Faço isso há tempos por facilidade, nem sabia que era uma técnica recorrente, faço no chill, preparo um mosto com baixa lupulagem no início da fervura, ao término da fervura, com filtro de inox, coloco os lúpulos no fermentador , despejo o mosto após o redemoinho e deixo resfriar a temperatura ambiente por 24h, retiro o filtro com a massa vegetal e inoculo a levedura, ainda faço dry hopping, tenho usado com mais frequência citra e Idaho 7 e sabro, consigo muito aroma, sabor e leve amargor. Faço 80l dividos em 4 baldes todos com fermento, lúpulos ou outros ingredientes (gengibre, hibisco...) diferentes. Na prática com uma brassagem faço 4 cervas diferentes.
e retirar quando a temperatura estivesse em 20 graus, antes da inoculação mas temia que isso tiraria muito sabor do lúpulo. Minha próxima vai ser como a sua.
Quando fiz pela primeira vez foi vendo o seu vídeo. Mas eu utilizei as duas técnicas (Whirlpool hopping e Dip hopping) e o resultado foi excelente porque o meu objetivo era substituir o Dip Hopping pelo Dry hopping. Com isso utilizei uma quantidade menor de lúpulo no Dip hopping Que ainda gerou algum IBU e uma redução no Mirceno e consequentemente uma perda menor de cerveja nas purgas. A minha avaliação foi positiva na utilização das duas técnicas em conjunto na fabricação da cerveja.
Obrigado Jamal pelo excelente vídeo! Tenho um tk tbm e definitivamente estou decidido a não realizar essa técnica!! Hahahahahahha Que trampo irmão!! Quando eu vi vc abrindo a válvula borboleta de baixo do cone e não caindo uma gota, ali eu já abortei. Mas achei mto legal a técnica, vi os comentários dos demais Cervejeiros e talvez realmente fazendo a trasfega por sifonamento resolva. Mas tem que testar. Muito obrigado mais uma vez pelo conteúdo Jamal! Tmj
Usei duas vezes essa técnica. A primeira em uma american wheat - para 20 litros usei 28 gramas de Amarildo Cryo e 50 gramas de Nelson sauvignon- a breja ficou sensacional. Depois fiz em uma american Ipa. Coloquei 30 IBUs com Columbus aos 15 min de fervura e 50 gramas de Columbus e 50 G de centennial no dip hopping e repeti o que usei no dip no dry hopping. Fiz em bombona, sem purgar o lúpulo - não deu harsh, ambas ficaram bem aromáticas e equilibradas. Particularmente acho bem mais fácil separar 2 litros, baixar a 80 C e jogar no fermentador do que baixar a temp do mosto, fazer o WP e depois voltar a resfriar. A cerveja que se perde no fermentador seria perdida na panela com o trub. Da elas por elas e sensorialmente é melhor
Uma ideia doida aqui. Separar o mosto e fazer o dip hopping em um balde por 1h. Depois adicionar na panela de fervura no momento do whirlpool. Todo o lúpulo ficaria no trub. Seria difícil controlar a temperatura no balde. Mas acho q n cairia tanto.
Boa tarde confrades, não li todos os comentários, bem, e se na técnica do DIP usar um Hop Bag, acho que daria o msm resultado e a extração do lúpulo não teria problemas
Valeu pelo vídeo muito bom, aprendi muito com vc nos últimos anos Jamal! Eu faço cerveja em balde de 20L. Fiz DIP hopping e deixei a cerveja com o lúpulo até depois de maturar - sei lá ficou 20 dias a zero grau, fora mais 14 dias fermentação. Comprei um auto sifão pra extrair. Usei Nelson Sauvin e malte Pilsen. Ficou sensacional a breja, bastante aromática. Achei que valeu a pena. Vou repetir a cerveja colocando saaz pra experimentar, e vou colocar também um pouco de malte pale pra fortalecer um pouco a presença do malte. Abraço
Eu já usei essa técnica 2 vezes, mais foi no balde no final da fermetacao eu fiz a transferência para outro balde usando o auto sifão eu usei gelatina para clarificar usei kveik voss com 15 dias a cerveja estava pronta e com aroma espetacular.
Cara, fazer dip hopping precisa de 3 fatores: ser MUITO metódico, ter muito controle e cuidado. Resumindo, o cervejeiro tem que ser muito chato pra fazer kkkkk porque a técnica exige, não é trivial. Seu vídeo foi excelente pra mostrar isso, principalmente pra mostrar o seu controle na purga do lúpulo. Eu também uso fermentador pressurizável e em toda produção minha, na hora de purgar, perco entre 4 e 5L de um total de 35L. Pra mim acho que vale a pena, vale o esforço hehe
Jamal, tudo bem. Já fiz diphopping em fermentador de galão de água de 20 litros, transferindo o sobrenadante para outro galão, por sifonação, após 24h. Com isso, perdi apenas 2 litros. Ficou muito bom e muito parecido com o dryhopping, só q sem o risco de contaminação, pois o mosto q transferi após 30 min de fervura estava a 80 graus no fermentador quando adicionei o lupulo. Eu me baseei em um vídeo anterior seu.
Uma prática boa é, no terceiro dia de fermentação, fazer a transferência pela torneira de cima e deixar todo o trub no cone... uso pra 60l de mosto, 1kg de lúpulo no tanque, é mta perda que acontece mesmo
E ai Jamal blz tudo bem, uma ideia que tive para fazer o teste e fazer uma leva e separar na fervura para fazer as adições de lupulo das duas formas ou até testar mais formas para eliminar diferenças da brassagem e ficar a diferença mesmo só na lupulagem.
Fala jamal. Para pequenas brassagens, não teria como usar um hopbag pra fazer esse dip hopping? Gostaria de fazer com columbus para dar um leve aroma herbal. Pensei em deixar um barbante preso na tampa para, após passado uns 5 dias, aliviar um pouco a tampa so para tirar o hopbag de dentro da cerveja puxando o barbante e depois tampa-la novamente. nao precisava nem tirar o hopbag inteiro do fermentador, apenas deixa-lo suspenso acima do mosto fermentando.
Os primeiros testes aqui na cervejaria deram nos mesmos problemas. E o lupulo parecia que nao compactava nunca, entao foi muita perda pra evitar o harsh.
Pela quantidade de lúpulo, um bag grande já ajudaria, mas teria que retirar tudo de uma vez e não sei se a ideia seria esse. Mas gostei de saber que a diferença é bruta entre as técnicas.
Acho que faz muito mais sentido. Tem diversas coisas que daria pra fazer, por exemplo, trasfegar de tanque pela segunda valvula, ou mesmo usar a pressão.
Será que não é uma boa fazer essa técnica com um nochill na panela? Quando bater a temperatura coloca o lupulo e deixa uns dois dias. Aqui na minha região demora uns dois dias pro nochill na panela chegar aos 20 graus.
O problema é que a perda do mirceno que é um dos objetivos dessa técnica não vai acontecer no "no chill", mesmo se deixasse o fermentador aberto durante o resfriamento, o fluxo de ar ia ser pra dentro
Salve Jamal. Então, na outra breja, a do Whirlpool vc não fez DH, certo? Sobre o Dip H em bombona, acho que é possível sim, sem essa perda toda de cerveja. Creio eu, RS, ainda não fiz....Bom, como se trata de uma Ale, aguardar a fase intensa da fermentação, e naturalmente qdo começar a decair bem, aprox 4 dias, transferir a breja pra outra Bombona. Creio que nesse momento esteja já bem decantado o lúpulo, devido a baixa atividade das leveduras. Como já estará também com teor alcoólico, possibilidade de contaminação cai muito, e o harsh muito provavelmente não será intenso em 4 dias. Daí pergunto: será que os polifenóis estarão em quantidade suportável em suspensão? O que acha? Bom, creio que perda da breja será pouca na transferência, mas me preocupa harsh. Abraço!
Na outra foi só WP mesmo! Minha preocupação também é o harsh em deixar o tempo de contato longo. Eu vou ter que refazer esse experimento tentando facilitar um pouco kkkk
No caso de caseiro.. E se fizesse o dip em um fermentador com pescador e dps transferir por cima pra outro fermentador pra inocular? Também não sei se um Fermentasaurus por exemplo poderia jogar o mosto a 60ºC
@@BeerSchool não...tira por baixo em um reservatório com capacidade de 1 litro, boca com 11cm de diâmetro e tampa com rosca e sem precisar despressurisar o fermentador. Vou ver se consigo enviar uma foto.
Faço isso há tempos por facilidade, nem sabia que era uma técnica recorrente, faço no chill, preparo um mosto com baixa lupulagem no início da fervura, ao término da fervura, com filtro de inox, coloco os lúpulos no fermentador , despejo o mosto após o redemoinho e deixo resfriar a temperatura ambiente por 24h, retiro o filtro com a massa vegetal e inoculo a levedura, ainda faço dry hopping, tenho usado com mais frequência citra e Idaho 7 e sabro, consigo muito aroma, sabor e leve amargor. Faço 80l dividos em 4 baldes todos com fermento, lúpulos ou outros ingredientes (gengibre, hibisco...) diferentes. Na prática com uma brassagem faço 4 cervas diferentes.
Muito legal, Fabrício. Sempre pensei em colocar um filtro É retirar
e retirar quando a temperatura estivesse em 20 graus, antes da inoculação mas temia que isso tiraria muito sabor do lúpulo. Minha próxima vai ser como a sua.
Quando fiz pela primeira vez foi vendo o seu vídeo.
Mas eu utilizei as duas técnicas (Whirlpool hopping e Dip hopping) e o resultado foi excelente porque o meu objetivo era substituir o Dip Hopping pelo Dry hopping.
Com isso utilizei uma quantidade menor de lúpulo no Dip hopping Que ainda gerou algum IBU e uma redução no Mirceno e consequentemente uma perda menor de cerveja nas purgas.
A minha avaliação foi positiva na utilização das duas técnicas em conjunto na fabricação da cerveja.
Obrigado Jamal pelo excelente vídeo! Tenho um tk tbm e definitivamente estou decidido a não realizar essa técnica!! Hahahahahahha
Que trampo irmão!! Quando eu vi vc abrindo a válvula borboleta de baixo do cone e não caindo uma gota, ali eu já abortei. Mas achei mto legal a técnica, vi os comentários dos demais Cervejeiros e talvez realmente fazendo a trasfega por sifonamento resolva. Mas tem que testar. Muito obrigado mais uma vez pelo conteúdo Jamal! Tmj
Só estender um voal dentro do fermentador e prender pela tampa. Depois só retirar.
Usei duas vezes essa técnica. A primeira em uma american wheat - para 20 litros usei 28 gramas de Amarildo Cryo e 50 gramas de Nelson sauvignon- a breja ficou sensacional. Depois fiz em uma american Ipa. Coloquei 30 IBUs com Columbus aos 15 min de fervura e 50 gramas de Columbus e 50 G de centennial no dip hopping e repeti o que usei no dip no dry hopping. Fiz em bombona, sem purgar o lúpulo - não deu harsh, ambas ficaram bem aromáticas e equilibradas. Particularmente acho bem mais fácil separar 2 litros, baixar a 80 C e jogar no fermentador do que baixar a temp do mosto, fazer o WP e depois voltar a resfriar. A cerveja que se perde no fermentador seria perdida na panela com o trub. Da elas por elas e sensorialmente é melhor
Uma ideia doida aqui. Separar o mosto e fazer o dip hopping em um balde por 1h. Depois adicionar na panela de fervura no momento do whirlpool. Todo o lúpulo ficaria no trub. Seria difícil controlar a temperatura no balde. Mas acho q n cairia tanto.
Boa tarde confrades, não li todos os comentários, bem, e se na técnica do DIP usar um Hop Bag, acho que daria o msm resultado e a extração do lúpulo não teria problemas
Parabéns paizão "fresco"!
Valeu pelo vídeo muito bom, aprendi muito com vc nos últimos anos Jamal! Eu faço cerveja em balde de 20L. Fiz DIP hopping e deixei a cerveja com o lúpulo até depois de maturar - sei lá ficou 20 dias a zero grau, fora mais 14 dias fermentação. Comprei um auto sifão pra extrair. Usei Nelson Sauvin e malte Pilsen. Ficou sensacional a breja, bastante aromática. Achei que valeu a pena. Vou repetir a cerveja colocando saaz pra experimentar, e vou colocar também um pouco de malte pale pra fortalecer um pouco a presença do malte. Abraço
Eu já usei essa técnica 2 vezes, mais foi no balde no final da fermetacao eu fiz a transferência para outro balde usando o auto sifão eu usei gelatina para clarificar usei kveik voss com 15 dias a cerveja estava pronta e com aroma espetacular.
Pensei que ias provar as duas ao vivo PoW😂
Boa tarde! Aprendendo sempre contigo!
Você contribui ricamente.
Parabéns, mestre!
Vou usar a técnica. No meu fermentador cônico.
Show Jamal. Porém Trabalhoso Mesmo Pra Caseiro
Cara, fazer dip hopping precisa de 3 fatores: ser MUITO metódico, ter muito controle e cuidado. Resumindo, o cervejeiro tem que ser muito chato pra fazer kkkkk porque a técnica exige, não é trivial. Seu vídeo foi excelente pra mostrar isso, principalmente pra mostrar o seu controle na purga do lúpulo. Eu também uso fermentador pressurizável e em toda produção minha, na hora de purgar, perco entre 4 e 5L de um total de 35L. Pra mim acho que vale a pena, vale o esforço hehe
Fiz uma única vez, e concordo em tudo que vc falou. Ou continuar no WH.
Na minha apa coloquei columbos e amarilo
Jamal, tudo bem. Já fiz diphopping em fermentador de galão de água de 20 litros, transferindo o sobrenadante para outro galão, por sifonação, após 24h. Com isso, perdi apenas 2 litros. Ficou muito bom e muito parecido com o dryhopping, só q sem o risco de contaminação, pois o mosto q transferi após 30 min de fervura estava a 80 graus no fermentador quando adicionei o lupulo. Eu me baseei em um vídeo anterior seu.
me parece ser uma das alternativas mais promissoras relatadas aqui nos comentários.
Sou fã do WH. Vídeo muito bacana mestre! 🍻
Eu fiz num fermentador Izzibier, ainda està fermentando, mas planejo trasfegar pelo barril em 10/12 dias, deixando o sedimento no fundo do izzibeer...
Uma prática boa é, no terceiro dia de fermentação, fazer a transferência pela torneira de cima e deixar todo o trub no cone... uso pra 60l de mosto, 1kg de lúpulo no tanque, é mta perda que acontece mesmo
Então, isso parece promissor, porém no TK, só se tirar a torneira de serviço
aqui não perdemos nada de lupulo de dry hop, sempre fazemos uma pobre ALE com ele, sai uma cervejinha barata e bem leve pra dias de calor
Você reutiza o lupulo de dry, no começo da fervura ou é q tempo da fervura
@@andersonmadruga6105 geralmente na metade da fervura, de início sempre uso lúpulo novo pra amargor
E ai Jamal blz tudo bem, uma ideia que tive para fazer o teste e fazer uma leva e separar na fervura para fazer as adições de lupulo das duas formas ou até testar mais formas para eliminar diferenças da brassagem e ficar a diferença mesmo só na lupulagem.
Poderia fermentar com pressão usando um post mix e um dip tub que flutua pra transferir a cerveja depois de pronta.
Buenisimo Jamal. Que experiencia maestro!.. me divertí con este video!.. y técnicamente se ve que tiene complicaciones hacer DIPH. Saludos!
Como você programou seu controlador do tk para fermentacao? Poderia me passar os parâmetros
Será que não dá para reutilizar esse lúpulo em uma receita de restos de insumos?
Já usei em uma HOP LAGER. 30g centennial, e pode até ser indução, mas os 50G de Simcoe do DH explodiram no aroma para 30 litros.
Fala jamal. Para pequenas brassagens, não teria como usar um hopbag pra fazer esse dip hopping? Gostaria de fazer com columbus para dar um leve aroma herbal. Pensei em deixar um barbante preso na tampa para, após passado uns 5 dias, aliviar um pouco a tampa so para tirar o hopbag de dentro da cerveja puxando o barbante e depois tampa-la novamente. nao precisava nem tirar o hopbag inteiro do fermentador, apenas deixa-lo suspenso acima do mosto fermentando.
Os primeiros testes aqui na cervejaria deram nos mesmos problemas. E o lupulo parecia que nao compactava nunca, entao foi muita perda pra evitar o harsh.
E se usar cryohops, seria possível diminuir os problemas de entupimento e harsh?
Pela quantidade de lúpulo, um bag grande já ajudaria, mas teria que retirar tudo de uma vez e não sei se a ideia seria esse.
Mas gostei de saber que a diferença é bruta entre as técnicas.
Eu acredito que a grande exposição ao ar poderia ser um grande problema para cervejas lupuladas.
@@BeerSchool mantendo o bag no fundo daria problema de exposição ao ar?
Não entendi muito bem, após resfriar o mosto vc inoculou o fermento e no dia seguinte começou a fazer a purga?
Fiz DIP com bombona, zero harsh. "você que não sente" NÃO, foi zero harsh mesmo. Mas fiz pouco 30g para 30L.
Se usar o hop spider e retirar tipo no quarto dia de fermentação pode dar ruim?
Olá, é normal a gente perder 20 a 30% de cerveja do estilo Ale? Principalmente cerveja lupuladas?
top como sempre jamal, valeu de mais!
Acha que é viável a técnica, para a indústria?
Acho que faz muito mais sentido. Tem diversas coisas que daria pra fazer, por exemplo, trasfegar de tanque pela segunda valvula, ou mesmo usar a pressão.
Será que não é uma boa fazer essa técnica com um nochill na panela? Quando bater a temperatura coloca o lupulo e deixa uns dois dias. Aqui na minha região demora uns dois dias pro nochill na panela chegar aos 20 graus.
O problema é que a perda do mirceno que é um dos objetivos dessa técnica não vai acontecer no "no chill", mesmo se deixasse o fermentador aberto durante o resfriamento, o fluxo de ar ia ser pra dentro
Salve Jamal. Então, na outra breja, a do Whirlpool vc não fez DH, certo? Sobre o Dip H em bombona, acho que é possível sim, sem essa perda toda de cerveja. Creio eu, RS, ainda não fiz....Bom, como se trata de uma Ale, aguardar a fase intensa da fermentação, e naturalmente qdo começar a decair bem, aprox 4 dias, transferir a breja pra outra Bombona. Creio que nesse momento esteja já bem decantado o lúpulo, devido a baixa atividade das leveduras. Como já estará também com teor alcoólico, possibilidade de contaminação cai muito, e o harsh muito provavelmente não será intenso em 4 dias. Daí pergunto: será que os polifenóis estarão em quantidade suportável em suspensão? O que acha? Bom, creio que perda da breja será pouca na transferência, mas me preocupa harsh. Abraço!
Na outra foi só WP mesmo!
Minha preocupação também é o harsh em deixar o tempo de contato longo. Eu vou ter que refazer esse experimento tentando facilitar um pouco kkkk
No caso de caseiro.. E se fizesse o dip em um fermentador com pescador e dps transferir por cima pra outro fermentador pra inocular? Também não sei se um Fermentasaurus por exemplo poderia jogar o mosto a 60ºC
me parece ser uma das alternativas mais promissoras relatadas aqui nos comentários.
Se os resultados foram similares na cerveja finalizada, será que vale a pena usar essa técnica que implica em tanta diferença de volume?
Jamal, nesse caso se fosse com balde plástico e imans? ou precisa mesmo um fermentador cónico e pressurizado?
Imans? não entendi Lourenço
@@BeerSchool , hop bag com imans devidamente sanitizados que se podem subir e tirar o contacto deles com a cerveja
Coloca uma meia calça na hora de colocar o lúpulo...
Acredito que o Fermzilla pode resolver o problema. Será? kkk
tira por cima?
@@BeerSchool não...tira por baixo em um reservatório com capacidade de 1 litro, boca com 11cm de diâmetro e tampa com rosca e sem precisar despressurisar o fermentador. Vou ver se consigo enviar uma foto.
@@BeerSchool enviei uma foto no seu Instagram