Comecei pedagogia e ja no primeiro semestre entrei para estagiar na prefeitura de sp, e ja repenso sobre tudo isso falado aqui nos comentários...isso pq os professores que trabalham comigo falam que há escolas que a situação é pior😢
Problema principal da educação....... ninguém toca na ferida....2 problemas principais.....PROFESSOR NÃO TEM QUE ESUCAR (FUNÇÃO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO É A FAMÍLIA).....que leva o segundo problema..... NÃO EXISTEM MAIS FAMÍLIAS COMO ANTIGAMENTE.....
Eu estou desistindo, trabalho em um ambiente abusivo, sao inumeros assedios , seja da gestão, seja dos alunos, da secretaria da educação, dos pais .....em fim , esta um pesadelo!!!!!!
Essa máfia de diretores comissionados tinha que acabar! Esses sanguessugas massacram os professores se for preciso para se manter no cargo! Tinha que ser por "mérito" e qualificação prova interna!!!! E não porque lambeu o saco de políticos
Passei por cada uma na sala de aula que até Deus duvida. 1- Alunos que ficavam o dia inteiro no celular, desrespeitosos, mal educados, preguiçosos. 2- O Barulho era insurdecedor, gritaria no pátio, sala, o desinteresse era total, dormiam na sala de aula. 3- Alunos fracos sem base nenhuma. Tanto Intelectual como aquela educação vinda do berço que não existia. 4- Pais omissos que apenas queriam um lugar para deixarem seus filhos e assim ficarem livres deles. Obs: Quem puder largue essa profissão o quanto antes, a vida é muito curta para vivermos em uma profissão que a maioria das pessoas não dão o mínimo valor.
Se for continuar então faça mestrado e doutorado e siga pra lecionar nas faculdades e universidades, pois a educação fundamental está insuportável!! É desumano como os professores são tratados pelo governo, pelas secretárias da educação, pelos alunos e pela sociedade, todo peso e responsabilidade são lançados em cima dos professores!
Sou prof. há pouco tempo. No ano passado percebi muitas coisas difíceis de lidar. No meu caso, a falta de respeito dos alunos, uso incorreto das tecnologias (ChatGPT que o diga), as inúmeras oportunidades que um aluno recebe (mesmo ele deixando evidente que não quer nada da vida), falta de tempo para planejamento e acúmulo de trabalho, foram os motivos que quase me fizeram parar. Lidar com pessoas, na verdade, tem sido uma tarefa cada dia mais desafiadora. Fala-se muito sobre empatia mas é o que menos se vê.
A educação brasileira está falida. Não temos valor Somos tratados como animais. Os alunos não respeitam os professores É um caos A sala dos professores está lotada de fofoqueiros e caluniadores. Os professores brigam entre si. Não se respeitam. É uma desgraça Em breve vou largar esse concurso de merda
PROFESSORES PREJUDICANDO PROFESDORES TUDO COM MENTALIDADE ATRASADA. QUANDO VEJO UM PROFESSOR NA RUA PASSO.POR OUTRO LADO ! PEGUEI RANÇO . AS ESCOLAS SO TEM ASSEDIO MORAL
Noossa. Ser professor é difícil. Sistema educacional nacional, pais ausentes, tecnologia atravessada, na escola particular que te explora e coordenação que te sabota... Enfim... eu deixei a educação por causa do panorama geral que era e é péssimo. Ainda mais que em 1998 houve a tal de progressão continuada da secretária de educação de SP Rose Nebauer. Um tiro no pé dos professores. Podem pesquisar. Me esforcei tanto para ministrar aulas e somente tive decepções... triste mesmo. Os alunos não respeitam os professores e os pais não ajudam. Não vejo solução.
Completei 5 anos de carreira na educação, sendo dois como professor efetivo. Já pensei em desistir muitas vezes. Comecei a cursar outro curso superior, mas tive que tranca-lo no momento. Ainda não tenho uma escolha acertada, todavia entendi que não consigo trabalhar mais que um turno. Esse ano ainda estou com os dois horários, porém já decidido em ficar apenas um turno no próximo ano. As demandas são imensas. Quanto mais turmas você tive, fica pior. Meu ideal é ir para a escola, dar minhas aulas de 7h as 11h e voltar pra casa. O salário diminui, mas tempo e saúde (mental e física) contam mais, né? Meu conselho pra quem quer investir na carreira docente (educação básica): trabalhe meio período. Faça um concurso que paga razoável por 30h e vá viver também!
Não aconselho ninguém a seguir a carreira docente, sobretudo se a pessoa mora no Rio de Janeiro. Não consigo ver muita solução para quem está no dia a dia em sala de aula. Você visualiza de tudo: falta de respeito, falta de reursos, falta de apoio de todos (pais, alunos, lideranças educacionais), decisões ridículas que são tomadas por causa de questões políticas, etc.
Eu simplesmente mudei de profissão. Não é só no rio não, e olha que o rio é um estado que nem se compara com qualquer do nordeste. Eu sou da Bahia, e afirmo, situação ainda mais calamitosa, simplesmente Lamentável.
@@laelevideosofc, entrei como efetiva do Estado da Bahia do concurso secba/22. Mas compartilho do seu pensamento. Os alunos não têm o mínimo de interesse em estudar. Um absurdo! Desrespeito, bulling com o professor, palavrões em sala de aula, exigências para cumprir tabela. É mais importante o que está escrito do que ,de fato, o que se ensina e para quem se ensina. Eu estou deprimida com essa realidade, mas eu amo ensinar e, por enquanto, ainda não encontrei algo melhor. Moro sozinha e a coisa aqui no interior é difícil. Falta de trabalho...vou continuar com a permissão de Jeová Deus. Boa sorte para quem continuar e sucesso em sua nova vida.😊
O instituto brasileiro de geografia e estatística prevê que a partir de 2028 o Rio de janeiro vai ter mais morte de idoso 👴🏻👵🏻 do que nascimento... Tudo tem um jeito 🙏🏻
A solução que encontrei pra mim, foi atribuir o mínimo que permitem, se pudesse atribuiria menos ainda, pois consigo viver com ainda menos juntando com o dinheiro da minha namorada e dividindo as contas. Quanto menos trabalho, consequentemente menos doente fico. Também não dou mais importância para o que os pais dizem, se tiver que responder algum deles eu respondo e por fim não levo serviço pra casa, até correção de provas, elaboração de atividades ... faço tudo durante período de aula. Eu já tive outras profissões que para mim eram ainda mais estressantes, tinham menos flexibilidade que a de professor, então não acho de todo ruim minha profissão.
@@jonathanv.hoffmann3089 a sim é complicado, no atual momento pra mim a turma bagunceira é a melhor no quesito de se envolverem a sala é um caos, mas eles ficam ali tentando fazer atividades na lousa e trocam ideia entre si. Já as outras turmas que tenho, tem uma específico que só faço corpo presente até os pais querem me tirar dali, chega reunião vem um atrás do outro me atacando, mas eu quero que se foda e é a turma mais quieta, mas por não fazerem nada mesmo e o último ano esse atual esta sendo o pior que peguei na vida, mas eles são malandros então pelo menos não preciso ter o trabalho de fazer recuperação. Eu evito ao máximo aplicar provas escritas, para mim pelo menos é um dos piores modos de avaliar, só faço porque instituição cobra, mas prefiro cobrar toda semana que façam as coisas e avalio toda semana no fim fazendo média aritmética tipo passando listas e dando nota de apostila, mas atividades que peço para fazerem. Quanto mais trabalho eles tem, maiores são as reclamações de pais. Na minha vivência de professor os pais são a pior parte nem são os alunos, eu sinto que minoria deles cobram os filhos e acompanham eles, parecem até que só jogam os filhos no mundo e essa parte de educar é falha.
Estou começando no caminho docente, mas sou muito clara com quem me pergunta: é um degrau para uma evolução de carreira, só pra pegar experiência, jamais consideraria passar a vida nessa profissão, inclusive já tenho outra formação e desejo aliar as duas e sair do ensino básico.
Em outubro deste ano, faço 12 anos de docência. Durante esse período, aguentei ficar apenas 4 anos contínuos (mais ou menos) em sala de aula (se puder considerar os 2 do auge da pandemia 😅). Já passei duas vezes pela coordenação e retornei à sala agora, no início do ano. Para mim, não tem sido fácil. Tenho tirado forças nem sei de onde.
Meu amigo dava aulas de física e se formou em uma federal depois de 3 anos dando aulas ele desistiu foi para uma empresa e ganha o dobro hoje disse que se possível nao voltará mais a dar aula... 🤷🏻♂️ "Muita falta de reconhecimento" disse meu amigo.
Toda época de eleição falam que vão melhorar a educação e nada disso acontece. Tenho 38 anos, na escola que estudei o ensino já era ruim, mas ainda respeitavamos o professor e tinha hino nacional até a 3ª série, depois acabou. Educação física tinha até a 8ª série, deu 1º grau não tinha mais. Na época, já não tinha aula de física e química direito. Tinha uma época que já tinha aulas de ciência sociais, prevenção de DST e AIDs só isso. Já viamos a garotada fazendo sexo na escola e praticar furtos. A competição na escola era de quem tinha as melhores coisas que os pais davam. Depois que sai da escola fui enfrentar o mercado de trabalho, não sabiamos o motivo dos entrevistadores mandarem falar a palavra problema, realização de testes de raciocínio lógico e dinâmicas em grupos. Não passavamos, pois tinhamos que descobrir o motivo e estudar de novo. A escola pública não ensina o que é realmente importante para nossa vida. Somos influenciados facilmente a desrespeitar professores e até mesmo nossos país, eles, coitados, enquanto passa o dia inteiro trabalhando fora para trazer a comida pra dentro de casa, seus filhos são educados pela TV, hoje é pela internet. Tudo está relacionado, a pobreza, pais tem que trabalhar mais deixando os filhos com outros, forte influência da mídia controlada pelo governo através de verbas públicas, cultura e educação ensinando libertinagem e inversão de valores. Destruíram o potencial de inteligência dos alunos.
Eu, como professor, percebo que a escola não faz sentido para alunos e pais, então mudaria algumas coisas para melhorar a situação: 1 - Diminuiria em muito os conteúdos de todas as matérias e ensinaria somente o necessário. Como nos EUA, focaria em coisas brasileiras e nada de Geografia da Asia ou história dos povos Tuaregs do Saara. 2 - Tornaria facultativo o ensino médio como nos EUA e liberaria os adolescentes para trabalhar e fazer um curso técnico, já que eles não se dedicam e fazem um ensino médio nulo. Somente até o 9º ano seria obrigatório e deixaria o ensino médio somente de noite. 3 - Disciplinas como Educação Física e Artes seriam facultativas e funcionariam no período contrario. Artes somente até o 6º ano, sendo depois substituido por Geometria/desenho geométrico pois os profs de matemática não dão conta do conteúdo e seria mais útil acho. 4 - Por fim, estudaria punições aos pais que não participassem da educação dos filhos e melhoraria as condições escolares como salários e equipamentos. De início eu faria isso se eu mandasse rsrs na Educação. O que acham??Alguém concorda? kkk
@@livros_do_ozse não mudasse para esse tipo de sociedade, melhoria a carga imposta aos professores. Concordo com algumas alíneas supracitadas pelo colega.@mylos
Concordo com você desde que os profissionais de arte fossem realocados para o contraturno. Eu tenho perfil para trabalhar com oficinas, mas estou no ensino curricular e concordo que tem muita coisa no currículo totalmente desnecessária!
3 месяца назад+4
Ainda bem que você não manda na educação. Educação física e Artes são duas disciplinas importantíssimas, passando da hora das pessoas terem essa consciência, afinal, além de serem áreas de conhecimento, formam cidadãos que podem ir para várias áreas de trabalho onde vai ser importante o conhecimento, e, se não, ainda assim você leva isso pra vida toda. Se os próprios professores tem essa visão, o negócio tá feio mesmo.
3 месяца назад
Sobre as punições aos pais... Nem sei o que dizer. Primeiro que, ao aluno desinteressado e aos pais relapsos, a "punição" já será garantida pela vida. A vida e a sociedade já tratam de punir quem não se enquadra nas normas. Particularmente eu sou contra reprovação de aluno, pelo mesmo motivo, a vida trata de reprovar os indivíduos. Se eu estiver dentro de uma sala de aula, de escola pública, em periferia, eu não preciso estar em cada casa para saber que a realidade das crianças e adolescentes é difícil. As maiores vítimas da sociedade desigual em que vivemos são as crianças e adolescentes. Se eu conseguir contribuir para o conhecimento de um aluno que for, algo que vá proporcionar alguma coisa boa, eu já me sinto vitoriosa. Sem professores, a sociedade vai de mal a muito pior. Se alguém tem vocação para professor, busque se preparar e se manter forte. Caso contrário, faça o favor de deixar a carreira. Todas as profissões são difíceis e duras para quem não tem vocação. Médicos, advogados, engenheiros, se for perguntar, todos terão histórias pesadas e tristes para contar.
Adoeci mentalmente quando fui para a rede federal de educação. Como a possibilidade de mobilidade é extremamente baixa, acabamos definhando no local de trabalho. E o Governo Federal não está nem aí para os servidores.
Bom , vou contar um pouco da minha experiência. Tenho 29 anos e Sou professor de matemática de uma escola publica da minha cidade, sou concursado ha 3 meses e dou aula para alunos do 9 ano de tempo integral, tenho 20h semanais, sendo 13h de sala e 7h na sala dos professores planejando, ganho 3k mensais por essas aulas. Durante esses 3 meses de aula me sinto desmotivado, cansado e querendo abandonar a profissão. Me sinto muito desrespeitado por parte dos alunos, e também sinto q eles não tem interesse algum na disciplina, como se eu estivesse remando contra a corrente . Penso q ainda sou novo e q consigo passar em outro concurso q não seja professor. Já fiz 8 concurso e passei em 5, Sendo destes para professor. No entanto tenho medo de não conseguir passar Para outras profissões, mas uma coisa é certa, não quero ser professor e a qualquer momento peço para ser Exonerado , pois não quero parar 30 anos lidando com adolescentes mal criados
@@motovlogolavolute muito Olavo. Estou há 8 anos. Entre estágio, 5 anos de contratada e agora passei num concurso. 😢 1 mês. Estou repensando! Lute para não adoecer. Seja felizzzzzz
Amigo, você vai conseguir outra profissão. Acho que o mais difícil para nós é admitir que não dá mais, que a função está destruindo, literalmente, nossas vidas. O que complica é o julgamento da sociedade, dos amigos e colegas de profissão, da família, cônjuge etc: que não entendem a nossa situação. Minimizam ou ridicularizam nosso sofrimento. Enfim, toda a sociedade inflige em nós sentimento de culpa por abandonar esta profissão. Se realizarmos os sacrifícios necessários e, principalmente, o mais importante de tudo, reconhecermos que já basta, que é hora de traçarmos novos horizontes: conseguiremos nos libertar.
É difícil atualmente esperar pais participativos quando o que podemos observar atualmente é: pais infantilizados diante uso excessivo das redes sociais. Estão mais preocupados em postar alguma coisa no Instagram à assumir alguma responsabilidade na educação dos filhos. Estou fazendo uma pesquisa sobre o "adoecimento psíquico entre os docentes" e os dados são alarmantes.
Escolhi pedagogia pq sempre gostei de criança mas percebo q n é pra mim, estou no 2° semestre e consegui um estagio remunerado numa creche particular, e ja me arrependi. As crianças são mal educadas, n respeitam as professoras, ficam respondendo, gostam de bater, de brigar, de empurrar, de tudo e mais um pouco...não querem me obedecer, n tenho credibilidade nenhuma e ja estou super decepcionada, entrei como estagiária e ja querem me colocar para dar aula para as crianças, n me ensinaram nada eu tenho q me virar nos 30 e ta super desgastante, ja to sendo super cobrada em tudo, e querem q eu aprenda a fazer planejamento, atividades e tudo mais o quanto antes, nem tenho mais raciocínio e concentração pra estudar, pq é a tarde toda gritos e choro, estou dando o meu melhor mas percebo q lá eu sou faz tudo de todo mundo, sério q arrependimento!
@@S_T98 que triste isso. Esse sistema de estágio também acaba com a pessoa, tipo a escola já vê estagiário como uma mão de obra barata. Na prática do professor é bem assim mesmo, muita cobrança e pouca parceria. Você vai seguindo um rumo sem nem saber se está certo, às vezes teria um atalho, mas quase ninguém compartilha as informações.
Não sei se vai querer ler meu conselho, mas posso te dizer que quando estiver na função e responsabilidade de uma professora esse sentimento será ainda pior. Quando eu era estagiária eu tinha menos estresse. Você já viu como é o mini hospício chamado escola, as coisas não melhoraram desde que me formei há 10 anos. Lá atrás eu já observava isso e tentava entender por que ninguém fazia nada, por que nada mudava. Hoje eu sei o porquê. Então te digo com todas as letras que NÃO vale a pena. Eu quase não dou conselhos, mas sobre isso eu faço questão de dar.
@@CarreiraDocenteUniverso Eu imagino mesmo, ainda estou engatinhando nesse ramo mas já sinto na pele o trampo q é, já tô com uma turma do maternal porém tá sendo desgastante demais elas n me obedecem de jeito nenhum, é tanta coisa q faz a gente desanimar q n cabe falar aqui, talvez eu me ache em outra área mesmo!
@@S_T98 Eles não obedecem mesmo. Eles falam "não" na sua cara nessa idade. As crianças de 2 anos do berçário já estão também agressivas, briguentas. Sabemos que as crianças nessas etapas não têm habilidades de controle emocional suficientes, mas o que percebo é que tais comportamentos são frutos de falta de educação familiar mesmo, sem limites, exemplos. Aí é o professor que tem que ficar a cada 1 minuto resolvendo e orientando. Além disso, na maioria das vezes, essas crianças ficam o dia inteiro nesse ambiente escolar cheio de gente, ruidoso, mecânico, e isso é extremamente estressante para eles também. Ainda você irá perceber que ao passo que a família jogou tudo nas costas da escola (porque a escola foi abrindo as pernas e se colocando como o supra sumo da transformação social...aff), essa mesma família vai te crucificar se você questionar, educar, orientar com seriedade a criança. Só digo uma coisa: hoje não permito que ninguém me desrespeite na minha função. Nem gestão, nem família. Se alguém achar que vai me tratar com desrespeito e eu vou baixar a cabeça, está enganado. Você nota que virou moda ir falar igual cavalo com o professor, dando coices, alterando o tom de voz, eles chegam e agem como se estivessem falando com um pedaço de cocô no caminho, como quem dá ordens aos serviçais, não falam com urbanidade e fazem drama por qualquer coisinha. Isso tem que parar. Nenhum outro profissional em sua função aceita isso como se fosse parte do trabalho, eu hein!
Nas creches, a realidade não muda muito, não... Cobrança e mais cobrança da gestão... Prédios caindo aos pedaços, e quando uma criança se machuca a professora é constrangida e culpada por tudo... Colegas desrespeitosos... É o segundo ano que dou aula será o último... Deus me livre... Vou estudar para fazer concurso para outras áreas, menos para educação... Desanimador 😢
Sei bem o que é isso. Do início ao fim da educação básica é esse caos. Estou torcendo para todos que desejam sair da função encontrar uma outra oportunidade e abandonar essa situação caótica e ridícula. Esse povo precisa se virar.
Entrei como efetiva do Estado da Bahia há três meses. Mas a situação é caótica e deprimente. Vc sai da faculdade um idealista e entra na escola como realista. É o que se pode fazer. Somos nós quem temos de nos adaptar à realidade que se nos apresenta. Para quem quer entrar como professor: rasgue seu diploma e busque outros caminhos para tentar ensinar alguma coisa. Boa sorte.
Sem cabimento isso. Escola em período integral é prisão, seja em qualquer etapa da educação básica. Passou meio período do dia já não se produz nada, não tem condições, é estresse, cansaço. Manter tudo sob controle já é difícil no período parcial, não tem como ficar tanto tempo dentro de uma escola, de uma sala de aula. Sempre fui contra isso. Vejo pais cobrando escola integral para os filhos achando que isso define educação de qualidade. Na verdade só serve para depositar pessoas. O professor fica preso, alunos presos, rendimento pífio, desordem. Eles estão de parabéns se a intenção é estragar a educação, a aprendizagem, estão fazendo m*&rda atrás de m&rda com primor!
@@CarreiraDocenteUniverso exatamente, e a bem da realidade é que muitos pais querem se ver livres dos filhos, então escola de período integral pra eles é ideal
O pior é que tiraram a autoridade do professor. Se o aluno tira nota baixa culpam o professor, se o aluno incomoda culpam o professor, se o aluno agride o professor nem suspensão ganha e no maximo chamam o pai e a mãe que geralmente nao dão bola e nem na escola vão. Reprovar um aluno que é o minimo para os alunos vaga.bundo.s tambem praticamente nao pode.
Eu sou Secretária Executiva e confesso que gosto muito, porém sou terceirizada, ganho em média 4 mil, porém saio de casa às 06;00 da manhã e só retorno às 20:00. Passei no concurso da Secretária de Educação do DF, professor concursado. Aqui o concurso paga 6 mil líquido . Eu só tenho experiência do estágio. Estou com bastante medo dessa mudança. Aqui posso dar aula até o 5° período. Porém, no DF vc só dar aula um turno, exemplo, 07:30 ao 12:30. Estou em dúvida. Meu Deus,
Olá! Não sei se minha opinião será relevante para você, mas vivendo o que eu vivi e presenciei EU não faria essa troca. Pense em uma carreira em que você possa se imaginar com condições de se aposentar nela sem adquirir problemas devido aos próprios problemas da profissão. Não acho uma troca que vale a pena essa que você está cogitando. Às vezes o salário parece que nos impede de confessar que a realidade para esse salário não compensa. Por isso eu digo que a questão do professor não é SÓ uma questão de valorização salarial, pois isso é mais fácil de resolver. Já dei aula para 4º ano, todas as etapas e te digo que, caso decida fazer essa mudança (o que eu não faria), crie uma força psicológica para lidar com coisas que até Deus duvida. O que eles fazem e chamam de ambiente escolar é patético. Vou parar por aqui para não ser considerada uma negativista.
O sistema educacional é falido, entra e sai politicos e só piora.Sou concursada e atuo na area há 7 anos e sério, a gente só sobrevive! Nao é muito diferente do mercado privado, assedio moral, puxacao de tapete, puxa saco, desvalorização da carreira, rebaixmento na carteira , desvio de funçao....entao trabalhador brasileiro infelizmente sobrevive!B
Passei 5 anos na licenciatura de uma federal, a formação de Ciências - Biologia foi excelente, já as matérias pedagógicas são completamente fora da realidade. Aquela baboseira inútil de Piaget, Vigotski, história da educação, gênero e sexualidade etc...pura perda de tempo. No estágio é que a gente vê que é perda de tempo.
Professores Bolsominions kkk Como assim gênero sexual é besteira??? Você vai trabalhar com seres humanos um público diversificado Vai lidar com LA ,com trans ,autismo etc .. É melhor mesmo você não entrar na Educação!
Quem educa são os pais. Professor ensina. Se o aluno chega na escola indisciplinado, ele precisa aprender que ele não está em casa e que o professor não é o pai dele. Portanto, a escola deveria impor os limites e não corroborar com a criação errada que os alunos estão recebendo em casa para não perder o dinheiro desse aluno.
Sou professora e também não aconselho nenhum jovem a ingressar nessa carreira. Falta de respeito total dos pais e alunos. Gestão arbitrária, ditadora e para piorar ainda mais esse governo atual deu plenos poderes aos diretores. Agora são os alunos que avaliam os professores, e os diretores mesmo que os professores tenham sido bem avaliados, ele pode dispensar os professores a seu bel prazer, indo parar numa fila de realocação. Se algum diretor simpatizar com o professor, ele vai para a escola dele trabalhar se não fica desempregado. Tá difícil.
Pior qu tudo isso, o governador na maioria das vezes, nu cá concordam com os pedidos para correção salarial e ameaçam com impagáveis multas. Não são valorizados.
8:20 Desculpe, mas você está falando de "escola", instituição de ensino, ou está falando de uma prisão, instituição disciplinar? Seu negócio é disciplina ou é ensino?
Oioi, obrigado pelo comentário. Não sei se entendi a sua questão, mas na minha opinião, não existe escola sem disciplina, não existe ensino sem regras e momentos de falar ou calar-se. Eu penso que para toda construção é necessário concentração para subir as estruturas com segurança e cuidado. Disciplina não é algo ruim, é Intrínseca a todo projeto, individual ou coletivo.
@@livros_do_oz Está bagunçado do jeito que está, porque não existe disciplina. Deve ser a exceção, uma escola brasileira que não esteja tomada pelo caos. Crianças e adolescentes desrespeitosos. Dar aula hoje em dia, é uma furada. Infelizmente tenho que dizer isso. Muitos professores chegam em suas casas sentindo-se humilhados diariamente. Você precisa implorar para ter atenção em sala de aula. E não adianta, você pode mudar a estratégia do jeito que for, aula invertida, usar jogos, filmes, do jeito que for, o desinteresse desses moleques é assustador.
@@linda76891 "Não existe ensino sem disciplina", "Está bagunçado do jeito que está, porque não existe disciplina"... "Aculturar é disciplinar os instintos selvagens", "criança é igual chantilly: só cresce batendo", "a natureza humana não permite..."... LENGALENGA CONSERVADORA. A disciplina necessária ao aprendizado NADA tem que ver com a disciplina castradora que vocês defendem. O que vocês não entenderam é que a instituição que nós chamamos de "escola" é uma instituição disciplinar e tem como finalidade DOCILIZAR os corpos e as almas. Se com isso se conseguir ensinar algo, é acidental.
Eu também desisti de ser professor. Há 4 anos desisti. Não me arrependo. Minha saúde mental precisava.
Comecei pedagogia e ja no primeiro semestre entrei para estagiar na prefeitura de sp, e ja repenso sobre tudo isso falado aqui nos comentários...isso pq os professores que trabalham comigo falam que há escolas que a situação é pior😢
Problema principal da educação....... ninguém toca na ferida....2 problemas principais.....PROFESSOR NÃO TEM QUE ESUCAR (FUNÇÃO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO É A FAMÍLIA).....que leva o segundo problema..... NÃO EXISTEM MAIS FAMÍLIAS COMO ANTIGAMENTE.....
Acho que a educação está da forma como quem realmente manda no país quer, uma educação que não conscientiza em nada e muito menos qualifica pra algo.
Importante NAO acumular cargo! Trabalhar APENAS meio periodo .Isso ajuda um pouco na preservaçao da sanidade e controle do estresse.
Concordo!
Pura verdade!!
Mais é a grana??? A gente se desgasta muito e ganha pouco. Complicado
A educação atual não é uma sombra do que já foi um dia. Não aconselho a ninguém ser professor
Eu estou desistindo, trabalho em um ambiente abusivo, sao inumeros assedios , seja da gestão, seja dos alunos, da secretaria da educação, dos pais .....em fim , esta um pesadelo!!!!!!
Infelizmente estou em uma situação bem parecida a sua. É desmotivador lecionar para alunos que te desrespeitam o tempo inteiro.
@@vandaaraujodoramo6379 To na merda tbm.. complicado demais.
Defendam mais direitos pro ECA , vai melhorar kkkkk
Essa máfia de diretores comissionados tinha que acabar! Esses sanguessugas massacram os professores se for preciso para se manter no cargo! Tinha que ser por "mérito" e qualificação prova interna!!!! E não porque lambeu o saco de políticos
E quando você já tem mais de 20 anos de sala de aula. É efetivo e aguarda um ajustamento funcional e esse não sai?? É mais desgastante ainda.😢😢😢😢😢
É totalmente desestimulante ser professor nesse país, formei recentemente e ja me deparei com a realidade, meus colegas também não querem mais
desisti durante o estágio, quando vi a realidade nua e crua, e conheço outros (todos de universidade federal) que tbm desistiram.
Passei por cada uma na sala de aula que até Deus duvida.
1- Alunos que ficavam o dia inteiro no celular, desrespeitosos, mal educados, preguiçosos.
2- O Barulho era insurdecedor, gritaria no pátio, sala, o desinteresse era total, dormiam na sala de aula.
3- Alunos fracos sem base nenhuma. Tanto Intelectual como aquela educação vinda do berço que não existia.
4- Pais omissos que apenas queriam um lugar para deixarem seus filhos e assim ficarem livres deles.
Obs: Quem puder largue essa profissão o quanto antes, a vida é muito curta para vivermos em uma profissão que a maioria das pessoas não dão o mínimo valor.
Exato!
Vc só relatou 1 problema, os alunos, ué, é só o prof fazer a parte dele, sempre terá aqueles alunos q irão se esforçar, e os outros, q se virem 🤷🏽
Esse é meu terceiro ano na educação e ja estou pensando seriamente em desistir da educação
Compartilho do mesmo sentimento que você em relação ao Estado. Tá muito chato e desmotivador!!!
Se for continuar então faça mestrado e doutorado e siga pra lecionar nas faculdades e universidades, pois a educação fundamental está insuportável!! É desumano como os professores são tratados pelo governo, pelas secretárias da educação, pelos alunos e pela sociedade, todo peso e responsabilidade são lançados em cima dos professores!
Estou no terceiro ano e também estou pensando em desistir.
Mais uma caminhando pra estafa…
Sigo para o terceiro ano e também já me sinto muito cansada... Os fins de semana e feriados não têm sido mais suficientes...
Eu estou a 28 anos fim de carreira.Cansada ,desmotivada,financeira,saúde mental hj é minha prioridade.Falta pouco para aposentar.
Força, torço para que você consiga se aposentar e retomar uma ótima saúde, porque afinal de contas, você merece muito!!
Sou prof. há pouco tempo. No ano passado percebi muitas coisas difíceis de lidar. No meu caso, a falta de respeito dos alunos, uso incorreto das tecnologias (ChatGPT que o diga), as inúmeras oportunidades que um aluno recebe (mesmo ele deixando evidente que não quer nada da vida), falta de tempo para planejamento e acúmulo de trabalho, foram os motivos que quase me fizeram parar. Lidar com pessoas, na verdade, tem sido uma tarefa cada dia mais desafiadora. Fala-se muito sobre empatia mas é o que menos se vê.
A educação brasileira está falida.
Não temos valor
Somos tratados como animais.
Os alunos não respeitam os professores
É um caos
A sala dos professores está lotada de fofoqueiros e caluniadores.
Os professores brigam entre si. Não se respeitam.
É uma desgraça
Em breve vou largar esse concurso de merda
O mais estressante são as fofocas.
@@Dominadordesub5tem muito aí é?
Rapaz... Descreveu bem como é uma escola brasileira.
PROFESSORES PREJUDICANDO PROFESDORES TUDO COM MENTALIDADE ATRASADA. QUANDO VEJO UM PROFESSOR NA RUA PASSO.POR OUTRO LADO ! PEGUEI RANÇO . AS ESCOLAS SO TEM ASSEDIO MORAL
@@DiegoRocha-ie5cg pq se prejudicariam entre si?
Sou professora de reforço escolar e estou pensando seriamente migrar para outra profissao. Desvalorização, pagam muito mal,cobrança...
Noossa. Ser professor é difícil. Sistema educacional nacional, pais ausentes, tecnologia atravessada, na escola particular que te explora e coordenação que te sabota... Enfim... eu deixei a educação por causa do panorama geral que era e é péssimo. Ainda mais que em 1998 houve a tal de progressão continuada da secretária de educação de SP Rose Nebauer. Um tiro no pé dos professores. Podem pesquisar. Me esforcei tanto para ministrar aulas e somente tive decepções... triste mesmo. Os alunos não respeitam os professores e os pais não ajudam. Não vejo solução.
Ouvi falar. Uma coisa bem triste isso.
Estou desistindo, não quero passar nem na porta da escola...
@@AlexandreDuarteWashington 😢
Completei 5 anos de carreira na educação, sendo dois como professor efetivo. Já pensei em desistir muitas vezes. Comecei a cursar outro curso superior, mas tive que tranca-lo no momento. Ainda não tenho uma escolha acertada, todavia entendi que não consigo trabalhar mais que um turno. Esse ano ainda estou com os dois horários, porém já decidido em ficar apenas um turno no próximo ano. As demandas são imensas. Quanto mais turmas você tive, fica pior. Meu ideal é ir para a escola, dar minhas aulas de 7h as 11h e voltar pra casa. O salário diminui, mas tempo e saúde (mental e física) contam mais, né? Meu conselho pra quem quer investir na carreira docente (educação básica): trabalhe meio período. Faça um concurso que paga razoável por 30h e vá viver também!
Acho que isso resume minha posição atual. Não compensa sobrecarregar e detonar a saúde.
Só professora recém formado e penso em fazer isso mesmo!
Sou professora há 30 anos, sempre trabalhei meio período, não consigo mais que isso e olha que até isso tá difícil, chego em casa um trapo
@@aanapaulassm verdade. Imagina dobrar dois cargos de prof. Desumano.
vaze enquanto vc tem saúde , faça uber se for o caso, pense em vc !
Não aconselho ninguém a seguir a carreira docente, sobretudo se a pessoa mora no Rio de Janeiro. Não consigo ver muita solução para quem está no dia a dia em sala de aula. Você visualiza de tudo: falta de respeito, falta de reursos, falta de apoio de todos (pais, alunos, lideranças educacionais), decisões ridículas que são tomadas por causa de questões políticas, etc.
Eu simplesmente mudei de profissão. Não é só no rio não, e olha que o rio é um estado que nem se compara com qualquer do nordeste. Eu sou da Bahia, e afirmo, situação ainda mais calamitosa, simplesmente Lamentável.
Assistam ao filme: A Professora maluquinha....
Em São Paulo está a mesma situação😢
@@laelevideosofc, entrei como efetiva do Estado da Bahia do concurso secba/22. Mas compartilho do seu pensamento. Os alunos não têm o mínimo de interesse em estudar. Um absurdo! Desrespeito, bulling com o professor, palavrões em sala de aula, exigências para cumprir tabela. É mais importante o que está escrito do que ,de fato, o que se ensina e para quem se ensina. Eu estou deprimida com essa realidade, mas eu amo ensinar e, por enquanto, ainda não encontrei algo melhor. Moro sozinha e a coisa aqui no interior é difícil. Falta de trabalho...vou continuar com a permissão de Jeová Deus. Boa sorte para quem continuar e sucesso em sua nova vida.😊
O instituto brasileiro de geografia e estatística prevê que a partir de 2028 o Rio de janeiro vai ter mais morte de idoso 👴🏻👵🏻 do que nascimento... Tudo tem um jeito 🙏🏻
A solução que encontrei pra mim, foi atribuir o mínimo que permitem, se pudesse atribuiria menos ainda, pois consigo viver com ainda menos juntando com o dinheiro da minha namorada e dividindo as contas. Quanto menos trabalho, consequentemente menos doente fico. Também não dou mais importância para o que os pais dizem, se tiver que responder algum deles eu respondo e por fim não levo serviço pra casa, até correção de provas, elaboração de atividades ... faço tudo durante período de aula. Eu já tive outras profissões que para mim eram ainda mais estressantes, tinham menos flexibilidade que a de professor, então não acho de todo ruim minha profissão.
Uma boa alternativa, super válido! 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado pelo teu relato.
Eu também sou Professor de Matemática e sei como está complicado ensinar.
@@jonathanv.hoffmann3089 a sim é complicado, no atual momento pra mim a turma bagunceira é a melhor no quesito de se envolverem a sala é um caos, mas eles ficam ali tentando fazer atividades na lousa e trocam ideia entre si. Já as outras turmas que tenho, tem uma específico que só faço corpo presente até os pais querem me tirar dali, chega reunião vem um atrás do outro me atacando, mas eu quero que se foda e é a turma mais quieta, mas por não fazerem nada mesmo e o último ano esse atual esta sendo o pior que peguei na vida, mas eles são malandros então pelo menos não preciso ter o trabalho de fazer recuperação. Eu evito ao máximo aplicar provas escritas, para mim pelo menos é um dos piores modos de avaliar, só faço porque instituição cobra, mas prefiro cobrar toda semana que façam as coisas e avalio toda semana no fim fazendo média aritmética tipo passando listas e dando nota de apostila, mas atividades que peço para fazerem. Quanto mais trabalho eles tem, maiores são as reclamações de pais. Na minha vivência de professor os pais são a pior parte nem são os alunos, eu sinto que minoria deles cobram os filhos e acompanham eles, parecem até que só jogam os filhos no mundo e essa parte de educar é falha.
Vc é que estado?
@@Ellanore____ SP
Sou efetivo Ed física , pedi a baixa esse ano não consigo mais da aula , muita falta de educação .
Eu desisti hoje! Quero um 2025 de paz e saúde mental. 12 anos em sala de aula, não aguento mais!
Aproveite o descanso merecido! 💙
@fernandacastro9521 eu também gostaria. Um 2025 diferente, com novos horizontes.
Estou começando no caminho docente, mas sou muito clara com quem me pergunta: é um degrau para uma evolução de carreira, só pra pegar experiência, jamais consideraria passar a vida nessa profissão, inclusive já tenho outra formação e desejo aliar as duas e sair do ensino básico.
@@amandaleite8658 Nossa, melhor coisa que você faz! Escolha sua saúde mental.
Jovens! NÃO escolham essa profissão!!! NÃO comentam esse erro.
Em outubro deste ano, faço 12 anos de docência. Durante esse período, aguentei ficar apenas 4 anos contínuos (mais ou menos) em sala de aula (se puder considerar os 2 do auge da pandemia 😅). Já passei duas vezes pela coordenação e retornei à sala agora, no início do ano. Para mim, não tem sido fácil. Tenho tirado forças nem sei de onde.
Cara, muito triste ler coisas assim. Acaba com os nervos, né?! Força e muita sabedoria para enfrentar essa luta. Precisamos!!
Meu amigo dava aulas de física e se formou em uma federal depois de 3 anos dando aulas ele desistiu foi para uma empresa e ganha o dobro hoje disse que se possível nao voltará mais a dar aula... 🤷🏻♂️
"Muita falta de reconhecimento" disse meu amigo.
tmb tou fazendo Física e pelo relatos de alguns colegas que já estagiaram estou realmente pensando em seguir outra carreira
Toda época de eleição falam que vão melhorar a educação e nada disso acontece. Tenho 38 anos, na escola que estudei o ensino já era ruim, mas ainda respeitavamos o professor e tinha hino nacional até a 3ª série, depois acabou. Educação física tinha até a 8ª série, deu 1º grau não tinha mais. Na época, já não tinha aula de física e química direito. Tinha uma época que já tinha aulas de ciência sociais, prevenção de DST e AIDs só isso. Já viamos a garotada fazendo sexo na escola e praticar furtos. A competição na escola era de quem tinha as melhores coisas que os pais davam. Depois que sai da escola fui enfrentar o mercado de trabalho, não sabiamos o motivo dos entrevistadores mandarem falar a palavra problema, realização de testes de raciocínio lógico e dinâmicas em grupos. Não passavamos, pois tinhamos que descobrir o motivo e estudar de novo. A escola pública não ensina o que é realmente importante para nossa vida. Somos influenciados facilmente a desrespeitar professores e até mesmo nossos país, eles, coitados, enquanto passa o dia inteiro trabalhando fora para trazer a comida pra dentro de casa, seus filhos são educados pela TV, hoje é pela internet. Tudo está relacionado, a pobreza, pais tem que trabalhar mais deixando os filhos com outros, forte influência da mídia controlada pelo governo através de verbas públicas, cultura e educação ensinando libertinagem e inversão de valores. Destruíram o potencial de inteligência dos alunos.
@@estudantess nossa, pior que a gente vê muito da própria vida nesse comentário seu. Incrível.
Eu, como professor, percebo que a escola não faz sentido para alunos e pais, então mudaria algumas coisas para melhorar a situação: 1 - Diminuiria em muito os conteúdos de todas as matérias e ensinaria somente o necessário. Como nos EUA, focaria em coisas brasileiras e nada de Geografia da Asia ou história dos povos Tuaregs do Saara.
2 - Tornaria facultativo o ensino médio como nos EUA e liberaria os adolescentes para trabalhar e fazer um curso técnico, já que eles não se dedicam e fazem um ensino médio nulo. Somente até o 9º ano seria obrigatório e deixaria o ensino médio somente de noite.
3 - Disciplinas como Educação Física e Artes seriam facultativas e funcionariam no período contrario. Artes somente até o 6º ano, sendo depois substituido por Geometria/desenho geométrico pois os profs de matemática não dão conta do conteúdo e seria mais útil acho.
4 - Por fim, estudaria punições aos pais que não participassem da educação dos filhos e melhoraria as condições escolares como salários e equipamentos.
De início eu faria isso se eu mandasse rsrs na Educação. O que acham??Alguém concorda? kkk
No mínimo interessante, será que funcionaria para nosso perfil de sociedade? Comentem! 🤭
@@livros_do_ozse não mudasse para esse tipo de sociedade, melhoria a carga imposta aos professores.
Concordo com algumas alíneas supracitadas pelo colega.@mylos
Concordo com você desde que os profissionais de arte fossem realocados para o contraturno. Eu tenho perfil para trabalhar com oficinas, mas estou no ensino curricular e concordo que tem muita coisa no currículo totalmente desnecessária!
Ainda bem que você não manda na educação. Educação física e Artes são duas disciplinas importantíssimas, passando da hora das pessoas terem essa consciência, afinal, além de serem áreas de conhecimento, formam cidadãos que podem ir para várias áreas de trabalho onde vai ser importante o conhecimento, e, se não, ainda assim você leva isso pra vida toda. Se os próprios professores tem essa visão, o negócio tá feio mesmo.
Sobre as punições aos pais... Nem sei o que dizer. Primeiro que, ao aluno desinteressado e aos pais relapsos, a "punição" já será garantida pela vida. A vida e a sociedade já tratam de punir quem não se enquadra nas normas.
Particularmente eu sou contra reprovação de aluno, pelo mesmo motivo, a vida trata de reprovar os indivíduos. Se eu estiver dentro de uma sala de aula, de escola pública, em periferia, eu não preciso estar em cada casa para saber que a realidade das crianças e adolescentes é difícil. As maiores vítimas da sociedade desigual em que vivemos são as crianças e adolescentes. Se eu conseguir contribuir para o conhecimento de um aluno que for, algo que vá proporcionar alguma coisa boa, eu já me sinto vitoriosa. Sem professores, a sociedade vai de mal a muito pior. Se alguém tem vocação para professor, busque se preparar e se manter forte. Caso contrário, faça o favor de deixar a carreira. Todas as profissões são difíceis e duras para quem não tem vocação. Médicos, advogados, engenheiros, se for perguntar, todos terão histórias pesadas e tristes para contar.
Adoeci mentalmente quando fui para a rede federal de educação. Como a possibilidade de mobilidade é extremamente baixa, acabamos definhando no local de trabalho. E o Governo Federal não está nem aí para os servidores.
Bom , vou contar um pouco da minha experiência. Tenho 29 anos e Sou professor de matemática de uma escola publica da minha cidade, sou concursado ha 3 meses e dou aula para alunos do 9 ano de tempo integral, tenho 20h semanais, sendo 13h de sala e 7h na sala dos professores planejando, ganho 3k mensais por essas aulas. Durante esses 3 meses de aula me sinto desmotivado, cansado e querendo abandonar a profissão. Me sinto muito desrespeitado por parte dos alunos, e também sinto q eles não tem interesse algum na disciplina, como se eu estivesse remando contra a corrente . Penso q ainda sou novo e q consigo passar em outro concurso q não seja professor. Já fiz 8 concurso e passei em 5,
Sendo destes para professor. No entanto tenho medo de não conseguir passar
Para outras profissões, mas uma coisa é certa, não quero ser professor e a qualquer momento peço para ser
Exonerado , pois não quero parar 30 anos lidando com adolescentes mal criados
4 para professor
@@motovlogolavolute muito Olavo.
Estou há 8 anos. Entre estágio, 5 anos de contratada e agora passei num concurso. 😢 1 mês.
Estou repensando!
Lute para não adoecer. Seja felizzzzzz
Complicado, estudamos para lidar com adolescente mal educados!
Amigo, você vai conseguir outra profissão. Acho que o mais difícil para nós é admitir que não dá mais, que a função está destruindo, literalmente, nossas vidas. O que complica é o julgamento da sociedade, dos amigos e colegas de profissão, da família, cônjuge etc: que não entendem a nossa situação. Minimizam ou ridicularizam nosso sofrimento. Enfim, toda a sociedade inflige em nós sentimento de culpa por abandonar esta profissão. Se realizarmos os sacrifícios necessários e, principalmente, o mais importante de tudo, reconhecermos que já basta, que é hora de traçarmos novos horizontes: conseguiremos nos libertar.
É difícil atualmente esperar pais participativos quando o que podemos observar atualmente é: pais infantilizados diante uso excessivo das redes sociais. Estão mais preocupados em postar alguma coisa no Instagram à assumir alguma responsabilidade na educação dos filhos.
Estou fazendo uma pesquisa sobre o "adoecimento psíquico entre os docentes" e os dados são alarmantes.
Escolhi pedagogia pq sempre gostei de criança mas percebo q n é pra mim, estou no 2° semestre e consegui um estagio remunerado numa creche particular, e ja me arrependi. As crianças são mal educadas, n respeitam as professoras, ficam respondendo, gostam de bater, de brigar, de empurrar, de tudo e mais um pouco...não querem me obedecer, n tenho credibilidade nenhuma e ja estou super decepcionada, entrei como estagiária e ja querem me colocar para dar aula para as crianças, n me ensinaram nada eu tenho q me virar nos 30 e ta super desgastante, ja to sendo super cobrada em tudo, e querem q eu aprenda a fazer planejamento, atividades e tudo mais o quanto antes, nem tenho mais raciocínio e concentração pra estudar, pq é a tarde toda gritos e choro, estou dando o meu melhor mas percebo q lá eu sou faz tudo de todo mundo, sério q arrependimento!
@@S_T98 que triste isso. Esse sistema de estágio também acaba com a pessoa, tipo a escola já vê estagiário como uma mão de obra barata. Na prática do professor é bem assim mesmo, muita cobrança e pouca parceria. Você vai seguindo um rumo sem nem saber se está certo, às vezes teria um atalho, mas quase ninguém compartilha as informações.
@@livros_do_oz É exatamente isso, querem se aproveitar dos estagiários e colocar pra fazer função de faz tudo, é desanimador!
Não sei se vai querer ler meu conselho, mas posso te dizer que quando estiver na função e responsabilidade de uma professora esse sentimento será ainda pior. Quando eu era estagiária eu tinha menos estresse. Você já viu como é o mini hospício chamado escola, as coisas não melhoraram desde que me formei há 10 anos. Lá atrás eu já observava isso e tentava entender por que ninguém fazia nada, por que nada mudava. Hoje eu sei o porquê. Então te digo com todas as letras que NÃO vale a pena. Eu quase não dou conselhos, mas sobre isso eu faço questão de dar.
@@CarreiraDocenteUniverso Eu imagino mesmo, ainda estou engatinhando nesse ramo mas já sinto na pele o trampo q é, já tô com uma turma do maternal porém tá sendo desgastante demais elas n me obedecem de jeito nenhum, é tanta coisa q faz a gente desanimar q n cabe falar aqui, talvez eu me ache em outra área mesmo!
@@S_T98 Eles não obedecem mesmo. Eles falam "não" na sua cara nessa idade. As crianças de 2 anos do berçário já estão também agressivas, briguentas. Sabemos que as crianças nessas etapas não têm habilidades de controle emocional suficientes, mas o que percebo é que tais comportamentos são frutos de falta de educação familiar mesmo, sem limites, exemplos. Aí é o professor que tem que ficar a cada 1 minuto resolvendo e orientando. Além disso, na maioria das vezes, essas crianças ficam o dia inteiro nesse ambiente escolar cheio de gente, ruidoso, mecânico, e isso é extremamente estressante para eles também. Ainda você irá perceber que ao passo que a família jogou tudo nas costas da escola (porque a escola foi abrindo as pernas e se colocando como o supra sumo da transformação social...aff), essa mesma família vai te crucificar se você questionar, educar, orientar com seriedade a criança. Só digo uma coisa: hoje não permito que ninguém me desrespeite na minha função. Nem gestão, nem família. Se alguém achar que vai me tratar com desrespeito e eu vou baixar a cabeça, está enganado. Você nota que virou moda ir falar igual cavalo com o professor, dando coices, alterando o tom de voz, eles chegam e agem como se estivessem falando com um pedaço de cocô no caminho, como quem dá ordens aos serviçais, não falam com urbanidade e fazem drama por qualquer coisinha. Isso tem que parar. Nenhum outro profissional em sua função aceita isso como se fosse parte do trabalho, eu hein!
Nas creches, a realidade não muda muito, não... Cobrança e mais cobrança da gestão... Prédios caindo aos pedaços, e quando uma criança se machuca a professora é constrangida e culpada por tudo... Colegas desrespeitosos... É o segundo ano que dou aula será o último... Deus me livre... Vou estudar para fazer concurso para outras áreas, menos para educação... Desanimador 😢
Sei bem o que é isso. Do início ao fim da educação básica é esse caos. Estou torcendo para todos que desejam sair da função encontrar uma outra oportunidade e abandonar essa situação caótica e ridícula. Esse povo precisa se virar.
Entrei como efetiva do Estado da Bahia há três meses. Mas a situação é caótica e deprimente. Vc sai da faculdade um idealista e entra na escola como realista. É o que se pode fazer. Somos nós quem temos de nos adaptar à realidade que se nos apresenta. Para quem quer entrar como professor: rasgue seu diploma e busque outros caminhos para tentar ensinar alguma coisa. Boa sorte.
Nossa, sua fala resume total. A maioria dos formandos têm a mesma percepção.
Os comentários desse vídeo me impressionaram 😮
Ainda bem que desisti de fazer licenciatura
@@escritoradiary 🥲
Hahahaha verdade! O final 🗣️!!!
Essa escola de período integral esta acabando com a nossa vida, lamentável
Nossa, eu pensei que seria bem diferente também.
Sem cabimento isso. Escola em período integral é prisão, seja em qualquer etapa da educação básica. Passou meio período do dia já não se produz nada, não tem condições, é estresse, cansaço. Manter tudo sob controle já é difícil no período parcial, não tem como ficar tanto tempo dentro de uma escola, de uma sala de aula. Sempre fui contra isso. Vejo pais cobrando escola integral para os filhos achando que isso define educação de qualidade. Na verdade só serve para depositar pessoas. O professor fica preso, alunos presos, rendimento pífio, desordem.
Eles estão de parabéns se a intenção é estragar a educação, a aprendizagem, estão fazendo m*&rda atrás de m&rda com primor!
Coitado do professor que tem que dar as últimas aulas...
Escola integral, salvo raras exceções, é uma falácia
@@CarreiraDocenteUniverso exatamente, e a bem da realidade é que muitos pais querem se ver livres dos filhos, então escola de período integral pra eles é ideal
Professor, parabéns pela sinceridade! Precisamos falar sobre isso!
Obrigado. Precisamos mesmo! Muito!
O pior é que tiraram a autoridade do professor. Se o aluno tira nota baixa culpam o professor, se o aluno incomoda culpam o professor, se o aluno agride o professor nem suspensão ganha e no maximo chamam o pai e a mãe que geralmente nao dão bola e nem na escola vão. Reprovar um aluno que é o minimo para os alunos vaga.bundo.s tambem praticamente nao pode.
Eu sou Secretária Executiva e confesso que gosto muito, porém sou terceirizada, ganho em média 4 mil, porém saio de casa às 06;00 da manhã e só retorno às 20:00. Passei no concurso da Secretária de Educação do DF, professor concursado. Aqui o concurso paga 6 mil líquido .
Eu só tenho experiência do estágio. Estou com bastante medo dessa mudança. Aqui posso dar aula até o 5° período. Porém, no DF vc só dar aula um turno, exemplo, 07:30 ao 12:30.
Estou em dúvida.
Meu Deus,
@@allinemorays8248 torcendo que dê tudo certo! 💙
olha, na minha opinião esse aumento de 2 mil reais não vale a pena, pq esse valor a mais vc vai ter que gastar com remédio, psicólogo e psiquiatra.
Olá! Não sei se minha opinião será relevante para você, mas vivendo o que eu vivi e presenciei EU não faria essa troca. Pense em uma carreira em que você possa se imaginar com condições de se aposentar nela sem adquirir problemas devido aos próprios problemas da profissão. Não acho uma troca que vale a pena essa que você está cogitando. Às vezes o salário parece que nos impede de confessar que a realidade para esse salário não compensa. Por isso eu digo que a questão do professor não é SÓ uma questão de valorização salarial, pois isso é mais fácil de resolver. Já dei aula para 4º ano, todas as etapas e te digo que, caso decida fazer essa mudança (o que eu não faria), crie uma força psicológica para lidar com coisas que até Deus duvida. O que eles fazem e chamam de ambiente escolar é patético. Vou parar por aqui para não ser considerada uma negativista.
Eu wstou a 18 anos e não aguento mais diretora faz de tudo para me derrubar.
Muito triste esse jogo de ego. 🥺
Tô afastada há 2 anos, com Síndrome de Pânico e depressão. E tentando uma nova profissão. 😢
Nossa, que situação. Espero que tudo se resolva. 💙
O sistema educacional é falido, entra e sai politicos e só piora.Sou concursada e atuo na area há 7 anos e sério, a gente só sobrevive! Nao é muito diferente do mercado privado, assedio moral, puxacao de tapete, puxa saco, desvalorização da carreira, rebaixmento na carteira , desvio de funçao....entao trabalhador brasileiro infelizmente sobrevive!B
Exatamente!!
Passei 5 anos na licenciatura de uma federal, a formação de Ciências - Biologia foi excelente, já as matérias pedagógicas são completamente fora da realidade. Aquela baboseira inútil de Piaget, Vigotski, história da educação, gênero e sexualidade etc...pura perda de tempo. No estágio é que a gente vê que é perda de tempo.
Kkkkkkk compartilho dos seus pensamentos
Disciplinas lixo,sou formado em Fisica e depois matematica.concordo plenamente.
Faltou citar o maior lixo de todos: Paulo Freire.
Lixo puro. Concordo.
Professores Bolsominions kkk Como assim gênero sexual é besteira??? Você vai trabalhar com seres humanos um público diversificado
Vai lidar com LA ,com trans ,autismo etc .. É melhor mesmo você não entrar na Educação!
Vídeo maravilhoso!!! Parabéns!!!
Obrigado! 🥰
Quem educa são os pais. Professor ensina. Se o aluno chega na escola indisciplinado, ele precisa aprender que ele não está em casa e que o professor não é o pai dele. Portanto, a escola deveria impor os limites e não corroborar com a criação errada que os alunos estão recebendo em casa para não perder o dinheiro desse aluno.
A Educação Escolar no Brasil está muito complicada...
Está bem difícil mesmo, os bons ou de boa vontade estão desanimados.
Mais fácil abrir a própria escola e só dirigir
Ou dar reforço escolar num espaço na própria casa.Touche!!!!!
@@zenildaferreira3339 verdade. Melhor coisa hoje em dia!! 💙
Sou professora e também não aconselho nenhum jovem a ingressar nessa carreira. Falta de respeito total dos pais e alunos. Gestão arbitrária, ditadora e para piorar ainda mais esse governo atual deu plenos poderes aos diretores. Agora são os alunos que avaliam os professores, e os diretores mesmo que os professores tenham sido bem avaliados, ele pode dispensar os professores a seu bel prazer, indo parar numa fila de realocação. Se algum diretor simpatizar com o professor, ele vai para a escola dele trabalhar se não fica desempregado. Tá difícil.
Saiu ??????? Fez muito bem sala de aula é fabrica de louco
😅😅😅
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤
❤❤❤
Pior qu tudo isso, o governador na maioria das vezes, nu cá concordam com os pedidos para correção salarial e ameaçam com impagáveis multas. Não são valorizados.
Uma falta de respeito generalizada e salas cheias.
8:20 Desculpe, mas você está falando de "escola", instituição de ensino, ou está falando de uma prisão, instituição disciplinar? Seu negócio é disciplina ou é ensino?
Oioi, obrigado pelo comentário. Não sei se entendi a sua questão, mas na minha opinião, não existe escola sem disciplina, não existe ensino sem regras e momentos de falar ou calar-se. Eu penso que para toda construção é necessário concentração para subir as estruturas com segurança e cuidado. Disciplina não é algo ruim, é Intrínseca a todo projeto, individual ou coletivo.
@@livros_do_oz Está bagunçado do jeito que está, porque não existe disciplina. Deve ser a exceção, uma escola brasileira que não esteja tomada pelo caos. Crianças e adolescentes desrespeitosos. Dar aula hoje em dia, é uma furada. Infelizmente tenho que dizer isso. Muitos professores chegam em suas casas sentindo-se humilhados diariamente. Você precisa implorar para ter atenção em sala de aula. E não adianta, você pode mudar a estratégia do jeito que for, aula invertida, usar jogos, filmes, do jeito que for, o desinteresse desses moleques é assustador.
Não existe ensino sem disciplina.
@@linda76891 "Não existe ensino sem disciplina", "Está bagunçado do jeito que está, porque não existe disciplina"... "Aculturar é disciplinar os instintos selvagens", "criança é igual chantilly: só cresce batendo", "a natureza humana não permite..."... LENGALENGA CONSERVADORA. A disciplina necessária ao aprendizado NADA tem que ver com a disciplina castradora que vocês defendem. O que vocês não entenderam é que a instituição que nós chamamos de "escola" é uma instituição disciplinar e tem como finalidade DOCILIZAR os corpos e as almas. Se com isso se conseguir ensinar algo, é acidental.
Só quem não entende é que pode achar que pode existir uma escola sem disciplinas.
Raiz do problema: Educação Paulofreiriana.
Discordo totalmente, porque quem está na escola mal sabe o que é... Aliás método Paulo Freire nem enquadra em ensino regular.
Só quem não é educador fala isso