o correto, já que convencer da muito mais trabalho é nunca é 100% eficaz. Por isso, também devemos ser bem vigilantes na defesa da democracia, coisa que os nazifascistas detestam, mas sabemos também que o autoritarismo é uma força tentadora para uma parte da esquerda.
Parabéns pelo vídeo, esses termos não são alterados atoa, pura manipulação, quando eu descubro que fui manipulado em um determinada situação eu penso logo em quantas mais eu fui manipulado, quantas eu sendo e serei manipulado.
Sim, nazipardo é preconceituoso mas a ideia é essa mesmo, ofender gente que so aprende as coisas quando leva peia, deixar na cara dele a contradição e desmoralizar ao ponto dele voltar pro esgoto de onde saiu
Comentário de um direitista. Eu votei e votarei novamente do Bonoro, e mesmo assim acho seu canal incrível. Sempre acreditei que, quando se esta sendo honesto numa linha argumentativa, não há como se discordar. Tudo que você falou nesse vídeo é verdade: a militarização do cotidiano, a extremização do banal, essa alienação das pessoas com seu meio. É tudo, no minimo desconfortável e, bem verdade, muito perigoso. Embora eleitor convicto do Mito, eu sei que o Brasil necessita de mais união. Esse comentário vai soar fanfic demais, mas juro que é verdade e que é sincero. Acho que seu canal, assim como o do Platinho (Rodrigo Ferrari) são dos poucos capazes de furar a bolha da internet, simplesmente pela honestidade intelectual e pessoal(?) envolvida. Obrigado pelo bom conteúdo.
eu vejo muito do "feminismo fascista" que você mencionou no feminismo radical. Elas dizem lutar "contra o patriarcado", mas simplesmente reforçam preconceitos e excluem mulheres trans. E se dizem de esquerda....
Sou do interior de Rondonia e posso afirmar que isso e real pricipalmente por ser um estado com grande influencia de cedulas evangelicas Rondonia atualmente e o estado mais facista do Brasil
Ótima reflexão crítica sobre coisas que poucos pensamos. Adorei o apontamento sobre o sertanejo, por exemplo. Acho que analisar estilos musicais seria uma boa. Abraços
Pensar que esse termo de Tribos eu ouvi em Malhação. Tinha que ser novela. Bom quanto o quadrinho no fim o fato dele ser unilateral quanto ao bem e o mal, de certa forma acaba que provando o tema, é uma HQ vista de um lado e isso é muito tribal.
Mais um video de qualidade, muito importante a politização principalmente nos dias de hj porém nos se reduzimos a um moralismo pessoal que acaba gerando ainda mais conflito, tem pessoas que nao sabem debater, elas gritam, expeneiam, diz que vc é burro. E torna o assunto futil e artificial!
Quando adolescente e de cidade pequena no interior do RS eu ouvi bandas punk, bebia qqr coisa com teor alcólico. Seria eu um agropunk na minha adolecencia? 🤔
Uma vez um cara q se autodenominava punk veio me chamar de farcista por nao concordar com ele ai eu disse se eu sou farcista vc é mais ainda por nao saber o significado da palavra e por achar q todos sao obrigados a concordar com vc do nada ele sumiu
Aqui eu conheço por "CORNONEJOS" ,alguns funks misturados com cavalos , detalhe, mesmo alguns tendo estudado em faculdade não muda em nada a mentalidade medíocre...
Começa que a gente é condicionado o tempo todo a vencer na vida, como se ela fosse uma, olha só, arena competitiva. E ainda acham que vão mudar algo desse jeito.
Há muito tempo, lendo Monteiro Lobato, que sim, tinha teses eugenistas e diríamos, hoje, racistas, proponho a leitura de um conto que é um libelo contra o racismo, mas as pessoas não leem. Elas já tomaram um decisão: cancelar o autor. É comemoram o Halloween.
Que vídeo ótimo. Eu tenho essa preocupação e percebo estranhamento de muita gente. Somos feitos do mesmo material, no mesmo contexto. Será que o problema está sempre no outro? Obrigado pelo vídeo, Link!
Linck, eu não consigo concordar com algumas poucas coisas que tu falou, achei bastante similar aos arquétipos clichês de "macho-branco-academico-do sul" falando como as coisas são. Não quero te ofender nem atacar com isso, apenas denotando, fazendo uma pequena crítica mesmo pois ainda que uma ou duas coisas achei meio assim, de forma geral o vídeo e a discussão levantada são ótimos. Gosto muito do seu trabalho aqui
Participei do movimento rocker e punk, gótico e pós punk em Diadema, SP, e vivenciei essas tretas de tribos que às vezes beirava a idiotice fascistoide dos partidos políticos atuais... bom vídeo
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Gosto da filosofia anarco-punk capitalista mas não tenho nada contra os punks socialistas pois meu asco mesmo é contra os fascistas.
EU SOU UM AGROPUNK ❤
(meu irmão também rs❤ nosso pai é fazendeiro, somos duma cidade do interior de minas 14000 habitantes, tenho muito orgulho de tudo ❤ dá trampo de conversar com o veio pq eu sou mais progressista e ele mais conservador mas tudo bem, é uma convivencia super saudavel na medida do possivel 😅)
O Brasil de interior é o Brasil
@@lucaszvo cara, não deve ser muito fácil ser punk (de qualquer matiz) no interior de Minas. Hoje me declaro "democrata independente" pois pertencer a "caixinhas" não é legal pois tira a sua liberdade de discordar de algum aspecto que você ache errado, entende? Da para tirar proveito de várias "linhas de pensamento" como no socialismo, liberalismo, progressismo e até no conservadorismo britânico (não esse conservadorismo chucro brasileiro..rs) mas sempre visando a democracia, a tolerância, a liberdade de pensamento, religião e etc e o cuidado com os mais pobres.
Já vi headbanger ribeirinho no Amazonas. Uma amiga minha foi fazer um trabalho de pesquisar em uma reserva indígena, ela viu vários jovens de preto, com camisa de bandas com Slipknot quase como se estivessem indo para um show de Heavy Metal na cidade. Eles iam para uma ponte, porque não há espaços para shows, ouvirem música juntos e conversarem
Em 2000 após o filme Matrix era comum ver alguns jovens em Manaus usando sobretudo num sol de 40 graus. A gente apelida de cabocão.
é verdade ... eu era a ponte!
@@wagnergalvaojr cabocao é engraçado
@@bafodoroulffeliz1653 é um apelido jocoso mesmo. "fulano é todo cabocão"
@@wagnergalvaojr não imagino como é c sotaque mas claramente as pessoas riem disso
Vou contar uma pequena historinha, quando minha esposa morava na casa de estudante universitária, ela tinha uma colega de casa que era da cidade de Balsas, família dela oriunda do sul foi para balsas plantar soja quando ela era pequena , família já era grandes produtores no sul e abriram um espécie de filial no nordeste, o pai dela sendo "mandado" pelo avô pra cá, juntamente com um grupo de pessoas do sul. Eles quando faziam churrascos ou outras atividades sociais apenas convidavam uns ao outros, nem socializar com elite local eles costumavam fazer. Hoje, 20 anos depois dessa historia essas pessoas que vieram do sul são uma das principais forças politicas e econômicas não só da cidade, como do estado, são eles que estão acabando com cerrado maranhense, eles financiam politicos a rodo, pagam propagandas para jornais e tv a granel, enquanto acabam com todo produção agrícola de produtos locais, como coco babaçu e cajuzinhos.
Q gente nojenta
Histórias semelhantes aconteceram aqui na Bahia. Até parece uma coisa orquestrada.
Mesmo???? Mas como eu posso viver sem coco babAçu e cajuzinho???? Assim não dá..
@@sergioassis6169 Não duvide disso, não é impressionante como eles chegam do Paraná ou santa catarina, já com financiamento do plano safra, e com facilidade fiscais dado pelos governos locais, seja municipal e estadual?
@@fuleronietzsche3264 Duvido de nada desse pessoal! Eles tem o ranço do colonizador europeu no sangue
O que mais me chateia no sertanejo é como a música caipira foi cooptada (não q as músicas antigas abordassem misoginia de forma mto problemática), mas era essencialmente música popular e ao longo do tempo, virou esse hino do hedonismo dos latifundiários e desse estilo de vida.
simm, é a exaltação do agro
@@Leon-eh4ke quem discorda é porque consegue ler com atenção. Achar que o Agro precisa ser exaltado demonstra muito bem sua capacidade de análise de mundo
@@Leon-eh4ke que coisas que plantam? Soja pra gado ou pra exportar? E fazem isso por altruísmo? Realmente, latifundiário precisa ser exaltado.
@@Leon-eh4keSe for exaltar quem planta, exalte o pequeno camponês, não o fazendeiro monoculturista que assassina pequenos agricultores, indígenas e outros povos em diante, grila propriedade alheia e acumula crime ambiental nas costas. E sim, o sertanejo infelizmente carrega mtas vezes letras misóginas e não precisa ser feminista pra sacar isso
hendonismo pq ele quis pegar leve... é tudo musica de corno sofredor, capacho de mulher
Bicho, tenho banda e faço shows no interior do Brasil, é impressionante ver como a cena punk e HC tem força no interior, assim como a de música extrema no geral. E infelizmente as vezes nos deparamos com células nazistas permeando alguns eventos, não que esteja tudo junto e misturado, longe disso, mas sempre existe uma questão territorialista na parada. Algo que me impressiona também é como o rolê no interior é mais intenso do que nas capitais hoje em dia. Os punks são mais punks e os nazis não mais nazis, no interior o bicho pega mesmo!!!
faço parte dessa triobo kkkkk sou do interiorzao e amo heavy metal, Celtic metal e etc
O Brasil do interior é o Brasil
capital sempre está mais ligada ao modismo
Tava esperando você falar "narcisismo das pequenas diferenças" quando falou de cancelamento, hahahahahaha. Ótimo vídeo, Alexandre!
Cara, eu fui punk em uma cidadezinha do interior da Bahia! Isso no auge do axé music.
Li um livro interessante, chama-se "O homem subjugado: O dilema das masculinidades no mundo contemporâneo." A autora, Malvina Muszkat, trata sobre como a masculinidade machista subjetiva homens propensos a violência ao barrar aos mesmos a demonstração de medos, afetos e fraquezas. Para a autora, como não se nasce mulher, torna-se, o mesmo vale para os homens: não se nasce homem, violento, machista, torna-se. Pq cito o livro? simples: a autora debate com o feminismo que confunde o indivíduo masculino concreto com o próprio sistema de opressão masculinista, além de bater de frente com a sanha punitivista da esquerda. Uma sugestão de leitura que vai bem na linha do que o Alexandre tá falando.
Li esse livro recentemente e tu trouxe muito bem a idea principal proposta pela autora, um livro realmente muito bom, recomendo também.
@@rhannielsantana Massa! O livro vai na contramão de um monte de senso comum de esquerda. E a gente tá cheio de senso comum progressista. E tem capa da Laerte, já que o assunto do canal é quadrinhos
mas a sanha punitivista não é só da esquerda, é justamente este o tema do vídeo (não haver um responsável só pelos belicismos... todas as "tribos" adotaram um tribalismo alienado que acaba generalizando o pensamento autoritário e militarizado na sociedade, todos os lados estão colaborando para isso e se ha um culpado são os algoritmos que trabalham a favor de bolhas, ou melhor a desregulação deles no início deste processo global, agora mesmo mudando as políticas, o estrago já foi feito, é esperar pra ver quando essa onda "tensa" ira quebrar ou decair... falando em desregulação da internet eu poderia estar culpando a "sanha" do livre mercado também, mas isso seria eximir a responsabilidade de quem pôde agir individualmente e prever estas reações e não fez nada a não ser se unir a ao coro do "nós contra eles", então é complexo e literalmente todos tem parte nisso como o discurso do vídeo sugere.
@@LuccaBR não tenho discordâncias com o que vc escreveu. Eu só quis sublinhar o punitivismo de minha parte do espectro político, pq, por algum motivo, nós historicamente culpamos a direita de punitivista e nos isentamos dessa responsabilidade.
Obrigado
É impressionante o quanto que assistir QnS é como ir para terapia. Tem momentos calmos, momentos de ódio, momentos de tristeza e, mesmo assim, após uma sessão de 15 minutos, a gente sai do vídeo alegre e querendo voltar.
Caramba, moro no interior do Mato Grosso (meio redundante isso) e gosto pra crlh de rock punk, finalmente encontrei o termo pra me definir.
Quanto mais no interior a pessoa mora mais se apega a esse tipo de coisa pois não existe nada que alcance mais longe do que música internacional. Morava no interior do mato grosso só conhecia Iron Maiden, Metallica, Nirvana e Guns.
Eu me formei como pessoa ouvindo racionais numa currutela do Goiás, esse contato com as coisas de fora eram muito importantes pras pessoas lá.
Minha família é do interior do Rio Grande do Sul e eu nem curto muito as músicas nativistas e nem minha família e gosto de eletrônica e rap
sou de um mini municipio no interior de RS e compartilho do mesmo destino kkkk
Me senti representando, morava numa vila amaldiçoada no interior de São Paulo que a grande maioria eram pobres sem um pingo de consciência de classe, eu meio que era o Agro Punk do lugar, e até hoje quando vou lá visitar minha avó, percebo eles me olhando torto, sempre brinco coma minha família dizendo que o Stephen King só acha o Maine um lugar amaldiçoado porque não conheceu a vila onde eu cresci
Linck, eu realmente não concordo 100% com vc, mas eu admiro muito o fato de você não relativizar tudo que é parte da "sua ideologia" e tacar pedra na mesma coisa exercida por outra, de verdade, se algumas pessoas a mais fossem como vc, acho que a chance de melhorar seria maior.
Concordo com certas partes, só não acho que o mundo seja tão polarizado como vemos na Internet, em minha percepção a vida real é muito mais misturada, não existe o time A e o B, e sim um coletivo diverso que nem sempre concorda entre si, mas é obrigado a conviver.
Concordo, a internet tem insuflado uma polarização muitas vezes artificiais
@@soacreditovendo8674 examente muitas dessas pessoas que ser dizem pertencem a um grupo fazem coisa contraditória ao grupo que pertecem.
@@soacreditovendo8674 já vi de tudo nessa vida e a conclusão que cheguei e que as pessoas sao contraditórias e caóticas.
@@soacreditovendo8674 não sou nenhum especialista mais observado de longe os grupos diversos grupos sociais vejo isso.
Eu vejo que é um problemas as pessoas querem basear os comportamentos e os pensamentos político-ideológicos dos outros na vida real através daquilo que elas enxergam na internet, muitas vezes até mesmo utilizando os estereótipos que são criados sobre diversas tribos originárias das redes sociais como um espantalho. O cara de direita vira o ancap com foto de anime e o cara de esquerda vira o militante de Twitter. É reduzir a essência das pessoas naquilo que é visto na internet, sendo que o alter-ego que a gente assume na internet é apenas um personagem de nós mesmos
Fiquei ofendida porque moro quase do lado de Bariri, aushdhuashudasd. Normalmente é assim mesmo: como você não encontra nada de interessante na cidade, acaba que você vira a atração na cidade, mas uma coisa que eu discordo é que a vida não é tão polarizada assim. Ao menos, na minha região é extremamente comum você ver pessoas que na internet se odeiam, mas se encontram e conversam de boa.
Na vida real as pessoas não são tão politizadas ao ponto de brigarem no interior. Tanto que hoje (07 de setembro) tinham vários comunas junto dos minions na distribuição de alimentos e brinquedos para crianças carentes. Em outras palavras, para você ficar alheio a outras visões, você precisa de fato ser um completo estranho.
Uma coisa que é bem engraçada de se ver no interior e que honestamente não cheguei ver na capital: você encontra góticos dando rolês com funkeiros, galera do sertanejo, etc. Isso são maravilhas que só o interior e a forçada convivência proporciona.
Eu acredito é que, no interior, não tem muita opção, né? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse canal é uma deliciosa descoberta do meu ano! Eu simplesmente amo o seu conteúdo e é muito agradável ouvir suas falas e opiniões... Particularmente eu não sou uma consumidora de quadrinhos, apenas uma admiradora distante, eu acho. Enfim, continue com vídeos, Sarjeta! ❤️ Desejo todo o sucesso pro canal, que inclusive já está sendo! Abçs
Só um adendo: cpf cancelado é quando a policia mata "suspeito" e não "bandido".
no mais, ótimo vídeo.
Caramba mané os policiais mata os cara e ainda fica suspeitando deles kk
Pra vocês de esquerda tudo eh suspeito.
O cara tá com uma metralhadora, cheio de pó... e ainda é "suspeito".
@@Miguel_Sacraaa suspeitam q ele ainda pode tá vivo aí atiram várias vezes pra ter certeza
os bandidos sem as aspas a polícia defende, né?
O "bandido bom é bandido m*rto, mas perai meu amigo que agride a namorada tbm é? Que dirige embriagado tbm? Opa mas veja bem..." jkkkk
É impressionante ver pessoas que foram próximas do meu convívio social e que sempre ouviram bandas de heavy metal e curiosamente punk e, que agora expressam uma opinião bem oposta, ou seja, de direita. Aliás, apoiando a atual presidência, bem como também conceitos bem fascistas do tipo "bandido bom é bandido morto". Quando notei que as conversas começaram a se intensificar para esse lado (e interessantemente atrelado a uma visão narcísica de poder sócio econômico), decidi me afastar. Hoje prefiro mais minha solidão, ouvindo meus discos do Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica e descobrindo bandas pouco conhecidas dos anos 70, como também buscando a companhia dos livros e Hq's. Me reservo a expressar minhas opiniões cuidadosamente somente para quem tenho empatia. E, felizmente o Quadrinhos na Sarjeta vem se mostrando ser um canal da qual tem se alinhado com minha forma de pensar nestes últimos anos.
O agropunk é tech, agropunk é pop, agropunk é a esperança!!!
Huahuahuahuahua
quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.
Meu deus, cara, que análise excelente. Eu queria que os professores do ensino médio trouxessem esse tipo de debate nas aulas sobre autoritarismo, populismo, fascismo etc, porque os regimes autoritários nos são apresentados como realidades muito distantes da nossa, junto como uma ilusão de que a democracia está segura e imune a eles - embora a radicalização do que é 'certo' e 'errado' e a banalização da violência estejam tão presentes nas nossas bolhas cotidianas, repletas de autoritarismos, como você bem disse, a ponto de nem notarmos o quanto a nossa sociedade é suscetível a abraçar essas sementinhas de 'ódio do bem', que ganham tração nos momentos maior polarização e acirram ainda mais as disputas por poder.
Sou de belo horizonte, e tanto por aqui quanto pelas cidades metropolitanas daqui é comum formar agrupamentos que configuram essa espécie de maniqueísmo exposto no vídeo... Já vi o João Gordo falar a respeito disso em alguns lugares também, apesar dele próprio se declarar como punk, ele mesmo aponta que esse rolê todo é uma espécie de formação de gangue e que se atrela mais à parte estética da coisa do que a outros significados mais profundos.... Eu já tive um amigo que foi cooptado para o movimento white power aos 14 anos de idade. Houve uma época em que ele saia na rua dando "tchauzinho" para outras pessoas que se envolviam nessa luta maniqueísta. E de fato, hoje em dia vejo que alguns bairros aqui existem núcleos comunistas, núcleos anarquistas, núcleos ancaps (ou neonazi enrustidos) tal qual como se fossem núcleo de gangues do comando vermelho, amigos dos amigos, pcc e afins. Todos estão mais conectados entre sí, mais do que parece.
Eu acho que a gente tá numa guerra, mas a guerra, interna ou externa, só acaba quando a gente acaba
Jogadores de futebol são tratados como guerreiros hoje em dia. É algo muito estranho.
Tem gente que diz:
Se fulano não tem útero então ele não pode falar isso.
São pessoas q restringem o debate
Parabéns você em um vídeo explicou 4 vídeos ou mais do meteoro
E melhor
Depois que o meteoro virou canal de propaganda do Lula, perdeu a mão totalmente
Parei de ver quando deixaram de falar de Steven universo kkkk
Meteoro perdeu muito a mão
@@wgalletto na verdade não, eles já tinham perdido a mão na questão da Nintendo, não essa coisa mogolise que o pessoal chama de política tipo o que inporta é mater nossa democracia, mais agora sobre o assunto serio os cara são todo gado da Nintendo, mesmo a inpreza falando em espanhol na conta brasileira, e colocando preços absurdos eles só reclataram de pokemon com roda
Perfeito, agradeço por apontar o Rei e gritar que ele está nu. Quanto mais nós apontarmos o óbvio, maior a chance de sermos ouvidos.
Apesar de me considerar progressista e conviver com muitas pessoas assumidamente de esquerda, a coisa que eu mais vejo são essas mesmas pessoas sendo extremamente autoritárias, tanto com o coleguinha no cotidiano, dando piti por qualquer opinião contrária, quanto politicamente (muitas delas assumidamente defendendo governos autoritários como china, rússia, venezuela, coreia do norte e etc só pq acham comunismo bonitinho). Eu sinceramente acho tudo isso muito bizarro, é uma autocrítica que eu faço e todo mundo torce o nariz, por mais que a bolha progressista ''do bem'' fique puta eles são tão autoritários quanto ou talvez mais que os reaças fala bosta. Quando uma pessoa abertamente deixa de prezar pelo diálogo e vira um peleguinho de político e defensor de ditador assassino, deixando de defender a democracia é pq o cérebro já virou líquido. Os famosos ''antifa defensores de ditadura'', mano que tempos estranhos a gente vive.
Concordo com isso. Inclusive o movimento negro tem muito isso de classificar todas pessoas mestiças como "negras". Não me vejo como branco, nem como negro. Meu tom "mestiço" é invalidado dentro do movimento, o que é tenso, já que partilho muito das ideias dele.
No seu caso falta estudo, apenas isso, você claramente é um câncerva de direita e só não sabe, o cara nunca se interessou por saber e aprender o comunismo, nunca sequer leu um livro, seja do Lênin, Marx ou Angels mas tá aqui falando sobre o que não sabe e não entende haha tudo o que você falou cabe e vale exatamente para a direita que faz até pior que isso, enfim, você claramente é de direita câncerva só não sabe ainda
Aí é que tá, na esquerda vc encontra várias vertentes, enquanto a direita é mais homogênea. Isso que tu falou parte da ignorância dessa galera, progressistas e comunistas são coisas distintas, dificilmente vc verá um progressista defendendo tais regimes, a defesa parte de características como autodeterminação e não intervenção dos povos. Quem é de esquerda e se declara progressista, as vezes nem sabe o significado disso, assim como o antifa que integra o movimento mais por se identificar com a visão antisistema, mas não passa disso.
@@avlissantos Sim, apesar dessas várias facetas, muda-se apenas o discurso, pendendo entre o moderado e o radical, lembrando que fascismo é um movimento político e liberalismo é um dogma do campo econômico e o liberalismo precisa da face mais agressiva do capitalismo (fascismo) em momentos de crises para se fortalecer. Ambos se complementam, por isso essa homogeneidade.
Progressista classe média
Concordo com tudo, mas, a título de contraponto, sugiro que deveríamos pensar se o enfrentamento a esse estado de coisas não acaba produzindo aquilo que o Tariq Ali chama de "extremo centro", ou seja, aquela posição conciliacionista e de "pactos sociais" que servem tão somente a manter o status quo sob a saudável aparência de normalidade "em nome do bem comum". Porque realmente parece que, quando se trata de problemas estruturais, as soluções sempre pendem pra esse "meiotermismo", digamos assim.
Sim, o perigo do "deixa disso", que nada mais é do que a manutenção da violência. Essa estética inclusive faz parte do sertanejo universitário.
A minha fala não foi em nome de um centrismo, mas da construção de oposições que não sejam, elas próprias, capturadas por modos fascistas de pensar e organizar a sociedade.
Tu acabou de descrever o Lula!
@@fernandofontenla8466 Não só ele. O trabalhismo, enquanto corrente política, é todo assim e não só aqui no BR, no mundo todo, especialmente Europa. Na América Latina tem o problema adicional da ameaça de golpe de Estado toda vez que um partido dá um passo além da cartilha de pactos sociais: Brasil, Bolívia, Honduras, El Salvador etc. Golpe de Estado entre nós é uma ameaça constante.
Quando você começa a pensar igual, a aquele contra quem está lutando, pois bem, é sinal de que o outro já venceu.
Tu que escreveu este verso?
ficou parecendo aquele do Nietzche, sobre batalhar monstros e coisa e tal. Achei maneiro
@@buryingbrightness Quando se combate monstros, há de se tomar cuidado para não se tornar um, pois quando você olha para o abismo, ele olha de volta para você.
Um dos melhores vídeos que já vi relacionando a questão cultural, moral, política e social, culminando com a conclusão de que não existe coincidência sobre o tipo de música preferido atualmente pela maioria e o estado de coisas em que nos encontramos. Clareza de idéias e grande poder de síntese. Espero que a civilização consiga superar essa fase de imbecilização social e digital.
A gente ta precisando renomear Balneario Camboriu como Omaha Beach para ver se os aliados desembarcam lá e desnazificam aquelas redondezas.
Discordo em vários pontos do vídeo, mas é bom ver esse tipo de discussão pra refletir coisas que nós cristalizamos e até usamos como pilares moralmente estabelecidos, ainda que a conclusão da reflexão interna seja (é eu tô mais certo que errado nessa questão mesmo).
Esse é o melhor vídeo que assisti nos últimos anos. Seu poder de síntese e análise quanto a assuntos atuais e complexos foi incrível.
"Esse louco as vezes é o seu vizinho". Quantas vezes será que o meu vizinho pensou isso de mim?
Lá nos início dos anos 2000, interior do Ceará , na minha cidade organizavam um festival de rock, hoje acho pouco provável. Inclusive eu até brincava em escrever um artigo: o sertanejo e a ascensão do facismo no Brasil. Se bem que vi umas adolescentes com estética de fã de kpop.
a Laura Sabino fala disso em um vídeo bastante didático. recomendo demais.
Kkkkkkkkkkk intakavel
Seus vídeos são verdadeiras aulas e convites à reflexão a partir dos quadrinhos e da cultura pop. Parabéns e obrigado. Abraços!
Tem um vídeo aqui que se encaixa nesse contexto: como é ser gótica na Bahia
Referindo rockeira Pitty?
Mano, por causa de você começei a ler junji ito, estou lendo "fragmentos do horror", estou gostando muito
Que vídeo foda! Acompanho direita e esquerda, os que eu considero que pensam, mas está cada vez mais difícil encontrar os que conseguem gerar uma reflexão do que se é debatido. Linck está de parabéns, melhor canal de Quadrinhos do Brasil.
Me lembrou um episódio do "Filosofia pop" que diz que o ideário facista está muito arraigado no imaginário brasileiro, de todos os brasileiros.
A ditadura militar ajudou muito e o sentimento anti socialista.
Radicalismo não é sinônimo de fascismo, pareceu a teoria da ferradura da rascista Hana Arendt. Mas, o vídeo é mto bom.
Este é o ponto que não deve ser confundido
Mas o presidente do Brasil tem características fascistas
@@andreluisguimaraesdias457 Sim, mas, a oposição a ele não, por mais radical q seja
Sim, exatamente
Mas ele não tá falando de radicalização. Radicalização é uma coisa boa, quando a ideia em que você se aprofunda na defesa é positiva pra sociedade. Fascistização é algo específico, e correto no contexto que o Linck utiliza.
Esse canal é uma baita aula de sociologia melhor que as que tive no ensino médio!
Esse vídeo foi muito bom. A luta contra o fascismo é principalmente dentro da gente.
O que mais acho engraçado é que o sertanejos usando chapéu de bota de cowboy kkkkkk
Nada apareceu por acaso. O nazifascismo estava sempre lá velado. Só que com as redes sociais as pessoas autoritárias ganharam voz e perderam a vergonha.
Vale destacar: pessoas patriotas/conservadoras não são naz*facistas como o quadrinho implica. Poooreem, tendem a ser radicalizadas muito facilmente por essa ideologia, que insere na verdade um nacionalismo eurocentrico, não com orgulho do proprio Brasil, mas fazer o Brasil ser como "vikings".
Verdade, BLM é a prova disso infelizmente
Fica fácil na frente de uma tela sem ninguém pra te julgar quando tá produzindo algo insano.
Frase copiada e colada. Segundo algumas pessoas fanáticas o Alckmin era fascista também...
Sim nazista de Internet,terrivel tbm existe socialista de Internet,sou meio de esquerda,mas não radical no Rio teve poucos movimentos punk no suburbio do Rio haviam motoqueiros nazi que foram presos,eles passavam despercebidos,só foram descobrir que eram nazi quando foram presos,se isso ocorre no Rio,imagina no resto do país 😱.
A Lorelay Fox fez uma referência sobre esse canal no último vídeo (Wandinha) e vim conferir e gostei .
Já dei like e me inscrevi 👍
Esse fascismo no cotidiano merece mais vídeo. Assunto importante.
Quanto mais o vídeo gera briga, melhor, Alexandre!! Kkkkkkkkk.... Excelente análise! Abraço!
SO ESPERO QUE ESSE NÃO SEJA O ÚLTIMO VÍDEO DO CANAL!!!
Porque? Isso é alguma indireta?
O último vídeo vai ser quando ele falar de política de guerrilha
esse vídeo foi em síntese a pílula vermelha (matrix) , pra quem sofreu muitos anos de exposição as bolhas algorítmicas, ou seja 99% das pessoas, esse lobby militarizado da atual sociedade é insustentável pra saúde mental.
Não vai ser, o Bolsonaro vai peidar na farofa amanhã
@@nerdvideo1234 que os deuses te ouçam
Um dos vídeos mais preciosos para o atual momento em que vivevemos, eu acho.... é uma pena que nenhum dos lados aceitaria esse raciocínio exposto
😕
Isso foi uma sintese de todo problema q temos na esquerda HOJE......algumas vezes com a minha galera de esquerda, tento esntrar nesse tipo de discução .....e vou te falar .....é quase como falar com Liberal.....
Esse cara é tão brabo nas palavras que acho que tirou nota 1000 em redação do enem.
Adorei esse easter egg do velho Olavo no quadrinho, mas curiosamente não vi o "filósofo" comentar. Aliás, já tem um tempinho que não ouço as opiniões dele sobre nenhum tema 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Sobre o sertanojo, a Laura Sabino tem um vídeo excelente mostrando a ligação dele com os latifundiários do agronegócio.
Ele tá morto, cara...
Só sabe criticar o Olavo. Cadê a parabenização por ele estar esse tempo todo sem fumar?
@@Misahellster é verdade. Tenho que dar o braço a torcer. O velho Olavo mudou de hábitos e está até perdendo peso. Só não pode exagerar no regime, senão vai ficar puro osso 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@wesleisilva125 entrou no regime comunista kkkkk perdeu peso rápido
@@eduardopedro7170 ou exagerou no veganismo. Só raiz de grama não sustenta 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Lembrar que o tal identitarismo é oriundo da extrema direita europeia e agora tá no LGBTQI no Brasil
Só um parêntese: Bariri não é fictícia, existe uma cidadezinha com esse nome no interior de SP.
No mais, excelente vídeo, fiquei instigado a ler o quadrinho.
O famigerado povo que nunca tem a intenção de ofender, mas não cansam de atacar e descriminar todo tipo de minoria que encontram pela frente, como um gay que cresceu no interior tenho propriedade pra dizer isso e tem coisas que são bem piores que o estereotipo que o pessoal das metrópoles conhecem.
Um dos melhores vídeos sobre a militarização do pensamento que já vi. Parabéns!
Por*a, esse "BRASIL NAZ*STA!" é praticamente um "SOU 'ARIANO' DE TERCEIRO MUNDO, E DAÍ QUE MEU PAI É NEGRO E MINHA MÃE É ÍNDIA? O QUE IMPORTA É A ALMA DE ALEMÃO😡" kkkkkkk, o ser humano é incrível nos dois sentidos mesmo...
Que vídeo excelente Alexandre, por favor continue sempre remexendo naqueles assuntos que ninguém tem coragem de tocar, quase uns tabús mesmo...
Vídeo foda, direto e reto. E o sertanejo moderno é facho, na medida que representa a mentalidade dos filhos dos latifundiários Br. Hedonismo do pequeno burguês, o sertanazi orçamentário.
Nunca vi tanta esquizofrenia
E o pior que consegui também atrair as periferias urbanas porque o jovem periférico também quer viver de hedonismo, andar de carro novo, usar roupas de marcas, etc. Inclusive o funk e o trap tem exatamente essa mesma estética hedonista do sertanejo universitário
Essa aberração musical que chamam de sertanejo universitário é realmente isso, música para falar da vida do filho do latifundiário, do agroboy da PUC, e não das lutas e dos sofrimentos do trabalhador rural, como fazia o saudoso sertanejo de raiz. Inclusive, é extremamente triste ver grandes nomes do gênero, como Sérgio Reis apoiando Bolsonaro.
E o Rock então … quanto custa o show do Iron Maiden e aquelas palestras de Coach do Bruce Dickinson e do Gene Simmons falando que o que importa é a grana e não a arte kkk
8:40 eu tive uma crise de riso ao perceber que tenho um casaco camuflado
Eu achei o filme "A onda" muito bom! A gente vê uma união e um senso de simbolismo que não vemos em lugar nenhum
13:28 Se vc não reagir na mesma moeda, vc perde. Se reagir, eles ganham... Nós só temos a opção de perder?
É... Se você refletir após participar de um cancelamento automaticamente o Hitler ressuscita e faz o mundo inteiro virar uma ditadura que defende o estado de Israel.
Também achei exagerado é muito "isentao" da parte dele. Mas isso acontece muito, uma analogia interessante são animais "mat*dores de homens" quantos leões não são mortos anualmente. Mas quando os mesmos reagem matando 0000000,1% da população, são tidos como monstros, n animais. E uma narrativa de elite.
Adoro como no meio do vídeo o Linck vai percebendo a dor de cabeça que vai dar pra ele depois kkkkkkkk
Muito bom, chamando para reflexão importantíssima que só percebemos com esse olhar afastado e se vendo na realidade do dia a dia. Parabéns
vamo cancela o Alexandre rapaziada, ele não pode falar assim do meu bonde
cancelamento na vida real n existe, cancelou o cara na net? idai? ele ta vivendo normal no outro dia
Cara que vídeo sensacional, teu canal é um dos poucos que continuou acompanhando com assiduidade.......🤘🏻🤘🏻🤘🏻🤘🏻
Devemos entender profundamente sobre o que é o nazifascismo, para podemos reconhecer seu discurso e sua ação, que muitas vezes está mascarado de outra coisa qualquer. Quanto ao autoritarismo, que também faz parte do nazifascismo, acredito que para muitos, é sempre mais fácil impor de uma vez o que acredita como o correto, já que convencer da muito mais trabalho é nunca é 100% eficaz. Por isso, também devemos ser bem vigilantes na defesa da democracia, coisa que os nazifascistas detestam, mas sabemos também que o autoritarismo é uma força tentadora para uma parte da esquerda.
Parabéns pelo vídeo, esses termos não são alterados atoa, pura manipulação, quando eu descubro que fui manipulado em um determinada situação eu penso logo em quantas mais eu fui manipulado, quantas eu sendo e serei manipulado.
Sim, nazipardo é preconceituoso mas a ideia é essa mesmo, ofender gente que so aprende as coisas quando leva peia, deixar na cara dele a contradição e desmoralizar ao ponto dele voltar pro esgoto de onde saiu
Um negro que combate negros,muito triste....
Comentário de um direitista.
Eu votei e votarei novamente do Bonoro, e mesmo assim acho seu canal incrível. Sempre acreditei que, quando se esta sendo honesto numa linha argumentativa, não há como se discordar.
Tudo que você falou nesse vídeo é verdade: a militarização do cotidiano, a extremização do banal, essa alienação das pessoas com seu meio.
É tudo, no minimo desconfortável e, bem verdade, muito perigoso. Embora eleitor convicto do Mito, eu sei que o Brasil necessita de mais união.
Esse comentário vai soar fanfic demais, mas juro que é verdade e que é sincero. Acho que seu canal, assim como o do Platinho (Rodrigo Ferrari) são dos poucos capazes de furar a bolha da internet, simplesmente pela honestidade intelectual e pessoal(?) envolvida.
Obrigado pelo bom conteúdo.
Quadrinho foda esse, me lembrou muito da juventude e da cena punk no interior. E muito bem colocada a crítica da chance perdida.
sou agropunk mineiro com mt orgulho
É nois, orgulho aqui tb.
Puta vídeo foda. Eu amei o ponto levantado da amoralização da política.
Valeu!
Caralho! Tu sempre tem muito o que dizer, mano! Muita coisa interessante, brother!
eu vejo muito do "feminismo fascista" que você mencionou no feminismo radical. Elas dizem lutar "contra o patriarcado", mas simplesmente reforçam preconceitos e excluem mulheres trans. E se dizem de esquerda....
Cabra, massa esses comentários, me faz pensar sobre essas questões de outra maneira.
Sou do interior de Rondonia e posso afirmar que isso e real pricipalmente por ser um estado com grande influencia de cedulas evangelicas Rondonia atualmente e o estado mais facista do Brasil
Certeiro como sempre!!!, parabéns
Ótima reflexão crítica sobre coisas que poucos pensamos. Adorei o apontamento sobre o sertanejo, por exemplo. Acho que analisar estilos musicais seria uma boa.
Abraços
Ah pronto! Agora, sobrou até pro Chico Bento!
Pensar que esse termo de Tribos eu ouvi em Malhação.
Tinha que ser novela.
Bom quanto o quadrinho no fim o fato dele ser unilateral quanto ao bem e o mal, de certa forma acaba que provando o tema, é uma HQ vista de um lado e isso é muito tribal.
Adoro seu canal. Não obstante emendo um video com outro.❤
Mais um video de qualidade, muito importante a politização principalmente nos dias de hj porém nos se reduzimos a um moralismo pessoal que acaba gerando ainda mais conflito, tem pessoas que nao sabem debater, elas gritam, expeneiam, diz que vc é burro. E torna o assunto futil e artificial!
Quando adolescente e de cidade pequena no interior do RS eu ouvi bandas punk, bebia qqr coisa com teor alcólico. Seria eu um agropunk na minha adolecencia? 🤔
Uma vez um cara q se autodenominava punk veio me chamar de farcista por nao concordar com ele ai eu disse se eu sou farcista vc é mais ainda por nao saber o significado da palavra e por achar q todos sao obrigados a concordar com vc do nada ele sumiu
Aqui eu conheço por "CORNONEJOS" ,alguns funks misturados com cavalos , detalhe, mesmo alguns tendo estudado em faculdade não muda em nada a mentalidade medíocre...
Tem que ser muito limitado pra achar que fazer faculdade muda a mentalidade de alguém pra melhor.
Essa radicalização entre grupos que a gente vê na mídia ainda me é bem estranha. Onde eu moro é tudo tão provinciano...
Começa que a gente é condicionado o tempo todo a vencer na vida, como se ela fosse uma, olha só, arena competitiva. E ainda acham que vão mudar algo desse jeito.
Eu sou fascinado na pureza que o nos meteoros! Ele vem cai boooomm!! Começa outra vez
Há muito tempo, lendo Monteiro Lobato, que sim, tinha teses eugenistas e diríamos, hoje, racistas, proponho a leitura de um conto que é um libelo contra o racismo, mas as pessoas não leem. Elas já tomaram um decisão: cancelar o autor. É comemoram o Halloween.
Como diria o nosso lulinha paz e amor: "Polarização é natural, é saudável opiniões divergentes, o que não pode é o ódio político"
Que hipocrisia
único ponto que não curti desse quadrinho foi que a saída pra combater os fachos foi a institucional - a polícia aparece para salvar o dia.
Que análise boa! :0
Apesar que não raramente isso acontece.
Que vídeo ótimo. Eu tenho essa preocupação e percebo estranhamento de muita gente. Somos feitos do mesmo material, no mesmo contexto. Será que o problema está sempre no outro?
Obrigado pelo vídeo, Link!
Linck, eu não consigo concordar com algumas poucas coisas que tu falou, achei bastante similar aos arquétipos clichês de "macho-branco-academico-do sul" falando como as coisas são. Não quero te ofender nem atacar com isso, apenas denotando, fazendo uma pequena crítica mesmo pois ainda que uma ou duas coisas achei meio assim, de forma geral o vídeo e a discussão levantada são ótimos. Gosto muito do seu trabalho aqui
Quero tretas e vamos tratar disso 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Participei do movimento rocker e punk, gótico e pós punk em Diadema, SP, e vivenciei essas tretas de tribos que às vezes beirava a idiotice fascistoide dos partidos políticos atuais... bom vídeo