20 Curiosidades sobre Bochincho do Jayme Caetano Braun - Linha Campeira

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 июл 2024
  • Como toda a obra de Jayme Caetano Braun, Bochincho tá recheado de termos e expressões bem terrunhas que muita gente não conhece… então vou trazer esses detalhes que enriquecem muito a obra.
    ---
    💡 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗲 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹:
    ✓ Nossas camisetas → linhacampeira.com/camisetas
    📧 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐚𝐭𝐨: contato@linhacampeira.com
    💡Playlists do Linha Campeira
    ✓ Vídeos sobre Pilchas: bit.ly/3bYGnEP​
    ✓ Vídeos Explicando a Letra: bit.ly/3s4rQNl
    ✓ Vídeos sobre Artistas, Cantores e Poetas: bit.ly/3c1k7tR
    ♬ 𝘔𝘶́𝘴𝘪𝘤𝘢𝘴:
    ✓ Trilha de fundo: Fotossíntese de Ricardo Martins.
    ---
    O poema “Bochincho” foi publicado pela primeira vez no livro “Bota de Garrão” de 1966. Eu tenho essa edição de 1982.
    Bochincho é escrito em décimas, que são estrofes com 10 versos cada. E na versão original contém 17 décimas. E depois tem outra versão com 18 décimas. Mas isso eu vou te explicar lá no final.
    A palavra Bochincho significa baile, bailanta, festa, mas é aquelas festa mais rude, com gente de tudo quanto é tipo. Que geralmente dá umas peleia e umas confusão no final.
    Ou como eles mesmo já verseou em Pátrias Fogoes e Legendas.
    Bochincho - Baile de rancho, de baixa categoria
    vinho - cachaça - anarquia e cordeona entreverada
    Bochincho de cola atada é o bailongo onde a xirua
    dança mais ou menos nua e a indiada dança pelada
    Um termo que aparece na primeira estrofe é quirera. Também é falado quirela em alguns rincões. São os grãos de milho que tão pilonados ou seja triturados no pilão e que são dados aos animais, principalmente a pintaiada.
    Na segunda estrofe o zaino é atado num galho de guamirim. Guamirim é uma arvorezita bem tradicional da região sul do Brasil. Geralmente se tem na volta das casas porque dá uma sombra boa e atrai a passarada.
    Em seguida aparece a expressão: Em bruxas não acredito, pero que las hay, las hay. É uma expressão castelhana bem conhecida: Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay. É de autoria do Miguel de Cervantes, aquele mesmo do Dom Quixote. E significa: Em bruxas eu não acredito, mas que elas existem, existem.
    No terceiro verso é citado a forma do rancho onde acontece o tal bochincho. “Num rancho de santa fé de pauapique barreado” Rancho com telhado coberto de capim santafé e as paredes feitas de pau a pique e preenchidas com barro.
    Depois aparece o termo candieiro, que é um antiga lampada, muito comum pra campanha, que era alimentada com querosene ou oleo vegetal. Vale ressaltar que tu pode falar também candeeiro ou candiero que é a mesma coisa.
    No verso seguinte tem o termo lechiguana, que é simplesmente abelha.
    Logo em seguida aparece 2 palavras pra descrever a china que é Temporona e percanta. Temporona é quando uma fruta amadurece antes do momento correto, talvez aí o Jayme tenha utilizado pra contar que a china já era uma mulher de ideia madura, mesmo sendo de pouca idade. E percanta é um sinônimo pra mulher, amante e até mesmo mulher da vida.
    Mais adiante tem o termo oitavado, que é o jeito peculiar que a gente tem de se escorar no balcão, escorando o cotovelo e cruzando uma perna. Dessa forma o corpo faz um 8, por isso oitavado.
    E na mesma estrofe fala em capincho, que é o macho da capivara.
    No outro verso aparece o termo pinguancha pra se referir a china. E de fato tem o mesmo significado que percanta.
    Também tem o talonaço de adaga, ou seja desceu a adaga pra abrir um talho bem graúdo.
    E quando a peleia tá inflamada nesse tal bochincho, se diz: Soltei seu marca touro. Ou seja ele desce o facão da marca touro.
    Mais ao final o Jayem diz que não vai ficar pra semente. Logo ele vai é fugir dali pra que não corra o risco de acabar debaixo da terra como as sementes.
    Agora no final do verso tem 2 histórias interessantes sobre o Bochincho. A primeira é quanto a pelagem do cavalo do Jayme. Nesse livro ele diz: Atei meu zaino, longito, num galho de guamirim.
    O Noel Guarany gravou em 1975 esse verso no disco Sem Fronteiras e lá ele fala Zaino.
    Porém o Jayme gravou em seus discos Payador em 1983 e Paisagens Perdidas em 1993 Atei meu baio, longito, num galho de guarmirim…
    E tem uma coletânea que é Payada, Memoria e Tempo, que são gravações ao vivo de payadas do Jayme e no volume 3, ele diz: Atei meu pingo, longito, num galho de guamirim.
    E quando tu tá declamando Bochincho, depois que tu cruza o Uruguai a nado, o povo sempre pergunta: E a china?!
    Na versão original, essa que tenho aqui, depois que ele diz que a história desse bochincho faz parte do meu passado, já vai pro verso final. E a china, eu nunca mais vi…
    Essa é a versão que o Noel gravou e que está em Payada, Memoria e Tempo, e também em Payador, que são as versões que foram gravadas mais antigamente.
    Depois, em Paisagens Perdidas é acrescentada mais uma estrofe. Onde depois de dizer: que a história desse bochincho faz parte do meu passado, aí vem uma voz e diz: E a china?! Aí ele complementa dizendo que todos perguntam da china e ninguém se importa com ele.

Комментарии • 145

  • @ro100668
    @ro100668 Месяц назад +5

    Sou Paulista do interior, porém trabalhei no final da década de 80 no meu querido Rio Grande. E até hoje nos churrascos aqui, não deixo de reclamar O BOCHINCHO... Mesmo muita gente não entender quase nada, é sucesso na certa, e depois tenho que traduzir para os amigos. Um forte abraço de um paulista com coração gaúcho, que não deixa de tomar um bom chimarrão. Já me inscrevi no canal tchê.

    • @tiogilson8596
      @tiogilson8596 Месяц назад +1

      Tu falou "nos churrascos aqui". Pois é, nós gaúchos insistimos em pensar que o churrasco é uma invenção nossa. Na verdade, desde que o homem primitivo descobriu que queimar a carne a deixava mais saborosa e menos perigosa o churrasco existe.

  • @tiogilson8596
    @tiogilson8596 Месяц назад +2

    Ouço, e "declamo", essa poesia desde que me conheço por gente. E só há pouco tempo me dei conta que o tal baile era num "cabaré" campeiro. E, com todo o respeito, mas entendo diferente o verso "Não vou ficar pra semente, MAS gosto de andar no mundo.", pra mim quer dizer: sei que não vou viver além do tempo que me é destinado (como os grãos que, em vez de serem consumidos, são guardados, para semente), MAS, por outro lado, não quer morrer antes da hora, porque "gosta de andar no mundo".

  • @92Gomes
    @92Gomes 10 месяцев назад +5

    Jayme era primo do meu sogro. Um grande artista! Orgulho do chão Missioneiro!

  • @cleberquadros5910
    @cleberquadros5910 2 месяца назад +1

    Sensacional, não conheço ninguem que consegue descrever tão bem uma situação. Faltou falar um dos pontos que pra mim é um dos mais importantes, o gaiteiro. Ele volta no gaiteiro trazendo até um certo humor para a poesia, parabens pelo teu conteúdo, ganhou um seguidor!

  • @ademirpereira7080
    @ademirpereira7080 24 дня назад +1

    Jaime, nosso maior poeta

  • @alissonvahl1363
    @alissonvahl1363 2 года назад +13

    Primeira pajada que escutei. Me marcou de tal jeito que me lembro do dia. Foi num dormingo a tardinha, na rádio da ufpel, no programa grito pampeano. Que baita artista esse Jaime. Traga novas pajadas por favor. Muito bom o vídeo e parabéns pelo ótimo trabalho.

  • @danielekboir2678
    @danielekboir2678 2 года назад +17

    Hola gurí, te conto que eu morei no norte da Argentina, nas províncias de Catamarca e Tucumán. Te conto lá, na fala campeira se utiliza a palavra LECHIGUANA, más não é o mel de abelha. Lechiguana é o mel de uma vespa selvagen, que é muito doce. Mas, pra procurá-la tens que ter o coragem enfrentá-las para não ser bicado por elas.
    Se quizeres ouvir música, procura em RUclips a chacarera: Corazón de Lechiguana

    • @josecsvidal2225
      @josecsvidal2225 Год назад +2

      A forma de "tirar lechiguana", ou seja, tirar o mel dessa vespa, é tirar num dia de muito frio, que os insetos ficam encarangados e não conseguem reagir.
      Por isso existe o ditado: "frio de tirar lechiguana", ou "frio de lechiguana".

  • @pauloricardosantosdasilvas1573
    @pauloricardosantosdasilvas1573 2 года назад +11

    Tenho o livro de fogão em fogão segunda edição de 1958, reliquia, poesia como Tio Anastácio, Galo briga, oferta, entre outras.

  • @ademirmiranda2817
    @ademirmiranda2817 2 года назад +3

    Parabéns pela explicação, sou de Sao Luiz Gonzaga, e é isso mesmo, os termos até no dia de hoje qualquer guri cresce ouvindo e entende esses termos pois é usado no seu dia dia , principalmente quem vive no campo.

  • @luizcarlosmachado2018
    @luizcarlosmachado2018 8 месяцев назад +2

    Sou fã de Jayme Caetano Braun! "Desde guri fui assim"... E cada festa ou evento tradicionista que vou sempre procuro declamar o Bochincho, a última vez foi dia 04/11 numa festa de parentes em Porto Xavier. E sempre falo que há três coisas que jamais veremos de novo: Pelé no futebol, Papa João Paulo II na religião e Jayme Caetano Braun na poesia pois são seres únicos.

  • @ricatodasilva
    @ricatodasilva Год назад +1

    Bom dia. Parabens pelo canal. Candiero aqui nas bandas é feito com taquara...querosena e trapo.

  • @shyvityzjploucodeladeira6305
    @shyvityzjploucodeladeira6305 Год назад +2

    Eu adoro esse poema sei declamar do início ao fim aprendi com meu velho avô

  • @batistarealista4669
    @batistarealista4669 Год назад +10

    Quando ele fala que o pingo era um capincho, ele quer dizer que o cavalo nadava tão bem ,quanto uma capivara. Em castelhano capivara e chamado de carpincho.

  • @terezanogueira9919
    @terezanogueira9919 2 года назад +3

    Linda por demais esse aula que nós encina.o vocabulário dos gaúchos.Parabens,Vivente do céu essa mensagem é tchê gaúcho um conto do pago antigo.

  • @rafaelsouza9923
    @rafaelsouza9923 7 месяцев назад +1

    Buenas! Na minha interpretação, a parte que diz “não vou ficar pra semente” é no sentindo de que quem não fica pra semente é consumido antes, como no caso do milho que, se não for guardado pra semente, é usado pra tratar a criação. Tudo isso é reforçado pela conjunção adversativa MAS, que é usada logo em seguida em “mas gosto de andar no mundo”, passando uma ideia oposta à primeira.

  • @edson2120
    @edson2120 Год назад +1

    Notei que no Rio Grande quirela ou quirera aqui no planalto serrano se usa este milho quebrado miúdo cozinho com costelinha de porco 🐖 algo especial de bom inclusive acompanhado de um feijão crioulo 😅😊bah é algo de outro mundo. Fica dica 😅✊🙌

  • @adilsoncastro2255
    @adilsoncastro2255 2 года назад +2

    Parabéns pelo canal.
    Jayme Caetano Braun maior poeta do Brasil

  • @ademirpereira7080
    @ademirpereira7080 24 дня назад

    Além de maior poeta, ali um gaúcho do tempo da revolução.

  • @antoniolopes3902
    @antoniolopes3902 2 года назад +3

    Baita conteúdo! Parabéns!!!

  • @cassianolinkbonilla5090
    @cassianolinkbonilla5090 2 года назад +7

    Sem palavras parabéns mais uma vez que explanação de primeira e obrigado por deixar este canal e nos mais entendido da nossa cultura

  • @antoniofontella8927
    @antoniofontella8927 2 года назад +5

    Parabéns Lucas. Sou fã do Jaime é tmbm sou admirador do seu trabalho. Ótimo conteúdo

  • @gustavoschmidt5412
    @gustavoschmidt5412 2 года назад +2

    Que belo vídeo! Parabéns!

  • @guilhermecavalheiro5323
    @guilhermecavalheiro5323 2 года назад +4

    Jayme Caetano Braun e o melhor escritor

  • @JeanMichel-qy3jr
    @JeanMichel-qy3jr 2 года назад +3

    Jayme é muito bom mesmo 👍 ótimo conteúdo! 🔥

  • @goncalopaz1200
    @goncalopaz1200 Год назад +1

    BOM DIA TEU LUCAS NEGRI ,
    EU SOU
    GONCALO PAZ ,
    MORO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO , ADORO ESTE TEU PROGRAMA UMA DAS RAZÕES É PELA QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES REFERENTE AO RIO GRADE DO SUL , SAIBA ESTE É O MEU ESTADO PREFERIDO NA MINHA PRÓXIMA EXCURSÃO .
    EU GRAFEI " TEU "
    PORQUE SIGNIFICA AMIGO , E VOCÊ É PARA MIM , UM ÓTIMO AMIGO
    GONCALO PAZ

  • @ricardoluis4182
    @ricardoluis4182 6 месяцев назад +2

    Numa gravação que tem aqui no YT de um show do Jayme + Cenair Maicá +Chaloy Jara (1984 em Chapecó, SC), quando ele canta o Bochincho ele fala Baio Também.

  • @alvaroquiliao
    @alvaroquiliao Год назад

    Ainda existe uma versão gravada nos anos 80 pelo declamador Sebastião Fonseca de Oliveira num LP de nome "Chimarrão da Madrugada", que contém também uma poesia de mesmo nome, de autoria do grande Aureliano de Figueiredo Pinto.
    .

  • @erivaldo1188
    @erivaldo1188 2 года назад +2

    Parabéns pela buenacha explicação do texto da poesia do
    Jayme.
    De outra feita pode acrescentar para aqueles que não dominam as expressões gauchescas.
    Uma assertiva sobre
    " medonho buenas tarde "

  • @heitortomedarosa6269
    @heitortomedarosa6269 5 месяцев назад +1

    Tuas explicações são buenachas. Teria uma contribuição: lichiguana, trata-se de um pequena colmeia em forma de bola, grudada geralmente numa árvore ou no oitão das casas da colônia, feitas pela vespa denominada geralmente como camoatim e não pela abelha (Apis melífera). Outro termo é o "não vou ficar prá semente", significa, não vou durar para sempre. "vou subir", um dia ou outro. Abraço.

  • @emersonsilvadasilva9321
    @emersonsilvadasilva9321 7 месяцев назад +1

    O bochincho tem que virar um filme!!!! é um roteiro perfeito!!!!!🎥🎥🙏🏾🙌🏾

  • @medinasb1074
    @medinasb1074 2 года назад +5

    Tem também a variação em "o vício é que nem sarnoso" e "o índio é que nem sarnoso". E a sua outra payada O Último Bochincho, com história parecida e também bem bagual!

  • @flaviogoncalves2425
    @flaviogoncalves2425 2 года назад +3

    Parabéns Lucas.
    Tenho o disco Payada do Jayme. Ele é uma referência, realmente.

  • @rudimarsantialves1769
    @rudimarsantialves1769 2 года назад +6

    Só é ruim pq o video acaba kkk, parabens bão de mais tchê.

  • @hugoferreira5143
    @hugoferreira5143 Год назад +1

    Merece um FILME

    • @geoadm
      @geoadm 4 месяца назад

      Já tem !!!

    • @honoriomoro9024
      @honoriomoro9024 2 месяца назад

      Isso a lei hoanet não alcança, pois nós sulistas temos pouca expressão para o restante...

    • @geoadm
      @geoadm 2 месяца назад

      Alcança. É só apresentar projeto e concorrer !

  • @sirleisantos5420
    @sirleisantos5420 2 года назад +32

    Em relação à "Não vou ficar pra semente, mas gosto de andar no mundo..."
    Acho que é no sentido de que o protagonista da história sabe que não vai viver eternamente, mas como gosta de andar no mundo, gosta da vida, se defendeu como pode para sobreviver à briga generalizada.

    • @claudiogilmarmoraes9096
      @claudiogilmarmoraes9096 2 года назад +1

      Também entendo assim

    • @luizneto6596
      @luizneto6596 2 года назад +1

      Perfeito

    • @PAOLO_L-ITALIANO
      @PAOLO_L-ITALIANO 2 года назад +4

      O grão que fica para semente é aquele que não se come, se guarda. Teu raciocínio tá certo.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад +3

      Aí agora se classificamo! Gracias pelo complemento, Sirlei! Audiência qualificada é tudo!

    • @douglasboeira2002
      @douglasboeira2002 Год назад +1

      Exatamente, ele não pensava em viver para sempre, porém gostava de estar vivo. Ou seja, era cedo para morrer!

  • @lindomarochoa8595
    @lindomarochoa8595 2 года назад +2

    Isso é Rio Grande Che!! 👏👏

  • @alessandrodornellesdeandra358
    @alessandrodornellesdeandra358 2 года назад +4

    Também sou um fanzazo do Jaime e não tinha reparado nestas modificações, aliás até tinha mas não dei importância achando que era o Noel que tinha deixado de fora.

    • @alexnoroalemao2453
      @alexnoroalemao2453 10 месяцев назад

      Mas, entre comandos e pica pausa vamos saber o k sabemos ke a bombacha veio depois de 1900

    • @alexnoroalemao2453
      @alexnoroalemao2453 10 месяцев назад

      Mas faz parte

  • @josecuty6278
    @josecuty6278 Год назад

    Eu tenho essa versão!

  • @raquelredivopinto4353
    @raquelredivopinto4353 Год назад +1

    Eu rio sozinha toda vez que imagino a cena da peleia estourada e o gaiteiro nem aí, como se nada estivesse acontecendo. "Ah, tava demorando... Já, já, passa. Segue o baile!"

  • @ederlaurodallppozzo6800
    @ederlaurodallppozzo6800 2 года назад +2

    Buenaço vídeo sobre o Jayme, Lucas...
    Parabéns e faça mais vídeos assim...com todos os outros grandes nomes - esses que são verdadeiras legendas - do Gauchismo !!!
    Abraço, hermano viejo...
    Sucesso...

  • @angelopavanelo2109
    @angelopavanelo2109 3 месяца назад

    Sou la de São Luiz Gonzaga

  • @JeanKercher
    @JeanKercher 2 года назад +2

    Faz um vídeo sobre a pelagem dos cavalos. Abração e parabéns pelo canal.

  • @angelopavanelo2109
    @angelopavanelo2109 3 месяца назад

    Proziei muito com ele no Internacional de Vacaria

  • @diegoschmidt3205
    @diegoschmidt3205 2 года назад +3

    Tchê amigo Lucas N Jaime Caetano Braum foi e ainda é o maior pajador e único que o Rio Grande do Sul teve amigo me mande uma ajuda para encontrar mais livros do Jaime no mercado livre não estou achando abraço

  • @ricardomoraes8422
    @ricardomoraes8422 2 года назад +5

    Se a consciência de um povo como o nosso pode ser representada por uma unica pessoa esta é jaime caetano braun assim como a voz de nossa alma era e é cesar psssarinho..

  • @edmilsonmacielmendes2161
    @edmilsonmacielmendes2161 10 месяцев назад

    Uma das minhas preferidas!

  • @fabioantunescorrea4551
    @fabioantunescorrea4551 8 месяцев назад +1

    Tchê sou Fabio cria lá do Itaqui fã incondicional do Jaime Caitano conheci essas poesias em guri só não consigo mais encontrar as letras

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  8 месяцев назад

      Aqui nesse link tem bastante poesias: www.juntandorimas.com.br/poesias/jayme/ só clicar no nome daquela que tu quer.

  • @BirivaMartirizado
    @BirivaMartirizado 2 года назад +1

    Assistindo esse video eqto engraxo minhas bota, ja dei o like antes do começo

  • @rudney9506
    @rudney9506 Год назад +1

    Muito bom

  • @nelsonchaves5576
    @nelsonchaves5576 2 года назад +6

    Tchê, agora sim estás com um lenço de respeito. Vermelho maragato. Gaúcho não usa aqueles lencinhos coloridos.

  • @jossoeferrazdecampos7859
    @jossoeferrazdecampos7859 7 месяцев назад +1

    Pinguancha vem de pingo e significa potranca bonita.

  • @luiscarlos7379
    @luiscarlos7379 Год назад

    Foi um baita poeta pajador. O melhor.

  • @nelsonantonioaraujo8178
    @nelsonantonioaraujo8178 Год назад

    Explicações muito pertinente Negri.

  • @angelopavanelo2109
    @angelopavanelo2109 3 месяца назад

    Moro no Maranhão balsas

  • @inhosantos3016
    @inhosantos3016 2 года назад +1

    Verdade seu Jaime era taura da poesia

  • @daianeteixeiraflores3261
    @daianeteixeiraflores3261 Год назад

    Bah que massa essas explicações 👏👏👏
    Eu estava aqui e do nada lembrei dessa poesia e resolvi escutar ela para ver se ainda sabia toda 😍
    Amei esse vídeo, tá de parabéns 👏👏👏👏

  • @casmurrogarcia741
    @casmurrogarcia741 3 месяца назад +2

    marca touro é um 38 taurus ...""eu quase sem munição e todos atirando em mim "

  • @luizcezarmessias3934
    @luizcezarmessias3934 2 года назад +3

    Acredito q "meu zaino era um capincho" pq o animal nadava bem

  • @pedrocortelin9791
    @pedrocortelin9791 2 года назад +3

    Buenas mas tem uma versão que no início antes de começar ele fala :
    As damas peço perdão e aos cavalheiros também, isso é algo que me vem
    Do fundo do coração ............ E depois começa a declamar o Bochincho

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад

      Esse Jayme era bueno por demais! Repare as tirada do home!

  • @ademirmiranda2817
    @ademirmiranda2817 2 года назад

    Guamirim! Nas Missões é comum, uma fruta muito boa e folha muito cheirosa.

  • @geneziolofy7501
    @geneziolofy7501 2 года назад +1

    Seu fã das histórias do Jaime também

  • @maicoNHAL
    @maicoNHAL 2 года назад +1

    E tem o filme agora.

  • @alceur1844
    @alceur1844 2 года назад +6

    Olá amigo ,muito bom seus vídeos ,mas gostaria de fazer uma pequena observação ,a frase não vou ficar pra semente é muito utilizada aqui na região e significa que ninguém vai ficar para semente ,que um dia partimos ,aí o Jaime escreve mas gosto de andar no mundo ,então não é que ele fosse ser enterrado como uma semente ,mas justamente o contrário .com todo respeito a teu trabalho .um abraco

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад

      Gracias pelo complemento, Alceu. Eu acho que me equivoquei nisso mesmo. Baita abraço!

    • @gustavoschmidt5412
      @gustavoschmidt5412 2 года назад

      O que o poeta quis dizer foi "não quero morrer agora". Ou: me dei conta de repente que se eu ficar aqui dando sopa vão me matar... então saí pela porta dos fundos abaixo de tiroteio.

  • @RMProducoesrs
    @RMProducoesrs 10 месяцев назад +4

    Buenas meu querido Lucas tudo tranquilo tenho 2 observações pra fazer sobre tua descrição se não me levar a mal claro ...primeira (com gosto de temporona que traz água na garganta ) se referia a doçura da moça e da agua na boca que salivamos quando comemos uma fruta temporona espero que vc ja tenha comido uma...segundo (eu não nasci pra semente mas gosto de andar no mundo ) se referia a que nenhum de nós vai viver pra sempre e ficar vivo como semente e que um dia vai morrer com certeza mas não era a hora ok, Espero que não fique chateado pois meu pai foi peão de fazenda e depois capataz de uma das Fazendas Delapiezze e seu vocabulário era so este mesmo ,Grande abraço meu nome é Luis Renato

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  10 месяцев назад +2

      Mas tche... eu te agradeço por esse chasque ai! Rica contribuição! Mil gracias pela parceria. Baita abraço.

    • @RMProducoesrs
      @RMProducoesrs 10 месяцев назад +1

      Obrigado@@LinhaCampeira por esses videos mostrando nosso Rio Grande e nossos costumes o meu cincerro da égua madrinha esta sempre aguardando um novo video grande abraço.

  • @geneziolofy7501
    @geneziolofy7501 2 года назад +1

    Mostra mais video sobre ele

  • @Tahylo
    @Tahylo 2 года назад +1

    Tchê, Lucas, vejo que outros companheiros também fizeram observações neste sentido, de apresentar outras vertentes, digamos, dos termos usados. Por exemplo: talonaço, sempre entendi como bater com a tala, como no caso do mango, com o facão seria o tradicional "estouro", dando com a folha da arma. Outra citação é o "buenas tarde (s)", que é um corte no rosto, ou o decantando "talho na cara". Também, "não ficar prá semente", seria não viver prá sempre e ficar prá continuar uma espécie - e não conhecia com a variação de "não ir prá baixo da terra". Tanto que o verso diz que "não vou ficar prá semente (não vou viver prá sempre e um dia terei que morrer), mas gosto de andar no mundo", note bem. Neste caso, seria o contrário de "ir prá baixo da terra", então.
    Quanto à obra do Jayme, realmente, concordo que seja de uma qualidade muito peculiar, uma vez que ele era um homem que viveu o que escrevia, e assim, não dizia bobagens, mas mostrava grande conhecimento das lides e realidade campeira. Porém, eu, particularmente, gosto demais de Aureliano de Figueiredo Pinto, que é um poeta que não me deixa dizer que o Jayme é o maior e inigualável. É isso, meu galito campeiro... Um abraço de todo o lombo, ermão!

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад +2

      Gracias pelo complemento, José. È sempre uma alegria quando tu comenta por que sempre aprendo algo mais! Eu conheço pouco do Aureliano, logo vou adquirir a obra dele. Agora to zerando as do Jayme.

  • @jaimegregianin9925
    @jaimegregianin9925 2 года назад +1

    Todas dele são boas.....mas essa com certeza é diferente...

  • @odilonpereira3526
    @odilonpereira3526 23 дня назад

    Faltou o buenas tarde, que é posição que ele larga o facão.

  • @felipemarques3373
    @felipemarques3373 2 года назад +1

    Rapaz, eu achava que o marca touro era o revolver da marca taurus que seu emblema é um touro...

  • @mauriluizfritzen910
    @mauriluizfritzen910 4 месяца назад

    Eu já tive essa dúvida quanto ao cavalo. Até pesquisei se zaino e baio podiam ser sinônimos, mas não cheguei a nenhuma conclusão.

  • @gilmarlima1659
    @gilmarlima1659 5 месяцев назад

    Explica O Ultimo Bochicho.

  • @tiagonascimentosilva
    @tiagonascimentosilva Год назад

    Buenas, gostaria de fazer um comentário sobre o termo ficar pra semente, que pelo que eu entendi, e sempre ouvi falar, seria nao viver pra sempre, nao viver eternamente.

  • @gustavoviniciusdeavilaneri1749
    @gustavoviniciusdeavilaneri1749 2 года назад +1

    Muito bom o vídeo… faltou apenas explicar o que é um “medonho buenas tardes”.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад +1

      O buenas tarde é um talho, um corte no rosto.

    • @francisr.teixeira6217
      @francisr.teixeira6217 2 года назад

      @@LinhaCampeira Eu entendia que era um movimento com o facão, que se faz ao entrar num recinto.. (Buenas tarde!)... Só que esse do bochincho foi medonho pois foi no sentido de ferir, e não cumprimentar..

  • @gabrielvidor4294
    @gabrielvidor4294 2 года назад

    Explica mais dos termos do Bochincho: "chinaredo a bola-pé", por exemplo.

  • @cide.publiccide5733
    @cide.publiccide5733 2 года назад +1

    Buenas Lucas. Qual é o sentido da frase "o chinaredo à bola pé"?
    Ótimo vídeo. Abraço.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад +1

      Tá aí a resposta: ruclips.net/video/kYy5IUbdgTI/видео.html

    • @francisr.teixeira6217
      @francisr.teixeira6217 2 года назад

      Bola pé seria "de pé descalço"...

  • @arturm789
    @arturm789 2 года назад +1

    Bueno, não sei se procede mas eu aprendi que por marca touro ele estava se referindo a um revólver da Taurus. Inclusive mais adiante ele fala que já estava "quase sem munição".
    A propósito parabéns Lucas pelo brilhante trabalho que desenvolve neste canal!

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад +1

      Gracias pelo complemento. Agora que me toquei disso. Faz sentido... bamo estudar de novo.

    • @gustavoviniciusdeavilaneri1749
      @gustavoviniciusdeavilaneri1749 2 года назад +1

      Não procede, antigamente existia um facão “Marca toro” semelhante ao corneta.

    • @leomaralmeida127
      @leomaralmeida127 2 года назад

      @@gustavoviniciusdeavilaneri1749 existia e ainda existe amigo kkk

  • @vladineifarinea895
    @vladineifarinea895 Год назад +2

    Tenho apenas uma dúvida sobre a passagem " Não vou ficar pra semente"! Lembro q lá no interior, " nos fundos da grota" , o povo se refere a ficar pra semente é aquele q vai ficar pra "Sempre" , vai ser a semente, vai durar pra sempre!!! Pode ser q eu esteja enganado

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Год назад +1

      Está certo o teu entendimento. Eu me equivoquei.

    • @vladineifarinea895
      @vladineifarinea895 Год назад

      @@LinhaCampeira mesmo assim parabéns, sou teu fã, e fã dos seus vídeos, gaudérios uma barbaridade tchê!!!

  • @IrineuGhion
    @IrineuGhion 4 месяца назад

    A frase não vou ficar pra semente , tem duas interpretações és tu você apresentou , e outra ,não vou ficar pra semente , não vou durar para sempre , mas, gosto de andar no mundo

  • @fabioantunescorrea4551
    @fabioantunescorrea4551 8 месяцев назад

    Boa tarde tem como conseguir a poesias medicina campeira e dicionário crioulo não consegui no iotub

  • @vinicantarelli6071
    @vinicantarelli6071 2 года назад +1

    A pelagem vai depender do Pingo que ele está lembrando na hora em que declama kkkkkk

  • @joaoboscooliveirafilho5193
    @joaoboscooliveirafilho5193 6 месяцев назад

    Tchê, mas no disco PAYADOR ele fala mesmo em zaino e não baio.

  • @fabioantunescorrea4551
    @fabioantunescorrea4551 8 месяцев назад

    Acho que não foi minha primeira mensagem aonde falei o nome das poesias medicina campeira e dicionário crioulo

  • @fernandovinicios1138
    @fernandovinicios1138 10 месяцев назад +1

    Buenas tchê tava ouvindo aqui ele diz que atou o baio num galho da guamirim e lá no final do verso ele diz que atravessou o Uruguai a nado e o zaino era um capincho,fico pensando como que o baio lá do início virou zaino no final?

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  10 месяцев назад +1

      A noite todos os cavalos dão zainos hahaha mas agora, eu acho que é uma piada dizendo que ele cruzou o Rio Uruguai montado num capincho mesmo hahaaha

    • @fernandovinicios1138
      @fernandovinicios1138 10 месяцев назад

      @@LinhaCampeira tá Bueno kkk

  • @fabriciocauz6873
    @fabriciocauz6873 6 месяцев назад

    Faltou buenas tarde.

  • @samirbertollo
    @samirbertollo Год назад +1

    E a parte que ele fala que é um Tapejara, oque quer dizer?

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Год назад

      Tapejara é aquele vivente que é vaqueano, que tem sabedoria, experiência, que conhece das estradas e das coisas.

  • @Mass.N3003
    @Mass.N3003 2 года назад +1

    Lucas, deonde ou como tu conseguiu esse estribo com a cuia no meio?

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад +1

      É um estribo solteiro que ganhei de um amigo. A cuia de metal é uma lembrança de Buenos Aires.

  • @claudiogilmarmoraes9096
    @claudiogilmarmoraes9096 2 года назад +1

    Buenas, longe de mim tentar fazer correção na tua memorável explicação, porém algumas explicações ficariam mais claras como quirela mesmo que milho quebrado, triturado... lechiguana vespa escura que faz sua colmeia como a do camoatim porém rasteiras, perto do solo onde os lagartos gostam de melar e talonasso quando a batida se dá com a lateral da lâmina do facão e não com o fio, e por fim oitavado quando se senta de forma atravessado a mesa (desconfiado)

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад +1

      Gracias pelos complementos, Claudio. Aí agora se lavamo! Como é bueno a audiência qualificada.

  • @aristidesgamba351
    @aristidesgamba351 2 года назад +1

    História do estribo três quina

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад

      Aperos não são muito a minha especialidade. Mas vou dar uma pesquisada.

  • @viniciusluz7280
    @viniciusluz7280 2 года назад +1

    Bueno! Dale estudar, declamar e decorar as payadas do Jayme.

  • @aristidesgamba351
    @aristidesgamba351 2 года назад +1

    Qual a sua função.

  • @potiguaravieira
    @potiguaravieira 2 года назад

    Desculpa indio velho, mas a questão da semente eu entendo de outra forma;
    "Não quero ficar pra semente" ou seja (perdurar no mundo pra sempre, sendo reciclado, plantado) sei que um dia chegará meu fim "mas gosto de andar no mundo" (quero continuar vivendo) minha hora ainda não chegou !
    Um forte quebra costela vivente !!!

  • @andrioromariojaquesnunesan6509
    @andrioromariojaquesnunesan6509 2 года назад +1

    Mas esta poesia é melhor com Noel Guarani declamando, embora seja de Jaime Caitano!!!

  • @rodrigoebersol196
    @rodrigoebersol196 7 месяцев назад

    Opa, que tal? Não querendo discutir ou desmerecer o teu amor e teu trabalho...
    "Ficar pra semente" - meu pai usa - e significa - "viver pra sempre" ou nascer de novo, antes de morrer... Como a "fênix"... Enfim- abraço.

  • @joaosoliva9504
    @joaosoliva9504 Год назад

    Marca touro = revolver tauros com cabeça de touro dedenhada na coronha
    Pra semente = vou morrer um dia, más não hoje se puder me defender ou fugir.

  • @angelopavanelo2109
    @angelopavanelo2109 3 месяца назад

    Fui defender o mato grosso do sul no laço cumprido

  • @apoena-allnitemusic7203
    @apoena-allnitemusic7203 2 года назад +2

    Erraste o sentido de "não ficar pra semente". Significa "não vou viver para sempre".

  • @marazinihugo7776
    @marazinihugo7776 Год назад

    Da onde que tu é vivente?

  • @honoriomoro9024
    @honoriomoro9024 2 месяца назад +3

    Obs: não ficar para semente, significa que ele admite que um dia morrerá, mas não será nessa feita!

    • @figuraodonto
      @figuraodonto Месяц назад +1

      Exatamente. Não vou ficar pra semente, mas gosto de andar no mundo. Ou seja, não vou durar pra sempre, mas também não quero morrer logo.