"E com o bucho mais cheio comecei a pensar Que eu me organizando posso desorganizar Que eu desorganizando posso me organizar Que eu me organizando posso desorganizar"
Essa situação do V de vingança me lembra de Death Note que é uma obra genial em que mostra o que acontece quando você da poder pro "cidadão de bem" e ver a desgraça acontecer... Mas o que o jovem otaku entendeu foi "bandido bom é bandido morto kkkkkj"
Guy Fawkes não era anarquista. Ele é um personagem com um ideário bem distinto disso, que participou de uma conspiração que passava longe de concepções anarquistas e o Moore já deixou claro em entrevistas. A apropriação desse personagem histórico que foi anarquista.
Me pareceu que ele usou o nome de Fawkes para se referir a personagem V, ao menos contexto da fala dele me pareceu clara. E o V sem duvida é um anarquista.
Sim, ele era um conservador católico. Falei da máscara e do personagem, mas ficou parecendo que falava da figura histórica. Fiquei de fazer a errata aqui, mas logo em seguida entrei numa live e não deu tempo.
@@abublu O Moore e o David Lloyd se apropriaram desse personagem histórico e o ressignificaram assim para mostrar que os ingleses não têm ou não tinham menor consciência das razões pelas quais queimam no dia 5 de novembro um boneco. 5 de novembro na Inglaterra é "dia da fogueira", o dia da malhação de um Judas e as pessoas só seguem esse protocolo sem pensar.
A mesma coisa aconteceu com o filme Matrix... A extrema-direita tomou a narrativa da pílula vermelha pra vender o peixe dela... Já tinha ouvido falar sobre a crítica quanto a esse final do filme V de Vingança, mas nunca tinha visto uma análise tão clara. Excelente e esclarecedora
ué, e pq eles n podem fazer isso? A esquerda tomou a narrativa de George Orwell, sendo q ele era um socialista q viu a verdadeira desgraça q era isso, e escreveu "1984" e "A revolução dos bichos".
É uma mão dupla. Se sentir desorientado muitas vezes possibilita que a pessoa, no afã de conseguir superar esse desconforto, abrace o primeiro absurdo que aparecer.
Isso me lembrou de quando o Alan Moore participou de um programa de TV, onde ele saía pelas ruas durante uma manifestação em que as pessoas usavam máscaras de Fawkes, depois de perguntar, ele descobriu que estavam usando as máscaras por causa do filme. Depois a cena corta e mostra pessoas com máscaras de Fawkes manifestando a favor da cientologia.
@@Caro.G principalmente ao criador da religião em questão. É uma religião bem recente, o criador dela ainda está vivo. Funciona como um negócio, são prestados serviços em troca de boas somas em dinheiro, te recomendo pesquisar sobre.
Caramba, essa parte sobre desorientação como anti-ideologia foi muito boa. Eu tenho uma visão que a dúvida faz parte até do perdão, pq tem que duvidar de si e repensar pra poder perdoar alguém.
Eu assisti o filme quando era pequeno e li a hq ano passado, e fiquei irritado com o quão diferente são as duas mensagens e histórias. Mas já to acostumado. Desde Akira eu já percebi que o mainstream, e a mídia televisiva acaba emburrecendo as informações originais das obras, talvez nem de propósito.
@@Caricatoo é de lei fazerem essas coisas, por isso o Moore, que sequer viu V de Vingança antes, exigiu que o nome dele não fosse associado a ele, não só a ele, mas em todas as adaptações de suas obras. Fico puto até hoje pelo que fizeram com Watchmen. Mainstream é uma merda nesse sentido, talvez em todos kkk
Mas diferentemente de V de vingança, Quemfez a direção de Akira na animação foi o proprio autor da Obra. Ele simplesmente condensou a historia em um filme que nem ao menos estava finalizada na HQ. . Mas a essensia dos personagens e a intenção da obra eram as mesmas. Obviamente o desenvolvimento dos personagens foram melhores no manga, ja que havia mais tempo e espaço.
Sempre quis saber quais eram as problemáticas envolvendo esse filme porque até então não tive oportunidade de ler a HQ. É assustador como a obra ficou distorcida pela adaptação, e se distorceu ainda mais devido a interpretação de algumas pessoas.
Nossa, como eu precisei esperar alguém também dizer que o filme é uma merda. Que raiva que eu sinto de leitura burra, V não é uma pessoa, mas uma ideia. Daí me colocam o desgraçado dizendo que toda aquela cruzada é pq "Ai, me machucaram!"
Teu ponto de vista sobre a "pluralidade de ideias", na mídia, me fez lembrar um vídeo do canal Wisecrack: "Antivaxers - How the Media Created a Monster"
Muito bom, é como dizia Karl Popper quanto ao paradoxo da intolerância: "A tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. Se estendermos a tolerância ilimitada mesmo aos intolerantes, e se não estivermos preparados para defender a sociedade tolerante do assalto da intolerância, os tolerantes serão destruídos e a tolerância com eles.” Ultimamente temos sido bombardeados por tantos absurdos que é difícil até imaginar uma saída.
Verdade, mas num primeiro momento Popper aponta que suprimir absolutamente os intolerantes somente os fará recuar aos seus redutos onde só irão se radicalizar ainda mais e não teremos mais oportunidade de convencê-los dos erros de suas ideias.
Chegar até um paradoxo é falhar em encontrar uma verdade e a maior falha desse paradoxo é justamente quem vai decidir o que é ou não tolerância. No momento que você ou qualquer outra pessoa se pretende atuar como um defensor da tolerância vai inevitavelmente caminhar para a intolerância, sendo assim, um ditador. Esse é o verdadeiro paradoxo. E consequentemente chegar até essa conclusão não ajuda em nada na hora de resolver qualquer coisa. A prova maior de que ser intolerante não funciona é o terraplanismo. Por muito tempo ficou escondido mas agora voltou à tona porque ele cresceu fora do radar. Quanto mais as pessoas forem intolerantes e não quiserem conversar mais esses movimentos vão se isolar em bolhas e crescer. Acredito que a melhor forma de lidar com as ideias ruins é seguir o exemplo de Darly Davis. Um homem negro que fez amizade com membros da KKK e os fez perceber que as ideias que acreditavam não faziam sentido e acabaram abandonando a organização. Sem coerção. Sem agressão. E sem promover nenhum cancelamento.
@Thorin Rei Sob a Montanha. Peço então por gentileza senhor nos presentei com o seu conhecimento sobre o tema e refute o rapaz com argumentos. Estamos ansiosos para aprender o que um especialista em Popper como o sr tem para nos iluminar.
@Thorin Rei Sob a Montanha. Meu amigo isso não é sobre estado mas sobre sociedade. Mesmo que vc pregue que vc possa viver sem estado o libertarianismo jamais será pleno sem uma sociedade e a sociedade pode se tornar tolerante ou não. E aí vc pode dizer "é só eu mudar de lugar" mas talvez quando vc cogitar essa possibilidade seja tarde demais.
É muito mais forte no quadrinho quando a Evey confronta o V e pergunta se o pandemônio que tá acontecendo por causa das ações dele é a Anarquia que ele defende, e ele responde que não, aquilo é o caos, a Anarquia só viria quando essa fase passasse, e que se um novo governo autocrático assumisse o poder, seria necessário fazer tudo de novo.
Não conheço o material original do V de vingança, mas pelo que eu entendi, a HQ idealiza como seria o correto enquanto o filme meio que passou a versão brasileira "o gigante despertou", mas voltou a dormir pq precisou usar a máscara de um ideal ao invés de absorverem a verdadeira ideia.
Estou lendo Monsters do Barry Windsor-Smith e vai por essa pegada que você fala. Uma das interpretações apesar de estar escancarado a caricatura de um neo-nazi pode se interpretar que o Mcfarland é tão psicopata quanto o marjor Roth e o coronel Friendritch, não menos monstro do que o Bailey o suposto "monstro" da capa.
O que nos leva a outra questão: Onde,diabos, estão nossas editoras, que até agora não trouxeram esta obra recente do Mestre Barry Windsor - Smith para o Brasil?? Alguma se habilita???
@@dyel1975 é isso mesmo vai sair pela Devir, mas eu não aguentei nesse não, adiquiri e te falo que está valendo cada centavo. A HQ é muuuuito saborosa.
Eu vi o filme e nem por isso eu virei uma pessoa maluca, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Isso só mostra que a mente da pessoa está doente ou fora da realidade. 12:10 DIGO O MESMO PRA ESSA TURMINHA.
Excelente vídeo. Quer ver acabar com a hipocrisia dessa liberdade de expressão irrestrita? Exponha todas as informações sigilosas e vitais do que eles defendem. Pois quando vc expõe essas informações, as falhas, os defeitos, os pontos fracos e as vulnerabilidades daquilo que ele defende irá desabar por terra.
Antigamente eu sentia um mal estar por me sentir desorientado no meio desses debates políticos/ideológicos. Hoje eu vejo que essa desorientação é sintoma de sanidade.
Vou tentar discordar (escrever para mim é difícil)! Primeiro uma provocação saudável: Não existiu uma boa dose disso (desorientação) na última eleição presidencial no Brasil? Desorientação nunca é boa! Do ponto de vista médico inclusive é um fator de preocupação neurológica. Contudo a orientação, no sentido que queremos debater, é a direção política que queremos ir... por exemplo: uma sociedade mais justa para todos, equitativa para todos, etc. O que é discutível são os caminhos que devemos percorrer e não a direção (no sentido de não saber pra onde vai sempre). A desorientação é muito próxima da alienação na sociedade concreta, se você não sabe orientar-se politicamente e está “aberto”... por que não seguir a orientação política nazifascista? Duvidar dos caminhos é saudável politicamente, estar desorientado nunca bom em política.
Acho que o termo desorientação poderia ser substituído por não-orientação (ou um termo melhor, que não pensei). O primeiro denota confusão, o que é perigoso como você disse, o segundo ceticismo, que sempre é um bom pilar para a construção do pensamento. Desorientação em uma sociedade que não tem consciência de classe, que é desigual, que não sabe o que quer ou é fragmentada de interesses, é terreno fértil para aproveitadores.
Tem uns incentivos para quem vende, não é cobrado impostos deles, mas mesmo assim é bem caro acessar para a maioria dos brasileiros, não é todo lugar que uma biblioteca pública deixa acessível também por várias questões tb como distância e transporte. Aqui em Brasília, é uma cidade anormal, fica tudo muito longe uma da outra, ou você anda de carro, ônibus ou bicicleta. Andar de carro ou ônibus é bem custoso, e andar de bike de uma ponta para outra é cansativo e passa mais tempo. E as bibliotecas também não são 24 horas, então não é sempre que da para acessar conforme os horários, pois você vai estar em um curso ou trabalhando. E final de semana que devia estar mais tempo aberto, fecha mais cedo. Tiveram até algumas que foram fechadas e viraram supermercado ou outra coisa.
Até os caras que são contra a liberdade de expressão de certo grupos usam a liberdade de expressão para se defender: "Eu acho que nem um gay, lésbica e trans deveria fazer coisas em público e em filmes, se não as crianças vão ser levadas para esse caminho (devemos esconder todos eles), essa é minha opinião e eu tenho direito de falar ela queira você goste ou não liberdade de expressão" P.S.- já me cansei de ver gente defendendo nazi com liberdade de expressão, de defender ditadura (do seu lado político) e usar o "eu não tenho direito de dizer o que eu penso? Liberdade de expressão!"
@@carlos-hk8ng pois é, e ainda vem com o papo: "nenhum discurso deve ser proibido, temos que deixar falar pra sociedade rechaçar". - a sociedade rechaça o discurso deles: "estamos vivendo num clima insuportável de censura 😭"
@@Cesar.de.Oliveira sabe o que é mais bizarro? Quando a pessoa é a favor de que exista um partido nazista e que o nazismo nn seja crime e depois fala que essas declarações são "anti nazistas" justificando que "se eu nn dar palco pro nazista como vou saber que o nazismo é ruim?" Nn consigo entender. E nem quero
Já dizia Chico Science: "E com o bucho mais cheio, comecei a pensar Que eu me organizando posso desorganizar Que eu desorganizando posso me organizar Que eu me organizando posso desorganizar"
Não lembrava dessa parte da desorientação do quadrinho. Lembro de que meu primeiro contato com V de vingança foi com o filme (devia ter 13 ou 14 anos na época), lembro de ter gostado do filme e descobri que havia uma hq com esse nome no site vertigem HQ; li e gostei, mas não tnha visto tantas diferenças na época. Creio que seria bom reler com agora que estou mais velho. Ótimo análise, me fez ver algo que nunca tinha reparado na obra.
A desorientação também pode ser o momento em que grupos sociais manipulam as brechas e carências deixadas por perda da referência de liderança. O estado de natureza dos indivíduos propõe essa ideia de liberdade verdadeira ligada a pureza do bom selvagem, o problema é o fato de que Rousseau bem lembrou que o homem tendo já experimentado os condicionamentos da socialização, não é mais capaz de voltar ao estado natural.
O paradoxo da tolerância de Karl Popper já define muito bem a questão da liberdade de expressão e o porque não se pode permitir a existência de partidos nazistas. Seria um complemento perfeito para já ótimo video.
Alexandre, seu canal é um dos melhores. Ele fala de quadrinhos, mas é muito mais que isso. É a mistura de um Pipoca e Nanquim com o Meteoro Brasil. Continue com esse bom trabalho! Parabéns!
Todos tem a liberdade de se expressarem más não para em nome dessa mesma liberdade cometer crimes horrendos como nó caso defender o direito de alguém odiar ou desejar o extermínio do próximo. Á liberdade de expressão e um direito importante más não absoluto!
O problema é que quem quer liberdade de expressão ilimitada, não aceita muito bem quando essa liberdade de expressão ilimitada se volta contra ele, ficando de mimimi por ser extremamente repudiado e 'cancelado". Eu vejo que na liberdade de expressão sim lhe dá poder para expressar o que quiser, mas você tem responsabilidade pelo que diz logo consequências e nem sempre uma consequência que resulte em uma pena criminal. Você literalmente pode perder o emprego, ser expulso de um lugar, geral revolta e alguém e este partir para agressão física. Quer queira quer não Palavras de poder, e muitas vezes machucam mais do que uma agressão física.
Isso existe por parte da ala progressista também, meu bem. Vocês ainda estão presos na natureza de tribo, e manter uma competição perpétua contra os seus grupos dissonantes não é bom para vocês, por isso vocês comemoram quando algum sinal de destruição daqueles que vocês odeiam começa a tomar forma. Todo esse raciocionio de liberdade de expressão que vocês montam só é dito porque vocês acham que esse discurso terá a carinha de vocês por muito tempo. A roda do poder muda, então aproveitem o máximo que podem agora.
@@josesanchezsofilho9412 " Você literalmente pode perder o emprego, ser expulso de um lugar, geral revolta e alguém e este partir para agressão física. " Um pensamento de tribo.
Eu percebo que hoje em dia o anarquismo se mantém muito pela extrema-direita, já que vai pela idéia de ser contra o status quo e o senso comum da mídia e a classe artística em grande parte progressista.
Isso aí! Em mundo obsessivo é difícil dialogar. Tudo tem que ser isso ou aquilo e nada relativo. Cria-se o quadrinho complexo e no caminho para o consumidor ele tem que ser "simplificado".
É bem engraçado essas pessoas que se arrogam a pretensão de dizer como as pessoas devem agir ou não agir e ao longo do discurso nós vamos percebendo que mesmo proclamando uma análise o mais imparcial possível o que existe de verdade é uma tentativa de conduzir o incauto a seguir a ideologia que eles acreditam ser a única via de pensamento. No final, todos lutam pelo domínio da manipulação e pela criação de um séquito fiel e incapaz de opor resistência e criticar as tão nobres e desinteressadas ações de manipulações. E todo o discurso se trona vazio e palco para ações irascíveis embasadas apenas em aspectos emotivos de nosso inconsciente coletivo.
O interessante disso é que Alan Moore lida com a escrita como uma forma mágica. Em sua interpretação da escrita, ele a vê como um rito mágico capaz de transmutar as mentes e, portanto, o mundo real. Ou seja, você, a partir de uma ideia ou vontade, altera a realidade a sua volta. Isso é poderoso cara! Kkkkk
A desorientação tem muito a ver com os ritos pagãos, onde para se chegar a uma união coletiva verdadeira, é preciso primeiro se "desorientar" no transe.
Linck, faz uma análise do livro 1984, pois vejo semelhança em ambas as distopias tanto a de V de vingança quanto a de 1984, e gostaria de saber sua opinião sobre toda aquela questão da ditadura socialista que não busca melhorar e sim apenas parar a evolução da sociedade por benefício próprio do partido. Acredito que você possa trazer uma visão ainda mais ampla sobre a questão que o livro aborda
Conheci seu canal recentemente e estou maratonando seus vídeos. A sua abordagem política diante dos quadrinhos é o que mais me interessa, e com certeza politizar a arte é umas das coisas mais necessárias nesse momento de “relativização do tudo” que estamos vivendo
@@ultimategamer2669 ele conversa com uma estátua da justiça fazendo a voz dela, e o diálogo é basicamente ele falando que ela o traiu, se deitou com homens de farda. Aí ele fala que arranjou outra, ela pergunta quem e ele responde que agora o amor dele é a vingança.
O filme é perfeito, ótimo para quem entende de anarquismo e é 100% anti-sistema, já pra quem vive em uma bolha e defende políticos ignorantes aí é um filme ruim.
Me questiono se é realmente possível viver sem uma orientação... A ideia de não tolerar certos tipos de debate e essa histeria fabricada de que estamos sempre sob ameaça de um fascismo onipresente me parece se encaixar perfeitamente na orientação neo-marxista dos anos 60 em diante. Veja o conceito de "repressive tolerance" em Herbert Marcuse e sobre como a esquerda identitária/pós-moderna está, no melhor estilo "homem massa", seguindo à risca essa orientação.
Quais neo-marxistas? Existem diversos autores, inclusive discordantes entre si, que reinvidicam o marxismo: vide, por exemplo, Althuser e a Escola de Frankfurt
o pessoal que busca por um padrão que não maioria das vezes é impossível de atingir, mal vê que primeiro as pessoas que estão fora do padrão da sociedade vão sofrer com a violência dela, mas isso é só em um primeiro inicio, por que isso vai se expandir e vai acabar afetando a todos, por que violência gera cada vez mais violência, se a sociedade legitima violência contra um grupo, só está dando a oportunidade de que no futuro mais grupos sejam julgados, e no primeiro momento que alguém for criticar a violência quando ela chegar nesse nível vai ser apenas taxado como fora do padrão que a sociedade procura e provavelmente sofrera a mesma violência. um exemplo idiota sobre isso é o pessoal que quando passou a ter dificuldades e que eram apoiadores do bolossauro, quando foram pedir ajuda para ele no cercadinho, foram tratados exatamente com a mesma violência que ele trato os opositores, mesmo eles sendo apoiadores do mesmo, no momento que foram contrários a ele, deixaram de ser.
O problema é que as pessoas interpretam a desorientação como um validador de burrice. Foi-se o tempo em que ser ignorante era um impulsionador para buscar conhecimento, e virou bandeira a ser defendida.
Muito bom você frisar a questão do anarquismo. É como um pessoal que pegou a Ayn Rand como guru de ideias que ela nitidamente não apoiava (tá escrito! XD), só pra citar um exemplo (ó aí como a leitura (enviesada) pode levar a interpretações das mais loucas).
Eu acho que um cara falar "eu vou exterminar você" não é nada saudável. Se for a nível individual uma resposta forte em qualquer nível pode ser legítima. Mas de forma nenhuma a censura é um remédio recomendável dado o nível absurdo de efeitos colaterais.
Discordo, o quadrinho não aborda um grupo ou pessoas tentando resistir e sobreviver, inclusive com questões ideológicas contra regime facista, pir exemplo, longe disso. O quadrinho ta mais para uma ode anarquista e uma tentativa de combater o liberalismo e o facismo em ascensão na época, bom lembrar quem o quadrinho foi escrito na época do governo da Margaret Thatcher
Regulação é diferente de censura. Aliás a regulação na internet ja existe, do contrário seria impossível que as polícias e os governos de cada país punirem os crimes cometidos na internet.
@@nephthys4844 Não regulação pode ser censura. Veja se eu vou em uma tribo indígena e digo que ninguém pode andar pelado. Faz muito sentido para nosso modo de vida social, mas censura a cultura e forma de vida dos índios. Tem gente que vem com discurso de estamos em 2022, antes tava errado o novo que está certo. Por exemplo religião é uma cultura e costume, e acreditar que aborto é assassinato, não existe outro gênero a não ser masculino e feminino. Não é crime, você ser homofóbico, agressivo, ameça, insulto isso não pode deve ser regulado. Hoje por exemplo se uma pessoa diz que discorda da ideologia de gênero. Você é censurado, o regulamento não aceita a sua opinião. Mesmo sem cometer crime, e ofender.
@@negancomediante8126 fazendo uso dos teus próprios exemplos, se tu discorda de ideologia de gênero, teu comentário só não vai ser aceito e vai ser criticado por quem concorda, mas tu não é proibido ou onerado por comentar, isso não é censura. Por outro lado, se tu é homofóbico, racista, etc... Aí sim tu pode ser penalizado, pois tu infligiu a esfera penal. Essa é a diferença, a censura pune a opinião, a regulamentação, o crime.
Fui ensinado em um país corrupto que Alguem que se diz dono da verdade e faz as pessoas serem induzidas a um ideal não é alguém com ideal crível. Acho que tem muita coisa que da pra levar de ensinamento do filme, um deles é aprender a críticar e ter voz
Oi cara, so uma pergunta e depois uma sugestão. A ideia do partido comunista não seria no objetivo final de tudo ser uma partido anti burguesia? Se sim, não deveria ser proibido? A mim falta embasamento para responder esse tipo de pergunta. Como sugestão analisa com profundidade o filme V de vingança enfatizando os pontos negativos, por favor.
O problema do comunismo é algo abordado no vídeo: interpretação. Equivocadas interpretações ao longo da história, e não o ideal em si. Quando nações como URSS e China adotam de um autoritarismo sanguinário para implementar seu modelo de mundo comunista, tá bem longe do que Marx defendia, e isso aconteceu sempre ao redor do mundo. É como a Bíblia: um direcionamento e através da história inúmeros grupos e pessoas se movem ou movem outros com base em sua interpretação. Acontece que diferente do que tá na Bíblia, os principais ideólogos do comunismo no século 19 tinham um direcionamento bem claro, e nenhum deles tinha falava em banho de sangue. E isso das interpretações e que esse é o problema e não o comunismo é que, em ações, o Padre Júlio Lancelotti por exemplo faz MUITO do que é pregado no comunismo, Pepe Mujica no Uruguai usou o estado para tentar seu modelo comunista também, assim como Brizola - que não admitia ser comunista, mas em ações era muito mais que essa galera burra do PCB - e tantos outros ao redor do mundo. Então é uma ideologia onde a problemática está nas interpretações e não na ideia. Já o nazismo não, pois o nazismo tem um direcionamento bem fixado com base na perseguição e exclusão logo em sua origem.
@@lucasgiordano7231 seu ponto tem vários problemas quando toca no comunismo. Quando vc diz que Marx n defendia um "banho de sangue" é pq vc acha q revolução é pedir por favor, correto? O q claramente é uma piada. Além do q, Marx n é uma entidade cósmica onisciente que vai te levar pro inferno se vc n fizer o q ta escrito no capital versículo 3 capítulo 2, ele foi um pensador brilhante mas n é absoluto. Sua postura de "deturparam Marx" é um completo desserviço trotskista que só serve pra desmobilizar a classe trabalhadora, além de emponderar a direita em trucidar o socialismo real que tem sua história cooptada quase q absolutamente pela narrativas dos vencedores da Guerra Fria. Bêbada de idealismo estão as palavras do seu discurso que só serve ao outro lado, ao invés disso recomendo q estude, tem profs ótimos como o Ian do história pública e o João Carvalho aqui na internet.
@@lukass.8779 revolução exige luta e confronto, que pode vir a ter mortes. Quando digo "banho de sangue" me refiro quando a intenção do estado é justamente se criar um banho de sangue, ao se combater e querer silenciar opositores, como aconteceu por exemplo na União Soviética e na China. Peço perdão pelo desconhecimento meu, irei procurar suas indicações, é que esse "banho de sangue" em específico, promovido pelo estado na desculpa de se manter no poder eu nunca vi ser defendido pelos pensadores iniciais como Marx.
Vejo q o problema de v de vingança filme é muito mais embaixo, existe uma esvaziação total da política do V, anarquia n é sequer citada no filme inteiro, quiçá explicada como na hq. Consequentemente, o inimigo é desfigurado de sua posição facista para "qualquer governo q te controla". E, por fim, tudo isso faz com que a cena final seja ruim tbm, mas n pela multidão mascarada, tanto q o final da hq é a "passagem" da máscara para a próxima V. Fazer isso para uma multidão poderia representar um revolução anarquista, mas como a política foi generalizada no filme, n podemos ver a cena como tal
Não sei se o Waldo, do Balck Mirror, teria alguma conexão com o tema da manipulação e distorção das ideias originais pelo mainstream do entretenimento.
O Flow já vem fazendo fezes à tempos. Basta relembrar a ida do "Xbox mil grau lá". Esses caras a Microsoft proibido de eles usarem o nome de qualquer produto deles, o RUclips retirou o canal e mesmo assim o Flow chamou eles pra conversar e não a mulher que abriu um processo, se não me engano hoje ela já ganhou isso, contra o Flow...
Primeiramente, muito bom vídeo. Achei muito importante a análise de quão problemática é a permissividade de ideias perigosas no debate. No entanto, em relação ao V de Vingança, tenho algumas divergências do ponto de vista da leitura do final do filme. Inegavelmente, a versão HQ é melhor, bem mais desenvolvida e cheia de nuances não muito bem trabalhadas no filme, mas acredito que o filme tenha sim seus méritos. Com relação ao uso das máscaras no final, discordo de que seja uma massificação passiva da população, pelo contrário, acredito que representa o estágio de organização popular possível para um momento revolucionário. A máscara é materialização da ideia defendida por V ruptura com os poderes opressivos para o anarquismo (entre eles Estado, capital e religião). Tal qual os movimentos sociais utilizam bandeira para demarcar a defesa de suas ideias, a população utilizou a máscara. O problema da associação da máscara a grupos extremistas de direita trata-se de uma apropriação do símbolo que estava se estabelecendo no imaginário popular. A máscara vinha sendo utilizada cada vez mais pela população, então a extrema direita tenta se apropriar desse símbolo a fim de gerar uma simpatia direta, tal qual fizeram com a bandeira do país. Isso não tira a importância do símbolo original. É preciso recuperar o símbolo dentro de sua ideia original. Inclusive, o próprio Alan Moore elogiou o uso da máscara em manifestações contra Wall Street e a especulação finaceira.
Significa sim, se ofenderam sua dignidade, vc msm, seu cpf Vc o processa Liberdade é liberdade Enquanto não entram na sua liberdade tá td certo, qndo mexerem com vc, aí vc busca a justiça
Algumas observações. 1- ORTEGA sempre detonou a democracia, um dos argumentos é que, ela é a principal causadora desse conflito todo, deram público a um bando de ignorantes. 2- a própria democracia levanta a defesa a liberdade de expressão, ou seja, as idéias em geral vão ocorrer, independente se são ruins ou boas, outro ponto, é comum ouvir coisas ruins, isso é desde o início da civilização ocidental. 3- o problema central não é censurar, o problema exatamente está na cultura do brasileiro, se ele ler livros ruins, músicas ruins e consome muita porcaria é natural que dará palco a um louco, independente de cada lado, estados perdidos nesse iceberg.
Esse senso de direção das maças também existe no meio religioso, as pessoas são verdadeiros gados em rebanho, e mesmo propaganndo idéias absurdas não querem aceitar que estão errados, ou melhor ignoram o absurdo e continuam diceminando as atrocidades que dizem
muito bom. Vou colocar "a importância da desorientação" junto ao paradoxo da tolerância do popper... rs lembrei de uma discussão com uma pessoa faz algum tempo... estava falando de v de vingança, fawkes e - anarquismo (que, devo dizer, me atrai muito como sistema de governo ideal - ideal, claro...). o cara associava anarquismo com bagunça, baderna, e não houve caipirinha capaz de convencer o cara d q uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... nunca mais falei com ele, mas sempre lembro disso qdo vejo que é difícil - impossível? - dialogar com certas pessoas hoje em dia... sorry for the long comment
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Vc deve ser de esquerda,no fim das contas direita e esquerda são idólatras de políticos que estão cagando pra eles
Fez lembrar o Chico Science: "Eu me desorganizando posso me organizar."
será? ua ua ui, uaaaaa... :D kkkkkkkkkkkk
"E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me organizando posso desorganizar"
da lama ao caos, do caos a lama, um homem roubado nunca se engana!
Caralho, kkkkkkkkkk
compro a ideia?
Como eu ouvi uma vez, "as pessoas perderam o pudor de ser burras".
Bem isso, Denis. Agora elas se orgulham :(
@@ANomadeCosmica Sim, sempre acreditam que voto muda e fala "A CIENCIA É INQUESTINAVEL".
@@ganger4202 ninguém diz isso, só que ciência se rebate com ciência e não com opinião e teorias da conspiração.
@@ganger4202 bobagem. Só fala isso quem pensa na ciência como concorrente do pastor da igreja que frequenta.
É verdade. São gados bozoloides com muito orgulho.
Essa situação do V de vingança me lembra de Death Note que é uma obra genial em que mostra o que acontece quando você da poder pro "cidadão de bem" e ver a desgraça acontecer... Mas o que o jovem otaku entendeu foi "bandido bom é bandido morto kkkkkj"
Vc não poderia ter feito comparação melhor. Foi exatamente isso que aconteceu
Marginais são ferramentas descartáveis!
@@godbeautiful9227 Para quem tem poder, todos somos. Eu, você, nossos amigos e famílias.
@@BGrimoire talvez sejamos todos marginais por estar a margem do poder
@@lokoNS1 errado não está
Guy Fawkes não era anarquista. Ele é um personagem com um ideário bem distinto disso, que participou de uma conspiração que passava longe de concepções anarquistas e o Moore já deixou claro em entrevistas. A apropriação desse personagem histórico que foi anarquista.
Me pareceu que ele usou o nome de Fawkes para se referir a personagem V, ao menos contexto da fala dele me pareceu clara.
E o V sem duvida é um anarquista.
Sim, ele era um conservador católico. Falei da máscara e do personagem, mas ficou parecendo que falava da figura histórica. Fiquei de fazer a errata aqui, mas logo em seguida entrei numa live e não deu tempo.
Moore deturpou um personagem histórico e o filme deturpou um personagem fictício.
@@abublu O Moore e o David Lloyd se apropriaram desse personagem histórico e o ressignificaram assim para mostrar que os ingleses não têm ou não tinham menor consciência das razões pelas quais queimam no dia 5 de novembro um boneco. 5 de novembro na Inglaterra é "dia da fogueira", o dia da malhação de um Judas e as pessoas só seguem esse protocolo sem pensar.
@@QuadrinhosNaSarjeta Ele era Based e Redpill.
Estou sendo orientado à ser desorientado, irônico. Por isso eu amo esse canal.
A mesma coisa aconteceu com o filme Matrix... A extrema-direita tomou a narrativa da pílula vermelha pra vender o peixe dela... Já tinha ouvido falar sobre a crítica quanto a esse final do filme V de Vingança, mas nunca tinha visto uma análise tão clara. Excelente e esclarecedora
Tipo os red-pills.
Também se identificou com personagens do Clube da Luta e com Rambo
Red pillado ✋🏻👀💀
ué, e pq eles n podem fazer isso? A esquerda tomou a narrativa de George Orwell, sendo q ele era um socialista q viu a verdadeira desgraça q era isso, e escreveu "1984" e "A revolução dos bichos".
A extrema direita é um Midas ao contrário: transforma em bosta tudo que toca.
É uma mão dupla. Se sentir desorientado muitas vezes possibilita que a pessoa, no afã de conseguir superar esse desconforto, abrace o primeiro absurdo que aparecer.
Isso me lembrou de quando o Alan Moore participou de um programa de TV, onde ele saía pelas ruas durante uma manifestação em que as pessoas usavam máscaras de Fawkes, depois de perguntar, ele descobriu que estavam usando as máscaras por causa do filme. Depois a cena corta e mostra pessoas com máscaras de Fawkes manifestando a favor da cientologia.
É o típico caso de analfabetismo funcional, fora o roubo de um ícone visual para fins escusos
O que é cientologia?
@@Caro.G uma religião criada nos EUA pra dar bastante dinheiro.
@@mgr4780 dar dinheiro a quem?
@@Caro.G principalmente ao criador da religião em questão. É uma religião bem recente, o criador dela ainda está vivo. Funciona como um negócio, são prestados serviços em troca de boas somas em dinheiro, te recomendo pesquisar sobre.
Caramba, essa parte sobre desorientação como anti-ideologia foi muito boa. Eu tenho uma visão que a dúvida faz parte até do perdão, pq tem que duvidar de si e repensar pra poder perdoar alguém.
Eu assisti o filme quando era pequeno e li a hq ano passado, e fiquei irritado com o quão diferente são as duas mensagens e histórias. Mas já to acostumado. Desde Akira eu já percebi que o mainstream, e a mídia televisiva acaba emburrecendo as informações originais das obras, talvez nem de propósito.
Akira também foi mudado? porra aí é foda.
@@Caricatoo é de lei fazerem essas coisas, por isso o Moore, que sequer viu V de Vingança antes, exigiu que o nome dele não fosse associado a ele, não só a ele, mas em todas as adaptações de suas obras. Fico puto até hoje pelo que fizeram com Watchmen. Mainstream é uma merda nesse sentido, talvez em todos kkk
Ouvi falar que o mangá de Akira foi terminado depois que o filme lançou, então o Otomo tava mais enrolando o mangá do que escrevendo de fato. Procede?
Mas diferentemente de V de vingança, Quemfez a direção de Akira na animação foi o proprio autor da Obra. Ele simplesmente condensou a historia em um filme que nem ao menos estava finalizada na HQ. . Mas a essensia dos personagens e a intenção da obra eram as mesmas. Obviamente o desenvolvimento dos personagens foram melhores no manga, ja que havia mais tempo e espaço.
@@Caricatoomuita coisa ficou de fora devido o mangá não ter sido finalizado na época
Precisa ler o mangá para entender melhor
Sempre quis saber quais eram as problemáticas envolvendo esse filme porque até então não tive oportunidade de ler a HQ. É assustador como a obra ficou distorcida pela adaptação, e se distorceu ainda mais devido a interpretação de algumas pessoas.
Conheço um cara fã desde criança do Super-Homem e que votou no Boi....
@@lendoanona4688 misericordia
Guy Falkes era um Cristão fundamentalista radical.
@@ummaisumigualdois7761 eita, não sabia
@@EstantedoChariot o comentário do "um a mais" não aparece pra mim. Devo ficar feliz?
Nossa, como eu precisei esperar alguém também dizer que o filme é uma merda. Que raiva que eu sinto de leitura burra, V não é uma pessoa, mas uma ideia. Daí me colocam o desgraçado dizendo que toda aquela cruzada é pq "Ai, me machucaram!"
Se vc só enxergou isso no filme, sinto muito pela sua falta de visão kkkkkk.
@@radrno7 foda-se?
filme é otimo o resto é frescura de intelectualoide
@@davi3789 claro, crítica não serve pra nada mesmo
@@gibabr50 nunca serviu
De certa forma, o filme do Coringa faz uma releitura das manifestações do final de V de Vingança.
Teu ponto de vista sobre a "pluralidade de ideias", na mídia, me fez lembrar um vídeo do canal Wisecrack: "Antivaxers - How the Media Created a Monster"
Muito bom, é como dizia Karl Popper quanto ao paradoxo da intolerância: "A tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. Se estendermos a tolerância ilimitada mesmo aos intolerantes, e se não estivermos preparados para defender a sociedade tolerante do assalto da intolerância, os tolerantes serão destruídos e a tolerância com eles.”
Ultimamente temos sido bombardeados por tantos absurdos que é difícil até imaginar uma saída.
Bem isso, Vitor! Impossível não pensar em Popper
Verdade, mas num primeiro momento Popper aponta que suprimir absolutamente os intolerantes somente os fará recuar aos seus redutos onde só irão se radicalizar ainda mais e não teremos mais oportunidade de convencê-los dos erros de suas ideias.
Chegar até um paradoxo é falhar em encontrar uma verdade e a maior falha desse paradoxo é justamente quem vai decidir o que é ou não tolerância.
No momento que você ou qualquer outra pessoa se pretende atuar como um defensor da tolerância vai inevitavelmente caminhar para a intolerância, sendo assim, um ditador. Esse é o verdadeiro paradoxo. E consequentemente chegar até essa conclusão não ajuda em nada na hora de resolver qualquer coisa.
A prova maior de que ser intolerante não funciona é o terraplanismo. Por muito tempo ficou escondido mas agora voltou à tona porque ele cresceu fora do radar. Quanto mais as pessoas forem intolerantes e não quiserem conversar mais esses movimentos vão se isolar em bolhas e crescer.
Acredito que a melhor forma de lidar com as ideias ruins é seguir o exemplo de Darly Davis. Um homem negro que fez amizade com membros da KKK e os fez perceber que as ideias que acreditavam não faziam sentido e acabaram abandonando a organização. Sem coerção. Sem agressão. E sem promover nenhum cancelamento.
@Thorin Rei Sob a Montanha. Peço então por gentileza senhor nos presentei com o seu conhecimento sobre o tema e refute o rapaz com argumentos. Estamos ansiosos para aprender o que um especialista em Popper como o sr tem para nos iluminar.
@Thorin Rei Sob a Montanha. Meu amigo isso não é sobre estado mas sobre sociedade. Mesmo que vc pregue que vc possa viver sem estado o libertarianismo jamais será pleno sem uma sociedade e a sociedade pode se tornar tolerante ou não. E aí vc pode dizer "é só eu mudar de lugar" mas talvez quando vc cogitar essa possibilidade seja tarde demais.
É muito mais forte no quadrinho quando a Evey confronta o V e pergunta se o pandemônio que tá acontecendo por causa das ações dele é a Anarquia que ele defende, e ele responde que não, aquilo é o caos, a Anarquia só viria quando essa fase passasse, e que se um novo governo autocrático assumisse o poder, seria necessário fazer tudo de novo.
Não conheço o material original do V de vingança, mas pelo que eu entendi, a HQ idealiza como seria o correto enquanto o filme meio que passou a versão brasileira "o gigante despertou", mas voltou a dormir pq precisou usar a máscara de um ideal ao invés de absorverem a verdadeira ideia.
cara to muito feliz por ter achado esse canal, conteúdo muito bom, deveria ter no minimo uns 5 milhões de inscritos
Final do gibi: V de vertigem
Final do filme: V de vitória
Estou lendo Monsters do Barry Windsor-Smith e vai por essa pegada que você fala. Uma das interpretações apesar de estar escancarado a caricatura de um neo-nazi pode se interpretar que o Mcfarland é tão psicopata quanto o marjor Roth e o coronel Friendritch, não menos monstro do que o Bailey o suposto "monstro" da capa.
O que nos leva a outra questão: Onde,diabos, estão nossas editoras, que até agora não trouxeram esta obra recente do Mestre Barry Windsor - Smith para o Brasil?? Alguma se habilita???
@@dyel1975 acho q já foi anunciado sim. Se não estou enganado, pela Devir.
@@dyel1975 é isso mesmo vai sair pela Devir, mas eu não aguentei nesse não, adiquiri e te falo que está valendo cada centavo. A HQ é muuuuito saborosa.
Eu vi o filme e nem por isso eu virei uma pessoa maluca, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Isso só mostra que a mente da pessoa está doente ou fora da realidade.
12:10 DIGO O MESMO PRA ESSA TURMINHA.
Ss kkkkkkkkk
Mas esse é o ponto do vídeo: como muitos interpretaram errado um manual de como construir um avião.
Depende do que vc acha que é uma "pessoa maluca"
percebi isso só de ver a bandeirinha na sua foto
Nossa moça, todo vídeo que eu tô assistindo tem um comentário seu nele, que isso kkkkk
Eu sinto como se o filme tentasse falar de politica, mas com ver vergonha de ser político . É tudo tão genérico e superficial.
Excelente vídeo. Quer ver acabar com a hipocrisia dessa liberdade de expressão irrestrita? Exponha todas as informações sigilosas e vitais do que eles defendem. Pois quando vc expõe essas informações, as falhas, os defeitos, os pontos fracos e as vulnerabilidades daquilo que ele defende irá desabar por terra.
Antigamente eu sentia um mal estar por me sentir desorientado no meio desses debates políticos/ideológicos. Hoje eu vejo que essa desorientação é sintoma de sanidade.
Vou tentar discordar (escrever para mim é difícil)! Primeiro uma provocação saudável: Não existiu uma boa dose disso (desorientação) na última eleição presidencial no Brasil? Desorientação nunca é boa! Do ponto de vista médico inclusive é um fator de preocupação neurológica. Contudo a orientação, no sentido que queremos debater, é a direção política que queremos ir... por exemplo: uma sociedade mais justa para todos, equitativa para todos, etc. O que é discutível são os caminhos que devemos percorrer e não a direção (no sentido de não saber pra onde vai sempre). A desorientação é muito próxima da alienação na sociedade concreta, se você não sabe orientar-se politicamente e está “aberto”... por que não seguir a orientação política nazifascista? Duvidar dos caminhos é saudável politicamente, estar desorientado nunca bom em política.
Acho que o termo desorientação poderia ser substituído por não-orientação (ou um termo melhor, que não pensei). O primeiro denota confusão, o que é perigoso como você disse, o segundo ceticismo, que sempre é um bom pilar para a construção do pensamento. Desorientação em uma sociedade que não tem consciência de classe, que é desigual, que não sabe o que quer ou é fragmentada de interesses, é terreno fértil para aproveitadores.
👏🏻👏🏻👏🏻
@@HelderMN Isso mesmo... esse é o centro do meu argumento!
Uma obra de arte, infelizmente quadrinhos tem pouquissimo apelo no nosso país (fora os preços, a falta de incentivo a leitura)
Tem uns incentivos para quem vende, não é cobrado impostos deles, mas mesmo assim é bem caro acessar para a maioria dos brasileiros, não é todo lugar que uma biblioteca pública deixa acessível também por várias questões tb como distância e transporte. Aqui em Brasília, é uma cidade anormal, fica tudo muito longe uma da outra, ou você anda de carro, ônibus ou bicicleta. Andar de carro ou ônibus é bem custoso, e andar de bike de uma ponta para outra é cansativo e passa mais tempo. E as bibliotecas também não são 24 horas, então não é sempre que da para acessar conforme os horários, pois você vai estar em um curso ou trabalhando. E final de semana que devia estar mais tempo aberto, fecha mais cedo.
Tiveram até algumas que foram fechadas e viraram supermercado ou outra coisa.
é muito triste como a palavra "libertário" foi violentada nos últimos anos.
Até os caras que são contra a liberdade de expressão de certo grupos usam a liberdade de expressão para se defender:
"Eu acho que nem um gay, lésbica e trans deveria fazer coisas em público e em filmes, se não as crianças vão ser levadas para esse caminho (devemos esconder todos eles), essa é minha opinião e eu tenho direito de falar ela queira você goste ou não liberdade de expressão"
P.S.- já me cansei de ver gente defendendo nazi com liberdade de expressão, de defender ditadura (do seu lado político) e usar o "eu não tenho direito de dizer o que eu penso? Liberdade de expressão!"
@@carlos-hk8ng pois é, e ainda vem com o papo: "nenhum discurso deve ser proibido, temos que deixar falar pra sociedade rechaçar".
- a sociedade rechaça o discurso deles:
"estamos vivendo num clima insuportável de censura 😭"
@@Cesar.de.Oliveira eu não posso mais ser nazista?? 😭😭😭😭 Libedade di ispreção não existe!
@@Cesar.de.Oliveira sabe o que é mais bizarro? Quando a pessoa é a favor de que exista um partido nazista e que o nazismo nn seja crime e depois fala que essas declarações são "anti nazistas" justificando que "se eu nn dar palco pro nazista como vou saber que o nazismo é ruim?"
Nn consigo entender. E nem quero
Libertinagem se tornou "libertário"
A minha pergunta agora. Pra vcs, o Monark é um nazista, e deveria ser preso pelo que ele disse? E o Kim Katagury?
ele n é nazista.
Ele não é naz1st4,ele é só idiota
não, não é. quem acredita que ele é n4zista, ou tá cego pela ideologia e por isso a perseguição emcima dele, ou é mal informado.
Já dizia Chico Science:
"E com o bucho mais cheio, comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me organizando posso desorganizar"
Não lembrava dessa parte da desorientação do quadrinho. Lembro de que meu primeiro contato com V de vingança foi com o filme (devia ter 13 ou 14 anos na época), lembro de ter gostado do filme e descobri que havia uma hq com esse nome no site vertigem HQ; li e gostei, mas não tnha visto tantas diferenças na época. Creio que seria bom reler com agora que estou mais velho.
Ótimo análise, me fez ver algo que nunca tinha reparado na obra.
A desorientação também pode ser o momento em que grupos sociais manipulam as brechas e carências deixadas por perda da referência de liderança.
O estado de natureza dos indivíduos propõe essa ideia de liberdade verdadeira ligada a pureza do bom selvagem, o problema é o fato de que Rousseau bem lembrou que o homem tendo já experimentado os condicionamentos da socialização, não é mais capaz de voltar ao estado natural.
O paradoxo da tolerância de Karl Popper já define muito bem a questão da liberdade de expressão e o porque não se pode permitir a existência de partidos nazistas. Seria um complemento perfeito para já ótimo video.
Popper ao falar do paradoxo da tolerância estava a falar dos comunistas. Imbecil.
Alexandre, seu canal é um dos melhores. Ele fala de quadrinhos, mas é muito mais que isso. É a mistura de um Pipoca e Nanquim com o Meteoro Brasil. Continue com esse bom trabalho! Parabéns!
Esse canal deveria ter mais visibilidade. O papo aqui é de qualidade!
Já dizia o Chacrinha: "Eu vim para confundir e não para explicar."
Tá cheio de gente oferecendo explicações fáceis por aí.
Todos tem a liberdade de se expressarem más não para em nome dessa mesma liberdade cometer crimes horrendos como nó caso defender o direito de alguém odiar ou desejar o extermínio do próximo. Á liberdade de expressão e um direito importante más não absoluto!
O problema é que quem quer liberdade de expressão ilimitada, não aceita muito bem quando essa liberdade de expressão ilimitada se volta contra ele, ficando de mimimi por ser extremamente repudiado e 'cancelado". Eu vejo que na liberdade de expressão sim lhe dá poder para expressar o que quiser, mas você tem responsabilidade pelo que diz logo consequências e nem sempre uma consequência que resulte em uma pena criminal. Você literalmente pode perder o emprego, ser expulso de um lugar, geral revolta e alguém e este partir para agressão física. Quer queira quer não Palavras de poder, e muitas vezes machucam mais do que uma agressão física.
Ninguém precisa de liberdade de expressão pra comentar atrocidades, o ser humano sempre foi livre antes disso
@@josesanchezsofilho9412 cancelar algm e fazer discurso de ódio n é liberdade de expressão amg
Isso existe por parte da ala progressista também, meu bem. Vocês ainda estão presos na natureza de tribo, e manter uma competição perpétua contra os seus grupos dissonantes não é bom para vocês, por isso vocês comemoram quando algum sinal de destruição daqueles que vocês odeiam começa a tomar forma. Todo esse raciocionio de liberdade de expressão que vocês montam só é dito porque vocês acham que esse discurso terá a carinha de vocês por muito tempo. A roda do poder muda, então aproveitem o máximo que podem agora.
@@josesanchezsofilho9412 " Você literalmente pode perder o emprego, ser expulso de um lugar, geral revolta e alguém e este partir para agressão física. " Um pensamento de tribo.
Eu percebo que hoje em dia o anarquismo se mantém muito pela extrema-direita, já que vai pela idéia de ser contra o status quo e o senso comum da mídia e a classe artística em grande parte progressista.
Isso aí! Em mundo obsessivo é difícil dialogar. Tudo tem que ser isso ou aquilo e nada relativo. Cria-se o quadrinho complexo e no caminho para o consumidor ele tem que ser "simplificado".
É bem engraçado essas pessoas que se arrogam a pretensão de dizer como as pessoas devem agir ou não agir e ao longo do discurso nós vamos percebendo que mesmo proclamando uma análise o mais imparcial possível o que existe de verdade é uma tentativa de conduzir o incauto a seguir a ideologia que eles acreditam ser a única via de pensamento. No final, todos lutam pelo domínio da manipulação e pela criação de um séquito fiel e incapaz de opor resistência e criticar as tão nobres e desinteressadas ações de manipulações. E todo o discurso se trona vazio e palco para ações irascíveis embasadas apenas em aspectos emotivos de nosso inconsciente coletivo.
Engraçado ver as irmãs Wachowski terem na carreira 2 filmes que foram abraçados pela extrema direita.
O interessante disso é que Alan Moore lida com a escrita como uma forma mágica. Em sua interpretação da escrita, ele a vê como um rito mágico capaz de transmutar as mentes e, portanto, o mundo real.
Ou seja, você, a partir de uma ideia ou vontade, altera a realidade a sua volta.
Isso é poderoso cara! Kkkkk
essa parte do não ter noção da consequência é oq me pega, impressionante como estão criando espécies de adultos q n crescem
caraca, como é que eu fiquei sem saber desse canal até hoje. Qualidade tem aqui.
A desorientação tem muito a ver com os ritos pagãos, onde para se chegar a uma união coletiva verdadeira, é preciso primeiro se "desorientar" no transe.
Saudades desses vídeos com temáticas do tipo, ultimamente os vídeos só falam de coisa bastante abstrata
Cacete, que análise profunda e de explicação simples. Parabéns
Linck, faz uma análise do livro 1984, pois vejo semelhança em ambas as distopias tanto a de V de vingança quanto a de 1984, e gostaria de saber sua opinião sobre toda aquela questão da ditadura socialista que não busca melhorar e sim apenas parar a evolução da sociedade por benefício próprio do partido. Acredito que você possa trazer uma visão ainda mais ampla sobre a questão que o livro aborda
Conheci seu canal recentemente e estou maratonando seus vídeos. A sua abordagem política diante dos quadrinhos é o que mais me interessa, e com certeza politizar a arte é umas das coisas mais necessárias nesse momento de “relativização do tudo” que estamos vivendo
Em que mundo a gente tá ao ponto da pessoa ter que explicar o motivo de um partido Nazi não ser uma boa ideia
O fim do Joker é meio assim...
Além desse final horrível no filme, eu acho que a ausência do diálogo do V com a Justiça é um erro gigante.
Final horrível é exagero
Só por curiosidade, qual é o diálogo do V com a Justiça?
@@ultimategamer2669 ele conversa com uma estátua da justiça fazendo a voz dela, e o diálogo é basicamente ele falando que ela o traiu, se deitou com homens de farda. Aí ele fala que arranjou outra, ela pergunta quem e ele responde que agora o amor dele é a vingança.
@@guilhermerocha1555 Putz, bota erro nisso. Num acredito que deixaram essa maravilha de fora...
O filme é perfeito, ótimo para quem entende de anarquismo e é 100% anti-sistema, já pra quem vive em uma bolha e defende políticos ignorantes aí é um filme ruim.
Me questiono se é realmente possível viver sem uma orientação... A ideia de não tolerar certos tipos de debate e essa histeria fabricada de que estamos sempre sob ameaça de um fascismo onipresente me parece se encaixar perfeitamente na orientação neo-marxista dos anos 60 em diante. Veja o conceito de "repressive tolerance" em Herbert Marcuse e sobre como a esquerda identitária/pós-moderna está, no melhor estilo "homem massa", seguindo à risca essa orientação.
O Mercado é sempre a melhor orientação dos interesses individuais e não é autoritário.
Quais neo-marxistas? Existem diversos autores, inclusive discordantes entre si, que reinvidicam o marxismo: vide, por exemplo, Althuser e a Escola de Frankfurt
o pessoal que busca por um padrão que não maioria das vezes é impossível de atingir, mal vê que primeiro as pessoas que estão fora do padrão da sociedade vão sofrer com a violência dela, mas isso é só em um primeiro inicio, por que isso vai se expandir e vai acabar afetando a todos, por que violência gera cada vez mais violência, se a sociedade legitima violência contra um grupo, só está dando a oportunidade de que no futuro mais grupos sejam julgados, e no primeiro momento que alguém for criticar a violência quando ela chegar nesse nível vai ser apenas taxado como fora do padrão que a sociedade procura e provavelmente sofrera a mesma violência.
um exemplo idiota sobre isso é o pessoal que quando passou a ter dificuldades e que eram apoiadores do bolossauro, quando foram pedir ajuda para ele no cercadinho, foram tratados exatamente com a mesma violência que ele trato os opositores, mesmo eles sendo apoiadores do mesmo, no momento que foram contrários a ele, deixaram de ser.
10:00 parece os vídeos do Sputniks kkkkkk coach versus psicólogo conversam, dando palco pra palhaço.
Spotniks**
Análise perfeita!!! Vou me tornar colaborador do canal ainda esse mês!
O problema é que as pessoas interpretam a desorientação como um validador de burrice. Foi-se o tempo em que ser ignorante era um impulsionador para buscar conhecimento, e virou bandeira a ser defendida.
Muito bom você frisar a questão do anarquismo. É como um pessoal que pegou a Ayn Rand como guru de ideias que ela nitidamente não apoiava (tá escrito! XD), só pra citar um exemplo (ó aí como a leitura (enviesada) pode levar a interpretações das mais loucas).
Eu acho que um cara falar "eu vou exterminar você" não é nada saudável. Se for a nível individual uma resposta forte em qualquer nível pode ser legítima. Mas de forma nenhuma a censura é um remédio recomendável dado o nível absurdo de efeitos colaterais.
Tem um vídeo do Quadro em Branco que fala sobre isso também ("V de Vingança, a origem e o esvaziamento do símbolo").
Estar desorientado faz nos pensarmos: "Porque?". Uma vida sem "por que", e uma vida sem sentido. Bom, pelo menos eu vejo assim
Eu gosto da HQ e do filme. Ambos tem seu valor e passam sua mensagem.
Imagina o Alexandre vendo o debate do Elias Jabbour com Renata Barreto. kkkk
Na verdade, V de Vingança fala da resistência a um regime fascista de um futuro imaginário.
Discordo, o quadrinho não aborda um grupo ou pessoas tentando resistir e sobreviver, inclusive com questões ideológicas contra regime facista, pir exemplo, longe disso. O quadrinho ta mais para uma ode anarquista e uma tentativa de combater o liberalismo e o facismo em ascensão na época, bom lembrar quem o quadrinho foi escrito na época do governo da Margaret Thatcher
Resumo do vídeo: por favor Estado regularize a internet e os discursos dentro dela
Regulação é diferente de censura.
Aliás a regulação na internet ja existe, do contrário seria impossível que as polícias e os governos de cada país punirem os crimes cometidos na internet.
Com certeza. Regulação para controlar esses bandidos que matam com discurso de ódio e teorias da conspiração.
@@nephthys4844 Não regulação pode ser censura. Veja se eu vou em uma tribo indígena e digo que ninguém pode andar pelado. Faz muito sentido para nosso modo de vida social, mas censura a cultura e forma de vida dos índios. Tem gente que vem com discurso de estamos em 2022, antes tava errado o novo que está certo. Por exemplo religião é uma cultura e costume, e acreditar que aborto é assassinato, não existe outro gênero a não ser masculino e feminino. Não é crime, você ser homofóbico, agressivo, ameça, insulto isso não pode deve ser regulado. Hoje por exemplo se uma pessoa diz que discorda da ideologia de gênero. Você é censurado, o regulamento não aceita a sua opinião. Mesmo sem cometer crime, e ofender.
@@negancomediante8126 perai, homofobia não é crime? Me diz que entendi isso errado
@@negancomediante8126 fazendo uso dos teus próprios exemplos, se tu discorda de ideologia de gênero, teu comentário só não vai ser aceito e vai ser criticado por quem concorda, mas tu não é proibido ou onerado por comentar, isso não é censura. Por outro lado, se tu é homofóbico, racista, etc... Aí sim tu pode ser penalizado, pois tu infligiu a esfera penal. Essa é a diferença, a censura pune a opinião, a regulamentação, o crime.
Que vídeo necessário! Parabéns!
O Paradoxo da Tolerância de Karl Popper.
Excelente trabalho. Uma verdadeira aula.❤
o final do vídeo lembra o poema clássico do bretch é preciso agir
obrigada pelo trabalho Linck.
Guy Fawkes era conservador católico de extrema direita. Botou uma bomba no parlamento inglês.
Fui ensinado em um país corrupto que Alguem que se diz dono da verdade e faz as pessoas serem induzidas a um ideal não é alguém com ideal crível. Acho que tem muita coisa que da pra levar de ensinamento do filme, um deles é aprender a críticar e ter voz
Gostei de como "desorientado" é utilizado nesse raciocínio
recomendo os videos de debate¨ polemicas da semana¨do porta dos fundos
POh, teus textos são muito legais. Me faz refletir bastante aqui do outro lado:D
Fala um dia sobre a história do jogo Detroit Become Human... seria interessante
Como sempre, ótimo conteúdo e sempre cirúrgico!
Eu estava desorientado, assisti o seu vídeo, e agora estou orientado
Eu falhei, desculpa 😭😢
cara esse vídeo é perfeito. Gosto muito do comentário do Umberto Eco sobre a ideia de homem-massa ser um fetiche, pelo menos aos apocalípticos.
Tendencioso. A verdade está sendo mostrada agora.
Nunca tinha pensado por essa ótica
Oi cara, so uma pergunta e depois uma sugestão. A ideia do partido comunista não seria no objetivo final de tudo ser uma partido anti burguesia? Se sim, não deveria ser proibido? A mim falta embasamento para responder esse tipo de pergunta.
Como sugestão analisa com profundidade o filme V de vingança enfatizando os pontos negativos, por favor.
O problema do comunismo é algo abordado no vídeo: interpretação. Equivocadas interpretações ao longo da história, e não o ideal em si. Quando nações como URSS e China adotam de um autoritarismo sanguinário para implementar seu modelo de mundo comunista, tá bem longe do que Marx defendia, e isso aconteceu sempre ao redor do mundo. É como a Bíblia: um direcionamento e através da história inúmeros grupos e pessoas se movem ou movem outros com base em sua interpretação. Acontece que diferente do que tá na Bíblia, os principais ideólogos do comunismo no século 19 tinham um direcionamento bem claro, e nenhum deles tinha falava em banho de sangue. E isso das interpretações e que esse é o problema e não o comunismo é que, em ações, o Padre Júlio Lancelotti por exemplo faz MUITO do que é pregado no comunismo, Pepe Mujica no Uruguai usou o estado para tentar seu modelo comunista também, assim como Brizola - que não admitia ser comunista, mas em ações era muito mais que essa galera burra do PCB - e tantos outros ao redor do mundo. Então é uma ideologia onde a problemática está nas interpretações e não na ideia. Já o nazismo não, pois o nazismo tem um direcionamento bem fixado com base na perseguição e exclusão logo em sua origem.
@@lucasgiordano7231 seu ponto tem vários problemas quando toca no comunismo. Quando vc diz que Marx n defendia um "banho de sangue" é pq vc acha q revolução é pedir por favor, correto? O q claramente é uma piada. Além do q, Marx n é uma entidade cósmica onisciente que vai te levar pro inferno se vc n fizer o q ta escrito no capital versículo 3 capítulo 2, ele foi um pensador brilhante mas n é absoluto. Sua postura de "deturparam Marx" é um completo desserviço trotskista que só serve pra desmobilizar a classe trabalhadora, além de emponderar a direita em trucidar o socialismo real que tem sua história cooptada quase q absolutamente pela narrativas dos vencedores da Guerra Fria. Bêbada de idealismo estão as palavras do seu discurso que só serve ao outro lado, ao invés disso recomendo q estude, tem profs ótimos como o Ian do história pública e o João Carvalho aqui na internet.
@@lukass.8779 revolução exige luta e confronto, que pode vir a ter mortes. Quando digo "banho de sangue" me refiro quando a intenção do estado é justamente se criar um banho de sangue, ao se combater e querer silenciar opositores, como aconteceu por exemplo na União Soviética e na China. Peço perdão pelo desconhecimento meu, irei procurar suas indicações, é que esse "banho de sangue" em específico, promovido pelo estado na desculpa de se manter no poder eu nunca vi ser defendido pelos pensadores iniciais como Marx.
Vejo q o problema de v de vingança filme é muito mais embaixo, existe uma esvaziação total da política do V, anarquia n é sequer citada no filme inteiro, quiçá explicada como na hq. Consequentemente, o inimigo é desfigurado de sua posição facista para "qualquer governo q te controla". E, por fim, tudo isso faz com que a cena final seja ruim tbm, mas n pela multidão mascarada, tanto q o final da hq é a "passagem" da máscara para a próxima V. Fazer isso para uma multidão poderia representar um revolução anarquista, mas como a política foi generalizada no filme, n podemos ver a cena como tal
N consigo entender a dobra mental que alguém precisa ter pra entender V de vingança como matrix
Não sei se o Waldo, do Balck Mirror, teria alguma conexão com o tema da manipulação e distorção das ideias originais pelo mainstream do entretenimento.
O anonymous é o maior usuario da mascara em si faltou ser comentado.
O Flow já vem fazendo fezes à tempos. Basta relembrar a ida do "Xbox mil grau lá". Esses caras a Microsoft proibido de eles usarem o nome de qualquer produto deles, o RUclips retirou o canal e mesmo assim o Flow chamou eles pra conversar e não a mulher que abriu um processo, se não me engano hoje ela já ganhou isso, contra o Flow...
O equilíbrio é a chave!
Primeiramente, muito bom vídeo. Achei muito importante a análise de quão problemática é a permissividade de ideias perigosas no debate. No entanto, em relação ao V de Vingança, tenho algumas divergências do ponto de vista da leitura do final do filme. Inegavelmente, a versão HQ é melhor, bem mais desenvolvida e cheia de nuances não muito bem trabalhadas no filme, mas acredito que o filme tenha sim seus méritos. Com relação ao uso das máscaras no final, discordo de que seja uma massificação passiva da população, pelo contrário, acredito que representa o estágio de organização popular possível para um momento revolucionário. A máscara é materialização da ideia defendida por V ruptura com os poderes opressivos para o anarquismo (entre eles Estado, capital e religião). Tal qual os movimentos sociais utilizam bandeira para demarcar a defesa de suas ideias, a população utilizou a máscara.
O problema da associação da máscara a grupos extremistas de direita trata-se de uma apropriação do símbolo que estava se estabelecendo no imaginário popular. A máscara vinha sendo utilizada cada vez mais pela população, então a extrema direita tenta se apropriar desse símbolo a fim de gerar uma simpatia direta, tal qual fizeram com a bandeira do país. Isso não tira a importância do símbolo original. É preciso recuperar o símbolo dentro de sua ideia original. Inclusive, o próprio Alan Moore elogiou o uso da máscara em manifestações contra Wall Street e a especulação finaceira.
Nas partes que você citou, eu não vi diferença ao quadrinho, o V em si era uma pessoa vingativa que queria vingança e sabia que aquilo consumiu ele
Vídeo necessário , vou compartilhar com minha rede...
Já dizia Qui Gon: sempre há um peixe maior
Excelente visão! O filme transforma o V num neoliberalzinho qualquer :/
Liberdade de expressão não significa ter direito a discurso de ódio. Simples assim.
Significa sim, se ofenderam sua dignidade, vc msm, seu cpf
Vc o processa
Liberdade é liberdade
Enquanto não entram na sua liberdade tá td certo, qndo mexerem com vc, aí vc busca a justiça
Claro né o Estado é os políticos sabem muito bem como inteficar o que é discurso de ódio????? imbecil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Uma das melhores falas sobre todo esse caos.
Aproveitando o gancho, faz um vídeo sobre o filme Idiocracia de 2006. Parece bem com o que vc está dizendo beste vídeo.
Quero ver vc fazendo um vídeo sobre esses livros de Deleuze ali...
Seria meu sonho. Mas corre risco das pessoas se intimidaram e as views caírem. Kkkk
Algumas observações.
1- ORTEGA sempre detonou a democracia, um dos argumentos é que, ela é a principal causadora desse conflito todo, deram público a um bando de ignorantes.
2- a própria democracia levanta a defesa a liberdade de expressão, ou seja, as idéias em geral vão ocorrer, independente se são ruins ou boas, outro ponto, é comum ouvir coisas ruins, isso é desde o início da civilização ocidental.
3- o problema central não é censurar, o problema exatamente está na cultura do brasileiro, se ele ler livros ruins, músicas ruins e consome muita porcaria é natural que dará palco a um louco, independente de cada lado, estados perdidos nesse iceberg.
Adendo: Sou graduado em manutenção de aeronaves. E sim Alexandre, é assim que se monta um avião.
Esse senso de direção das maças também existe no meio religioso, as pessoas são verdadeiros gados em rebanho, e mesmo propaganndo idéias absurdas não querem aceitar que estão errados, ou melhor ignoram o absurdo e continuam diceminando as atrocidades que dizem
muito bom. Vou colocar "a importância da desorientação" junto ao paradoxo da tolerância do popper... rs lembrei de uma discussão com uma pessoa faz algum tempo... estava falando de v de vingança, fawkes e - anarquismo (que, devo dizer, me atrai muito como sistema de governo ideal - ideal, claro...). o cara associava anarquismo com bagunça, baderna, e não houve caipirinha capaz de convencer o cara d q uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... nunca mais falei com ele, mas sempre lembro disso qdo vejo que é difícil - impossível? - dialogar com certas pessoas hoje em dia... sorry for the long comment