Como fazer Vinagre de maçã concentrado e como ocorre a fermentação da maçã quimicamente

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 фев 2025
  • Nesse vídeo você irá aprender a fazer um vinagre de maçã concentrado e também entender como ocorre a fermentação da maçã quimicamente.
    COMO FAZER VINAGRE DE MAÇA CONCENTRADO E A QUÍMICA DA FERMENTAÇÃO DA MAÇA
    Pra fazer o vinagre de maça vamos precisar bater levemente no liquidificador 6 maçãs bem lavadas e picadas com 1,5 litro de água filtrada e meio copo de açúcar. Depois vamos transferir para um vidro grande, tampar com um guardanapo e mexer todos os dias por duas semanas.
    Passadas essas duas semanas vamos coar, transferir pro vidro novamente. Nesse momento aqui vamos adicionar um copo de vinagre de maça já pronto, pode ser algum que vc tenha comprado mesmo ou que já tenha feito anteriormente. Esse procedimento é só pra acelerar mais rápido o processo. Mexa bem e deixe guardado no armário por mais duas semanas e aí seu vinagre vai tá prontinho pro consumo.
    Agora vou explicar quimicamente o que ocorre nessa transformação incrível em que o suco de maça vira vinagre de maça.
    O Vinagre é uma solução diluída de ácido acético, quimicamente chamado de ácido etanoico. Esse ácido será formado através de duas etapas:
    Na primeira etapa produtiva do vinagre, ocorre a fermentação alcoólica espontânea ou seja, ocorre pela ação das bactérias e/ou leveduras presentes no substrato, ou seja na própria maça e tbm presentes no proprio meio. Mas poderia tbm ocorrer por meio da adição controlada de leveduras. No nosso caso aqui não estamos usando leveduras externas. A fermentação se dará de forma bem espontânea mesmo.
    Essa fermentação alcoólica consiste na transformação de açúcares, principalmente da glicose e da frutose em etanol e dióxido de carbono, produzindo líquidos ligeiramente alcoólicos. Resumindo o açúcar adicionado será convertido em etanol conforme as equações:
    C12H22O11 → C6H12O6 + C6H12O6
    C6H12O6 → 2C2H5OH + 2CO2
    Essa fermentação é chamada de anaeróbica porque é um processo que não depende de oxigênio para ocorrer.
    Ao término da fermentação alcoólica inicia-se a fermentação acética, onde ocorre a transformação do etanol em ácido acético pelo metabolismo das bactérias acéticas, tbm chamadas de acetobacterias, que tbm estão presentes no próprio meio e no ar. Na verdade são diversos microorganismos presentes naturalmente no meio. Na descrição do vídeo deixarei os artigos da pesquisa para quem se interessar aprofundar um pouco mais no assunto e tem até o nome dessas leveduras e bacterias.
    Outros processos químicos e bioquímicos vão ocorrendo no decorrer do tempo em que deixamos o processo acontecer como formação e ruptura de ligações químicas que geram diversos compostos além do ácido acético que acabam por contribuir para as características finais do vinagre produzido.
    Diferente da primeira fermentação, a fermentação acética ocorre com oxigênio, é o oxigênio na verdade que irá oxidar o etanol convertendo-o em ácido acético. Portanto essa segunda fermentação é chamada de fermentação aeróbica.
    Ou tbm de fermentação oxidativa, justamente por causa da ação do oxigênio.
    É interessante informar que as bactérias acéticas necessitam do oxigênio do ar para realizarem a acetificação do álcool. Por isso multiplicam-se mais na parte superior do recipiente que está ocorrendo a transformação do vinagre, formando um véu conhecido como "mãe do vinagre". Esse véu pode ser mais ou menos espesso conforme a produção.
    Espero que tenham gostado, qq dúvida deixem nos comentários.
    Referências Bibliográficas
    PROCESSOS E SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE VINAGRES: UMA REVISÃO PROCESS AND SUBSTRATES FOR THE VINEGAR PRODUCTION: A REVIEW SIEPMANN, Francieli Begnini1 ; CANAN, Cristiane2 ; COLLA, Eliane3 1,2,3Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Medianeira, Paraná, Brasil 1 franbegnini@gmail.com; 2 canan@utfpr.edu.br; 3 ecolla@utfpr.edu.br
    www.ufrgs.br/a...

Комментарии • 1