Você tem coragem de comprar um Fiat? Disse um amigo orgulhoso de seu novíssimo Jeep Compass Sport. Ao informá-lo que a Toro nada mais é do que um Jeep fantasiado de Fiat com caçamba o cara quase infartou... kkkkk.. 😳! São produzidos exatamente na mesma planta.
Kkkkkkk até o barulho do alarme que a Toro faz quando é travada pelo comando da chave é o mesmo que o Compass faz 🤣 sério que ele não cogitou sequer essa possibilidade?
@@britojunior7200 kkkkkkk... meu amigo é completamente alheio ao mundo automotivo... se for o carro da moda e bonito... é um pato fácil de ser abatido... kkkkk.... 😅!
Tenho uma loja de peças elétricas automotivas e posso reafirmar o vídeo. As vezes quando vou vender peças , percebo que têm muita peça que serve em vários carros de montadoras diferentes. Parabéns pelo vídeo.
@@dtscuriosidadesProblema é que a grande maioria dos consumidores não sabe disso (sequer imagina), e boa parte dos lojistas e/ou profissionais da área não toca no assunto ou porque quer vender a peça mais cara (alegando se tratar de aplicação para veículos mais caros) ou por puro descaso com o cliente mesmo (se importam apenas em fazer o serviço e receber por isso. Sem se preocupar em dar dicas que vão ajudar o cliente a economizar). Por isso é importante aprender mais sobre vários assuntos e não ter vergonha de perguntar, questionar pessoas, não se limitando apenas ao que ouviu de uma única pessoa (isso vale pra tudo na vida. Não tem aquela máxima de ouvir opinião de outro médico? É por aí). 👍😉
Eu trabalhei na engenharia de uma grande fábrica de televisores. Quando me perguntavam que marca de tv comprar eu falava a que quiser porque por dentro é tudo igual.
Eu tenho um Renault Sandero Stepway 2012. Tão satisteita que tá difícil escolher um substituto. Principalmente com o consumo baixíssimo de combustível na atual conjuntura. Sem preconceitos com nenhuma marca.
Perfeito Boris, a VW na década de 1990 emprestou seus robustos motores AP para Ford, e a Ford cedeu seus raquíticos motores CHT para Volks...uma verdadeira orgia de plataformas e mecânicas entre as empresas!
@@leokcampana ué? Continua sendo raquítico, mesmo com estas qualidades...olha que nem falei da versão 1.0. Não esqueça do contexto que falei...em comparação aos motores AP ele é sim raquítico. Tudo é questão de interpretação da LP.
Bota orgia nisso. Tive um Ford Verona 1996, montado na Argentina e que usava o motor AP 1.8 do Santana. Excelente carro e quando precisava de peças que só encontrava em concessionária eu ia na Volks e comprava para Santana porque era mais barato.
Eu só qria meu velho que vc tivesse uns 40 anos a menos. A minha geração teria muito prazer de ter mais de sua sabedoria por muito tempo. Muita vida, te desejo muita saúde parabéns!
Concordo. Mas é interessante pensar que temos o melhor Boris aqui conosco. O mais sabio de todos. Experiente e vivido, com todas as dicas na ponta da língua. Vamos aproveitar :)
Uma verdadeira aula de vida , parabéns doutor Boris Feldman, sou fã do Fiat, desde o 147, já me arrisquei em Vw , GM, e Peugeot, mas o coração fala mais alto quando estou no meu Corcel 1.4 motor Renault 1975
Tenho um amigo que está reformando um corcel 73 só por causa de uma música do Raul Seixas. Ele também está reformando uma F-1000 e seu pai possui uma D-20 toda gabinada!
Sou Renozeiro e to bem feliz . Uma Duster 1.6 Dakar . Top . Viajo pra tudo quanto é lado , porta malas grande , levo meus pais e minha esposa .... So alegria .... Cuidando certinho , nao da nada .
Já tive o Sandero Stepway 1.6 2015, e 208 1.2 Allure 2018. São ótimos carros, com tecnologia e sempre muito confiáveis. Cada projeto tem seus pontos fortes e fracos, por isso, ainda mais que marca, eu pesquiso sobre o projeto e plataforma.
A FIAT tratou d colocar uma capa plástica pra disfarçar o motor GM em seus carros. Tenho um doblo 1.8 motor GM é so tirar a capa pra v o motor Chevrolet.
Pra disfarçar? Deixa de falar besteira! Se eu comprei um FIAT, quero abrir o capô e ver o nome FIAT escrito lá. Se eu quisesse ver o logo da GM eu teria comprado um GM...
Quando for comprar um carro É só fazer umas pesquisas E ver qual é o melhor custo Benefício Os menos problemáticos Compra um carro que se ajuste Melhor na sua renda mensal E pronto😃😃
A fábrica da VW em São José dos Pinhais fazia o Golf e Audi A3 na mesma linha de montagem. Mesmo acontecia na fábrica de Bruxelas. E eu fui nas duas. O VW Toureg, Audi Q7 e Porsche Cayenne são feitos na Slovakia. 😅
Boris sempre trazendo conteúdos de qualidade! Realmente, serão apenas nichos daqui pra frente, devemos escolher os carros por funcionalidade, aplicabilidade e gosto estético pq por marca não adianta mais, as raízes foram cortadas. Se será bom ou ruim, o tempo dirá, mas o Boris tem razão.
Bem vindo a Era das coisas sem indentidade e de pessoas sem Ideais próprios. Tudo que você pensar ou fazer, será visto pela ótica do Coletivo! Um novo mundo que destrói a individualidade pelo "bem" comum de todos!
@@lourivaloliveira1043mas isso acontece na origem das fábricas, mormente Europa. O CADE não tem jurisdição fora do Brasil. Se no Brasil isso fosse impedido, ao contrário do resto do mundo, o mercado ia ficar parado nos Gol, Palio, Celta...
Excelente sua explicação! Tenho uma pickup Mahindra, que nunca me incomodou, e conforme algumas pesquisas, muita coisa é da Toyota... deve ser mesmo, porque é muito resistente...
Mais a frente, tive uma Montana 2005. Era mesmo motor usado por Fiat, esse derivado e que chegou a ser montado pela BMW no Paraná . Depois tive um Daewoo Espero. Era o mesmo projeto, com diferenças estéticas do Monza, Astra e seguintes, os Opel alemães. Ou seja, sempre mais do mesmo!
Lembro quando cheguei em casa felizão com minha Renault scenic em casa, meu pai torceu a cara e se vangloriava da sua Hilux... Resumo da ópera, meu carro peguei com 64k e já estou em 154k só tive problema com uma bobina ( 45 reais), bomba de combustível pq só andava na reserva ( anos assim kkkk ) e fiz a troca preventiva recentemente da correia... A Hilux já deu mais problemas, mas o q notasse ultimamente que o meu modelo parou de desvalorizar e está só valorizando 😌😎😎😎, já está mil reais valorizado... Acho que se dá pelo espaço interno e conforto pelo preço que se paga, poucas avarias se cuidar do carro e o consumo, hj fiz trajeto misto de 30km que deu 16,1km/L na gasolina... Já fiz viagem de1400km que deu 18km/L.
@@RodrigoSantos-ht2ji lixo é o que tem dentro da tua cabeça por fazer um comentáriodesses, não existe carro perfeito, o que faz mesmo a diferença é o cuidado que o dono tem com este.
Bom o vídeo, mas carece de uma correção: em 5:16min quando fala da Stellantis, diz que a marca Renault pertence ao grupo, o que não é correto. As francesas Peugeot e Citroen é que fazem parte do grupo. A Renault faz parte de outro grupo: Aliança Renault Nissan Mitsubishi.
Boris, faltou tu falar que o Gol bolinha foi produzido na época da Autolatina também com motor derivado da Renault, o CHT, rebatizado pela VW de AE (Alta economia)!
Bom dia a todos. Achei este canal por acaso e fiquei logo agarrado. Não sou maluquinho por carros. Carro para mim, digo muitas vezes, é um volante e 4 rodas. Mas, ouvir este Sr. falar é um consolo. De momento, é o meu canal favorito. Haja saúde, desde Açores, Portugal ❤
É difícil acompanhar o seu canal já que sou português. Devido a legislação (no Brasil não é permitido ligeiros com motores diesel) o sr sempre irá falar somente de ligeiros a gasolina. Sou fã de carros a gasolina e tenho consciência que poderão acabar! Pelo menos cá na Europa! É uma realidade totalmente diferente mesmo assim deixo os meus parabéns pelo excelente trabalho e cumprimentos de Portugal
Boa noite, a fiat sempre gostou de bolachas quebradas. Parabéns pelos seus comentários....isso q vc falou eu já sabia, poucos Brasileiro conhece corro !!
Oi Boris! Gostaria de te ver comentar sobre os motores CAOA Chery, 1.5 turbo e 1.6 turbo. Qual a origem deles? Eles são bons? São compartilhados com veículos de outras marcas?
Não cara isso não é coisa de brasileiro, se o cara não conhece bem o produto e todo mundo fala que é ruim logo ele também vai falar isso é reflexo de manada, é instinto do der humano
Bom, se for pra falar algo de positivo sobre esses compartilhamentos mecânicos, eu aponto um, mais facilidade de encontrar peças de reposição na hora da manutenção.
para as montadoras também representam economia... são menos custos para se projetar os carros e seus componentes mecânicos... sendo somente pouca mudança de estética e acessórios....
Essas fusões de marcas e compartilhamentos de motores podem ser positivos 🤔 A questão de peças...se várias marcas usam o mesmo motor, quer dizer que teremos um mercado de peças maior. Menos dificuldade para encontrar e mais oferta no mercado, podendo reduzir preços. Afinal, se as montadoras estão querendo lucrar mais com menos custos, por favor, deixem alguma vantagem para nós pobres consumidores apaixonados por carros😁
verdade mesmo, só acho que as marcas poderiam ser mais honestas e aceitar consertar um doblo numa concessionaria GM, um audi numa VW, um mercedes GLA em uma renault...
Parabéns , acompanho todos seus vídeos de grande utilidade cheio de boas informações e apresentado por quem conhece e sabe o que está falando nota 10 👍👍👍👍😉
Parabéns Sr engenheiro Boris O sr sabe do que fala mesmo . Aprendi com o sr .. Não existem carros maus .. Existe dono com mais e menos cuidado.. Também existe carros com características diferentes ( carro mais apto para chácara e fazenda. ( carros para cidade etc ..4x4 .etc .. Os modelos são gosto pessoal de cada um .. Todo o resto são só complexos .
Boris fala das Concessionárias que vende os carros dizendo que é completo... E depois quer empurrar um filtro de cabine do Ar condicionado que agora é vendido Separadamente!!!!!
O que escutei no vídeo estou vendo; GM&Ford nas Américas; VW&Stellantis nas Europas; Hyundai & Toyota nas Asias. Obrigado pelo a bela explicação que o senhor passa a nós todos.
Estas parcerias existem há já muitos anos e no mercado automóvel, na Europa, um dos principais fornecedores de motores é a PSA, Peugeot Société Anonyme. É isso mesmo, quem sabe se no seu carro topo de gama, não tem montado um coraçãozinho Peugeot...
Aque em Europa a Peugeot é (ou foi) a maior vendedora de motores diesel a outras marcas. Mazda, Ford dentre outros usavam motores diesel Peugeot. Atualmente menos, os motores vão para os demais modelos da Stellantis
Boris, meu primeiro carro, um Renault Twingo 1995 motor 1.2 também se utilizava dessa mesma parceria com a Ford. Os mecânicos olhavam e diziam: olha, é igualzinho o motor do Corcel kkkkkk
Ao contrário, a Ford que usava motor e plataforma Renault, só tinha o símbolo da tampa modificado. Esse mesmo motor foi aperfeiçoado e chamado de CHT quando equipou Corcel, Del Rey, Gol, Escort e depois da autolatina a VW começou à chamá-lo de AE. Se o Twingo fosse um sedan, teria espaço na minha garagem fácil, se fosse um SW era certo.
Isso que está acontecendo com a indústria automobilística está acontecendo em todos os ramos por isso a qualidade e durabilidade vem piorando ao longo do tempo em vez de competir por um produto melhor criam monopólio de mercado.
Basta pesquisar qual o grupo automotivo existente no Brasil, que a mais de uma década possui inúmeros processos de consumidores e governamentais nos EUA, Canadá, Austrália, Europa, etc. por defeitos crônicos de projeto, e que só assumem seus erros e reembolsam os consumidores na justiça.
Falando em mecânica, as únicas exceções foram a Hyundai, a Toyota e a Honda, só melhoraram com o tempo (especialmente a Hyundai, porém sendo mal-representada aqui no Brasil pela CAOA). Falando sério: para conseguir um veículo com lataria e acabamento ao nível dos carros importados não-premium dos anos 80 (que não chegaram a ser vendidos aqui no Brasil [por causa da reserva de mercado de 1976], e além disso por aqui convivemos com carroças nacionais com acabamento piorado desde 1957), o jeito é comprar veículos de marcas premium (Audi, Lexus, Cadillac, Acura), os equivalentes das marcas comuns foram simplificados (pelo menos em muito maior proporção no Brasil, e falando especificamente dos veículos *montados* no nosso país, os importados ficam fora dessa comparação) em lataria e acabamentos em função de cortes de custo (respectivamente: Volkswagen, Toyota, Chevrolet e Honda).
@@filmadordecarros Pegue um VW Golf importado da Alemanha, VW Polo ou T-Cross; verás que o acabamento é o mesmo de baixo custo. A imprensa automotiva Européia comenta muito sobre isso.
Eu mesmo. Por assédio paterno sem acreditei que Peugeot era ruim, porque "até o emblema já diz". Herdei um 207 em um negócio e me surpreendi. Ele traz tudo. Hoje tem carro que custa quase 100k e sequer tem retrovisor elétrico, o 207 tem.
É bom ter 2 carros , pois carros da Ford tem uma má fama de não conseguir achar boas peças em lojas , dai tem que recorrer no mercado livre e esperar um tempo pra entrega , ainda mais que a qualquer momento podem parar de fazer peças pra Ford
Tem a questão também que se o carro der problemas e tiver que ficar parado em oficina esperando peças, normalmente donos de oficinas não gostam de manter carro muito tempo ocupando espaço e talvez recusar o serviço.
Durante anos o povo elogiava o durável e econômico motor CHT da "Ford", mas tem nojinho de carro Francês 😂😂😂 prazer CHT = Renault, Corcel 1 = Renault 12.
Eu não odeio francês, mais realmente conseguir uma peça de Citroen é difícil e caro. Agradecemos quando tem peça compartilhada e conseguimos comprar na Fiat por exemplo
Cara, trabalho numa empresa eólica, viajando Nordeste e Sul com carros de locadoras, pego todo tipo de carro e já prestei atenção que o Compass, Renegade e Toro tem o mesmo câmbio automático, motor, pqp's, quebra sol, luz interna, volante, pedais, rodas, travas, e vários itens.
@@andersonclemente2170 penso que se a Stellantis deter + que 50% do volume de vendas no setor seria monopólio mesmo. Talvez não caracterize monopólio porque a fusão é em nível administrativo, sendo mantida as operações com as diversas marcas. Mas se caminha pra isso...
O senhor além de ter amplo conhecimentos nesse ramo se expressa muito bem. Antigamente eu ouvi o senhor na rádio. Com esse vasto conhecimento que o senhor tem ajuda e tira muitas dúvidas das pessoas, inclusive eu.
Este senhor é uma enciclopédia automotiva... Muita admiração!
Renalt não faz parte da psa
Eu acho...
tem o mesmo motor fiat no c3 e pegeout 207
o veio falou falou sobre a stellantis e eu só entendi uma coisa "MONOPOLLIO MONOPOLIO" Que venham os chineses precisamos de concorrencia urgente
Ele engana muita gente muito bem!
Você tem coragem de comprar um Fiat? Disse um amigo orgulhoso de seu novíssimo Jeep Compass Sport. Ao informá-lo que a Toro nada mais é do que um Jeep fantasiado de Fiat com caçamba o cara quase infartou... kkkkk.. 😳! São produzidos exatamente na mesma planta.
@Javã Batista É a Stellantis... pra não assustar os desinformados... kkkkk!
@@andrearaujo7596 Fiat? Só de fachada agora é Stellantis, resumindo franceses e italianos ao mesmo tempo...
Kkkkkkk até o barulho do alarme que a Toro faz quando é travada pelo comando da chave é o mesmo que o Compass faz 🤣 sério que ele não cogitou sequer essa possibilidade?
@@britojunior7200 kkkkkkk... meu amigo é completamente alheio ao mundo automotivo... se for o carro da moda e bonito... é um pato fácil de ser abatido... kkkkk.... 😅!
@@caraiborracha147 Sim claro... não aprofundei a conversa... era informação demais.. kkkkk... coitado! 😳
Tenho uma loja de peças elétricas automotivas e posso reafirmar o vídeo. As vezes quando vou vender peças , percebo que têm muita peça que serve em vários carros de montadoras diferentes. Parabéns pelo vídeo.
neste caso p consumidor e bom, pois nao encontrará dificuldade ao buscar peça reposição.
Por um lado é bom ne, que ainda da pra encontrar quase sempre peças
@@dtscuriosidadesProblema é que a grande maioria dos consumidores não sabe disso (sequer imagina), e boa parte dos lojistas e/ou profissionais da área não toca no assunto ou porque quer vender a peça mais cara (alegando se tratar de aplicação para veículos mais caros) ou por puro descaso com o cliente mesmo (se importam apenas em fazer o serviço e receber por isso. Sem se preocupar em dar dicas que vão ajudar o cliente a economizar). Por isso é importante aprender mais sobre vários assuntos e não ter vergonha de perguntar, questionar pessoas, não se limitando apenas ao que ouviu de uma única pessoa (isso vale pra tudo na vida. Não tem aquela máxima de ouvir opinião de outro médico? É por aí). 👍😉
Sr. Boris:Vc é um "monstro" de conhecimento automotivo,obrigado por nos instruir!!
Valeu, Carlos!
Ele é um :Gênio!
Astra é melhor carro usado se achar bom e revisado, é um senhor carro
Esse cara manja muito ...... Poucos conhecem tanto sobre o mercado automobilístico !! Fora a sua didática ..
Eu trabalhei na engenharia de uma grande fábrica de televisores. Quando me perguntavam que marca de tv comprar eu falava a que quiser porque por dentro é tudo igual.
se pegar um modelo parelho muda pouca coisa mm
Os componentes eram todos CCE?
quantos anos fazem isso?
@André Carvalho cce ta bem na frente de soni ai
@André Carvalho vc naceu homtem né?
Falou sua excelencia,Boris Feldman,enciclopedia do jornalismo automotivo !
Muito bom assistir o Boris
Puxa saco cruz credo
@@fredpaschoalino8722 pode até ser puxa saco, mas que o Boris tem know-how, ah isso não dá nem pra discutir.
Show de bola
@@eliasokara áæáá
Eu tenho um Renault Sandero Stepway 2012. Tão satisteita que tá difícil escolher um substituto. Principalmente com o consumo baixíssimo de combustível na atual conjuntura. Sem preconceitos com nenhuma marca.
Continua com o Renault então. O problema dos carros zeros é o preço altíssimo!
Perfeito Boris, a VW na década de 1990 emprestou seus robustos motores AP para Ford, e a Ford cedeu seus raquíticos motores CHT para Volks...uma verdadeira orgia de plataformas e mecânicas entre as empresas!
Raquíticos?? exagerou! CHT é um motor muito bem acertado, econômico e de baixa manutenção.
@@leokcampana ué? Continua sendo raquítico, mesmo com estas qualidades...olha que nem falei da versão 1.0. Não esqueça do contexto que falei...em comparação aos motores AP ele é sim raquítico. Tudo é questão de interpretação da LP.
Suruba automotiva
Bota orgia nisso. Tive um Ford Verona 1996, montado na Argentina e que usava o motor AP 1.8 do Santana. Excelente carro e quando precisava de peças que só encontrava em concessionária eu ia na Volks e comprava para Santana porque era mais barato.
Dizem que junta a idade vem a experiência, eu teria que viver uns 500 anos pra ter a experiência desse senhor.
Eu só qria meu velho que vc tivesse uns 40 anos a menos. A minha geração teria muito prazer de ter mais de sua sabedoria por muito tempo.
Muita vida, te desejo muita saúde parabéns!
endosso suas sabias palavras
Honda e Toyota sempre de fora.
Concordo. Mas é interessante pensar que temos o melhor Boris aqui conosco. O mais sabio de todos. Experiente e vivido, com todas as dicas na ponta da língua. Vamos aproveitar :)
Experiência e conhecimento ímpar! Parabéns pela aula, mestre...
Uma verdadeira aula de vida , parabéns doutor Boris Feldman, sou fã do Fiat, desde o 147, já me arrisquei em Vw , GM, e Peugeot, mas o coração fala mais alto quando estou no meu Corcel 1.4 motor Renault 1975
Tenho saudades do Corcel de meu pai 1976.
@@alfredogarcia7800 Eu tenho um há 17 anos
Tenho um amigo que está reformando um corcel 73 só por causa de uma música do Raul Seixas. Ele também está reformando uma F-1000 e seu pai possui uma D-20 toda gabinada!
Sou Renozeiro e to bem feliz . Uma Duster 1.6 Dakar . Top . Viajo pra tudo quanto é lado , porta malas grande , levo meus pais e minha esposa .... So alegria .... Cuidando certinho , nao da nada .
Muitos falam de Renault Peugeot já tive. Todos problema e peças donos e mecânicos hj estou de MAREA e golf ambos excelentes carros.
EXCELENTE explanação sobre a, nem tão atual assim, “miscelânea” de fabricantes de automóveis 🚙! Meus mais humildes e sinceros PARABÉNS!
Praticamente gosto de todas as marcas,minha preferida é a Peugeot,o visual dos carros são fantásticos.
É minha marca preferida também
Que maravilha de comentário!
Lucidez de cabo a rabo.
Mais uma vez, parabéns, Bóris Feldman.
4 anos com meu Renault sem arrependimento ❤
Já tive o Sandero Stepway 1.6 2015, e 208 1.2 Allure 2018. São ótimos carros, com tecnologia e sempre muito confiáveis. Cada projeto tem seus pontos fortes e fracos, por isso, ainda mais que marca, eu pesquiso sobre o projeto e plataforma.
A FIAT tratou d colocar uma capa plástica pra disfarçar o motor GM em seus carros. Tenho um doblo 1.8 motor GM é so tirar a capa pra v o motor Chevrolet.
Sério?
Pra disfarçar? Deixa de falar besteira! Se eu comprei um FIAT, quero abrir o capô e ver o nome FIAT escrito lá.
Se eu quisesse ver o logo da GM eu teria comprado um GM...
Eu tive um Corcel II com motor Renault. Para o tamanho, era um carro ágil e muito econômico. O motor era robusto e dava muito pouca manutenção.
Quando for comprar um carro
É só fazer umas pesquisas
E ver qual é o melhor custo
Benefício
Os menos problemáticos
Compra um carro que se ajuste
Melhor na sua renda mensal
E pronto😃😃
Concordo!!! comprei um FOX XTREME está me atendendo bem.
Concordo : carro de rolimã
@@LucasGiantorno corta o dedo, n/existe mais isso, fudido está vc com essa informação ultrapassada .
@@edsroraphael ótimo custo benefício.
É por isso que tenho Fiat e não me arrependi, 100% satisfeito, pra quem é pobre e quer economizar é o melhor
O cara entende muito. Tem q respeitar.
A fábrica da VW em São José dos Pinhais fazia o Golf e Audi A3 na mesma linha de montagem. Mesmo acontecia na fábrica de Bruxelas. E eu fui nas duas. O VW Toureg, Audi Q7 e Porsche Cayenne são feitos na Slovakia. 😅
Boris sempre trazendo conteúdos de qualidade! Realmente, serão apenas nichos daqui pra frente, devemos escolher os carros por funcionalidade, aplicabilidade e gosto estético pq por marca não adianta mais, as raízes foram cortadas. Se será bom ou ruim, o tempo dirá, mas o Boris tem razão.
É incrível,esse :senhor!
Não sei para que serve o CADE se não impede a monopolização do mercado em nenhum segmento!!
Bem vindo a Era das coisas sem indentidade e de pessoas sem Ideais próprios.
Tudo que você pensar ou fazer, será visto pela ótica do Coletivo!
Um novo mundo que destrói a individualidade pelo "bem" comum de todos!
@@CaRoNtE9 isso não é pro bem comum de todos, no capitalismo a coletividade só serve pra dar mais dinheiro pras grandes corporações infelizmente.
@@lourivaloliveira1043mas isso acontece na origem das fábricas, mormente Europa. O CADE não tem jurisdição fora do Brasil. Se no Brasil isso fosse impedido, ao contrário do resto do mundo, o mercado ia ficar parado nos Gol, Palio, Celta...
Excelente sua explicação!
Tenho uma pickup Mahindra, que nunca me incomodou, e conforme algumas pesquisas, muita coisa é da Toyota... deve ser mesmo, porque é muito resistente...
Excelente quando encontramos um conhecedor de tudo sobre carros e comprometido com a VERDADE! Você nos orgulha!
Tenho um FIAT Stilo, o que eu já escutei....mas o carro nunca me deixou na mão...amo esse carro
Mais a frente, tive uma Montana 2005. Era mesmo motor usado por Fiat, esse derivado e que chegou a ser montado pela BMW no Paraná .
Depois tive um Daewoo Espero. Era o mesmo projeto, com diferenças estéticas do Monza, Astra e seguintes, os Opel alemães.
Ou seja, sempre mais do mesmo!
Hj em dia todos os carros são praticamente os mesmos, eu adoro carro e não faço pouco caso entre montadoras pois a paixão por carros vai além..
Lembro quando cheguei em casa felizão com minha Renault scenic em casa, meu pai torceu a cara e se vangloriava da sua Hilux... Resumo da ópera, meu carro peguei com 64k e já estou em 154k só tive problema com uma bobina ( 45 reais), bomba de combustível pq só andava na reserva ( anos assim kkkk ) e fiz a troca preventiva recentemente da correia... A Hilux já deu mais problemas, mas o q notasse ultimamente que o meu modelo parou de desvalorizar e está só valorizando 😌😎😎😎, já está mil reais valorizado... Acho que se dá pelo espaço interno e conforto pelo preço que se paga, poucas avarias se cuidar do carro e o consumo, hj fiz trajeto misto de 30km que deu 16,1km/L na gasolina... Já fiz viagem de1400km que deu 18km/L.
Qual o ano da sua senic?
HAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHUA se seu pai vender a roda da Hilux ele compra 3 scenic lixo desse ai
@@RodrigoSantos-ht2ji lixo é o que tem dentro da tua cabeça por fazer um comentáriodesses, não existe carro perfeito, o que faz mesmo a diferença é o cuidado que o dono tem com este.
Comprei um FIAT 500 CULT2013 , TÔ RINDO À TOA...Parabéns Boris. Um grande abraco... Paulo Pizzaiolo
Valeu Boris você sabe de tudo mesmo parabéns só teu fã
Esse vídeo eu esperava há tempos, parabéns, tio Bóris!
Ele e irmão do
seu pai? Aprenda tratar às pessoas corretamente, tem essa de chamar de tio tiozinho , o nome dele é Bóris.
Boris e Barata são meus favoritos! Entendem muito e falam com clareza e sem enrolação 👌🏼
Você realmente tem conhecimento, eu entendo muitíssimo pouco por enquanto.
Esse Boris é uma lenda viva....vá conhecer de automóveis assim pra lá de Bagdá....!!
Bom o vídeo, mas carece de uma correção: em 5:16min quando fala da Stellantis, diz que a marca Renault pertence ao grupo, o que não é correto. As francesas Peugeot e Citroen é que fazem parte do grupo. A Renault faz parte de outro grupo: Aliança Renault Nissan Mitsubishi.
Simplesmente Espetacular! O nível de informação do Boris é estupenda!!!
A FIAT comprou a jeep e os motores e.torq no ano 2000. Inclusive o motor e.torq é de corrente de comando por isso é muito confiável.
Boris, faltou tu falar que o Gol bolinha foi produzido na época da Autolatina também com motor derivado da Renault, o CHT, rebatizado pela VW de AE (Alta economia)!
Autolatina foi parceria entre Volks e Ford! A Ford forneceu o CHT e a Volks fornecia o motor AP
Ótima visão. Particularmente não tenho preconceito com marcas. É toyota e Lexus (mesma coisa) e vamos em frente!!!
Trocando em miúdos esta sopa de marcas. Podia ainda ter falado do Corolla que usa a transmissão da Nissan. Mais um excelente vídeo. Parabéns.
Boris mostra nesse video um conhecimento impressionante sobre carros e a indústria automobilística
Bom dia a todos. Achei este canal por acaso e fiquei logo agarrado. Não sou maluquinho por carros. Carro para mim, digo muitas vezes, é um volante e 4 rodas. Mas, ouvir este Sr. falar é um consolo. De momento, é o meu canal favorito. Haja saúde, desde Açores, Portugal ❤
Vc é excelente Bóris, vc tem a excelência em conhecimento técnico parabéns.
Parabens pelo comentário, muitas pessoas não tem nem ideia dessas junções de montadoras existentes...
Acho que o sr que o ser humano no Brasil que mais entende de veículos. És uma enciclopédia humana no quesito automóveis.
Uma aula de história recente da indústria automotiva! Parabéns pelo vídeo
Parabéns excelente trabalho
Que aula da indústria automobilística ! Parabéns! Show !
É difícil acompanhar o seu canal já que sou português. Devido a legislação (no Brasil não é permitido ligeiros com motores diesel) o sr sempre irá falar somente de ligeiros a gasolina. Sou fã de carros a gasolina e tenho consciência que poderão acabar! Pelo menos cá na Europa! É uma realidade totalmente diferente mesmo assim deixo os meus parabéns pelo excelente trabalho e cumprimentos de Portugal
Boa noite, a fiat sempre gostou de bolachas quebradas. Parabéns pelos seus comentários....isso q vc falou eu já sabia, poucos Brasileiro conhece corro !!
Informações top e muito úteis na escolha de um carro. Vlw Boris.
Parabéns mestre! Isso é conhecimento puro 👏🏻👏🏻👏🏻
simplesmente perfeito o texto ! sensacional!
Em 1989 aluguei um Volvo na Europa. Motor 2.5, exatamente igual ao do meu Passat 1.8 aqui no Brasil. Desde sempre foi assim.
Tem muitos mecânicos que não se atualiza e fica colocando defeitos no carro dos outros.
Parabéns Parabéns, por informar brasileiros cabeçudos,,,,valeu
Oi Boris! Gostaria de te ver comentar sobre os motores CAOA Chery, 1.5 turbo e 1.6 turbo. Qual a origem deles? Eles são bons? São compartilhados com veículos de outras marcas?
Pensamento alienado de muitos brasileiros: " todo mundo fala que não presta, então vou achar também"
O pobre tem que fazer isso sim, já pensou comprar e quebrar??? Ganhando 1 salário mínimo??? Então tem que comprar um celta e aquietar
Não cara isso não é coisa de brasileiro, se o cara não conhece bem o produto e todo mundo fala que é ruim logo ele também vai falar isso é reflexo de manada, é instinto do der humano
@@rafaelamorim3879 Todos mentiram? Incluindo mecânicos e proprietários?
@@thiagocarlos5608 existe mecânico no Brasil? Conheço meia dúzia. O resto quer resolver tudo na base da marreta.
@@bagualdasmissoes4197 quem ganha um salário mínimo não consegue nem encher o tanque quiçá fazer manutenção.
Bom, se for pra falar algo de positivo sobre esses compartilhamentos mecânicos, eu aponto um, mais facilidade de encontrar peças de reposição na hora da manutenção.
para as montadoras também representam economia... são menos custos para se projetar os carros e seus componentes mecânicos... sendo somente pouca mudança de estética e acessórios....
Parabéns pelo alto conhecimento técnico !
O Boris já está por aí antes de nascer a industria automobilistica no Brasil
Essas fusões de marcas e compartilhamentos de motores podem ser positivos 🤔 A questão de peças...se várias marcas usam o mesmo motor, quer dizer que teremos um mercado de peças maior. Menos dificuldade para encontrar e mais oferta no mercado, podendo reduzir preços. Afinal, se as montadoras estão querendo lucrar mais com menos custos, por favor, deixem alguma vantagem para nós pobres consumidores apaixonados por carros😁
verdade mesmo, só acho que as marcas poderiam ser mais honestas e aceitar consertar um doblo numa concessionaria GM, um audi numa VW, um mercedes GLA em uma renault...
Boris Tinha Que Ter 100 Milhões De Escritos O Único Que Fala Tudo Em Poucos Minutos...
Todos os habitantes do planeta Terra devem ser inscritos aqui no canal ( temos um Extra terrestre entre nós)
Parabéns , acompanho todos seus vídeos de grande utilidade cheio de boas informações e apresentado por quem conhece e sabe o que está falando nota 10 👍👍👍👍😉
Parabéns Sr engenheiro Boris
O sr sabe do que fala mesmo .
Aprendi com o sr ..
Não existem carros maus ..
Existe dono com mais e menos cuidado..
Também existe carros com características diferentes ( carro mais apto para chácara e fazenda. ( carros para cidade etc ..4x4 .etc ..
Os modelos são gosto pessoal de cada um ..
Todo o resto são só complexos .
Boris fala das Concessionárias que vende os carros dizendo que é completo... E depois quer empurrar um filtro de cabine do Ar condicionado que agora é vendido Separadamente!!!!!
Muito interessante. Essa do Jeep ter motor Fiat eu já sabia. Agora Mercedes GLA com motor Renault .?????
Tem proprietário de Mercedes-Benz vomitando nesse instante 😂😂😂😂😂
Infelizmente muita ignorância e preconceito de vossas excelências !!!!!
Na verdade o motor foi desenvolvido em parceria com a renault.
"Carro bom é carro japonês", "carro francês não presta", Nissan Sentra e Renault Fluence que o digam kkkkkkkkk, excelente vídeo.
Kkkkk exatamente
Tenho nissan march 2013 com mecânica Renault
Kkkkkk Calou as bocas de muitos babacas! Kkkkkk
Toyota e Honda?
@@joaoambrosio6284 Nissan é o quê ? kkkkkk
@@AGL-ub6gd o que tem a Nissan?
Adorei adorei, sabia que não havia marca de automóvel independente, concorrência também é só de fachada kkk
Até existem marcas independentes, mas essas são exceção.
O que escutei no vídeo estou vendo; GM&Ford nas Américas; VW&Stellantis nas Europas; Hyundai & Toyota nas Asias.
Obrigado pelo a bela explicação que o senhor passa a nós todos.
Da gosto de ouvir uma pessoa que tem conhecimento no que se fala
Muito obrigado, Luciano! Abraços.
Boris é fera!
Eu não curto Renalt e menos ainda VW, tenho muitos motivos pra isso.
Estas parcerias existem há já muitos anos e no mercado automóvel, na Europa, um dos principais fornecedores de motores é a PSA, Peugeot Société Anonyme. É isso mesmo, quem sabe se no seu carro topo de gama, não tem montado um coraçãozinho Peugeot...
Aque em Europa a Peugeot é (ou foi) a maior vendedora de motores diesel a outras marcas. Mazda, Ford dentre outros usavam motores diesel Peugeot. Atualmente menos, os motores vão para os demais modelos da Stellantis
Muito boa explicação, muitos não sabem disso!
Boris. Eu tenho antipatia pelos carros da VW aqui no Brasil. Nunca gostei do acabamento interno dos carros da VW.
Com todo respeito, esse Sr entendi muito. Obrigado por compartilhar suas informações. Abraços
Boris, meu primeiro carro, um Renault Twingo 1995 motor 1.2 também se utilizava dessa mesma parceria com a Ford. Os mecânicos olhavam e diziam: olha, é igualzinho o motor do Corcel kkkkkk
Ao contrário, a Ford que usava motor e plataforma Renault, só tinha o símbolo da tampa modificado. Esse mesmo motor foi aperfeiçoado e chamado de CHT quando equipou Corcel, Del Rey, Gol, Escort e depois da autolatina a VW começou à chamá-lo de AE.
Se o Twingo fosse um sedan, teria espaço na minha garagem fácil, se fosse um SW era certo.
Que doido, um Twingo! Eu acho o design dele engraçado kkkkk
Tinha muita alma os designs da época!
Na verdade o corcel é Renault
Isso que está acontecendo com a indústria automobilística está acontecendo em todos os ramos por isso a qualidade e durabilidade vem piorando ao longo do tempo em vez de competir por um produto melhor criam monopólio de mercado.
Pior é que se você começar a querer puxar a raiz debaixo da terra, tem grande chance de chegar num único dono indiano...
@Polaco da outra Colônia nem é a Ford que fábrica o Terríveltorio. Ela só compra da xing king e poe a marca dela.
TATA MOTORS Tá aí pra vender os "ingleses" indianos da Land Rover...
Quem sabe, sabe. Brilhante a sua explanação
O senhor é muito sábio nas palavras! Muito bom.
Agora deu saudades do meu Corcel com motor Renault!
O meu tá na garagem quietinho (Corcel II)
Na última década, todas as montadoras se nivelaram, POR BAIXO!
Queda mais acentuada: Volks Lixo☹️
Basta pesquisar qual o grupo automotivo existente no Brasil, que a mais de uma década possui inúmeros processos de consumidores e governamentais nos EUA, Canadá, Austrália, Europa, etc. por defeitos crônicos de projeto, e que só assumem seus erros e reembolsam os consumidores na justiça.
Falando em mecânica, as únicas exceções foram a Hyundai, a Toyota e a Honda, só melhoraram com o tempo (especialmente a Hyundai, porém sendo mal-representada aqui no Brasil pela CAOA).
Falando sério: para conseguir um veículo com lataria e acabamento ao nível dos carros importados não-premium dos anos 80 (que não chegaram a ser vendidos aqui no Brasil [por causa da reserva de mercado de 1976], e além disso por aqui convivemos com carroças nacionais com acabamento piorado desde 1957), o jeito é comprar veículos de marcas premium (Audi, Lexus, Cadillac, Acura), os equivalentes das marcas comuns foram simplificados (pelo menos em muito maior proporção no Brasil, e falando especificamente dos veículos *montados* no nosso país, os importados ficam fora dessa comparação) em lataria e acabamentos em função de cortes de custo (respectivamente: Volkswagen, Toyota, Chevrolet e Honda).
@@filmadordecarros Pegue um VW Golf importado da Alemanha, VW Polo ou T-Cross; verás que o acabamento é o mesmo de baixo custo. A imprensa automotiva Européia comenta muito sobre isso.
Eu mesmo. Por assédio paterno sem acreditei que Peugeot era ruim, porque "até o emblema já diz". Herdei um 207 em um negócio e me surpreendi. Ele traz tudo. Hoje tem carro que custa quase 100k e sequer tem retrovisor elétrico, o 207 tem.
Parabéns pelo conteúdo...
Muito bom....
Deus Abençoe Você....
Bela aula Boris.
*Mercedes com motor Renault...
*Jeep com mecânica Fiat...
-Mas na hora de comprar o que Vale é a marca ou logo no capô 💰💰💰
Tênis, roupa, celular, carro... essa regra vale pra muita coisa.
Agora o que vale é a análise dos conjuntos montados e seu custo benefício, marca já era !
Eu sempre quis ter carro da Ford, e hoje tenho dois. Tenho ciência dos problemas, peças, etc.
Bacana pra caramba
É bom ter 2 carros , pois carros da Ford tem uma má fama de não conseguir achar boas peças em lojas , dai tem que recorrer no mercado livre e esperar um tempo pra entrega , ainda mais que a qualquer momento podem parar de fazer peças pra Ford
Caramba, vc gosta de perder dinheiro
Tem a questão também que se o carro der problemas e tiver que ficar parado em oficina esperando peças, normalmente donos de oficinas não gostam de manter carro muito tempo ocupando espaço e talvez recusar o serviço.
@@jonaw2008 kkkkkkkk
Vc é o cara. Adorei o video. Nos deixe saber mais. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Forte abraço.
Esse Boris Feldman tem um conhecimento absurdo e uma sabedoria colossal!
Durante anos o povo elogiava o durável e econômico motor CHT da "Ford", mas tem nojinho de carro Francês 😂😂😂 prazer CHT = Renault, Corcel 1 = Renault 12.
E os Volks AE também são cria da mesma mãe
@@henriquemayer4193 se for o AP, ele teve origem na BMW, depois foi adotado pela Audi e da Audi passou para VW.
@@jgps24 Sim, AP e AE são diferentes. O AE é baseado nos CHT 1.0, equiparam praticamente toda a família do Gol pós autolatina.
"Odeio francês" kkkkkk Prazer, Stellantis.
Eu não odeio francês, mais realmente conseguir uma peça de Citroen é difícil e caro. Agradecemos quando tem peça compartilhada e conseguimos comprar na Fiat por exemplo
Carro bom é japonês e fim de papo
Eu já gosto das Francesas! Hehe!
@@jonaw2008 falou tudo,não se mistura com esses lixo!
@@jonaw2008 Carro popular pode até ser, mas se tratando de esportivos os alemães dão aula para os japoneses
Resumo: Monopólio da indústria automobilística mundial
oligopólio seria o termo correto
Sao os grandes se unindo para em mais um segmento engolir e esculachar com os pequenos ( nós pobres)..
Monopólio??? Não mesmo.
Cara, trabalho numa empresa eólica, viajando Nordeste e Sul com carros de locadoras, pego todo tipo de carro e já prestei atenção que o Compass, Renegade e Toro tem o mesmo câmbio automático, motor, pqp's, quebra sol, luz interna, volante, pedais, rodas, travas, e vários itens.
@@andersonclemente2170 penso que se a Stellantis deter + que 50% do volume de vendas no setor seria monopólio mesmo. Talvez não caracterize monopólio porque a fusão é em nível administrativo, sendo mantida as operações com as diversas marcas. Mas se caminha pra isso...
O senhor além de ter amplo conhecimentos nesse ramo se expressa muito bem. Antigamente eu ouvi o senhor na rádio. Com esse vasto conhecimento que o senhor tem ajuda e tira muitas dúvidas das pessoas, inclusive eu.
Ótimo vídeo Bóris. Para os grandes a globalização para nós a imposição do mais do mesmo.