A Filosofia de Wittgenstein | Prof. Anderson

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Curso de Filosofia do Direito: hotm.art/wittg...
    Curso de História da Filosofia: hotm.art/histo...
    Curso Friedrich Nietzsche: hotm.art/witt-...
    ---------------------------------------------------------------
    Wittgenstein e a filosofia da linguagem
    ---------------------------------------------------------------
    Ludwig Wittgenstein (1889-1951) nasceu em Viena. Encaminhado pelo pai (Karl Wittgenstein, fundador da indústria do aço no império dos Hasburgos) foi estudar engenharia. Em 1911 foi para Cambridge para estudar os fundamentos da matemática, sob a guia de Bertrand Russel.
    Em 1930 tornou-se professor no Trinity College, iniciando sua atividade de ensino superior.
    As teses fundamentais
    O Tractatus logico-philosophicus saiu em 1921, em alemão e foi publicado em inglês em 1922, acompanhado do texto alemão, com uma introdução de Bertrand Russell.
    As teses fundamentais do Tractatus são as seguintes:
    “O mundo é tudo o que acontece”.
    “O que acontece, o fato, é a existência dos fatos atômicos”.
    “A representação lógica dos fatos é o pensamento”.
    “O pensamento é a proposição exata”.
    “A proposição é uma função de verdade das proposições elementares”.
    “A forma geral da função de verdade é [r, x, N(x)]: essa é a fórmula geral da proposição”.
    “Aquilo de que não se pode falar, deve-se calar”.
    Em uma primeira consideração, encontramos no Tractatus uma ontologia: “O mundo divide-se em fatos”. Mas o próprio fato é divisível: “Aquilo que acontece, o fato, é a existência de fatos atômicos”. E os fatos atômicos, por seu turno, são constituídos por objetos simples: estes são substância do mundo. “O fato atômico é uma combinação de objetos (entidades, coisas)”. “O objeto é simples”. “Os objetos constituem a substância do mundo. Por isso não podem ser compostos”. “O fixo, o consistente e o objeto são uma só coisa”. “O objeto é o fixo, o consistente; a configuração é o mutável, o instável".
    À teoria da realidade corresponde a teoria da linguagem. Segundo o Wittgenstein do Tractatus (ou, como se diz, o “primeiro” Wittgenstein), a linguagem é uma representação projetiva da realidade. “Nós fazemos representações dos fatos”. “A representação é um modelo da realidade”. E “o que a representação deve ter em comum com a realidade para poder representá-la - exata ou falsamente -, segundo seu próprio modo, é a forma de representação”. Sem dúvida, diz Wittgenstein, “à primeira vista não parece que a proposição - assim como, por exemplo, a que está estampada no papel - seja representação da realidade de que trata. Mas a notação musical também não parece à primeira vista, representação da música, assim como nossa escritura fonética (ou letras) também não parece uma representação de nossa linguagem falada. E, no entanto, esses símbolos se revelam, também no sentido comum do termo, como representações daquilo que representam”. “O disco fonográfico, o pensamento musical, a notação, as ondas sonoras, estão todos, entre si, naquela relação interior representativa que se estabelece entre língua e mundo. O que é comum a todas essas coisas é a estrutura lógica (como, na fábula, os dois jovens, seus dois cavalos e seus lírios, que são todos, em certo sentido, uma só coisa)”.
    Por conseguinte, o pensamento ou proposição representa ou espelha projetivamente a realidade. E a cada elemento constitutivo do real corresponde outro elemento no pensamento. A realidade consta de fatos que se resumem em fatos atômicos, compostos por seu turno de objetos simples.
    Analogamente, a linguagem é formada de proposições complexas (moleculares), que podem ser divididas em proposições simples ou atômicas (elementares), não ulteriormente divisíveis em outras proposições.
    Essas proposições atômicas constituem o correspondente dos fatos atômicos. E são combinações de nomes, correspondentes aos objetos: “O nome significa o objeto. O objeto é seu significado”. Para exemplificar, “Sócrates é ateniense” é uma proposição atômica, que descreve o fato atômico de que Sócrates é ateniense; já “Sócrates é ateniense e mestre de Platão” é proposição molecular, que reflete o fato molecular de que Sócrates é ateniense e mestre de Platão.
    A proposição atômica é a menor entidade linguística da qual se pode proclamar o verdadeiro ou o falso. O fato atômico é o que torna verdadeira ou falsa uma proposição atômica. O fato molecular é uma combinação de fatos atômicos que torna verdadeira ou falsa uma proposição molecular.
    A parte “mística” do Tractatus
    São essas, em resumo, as ideias centrais do Tractatus. Mas Wittgenstein se dá conta de que, embora a ciência represente projetivamente o mundo, entretanto, além da ciência e do mundo, “há verdadeiramente o inexprimível. Mostra-se; é aquilo que é místico”. “O que é místico não é como o mundo é, mas que ele é”.
    “O sentido do mundo deve se encontrar fora dele. No mundo, tudo é como é, e acontece como acontece: nele não há nenhum valor - e, se houvesse, não teria nenhum valor”.

Комментарии • 76

  • @filosofiatotal
    @filosofiatotal  Год назад

    Curso de História da Filosofia: hotm.art/historia-da-filosofia

  • @Kinberlly480
    @Kinberlly480 День назад

    É tão bom entender uma matéria extremamente difícil. Parabéns professor!❤

  • @igorsilvademorais7967
    @igorsilvademorais7967 2 года назад +34

    Cara você é muito bom professor acredito que o campo da filosofia se transformou em videos motivacionais na mão de caras como o Cortela ou Karnal tava procurando alguem que explicasse a essencia do assunto que do estudo do pensamento humano.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  2 года назад +3

      Muito obrigado! 👍😀

    • @graf6683
      @graf6683 Год назад +2

      Desenvolvimento pessoal está presente desde a antiguidade nas mãos dos pensadores, filosofia e caráter sempre caminharam de mãos dadas. Um dos exemplos são as escolas helenísticas como o estoicismo.

    • @adcbarauna
      @adcbarauna 7 месяцев назад +1

      Concordo com você, aqui é aula de Filosofia não auto ajuda, é professor não coach. Tmj

  • @pablojuniorcamposbonfim369
    @pablojuniorcamposbonfim369 2 года назад +13

    Tem professor de filosofia que, é extremamente obscuro! O prof Anderson é tão claro, que faz tudo parecer mais fácil para o aluno.

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  2 года назад

      A gente faz o possível! 😉👍🏻

    • @Moraes2020
      @Moraes2020 9 месяцев назад

      Encontrei material sobre Filosofia da Religião, por exemplo, que é obscuro. Li três vezes sem nada entender.

    • @Jesselizeu
      @Jesselizeu 4 месяца назад

      Ele é dezzzzz

  • @ErivanSoares-ft4jr
    @ErivanSoares-ft4jr 8 месяцев назад +2

    Tenho 16 anos, vou pro 3 ano do ensino médio e estou estudando desde o 1 ano, prestar vestibular pra psicologia é um mundo fantástico. Volto aqui, quando for aprovado.♥️🤓🤓( Sua didática é incrível)

  • @nunopangaio
    @nunopangaio 2 месяца назад

    Muito obrigado pela divulgação, está muito bom.
    Já agora, é por forma a nós entender os em bom português: penso ser bem dito "designam" e não "desiguinam".
    Um abraço do Atlântico oriental!

  • @Stay_Hard88
    @Stay_Hard88 Год назад +2

    Olá, Prof. Anderson,
    Cheguei aqui por um mero "acidente", ouvi uma frase do Filósofo Wittgenstein, e ao pesquisar cheguei ao seu vídeo. Mas não poderia sair daqui sem deixar o meu depoimento do quão sensacional, esclarecedor e absurdamente fascinante sua explicação.
    Meus Parabéns pelo belíssimo trabalho.

  • @gucast
    @gucast 8 месяцев назад +1

    Uau. Que aula. Parabéns pela didática. E obrigado por me ensinar a ensinar se forma tão didática

  • @rodolfomg100
    @rodolfomg100 8 месяцев назад +1

    O professor me deixou com dúvidas sobre a pronúncia do verbo designar. Considerando o tema do vídeo sobre problema filosófico de linguagem, solicito ao professor explicar a análise lógica do verbo designar. Será designam ou "desiguinam"?

  • @maga7173
    @maga7173 Месяц назад

    Gratidão.

  • @carlosshirata03
    @carlosshirata03 2 года назад +2

    Mais uma vez, muito obrigado pela espetacular explicação de uma filosofia de extrema complexidade.
    Parabéns.

  • @viniciussilvaokk8211
    @viniciussilvaokk8211 2 года назад

    Anderson, MUITO OBRIGADO!!!! É serio, você fez entender esse conteúdo confuso. Seu vídeo foi MUITO BOM e o único que me ajudou. Eu estava preocupado porque vou apresentar um seminário sobre esse cara e graças a você eu vou conseguir ir bem. Muitíssimo obrigado!!!!

  • @fernandobeghetto2854
    @fernandobeghetto2854 2 года назад +1

    Parabéns pelo seu trabalho! Estou curioso para ver a análise do Investigações Filosóficas! 👏🏻👏🏻👏🏻😁👍🏻

  • @EduardoAlmeidaRec
    @EduardoAlmeidaRec 8 месяцев назад +1

    Caraca. Primeira explicação didática sobre o tema. As demais, estranhamente, se perderam na subjetividade da linguagem 😂😂😂 parabéns

  • @SirlonMata
    @SirlonMata 2 года назад +2

    Me pergunto em que medida um paralelo entre a filosofia analítica de Wittgenstein e a modelagem didático-científica se correlacionam...

  • @otaviopmartins
    @otaviopmartins 2 года назад +1

    Como sempre um show de conhecimento. Obrigado professor

  • @openlabtec
    @openlabtec 8 месяцев назад

    Pelo que entendi, Hegel ja tinha refutado isso ao dizer que o objeto da realidade é dialético. Logo, a linguagem é dialética portanto "o limite" é temporal. Ou seja, se não pudessemos falar ou tratar do que não podemos entender, tudo o que se entende não estaria dentro dos limites.
    Parabéns pela explicação.

  • @davila7676
    @davila7676 Год назад

    Professor maravilhoso!!! Muito obrigada pela grande aula. 👏🏻

  • @luizfernandopintobahia1579
    @luizfernandopintobahia1579 3 месяца назад

    Professor excelente! Irei acompanhar suas aulas! Peço rever apenas a pronúncia do verbo "designar". O grupo consonântico "gn" é articulado de uma só vez!. Assim (/desíg/).

  • @jessevieira638
    @jessevieira638 2 года назад

    Que maravilha poder mudar de opinião no decorrer da vida... nada é fixo.

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno 3 месяца назад

    Obrigado pelo vídeo

  • @Jesselizeu
    @Jesselizeu 4 месяца назад

    Professor o senhor é 100000, aprendo muito com o senhor, eu aprendi que o primeiro wittgenstein pegou a linguagem e filtrou na linguagem tudo que não fosse;
    Quantitativamente medido
    Matematicamente expresso
    Experimentalmente provado .e conclui que não era real, não existia. Ele tentou ou matar a metafísica ou expulsala da linguagem, pergunto ao Senhor - derrida e seus amigos não fizeram o mesmo mais de forma mais sútil?
    Abraços mestre

  • @m_alcoves
    @m_alcoves 2 года назад +1

    Professor está com tudo nos vídeos esses dias! Uma sequência dos grandes do século XX. Muito bom!

  • @patriciaandrade9507
    @patriciaandrade9507 2 года назад +1

    Que vídeo ! Estava ansiosa por ele ❤️✅👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @user-ni1ui5tq5c
    @user-ni1ui5tq5c 4 месяца назад

    Excelente

  • @vascomarcosmondlane2597
    @vascomarcosmondlane2597 Год назад

    gostei muito da aula, vai me ajudar muito na minhas tese

  • @fernandomoizes1436
    @fernandomoizes1436 Год назад +1

    "Assim como o pensamento corrompe a linguagem, a linguagem corrompe o pensamento " George orwell. O professor pode confirmar se a frase é dele mesmo

  • @lazaropereiraantonioportug6912

    Wao é espetacular a explicação posso colocar uma questão sobre o autor se me permite?

  • @carloslaet2268
    @carloslaet2268 Месяц назад

    A grande contradição de um filósofo analítico é que ele é um sujeito tentando ser um objeto.

  • @arthuraraujodasilva8454
    @arthuraraujodasilva8454 2 года назад +1

    Like e obrigado professor.

  • @Antonio-ki7xe
    @Antonio-ki7xe 6 месяцев назад

    PERFEITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • @renatoresende5114
    @renatoresende5114 Год назад

    muito boa essa aula.. obrigado..

  • @micheldasilva1390
    @micheldasilva1390 Год назад

    Aula muito esclarecedora. Muito bom

  • @sergioalves5278
    @sergioalves5278 Год назад

    Professor, excelente explanação ,gostei muito. Permita-me, no entanto, uma observação. Nãp é correta a pronúncia " desiguina'', mas, sim, ' desígna'. como se houvesse um acento agudo na sílaba SÍ. Saudações.

  • @leandronarcisomoreiradocar6617
    @leandronarcisomoreiradocar6617 11 месяцев назад

    Perfeito!

  • @romesdasilva3447
    @romesdasilva3447 11 месяцев назад

    otima aula!

  • @atiladealmeidaribeiro1600
    @atiladealmeidaribeiro1600 2 года назад +2

    👏👏👏👏

  • @apostoladonossasenhoradoro3437
    @apostoladonossasenhoradoro3437 2 года назад

    Perfeito 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @eduardosoares1394
    @eduardosoares1394 Год назад

    genial

  • @raulvianna1963
    @raulvianna1963 2 года назад +2

    “Desiguina” é errado!! É “designa” !

    • @profviniciusclaro
      @profviniciusclaro Год назад

      Verdade!
      Eu já ia fazer esse comentário.
      Seria o caso de editar uma errata neste vídeo

  • @replicant4142
    @replicant4142 10 месяцев назад +1

    Subarashiki Hibi me trouxe aqui.

  • @luizcarlosrauberoliv
    @luizcarlosrauberoliv 2 года назад +2

    Gnothi seauton.

  • @science212
    @science212 Год назад +1

    Ele se envolveu com misticismo. Ademais, pensou que a matemática pudesse ser toda derivada da lógica ( o que Godel refutou). O ponto central é que a corrente analítica ( Russell, Carnap) não raro se envolveu com enganações como fenomenologia ( Searle) e relativismo linguístico ( Quine).

    • @b2t028
      @b2t028 Год назад +1

      Onde q fenomenologia é enganacao ?? Cê tá maluco

  • @cristianogoulart
    @cristianogoulart 2 года назад +8

    Parecia o Kant, proibindo todo mundo de falar de tudo. Exceto ele, a quarta pessoa da santíssima trindade.

  • @lucasgrub9454
    @lucasgrub9454 Год назад

    Up

  • @b2t028
    @b2t028 Год назад

    Vixe, nada a ver das ideias. Pensamento dele era raso

    • @Matt1-md5kq
      @Matt1-md5kq 4 месяца назад

      Da um pouco dessa autoestima aqui plz kkk

  • @pedrobrusco2232
    @pedrobrusco2232 2 года назад +2

    ... Se reunirmos hum bilhão de pessoas , falaremos à mesma linguagem ém folgologia, se usarmos o mesmo assunto!
    -À folgologia clareia essa escuridão da linguagem desequilibrada dentro da criação dá filosofia!
    -À folgologia será à linguagem perfeita dentro de Deus que é à MORTE, não tendo à segunda MORTE🌍!🤝📖🕊
    Ok?

  • @taunayteonacio6542
    @taunayteonacio6542 Год назад

    Perfeito!