Análise sensacional ! Sem dúvida foi um dos melhores livros que li. Existe tantas reflexões sobre as temáticas do livro que é impossível ler apenas uma vez. Realmente é de expandir a percepção sobre a realidade. Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado, e parabéns pelo canal.
Professor, conheci seu canal agora e tem me ajudado muito! Agora me deparo com o prof André com o qual tive aula de geografia em Cuiabá... Que coincidência boa! 😄
Que livro SENSACIONAL. E que orgulho de ter sido aluno dessas duas feras!!!😍😍😍😍😍. Única prova que eu gabaritei na minha vida foi do André Floko. Lembro que na época foi uma festa🤣🤣🤣
Ja li à uns 3 anos atrás. Um livrou muito louco e dificil de entender eu diria... Mas aos poucos vai ficando mais a ideia, principalmente depois dessa resenha de vocês... Você são muito bons. Show de bola.
(2020) Gostei muito da análise que fizeram. Parabéns. E principalmente por citarem as referências contidas na ideia do autor, como Platão, Nietzsche, o próprio Ford e outros. Realmente foi até pouco tempo para falar de um livro tão rico como esse. Claro, sei que o tempo foi curto e entendo, achei que citaram pouco a conversa entre John (o selvagem) e o Administrador Mundial, principalmente sobre o que eles falam do sacrifício da Arte, da Religião e da Ciência, em prol da Felicidade e Estabilidade. Um ponto que nos leva a tempos antigos, desde a tragédia grega: o conhecimento destrói a ignorância e consequentemente a felicidade. Por isso John reivindica e quer tanto ser INFELIZ! Penso que o livro vai além da crítica ao totalitarismo, mas leva a um debate profundo sobre a condição humana e sobre o quanto somos "inumanos" em muitos aspectos. Enfim. É realmente um livro interminável!
Gente, que vídeo maravilhoso! Quando vi que tem 40 min, quase desisti de assistir. Mas que bom que dei um play. Eu não vi os minutos se passando. Sempre que termino de ler um vídeo, gosto de pesquisar mais sobre o autor e sobre a história do livro. É incrível como é possível trazê-lo para nossa realidade, ver e aprender as referências que estão nas entrelinhas. Muito obrigada por esse vídeo!
De fato, ler esse livro muda a vida de qualquer leitor! Lembro do quão fiquei impressionada ao ler, e quantos questionamentos surgiram após a leitura. Não me tornei uma selvagem (rsrs) mas o desapego veio!!
Tô lendo esse livro. Impressionante como reconheço nossos tempos nessa obra. Interessante como fomos previstos. O que nos leva a concluir que nós humanos somos previsíveis e infelizmente cada vez mais vazios. Outro fato interessante é perceber que sempre nos é imposto que nossa potencialidade como ser está no coletivo, na interação que nos enquadra em um todo social. Como uma célula que é importante no funcionamento do todo orgânico. Mas talvez alcancariamos maior potencial expansivo e emocional se nos confrontassemos mais com o nosso eu individual e não com nosso eu social. No mínimo nos conheceriamos mais. Independente do que encontrariamos dentro de nós, seja bom ou mal, estaríamos a par de quem somos nós mesmos. Esse livro trata bem desse assunto, é genial.
Adorei o livro e suas opiniões só reforçaram minha síntese. Adorei como o autor pegou várias referências dá história como filósofos, froid, ford, pra contar essa história cativante.
acabei de ler a algumas horas, depois de vários vídeos achei esse e era o que eu estava procurando, comentários mais técnicos, análises mais profundas e nada tão superficial. Parabéns e continuem.
Acabei de descobrir esse canal e estou adorando demais!! está me ajudando a interpretar muitas histórias e demais conteúdos. Muito obrigada, professor! Com certeza vou assistir todos!
N consideraria a sociedade do livro como apolínea totalmente, devido à primazia pelo prazer. Mas o vídeo é sem dúvida uma discussão incrível, muitas considerações interessantíssimas que me ajudaram a expandir minha visão sobre o livro. Belíssimo trabalho.
Oi, vou contar uma história: Tb li o admirável com meus 15 anos e dai fiquei admirada. Tempos depois fui trabalhar com TI e um dia sentada no refeitório fiquei observando o admirável mundo novo na realidade e fiquei estranha. Minha amiga chegou perto de mim neste momento e me disse: Eu estou tomando Prozak, a droga da felicidade, não estou mais deprimida. Bem dai fui fazer cinema e tinha de fazer um roteiro e fiz o roteiro do admirável mundo novo com o titulo "Nos tempos de Laudiceia". Na época escrevi um curta e registrei na BPN isto aconteceu em 2006 e até hoje ta embutido no meu cérebro e não existe nenhum tipo de SOMA faça eu esquecer por um dia sequer. Enfim dai fui para São Paulo e fiz um pich para um comprador de conteúdo dinamarquês chamado Thomas Mai que me convidou para ir em um workshop na Noruega para eu apresentar na FilmCamp. Dai aposentei na Copasa, peguei meu FGTS e lá fui eu pra Noruega sozinha com um tradutor que contratei pela internet para fazer minha versão do admirável e responder algumas perguntas para o Hulex. Dai o Sven topou, minha proposta seria filmar um média em trons na noruega e outro aqui em BH no BR. Só que teria de arrumar uma produtora e não consegui, não sei fazer este tipo de negocio. Montei uma equipe, tentei de tudo e ainda estou tentando ta aprovado na Lei Rouanet e de repente meu filho fala, máe, olha o seu filme na globosat e o roteirista tem a mesma cabeça minha. Náo 100% é claro e ainda nem está filmado mais é tão parecido que se conseguir filmar irão dizer que fiz um plagio. Seria ousadia entrar em contato com o roteirista ou o Diretor. Quem sabe posso inserir algumas cenas sendo que o filme ainda é um piloto. PQ será que tenho de fazer isto. Queria ser uma ypsilon.
Que legal essa iniciativa professor. Li o livro no ano de 2011 sem ao menos saber quão importante ele era pra literatura mundial. Foi uma leitura muito bem aproveitada e quero ler novamente em breve. Li também do autor "Contraponto", não entendi nada, mas vou reler também, esse já para entender. Colado no canal esperando mais
Boa noite, Professores André e Biti. Excelente a análise. Sou fã das obras de Huxley, Orwel, R.R. Tolkien, C.S. Lewis. Muito obrigado. Aproveitando a deixa, acrescento o filme Equillibrium e a série O Homem do Castelo Alto nessas distopias que mencionaram,
Gostei demais da análise. Me ajudou muito na compreensão do livro que concluí sua leitura esta semana. Parabéns. Me avisem quando fizerem mais algum vídeo sobre essa obra. Paulo Tarciso. De Buíque-PE.
Uma das únicas coisas que eu notei é que vocês dão como certo esse derramamento de álcool no embrião do Bernard que no livro é um boato que serve pra explicar a deformação dele, mas gostei da alusão à embriaguez e o paralelo com esses dois deuses gregos antagônicos. Enriqueceu minha leitura.
também reparei nisso. No livro isso soa muito mais como boato pelo fato dele ser "diferente" em vários sentidos. Acho que a possibilidade disso ter acontecido ou não enriquece a narrativa. Se realmente aconteceu o derramamento de álcool e, por esse motivo, Bernard é diferente, ele não seria alguém que conseguiu romper a barreira do condicionamento do sistema, mas tão somente alguém com um produto de um erro do próprio sistema. Eu prefiro a hipótese de o alcool é boato, o que não impede de enxergar o álcool com esse simbolismo aí (in vino veritas).
Análise tão espetacular quanto o livro! Queria que você postasse mais vídeos em seu canal, já assisti todos! Acho maravilhoso este conteúdo! Parabéns e obrigado por compartilhar tanto conhecimento e tanta paixão pela arte.
Vídeo ficou sensacional professores; Uma parte que achei a mais interessante do livro foi o final da história, com o suicídio do selvagem acarretado pelas visitas dos "civilizados" Mostra que o corpo ficou pendurado sobre a escadaria do farol, e assim, do outro lado da sala, os civilizados só viam seus pés Significaria isso a ascensão do selvagem à "luz", razão?
Luis Schlindwein gosto da ideia de que nesse ponto de máxima “ascensão a razão” eles só podem ver os pés dele, como se não alcançassem mais do que isso, mesmo com os pés agindo como bússolas (como as varias tentativas do selvagem de apontar a direção da luz aquelas pessoas)
Achei curioso vocês falarem sobre as castas pensando mais a respeito de trabalho (quando disseram "imagina se todos fossem médicos"). Quando o selvagem coloca essa ideia pro Mustafa eu pensei mais em como seria se todos tivessem pensamento crítico "elevado", se seria como o Mustava descreve que aconteceu em Chipre ou se seria diferente
Gosto muito do seu canal. O Clube do livro de que faço parte "Um dedin de prosa e poesia" se reunirá amanhã para discutirmos sobre esse livro. Por causa dele retomei Shakespeare. Estou ansiosa p compartilhar dessa leitura. Grande abraço.
Tem um filme chamado Demolition Man de 1993 que tb é baseado em algumas idéias do filme. Algumas bem obvias como nome dos personagens mas também aspectos da sociedade perfeita idealizada do livro
No livro, para alcançarem a estabilidade social, eles fazem uso de diversos mecanismos, dentre eles, como vocês citaram, tem-se a hipnose. Mas hoje em dia, como é feito esse condicionamento da população para que certas pessoas acreditem que são limitadas? Ao me ver, pode-se observar a distribuição não igualitária de um ensino/educação de boa qualidade. Dessa forma, os indivíduos que recebem a melhor educação, que são, majoritariamente, os mais ricos, ocupam então os melhores cargos e, em contrapartida, os mais pobres, oriundos das escolas públicas do nosso país, passam a realizar os piores trabalhos possíveis. E por não terem tido uma boa educação, passam a acreditar que são limitados e logo não podem ocupar cargos como o de um médico, ou de um CEO. Assim, não há questionamento, o que gera, então, essa estabilidade social.
Surpreendida por citar "dom casmurro" dessa forma, sempre pensei isso. Nunca entendi porque as pessoas sempre discute a moral dá Capitu e nunca o ponto de vista que a história é contada. Obrigada!
Tenho uma visão um pouco diferente sobre a interpretação do livro. Existem sim, certas críticas ao sistema capitalista, como a busca incessante pelo consumo a fim de manter a sociedade em movimento. Entretanto, a maior crítica é ao sistema socialista que via sua popularidade cada vez maior. Precisa-se perceber que o livro foi escrito pouco tempo após a revolução Bolchevik e esta apresentava seus primeiros sinais concretos de sociedade. Importante também saber que Aldous viveu na Itália de Mussolini, sistema político que, assim como o socialismo, prega o controle total do indivíduo e divisão da sociedade em “castas”. No fascismo, divide-se entre estrangeiros e compatriotas, no socialismo, divide-se entre burgueses e proletários. Aldous, espetacularmente, faz uma mistura de ambas as visões, dividindo a sociedade interna em castas e nomeando o sujeito livre (estrangeiro) de selvagem. As críticas se tornam menos sutis quando Aldous usa sobrenomes de expoentes do pensamento socialista para seus personagens Alfas. Podemos fazer alusões também entre as altas castas com a “elite de notáveis”, muito comum nos sistemas socialistas, visto que todas as decisões mentais são tomadas somente pela alta casta, os Alfas. As baixas castas ficam somente responsáveis pelo trabalho braçal e são até felizes em não precisar pensar, já que os “mais inteligentes” estão no comando para fazer a mellhor escolha pelos demais. Fazendo um paralelo com a sociedade atual, vejo muita relação também com as pautas progressistas: aborto, liberação das drogas (e venda pelo Estado), “Polícia do Pensamento” e do comportamento, libertação sexual excessiva etc. Outro ponto importante é observar as características principais do selvagem, como o sentimento de zelo familiar, a devoção religiosa e a castidade, características extremamente combatidas por certos grupos. Enfim, essa é minha visão. O livro é um chamado à reflexão aos perigos da época referentes à falta de liberdade individual que regimes de Estado centralizador propounham.
Concordo totalmente com o que o Lucas escreveu, inclusive nem irei terminar de assistir a crítica literária realizada por esses dois marxistas do vídeo Obrigado, Lucas!
Excelente análise, meus amigos! Didáticos e envolventes... 40 minutos que passaram num piscar de olhos.
Gostei da análise envolvendo Platão. :)
Análise sensacional !
Sem dúvida foi um dos melhores livros que li.
Existe tantas reflexões sobre as temáticas do livro que é impossível ler apenas uma vez.
Realmente é de expandir a percepção sobre a realidade.
Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado, e parabéns pelo canal.
Era exatamente dessa análise detalhada que eu precisava. Obrigada!!!
Eu amei demais esse livro e a análise de vocês. Muito obrigada!!
eu estava precisando de um vídeo assim, para dar uma clareada sobre o livro. muito bom!!!
Vocês fizeram uma baita análise do livro Admirável Mundo Novo.
Parabéns!
Professor, conheci seu canal agora e tem me ajudado muito! Agora me deparo com o prof André com o qual tive aula de geografia em Cuiabá... Que coincidência boa! 😄
Nossa muito obrigado por essa aula, sempre que termino uma leitura procuro uma resenha e um debate do livro.
A sua aula foi incrível, foi lindo!
Que livro SENSACIONAL. E que orgulho de ter sido aluno dessas duas feras!!!😍😍😍😍😍. Única prova que eu gabaritei na minha vida foi do André Floko. Lembro que na época foi uma festa🤣🤣🤣
Ja li à uns 3 anos atrás. Um livrou muito louco e dificil de entender eu diria... Mas aos poucos vai ficando mais a ideia, principalmente depois dessa resenha de vocês... Você são muito bons. Show de bola.
(2020) Gostei muito da análise que fizeram. Parabéns. E principalmente por citarem as referências contidas na ideia do autor, como Platão, Nietzsche, o próprio Ford e outros. Realmente foi até pouco tempo para falar de um livro tão rico como esse. Claro, sei que o tempo foi curto e entendo, achei que citaram pouco a conversa entre John (o selvagem) e o Administrador Mundial, principalmente sobre o que eles falam do sacrifício da Arte, da Religião e da Ciência, em prol da Felicidade e Estabilidade. Um ponto que nos leva a tempos antigos, desde a tragédia grega: o conhecimento destrói a ignorância e consequentemente a felicidade. Por isso John reivindica e quer tanto ser INFELIZ! Penso que o livro vai além da crítica ao totalitarismo, mas leva a um debate profundo sobre a condição humana e sobre o quanto somos "inumanos" em muitos aspectos. Enfim. É realmente um livro interminável!
ANÁLISE INCRÍVEL MEU DEUS
Gente, que vídeo maravilhoso! Quando vi que tem 40 min, quase desisti de assistir. Mas que bom que dei um play. Eu não vi os minutos se passando. Sempre que termino de ler um vídeo, gosto de pesquisar mais sobre o autor e sobre a história do livro. É incrível como é possível trazê-lo para nossa realidade, ver e aprender as referências que estão nas entrelinhas. Muito obrigada por esse vídeo!
De fato, ler esse livro muda a vida de qualquer leitor! Lembro do quão fiquei impressionada ao ler, e quantos questionamentos surgiram após a leitura. Não me tornei uma selvagem (rsrs) mas o desapego veio!!
Tô lendo esse livro. Impressionante como reconheço nossos tempos nessa obra. Interessante como fomos previstos. O que nos leva a concluir que nós humanos somos previsíveis e infelizmente cada vez mais vazios. Outro fato interessante é perceber que sempre nos é imposto que nossa potencialidade como ser está no coletivo, na interação que nos enquadra em um todo social. Como uma célula que é importante no funcionamento do todo orgânico. Mas talvez alcancariamos maior potencial expansivo e emocional se nos confrontassemos mais com o nosso eu individual e não com nosso eu social. No mínimo nos conheceriamos mais. Independente do que encontrariamos dentro de nós, seja bom ou mal, estaríamos a par de quem somos nós mesmos. Esse livro trata bem desse assunto, é genial.
Estou ansiosa pelos próximos vídeos.
Adorei o livro e suas opiniões só reforçaram minha síntese. Adorei como o autor pegou várias referências dá história como filósofos, froid, ford, pra contar essa história cativante.
Me inscrevi, após 5 anos que você pediu, mas eu vi somente hoje. PARABÉNS👏
acabei de ler a algumas horas, depois de vários vídeos achei esse e era o que eu estava procurando, comentários mais técnicos, análises mais profundas e nada tão superficial. Parabéns e continuem.
Análise muito melhor do que a oferecida por alguns que cobram por isso …. Parabéns !!!
Já li este livro faz mais de 30 anos. Gostei da ideia de ler outra vez. Obrigada pela dica!
Professor Biti, por favor faça mais vídeos assim pra gente aprender sobre os clássicos. 😊✌️❤️
Acabei de descobrir esse canal e estou adorando demais!! está me ajudando a interpretar muitas histórias e demais conteúdos. Muito obrigada, professor! Com certeza vou assistir todos!
Livro remete muito a pandemia que estamos vivendo. Onde o vírus está sendo usado como condicionamento das massas. Ótima explanação!👏👏👏👏
N consideraria a sociedade do livro como apolínea totalmente, devido à primazia pelo prazer. Mas o vídeo é sem dúvida uma discussão incrível, muitas considerações interessantíssimas que me ajudaram a expandir minha visão sobre o livro. Belíssimo trabalho.
Oi, vou contar uma história: Tb li o admirável com meus 15 anos e dai fiquei admirada. Tempos depois fui trabalhar com TI e um dia sentada no refeitório fiquei observando o admirável mundo novo na realidade e fiquei estranha. Minha amiga chegou perto de mim neste momento e me disse: Eu estou tomando Prozak, a droga da felicidade, não estou mais deprimida. Bem dai fui fazer cinema e tinha de fazer um roteiro e fiz o roteiro do admirável mundo novo com o titulo "Nos tempos de Laudiceia". Na época escrevi um curta e registrei na BPN isto aconteceu em 2006 e até hoje ta embutido no meu cérebro e não existe nenhum tipo de SOMA faça eu esquecer por um dia sequer. Enfim dai fui para São Paulo e fiz um pich para um comprador de conteúdo dinamarquês chamado Thomas Mai que me convidou para ir em um workshop na Noruega para eu apresentar na FilmCamp. Dai aposentei na Copasa, peguei meu FGTS e lá fui eu pra Noruega sozinha com um tradutor que contratei pela internet para fazer minha versão do admirável e responder algumas perguntas para o Hulex. Dai o Sven topou, minha proposta seria filmar um média em trons na noruega e outro aqui em BH no BR. Só que teria de arrumar uma produtora e não consegui, não sei fazer este tipo de negocio. Montei uma equipe, tentei de tudo e ainda estou tentando ta aprovado na Lei Rouanet e de repente meu filho fala, máe, olha o seu filme na globosat e o roteirista tem a mesma cabeça minha. Náo 100% é claro e ainda nem está filmado mais é tão parecido que se conseguir filmar irão dizer que fiz um plagio. Seria ousadia entrar em contato com o roteirista ou o Diretor. Quem sabe posso inserir algumas cenas sendo que o filme ainda é um piloto. PQ será que tenho de fazer isto. Queria ser uma ypsilon.
"Livro bom é livro interminável."
Excelente explanação do livro, estão de parabéns, nobre e respeitados professores.
Li aos 26 anos. Vou reler agora com 55anos. Com certeza será um "novo" livro pra mim.
Maravilhosa analise. parabens pelo trabalho
Que legal essa iniciativa professor. Li o livro no ano de 2011 sem ao menos saber quão importante ele era pra literatura mundial. Foi uma leitura muito bem aproveitada e quero ler novamente em breve. Li também do autor "Contraponto", não entendi nada, mas vou reler também, esse já para entender. Colado no canal esperando mais
É o melhor livro q eu já li na vida! Eu não me canso de comparar ele com a vida real.
Ahh, que saudade de ter aula com o Floko
Que análise maravilhosa!!! Ganhou uma inscrita =)
Que vídeo fantástico, eu estou relendo o livros e há detalhes que vocês explicaram que não percebi, inacreditável. Parabéns pelo trabalho.
Esse livro é maravilhoso e o vídeo de vocês também... Parabéns...
Professores, agradeço todo conteúdo ... Quanta coisa eu não sei!!! Obrigada
Muito legal essa conversa com outro professor. Ficou ótimo o vídeo.
Boa noite, Professores André e Biti. Excelente a análise. Sou fã das obras de Huxley, Orwel, R.R. Tolkien, C.S. Lewis. Muito obrigado. Aproveitando a deixa, acrescento o filme Equillibrium e a série O Homem do Castelo Alto nessas distopias que mencionaram,
Gostei demais da análise. Me ajudou muito na compreensão do livro que concluí sua leitura esta semana. Parabéns. Me avisem quando fizerem mais algum vídeo sobre essa obra. Paulo Tarciso. De Buíque-PE.
Adorei estou lendo o livro no grupo de leitores
Livro_ e Leituras 📚 Obrigada
Vídeo incrível, análise muito precisa. Seria muito interessante acompanhar mais vídeos com organização semelhante. Parabéns!
Lendo de novo e me deliciando essa resenha , por favor façam uma sobre os nomes do livro e suas referências
Muito bom parabéns excelente!
Sensacional esta conversa!!! Livro maravilhoso!!!
Esse é bom mesmo, livraço pra acordar a população.
bom demais os comentários, muito obrigado.
Muito bom vcs são ótimos 💜
Séria ótimo um video dissecando o nome dos personagens
Uma das únicas coisas que eu notei é que vocês dão como certo esse derramamento de álcool no embrião do Bernard que no livro é um boato que serve pra explicar a deformação dele, mas gostei da alusão à embriaguez e o paralelo com esses dois deuses gregos antagônicos. Enriqueceu minha leitura.
também reparei nisso. No livro isso soa muito mais como boato pelo fato dele ser "diferente" em vários sentidos. Acho que a possibilidade disso ter acontecido ou não enriquece a narrativa. Se realmente aconteceu o derramamento de álcool e, por esse motivo, Bernard é diferente, ele não seria alguém que conseguiu romper a barreira do condicionamento do sistema, mas tão somente alguém com um produto de um erro do próprio sistema. Eu prefiro a hipótese de o alcool é boato, o que não impede de enxergar o álcool com esse simbolismo aí (in vino veritas).
Eu acabei de ler o livro nesse instante, mas vou até reler o livro depois de assistir esse vídeo.
Muito bom....esclareceu bastante.
excelente discussão QUEROOOO MAIS kkkkkk
Q bacana, super obrigado pela resenha!
Que análise formidável!
Amaria um vídeo falando da ironia dos nomes dos personagens.
Adorei!
Perfeito, adorei.
Excelente
Seria muito bom se alguém podesse reeditar essa obra Admirável mundo novo comentado trazendo os contextos históricos ... Seria muito bom mesmo.
Análise excelente 👏👏👏
Parabéns. Dois bons expositores.
Muito bacana!!! Esse livro foi escolhido por nosso clube "Um dedim de prosa e poesia" para o mês de junho. Muito inspirador o conteúdo do canal.
boa tarde. Bitinices, tem a ver com "coisas de beatniks??? Muito boa "elucidação"!!!
Parabéns.
Faz um vídeo correlacionando o livro Admirável Mundo Novo com o cd Admiravel Chip Novo
Que canal bom!!
Análise tão espetacular quanto o livro! Queria que você postasse mais vídeos em seu canal, já assisti todos! Acho maravilhoso este conteúdo! Parabéns e obrigado por compartilhar tanto conhecimento e tanta paixão pela arte.
Como sempre uma ótima análise
Como eu precisava disso ! Obrigado !!!
Vídeo ficou sensacional professores;
Uma parte que achei a mais interessante do livro foi o final da história, com o suicídio do selvagem acarretado pelas visitas dos "civilizados"
Mostra que o corpo ficou pendurado sobre a escadaria do farol, e assim, do outro lado da sala, os civilizados só viam seus pés
Significaria isso a ascensão do selvagem à "luz", razão?
Luis Schlindwein gosto da ideia de que nesse ponto de máxima “ascensão a razão” eles só podem ver os pés dele, como se não alcançassem mais do que isso, mesmo com os pés agindo como bússolas (como as varias tentativas do selvagem de apontar a direção da luz aquelas pessoas)
Queremos mais e mais e mais. Este vídeo foi um aula. Mas confesso que o final ainda é confuso, fale mais sobre ele.
Concordo contigo cara, acabei de ler e gostaria de uma explicação sobre o final, fiquei meio confuso.
Ele se suicidou
caramba que análise bacana !!!
muito obrigado! Precisava buscar uma idéia mais profunda do livro
Achei curioso vocês falarem sobre as castas pensando mais a respeito de trabalho (quando disseram "imagina se todos fossem médicos"). Quando o selvagem coloca essa ideia pro Mustafa eu pensei mais em como seria se todos tivessem pensamento crítico "elevado", se seria como o Mustava descreve que aconteceu em Chipre ou se seria diferente
Verdade!
Depois desse vídeo eu tive que pegar uma taça de vinho e começar a reler o livro. Obrigada!
Gosto muito do seu canal. O Clube do livro de que faço parte "Um dedin de prosa e poesia" se reunirá amanhã para discutirmos sobre esse livro. Por causa dele retomei Shakespeare. Estou ansiosa p compartilhar dessa leitura. Grande abraço.
Ótimo vídeo! Agregou muito às minhas conclusões após a leitura. Parabéns pelo conteúdo!
Incrível como um livro antigo pode ser tão atual.... Estou lendo agora este livro e tentando entender um pouco mais esse livro
Parabéns pelo vídeo, ficou tão bom quanto o livro
Adoro esse livro...
Incrivel a analise. Valeu.
Obrigado pela análise. Ouvi o áudio do livro. Aguardando as análises citadas no final do vídeo. Ou são apenas devaneios do SOMA-CERVEJA?
Que aula ❤️🤟😍
Conheci hoje o canal.
Muito bom.
Muito bom! Mas fale um pouco mais sobre o final.
Vou ler.
Frequência sensacional
Excelente!
O que marca mais para mim em seus comentários é realmente a preocupação em se manter a imparcialidade. E isso é muito importante, de fato.
Tem um filme chamado Demolition Man de 1993 que tb é baseado em algumas idéias do filme. Algumas bem obvias como nome dos personagens mas também aspectos da sociedade perfeita idealizada do livro
Ótimo vídeo! Parabéns, 40 minutos pareceram segundos
No livro, para alcançarem a estabilidade social, eles fazem uso de diversos mecanismos, dentre eles, como vocês citaram, tem-se a hipnose. Mas hoje em dia, como é feito esse condicionamento da população para que certas pessoas acreditem que são limitadas? Ao me ver, pode-se observar a distribuição não igualitária de um ensino/educação de boa qualidade. Dessa forma, os indivíduos que recebem a melhor educação, que são, majoritariamente, os mais ricos, ocupam então os melhores cargos e, em contrapartida, os mais pobres, oriundos das escolas públicas do nosso país, passam a realizar os piores trabalhos possíveis. E por não terem tido uma boa educação, passam a acreditar que são limitados e logo não podem ocupar cargos como o de um médico, ou de um CEO. Assim, não há questionamento, o que gera, então, essa estabilidade social.
Muito bom!
Façam um vídeo sobre os personagens 🙏🏻
Faz interpretação de música, como Madalena - Entra em Beco, Sai em beco, de Gilberto Gil
Nossa como eu sou inculto, agora amanhã já vou comprar esse livro (será que tem em sebo?) abraço
O meu foi 22 reais na Amazon.
Surpreendida por citar "dom casmurro" dessa forma, sempre pensei isso. Nunca entendi porque as pessoas sempre discute a moral dá Capitu e nunca o ponto de vista que a história é contada. Obrigada!
Parabéns! Excelente! Porém, vcs pedem pra comentarmos, mas não comentam nada sobre os comentários! Desanimei de comentar! Rsss
Tenho uma visão um pouco diferente sobre a interpretação do livro. Existem sim, certas críticas ao sistema capitalista, como a busca incessante pelo consumo a fim de manter a sociedade em movimento. Entretanto, a maior crítica é ao sistema socialista que via sua popularidade cada vez maior.
Precisa-se perceber que o livro foi escrito pouco tempo após a revolução Bolchevik e esta apresentava seus primeiros sinais concretos de sociedade. Importante também saber que Aldous viveu na Itália de Mussolini, sistema político que, assim como o socialismo, prega o controle total do indivíduo e divisão da sociedade em “castas”. No fascismo, divide-se entre estrangeiros e compatriotas, no socialismo, divide-se entre burgueses e proletários. Aldous, espetacularmente, faz uma mistura de ambas as visões, dividindo a sociedade interna em castas e nomeando o sujeito livre (estrangeiro) de selvagem. As críticas se tornam menos sutis quando Aldous usa sobrenomes de expoentes do pensamento socialista para seus personagens Alfas.
Podemos fazer alusões também entre as altas castas com a “elite de notáveis”, muito comum nos sistemas socialistas, visto que todas as decisões mentais são tomadas somente pela alta casta, os Alfas. As baixas castas ficam somente responsáveis pelo trabalho braçal e são até felizes em não precisar pensar, já que os “mais inteligentes” estão no comando para fazer a mellhor escolha pelos demais.
Fazendo um paralelo com a sociedade atual, vejo muita relação também com as pautas progressistas: aborto, liberação das drogas (e venda pelo Estado), “Polícia do Pensamento” e do comportamento, libertação sexual excessiva etc. Outro ponto importante é observar as características principais do selvagem, como o sentimento de zelo familiar, a devoção religiosa e a castidade, características extremamente combatidas por certos grupos.
Enfim, essa é minha visão. O livro é um chamado à reflexão aos perigos da época referentes à falta de liberdade individual que regimes de Estado centralizador propounham.
👏👏👏👏
Concordo totalmente com o que o Lucas escreveu, inclusive nem irei terminar de assistir a crítica literária realizada por esses dois marxistas do vídeo Obrigado, Lucas!
Que análise incrível!
Iiii olha lá, a sua visão parece a visão do Olavo. Tem a retórica do Olavo, as linhas do Olavo, a cara do Olavo.
Pra mim o livro também é uma total crítica ao sistema socialista...
Gostei, imaginava que soma fosse referência a morte como para os gregos.