DOCUMENTÁRIO INÉDITO DE JAYME CAETANO BRAUN
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- DOCUMENTÁRIO INÉDITO DE JAYME CAETANO BRAUN - PAYADOR MISSIONEIRO
Com duração de 18 minutos, o documentário retrata um pouco da vida, da obra e do legado de Jayme Caetano Braun, com imagens inéditas dos lugares onde ele viveu grande parte de sua infância e juventude. Depoimentos exclusivos de Pedro Ortaça, Glênio Fagundes, Juca Ramos, Gelsa Ramos e Vinícius Ribeiro enaltecem com maestria, veracidade e encantamento, a missão do nosso payador maior.
Reconhecido internacionalmente, Jayme Caetano Braun foi poeta, declamador e payador (aquele que faz versos de improviso opinando sobre algo). Simplicidade e ternura definem o sentimento que Jayme trazia na alma, na voz, no olhar e na vida, sempre exaltando em suas payadas o valor da cultura terrunha da região das Missões e do Rio Grande do Sul.
Senti a presença do Jayme em cada verso que ouvi, em cada palavra das pessoas que entrevistei, em cada sorriso de quem trabalhou comigo, em cada dificuldade que aparecia e eu encontrava forças pra não desistir. Acima de tudo, senti a presença do Jayme em cada batida do meu coração, na medida em que eu conhecia um pouco mais de sua história tão grandiosa e ao mesmo tempo tão simples. Compreendi, na mais pura essência, o que ele quis dizer em um de seus versos: a vida com poesia fica muito mais bonita!
Para quem, assim como eu, tem admiração pelo nosso payador missioneiro, não deixe de conhecer o Complexo Turístico Cultural Jayme Caetano Braun, em São Luiz Gonzaga. Será uma oportunidade de ver bem de pertinho o monumento, utensílios que pertenceram ao Jayme, além da Venda do Bonifácio com produtos típicos artesanais. Também poderá assistir o documentário no espaço do Complexo, que sempre é exibido para todos os visitantes.
Reitero meus agradecimentos a todos que tornaram possível a concretização deste trabalho, produzido em 2016, em especial, Sandra Ferreira e Vinicius Ribeiro, que estiveram ao meu lado durante os oito meses de produção. Cada um dos nomes que aparece nesta obra teve participação determinante, pois este documentário foi feito por muitas mãos e muitos corações.
É com muito carinho, alegria e respeito que apresentamos o documentário:
JAYME CAETANO BRAUN - PAYADOR MISSIONEIRO
Sou filho da BOSSORÓCA nascido na Timbauva terra de Jaime Caetano Braum.Parabens aos amigos Juca Ramos, Pedro Ortaça , Donton Ramos e outros tantos mais desta homenagem.Tio Anastacio foi AMIGO do meu Pai Ruy Fagundes.Parabens.
Era tio Anastácio pra ki
Era tio Anastácio pra lá
Mandado ao mesmo q
Piá
Jayme Caetano Braun, poeta maior. Daqui do interior paulista, manifesto meu respeito e admiração.
Imortal. Que un dia venha un guri que nasça com o dom de Jayme Caetano Braun
Jaime Cateno pura poesia, eu moro no nordeste e sou nascido e criado no Norte, ,no Pará, e digo que esse gaucho foi o maior poeta do Brasil.
Se tu e missioneiro e tem orgulho eu estou com vc nao vamos deixar morrer nossa cultura
Quanta emoção vem a mim quando vejo este documentário flor de aporreado! Baita homenagem a este payador sem igual, que no lombo de um bagual vertia sua memória, carregado de glória e amor ao nosso chão, conversou com o violão e escreveu a sua história! Viva Jayme Caetano Braun 🙏
100 anos do home que alevanta o orgulho de ser gaúcho
Jaime Caitano Braun imortal um Visionário 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌟🌟🌟🌟🌟
Parabéns pela iniciativa desta justa homenagem, em forma de documentário. Maior poeta gaúcho de todos os tempos. Ele e Noel Guarany deveriam ser eternos.
Sem dúvidas o maior poeta do sul
BRILLANTE DOCUMENTO DEDICADO A UN GRANDE CAETANO BRAUN. DESDE LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES, ARGENTINA, LLEGUEN MIS FELICITACIONES Y EL AGRADECIMIENTO POR PERMITIRNOS CONOCER PARTE DE LA HISTORIA DE ESTE GRAN REFERENTE DE LA MUSICA GAÚCHA , QUE TAN HERMANADA ESTÁ CON LA DE LA LLANURA BONAHERENSE, MUSICA SURERA DE NUESTRA PROVINCIA. ME EMOCIONO HASTA LAS LAGRIMAS . HE INCORPORADO EN MI REPERTORIO ( DESDE HACE MUCHOS AÑOS ) SU "MILONGA DE TRES BANDERAS ", MI CABALLITO DE BATALLA. MILONGA QUE HERMANA TRES PAISES, ARGENTINA, BRASIL Y URUGUAY Y QUE DON JAIME PINTO EN LETRAS MARAVILLOSAS . BESO AL CIELO QUERIDO GAÚCHO . " LA VIDA VENCE A LA MUERTE SI UN RECUERDO LA PROLONGA " . UN ABRAZO GRANDE A LOS HERMANOS BRASILEROS. AZUCENA ARRANZ.
Me emocionei agora.
Salve, Jayme Caetano Braun e parabéns pelo documentário. Espetacular.
Com tudo que temos visto por aí hoje em dia,as vezes bate um pezar no coração,vem uma incerteza quanto a cultura do RS,se ela resistirá as intempéries do tempo ou sucumbirá no esquecimento das gerações futuras , más quando vejo um documentário dessa magnitude,sobre um esteio da nossa música,meu coração se enche de alegria,e posso dizer com certeza que a nossa cultura jamais morrerá,pois ela corre nas veias de cada gaúcho que ama esse chão
Muito bom
Este é o Rio Grande que o tempo não apaga, ser gaúcho e gremista num sotaque sem igual, cantando no hino mesmo longe me sinto feliz.
nosso mestre maior........eu vi ao vivo e sempre acompanheipela guaiba ao vivo etc,sou fui e serei sempre fã.
Sou Missioneiro de Pirapo, e sempre que vou a São Luiz, e passo em frente ao monumento do Jayme,sinto uma alegria e orgulho de ser Missioneieo.
Estes são os Teatinos os que são donos de si fazem patria por ai norteando os próprios destinos rapezodos campezinos do velho Ritual pampeano que nesse andejar cigano de tropeiros da cultura são vertentes da ternura do Folclore Americano
Mais que merecido.
Um gaúcho além de sua época,dotado de uma inteligência ímpar, defensor dos humildes e pajador inigualável
Sou piá novo e não deixo de ouvir as obras desse Taura do rio grande
Jaime homem importante na cultura gaúcha palanque das missões
Como servidor da Corsan fui transferido para São Luiz Gonzaga, conheci pessoalmente e falei muitas vezes com o Jayme,Pedro Ortaca, Noel Guarani e muitos outros...dois filhos meus nasceram em S.Luiz Gonzaga....,Vanessa e Thiago...essa terra eu amo tanto não vou esquecer nunca
❤
Me falta palavras para citar.
Somente admirar
Recitar, afamar
E agradecer, por entre nós viver.
Que lindo. Uma justa e mais que meritória homenagem ao Chimango. Eu, que privei por mais de 50 anos com Ele, desde guri junto a João Vargas e depois com os Teatinos, tenho como dever testemunhar : Jayme é imortal. Um fenômeno. Talvez deus defina e explique !
Jaime cautano Braun, na minha opinião, não houve antes nem haverá mais, um poeta gênio que representa o rio grande
Nasci em Santiago justamente no dia 31 de janeiro de 1976 quiz Deus que fosse no mesmo dia desse Taura do riu grande
Esse me representa
Que maravilha da nossa terra Jayme Caitano Braun
Maravilhosa arte, homenageado e lembrado sempre. Tradição eterna.
Excelente artista e representante de nosso chão Missioneiro👍👏
Salve Jayme Caetano Braun!! Sensacional.
As pajadas de Jayme prendem a atenção de quem as ouve, é inebriante.
Simplesmente imortalllll
Só a saudade do nosso grande Jaime Caetano Braun.
Realmente, Edilson, não haverá outro payador como Jayme. Um bom dia pra vc!
Identidade,uma das melhores poesia do Jayme.Maior poeta que o Rio Grande já viu.
uma das figuras mais influentes da minha juventude. Ídolo
Me emociona sempre, que pajadas!!!
Vai ser difícil existir outro poeta que tivesse tanto conhecimento da cultura do rio grande do sul. Fazia suas rimas usando o linguajar autentico do gaúcho. Sou fã de todas as pajadas do nosso saudoso jaime caetano braun.
Simplesmente inigualável maior poeta dizendo isso se diz tudo
Parabéns pela homenagem à esse índio taura.Sou de Roque Gonzales,bem perto da terra do Jayme.Forte abraço.
Se palavras ajudam lapidar caráter, os versos do companheiro pajador Jayme estão incrustados em mim, graças as declamações de seu Feliciano Pacheco, meu pai. Por isso tenho estrela na testa.
A Don Jayme Rio Grande do Sul Braun, dedico essa humilde pajada.
Meu canto que lembra a toada e o relincho da mais xucra potrada, traz como vertente o canto mais campeiro, e dedico a esse eterno missioneiro, meu canto terrunho.
Que linda homenagem, chegou a "suar" meus olhos! Ha poucos vídeos e informações dos 4 troncos Missioneiros, e esse resgate lindo da obra de Jayme, tem que ser muito comemorado. Parabéns!
Linda homenagem, Amendoim e Gabriel!!! Muito obrigada pelo carinho!!
E, SALVE JAYME CAETANO BRAUN!! SALVE PAYADOR!
Que bela homenagem parabéns, sempre ouço os versos dele, sempre arrepia e o orgulho de ser gaúcho só aumenta.
Para os que procuram culta no estrangeiro
Procure olhar para o propio celeiro
O rio grande é terra de homem guereiro
Viva ao poeta missioneiro .
Ja estive uma vez em sao luiz para um enterro do vo da mimha esposa e foi a primeira vez que vi a estatua de jayme foi a coisa mais linda naquele dia triste.
Conheci o Jayme através do professor Magister Clístenes. Um dia estávamos conversando e ele recitou o "Bochicho" de cabeça, foi lindo demais! Eu componho poemas e tirei o dia pra descansar e me deparei com este belo documentário que já me inspirou a escrever uns versos. Muito obrigado por esta obra.
Orgulho!
Belo trabalho, gostei muito da homenagem a esse homem que marcou o Rio Grande. Assim como ele tbm tenho orgulho de ser desse chão sagrado.
Muito obrigada, Jefferson! É sempre uma alegria saber que mais alguém viu este trabalho, que mostra uma pouco da representatividade universal do nosso payador maior. Abraço fraterno.
de tudo o que o nosso payador maior representa.
Que lindo.... Eu sinto alguma coisa assim, que não sei explicar... 🍃🌅
Sem palavras....um verdadeiro missioneiro....
Hoje as 16:00 no lugar onde tem está linda estatua enorme do Jaime ou Jaimy eu estava lá é linda
Realmente ñ vai nascer outro igual
Que documentário maravilhoso! Parabéns aos envolvidos.
Preciso mostrar isso para minha mãe! Ela passava os dias declamando (tentanto lembrar da letra) ela adorava" Bochincho". Eu pessoalmente gosto da "Coruja do Campo". Esse cara era INCRÍVEL. Todo gaúcho deveria conhecer.
Bochincho é um clássico, baita gosto da tua Mãe, parabéns!
Se alguem da deslike e por inveja
Grande Jayme Caetano Braun gaúcho sem costado não parava derrogado .
Quem disse que um burro não se tornasse advogado.
Criado na grota no Rincão da timbaúva nos campos da bossoroca.
Onde a galinha não canta eo tatu não sai da toca.
Pajador missioneiro gaúcho por inteiro onde só comemoramos o seu aniversário dia 30 de janeiro.
No mesmo dia deste gaúcho aqui missioneiro.
Deixo um abraço a todos os missioneiro.
Obrigado por tudo Don Jaime!!!
Don Jayme Caetano Braun
Que documentário de fundamento
E através dos 4 ventos
Esta assistindo o Pascoal
Jayme na payada é imortal
E o seu aluno sempre vou ser
Queria poder o conhecer
Mas a morte o levou antes
Levou pra um pago distante
Baita documentário pra se ver!
.
.
Parabéns Karin, lindo trabalho, sou fã de Jayme!!!!!
...conheci uma professora que era conhecida sa familia do Jayme , isso a uns 10 anos que comentou-me , ele só entrou na severa depressão de desgostos do coração ao final da vida.
Nao aceitou de forma alguma o que se passou e deixou a vida ir aos poucos se esvair....
Parabens pelo doc, muito obrigado, tenho cds dele em minha coleção adoro e respeito muito a obra.
Marco.
Esteio-rs
Marco Antonio, bom dia! Eu que agradeço o teu relato sobre uma das etapas de vida do Jayme. São depoimentos como o teu que me estimulam a prosseguir Documentando Caminhos. Abraço fraterno.
Marcos, sou tecnico em enfermagem e acompanhei o Jaime aqui em porto alegre um grande conflito familiar que a imprensa nunca noticiou e tambem não vou falar aqui para não expor nosso grande missioneiro pajeador. este problema foi o estopim de sua morte . em um ambiente privado poderia lhe contar maiores detalhes .
Um importante documento para ser estudado e perpetuado na obra de Don Jaime #100anosdejaime
e pesso a Deus sem embargo na xucresa do meu canto q no ceu me guarde um santo parceiro pro mate amargo
Realmente um gaúcho "missioneiro " diferenciado.
Acabouce o Rio Grande, é só ver quem é hoje o " capatas "...
Espetáculo!!
Ah Dom Jayme, diz que anda campeando os caminhos do que quis ser e deu....
Obrigada aqui foste muito.
Jayme foi um expoente do verso xucro. TAURA que sempre nos orgulhou.
Obrigado. Lindo. Obrigado Jayme, que Deus o tenha em sua Glória.
Bem bueno
Gostei muito. Obrigado por compartilhar.👏👏👏👏👏
Que rica homenagem. Somos todos irmãos missioneiros engajados em um ideal.
SEM PALAVRAS. GRANDE POETA O MAIOR
Nesse tipo de documentário histórico é que vale a pena a atenção.
Não é TÃO histórico assim!
PARA SUBLINHAR ESTE DOCUMENTARIO E CARIMBAR COM O VERDE DE NOSSO PAMPA, DECLAMO AS POESIAS DE JAIME CAETANO BRAUM.
LUIS GAUDERIO, A SERVIÇO DA CULTURA DO RIO GRANDE
Palhoça SC
Viva o rio grande, viva o pampa e viva o gaúcho!
GRANDE HOMEM QUE A PAMPA XUCRA PARIU...
Com certeza está com nossos antepassados olhando por nós.
Grande Jayme Guilherme Caetano Braun!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns pelo lindo trabalho ao nosso grande Jayme, que assim perpetue seu legado, e que nossa cultura seja sempre forte como suas palavras. Obrigado pelo carinho nos créditos e Sucessoo e aquele Abraço do Tamanho do Rio Grande! att Fabiano Ribeiro
Nós que agradecemos a tua colaboração, Fabiano. E que bom que você gostou do trabalho.Abraço e tudo de bom pra ti.
pena q não nace .mais um gênio igual este homem.foi obra feita por deus
Lágrimas assomam-me aos olhos.
Olá, Ricardo! Ficamos muito felizes por conseguirmos passar um pouco da grandiosidade da obra e da vida de Jayme Caetano Braun. Muito obrigada por assistir e deixar seu comentário. Abraço fraterno.
Profundamente comovido!!!
Se você se emocionou é porque o documentário tocou seu coração e, para nós, idealizadores, isso é o mais importante. Abraços.
Parabéns pelo trabalho.
Jayme Imortal
Good movie!
Sem palavras pra essa lenda
É um índio sem igual
Orgulho missioneiro
E do rio grande inteiro
Paulo Renato Novais
Obrigado pelos versos Jaime Rio Grande Do Sul Caetano Braw
lindo o documentário mas porque no meio do vídeo tantos anúncios , coloca no final então 👍🏽👍🏽✌🏽
baitaaaaaaaa
Sensacional!
Que bom que gostastes!!! Muito obrigada, em nome de toda equipe.
Q documento histórico!! Parabéns mesmo pela iniciativa...
Luiz, olá! Agradeço o incentivo. Trabalho feito por muitas mãos e muitos corações.
Abraço fraterno.
***O último Pajador...***
Muito bom. Parabéns :)
Muito obrigada, em nome de todos que trabalharam na viabilização do documentário!! Abraços.
Otimo documentario porem a midia nao deu muito valor pra sua obra ,assim como o Raul Seixas
Olá! Parabéns pelo trabalho. Gostaria de contatá-la para autorização do uso de excertos do material para estudantes de EJA. Conseguimos conversar?
Timbauva pertence a Grande Bossoroca.
Alguém sabe onde comprar livros de Jaime Guilherme Caitano Braun.? Obrigado.
Timbaúva nao é distrito de São borja na divisa cm sto Antônio ??
É outra Timbaúva. Também perto de Santo Antônio, mas do outro lado, na estrada de chão que vai pra Bossoroca.
Tche ja imaginou uma proza desses quatro troncos missioneiros juntos tomando um mate e falando sobre nossa terra.
seria um sonho.....
9.0
Pedro fala no 14:20 que ele é imortal será que era uma dechadinha.?
*2020