Muito obrigada mesmo por ter mostrado, no final do vídeo, como a gente consegue, cada um, tentar combater essa realidade super cruel que foi PLANEJADA para a gente sofrer em massa!
Verdade! Muitas cobranças, salários ridículos, grosseria e gritaria, precarização das condições de trabalho, humilhações e falta de apoio, de prestígio e de valorização social, assédios e constrangimentos incessantes, jornadas de trabalho extenuantes e sobrecarga de tudo. Infelizmente, ser professor se tornou um fardo e estamos adoecendo a cada dia com toda essa situação...
Se analisar de outra perspectiva, o Brasil nosso país e seus políticos são excelentes... Em ser os piores em muitas área e nichos diferentes. Então o Brasil é muito mais muito bom em ser péssimo na criação de sociedades e na sua própria autogestão.
é estranho porque achar um primeiro emprego como professor da rede privada é muito difícil.. e os concursos são muito concorridos, então, acho que não terá um apagão tão cedo.
Na verdade, tem três informações importantes a serem observadas: 1 - quem se forma coloca currículo em escola privada mas as escolas privadas boas, pagam bem pra manter o bom professor, então , não tem vaga. Às vezes, essas escolas tem poucas aulas sobrando aí como pagam por hora, muitas vezes, não compensa se prender e pegar. Aí quem pode se interessar é um professor recém formado ou alguém que pega para completar carga horária... Porque as escolas não pagam tão bem assim. 2 - Concurso tem sempre, mas nem sempre preenche as vagas, porque como a formação é ruim, muitos não passam. Não preenche as vagas. Aí continuam faltando professor formado e qualificado nas escolas e essas vagas são ocupadas por contratados que podem ou não ser formados na área. 3 - muitos não conseguem emprego na sua área e pegam algumas aulas até achar algo na área ou algo melhor. Como não são formados na área, ganham pior ainda do que quem tem formação.
Sou professor de uma universidade pública e os cursos de licenciatura estão esvaziados, mesmo sendo muito fácil entrar. Não conheço nenhum colega ganhando 60 mil na folha, mas eu até queria. O governador da Paraíba prometeu concurso para 2 mil vagas, mas ainda não saiu o edital.
Não sou da área da educação, mas ainda hoje, aos 31 anos, tenho vontade de ser professor. É muito bom ouvir alguém veterano da área falando com tanta lucidez e pé no chão, sem militar por um lado nem romantizar pelo outro, apenas explicando aquilo que É. Me compadeço totalmente por suas palavras e clamores, professor e, se me permite ensaiar algumas palavras, acredito que ser professor é estar investido de uma função sacerdotal (para os que crêem em Deus), pois o simples ato de ensinar, transmitir e lançar luz onde há obscuridade. Trazer entendimento é algo realmente divino, sem querer romantizar nem nada. Devo muito a minha forma de pensar hoje a um velho professor de matemática que tive há 17 anos atrás, cujas palavras duras durante as aulas, na época, me ensinaram a ser gente e até hoje ressoam na minha memória. Um grande abraço e obrigado por seu tão importante trabalho!
Professor contratado do município aqui no Ceará, onde moro, fica em torno de mil reais por 100 horas de aula. 2000 por 200 horas. Menos 10% por conta de imposto. O salário fica em torno de 1800 reais por 200 horas de aula.
Professor Heitor vc me faz refletir como foi que a gestão da escola que eu trabalho me tirou da sala de aula. Minha desmotivação para ensinar ia ocorrendo em todos os dias que os alunos procuravam me desafiar e o diretor nataralizava tal comportamento deles . Mas o maior erro do diretor contra a mim é que ele levava uma questão particular- antes dele ser nomeado no cargo nós tínhamos divergência enquanto éramos colegas Assim eu me cancei e tive que ser readaptado e ficar na biblioteca.
Faltar professor não é realista. Basta olhar a qt de candidatos nos concursos públicos 😂 O último que eu entrei do estado, secba/22, quase cem mil inscritos. Mas bem que eu queria que isso acontecesse. Só assim, a educação ganharia holofotes.
Isto está ocorrendo não apenas no Brasil, mas também na Alemanha, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Estava pensando em cursar Pedagogia, mas ainda estou em dúvida.😕
Siga o teu sonho, mas veja a realidade também. Independentemente da sua escolha, faça sempre o seu melhor. E sobre a questão dos professores, infelizmente está assim em quase todo o mundo.
Por causa da Inteligência Artificial, EAD e por causa da baixa taxa de fecundidade a demanda de professores no futuro será menor. Ou seja, o jovem de hoje não é estúpido. Ao invés dele ficar 4 anos fazendo uma faculdade que será muito afetada pelas novas tecnologias e mudanças sociais que estão vindo, é óbvio que ele vai escolher Ciências da Computação, Medicina ou estudar inglês para ir embora do Brasil. 🤷
Não tem como comparar esses países com essa bosta aqui, nesses países pra ser professor tem que ter no mínimo um mestrado e o processo de seleção é rigoroso
Sou professor em Duque d Caxias e essa já foi a prefeitura q pagava um dos salários mais altos no magistério do estado do RJ. Entretanto, em maio/2024, completou 8 anos q não temos um reajuste sequer nem calendário d pagamento. Nossa saúde mental está em frangalhos pq, além destas incertezas, enfrentamos pais, estudantes e colegas cada vez mais grosseiros, doents e violentos. Quem ainda quer se aventurar nessa carreira?! 😔
É muito papel para preencher muitas cobranças e perseguição dos políticos que acham que professor é folgado e ganha bem. Sem contar que os pais jogam a responsabilidade de educar seu filho nas costas do professor.
Hoje eu tenho 19 anos e até pretendo ser professor de computação, mas eu prefiro construir uma carreira em outra profissão da T.I. pra não ter que depender do salário de professor. Quando estiver mais estável, aí sim começo a pensar em ir pra sala de aula. Melhor exercer a docência com dignidade pelo menos.
A precarização da carreira docente virá acompanhada da desqualificação técnica e desmoralização social dos candidatos à função. Sempre haverá quem não tenha alternativa melhor. Ainda mais em tempos de formação EAD a baixo custo e pouco empenho. Quem é o filho de classe média bem formado que desejará uma relação de trabalho precária, insalubre e socialmente desrespeitada?
Concurso é diferente. Concurso é estabilidade por toda a vida. Muitos concorrentes e poucas vagas. O que ele está falando é muito local para dar aula,mas poucos professores.
Vivi 33 anos na Educação Meu conselho: SAIA ENQTO HA TEMPO em um piscar de olhos vc tera mais de 45 anos e queimado no mercado de trabalho tendo que ficar no manicômio chamado escola CAIA FORA
Estou na rede pública desde 2002 e posso falar que nunca vi um aumento do número de novos professores tão grande nos últimos 3 anos. Tenho milhares de colegas com anos de experiência desempregados.
Estudo numa federal, fiz algumas disciplinas de licenciatura como disciplina livre, e não se ensina mais a ensinar, se ensina ideologias progressistas e enaltecimento do comunismo e de Karl Marx, além de um monte de discussões sobre como dar aula que não são aplicáveis na prática.
Eu já não quero. Pais e alunos sem educação e respeito. Excesso de alunos e documentos, sem tempo para planejar ou preencher a papelada, sem reconhecimento...
Na Finlândia, a profissão de professor é uma das mais valorizadas no mundo tanto financeiramente quanto no respeito. E vendo alguns vídeos de depoimentos de lá, percebi que os alunos aprendem mais com a prática, possui recursos e é incentivado muito a Arte, e o conhecimento das culturas de outros países e isso faz a diferença. Não podemos comparar... mas podemos pegar os exemplos que deram certo nesse país. O próprio governo brasileiro contribui para a desvalorização dos professores... "e quanto menos investimento e fazer pessoas pensantes, melhor." Digo isso, pois estou algum tempo em sala de aula. E iniciei em escola recentemente.
MEU RESPEITO AOS PROFESSORES! Sucatearam a educação pq vivemos num país da cultura da imbecilidade.... educação é negligênciada ... desde o desrespeito aos professores c salários miseráveis, poucos recursos e uma clientela de alunos sem família, marginais travestidos de alunos ! ... professor virou subemprego!!! Ninguém quer ... ! Oq isso vai trazer ? Um país fracassado , c alunos emburrecidos , pobres e alienados da própria condição! Perdemos todos ...
Eu tenho 33 anos e sou professora desde os 18 pq no RJ ainda existe o Magistério de nível médio e eu fiz. Depois fiz Letras e Pedagogia. Em 2021 eu quase desisti, estava na época exercendo apenas a parte de Letras, tava farta de ficar pulando de escola em escola pra ganhar micharia em cada e lidar com o desinteresse dos alunos. Acabei tendo uma oportunidade como Pedagoga na Educação Infantil, trabalho 40 horas em uma única escola em que ganho bem, foi uma mudança de ares fundamental, mas quero chegar aos 40 na parte Diretiva lidando com burocracias
@@allinemorays8248 olha, depende do município. Estado do rio o processo seletivo desse ano tava pagando coisa de 2 a 2600, dependia da carga horária. A cidade que eu moro paga o piso certinho cada centavo, a cidade que eu trabalho paga o valor do piso 40 horas pra 25, que é meu caso. A cidade do Rio paga uns 5900 +- pra 40 horas, Niterói paga um pouco acima do piso, coisa de 100 reais a mais, Itaboraí paga bem menos que o piso. Nova Iguaçu no último concurso veio oferecendo o piso, contrato de Magé tava pagando salário mínimo pra 25h, depende muito
É a mamata que ninguém quer, certo? Não conheço um professor da rede de ensino básico que "ganha muito e não faz nada". Infelizmente, em geral, quem diz esse tipo de bobagem não tem a menor ideia de como é a realidade dos professores da rede pública deste país. A minha admiração recebe todo trabalhador, em especial os professores (de qualquer rede, de qualquer nível de ensino)
@@EderMat Vc disse que ninguém quer. Mas é o concurso + disputado. A minha cunhada e meu sobrinho, estão terminando o magistério. Está sendo a melhor profissão, ganha muinto e trabalha pouco.
Isso e conversa fiada...em qualquer concurso para professor sao milhres de inscritos, antigamente a coisa mais facil era ser profesor da rede publica agora vai ver a concorrencia.
Resposta: o ambiente das escolas públicas beira o infernal e o salário não compensa para aguentar tais locais. Ou seja, no Brasil, muitas pessoas conectam quase que automaticamente a profissão com o contexto das escolas públicas. Falando nelas, eu acho que nem deveriam ser chamadas assim. Na atualidade se parecem mais com creches por conta da maldita progressão continuada. Os alunos bons e ruins passam do mesmo jeito, com o agravante de que os alunos ruins prejudicam os bons. As escolas, no caso, representam a porcaria que é comunismo na prática. Não há meritocracia e a injustiça impera. Ah, a mentira também impera, já que muitos alunos nota "0", "1" e "2" tiram nota "5" por causa de professores comparsas ao sistema esquerdopata. A situação só irá mudar quando começarem a reprovar e a expulsar os maus alunos.
Sou contra licenciaturas, isso só existe aqui no Brasil. Essa divisão entre bacharelado e licenciatura é algo que só existe aqui no Brasil. Faço licenciatura dupla matemática e física ao mesmo tempo, como se fosse um único curso. Nao gosto da estrutura das licenciaturas aqui no Brasil. O grande problema das licenciaturas aqui no Brasil é que, geralmente, elas dão muito foco e peso as disciplinas de formação pedagógica e as disciplinas específicas do curso propriamente dito ficam em segundo plano. Vai do 8 ao 80 e deste ao 8. Disciplina de formação pedagógica junto com disciplina da matemática propriamente dita. Um exemplo, tô estudando a disciplina de matemática junto com uma disciplina pedagógica, mais voltada a área de humanas e que não tem nada a ver com cálculo, isso quebra todo o meu ritmo mental. É a estrutura da grade. Se estudasse primeiro só as disciplinas do curso propriamente dito e somente depois as disciplinas de formação pedagógica, seria um modelo de grade mais adequado, assim, os alunos poderiam se dedicar, num primeiro momento, somente as disciplinas do curso propriamente dito e, num segundo momento, as disciplinas de formação pedagógica. Assim, os alunos poderiam ter uma dedicação mais contundente nas disciplinas específicas do curso mesmo, propriamente, dito. As licenciaturas aqui no Brasil pecam gravemente, ao darem maior e demasiada ênfase e peso as disciplinas de formação pedagógica em total detrimento das disciplinas de formação específica do curso, propriamente, dito. As licenciaturas aqui no Brasil tem esse defeito. Tá formando o matemático com habilidades em ensino ou tá formando o educador com um e outro conhecimento em matemática? Na Europa, em específico em Portugal, é diferente, enquanto aqui a preocupação é em formar o educador, lá a preocupação é em formar o matemático. O que se vai fazer após se formar com o conhecimento adquirido é uma questão pessoal da pessoa, se ela vai dar aulas ou se vai pra pesquisa ou se vai fazer qualquer outra coisa. Independente do que o formando vai ser na vida, as disciplinas de formação profissional têm que ter a primazia e não as de cunho pedagógico, obviamente, porque o que se espera de um curso de Matemática é que forme matemáticos e não pedagogos com um e outro conhecimento em matemática.
A maior parte das disciplinas de pedagogia serve apenas para alinhar o futuro professor às ideologias e práticas que sustentam o sistema educacional esquerdopata.
Planejando-me pra deixar a sala de aula. Com fé em Deus, conseguirei.
Não vejo a hora de sair do Estado e prefeitura também não está fácil, não é só o aluno, são os responsáveis e os colegas inimigos de trabalho
Fui professora de 2006 até 2022, larguei o concurso para abrir uma doceria. A profissão de professor está muito insalubre, cada dia pior.
Muito obrigada mesmo por ter mostrado, no final do vídeo, como a gente consegue, cada um, tentar combater essa realidade super cruel que foi PLANEJADA para a gente sofrer em massa!
O apagão começou! Nem quem ta na profissao aguenta mais
É verdade. É cada vez mais difícil, infelizmente.
Cada dia pior, estou saindo dessa vida em breve.
Verdade! Muitas cobranças, salários ridículos, grosseria e gritaria, precarização das condições de trabalho, humilhações e falta de apoio, de prestígio e de valorização social, assédios e constrangimentos incessantes, jornadas de trabalho extenuantes e sobrecarga de tudo. Infelizmente, ser professor se tornou um fardo e estamos adoecendo a cada dia com toda essa situação...
Eu sou professora de matemática estou me preparando pra sair da área, infelizmente vai ser isso mesmo.
Verdade pra ser humilhação e salário mal remuneração é falta de parceria entre alunos e professores dentre outros
Verdade, realmente o professor brasileiro é solitário na sua profissão, atualmente.
É realmente impressionante que como no Brasil nós sempre somos os piores em tudo!!
Se analisar de outra perspectiva, o Brasil nosso país e seus políticos são excelentes... Em ser os piores em muitas área e nichos diferentes. Então o Brasil é muito mais muito bom em ser péssimo na criação de sociedades e na sua própria autogestão.
Somos os melhores em cobrar impostos👍🏿
Acho ótimo! Quem sabe assim seremos valorizados!
Senti-me representada nos 30 anos que leciono...piorou demais estar em sala de aula infelizmente.
As escolinhas aqui no meu bairro, e so Corolla dos professores no estacionamento.
Excelente vídeo, super completo! 👏👏👏👏👏
Esse é o meu terceiro ano na educação e ja estou me planejando pra abandonar essa profissão.
Nossa Heitor....que AULA.
Como professor de matemática, eu gosto muito de ensinar matemática financeira💵
Valeu, mestre!
Concluir os estudos pelo enceeja graças aos seus vídeos, gratidão VC é um excelente profissional 👏🥰
Não é só para licenciaturas. A evasão é grande em muitas áreas, mesmo nas publicas
é estranho porque achar um primeiro emprego como professor da rede privada é muito difícil.. e os concursos são muito concorridos, então, acho que não terá um apagão tão cedo.
Papo furado. Está faltando alunos para o tanto de professores que estão disponíveis.
@@thiagodumont4089 não entendi. ficou confuso seu comentário.
@@aGirafa Não tem demanda para empregar os professores disponíveis. Em 20 anos metade das escolas será fechadas por falta de alunos.
Na verdade, tem três informações importantes a serem observadas:
1 - quem se forma coloca currículo em escola privada mas as escolas privadas boas, pagam bem pra manter o bom professor, então , não tem vaga. Às vezes, essas escolas tem poucas aulas sobrando aí como pagam por hora, muitas vezes, não compensa se prender e pegar. Aí quem pode se interessar é um professor recém formado ou alguém que pega para completar carga horária... Porque as escolas não pagam tão bem assim.
2 - Concurso tem sempre, mas nem sempre preenche as vagas, porque como a formação é ruim, muitos não passam. Não preenche as vagas. Aí continuam faltando professor formado e qualificado nas escolas e essas vagas são ocupadas por contratados que podem ou não ser formados na área.
3 - muitos não conseguem emprego na sua área e pegam algumas aulas até achar algo na área ou algo melhor. Como não são formados na área, ganham pior ainda do que quem tem formação.
@@julianacosta3524 faltou falar uma verdade: não tem demanda para a quantidade de professores disponíveis no mercado.
Este vídeo é perfeito.
Que belo vídeo. Uma análise responsável e coerente.
Sou professor de uma universidade pública e os cursos de licenciatura estão esvaziados, mesmo sendo muito fácil entrar. Não conheço nenhum colega ganhando 60 mil na folha, mas eu até queria. O governador da Paraíba prometeu concurso para 2 mil vagas, mas ainda não saiu o edital.
Pois é. Aqui no RJ tamb é só promessa, no ES tamb o Estado está para abrir concurso, mas nunca sai edital ...
Tópico muito importante e que pode ter efeitos impactantes num futuro próximo! Já subscrevi! 👍
Muito obrigado!
Q conteúdo maravilhoso prof,VC é incrível colocando tudo em pratos limpos, parabéns pelo conteúdo 👏👏
Excelente vídeo! Bem pontuado!
Demorou para acabar, a vontade de tentar acabar com o professor nunca acabará
Não sou da área da educação, mas ainda hoje, aos 31 anos, tenho vontade de ser professor. É muito bom ouvir alguém veterano da área falando com tanta lucidez e pé no chão, sem militar por um lado nem romantizar pelo outro, apenas explicando aquilo que É. Me compadeço totalmente por suas palavras e clamores, professor e, se me permite ensaiar algumas palavras, acredito que ser professor é estar investido de uma função sacerdotal (para os que crêem em Deus), pois o simples ato de ensinar, transmitir e lançar luz onde há obscuridade. Trazer entendimento é algo realmente divino, sem querer romantizar nem nada. Devo muito a minha forma de pensar hoje a um velho professor de matemática que tive há 17 anos atrás, cujas palavras duras durante as aulas, na época, me ensinaram a ser gente e até hoje ressoam na minha memória. Um grande abraço e obrigado por seu tão importante trabalho!
Só pra ratificar: sou professor a 20 anos e o vídeo está perfeito!!!
Pergunta óbvia esperando resposta óbvia
Sim, eu acredito,
Professor contratado do município aqui no Ceará, onde moro, fica em torno de mil reais por 100 horas de aula. 2000 por 200 horas. Menos 10% por conta de imposto. O salário fica em torno de 1800 reais por 200 horas de aula.
Professor Heitor vc me faz refletir como foi que a gestão da escola que eu trabalho me tirou da sala de aula.
Minha desmotivação para ensinar ia ocorrendo em todos os dias que os alunos procuravam me desafiar e o diretor nataralizava tal comportamento deles . Mas o maior erro do diretor contra a mim é que ele levava uma questão particular- antes dele ser nomeado no cargo nós tínhamos divergência enquanto éramos colegas Assim eu me cancei e tive que ser readaptado e ficar na biblioteca.
Eu tenho vontade de ser professor
Tenho 2 alunos do 1º ano Ensino Médio que querem fazer Letras e dar aulas. Persista na sua vontade! =)
Eu sou professora (formada em Letras) e amo demais ❤
Continuação
Eu trabalho na rede municipal de Pernambuco no ensino fundamental lllV agora na biblioteca
Acho kao, pois todo concurso a concorrência é altíssima.
Faltar professor não é realista. Basta olhar a qt de candidatos nos concursos públicos 😂
O último que eu entrei do estado, secba/22, quase cem mil inscritos.
Mas bem que eu queria que isso acontecesse. Só assim, a educação ganharia holofotes.
Isto está ocorrendo não apenas no Brasil, mas também na Alemanha, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Estava pensando em cursar Pedagogia, mas ainda estou em dúvida.😕
Siga o teu sonho, mas veja a realidade também. Independentemente da sua escolha, faça sempre o seu melhor. E sobre a questão dos professores, infelizmente está assim em quase todo o mundo.
Pule fora!
Não curse.
Por causa da Inteligência Artificial, EAD e por causa da baixa taxa de fecundidade a demanda de professores no futuro será menor. Ou seja, o jovem de hoje não é estúpido. Ao invés dele ficar 4 anos fazendo uma faculdade que será muito afetada pelas novas tecnologias e mudanças sociais que estão vindo, é óbvio que ele vai escolher Ciências da Computação, Medicina ou estudar inglês para ir embora do Brasil. 🤷
Não tem como comparar esses países com essa bosta aqui, nesses países pra ser professor tem que ter no mínimo um mestrado e o processo de seleção é rigoroso
Professor , já era, já foi, acabou, deixem todos somente pelo EAD
Sou professor em Duque d Caxias e essa já foi a prefeitura q pagava um dos salários mais altos no magistério do estado do RJ. Entretanto, em maio/2024, completou 8 anos q não temos um reajuste sequer nem calendário d pagamento. Nossa saúde mental está em frangalhos pq, além destas incertezas, enfrentamos pais, estudantes e colegas cada vez mais grosseiros, doents e violentos. Quem ainda quer se aventurar nessa carreira?! 😔
É muito papel para preencher muitas cobranças e perseguição dos políticos que acham que professor é folgado e ganha bem. Sem contar que os pais jogam a responsabilidade de educar seu filho nas costas do professor.
Hoje eu tenho 19 anos e até pretendo ser professor de computação, mas eu prefiro construir uma carreira em outra profissão da T.I. pra não ter que depender do salário de professor. Quando estiver mais estável, aí sim começo a pensar em ir pra sala de aula. Melhor exercer a docência com dignidade pelo menos.
Perfeita a sua estratégia! Boa sorte na sua caminhada!
Um professor hoje além de ser valorizado pelos os governantes, são os alunos que não respeitam.
Uma das piores profissões do planeta!😢 Estou nessa até passar em algum outro concurso qualquer.
Infelizmente está bem difícil
E o MEC ainda dificulta criando mais regras pras pessoas que querem estudar mas trabalham.
A maioria que passa nos concursos são pessoas com mais de 40 anos ,que tem dois vínculos, e não tem jovens com sanidade mental querendo ser professor.
A precarização da carreira docente virá acompanhada da desqualificação técnica e desmoralização social dos candidatos à função. Sempre haverá quem não tenha alternativa melhor. Ainda mais em tempos de formação EAD a baixo custo e pouco empenho. Quem é o filho de classe média bem formado que desejará uma relação de trabalho precária, insalubre e socialmente desrespeitada?
Piso salarial de 5.000,00
Entra 7:00 sai as 9:00
Talvez, na faculdade ou universidade.....
MENTIRA! 20 candidatos por vaga em MG no ultimo concurso!
Aqui no RJ é mais de 200 candidatos por vaga dependendo da área 😂. Quando dá 100 eu fico feliz
Concurso é diferente. Concurso é estabilidade por toda a vida. Muitos concorrentes e poucas vagas. O que ele está falando é muito local para dar aula,mas poucos professores.
Vivi 33 anos na Educação Meu conselho: SAIA ENQTO HA TEMPO em um piscar de olhos vc tera mais de 45 anos e queimado no mercado de trabalho tendo que ficar no manicômio chamado escola CAIA FORA
Graças a Deus eu saí!!! 🙏 Fiquei 3 anos e alguns meses esfera municipal. Misericórdia 😢 lamentável
Se alguém tivesse me dito antes
Desrespeito de docentes mais novos com os mais velhos
E o salário ó 🤏!
Estou na rede pública desde 2002 e posso falar que nunca vi um aumento do número de novos professores tão grande nos últimos 3 anos. Tenho milhares de colegas com anos de experiência desempregados.
Dia 17/11/24 fiz um concurso para professor e a Concorrência estava grande 163/1 😂😂😂😂 ou seja,a maior fake news de 2024
E a unica profissão que leva servico para casa , alem dos grupos de whats dos pais que ate no domingo manda mensagens, misericórdia ne !!!
Estou cursando pedagogia mas quero fazer psicopedagogia e educacao inclusiva pois quero ter consultorio ,dar aula é um atentado a sanidade mental
Estudo numa federal, fiz algumas disciplinas de licenciatura como disciplina livre, e não se ensina mais a ensinar, se ensina ideologias progressistas e enaltecimento do comunismo e de Karl Marx, além de um monte de discussões sobre como dar aula que não são aplicáveis na prática.
Eu já não quero. Pais e alunos sem educação e respeito. Excesso de alunos e documentos, sem tempo para planejar ou preencher a papelada, sem reconhecimento...
Faltou falar que em prefeituras é uma verdadeira máfia. Quem não é do lado do prefeito é perseguido por causa de política. Uma verdadeira sujeira!
Trabalhar no mercado.
Entra 7:00 sai as 8:00 ou 9:00 da noite, para ganhar um salário mínimo.
De segunda a domingo ate 12:00
Sem professor, o Estado desaparece. Duvida?
Na Finlândia, a profissão de professor é uma das mais valorizadas no mundo tanto financeiramente quanto no respeito. E vendo alguns vídeos de depoimentos de lá, percebi que os alunos aprendem mais com a prática, possui recursos e é incentivado muito a Arte, e o conhecimento das culturas de outros países e isso faz a diferença.
Não podemos comparar... mas podemos pegar os exemplos que deram certo nesse país.
O próprio governo brasileiro contribui para a desvalorização dos professores... "e quanto menos investimento e fazer pessoas pensantes, melhor."
Digo isso, pois estou algum tempo em sala de aula. E iniciei em escola recentemente.
Esquece a Finlandia, esse pais não é nada na fila do pão. Temos que pensar a nossa realidade.
MEU RESPEITO AOS PROFESSORES! Sucatearam a educação pq vivemos num país da cultura da imbecilidade.... educação é negligênciada ... desde o desrespeito aos professores c salários miseráveis, poucos recursos e uma clientela de alunos sem família, marginais travestidos de alunos ! ... professor virou subemprego!!! Ninguém quer ... ! Oq isso vai trazer ? Um país fracassado , c alunos emburrecidos , pobres e alienados da própria condição! Perdemos todos ...
Eu tenho 33 anos e sou professora desde os 18 pq no RJ ainda existe o Magistério de nível médio e eu fiz. Depois fiz Letras e Pedagogia. Em 2021 eu quase desisti, estava na época exercendo apenas a parte de Letras, tava farta de ficar pulando de escola em escola pra ganhar micharia em cada e lidar com o desinteresse dos alunos. Acabei tendo uma oportunidade como Pedagoga na Educação Infantil, trabalho 40 horas em uma única escola em que ganho bem, foi uma mudança de ares fundamental, mas quero chegar aos 40 na parte Diretiva lidando com burocracias
Eu sou professora de atividades no DF, concursada. Quanto vcs tem ganhado no RJ?
@@allinemorays8248 olha, depende do município. Estado do rio o processo seletivo desse ano tava pagando coisa de 2 a 2600, dependia da carga horária. A cidade que eu moro paga o piso certinho cada centavo, a cidade que eu trabalho paga o valor do piso 40 horas pra 25, que é meu caso. A cidade do Rio paga uns 5900 +- pra 40 horas, Niterói paga um pouco acima do piso, coisa de 100 reais a mais, Itaboraí paga bem menos que o piso. Nova Iguaçu no último concurso veio oferecendo o piso, contrato de Magé tava pagando salário mínimo pra 25h, depende muito
Esta sendo a melhor profissão.
Ganham muinto e não fazem nada.
( os concursados).
Já os da rede particular, esses sim eu admiro.
É a mamata que ninguém quer, certo? Não conheço um professor da rede de ensino básico que "ganha muito e não faz nada". Infelizmente, em geral, quem diz esse tipo de bobagem não tem a menor ideia de como é a realidade dos professores da rede pública deste país. A minha admiração recebe todo trabalhador, em especial os professores (de qualquer rede, de qualquer nível de ensino)
@@EderMat
E o concurso + disputado
@@diegogoncalvesdesousa3484 e qual a relação dessa afirmação com a anterior?
@@EderMat
Vc disse que ninguém quer.
Mas é o concurso + disputado.
A minha cunhada e meu sobrinho, estão terminando o magistério.
Está sendo a melhor profissão, ganha muinto e trabalha pouco.
@@diegogoncalvesdesousa3484 isso mesmo. O rapaz do vídeo está reclamando exatamente disso, ele ganha muito e não trabalha. Você está coberto de razão.
MANO QUE PROFESSORA É ESSE DE GANHA 5MIL CONTOS EM ESCOLA PUBLICA COM 20HRS? Tu tem que trabalhar no minimo 60horas pra ganhar isso. E OLHE LA!
Pois é! Quem vive a realidade sabe muito bem como que é na verdade.
Eu acho que é uma professora que vende cursos na internet. tipo a Flavia Rita, a maluca de gramática.
Um professor concursado aqui no MS recebe 5 mil por 20h.
Eu ganho mais .
@@andremoura7882 no Ms sim mesmo, aqui no MT 5 mil é 30h
Isso e conversa fiada...em qualquer concurso para professor sao milhres de inscritos, antigamente a coisa mais facil era ser profesor da rede publica agora vai ver a concorrencia.
Resposta: o ambiente das escolas públicas beira o infernal e o salário não compensa para aguentar tais locais. Ou seja, no Brasil, muitas pessoas conectam quase que automaticamente a profissão com o contexto das escolas públicas. Falando nelas, eu acho que nem deveriam ser chamadas assim. Na atualidade se parecem mais com creches por conta da maldita progressão continuada. Os alunos bons e ruins passam do mesmo jeito, com o agravante de que os alunos ruins prejudicam os bons. As escolas, no caso, representam a porcaria que é comunismo na prática. Não há meritocracia e a injustiça impera. Ah, a mentira também impera, já que muitos alunos nota "0", "1" e "2" tiram nota "5" por causa de professores comparsas ao sistema esquerdopata. A situação só irá mudar quando começarem a reprovar e a expulsar os maus alunos.
Sou contra licenciaturas, isso só existe aqui no Brasil. Essa divisão entre bacharelado e licenciatura é algo que só existe aqui no Brasil.
Faço licenciatura dupla matemática e física ao mesmo tempo, como se fosse um único curso.
Nao gosto da estrutura das licenciaturas aqui no Brasil. O grande problema das licenciaturas aqui no Brasil é que, geralmente, elas dão muito foco e peso as disciplinas de formação pedagógica e as disciplinas específicas do curso propriamente dito ficam em segundo plano.
Vai do 8 ao 80 e deste ao 8. Disciplina de formação pedagógica junto com disciplina da matemática propriamente dita. Um exemplo, tô estudando a disciplina de matemática junto com uma disciplina pedagógica, mais voltada a área de humanas e que não tem nada a ver com cálculo, isso quebra todo o meu ritmo mental.
É a estrutura da grade. Se estudasse primeiro só as disciplinas do curso propriamente dito e somente depois as disciplinas de formação pedagógica, seria um modelo de grade mais adequado, assim, os alunos poderiam se dedicar, num primeiro momento, somente as disciplinas do curso propriamente dito e, num segundo momento, as disciplinas de formação pedagógica. Assim, os alunos poderiam ter uma dedicação mais contundente nas disciplinas específicas do curso mesmo, propriamente, dito.
As licenciaturas aqui no Brasil pecam gravemente, ao darem maior e demasiada ênfase e peso as disciplinas de formação pedagógica em total detrimento das disciplinas de formação específica do curso, propriamente, dito. As licenciaturas aqui no Brasil tem esse defeito. Tá formando o matemático com habilidades em ensino ou tá formando o educador com um e outro conhecimento em matemática?
Na Europa, em específico em Portugal, é diferente, enquanto aqui a preocupação é em formar o educador, lá a preocupação é em formar o matemático. O que se vai fazer após se formar com o conhecimento adquirido é uma questão pessoal da pessoa, se ela vai dar aulas ou se vai pra pesquisa ou se vai fazer qualquer outra coisa. Independente do que o formando vai ser na vida, as disciplinas de formação profissional têm que ter a primazia e não as de cunho pedagógico, obviamente, porque o que se espera de um curso de Matemática é que forme matemáticos e não pedagogos com um e outro conhecimento em matemática.
Falou besteira. Existe licenciatura em Portugal.
A maior parte das disciplinas de pedagogia serve apenas para alinhar o futuro professor às ideologias e práticas que sustentam o sistema educacional esquerdopata.
Ser professor é uma bosta
Pedagogia? As professoras, maioria mulheres, não passam reeducação alimentar, comem bolos de açúcar e farinha branca, refrigerante e salsichas
Trabalhar em mais de uma escola? Porque aceitam....