FNM D-7300: o primeiro!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 авг 2024
  • Viaje na história e nos detalhes técnicos do primeiro e extinto Fê-Nê-Mê, montado a partir do final dos anos 1940.
    Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil se ressentia da escassez de produtos industrializados, com pronunciados períodos de desabastecimento.
    O governo brasileiro buscava alternativas para reverter aquela situação, criando várias sementes de industrialização, incluindo a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional.
    Visando mútua cooperação durante a guerra, os Acordos de Washington firmados em 1942 entre o Brasil os Estados Unidos tiveram contribuição decisiva neste processo e também no nascimento da FNM, a Fábrica Nacional de Motores, mais tarde conhecida como "Fê-Nê-Mê".
    Após uma tentativa frustrada de produzir motores aeronáuticos no pós-guerra, em janeiro de 1949 era firmado um acordo com a italiana Isotta Fraschini, na época mais conhecida por seus sofisticados automóveis de luxo.
    Com isso foi viabilizada a montagem local do caminhão Isotta Fraschini D80 CO, trazidos em kits CKD e aqui rebatizados de FNM R-80 e posteriormente D-7300.
    Aqui os caminhões ganharam diversas alterações, como a conversão do sistema de direção para o lado esquerdo, já desenvolvida para veículos de exportação, e adição de cerca de 30% de conteúdo local.
    O modelo tinha podia carregar 7,5 toneladas (e depois 8 toneladas), mais um reboque de até 14 toneladas. Montados em cubos raiados, os pneus 10.00 x 20 eram separados por 4.100 mm entre-eixos.
    O trem de força era composto por um motor diesel de seis cilindros com injeção direta, de 7,3 litros (105 x 140 mm), com potência de 100 hp a 1.850 rpm.
    Instalada no entre-eixos do D-7300, a transmissão direta de cinco marchas deslizantes oferecia redução total de 7,00:1 e se comunicava com um eixo traseiro flutuante com diferencial bloqueável e redução total de 8,00:1, resultante de coroa e pinhão helicoidais e redutores nas rodas.
    Com a crise enfrentada pela Isotta Fraschini na Itália, a montagem no Brasil foi encerrada logo em 1950, com apenas 200 unidades produzidas no total.
    Segundo especialistas em FNM, não resta nenhum exemplar vivo do D-7300, talvez apenas componentes espalhados em diferentes mãos.
    Se você gosta de FNM, recomendo a leitura do livro FNM - A força brasileira nas estradas (Editora Alaúde), de autoria minha e do amigo Rogério de Simone, com prefácio do célebre jornalista José Luiz Vieira (i.m.).
    Conteúdo do vídeo:
    00:00 - Abertura
    01:06 - Breve histórico
    01:55 - O início da FNM
    02:49 - Novos rumos
    03:14 - Parceria com a Isotta
    03:28 - Isotta Franschini D80 CO
    05:19 - O FNM D-7300
    06:33 - Detalhes técnicos
    10:50 - Encerramento
    11:33 - Agradecimentos
    Correção aos 10:03 - O freio de estacionamento era a tambor de contração externa e não de expansão interna, como citado no aúdio.
    E uma adição: o "dispositivo tipo catraca" mencionado era conhecido como "Freio Montanha".
    Se você curtiu o vídeo de hoje, deixe seu like, se inscreva e compartilhe com os amigos. Isso ajuda muito na continuidade do canal.
    Se você quer contribuir com o crescimento do canal, clique no "Valeu demais" que aparece na tela e faça sua doação.
    Saudações caminhonísticas! Obrigado.
    Link do canal: ‪@SuperFullin‬
    Trilhas musicais | Artistas:
    Abertura : edu 1 | Evandro Gracelli (devidamente autorizada)
    (YT Music):
    Floating Home | Brian Bolger
    Bushwick Tarantella - Tatched Village | Kevin Mcleod
    (Fornecido ao RUclips por incompetech.com)
    Outros vídeos legais aqui no canal:
    O caminhão brasileiro: a história do Plano Nacional de Manufatura
    • O caminhão brasileiro:...
    A história dos FNM/Fiat Diesel 180, 210, 190, 190H e 190 Turbo:
    • Fiat 180, 210, 190, 19...
    Agradecimentos expandidos: além do Osvaldo Strada, Rogério de Simone, e o CEDOC da ANFAVEA, também sou grato à Cláudia Banus, sua coordenadora à época da pesquisa, e também ao Dr. Eduardo Nazareth Paiva, autor da Tese sobre a FNM e a Indústria Automotiva no Brasil, pela UFRJ, peça chave para edição deste conteúdo.
    Crédito da imagem aos 04:56 - Maurizio Boi | Flickr
    Observações:
    O canal não tem vínculo político, nem religioso, nem com nenhuma marca de caminhão ou de componentes e implementos.
    Aqui só falamos de caminhão e transportes rodoviários.
    O conteúdo expressa unicamente a experiência do autor com o tema, sem qualquer conotação ou julgamento a pessoas, empresas, ou fatos.
    Se você tem algum alerta de direitos autorais, correções, adições, contribuições, ou sugestões, fique à vontade para participar dos comentários, ou para contatar o autor, através do e-mail: esfullin@gmail.com
    #fnm #caminhãoantigo #caminhaoantigo #caminhoesantigos #caminhoes #caminhoesbrasil #caminhões #canaldiesel #duquedecaxiasrj #mecanicodiesel #mecanico #mecanica #engenhariamecânica #engenhariamecânica #carrosantigos #carrosantigosbrasil #carrosantigosbr #oficinamecânica #oficina #caminhoneiros #caminhaominhapaixao #caminhao_oficial_
  • Авто/МотоАвто/Мото

Комментарии • 99

  • @SuperFullin
    @SuperFullin  Месяц назад +9

    Olá! Obrigado pela visita! Conheça a história de outros caminhões que fizeram história no Brasil. Acesse as playlists do canal e divirta-se. Um abraço!

  • @edilsonmartins6653
    @edilsonmartins6653 13 дней назад

    Muito bom vídeo, como sempre! Possuí no final dos anos 1980 um FNM D11000, ano 1963!

  • @Anderson1974ify
    @Anderson1974ify Месяц назад +2

    Saudações Grande Fullin!
    Muito interessante esse vídeo!
    Parabéns pelo trabalho.
    Abraços.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Grande professor Dantas, que bom que você gostou!
      Um grande abraço.

  • @mauriliosoares8620
    @mauriliosoares8620 Месяц назад +5

    Parabéns, Evandro! Sempre procurei detalhes técnicos do nosso FNM D80. Meu pai Naerth que teve um D11000 Brasinca 58 dirigiu um D80 em Caratinga em 55 e dizia que era bom, porém fazia muita fumaça. Sempre nas minhas andanças pelo interior de Minas, fico sempre observando na esperança de encontrar algum. Com certeza tem um exemplar num celeiro de fazenda ou fundo de quintal. Vou perguntar para o meu pai se sabe de algum toda noite nas minhas maravilhosas conversas com ele no seu descanso eterno junto ao Pai. Muito obrigado!!!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Maurilio, fico feliz! Que bom que você gostou! Obrigado por compartilhar sua história. Continue sintonizado.
      Um grande abraço.

    • @doraleivamachado394
      @doraleivamachado394 Месяц назад +1

      Eu também procurava uma matéria sobre esse caminhão, mas pelo que eu li, todos nos que foram produzidos eram para o Estado Brasileiro, e foram usados ate não poder mais, seu paí era de algum Órgão Estatal???
      Se não foi, esse caminhão que ele dirigiu foi Vendido a Particulares, então PODE SER QUE OUTROS TAMBÉM... Por outro lado, no Brasil e MUITO RARO um "Barn Find" ...
      Se eu tivesse Recursos, iria a Itália e Comprava e trazia para o Brasil um desses para Coleção, mas, francamente, vendo a RAPACIDADE da atual "administração" (??????) Federal, e provável que EU e que me "exportasse" para lá...
      Afinal, como disse o Protagonista nesse Novo Filme Italiano: "CAPITANO" ("Capitão"), ao responder a Repreensão do Almt. Donizt por arriscar seu Submarino e sua Tripulação para auxiliar Náufragos de navios que ele mesmo afundou: "Tenho 2.000 anos de Civilização nos Ombros"...
      VIVER EM UM PAÍS CIVILIZADO E OUTRA COISA...
      Aliás, RECOMENDO O FILME, TEM NO YOUCINE TAMBÉM.

  • @valtergutierresferreira2078
    @valtergutierresferreira2078 Месяц назад +2

    Parabéns pelo canal. Você trouxe uma verdadeira relíquia. Já tinha ouvido falar desse caminhão, mas nunca com esses detalhes técnicos. Sucesso para você.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Opa, grande Valter, fico muito feliz e agradecido por suas palavras. Continue com a gente. Tem mais vídeos legais por aí. Um abração.

  • @ROBERTOSANTISTA
    @ROBERTOSANTISTA Месяц назад +4

    Maravilhoso relato que perpetua a história de um caminhão que, se não deixou mais nenhum exemplar, ficará vivo nas belas imagens desse video

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Obrigado, meu irmão Roberto pelo apoio de sempre. Um fraterno abraço.

  • @doutordelmar
    @doutordelmar Месяц назад +4

    Grande Evandro, parabéns pelo trabalho , adoro ver história de caminhões antigos, !! Se possível,e se ainda existe algum exemplar , fazer um vídeo do caminhão ACLO ,aqueles que o diferencial era uma rosca sem fim entre a coroa e o pinhão ; tinha o pinhão de bronze e a coroa de aço ! Muito grato, fica com Deus!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Opa, Dr. Delmar, que bom que você gostou! Está na pauta um vídeo sobre os ACLO. Durante a minha pesquisa encontrei apenas 2 sobreviventes no Brasil. Continue sintonizado. Obrigado.

  • @PietroGwizda
    @PietroGwizda Месяц назад +1

    Por isso nunca vi um modelo desses. exceto fotos e manuais. Saiu pouco e os poucos se perderam. Que pena.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Amigo Pietro, exatamente! Obrigado pela visita e por participar dos comentários. Um abraço.

  • @user-zl9du4vh7z
    @user-zl9du4vh7z Месяц назад +2

    Espetacular o vídeo e as informações! Muito obrigado!!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Opa, que bom que você gostou! Obrigado.

  • @user-vp9cg7mx6r
    @user-vp9cg7mx6r Месяц назад +2

    Seu motor, parece ser bem moderno pra sua Época; chama atenção até aos dias de Hoje.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Exato, era um motor avançado para seu tempo, com tecnolgia MAN. Chama a atenção a injeção direta, por exemplo. Obrigado pela visita e por comentar!

  • @paulobellini9309
    @paulobellini9309 Месяц назад +2

    Excelente! Bem explicado, bem ilustrado, dos melhores canais

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Muito obrigado, Paulo! Um grande abraço.

  • @danielfaria5194
    @danielfaria5194 Месяц назад +3

    Grande Evandro, melhor vídeo que já assisti sobre esse modelo. Completo, perfeito! Uma pena não ter sobrado nenhum por esses rincões brasileiros.

    • @oldcult317
      @oldcult317 Месяц назад +1

      Daniel,eu acho q deve ter pelo menos um, abandonado em algum lugar,eles eram muito duráveis,,a busca continua....

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Obrigado, Daniel. Um abração.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Seria muito bom se fosse descoberto pelo menos um sobrevivente, não é? Pelos relatos dos Fenemistas, pelo jeito não foi descoberto ainda, ao tempo de minha pesquisa de alguns anos atrás. Obrigado por comentar. Abraço.

  • @Slovenskwolk
    @Slovenskwolk Месяц назад +1

    Parabéns pelo vídeo! Caminhão muito bonito! Eu tenho um 190H de 1980. Assim que eu puder comprarei o livro!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Opa! Que bom que gostou. Sou um grande admirador dos Fiat 190H e ficaria muito honrado de fazer um vídeo com seu caminhão. Está original? Sugiro o Episódio 07, sobre os Fiat pesados, caso não tenha assistido. Obrigado pelo apoio. Grande abraço. Parabéns pelo 190H!

    • @Slovenskwolk
      @Slovenskwolk Месяц назад

      @@SuperFullin Todo original.

  •  Месяц назад +1

    Que vídeo sensacional, um excelente documentário, do extinto FNM D-7300. Parabéns brother!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Opa, Renato, obrigado pela honra de sua visita e por seu apoio.
      A quem nos lê, super recomendo o canal RVC aqui no RUclips, para você que curte história e nostalgia de carros, músicas e causos brasileiros de outros tempos. Um abração.

    •  Месяц назад

      @@SuperFullin obrigado brother, tamo junto!

  • @rogerclassic
    @rogerclassic Месяц назад +1

    Mais um vídeo fantástico! Pena não ter nenhum hoje em dia!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Obrigado! Tenho esperança que um dia apareça algum escondido, um chamado "barn find"! Fiquemos na torcida. Seria fantástico.

    • @edilsonmartins6653
      @edilsonmartins6653 13 дней назад

      @@SuperFullin Aí seria a glória!!

  • @user-vp9cg7mx6r
    @user-vp9cg7mx6r Месяц назад +1

    Esse caminhão faz parte da nossa história, devia ser feita uma Réplica.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Sim, este caminhão é peça chave na história dos caminhões brasileiros. Interessante a ideia da réplica. Fica registrada a sua sugestão. Um abraço e grato por comentar.

  • @adilsonpereira838
    @adilsonpereira838 Месяц назад +1

    Boa noite que pena não ter mais nenhum caminhão FNM bicudo para podermos ver. Parabéns pelo vídeo.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Sim, uma pena. Ficamos na torcida para que se descubra algum perdido por aí. Obrigado pela visita e por comentar!

  • @dobespeed9945
    @dobespeed9945 Месяц назад +1

    Ele era . muito avançado para época

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Sim, exatamente. Muito avançado para seu tempo. Obrigado pela visita e por comentar!

  • @agff1962
    @agff1962 Месяц назад +1

    Excelente vídeo. Parabéns pela pesquisa e pelo documentário.
    Como foram poucas unidades, é de supor que jamais foram fabricados aqui. Eram todos IF montados na FNM.

  • @clovisholz245
    @clovisholz245 Месяц назад +1

    Primeira vez que vi esse charuto da fnm

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Legal, Clovis! Sim, esta imagem é muito rara e ilustra o manual de instruções do caminhão. Obrigado por comentar. Um abraço.

  • @jucabalapiloto
    @jucabalapiloto Месяц назад +1

    Parabéns , show de matéria !!
    Tenho um 190 1979

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Obrigado, meu amigo Em breve teremos mais conteúdo do gênero. Obrigado pela visita e por comentar!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Em tempo, esqueci de mencionar. Se quiser podemos fazer um vídeo para homenagear seu 190! Sou fã do modelo. Se pudesse teria um com certeza! E o 9800? Continua com ele? É o do Big Cam, não é? Lindas máquinas. Obrigado.

    • @jucabalapiloto
      @jucabalapiloto Месяц назад +1

      @@SuperFullin sim ,está com motor NTA 855 Big Cam,que aliás foi um motor que a Fiat cogitou colocar no 190 , quando veio para o Brasil,vieram 2 ou 4 caminhões com essa motorização

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Que máximo! Tanto o 9800 quanto o 190 são máquinas espetaculares. Quando quiser o canal está aberto para fazermos vídeos. Obrigado. Abração!

  • @augustojanisckijunior2538
    @augustojanisckijunior2538 Месяц назад

    PARABÉNS, ótima pesquisa !

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Obrigado, amigo Augusto! Continue sintonizado, ative o sino, para não perder os próximos episódios do gênero. Um abração.

  • @leonardodiegodesousacorrea6727
    @leonardodiegodesousacorrea6727 Месяц назад +2

    Mais um vídeo top! Como esses primeiros FNM, já eram bem modernos, q show esse manual do seu acervo, deve ser raríssimo. Uma pena, não ter sobrevivido nenhum caminhão!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Opa, Leonardo, que bom que você gostou! Continue sintonizado aqui no canal. Investimos muito em manuais na época do finado livro. Aos poucos eles vão virando vídeos por aqui.
      Um grande abraço.

    • @leonardodiegodesousacorrea6727
      @leonardodiegodesousacorrea6727 Месяц назад

      @@SuperFullin é sempre um prazer, assistir o seu canal, cada matéria uma mais bacana q a outra, grandes conhecimentos, pena q muitos caminhões são estrangeiros e os das décadas de 40/60, q vieram pra cá, a maioria não existe mais. Tamo juntos

    • @leonardodiegodesousacorrea6727
      @leonardodiegodesousacorrea6727 Месяц назад

      @@SuperFullin outro pra vc

  • @atirador434fsantos
    @atirador434fsantos Месяц назад +1

    Incrível ñ ter nenhum guardado nas fazendas...

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Grande amigo atirador, de acordo com os Fenemistas pesquisados à época, não restam sobreviventes conhecidos, apenas diferentes peças espalhadas em diversas mãos. Uma pena. Ficamos na torcida para que apareça algum... Obrigado por comentar. Abraço.

  • @rafaelcaceres4731
    @rafaelcaceres4731 Месяц назад +2

    Grande mestre Evandro! Esse talvez é um dos, se não o relato mais importante da indústria de caminhões do Brasil, uma bela história, principalmente por detalhes dessa curiosidade mecânica que está perdida,, mesmo em italiano se acha pouco sobre esse modelo, o sistema de tração é bastante robusto e interessante, acredito só veículos fora de estrada ainda usam tração assim

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Exatamente, meu amigo Rafael. Não fosse pelo manual, muito de seus detalhes técnicos estariam perdidos. Mesmo na Itália são muito raros. Só consegui encontrar os dois exemplares que aparecem no vídeo. O eixo traseiro tipo viga portante parece mesmo muito parrudo. Um belíssimo projeto como um todo. Obrigado pela visita e por comentar!

  • @oldcult317
    @oldcult317 Месяц назад +1

    Objetivo , Correto e Completo,, muito bom 👏👏👏

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Agradeço seu apoio. Continue com a gente. Grande abraço.

  • @janilsoncarlos5910
    @janilsoncarlos5910 Месяц назад +1

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @gustavomoreira6282
    @gustavomoreira6282 Месяц назад

    Interessantíssimo a tecnologia já aplicada na época, como injeção direta camisas úmidas carter de alumínio freio a ar e outras. Muito bacana mas uma pena não existir mais exemplares desse monumental caminhão.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Grande Gustavo, bem observado. Era uma tecnologia avançada para seu tempo. Um belo projeto. Pena que não foi à frente. E pena também não termos nenhum sobrevivente conhecido... Grato pela visita e pelo comentário. Um abraço.

  • @PedroNeto-eh5in
    @PedroNeto-eh5in Месяц назад +1

    Muito Boa explicação

  • @Guga-semnumeros
    @Guga-semnumeros Месяц назад +1

    Que vídeo sensacional!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Que bom que gostou! Continue sintonizado. Um grande abraço.

  • @richardfarias6813
    @richardfarias6813 Месяц назад +1

    Excelente matéria ! Parabéns !

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Fico feliz que você gostou! Continue sintonizado.
      Um grande abraço.

  • @miniscasaroes4317
    @miniscasaroes4317 Месяц назад +1

    DEUS abençoe

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Obrigado, meu caro amigo! A todos nós. Um abraço.

  • @user-pz5ul7td5t
    @user-pz5ul7td5t 21 день назад

    👏👏👏👏👏

  • @paranagetulio9270
    @paranagetulio9270 Месяц назад +2

    Que história bacana os modelos italianos eram mais bonitos

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Grande irmão Paraná, grato pela visita. Sim, houve uma nítida simplificação e redução de custo para facilitar a nacionalização do caminhão. Um forte abraço.

  • @entusiasmonaveia6190
    @entusiasmonaveia6190 Месяц назад +1

    👏👏👏👏👏👏🤩🤩🤩

  • @cvmaio5101
    @cvmaio5101 Месяц назад

    👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷

  • @claudiomoura671
    @claudiomoura671 Месяц назад +1

    Aqui. No. Brasil. Eu. Nunca. Vi. Esses. Caminhões. Explica. Melhor .... Senhor.....🤬🤬🤬🤬🤬

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Sim! Infelizmente não existe nenhum sobrevivente conhecido. O vídeo explica melhor. Obrigado pela visita.

  • @emiliomilner2494
    @emiliomilner2494 Месяц назад +1

    Geralmente se perde o manual mas ainda resta o caminhão. Nesse caso foi o contrário resta um manual mas o caminhão está extinto. Não restou nenhum chassis ou cabine mesmo em mau estado?

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад +1

      Grande Emílio, bem observado. Segundo os Fenemistas pesquisados à época, não havia sobrevivente conhecido, apenas peças espalhadas em diferentes mãos. Sobre o manual, foi um golpe de sorte. Foi encontrado ao acaso, num sebo especializado em literatura automotiva. Obrigado pelo apoio. Abração.

  • @adelmomasettifilho6996
    @adelmomasettifilho6996 Месяц назад +1

    Procuro saber faz muito tempo por que os caminhões e onibus na Italia tinham volante no lado direito pelo menos até final dos anos 60, sendo que a mão de direção era a direita. Alguém saberia me esclarecer?

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Caro Adelmo, excelente pergunta! Já ouvi de veteranos várias versões para explicar o caso do volante do lado direito, mais ou menos fantasiosas. Uma delas: o volante direito deixava o motorista mais próximo dos desfiladeiros das vias do norte do país, permitindo melhor controle e maior segurança... Mas e no caminho inverso? Obrigado pela visita e por comentar!

    • @adelmomasettifilho6996
      @adelmomasettifilho6996 Месяц назад

      @@SuperFullin pois é, e a volta?…
      Já pensei se talvez o Clauzio Carsughi fosse capaz de responder, é italiano, daquela geração, especializado em veículos…

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Tinha outra versão (vou me lembrando aqui...) que dizia que era muito difícil andar pelo interior da Itália e que o volante à direita facilitava a vida do motorista ao pedir informações sobre o trajeto...rsss! Vou me lembrar de outras versões... Em tempo, o Carsughi seria uma boa fonte.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Outras versões dão conta que a Itália seguia a regra dos tempos da tração animal, na qual era mais fácil chicotear o animal com a mão direita...

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      No entanto, a versão que prevalece em diversas fontes é mesmo a da condução em regiões montanhosas, para o motorista ter melhor visão dos limites da via e não se lançar precipício abaixo...

  • @TIGRABRAZIL
    @TIGRABRAZIL Месяц назад +1

    Qual documento que comprova a quantidade "montada" aqui no Brasil? Gostaria de ver este documento! Estes números não tem comprovação técnica nenhuma.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Olá, TIGRABRAZIL! Sim, tem comprovação técnica! Não invento informações. Tudo que entra nos meus vídeos tem critério e comprovação. Os números citados vêm de antigos relatórios de produção da FNM e foram registrados em tese de doutorado da UFRJ. Compre um "Valeu demais" de R$ 500,00 e terei enorme prazer em enviar as evidências oficiais para você. Um abraço e obrigado pelo comentário educado e gentil.

  • @silviosilva1137
    @silviosilva1137 Месяц назад +1

    O cara faz uma matéria mas nem sabe porque e de onde veio nome FE NE ME

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Месяц назад

      Obrigado por comentar! Conheça o livro que escrevi sobre a história da marca e saiba o que significa. Agradeço a gentileza e a fineza de seu comentário. Um abraço.