Excelente resumo! Dominic Julia é francês e justamente por isso não aborda as questões relacionadas ao Brasil. Ele (sim, é homem) é referência em estudo sobre a cultura escolar.
O povo tá criticando nos comentários, mas vou deixar aqui a minha opinião como geógrafa e professora de geografia: A relevância do texto está para os pedagogos em sentido que, no contexto histórico que o Julia formulava essas considerações, o campo de pesquisa educacional existiam muitas lacunas. As pesquisas voltadas para o ensino ainda não se aprofundavam num campo de estudos que hoje é conhecido como "história das disciplinas escolares". Esse campo é muito importante, pois foi ele que avançou os estudos pra além da história das documentações pedagógicas, das metodologias de ensino e dos conteúdos escolares, propriamente ditos. É um campo de investigação muito influenciado pelo pensamento sociológico que busca olhar as práticas e a transmissão cultural na dimensão institucional e cognitiva (perspectiva bourdiana, pra além do debate de reprodutivismo). O autor não fala sobre o Brasil, mas atualmente ele é referência em linhas de pesquisa sobre ensino que buscam privilegiar a dimensão da prática pedagógica para compreender mais profundamente os processos de ensino-aprendizagem, especialmente as abordagens voltadas para a Didática. Inclusive, essa perspectiva de pesquisa educacional ainda é a que menos têm estudos no Brasil, pois a maioria dos departamentos de pós-graduação costumam privilegiar, ainda, as pesquisas no campo de políticas educacionais, metodologias de ensino e de conteúdo/currículo.
O texto dela extremamente chato e pra mim enchecao de linguiça, ela fala a mesma coisa varias vezes, pessimo mesmo, e de vdd pra historiador esse texto nao agrega em nada.
Sinceridade sempre amo tudo isso kkkk
Rsrsrs
" NÃO GOSTI " KKKKKK
VALEU PROF°!
GRATIDÃO ❤
De nada 😊
Excelente resumo! Dominic Julia é francês e justamente por isso não aborda as questões relacionadas ao Brasil. Ele (sim, é homem) é referência em estudo sobre a cultura escolar.
Obrigado 🫂, realmente confundi com uma mulher devido como a obra ficou citada na Vunesp. Eu nunca havia visto algo desse autor.
😃
O povo tá criticando nos comentários, mas vou deixar aqui a minha opinião como geógrafa e professora de geografia:
A relevância do texto está para os pedagogos em sentido que, no contexto histórico que o Julia formulava essas considerações, o campo de pesquisa educacional existiam muitas lacunas. As pesquisas voltadas para o ensino ainda não se aprofundavam num campo de estudos que hoje é conhecido como "história das disciplinas escolares". Esse campo é muito importante, pois foi ele que avançou os estudos pra além da história das documentações pedagógicas, das metodologias de ensino e dos conteúdos escolares, propriamente ditos. É um campo de investigação muito influenciado pelo pensamento sociológico que busca olhar as práticas e a transmissão cultural na dimensão institucional e cognitiva (perspectiva bourdiana, pra além do debate de reprodutivismo). O autor não fala sobre o Brasil, mas atualmente ele é referência em linhas de pesquisa sobre ensino que buscam privilegiar a dimensão da prática pedagógica para compreender mais profundamente os processos de ensino-aprendizagem, especialmente as abordagens voltadas para a Didática. Inclusive, essa perspectiva de pesquisa educacional ainda é a que menos têm estudos no Brasil, pois a maioria dos departamentos de pós-graduação costumam privilegiar, ainda, as pesquisas no campo de políticas educacionais, metodologias de ensino e de conteúdo/currículo.
Boa, amo a sinceridade kkkkkkk
😃😃😃🫂
Você se refere a pessoa que escreveu esse artigo como autora, na realidade é um autor e historiador francês, Dominique Julia.
sim, foi um equívoco
tive a impressão de que o autor fala, fala, fala. Mas não trás nada de novo, ou extremamente relevante sobre o assunto.
Tbem tive essa impressão
Kkkkk 😂
🤷♂
O texto dela extremamente chato e pra mim enchecao de linguiça, ela fala a mesma coisa varias vezes, pessimo mesmo, e de vdd pra historiador esse texto nao agrega em nada.
verdade, ele não agrega