Será a culpa do capitalismo mesmo? Na história dos dois lados imperiais,o lado soviético ,tinha liberdade de expressão para fazer uma HQ?Tem uma editora estatal soviética,para fazer quadrinhos de propaganda soviética?
Coincidentemente, ontem eu estava falando com o meu pai justamente sobre a ilusão do sonho americano puxando pelo fio da senhora que morreu porque não tinha dinheiro para pagar tratamento e foi colocada em uma viatura apesar do estado de saúde. Será que terei coragem de enviar esse vídeo ao meu pai, um senhor que nunca leu um quadrinho?
E por que não? O sonho próspero americano, é o mesmo sonho próspero planificado soviético. Da na mesma coisa,um tem a liberdade abstrata ,a outra diz que não se deve ter ... Para um bem coletivo que vai a lugar nenhum , isso se chama catástrofe utopica.
Pelo histórico da Argentina com o povo Negro, eu nunca imaginaria q um quadrinho com críticas raciais tão bem feitas fosse sair de la, e nem que seria um quadrinho tão bom que me desse vontade de ler mesmo já sabendo na história toda.
@@Thiagooliveiraluiz eu jogo online com esses caras e todo dia sou chamado de m4caco. Qualquer cara que joga COD contra argentinos sabe do q tô falando. Se vc não sabe oque tá falando, não fica falando bosta na internet, passando vergonha à toa.
@@PG_ALVES suponho que deve conhecer muito a história da Argentina com relação ao racismo. Brasil é muito + racista que Argentina, ja que na Argentina, a polícia não te prende somente por ser negro ou seguranças seguindo pessoas negras nos supermercados
Eu também tenho essa percepção. Engraçado é que os meus tempos de criança e adolescentes querer imitar um Norte-Americano era um dos maiores desejos dos jovens. Hoje parece algo totalmente fora da realidade.
Os estados unidos está sendo destruído,pelo próprio meio de propaganda. Hollywood o berço do marxismo cultural,da contra cultura que com o clipe da Pepsi derrubou a cortina de ferro,mas não Vladimir Putin.Sera que só o tio San é uma forma de utopia decadente?
sempre vi as pessoas ao meu redor enaltecendo os EUA, desejando viver esse sonho americano, mas pra mim nunca desceu, nem tenho vontade de ver as suas grandes cidades. acho que se eu fosse visitar os EUA seria pra ver as paisagens naturais, pois tem umas bem bonitas.
Quero destacar que Charlie tem olhos claros e sardas, provavelmente seja loiro ou ruivo, Charlie tem origem Irlandesa, ou seja como descendente de irlandeses é profundamente discriminado também. Havia em algumas regiões dos EUA bastante preconceito contra os descendentes de irlandeses, coisas do tipo: cartazes nos comércios dizem "não atendemos irlandeses" ou "contrata-se funcionário mas não temos emprego para irlandeses."
Preconceito herdado dos ingleses, Preacher e Os infiltrados abordam esse assunto de uma maneira discreta, aqui é ali durante a narrativa central de suas histórias.
Bom, vale destacar também que irlandeses foram escravizados, e que no século 17 houve mais irlandeses sendo vendidos em navios do que negros, e que inicialmente o tratamento dado aos irlandeses era relativamente parecido ao tratamento dado aos negros. O tratamento mudou pq os irlandeses não aguentavam o trabalho no sol tão bem quanto os negros e daí passaram a trabalhar mais próximos aos brancos, ainda que escravizados.
Irlandeses, italianos, espanhois e portugueses eram vistos como alcoólatras, vagabundos, inferiores e pasmem: não brancos. Também muito preconceito com mexicanos (imigração) e japoneses (guerra), mais recentemente os islâmicos e chineses no século XXI...é complicado.
Acho que esse nome Jeremias ser um personagem preto deve ser uma homenagem a Jeremiah Hamilton, o primeiro milionário preto dos EUA. Apesar se ser um feito basto raro até para os dias de hoje, sua vida foi marcada por mta discriminação e controvérsias!
Na verdade, os anos 20 ficaram conhecidos como "os anos loucos", período de forte migração do campo para as cidades em crescimento industrial vertiginoso, além de forte migração europeia, voto feminino e Lei Seca, apesar de festas imensas com muita bebida alcoólica, garantidas por gangsters e policiais corruptos. Uma parte da elite americana vivia como se não houvesse amanhã, esbanjando fortunas em meio a miséria e corrupção, tudo em um mundo que parecia se transformarde forma frenética (liberalismo clássico). Na verdade, os "anos dourados" são considerados os anos 50, com política de pleno emprego e redução na exclusão social, com a consolidação efetiva da classe média e a expansão econômica a partir do consumismo desenfreado, além claro de forte cultura anticomunista, o que ajudava a policiar os costumes e justificava repressão estatal contra os "excessos", tudo na busca por pacificar as relações com conforto material (Estado do Bem-estar social). Apesar de tudo isso, no fundo, você está coberto de razão! Realmente é cansativo idolatrar a ascensão dos EUA sem ressaltar suas contradições. Fazer isso é abrir mão de uma visão crítica sobre o mundo.
Jeremias foi um profeta perseguido e oprimido por sua crença e maneira de ser. Pode ter relação com a escolha do nome em personagens negros da ficção. É tmb um nome meio que mais comum na comunidade preta em geral. Símbolo de perseverança e resistência aos seus credos e dogmas Jeremias pode ter inspirado a dura realidade de opressão e perseguição da comunidade preta em geral.
Seria massa trazer um quadrinho soviético pra gente ter uma ideia de como eram feitos por lá e até para ter um contraste com essa história, por exemplo.
Sempre é complexo entender política internacional. No caso de Cuba por exemplo, pq deu errado? E fácil falar que socialismo não presta, mas vamos lá. EUA garantiu na época da revolução o direito à cidadania, trabalho e universidade para todos os cubanos, o que aconteceu com a galera capacitada? Foi pra lá, claro e aí ofendiam o governo. Esses direitos garantidos são algo que nem americanos têm, só pesquisar sobre lei cubana.
Seria legal, principalmente que como seria a liberdade individual e de expressão pra criar quadrinhos lá? Ou toda arte lá seria para exaltar o comunismo soviético?
O Linck disse no vídeo de Inuyashiki que queria alguma coisa mais fofinha para ler, e tem um mangá, o qual eu adoraria ver um vídeo de resenha e interpretação dele. É um sonho de meses assistindo esse canal e eu queria muito que ele se realizasse, pois vejo poucas pessoas falando sobre essa obra hoje. Trata-se de Arakawa Under the bridge, uma série de mangá (15 volumes, eu acho) e anime (2 temporadas, também no chute kkkk). Na história, temos o protagonista Ichinomiya Kou, um jovem herdeiro primogênito de uma família multimilionária cujo lema é "nunca deva nada à ninguém", que cai dentro do rio do alto uma ponte (por acidente) e é salvo por uma garota chamada Nino-san que estava ali pescando. Como ela o salvou, ele precisa recompensá-la (por causa do lema da família) e, aí, ele diz que vai atender a qualquer pedido dela. E o pedido dela é... UM NAMORADO E não qualquer namorado, tem que ser ele mesmo. E pra cumprir o acordo, o boy pergunta se ela mora longe dali, afinal, se ela morar longe fica difícil de visitar. E a resposta dela é... Eu moro aqui. Esse momento me deixou sem palavras. O protagonista também fica incrédulo: ele se pergunta se ele tá com problema de audição ou se tem outra pessoa falando, mas ela responde que foi ela mesma quem falou. Eu assisti a alguns episódios do anime e quero comprar a série de mangá, e, sim, tenho muitas coisas na lista de "quero comprar", mas não tenho dinheiro para todas elas... Mas, eu adoraria, de verdade, ver o Linck resenhando esse mangá. Vai demorar um pouco porque 15 volumes (de novo, acho) kkkk
Um dos meus animes favoritos e, apesar de não ter terminado de ler o mangá, digo com tranquilidade que tem uma arte que deixa muito título mais famoso no chinelo.
Sim já leu através do espelho de Sidney shadom?Um submundo de artistas fracassados, onde o mais canalha vence. Uma frase dele é bem enfático a respeito desse submundo artístico :" Aspirantes a autores, diretores,atores ou produtores . Casavam entre si e ao mesmo tempo ,se separavam não importava o motivo . Más, uma coisa todos tinham em comum envelheceram mais não amadureceram ." Será que existiu um subúrbio artístico na cortina de ferro da união soviética? E o filme a vida dos outros de 2006, onde um autor de teatro foi investigado por apenas ser um autor de teatro. Será que existe um existe liberdade de expressão em cuba? Tem teatro de Stand up na China ?
Ainda não li ‘Charlie Moon’, mas à medida em que assistia o vídeo me lembrei de outro quadrinho argentino que, pelo menos na primeira fase (era uma série bem mais longa e carece de uma republicação completa), dialoga muito com esse trabalho do Trillo/Altuna: ‘Savarese’, de Robin Wood e Cacho Mandrafina, inclusive por se passar na mesma época e lugar, os EUA dos anos 20. Recomendo.
Cacetada...acabei de descobrir que eu me identifico com o Charlie Moon. Depois que me tornei um adulto e passei a observar como as coisas giram tudo parece cair em um ciclo de decepção. Apesar da região onde moro não ter um histórico de racismo tão grande pq a maioria é parda, existem outras coisas que são do mesmo nível. Sabe o quadrinho onde o velho exibe a placa que não atende pessoas negras? Então tem exatamente isso no meu bairro em relação a outros tipos de pessoas, porém não precisa de placas pq o próprio olhar da dona já demonstra o desafeto. Amizades e vínculos parecem inexistentes e grande parte de quem eu conheço só tem os filhos, esposa/esposo ou algum tipo de animal de estimação.
Jeremias é o nome de um profeta que é conhecido no meio cristão por ser o "profeta das lágrimas", por sempre se lamentar pela condição espiritual do povo de Israel. Como Jeremias é alguém cuja vida foi de muita lamentação (é autor do livro que leva o seu nome e tbm autor do livro "Lamentações", ambos parte da bíblia) , dar este nome a um personagem negro é bem simbólico. Não sei se foi a intenção do autor, ou se foi a intenção do primeiro que fez isto e o resto apenas seguiu a tendência sem pensar muito...
Quero, sim. Até porque Argentina, pra mim, são aqueles filmes muito bacanas ... e Borges, naturalmente. Queria ter temo de ir a Buenos Aires; só nasci em São Paulo porque meu pai não pôde tirar uma licença no serviço e daí precisou chamar minha mãe para me parir por aqui. Daí ela trouxe o barrigão gigante pra cá e acabei nascendo na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo.
Não compartilho da maioria das suas opiniões políticas, até por falta de conhecimento da lógica usada para chegar nas conclusões, entretanto, tenho que reconhecer que seu trabalho está sendo uma brisa fresca nesse orvalho do YT. Assisto os vídeos quase toda hora. Como eu tenho intenções de um dia contribuir de alguma maneira para a infraestrutura e desenvolvimento da literatura de quadrinhos no Brasil, seu trabalho me inspira.
Crise de 2008 foi fatal pros EUA, Europa e Japão. Começou ali o fim da hegemonia dos EUA e seus parceiros próximos. Quem pensaria em 2008 que a China iria disputar com os EUA, que a Rússia iria peitar a OTAN e a Índia ia ficar mais rica que a Europa?
Legal, reflete minha vida. Obrigado mais uma vez pela indicação. Aliás, eu nunca vou me aponsentar. Sou de família de mestiços, fiquei branco de quase nunca tomar sol no corpo inteiro à vida inteira. Só trabalhando, pegando os trabalhos que ninguém pegava. Cheguei ao fim da vida. Sou um completo frustado. Sou uma pesdoa simples. Pense bem gerações. Pois respeito, educação, amor, igualdade pra todos. Até para seus algozes. Se não, vocês serão piores que eles próprios. Sonho dos oprimidos, são tornarr seus algozes. Há alguma justiça nisso?!?
Ah esses argentinos, sempre nos surpreendendo!! Fico meio Loko de saber que só agora estamos tendo acesso a esses materiais incríveis que os karas daqui do nosso lado faziam!! Os mangás chegaram com tudo nos anos 2000 e eles são lá do outro lado do mundo! Enquanto os hermanos estavam fazendo e acontecendo, a gente aqui no Brasil se entupia de gibi de hominho!! Precisamos de mais materiais argentinos e mais resenhas e ensaios sobre essas obras maravilhosas que eles produziram!! Churrasco com chimi-churri, chimarrão e quadrinhos de qualidade é o que eles nos proporcionam 👏👏
No livro “ The Millionaire next door” traduzido para o português “ O Milionário mora ao lado” dois pesquisadores norte-americanos realizaram um estudo muito abrangente e detalhado sobre os milionários nos EUA. Desde comportamento, passando por padrões de consumo , segmentos de atuação etc… Uma parte interessante do livro é o percentual alto de milionários de primeira geração ( o desmistifica o que a esquerda mundial fala sobre a riqueza dos herdeiros) e outro ponto importante é que esses milionários a grande maioria não tem origem inglesa como muitos pensam, seriam escoceses,judeus,poloneses e russos e outros que teriam um forte espírito empreendedor por exemplo. E que os EUA precisa alimentar o “ Sonho Americano “ para que tenha sempre essa renovação de novos imigrantes empreendedores, ja que as gerações seguintes, filhos e netos tendem a uma vida mais baseada no consumo e dividas. Mas como sempre esta entrando novos imigrantes esse ciclo de prosperidade para alguns e decandência de outros sempre se retroalimenta.
Muito boa a sua explanação! Não sabia nada a respeito do Charlie Moon, mas ele se encaixou direitinho no sentimento que nutro pelos Estados Unidos. Mas resta uma esperança - tudo se acaba.
Nunca subestimei a relevância cultural dos quadrinhos e pelo laudo desse vídeo sem dúvida alguma tenho ainda mais motivos de orgulho por esse tão apaixonante segmento que reúne ilustrações mais textos.
Bom dia, não sei como cheguei neste canal. Só sei que adorei o tema. Sou professora de linguagem e achei o conteúdo muito rico. Parabéns. Ganhou um seguidora.
Eu não sou frustrado, tenho uma vida fantástica mesmo sendo pobre financeiramente. Não há ninguém nesse mundo com uma vida mais interessante que a minha. As pessoas que achei que poderiam ter uma vida melhor que a minha (famosos) aos poucos se revelaram infelizes e degredados.
Teus videos são muito bons, tenho críticas a alguns, algumas críticas severas, mas esse aqui em específico virou em mim uma chave muito importante. Muito obrigado, foi, de fato, importante.
Curti o vídeo, porque antes de você começar a "destilar anti-americanismo safado e sem vergonha!" você abordou o facto e o facto mostra que isto não é um vídeo político mas de pura observação da obra! ( Parabéns) tenho visto muitos vídeos do seu canal e gosto bastante, O Traço/Arte de Horácio Altuna pelo que vi "bebe" um pouco da arte europeia ( Jean Giraud, Herge ou mais recentemente John Byrne) a arte europeia não se inspirou na Américana, pois os Quadrinhos na Europa são bem mais antigos. Tirando isso você tem uma visão dos Quadrinhos ( BD em Portugal) que eu identifico-me bastante! 🤗🤝🏻
Para inúmeros brasileiros submetidos ao encantamento dos EUA, essas verdades devem até ofender. Agora precisamente estamos passando por uma enorme transformação no exercício do poder econômico, político e militar no planeta e, se as coisas continuarem assim, logo aquilo lá será apenas mais um país, ainda poderoso mas não a superpotência hegemônica e abusada em relação a Europa e América Latina. Inclusive as análises sobre a situação atual estão sendo mais honesta e ousadas, com as mazelas e tudo que não presta deles lá sendo mostradas e reavaliadas. Assim que desde Joaquim Nabuco o modo de vida norte americano foi considerado um lixo enquanto a maioria dos nossos "intelectuais" ficava deslumbrada e jamais expressou quaisquer desaprovação ou crítica. Sinceramente, é prioritário que o Império do Mal comece a se deteriorar para que o resto do mundo tenha avanços e desenvolvimentos de todo tipo. A humanidade será valorizada; todos ganharão (inclusive aqueles bostas racistas e fanáticos de mente curta).
Raios! Antes de ver esse vídeo e nunca tendo lido esse quadrinho, assim que você apresentou o tema no começo do video, me veio à cabeça como um índice, essa imagem do outdoor com a fila de trabalhadores negros embaixo, que figura em de livros didáticos e de história! A foto foi feita por Margaret Bourke-White em 1937, bacana entrelace! Bom vídeo!
Gostei da apresentação, sua metodologia é simples, eficaz e podemos afirmar honesta, se possível queria no futuro que o senhor abordasse ou comentasse sobre o primeiro quadrinho negro americano de heróis dos anos 40 que teve uma ou máximo duas edições
Cara eu gostei MUITO desse vídeo. Nunca fui muito fã de quadrinhos, sempre li um ou outro e principalmente os clássicos, mas estou tentado a comprar esse do vídeo
Muito interessantes isso, mas não podemos deixar de salientar que apesar do contexto e ambientação Norte americana, a questão de preconceito na Argentina também e bem enraizada.
Olha, pra quem não sabe nada de quadrinhos (eu), a questão é que você pode trazer o que quiser kkkkk esse mundo é totalmente desconhecido e com você nos guiando nessa trilha de papel de tinta, qualquer coisa se tornará interessante, um aprendizado e no mínimo, uma curiosidade pra se falar numa roda de amigos
Outro retrato q eu gosto MT dessa época sob o ponto de vista de uma criança pobre e branca nos EUA dos anos 30 é misto quente do Bukowski, oq vc acha dessa obra?
O episódio do conselho sobre ter medo somente dos vivos, me fez lembrar quando passei a ser cético na vida. Os monstros, simplesmente, desapareceram como por mágica.
Gosto mt desse tema 👍 será ótimo trazer mais quadrinhos assim. Qnd vc falou de Pop-Eye, você tocou nesse tema - o da pobreza/miséria nos EUA... Mt bom!
Chei mto bom o comentário de que esse tipo de livro deveria vir com comentários Ou algo assim... Não são todos os canais de cultura pop que se propõem a estudar para opinar ou tem a bagagem cultural necessária para comentar com competência.
Se você tem mais 20 anos e ainda admira os Estados Unidos e trata eles como um exemplo absoluto como economia, sociedade e leis de duas uma: ou você é alienado ou você se faz de cego
Interessante, o Baka Gaijin postou um vídeo hj falando o seguinte "o Estados Unidos mostra oq eles querem mostrar, se eles acham algo ruim eles vão transmitir isso algo com o ponto de vista negativas".
Seus vídeos são sensacionais! Adoro as análises dos subtextos das obras. Antes, quando alguém dizia que quadrinhos eram coisas de crianças, eu dizia para lerem Sandman e Watchmen. A partir de agora, quando alguém disser que quadrinhos são coisas de crianças, vou dizer para lerem Sandman e Watchmen e assistirem Quadrinhos na Sarjeta!
Sobre o nome Jeremias : O profeta Jeremias é um dos que constam na Tanach e é considerado entre outras definições como o profeta das " lamentações " ... não por acaso os negros já se lamentavam muito e profundamente nos porões dos Tombeiros.
Obrigado, excelente trabalho, senso de humor bom ... enfim, cheguei hoje por aqui, gostei e vou assistir mais vídeos desse canal! Uma pergunta, já houve por aqui algum vídeo sobre Quino(Mafalda)?
A questão de personagens negros chamados Jeremias pode ter a ver com o contexto bíblico que envolve esse profeta, que lamenta por seu povo levado em cativeiro.
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Isso e capitalismo cara esse apoiamos era pra ser gratis nera não ?? Kkkkkk
Vai cancelar nao em kkkk
CARAMBA ME IDENTIFIQUEI EM TUDO COM O CHARLIE MOON...
Será a culpa do capitalismo mesmo? Na história dos dois lados imperiais,o lado soviético ,tinha liberdade de expressão para fazer uma HQ?Tem uma editora estatal soviética,para fazer quadrinhos de propaganda soviética?
@@gustavoemannueldeangolasil243 tinha editora para produzir publicidade governamental, mas quadrinhos não.
Coincidentemente, ontem eu estava falando com o meu pai justamente sobre a ilusão do sonho americano puxando pelo fio da senhora que morreu porque não tinha dinheiro para pagar tratamento e foi colocada em uma viatura apesar do estado de saúde. Será que terei coragem de enviar esse vídeo ao meu pai, um senhor que nunca leu um quadrinho?
acho que vale a pena enviar
Caramba, conversas diferenciadas que você tem com seu pai kkk
Olha, se ele nunca leu um quadrinho, esse aí parece um belo começo.
E por que não? O sonho próspero americano, é o mesmo sonho próspero planificado soviético. Da na mesma coisa,um tem a liberdade abstrata ,a outra diz que não se deve ter ... Para um bem coletivo que vai a lugar nenhum , isso se chama catástrofe utopica.
@@lulacarneiro realmente, curtinho e tals
Pelo histórico da Argentina com o povo Negro, eu nunca imaginaria q um quadrinho com críticas raciais tão bem feitas fosse sair de la, e nem que seria um quadrinho tão bom que me desse vontade de ler mesmo já sabendo na história toda.
O histórico argentino com o povo negro não é pior q o brasileiro, apesar de as más línguas por aqui reverberarem essa impressão equivocada.
Povo argentino é super racista.
Salvo poucas exceções.
@@PG_ALVES Fonte: a xenofobia do bem que habita em mim.
@@Thiagooliveiraluiz eu jogo online com esses caras e todo dia sou chamado de m4caco. Qualquer cara que joga COD contra argentinos sabe do q tô falando. Se vc não sabe oque tá falando, não fica falando bosta na internet, passando vergonha à toa.
@@PG_ALVES suponho que deve conhecer muito a história da Argentina com relação ao racismo. Brasil é muito + racista que Argentina, ja que na Argentina, a polícia não te prende somente por ser negro ou seguranças seguindo pessoas negras nos supermercados
a cada dia eu so vejo os Estados Unidos mais como uma distopia decadente tentando recuperar os seus "anos de glória" do que um modelo a ser seguido
Eu também tenho essa percepção. Engraçado é que os meus tempos de criança e adolescentes querer imitar um Norte-Americano era um dos maiores desejos dos jovens. Hoje parece algo totalmente fora da realidade.
Os "Dias de Glória" não voltarão jamais.
Os estados unidos está sendo destruído,pelo próprio meio de propaganda. Hollywood o berço do marxismo cultural,da contra cultura que com o clipe da Pepsi derrubou a cortina de ferro,mas não Vladimir Putin.Sera que só o tio San é uma forma de utopia decadente?
@@Magosonserino exatamente me sinto assim
@@Magosonserino Ainda hj é bem assim kkkk
sempre vi as pessoas ao meu redor enaltecendo os EUA, desejando viver esse sonho americano, mas pra mim nunca desceu, nem tenho vontade de ver as suas grandes cidades. acho que se eu fosse visitar os EUA seria pra ver as paisagens naturais, pois tem umas bem bonitas.
@@moonchizuki Brasil é muito mais bonito
Quero destacar que Charlie tem olhos claros e sardas, provavelmente seja loiro ou ruivo, Charlie tem origem Irlandesa, ou seja como descendente de irlandeses é profundamente discriminado também.
Havia em algumas regiões dos EUA bastante preconceito contra os descendentes de irlandeses, coisas do tipo: cartazes nos comércios dizem "não atendemos irlandeses" ou "contrata-se funcionário mas não temos emprego para irlandeses."
Preconceito herdado dos ingleses, Preacher e Os infiltrados abordam esse assunto de uma maneira discreta, aqui é ali durante a narrativa central de suas histórias.
Ele é o estereótipo do "white trash", expressão bem pejorativa para falar de brancos pobres. Não sei se falam isso ainda nos Estados Unidos.
Bom, vale destacar também que irlandeses foram escravizados, e que no século 17 houve mais irlandeses sendo vendidos em navios do que negros, e que inicialmente o tratamento dado aos irlandeses era relativamente parecido ao tratamento dado aos negros. O tratamento mudou pq os irlandeses não aguentavam o trabalho no sol tão bem quanto os negros e daí passaram a trabalhar mais próximos aos brancos, ainda que escravizados.
Durante um bom tempo no período colonial, os irlandeses eram levados a alguma áreas dos Estados Unidos como servos
Irlandeses, italianos, espanhois e portugueses eram vistos como alcoólatras, vagabundos, inferiores e pasmem: não brancos. Também muito preconceito com mexicanos (imigração) e japoneses (guerra), mais recentemente os islâmicos e chineses no século XXI...é complicado.
Se o cinema argentino consegue ser de altíssima qualidade, pelo visto os quadrinhos também não ficam de fora, fiquei com vontade de ler
Será que tem no formato digital?
Eu tbm gostaria de ler.
Sendo a Argentina, um país profundamente racista... Esse quadrinho tem muito a dizer.
@@ygorc.rodrigues6278 que carajo? Amigo nosotros no somos racistas que mal que nos ven ustedes eh
@@king_kasjer3769 Hasta lá victoria Siempre
tá correto! cinema e quadrinhos estão unidos
Acho que esse nome Jeremias ser um personagem preto deve ser uma homenagem a Jeremiah Hamilton, o primeiro milionário preto dos EUA. Apesar se ser um feito basto raro até para os dias de hoje, sua vida foi marcada por mta discriminação e controvérsias!
Que bom que tem um trabalho assim que aborda esses "anos dourados" dos EUA, cansativo como idolatram essa ascensão sem mostrar as contradições
Na verdade, os anos 20 ficaram conhecidos como "os anos loucos", período de forte migração do campo para as cidades em crescimento industrial vertiginoso, além de forte migração europeia, voto feminino e Lei Seca, apesar de festas imensas com muita bebida alcoólica, garantidas por gangsters e policiais corruptos. Uma parte da elite americana vivia como se não houvesse amanhã, esbanjando fortunas em meio a miséria e corrupção, tudo em um mundo que parecia se transformarde forma frenética (liberalismo clássico). Na verdade, os "anos dourados" são considerados os anos 50, com política de pleno emprego e redução na exclusão social, com a consolidação efetiva da classe média e a expansão econômica a partir do consumismo desenfreado, além claro de forte cultura anticomunista, o que ajudava a policiar os costumes e justificava repressão estatal contra os "excessos", tudo na busca por pacificar as relações com conforto material (Estado do Bem-estar social).
Apesar de tudo isso, no fundo, você está coberto de razão! Realmente é cansativo idolatrar a ascensão dos EUA sem ressaltar suas contradições. Fazer isso é abrir mão de uma visão crítica sobre o mundo.
😂😂😂
Hoje o american dream se chama fentanyl.
Vc toma e sonha q ainda tem uma casa.
Vou copiar essa frase, pqp, você que pensou nisso mesmo? Foi certeiro
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 família Sackler!!!!
Ficou bilionária as custas do sofrimento do povo americano!!!!!
Família Sackler!!!
Ficou bilionária as custas do sofrimento do povo americano!!!!
Vou ter ler esse quadrinho, fiquei em choque parece a história da minha vida...sou negra e meu pai morreu assim e se chamava Jeremias....
Caraca 😮
Minhas sinceras condolências
Seja forte !
Jeremias foi um profeta perseguido e oprimido por sua crença e maneira de ser. Pode ter relação com a escolha do nome em personagens negros da ficção. É tmb um nome meio que mais comum na comunidade preta em geral. Símbolo de perseverança e resistência aos seus credos e dogmas Jeremias pode ter inspirado a dura realidade de opressão e perseguição da comunidade preta em geral.
Seria massa trazer um quadrinho soviético pra gente ter uma ideia de como eram feitos por lá e até para ter um contraste com essa história, por exemplo.
Sempre é complexo entender política internacional.
No caso de Cuba por exemplo, pq deu errado? E fácil falar que socialismo não presta, mas vamos lá.
EUA garantiu na época da revolução o direito à cidadania, trabalho e universidade para todos os cubanos, o que aconteceu com a galera capacitada? Foi pra lá, claro e aí ofendiam o governo.
Esses direitos garantidos são algo que nem americanos têm, só pesquisar sobre lei cubana.
Tem um canal do ytb que é recheado de filmes soviéticos clássicos, eu já vi uns 30 ( não valeu a pena Kkkkk ).
Seria legal, principalmente que como seria a liberdade individual e de expressão pra criar quadrinhos lá? Ou toda arte lá seria para exaltar o comunismo soviético?
@@h.b.k353 Qual é o canal?
@@h.b.k353 São ruins, mas necessários, é bom uma nação construir sua própria cultura, e em algum momento sairão uma arte boa.
O Linck disse no vídeo de Inuyashiki que queria alguma coisa mais fofinha para ler, e tem um mangá, o qual eu adoraria ver um vídeo de resenha e interpretação dele. É um sonho de meses assistindo esse canal e eu queria muito que ele se realizasse, pois vejo poucas pessoas falando sobre essa obra hoje. Trata-se de Arakawa Under the bridge, uma série de mangá (15 volumes, eu acho) e anime (2 temporadas, também no chute kkkk).
Na história, temos o protagonista Ichinomiya Kou, um jovem herdeiro primogênito de uma família multimilionária cujo lema é "nunca deva nada à ninguém", que cai dentro do rio do alto uma ponte (por acidente) e é salvo por uma garota chamada Nino-san que estava ali pescando. Como ela o salvou, ele precisa recompensá-la (por causa do lema da família) e, aí, ele diz que vai atender a qualquer pedido dela. E o pedido dela é...
UM NAMORADO
E não qualquer namorado, tem que ser ele mesmo.
E pra cumprir o acordo, o boy pergunta se ela mora longe dali, afinal, se ela morar longe fica difícil de visitar. E a resposta dela é...
Eu moro aqui.
Esse momento me deixou sem palavras. O protagonista também fica incrédulo: ele se pergunta se ele tá com problema de audição ou se tem outra pessoa falando, mas ela responde que foi ela mesma quem falou.
Eu assisti a alguns episódios do anime e quero comprar a série de mangá, e, sim, tenho muitas coisas na lista de "quero comprar", mas não tenho dinheiro para todas elas...
Mas, eu adoraria, de verdade, ver o Linck resenhando esse mangá. Vai demorar um pouco porque 15 volumes (de novo, acho) kkkk
Que doido tava tentando lembrar o nome desse anime nessa semana
Comentário.
Um dos meus animes favoritos e, apesar de não ter terminado de ler o mangá, digo com tranquilidade que tem uma arte que deixa muito título mais famoso no chinelo.
Me deu vontade de ir atrás , caramba isso aqui parece lindo de acompanhar
a abertura desse anime é maravilhosa
Mais quadrinhos argentinos, por favor! Os hermanos são ótimos.
Gracias, mac4quito. 👍
O sonho americano é o puro suco de toda bizarrice humana. Não a toa rende entretenimento.
Não sei pq esse comentário me lembrou o filme "Beleza Americana".
USA é uma espécie de etno estado maluco
E o sonho chinês da nova rota da ceda?
Antiamericanismo maluco!
Sim já leu através do espelho de Sidney shadom?Um submundo de artistas fracassados, onde o mais canalha vence. Uma frase dele é bem enfático a respeito desse submundo artístico :" Aspirantes a autores, diretores,atores ou produtores . Casavam entre si e ao mesmo tempo ,se separavam não importava o motivo . Más, uma coisa todos tinham em comum envelheceram mais não amadureceram ." Será que existiu um subúrbio artístico na cortina de ferro da união soviética? E o filme a vida dos outros de 2006, onde um autor de teatro foi investigado por apenas ser um autor de teatro. Será que existe um existe liberdade de expressão em cuba? Tem teatro de Stand up na China ?
Quadrinho incrível! Eu era Charlie Moon! Todos nós fomos ou somos ou seremos Charlie Moon em algum momento ou em alguma camada! Que são muitas....
Ainda não li ‘Charlie Moon’, mas à medida em que assistia o vídeo me lembrei de outro quadrinho argentino que, pelo menos na primeira fase (era uma série bem mais longa e carece de uma republicação completa), dialoga muito com esse trabalho do Trillo/Altuna: ‘Savarese’, de Robin Wood e Cacho Mandrafina, inclusive por se passar na mesma época e lugar, os EUA dos anos 20. Recomendo.
Cacetada...acabei de descobrir que eu me identifico com o Charlie Moon. Depois que me tornei um adulto e passei a observar como as coisas giram tudo parece cair em um ciclo de decepção. Apesar da região onde moro não ter um histórico de racismo tão grande pq a maioria é parda, existem outras coisas que são do mesmo nível. Sabe o quadrinho onde o velho exibe a placa que não atende pessoas negras? Então tem exatamente isso no meu bairro em relação a outros tipos de pessoas, porém não precisa de placas pq o próprio olhar da dona já demonstra o desafeto. Amizades e vínculos parecem inexistentes e grande parte de quem eu conheço só tem os filhos, esposa/esposo ou algum tipo de animal de estimação.
Um país sem saúde e previdência pública, que vive eternamente imerso em guerras, tensões civis e bolhas financeiras, o que poderia dar errado?
Aqui também não tem saúde e previdência brasileira e um roubo.
@@projvts e o Brasil faz a proeza de ser pior ksks
Bom é o merdil 😂 com 128 assassinatos por dia 😢
Como já diziam uns sábios:
"I walk this empty street
On the Boulevard of Broken Dreams"
Green day ❤
Jeremias é o nome de um profeta que é conhecido no meio cristão por ser o "profeta das lágrimas", por sempre se lamentar pela condição espiritual do povo de Israel. Como Jeremias é alguém cuja vida foi de muita lamentação (é autor do livro que leva o seu nome e tbm autor do livro "Lamentações", ambos parte da bíblia) , dar este nome a um personagem negro é bem simbólico. Não sei se foi a intenção do autor, ou se foi a intenção do primeiro que fez isto e o resto apenas seguiu a tendência sem pensar muito...
Fala Linck. Manda mais sim dessas histórias de como o povo se ilude com o American way of anti-life.
Cuidado daqui a pouco já vem um vira lata defensor do estados unidos kk
Quero, sim. Até porque Argentina, pra mim, são aqueles filmes muito bacanas ... e Borges, naturalmente. Queria ter temo de ir a Buenos Aires; só nasci em São Paulo porque meu pai não pôde tirar uma licença no serviço e daí precisou chamar minha mãe para me parir por aqui. Daí ela trouxe o barrigão gigante pra cá e acabei nascendo na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo.
“Neste mundinho de winners e losers amigos não existem” 🙌
Quando ele disse:
"tá se identificando?"
Eu não aguentei e tive de chorar no canto família...
Não compartilho da maioria das suas opiniões políticas, até por falta de conhecimento da lógica usada para chegar nas conclusões, entretanto, tenho que reconhecer que seu trabalho está sendo uma brisa fresca nesse orvalho do YT. Assisto os vídeos quase toda hora. Como eu tenho intenções de um dia contribuir de alguma maneira para a infraestrutura e desenvolvimento da literatura de quadrinhos no Brasil, seu trabalho me inspira.
Crise de 2008 foi fatal pros EUA, Europa e Japão. Começou ali o fim da hegemonia dos EUA e seus parceiros próximos. Quem pensaria em 2008 que a China iria disputar com os EUA, que a Rússia iria peitar a OTAN e a Índia ia ficar mais rica que a Europa?
Sem feminismo na China e índia fica fácil 😂😂😂
Legal, reflete minha vida. Obrigado mais uma vez pela indicação. Aliás, eu nunca vou me aponsentar. Sou de família de mestiços, fiquei branco de quase nunca tomar sol no corpo inteiro à vida inteira. Só trabalhando, pegando os trabalhos que ninguém pegava. Cheguei ao fim da vida. Sou um completo frustado. Sou uma pesdoa simples. Pense bem gerações. Pois respeito, educação, amor, igualdade pra todos. Até para seus algozes. Se não, vocês serão piores que eles próprios. Sonho dos oprimidos, são tornarr seus algozes. Há alguma justiça nisso?!?
Paullus, este é o seu caminho para Damasco então, enfim a redenção.
É disso que vivo falando.
Tremendo tapa na cara de todo mundo. Ansioso pela adaptação para a realidade brasileira da Herbert Richards.
12:13 - 12:26 incrível como uma situação dos tempos antigos continua tão atual...
Ah esses argentinos, sempre nos surpreendendo!!
Fico meio Loko de saber que só agora estamos tendo acesso a esses materiais incríveis que os karas daqui do nosso lado faziam!! Os mangás chegaram com tudo nos anos 2000 e eles são lá do outro lado do mundo! Enquanto os hermanos estavam fazendo e acontecendo, a gente aqui no Brasil se entupia de gibi de hominho!!
Precisamos de mais materiais argentinos e mais resenhas e ensaios sobre essas obras maravilhosas que eles produziram!!
Churrasco com chimi-churri, chimarrão e quadrinhos de qualidade é o que eles nos proporcionam 👏👏
😒
Quando ouço o hino dos EUA lembro devquando a Whitney Houston cantou. Ta maluco aquela nulher não era desse mundo não
A ideia de Charlie Moon é muito interessante. Gostei. A quadrinização tbm é ótima.
No livro “ The Millionaire next door” traduzido para o português “ O Milionário mora ao lado” dois pesquisadores norte-americanos realizaram um estudo muito abrangente e detalhado sobre os milionários nos EUA. Desde comportamento, passando por padrões de consumo , segmentos de atuação etc… Uma parte interessante do livro é o percentual alto de milionários de primeira geração ( o desmistifica o que a esquerda mundial fala sobre a riqueza dos herdeiros) e outro ponto importante é que esses milionários a grande maioria não tem origem inglesa como muitos pensam, seriam escoceses,judeus,poloneses e russos e outros que teriam um forte espírito empreendedor por exemplo. E que os EUA precisa alimentar o “ Sonho Americano “ para que tenha sempre essa renovação de novos imigrantes empreendedores, ja que as gerações seguintes, filhos e netos tendem a uma vida mais baseada no consumo e dividas. Mas como sempre esta entrando novos imigrantes esse ciclo de prosperidade para alguns e decandência de outros sempre se retroalimenta.
Sou a favor de mais vídeos sobre quadrinho argentino! Altuna, Quino, Sampayo & Muñoz etc
Muito boa a sua explanação! Não sabia nada a respeito do Charlie Moon, mas ele se encaixou direitinho no sentimento que nutro pelos Estados Unidos. Mas resta uma esperança - tudo se acaba.
Nunca subestimei a relevância cultural dos quadrinhos e pelo laudo desse vídeo sem dúvida alguma tenho ainda mais motivos de orgulho por esse tão apaixonante segmento que reúne ilustrações mais textos.
Uma análise perfeita sobre o que tudo mundo quer esconder
Comprei o livro no site da editora Risco.Valeu pela indicação.
Acho maravilhoso que nunca vi um único anúncio, nesse belíssimo canal.
Quadrinhos com crianças desamparadas são sempre muito tensos, tem coisa que gosto de ver só a análise, pq consimir a obra em si não rola....
É sobre isso 😂 . Não dá pra ler não
.
Não consigo virar membro por hora,mas comento ,dou like e não pulo o anuncio, espero ajudar e que vc fique bem Linck
Bom dia, não sei como cheguei neste canal. Só sei que adorei o tema. Sou professora de linguagem e achei o conteúdo muito rico. Parabéns. Ganhou um seguidora.
Fale mais sobre quadrinhos argentinos sim, mas fale também sobre Lucky Luke
Valeu!
Que ótima análise. Eu não li os quadrinhos mas fiquei com vontade de ver só pela temática apresentada 👏👏👏👏
América grande, Go Trump 😂 vai anexar o México 😮
Jeremias: designação atribuída ao indivíduo que chora muito ou vive a se lamentar.
Eu não sou frustrado, tenho uma vida fantástica mesmo sendo pobre financeiramente. Não há ninguém nesse mundo com uma vida mais interessante que a minha. As pessoas que achei que poderiam ter uma vida melhor que a minha (famosos) aos poucos se revelaram infelizes e degredados.
Teus videos são muito bons, tenho críticas a alguns, algumas críticas severas, mas esse aqui em específico virou em mim uma chave muito importante. Muito obrigado, foi, de fato, importante.
15:43 curiosidade: essa placa "there's no way like the American Way'' tambem se encontra em algumas fotografias tiradas na época da grande depressão.
"os estados unidos pré crise" pensei no estados unidos carregando planetas igual ao Superman pré crise nas infinitas terras
Curti o vídeo, porque antes de você começar a "destilar anti-americanismo safado e sem vergonha!" você abordou o facto e o facto mostra que isto não é um vídeo político mas de pura observação da obra! ( Parabéns) tenho visto muitos vídeos do seu canal e gosto bastante, O Traço/Arte de Horácio Altuna pelo que vi "bebe" um pouco da arte europeia ( Jean Giraud, Herge ou mais recentemente John Byrne) a arte europeia não se inspirou na Américana, pois os Quadrinhos na Europa são bem mais antigos.
Tirando isso você tem uma visão dos Quadrinhos ( BD em Portugal) que eu identifico-me bastante! 🤗🤝🏻
Para inúmeros brasileiros submetidos ao encantamento dos EUA, essas verdades devem até ofender. Agora precisamente estamos passando por uma enorme transformação no exercício do poder econômico, político e militar no planeta e, se as coisas continuarem assim, logo aquilo lá será apenas mais um país, ainda poderoso mas não a superpotência hegemônica e abusada em relação a Europa e América Latina. Inclusive as análises sobre a situação atual estão sendo mais honesta e ousadas, com as mazelas e tudo que não presta deles lá sendo mostradas e reavaliadas. Assim que desde Joaquim Nabuco o modo de vida norte americano foi considerado um lixo enquanto a maioria dos nossos "intelectuais" ficava deslumbrada e jamais expressou quaisquer desaprovação ou crítica. Sinceramente, é prioritário que o Império do Mal comece a se deteriorar para que o resto do mundo tenha avanços e desenvolvimentos de todo tipo. A humanidade será valorizada; todos ganharão (inclusive aqueles bostas racistas e fanáticos de mente curta).
Nossa, excelente!!! Por favor, mais HQs com essa temática!
Raios! Antes de ver esse vídeo e nunca tendo lido esse quadrinho, assim que você apresentou o tema no começo do video, me veio à cabeça como um índice, essa imagem do outdoor com a fila de trabalhadores negros embaixo, que figura em de livros didáticos e de história! A foto foi feita por Margaret Bourke-White em 1937, bacana entrelace!
Bom vídeo!
Gostei da apresentação, sua metodologia é simples, eficaz e podemos afirmar honesta, se possível queria no futuro que o senhor abordasse ou comentasse sobre o primeiro quadrinho negro americano de heróis dos anos 40 que teve uma ou máximo duas edições
Cara eu gostei MUITO desse vídeo. Nunca fui muito fã de quadrinhos, sempre li um ou outro e principalmente os clássicos, mas estou tentado a comprar esse do vídeo
Que arte linda a desse quadrinho! Tô fascinado.
8:16 tadinho do Charlie, fiquei até com pena olhando esse ultimo quadro... Puts que quadrinho triste.
Muito interessantes isso, mas não podemos deixar de salientar que apesar do contexto e ambientação Norte americana, a questão de preconceito na Argentina também e bem enraizada.
Esse video veio em boa hora pra mim.
Junto com o anterior.
Muito obrigado.
Olha, pra quem não sabe nada de quadrinhos (eu), a questão é que você pode trazer o que quiser kkkkk esse mundo é totalmente desconhecido e com você nos guiando nessa trilha de papel de tinta, qualquer coisa se tornará interessante, um aprendizado e no mínimo, uma curiosidade pra se falar numa roda de amigos
Conteúdo incrível que precisa ser valorizado.
Obrigada por esse vídeo, Linck!
Ótima analise, estou gostando muito dos vídeos, realmente a questão do Jeremias me pegou! Um personagem negro de Peaky Blinders, se chama Jeremiah.
Poxa, eu li essa história aí do mundo das crianças faz muito tempo atrás...sobre essa do Charlie Moon, parece muito bom!
Sim, por favor, fale mais de quadrinhos argentinos. São muito interessantes.
Outro retrato q eu gosto MT dessa época sob o ponto de vista de uma criança pobre e branca nos EUA dos anos 30 é misto quente do Bukowski, oq vc acha dessa obra?
Linck vc pretende falar de Despossuídos da Úrsula K. Le Guin?
Um livro maravilhoso!
rapaz, que arte bonita que esse cara tem!
quero ler esse gibi! * 0 *
Jeremias de Santo Cristo, como na música Faroeste Caboclo.
É João de Santo Cristo, Jeremias é o cara que engravida a Maria Lúcia, grande amor do João.
O episódio do conselho sobre ter medo somente dos vivos, me fez lembrar quando passei a ser cético na vida. Os monstros, simplesmente, desapareceram como por mágica.
Eu creio que a realidade mostrada na história faz parte intensa do cotidiano de todos nós!
Na minha opinião um dos seus melhores vídeos, está no top teen,dos quadrinhos na sarjeta
Que análise sensacional! Adorei, parabéns!
Gosto mt desse tema 👍 será ótimo trazer mais quadrinhos assim. Qnd vc falou de Pop-Eye, você tocou nesse tema - o da pobreza/miséria nos EUA... Mt bom!
Descobri a força das HQs argentinas a pouco tempo. Gostaria muito de ter mais vídeos sobre. E quanto a realidade dos EUA, acho muito bom trazer mais.
Chei mto bom o comentário de que esse tipo de livro deveria vir com comentários Ou algo assim...
Não são todos os canais de cultura pop que se propõem a estudar para opinar ou tem a bagagem cultural necessária para comentar com competência.
Caramba! Foi mais profundo do que imaginei 😢😢
Bem que eu ouvir que alguém disse que "Os Estados Unidos são um Brasil Rico"... E isso é até verdade de certo modo.
Se você tem mais 20 anos e ainda admira os Estados Unidos e trata eles como um exemplo absoluto como economia, sociedade e leis de duas uma: ou você é alienado ou você se faz de cego
Feminismo nos Estados Unidos 😅
Fale sim mais sobre quadrinhos argentinos. Comprei "O ultimo recreio" por indicação aqui do canal.
Conheci seu canal hoje, adorei o seu trabalho ❤️
até da, mas quando a história é um tanto explicita e direta, sobra pouco espaço para superinterpretação.
ótimo vídeo.
Nossa, boa demais essa Hq. Video também
E ainda tem o Monark defendendo o ideal americano.
Toda riqueza existente nos EUA procedem da mão de obra escravagista.
Interessante, o Baka Gaijin postou um vídeo hj falando o seguinte "o Estados Unidos mostra oq eles querem mostrar, se eles acham algo ruim eles vão transmitir isso algo com o ponto de vista negativas".
Este vídeo foi mais simples que o comum, mas ele doeu mais que uma faca a perfurar meu peito
Gostei muito! Traga mais na mesma linha! Excelente trabalho!!!!
vendeu bem o peixe deu ate vontade de ler,deem $ pro canal o uso de imagens de arquivo foi uma otima ideia
Excelente vídeo!! Parabéns!!👍🏾
A situação da América com os ideais Americano não concluído, ainda está anos-luz de nossa realidade aqui...e da maioria da realidade mundial...☺
Seus vídeos são sensacionais! Adoro as análises dos subtextos das obras. Antes, quando alguém dizia que quadrinhos eram coisas de crianças, eu dizia para lerem Sandman e Watchmen. A partir de agora, quando alguém disser que quadrinhos são coisas de crianças, vou dizer para lerem Sandman e Watchmen e assistirem Quadrinhos na Sarjeta!
Tem um personagem de Ziraldo chamado Jeremias, o Bom. Não lembro se era negro mas lembro que era uma figura muito solidária
Sobre o nome Jeremias : O profeta Jeremias é um dos que constam na Tanach e é considerado entre outras definições como o profeta das " lamentações " ... não por acaso os negros já se lamentavam muito e profundamente nos porões dos Tombeiros.
Obrigado, excelente trabalho, senso de humor bom ... enfim, cheguei hoje por aqui, gostei e vou assistir mais vídeos desse canal!
Uma pergunta, já houve por aqui algum vídeo sobre Quino(Mafalda)?
Como diria o grande super vilão MF DOOM
"Only in America could you find a way to make a healthy buck
And still keep your attitude on self-destruct"
A questão de personagens negros chamados Jeremias pode ter a ver com o contexto bíblico que envolve esse profeta, que lamenta por seu povo levado em cativeiro.
caralho, esse vídeo tá muito foda, deu vontade genuína de comprar a história
compre e se masturbe com a historia kkkkkkkk