O problema vem da base, toda escola ou começa com windows e office, ou com um ditro linux que foi instalada em 2007, mas em ambos os casos, ninguem tem a minima vontade de ensinar para o aluno as diferenças, a ler o que tem nos sites( download > next > next > finish), e ai vc se forma e chega na empresa, windows, excell ( com dados q deveriam estar no servidor, mas ficam em planilha "pq é mais facil de ver") e assim vai. A real que a educação para o open source, para o linux só acontece quando o usuário recebe algo muito melhor compensando não pagar, tipo o blender, ou quando o que ele paga ferra ele, como o recall agora. De qualquer forma, achei um ótimo vídeo, tanto informativo quanto como incentivo ao open source!
Sei que tá no video mas é bom reforçar pra quem não viu/leu: A partir do Windows 11, o sistema suporta nativaemente os formatos .RAR e .7Z então não precisa mais do Winrar ou de outros softwares, a menos que seja para coisas especificas, como compactar/descompactar arquivos criptografados com senha ou dividididos em multiplas partes (algo que tem se tornado cada vez mais raro hoje em dia)
O winrar do windows 11, é muito lenta, eu ja comparei, 7zip tem melhor velocidade, e o winrar do win11, é tipo 5x mais lento, o do win ele quebra um galho, mas para descompactar arquivos grande uso 7zip
Até hoje eu não entendo essa tara pelo WinRAR... Mesmo quando ainda utilizava o Windows, eu já usava 7-zip; quando não, o PeaZip... Além de serem grátis, não ficam mostrando mensagem pra comprar como o WinRAR. Bem antes de migrar pro Linux eu já usava muitos apps open source no Windows justamente por serem gratuitos, fazerem seu trabalho e claro, terem código aberto.
Tipo, o único caso que me fez instalar o winrar foi para instalar mods no Snowrunner. Lá você tem que abrir um arquivo .pak (acho que é essa extensão) utilizando o winrar e jogar os arquivos do mod diretamente lá. O 7zip era capaz de abrir o arquivo assim como o Winrar, porém ele dava um erro e ao procurar esse erro na internet a solução que eu achei foi tipo: "Isso é pq vc tá usando o 7zip, use o winrar e ele vai funcionar." e realmente funcionou. Agora, tirando esse caso específico, eu não acho um motivo realmente válido para usar o winrar.
Quando eu era usuário de Windows, utilizava o Windows XP e, infelizmente, usava o programa WinRAR. No entanto, quando comprei meu primeiro notebook no site da Dell com Windows 7, substituí o WinRAR pelo 7zip. O 7zip é um programa excelente e, na minha opinião, é melhor do que o WinRAR.
Esse é o modo de começar a migrar. Quase ninguém precisa de Windows (ou qualquer SO), precisa dos programas que rodam na plataforma. Tanto faz onde você usa o browser ou qualquer outro programa. Então se usar ele no Linux é mais barato e seguro, por que não?
Parei de piratear no dia que alguém tentou entrar na minha conta da Microsoft, isso meio que me levou pro opensource tentando achar alternativas de código aberto pros programas que eu pirateava
Você tá novo, eu sou do tempo que as casas de game tinham Mega Drive, Super Nintendo etc. E era muito bom! Uso LibreOffice há tento tempo que já não sei mais usar Microsoft Office.
As pessoas tenderão a piratear mais, já que agora muitas empresas estão optando por não criar uma versão do tipo lifetime, i.e. "pague X e use para sempre" e optando por "pague X por mês para ter direito de usar nosso software" (basicamente um aluguel). Logo, logo, o Windows entra nessa jogada, perderá ainda mais usuários (sem contar na polêmica recente do Recall que já fez muitos irem testar o Linux), e sem querer, estão fazendo um favor para mais gente correr para o Mac e Linux.
Muitas vezes eu culpo a forma com que a empresa escolheu monetizar também, se fosse mais acessível e menos fdp compraria muitos desses softwares. Adoraria comprar os programas da Adobe e pacote Office uma vez só. Paywall em sites de notícia é algo que não engulo tbm, penso que se deixassem aberto e chegassem a monetizar de outra forma poderiam faturar muito mais.
Até acho válido uma assinatura, porém pra mim deveria ser algo igual tem na jetbrains que vc paga por 1 ano, dai se vc quiser parar de pagar vc pode e seu software fica travado naquela versão, se vc continuar pagando a cada 1 no vc fica com uma versão vitalicia do software
Eu sou um dos que se recusa a fazer assinatura, no geral eu estou migrando para softwares novos ao invés de piratear, muita gente está fazendo isso com o affinity e entre outros.
O problema hoje, software tá virando somente serviço, os custos se elevam muito considerando alguns serviços ou de quantos softwares vc precisa. Né Adobe!?
Isso me lembra uma situação que aconteceu em uma empresa que estava instalando versões do AutoCAD trial e usando em projetos durante 1 mês antes de ativar o licenciamento. Um belo dia chegou um advogado da AutoDesk na empresa já pedindo uma lista de licenças em uso dentro da empresa. Isso gerou uma correria pelos analistas de suporte para desistalar as verões trials das máquina. Isso foi só um aviso para empresa. Imagina se isso é exposto e gera um processo com multas e tudo mais.
Eu já uso softwares creckeados desde 2008 e vou continuar usando, tem medo não, não tenho empresa, é só pra uso doméstico, não tenho nada a temer no meu computador.
Há algum tempo, tomei essa decisão que impactou positivamente meu workflow e produtividade. Foi quando descobri o Fedora, que me conquistou ❤, e comecei a utilizar programas livres e de código aberto que são tão bons quanto os pagos. Como trabalho com programação, a transição foi relativamente fácil, pois a maioria das tecnologias que utilizo são de código aberto. No entanto, acredito que todos deveriam considerar fazer essa mudança, pois ela pode trazer inúmeros benefícios.
Para alguém que mexe com design Adobe é complicado... Sou dev e com windows que fica sofrível o trabalho hahaha, pra mim Linux para trampar é praticamente obrigatório. Lembro de quando tentei trabalhar com docker no windows ou quando tive que instalar uma biblioteca chamada dlib 🤦🏻♂️
Olá dio queria sugirir um tema para ser refletido, existe de facto uma boa alternativa ao Windows mas por vezes são pequenas coisas que nos evitam de mudar...um simples leitor de impressão digital em que o fabricante apenas desenvolveu driver para Windows e não existe qualquer solução compatível com esse modelo no Linux (o fprint não suporta todos os tipos de sensor)...
tem um software q eu uso q eles n vendem mais licença vitalicia, só assinatura, mas é 200 dolares mensal, ai não tem como meu amigo ksks, porem fico feliz em saber q eu estou seguindos os passos sitados nos vídeos (menos para o photoshop é clr, n existe melhor)
6:38 Para que piratear um anti vírus sendo que o Windows defender já é o suficiente? Alias, faz um bom tempo que não uso o desperdício de recurso computacional chamado Avast...
Fora que tudo que a Avast é tipo um Midas inverso: Tudo que toca, vira M A última que ficou emblemática, pra mim, foi quando mataram a Piriform e destruíram o que ainda prestava no CCleaner e Recuva
Já trabalhei em produções em que não era possível utilizar outro programa sem ser o Photoshop, pois o processo desse trabalho não era possível em outro programa, e não utilizar o Photoshop só funciona se não trabalha numa produção com mais pessoas, os outros pelo menos mais pra desenho que é o meu caso só rola pra um trabalho mais solo. Ps: o krita não é um programa vetorial, por mais que tenha uma ferramenta que até quebra um galho nisso
Verdade, se você for trabalhar de designer em empresas, é certeza que vai ser em Corel draw ou illustrator, se você tentar fugir disso só vai atrapalhar, pois a galera do meio vai te enviar arquivos em formatos do tal programa. Aí vc se lasca
Eu uso LibreOffice há mais de 10 anos e Excel há uns 25 anos. Mas o Calc preciso confessar que não supre muitas funções do Excel infelizmente. Porém pra maioria dos usuários pode passar batido... Nem vão notar...
O único motivo pra eu ter um Dualboot com Windows é o Excel, infelizmente nenhuma outra planilha me atende 100%, até gosto do Only Office e uso mas o Excel por enquanto é insubstituível.
Eu nunca mais tive que piratear depois que migrei para Linux. E ironicamente eu só comecei a gastar dinheiro comprando software quando já estava usando Linux. Comprando jogos em promoções da Steam. 😂😂😂 Além disso já baixei a versão pirata de um jogo pra saber se rodava bem na minha máquina. Logo depois comprei o mesmo jogo na Steam. Isso aconteceu mais de uma vez.
Bom vídeo, é interessante procurar vídeo de pessoas que usam esses softwares tentando trocar pro softwares open source "equivalente" no Linux e as razões do pq eles não conseguem, eu uso Linux mint
Duas opções: usar software gratuito ou piratear. Riscos de segurança à parte, o impacto da pirataria de software para uso pessoal é pouquíssimo, só complica mesmo no uso corporativo. Arcar com produtos como o MS Office (hoje, por assinatura, que não se paga para adquirir, mas sim por usar) ou Adobe não rola.
No caso usuario final lado bom usar software de outras empresas e retirar dependecia do office e windows. Curva de aprendizado acaba virando experiencia evita ficar reclamando aparece alguma coisa nova aprender.
11:20 Eu comecei a usar o krita e gostei muito. Photoshop e Gimp são complicados demais para mim (principalmente o Gimp). O Krita é muito fácil de usar pra quem quer apenas editar um .jpg que não precisa de atenção profissional.
Sou designer gráfico e depois de anos pirateando softwares, como windows office e Adobe, assumir o valor dos softwares e embuti-los no meu custo, foi um grande passo pra me formalizar e profissionalizar minha atuação. Afinal eles são a minha ferramenta de trabalho, hoje trabalho com os melhores softwares, atualizados, sem riscos e com valor agregado.
Sensacional o vídeo. Muita inteligência nas alternativas recomendadas, sem clubismo, realmente focando em melhorar a vida de quem tá assistindo. Valeu, equipe Diolinux!
Os ataques não vem de softwares crackeados, a maioria dos golpes vem de anúncios falsos e links clicaveis, os crackers da Cena são muito éticos por incrível que pareça
Isso é verdade, digo por experiência própria no Android. Sempre usei APPS crackeados (sabendo quem fez, porque normalmente os crackers deixam os créditos) e nunca tive problema algum... Toda vez que ouço falar sobre golpes é algo mais "idiota" por parte do usuário de se meter aonde não devia. É o famoso "para concluir a sua compra, me fale qual o código enviado via SMS pro seu celular", é um absurdo kkkkkkkkkkkk
Depende do OS, os softwares crackeados pra windows são os menos seguros. Podem incluir botnets como um amigo aqui já falou, mineradores de Bitcoin, podem ter Keyloggers, e são coisas que geralmente passam despercebidos pelos usuários (mesmo os mais experientes). Isso é mais comum nos "ativadores" de windows, os cracks baseados em substituição de arquivos geralmente são "seguros" já que não executam nada.
Poderia fazer um vídeo sobre o TPM, que era pra ser uma ferramenta de segurança, mas tem sido usado como um Id de hardware e na implementação de DRMs mais difíceis de burlar...
Eu trabalhei com suporte por alguns anos, o que tinha de gente que comprava Mac e usava o Libre Office, mas não sabia usar e ligavam pra gente para "ensinar" eles a mexer (o que não é suporte) e as vezes queriam que a gente instalasse o Office alternativo... Pagar 10k num Mac tudo bem, pagar seguro de suporte tudo bem, agora aprender alguma coisa nova ou pagar direitinho não né!.
Pirataria está virando quase que uma obrigação: streamings caros, com propaganda e baixa qualidade, softwares sem licença vitalícia, só pagando por direito de uso e ainda nossa moeda indo pro ralo. Quando vejo uma empresa com boas práticas dou uma força e mantenho legal, mas quando vejo as coisas que citei acima nem preciso falar... Ps: entendi e gostei do vídeo, só comentei isso devido a uma parte dos comentários.
Tivemos uma visita na empresa que eu trabalhava e fomos correr atrás de software opensource para fugi ro winRar, VS code(epoca era pago) , foxIT , etc.... Em 3 meses resolvemos 99,9% dos software proprietário foram substituído por software libre.
@@hey_leaoexato, lei primeiro mundista que só serve pra proteger ricaço de lucrar menos do que já lucra. Só quem defende essa bizarrice é gringo que sofreu lavagem cerebral e quer chupar bola de CEO de grande empresa. Inclusive, no caso de tecnologia, na maior parte dos casos o detentor desses direitos de propriedade intelectual nem são os desenvolvedores, artistas ou técnicos da parada (e isso é gritantemente óbvio no caso de videogames), é só o CEO atual mesmo da empresa lucrando em cima de trabalho dos outros.
Microsoft Office fez parte da evolução dos computadores substituindo a maquina de escrever,não havia muitas alternativas na época,em que ele foi lançado,os outros e só um control c control v do Microsoft Office
so tenho trabalho para achar coisas sem virus ou spyware, testo com shadown defender ativado, se tudo der certo e nada estranho instalo no pc de verdade kk e nao instalo algo que precise desativar antivirus, nao precisa disso para piratear programas
4 месяца назад
pra quem presta serviços o problema já começa com o profissional não saber precificar seu trabalho, ainda mais que com computador maioria dos serviços são prestação de serviço, não tem insumo somente sua mão de obra, aí sempre tem aquele que não sabe o valor de seu trabalho e cobra baratinho, impossibilitando de pagar pelas ferramentas que usa. o correto seria incluir nos valores o custo da ferramenta assim como o custo do hardware. migrar pra soluções open source costumam ser complicadas quando se trabalha com algum software que é padrão de mercado, tipo os autodesk pra projetos, 3ds max pra modelagem e renderização e por aí vai. se a autodesk lançasse um versão do 3ds max pra Linux e também o corona render, eu iria pro linux sem pensar 2 vezes.
Se o software tem período de teste e vc usa além desse período, também é considerado Pirataria. Tipo o WinRAR por exemplo. Muita gente tá pirateando já por usar além do período de teste que geralmente é 30 dias. Existem soluções de softwares semelhantes à Adobe que vc paga 300 reais e é seu pra sempre(além de avaliação de 180 dias).
O que eu aprendi no Corel Draw eu nunca aprendi no Inkscape. E pra piorar, eu acabei desaprendendo a usar o Corel. Já o Gimp eu consegui domar, mas o bicho continua arisco.
hoje em dia me dou muito bem com com todas as variaçoes open source. Inkscape gimp e blender ja faz muito mais do que eu precisava em especial o inkscape para que sabe usar é uma ferramenta muito poderosa.
Eu acredito que a pirataria no Brasil é mais um reflexo da nossa falta de poder aquisitivo e conhecimento de alternativas do que costume. O próprio Office, se a gente for comparar, tem incompatibilidades com outros suítes e se fazemos um trabalho no Libre, WPS ou Open Office e enviamos para alguém que trabalhe com MS Office, o arquivo fica diferente, quebrado, etc. Enfim, como eu disse anteriormente, a questão é toda de um reflexo da nossa sociedade. Para WinRAR tem 7zip, mas o WinRAR é o mais prático que existe e as pessoas são extremamente cômodas em piratear. Antivírus pirata é o fim da picada.... Por favor, baixem o Kaspersky e não façam alterações nas coisas do Windows e NÃO, o usuário NÃO É o melhor antivírus!
Dionatan, te sigo há algum tempo mas essa primeira dica de procurar versão mais barata foi tão útil quanto à ferramenta da Microsoft que simplesmente recomenda comprar outro laptop já que o Windows 11 não vai funcionar na minha máquina e o Windows 10 não vai perder suporte. (sim vou voltar para Linux, e vou ter que arrumar um jeito de rodar civilization 2 via Wine).
outra dica que também achei um desserviço é recomendar os serviços kinda grátis online como do Office e Google Docs. Seu público é do recorte que se importa com autonomia do usuário, privacidade, etc. Uma coisa o doido do Akita tem razão: Não adianta você usar Linux se tudo que você faz é via web. As big teachs estão no controle do que você faz muito mais do que antes. Me recuso a fazer online algo que eu posso fazer offline. Às vezes os caras ferram a gente do modo mais simples: O serviço simplesmente para de funcionar no seu hardware. Bem ou mal isso nunca vai acontecer num playstation 2 crakeado pra rodar coisa direto de um pendrive.
Antigamente (de 1990 até 2010) software pirata era comum e poucos falavam sobre isso ser errado. Era apresentado como o primeiro caminho, se vc quisesse comprar software não achava onde comprar, não tinha loja pra vender. Assinaturas de software vieram pra ajudar a resolver isso.
Parei de piratear SO lá por 2010 na segunda faculdade onde tive acesso a vários produtos MS gratuitamente, já usava Linux em dual boot há muitos anos, hj, apesar de ter uma extensa biblioteca no Steam, ainda me valho do Steam Verde em algumas ocasiões, acontece que depois que jogo um pouco, ou compro, ou deixo de lado, só me sinto obrigado a gastar tempo em jogos que realmente adquirido
Minha meta de vida é ter a paciência e didática do Dionatan para explicar coisas que parecem ser tão óbvias, mas pelo visto não são, como por exemplo, usar crack em um antivírus lol
Entrei no Linux de cabeça quando um programa que eu pirateava não salvava meu trabalho, justo na véspera em que eu precisava entregá-lo. Quase enlouqueci. Já estou há mais de dez anos no Linux sem o menor problema. Muito importante um vídeo como esse pra mostrar que há alternativas. As pessoas precisam saber.
Rapaz eu até preferia pagar por tudo q eu preciso, mas o Ableton, amplitube, addictive drums, etc, só ai ja pula pra mais de 10k de dolar sem falar q não rodam no linux, aí toda solução q vejo open source sempre têm uma qualidade de inferior quando comparo, realmente a pirataria as vezes é o único caminho se vc não usa o pc pra operações sensíveis como guardar dados, fazer compras, ou ter carteiras de criptomoedas
A mesma coisa com os programas de engenharia. Escritórios grandes conseguem pagar, mas para quem trabalha sozinho é impossível. Os programas usam o modelo de assinatura e variam de 3 a 11 mil por ano! Antigamente dava para comprar a caixinha com o CD e o programa seria meu para sempre.
Windows 10 tambem já busca a maioria dos drivers automaticamente após a instalação. Hj em dia no maximo o usuário pode precisar instalar o driver de video de alguma placa dedicada. Mas os mais basicos o Windows 10 já acha.
Vou citar alguns desafios pessoais e se tiverem solução comenta ai pra colaborar: - documentos feitos pelo office 2013 em diante muitas vezes ficam desarranjados/embaralhados em outras suítes, tipo Libre,WPS,Google Docs (e inacreditávelmente no office 365 free ou Office 2010 pra trás tbm!). Por culpa do curso que eu fazia eles forneciam o template no Microsoft Office 2016, daí tive que piratear pra entregar a atividade. - Photoshop, infelizmente pra mim a interface é mais intuitiva, se o gimp clonasse a interface ficaria Top. - Windows 10-11... Infelizmente roda melhor os jogos e alguns programas. Tentei Proton, Wine, PlayonLinux e Lutris. GTA V, Call of Duty MW II e pegava 20fps ou nem abria, sendo que no Windows vai a 144fps kk. Muitos programas não instalam e se funcionam estão com glitch ou interface bizarra como se a parte proprietária não instalasse. Tentei oa classicos Resident Evil 4 e Need for Speed MW e teve glitch ou não dá pra instalar mods sem crash. De resto uso DaVinci Resolve, 7zip, G-docs, Blender.
O pessoal do Linux não deve saber disso, mas, a pirataria criou uma das maiores maravilhas da informática, o ativador Loader para Windows 7. Ele fazia o trabalho tão bem, que vivenciei casos de pessoas que adquiriram o Windows 7 original e depois, devido problemas de ativação com a Microsoft, passaram a usar o tal Loader. Sua ativação offline e sem desativar antivirus dava uma tranquilidade aos usuários, se ele causava algum problema de segurança, o que é provável, não sei dizer, mas, cumpria muito bem o que prometia e o inclível é que ele funciona até hoje e muitas máquinas ativadas com ele foram atualizadas para o Windows 10 e ficaram 100 % originais aos ohos (tô nem aí) da Microsoft.
O pessoal que tá iniciando no design gráfico.. pouca gente tem condições de usar a suíte Adobe original 💰E são programas padrões no mercado, ñ tem jeito. Fora que em muitas gráficas menores só se utiliza Corel, que também é caro ☠
Eu me engajei no Libre Office uma época, clone do Open Office. Ocorre que ele trabalha de forma diferente do Word e alguns trabalhos acadêmicos ou publicações simplesmente ele não faz. Eu examinei o arquivo e entrei na discussão para resolver algumas questões mas é muito difícil conseguir que os desenvolvedores engajem em uma fork. Hoje o Office 365 é bem razoável e vou dizer que não tem alternativa para além dos trabalhinhos do diário ou um TCC bem simples.
Ótimo vídeo! Outro dia vi um meme sobre esse assunto: era sobre versões grátis de vários softwares da Adobe Phoshop -> Phoshop (cracked) Ilustrator -> Ilustrator (cracked) After Effects -> After Effects (cracked) Premiere -> Premiere (cracked)
Ótimo video como sempre, o legado do Linux muito bem representado pelo seu trabalho. Se um dia me perguntarem sobre quem foi o embaixador do Linux no Br, vou mostrar o seu canal❤
Dio um vídeo bom pra ser feito de novo é de como instalar o Chrome OS por que agora ele está no sistema LinuxLoops que é dedicado exclusivamente para instalar sistemas, usando o LinuxLoops várias coisas ficaram automatizadas basicamente o que é necessário pra instalar é saber o disco que vai ser instalado, a versão compatível e ter conexão com a internet.
o office é gratuito se acessado pelo edge (n sei se por outro navegador tbm), obviamente tem menos funcionalidades, mas o para o que a maioria usa é de boa
14:35 ... essa é a questão ... preciso do MSoffice para converter ... pdf > docx ... editável e utilizável ... pois não existe (ainda) no mundo Linux um conversor no nível do MSoffice (o draw não atende) ... não fosse isso, minha máquina não teria Windows, ainda que eu tenha licenças originais.
comecei a lidar com edição de imagens no gimp, só muitos anos depois aprendi um pouquinho de photoshop mesma coisa com 7zip, sempre usei desde que tenho meu proprio pc daora ver esses costumes que tenho desde a infância, agora aos 22 anos não preciso pensar em mudar esse tipo de coisa... mas que queria ter dinheiro pra pagar um photoshop, eu queria sim. Baixei davince resolve pra lagar o vegas :D Ainda não aprendi a usar
Quem usa WinRAR hoje é porquê não conheceu o 7zip. E percebi que você não falou sobre a pirataria de jogos, o qual eu acho que são o tipo de software mais pirateado, então vou jogar meus dois centavos aqui: a pirataria de jogos é um assunto delicado quando estamos falando de jogos indie e tudo mais, pessoas que realmente ganham o dinheiro a partir das vendas dos jogos. Mas também tem o fato de que o jogo que você compra na loja virtual não é realmente seu, você só compra a licença para poder usar aquele software, então sempre tem o argumento de que "Se comprar não é ter, pirataria não é roubar" (If buying isn't owning, piracy isn't stealing). Você poderia fazer um vídeo sobre isso, já que tocou no assunto 😉
No caso de jogo indie, pirataria é realmente um assunto sensível. Mas no caso de jogo AAA é consenso que a pirataria é necessária Porque não só cai nessa questão de não comprar o jogo de verdade, tem a questão do abuso mercenário das empresas. Pirataria nesse meio não só é uma forma do consumidor se defender de práticas abusivas, como é uma forma de atacar diretamente as empresas que cometem essas práticas Além de ter a questão que empresa grande nunca se prejudica com a pirataria e, na verdade, até enriquecem com ela (só ver o sucesso da Sony no Brasil graças a pirataria do PS2)
Dio, essa semana eu acabei voltando para o Windows, com o coração apertado, por causa do MSOffice. Sou muito fã do LibreOffice, no entanto como os professores com quem trabalho usam o MSOffice e estávamos tendo muito problema de arquivos, principalmente artigos e apresentações, perdendo a formatação de um software para o outro. Uma pena, porque adoro o Debian e o Gnome e todos os outros softwares que trabalho são compatíveis com linux!!!
7-zip, gimp, inkscape, libreoffice, davinci resolve, Kicad, Windows GVGMALL isso que isntalo quando me pedem pra formatar pc e o meu tbm e windows defender
Nanazip é fork do 7 que integra no menu de contexto do win11. Mesmo o windows tendo suporte pra vários formatos eu prefiro ter as opções certinhas num click.
O Photoshop deve ser o último pont de resistencia, mas o Krita tá aí pra isso, a chave de licença do Windows, mesmo que OEM é o que segura esse sistema...
Eu uso programas mais baratinhos e/ou open source e resolve, uma que eu me recuso a usar atualmente são os softwares da adobe, o office eu comprei a licença vitalicia e ja estou usando a 5 anos, tenho usado o movavi para edições de video, paguei 80 reais na época e me atende bem visto que não faço nada muito elaborado, jogos eu prefiro os gratuitos que você vai comprando skin se gostar do jogo...
@@victorhugo3718 Muitos deles ainda são por assinatura, Talvez consumir um FOSS no lugar seria melhor, mas tem alguns produtos que não conseguem ser substituidos
Acredito que o maior problema é o "costume" porque realmente dá pra usar muitas coisas em ferramentas gratuitas, eu pelo menos atualmente raramente uso windows, e quando uso dependendo do que for fazer uso o virtual mesmo, mas acredito que é exatamente isso o costume, igual ao WhatsApp que não é uma ferramenta boa, tendo o telegram muito tempo a frente com muitas funções, mas assim como o windows as pessoas se habituaram a utilizar ele
Eu concordo que muitas vezes a pirataria é um problema de serviço. Eu pirateei muita musica la pelos idos de 2000, inclusive albuns que eu tinha comprado, pois era mais facil baixar e jogar no ipod do que ripar o CD, renomear as musicas, etc. Depois o spotify tornou a legalidade mais facil que a pirataria.
Faz anos que não uso nada pirata. Ou uso software livre, ou eu pago. Não vejo sentido usar windows pirata quando tem o Linux, hoje temos muitas alternativas
Jogos, o impeditivo de muita gente migrar pro Linux, incluindo eu, que uso ele para trabalho mas não migro totalmente por ser muito limitado ainda na parte de jogos.
O ideal é rodar direto do servidor do próprio software, online, versões free e premium, antigamente não era viável devido as taxas de velocidade de internet.
Ótimo vídeo, gosto muito do diolinux. Só uma coisa, a Trybe que está patrociando é aquela empresa que ofereceu curso de 36k prometendo empregabilidade de 92%, depois não conseguiu oferecer vaga o suficiente e deixou um monte de gente (incluído eu) somente com uma dívida que está em 40k e faz todo mundo expor todos os dados bancários, todos os meses, por 5 anos.
Boa noite Dio! Acabei de instalar o POP OS, mas estou com um problema, sempre ligo o pc o pop os aparece sempre a tela de configuração inicial (a tela que vem Bem Vindo ao POP!_OS), e algumas das configurações que faço sempre se desafazem, gostaria de ajuda para essa tela parar de aparecer!!
Eu assinei alguns antivírus Premium para passar no meu pc que estava com vírus, e o único que achou os virus foi o kaspesky, antivírus russo. Fui ler o nome dos vírus e pesquisei e era um vírus russo. Pqp. Tnc. E olha que eu passei vários. Norton. Avast. AVG. Avira. Tudo nas versões Premium teste.
Eu parei de usar antivirus ha anos. A unica coisa q me preocupa hoje é ransonware. Mas como quase tudo meu ta na nuvem, nem ligo muito se criptografar meu pc.
Se tver que piratear o pacote office eu piratiaria com gosto. Antigamente, vc comprava esses softwares em livrarias e lojas especializadas em CD. Hj, eles vendem estes softwares como assinatura mensal. Essa ideia de querer vender algo como um serviço ao invés de um produto é que leva mtas pessoas a piratear um software. A Valve com a Steam é quem combate de forma inteligente a pirataria. Eu msmo nem lembro a última vez que baixei um jogo de PC pirata, algo que era super comum nos anos 90 e 2000. A Steam tem um layout super intuitivo, diversas promoções e preços acessíveis, troca os games que não funcionarem de forma super rápida, e o principal, depois que vc compra o jogo vc tem a segurança que ele será seu, mesmo se no futuro ele for retirado da loja.
O Office ainda tem versão vitalícia, eu comprei e uso. Uma das grandes vantagens de comprar vitalício é que o Office não faz muita diferença ao longos dos anos, estamos em 2024, minha versão comprada é de 2019 e atende perfeitamente bem. Enquanto a Microsoft soltar patches de segurança, não tem nada que te obrigue a fazer upgrade para versão mais nova. O grande problema de usar alternativas ao Office é que todo mundo vai te mandar doc/xls/etc e você vai ter que abrir, e enviar de volta nesses mesmos formatos.
Desde que começei a usar linux que deixei de usar software pirata, até o Reaper paguei e doei para o Linux Mint. Fica bem mais barato que a licença do Windows e não tem requisitos enormes para executar o sistema operativo.
Em um mundo onde a zona de conforto e a resistência a mudanças são predominantes em grande parte de usuários de softwares é um desafio essa questão de procurar alternativas kk
deixa eu pensar... photoshop com certeza windows talvez microsoft office minecraft se contar jogo também (afinal é software) mídia no geral gastei toda a minha potência cerebral, não consigo pensar em mais
Eu não uso o Microsoft Office já faz mais de 2 anos, tendo mudado para o OnlyOffice e o Libreoffice (o primeiro tem melhor usabilidade para formatação de texto, o segundo é muito melhor para lidar com fórmulas matemáticas). Não sinto a menor falta do Microsoft Office.
O problema vem da base, toda escola ou começa com windows e office, ou com um ditro linux que foi instalada em 2007, mas em ambos os casos, ninguem tem a minima vontade de ensinar para o aluno as diferenças, a ler o que tem nos sites( download > next > next > finish), e ai vc se forma e chega na empresa, windows, excell ( com dados q deveriam estar no servidor, mas ficam em planilha "pq é mais facil de ver") e assim vai. A real que a educação para o open source, para o linux só acontece quando o usuário recebe algo muito melhor compensando não pagar, tipo o blender, ou quando o que ele paga ferra ele, como o recall agora. De qualquer forma, achei um ótimo vídeo, tanto informativo quanto como incentivo ao open source!
Sei que tá no video mas é bom reforçar pra quem não viu/leu: A partir do Windows 11, o sistema suporta nativaemente os formatos .RAR e .7Z então não precisa mais do Winrar ou de outros softwares, a menos que seja para coisas especificas, como compactar/descompactar arquivos criptografados com senha ou dividididos em multiplas partes (algo que tem se tornado cada vez mais raro hoje em dia)
O winrar do windows 11, é muito lenta, eu ja comparei, 7zip tem melhor velocidade, e o winrar do win11, é tipo 5x mais lento, o do win ele quebra um galho, mas para descompactar arquivos grande uso 7zip
Sim, mas A compressão e descompressão do windows 11 é muito lenta, absurdamente lenta, só baixar o 7zip que é gratuito.
Até hoje eu não entendo essa tara pelo WinRAR... Mesmo quando ainda utilizava o Windows, eu já usava 7-zip; quando não, o PeaZip... Além de serem grátis, não ficam mostrando mensagem pra comprar como o WinRAR.
Bem antes de migrar pro Linux eu já usava muitos apps open source no Windows justamente por serem gratuitos, fazerem seu trabalho e claro, terem código aberto.
Sim, é pelo que eu vi o 7zip é mais rapido que o winrar.
Tipo, o único caso que me fez instalar o winrar foi para instalar mods no Snowrunner. Lá você tem que abrir um arquivo .pak (acho que é essa extensão) utilizando o winrar e jogar os arquivos do mod diretamente lá.
O 7zip era capaz de abrir o arquivo assim como o Winrar, porém ele dava um erro e ao procurar esse erro na internet a solução que eu achei foi tipo: "Isso é pq vc tá usando o 7zip, use o winrar e ele vai funcionar." e realmente funcionou.
Agora, tirando esse caso específico, eu não acho um motivo realmente válido para usar o winrar.
Quando eu era usuário de Windows, utilizava o Windows XP e, infelizmente, usava o programa WinRAR. No entanto, quando comprei meu primeiro notebook no site da Dell com Windows 7, substituí o WinRAR pelo 7zip. O 7zip é um programa excelente e, na minha opinião, é melhor do que o WinRAR.
Agora que o Windows 11 vai trazer esse suporte de fábrica, o Winrar vai deixar de ser útil.
E pro 11 tem o nanazip que é fork e integra no menu de contexto novo. Acho que o pessoal simplesmente não conhece outros.
Mesmo antes de usar o Linux, eu já usava, no Windows, Inkscape, Gimp, Audacity e outros open sources para fazer o que eu preciso.
Eu também. Só que lembro que alguns programas open source no início só tinham versão pro Linux como o Kdenlive e Ungoogled Chromium.
Esse é o modo de começar a migrar. Quase ninguém precisa de Windows (ou qualquer SO), precisa dos programas que rodam na plataforma. Tanto faz onde você usa o browser ou qualquer outro programa. Então se usar ele no Linux é mais barato e seguro, por que não?
vdd, audacity uso até hoje pra tirar ruido de audio pros meus videos no yt kkkkkk
Parei de piratear no dia que alguém tentou entrar na minha conta da Microsoft, isso meio que me levou pro opensource tentando achar alternativas de código aberto pros programas que eu pirateava
Eita perigoso hein
O dia que entraram na minha conta da nuuvem e compraram Minecraft foi um dos dias mais engraçados e felizes da minha vida
Acho que aconteceu comigo, minha conta da Microsoft foi suspensa do nada.
@@Padeiropaomuito KGado 🤯😂
Ainda bem que uso windows. Jacksparrow é muito mais legal que programas Grátis
Muito legal abordar este tema Dio!
~ meu torrent estalando com 2tb de série e filme
O meu tbm, e seedando 24/7
Inclusive com o próprio Utorrent pirateado do ThePirateBay
@@filipekaizer9760 O cara pirateia até a pirateação KKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Você tá novo, eu sou do tempo que as casas de game tinham Mega Drive, Super Nintendo etc. E era muito bom! Uso LibreOffice há tento tempo que já não sei mais usar Microsoft Office.
As pessoas tenderão a piratear mais, já que agora muitas empresas estão optando por não criar uma versão do tipo lifetime, i.e. "pague X e use para sempre" e optando por "pague X por mês para ter direito de usar nosso software" (basicamente um aluguel). Logo, logo, o Windows entra nessa jogada, perderá ainda mais usuários (sem contar na polêmica recente do Recall que já fez muitos irem testar o Linux), e sem querer, estão fazendo um favor para mais gente correr para o Mac e Linux.
Muitas vezes eu culpo a forma com que a empresa escolheu monetizar também, se fosse mais acessível e menos fdp compraria muitos desses softwares. Adoraria comprar os programas da Adobe e pacote Office uma vez só.
Paywall em sites de notícia é algo que não engulo tbm, penso que se deixassem aberto e chegassem a monetizar de outra forma poderiam faturar muito mais.
Até acho válido uma assinatura, porém pra mim deveria ser algo igual tem na jetbrains que vc paga por 1 ano, dai se vc quiser parar de pagar vc pode e seu software fica travado naquela versão, se vc continuar pagando a cada 1 no vc fica com uma versão vitalicia do software
Já tem versão de windows com assinatura kkkkkk
Sem falar do Microsoft 365
Quanto ao Office, existe a versão que você paga uma vez só! O único porém é não permitir atualizações!
Eu sou um dos que se recusa a fazer assinatura, no geral eu estou migrando para softwares novos ao invés de piratear, muita gente está fazendo isso com o affinity e entre outros.
O problema hoje, software tá virando somente serviço, os custos se elevam muito considerando alguns serviços ou de quantos softwares vc precisa. Né Adobe!?
Isso me lembra uma situação que aconteceu em uma empresa que estava instalando versões do AutoCAD trial e usando em projetos durante 1 mês antes de ativar o licenciamento. Um belo dia chegou um advogado da AutoDesk na empresa já pedindo uma lista de licenças em uso dentro da empresa. Isso gerou uma correria pelos analistas de suporte para desistalar as verões trials das máquina. Isso foi só um aviso para empresa. Imagina se isso é exposto e gera um processo com multas e tudo mais.
Eu já uso softwares creckeados desde 2008 e vou continuar usando, tem medo não, não tenho empresa, é só pra uso doméstico, não tenho nada a temer no meu computador.
Há algum tempo, tomei essa decisão que impactou positivamente meu workflow e produtividade. Foi quando descobri o Fedora, que me conquistou ❤, e comecei a utilizar programas livres e de código aberto que são tão bons quanto os pagos. Como trabalho com programação, a transição foi relativamente fácil, pois a maioria das tecnologias que utilizo são de código aberto. No entanto, acredito que todos deveriam considerar fazer essa mudança, pois ela pode trazer inúmeros benefícios.
Para alguém que mexe com design Adobe é complicado...
Sou dev e com windows que fica sofrível o trabalho hahaha, pra mim Linux para trampar é praticamente obrigatório. Lembro de quando tentei trabalhar com docker no windows ou quando tive que instalar uma biblioteca chamada dlib 🤦🏻♂️
Olá dio queria sugirir um tema para ser refletido, existe de facto uma boa alternativa ao Windows mas por vezes são pequenas coisas que nos evitam de mudar...um simples leitor de impressão digital em que o fabricante apenas desenvolveu driver para Windows e não existe qualquer solução compatível com esse modelo no Linux (o fprint não suporta todos os tipos de sensor)...
tem um software q eu uso q eles n vendem mais licença vitalicia, só assinatura, mas é 200 dolares mensal, ai não tem como meu amigo ksks, porem fico feliz em saber q eu estou seguindos os passos sitados nos vídeos (menos para o photoshop é clr, n existe melhor)
11:21 Krita pra desenho vetorial???? isso ta errado. Krita é raster apenas, com ALGUMAS features de vetor, mas vetor NÃO É o foco do projeto
pra vetor open source tem o Inkscape que eu acho mt melhor que o proprio illustrator que ja me deu mt dor de cabeça
6:38 Para que piratear um anti vírus sendo que o Windows defender já é o suficiente? Alias, faz um bom tempo que não uso o desperdício de recurso computacional chamado Avast...
defender e mallware bites (versão gratuita)
Fora que tudo que a Avast é tipo um Midas inverso: Tudo que toca, vira M
A última que ficou emblemática, pra mim, foi quando mataram a Piriform e destruíram
o que ainda prestava no CCleaner e Recuva
Panda Free tbm é melhor do que um Avast da vida
Kaspersky o melhor. Avast é uma porcaria
O melhor antivírus de todos é o usuário consciente que sabe onde clica!
Já trabalhei em produções em que não era possível utilizar outro programa sem ser o Photoshop, pois o processo desse trabalho não era possível em outro programa, e não utilizar o Photoshop só funciona se não trabalha numa produção com mais pessoas, os outros pelo menos mais pra desenho que é o meu caso só rola pra um trabalho mais solo. Ps: o krita não é um programa vetorial, por mais que tenha uma ferramenta que até quebra um galho nisso
Verdade, se você for trabalhar de designer em empresas, é certeza que vai ser em Corel draw ou illustrator, se você tentar fugir disso só vai atrapalhar, pois a galera do meio vai te enviar arquivos em formatos do tal programa. Aí vc se lasca
@@hiukasgaming é, depende muito de como tão os arquivos em vetor também, só de aplicar máscara em algum programa pode dar xabu
Que vídeo valioso! Quero mudar para Linux e isso me abriu os olhos. Já procuro a vida sem pirataria e isso é maravilhoso. Independência!
Eu uso LibreOffice há mais de 10 anos e Excel há uns 25 anos. Mas o Calc preciso confessar que não supre muitas funções do Excel infelizmente. Porém pra maioria dos usuários pode passar batido... Nem vão notar...
O único motivo pra eu ter um Dualboot com Windows é o Excel, infelizmente nenhuma outra planilha me atende 100%, até gosto do Only Office e uso mas o Excel por enquanto é insubstituível.
Eu nunca mais tive que piratear depois que migrei para Linux.
E ironicamente eu só comecei a gastar dinheiro comprando software quando já estava usando Linux. Comprando jogos em promoções da Steam. 😂😂😂
Além disso já baixei a versão pirata de um jogo pra saber se rodava bem na minha máquina. Logo depois comprei o mesmo jogo na Steam. Isso aconteceu mais de uma vez.
É para isso que serve demo. 😅
@@freitascjrarranja uma demo do cyberpunk ai pra gente
Eu baixei a versão pirata do jogo Stardew Valley para ver se rodava, depois comprei na Steam😂
@@jp4101 papo de quem pirateia porque quer. Não justifica. Coisa se vagabundo.
@@freitascjr e quando o jogo não tem demo?
Zorin é vida! Fiquei muito tempo longe de linux, e voltei esse ano! Está muito bom e fluido!
Bom vídeo, é interessante procurar vídeo de pessoas que usam esses softwares tentando trocar pro softwares open source "equivalente" no Linux e as razões do pq eles não conseguem, eu uso Linux mint
Duas opções: usar software gratuito ou piratear. Riscos de segurança à parte, o impacto da pirataria de software para uso pessoal é pouquíssimo, só complica mesmo no uso corporativo. Arcar com produtos como o MS Office (hoje, por assinatura, que não se paga para adquirir, mas sim por usar) ou Adobe não rola.
No caso usuario final lado bom usar software de outras empresas e retirar dependecia do office e windows. Curva de aprendizado acaba virando experiencia evita ficar reclamando aparece alguma coisa nova aprender.
Uso os softwares da Affinity há quase 4 anos, paguei e não me arrependo.
11:20 Eu comecei a usar o krita e gostei muito. Photoshop e Gimp são complicados demais para mim (principalmente o Gimp). O Krita é muito fácil de usar pra quem quer apenas editar um .jpg que não precisa de atenção profissional.
Sou designer gráfico e depois de anos pirateando softwares, como windows office e Adobe, assumir o valor dos softwares e embuti-los no meu custo, foi um grande passo pra me formalizar e profissionalizar minha atuação. Afinal eles são a minha ferramenta de trabalho, hoje trabalho com os melhores softwares, atualizados, sem riscos e com valor agregado.
Sensacional o vídeo. Muita inteligência nas alternativas recomendadas, sem clubismo, realmente focando em melhorar a vida de quem tá assistindo. Valeu, equipe Diolinux!
Os ataques não vem de softwares crackeados, a maioria dos golpes vem de anúncios falsos e links clicaveis, os crackers da Cena são muito éticos por incrível que pareça
Isso é verdade, digo por experiência própria no Android. Sempre usei APPS crackeados (sabendo quem fez, porque normalmente os crackers deixam os créditos) e nunca tive problema algum... Toda vez que ouço falar sobre golpes é algo mais "idiota" por parte do usuário de se meter aonde não devia.
É o famoso "para concluir a sua compra, me fale qual o código enviado via SMS pro seu celular", é um absurdo kkkkkkkkkkkk
Muitos desses softwares possuem botnets.
Depende do OS, os softwares crackeados pra windows são os menos seguros. Podem incluir botnets como um amigo aqui já falou, mineradores de Bitcoin, podem ter Keyloggers, e são coisas que geralmente passam despercebidos pelos usuários (mesmo os mais experientes). Isso é mais comum nos "ativadores" de windows, os cracks baseados em substituição de arquivos geralmente são "seguros" já que não executam nada.
Os ataques não vêm de softwares crackeados😂😂😂😂😂😂😂. Sabe de nada inocente.
Nao exclui possibilidade baixar algum algum tipo malware, grande nao sabe ñ se preocupa ou tem conhecimento para analisar app.
Poderia fazer um vídeo sobre o TPM, que era pra ser uma ferramenta de segurança, mas tem sido usado como um Id de hardware e na implementação de DRMs mais difíceis de burlar...
Eu trabalhei com suporte por alguns anos, o que tinha de gente que comprava Mac e usava o Libre Office, mas não sabia usar e ligavam pra gente para "ensinar" eles a mexer (o que não é suporte) e as vezes queriam que a gente instalasse o Office alternativo... Pagar 10k num Mac tudo bem, pagar seguro de suporte tudo bem, agora aprender alguma coisa nova ou pagar direitinho não né!.
Pirataria está virando quase que uma obrigação: streamings caros, com propaganda e baixa qualidade, softwares sem licença vitalícia, só pagando por direito de uso e ainda nossa moeda indo pro ralo.
Quando vejo uma empresa com boas práticas dou uma força e mantenho legal, mas quando vejo as coisas que citei acima nem preciso falar...
Ps: entendi e gostei do vídeo, só comentei isso devido a uma parte dos comentários.
Tivemos uma visita na empresa que eu trabalhava e fomos correr atrás de software opensource para fugi ro winRar, VS code(epoca era pago) , foxIT , etc....
Em 3 meses resolvemos 99,9% dos software proprietário foram substituído por software libre.
Usar linux me fez viver em legalidade.
@@flaviogomesdesouza1412 mas está tudo registrado quando vc for prestar contas com São Pedro.
ja vi zorin pro no torrent
Linux é vida!
Propriedade intelectual não existe e a galera não tá pronta pra esse assunto...
@@hey_leaoexato, lei primeiro mundista que só serve pra proteger ricaço de lucrar menos do que já lucra. Só quem defende essa bizarrice é gringo que sofreu lavagem cerebral e quer chupar bola de CEO de grande empresa. Inclusive, no caso de tecnologia, na maior parte dos casos o detentor desses direitos de propriedade intelectual nem são os desenvolvedores, artistas ou técnicos da parada (e isso é gritantemente óbvio no caso de videogames), é só o CEO atual mesmo da empresa lucrando em cima de trabalho dos outros.
WPS Office tem uma compatibilidade boa com MS Office. E tem uma versão - até uma certa versão, que funciona VBA.
Microsoft Office fez parte da evolução dos computadores substituindo a maquina de escrever,não havia muitas alternativas na época,em que ele foi lançado,os outros e só um control c control v do Microsoft Office
Eu lembro de ter o Avast ativado até 2048, isso na época do Windows 7 😂
Uso Libre e Gimp a anos. Inclusive prefiro o Libre para importar arquivos csv e equivalentes, muito bom controle de importação dele.
so tenho trabalho para achar coisas sem virus ou spyware, testo com shadown defender ativado, se tudo der certo e nada estranho instalo no pc de verdade kk e nao instalo algo que precise desativar antivirus, nao precisa disso para piratear programas
pra quem presta serviços o problema já começa com o profissional não saber precificar seu trabalho, ainda mais que com computador maioria dos serviços são prestação de serviço, não tem insumo somente sua mão de obra, aí sempre tem aquele que não sabe o valor de seu trabalho e cobra baratinho, impossibilitando de pagar pelas ferramentas que usa. o correto seria incluir nos valores o custo da ferramenta assim como o custo do hardware.
migrar pra soluções open source costumam ser complicadas quando se trabalha com algum software que é padrão de mercado, tipo os autodesk pra projetos, 3ds max pra modelagem e renderização e por aí vai.
se a autodesk lançasse um versão do 3ds max pra Linux e também o corona render, eu iria pro linux sem pensar 2 vezes.
Se o software tem período de teste e vc usa além desse período, também é considerado Pirataria. Tipo o WinRAR por exemplo. Muita gente tá pirateando já por usar além do período de teste que geralmente é 30 dias.
Existem soluções de softwares semelhantes à Adobe que vc paga 300 reais e é seu pra sempre(além de avaliação de 180 dias).
O que eu aprendi no Corel Draw eu nunca aprendi no Inkscape. E pra piorar, eu acabei desaprendendo a usar o Corel. Já o Gimp eu consegui domar, mas o bicho continua arisco.
hoje em dia me dou muito bem com com todas as variaçoes open source. Inkscape gimp e blender ja faz muito mais do que eu precisava em especial o inkscape para que sabe usar é uma ferramenta muito poderosa.
Eu acredito que a pirataria no Brasil é mais um reflexo da nossa falta de poder aquisitivo e conhecimento de alternativas do que costume.
O próprio Office, se a gente for comparar, tem incompatibilidades com outros suítes e se fazemos um trabalho no Libre, WPS ou Open Office e enviamos para alguém que trabalhe com MS Office, o arquivo fica diferente, quebrado, etc.
Enfim, como eu disse anteriormente, a questão é toda de um reflexo da nossa sociedade.
Para WinRAR tem 7zip, mas o WinRAR é o mais prático que existe e as pessoas são extremamente cômodas em piratear.
Antivírus pirata é o fim da picada.... Por favor, baixem o Kaspersky e não façam alterações nas coisas do Windows e NÃO, o usuário NÃO É o melhor antivírus!
foda antigamente vc usava o livre e ia abri em word e desformatava tudo n dava compatibilidade, hj melhorou muito
Eu crio os designs da minha igreja com Inkscape, Krita, Darktable e Canva. Estou treinando uma equipe neste momento.
Faço o mesmo! Uso inkscape e GIMP
Dionatan, te sigo há algum tempo mas essa primeira dica de procurar versão mais barata foi tão útil quanto à ferramenta da Microsoft que simplesmente recomenda comprar outro laptop já que o Windows 11 não vai funcionar na minha máquina e o Windows 10 não vai perder suporte. (sim vou voltar para Linux, e vou ter que arrumar um jeito de rodar civilization 2 via Wine).
outra dica que também achei um desserviço é recomendar os serviços kinda grátis online como do Office e Google Docs. Seu público é do recorte que se importa com autonomia do usuário, privacidade, etc. Uma coisa o doido do Akita tem razão: Não adianta você usar Linux se tudo que você faz é via web. As big teachs estão no controle do que você faz muito mais do que antes. Me recuso a fazer online algo que eu posso fazer offline. Às vezes os caras ferram a gente do modo mais simples: O serviço simplesmente para de funcionar no seu hardware. Bem ou mal isso nunca vai acontecer num playstation 2 crakeado pra rodar coisa direto de um pendrive.
Antigamente (de 1990 até 2010) software pirata era comum e poucos falavam sobre isso ser errado. Era apresentado como o primeiro caminho, se vc quisesse comprar software não achava onde comprar, não tinha loja pra vender.
Assinaturas de software vieram pra ajudar a resolver isso.
Parei de piratear SO lá por 2010 na segunda faculdade onde tive acesso a vários produtos MS gratuitamente, já usava Linux em dual boot há muitos anos, hj, apesar de ter uma extensa biblioteca no Steam, ainda me valho do Steam Verde em algumas ocasiões, acontece que depois que jogo um pouco, ou compro, ou deixo de lado, só me sinto obrigado a gastar tempo em jogos que realmente adquirido
Minha meta de vida é ter a paciência e didática do Dionatan para explicar coisas que parecem ser tão óbvias, mas pelo visto não são, como por exemplo, usar crack em um antivírus lol
"E se você fosse um programador?" Cara, programador ainda é classe trabalhadora e assalariado, não um dono bilionário de big tech.
Entrei no Linux de cabeça quando um programa que eu pirateava não salvava meu trabalho, justo na véspera em que eu precisava entregá-lo. Quase enlouqueci. Já estou há mais de dez anos no Linux sem o menor problema. Muito importante um vídeo como esse pra mostrar que há alternativas. As pessoas precisam saber.
Aí chega a Ubisoft pra lembrar a galera que comprar software (games) n te faz dono do mesmo, e aí?
Rapaz eu até preferia pagar por tudo q eu preciso, mas o Ableton, amplitube, addictive drums, etc, só ai ja pula pra mais de 10k de dolar sem falar q não rodam no linux, aí toda solução q vejo open source sempre têm uma qualidade de inferior quando comparo, realmente a pirataria as vezes é o único caminho se vc não usa o pc pra operações sensíveis como guardar dados, fazer compras, ou ter carteiras de criptomoedas
A mesma coisa com os programas de engenharia. Escritórios grandes conseguem pagar, mas para quem trabalha sozinho é impossível. Os programas usam o modelo de assinatura e variam de 3 a 11 mil por ano!
Antigamente dava para comprar a caixinha com o CD e o programa seria meu para sempre.
Verdade cara, no mundo do áudio profissional o opensource ainda tá a anos luz atrás do padrão. É uma pena, eu adoraria produzir tudo no Linux.
Windows 10 tambem já busca a maioria dos drivers automaticamente após a instalação. Hj em dia no maximo o usuário pode precisar instalar o driver de video de alguma placa dedicada. Mas os mais basicos o Windows 10 já acha.
Vou citar alguns desafios pessoais e se tiverem solução comenta ai pra colaborar:
- documentos feitos pelo office 2013 em diante muitas vezes ficam desarranjados/embaralhados em outras suítes, tipo Libre,WPS,Google Docs (e inacreditávelmente no office 365 free ou Office 2010 pra trás tbm!). Por culpa do curso que eu fazia eles forneciam o template no Microsoft Office 2016, daí tive que piratear pra entregar a atividade.
- Photoshop, infelizmente pra mim a interface é mais intuitiva, se o gimp clonasse a interface ficaria Top.
- Windows 10-11... Infelizmente roda melhor os jogos e alguns programas. Tentei Proton, Wine, PlayonLinux e Lutris. GTA V, Call of Duty MW II e pegava 20fps ou nem abria, sendo que no Windows vai a 144fps kk. Muitos programas não instalam e se funcionam estão com glitch ou interface bizarra como se a parte proprietária não instalasse. Tentei oa classicos Resident Evil 4 e Need for Speed MW e teve glitch ou não dá pra instalar mods sem crash.
De resto uso DaVinci Resolve, 7zip, G-docs, Blender.
O pessoal do Linux não deve saber disso, mas, a pirataria criou uma das maiores maravilhas da informática, o ativador Loader para Windows 7. Ele fazia o trabalho tão bem, que vivenciei casos de pessoas que adquiriram o Windows 7 original e depois, devido problemas de ativação com a Microsoft, passaram a usar o tal Loader. Sua ativação offline e sem desativar antivirus dava uma tranquilidade aos usuários, se ele causava algum problema de segurança, o que é provável, não sei dizer, mas, cumpria muito bem o que prometia e o inclível é que ele funciona até hoje e muitas máquinas ativadas com ele foram atualizadas para o Windows 10 e ficaram 100 % originais aos ohos (tô nem aí) da Microsoft.
O pessoal que tá iniciando no design gráfico.. pouca gente tem condições de usar a suíte Adobe original 💰E são programas padrões no mercado, ñ tem jeito. Fora que em muitas gráficas menores só se utiliza Corel, que também é caro ☠
Rapaz que vídeo maravilhoso! Parabéns Dio! Os seus vídeos são sempre muito enriquecedores! Valeu
Eu me engajei no Libre Office uma época, clone do Open Office. Ocorre que ele trabalha de forma diferente do Word e alguns trabalhos acadêmicos ou publicações simplesmente ele não faz. Eu examinei o arquivo e entrei na discussão para resolver algumas questões mas é muito difícil conseguir que os desenvolvedores engajem em uma fork. Hoje o Office 365 é bem razoável e vou dizer que não tem alternativa para além dos trabalhinhos do diário ou um TCC bem simples.
Conseguiu complementar o Baboo, muito bem explicado.
Ótimo vídeo! Outro dia vi um meme sobre esse assunto:
era sobre versões grátis de vários softwares da Adobe
Phoshop -> Phoshop (cracked)
Ilustrator -> Ilustrator (cracked)
After Effects -> After Effects (cracked)
Premiere -> Premiere (cracked)
MELHOR VIDEO, assunto serio, mais com um humor PERFEITO.
Ótimo video como sempre, o legado do Linux muito bem representado pelo seu trabalho. Se um dia me perguntarem sobre quem foi o embaixador do Linux no Br, vou mostrar o seu canal❤
Dio um vídeo bom pra ser feito de novo é de como instalar o Chrome OS por que agora ele está no sistema LinuxLoops que é dedicado exclusivamente para instalar sistemas, usando o LinuxLoops várias coisas ficaram automatizadas basicamente o que é necessário pra instalar é saber o disco que vai ser instalado, a versão compatível e ter conexão com a internet.
Parabéns, Dio, você conseguiu de novo, mais um excelente vídeo 💎
Dio tá certíssimo mas faltou comentar que piratear produtos da adobe é sempre moralmente correto
Correto tipo piratear nintendo..kkk
@@_JoseHenrique_ EXATAMENTE
Da Nintendo mais ainda, gostoso demais.
o office é gratuito se acessado pelo edge (n sei se por outro navegador tbm), obviamente tem menos funcionalidades, mas o para o que a maioria usa é de boa
14:35 ... essa é a questão ... preciso do MSoffice para converter ... pdf > docx ... editável e utilizável ... pois não existe (ainda) no mundo Linux um conversor no nível do MSoffice (o draw não atende) ... não fosse isso, minha máquina não teria Windows, ainda que eu tenha licenças originais.
comecei a lidar com edição de imagens no gimp, só muitos anos depois aprendi um pouquinho de photoshop
mesma coisa com 7zip, sempre usei desde que tenho meu proprio pc
daora ver esses costumes que tenho desde a infância, agora aos 22 anos não preciso pensar em mudar esse tipo de coisa...
mas que queria ter dinheiro pra pagar um photoshop, eu queria sim.
Baixei davince resolve pra lagar o vegas :D Ainda não aprendi a usar
Quem usa WinRAR hoje é porquê não conheceu o 7zip. E percebi que você não falou sobre a pirataria de jogos, o qual eu acho que são o tipo de software mais pirateado, então vou jogar meus dois centavos aqui: a pirataria de jogos é um assunto delicado quando estamos falando de jogos indie e tudo mais, pessoas que realmente ganham o dinheiro a partir das vendas dos jogos. Mas também tem o fato de que o jogo que você compra na loja virtual não é realmente seu, você só compra a licença para poder usar aquele software, então sempre tem o argumento de que "Se comprar não é ter, pirataria não é roubar" (If buying isn't owning, piracy isn't stealing). Você poderia fazer um vídeo sobre isso, já que tocou no assunto 😉
tem ferramentas online gratuitas também!
No caso de jogo indie, pirataria é realmente um assunto sensível. Mas no caso de jogo AAA é consenso que a pirataria é necessária
Porque não só cai nessa questão de não comprar o jogo de verdade, tem a questão do abuso mercenário das empresas. Pirataria nesse meio não só é uma forma do consumidor se defender de práticas abusivas, como é uma forma de atacar diretamente as empresas que cometem essas práticas
Além de ter a questão que empresa grande nunca se prejudica com a pirataria e, na verdade, até enriquecem com ela (só ver o sucesso da Sony no Brasil graças a pirataria do PS2)
@@garudadrakon4728 Pior que pirateando voce tambem está ajudando com engajamento kk o certo é não fazer nada, compra quando ficar barato
Que eu saiba ele já fez um vídeo sobre isso, ou pelo menos já falou sobre esse assunto em algum vídeo.
Já vi gente falando que prefere o Winrar só porque é mais bonito que o 7zip
Dio, essa semana eu acabei voltando para o Windows, com o coração apertado, por causa do MSOffice. Sou muito fã do LibreOffice, no entanto como os professores com quem trabalho usam o MSOffice e estávamos tendo muito problema de arquivos, principalmente artigos e apresentações, perdendo a formatação de um software para o outro. Uma pena, porque adoro o Debian e o Gnome e todos os outros softwares que trabalho são compatíveis com linux!!!
Já tentou o OnlyOffice? A compatibilidade dele com os arquivos do MS Office é muito boa.
@@j03rn4ll acho que usei em 2018, quando teste várias alternativas ao MS, mas vou fazer um novo teste, muito obrigado!!!
O photoshop e o unico que eu não posso usar alternativas(de forma profissional), mas o gimp e excelente para desenhar e fazer algumas coisas basicas.
Esse ano eu parei de piratear o office e fui pro libre office, graças a um vídeo seu
Boa tarde, Diolinux, tudo bem! Poderia fazer um video tutorial de dual boot com linux e chrome os flex? Seria possível?
7-zip, gimp, inkscape, libreoffice, davinci resolve, Kicad, Windows GVGMALL isso que isntalo quando me pedem pra formatar pc e o meu tbm e windows defender
porque linux tem apps da macrosoft e apple e alguns até android , mas vc pode usar o tema e ate mesmo deixa com a cara do windows, com o zorin os ...
Nanazip é fork do 7 que integra no menu de contexto do win11. Mesmo o windows tendo suporte pra vários formatos eu prefiro ter as opções certinhas num click.
O Mint é muito bom. Ressuscitei um laptop antigo com ele.
O Photoshop deve ser o último pont de resistencia, mas o Krita tá aí pra isso, a chave de licença do Windows, mesmo que OEM é o que segura esse sistema...
Krita é uma melhor alternativa ao Photoshop que o GIMP. Não sei pq é tão menos falado. É não é só na parte de pintura mas no geral.
@@alisonoliveira898 por que comercialmente não é viável, atualmente o Krita não é muito compatível com o fluxo de trabalho que usa Adobe.
Eu uso programas mais baratinhos e/ou open source e resolve, uma que eu me recuso a usar atualmente são os softwares da adobe, o office eu comprei a licença vitalicia e ja estou usando a 5 anos, tenho usado o movavi para edições de video, paguei 80 reais na época e me atende bem visto que não faço nada muito elaborado, jogos eu prefiro os gratuitos que você vai comprando skin se gostar do jogo...
Piratear ainda é muito comum, ainda mais no nosso país q as coisas não são tão acessíveis assim
Concordo. Queremos consumir, e tudo é caro. Possível gastar 10, 50, 300 reais ou mais e. Softwares mas fará falta sim.
@@victorhugo3718 Muitos deles ainda são por assinatura, Talvez consumir um FOSS no lugar seria melhor, mas tem alguns produtos que não conseguem ser substituidos
Acredito que o maior problema é o "costume" porque realmente dá pra usar muitas coisas em ferramentas gratuitas, eu pelo menos atualmente raramente uso windows, e quando uso dependendo do que for fazer uso o virtual mesmo, mas acredito que é exatamente isso o costume, igual ao WhatsApp que não é uma ferramenta boa, tendo o telegram muito tempo a frente com muitas funções, mas assim como o windows as pessoas se habituaram a utilizar ele
Eu concordo que muitas vezes a pirataria é um problema de serviço. Eu pirateei muita musica la pelos idos de 2000, inclusive albuns que eu tinha comprado, pois era mais facil baixar e jogar no ipod do que ripar o CD, renomear as musicas, etc. Depois o spotify tornou a legalidade mais facil que a pirataria.
Faz anos que não uso nada pirata. Ou uso software livre, ou eu pago. Não vejo sentido usar windows pirata quando tem o Linux, hoje temos muitas alternativas
Jogos, o impeditivo de muita gente migrar pro Linux, incluindo eu, que uso ele para trabalho mas não migro totalmente por ser muito limitado ainda na parte de jogos.
O ideal é rodar direto do servidor do próprio software, online, versões free e premium, antigamente não era viável devido as taxas de velocidade de internet.
Para substituir o winrar, eu uso o 7zip, é maravilhoso
Tá na hora do Diolinux ser chamado pro Flow
Ótimo vídeo, gosto muito do diolinux. Só uma coisa, a Trybe que está patrociando é aquela empresa que ofereceu curso de 36k prometendo empregabilidade de 92%, depois não conseguiu oferecer vaga o suficiente e deixou um monte de gente (incluído eu) somente com uma dívida que está em 40k e faz todo mundo expor todos os dados bancários, todos os meses, por 5 anos.
Essa cena do advogado foi demais kkkk
Boa noite Dio! Acabei de instalar o POP OS, mas estou com um problema, sempre ligo o pc o pop os aparece sempre a tela de configuração inicial (a tela que vem Bem Vindo ao POP!_OS), e algumas das configurações que faço sempre se desafazem, gostaria de ajuda para essa tela parar de aparecer!!
Olá meu camarada, uma pergunta ou mesmo uma duvida, o termo mais adequado ou mais "normal" seria pirata ou copia?
Existe diferença de performance entre usar windows em uma máquina virtual e usar em um conteiner???
Quem não usou ainda, recomendo usarem o Linux Mint é excelente.
Ou Zorin, recomendo ambos.
ou LUBUNTU
Ou Ubuntu kkk
PopOS
Tulkas tem um ótimo video sobre pirataria em jogos e seu dilema
Escutem essa: trampava numa empresa e o antivírus pago não acusou nada... Aí chegou o Eng. rodou um piratão e achamos o maldito 😂😂😂
Eu assinei alguns antivírus Premium para passar no meu pc que estava com vírus, e o único que achou os virus foi o kaspesky, antivírus russo. Fui ler o nome dos vírus e pesquisei e era um vírus russo. Pqp. Tnc. E olha que eu passei vários. Norton. Avast. AVG. Avira. Tudo nas versões Premium teste.
Eu parei de usar antivirus ha anos. A unica coisa q me preocupa hoje é ransonware. Mas como quase tudo meu ta na nuvem, nem ligo muito se criptografar meu pc.
Se tver que piratear o pacote office eu piratiaria com gosto. Antigamente, vc comprava esses softwares em livrarias e lojas especializadas em CD. Hj, eles vendem estes softwares como assinatura mensal. Essa ideia de querer vender algo como um serviço ao invés de um produto é que leva mtas pessoas a piratear um software. A Valve com a Steam é quem combate de forma inteligente a pirataria. Eu msmo nem lembro a última vez que baixei um jogo de PC pirata, algo que era super comum nos anos 90 e 2000. A Steam tem um layout super intuitivo, diversas promoções e preços acessíveis, troca os games que não funcionarem de forma super rápida, e o principal, depois que vc compra o jogo vc tem a segurança que ele será seu, mesmo se no futuro ele for retirado da loja.
O Office ainda tem versão vitalícia, eu comprei e uso.
Uma das grandes vantagens de comprar vitalício é que o Office não faz muita diferença ao longos dos anos, estamos em 2024, minha versão comprada é de 2019 e atende perfeitamente bem. Enquanto a Microsoft soltar patches de segurança, não tem nada que te obrigue a fazer upgrade para versão mais nova.
O grande problema de usar alternativas ao Office é que todo mundo vai te mandar doc/xls/etc e você vai ter que abrir, e enviar de volta nesses mesmos formatos.
Desde que começei a usar linux que deixei de usar software pirata, até o Reaper paguei e doei para o Linux Mint. Fica bem mais barato que a licença do Windows e não tem requisitos enormes para executar o sistema operativo.
Em um mundo onde a zona de conforto e a resistência a mudanças são predominantes em grande parte de usuários de softwares é um desafio essa questão de procurar alternativas kk
deixa eu pensar...
photoshop com certeza
windows talvez
microsoft office
minecraft se contar jogo também (afinal é software)
mídia no geral
gastei toda a minha potência cerebral, não consigo pensar em mais
Eu não uso o Microsoft Office já faz mais de 2 anos, tendo mudado para o OnlyOffice e o Libreoffice (o primeiro tem melhor usabilidade para formatação de texto, o segundo é muito melhor para lidar com fórmulas matemáticas). Não sinto a menor falta do Microsoft Office.