Juliano, quase nunca eu comento os vídeos das pessoas, nunca tive esse costume. Mas hoje eu tenho que escrever neste vídeo que você fez. É impressionante a sua didática. É sinal de uma grande dedicação. É isso que você transmite às pessoas - dedicação e sede em proliferar sabedoria. Tenho certeza que muitos além de mim acham os seus vídeos fantásticos. Sou médico, mas sempre tive interesse pelos assuntos que você traz no canal. Continue assim: dedicado, carismático e enriquecendo nossas mentes com conhecimento! Abraços.
Se você se interessa pelo assunto, e gosta de leitura, além de assistir os vídeos deste incrível canal, sugiro que leia um livro que explica o assunto de uma forma que prende a gente. O livro é ''Alice no País do Quantum'', de Robert Gilmore. A maneira que o autor, também professor de física na Universidade de Bristol, usou para contar a história me fez lembrar de outro livro que, apesar de não ser de física, e sim de filosofia, achei muito semelhante a forma de abordagem dos temas, ou linguagem dos livros. Me refiro ao livro ''O Mundo de Sofia'' de Jostein Gaarder, um norueguês professor de filosofia.
Agora entendi. Não o que é ou como funciona, mas a dificuldade para entender tudo isso. Parece ser algo de outro mundo. Aliás, é sim, um mundo que pertencemos mas que não vivenciamos. Incrível. Obrigado.
@acarrenho1 eu tenho uma dificuldade natural em relação à matemática, física e química, mas com os vídeos do Juliano, aos poucos vou entendendo e abrangendo mais meu conhecimento sobre essas matérias! 💫🌎
Parabéns ao Professor Juliano Righetto. Sou Físico formado pela Unicamp e pós graduado, Professor Universitário e com certeza concordo 100% com suas falas. Sua didática é incrível e o domínio da mecânica quântica monumental. Continue nos ajudando a divulgar essa ciência facinante com sua maestria ímpar (2n+1). Abraço.
Que didática fantástica, primeiro abordagem mais mais palatável sobre o assunto, que de fato é complexo até para as mentes mais treinadas. Vc é 10, seu canal é 10.
Quero parabenizar este canal por nos explicar os mistérios da mecânica quântica. Eu aprendi que no mundo das partículas subatômicas extremamente pequenas governam um mundo fundamentalmente estranhos e completamente diferente do mundo que vivemos, ou seja, é o segredo da existência de tudo sendo revelado por estes magníficos traços ou cordas desse incrível mundo quântico, um contraste da nossa verdadeira realidade, é como se fosse as cordas de um violão em movimento, pois quando essas cordas estão em vibração, surge o som e através desse som nasce as notas musicais, portanto, a compreensão pode estar presente nas coisas mais simples da vida. Ex: a queda de uma maçã da árvore. ( lei de Newton ). Um exemplo simples más teve uma grande importância no mundo científico. Quero parabenizar este canal pela bela explicação. Conhecimento é a única forma de chegarmos mais próximo da verdadeira realidade que nos cerca.
Irmão, estou impressionado de verdade com a sua didática e a qualidade dos seu vídeos. Você está muito acima da média, não consigo entender como seu canal ainda não viralizou, nem muito menos como esse vídeo tem apenas 5k. Você está de parabéns, tem feito um ótimo trabalho. Continue, a vitória é certa! Abraço
Parabéns pela didática ao destrinchar um conteúdo tão denso com leveza e clareza (relativa a própria dificuldade de elucidar o mundo quântico). Sou um psicólogo fascinado pela complexidade humana e de todo universo que nos envolve.
Juliano mais uma vez surpreendendo! É incrível sua habilidade em abordar um assunto tão complexo como a mecânica quântica! Parabéns pelo seu trabalho impecável…
Olha tem um ano mais ou menos que acompanho alguns videos de Hélio Couto que trata dessa dupla fenda, e ele traz algumas sugestões de comportamento. A parte do nosso comportamento era o máximo de entendimento que eu conseguia abstrair para continuar acompanhando esse professor. E que vou continuar acompanhando. E foi pelo seu video que consegui ter uma ideia mais firme sobre a "dupla fenda". Agradeço a didatica que trouxe para esse tema. Agora acredito que consigo ressignificar a forma como entendo o mundo ou como me colocar nele..claro, buscando mais e mais vivencias sobre esse assunto. Valeu pelo video! Vou de seguir! :)
Cris, o Hélio Couto não apresenta a física quântica do sistema acadêmico e universitário. Lamento informar, mas os conteúdos dele são recheados explicações místicas, emotivas e quase nada científicas. A apresentação da dupla fenda que ele aborda envolve a participação de um "observador" que interage com a partícula no momento do lançamento de um feixe de elétrons. Eu lhe pergunto: quais fenômenos naturais explicam a "observação" modificando diretamente, mudando, o processo de algum fenômeno terrestre? Absolutamente nada. Essa concepção é dos gregos antigos, (não lembro se era o Anaximandro) os quais achavam que o olho lançava determinado elemento cuja cor era resultante da interação entre um objeto e determinada substância incutida nele. Sabe-se, há pouco séculos, que a visão resulta da energia atuante entre fótons e elétrons (foi explicado em parte neste vídeo). Um quanta de luz (fóton) se colide com um elétron, este elétron absorve uma determinada energia eletromagnética do fóton, salta para uma camada mais alta (estado excitado), retorna para a camada anterior (estado nutro/fundamental) e expele energia na mesma proporção da interação desta ocorrência. A energia que chega aos nossos olhos (chamada de espectro de onda visível), dependendo da quantidade (cerca de 300Hz a 700Hz, mas variam um pouco mais ou menos), irá determinar aquilo que enxergamos, por meio das conversões eletroquímicas propiciadas pela conexão da retina - camada circunferencial interna dos globos oculares - com o córtex visual do lobo occipital, entre outros aspectos mais complexos e abrangentes. Isso é simples e complexo. Simples porque ocorre em frações de milésimos de segundo (a própria velocidade da luz) e, portanto, não conseguimos distinguir toda esta sequência operacional. Complexo porque, para entender, apreende conceitos matemáticos avançados e experimentos com equipamentos de alta tecnologia. Enfim, nada tem a ver com uma suposta devolução de alguma energia misteriosa que afeta o movimento dos elétrons. E isso é o que, indiretamente, ele tenta ensinar às pessoas, no entanto que nada tem a ver com a mecânica quântica verdadeira.
Juliano, gosto da frase do Einstein: "Deus não joga dados com o mundo". Vejo a Física Quântica como uma física incompleta. Utilizamos probabilidades quando não temos conhecimento de todas as variáveis, no entanto queremos encontrar padrões com os dados que temos. Vendo o seu ótimo vídeo me ocorreu a seguinte hipótese: as partículas (pacotes), na verdade são as bóias de isopor no oceano do espaço tempo (ondas). Porém nossa miopia não permite que vejamos as ondas, apenas as partículas. As ondas são ondas, as partículas são partículas e a interação de ambas é que observamos na física quântica. O que ocorre é que as ondas são influenciadas por outras partículas, que não faz parte do experimento, ou mesmo que não temos conhecimento (matéria escura?), sendo que esta influência pode ter ocorrido no passado. Esta se perde com o passar do tempo (velocidade da onda? não da partícula) ou segue pela eternidade? Também tenho o Carl Sagan como um herói, me emocionei muitas vezes ao assistir Cosmos. Lindo trabalho o seu, meus parabéns!
Excelente video, parabéns. Deixei o like para ajudar o canal a crescer, e também porque o vídeo é bom. Esse canal merece ser grande, umas idas a podcasts iria ajudar o canal a crescer, não desista, mantenha-se firme. Abraço. 😊
Juliano Righeto, você tem um intelecto acima do normal e quero agradecer por compartilhar esses vídeos únicos e tão ricos em informações. Tenha várias vidas longas e prósperas. 23.julho.2023
Incrível! Esse vídeo sobre física quântica é simplesmente fascinante! É admirável ver como a ciência pode nos levar a explorar as maravilhas do universo em níveis tão profundos. Parabéns pelo conteúdo e por apresentar de forma clara e cativante os conceitos complexos da física quântica. Acredito que é essencial compartilhar esse tipo de conhecimento, pois nos ajuda a expandir nossa compreensão sobre a realidade e nossa própria existência. Sem dúvida, uma verdadeira aula de curiosidade e inspiração. Continuem com o excelente trabalho!
Agora sim ficou claro: porque penso que o princípio da incerteza recai epistemologicamente sobre a própria função de entendimento da Física Quântica: se você entender tudo o que acontece no mundo quântico, esse se tornaria determinístico, mas decididamente não o é, pois é probabilístico, mas se nada fosse entendível, então a Física Quântica não faria nenhum sentido ou seria o mesmo que dizer que não existiria de forma prática. Resulta, portanto, uma probabilidade de entendermos uma suficiência não completa sobre a Física Quântica e sua dita mecânica.
Uau!!! Que canal é esse!? Por que demorei tanto tempo pra encontra lo?! Gratidão, me trouxe alguns esclarecimentos a minha sede de entendimento . E que didática!! Nos da a pausa necessária pra pensar...Luz no seu caminhar !!!
Pequena correção em 4:45. Foi na verdade no século 20 com as descobertas de Thompson (bem no final do século 19) sobre o elétron e posteriormente de Rutherford e Bohr (todos no século 20, o modelo apresentado no vídeo em 4:56). Só deixando aqui para caso alguém tenha dúvidas, de qualquer forma o vídeo está excelente!
Muito boa sua maneira de expressar sobre tão complexo e misterioso assunto para nós, consegui ampliar mais um pouquinho da minha noção sobre o mundo da mecânica quântica.
Ao jeito que vc explicou sobre a mecânica quântica foi tão perfeito que eu tive que baixar o vídeo para rever sempre que eu quiser! Ah! me inscrevi no canal
Para os cientistas entenderem plenamente a física quântica deverão aprender sobre o mundo espiritual que vai além da partícula subatômica que é feito o nosso corpo espiritual o perispírito é quando perdemos nosso corpo físico cientistas leiam o livro do ramatis para entender melhor o mundo espiritual através desse conhecimento é que vão dar continuidade na física quântica
Pense na onda piloto como a frequência de enchimento e esvaziameto de uma bola. A partícula pulsa. O colapso da onda piloto ocorre devido a um "emaranhamento temporário". No qual a frequência do anteparo é sincronizado momentaneamente com a frequência da partícula... Agora pense em um chute na bola, a bola furando ou então estourando....
Impressionante a tranquilidade, segurança e simplicidade do qual você fala sobre os assuntos. Me deu vontade de assistir a todos! Nem tanto pelo assunto, mas, pela forma magistral de como você transmite o assunto. Parabéns!
É incrível como as explicações claras e objetivas do Juliano me fazem entender tudo… pena que o vídeo acaba e eu fico boiando. Mas a dualidade onda/partícula eu (acho) entendi. Só não compreendi.
Concegui compriender incrivel❤. Deus é perfeito o Criador de todas as coisas ate das minusculas coisas e ele nos deu a entender o que ele deseja e quando nao, ai chega o principio da incerteza... Ninguem explica Deus
Tem alguns segredos na fisica quantica que nunca seram revelados. O proprio principio da incerteza torna isso proibitivo afinal se vc não pode determinar com exatidão a localização e momemento de uma particula todo o resto fica incoerente... O grande problema é que os Calculos matematicos que possibilitaria nós conhecermos com precisão as forças que regem as particulas quanticas estão escondidas nos calculos do principio da incerteza diz que não é possivel determinar com exatidão nem mesmo um ponto no espaço quantico... quanto mais o proprio espaço tempo a nivel quantico... é como tentar espiar o que há dentro de um buraco negro... simplesmente é impossivel. hoje sabemos que o principio da incerteza é aplicado não so pra localização e momento de uma particula como tambem pra localização e momento do proprio espaço e tempo. hoje fica mais facil trabalhar com a ideia de um espaço tempo glanulado, um espaço tempo ao qual nosso univerço não tem acesso, pois os calculos para para investigar esse espaço tempo glanulado esta em um univerço ao qual nossa ciencia não tem acesso,Hora como que a relatividade geral que tem como base primordial os fundamentos da geometria, poderia ser unificada a fisica quanticâ onde a geometria simplesmente para de funcionar? Os calculos que precisamos estão escondidos no abismo infinito desse espaço tempo glanulado e ele é glanulado pelo simples fato de que não podemos jamais observar movimento e localização de nada a nivel quantico... se existisse uma maneira de dar um zoom no mundo quantico veriamos que o espaço tempo se torna glanulado e as particulas que circundam por esse espaço glanulado simplesmente aparecem e desaparecem em outro momento dentro desse espaço glanulado. poderiamos dizer que esse espaço glanulado é na verdade é a malha que compoem todo o nosso universo e que tudo a propria fisica quantica que temos como real circunda sobre ele... Mas divagando sobre essa teroria o que encontramos é uma barreira intransponivel, onde toda a matematica, fisica e todo conhecimento cientifico adquirido de hoje até o final dos tempos ira bater... Mas eis a questão... se não ha como saber o que há apos essa barreira estamos fadados a trabalhar com aproximações... e suposições... então me arrisco a lançar aqui uma divagação... imagine que vc é um atomo primordial menor que um quarck atomo esse que compoem todas as particulas que existem... um unico atomo existente no universo e que possui seu proprio espaço-tempo local e que se move do ponto A ao Ponto B dentro do seu proprio espaço-tempo local... agora imagine que um observador de fora desse espaço tempo local observa a movimentação dessa particula... O que ele observaria seria uma particula atomica aparecendo e desaparecendo repetidamente varias vezes em varios locais dentro do seu proprio espaço-tempo, isso acontece porque o espaço-tempo do observador é diferente do espaço tempo que circunda a particula sub atomica na verdade o proprio espaço tempo dele e tudo o que o compoem provem dessas particulas aparecendo e desaparecendo contantemente.... mas agora que a coisa vai pegar... agora imagine que esse atomo durante sua tragetoria do ponto A ao ponto B se movimente um pouco mais rapido e que ao ser observado pelo observador a velocidade dessa particula seja superior a velocidade da luz... para onde vai particulas atomicas que viajam acima da velocidade da luz?... exatamente para o passado...quando uma particula esta em movimento e começa a perder força, quando que ela para, vc sabe? exatamente no momento de sua mais baixa energia... vc sabe qual foi o momento do nosso universo de mais baixa energia ???? exatamente... Antes do BIG-BANG... particulas surgindo repetidamente em um unico ponto do espaço de uma so vez em seu momento de mais baixa energia... O resto da historia vcs ja conhecem...
🤔 assunto complicado de entender , meio que deu um nó na minha mente 😊 e olha que não conheço ninguém melhor em explicar este universo que vc Juliano...
QUE HONRA seria cumprimentá-lo Juliano.
Sinceramente pra mim não existe melhor canal científico para aprendizagem do que este.
PARABÉNS amigo 👏👏👏👏👏👏
Que honra é ler este comentário! Muito obrigado, Luis!
Juliano, quase nunca eu comento os vídeos das pessoas, nunca tive esse costume. Mas hoje eu tenho que escrever neste vídeo que você fez. É impressionante a sua didática. É sinal de uma grande dedicação. É isso que você transmite às pessoas - dedicação e sede em proliferar sabedoria. Tenho certeza que muitos além de mim acham os seus vídeos fantásticos. Sou médico, mas sempre tive interesse pelos assuntos que você traz no canal. Continue assim: dedicado, carismático e enriquecendo nossas mentes com conhecimento! Abraços.
Se você se interessa pelo assunto, e gosta de leitura, além de assistir os vídeos deste incrível canal, sugiro que leia um livro que explica o assunto de uma forma que prende a gente. O livro é ''Alice no País do Quantum'', de Robert Gilmore. A maneira que o autor, também professor de física na Universidade de Bristol, usou para contar a história me fez lembrar de outro livro que, apesar de não ser de física, e sim de filosofia, achei muito semelhante a forma de abordagem dos temas, ou linguagem dos livros. Me refiro ao livro ''O Mundo de Sofia'' de Jostein Gaarder, um norueguês professor de filosofia.
@@karinasantos7702grande dica! Conhecimento atrai conhecimento🙌💖
@@franciscorocha27 😉💝🤗
@@karinasantos7702 grata pela dica literária.
@@mamaefeliz8778 🤗🙌
Agora entendi. Não o que é ou como funciona, mas a dificuldade para entender tudo isso. Parece ser algo de outro mundo. Aliás, é sim, um mundo que pertencemos mas que não vivenciamos. Incrível. Obrigado.
no início do video eu não tava entendendo nada, mas quando cheguei no final, pareceu que eu estava no início.
Obrigado 🤘🏻
Sua didática é incrível, pela primeira vez consegui ao menos ter uma singela noção sobre a incompreensível mecânica quântica. Parabéns pelo canal !!!!
@acarrenho1 eu tenho uma dificuldade natural em relação à matemática, física e química, mas com os vídeos do Juliano, aos poucos vou entendendo e abrangendo mais meu conhecimento sobre essas matérias! 💫🌎
Muito obrigado, Alessandro! Bom saber que o vídeo funcionou! E obrigado pela ajuda! Abraço!
Parabéns ao Professor Juliano Righetto. Sou Físico formado pela Unicamp e pós graduado, Professor Universitário e com certeza concordo 100% com suas falas. Sua didática é incrível e o domínio da mecânica quântica monumental. Continue nos ajudando a divulgar essa ciência facinante com sua maestria ímpar (2n+1). Abraço.
Fiquei emocionado aqui com seu comentário, Eduardo! Muito obrigado! Abraço!
Recomendo mecânica quântica para iniciantes do professor Daniel aqui no RUclips.
Você explica tão bem, deu para entender tranquilamente o experimento fenda dupla.
Que didática fantástica, primeiro abordagem mais mais palatável sobre o assunto, que de fato é complexo até para as mentes mais treinadas. Vc é 10, seu canal é 10.
Quero parabenizar este canal por nos explicar os mistérios da mecânica quântica.
Eu aprendi que no mundo das partículas subatômicas extremamente pequenas governam um mundo fundamentalmente estranhos e completamente diferente do mundo que vivemos, ou seja, é o segredo da existência de tudo sendo revelado por estes magníficos traços ou cordas desse incrível mundo quântico, um contraste da nossa verdadeira realidade, é como se fosse as cordas de um violão em movimento, pois quando essas cordas estão em vibração, surge o som e através desse som nasce as notas musicais, portanto, a compreensão pode estar presente nas coisas mais simples da vida.
Ex: a queda de uma maçã da árvore. ( lei de Newton ).
Um exemplo simples más teve uma grande importância no mundo científico.
Quero parabenizar este canal pela bela explicação.
Conhecimento é a única forma de chegarmos mais próximo da verdadeira realidade que nos cerca.
Amo vc primo!!!!😍
Que bom te ver aqui, prima!
Assistam o vídeo do canal ciência todo dia: por que não vemos mecânica quântica no dia-a-dia.
Tem explicação pra isso tudo que ele disse e é incrível!
Foi por essa física que entendi quem somos nós em energia e matéria, e materializo meus desejos como o único observador. ❤
Desculpe,mas a Física quântica não diz nada sobre materialização de desejos dependendo do observador!Isso é papo de coach querendo enganar pessoas!
Irmão, estou impressionado de verdade com a sua didática e a qualidade dos seu vídeos. Você está muito acima da média, não consigo entender como seu canal ainda não viralizou, nem muito menos como esse vídeo tem apenas 5k. Você está de parabéns, tem feito um ótimo trabalho. Continue, a vitória é certa! Abraço
Parabéns pela didática ao destrinchar um conteúdo tão denso com leveza e clareza (relativa a própria dificuldade de elucidar o mundo quântico). Sou um psicólogo fascinado pela complexidade humana e de todo universo que nos envolve.
nesse vídeo vc se superou... conhecimento e elegância associados
Meus cumprimentos ao fantástico professor.
Juliano mais uma vez surpreendendo! É incrível sua habilidade em abordar um assunto tão complexo como a mecânica quântica! Parabéns pelo seu trabalho impecável…
Poxa, Ingrid! Quanta generosidade! Muito obrigado, querida! Beijo!
Após vários vídeos sobre física quântica esse sem dúvida é o mais esclarecedor para um lego na matéria
Parabéns ao professor 💪
SÃO BELÍSSIMAS AS SUAS EXPOSIÇÕES. PARABÉNS E MAIS SUCESSO
Olha tem um ano mais ou menos que acompanho alguns videos de Hélio Couto que trata dessa dupla fenda, e ele traz algumas sugestões de comportamento. A parte do nosso comportamento era o máximo de entendimento que eu conseguia abstrair para continuar acompanhando esse professor. E que vou continuar acompanhando. E foi pelo seu video que consegui ter uma ideia mais firme sobre a "dupla fenda". Agradeço a didatica que trouxe para esse tema. Agora acredito que consigo ressignificar a forma como entendo o mundo ou como me colocar nele..claro, buscando mais e mais vivencias sobre esse assunto. Valeu pelo video! Vou de seguir! :)
Cris, o Hélio Couto não apresenta a física quântica do sistema acadêmico e universitário. Lamento informar, mas os conteúdos dele são recheados explicações místicas, emotivas e quase nada científicas.
A apresentação da dupla fenda que ele aborda envolve a participação de um "observador" que interage com a partícula no momento do lançamento de um feixe de elétrons.
Eu lhe pergunto: quais fenômenos naturais explicam a "observação" modificando diretamente, mudando, o processo de algum fenômeno terrestre? Absolutamente nada. Essa concepção é dos gregos antigos, (não lembro se era o Anaximandro) os quais achavam que o olho lançava determinado elemento cuja cor era resultante da interação entre um objeto e determinada substância incutida nele.
Sabe-se, há pouco séculos, que a visão resulta da energia atuante entre fótons e elétrons (foi explicado em parte neste vídeo). Um quanta de luz (fóton) se colide com um elétron, este elétron absorve uma determinada energia eletromagnética do fóton, salta para uma camada mais alta (estado excitado), retorna para a camada anterior (estado nutro/fundamental) e expele energia na mesma proporção da interação desta ocorrência. A energia que chega aos nossos olhos (chamada de espectro de onda visível), dependendo da quantidade (cerca de 300Hz a 700Hz, mas variam um pouco mais ou menos), irá determinar aquilo que enxergamos, por meio das conversões eletroquímicas propiciadas pela conexão da retina - camada circunferencial interna dos globos oculares - com o córtex visual do lobo occipital, entre outros aspectos mais complexos e abrangentes.
Isso é simples e complexo. Simples porque ocorre em frações de milésimos de segundo (a própria velocidade da luz) e, portanto, não conseguimos distinguir toda esta sequência operacional. Complexo porque, para entender, apreende conceitos matemáticos avançados e experimentos com equipamentos de alta tecnologia.
Enfim, nada tem a ver com uma suposta devolução de alguma energia misteriosa que afeta o movimento dos elétrons. E isso é o que, indiretamente, ele tenta ensinar às pessoas, no entanto que nada tem a ver com a mecânica quântica verdadeira.
Uma excelente aula gratidão pelos seus vídeos
Juliano, gosto da frase do Einstein: "Deus não joga dados com o mundo". Vejo a Física Quântica como uma física incompleta. Utilizamos probabilidades quando não temos conhecimento de todas as variáveis, no entanto queremos encontrar padrões com os dados que temos. Vendo o seu ótimo vídeo me ocorreu a seguinte hipótese: as partículas (pacotes), na verdade são as bóias de isopor no oceano do espaço tempo (ondas). Porém nossa miopia não permite que vejamos as ondas, apenas as partículas. As ondas são ondas, as partículas são partículas e a interação de ambas é que observamos na física quântica. O que ocorre é que as ondas são influenciadas por outras partículas, que não faz parte do experimento, ou mesmo que não temos conhecimento (matéria escura?), sendo que esta influência pode ter ocorrido no passado. Esta se perde com o passar do tempo (velocidade da onda? não da partícula) ou segue pela eternidade? Também tenho o Carl Sagan como um herói, me emocionei muitas vezes ao assistir Cosmos. Lindo trabalho o seu, meus parabéns!
Karaca...que didático....a melhor aula de fisica que ja tive na vida.....
Excelente video, parabéns. Deixei o like para ajudar o canal a crescer, e também porque o vídeo é bom. Esse canal merece ser grande, umas idas a podcasts iria ajudar o canal a crescer, não desista, mantenha-se firme. Abraço. 😊
Obrigado meu Deus por quando passando verificar
Muito obrigado por este video.
Juliano Righeto, você tem um intelecto acima do normal e quero agradecer por compartilhar esses vídeos únicos e tão ricos em informações. Tenha várias vidas longas e prósperas. 23.julho.2023
Como só encontrei esse canal essa semana! 😍😍😍
Nossa compreensão do universo quântico ainda está começando. As próximas gerações terão a oportunidade de viver ainda mais e melhor
Obrigado pela explicação, agora sim entendi o experimento da dupla fenda!
Canal sensacional! Talvez o melhor canal de ciência atualmente.
Aff...quanta fofura no primeiro minuto...
Parabéns, querido, é muito bom continuar acreditando no Brasil ...
Como a gente diz aqui em Pernambuco, esse vídeo deu trabalho pra fazer não, se amostrou. tá de parabéns!
Incrível! Esse vídeo sobre física quântica é simplesmente fascinante! É admirável ver como a ciência pode nos levar a explorar as maravilhas do universo em níveis tão profundos. Parabéns pelo conteúdo e por apresentar de forma clara e cativante os conceitos complexos da física quântica. Acredito que é essencial compartilhar esse tipo de conhecimento, pois nos ajuda a expandir nossa compreensão sobre a realidade e nossa própria existência. Sem dúvida, uma verdadeira aula de curiosidade e inspiração. Continuem com o excelente trabalho!
Agora sim ficou claro: porque penso que o princípio da incerteza recai epistemologicamente sobre a própria função de entendimento da Física Quântica: se você entender tudo o que acontece no mundo quântico, esse se tornaria determinístico, mas decididamente não o é, pois é probabilístico, mas se nada fosse entendível, então a Física Quântica não faria nenhum sentido ou seria o mesmo que dizer que não existiria de forma prática. Resulta, portanto, uma probabilidade de entendermos uma suficiência não completa sobre a Física Quântica e sua dita mecânica.
Fantástico. Vc é fera.
Vou rever esse video até decorá-lo.😎
Uau!!! Que canal é esse!? Por que demorei tanto tempo pra encontra lo?! Gratidão, me trouxe alguns esclarecimentos a minha sede de entendimento . E que didática!! Nos da a pausa necessária pra pensar...Luz no seu caminhar !!!
Muuuuito tri véi, vlw!
Excelente qualidade esse vídeo, eu quase entendi tudo!
Muito bom
Pequena correção em 4:45. Foi na verdade no século 20 com as descobertas de Thompson (bem no final do século 19) sobre o elétron e posteriormente de Rutherford e Bohr (todos no século 20, o modelo apresentado no vídeo em 4:56). Só deixando aqui para caso alguém tenha dúvidas, de qualquer forma o vídeo está excelente!
Muito bacana sua forma de explicar o inexplicável. Parabéns. Mais uma pequena ajuda.
Grande Milton! Obrigado mais uma vez por seu constante incentivo, meu amigo! Abração!
Fantástico, como sempre.
Muito boa sua maneira de expressar sobre tão complexo e misterioso assunto para nós, consegui ampliar mais um pouquinho da minha noção sobre o mundo da mecânica quântica.
Adorei o vídeo!
Parabéns pra você super inteligente
Parabéns pela aula super "inteligível"!
Obrigado Juliano por nos presentear com conhecimento de uma forma super intuitiva e agradável, você é muito inteligente, um grande abraço! 🌎💫
Excelente.
Assistindo agora depois de 1 ano! Explicação fantástica! Gratidão por sua dedicação
Didático, imagens reveladoras ao entendimento, parabéns pelos videos do seu canal.
Parabéns pelo trabalho. Você é incrível!
Excelente!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Uma didática admirável. Parabéns!
Didática incrível ❤
Que didática maravilhosa ❤😊
Nossa que top❤! Parabéns pelo excelente trabalho :)
Moço, que voz mais linda, gostosa de escutar. Viajei na onda da sua voz. 😊
Belo texto e otima narracao.
Parabens ao autor.
Parabéns pelo modo de dar a aula, simplesmente espontâneo e profissional, obrigado por compartilhar seus conhecimentos,! 😍
Q video da hora
Física quântica = princípio da incerteza ❤
melhor explicação que já vi. amo esse canal
Seu vídeo apresenta excelente didática. Muito provavelmente a "Lola e o condutor do akasha" estudaram aqui um meio para salvar a Bombom!
Ao jeito que vc explicou sobre a mecânica quântica foi tão perfeito que eu tive que baixar o vídeo para rever sempre que eu quiser! Ah! me inscrevi no canal
Melhor didática que eu já vi 🤩
Lá vem o Juliano com mais uma aula pra estudar depois de assistir 35x
Isso!
😂😂😂😂😂😂
Você é fenomenal, uma voz que não agride os ouvidos, não cansa, posdo te ouvir por horas.
Bom saber disso! Muito obrigado, Norma! Abraço!
Para os cientistas entenderem plenamente a física quântica deverão aprender sobre o mundo espiritual que vai além da partícula subatômica que é feito o nosso corpo espiritual o perispírito é quando perdemos nosso corpo físico cientistas leiam o livro do ramatis para entender melhor o mundo espiritual através desse conhecimento é que vão dar continuidade na física quântica
Pense na onda piloto como a frequência de enchimento e esvaziameto de uma bola. A partícula pulsa. O colapso da onda piloto ocorre devido a um "emaranhamento temporário". No qual a frequência do anteparo é sincronizado momentaneamente com a frequência da partícula... Agora pense em um chute na bola, a bola furando ou então estourando....
Se ha comportamentos sem sentido, é sinal que ainda não sabemos o suficiente
Incrível explicação!!
Impressionante a tranquilidade, segurança e simplicidade do qual você fala sobre os assuntos. Me deu vontade de assistir a todos! Nem tanto pelo assunto, mas, pela forma magistral de como você transmite o assunto. Parabéns!
Gostaria de perceber slguma coisa,mas este video para mim foi....nada.
Exato! 😅 Parabéns! Obrigado, Juliano.
Coisa pra louco... rsrsrs
Sempre brilhante nas explicações!
Que demais esse vídeo Juliano! Muito bom!
É incrível como as explicações claras e objetivas do Juliano me fazem entender tudo… pena que o vídeo acaba e eu fico boiando. Mas a dualidade onda/partícula eu (acho) entendi. Só não compreendi.
Dualidade onda-partícula: uma partícula pode se comportar como onda e uma onda pode se comportar como partícula.
Boa noite Juliano. Sempre com muito brilho nas suas explicações da natureza das coisas. É muito bom revê-lo nessas livres. Parabéns.💎
Adoro essa trilha que começa com órgão. Pra mim, é como se o vídeo só começasse após ela começar a tocar. Rsrsrsrs 🥰
Concegui compriender incrivel❤. Deus é perfeito o Criador de todas as coisas ate das minusculas coisas e ele nos deu a entender o que ele deseja e quando nao, ai chega o principio da incerteza... Ninguem explica Deus
Tem alguns segredos na fisica quantica que nunca seram revelados. O proprio principio da incerteza torna isso proibitivo afinal se vc não pode determinar com exatidão a localização e momemento de uma particula todo o resto fica incoerente... O grande problema é que os Calculos matematicos que possibilitaria nós conhecermos com precisão as forças que regem as particulas quanticas estão escondidas nos calculos do principio da incerteza diz que não é possivel determinar com exatidão nem mesmo um ponto no espaço quantico... quanto mais o proprio espaço tempo a nivel quantico... é como tentar espiar o que há dentro de um buraco negro... simplesmente é impossivel. hoje sabemos que o principio da incerteza é aplicado não so pra localização e momento de uma particula como tambem pra localização e momento do proprio espaço e tempo. hoje fica mais facil trabalhar com a ideia de um espaço tempo glanulado, um espaço tempo ao qual nosso univerço não tem acesso, pois os calculos para para investigar esse espaço tempo glanulado esta em um univerço ao qual nossa ciencia não tem acesso,Hora como que a relatividade geral que tem como base primordial os fundamentos da geometria, poderia ser unificada a fisica quanticâ onde a geometria simplesmente para de funcionar? Os calculos que precisamos estão escondidos no abismo infinito desse espaço tempo glanulado e ele é glanulado pelo simples fato de que não podemos jamais observar movimento e localização de nada a nivel quantico... se existisse uma maneira de dar um zoom no mundo quantico veriamos que o espaço tempo se torna glanulado e as particulas que circundam por esse espaço glanulado simplesmente aparecem e desaparecem em outro momento dentro desse espaço glanulado. poderiamos dizer que esse espaço glanulado é na verdade é a malha que compoem todo o nosso universo e que tudo a propria fisica quantica que temos como real circunda sobre ele... Mas divagando sobre essa teroria o que encontramos é uma barreira intransponivel, onde toda a matematica, fisica e todo conhecimento cientifico adquirido de hoje até o final dos tempos ira bater... Mas eis a questão... se não ha como saber o que há apos essa barreira estamos fadados a trabalhar com aproximações... e suposições... então me arrisco a lançar aqui uma divagação... imagine que vc é um atomo primordial menor que um quarck atomo esse que compoem todas as particulas que existem... um unico atomo existente no universo e que possui seu proprio espaço-tempo local e que se move do ponto A ao Ponto B dentro do seu proprio espaço-tempo local... agora imagine que um observador de fora desse espaço tempo local observa a movimentação dessa particula... O que ele observaria seria uma particula atomica aparecendo e desaparecendo repetidamente varias vezes em varios locais dentro do seu proprio espaço-tempo, isso acontece porque o espaço-tempo do observador é diferente do espaço tempo que circunda a particula sub atomica na verdade o proprio espaço tempo dele e tudo o que o compoem provem dessas particulas aparecendo e desaparecendo contantemente.... mas agora que a coisa vai pegar... agora imagine que esse atomo durante sua tragetoria do ponto A ao ponto B se movimente um pouco mais rapido e que ao ser observado pelo observador a velocidade dessa particula seja superior a velocidade da luz... para onde vai particulas atomicas que viajam acima da velocidade da luz?... exatamente para o passado...quando uma particula esta em movimento e começa a perder força, quando que ela para, vc sabe? exatamente no momento de sua mais baixa energia... vc sabe qual foi o momento do nosso universo de mais baixa energia ???? exatamente... Antes do BIG-BANG... particulas surgindo repetidamente em um unico ponto do espaço de uma so vez em seu momento de mais baixa energia...
O resto da historia vcs ja conhecem...
Que vídeo sensacional! Obrigado por disponibilizá-lo!
Cara você é muito bom. Congratulações.
que legal
Top!
Ótimo vídeo, como sempre. Parabéns.
A POSIÇÃO da particula é definida pela AMPLITUDE da onda
E a VELOCIDADE é definidade pelo COMPRIMENTO da onda.
Isso diz muito.
Ótima explicação
Excelente trabalho, parabéns!
🤔 assunto complicado de entender , meio que deu um nó na minha mente 😊 e olha que não conheço ninguém melhor em explicar este universo que vc Juliano...
Adoro o mundo quântico
Juliano, faz um vídeo sobre evolução química e origem da vida Alá Carl Sagan 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Paga nóis, vem com mãozinha junta não 😅
Thanks!
Eu é que agradeço, Ricardo! Abração!
Show de aula!! Parabéns 👏👏. Ótimo vídeo, excelente canal!!
Agora vou entender as palestras do Hélio Couto 😊
Na verdade, amiga, o trabalho do Hélio Colto não tem respaldo científico.