Como confiar em um livro com narrador em primeira pessoa? Ele pode estar mentindo, ou seus relatos são tão cegos de ciúmes que é impossível saber a verdade. Além do mais, Ezequiel confirma que Capitu morreu afirmando que Bento era o homem mais justo e puro no mundo, porque ela faria isto se seus sentimentos por ele não fossem sinceros?
Nossa, eu a respeito desse trecho entendi completamente o contrário. Se o Bentinho acusou Capitu de um crime que ela não cometeu, muito provavelmente ela iria julgar que ele estava ficando louco, perdido a sanidade, mas o que eu observei foi exatamente o contrário, ela calou-se, e ainda passou sua vida inteira dizendo ao filho que o suposto pai era um homem justo.
@@elvisalencar2176 Isso mesmo Elvis! Penso igual a você. Depois do Bento ter exilado a Capitu e o Ezequiel em outro país, ela ainda assim continuava falando bem dele pro filho? Me parece que ela sentia uma culpa e por isso sempre falava bem do Bento pro filho dela. A Capitu, do jeito que era, falava sempre o que pensava, iria ficar calada dessa forma quando o Bento disse que sabia que ela o traiu e que o filho não era dele? DUVIDO!!! Quem cala consente!!! Ela até bateu boca um pouquinho, mas não o suficiente pra Capitu kkkkkkk Posso ter sido enganada pelo Bento mesmo, igual o Bit disse no vídeo, mas é o que faz sentido pra mim KKKKKKKKK
Na minha singela interpretação, ela não o traiu. Como um bom advogado, o Bento advoga mentalmente e linguisticamente com o leitor. Ele molda-se como um jovem sentenciado à solidão do celibato pela mãe(alusão à vida como futuro padre), um homem traído pela mulher e pelo amigo que confiava e um idoso solitário - o Dom Casmurro. Ele vitimiza-se e vilaniza a Capitu para que as pessoas tenham compaixão para com ele. Ele aproveita que é o eu lírico da história e pode utilizar de elementos para adjetivar a Capitu de «manipuladora», «dissimulada» e «adúltera» furtivamente. Expresa-se isto quando ele fica sem palavras à frente do pai dela. Ela alegadamente controla tudo e todos à sua volta. Ele é apenas um mero jovem à procura do amor feminino. Ele autoproclama-se «Bent-inho», no diminutivo para denotar que é um «coitad-inho». Se prestarmos atenção, quando ele beija Capitu, ele reafirma a sua masculinidade no título. Quando Capitu não o ouviu falar sobre as estrelas, pois estava a pensar sobre as palavras de outro homem, plantou-lhe uma semente de desconfiança. Quando Bento viu sua esposa lamentar a morte de Escobar, isto irou-o. O adultério - na mentalidade masculina- é algo que deshumaniza o homem e torna-o um mero inseto social. Os próprios sentimentos machistas do Bento cegaram-no e fizeram-no odiar sua mulher e seu filho, suposto fruto dessa traição. Os olhos de ressaca da Capitu, na cabeça do Bento, pertenciam somente a ele. Como ousa ela expressar sentimentos para outro homem? Este sentimento de traição fê-lo montar cenários mentais para justificar o esfriamento na relação e vitimizar-se
Faltou um trecho importante...na véspera da morte do Escobar ocorre um episódio em que o Bentinho acredita que está sendo seduzido por Sancha, ele não dorme direito se sentindo culpado e no dia seguinte ele diz ver o mesmo olhar que Sancha teve em relação a ele em Capitu ao olhar para Escobar. Fora isso é a melhor análise que já ouvi, aprendi muito, parabéns pelo canal.
Enquanto os brasileiros leem seus clássicos, como os livros de Machado de Assis, onde os personagens são sofridos e deprimidos, os EUA leem a Revolta de Altlas, de Ayn Arand. A obra “A Revolta de Atlas” é o segundo livro mais influente nos EUA, perdendo apenas para a bíblia! O livro é uma aula de empreendedorismo e mostra como a hostilidade contra empresários, empreendedores ou inovadores e o apoio a um governo parasitário é prejudicial a um país. Ouça o resumo em www.resumocast.com.br/078-a-revolta-de-atlas/ Um conto da autora, de outro livro, é mencionado, inclusive, na música Anthem, da banda Rush: ruclips.net/video/LuguStAS5s4/видео.html Se o livro “A Revolta de Atlas”, tivesse sido de leitura obrigatória dos estudantes brasileiros, certamente o Brasil estaria no clube dos países ricos há muito tempo.
@@EBSchorn Entendo seu pensamento pois, também li o "Revolta de Atlas", o "Cântico" e tenho aqui o "A Nascente" que, logo logo irei ler mas . . . Machado de Assis é um clássico e sim, merece todo o reconhecimento que lhe é atribuído. Acho que o certo, seria um equilíbrio; caso que não ocorreu no Brasil e isso é bem claro. Muita dó do pobre e uma demonização do rico, do empreendedor. O Brasil tinha que ser o que é hoje; um país medíocre e o EUA a potência que é
Esse é o vídeo MAIS INCRÍVEL sobre Dom Casmurro que assisti na minha vida. Graças à Deus tenho aulas com um professor tão completo e fantástico como você.
Bentinho me traiu 100%. Terminei de ler e fiquei indignada com raiva e nojo. Uma das partes que mais me intrigou no livro foi quando o Ezequiel insiste em visitar a prima Justina mas o Bentinho desconversa, prima Justina conheceu o Escobar e o Bentinho narra o Ezequiel de 17 o retrato vivo do Escobar, se o Ezequiel fosse TÃO parecido como Bentinho diz, ela iria reconhecer e até confirmar a traição, o que seria ótimo para o Bentinho...mas ele prefere não levar o Ezequiel... Suspeito
Na verdade não seria ótimo para ele. Ele sempre tentou abafar o caso, pq haveria de dar mais argumentos para que houvesse falatório a respeito? Se vc analisar dessa forma, seria um argumento pró-traição, já que Bentinho sabia da semelhança e não queria dar mais motivos para que Justina acreditasse na traição.
Será que ele deixaria tanta prova de amor? Por mais que o final condene bastante ela, ele deixaria as provas de amor dela um tanto quanto interesseiras ou sem veracidade... Bem falsa sabe? Como dizem ele e um velho amargurado e acho que ele foi bem verdadeiro nas provas de amor dele. ( Tenho um seminário pro traição amanhã kkkkkk acredito an Capitu mas me convenço que ela traiu pra ganhar o debate)
Acabei de ler o livro e vim aqui no RUclips ver as resenhas. Essa foi, de longe, a mais sensacional!!!!! Tenho 32 anos e estou com um projeto pessoal de ler os principais clássicos da literatura nacional e também mundial. Amei seu video, muito obrigada!! Sobre Capitu ter traído ou não traído, fico achando que sim, porém, que não...acho que nem Machado tem a resposta!!! kkkkk
Eu tenho 27 anos. O mesmo projeto do seu: Ler os clássicos nacionais, depois mundial. Também terminei de ler e quis ver esse vídeo. É legal saber se as pessoas tiveram percepções parecidas, né ?
Um dos maiores livros da história da literatura! E essa Análise está incrível! Que privilégio nascer na mesma língua de Machado de Assis! Parabéns Professor, excelente aula!
Simmmm! Melhor trilha sonora! Vai desde Beirut, a Nno Rota, passando por muita coisa boa! A série foi super bem feita, especialmente do ponto de vista gráfico. Fez jus ao gigante da literatura brasileira que foi o Machado
Foi esse tipo de resenha q meu professor do cursinho fazia nas aulas de literatura q me fez gostar de clássicos! As pessoas têm medo de spoiler, mas não percebem q é justamente uma análise mais profunda q nos faz ver e entender td oq uma obra clássica pode esconder! Adorei sua resenha!
A parte do livro que eu achei que confirmou o adultério, que vc não citou, é qd a Capitu insiste para que Bentinho vá a opera sozinho, pq ela não está se sentindo bem, e ele, ao ir e assistir o primeiro ato, resolve voltar mais cedo e encontra o escobar no corredor da casa de Bentinho dando uma desculpa esfarrapada e a Capitu muito boa de saúde dando a entender que fingiu estar doente.
daí vc tem q lembrar q essa eh a versão dos fatos narrada pelo Bentinho! e ele não é um narrador confiável, logo, tudo q ele diz pode ser apenas a visão distorcida dele, as ligações q ele fez com base nos seus próprios pensamentos, q na verdade pode ter sido totalmente outra coisa
É isso, o efeito extraordinário da obra é que quando foi lançada, a condenação de Capitu era praticamente unânime, mas na sociedade moderna, a que vivemos, acredita-se em sua inocência, não é majoritária e talvez ainda seja menor, mas isso já é um retrospecto favorável para população feminina. Para que você tenha uma ideia, se Bento quisesse se deitar com uma escrava, não cometeria adultério, com tudo se eu tivesse que dar minha opinião eu me basearia na personalidade de Capitu, e Escobar, no que uma pessoa é capaz de fazer para conseguir algo que deseja: ela quis Bentinho e enganou, arquitetou plano, dissimulou e conseguiu casar-se, e ganhar uma ascensão social da qual muito se orgulhou, como se vê no capítulo:(de casada). Só que Bento não consegue dar a ela um filho, Capitu passa a sentir inveja da amiga, e lamenta não ter um filho, por outro lado, o perfil de Escobar era assim: meio garanhão, com aquele olhar "policial" já havia traído a esposa antes e logo que Bentinho se abre com ele vem a parte que os dois ,Escobar e Capitu ficam a sós na residência dela, após isso, "ela fita o mar" se distrai pensando no que aconteceu entre eles, e deixa Bentinho falando só, ele percebe e começa a desconfiar, daí ela revela que estava com Escobar "calculando" (lembre-se de que ela tem facilidade para dissimular) logo após vem o capitulo (um filho) onde MILAGROSAMENTE nasce Ezequiel. Então eu acho que ela seria capaz de fazer a mesma coisa para ter seu filho, dissimular enganar mentir. Em suma ela traiu Bentinho com Escobar!
Bentinho, mandou Capitu para longe com medo que ela muito perspicaz , descobrisse que Escobar era o seu amor proibido. Quando Sancha colocou sua mão sobre a dele ele se emocionou. A atitude dele foi de inverter a situação , que é próprio do covarde que não assume o próprio erro.
Esse livro deveria se chamar "José Dias - O Livro". De longe o melhor personagem. Acho que só perde para a própria Capitu, que deveria ser heroína nacional. Livrão, pra ler sem pensar em escola, em prova, em "realismo", blá blá blá, só se entregar à habilidade do Mestre Machado em nos contar uma grande história.
Incrível vídeo, acho que esse é o ponto, Bento o livro todo é tratado como o ingênuo ou o "coitado" já Capitu é a dissimulada e esperta demais para tal ato. Mas é realmente certo julgar alguém por seu olhar de ressaca?
Esse enigma permanecerá sem resposta por muito tempo, prezado professor. A Literatura Machadiana não é a da certeza, é a da dúvida. Parabéns pela análise dessa obra capital de Machado de Assis, que soube tão bem escrever com a pena da galhofa e a tinta da melancolia !!!!
Linda explicação... Eu acredito na inocência de Capitu... seria também bom lembrar que por mais interesse que Capitu poderia ter ela também não fez questão da ideia de vender as joias e ir morar num beco escondida e esquecida. Bentinho também viu em Sancha um desejo Sexual que não existiu, Capitu essa era Santa e Não prostituta. um abraço da Escócia...
Desdemona em inglês (língua original de Otelo) remete a demon (demonio), genial o Machado ter pegado até essa referência dando-a o nome de Capitu, que remete a capeta.
Parabéns pela sutileza nas ironias professor, incrível quando você fala as coisas nas entre linhas kkkkkk chamando a galera de burro e dizendo que o Bentinho não participava do ménage kkkk
Estou em choque. Sem palavras para a interpretação de tantas alegorias. No final do vídeo você falou sobre ficar horas falando a respeito de muitas outras... Saiba que aqui haverá alguém que assistirá até o final! Valeu, pela aula! E que aula!
MEU MUITO OBRIGADAAAAAAAAAAA eu tive que participar de um julgamento da Capitu na minha escola, como advogada de acusação, e meu grupo conseguiu ganhar com os argumentos baseados na sua análise. Amei seu vídeo, obrigadassooooo
Isso é quase uma trapaça. kkkk Mas eu posso fazer a mesma coisa e construir argumentos inteiros a partir deste mesmo vídeo para provar que o Bentinho é o maior das prostitutas processuais. XD Ele não pode ser chamado como uma testemunha por que seu olhar é extremamente alienado e não confiável. Ele QUER acreditar estar certo para apaziguar a própria consciência sobre o suposto adultério.
Óptimo vídeo Uma análise fantástica ao livro Dom Casmurro. Adorei a ligação à época histórica do reinado de D. Pedro II Não fazia a mínima ideia. Não percebi o nome dos autores e livros que citou e recomendou de análise da obra. Importa-se de escrever . Estou em Portugal e sou sua seguidora. . 👏👏👏 pelas suas aulas .
A tentativa de um segundo filho + o histórico de que os pais dele também tiveram dificuldade de ter um filho me intrigam. Bentinho é insano, mas não sei se é totalmente mentiroso. Ele já era um velho quando escreveu, um velho que não tinha nenhuma vontade de ser aceito ou amado por ninguém. Tenho pra mim que nem tudo é inventado. Apesar de egocêntrico, ele não é alguém que deseja mais a atenção de outras pessoas. Essa dificuldade do pai, e que ele também enfrentou, me faz questionar se Capitu não seria capaz de desatar mais esse nó em prol do que ela desejava. Ela morreu falando bem de Bentinho (logo ela que foi a mais prejudicada pela "insanidade" dele). E ele, se quisesse só estar certo, mostraria Ezequiel pra Justina e resolveria o mistério. Mas ele tá tão apegado a essa mentira que tem medo de descobrir que estragou a vida por nada, ou confirmar a traição e isso cair na boca de todos.
A perfeição da obra está aí. Há elementos objetivos e subjetivos que apontam tanto para a traição como para não...A depender da visão de mundo do leitor, o resultado final e as conclusões, se houverem, serão diferentes. Inclusive o Machado mesmo afirma isso numa passagem do livro... que em histórias em que não se diz tudo, cabe ao leitor ir complentando-as ( isso eu considero uma piscadela do Autor).
Homem! Vc é fantástico, bebi cada palavra sua como alguém sedento bebe água, vc prendeu minha atenção de tal forma q ñ qria q acabasse nunca. Vc é fantástico.
Pra mim acreditar em Bentinho é o mesmo que acreditar que Humbert Humbert e Lolita viveram uma linda história de amor, que Lolita o instigava e ela o seduzia (uma menina de 12 anos!)......
Simm, eu acho esses narradores semelhantíssimos, em vários aspectos, como serem narradores não-confiáveis, por serem doentios e ciumentos, e me lembrou muito o Humbert principalmente quando ele chama a Capitu de "ninfa" no capítulo em que acontece o beijo, quando ele penteia o cabelo dela, eu lembrei muito de Lolita (Humbert que inventou o termo "ninfeta" pra se referir a meninas que o seduziam sexualmente como se tivessem poderes "sobrenaturais" às comparando a ninfas, para se livrar da culpa, e dizer que ela o seduziu)
Parabens pela analise!!! estou terminando de ler. Encontrei esse livro, em plena pandemia, quando vi da janela que carregadores estavam depositando em cacambas de lixo caixas de papeis tiradas do predio em frente que passava por uma reforma. Fui lá para ver se jogavam fora alguma coisa de valor. No meio dos papeis encontrei tratados de medicina e dois livros que me interessaram: Dom Casmurro e Cem dias entre ceu e mar de A. Klink. ^Me considero um cara de sorte^ (Belchior).
Acabei de ler Dom Casmurro, que livro maravilhoso! Amei esse vídeo, é muito esclarecedor quanto às muitas entrelinhas que o Machado nos deixou nessa obra prima sensacional...👏👏👏👏
Que vídeo maravilhoso! Li Dom Casmurro na adolescência, sem muita inteligência e malícia, após esse vídeo preciso lê-lo novamente e reparar todos esses detalhes
Excelente análise. Mas nunca deixe ninguém fazer com que você perca a esperança no amor. Mesmo que ninguém mais faça o que é certo, seja você o exemplo. Tenha fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Eu tô me sentindo enganadísima... dom Casmurro foi o primeiro livro de literatura clássica do Brasil que eu li e desde os 14 anos releio todo ano, mas agora vendo esse vídeo parece que é um livro completamente diferente do que eu sempre achei que era... incrível
Todo ano tem um julgamento da Capitu na minha escola e vc n tem noção do quanto esse vídeo ajudou meu grupo (inclusive #CapituCulpada) amo seu canal. Vc poderia fazer um vídeo sobre Vidas Secas
eu estou muito emocionada, aprendi muita coisa assistindo esse vídeo. obrigada por abrir meus olhos e contribuir para aumentar meu desejo por aprender. isso que você faz aqui não tem preço!
Faltaram duas provas de que a Capitu traiu. 1. Quando ela estava em um muro e passa um rapaz bonito e ela olha pra ele. Quando Bentinho chega, ela fala claramente que dissimularia se fosse necessário. 2. O Escobar morreu por causa da Ressaca na praia do Flamengo. Ressaca dos olhos da Capitu.
Um outro detalhe muito importante: se havia alguma possibilidade do filho ser do outro, como ele sugeriu que os filhos de ambos poderiam se casar? Ele aprovaria um incesto? Amei a sua análise! 😘😘😘😘😘
@@paulosantos4279 Na verdade não. Apenas reli a obra com olhares mais minuciosos. Cheguei a conclusão de que as suspeitas de Bentinho eram infundadas. A maior prova disto é que ambos eram muito religiosos, seguiam os dogmas católicos e, o incesto é um pecado gravíssimo. Como, por menor que fosse a possibilidade, um pai deixaria ou sugeriria sua filha casar com um irmão?
@@paulosantos4279 No caso de Helena, ela sabia a verdade e cultivava esse amor. O coitado do Estácio, por mais que relutasse contra esse sentimento, não resistiu as investidas da suposta irmã.
Sem dúvidas foi a melhor análise sobre Dom Casmurro que eu já vi e ouvi, você é incrível que trabalho maravilhoso. Espero que nunca pare de postar essas preciosidades.
Professor, me senti agraciado ao assistir o seu vídeo. Era tudo que eu precisava, alguém que discutisse comigo Dom Casmurro, pois esta não é uma obra para ser lida e esquecida, precisa ser debatida, desnudada. Parabéns!
Cheguei neste vídeo por acaso, sua aula me lembrou muito uma explicação que tive de um professor muito querido no cursinho pré-vestibular chamado Márcio (isso já faz uns 10 anos hahaha), fiquei encantada! Senti o seu amor pela obra, admiração pelo autor e dedicação no estudo que foi desde a intertextualidade da obra ao contexto histórico que passa batido por muitas pessoas. Muito obrigada por disponibilizar uma interpretação tão bonita e de tanta qualidade assim ♥ ♥ ♥ (e morri com a frase sobre o Bentinho jovem "chega a dar raiva ou dar vontade de adotar de dó dele", exato kkkkkkkk)
Incrível como Bentinho sente profundo desprezo pelo Ezequiel, mesmo que tenha acontecido a traição, ele nao teria culpa.
Verdade
Compartilho do mesmo pensamento!
Não ponho sentimento em ficção, a realidade é diferente.
Dá pra entender um pouco, porque pela semelhança com o Escobar, o filho era uma lembrança ambulante da possível traição da Capitu com o melhor amigo.
Confesso que fiquei chateada por ele ter tido que pagaria muito para não vê - lo nunca mais... Não se importou com a morte dele.
Como confiar em um livro com narrador em primeira pessoa? Ele pode estar mentindo, ou seus relatos são tão cegos de ciúmes que é impossível saber a verdade. Além do mais, Ezequiel confirma que Capitu morreu afirmando que Bento era o homem mais justo e puro no mundo, porque ela faria isto se seus sentimentos por ele não fossem sinceros?
Nossa, eu a respeito desse trecho entendi completamente o contrário.
Se o Bentinho acusou Capitu de um crime que ela não cometeu, muito provavelmente ela iria julgar que ele estava ficando louco, perdido a sanidade, mas o que eu observei foi exatamente o contrário, ela calou-se, e ainda passou sua vida inteira dizendo ao filho que o suposto pai era um homem justo.
@@elvisalencar2176 Isso mesmo Elvis! Penso igual a você. Depois do Bento ter exilado a Capitu e o Ezequiel em outro país, ela ainda assim continuava falando bem dele pro filho? Me parece que ela sentia uma culpa e por isso sempre falava bem do Bento pro filho dela. A Capitu, do jeito que era, falava sempre o que pensava, iria ficar calada dessa forma quando o Bento disse que sabia que ela o traiu e que o filho não era dele? DUVIDO!!! Quem cala consente!!! Ela até bateu boca um pouquinho, mas não o suficiente pra Capitu kkkkkkk Posso ter sido enganada pelo Bento mesmo, igual o Bit disse no vídeo, mas é o que faz sentido pra mim KKKKKKKKK
Pq ela era dissimulada
Como confiar num narrador que ouvia vozes.
E além disso, era advogado. Ele sabia exatamente como mostrar (ou até mesmo ocultar) os argumentos para convencer, haha 🤣
Na minha singela interpretação, ela não o traiu. Como um bom advogado, o Bento advoga mentalmente e linguisticamente com o leitor. Ele molda-se como um jovem sentenciado à solidão do celibato pela mãe(alusão à vida como futuro padre), um homem traído pela mulher e pelo amigo que confiava e um idoso solitário - o Dom Casmurro. Ele vitimiza-se e vilaniza a Capitu para que as pessoas tenham compaixão para com ele. Ele aproveita que é o eu lírico da história e pode utilizar de elementos para adjetivar a Capitu de «manipuladora», «dissimulada» e «adúltera» furtivamente. Expresa-se isto quando ele fica sem palavras à frente do pai dela. Ela alegadamente controla tudo e todos à sua volta. Ele é apenas um mero jovem à procura do amor feminino. Ele autoproclama-se «Bent-inho», no diminutivo para denotar que é um «coitad-inho». Se prestarmos atenção, quando ele beija Capitu, ele reafirma a sua masculinidade no título. Quando Capitu não o ouviu falar sobre as estrelas, pois estava a pensar sobre as palavras de outro homem, plantou-lhe uma semente de desconfiança. Quando Bento viu sua esposa lamentar a morte de Escobar, isto irou-o. O adultério - na mentalidade masculina- é algo que deshumaniza o homem e torna-o um mero inseto social. Os próprios sentimentos machistas do Bento cegaram-no e fizeram-no odiar sua mulher e seu filho, suposto fruto dessa traição. Os olhos de ressaca da Capitu, na cabeça do Bento, pertenciam somente a ele. Como ousa ela expressar sentimentos para outro homem? Este sentimento de traição fê-lo montar cenários mentais para justificar o esfriamento na relação e vitimizar-se
Faltou um trecho importante...na véspera da morte do Escobar ocorre um episódio em que o Bentinho acredita que está sendo seduzido por Sancha, ele não dorme direito se sentindo culpado e no dia seguinte ele diz ver o mesmo olhar que Sancha teve em relação a ele em Capitu ao olhar para Escobar.
Fora isso é a melhor análise que já ouvi, aprendi muito, parabéns pelo canal.
Projeção do próprio desejo de adultério na Capitu?
Exatamente!!!!!
exatamente o q pensei, ele se sentiu atraído e pra espiar a culpa, projetou isso na capitu, voltando de novo a desocnfiar dela. @@igorsimplicio8993
‘’Machado de Assis é um escritor para pessoas inteligentes’’. Se essa não é a melhor parte do vídeo, eu não sei qual é! Melhor professor da vida ❤️
Enquanto os brasileiros leem seus clássicos, como os livros de Machado de Assis, onde os personagens são sofridos e deprimidos, os EUA leem a Revolta de Altlas, de Ayn Arand.
A obra “A Revolta de Atlas” é o segundo livro mais influente nos EUA, perdendo apenas para a bíblia!
O livro é uma aula de empreendedorismo e mostra como a hostilidade contra empresários, empreendedores ou inovadores e o apoio a um governo parasitário é prejudicial a um país.
Ouça o resumo em www.resumocast.com.br/078-a-revolta-de-atlas/
Um conto da autora, de outro livro, é mencionado, inclusive, na música Anthem, da banda Rush: ruclips.net/video/LuguStAS5s4/видео.html
Se o livro “A Revolta de Atlas”, tivesse sido de leitura obrigatória dos estudantes brasileiros, certamente o Brasil estaria no clube dos países ricos há muito tempo.
melhor não foi não, mas aquela "pontada" foi sentida.
Ou "Olhos de ressaca", mt bom imaginar a intensidade disso
@@EBSchorn Entendo seu pensamento pois, também li o "Revolta de Atlas", o "Cântico" e tenho aqui o "A Nascente" que, logo logo irei ler mas . . . Machado de Assis é um clássico e sim, merece todo o reconhecimento que lhe é atribuído. Acho que o certo, seria um equilíbrio; caso que não ocorreu no Brasil e isso é bem claro. Muita dó do pobre e uma demonização do rico, do empreendedor.
O Brasil tinha que ser o que é hoje; um país medíocre e o EUA a potência que é
Então eu sou burra porque pra mim a história é chata...
Esse é o vídeo MAIS INCRÍVEL sobre Dom Casmurro que assisti na minha vida. Graças à Deus tenho aulas com um professor tão completo e fantástico como você.
Muito obrigado. Fico muito feliz!
Concordo plenamente!
Concordo viu, é incrível ver esse vídeo.
O cara manda muito bem
Ganhei meu dia assistindo a este vídeo hoje. Obrigado, professor!
Arrebatador, seu vídeo! Uma aula impagável! Literalmente me emocionei ao final! Foi uma honra ouvi-lo! Meus sinceros cumprimentos!
Bentinho me traiu 100%.
Terminei de ler e fiquei indignada com raiva e nojo.
Uma das partes que mais me intrigou no livro foi quando o Ezequiel insiste em visitar a prima Justina mas o Bentinho desconversa, prima Justina conheceu o Escobar e o Bentinho narra o Ezequiel de 17 o retrato vivo do Escobar, se o Ezequiel fosse TÃO parecido como Bentinho diz, ela iria reconhecer e até confirmar a traição, o que seria ótimo para o Bentinho...mas ele prefere não levar o Ezequiel...
Suspeito
exatamente o meu pensamento
Na verdade não seria ótimo para ele. Ele sempre tentou abafar o caso, pq haveria de dar mais argumentos para que houvesse falatório a respeito? Se vc analisar dessa forma, seria um argumento pró-traição, já que Bentinho sabia da semelhança e não queria dar mais motivos para que Justina acreditasse na traição.
FINALMENTE ALGUEM COM A MESMA OPNIAO QUE A MINHA
Exatamente! Ele projetou tanto essa semelhança que não queria receber a negação!
Isso mesmo!!
Assistindo esse vídeo em 2024 e achando incrível essa visão da obra❤
Me lembra Lolita pois é em primeira pessoa. Pra mim ele está tentandp se resolver com a sua consciência e provar a si mesmo que ele foi uma vítima.
Será que ele deixaria tanta prova de amor? Por mais que o final condene bastante ela, ele deixaria as provas de amor dela um tanto quanto interesseiras ou sem veracidade... Bem falsa sabe? Como dizem ele e um velho amargurado e acho que ele foi bem verdadeiro nas provas de amor dele. ( Tenho um seminário pro traição amanhã kkkkkk acredito an Capitu mas me convenço que ela traiu pra ganhar o debate)
Verdade, a diferença que H. H. é dissimulado o tempo todo. O Bentinho é alguém que vamos aprendendo pouco a pouco a ter raiva.
Acabei de ler o livro e vim aqui no RUclips ver as resenhas. Essa foi, de longe, a mais sensacional!!!!! Tenho 32 anos e estou com um projeto pessoal de ler os principais clássicos da literatura nacional e também mundial. Amei seu video, muito obrigada!! Sobre Capitu ter traído ou não traído, fico achando que sim, porém, que não...acho que nem Machado tem a resposta!!! kkkkk
Essa certeza que vc tem sobre a traicao, eu nunca consegui ter. Sempre fica uma dúvida, criada propositalmente pela genialidade do autor.
Eu tenho 27 anos. O mesmo projeto do seu: Ler os clássicos nacionais, depois mundial. Também terminei de ler e quis ver esse vídeo. É legal saber se as pessoas tiveram percepções parecidas, né ?
@@carlosviniciusdesouzamarti5374 Massa! Boa sorte com o projeto dos clássicos, boa leitura!
Eu nao queria nunca mais sair desse vídeo. Que saudades, q vontade de revisitar Bentinho e Capitu.
Um dos maiores livros da história da literatura! E essa Análise está incrível! Que privilégio nascer na mesma língua de Machado de Assis! Parabéns Professor, excelente aula!
1. Não traiu!
2. Eu notei (e achei maravilhosa kk) a escolha da música da série, a melhor trilha sonora possível para essa história!!
Simmmm! Melhor trilha sonora! Vai desde Beirut, a Nno Rota, passando por muita coisa boa! A série foi super bem feita, especialmente do ponto de vista gráfico. Fez jus ao gigante da literatura brasileira que foi o Machado
Traiu sim 👍🏿
Foi esse tipo de resenha q meu professor do cursinho fazia nas aulas de literatura q me fez gostar de clássicos! As pessoas têm medo de spoiler, mas não percebem q é justamente uma análise mais profunda q nos faz ver e entender td oq uma obra clássica pode esconder! Adorei sua resenha!
Exatamente
Conhecer o background de uma obra ajuda muito a aproveitar cada detalhe
Esse vídeo deveria está com 10 milhões de likes!!! Sensacional!!
Muito obrigado!
A parte do livro que eu achei que confirmou o adultério, que vc não citou, é qd a Capitu insiste para que Bentinho vá a opera sozinho, pq ela não está se sentindo bem, e ele, ao ir e assistir o primeiro ato, resolve voltar mais cedo e encontra o escobar no corredor da casa de Bentinho dando uma desculpa esfarrapada e a Capitu muito boa de saúde dando a entender que fingiu estar doente.
Verdade, na minha opinião essa cena e a das libras confirmam o ato dos olhos de ressaca 😁
daí vc tem q lembrar q essa eh a versão dos fatos narrada pelo Bentinho! e ele não é um narrador confiável, logo, tudo q ele diz pode ser apenas a visão distorcida dele, as ligações q ele fez com base nos seus próprios pensamentos, q na verdade pode ter sido totalmente outra coisa
É isso, o efeito extraordinário da obra é que quando foi lançada, a condenação de Capitu era praticamente unânime, mas na sociedade moderna, a que vivemos, acredita-se em sua inocência, não é majoritária e talvez ainda seja menor, mas isso já é um retrospecto favorável para população feminina. Para que você tenha uma ideia, se Bento quisesse se deitar com uma escrava, não cometeria adultério, com tudo se eu tivesse que dar minha opinião eu me basearia na personalidade de Capitu, e Escobar, no que uma pessoa é capaz de fazer para conseguir algo que deseja: ela quis Bentinho e enganou, arquitetou plano, dissimulou e conseguiu casar-se, e ganhar uma ascensão social da qual muito se orgulhou, como se vê no capítulo:(de casada). Só que Bento não consegue dar a ela um filho, Capitu passa a sentir inveja da amiga, e lamenta não ter um filho, por outro lado, o perfil de Escobar era assim: meio garanhão, com aquele olhar "policial" já havia traído a esposa antes e logo que Bentinho se abre com ele vem a parte que os dois ,Escobar e Capitu ficam a sós na residência dela, após isso, "ela fita o mar" se distrai pensando no que aconteceu entre eles, e deixa Bentinho falando só, ele percebe e começa a desconfiar, daí ela revela que estava com Escobar "calculando" (lembre-se de que ela tem facilidade para dissimular) logo após vem o capitulo (um filho) onde MILAGROSAMENTE nasce Ezequiel. Então eu acho que ela seria capaz de fazer a mesma coisa para ter seu filho, dissimular enganar mentir.
Em suma ela traiu Bentinho com Escobar!
Bentinho, mandou Capitu para longe com medo que ela muito perspicaz , descobrisse que Escobar era o seu amor proibido. Quando Sancha colocou sua mão sobre a dele ele se emocionou. A atitude dele foi de inverter a situação , que é próprio do covarde que não assume o próprio erro.
Adorei vou continuar a leitura
Sem sombra de dúvidas, o melhor e mais completo comentário sobre Dom Casmurro que já tive a oportunidade de ouvir.
Parabéns!
Esse livro deveria se chamar "José Dias - O Livro". De longe o melhor personagem. Acho que só perde para a própria Capitu, que deveria ser heroína nacional. Livrão, pra ler sem pensar em escola, em prova, em "realismo", blá blá blá, só se entregar à habilidade do Mestre Machado em nos contar uma grande história.
e o mais fofoqueiro
Incrível vídeo, acho que esse é o ponto, Bento o livro todo é tratado como o ingênuo ou o "coitado" já Capitu é a dissimulada e esperta demais para tal ato. Mas é realmente certo julgar alguém por seu olhar de ressaca?
Esse enigma permanecerá sem resposta por muito tempo, prezado professor. A Literatura Machadiana não é a da certeza, é a da dúvida. Parabéns pela análise dessa obra capital de Machado de Assis, que soube tão bem escrever com a pena da galhofa e a tinta da melancolia !!!!
Linda explicação... Eu acredito na inocência de Capitu... seria também bom lembrar que por mais interesse que Capitu poderia ter ela também não fez questão da ideia de vender as joias e ir morar num beco escondida e esquecida. Bentinho também viu em Sancha um desejo Sexual que não existiu, Capitu essa era Santa e Não prostituta.
um abraço da Escócia...
Desdemona em inglês (língua original de Otelo) remete a demon (demonio), genial o Machado ter pegado até essa referência dando-a o nome de Capitu, que remete a capeta.
Parabéns pela sutileza nas ironias professor, incrível quando você fala as coisas nas entre linhas kkkkkk chamando a galera de burro e dizendo que o Bentinho não participava do ménage kkkk
Estou em choque. Sem palavras para a interpretação de tantas alegorias. No final do vídeo você falou sobre ficar horas falando a respeito de muitas outras... Saiba que aqui haverá alguém que assistirá até o final! Valeu, pela aula! E que aula!
Maravilhoso...ficaria quatro horas aqui! Me tornei fã!
Nunca olhei a história por esse ângulo!
Obrigada!
Dom Casmurro saiu da estante! Show Prof.
Análise monstruosa, parabéns!
Fiquei com a impressão que dado momento, Bentinho e Escobar tiveram um interesse homoafetivo.
Sim também tive essa impressão
Com certeza
Eu tb tive!
eu tenho certeeeeza, o “aperto de mão às escondidas que doem os dedos até hoje” demonstrou muita coisa
Eu não
Não me canso de ti ouvir ótima narração, como é bom entender as entrelinhas obrigada através de você pude entender melhor o romance
cara vc despedaçou cada detalhe da história e deu uma aula com referencias ótimas vc é um grande analisador
mds eu simplismente amo essa as resenhas desse homem, ngm chega aos seus pés
Parabéns meu amigo... sensacional...
Prof. Marx - Mundo da Química , já deixei meu like no seu canal. 👍
MEU MUITO OBRIGADAAAAAAAAAAA
eu tive que participar de um julgamento da Capitu na minha escola, como advogada de acusação, e meu grupo conseguiu ganhar com os argumentos baseados na sua análise.
Amei seu vídeo, obrigadassooooo
Mariah Bleh la salle né? KKKK
Mariah Bleh tbm vou esse ano
Maria estou desesperada,você pode me falar os argumentos pfvr(tbm vou sed advogada de acusação)
Isso é quase uma trapaça. kkkk Mas eu posso fazer a mesma coisa e construir argumentos inteiros a partir deste mesmo vídeo para provar que o Bentinho é o maior das prostitutas processuais. XD Ele não pode ser chamado como uma testemunha por que seu olhar é extremamente alienado e não confiável. Ele QUER acreditar estar certo para apaziguar a própria consciência sobre o suposto adultério.
@@yasmimkauane3077 eu tbm quero kakakakaka
Esse trecho do beijo é o maior texto e poema da literatura , na minha modesta opinião.
Continuo com a certeza que Capitu não traiu!!
Sensacional, apresentação brilhante. Ótimo trabalho!👏👏😁
Óptimo vídeo
Uma análise fantástica ao livro Dom Casmurro.
Adorei a ligação à época histórica do reinado de D. Pedro II
Não fazia a mínima ideia.
Não percebi o nome dos autores e livros que citou e recomendou de análise da obra.
Importa-se de escrever .
Estou em Portugal e sou sua seguidora.
. 👏👏👏 pelas suas aulas .
Muito obrigado Ana Maria!
Livro de Referência: Machado de Assis Ficcao e Historia - John Gledson |
A tentativa de um segundo filho + o histórico de que os pais dele também tiveram dificuldade de ter um filho me intrigam. Bentinho é insano, mas não sei se é totalmente mentiroso. Ele já era um velho quando escreveu, um velho que não tinha nenhuma vontade de ser aceito ou amado por ninguém. Tenho pra mim que nem tudo é inventado. Apesar de egocêntrico, ele não é alguém que deseja mais a atenção de outras pessoas. Essa dificuldade do pai, e que ele também enfrentou, me faz questionar se Capitu não seria capaz de desatar mais esse nó em prol do que ela desejava. Ela morreu falando bem de Bentinho (logo ela que foi a mais prejudicada pela "insanidade" dele). E ele, se quisesse só estar certo, mostraria Ezequiel pra Justina e resolveria o mistério. Mas ele tá tão apegado a essa mentira que tem medo de descobrir que estragou a vida por nada, ou confirmar a traição e isso cair na boca de todos.
Li esse livro 6 vezes. Nunca tive dúvida do adultério de Capitu. Mas a sua explicação foi show. Parabéns. Continue. Perfeito. Abc
EXCELENTE, professor! Essa correspondência entre os tempos do romance e a história do Brasil é sensacional! E tudo mais!!! Obrigada!
Melhor video da vida. Muita gratidao professor. Um grande prazer e uma honra ouvi-lo!
ESTE TEXTO QUE VOCÊ FALOU , DO LIVRO DOM CASMURRO , É A COISA MAIS POÉTICA QUE EU LI NA VIDA.
Simplesmente maravilhoso!! O melhor vídeo sobre a obra Dom Casmurro que já assisti. MeuDeuuuuuus!!!. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
De longe o melhor video que eu ja... Melhor análise. To ate emocionada e mais apaixoanda ainda pelo Machado .
Meu Deus, vc esta de parabens viu!!!
Para mim Machado de Assis é fantástico! maravilhoso! Perfeito!
Como se não bastasse essa análise maravilhosa, ainda tem Vinícius e Baden Powell tocando ao fundo, 40min que passaram como se fossem 10min.
Obrigado, estava procurando nos comentários se alguém havia perguntado da música de fundo 🤣
Nunca mais vou me esquecer deste dia, 14/08/2020, o dia que assisti a este vídeo. Que coisa maravilhosa.
Incrível! Estou apaixonada pela sua maneira de falar tão apaixonadamente
"Machado de Assis é um escritor pra pessoas inteligentes" kkkkkkkkkkkkkkkk MELHOR PESSOA DO MUNDO
Voz doce, ritmo encantador, análise perspicaz. Um dos melhores vídeos que já assisti. Obg!
A perfeição da obra está aí.
Há elementos objetivos e subjetivos que apontam tanto para a traição como para não...A depender da visão de mundo do leitor, o resultado final e as conclusões, se houverem, serão diferentes.
Inclusive o Machado mesmo afirma isso numa passagem do livro... que em histórias em que não se diz tudo, cabe ao leitor ir complentando-as ( isso eu considero uma piscadela do Autor).
Maravilhosa análise, sublime!! É sempre espetacular pensar em Machado, em especial o Dom Casmurro!! Fantástico!
Livro excelente e vídeo de arrepiar. 44 minutos que mais pareceram segundos. Obrigado e parabéns pelo conteúdo.
Análise estupenda! Amei. Muito conhecimento a respeito. Muito obrigado. Abraço.
Homem! Vc é fantástico, bebi cada palavra sua como alguém sedento bebe água, vc prendeu minha atenção de tal forma q ñ qria q acabasse nunca.
Vc é fantástico.
Que aula perfeita! Com um professor desse é impossível não amar literatura! Parabéns! !
Pra mim acreditar em Bentinho é o mesmo que acreditar que Humbert Humbert e Lolita viveram uma linda história de amor, que Lolita o instigava e ela o seduzia (uma menina de 12 anos!)......
Nossa!!!! Melhor análise que vi até hoje de Dom Casmurro!
Que livro é esse ?
@@karloscapela613
Lolita
Simm, eu acho esses narradores semelhantíssimos, em vários aspectos, como serem narradores não-confiáveis, por serem doentios e ciumentos, e me lembrou muito o Humbert principalmente quando ele chama a Capitu de "ninfa" no capítulo em que acontece o beijo, quando ele penteia o cabelo dela, eu lembrei muito de Lolita (Humbert que inventou o termo "ninfeta" pra se referir a meninas que o seduziam sexualmente como se tivessem poderes "sobrenaturais" às comparando a ninfas, para se livrar da culpa, e dizer que ela o seduziu)
Professor, um ano depois,estou eu aqui assistindo de novo e me encantando com a sua narrativa.
Lindeza! Maravilhoso mesmo
Parabens pela analise!!! estou terminando de ler. Encontrei esse livro, em plena pandemia, quando vi da janela que carregadores estavam depositando em cacambas de lixo caixas de papeis tiradas do predio em frente que passava por uma reforma. Fui lá para ver se jogavam fora alguma coisa de valor. No meio dos papeis encontrei tratados de medicina e dois livros que me interessaram: Dom Casmurro e Cem dias entre ceu e mar de A. Klink. ^Me considero um cara de sorte^ (Belchior).
Maravilhoso.
Eu adoro as obras do Machado e essa em especial.
Adorei a análise. Nunca tinha visto uma tão boa.
Parabéns! Você é sensacional, muito feliz em ter descoberto o canal.
Que delicia relembrar suas aulas do cursinho ❤️ ...ao som da música Elephant Gun ainda, demais 👏🏻👏🏻👏🏻
Thamires Barbosa quando percebi a música meu coração bateu ainda mais forte. :)
O melhor vídeo de todo o RUclips sobre esta inesgotável obra, maravilhosa, da minha vida! Parabéns 👏👏👏👏👏
Meu caro sua aula foi simplesmente maravilhosa. Grata por sua existência e boa vontade em dividir seu conhecimento.
Acabei de ler Dom Casmurro, que livro maravilhoso! Amei esse vídeo, é muito esclarecedor quanto às muitas entrelinhas que o Machado nos deixou nessa obra prima sensacional...👏👏👏👏
Gnt, eu JURO QUE EU ME ARREPIEI! Muito obrigado
Acredito!
Que vídeo maravilhoso! Li Dom Casmurro na adolescência, sem muita inteligência e malícia, após esse vídeo preciso lê-lo novamente e reparar todos esses detalhes
Excelente análise. Mas nunca deixe ninguém fazer com que você perca a esperança no amor. Mesmo que ninguém mais faça o que é certo, seja você o exemplo. Tenha fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Estou maravilhada com essa explicação!
Obrigado Michelle!
Que linda resenha, meu Deus! Estou encantada e irei levá-la para toda a minha vida. Obrigada por essa aula maravilhosa, professor.
Professor, seu canal é maravilhoso. Tô encantada com suas resenhas
A melhor análise que vi até hoje!! Muito bom
Eu tô me sentindo enganadísima... dom Casmurro foi o primeiro livro de literatura clássica do Brasil que eu li e desde os 14 anos releio todo ano, mas agora vendo esse vídeo parece que é um livro completamente diferente do que eu sempre achei que era... incrível
Todo ano tem um julgamento da Capitu na minha escola e vc n tem noção do quanto esse vídeo ajudou meu grupo (inclusive #CapituCulpada) amo seu canal. Vc poderia fazer um vídeo sobre Vidas Secas
A gente sai do cursinho, mas o cursinho não sai da gente HAHAHAH. Sempre to aqui pra matar saudades das suas aulas
Professor, uma curiosidade: quantas vezes você leu esse livro? Acredito que mais de uma vez por lembrar-se de muitos detalhes. Que vídeo estupendo!
INCRÍVEL! A melhor e mais completa análise que já vi do livro. Parabéns e obrigada professor!
eu estou muito emocionada, aprendi muita coisa assistindo esse vídeo. obrigada por abrir meus olhos e contribuir para aumentar meu desejo por aprender. isso que você faz aqui não tem preço!
Este canal foi a melhor descoberta de final de ano, meu melhor presente.
Ela o amou ate seu ultimo suspiro… ja ele, era louco!
Arrepiadada estou. Genial👌👏👏👏
Bentinho nunca me enganou. Ao assistir esse maravilhoso vídeo, tive ainda mais certeza.
Faltaram duas provas de que a Capitu traiu.
1. Quando ela estava em um muro e passa um rapaz bonito e ela olha pra ele. Quando Bentinho chega, ela fala claramente que dissimularia se fosse necessário.
2. O Escobar morreu por causa da Ressaca na praia do Flamengo. Ressaca dos olhos da Capitu.
Excelentes ponderações!!!. Parabéns professor!!!
LENDO O CLASSICO, depois dessa aula genial, fica mais facil e ler... Parabens professor, me inscrevi no seu canal
Um outro detalhe muito importante: se havia alguma possibilidade do filho ser do outro, como ele sugeriu que os filhos de ambos poderiam se casar? Ele aprovaria um incesto?
Amei a sua análise!
😘😘😘😘😘
Existe a possibilidade de Escobar nem saber que Ezequiel é filho dele, afinal Capitu poderia ter ocultado esse fato
Interessante esse ponto. Seria uma referencia a Helena?
@@paulosantos4279
Na verdade não. Apenas reli a obra com olhares mais minuciosos. Cheguei a conclusão de que as suspeitas de Bentinho eram infundadas. A maior prova disto é que ambos eram muito religiosos, seguiam os dogmas católicos e, o incesto é um pecado gravíssimo. Como, por menor que fosse a possibilidade, um pai deixaria ou sugeriria sua filha casar com um irmão?
@@paulosantos4279
No caso de Helena, ela sabia a verdade e cultivava esse amor. O coitado do Estácio, por mais que relutasse contra esse sentimento, não resistiu as investidas da suposta irmã.
Observação sensacional. Machado é genial, todos os detalhes importam.
Sem dúvidas foi a melhor análise sobre Dom Casmurro que eu já vi e ouvi, você é incrível que trabalho maravilhoso. Espero que nunca pare de postar essas preciosidades.
Que vídeo maravilhoso! Li Dom Casmurro ano passado e você me fez ter vontade de ler novamente!
Incrível a interpretação, sou fã, mas nunca reparei com tantos detalhes, realmente incrível! Obrigada professor pela aula
Já assisti alguns vídeos aqui, mas esse foi o melhor.
Este vídeo foi de grande valia para mim porque me ajudou à levantar argumentos no momento da minha redação
Professor, me senti agraciado ao assistir o seu vídeo. Era tudo que eu precisava, alguém que discutisse comigo Dom Casmurro, pois esta não é uma obra para ser lida e esquecida, precisa ser debatida, desnudada. Parabéns!
Adorei o Canto de Ossanha na trilha sonora! Incrível o vídeo, virei fã do canal!
Gostei muito do vídeo. Vou reler o livro para entender melhor, de acordo com as explicações do professor. Parabéns! O senhor é ótimo
Excelente análise! Parabéns! Enriquece, ainda mais, a leitura de "Dom Casmurro ".
Que vídeo maravilhoso! Ameeeei! Parabéns pelo trabalho. ❤
Cheguei neste vídeo por acaso, sua aula me lembrou muito uma explicação que tive de um professor muito querido no cursinho pré-vestibular chamado Márcio (isso já faz uns 10 anos hahaha), fiquei encantada! Senti o seu amor pela obra, admiração pelo autor e dedicação no estudo que foi desde a intertextualidade da obra ao contexto histórico que passa batido por muitas pessoas. Muito obrigada por disponibilizar uma interpretação tão bonita e de tanta qualidade assim ♥ ♥ ♥ (e morri com a frase sobre o Bentinho jovem "chega a dar raiva ou dar vontade de adotar de dó dele", exato kkkkkkkk)