Vale ressaltar q o formato mudou pro filme por conta do Jim Carrey, o Jim ao receber o roteiro do filme deu risada e disse q o filme estava mais pra comédia q terror, e q se lançassem um terror c aquele roteiro, seria um fracasso. O diretor escutou ele e mudou o formato do filme. Sobre o terno amarelo, tbm foi o Jim q escolheu, um dia ele foi c o terno pessoal dele amarelo gravar, aí geral começou a rir nas gravações
Será foi decidido assim de uma forma tão simples mesmo? Achei interessante essa origem violenta do personagem. Eu achava até q o desenho animado precedia o filme. Não sabia q o filme é q tinha originado o estilo do desenho animado. Seja quem for q tenha tomado essa decisão de transformar um terror violento em comédia, foi de fato alguém muito criativo, pq tirou leite de pedra, viu
Me lembrei do desenho que destacava que o Stanley era fã de desenhos clássicos e por isso recriava os poderes de desenho. O crossover do Lobo/ Máscara saiu aqui pela Mythos.
Mesmo os protagonistas mudando em cada história, uma coisa é constante: Ela põe para fora tudo que tem dentro do usuário, da forma mais caótica possível.
Uma coisa interessante sobre a máscara também é o como cada usuário da máscara virou um máscara diferente de acordo com a diferença de como cada um lidava com essa catarse. Aí a catarse é tratada de forma mais específica como a possibilidade infinita de ações sem consequências. Cada personagem que a usou para gerir suas próprias frustrações, era um momento de projetar o próprio ideal que se tornam uma desculpa para retroalimentar a máscara (o Stanley um cara frustrado, o detetive começa a usar como desculpa pra resolver crimes, tem um capacho de mafioso que pega e se torna o chefão), e em cada um deles essa desculpa moral era usada pra justificar que eles PRECISAM da máscara à todo custo. A loira, por outro lado (não lembro o nome dela), vendo mais de perto as consequências do uso da máscara (sem estar vestindo, quando o Stanley vira um cuzão violento), ela entende melhor o perigo da máscara (e é ignorada pelo detetive quando tenta avisar sobre isso), e as situações que a levaram a usar a máscara foram muito mais situações de sobrevivência. Ela é uma personagem que quebra um pouco o ciclo da máscara, pos a gestão dessa catarse infinita dela passa primeiro pela posição de possível vítima dela. Nisso ela se coloca como "a máscara me dá esse poder, mas ela é o próprio motivo de eu precisar recorrer à ela pra início de conversa", e se torna a única personagem que é capaz de conscientemente e voluntariamente retirar a máscara sem a pretensão de usar de volta, é a única capaz de abrir mão da máscara facilmente e sem ficar "viciada".
Olá Bruna, tudo bom? Muito perspicaz sua observação sob a máscara. Temos outro mirada que também ajuda a explicar um pouco o fenômeno do Máskara. Porque em verdade, vendo do ponto de vista das religiões afro (especialmente a umbanda, que lida mais diretamente com o mundo espiritual), aquela máscara está cheia de carregos de pessoas que foram exorcizadas, segundo o que é mostrado nos quadrinhos. Logo, é muito provável que ela passe depois por um ritual a fim de dar uma limpada nela, pra que o resquício espiritual dos usuários se dissipe. E como essa relíquia foi roubada, isso não deve ter ocorrido a tempo e então ela ficou com a aura de quem a pôs por último, presumivelmente alguém obsidiado por um espírito de índole perversa. Isso ajuda a explicar por que ao dar vazão aos sentimentos e pensamentos de Stanley Ipkiss a entidade Máskara se mostra tão assustadoramente violenta. O cabra naturalmente já tem essas tendências perniciosas como a suscetibilidade à violência, que é retroalimentada da pior forma (como é mostrado em seus pensamentos quando passava por desventuras antes do contato com a relíquia). Quando Ipkiss quase estapeia Kathie (a namorada), era sinal de que boa parte do acúmulo de carrego da máscara já estava impregnando sua mente. Entenda: não que ele nunca tenha pensado nisto (e o cartum mostra isso muito bem), mas o uso contínuo de um apetrecho cheio de energia de toda espécie potencializou a vontade que ele sempre teve; e daí pro desejo se realizar foi um pulo... Ou quase isso, pois no caso do tapa Ipkiss ainda conseguiu se conter. Enfim, é impressionante como um filme e um desenho (ambos sucessos absolutos no Brasil) podem conter tantos significados pra se pensar. Alexandre Linck realmente é um sujeito genial em conceber essas leituras! Espero ter contribuído pro debate, Bruna. Abraços fraternos companheira e excelente semana!
Acho q dá pra acrescentar o componente machismo nese comportamento violento q só os homens replicam. A sede de poder, de se sobressair sobre o outro, a competição; todas essas características são tão representativas do masculinismo machista. Acredito q esse é principal fato de justamente a personagem feminina ser imune "vício" da máscara.
Falar em máscaras, uma quadrinho mto bom focado nelas é o "Dorohedoro". Inclusive a autora se inspirou em bandas de mascarados como Slipknot e Mushroomhead nos designs e tal.
Eu gosto pra caramba tanto do filme quanto dos quadrinhos, que obviamente eu só pude ler graças à internet depois de adulto. Ambos trabalham bem essa característica de a máscara revelar quem realmente somos, cada uma a seu jeito. Seria legal uma adaptação cinematográfica no estilo dos quadrinhos, contudo.
Outro personagem genial que se encaixa nesse quesito é o Norman Osborn, especificamente falando de sua versão da série animada "O espetacular Homem-Aranha". A figura do Norman é extremamente oposta a do Duende, ao mesmo tempo que ambos dizem muito um do outro. Em um diálogo entre o Homem-Aranha e o Duende, o teioso fala que sabe quem é o homem por trás da máscara dele,e o Duende responde: _Todos nós usamos máscaras Homem-Aranha, mas qual é a verdadeira? Essa que está em seu rosto ou essa que é seu rosto?!_
O meu questionamento é o porque é tão legal, divertido, normal e incentivado falar mau e zuar de homens frustrados. Sim isso é um fato que ocorre muito e muitos desses homens externalizam essa frustração de forma tóxica. Mas a melhor forma de resolver essa situação não seria de tentar compreender essa situação com empatia e acolher essas pessoas? Porque eu imagino que por exemplo, zuar de mulheres frustradas já é outra conversa e não seria aceito.
Simples: machismo. Mulheres já são zoadas e ofendidas por qualquer motivo, e a sociedade foi estruturada para que as mulheres estivessem em posição abaixo dos homens. Hoje em dia, zoar um cara machista (principalmente se for fracassado) é um meio de fazê-lo perceber que o modo como ele age, pensa e/ou se comporta é idiota e e nocivo até para ele mesmo, porque muitas vezes é difícil só no diálogo - e um belo exemplo é como até mulheres replicam o machismo, já que está tão arraigado na sociedade que é difícil de se desvencilhar disso mesmo sendo um dos alvos da opressão. E não dá para acolher realmente alguém que apenas vai continuar replicando esse tipo de pensamento e afetando pessoas ao seu redor, porque ela tem que primeiro se comprometer. Tem muita informação por aí, é só querer pesquisar ou ouvir, dar mais espaço para as pessoas oprimidas e prestar atenção no que elas dizem, só que muitos caras sabem que, se fizerem isso, vão perder as vantagens que têm, e se recusam a escutar ou distorcem as informações sobre essas pessoas - tá aí os redpills e mgtow como amostra disso. Então tem aquela coisa: não dá para ajudar alguém que não quer ser ajudado (ou não tem noção que precisa de ajuda, porque o primeiro passo é reconhecer que você precisa de ajuda)
Eu concordo com você. Por mais que eu concorde que a sociedade patriarcal e capitalista nos influencia de forma negativa, eu tbm penso que nem todas as situações podem ser vistas a partir desse prisma, rico/pobre, homem/mulher e por aí vai. Acho que vamos perdendo a capacidade de ver o outro como simplesmente humano e de que há problemas que afligem a todos.
@@vee_lima Não acho que ele esteja se referindo a homens machistad ou coisas do tipo. E sim de homens frustrados por qualquer coisa. Seja ela coisas simples como a vida cotidiana do trabalho(receber pouco, não ter valor vista pela sociedade, e coisas do tipo), problemas amorosos(como a rejeição, que é quase uma maldição que a maioria estrondosa dos homens sofrem kkkk), quanto outras coisas mais complexas, como não poder se expressar direito(em relação a sentimentos, frustrações, problemas, etc.), e nesse rolê de que quase sempre acabam separando homens e mulheres nesse tipo de caso, e quase sempre acabam utilizando como argumento o pior tipo de homens. Tentando explicar melhor, é como nesse caso, onde ele se referiu a homens frustrados com a vida, e você citou o pior tipo/grau de frustração, onde ele fica agressivo e começa a replicar comportamentos machistas, agressivos, etc. - que muitas vezes acabaram sendo afetados por isso no passado. É comum homens que tiveram um pai machista e agressivo, que batia na esposa, no filho, etc. replicar o mesmo comportamento quando se frustra com a vida. É algo bem mais complexo do que dizer "simples: machismo", "a sociedade patriarca", ou algo do tipo. É algo que envolve passado, mentalidade, traumas, problemas psicológicos, e frustrações, que várias vezes, não são tão respeitadas pelo fato de que muitos pensam que "homem não pode reclamar, não entende o que é sofrer, não entende tal coisa". A maior parte estrondosa de casos de suicídio são feitos por homem, é algo a se pensar. Peço perdão por ter me embolado na fala ou de ter te respondido depois de 2 mesesKKKKKK
@@vee_limamulheres são zoadas e ofendidas por qualquer motivo? Desde quando? Pelo contrário pelo menos HOJE EM DIA as mulheres são protegidas e defendidas em quase qualquer âmbitos da sociedade Só ver o tamanho que está o feminismo e qualquer cancelamento a qualquer atitude machista hj em dia E vc mete essa? Kkkk
O Voodoo também é um sincretismo religioso e elementos de encorporação também fazem parte dos rituais, o Voodoo é presente nos Estados Unidos via a região da Loisiana por conta da imigração do Haiti e por isso vemos em tantas histórias do cinema, quadrinhos e desenhos animados com o Voodoo sempre visto de forma preconceituosa como você falou.
Po, mas geralmente q faz mangas de luta são gente boa kkk Só são pessoas q tem um amor pela luta e muitas vezes praticam O máximo q eu consigo pensar algo assim é o cara se baki q odeia boxe
Год назад+56
Grande vídeo, como sempre, é uma leitura interessante o fato de a máscara exteriorizar as suas fantasias de poder, porque pelo que você falou, o Tenente era muito mais calmo do que o Stanley e isso faria sentido, já que uma pessoa realizada profissionalmente e que lida com o poder de tirar uma vida teria fantasias de poder muito mais balizadas com a realidade do que o Stanley que só sonhava em bater em bullies de colégio ou em caloteiros, que se pararmos para pensar são fantasias que não precisam ser refreadas porque nunca aconteceriam, já o Tenente tem que controlar muito mais as suas fantasias porque ele sabe que poderiam acontecer, já que ele tem poder, no caso uma arma, e que ele seria punido se realizasse as suas fantasias.
Quem conhece a História do Maskara nunca falaria isso, e só para o seu conhecimento existe uma diferença entre Lacração e adotar um tema sério em um roteiro.
Sobre as manifestações espirituais do candomblé e demais religiões afro: existe uma leitura preconceituosa formada pelo catolicismo de enxergar tal evento como "possessão demoníaca". Na real, o lado espiritual é parte de todo indivíduo, e através de ritos específicos, o praticante de conecta com essa parte, "incorporando a entidade'. Inclusive axé quer dizer energia, mais ou menos no sentido ' anima", do latim. Por isso músicas de axé vem com a dancinha embutida, o seu estado de espírito é estimulado e isso se espalha pelo corpo.
@@mjfilho33 não, elas são mais uma das manifestações da cultura afro. Você não precisa ser iniciado para partilhar das coisas. O lance de pertencer a uma comunidade tem outros propósitos. Faz parte da crença iorubá que todo indivíduo possue uma parte espiritual, associada a um orixá, que molda mais ou menos sua personalidade. A religião te ajuda a compreender esse lado espiritual e mais algumas tradições.
O filme é bem mais comédia mas sinto que ele ao todo captura ainda a essência do quadrinho, ambas se tratando de um homem patético que se ver libertado por uma máscara para agir como ele gostaria de ser, sem fim heróico, apenas benefício próprio. O Stanley do filme até pensa que com seus poderes ele poderia ajudar pessoas "Mas primeiro" ele prefere fazer o que quer; acho curioso q até chegam a falar sobre ID no filme. Eu gosto do elemento Cartoon também, uma criatura que não consegue morrer mesmo passando por situações de morte certa e fica tirando armas do nada, é o que dá pra ver em qualquer desenho animado do Pernalonga ou do Pica Pau.
Eu conheci o desenho primeiro antes do filme, assistia de manhã quando era criança, acho que no SBT. No desenho também mostra que quando o Stanley usa a máscara era faz aquilo que ele realmente gostaria de fazer e ser
Cliquei achando que só ia ouvir papo bosta ou coisa sem sentido, acabou que na real aprendi pra um puta caralho com esse vídeo...estou surpreso com a qualidade, namoral, parabéns pelo vídeo, ficou top, quebrou todas minhas expectativas.
Eu gosto tanto dessa historia, de toda mitologia da mascara e o efeito que ela causa nas pessoas. Por mais que o Jim Carrey tenha imortalizado esse personagem como alguém engraçado e cartoonesco, acho que estamos no melhor momento pra trazer de volta essa historia com essa pegada mais adulta.
Duvido muito, que a warner faça isso. O personagem ficou imortalizado, como um ícone da comédia. Só meia dúzia de pessoas, conhecem a versão dos quadrinhos. O mesmo vale para as tartarugas ninjas.
Por isso que o Quadrinhos na Sarjeta é um dos meus canais preferidos aqui no RUclips. Me faz pensar coisas que não tinha refletido antes. Tipo, ok, a máskara mostra o que você é, mas, isso da masculinidade não é tão bem explorada no filme quanto é no início da HQ, e realmente faz bastante sentido. Eu sempre vejo essa galera reaça (incluindo os incels) como uma gente super ressentida. Tipo o Stanley Ypkiss dos quadrinhos mesmo.
Eu adoro como o quadrinho trata o Kick-Ass como um idiota e o filme trata ele como um legítimo herói. São duas formas completamente diferentes de contar a mesma história.
Cara... que chocante a diferença do filme e desse quadrinho. A cena em que ele se vinga dos mecânicos trapaceiros também tem no filme e me impressionou porque dá a entender que ele faz algo parecido com o quadrinho... algo que só o espectador adulto vai pegar. Enfim, achei divertido demais tu postar sobre Máskara em época de Carnaval 😆
Muito bom esse vídeo cara ldksksks explicou muita coisa e é cheio de reflexão legal. Uma sugestão de vídeo: O questão de Dennis O' Neil. E mais Constantine também. Obrigado.
É muito bom saber que existe um canal no RUclips de alguém que pesquisa, estuda e entende de verdade do que fala. Porque o que mais tem aqui é canal de incel que acha que entende alguma coisa com meios termos de roteiro, falando coisas como plot em todo vídeo e não entende porra nenhuma acima disso.
Caramba, o Máskara das HQs é sinistro pra caramba. Adorei kkkk. (Mas sério achei muito mais legal esse lançe dele ser uma máscara de Vodoo do que uma Máscara de origem Nórdica ligada ao Loki.)
11:06 quando eu era mais novo e vi essa parte em algum vídeo no RUclips eu também fiquei bem chocado, essa imagem não saia da minha cabeça desse segundo cara meio que sorrindo com a cabeça deformada, fiquei muito tempo com essa imagem na mente
@@viniciusvieira3372 A parte que eles iriam enlouquecer mais é quando o stanley é morto pela propria namorada que ele abusava. Nessa vai sai de tudo quanto é bueiro os ´´pills´´ falando ´´ai oh ele num podia bate nela mais ela pode atira nele é por isso que vc deve odia mulher´´. Últimamente o mundo da cultura pop tá infestado desses doentes que distorcem tudo. Aqui é um dos poucos canais que acompanho e na maior parte do tempo o povo que comenta algo é sensato
@@gilbertonascimento6958 esses caras são doentes eu vi um comentário no video falando de nostalgia desse canal aqui e os caras ain ta problematizando ou se assim para de ler livros esses caras são loucos
Véi, eu só conhecia o desenho e o filme, tava ligado que a máscara ajuda a lidar com as frustrações porque no desenho mostra a vida de Stanley sem ela, mas esse vídeo alugou uma casa na minha mente, não fazia ideia.
Cara outro vídeos incrível, sensacional a análise. Mas eu sinceramente não consigo prestar atenção direito no que você está falando, porque a sua careca é tão reluzente e brilha tanto que eu não consigo parar de olhar para ela
@@luisfilipecostadasilva7942 Há um vídeo dele sobre o Spawn, na real mais sobre o criador. "Trabalhar é Infernal", algo do tipo o título o vídeo. O vídeo é muito bom
po irmão, mto bom o video, parabens na moral. e pra mim veio numa coincidencia, eu vi essa semana Lost Highway do David Lynch (não sei se tu conhece), que vai justamente abordar essa violência dentro dos homens e como eles lidam com ela e com as consequências dela
Imagine um novo filme com uma pegada mais adulta, bem mais gore? e interpretado pelo mesmo cara que fez o palhaço Pennywise? e dirigido também? A Warner precisa fazer um reboot urgente!
Exatamente man! Eu achei a ideia foda mas é EXTREMAMENTE chata essa hq. E tive algumas decepções, a primeira história traz muito o conceito do stanley como um merda que fica mt mais FDP quando ganha o poder, mas na segunda vira o policial maskara e ele meio q ñ faz nada de tão ruim (quando pra mim ia ser mt mais interessante se ele virasse um facistoide, e não um justiceiro bem poderoso, msm q ela faça algumas merdas).... pra mim, o maskara seria mt melhor se fosse uma antologia mostrando como cada tipo de pessoa da sociedade reage diferente quando nós vemos oq elas possuem no seu interior
Que video interessante! Sabia que o quadrinho era mais obscuro, porem nunca cheguei a ler algum dele. Fora o conteudo e sua interpretação( achei bem direta e explicatva kkkkk) adorei o pensamemto que tu trouxe sobre a mascara, o papel dela nos libertar ao inves de esconder, achar conforto no na vergonha de ser quem você é, acaba gerando um amontoado de repressão interna, onde, acaba gerando uma "forma de escape" pra expressar a confusão que se torna a mente presa. Sempre curto quando as obras abordam esse conceito de humano afundado nas paranoias da sociedade, pronto a explodir com qualquer gatilho, reflete muito nossos tempos atuais, em fim, a arte.
Sim, o Peter Parker nas primeiras histórias é um nerd muito ressentido - mas conforme ele vai crescendo e aprendendo a lidar com a responsabilidade ele vai-se tornando uma pessoa mais acessível
Excelente vídeo. Fico muito feliz de ver o Máskara por aqui. Nunca li todas as suas HQs, mas li as mais antigas e amava tanto o filme quanto o jogo e desenho. Enfim, pessoalmente, amaria um comentário sobre a fase do Espectro de John Ostrander. Taí um outro personagem que eu acredito que merecia uma atenção maior.
Faz vídeo do mangá kami no kodomo, e estranho e grotesca a história, e também traz lições bem realistas, não sei se vc achará legal esse mangá, mas tô aberta a opiniões e criticas a respeito desta obra, fica a minha recomendação, espero que goste, curti muito esse vídeo, espero poder ver mais deles, valeu
Véi, eu só conhecia o desenho e o filme, tava ligado que a máscara ajuda a lidar com as frustrações porque no desenho mostra a vida de Stanley sem ela, mas esse vídeo alugou uma casa na minha mente, não fazia ideia.
Melhor vídeo do canal. O Máscara e o Deadpool são um dos meus personagens preferidos da minha infância, justamente pelo fato de eu sempre questionar a conduta dos heróis/vilões, baseado no meu ponto de vista (de uma criança). O que é moral, afinal de contas? O que é certo? O que é errado? Pra quem é certo? Pra quem é errado? Em fim, creio que devido a um longo tratamento de psicoterapia, o meu raciocínio se estabeleceu dessa forma.
Eu sempre entendi o Stanley mudando com a máscara nos quadrinhos sendo menos ele sendo possuído, e mais a natureza patética dele ficando intoxicada com a chance de poder fazer o que bem entender sem poder ser impedido. Mas na real, o negócio da farda foi meio do nada mesmo...
Não sei se o Máscara original se sustenta em um filme de 1 hr e meia. Ficaria semelhante ao Deadpool, muita violência processada tranquilamente pelo protagonista, cuja motivação é de cunho amoroso. Teria que puxar o Máscara p uma linha meio Homelander.
Gostaria muito de ver um filme adaptando os quadrinhos do Máskara, daria pra traçar inúmeros paralelos com a nossa sociedade hoje e a internet. Mas infelizmente acho difícil acontecer, os produtores e as pessoas só vão associar o personagem com a versão do Jim Carrey, e aí a chance de dar certo ou pelo menos sair do papel é pequena.
Como pediram pra quem tivesse algum tipo de contato ou conhecimento acerca do voodoo (ou voudou, vodu, vodoum, algumas grafias e adaptações) que talvez viesse aqui dialogar então eu abro o jogo. Kk Tem alguns anos que eu estudo magia e ocultismo, nasceu da minha vontade de como artista ser capaz de ter ideias pra histórias, até ter recebido o Caibalion de um amigo que já estudava e praticava magia fazia bem uns 6 anos. Pra não ficar super longo: na minha caminhada certas egregoras foram se manifestando de forma muito espontânea em minhas experiências que poderiam existir tanto em um momento de prática/ritual mágico como no meu dia a dia. Entre essas egregoras estava o voodoo e sendo sincero, é dentre todas as religiosidades (sim o voodoo é religião, mas também é prática mágica, apesar de ser altamente não ortodoxo alguém praticar o voodoo sem ter sido iniciado por um sacerdote voodoo tendo em cista que é uma religião iniciática) a que eu sinto a conexão mais ancestral do que ja tive contato. E eu digo do ponto de vista de alguém que conseguiu fazer uma leitura e estudo aprofundado de várias coisas que já me haviam interessado ou vivido em outras vidas passadas, o que não me torna mais especial, eu só reconheço as minhas raízes, elas que se manifestam por si só. Falando finalmente agora sobre voodoo e como eu sinto que isso faz sentido ou não dentro de um contexto de fantasia de alguma forma dialogando com uma extrapolação de um ideal que de fato não é estranho ou distante da prática voodoo. Sabe aquela parada de bonecas de voodoo e de "fetiches" como normalmente são ditos por antropólogos ocidentais, como um coração de porco cheio de pregos espetados nele ou então uma queima de óleos, unguentos e rituais dos mais variados tipos? Sim, isso existe no voodoo mas a forma como é passada pela mídia ocidental é algo que sai de todas as proporções. O fato é que nos EUA tem vodu, que é conhecido como Vodu haitiano, e mais conhecido ainda Nova Orleans. Esse vodu já é profundamente perpassado por uma ótica cristã, fruto da necessidade de permuta para não ser extinto (semelhanças com o Candomblé e Umbanda não são mera coincidência). O voodoo africano ele é muito mais visceral e ocorre de uma forma diferente de quase tudo que se é dito sobre ele de fato nos dias atuais. O fato é que em minhas práticas individuais eu já fui possuído por Loas (ou Voduns, Inquices como podem ser chamados) que permaneceram por algumas horas, seja dialogando ou fazendo algum tipo de magia, de limpeza ou proteção por exemplo. Sempre existe um senso movimentação do corpo muito forte, o sentido de uma sensualidade e sexualidade, isso se faz muito presente por exemplo em figuras como Barão Samedi e Damballah, assim como Aiyda Weddo, esposa do Deus/Vodun/Loa/Inquice Damballah Weddo. Existem outras forças também, algumas que mesmo já me relacionando tem alguns anos ainda não descobri os seus nomes, e nisso está um Loa da Destruição e um Loa do Caos, dois mais espirituais que eu tenho muito bem assentados e influenciadores na minha caminhada. Eles me pedem pra que no futuro eu escreva um livro apresentando esses diálogos, quem sabe, tem muita coisa interessante que eles mostram, tenho algumas dezenas de páginas de Psicografias deles (apesar de eu não considerar muito adequado esse termo, pois Psicografias ocorrem mais em uma ideia de incorporação, em que uma entidade realiza um acoplamento chakrico com você e a partir daí você vira um recipiente para aquela manifestação, que pode ocorrer de várias formas. Quem é da umbanda ou do espiritismo, essas religiões, vai ser mais fácil de entender o que estou dizendo, mas ainda assim dificilmente por completo. Pois uma possessão é um nível muito mais profundo de contato com um outro ser do que uma incorporação. Imagine que já me foi dito por exemplo para mim por Damballah e Esse Loa do Caos que eles entram no meu inconsciente pelas minhas rachaduras e falhas, pontos cegos emocionais que não dou atenção ou cuidado. Toda vez que eu perco a atenção eles vem a tona em relação a minha consciência, até que eu emerja novamente quando 'recobrar a atenção' do momento presente, por assim dizer. Esse fenômeno pode durar as vezes dias, uma vez comigo aconteceu dele durar duas semanas mas não posso falar mais do que isso. Enfim, comentário ficou gigantesco mas eu nunca escrevo nada mesmo então que pelo menos valesse a pena. Se uma só pessoa ler então já vale a pena, em relação ao resto, como se diz no hermetismo "Não vale a pena jogar pérolas aos porcos" ou "carne aos adultos, leites para as crianças". kk
10:30 Esse visual é algo corriqueiro nas histórias com sarcasmo, a visão do Bad-Boy na época até os quase o fim dos anos 90. Todo valentão usava calça camuflada e coturno por ter passado por uma escola militar e mesmo assim ter continuado um delinquente.
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Agora sim pow o vídeo ficou ótimo e da para compreender bacana a linha de raciocínio 👍
Tô falando dos sons ao fundo dos vídeos anteriores e a dinâmica também está ótima
Aku no Hana
Mano tú sabe que vc é calvo
"Dê ao homem uma máscara e ele se tornará quem realmente é".
- Oscar Wilde
Quem disse isso o MC Gorila doidão
Dê poder a um um homem é ele mostrará quem realmente é
-Maquiavel
Tire o poder de um homem é poucos se mantem de pé
-Rodrigo zin
E Oscarinho dela?
@@frankilinaraujo2312 kcte pensei a msm coisa KDSADKADK
Legal que nas HQs do homem aranha quando o Peter assume a identidade de herói ele usa uma personalidade mais sarcástica e brincalhona
Vale ressaltar q o formato mudou pro filme por conta do Jim Carrey, o Jim ao receber o roteiro do filme deu risada e disse q o filme estava mais pra comédia q terror, e q se lançassem um terror c aquele roteiro, seria um fracasso. O diretor escutou ele e mudou o formato do filme. Sobre o terno amarelo, tbm foi o Jim q escolheu, um dia ele foi c o terno pessoal dele amarelo gravar, aí geral começou a rir nas gravações
Na época, o que eu ouvi, era que se fosse terro com toques de humor, o estúdio achava que ia parecer uma cópia da Hora do Pesadelo.
Será foi decidido assim de uma forma tão simples mesmo?
Achei interessante essa origem violenta do personagem. Eu achava até q o desenho animado precedia o filme. Não sabia q o filme é q tinha originado o estilo do desenho animado.
Seja quem for q tenha tomado essa decisão de transformar um terror violento em comédia, foi de fato alguém muito criativo, pq tirou leite de pedra, viu
@@hebertaraujo3517 As vezes nem foi decidido assim, mas a ideia começou assim e ai depois foi ponderado e batido o martelo.
Jim carrey salvou esse filme de um fracasso, isso sim. Transformou um personagem bizarro e underground, em algo icônico e lembrado até hoje.
Então o desenho vejo depois do filme?
Me lembrei do desenho que destacava que o Stanley era fã de desenhos clássicos e por isso recriava os poderes de desenho. O crossover do Lobo/ Máscara saiu aqui pela Mythos.
Isso fica bem evidente no filme.
"todo calvo é mau"
-Um homen calvo 2023
Eu sou calvo😢
@@eduardogushiken3151 eu não sou 😎
Enfim, a hipocrisia
Mesmo os protagonistas mudando em cada história, uma coisa é constante: Ela põe para fora tudo que tem dentro do usuário, da forma mais caótica possível.
Uma coisa interessante sobre a máscara também é o como cada usuário da máscara virou um máscara diferente de acordo com a diferença de como cada um lidava com essa catarse.
Aí a catarse é tratada de forma mais específica como a possibilidade infinita de ações sem consequências. Cada personagem que a usou para gerir suas próprias frustrações, era um momento de projetar o próprio ideal que se tornam uma desculpa para retroalimentar a máscara (o Stanley um cara frustrado, o detetive começa a usar como desculpa pra resolver crimes, tem um capacho de mafioso que pega e se torna o chefão), e em cada um deles essa desculpa moral era usada pra justificar que eles PRECISAM da máscara à todo custo. A loira, por outro lado (não lembro o nome dela), vendo mais de perto as consequências do uso da máscara (sem estar vestindo, quando o Stanley vira um cuzão violento), ela entende melhor o perigo da máscara (e é ignorada pelo detetive quando tenta avisar sobre isso), e as situações que a levaram a usar a máscara foram muito mais situações de sobrevivência. Ela é uma personagem que quebra um pouco o ciclo da máscara, pos a gestão dessa catarse infinita dela passa primeiro pela posição de possível vítima dela. Nisso ela se coloca como "a máscara me dá esse poder, mas ela é o próprio motivo de eu precisar recorrer à ela pra início de conversa", e se torna a única personagem que é capaz de conscientemente e voluntariamente retirar a máscara sem a pretensão de usar de volta, é a única capaz de abrir mão da máscara facilmente e sem ficar "viciada".
Olá Bruna, tudo bom?
Muito perspicaz sua observação sob a máscara. Temos outro mirada que também ajuda a explicar um pouco o fenômeno do Máskara.
Porque em verdade, vendo do ponto de vista das religiões afro (especialmente a umbanda, que lida mais diretamente com o mundo espiritual), aquela máscara está cheia de carregos de pessoas que foram exorcizadas, segundo o que é mostrado nos quadrinhos. Logo, é muito provável que ela passe depois por um ritual a fim de dar uma limpada nela, pra que o resquício espiritual dos usuários se dissipe. E como essa relíquia foi roubada, isso não deve ter ocorrido a tempo e então ela ficou com a aura de quem a pôs por último, presumivelmente alguém obsidiado por um espírito de índole perversa.
Isso ajuda a explicar por que ao dar vazão aos sentimentos e pensamentos de Stanley Ipkiss a entidade Máskara se mostra tão assustadoramente violenta. O cabra naturalmente já tem essas tendências perniciosas como a suscetibilidade à violência, que é retroalimentada da pior forma (como é mostrado em seus pensamentos quando passava por desventuras antes do contato com a relíquia).
Quando Ipkiss quase estapeia Kathie (a namorada), era sinal de que boa parte do acúmulo de carrego da máscara já estava impregnando sua mente. Entenda: não que ele nunca tenha pensado nisto (e o cartum mostra isso muito bem), mas o uso contínuo de um apetrecho cheio de energia de toda espécie potencializou a vontade que ele sempre teve; e daí pro desejo se realizar foi um pulo... Ou quase isso, pois no caso do tapa Ipkiss ainda conseguiu se conter.
Enfim, é impressionante como um filme e um desenho (ambos sucessos absolutos no Brasil) podem conter tantos significados pra se pensar. Alexandre Linck realmente é um sujeito genial em conceber essas leituras!
Espero ter contribuído pro debate, Bruna.
Abraços fraternos companheira e excelente semana!
Uma mulher nerd é a mulher mais linda
👏👏👏 Bela análise, Bruna!
Acho q dá pra acrescentar o componente machismo nese comportamento violento q só os homens replicam. A sede de poder, de se sobressair sobre o outro, a competição; todas essas características são tão representativas do masculinismo machista. Acredito q esse é principal fato de justamente a personagem feminina ser imune "vício" da máscara.
nese comportamento violento q só os homens replicam"
Uma mulher acabou de atirar e matar 3 crianças e tres adultos em uma escola.
Esse canal é muito bom, tô amando 💙
Óia... Obrigado!
Caramba a Jay por aquii 😮
Meus canais favoritos aqui caramba
"Uma máscara não esconde, uma máscara revela" (Linck, 2023)
Falar em máscaras, uma quadrinho mto bom focado nelas é o "Dorohedoro".
Inclusive a autora se inspirou em bandas de mascarados como Slipknot e Mushroomhead nos designs e tal.
Eu gosto pra caramba tanto do filme quanto dos quadrinhos, que obviamente eu só pude ler graças à internet depois de adulto. Ambos trabalham bem essa característica de a máscara revelar quem realmente somos, cada uma a seu jeito. Seria legal uma adaptação cinematográfica no estilo dos quadrinhos, contudo.
Eu concordo muito com isso. Eu queria muito ver um filme com a pegada do gibi, puxando pra um estilo Deadpool e Um Dia de Fúria
@@Cara_Aleatorio29 Um Lobo vs Máskara seria perfeito. 😂
@@Birimbeto Sim kk
Outro personagem genial que se encaixa nesse quesito é o Norman Osborn, especificamente falando de sua versão da série animada "O espetacular Homem-Aranha". A figura do Norman é extremamente oposta a do Duende, ao mesmo tempo que ambos dizem muito um do outro. Em um diálogo entre o Homem-Aranha e o Duende, o teioso fala que sabe quem é o homem por trás da máscara dele,e o Duende responde:
_Todos nós usamos máscaras Homem-Aranha, mas qual é a verdadeira? Essa que está em seu rosto ou essa que é seu rosto?!_
Só sei que eu amava a animação que passava no SBT.
O meu questionamento é o porque é tão legal, divertido, normal e incentivado falar mau e zuar de homens frustrados. Sim isso é um fato que ocorre muito e muitos desses homens externalizam essa frustração de forma tóxica. Mas a melhor forma de resolver essa situação não seria de tentar compreender essa situação com empatia e acolher essas pessoas? Porque eu imagino que por exemplo, zuar de mulheres frustradas já é outra conversa e não seria aceito.
Simples: machismo. Mulheres já são zoadas e ofendidas por qualquer motivo, e a sociedade foi estruturada para que as mulheres estivessem em posição abaixo dos homens. Hoje em dia, zoar um cara machista (principalmente se for fracassado) é um meio de fazê-lo perceber que o modo como ele age, pensa e/ou se comporta é idiota e e nocivo até para ele mesmo, porque muitas vezes é difícil só no diálogo - e um belo exemplo é como até mulheres replicam o machismo, já que está tão arraigado na sociedade que é difícil de se desvencilhar disso mesmo sendo um dos alvos da opressão.
E não dá para acolher realmente alguém que apenas vai continuar replicando esse tipo de pensamento e afetando pessoas ao seu redor, porque ela tem que primeiro se comprometer. Tem muita informação por aí, é só querer pesquisar ou ouvir, dar mais espaço para as pessoas oprimidas e prestar atenção no que elas dizem, só que muitos caras sabem que, se fizerem isso, vão perder as vantagens que têm, e se recusam a escutar ou distorcem as informações sobre essas pessoas - tá aí os redpills e mgtow como amostra disso.
Então tem aquela coisa: não dá para ajudar alguém que não quer ser ajudado (ou não tem noção que precisa de ajuda, porque o primeiro passo é reconhecer que você precisa de ajuda)
Eu concordo com você. Por mais que eu concorde que a sociedade patriarcal e capitalista nos influencia de forma negativa, eu tbm penso que nem todas as situações podem ser vistas a partir desse prisma, rico/pobre, homem/mulher e por aí vai. Acho que vamos perdendo a capacidade de ver o outro como simplesmente humano e de que há problemas que afligem a todos.
@@vee_lima Não acho que ele esteja se referindo a homens machistad ou coisas do tipo. E sim de homens frustrados por qualquer coisa. Seja ela coisas simples como a vida cotidiana do trabalho(receber pouco, não ter valor vista pela sociedade, e coisas do tipo), problemas amorosos(como a rejeição, que é quase uma maldição que a maioria estrondosa dos homens sofrem kkkk), quanto outras coisas mais complexas, como não poder se expressar direito(em relação a sentimentos, frustrações, problemas, etc.), e nesse rolê de que quase sempre acabam separando homens e mulheres nesse tipo de caso, e quase sempre acabam utilizando como argumento o pior tipo de homens. Tentando explicar melhor, é como nesse caso, onde ele se referiu a homens frustrados com a vida, e você citou o pior tipo/grau de frustração, onde ele fica agressivo e começa a replicar comportamentos machistas, agressivos, etc. - que muitas vezes acabaram sendo afetados por isso no passado. É comum homens que tiveram um pai machista e agressivo, que batia na esposa, no filho, etc. replicar o mesmo comportamento quando se frustra com a vida. É algo bem mais complexo do que dizer "simples: machismo", "a sociedade patriarca", ou algo do tipo. É algo que envolve passado, mentalidade, traumas, problemas psicológicos, e frustrações, que várias vezes, não são tão respeitadas pelo fato de que muitos pensam que "homem não pode reclamar, não entende o que é sofrer, não entende tal coisa". A maior parte estrondosa de casos de suicídio são feitos por homem, é algo a se pensar. Peço perdão por ter me embolado na fala ou de ter te respondido depois de 2 mesesKKKKKK
Esses homens sinceramente não merecem ajuda, pq não se ajudam.
@@vee_limamulheres são zoadas e ofendidas por qualquer motivo? Desde quando? Pelo contrário pelo menos HOJE EM DIA as mulheres são protegidas e defendidas em quase qualquer âmbitos da sociedade
Só ver o tamanho que está o feminismo e qualquer cancelamento a qualquer atitude machista hj em dia
E vc mete essa? Kkkk
O Voodoo também é um sincretismo religioso e elementos de encorporação também fazem parte dos rituais, o Voodoo é presente nos Estados Unidos via a região da Loisiana por conta da imigração do Haiti e por isso vemos em tantas histórias do cinema, quadrinhos e desenhos animados com o Voodoo sempre visto de forma preconceituosa como você falou.
caralho, você por aqui
@@daniellucas3773 caramba, quantos conhecidos! hahaha,,,
Glaucio por aqui, que grata surpresa
Tudo de certa é visto de forma preconceituosa
Tipo a gente espera que um russo seja uma montanha de músculos que luta contra ursos
@@igorrocharodrigues2357 pois é...Que absurdo! Todo mundo sabe que esses são os ucranianos e não os russos.
Esse vídeo me fez lembrar como sempre pensei que o criador das lutas em animes e mangá foi alguém que perdeu em um campeonato de karatê ou judô.
Ou o autor de Ataque dos Titãs, que criou uma fantasia de poder militarista por sofrer bullying na escola.
@@mjfilho33 pois é hehehe
Glaucio, vc por aqui!
Torcendo pra rolar um Sextou logo! 😁
@@CDB12345 , acompanho esse canal desde o começo, é muito bom. :D Vamos fazer um Sextou esse ano. "Mas Afinal" vai voltar pro canal dele e retomamos.
Po, mas geralmente q faz mangas de luta são gente boa kkk
Só são pessoas q tem um amor pela luta e muitas vezes praticam
O máximo q eu consigo pensar algo assim é o cara se baki q odeia boxe
Grande vídeo, como sempre, é uma leitura interessante o fato de a máscara exteriorizar as suas fantasias de poder, porque pelo que você falou, o Tenente era muito mais calmo do que o Stanley e isso faria sentido, já que uma pessoa realizada profissionalmente e que lida com o poder de tirar uma vida teria fantasias de poder muito mais balizadas com a realidade do que o Stanley que só sonhava em bater em bullies de colégio ou em caloteiros, que se pararmos para pensar são fantasias que não precisam ser refreadas porque nunca aconteceriam, já o Tenente tem que controlar muito mais as suas fantasias porque ele sabe que poderiam acontecer, já que ele tem poder, no caso uma arma, e que ele seria punido se realizasse as suas fantasias.
Um monte de nerdola que nunca leram Máskara vão vir lacrar dizendo que Linck está militando
Defina nerdola.
Quem conhece a História do Maskara nunca falaria isso, e só para o seu conhecimento existe uma diferença entre Lacração e adotar um tema sério em um roteiro.
ganhou seus likes parabéns... quer um biscoito também?
Tinha razão e so ver as respostas ao seu comentário certeza que ja tem gente dizendo que ele ta problematizando
Esses termos nerdola e incel tão pior que cringe...
"filme saiu quando eu era criança"
Me senti velho agora.
Sobre as manifestações espirituais do candomblé e demais religiões afro: existe uma leitura preconceituosa formada pelo catolicismo de enxergar tal evento como "possessão demoníaca". Na real, o lado espiritual é parte de todo indivíduo, e através de ritos específicos, o praticante de conecta com essa parte, "incorporando a entidade'. Inclusive axé quer dizer energia, mais ou menos no sentido ' anima", do latim. Por isso músicas de axé vem com a dancinha embutida, o seu estado de espírito é estimulado e isso se espalha pelo corpo.
Então podemos dizer que as músicas de axé são uma espécie de profanação?
@@mjfilho33 não, elas são mais uma das manifestações da cultura afro. Você não precisa ser iniciado para partilhar das coisas. O lance de pertencer a uma comunidade tem outros propósitos. Faz parte da crença iorubá que todo indivíduo possue uma parte espiritual, associada a um orixá, que molda mais ou menos sua personalidade. A religião te ajuda a compreender esse lado espiritual e mais algumas tradições.
O filme é bem mais comédia mas sinto que ele ao todo captura ainda a essência do quadrinho, ambas se tratando de um homem patético que se ver libertado por uma máscara para agir como ele gostaria de ser, sem fim heróico, apenas benefício próprio. O Stanley do filme até pensa que com seus poderes ele poderia ajudar pessoas "Mas primeiro" ele prefere fazer o que quer; acho curioso q até chegam a falar sobre ID no filme.
Eu gosto do elemento Cartoon também, uma criatura que não consegue morrer mesmo passando por situações de morte certa e fica tirando armas do nada, é o que dá pra ver em qualquer desenho animado do Pernalonga ou do Pica Pau.
Eu conheci o desenho primeiro antes do filme, assistia de manhã quando era criança, acho que no SBT.
No desenho também mostra que quando o Stanley usa a máscara era faz aquilo que ele realmente gostaria de fazer e ser
"Uma máscara não esconde, uma máscara revela"
Além de calvo é filósofo
Cliquei achando que só ia ouvir papo bosta ou coisa sem sentido, acabou que na real aprendi pra um puta caralho com esse vídeo...estou surpreso com a qualidade, namoral, parabéns pelo vídeo, ficou top, quebrou todas minhas expectativas.
Eu gosto tanto dessa historia, de toda mitologia da mascara e o efeito que ela causa nas pessoas. Por mais que o Jim Carrey tenha imortalizado esse personagem como alguém engraçado e cartoonesco, acho que estamos no melhor momento pra trazer de volta essa historia com essa pegada mais adulta.
Duvido muito, que a warner faça isso. O personagem ficou imortalizado, como um ícone da comédia. Só meia dúzia de pessoas, conhecem a versão dos quadrinhos. O mesmo vale para as tartarugas ninjas.
o silêncio do alexandre sobre serial experiments lain é ensurdecedor
Por isso que o Quadrinhos na Sarjeta é um dos meus canais preferidos aqui no RUclips. Me faz pensar coisas que não tinha refletido antes. Tipo, ok, a máskara mostra o que você é, mas, isso da masculinidade não é tão bem explorada no filme quanto é no início da HQ, e realmente faz bastante sentido. Eu sempre vejo essa galera reaça (incluindo os incels) como uma gente super ressentida. Tipo o Stanley Ypkiss dos quadrinhos mesmo.
Muita gente entra nessas ideologias por ressentimento puro, ESPECIALMENTE quando o "inimigo" simplesmente nasceu daquele jeito.
@@zakazany1945 , sim, demais. Por isso, taxam tudo de lacração, às vezes, só porque negros, mulheres ou LGBT's são os protagonistas.
@@ericksilva7640 militante de twitter também
O RUclips nerd mais foda. Ele faz a gente pensa sobre a mensagem das hqs mangás e etc. que deveria ser o mais importante
@@luisfilipecostadasilva7942 na verdade mais progressistas
"Não tem gente boazinha calva... Se o cara é calvo, o cara é mau!" Kskskskskskkdkk
Tu poderia fazer um vídeo de Scott Pilgrim ein
Não me lembro exatamente da fonte, mas já ouvi que o ato da decapitação, como o mostrado no ritual vodu, tem como finalidade a libertação do ego
Kkkkkkkk é muito bom comparar vídeos mais atuais com antigos, antes era uma calmaria e agora é puro caos
Muito bom o vídeo. Fala sobre o hq do Kick Ass, combina dms com a temática do Máskara ao meu ver.
Eu adoro como o quadrinho trata o Kick-Ass como um idiota e o filme trata ele como um legítimo herói. São duas formas completamente diferentes de contar a mesma história.
@@Cara_Aleatorio29Sim, também gosto da forma que os vilões são retratados.
Cara... que chocante a diferença do filme e desse quadrinho. A cena em que ele se vinga dos mecânicos trapaceiros também tem no filme e me impressionou porque dá a entender que ele faz algo parecido com o quadrinho... algo que só o espectador adulto vai pegar.
Enfim, achei divertido demais tu postar sobre Máskara em época de Carnaval 😆
Eles só tiveram o cu alargado (não morreram nessa versão).
@@mjfilho33 ainda assim é bastante violento 😅
Muito bom esse vídeo cara ldksksks explicou muita coisa e é cheio de reflexão legal.
Uma sugestão de vídeo: O questão de Dennis O' Neil. E mais Constantine também. Obrigado.
1:59 Se revelou
Li em inglês ha uns 10 anos e tomei um susto com o quadrinho. Nunca poderia ter imaginado.
Linck: "todo calvo é desgraçado"
Linck sendo calvo...
Tenho lugar de fala pois sou calvo também
"você fica brigando na internet, xingando, achando que é macho". Olha só quem fala! O Mr. tretinha e polêmica da gibisfera kkkkk
Adoro seu canal! Acho muito engraçado que sua voz e forma de falar me lembra muito o canal Projeto Corneta. Vocês são irmão?
Traduzindo a máscara trás a tona o seu eu de verdade tirando os freios contrapesos da moralidade daquilo que a pessoa não poderia demonstrar
É muito bom saber que existe um canal no RUclips de alguém que pesquisa, estuda e entende de verdade do que fala. Porque o que mais tem aqui é canal de incel que acha que entende alguma coisa com meios termos de roteiro, falando coisas como plot em todo vídeo e não entende porra nenhuma acima disso.
Caramba, o Máskara das HQs é sinistro pra caramba. Adorei kkkk.
(Mas sério achei muito mais legal esse lançe dele ser uma máscara de Vodoo do que uma Máscara de origem Nórdica ligada ao Loki.)
11:06 quando eu era mais novo e vi essa parte em algum vídeo no RUclips eu também fiquei bem chocado, essa imagem não saia da minha cabeça desse segundo cara meio que sorrindo com a cabeça deformada, fiquei muito tempo com essa imagem na mente
Se fizerem um filme dessa visão real da HQ o nerdola vai dizer ´´ain lacraçaum, num se podi mais se macho hetero que vc é chamado de doenti´´
Certeza se não fpr isso vão distorcer dizendo que todo homen e assim
@@viniciusvieira3372 A parte que eles iriam enlouquecer mais é quando o stanley é morto pela propria namorada que ele abusava. Nessa vai sai de tudo quanto é bueiro os ´´pills´´ falando ´´ai oh ele num podia bate nela mais ela pode atira nele é por isso que vc deve odia mulher´´. Últimamente o mundo da cultura pop tá infestado desses doentes que distorcem tudo. Aqui é um dos poucos canais que acompanho e na maior parte do tempo o povo que comenta algo é sensato
@@gilbertonascimento6958 esses caras são doentes eu vi um comentário no video falando de nostalgia desse canal aqui e os caras ain ta problematizando ou se assim para de ler livros esses caras são loucos
Véi, eu só conhecia o desenho e o filme, tava ligado que a máscara ajuda a lidar com as frustrações porque no desenho mostra a vida de Stanley sem ela, mas esse vídeo alugou uma casa na minha mente, não fazia ideia.
@@isaacmatos297 o quadrinho tem muito disso e o povo não consegue lidar
Seria o puro cinema se colocassem essa história pra frente no cinema, mas é tão pesado que até deadpool parece um comediante perto dele
Cara outro vídeos incrível, sensacional a análise. Mas eu sinceramente não consigo prestar atenção direito no que você está falando, porque a sua careca é tão reluzente e brilha tanto que eu não consigo parar de olhar para ela
Linck acharia muito interessante se você falasse do Hellboy.
Realmente, Hellboy é bom demais
Spawn tbm
@@luisfilipecostadasilva7942 Há um vídeo dele sobre o Spawn, na real mais sobre o criador. "Trabalhar é Infernal", algo do tipo o título o vídeo. O vídeo é muito bom
Sim! Seria muito massa!
po irmão, mto bom o video, parabens na moral. e pra mim veio numa coincidencia, eu vi essa semana Lost Highway do David Lynch (não sei se tu conhece), que vai justamente abordar essa violência dentro dos homens e como eles lidam com ela e com as consequências dela
Imagine um novo filme com uma pegada mais adulta, bem mais gore? e interpretado pelo mesmo cara que fez o palhaço Pennywise? e dirigido também? A Warner precisa fazer um reboot urgente!
Como eu faço pra que o RUclips nunca mais me recomende um vídeo desse canal?
Linck, tu já leu aquele manga publicado pela Veneta, A Tagédia da Princesa Rukunomya? Adoraria que tu trouxesse um vídeo sobre a obra. Abraço ❤
Esse vai bombar, amo esse personagem, e ele é muito popular. Apesar deu ter achado o comics beeeeeeeeeem chato, quase nn consigo termina d ler.
Exatamente man! Eu achei a ideia foda mas é EXTREMAMENTE chata essa hq. E tive algumas decepções, a primeira história traz muito o conceito do stanley como um merda que fica mt mais FDP quando ganha o poder, mas na segunda vira o policial maskara e ele meio q ñ faz nada de tão ruim (quando pra mim ia ser mt mais interessante se ele virasse um facistoide, e não um justiceiro bem poderoso, msm q ela faça algumas merdas).... pra mim, o maskara seria mt melhor se fosse uma antologia mostrando como cada tipo de pessoa da sociedade reage diferente quando nós vemos oq elas possuem no seu interior
@@davidfilho1232 a ideia d antologia é boa neh. aabre espaço pra pirar d mais se o autor for criativo.
@@cesar6723 sim, uma pena q eles suavizaram a hq
Cara, o vídeo tá riquíssimo! Parabéns, mano pelo belíssimo trabalho!
O Pipoca e Nanquim falou ontem de fazer relançamento desse gibi. Hahaha. Tú dita tendências do mercado
Perfeito comentário sobre "O maskara" é meu sonho é ver uma série bem adaptada baseada na HQ só que problematizando a Mask.
Seria bem pica, eu apoiaria essa série
Fala sobre oq o Kakihara e o Jiji estavam querendo dizer com inevitabilidade em Ichi the killer
Eu vim pelo tuite que o Caio do Cantinho do Caio respondeu sobre a calvície. Mas já tava inscrito
Por favor fale mais sobre a "Libertação" que uma máscara proporciona e a relação aos super heróis!!! Ótimo vídeo até mais!!!
Recomendação do Rino não falha 🙏🤝😌 seu canal é justamente oque vc faz dele meu amigo um show surreal muito agradecido
O Link é o melhor da crítica de HQs ! estou amando o canal😊✌️❤
Nossa que bom que RUclips me recomendou seu canal, muito legal mesmo, parabéns meu amigo pelo excelente vídeo
O vídeo do Pipoca e Nanquim falando da reimpressão do Máscara estreou ao mesmo tempo.
Vale lembrar, que esse jeito afetado de falar que nem adolescente também é sua máscara... e é bem ridículo na verdade...
Que video interessante! Sabia que o quadrinho era mais obscuro, porem nunca cheguei a ler algum dele. Fora o conteudo e sua interpretação( achei bem direta e explicatva kkkkk) adorei o pensamemto que tu trouxe sobre a mascara, o papel dela nos libertar ao inves de esconder, achar conforto no na vergonha de ser quem você é, acaba gerando um amontoado de repressão interna, onde, acaba gerando uma "forma de escape" pra expressar a confusão que se torna a mente presa. Sempre curto quando as obras abordam esse conceito de humano afundado nas paranoias da sociedade, pronto a explodir com qualquer gatilho, reflete muito nossos tempos atuais, em fim, a arte.
Que tal um vídeo sobre o Cazador?
O Stanley Ipkis fez uma balburdia em 8 de janeiro em Brasília
Esse Stanley é parecido com o Peter Parker das primeiras HQs, revoltado ,nerd de óculos e calvo kkkkk, só que ambos tiveram desfechos diferentes.
Sim, o Peter Parker nas primeiras histórias é um nerd muito ressentido - mas conforme ele vai crescendo e aprendendo a lidar com a responsabilidade ele vai-se tornando uma pessoa mais acessível
Essa parte dele sentado na poltrona, vestido de militar, em frente a TV, me fez lembrar do Travis do Taxi Drive.
Excelente vídeo. Fico muito feliz de ver o Máskara por aqui. Nunca li todas as suas HQs, mas li as mais antigas e amava tanto o filme quanto o jogo e desenho.
Enfim, pessoalmente, amaria um comentário sobre a fase do Espectro de John Ostrander. Taí um outro personagem que eu acredito que merecia uma atenção maior.
Vídeo novo que pode dar polêmica.
Polêmicas são o tempero do nosso amado quadrinhos na sarjeta.
Podia estrear agora enquanto tomo meu café 🤍☕
Também acho. Vi a postagem do instagram e pensei que ja tinha o video pra ver.
Vc disse...CAFÉ?eu adoro beber o linc...café
Sou uma pessoa simples, mas quando falaram em café eu estarei presente!.☕🗿
Faz vídeo do mangá kami no kodomo, e estranho e grotesca a história, e também traz lições bem realistas, não sei se vc achará legal esse mangá, mas tô aberta a opiniões e criticas a respeito desta obra, fica a minha recomendação, espero que goste, curti muito esse vídeo, espero poder ver mais deles, valeu
No filme ele se vinga dos mecânicos tbm empalando os cara, até chega mostrar os mano com cano enfiado no fiofó
Véi, eu só conhecia o desenho e o filme, tava ligado que a máscara ajuda a lidar com as frustrações porque no desenho mostra a vida de Stanley sem ela, mas esse vídeo alugou uma casa na minha mente, não fazia ideia.
Os caras perdem tempo brigando e querendo cancelar outro
"se o cara é calvo, o cara é mau..."
Drauzio Varella: Hold my calvice
Melhor vídeo do canal. O Máscara e o Deadpool são um dos meus personagens preferidos da minha infância, justamente pelo fato de eu sempre questionar a conduta dos heróis/vilões, baseado no meu ponto de vista (de uma criança). O que é moral, afinal de contas? O que é certo? O que é errado? Pra quem é certo? Pra quem é errado? Em fim, creio que devido a um longo tratamento de psicoterapia, o meu raciocínio se estabeleceu dessa forma.
"todo calvo é mal" isso me cheirou a autocrítica kkkkkkkkkk
Eu sempre entendi o Stanley mudando com a máscara nos quadrinhos sendo menos ele sendo possuído, e mais a natureza patética dele ficando intoxicada com a chance de poder fazer o que bem entender sem poder ser impedido. Mas na real, o negócio da farda foi meio do nada mesmo...
A Cameron realmente estava a encarnação da sensualidade nesse filme, nunca mais o cinema alcançou aquele nível seloco
Lick ta virado no crack hoje. Bom demais.
Não sei se o Máscara original se sustenta em um filme de 1 hr e meia. Ficaria semelhante ao Deadpool, muita violência processada tranquilamente pelo protagonista, cuja motivação é de cunho amoroso. Teria que puxar o Máscara p uma linha meio Homelander.
descobri teu canal 3 dias atras, estou gostando bastante
parabéns pelo conteúdo
Vídeo do Hellboy... Para o meu pálio!
Gostaria muito de ver um filme adaptando os quadrinhos do Máskara, daria pra traçar inúmeros paralelos com a nossa sociedade hoje e a internet. Mas infelizmente acho difícil acontecer, os produtores e as pessoas só vão associar o personagem com a versão do Jim Carrey, e aí a chance de dar certo ou pelo menos sair do papel é pequena.
Existe um termo alemão que é Maskenfreiheit, que seria algo como "a liberdade conferida por usar uma máscara".
2:31 Pura verdade!!! A Internete revela comportamentos de uma pessoa babaca ou não.
No começo do vídeo imaginei que ia falar de si mesmo, depois voltou tudo ao normal.
Como pediram pra quem tivesse algum tipo de contato ou conhecimento acerca do voodoo (ou voudou, vodu, vodoum, algumas grafias e adaptações) que talvez viesse aqui dialogar então eu abro o jogo. Kk
Tem alguns anos que eu estudo magia e ocultismo, nasceu da minha vontade de como artista ser capaz de ter ideias pra histórias, até ter recebido o Caibalion de um amigo que já estudava e praticava magia fazia bem uns 6 anos.
Pra não ficar super longo: na minha caminhada certas egregoras foram se manifestando de forma muito espontânea em minhas experiências que poderiam existir tanto em um momento de prática/ritual mágico como no meu dia a dia.
Entre essas egregoras estava o voodoo e sendo sincero, é dentre todas as religiosidades (sim o voodoo é religião, mas também é prática mágica, apesar de ser altamente não ortodoxo alguém praticar o voodoo sem ter sido iniciado por um sacerdote voodoo tendo em cista que é uma religião iniciática) a que eu sinto a conexão mais ancestral do que ja tive contato. E eu digo do ponto de vista de alguém que conseguiu fazer uma leitura e estudo aprofundado de várias coisas que já me haviam interessado ou vivido em outras vidas passadas, o que não me torna mais especial, eu só reconheço as minhas raízes, elas que se manifestam por si só.
Falando finalmente agora sobre voodoo e como eu sinto que isso faz sentido ou não dentro de um contexto de fantasia de alguma forma dialogando com uma extrapolação de um ideal que de fato não é estranho ou distante da prática voodoo.
Sabe aquela parada de bonecas de voodoo e de "fetiches" como normalmente são ditos por antropólogos ocidentais, como um coração de porco cheio de pregos espetados nele ou então uma queima de óleos, unguentos e rituais dos mais variados tipos? Sim, isso existe no voodoo mas a forma como é passada pela mídia ocidental é algo que sai de todas as proporções. O fato é que nos EUA tem vodu, que é conhecido como Vodu haitiano, e mais conhecido ainda Nova Orleans. Esse vodu já é profundamente perpassado por uma ótica cristã, fruto da necessidade de permuta para não ser extinto (semelhanças com o Candomblé e Umbanda não são mera coincidência). O voodoo africano ele é muito mais visceral e ocorre de uma forma diferente de quase tudo que se é dito sobre ele de fato nos dias atuais.
O fato é que em minhas práticas individuais eu já fui possuído por Loas (ou Voduns, Inquices como podem ser chamados) que permaneceram por algumas horas, seja dialogando ou fazendo algum tipo de magia, de limpeza ou proteção por exemplo. Sempre existe um senso movimentação do corpo muito forte, o sentido de uma sensualidade e sexualidade, isso se faz muito presente por exemplo em figuras como Barão Samedi e Damballah, assim como Aiyda Weddo, esposa do Deus/Vodun/Loa/Inquice Damballah Weddo. Existem outras forças também, algumas que mesmo já me relacionando tem alguns anos ainda não descobri os seus nomes, e nisso está um Loa da Destruição e um Loa do Caos, dois mais espirituais que eu tenho muito bem assentados e influenciadores na minha caminhada.
Eles me pedem pra que no futuro eu escreva um livro apresentando esses diálogos, quem sabe, tem muita coisa interessante que eles mostram, tenho algumas dezenas de páginas de Psicografias deles (apesar de eu não considerar muito adequado esse termo, pois Psicografias ocorrem mais em uma ideia de incorporação, em que uma entidade realiza um acoplamento chakrico com você e a partir daí você vira um recipiente para aquela manifestação, que pode ocorrer de várias formas.
Quem é da umbanda ou do espiritismo, essas religiões, vai ser mais fácil de entender o que estou dizendo, mas ainda assim dificilmente por completo.
Pois uma possessão é um nível muito mais profundo de contato com um outro ser do que uma incorporação. Imagine que já me foi dito por exemplo para mim por Damballah e Esse Loa do Caos que eles entram no meu inconsciente pelas minhas rachaduras e falhas, pontos cegos emocionais que não dou atenção ou cuidado. Toda vez que eu perco a atenção eles vem a tona em relação a minha consciência, até que eu emerja novamente quando 'recobrar a atenção' do momento presente, por assim dizer. Esse fenômeno pode durar as vezes dias, uma vez comigo aconteceu dele durar duas semanas mas não posso falar mais do que isso.
Enfim, comentário ficou gigantesco mas eu nunca escrevo nada mesmo então que pelo menos valesse a pena. Se uma só pessoa ler então já vale a pena, em relação ao resto, como se diz no hermetismo "Não vale a pena jogar pérolas aos porcos" ou "carne aos adultos, leites para as crianças". kk
que canal foda, to maratonando, tem vídeo pra todos os gostos e sobre vários assuntos, parabéns pelo trabalho
Deviam fazer uma animação baseada nessas histórias do Maskara estilo a animação do Invencível
10:30 Esse visual é algo corriqueiro nas histórias com sarcasmo, a visão do Bad-Boy na época até os quase o fim dos anos 90.
Todo valentão usava calça camuflada e coturno por ter passado por uma escola militar e mesmo assim ter continuado um delinquente.
Eu digo mais, a mascara dar algo aos frustrados que ele não tinham, PODER. Poder de fazer algo que eles não tinham força e artimanhas para fazer.
Amo o seu jeito caótico de explicar as coisas 😂
"todo calvo é mau" hummm... e essas entradas ai professor ? kkkkk
Jim Carrey é foda, tudo que ele trabalha fica bom, kakka
Eu assistia o desenho no SBT
Fala sobre o V de Vingança, por favor
Car*****lho essa origem da máscara é muito foda, não fazia ideia!
Críticas politizadas extremamente importantes e bem colocadas dentro da review! Mais um inscrito!