Desde criança sempre fui um grande admirador da ford. Hoje vendo a sua atitude com o Brasil que já foi o principal mercado pra eles vejo sentimento de desprezo. O que o consumidor tem que fazer é simples: comprar de quem produz e gera emprego aqui.
@@drandre7935 Não só isso, eles estão aqui desde 1919, e não se esqueça que a Ford do Brasil também já fabricou tratores e caminhões além dos carros. E seus caminhões até a saída do mercado eram sempre bons de venda. O brasil pra ford foi muito bom. Ela é que não foi boa para o país
@@rogerioartelino Se não foi possível compreender, não deveria mas vou ajudar. Qq empresa visa margem de lucro e viabilidade. Quem trabalha no mercado brasileiro precisa pagar propina a mt gente para viabilizar o negócio, não é só a Ford que desejava sair do país outros já sinalizaram, de diversos Ramos . A marca fora só cresce nos países mais sérios e de 1o mundo, não existe boicote, acho que ainda foram corajosos por terem mantido importações. Pra nós infelizmente o que pode crescer são somente essas marcas chinesas de capital especulativo e nebuloso.
Tenho pena de uns amigos iludidos que tem Ford e ainda defendem a marca. Dizem vao trocar seus atuais Ford por um Ford 0 km. Ainda não perceberam que a montadora não tem respeito algum por seus clientes, colaboradores e muito menos pelo Brasil. Só o lucro importa, tiveram vários anos de isenção fiscal mesmo assim mão conseguiram competir com as demais, incompetentes..
@@christianaguiar1715 isso aí o Brasil pra Ford nao era nada mesmo,só disse isso por conta dos empregos e também se as pessoas se quiserem um Ford, virá da Argentina e do Uruguai,absurdo!
O brasileiro é muito tolo! Não conhece o mínimo da malandragem do capital internacional apátrida! Carros vêm da Europa, etc., com defeitos e o brasileiro não sabe e compra! O BRASIL é refém dos banqueiros e multinacionais. LIVROS > AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA = EDUARDO GALEANO / O ENTREGUISMO DOS MINÉRIOS = CONTRA-ALMIRANTE ROBERTO GAMA E SILVA. Um abraço.
Henri Ford flertava (tinha simpatia e negócios) com os nazis na segunda grande guerra. Se não acreditam, então pesquisem em fontes confiáveis sobre esse tema. Inclusive, nos dias atuais, a Ford Foundation, junto com a Open Society (de George Soros), financiam inúmeras entidades, governos e pessoas no mundo todo, com viés autoritário e criminoso (querem exemplo? Os mafiosos do STF no Brasil). Duvidam? Pois pesquisem. Ford??? Nem a pau. Não na minha garagem.
Carro americano é lixo, até os americanos sabem disso e gostam da Toyota, Honda e Nissan nos segmentos de entrada e intermediário, e os alemães da BMW, Audi e Mercedes no segmento de luxo.
@@Diego-tm3dj Negativo , Ford usa tecnologia da Volvo ,não quebra ...você falou da VW e Audi , ambas tem falhas crônicas no DSG ,bomba d'água etc Mais são ótimas marcas e eu compraria todas até a Ford .. São ótimos PRODUDos
Tenho um fiesta 96, as 20 anos gente incrível esse carro não dá defeito a Qulometragen dele já zerou e Esta com 41.395 de novo e nunca mexi no moto e outra coisa que acho fantástico ele nunca negou partida e eu trabalho com ele todos os dias e ainda mais arrasta uma carretinha cheia de gesso valeu FORD!
Fordlândia Adquirida a terra, o passo seguinte foi construir a cidade que iria dar suporte à plantation e que recebeu o nome de Fordlândia, localizada à margem direita do Rio Tapajós, na bacia do Rio Cupari, dentro dos municípios de Aveiro e Itaituba, numa comunidade denominada Boa Vista. Professor Boris, a Ford é catedrática em dar cano. Chegou no Amazonas, era da borracha. Fundou a Fordlândia e depois sumiu.
Recomendo o livro FORDLANDIA de Gred Grandin. Henry Ford no auge da sua fortuna e poder tentou produzir borracha no Pará, criaria empregos, renda e pagaria impostos. Mas deu tudo errado, um mal empreendimento que deu errado.
Poucos no Brasil conhecem essa parte da História da Amazônia, mas não ocorreu no Amazonas, foi no Pará‼️ Fordlandia é distrito de Aveiro e ainda tem Belterra, até hoje vê-se a infraestrutura de pequenas cidades dos EUA, tudo no Pará‼️🤨
@henrique Prezado Henrique, li o livro FORDLANDIA a alguns anos, realmente isso aconteceu já no final do projeto, as variedades de serigueira importadas da Malásia não se deram bem, houve pragas, a distância e falta de comunição com Detroit atrapalharam, Henry Ford era inflexível com algumas coisas e nunca visitou o projeto.
Obrigado pela sinceridade, expôs a verdade direto ao ponto. Quanto a Ford, é uma história lamentável, moro nos Estados Unidos e até todos seus carros perderam a credibilidade exceto a F-150.
O power💩 foi uma invenção doida. Será que eles não fizeram um teste de uns 500 mil km para testar o câmbio? E ainda sabiam do problema. Imagina se o donos de ecosport se unissem contra esse escândalo.
Eu ja tive 3 carros com powershift e nunca mais quero, comprei um focus semana retrasada e esse vai ser o quarto e ultimo carro com powershift que terei.
A Gurgel chegou a ter a fábrica através de empréstimos, mas aí a vw convenceu $$$ os políticos a ferrarem com a Gurgel tirando os incentivos fiscais. Por isso a vw relançou o Fusca, para osmpoliticos da época alegarem que aquele sim deveria ser o carro popular. A Gurgel endividada, não teve outra saída a não ser a falência.
A despeito do caráter tosco dos carros da Gurgel, reconheço algumas inovações tecnológicas e da filosofia da empresa. Mas o que é nacional deve ser valorizado e amparado.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 toda grande montadora já fez carros toscos no inicio. Mas foram tratadas por seu governos de forma estratégica e olhando para o futuro. Algumas marcas admiradas de hoje, teriam fechado não fosse o dinheiro público de seus países.
Show !!! Boris !!! Isto é " PI- CA-RE-TA-GEM !!!" de todas as formas !!! O governo no momento da fixação do contrato..😂😂😂😂. Infantaria Brasil !!! Tmj Junior do RJ / São Gonçalo
Não é de hoje que a Ford faz isso, ela comprou a Puma nos anos 90 e simplesmente a fechou, mêsmo aparentemente, tendo interessados na marca. Para mim, isso é boicote às industrial nacional e um forma de matar a marca que ganhou admiração no mercado.
As maracutaias da Ford são mais antigas que isso! Aliás, nunca tinha ouvido falar que a Ford comprara a Puma, havia comprado a Willys... Já ouviu fala da Fordlandia?! Vale a pena estudar...
Governo deveria cobrar uma taxa bem alta de importação de veículos da Ford para o Brasil e melhorar a condição de compra para veículos fabricados aqui! Mas infelizmente aqui não protecionismo para a indústria nacional ( produtos montados ou produzidos aqui)!
Sou cearense e um amigo trabalha lá. Chamaram todos para o pátio e deram esse anúncio que realmente vão fechar. Creio que estratégia da ford é não criar concorrente para ela mesma (afinal ela vai continuar trazendo importados). Fora que ela teria que continuar fornecendo a mecânica para o eventual comprador por algum tempo, até que conseguissem se readequar com outra mecânica
Faz um vídeo falando das mais de 35 fábricas automobilísticas do Brasil que foram extintas por lobby de montadoras internacionais e sabotagem de Governados corruptos, tinhamos carros mais incríveis que os mesmos da categoria na época e hoje com a tecnologia não estaríamos pagando o valor de 3 carros em 1.
Nebuloso é o passado da Troller que antes fabricava o buggy Fyber (muito bonito por sinal) e estava próximo de fechar as portas por dívidas, recebeu vultosos empréstimos dos bancos estatais e faliu, e alguns anos depois num passe de mágica aparece uma nova empresa fabricando jipes e... O restante te dá história o Boris já contou. E o dinheiro público Onde foi parar?
Henri Ford flertava (tinha simpatia e negócios) com os nazis na segunda grande guerra. Se não acreditam, então pesquisem em fontes confiáveis sobre esse tema. Inclusive, nos dias atuais, a Ford Foundation, junto com a Open Society (de George Soros), financiam inúmeras entidades, governos e pessoas no mundo todo, com viés autoritário e criminoso (querem exemplo? Os mafiosos do STF no Brasil). Duvidam? Pois pesquisem. Ford??? Nem a pau. Não na minha garagem.
@@volneialves1967 É mas agora a zoeira está acabando! Justamente no governo anterior que essa empresa desacreditada se mantinha sugando nas tetas Federais . A torneira secou e se mandou...
O discurso bonito "engana bobo": Estamos aqui para trazer empregos, tecnologia e desenvolvimento à região!!! O pensamento real: Vamos arrebentar de ganhar dinheiro aqui, principalmente por causa de incentivos fiscais. No dia que não der mais para ganhar dinheiro e gente dá no pé e que se dane o resto!!!
E eles, por um acaso, estao errados?... O peso que, no Brasil, a legislacao tributaria exerce sobre as empresas, tem mais é que ser criativo e inventar tudo o que for possivel para escapar da selvageria dos g*vernos brasileiros...
@@ralves58 Concordo com a questão da carga tributária... é colossal!!! Mas a questão de certo ou errado vai depender do ponto de vista... na visão dos acionistas da empresa eles estão 200% certos. Já do ponto de vista da sociedade a decisão é questionável para dizer o mínimo. Vieram e geraram emprego durante o tempo que funcionaram. Mas isso foi graças a uma monumental redução tributária da ordem de centenas de milhões (talvez alguns bilhões... não sei qual é o número) que seriam - ou pelo menos deveriam ser - convertidos em educação, saúde, segurança e etc... Isso sem contar as centenas de empregos perdidos e o prejuízo de quem adquiriu os produtos que certamente serão desvalorizados. Independente disso, a ideia da minha primeira postagem continua: O discurso é uma coisa... a realidade é outra bem diferente!!!
Henri Ford flertava (tinha simpatia e negócios) com os nazis na segunda grande guerra. Se não acreditam, então pesquisem em fontes confiáveis sobre esse tema. Inclusive, nos dias atuais, a Ford Foundation, junto com a Open Society (de George Soros), financiam inúmeras entidades, governos e pessoas no mundo todo, com viés autoritário e criminoso (querem exemplo? Os mafiosos do STF no Brasil). Duvidam? Pois pesquisem. Ford??? Nem a pau. Não na minha garagem.
Meu primeiro contato com a direção de um automóvel foi com um Mercuri 49, isto na década de 50. Posteriormente adquiri vários outros veículos com a marca Ford, coisa que nunca mais pretendo fazer.
Através dessa, e de outras decisões da Ford, mundo afora, só tem despertado no consumidor global uma antipatia da marca, que dentro de talvez dez anos ou menos, essa marca nem exista mais.
Só se ela falir no Brasil ,se a Lifan,Lada (que sao as piores montadoras de carros no mundo) não foi a falencia,pq a Ford iria ? Lá fora ela ta fazendo a festa com o Bronco,Focus,Fiesta,Mustang tanto eletrico quanto a combustão, e fora que as picapes dela são campeãs de vendas nos Eua (obs: a F-250 eletrica nem foi lançada e ja tem MILHOES de reservas) alem do grande respeito que ela tem la fora Ela é a 4° marca de carros que mais vende,fora a grande historia que ela tem, e a Chevrolet que é a maior concorrente dela nem ta entre os top 10°
Parece até que o Emilio acredita em contos de fadas. Me diga uma montadora que não tenha feito isso de correr atrás de incentivos fiscais. Tem montadoras que trocaram até de estado, fechando fábricas só pra ir atrás de incentivos. E o caso da Troller foi claro desde o início que a Ford só estava comprando a marca pra eles não crescerem o suficiente ao ponto de começar a incomodar. Isso é prática comum das empresas muito grandes, de comprar a concorrência.
Tá aí a resposta pra quem fala que o segredo pro Brasil decolar é desregular o mercado. Um país sem indústria nacional está fadado a depender dos incentivos fiscais pra manter empresas estrangeiras aqui. Acabou o incentivo? Tchau!
Eu penso nisso há uma década. Mas o Brasil abdicou da indústria nacional radicalmente em 1990, com a eleição de Collor. De lá para cá o Brasil virou um fazendão orgulhoso da sua história colonial. Desmata para comprar os manufaturados importados. É uma questão até de psicologia. O pensamento brasileiro vive do que é de fora.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 o Brasil tem um excelente histórico em sabotar a indústria automotiva (não só ela) nacional. Até hoje, volta e meia, encontro algum carro brasileiro do qual eu nunca tinha ouvido falar, com uma construção super bem feita, dentro do que era possível na época e com os materiais disponíveis. É triste pensar que o país poderia ser algo bem diferente se tivessem incentivado a própria indústria a se fortalecer aqui, e não a abaixado a cabeça pra meia dúzia de gringo dominar o mercado aqui dentro.
Ford “trollou” o Ceará - sugou todo o incentivo até o fim e depois deu um pé na bunda. Duvido que os incentivos sejam repassados para o consumidor, ao contrário, vira lucro pro caixa da empresa enquanto ela sobre os preços na ponta.
Sem incentivo nenhuma montadora vive. Todas elas recebem incentivos fiscais. Isso retorna no valor do carro, ou então, na qualidade do projeto, ou na qualidade de serviços.
@@pedroh.6886 Quanta bobagem discípulo de amoedo. O que diríamos de países europeus que a produção automobilística tem carga tributária 20%? Incluindo as desonerações, a carga tributária do setor automobilístico brasileiro fica por volta de 20%. Sem contar que recebem terreno de graça, salários baixos no Brasil e mais as sonegações. Baixa sua bola liberal e veja a realidade: o Brasil é liberal mas sempre há alguém a se oferecer por preço mais em conta. Então a Ford produz no México, na China, na Índia, na África do Sul.
Tá mais para uma elusão fiscal pois claramente a Ford abusou da forma para conseguir pagar menos impostos. O fechamento da troller é o argumento que faltava
Lembro-me também da GM, que há anos atrás fez um acordo com o Governo Federal para ter isenção de impostos em troca de não demitir funcionários - pois bem, assim que ela aplicou as alíquotas com desconto, dispensou inúmeros colaboradores. As empresas devem respeitar o Brasil e acima de tudo os Brasileiros - que também deve se dar ao respeito não comprando mais carros dessas marcas.
@@LucasSantana17 Não acredite nisso. Fez promessas de investimentos, que podem ser desfeitas a qualquer momento. Eu entendo certos liberais aqui nos comentários: eles acreditam que o livre mercado é o oásis no deserto econômico. Mas empresas têm países de origem e busca por lucro. A GM recebeu vultosos amparos financeiros nos EUA (bilhões de dolares) para se segurar no mercado. Aqui no Brasil ajuda desse porte seria chamado de indecência.
@@LucasSantana17 A GM prometeu sair do pais se não aceitassem o PACOTE de adaptação dela, esse pacote é justamente, um arrocho salarial e de quebra mais incentivos fiscais. Foi aprovado e tá ai.
O ultimo Ford que comprei foi na década de 1980 um Escort L com câmbio argentino magenta da Autolatina. O carro vinha com um barulho no motor. Mandei uma carta para eles depois de dor de cabeça com assistência técnica. Ford, never more...! Nos anos de 1970 importavam o motor do Mustang da Ford Canadá para colocar nos Maverick V-8. Os motores vinham em racks dentro de containers e quando o trem descia uma serra no Canadá, os racks corriam e forçavam as portas dos containers que ficavam estufadas para fora com o peso. Mesmo assim eram aceitos pelas empresas de navegação e mandados para o Brasil em S.B. do Campo. Chegando aqui, a Ford tirava os motores na fábrica e devolvia os containers vazios para os representantes da firma americana no pátio da Av. Alte. Delamare e se negava a arcar com os custos de reparo das portas. Eu trabalhava na firma dos representantes da Interpool aqui. A Interpool tinha um contrato de Leasing Agreement com eles lá na América do Norte. Lixo de empresa e já foi tarde..!
Que o Governo Federal interceda cobrando todo o inventivo fiscal dado a Ford em beneficio ao Governo do Ceará e aos 470 funcionários da Troller. Uma campanha nacional de não compra de veículos e produtos da Ford aqui no Brasil deve ser iniciada, eu apoio e vocês?
O Governo do Ceará deveria desapropriar o imóvel onde está a planta industrial, pois o mesmo foi doado a Ford, com as melhorias e equipamentos inclusos.
Ainda hoje o Troller é um jipe comum duro e que é vendido por 3 vezes o valor que realmente ele vale. Acho que quem compra um Troller não entende nada de carros.
Talvez o motivo seja: "se eu virei um importador de carros de nicho, porque eu vou ajudaria a manter um concorrente com motores e peças?". O "caráter" de cada um sempre se revela...
O que o Brasileiro deve fazer e năo comprar nada da ford, o pior o grande culpado e o governo brasileiro, que não teve capacidade de tomar uma providência sobre isto deixando milhares de pessoas prejudicadas e tristes.fora ford deste país, ninguém deveria comprar mais nada destes picaretas🤨
Gostando ou não, tecnicamente não há nada de errado. Enquanto a Ford for proprietária da Troller ela tem o direito natural de fazer o que quiser, até demolir tudo.
Sr Boris excelente conhecedor do assunto automóveis sem dúvida ! Qdo você o vê em um restaurante (almoço)sendo arrogante e grosseiro com os funcionários . Com certeza você não assistirá seus vídeos !
Eu senti no vídeo um menosprezo em relação a Troller, talvez a mais importante marca de carros da história do brasil. A Troller não foi uma aventura, mas sim o resultado de muito esforço e estudo. E o Araripe não era um simples "empresário do nordeste", mas sim um cearense Engenheiro formado no ITA! E desde quando a troller fabrica apenas 100 carros por ano??? O que a Ford fez com os benefícios fiscais, é outra história! Esse complexo de vira-lata é foda!
Boa noite a culpa e dos governos estaduais, comunistas tirava is impostos estaduais,em troca de beneficios pra eles mesmo,as eram escravos dos sindicatos dos metalurgicos exigiam metade dos lucros das montadiras
Se vê a diferença de visão. Quando a Beretta resolveu deixar o Brasil, visto que seu contrato com o governo tinha expirado, vendeu a fábrica, com tudo para se fabricar os modelos, pra Taurus. A Taurus deu seguimento, e até modernizou. Tem mercados pra todos, e fora que os italianos sempre tiveram uma visão mais carinhosa com o Brasil.
Desde criança sempre fui um grande admirador da ford. Hoje vendo a sua atitude com o Brasil que já foi o principal mercado pra eles vejo sentimento de desprezo. O que o consumidor tem que fazer é simples: comprar de quem produz e gera emprego aqui.
Quando a roça foi o principal mercado da Ford?
@@drandre7935 Não só isso, eles estão aqui desde 1919, e não se esqueça que a Ford do Brasil também já fabricou tratores e caminhões além dos carros. E seus caminhões até a saída do mercado eram sempre bons de venda. O brasil pra ford foi muito bom. Ela é que não foi boa para o país
@@diegoisnardi a Ford representa 2,3 % do mercado no Brasil. Melhor parar mais barato!
@@drandre7935 Se tu pegar dados de hoje pode ser até menos do que isso.
@@diegoisnardi digo quando em atividade
Aí fica a pergunta: dá pra confiar e comprar carro dessa empresa? Pra mim, Ford acabou. Não vale a pena.
F abricação
O rdinária
R evisão
D iária
Eu aceito doação de uma Ford ranger velhas
Kkkkkkkkk
Tô querendo uma caminhonete dessa
Nunca tive um ford, eu que que ela se lasqque
Vamos fazer uma campanha para que seja de conhecimento geral a sua infidelidade com seus clientes .
Eu mesmo nunca comprarei um Ford, ela tirou meu emprego
Ford explorou ao máximo e depois deu um pé na bunda do Brasil. Nunca esquecerei.
Mas algum outro fez diferente nos últimos 500 anos ?
O Brasileiro vai continuar comprando Ford e votando em corrupto, isso aqui não tem jeito não.
@@j.robertoa.c.9244 ué ? você quer que ele boicote a família real portuguesa?
@@rogerioartelino Se não foi possível compreender, não deveria mas vou ajudar. Qq empresa visa margem de lucro e viabilidade. Quem trabalha no mercado brasileiro precisa pagar propina a mt gente para viabilizar o negócio, não é só a Ford que desejava sair do país outros já sinalizaram, de diversos Ramos . A marca fora só cresce nos países mais sérios e de 1o mundo, não existe boicote, acho que ainda foram corajosos por terem mantido importações. Pra nós infelizmente o que pode crescer são somente essas marcas chinesas de capital especulativo e nebuloso.
Tenho pena de uns amigos iludidos que tem Ford e ainda defendem a marca. Dizem vao trocar seus atuais Ford por um Ford 0 km. Ainda não perceberam que a montadora não tem respeito algum por seus clientes, colaboradores e muito menos pelo Brasil. Só o lucro importa, tiveram vários anos de isenção fiscal mesmo assim mão conseguiram competir com as demais, incompetentes..
Eu tenho um Ford,estou decepcionado com essa marca que cresceu mundialmente graças ao Brasil também,o mínimo era ter respeito por nós!
Kkkkkkkkkkkkk graças ao Brasil é? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@christianaguiar1715 isso aí o Brasil pra Ford nao era nada mesmo,só disse isso por conta dos empregos e também se as pessoas se quiserem um Ford, virá da Argentina e do Uruguai,absurdo!
O brasileiro é muito tolo! Não conhece o mínimo da malandragem do capital internacional apátrida! Carros vêm da Europa, etc., com defeitos e o brasileiro não sabe e compra! O BRASIL é refém dos banqueiros e multinacionais. LIVROS > AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA = EDUARDO GALEANO / O ENTREGUISMO DOS MINÉRIOS = CONTRA-ALMIRANTE ROBERTO GAMA E SILVA. Um abraço.
Vide 2008 crise americana todo lucro da filial Brasil foi pra lá milhões.
Henri Ford flertava (tinha simpatia e negócios) com os nazis na segunda grande guerra. Se não acreditam, então pesquisem em fontes confiáveis sobre esse tema. Inclusive, nos dias atuais, a Ford Foundation, junto com a Open Society (de George Soros), financiam inúmeras entidades, governos e pessoas no mundo todo, com viés autoritário e criminoso (querem exemplo? Os mafiosos do STF no Brasil). Duvidam? Pois pesquisem. Ford??? Nem a pau. Não na minha garagem.
Em resumo: a Ford demonstrando todo o "respeito" que tem pelos consumidores do BR
DESrespeito.
Carro americano é lixo, até os americanos sabem disso e gostam da Toyota, Honda e Nissan nos segmentos de entrada e intermediário, e os alemães da BMW, Audi e Mercedes no segmento de luxo.
Quem compra e defende carro da Ford não merece respeito.
@@Diego-tm3dj Negativo , Ford usa tecnologia da Volvo ,não quebra ...você falou da VW e Audi , ambas tem falhas crônicas no DSG ,bomba d'água etc
Mais são ótimas marcas e eu compraria todas até a Ford ..
São ótimos PRODUDos
@@macdowellbatistacosta4881 Cada cara dramático rs ..hehehehe meu deus
Brasileiros acordem e boicotem marcas que não têm ética e respeito pelos consumidores 👌🏻
Ish... O leque de opções vai reduzir uns 99%
@@ricardosmotta vai nada, a galera vai trocar a ética por um jogo de tapetes e pintura metálica na hora da compra...
Pesquise sobre o Instituto Ford...quase só patrocinam porcaria.
Acabei de comprar um carro zero, a Ford nem sequer entrou nas opções. Morreu para mim.
Brasileiros não tem cultura de boicotar
Tenho um fiesta 96, as 20 anos gente incrível esse carro não dá defeito a Qulometragen dele já zerou e Esta com 41.395 de novo e nunca mexi no moto e outra coisa que acho fantástico ele nunca negou partida e eu trabalho com ele todos os dias e ainda mais arrasta uma carretinha cheia de gesso valeu FORD!
Fordlândia
Adquirida a terra, o passo seguinte foi construir a cidade que iria dar suporte à plantation e que recebeu o nome de Fordlândia, localizada à margem direita do Rio Tapajós, na bacia do Rio Cupari, dentro dos municípios de Aveiro e Itaituba, numa comunidade denominada Boa Vista.
Professor Boris, a Ford é catedrática em dar cano. Chegou no Amazonas, era da borracha. Fundou a Fordlândia e depois sumiu.
Recomendo o livro FORDLANDIA de Gred Grandin. Henry Ford no auge da sua fortuna e poder tentou produzir borracha no Pará, criaria empregos, renda e pagaria impostos. Mas deu tudo errado, um mal empreendimento que deu errado.
Poucos no Brasil conhecem essa parte da História da Amazônia, mas não ocorreu no Amazonas, foi no Pará‼️ Fordlandia é distrito de Aveiro e ainda tem Belterra, até hoje vê-se a infraestrutura de pequenas cidades dos EUA, tudo no Pará‼️🤨
@@shaggyrogers380 verdade meu amigo, isso mesmo. Essa Ford gosta de sacanagem, quero ver fazer isso na América. Um grande abraço.
@henrique Prezado Henrique, li o livro FORDLANDIA a alguns anos, realmente isso aconteceu já no final do projeto, as variedades de serigueira importadas da Malásia não se deram bem, houve pragas, a distância e falta de comunição com Detroit atrapalharam, Henry Ford era inflexível com algumas coisas e nunca visitou o projeto.
@@JLB19613 já estão fazendo... estão undo embora pra China, GM, e outras gigantes... o problema não é a Ford...
Obrigado pela sinceridade, expôs a verdade direto ao ponto. Quanto a Ford, é uma história lamentável, moro nos Estados Unidos e até todos seus carros perderam a credibilidade exceto a F-150.
Depois do PowerShift nada mais me surpreende.
O power💩 foi uma invenção doida. Será que eles não fizeram um teste de uns 500 mil km para testar o câmbio? E ainda sabiam do problema. Imagina se o donos de ecosport se unissem contra esse escândalo.
kkkkkkkkkk melhor comentario
É por aí mesmo. Nunca tinha visto tanta imbecilidade e estupidez em uma só empresa para resolver um problema junto a um fornecedor...
Eu ja tive 3 carros com powershift e nunca mais quero, comprei um focus semana retrasada e esse vai ser o quarto e ultimo carro com powershift que terei.
O que me diz da outra montadora que lançou carros que pegavam fogo ? 🤔
Boris e o Emílio Camanzi os melhores cirurgiões se falando de carros parabéns
Empresário: Estou pensando em investir na Troller...
Ford: Vai ser trolado!
Verdade kkk
Além de Fordido!
@@velholobodomar4484 🤣🤣🤣
Kkkkkkkkkkkk oh o nome do kra
Kkkķkk me boa .
grato sempre a ford..meu pai se aposentou lá...e sustentou toda nossa familia
🙄🙄
Todas as locadoras não pagam impostos e não retribuem com empregos. Isso vcs deveriam falar tb!!
Rubens Souza você tem razão 👍🏼
O certo era o consumidor brasileiro mandar a Ford às favas
Bom saber. Nunca mais co.prz nada dessa marcar, nem um parafuso...
Alguém se lembra que ao Gurgel foi prometida uma fabrica no Ceará e depois foi negada pelo governador da época?
A Gurgel chegou a ter a fábrica através de empréstimos, mas aí a vw convenceu $$$ os políticos a ferrarem com a Gurgel tirando os incentivos fiscais. Por isso a vw relançou o Fusca, para osmpoliticos da época alegarem que aquele sim deveria ser o carro popular. A Gurgel endividada, não teve outra saída a não ser a falência.
A despeito do caráter tosco dos carros da Gurgel, reconheço algumas inovações tecnológicas e da filosofia da empresa. Mas o que é nacional deve ser valorizado e amparado.
O Troller é um jipe feito de partes de outras montadoras. Quem mais durou nesse sentido foi a Gurgel. Até começar a incomodar os grandes.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 toda grande montadora já fez carros toscos no inicio. Mas foram tratadas por seu governos de forma estratégica e olhando para o futuro. Algumas marcas admiradas de hoje, teriam fechado não fosse o dinheiro público de seus países.
@@Vivo-fj2dn me diga uma marca que não é assim. 😂
KÁKÁKÁ, Kákáká! Que história! Parabéns!
E a nós, reles pagadores de impostos, cabe apenas imaginar quanto os políticos ganharam com esta maracutaia toda.
Pois é os políticos aceitam a maracutaia e sobra pra ford kkk eles só se adaptaram ao BR
Alguém aqui já teve um Troller?
Não!
Eu tenho um e, não sei se sorte, mas um excelente carro! Dois anos de puro love!!!! Mas posso só ter dado sorte!
Excelentes comentários doutor Boris
Excelente reflexão Boris! E agora, lá vem os chineses: Chery, Great Wall e cia. A oportunidade faz a ocasião...
Gosto de vídeos assim! Direto e sem firulas .
Esse Boris é muito fóda. Que legal.
Show !!! Boris !!! Isto é " PI- CA-RE-TA-GEM !!!" de todas as formas !!! O governo no momento da fixação do contrato..😂😂😂😂. Infantaria Brasil !!! Tmj Junior do RJ / São Gonçalo
Brasil tem q ter sua própria marca e carros 100% nacionais
Não é de hoje que a Ford faz isso, ela comprou a Puma nos anos 90 e simplesmente a fechou, mêsmo aparentemente, tendo interessados na marca. Para mim, isso é boicote às industrial nacional e um forma de matar a marca que ganhou admiração no mercado.
As maracutaias da Ford são mais antigas que isso! Aliás, nunca tinha ouvido falar que a Ford comprara a Puma, havia comprado a Willys... Já ouviu fala da Fordlandia?! Vale a pena estudar...
@@zeniosilva4742 sim! Outra maracutaia da Ford, deixou muita gente no meio do nada!
A puma continua existindo, vai até retornar com outro modelo, iniciativa dos próprios antigos donos da marca.
Engraçado que mais 10 grandes empresas saíram do Brasil mas só falamos da Ford
Isso é fácil de resolver é só não vender simples assim
Governo deveria cobrar uma taxa bem alta de importação de veículos da Ford para o Brasil e melhorar a condição de compra para veículos fabricados aqui!
Mas infelizmente aqui não protecionismo para a indústria nacional ( produtos montados ou produzidos aqui)!
Quem perde é o mercado automotivo.
Lamentável a postura da Ford.
Desleal para com todos.
Grana rapaz, quando se fala em grana a gentalha aparece.
@@giuliano5661 perfeito, o mundo gira em grana,sexo e rock and roll.
@@nicolacaminha9421 e droga...
Esclarecedor, obrigado.
(Ji-Paraná).
Nunca mais comprarei um carro Ford,bronco,Ranger nada e nunca,temos hoje a Jeepe no Brasil que vai bem obrigado!!
Sou cearense e um amigo trabalha lá. Chamaram todos para o pátio e deram esse anúncio que realmente vão fechar. Creio que estratégia da ford é não criar concorrente para ela mesma (afinal ela vai continuar trazendo importados). Fora que ela teria que continuar fornecendo a mecânica para o eventual comprador por algum tempo, até que conseguissem se readequar com outra mecânica
É assim mesmo,O Brasil é a terra do Troller.
As multinacionais estrangeiras,todas vem para cá trolar a gente!
boris isso sao coisas do nosso brasil
Tive muitos Veiculos da Ford, mas não adquiro mais nenhum veículo da marca, fica assim meu protesto pelo desrespeito ao consumidor
Excelente matéria, o apresentador é magnífico!
Aqui no Brasil, é a onde encosta o lixo!
Faz um vídeo falando das mais de 35 fábricas automobilísticas do Brasil que foram extintas por lobby de montadoras internacionais e sabotagem de Governados corruptos, tinhamos carros mais incríveis que os mesmos da categoria na época e hoje com a tecnologia não estaríamos pagando o valor de 3 carros em 1.
Nebuloso é o passado da Troller que antes fabricava o buggy Fyber (muito bonito por sinal) e estava próximo de fechar as portas por dívidas, recebeu vultosos empréstimos dos bancos estatais e faliu, e alguns anos depois num passe de mágica aparece uma nova empresa fabricando jipes e... O restante te dá história o Boris já contou. E o dinheiro público Onde foi parar?
A Ford mostrou o que os estadunidenses realmente pensam do Brasil!
Da america latina em geral
@@sebastianretamoso284 eles tem um certo respeito pelos argentinos, acham eles menos miscigenados
Henri Ford flertava (tinha simpatia e negócios) com os nazis na segunda grande guerra. Se não acreditam, então pesquisem em fontes confiáveis sobre esse tema. Inclusive, nos dias atuais, a Ford Foundation, junto com a Open Society (de George Soros), financiam inúmeras entidades, governos e pessoas no mundo todo, com viés autoritário e criminoso (querem exemplo? Os mafiosos do STF no Brasil). Duvidam? Pois pesquisem. Ford??? Nem a pau. Não na minha garagem.
*Ótimo repórter automobilístico.*
Tudo normal, Brasil é o país da zueira mesmo não é!!!
O Brasil é uma mãe.
@@volneialves1967 É mas agora a zoeira está acabando! Justamente no governo anterior que essa empresa desacreditada se mantinha sugando nas tetas Federais . A torneira secou e se mandou...
FIAT e marca que mais investe no BRASIL temos que sermos justos para manter parcerias
Ótimo papo ,,o senhor é bom mesmo
.
Carro bom da Ford só ate os anos 80.... E olha lá.... Tive um xr3 conversível q só deu defeito, porem era bonito o.bicho....
O discurso bonito "engana bobo": Estamos aqui para trazer empregos, tecnologia e desenvolvimento à região!!!
O pensamento real: Vamos arrebentar de ganhar dinheiro aqui, principalmente por causa de incentivos fiscais. No dia que não der mais para ganhar dinheiro e gente dá no pé e que se dane o resto!!!
E eles, por um acaso, estao errados?... O peso que, no Brasil, a legislacao tributaria exerce sobre as empresas, tem mais é que ser criativo e inventar tudo o que for possivel para escapar da selvageria dos g*vernos brasileiros...
@@ralves58 Concordo com a questão da carga tributária... é colossal!!!
Mas a questão de certo ou errado vai depender do ponto de vista... na visão dos acionistas da empresa eles estão 200% certos. Já do ponto de vista da sociedade a decisão é questionável para dizer o mínimo. Vieram e geraram emprego durante o tempo que funcionaram. Mas isso foi graças a uma monumental redução tributária da ordem de centenas de milhões (talvez alguns bilhões... não sei qual é o número) que seriam - ou pelo menos deveriam ser - convertidos em educação, saúde, segurança e etc... Isso sem contar as centenas de empregos perdidos e o prejuízo de quem adquiriu os produtos que certamente serão desvalorizados.
Independente disso, a ideia da minha primeira postagem continua: O discurso é uma coisa... a realidade é outra bem diferente!!!
E depois cair fora.
Todo sabem disso! Normal
Henri Ford flertava (tinha simpatia e negócios) com os nazis na segunda grande guerra. Se não acreditam, então pesquisem em fontes confiáveis sobre esse tema. Inclusive, nos dias atuais, a Ford Foundation, junto com a Open Society (de George Soros), financiam inúmeras entidades, governos e pessoas no mundo todo, com viés autoritário e criminoso (querem exemplo? Os mafiosos do STF no Brasil). Duvidam? Pois pesquisem. Ford??? Nem a pau. Não na minha garagem.
Sempre explicadinho boa meu amigo !!!!!
Valeu, Leandro! Volte sempre!
A ideia é impedir que a partir da Troller, surja um seguimento de carro nacionais.
Acordem! Miura, Gurgel… Troller…
A melhor coisa é ser informado. Parabéns!
Meu primeiro contato com a direção de um automóvel foi com um Mercuri 49, isto na década de 50. Posteriormente adquiri vários outros veículos com a marca Ford, coisa que nunca mais pretendo fazer.
Mas vc ainda tem condições de dirigir ? 😳
Grande Boris!!!
Obrigado pelo conteúdo
Ford já foi embora tarde!!!
Livre mercado e concorrência justa permitem entrada de novos concorrentes
Através dessa, e de outras decisões da Ford, mundo afora, só tem despertado no consumidor global uma antipatia da marca, que dentro de talvez dez anos ou menos, essa marca nem exista mais.
Só se ela falir no Brasil ,se a Lifan,Lada (que sao as piores montadoras de carros no mundo) não foi a falencia,pq a Ford iria ?
Lá fora ela ta fazendo a festa com o Bronco,Focus,Fiesta,Mustang tanto eletrico quanto a combustão, e fora que as picapes dela são campeãs de vendas nos Eua (obs: a F-250 eletrica nem foi lançada e ja tem MILHOES de reservas) alem do grande respeito que ela tem la fora
Ela é a 4° marca de carros que mais vende,fora a grande historia que ela tem, e a Chevrolet que é a maior concorrente dela nem ta entre os top 10°
🤦🏻♂️
Tomara!
Difícil disso acontecer nem a Boeing (tá pior que a Ford no quesito imagem) nem a Ford iram falir ou ir para mãos de empresas fora dos EUA
Essa história nunca termina bem viu sempre tem um problema
A Ford reclama das besteiras de Dom Enzo e agora faz as mesma coisa.
Legal.
Campinas -- SP
Bom dia Boris,vc pode esclalecer pra nós se o kit de nitrogênio pra motor funciona ou é picaretagem
Se funciona custa mais caro retirar o hidrogênio do q consumir gasolina, mas normalmente não funciona.
@@MalditaInclusaoDigital obrigada
Noooossa... Que história tronxa.....
Gostava tanto da Ford, mas tudo o que ela fez com a Troller e aqui no Brasil desanima...
E com nós , consumidores..!
E os funcionários sem emprego..!
Concordo !
Parece até que o Emilio acredita em contos de fadas. Me diga uma montadora que não tenha feito isso de correr atrás de incentivos fiscais. Tem montadoras que trocaram até de estado, fechando fábricas só pra ir atrás de incentivos. E o caso da Troller foi claro desde o início que a Ford só estava comprando a marca pra eles não crescerem o suficiente ao ponto de começar a incomodar. Isso é prática comum das empresas muito grandes, de comprar a concorrência.
Tá aí a resposta pra quem fala que o segredo pro Brasil decolar é desregular o mercado. Um país sem indústria nacional está fadado a depender dos incentivos fiscais pra manter empresas estrangeiras aqui. Acabou o incentivo? Tchau!
Eu penso nisso há uma década. Mas o Brasil abdicou da indústria nacional radicalmente em 1990, com a eleição de Collor. De lá para cá o Brasil virou um fazendão orgulhoso da sua história colonial. Desmata para comprar os manufaturados importados. É uma questão até de psicologia. O pensamento brasileiro vive do que é de fora.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 o Brasil tem um excelente histórico em sabotar a indústria automotiva (não só ela) nacional. Até hoje, volta e meia, encontro algum carro brasileiro do qual eu nunca tinha ouvido falar, com uma construção super bem feita, dentro do que era possível na época e com os materiais disponíveis. É triste pensar que o país poderia ser algo bem diferente se tivessem incentivado a própria indústria a se fortalecer aqui, e não a abaixado a cabeça pra meia dúzia de gringo dominar o mercado aqui dentro.
Pois é.
A tal interferência do estado no mercado, até com algo que poderia parecer positivo (incentivos fiscais) gera distorções no todo.
Só digo uma coisa: boa sorte pra quem ainda compra veículos dessa marca.
Você explica muito bem !!!!
Ford “trollou” o Ceará - sugou todo o incentivo até o fim e depois deu um pé na bunda. Duvido que os incentivos sejam repassados para o consumidor, ao contrário, vira lucro pro caixa da empresa enquanto ela sobre os preços na ponta.
sem os incentivos a empresa vai embora
ou seja, nem compensa produzir aqui
Isso é apenas negócio amigo
Sem incentivo nenhuma montadora vive. Todas elas recebem incentivos fiscais.
Isso retorna no valor do carro, ou então, na qualidade do projeto, ou na qualidade de serviços.
@@pedroh.6886 Quanta bobagem discípulo de amoedo. O que diríamos de países europeus que a produção automobilística tem carga tributária 20%? Incluindo as desonerações, a carga tributária do setor automobilístico brasileiro fica por volta de 20%. Sem contar que recebem terreno de graça, salários baixos no Brasil e mais as sonegações. Baixa sua bola liberal e veja a realidade: o Brasil é liberal mas sempre há alguém a se oferecer por preço mais em conta. Então a Ford produz no México, na China, na Índia, na África do Sul.
e o que chamam de "incentivo" eu chamo de "roubar menos"
Bela reportagem a respeito de picaretagens.
A compra da Troller pela Ford em 2007 foi pura PI-CA-RE-TA-GEM. É só isso que tenho a dizer.
Foi ein
Então quem vendeu é ainda mais picareta ? Isso não faz sentido
Que nível chegou a Ford. Hein caramba acabou sonegação fiscal e brabo. .
Ola Boris, o termo correto é elisão fiscal e não sonegação, até pq a empresa não infringiu a lei e sim usou ela em seu favor para pagar menos impostos
Tá mais para uma elusão fiscal pois claramente a Ford abusou da forma para conseguir pagar menos impostos. O fechamento da troller é o argumento que faltava
@@diegoramos8475 verdade
Ou seja, aplicou um Ippon!!
Ou seja, aplicou um “Ippon”!
pow a troller é uma lenda... ela quer empurrar esse bronco...maverick mas eles não tem mesmo poder de um troller
Eu já não gostava dos carros Ford e agora que não compro mesmo.
Bom trabalho esse que você divulga. Repare que a das fábricas de origem alemã tem uma relação honesta com o brasileiro. Poucos percebem isso...
O nome é Ford, o sobrenome deveria ser PowerShift (Power Schit). Empresa desonesta. Deu a lógica.
O lucro é capitalizado.... o prejuízo, geralmente, é socializado.
Tá precisando ter um Filme : Troller vs Ford.
Sr Boris.. vai apena ouvi lo falar ..
Enquanto aqui dizem que não vão comprar nada da Ford, uma multidão elogia a empresa no Facebook. Brasileiro continua vira lata.
Lembro-me também da GM, que há anos atrás fez um acordo com o Governo Federal para ter isenção de impostos em troca de não demitir funcionários - pois bem, assim que ela aplicou as alíquotas com desconto, dispensou inúmeros colaboradores.
As empresas devem respeitar o Brasil e acima de tudo os Brasileiros - que também deve se dar ao respeito não comprando mais carros dessas marcas.
Ford sendo Ford,assim são as empresas norte-americanas.
A GM não é assim não, bem pelo contrário, anunciou investimentos bilionários enquanto as outras metiam o pé.
@@LucasSantana17 Não acredite nisso. Fez promessas de investimentos, que podem ser desfeitas a qualquer momento. Eu entendo certos liberais aqui nos comentários: eles acreditam que o livre mercado é o oásis no deserto econômico. Mas empresas têm países de origem e busca por lucro. A GM recebeu vultosos amparos financeiros nos EUA (bilhões de dolares) para se segurar no mercado. Aqui no Brasil ajuda desse porte seria chamado de indecência.
@@LucasSantana17 A GM prometeu sair do pais se não aceitassem o PACOTE de adaptação dela, esse pacote é justamente, um arrocho salarial e de quebra mais incentivos fiscais. Foi aprovado e tá ai.
O ultimo Ford que comprei foi na década de 1980 um Escort L com câmbio argentino magenta da Autolatina. O carro vinha com um barulho no motor. Mandei uma carta para eles depois de dor de cabeça com assistência técnica. Ford, never more...! Nos anos de 1970 importavam o motor do Mustang da Ford Canadá para colocar nos Maverick V-8. Os motores vinham em racks dentro de containers e quando o trem descia uma serra no Canadá, os racks corriam e forçavam as portas dos containers que ficavam estufadas para fora com o peso. Mesmo assim eram aceitos pelas empresas de navegação e mandados para o Brasil em S.B. do Campo. Chegando aqui, a Ford tirava os motores na fábrica e devolvia os containers vazios para os representantes da firma americana no pátio da Av. Alte. Delamare e se negava a arcar com os custos de reparo das portas. Eu trabalhava na firma dos representantes da Interpool aqui. A Interpool tinha um contrato de Leasing Agreement com eles lá na América do Norte. Lixo de empresa e já foi tarde..!
Donos de Bronco, Ranger, Territory...esse aí é o futuro muito próximo de seus carros...A Ford não liga a mínima para o BR.
Se vc pensa assim aja assim, pq nem tds vão concordar , isso é respeito
Boa. Primeira pessoa que teve coragem de dizer a verdade. 👏👏👏👏
Que o Governo Federal interceda cobrando todo o inventivo fiscal dado a Ford em beneficio ao Governo do Ceará e aos 470 funcionários da Troller.
Uma campanha nacional de não compra de veículos e produtos da Ford aqui no Brasil deve ser iniciada, eu apoio e vocês?
Já está apoiado!!!
Com certeza vão aproveitar os projetos, pq eles parecem ser bons mesmo e depois de um tempo lançar um jipe com os conhecimentos adquiridos da Troller.
Essa sonegação devia ser classificada de legitima defesa
Parabéns pelos seus vídeos , eles são esclarecedores.
O Agrale Marruá deve ter um boom nas vendas.
Bom vídeo! Muito esclarecedor. Parabéns!!
A Ford é aquela mãe que não abre mão da pensão pra gastar no salão de beleza!!!! Ford nunca mais...
O Governo do Ceará deveria desapropriar o imóvel onde está a planta industrial, pois o mesmo foi doado a Ford, com as melhorias e equipamentos inclusos.
Ainda hoje o Troller é um jipe comum duro e que é vendido por 3 vezes o valor que realmente ele vale.
Acho que quem compra um Troller não entende nada de carros.
Acho que vc que nao entende. Troller T4 é um monstro
Eu tenho uma F1000 98 a diesel motor MWM
Ja estou pensado em vende pq daqui a uns dias não vai ter peças pra ela
Talvez o motivo seja: "se eu virei um importador de carros de nicho, porque eu vou ajudaria a manter um concorrente com motores e peças?". O "caráter" de cada um sempre se revela...
O que o Brasileiro deve fazer e năo comprar nada da ford, o pior o grande culpado e o governo brasileiro, que não teve capacidade de tomar uma providência sobre isto deixando milhares de pessoas prejudicadas e tristes.fora ford deste país, ninguém deveria comprar mais nada destes picaretas🤨
Você ganhou um seguidor irmão
Gostando ou não, tecnicamente não há nada de errado. Enquanto a Ford for proprietária da Troller ela tem o direito natural de fazer o que quiser, até demolir tudo.
Tecnicamente, minha rola!!!!!!
Sr Boris excelente conhecedor do assunto automóveis sem dúvida !
Qdo você o vê em um restaurante (almoço)sendo arrogante e grosseiro com os funcionários . Com certeza você não assistirá seus vídeos !
Eu senti no vídeo um menosprezo em relação a Troller, talvez a mais importante marca de carros da história do brasil. A Troller não foi uma aventura, mas sim o resultado de muito esforço e estudo. E o Araripe não era um simples "empresário do nordeste", mas sim um cearense Engenheiro formado no ITA! E desde quando a troller fabrica apenas 100 carros por ano??? O que a Ford fez com os benefícios fiscais, é outra história! Esse complexo de vira-lata é foda!
Boa noite a culpa e dos governos estaduais, comunistas tirava is impostos estaduais,em troca de beneficios pra eles mesmo,as eram escravos dos sindicatos dos metalurgicos exigiam metade dos lucros das montadiras
Segundo a Forbes, hoje esse "simples empresário" ex dono da Troller atua no setor eólico e tem uma fortuna estimada em 8 bilhões!
Se vê a diferença de visão. Quando a Beretta resolveu deixar o Brasil, visto que seu contrato com o governo tinha expirado, vendeu a fábrica, com tudo para se fabricar os modelos, pra Taurus. A Taurus deu seguimento, e até modernizou. Tem mercados pra todos, e fora que os italianos sempre tiveram uma visão mais carinhosa com o Brasil.
Ainda bem que a Ferrari não foi vendida para a Ford.
Bem que a Fiat poderia comprar a Troller para salvar esses 500 empregos.
A FIAT nunca estendeu a mão para a TAC, que usa o motor IVECO no seu STARK!
Parabéns pelas informações e análise.
As últimas unidades do Troller serão bem produzidas baseados na demissão dos funcionários...
Eles ainda têm esperança de reverter isso. Acho que vão se dedicar ao máximo para olharem para eles.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 pena ...podiam vender para o grupo Fiat fca caoa cherry...🤦♂️🤦♂️🤦♂️