Obrigado pela lembrança, Leon! 💙 Essa lógica de "tempo de manutenção" faz muito sentido, mas é um paradoxo simultaneamente. A nossa capacidade de resolver problemas com Windows ou macOS se deve a experiência que tivemos no passado e a vivência diária, e com o Linux é a mesma coisa, quanto mais você usar e mais experiência você acumular, mais fácil tudo será. Muita gente que testa Linux e desiste logo no começo, não se dá conta de passou 10 ou 15 anos usando Windows, e só 2 dias usando Linux. Só para exemplificar, claro. Eu entendo completamente quem não pode fazer essa transição, porém, nem sempre o que se busca é uma transição de sistemas de fato, mas simplesmente "expandir os horizontes" em relação ao uso de sistemas diferentes, para tarefas diferentes, permitindo que se escolha o melhor ou o que mais agrada para cada atividade. Para IA, por exemplo, usar Linux seria excelente, no mundo real, nos Data Centers, nada disso roda em Windows, enquanto para outras tarefas, Windows ou mac podem se sair melhor. Se a ideia é tirar mais de toda tecnologia, não tem jeito, o negócio é aprender todos os sistemas, pelo menos um pouco, se não a gente fica limitado a usar "somente o que se sabe", e para quem só sabe usar um martelo, todos os problemas são pregos, como diz o ditado. Provavelmente um sistema Linux de desktop atualmente não é para todo mundo, mas funcionaria para muito mais gente do que as pessoas se dão conta. O seu caso, Leon, talvez seja um dos mais comuns de todos: uma pessoa, com um fluxo de trabalho constante e definido, que não pode/quer parar para aprender algo novo só para continuar fazendo as coisas que já faz, mas de uma forma diferente. Totalmente compreensível. Se vale ou não a pena fazer essas migrações, depende de cada um mesmo, se a pessoa deseja ser mais de um simples usuário de tecnologia, Linux e software Open Source são inevitáveis. Mas mesmo para casos domésticos, é possível tirar grandes proveitos, se um dia você precisar de ajuda com alguma coisa, pode contar conosco. Abraços e sucesso! :)
Meu irmão usa Linux, eu instalei o Ubuntu em um notebook antigo que eu tenho, e realmente tem aplicativo que faz a mesma função do Excel da Microsoft por exemplo, isso já seria um exemplo de vantagem, eu até baixei um arquivo no formato do Excel e o aplicativo do Linux abriu normalmente.
Uma coisa que eu acho engraçado é que ainda existe essa noção de que "no linux leva tempo pra fazer as mesmas coisas que no windows". Na maioria das coisas hoje, desde que haja nativamente no Linux, você gasta muito menos tempo lá, principalmente quando se trata de instalação de softwares. Tomando o Manjaro como exemplo, que não é o caso de odo mundo: a instalação do OS só leva 20 minutos, abre o add/remove software, a GUI do pamac eu acho, e procura os programas que quer instalar. Ele atualiza e instala tudo de uma vez praticamente, sem precisar de uma linha de código. Mas esse é um exemplo bem simplificado, às vezes você precisa fazer um update antes, ou habilitar repositórios extras, etc, mas no geral é assim. Até em questões de jogos, mesmo usando o Proton, é só instalar a Steam, ou Lutris ou Heroic e acabou. Na Steam ainda tem que ativar o steam play, mas tirando isso é só instalar os jogos, infelizmente nem todos rodam mas esse é um dos únicos problemas. No Windows, que é a plataforma para a qual os jogos geralmente são feitos, eu não consigo nem contar as vezes que tive que instalar alguma dll ou tive problema com coisas faltando, etc. E não se resume a jogos. Mas realmente, as vezes fazer correção de erros no Linux é um pouco complicado, mas falando assim parece que a gente não gasta horas tentando resolver problemas no Windows. Ah, e isso não é criticando ninguém, sou só eu fazendo uma comparação das minhas experiência com os dois sistemas até agora.
Eu ia sugerir para vc, Dio, bater um papo com o Leon para esclarecer os pontos levantados. Eu particularmente acho que o Linux tem ainda umas questões de driver que poderiam atrapalhar um profissional como o Leon que é muito focado em audiovisual. Já eu que sou programador e gosto de jogar no computador (esse negocio de falar que é gamer já ficou no passado) não tenho tanto problema. Já são 4 anos aprendendo Linux e o vídeo do Dio encinando como instalar o Arch Linux me ajudou muito pois sem ele seria muito difícil saber oque e quando fazer cada uma das etapas da instalação e além disso foi a única distro que rodou meus jogos de boa (tentei Pop OS, Regata OS, Manjaro, Mint, Lubuntu e nada! culpa dos driver's, acredito!) tirando um ou outro jogo que não funciona mas por culpa da própria desenvolvedora que dificulta que funcionem no Linux (sim RIOT, vc se inclui aqui!!). Outro ponto tb é que muitos "experientes em WINDOWS" resolvem o problema de seus PC's reinstalando o sistema, solução esta que também pode ser adotada no LINUX. Se vc que está lendo ou alguém que conheça faz um uso simples do PC ou tudo que vc precisa roda na Web via navegador pode usar uma distribuição linux como Mint que não sentirá dificuldade nenhuma. Quando eu usava dualboot tinha até que olhar para o botão iniciar para ver se estava usando o Windows ou o Mint, tamanha é a semelhança.
Sem preocupações de ser tão "educado e diplomático" como o Dio, eu diria que o cara ficou metendo o pau só porque teve uma experiência ruim no passado e mantém os mesmos preconceitos de tanta gente. O pedido da pessoa nem foi "use Linux como seu ambiente de trabalho" e sim "fale sobre Linux". (Neste final de semana mesmo vi coisas absurdas sendo ditas no grupo T.I. da Depressão no Facebook) É totalmente aceitável não saber ou saber pouco sobre Linux, não querer sair mudando à toa as ferramentas de trabalho (ir atrás de conhecer outras é sempre bom!), etc. A raiz do problema é o seguinte: depois de anos mexendo com X, a pessoa vai pegar Y e quer sair fazendo tudo igual e ver tudo funcionando do mesmo jeito. Tudo que "dá errado" é porque a pessoa não está pensando da forma correta em Y, então é preciso aprender mais, simplesmente. Se os cursinhos de informática todos ensinassem Linux, LibreOffice, GIMP e Inkscape, ninguém falaria que é "difícil".
O Leon falando que é o único técnico da casa eu lembrei do Laboratório do Dexter. O Leon é o Dexter e a Nilce é a Didi, um fazendo as nerdices e a outra dançando ao redor!
Sou usuário Linux e concordo, e também cresci usando windows, só na faculdade de computação que fui ter contato com Linux e tive de reaprender como que o computador funciona.
Troquei o Windows pelo Linux, que me impressiona pela leveza e flexibilidade! Mas é mais que compreensível ficar nas águas que a gente conhece mais. E o que não falta é canal bom em português do Brasil sobre Linux, a começar pelo Diolinux, mas passando pelo Drops Tech, Vartroy Tecnologia, Prof. Juliano Ramos, Riker Linux, Cê É Linux etc.
@@BrunoFernandes-d9g Pra quê? Para bancar o trouxa? "Hardware adequado para o Windows", faz-me rir. Filhote, uso Linux diariamente desde 2019, inclusive em atividades de trabalho. Acho que isso responde tua perguntinha sobre " coisas importantes"...
Hoje em dia, depois de mais de 15 anos usando Linux (e sistemas BSD mais recentemente, que são semelhantes ao Linux), eu resolvo tudo muito mais rápido no Linux. Quando tenho que resolver coisas no Windows (no computador do meu irmão, por exemplo), fico muito perdido e gasto muito tempo. Essa questão do costume com um sistema conta mesmo. Só dá pra trocar de sistema se estiver com vontade de passar por um período de adaptação. Hoje em dia, acho que eu não teria mais paciência de me acostumar com o Windows.
Eu sinto o mesmo em relação ao Windows, nunca usei o Mac, pois nunca tive uma oportunidade. Comecei no Linux cedo, eu tinha um vizinho que trabalhava com Linux na época 2007 e me ensinou muita coisa. Cheguei a usar o windows apenas para jogar caso o meu jogo no Linux desse algum pau devido a alguma atualização, etc... como não usei o windows para nada além disso já a uns anos nem tenho mais ele em minha máquina visto que jogar em Linux hoje está muito fácil e tranquilo. Bom dia e parabéns pelo vídeo.
eucomo usuario delinux, adoro a praticidade em questão de proamar, apenas instalar um editor de codigo confortavel, e o compilador, com 2 comandos, e podemos começar. mas entendo essa questão de costume e familiariedade. mas ainda sim vou ficar com a vontade de ver um video do leon tentando usar o linux por uma semana, como os do diolinux que faz com distros diferentes
Sou usuário Linux dês de 2014 , migrei no caso do windows 7 por motivos de vírus e computador travando, hoje trabalho como Designer gráfico com Linux só felicidade!
pra mim no uso comum o Steam Deck e a logica mais pratica pro linux vc joga vc estuda vc se entretem , muito pratica a mobilidade ; porem de sistema o "arch" q e a base do Steam Deck e aberta ate mais bugs , nesse ponto eu fico com fedora ou regataos(opensuse editado por br) eles são baseados em sistemas empresariais usam uma extensão de .rpm q serio o mesmo q .exe pro windows e como são usados em empresas eles tem uma gama de suporte realmente ampla e de facil uso
Me apaixonei pelo mundo Linux em 2021, graças ao professor de informática, que usava Ubuntu nas aulas. Nos dias de hoje, onde o hardware está caro, quando você tem recursos limitados ou um hardware mais fraquinho (o meu caso), distribuições Linux são uma mão na roda!
@João Henrique Primeiramente, tens um ótimo gosto para a foto de perfil, amigo kkkkkkkk Também estou usando o Linux Mint, num Compaq Presario CQ-25 com Pentium, foi o que deu para comprar na pandemia, quando meu notebook antigo fechou os olhos para a vida hahahah Acabei apaixonada pelo Mint, e também não sinto vontade, nem necessidade de voltar a usar Windows Uma coisa muito boa que veio junto com a utilização de sistemas Linux, foi parar de usar aplicativos piratas, e usar alternativas gratuitas, e muitas vezes, open-source no lugar :)
@@Francehelder O Kubuntu é um bom exemplo disso, já que ele utiliza o KDE Plasma. O sistema no geral é extremamente leve e polido, acredito que vale até mais a pena do que o mint (caso vc tenha tempo pra configurar aplicativos básicos de uso na mão)
@@rrodriguess20 eu nunca mais precisei baixar programa crackeado. Simplesmente procuro alguma alternativa free e que rode no Linux nativamente ou via Wine. Nunca tinha gastado com software enquanto usava Windows. Hoje gasto comprando jogos pra rodar no Linux.
Eu também usei o Windows desde sempre pelo mesmo motivo: sempre usei e me acostumei assim. Então, fiz um dual boot e decidi experimentar o Ubuntu uma vez e foi a melhor decisão que eu tomei!! Eu recomendo bastante, principalmente, pra galera que curte programar. A ideia agora é progredir nas distros e encontrar a que eu mais me identifico.
Eu também cresci no Windows, assim como praticamente todo mundo. Nunca é tarde pra começar a aprender sistemas Linux, ainda mais agora que o Recall foi lançado. Vale muito a pena! Faz um pouco mais de três anos que migrei e estou muito satisfeito!
@@TigerWhite987 eu comecei com o Linux Mint (versão Cinnamon) e hoje estou no MX Linux (versão XFCE). Só mudei porque queria um Linux ainda mais rápido, mas pra começar não recomendo o MX porque ele é um pouco mais avançado (estou há três anos e meio no Linux) e não é tão intuitivo. Se fosse começar hoje eu iria de Zorin OS, que é mais bonito do que o Mint por padrão, e tem algumas facilidades pra quem vem do Windows, como dicas sobre como instalar arquivos exe, fontes da Microsoft já instaladas (o que garante melhor compatibilidade ao abrir arquivos do Word, PowerPoint e Excel), etc. Tudo isso pode ser feito em qualquer distribuição Linux, mas no Zorin OS já vem pronto, o que ajuda demais pra quem tá começando. Lembrando que dá pra testar qualquer Linux em um pen-drive bootável antes de instalar (tem vários tutoriais no RUclips de como fazer isso usando o programa Rufus). Ah, e tem um detalhe também, caso você vá de Zorin OS: tem uma versão paga que os únicos diferenciais são que vem com uma tonelada de programas instalados (todos gratuitos) e dá mais opções de mudar de layout de maneira fácil (o que você consegue fazer na versão gratuita ao pesquisar como customizar mais a fundo) - apesar de ser mais uma forma de apoiar os desenvolvedores, não recomendo a versão paga porque, mesmo que você queira mais layouts fáceis pra alternar, vem com muitos programas que são até desnecessários, e depois que sai uma grande atualização do Zorin, pra manter a versão Pro tem que pagar de novo, o que é complicado porque cada nova versão com grande atualização sai a cada dois anos. Resumindo tudo: pra começar recomendo o Zorin OS (pelo fato de já vir totalmente pronto pra usar, com todas as facilidades que ele tem, e exigir customização zero porque já é bonito por padrão) ou o Linux Mint Cinnamon (por padrão ele é visualmente estranho, não tem tantas facilidades quanto o Zorin, mas por outro lado a documentação é maior - ou seja, tem muito mais artigos e vídeos sobre ele). Tem um vídeo do canal Diolinux exatamente sobre isso. Veja lá depois: "Linux Mint ou Zorin OS: Qual escolher pra começar sua jornada no Linux?". Por fim, espero ter ajudado, apesar do comentário ter ficado grande. Abraços.
Eu sou pic o Leon, sou usuário de Windows desde sempre, porém durante a faculdade (fiz ciências da computação) eu criei uma distribuição Linux pra usar durante o curso para programar ou para designer... n usei por muito tempo mas foi divertido criar "Meu próprio Linux"
Sou usuário há tempos de linux, mais especificamentte o Ubuntu, e recentemente tive problemas com o idioma de interface do Libre Office na distro KDE, que não vem em português. Para mim é trivial resolver, mas para alguém lapidado para Windows, certamente seria uma dor de cabeça, e isso num SO linux mais polido e de suporte razoável como Ubuntu. Acredito que o linux nunca será para as "massas", como o Windows, dada essa característica de depender muito do usuário.
Disse tudo amigo. O Linux, ao contrário de seu primo amigável = Android, não é feito para simplificar ou facilitar nada para usuários comuns. Já o Android qualquer criança consegue dominar e usar. E isso é um ponto positivo.
temos de comparar as distros, arch, gentoo, kali, debian, nunca serão amigaveis para usuários iniciantes, agora pop, mint e zorin já é outra história....
Meu primeiro computador veio com Windows. Conheci o Linux na universidade e pedi pra um amigo fazer dualboot no meu computador. Daí tentava fazer tudo com o Linux, aprendi usando. É um novo universo bem legal, principalmente se você for curioso e gosta de fuçar no sistema. Tirei o dualboot em 2016 e uso apenas Linux desde então. Pra mim o sistema atende completamente. Felizmente não dependo de algum programa que só rode no Windows.
Eu também, usei Linux pela necessidade de ter o único pen-drive bootavel já que meu PC tinha corrompido o Windows, fiz dualboot usei por um tempo e hoje estou usando apenas o Windows 11, não me adaptei, e gosto de jogar no PC aí é muito mais fácil no Windows
"Felizmente não dependo de algum programa que só rode no Windows" Esse é o ponto hahahahahaha eu queria usar linux pq acho bacana e eu sou da programação, tem MUITA coisa no linux pra quem é. Mas eu jogo, não tem como. Sobre rodar jogos de Windows no Linux: NÃO É a mesma coisa. Eu já joguei jogos utilizando wine na época que ficavam travados, até mesmo o famoso League of Legends, que é leve. Não era o único que jogava, mas pra quem joga infelizmente é inviável jogar usando linux, mesmo com as bibliotecas que tem.
@@matheushgf não sei há quanto tempo você jogou no Linux, mas desde que o Proton da Valve foi lançado, as coisas estão cada vez mais fáceis. Hoje jogos triplo-A rodando no Linux no dia do lançamento. A coisa tá tão boa ultimamente que é mais fácil dizer quais jogos NÃO rodam no Linux. Já ouviu falar do Steam Deck? Console/PC portátil rodando Linux. Mas mesmo assim pode não ser viável pra você. Depende do que tu queira jogar.
Estou lembrando que você tem um Steam Deck que roda Arch Linux, e inclusive fez um vídeo rodando o jogo Elden Ring. Acho que Linux não é mais difícil que Windows, muitas vezes é até mais fácil. Vai lá no Flathub tem vários programas, de todo tipo. Ótimo inclusive para iniciantes. As distribuições tem os seus repositórios, muitas coisas já são prontas, e fazem parte da distro, diferente do Windows que praticamente tudo precisa baixar e instalar. E o sistema não atualiza softwares de terceiro. No Linux, praticamente tudo o sistema pode atualizar.
@@elobestwr Eu uso WIndows no serviço, até tenho ele numa máquina virtual e posso dizer por experiência própria que no terminal é muito mais rápido que no ambiente gráfico do Windows. Eu não entendi o que você quer dizer com "tem que baixar e instalar coisas no Linux", a instalação é feita uma vez só, igual qualquer sistema. A diferença é que é muito mais rápida na distro Linux. Até atualização é mais rápida. Eu dou um comando aqui e demora menos de 1 minuto já atualizou tudo, no Windows geralmente demorar 10 minutos ou mais, e ainda tem que reiniciar quase toda vez, e fica um tempo aguardando sem poder usar o computador. Sem contar que Windows não atualiza tudo. Na distro Linux é praticamente tudo feito por meio de repositório, a gente não baixa programas de locais diversos. E se quiser não precisa usar terminal, a maioria das coisas tem programa GUI que faz, obviamente mais rápidos que no Windows.
Mexo com programação, modelagem 3D e um pouco com softwares de música (amplitube 5, reaper) Utilizo Linux(Ubuntu) desde 2019 e acho ser um sistema muito melhor para programação, tanto que o utilizo quando vou mexer com isso. Agora para mexer com modelagem 3D(Blender e GIMP), jogar e softwares de música, Windows mil vezes. Acredito que o linux é melhor para quem mexe com programaçao e entusiasta de open source. Windows é melhor para o usuario em geral Mac mexi muito pouco, mas dá pra perceber que é um sistema melhor para quem mexe com ediçao de foto e vídeo.
Eu também comecei no Windows, isso em meados de 99/2000 e passei pelo menos uns 13 anos com esse sistema, até que conheci o Ubuntu e este virou meu sistema padrão no meu notebook. Não posso dizer que deixei de usar Windows, pois tenho ele em dual boot na minha máquina principal, mesmo assim eu faço o uso dele somente para jogos. Agora em 2023 decidi fazer outra mudança: passei a utilizar sistemas baseados em Archlinux. E pra quem conhece, sabe que os comandos e releases são completamente diferentes dos sistemas baseados em Ubuntu. Melhor coisa que fiz foi migrar para o Linux. Muito melhor ainda foi conhecer sistemas baseados em Arch. E honestamente... dá pra fazer qualquer coisa (até mesmo jogar) no Linux e ter um desempenho igual ou superior ao Windows. Pra quem trabalha com/ou estuda programação, Linux é essencial!
No caso do Arch ser completamente do Ubuntu é relativo, acho que você tá se referindo mais aos gerenciadores de pacote, Pacman e Apt, porque os comandos do terminal/bash são exatamente o mesmo, porque no fim de tudo Linux é Linux. Mas claro que tem outras diferenças tipo o AUR, os helpers, a forma de empacotamento, o fato do Arch ser rolling release e o Ubuntu não...
Sua colocação foi perfeita, mas 90% das pessoas são leigas e jamais o Linux chegará a ser usado sequer por 25-30% da população. Sempre será algo nichado e os usuários mais "raiz" preferem que seja assim (ao menos boa parte deles). Tanto é verdade que as distros mais fáceis de usar, mais amigáveis, são tratadas com certo desprezo pela comunidade old School do Linux.
Linux só é vantajoso pra quem trabalha como desenvolvedor e mesmo assim alguns optam pelo windows. Esses dias mesmo eu fui atualizar a versão do meu ubuntu e crashou no meio da atualização. Fui reiniciar e o SO tava inutilizável. Tive que entrar no modo recovery e fazer todas as operações pelo cli. O Linux é um excelente sistema operacional, no entanto, de fato você precisa de tempo pra solucionar alguns possíveis problemas na sua máquina e a chance de você quebrar o sistema fazendo algo de errado é muito maior que no windows
Não necessariamente. Eu uso distribuições Linux há um bom tempo e não sou desenvolvedor, é mais uma questão de costume e de estar disposto a adaptar seu workflow. Hoje uso o Fedora 40 e ele me atende perfeitamente, tanto no pessoal quanto no profissional. Mas cada caso é um caso, no final o sistema operacional é apenas uma ferramenta que cada usuário deve escolher qual é a melhor pra seu caso.
Eu abri mão faz dois anos da plataforma Windows, poirs a instabilidade do sistema era demais para meu workflow, desde que saiu o Mac M1 pra mim é a melhor timização de hardware que eu já vi (não estou falando que é o mais rapido, só o mais otimizado pelo tamanho/velocidade que ele entrega), trabalho com Motion e uso Davince e Pacote Adobe, nao tem comparação trabalhar em um Mac, é muito fluido. PS.: Pra jogo tive que optar a ir pro PS5, realmente Mac roda alguns apenas.
Se vc precisa de um computador só pra uso pessoal, pra acessar internet, digitar documentos, ver vídeos e jogar um joguinho ou outro, (não precisa rodar jogão nem programas pesados de trabalho tipo Photoshop, editores de vídeo e tal), vai de Linux. Hoje essa questão do troubleshooting, solução de problemas, várias distribuições dão um belo jeito nisso, principalmente o Zorin OS. O sistema é bem mais leve, seguro e se vc comprar um PC já com Linux é bem mais barato, por não ter que pagar a licença do sistema operacional.
Por outro lado, pra quem trabalha em ramos mais específicos, tipo Machine Learning, IoT, Desenvolvimento de Sistemas etc. o Linux tbm é um grande atrativo (principalmente nos dois primeiros ramos). Boa parte das tecnologias que usamos dependem do Linux (celular, televisão, Google e até satélites)
Eu trabalho com Mac e meu computador pessoal também é Mac, sinto falta de poder jogar em PC, mas a estabilidade e menos dor de cabeça compensa no meu caso, além disso eu tenho um Xbox Series X para jogar de fato.
Rapaz... Bem que o Leon poderia fazer uma assessoria de manuseio técnico em eletrônicos para gravação e edição de vídeos... A bagagem de conhecimento que ele carrega graças aos anos de trabalho no RUclips é muito grande. Pense nisso Leon!!! Quem sabe algum quadro no canal... 🤔😁🤝🏼
Tenho que discordar de alguns pontos, como o da dificuldade de manutenção. Sou programador front end e estou estudando ML, recentemente eu TIVE que instalar o linux em uma de minhas maquinas pois todos os processos e programas que envolvem a programação de uma I.A. são terriveis de executar no Windows principalmente com a instalação de pacotes por cmd. Após ver a facilidade desses processos no Linux (que é 10x mais facil) fui obrigado a usar Linux para esse função para continuar meus estudos. Além disso, para toda a area da tecnologia, as atualizações de IDEs ou programas opensource chegam bem antes no Linux por ser mais facil dee disponibilizar esses programas no sistema que é livre e porque grande parte de quem trabalha na área desenvolve usando esse sistema. Lendo fóruns, consultando profissionais e ate aqui mesmo nos comentários da pra perceber que o Linux se tornou INDISPENSÁVEL para quem trabalha ou estuda tecnologia.
Verdade, mas a maioria das pessoas não se enquadra nessa situação. Só querem navegar nas redes sociais, jogar, assistir filmes e fazer compras on line.
@@luisalbertoh.cardoso3857 Pra questão de estudos, ou usos mais "simples" eu diria o wls ajuda muito, talvez possa até suprir todas as necessidades, a depender da pessoa. Mas tem muita coisa sobre linux que só dá pra aprender se começar a usar no dia a dia, da mesma forma que tanta gente fez e faz no Windows. Por exemplo, se vc não costuma usar um Linux diariamente, dificilmente vai acontecer de algum programa travar completamente o sistema. E aí, o que faz nessa situação? Esse é um exemplo besta que ilustra situações que acabam te forçando um pouco a entender como o sistema funciona e quais são as ferramentas disponíveis pra resolver problemas. Se vc pesquisasse nessa situação, veria que é possível iniciar uma sessão em modo texto e matar o processo que travou o sistema por lá. E pronto, vc poderia voltar tranquilamente pro seu ambiente de trabalho sem ter que reiniciar o pc à força. Da mesma forma com windows, quem nunca ficou com a tela preta, provavelmente nunca aprendeu que com Ctrl-Alt-del talvez vc possa consertar isso
Ah, eu discordo na parte de ser mais difícil de fazer manutenção, mas deve ser pq eu já sou muito mais familiarizado com linux doq com windows, é difícil aprender um jeito diferente de fzr as coisas, mas eu realmente acho mais fácil
Usei windows minha vida toda, mas quando consegui meu primeiro estágio como desenvolver não teve jeito, tive que migrar pro linux. A experiência foi melhor do que eu tava esperando, só sinto falta dos jogos que nesse quesito o win é imbatível.
@@soubruno Na epoca meu notebook só tinha um ssd pequeno, se usasse dual eu teria problema com o tamanho. Mas eu fiz um upgrade recentemente e consegui fazer isso.
@@Francehelder O que pra mim mais fez falta foi que a Epic não tem um inicializador oficial pra linux, então eu não poderia jogar nenhum dos jogos que tinha na minha biblioteca de lá mesmo que eles rodassem no linux. De resto, eu até conseguia fazer algumas gambiarras pra rodar, perdia bastante performance mas nada que fosse injogavel.
@@Jrdotan Nem todos jogos ele executa , tive problemas com titúlos da EA não funciona direito , estou usando o opensuse rodo muitos jogos mas to tendo varios problemas em executar ate a steam da uns bugs que por exemplo o windwos 11 por mais pesado que seje nunca tive nada de problemas to pensando em voltar para windows já que uso esse ssd só pra jogar e outro ssd com mac pra trabalhar
Computador sempre será ferramente, gosto da tua visão disso, sempre se testou muita coisa e não se vendeu só para patrocinador, linux é legal bacas, sou fan, uso a uns 8 anos, mas sei que não é para todo mundo
so pra deixar claro isso não é uma crítica não ta, so to falando que tudo é relativo, eu por exemplo uso linux a muito tempo e é por isso que ele me serve, no windows eu fico perdido.
Há algumas décadas, quando comecei a estudar programação, perguntei ao meu instrutor qual era a melhor linguagem de programação, Turbo Pascal, Delphi, Clipper, C++, ou Cobol? O instrutor respondeu: a melhor linguagem é aquela que você mais domina. O problema dos usuários do Windows é que eles não querem explorar coisas novas. Uns são acomodados e outros não conhecem o suficiente de informática para instalar o Linux. E ainda tem os preconceituosos. Numa outra página um cara disse que não gostava do Linux, mas não soube dizer qual foi a distro Linux que ele já usou. Deve achar que só existe uma distro Linux, que é tudo igual. Usei o Windows desde quando a gente ainda tinha que escrever “Win” no prompt do DOS. Uso o Linux há 6 anos, nem cogito a voltar para o Windows.
Acompanho muito timidamente o canal. Entre um vídeo e outro, ouvi que seu pai trabalha com SI na Microsoft. Gostei de saber porque tambem trabalho com SI a 25 anos. Good to know :)
uso microsoft desde do DOS 5.0, gosto muito do windows. Negocio que o windows precisa urgentemente otimizar um kernel para ARM. Pois futuro e ARM, impressionante como funciona o MacOS com ARM na bateria. Tentei usar linux uma epoca, mas ja de cara travei no programa que uso para dar suporte aos funcionarios da empresa no qual eu trabalho, nao exisitia para linux. Gereciamento de um fone bluetooth por linux tb um desastre. Ai nem usando a plataforma pela WEB deu certo, teria que correr atras de um fone comum com microfone, acabei reinstalando o windows.
Usei muito o Linux no meu ensino médio no IFF. A única coisa que me prende no Windows hoje em dia é por causa de alguns jogos que não rodam no Linux. De resto, eu já teria migrado a muito tempo.
Eu já tentei migrar para o Mac diversas x. Tentei mesmo, vendi tudo que tinha pra pegar o mac e 1 mes o vendi. Não conseguia fazer 20% das coisas que faço no Win.
O melhor é aquele que você domina e pode adicionar recursos ao seu repertório. Cada sistema entrega suas particularidades e eu entendo que o melhor é a junção de todos para conseguir chegar ao seu resultado. Você não consegue publicar um APP no ecossistema da Apple sem um MacOS, não consegue usar Docker e seus mais diversos recursos sem Linux e jogar uma gama de jogos em alto desempenho sem o Windows, dito isto, o todo é melhor do que eleger um como se "Só pode existir um"
logo que eu comecei a faculdade de engenharia de computação eu comecei a utilizar o Linux pra todas minhas atividades q envolviam computador, e é realmente isso de estar acostumado ou não
Uso os dois: POP_!OS pra trabalhar e Windows pra jogar. Ainda acho windows 10x melhor pra jogar, muitos jogos/aplicativos que acompanham não funcionam bem em linux, mas tá melhorando a cada dia
na minha opinião: windows = melhor compatibilidade com jogos, aplicativos, etc. linux = melhor performace com a área de programação, hacking. obs:já usei windows10, windows11 e kali.
Leon, queria ver uma parceria do maior canal de tecnologia brasileiro com o maior canal canadense... Vcs tão aí do lado, n rola um collab com o Linus Tech Tips?
Usar GNU linux te torna homem, quebrar a cabeça pra resolver os problemas e aprender como o sistema operacional funciona te trás muita liberdade, de fato não é pra qualquer um, por isso menos pessoas utilizam, mas é maravilhoso.
Eu vim do Windows e migrei totalmente para o Linux em 2004. Hoje tenho máquinas com Kubuntu, Tuxedo e Big Linux. Quando preciso usar Windows eu até consigo mas me sinto muito desconfortável e parece que falta coisas.
A única coisa que me mantém fora do mundo do pinguim é o pacote adobe. E não tem jeito: eu sei que tem excelentes substitutos open source rodando no Linux, mas meu workflow ta muito azeitado nos softwares Adobe.
Eu gostaria de ter Windows para jogar e algumas outras tarefas, o MacOS para o dia a dia e trabalho e o algumas distros Linux numa máquina virtual para diversão.
Melhor vídeo que eu já vi do Leon até hoje, não só o melhor mas o melhor comparativo não técnico que já vi entre esses sistemas. Mentira o vídeo resposta do Nando Moura foi melhor.
Minha opinião? Depende muito do "tipo de usuário" (na verdade do que cada usuário faz), quem mexe muito com áudio visual (edição de áudio e vídeo) talvez realmente seja melhor usar o Windows ou até o MacOS. Mas quem é programador (profissional ou estudante iniciante) com toda certeza o Linux é infinitamente superior, fácil instalação sem necessidade de configurar variáveis de ambiente que é um saco pra fazer no Windows. No Linux a gente também consegue automatizar tarefas de forma muito mais eficiente e simples do que seria possível no Windows, além de poder simplesmente "perder um tempo" criando um script de configuração automático pra alguma coisa, e poder fazer tarefas em segundos que talvez levariam horas no Windows. como eu disse, não é que um seja melhor que outro, é só que são projetados pra públicos e tarefas diferentes. Embora você possa usar um serrote pra cortar um frango, uma faca é muito melhor.
E o Linux também sofre o mesmo problema de falta de aplicativo que o Mac. Meu sonho era usar Ubuntu no trabalho, mas não rola justamente por causa disso.
@@seriousfreezing99 vai ter que compilar e quando não tem há chance de não funcionar direto. Dependendo do trabalho da pessoa não vai ter como usar nem com wine
@@Lucs-ku5cb O que? Nem é difícil compilar e se nem quiser tentar compilar vai com um pamac. E tem sim como usar Wine sem trabalho, Heroic Games Launcher é um ótimo exemplo ou até mesmo Lutris
Ainda não entendo quando falas em ''tempo de manutenção" a única vez que Meus Linux d deram tela preta, ele mesmo pediu pra manter on line e ele mesmo se corrigiu
Ouvir o Leon falar que o Mac dar menos problema porque faz menos coidas foi otimo, vejo pessoas que não entendem de merda alguma falar: Apple é melhor em tudo/ Os produtos da Apple são mais completo. Se eles procurarem eles vão saber que os produtos da Apple são para trabalhos específicos sem exceções, nesses casos sim os produtos da Apple funcionam melhor.
acho que a pergunta era se você iria criar algum conteúdo sobre Linux não mudar seu workflow ! seria muito bom ver um vídeo seu mostrando que o Linux também é uma opção para jogos
a sei lá... usei linux por dois anos recentemente, e dropei pro windows novamente. Concordo com toda analise do Leon... mas o que mais me incomodou nas distros que usei (zorin, ubuntu, arco e mint), é que sem exceção qualquer coisa que eu quisesse fazer/arrumar, demandava arrumar outra coisa primeiro, sempre um efeito dominó... e quando eu percebia, estava gastando mais tempo pra uma solução que já vinha pronta no Windows... E ok, eu entendo essa tara da galera por "posso customizar minha solução" e tudo mais... mas a partir do momento que essa customização resulta em alguma coisa que JÁ ESTÁ PRONTA... perde totalmente o sentido pra mim.
Uma vez eu tentei usar Linux pra tentar aprender sobre o sistema, depois de uma hora eu percebi o quão leigo eu era e acabei voltando pra Windows kkkkkkkkk
mano, tô doido pra migrar pro linux (ubuntu). uso windows desde sempre e por conta disso, saturei do sistema. só que não quero ficar perdendo tempo em fórum pra tudo que aparecer de problema no linux. não tenho paciência, tempo e nem psicológico pra isso mais. sou usuário básico. apenas navego e crio alguns arquivos de texto. cheguei a criar um pendrive bootável, mas exitei no último segundo. resumo da ópera: continuei no windows.
Falasse uma real, Mac tem menos chance de dar problema pois faz menos coisas e digo o mesmo do iOS. Utilizo Mac para desenvolvimento, sempre é dor de cabeça pra rodar muita coisa no Linux é mais simples e muitas vezes me obriga a usar uma VM. Windows hoje está muito mais estável e compatível com Linux e acaba sendo um canivete suíco e ainda tem a grande opção de jogos.
Pra mim o Windows é melhor, pela oferta de aplicativos, depois o MacOs, pela estabilidade e segurança e por último o Linux, pq tem poucas opções de softwares. No Linux não encontro softwares específicos tão completos como os que uso no Windows, as opções são normalmente mais pobres. Se usasse só para aplicativos "tipo office" e acessar internet poderia ir para o Linux ou, se tivesse grana sobrando, iria logo de MacBook.
Ou seja, todo workflow do Leon se especializou e se "aprofundou" no windows, ele edita, joga, escreve e faz um monte de coisas consideradas avançadas no windows, se ele fosse mudar para Linux ele teria que aprender a usar de forma avançada em TUDO que ele faz no windows, essa mudança é muito grande e demorada, não compensa.
Tô com 45 anos e comecei usar distros Linux a 5 anos, hoje fico me perguntando qual o sentido de não usar uma das centenas de SOs Linux. Eu a cada dia sinto mais raiva de não ter conhecido o Linux antes. Usar Windows não faz sentido
Ao invés de experimentar algo cru como Linux em geral, faz apenas reviews de iniciativas voltadas para o consumidor, como o Steam Deck com SteamOS. Consumidor é o seu nicho. De resto você está certo. Linux tem lugar cativo na indústria, mas não é o seu cenário de uso.
cara, eu sempre gostei de fazer dual-boot e usar linux junto com widows. Eu não gosto de particionar meus ssd's, então nas minhas máquinas eu sempre tenho dois ssd's, sendo um pra linux e outro pra windows. Mas ontem eu acabei corrompendo meu ssd que tinha windows, e precisava formatar, e eu não tinha pendrive bootavel para formatar o windows, ent tentei criar pelo linux, e passei horas tentando, usei vários programas e nenhum deu certo, eu tive que ir na casa de um amigo meu que tinha windows só para criar um pendrive-bootal, uma coisa extremamente simples que eu passei mais de 20 horas tentando fazer no linux e não consegui. Des de ontem eu sou o maior hater do linux, fiquei tão frustrado que formatei meu ssd que tinha linux, e nunca mais vou usar kkkkkk
Se tu pegar a versão linux, a primeira coisa q tu tem q fazer e formatar ent a única vantagem é q sai mais barato, mas o sistema n vem pronto Se tu tiver grana pra pegar com windows é melhor, pq, independente doq vc for fazer, vc vai ter uma cópia 100% do windows pra maquina, basta logar com sua conta no primeiro boot. Mesmo q n seja de primeira, se em algum momento tu precisar do windows, vai ser so logar dnv q o windows ativa automaticamente Entre o windows e linux pra programar qualquer um acaba servindo. Se tu ta começando vai no sistema mais fácil q vc acha melhor pra vc mesmo, pq ambos vão ter os recursos necessários para vc aprender. Depois q vc tiver alguma base sobre o assunto fica mais fácil descobrir qual vai ser melhor pra suas necessidades
pô depende mto, pra programação, eu acho linux melhor. Porque é mais prático instalar as coisas q vc precisa. Além disso, eu gosto mto de ficar fuçando em coisas internas do sistema, entender como funciona, esse tipo de coisa não é permitida no windows, e vc sabendo sobre coisas internas do Linux, é uma vantagem no trabalho pq o Linux só é desconhecido no PC, mas em servidores, a maioria é linux, ent web vc vai ter um conhecimento a mais que é útil. Eu tbm gosto de deixar as coisas do meu jeito, tipo, se eu n gosto de alguma, eu simplesmente vou lá e mudo, pq sempre tem essa opção, a única barreira é saber como fazer isso
mas tem uma coisa: Pode ser que eles te vendem com uma versão do Linux ruim, incompleta e desatualizada, q nem linux gutta. Daí vc tem que formatar e instalar outro, ou um windows msm. Pq esses Linux assim n tem como usar não
pior q é real msm, arrumar problema no linux é um saco. eu msm já tive problemas do linux ficar reconhecendo a taxa de atualização errada do meu monitor, fazendo q ele n desse video. eu tive q comprar outro monitor pq eu n conseguia resolver o problema kkkkkk
@@negaogamer6864 tenta usar o wayland ai, o xorg parece q tem uma birra com mais de um monitor, é isso q acontece quando usam o msm software de 500s anos atras deste do começo do linux sem tentar outras opções, ta mais doq já na hora das distros pararem de usar o xorg
Obrigado pela lembrança, Leon! 💙
Essa lógica de "tempo de manutenção" faz muito sentido, mas é um paradoxo simultaneamente.
A nossa capacidade de resolver problemas com Windows ou macOS se deve a experiência que tivemos no passado e a vivência diária, e com o Linux é a mesma coisa, quanto mais você usar e mais experiência você acumular, mais fácil tudo será. Muita gente que testa Linux e desiste logo no começo, não se dá conta de passou 10 ou 15 anos usando Windows, e só 2 dias usando Linux. Só para exemplificar, claro.
Eu entendo completamente quem não pode fazer essa transição, porém, nem sempre o que se busca é uma transição de sistemas de fato, mas simplesmente "expandir os horizontes" em relação ao uso de sistemas diferentes, para tarefas diferentes, permitindo que se escolha o melhor ou o que mais agrada para cada atividade.
Para IA, por exemplo, usar Linux seria excelente, no mundo real, nos Data Centers, nada disso roda em Windows, enquanto para outras tarefas, Windows ou mac podem se sair melhor.
Se a ideia é tirar mais de toda tecnologia, não tem jeito, o negócio é aprender todos os sistemas, pelo menos um pouco, se não a gente fica limitado a usar "somente o que se sabe", e para quem só sabe usar um martelo, todos os problemas são pregos, como diz o ditado.
Provavelmente um sistema Linux de desktop atualmente não é para todo mundo, mas funcionaria para muito mais gente do que as pessoas se dão conta. O seu caso, Leon, talvez seja um dos mais comuns de todos: uma pessoa, com um fluxo de trabalho constante e definido, que não pode/quer parar para aprender algo novo só para continuar fazendo as coisas que já faz, mas de uma forma diferente. Totalmente compreensível.
Se vale ou não a pena fazer essas migrações, depende de cada um mesmo, se a pessoa deseja ser mais de um simples usuário de tecnologia, Linux e software Open Source são inevitáveis. Mas mesmo para casos domésticos, é possível tirar grandes proveitos, se um dia você precisar de ajuda com alguma coisa, pode contar conosco.
Abraços e sucesso! :)
Meu irmão usa Linux, eu instalei o Ubuntu em um notebook antigo que eu tenho, e realmente tem aplicativo que faz a mesma função do Excel da Microsoft por exemplo, isso já seria um exemplo de vantagem, eu até baixei um arquivo no formato do Excel e o aplicativo do Linux abriu normalmente.
O vídeo apareceu pra min e eu tinha certeza que ia te acha nos comentários, Dio hehe
Uma coisa que eu acho engraçado é que ainda existe essa noção de que "no linux leva tempo pra fazer as mesmas coisas que no windows". Na maioria das coisas hoje, desde que haja nativamente no Linux, você gasta muito menos tempo lá, principalmente quando se trata de instalação de softwares.
Tomando o Manjaro como exemplo, que não é o caso de odo mundo: a instalação do OS só leva 20 minutos, abre o add/remove software, a GUI do pamac eu acho, e procura os programas que quer instalar. Ele atualiza e instala tudo de uma vez praticamente, sem precisar de uma linha de código.
Mas esse é um exemplo bem simplificado, às vezes você precisa fazer um update antes, ou habilitar repositórios extras, etc, mas no geral é assim. Até em questões de jogos, mesmo usando o Proton, é só instalar a Steam, ou Lutris ou Heroic e acabou. Na Steam ainda tem que ativar o steam play, mas tirando isso é só instalar os jogos, infelizmente nem todos rodam mas esse é um dos únicos problemas.
No Windows, que é a plataforma para a qual os jogos geralmente são feitos, eu não consigo nem contar as vezes que tive que instalar alguma dll ou tive problema com coisas faltando, etc. E não se resume a jogos.
Mas realmente, as vezes fazer correção de erros no Linux é um pouco complicado, mas falando assim parece que a gente não gasta horas tentando resolver problemas no Windows.
Ah, e isso não é criticando ninguém, sou só eu fazendo uma comparação das minhas experiência com os dois sistemas até agora.
Eu ia sugerir para vc, Dio, bater um papo com o Leon para esclarecer os pontos levantados. Eu particularmente acho que o Linux tem ainda umas questões de driver que poderiam atrapalhar um profissional como o Leon que é muito focado em audiovisual. Já eu que sou programador e gosto de jogar no computador (esse negocio de falar que é gamer já ficou no passado) não tenho tanto problema. Já são 4 anos aprendendo Linux e o vídeo do Dio encinando como instalar o Arch Linux me ajudou muito pois sem ele seria muito difícil saber oque e quando fazer cada uma das etapas da instalação e além disso foi a única distro que rodou meus jogos de boa (tentei Pop OS, Regata OS, Manjaro, Mint, Lubuntu e nada! culpa dos driver's, acredito!) tirando um ou outro jogo que não funciona mas por culpa da própria desenvolvedora que dificulta que funcionem no Linux (sim RIOT, vc se inclui aqui!!).
Outro ponto tb é que muitos "experientes em WINDOWS" resolvem o problema de seus PC's reinstalando o sistema, solução esta que também pode ser adotada no LINUX.
Se vc que está lendo ou alguém que conheça faz um uso simples do PC ou tudo que vc precisa roda na Web via navegador pode usar uma distribuição linux como Mint que não sentirá dificuldade nenhuma. Quando eu usava dualboot tinha até que olhar para o botão iniciar para ver se estava usando o Windows ou o Mint, tamanha é a semelhança.
Sem preocupações de ser tão "educado e diplomático" como o Dio, eu diria que o cara ficou metendo o pau só porque teve uma experiência ruim no passado e mantém os mesmos preconceitos de tanta gente. O pedido da pessoa nem foi "use Linux como seu ambiente de trabalho" e sim "fale sobre Linux".
(Neste final de semana mesmo vi coisas absurdas sendo ditas no grupo T.I. da Depressão no Facebook)
É totalmente aceitável não saber ou saber pouco sobre Linux, não querer sair mudando à toa as ferramentas de trabalho (ir atrás de conhecer outras é sempre bom!), etc.
A raiz do problema é o seguinte: depois de anos mexendo com X, a pessoa vai pegar Y e quer sair fazendo tudo igual e ver tudo funcionando do mesmo jeito. Tudo que "dá errado" é porque a pessoa não está pensando da forma correta em Y, então é preciso aprender mais, simplesmente. Se os cursinhos de informática todos ensinassem Linux, LibreOffice, GIMP e Inkscape, ninguém falaria que é "difícil".
O Leon falando que é o único técnico da casa eu lembrei do Laboratório do Dexter. O Leon é o Dexter e a Nilce é a Didi, um fazendo as nerdices e a outra dançando ao redor!
todas as duplas desse tipo que eu conheço desse jeito deram e dão certo.
Fora que Dexter tem maior cabeção kkkkkk
Kkkkkkkkkk q referência foda
o laboratório de Nerd
Coisa de Dexter
Minha namorada e eu
Sou usuário Linux e concordo, e também cresci usando windows, só na faculdade de computação que fui ter contato com Linux e tive de reaprender como que o computador funciona.
Troquei o Windows pelo Linux, que me impressiona pela leveza e flexibilidade! Mas é mais que compreensível ficar nas águas que a gente conhece mais. E o que não falta é canal bom em português do Brasil sobre Linux, a começar pelo Diolinux, mas passando pelo Drops Tech, Vartroy Tecnologia, Prof. Juliano Ramos, Riker Linux, Cê É Linux etc.
vale citar o canal Distro Hopper. Ele é usuário Gentoo e sempre faz review de distros.
@GhostWarrior Warrior Os canais do SlackJeff e DistroHopper são EXCELENTES, mas eu os vejo para usuários mais experientes e pessoal de TI em geral.
Fale as coisas importantes q vc realiza no seu Linux? Pois velocidade se resolve comprando hardware adequados para o Windows.
@@BrunoFernandes-d9g Pra quê? Para bancar o trouxa? "Hardware adequado para o Windows", faz-me rir.
Filhote, uso Linux diariamente desde 2019, inclusive em atividades de trabalho. Acho que isso responde tua perguntinha sobre " coisas importantes"...
Fala pra ele que mesmo trocando de hardware, o desempenho no Linux é superior kkkkkkkkkkkkkkkkk@@sergioh.569
Hoje em dia, depois de mais de 15 anos usando Linux (e sistemas BSD mais recentemente, que são semelhantes ao Linux), eu resolvo tudo muito mais rápido no Linux. Quando tenho que resolver coisas no Windows (no computador do meu irmão, por exemplo), fico muito perdido e gasto muito tempo. Essa questão do costume com um sistema conta mesmo. Só dá pra trocar de sistema se estiver com vontade de passar por um período de adaptação. Hoje em dia, acho que eu não teria mais paciência de me acostumar com o Windows.
Mano, isso acontece pq um Windows é uma farsa, um lixo mesmo.
Tem o meu também 🙋🏻♂️ pra saber de Linux, serão bem vindos
Acompanho há bastante tempo
Eu sinto o mesmo em relação ao Windows, nunca usei o Mac, pois nunca tive uma oportunidade. Comecei no Linux cedo, eu tinha um vizinho que trabalhava com Linux na época 2007 e me ensinou muita coisa. Cheguei a usar o windows apenas para jogar caso o meu jogo no Linux desse algum pau devido a alguma atualização, etc... como não usei o windows para nada além disso já a uns anos nem tenho mais ele em minha máquina visto que jogar em Linux hoje está muito fácil e tranquilo. Bom dia e parabéns pelo vídeo.
eucomo usuario delinux, adoro a praticidade em questão de proamar, apenas instalar um editor de codigo confortavel, e o compilador, com 2 comandos, e podemos começar. mas entendo essa questão de costume e familiariedade. mas ainda sim vou ficar com a vontade de ver um video do leon tentando usar o linux por uma semana, como os do diolinux que faz com distros diferentes
É um sensação muito legal assistir o video quase na mesma hora que ele é lançado kkkk
Sou usuário Linux dês de 2014 , migrei no caso do windows 7 por motivos de vírus e computador travando, hoje trabalho como Designer gráfico com Linux só felicidade!
Quais programas tu usa? Inkscape? Krita?
eu so designer, mais por hobby então o gimp e inkscape me servem mt bem
E consegue usar o photoshop? KKKKKKKKKKKK Eu tambem sou designer gráfico, e ter que ser programador pra fazer uma logo é foda
Designer em Linux? Eu interessado em como você faz? Qual distro? Programas?
Caraca que maneiro, vou seguir
pra mim no uso comum o Steam Deck e a logica mais pratica pro linux vc joga vc estuda vc se entretem , muito pratica a mobilidade ; porem de sistema o "arch" q e a base do Steam Deck e aberta ate mais bugs , nesse ponto eu fico com fedora ou regataos(opensuse editado por br) eles são baseados em sistemas empresariais usam uma extensão de .rpm q serio o mesmo q .exe pro windows e como são usados em empresas eles tem uma gama de suporte realmente ampla e de facil uso
Me apaixonei pelo mundo Linux em 2021, graças ao professor de informática, que usava Ubuntu nas aulas.
Nos dias de hoje, onde o hardware está caro, quando você tem recursos limitados ou um hardware mais fraquinho (o meu caso), distribuições Linux são uma mão na roda!
@João Henrique Primeiramente, tens um ótimo gosto para a foto de perfil, amigo kkkkkkkk
Também estou usando o Linux Mint, num Compaq Presario CQ-25 com Pentium, foi o que deu para comprar na pandemia, quando meu notebook antigo fechou os olhos para a vida hahahah
Acabei apaixonada pelo Mint, e também não sinto vontade, nem necessidade de voltar a usar Windows
Uma coisa muito boa que veio junto com a utilização de sistemas Linux, foi parar de usar aplicativos piratas, e usar alternativas gratuitas, e muitas vezes, open-source no lugar :)
O legal é que tem distros Linux pensadas pra computadores mais fracos e interfaces gráficas mais leves também.
@@Francehelder Simm! Isso é algo que eu simplesmente acho sensacional!
@@Francehelder O Kubuntu é um bom exemplo disso, já que ele utiliza o KDE Plasma. O sistema no geral é extremamente leve e polido, acredito que vale até mais a pena do que o mint (caso vc tenha tempo pra configurar aplicativos básicos de uso na mão)
@@rrodriguess20 eu nunca mais precisei baixar programa crackeado. Simplesmente procuro alguma alternativa free e que rode no Linux nativamente ou via Wine. Nunca tinha gastado com software enquanto usava Windows. Hoje gasto comprando jogos pra rodar no Linux.
Eu também usei o Windows desde sempre pelo mesmo motivo: sempre usei e me acostumei assim. Então, fiz um dual boot e decidi experimentar o Ubuntu uma vez e foi a melhor decisão que eu tomei!!
Eu recomendo bastante, principalmente, pra galera que curte programar.
A ideia agora é progredir nas distros e encontrar a que eu mais me identifico.
Ainda usando Ubuntu?
Eu também cresci no Windows, assim como praticamente todo mundo. Nunca é tarde pra começar a aprender sistemas Linux, ainda mais agora que o Recall foi lançado. Vale muito a pena! Faz um pouco mais de três anos que migrei e estou muito satisfeito!
Qual distro tu escolheu e qual você está hoje?
@@TigerWhite987 eu comecei com o Linux Mint (versão Cinnamon) e hoje estou no MX Linux (versão XFCE). Só mudei porque queria um Linux ainda mais rápido, mas pra começar não recomendo o MX porque ele é um pouco mais avançado (estou há três anos e meio no Linux) e não é tão intuitivo. Se fosse começar hoje eu iria de Zorin OS, que é mais bonito do que o Mint por padrão, e tem algumas facilidades pra quem vem do Windows, como dicas sobre como instalar arquivos exe, fontes da Microsoft já instaladas (o que garante melhor compatibilidade ao abrir arquivos do Word, PowerPoint e Excel), etc. Tudo isso pode ser feito em qualquer distribuição Linux, mas no Zorin OS já vem pronto, o que ajuda demais pra quem tá começando. Lembrando que dá pra testar qualquer Linux em um pen-drive bootável antes de instalar (tem vários tutoriais no RUclips de como fazer isso usando o programa Rufus). Ah, e tem um detalhe também, caso você vá de Zorin OS: tem uma versão paga que os únicos diferenciais são que vem com uma tonelada de programas instalados (todos gratuitos) e dá mais opções de mudar de layout de maneira fácil (o que você consegue fazer na versão gratuita ao pesquisar como customizar mais a fundo) - apesar de ser mais uma forma de apoiar os desenvolvedores, não recomendo a versão paga porque, mesmo que você queira mais layouts fáceis pra alternar, vem com muitos programas que são até desnecessários, e depois que sai uma grande atualização do Zorin, pra manter a versão Pro tem que pagar de novo, o que é complicado porque cada nova versão com grande atualização sai a cada dois anos. Resumindo tudo: pra começar recomendo o Zorin OS (pelo fato de já vir totalmente pronto pra usar, com todas as facilidades que ele tem, e exigir customização zero porque já é bonito por padrão) ou o Linux Mint Cinnamon (por padrão ele é visualmente estranho, não tem tantas facilidades quanto o Zorin, mas por outro lado a documentação é maior - ou seja, tem muito mais artigos e vídeos sobre ele). Tem um vídeo do canal Diolinux exatamente sobre isso. Veja lá depois: "Linux Mint ou Zorin OS: Qual escolher pra começar sua jornada no Linux?". Por fim, espero ter ajudado, apesar do comentário ter ficado grande. Abraços.
Eu sou pic o Leon, sou usuário de Windows desde sempre, porém durante a faculdade (fiz ciências da computação) eu criei uma distribuição Linux pra usar durante o curso para programar ou para designer... n usei por muito tempo mas foi divertido criar "Meu próprio Linux"
Sou usuário há tempos de linux, mais especificamentte o Ubuntu, e recentemente tive problemas com o idioma de interface do Libre Office na distro KDE, que não vem em português. Para mim é trivial resolver, mas para alguém lapidado para Windows, certamente seria uma dor de cabeça, e isso num SO linux mais polido e de suporte razoável como Ubuntu. Acredito que o linux nunca será para as "massas", como o Windows, dada essa característica de depender muito do usuário.
Jamais será e os usuários raiz preferem que continue assim.
Disse tudo amigo. O Linux, ao contrário de seu primo amigável = Android, não é feito para simplificar ou facilitar nada para usuários comuns.
Já o Android qualquer criança consegue dominar e usar. E isso é um ponto positivo.
temos de comparar as distros, arch, gentoo, kali, debian, nunca serão amigaveis para usuários iniciantes, agora pop, mint e zorin já é outra história....
Meu primeiro computador veio com Windows. Conheci o Linux na universidade e pedi pra um amigo fazer dualboot no meu computador. Daí tentava fazer tudo com o Linux, aprendi usando.
É um novo universo bem legal, principalmente se você for curioso e gosta de fuçar no sistema.
Tirei o dualboot em 2016 e uso apenas Linux desde então.
Pra mim o sistema atende completamente. Felizmente não dependo de algum programa que só rode no Windows.
Eu também, usei Linux pela necessidade de ter o único pen-drive bootavel já que meu PC tinha corrompido o Windows, fiz dualboot usei por um tempo e hoje estou usando apenas o Windows 11, não me adaptei, e gosto de jogar no PC aí é muito mais fácil no Windows
@@gabrielss01 Hoje dá pra rodar muitos jogos de Windows no Linux, mas nada perto do que o próprio Windows consegue fazer.
@@Francehelder linux daqui alguns anos provavelmente vai ta melhor que o windows
"Felizmente não dependo de algum programa que só rode no Windows" Esse é o ponto hahahahahaha eu queria usar linux pq acho bacana e eu sou da programação, tem MUITA coisa no linux pra quem é. Mas eu jogo, não tem como.
Sobre rodar jogos de Windows no Linux: NÃO É a mesma coisa. Eu já joguei jogos utilizando wine na época que ficavam travados, até mesmo o famoso League of Legends, que é leve. Não era o único que jogava, mas pra quem joga infelizmente é inviável jogar usando linux, mesmo com as bibliotecas que tem.
@@matheushgf não sei há quanto tempo você jogou no Linux, mas desde que o Proton da Valve foi lançado, as coisas estão cada vez mais fáceis. Hoje jogos triplo-A rodando no Linux no dia do lançamento. A coisa tá tão boa ultimamente que é mais fácil dizer quais jogos NÃO rodam no Linux.
Já ouviu falar do Steam Deck? Console/PC portátil rodando Linux.
Mas mesmo assim pode não ser viável pra você. Depende do que tu queira jogar.
seria super interessante ver o Leon e Dio fazendo um video do tipo 30 dias usando linux kkkk um super desafio para o Leon
Maaaaano, isso ia ser massa
up
Alguém manda essa ideia pra ele pf
Só espero que ele não desinstale o ambiente sem querer igual um certo alguém
@@Lucs-ku5cb kkkkkkkkkk
Estou lembrando que você tem um Steam Deck que roda Arch Linux, e inclusive fez um vídeo rodando o jogo Elden Ring. Acho que Linux não é mais difícil que Windows, muitas vezes é até mais fácil. Vai lá no Flathub tem vários programas, de todo tipo. Ótimo inclusive para iniciantes. As distribuições tem os seus repositórios, muitas coisas já são prontas, e fazem parte da distro, diferente do Windows que praticamente tudo precisa baixar e instalar. E o sistema não atualiza softwares de terceiro. No Linux, praticamente tudo o sistema pode atualizar.
E não tem disco 100%
Já vi usuário Archlinux ficar mais de uma década sem formatar a máquina kkkkkkkkk
Só te ter que entrar no terminal pra fazer qualquer coisa no Linux é ridículo. Você também tem que baixar e instalar coisas no Linux.
@@elobestwr Eu uso WIndows no serviço, até tenho ele numa máquina virtual e posso dizer por experiência própria que no terminal é muito mais rápido que no ambiente gráfico do Windows. Eu não entendi o que você quer dizer com "tem que baixar e instalar coisas no Linux", a instalação é feita uma vez só, igual qualquer sistema. A diferença é que é muito mais rápida na distro Linux. Até atualização é mais rápida. Eu dou um comando aqui e demora menos de 1 minuto já atualizou tudo, no Windows geralmente demorar 10 minutos ou mais, e ainda tem que reiniciar quase toda vez, e fica um tempo aguardando sem poder usar o computador. Sem contar que Windows não atualiza tudo. Na distro Linux é praticamente tudo feito por meio de repositório, a gente não baixa programas de locais diversos. E se quiser não precisa usar terminal, a maioria das coisas tem programa GUI que faz, obviamente mais rápidos que no Windows.
eu uso o windows desde xp, passei dps pelo 7, 8, 8.1, 10 e 11
só não passei pelo vista
Muito bom esse vídeo, eu faço ETL com Python e depois dashbord com Power BI Desktop, então é só Windows mesmo.
Mexo com programação, modelagem 3D e um pouco com softwares de música (amplitube 5, reaper)
Utilizo Linux(Ubuntu) desde 2019 e acho ser um sistema muito melhor para programação, tanto que o utilizo quando vou mexer com isso.
Agora para mexer com modelagem 3D(Blender e GIMP), jogar e softwares de música, Windows mil vezes.
Acredito que o linux é melhor para quem mexe com programaçao e entusiasta de open source.
Windows é melhor para o usuario em geral
Mac mexi muito pouco, mas dá pra perceber que é um sistema melhor para quem mexe com ediçao de foto e vídeo.
Pq blender e gimp seriam melhores no windows?
@@Lucs-ku5cb Boa pergunta. Talvez ele pense que não existe GIMP e Blender pra Linux.
Também cresci no windows, mas amo o Linux, mint, Ubuntu, pop os...
Eu também comecei no Windows, isso em meados de 99/2000 e passei pelo menos uns 13 anos com esse sistema, até que conheci o Ubuntu e este virou meu sistema padrão no meu notebook. Não posso dizer que deixei de usar Windows, pois tenho ele em dual boot na minha máquina principal, mesmo assim eu faço o uso dele somente para jogos.
Agora em 2023 decidi fazer outra mudança: passei a utilizar sistemas baseados em Archlinux. E pra quem conhece, sabe que os comandos e releases são completamente diferentes dos sistemas baseados em Ubuntu.
Melhor coisa que fiz foi migrar para o Linux. Muito melhor ainda foi conhecer sistemas baseados em Arch. E honestamente... dá pra fazer qualquer coisa (até mesmo jogar) no Linux e ter um desempenho igual ou superior ao Windows. Pra quem trabalha com/ou estuda programação, Linux é essencial!
No caso do Arch ser completamente do Ubuntu é relativo, acho que você tá se referindo mais aos gerenciadores de pacote, Pacman e Apt, porque os comandos do terminal/bash são exatamente o mesmo, porque no fim de tudo Linux é Linux. Mas claro que tem outras diferenças tipo o AUR, os helpers, a forma de empacotamento, o fato do Arch ser rolling release e o Ubuntu não...
Sua colocação foi perfeita, mas 90% das pessoas são leigas e jamais o Linux chegará a ser usado sequer por 25-30% da população. Sempre será algo nichado e os usuários mais "raiz" preferem que seja assim (ao menos boa parte deles). Tanto é verdade que as distros mais fáceis de usar, mais amigáveis, são tratadas com certo desprezo pela comunidade old School do Linux.
Eu acho fofo o Leon falando sobre o mac, porque é uma relação de gostar e odiar os sistemas Apple no geral kkkk
Linux só é vantajoso pra quem trabalha como desenvolvedor e mesmo assim alguns optam pelo windows.
Esses dias mesmo eu fui atualizar a versão do meu ubuntu e crashou no meio da atualização. Fui reiniciar e o SO tava inutilizável. Tive que entrar no modo recovery e fazer todas as operações pelo cli.
O Linux é um excelente sistema operacional, no entanto, de fato você precisa de tempo pra solucionar alguns possíveis problemas na sua máquina e a chance de você quebrar o sistema fazendo algo de errado é muito maior que no windows
Não necessariamente. Eu uso distribuições Linux há um bom tempo e não sou desenvolvedor, é mais uma questão de costume e de estar disposto a adaptar seu workflow. Hoje uso o Fedora 40 e ele me atende perfeitamente, tanto no pessoal quanto no profissional.
Mas cada caso é um caso, no final o sistema operacional é apenas uma ferramenta que cada usuário deve escolher qual é a melhor pra seu caso.
Eu abri mão faz dois anos da plataforma Windows, poirs a instabilidade do sistema era demais para meu workflow, desde que saiu o Mac M1 pra mim é a melhor timização de hardware que eu já vi (não estou falando que é o mais rapido, só o mais otimizado pelo tamanho/velocidade que ele entrega), trabalho com Motion e uso Davince e Pacote Adobe, nao tem comparação trabalhar em um Mac, é muito fluido.
PS.: Pra jogo tive que optar a ir pro PS5, realmente Mac roda alguns apenas.
Se vc precisa de um computador só pra uso pessoal, pra acessar internet, digitar documentos, ver vídeos e jogar um joguinho ou outro, (não precisa rodar jogão nem programas pesados de trabalho tipo Photoshop, editores de vídeo e tal), vai de Linux. Hoje essa questão do troubleshooting, solução de problemas, várias distribuições dão um belo jeito nisso, principalmente o Zorin OS. O sistema é bem mais leve, seguro e se vc comprar um PC já com Linux é bem mais barato, por não ter que pagar a licença do sistema operacional.
Por outro lado, pra quem trabalha em ramos mais específicos, tipo Machine Learning, IoT, Desenvolvimento de Sistemas etc. o Linux tbm é um grande atrativo (principalmente nos dois primeiros ramos). Boa parte das tecnologias que usamos dependem do Linux (celular, televisão, Google e até satélites)
Eu trabalho com Mac e meu computador pessoal também é Mac, sinto falta de poder jogar em PC, mas a estabilidade e menos dor de cabeça compensa no meu caso, além disso eu tenho um Xbox Series X para jogar de fato.
Rapaz... Bem que o Leon poderia fazer uma assessoria de manuseio técnico em eletrônicos para gravação e edição de vídeos... A bagagem de conhecimento que ele carrega graças aos anos de trabalho no RUclips é muito grande. Pense nisso Leon!!! Quem sabe algum quadro no canal... 🤔😁🤝🏼
Tenho que discordar de alguns pontos, como o da dificuldade de manutenção.
Sou programador front end e estou estudando ML, recentemente eu TIVE que instalar o linux em uma de minhas maquinas pois todos os processos e programas que envolvem a programação de uma I.A. são terriveis de executar no Windows principalmente com a instalação de pacotes por cmd. Após ver a facilidade desses processos no Linux (que é 10x mais facil) fui obrigado a usar Linux para esse função para continuar meus estudos.
Além disso, para toda a area da tecnologia, as atualizações de IDEs ou programas opensource chegam bem antes no Linux por ser mais facil dee disponibilizar esses programas no sistema que é livre e porque grande parte de quem trabalha na área desenvolve usando esse sistema.
Lendo fóruns, consultando profissionais e ate aqui mesmo nos comentários da pra perceber que o Linux se tornou INDISPENSÁVEL para quem trabalha ou estuda tecnologia.
Verdade, mas a maioria das pessoas não se enquadra nessa situação. Só querem navegar nas redes sociais, jogar, assistir filmes e fazer compras on line.
Opa! Bacana o seu relato. Mas uma dúvida: o wsl2 não supre essa demanda?
@@luisalbertoh.cardoso3857 Pra questão de estudos, ou usos mais "simples" eu diria o wls ajuda muito, talvez possa até suprir todas as necessidades, a depender da pessoa. Mas tem muita coisa sobre linux que só dá pra aprender se começar a usar no dia a dia, da mesma forma que tanta gente fez e faz no Windows. Por exemplo, se vc não costuma usar um Linux diariamente, dificilmente vai acontecer de algum programa travar completamente o sistema. E aí, o que faz nessa situação? Esse é um exemplo besta que ilustra situações que acabam te forçando um pouco a entender como o sistema funciona e quais são as ferramentas disponíveis pra resolver problemas. Se vc pesquisasse nessa situação, veria que é possível iniciar uma sessão em modo texto e matar o processo que travou o sistema por lá. E pronto, vc poderia voltar tranquilamente pro seu ambiente de trabalho sem ter que reiniciar o pc à força. Da mesma forma com windows, quem nunca ficou com a tela preta, provavelmente nunca aprendeu que com Ctrl-Alt-del talvez vc possa consertar isso
@@tales4588 Isso tudo dá pra fazer no Linux sem nenhum problema.
@@deathsleeperbtc9730 Sim. Mas por que usariam Linux para isso? São pessoas leigas que sequer conseguiriam instalar um impressora em certas distros.
Eu lembro uma vez que o Leon comprou um mac e formatou ele com Windows hahaha.
Ah, eu discordo na parte de ser mais difícil de fazer manutenção, mas deve ser pq eu já sou muito mais familiarizado com linux doq com windows, é difícil aprender um jeito diferente de fzr as coisas, mas eu realmente acho mais fácil
Usei windows minha vida toda, mas quando consegui meu primeiro estágio como desenvolver não teve jeito, tive que migrar pro linux.
A experiência foi melhor do que eu tava esperando, só sinto falta dos jogos que nesse quesito o win é imbatível.
Quais jogos tu sente falta?
@@soubruno Na epoca meu notebook só tinha um ssd pequeno, se usasse dual eu teria problema com o tamanho. Mas eu fiz um upgrade recentemente e consegui fazer isso.
@@Francehelder O que pra mim mais fez falta foi que a Epic não tem um inicializador oficial pra linux, então eu não poderia jogar nenhum dos jogos que tinha na minha biblioteca de lá mesmo que eles rodassem no linux.
De resto, eu até conseguia fazer algumas gambiarras pra rodar, perdia bastante performance mas nada que fosse injogavel.
@@nome_aleatorioHeroic launcher resolve isso.
@@Jrdotan Nem todos jogos ele executa , tive problemas com titúlos da EA não funciona direito , estou usando o opensuse rodo muitos jogos mas to tendo varios problemas em executar ate a steam da uns bugs que por exemplo o windwos 11 por mais pesado que seje nunca tive nada de problemas to pensando em voltar para windows já que uso esse ssd só pra jogar e outro ssd com mac pra trabalhar
Computador sempre será ferramente, gosto da tua visão disso, sempre se testou muita coisa e não se vendeu só para patrocinador, linux é legal bacas, sou fan, uso a uns 8 anos, mas sei que não é para todo mundo
Olha o Diolinux ai de novo ❣
Riker Linux e Dio Linux! São ótimos canais para quem ta afim de aprender
Adorei o tema do vídeo, me ajudou bastante!
eu sou time linux, mas usa o que te é útil.
outra informação linux as vezes da mais trabalho mesmo, mas geralmente não da problema.
so pra deixar claro isso não é uma crítica não ta, so to falando que tudo é relativo, eu por exemplo uso linux a muito tempo e é por isso que ele me serve, no windows eu fico perdido.
1:08 Já tem D'avinci Resolve para linux.
Há algumas décadas, quando comecei a estudar programação, perguntei ao meu instrutor qual era a melhor linguagem de programação, Turbo Pascal, Delphi, Clipper, C++, ou Cobol?
O instrutor respondeu: a melhor linguagem é aquela que você mais domina.
O problema dos usuários do Windows é que eles não querem explorar coisas novas. Uns são acomodados e outros não conhecem o suficiente de informática para instalar o Linux. E ainda tem os preconceituosos.
Numa outra página um cara disse que não gostava do Linux, mas não soube dizer qual foi a distro Linux que ele já usou. Deve achar que só existe uma distro Linux, que é tudo igual.
Usei o Windows desde quando a gente ainda tinha que escrever “Win” no prompt do DOS.
Uso o Linux há 6 anos, nem cogito a voltar para o Windows.
Leon é o nosso FazTudo e a Nilce a que pensa em tudo ksksksks ✨🥺
(Sou muito muito muito fã ✨)
Amigo eu usava o windows muito tempo mais Linux e muito top não fico sem o Linux no meu Pc desde 2011 mais quero usa o Mac também cara
ta aí um convite de seus fãs para vc fazer uma série aprendendo a mexer no linux! 👍
Recomendo pelo menos TESTAR o WSL no Windows 10/11. É uma ferramenta sensacional.
recentemente coloquei o ubuntu no meu windows11, o melhor de dois mundos
"Se der um problema técnico, quem resolve sou eu" Eu sou o Leon da casa tbm kkkkkkkkkkkkkkk
Cresci usando Windows tbm, Mas uso linux todo dia desde 2016~2017
Acompanho muito timidamente o canal. Entre um vídeo e outro, ouvi que seu pai trabalha com SI na Microsoft. Gostei de saber porque tambem trabalho com SI a 25 anos. Good to know :)
uso microsoft desde do DOS 5.0, gosto muito do windows. Negocio que o windows precisa urgentemente otimizar um kernel para ARM. Pois futuro e ARM, impressionante como funciona o MacOS com ARM na bateria. Tentei usar linux uma epoca, mas ja de cara travei no programa que uso para dar suporte aos funcionarios da empresa no qual eu trabalho, nao exisitia para linux. Gereciamento de um fone bluetooth por linux tb um desastre. Ai nem usando a plataforma pela WEB deu certo, teria que correr atras de um fone comum com microfone, acabei reinstalando o windows.
Usei muito o Linux no meu ensino médio no IFF. A única coisa que me prende no Windows hoje em dia é por causa de alguns jogos que não rodam no Linux. De resto, eu já teria migrado a muito tempo.
Eu já tentei migrar para o Mac diversas x. Tentei mesmo, vendi tudo que tinha pra pegar o mac e 1 mes o vendi. Não conseguia fazer 20% das coisas que faço no Win.
O melhor é aquele que você domina e pode adicionar recursos ao seu repertório. Cada sistema entrega suas particularidades e eu entendo que o melhor é a junção de todos para conseguir chegar ao seu resultado.
Você não consegue publicar um APP no ecossistema da Apple sem um MacOS, não consegue usar Docker e seus mais diversos recursos sem Linux e jogar uma gama de jogos em alto desempenho sem o Windows, dito isto, o todo é melhor do que eleger um como se "Só pode existir um"
logo que eu comecei a faculdade de engenharia de computação eu comecei a utilizar o Linux pra todas minhas atividades q envolviam computador, e é realmente isso de estar acostumado ou não
Leon recomendando o DIolinux é muito bom cara!
Uso os dois: POP_!OS pra trabalhar e Windows pra jogar. Ainda acho windows 10x melhor pra jogar, muitos jogos/aplicativos que acompanham não funcionam bem em linux, mas tá melhorando a cada dia
na minha opinião:
windows = melhor compatibilidade com jogos, aplicativos, etc.
linux = melhor performace com a área de programação, hacking.
obs:já usei windows10, windows11 e kali.
Acho que esse foi vídeo mais cirúrgico que vi a respeito da diferença entre windows, linux e mac
Obrigado pelo video Leon😉👍
😎
😎👌
🤨🕶👌
Leon, queria ver uma parceria do maior canal de tecnologia brasileiro com o maior canal canadense... Vcs tão aí do lado, n rola um collab com o Linus Tech Tips?
Usar GNU linux te torna homem, quebrar a cabeça pra resolver os problemas e aprender como o sistema operacional funciona te trás muita liberdade, de fato não é pra qualquer um, por isso menos pessoas utilizam, mas é maravilhoso.
Gosto do Linux pada estudar, porém para jogar ainda fico no Windows. Espero um dia conseguir mudar totalmente de plataforma
tem alguns que são feitos para jogar
Eu vim do Windows e migrei totalmente para o Linux em 2004. Hoje tenho máquinas com Kubuntu, Tuxedo e Big Linux.
Quando preciso usar Windows eu até consigo mas me sinto muito desconfortável e parece que falta coisas.
A única coisa que me mantém fora do mundo do pinguim é o pacote adobe. E não tem jeito: eu sei que tem excelentes substitutos open source rodando no Linux, mas meu workflow ta muito azeitado nos softwares Adobe.
Esperando o vídeo do Diolinux: "Fiz o Leon usar Linux por 1 semana pra fazer seus trabalhos e olha no que deu." hehehehehehe
Eu gostaria de ter Windows para jogar e algumas outras tarefas, o MacOS para o dia a dia e trabalho e o algumas distros Linux numa máquina virtual para diversão.
Melhor vídeo que eu já vi do Leon até hoje, não só o melhor mas o melhor comparativo não técnico que já vi entre esses sistemas. Mentira o vídeo resposta do Nando Moura foi melhor.
Kkkkk vc tem uma cara de gay kkkk
Minha opinião? Depende muito do "tipo de usuário" (na verdade do que cada usuário faz), quem mexe muito com áudio visual (edição de áudio e vídeo) talvez realmente seja melhor usar o Windows ou até o MacOS.
Mas quem é programador (profissional ou estudante iniciante) com toda certeza o Linux é infinitamente superior, fácil instalação sem necessidade de configurar variáveis de ambiente que é um saco pra fazer no Windows. No Linux a gente também consegue automatizar tarefas de forma muito mais eficiente e simples do que seria possível no Windows, além de poder simplesmente "perder um tempo" criando um script de configuração automático pra alguma coisa, e poder fazer tarefas em segundos que talvez levariam horas no Windows.
como eu disse, não é que um seja melhor que outro, é só que são projetados pra públicos e tarefas diferentes. Embora você possa usar um serrote pra cortar um frango, uma faca é muito melhor.
E o Linux também sofre o mesmo problema de falta de aplicativo que o Mac. Meu sonho era usar Ubuntu no trabalho, mas não rola justamente por causa disso.
Se você utilizar Manjaro ou alguma distro do Arch, tu pode ter uma infinidade de pacotes e aplicativos! No AUR, pra ter um aplicativo é muito fácil.
@@seriousfreezing99 vai ter que compilar e quando não tem há chance de não funcionar direto. Dependendo do trabalho da pessoa não vai ter como usar nem com wine
@@Lucs-ku5cb O que? Nem é difícil compilar e se nem quiser tentar compilar vai com um pamac. E tem sim como usar Wine sem trabalho, Heroic Games Launcher é um ótimo exemplo ou até mesmo Lutris
@@seriousfreezing99 o problema de compilar é a demora, sobre o lutris nem tudo funciona como no nativo obviamente
@@Lucs-ku5cb A demora de compilar sempre vai demorar da tua internet
Usuário do Linux desde 2005. Último Windows que usei foi o XP.
Ainda não entendo quando falas em ''tempo de manutenção" a única vez que Meus Linux d deram tela preta, ele mesmo pediu pra manter on line e ele mesmo se corrigiu
Linux + ChatGPT = zero problemas!
Ouvir o Leon falar que o Mac dar menos problema porque faz menos coidas foi otimo, vejo pessoas que não entendem de merda alguma falar: Apple é melhor em tudo/ Os produtos da Apple são mais completo. Se eles procurarem eles vão saber que os produtos da Apple são para trabalhos específicos sem exceções, nesses casos sim os produtos da Apple funcionam melhor.
as lives ainda são domingo?
Pra uso fixo Linux é maravilhoso, vc pode ter tudo num script pra dá aquela configurada automática
4:10 "[...] Eu sou agro, eu sou pop, eu sou... Leon Martins [...]"
acho que a pergunta era se você iria criar algum conteúdo sobre Linux não mudar seu workflow !
seria muito bom ver um vídeo seu mostrando que o Linux também é uma opção para jogos
Mas ele respondeu, disse que não pq não tem experiência e aprender tudo do 0 pra começar a criar esse tipo de conteúdo iria tomar muito tempo.
@@p.c.n.b.6112 entao mas nao tem oq aprender é basicamente a mesma coisa do que no windows
Não é uma opção para jogos.
@@alvarohigino segundo o site ProtonDB mais de
18 Mil jogos rodam no Linux , e pelo jeito voce nao viu o Steam Deck que roda Linux
O Windows mais antigo q eu me lembro de ter usado foi o Windows 98.
Eu cheguei a usar o 98, ME, 2000, e o XP. Principalmente o XP.
Você trabalha com o quê?
a sei lá... usei linux por dois anos recentemente, e dropei pro windows novamente.
Concordo com toda analise do Leon... mas o que mais me incomodou nas distros que usei (zorin, ubuntu, arco e mint), é que sem exceção qualquer coisa que eu quisesse fazer/arrumar, demandava arrumar outra coisa primeiro, sempre um efeito dominó... e quando eu percebia, estava gastando mais tempo pra uma solução que já vinha pronta no Windows...
E ok, eu entendo essa tara da galera por "posso customizar minha solução" e tudo mais... mas a partir do momento que essa customização resulta em alguma coisa que JÁ ESTÁ PRONTA... perde totalmente o sentido pra mim.
Uma vez eu tentei usar Linux pra tentar aprender sobre o sistema, depois de uma hora eu percebi o quão leigo eu era e acabei voltando pra Windows kkkkkkkkk
Tudo que cê precise saber da pra achar no Google
Ou melhor no GPT
Bem vindo ao mundo de 95% das pessoas. Não se culpe.
mano, tô doido pra migrar pro linux (ubuntu). uso windows desde sempre e por conta disso, saturei do sistema. só que não quero ficar perdendo tempo em fórum pra tudo que aparecer de problema no linux. não tenho paciência, tempo e nem psicológico pra isso mais.
sou usuário básico. apenas navego e crio alguns arquivos de texto.
cheguei a criar um pendrive bootável, mas exitei no último segundo. resumo da ópera: continuei no windows.
@@wanderluiz334 Ubuntu não é bom pra iniciantes. Comece pelo Mint ou Zorin.
@@wanderluiz334Testa dual boot, caso n consiga se adaptar, continua no Windows
Comecei no windows XP, se.nao me engano e depois do 7 em diante
Tô aqui penssndo na ironia que foi o Leon conseguir entregar um job da SAMSUNG graças ao computador da APPLE 😅
Falasse uma real, Mac tem menos chance de dar problema pois faz menos coisas e digo o mesmo do iOS. Utilizo Mac para desenvolvimento, sempre é dor de cabeça pra rodar muita coisa no Linux é mais simples e muitas vezes me obriga a usar uma VM. Windows hoje está muito mais estável e compatível com Linux e acaba sendo um canivete suíco e ainda tem a grande opção de jogos.
Pra mim o Windows é melhor, pela oferta de aplicativos, depois o MacOs, pela estabilidade e segurança e por último o Linux, pq tem poucas opções de softwares. No Linux não encontro softwares específicos tão completos como os que uso no Windows, as opções são normalmente mais pobres.
Se usasse só para aplicativos "tipo office" e acessar internet poderia ir para o Linux ou, se tivesse grana sobrando, iria logo de MacBook.
Linux meu antigo professor gostava muito, no técnico em TI quando eu estudava.
Linux só gosto do Android de celular.
No windows é facil fazer troubleshooting. Você só precisa reinstalar o sistema inteiro para resolver seus problemas.
Ou seja, todo workflow do Leon se especializou e se "aprofundou" no windows, ele edita, joga, escreve e faz um monte de coisas consideradas avançadas no windows, se ele fosse mudar para Linux ele teria que aprender a usar de forma avançada em TUDO que ele faz no windows, essa mudança é muito grande e demorada, não compensa.
Editar e jogar é avançado ? No windows vc faz tudo com 3 clica next next instal e usa!
sempre usei windows, passei para linux para programar. comprei um macbook faz um tempo. e digo q o melhor realmente é o Linux. Arch Linux
Hum, tão fácil mexer no Linux, principalmente as distros baseadas em Debian
O Leon falando que salvou um job da Samsung com um epple kkk.
Tô com 45 anos e comecei usar distros Linux a 5 anos, hoje fico me perguntando qual o sentido de não usar uma das centenas de SOs Linux.
Eu a cada dia sinto mais raiva de não ter conhecido o Linux antes.
Usar Windows não faz sentido
alienação define, não esperaria uma resposta diferente mesmo
O backend do Linux já está pronto para uso em produção...o problema é a interface gráfica que ainda não está pronta para o leigo
Sempre usei mac só recentemente que comprei um windows. Na minha experiência macOS é muito mais confiável e tende a dar menos problema mesmo
Resumindo, se você não gastar o mesmo esforço de aprendizado que você teve no Windows, para aprender o Linux, você vai ser mais produtivo no Windows.
Leon o único q eu vi q cresceu com o sistema Android e n abandonou quando estourou e ficou "rico" (ele está mais bem de vida)
Ao invés de experimentar algo cru como Linux em geral, faz apenas reviews de iniciativas voltadas para o consumidor, como o Steam Deck com SteamOS. Consumidor é o seu nicho.
De resto você está certo. Linux tem lugar cativo na indústria, mas não é o seu cenário de uso.
cara, eu sempre gostei de fazer dual-boot e usar linux junto com widows. Eu não gosto de particionar meus ssd's, então nas minhas máquinas eu sempre tenho dois ssd's, sendo um pra linux e outro pra windows. Mas ontem eu acabei corrompendo meu ssd que tinha windows, e precisava formatar, e eu não tinha pendrive bootavel para formatar o windows, ent tentei criar pelo linux, e passei horas tentando, usei vários programas e nenhum deu certo, eu tive que ir na casa de um amigo meu que tinha windows só para criar um pendrive-bootal, uma coisa extremamente simples que eu passei mais de 20 horas tentando fazer no linux e não consegui. Des de ontem eu sou o maior hater do linux, fiquei tão frustrado que formatei meu ssd que tinha linux, e nunca mais vou usar kkkkkk
pasmo com o fato de que o pai do leon e eu somos colegas de profissão kkkkk, sou profissional de segurança da informação tb
Vou comprar um notebook ideapad 3 para estudar programação recomendam que eu pegue na versao linux ou Windows?
Se tu pegar a versão linux, a primeira coisa q tu tem q fazer e formatar ent a única vantagem é q sai mais barato, mas o sistema n vem pronto
Se tu tiver grana pra pegar com windows é melhor, pq, independente doq vc for fazer, vc vai ter uma cópia 100% do windows pra maquina, basta logar com sua conta no primeiro boot. Mesmo q n seja de primeira, se em algum momento tu precisar do windows, vai ser so logar dnv q o windows ativa automaticamente
Entre o windows e linux pra programar qualquer um acaba servindo. Se tu ta começando vai no sistema mais fácil q vc acha melhor pra vc mesmo, pq ambos vão ter os recursos necessários para vc aprender. Depois q vc tiver alguma base sobre o assunto fica mais fácil descobrir qual vai ser melhor pra suas necessidades
Pega a versao mais barata que vem com linux e dps vc instala windows.
pô depende mto, pra programação, eu acho linux melhor. Porque é mais prático instalar as coisas q vc precisa. Além disso, eu gosto mto de ficar fuçando em coisas internas do sistema, entender como funciona, esse tipo de coisa não é permitida no windows, e vc sabendo sobre coisas internas do Linux, é uma vantagem no trabalho pq o Linux só é desconhecido no PC, mas em servidores, a maioria é linux, ent web vc vai ter um conhecimento a mais que é útil. Eu tbm gosto de deixar as coisas do meu jeito, tipo, se eu n gosto de alguma, eu simplesmente vou lá e mudo, pq sempre tem essa opção, a única barreira é saber como fazer isso
mas tem uma coisa: Pode ser que eles te vendem com uma versão do Linux ruim, incompleta e desatualizada, q nem linux gutta. Daí vc tem que formatar e instalar outro, ou um windows msm. Pq esses Linux assim n tem como usar não
pior q é real msm, arrumar problema no linux é um saco. eu msm já tive problemas do linux ficar reconhecendo a taxa de atualização errada do meu monitor, fazendo q ele n desse video. eu tive q comprar outro monitor pq eu n conseguia resolver o problema kkkkkk
Usar dois monitor no Linux e um saco.
@@negaogamer6864 tenta usar o wayland ai, o xorg parece q tem uma birra com mais de um monitor, é isso q acontece quando usam o msm software de 500s anos atras deste do começo do linux sem tentar outras opções, ta mais doq já na hora das distros pararem de usar o xorg
Nem sabia que ainda se usava o Linux