Machado de Assis tirou esse livro da vida pessoal dele já que a esposa dele teoricamente tbm o traia com o melhor amigo aparentemente ele escreveu esse livro como uma forma de pedir opiniões da população mas infelizmente se formos olhar pela maneira lógica ela traiu pq a capitu e uma metáfora pra esposa do Machado de Assis que traiu ele
@@JulioCesar-ig5gp Huum, não sabia dessa história, tem muitas, especulam também que o amante era Machado, o corno era o escritor José de Alencar, e o filho deste um bastardo
Sim, mano do céu eu n aguento , ele teria q ter feito uma outra obra chama "diário de capitu" ou então "confissões de capitu" , sei lá, algo do tipo kkkkkk
Bentinho era uma crítica de Machado de Assis a elite brasileira. Bentinho era o filho único de uma viúva rica e beata. Vivia numa casa cercada de agregados e servos, que por depender de alguma forma de sua mãe (Machado adora trabalhar essa questão do favor), o paparicavam de forma desmesurada. Bentinho era um mimado despreparado para a vida. Por isso é inseguro. E se fascina justamente com a segurança de Capitu (inclusive na sua segurança para dissimular). Ele mesmo confessa a certa altura do livro que Capitu era mais mulher que ele homem...no sentido de que ela era uma pessoa mais forte, mais preparada para vida que ele. Mas esse mesmo brilho pessoal da esposa que o fascinava, tbm o deixava terrivelmente inseguro. Daí seus ciúmes e sua possessividade. Não acho que ele tinha ciúmes de Escobar. Poderia ser de qualquer outro homem. Bentinho tinha ciúmes mesmo era do filho Ezequiel. Inclusive quase dá café envenenado para o menino. Ele se ressentia da atenção que Capitu dava ao filho pequeno. Ele foi criado com todos girando ao seu redor. Qdo a mulher não fez o mesmo, mesmo porque tinha uma criança pra dar conta, ele ficou ressentido.
Para mim a maior evidencia é que o machado soltou propositalmente uma cena em que bentinho admite que a mãe da sancha é parecida com capitu, mas o que c@ralhos teria a ver a mãe da sancha com capitu? absolutamente nada, e pai da sancha diz "é dessas coincidências da vida" assim como pode ser a da semelhança de Escobar com Ezequiel que pasmem se vc leram o livro com atenção, quem aponta isso incialmente é Capitu, agora assumir que capitu é burra o suficiente para apontar semelhança entre um possível filho de um amante e o amante para o seu esposo é de burrice de ser ejetado da estratosfera, tem outras coisas no livro que vão no mesmo sentido, Machado não dá uma, mas dá várias pistas que na verdade é quase tudo ou tudo invenção da cabeça do bentinho que consegue colocar as coisas de forma muito "normal" por justamente ter se formado em direito e ter o poder da palavra
Olha... Eu acredito que traiu sim, mas tampouco defendo Bentinho. Para mim Bentinho era um homem mimado, vindo de uma infância mimada, onde sempre teve tudo que queria e quando o mundo não girava mais ao redor dele, se encheu de dúvidas, se tornou sim ciumento e possessivo, e no final do livro, digo que já sofria de depressão, em resumo, Bentinho sempre foi alguém que precisava de terapia. Mas das coisas que me fazem acreditar que Capitu traiu: (Ressalto que Capitu sempre foi o oposto de Bentinho, inteligente, esperta e dona de si, um baita de um mulherão) 1 - Das passagens em que Bentinho não estava em casa e quando chegava se deparava com Escobar, chegando ou saindo. Em uma dessas ocasiões Capitu até parece um tanto nervosa ao explicar à Bentinho que já estava se sentindo melhor. 2 - Capitu e Bentinho tentaram por anos ter um filho e não conseguiam. De repente do nada, Capitu engravida. Olha... Eu sei que pode acontecer, mas é difícil, ainda mais depois de anos, mais certo que Bentinho não pudesse ter filhos. As visitas entre as dausa famílias aumentam e Capitu aparece grávida. 3 - Como foi dito, a semelhança de Ezequiel com Escobar é trazida à tona pela própria Capitu... Mas eu acredito que essa seja uma jogada de mestre dela (inteligente como é). Por que? No início do livro, quando Bentinho fala com Capitu, que está à janela, passa um homem à cavalo e Bentino nota que Capitu e o cavaleiro se demoram no olhar, inclusive ele vira a cabeça pra trás para continuar a olhando e ela continua a olhá-lo. Quando questionada por Bentinho ela diz algo como: "se houvesse algo entre nós, você acha que eu teria ficado olhando pra ele na sua frente? Ao contrário, teria fingido de não vê-lo." Então, meus amigos, ao comparar Ezequiel com Escobar, em semelhança, ela usa da mesma psicologia. (Se eu tivesse engravidado de Escobar, chamaria a atenção da semelhança entre ambos para você?) Então sim, eu acredito que Capitu traiu, mas também acredito que ela gostava realmente de Bentinho, o problema é que Bentinho era um homem muito ciumento, possessivo e filhinho da mamãe... Essa é minha opinião.
@@karolmezzomo2083 Grande hipótese, nunca havia parado pra pensar nessa perspectiva. Mas, na real, há ótimos argumentos tanto pra um lado quanto pra outro, sendo assim dificílimo (como diria José Dias) definir se houve ou não adultério.
@@karolmezzomo2083 seu pensamento é problemático. Ao dizer que não defende o Bentinho pelo mesmo ter muitos defeitos é como dizer que os defeitos de uma pessoa pode servir de justificativa para a mesma ser traída. O mundo não seria um lugar saudável se todos pensassem assim.
Machado deixou muitas pistas, tal como: O livro de otelo onde tem uma narrativa semelhante é também o quadro da mãe de sansha, quem leu otelo vai entender , Além da história ter sido contada pelo próprio bentinho; trazendo uma perspectiva da visão dele. Então não traiu.
Dai fica minha pergunta: Você realmente acha que Bentinho queria confirmar que Capitu tinha o traído ou não? O sentimento de ciúmes é bem complexo. Ao mesmo tempo que existe uma desconfiança constante, existe uma eterna esperança do amor do outro ser real. Bentinho acreditava superficialmente que Capitu tinha o traído, mas não queria aprofundar essa certeza.
Entretando tem termos jurídicos, como os embargos de terceiros, que dão a entender um código de traição e tem referência em outro livro mais antigo do autor que usa a mesma expressão pra falar de uma disputa de um triângulo amoroso… E agora qual a gente acha mais correto?
@@96Luisinho Sempre achei isso. A sua opinião sobre a traição ou não traição de capitu fala muito sobre a pessoa. Esse é o grande poder dessa obra fantástica.
Acho que a grande variável presente especificamente neste romance de Machado de Assis está no fato de quem o lê. Haverá os inseguros, os confiantes, os crentes, os realistas e os românticos. A trama não conduz à traição carnal , mas muitos podem se sentir assim, traídos. Agora, a traição do simples desejo, aí já não respondo por Capitu, embora tenda a acreditar em seu purismo.
Eu tbm! E esse ciúme possessivo tirava a sua percepção de realidade. E só para constar, a estória é contada pelo próprio Bentinho, ou seja, por uma ótica que o favorece e, mesmo assim, ele deixa transparecer esse ciúme doentio que ele tinha, imagina então como era na realidade? Enfim, todo mundo que já conviveu com alguém super ciumento sabe o quanto esse sentimento distorce a realidade.
Todas as mulheres vão dizer q Capitu não traiu e qui bentinho era um ciumento porém a história diz com clareza só dá traços com a maneira de capitu si porta a semelhança de seu filho com escoba ...
Eu acho que Capitu traiu bentinho, eu li o livro uma vez, eu acho que ela traiu ele porque ele era muito ciumento e possessivo enquanto Escobar a tratava bem
Eu acho que Capitu traiu sim 1° os momentos suspeitos entre capitu e Escobar,2° Ezequiel ser praticamente uma cópia de Escobar, e não era apenas o bentinho que notava isso, capitu TB reconheceu . Pra mim a última sombra de dúvida em relação a infidelidade de capitu caiu , quando o filho Ezequiel confirma o quanto a mãe falava bem do Bentinho, o quando ele era digno e honrado, um " santo". Uma mulher que é acusada de ter tido o filho com outro injustamente não teria jamais este discurso a respeito do seu acusador.
Mas Ezequiel não sabe que essa desconfiança do Bentinho é o motivo da separação dos pais. Então é óbvio que a mãe não dirá mal do pai ao filho, justamente para evitar que Ezequiel procure entender o motivo da separação.
Na minha visão é impossível afirmar se houve ou traição ou não. Infelizmente, Escobar n estava mais vivo para se defender e tbm n tinha teste de paternidade. De fato Betinho era ciumento e tinha uma mente muito ativa, entretanto existe algumas situações no livro que podem nos levar a acreditar numa traição. Essa é a magia machadiana, ninguém nunca vai poder afirmar nada sobre esse fato.
Li Dom Casmuro, tem uma passagem que ficou em meu pensamento quando o narrador diz:" Não há nada que se possa perder ao entrar no seminário, se não conseguir o objetivo de se ordenar padre pelo menos sairá ungido com os santos óleos da teologia." Sobre se houve traição, não ficou claro para o leitor, pode ser que sim, pode ser que não. Machado, deixou o leitor com muitas dúvidas, se essa era a intenção ele conseguiu, foi cirúrgico.
Terminei de ler o livro a poucos dias e me surpreendi com a polêmica que envolvia a subjetividade do romance kkkkkkk se traiu ou não ... pois pra mim ficou claro que são ponto de vista do narrador, até porque são pequenas passagens que poderia se supor, mas que não da pra forçar traição na narrativa, tenho que concordar com Pondé que o nossa cognição enquanto ser humano não da conta de ponderá sobre os fatos sobre os multiplos olhares. Somos levados querendo ou não a enxergar um ponto de vista, e no caso dele não foi diferente... se condicionou a desconfiar, ao exagero, ao ciúme. Foi história de mistério de Lygia Fagundes que me fez ler o romance, o sarcasmo da sua indagação no livro me deixou curiosa kkkkkk
Por experiência própria, por já ter quebrado muito a cara com conspirações da minha cabeça, ela não traiu. Na cabeça do Bentinho com certeza ela traiu. Mas na realidade ela não traiu, isso coisa da loucura da cabeça de uma pessoa louca
Bom, minha opnião é de um leitor novato e um tanto imaturo. Porém acho que pode ser que ela tenha traido. Ela sempre teve mais facilidade de dissimular algo quando mais jovem, do que, uma garota de sua idade, ele comparou-a com garotas de mesma idade. Ele tinha noção da facilidade dela de manipular e mentir até mesmo pra quem ela ama incondicionalmente como o pai e a mãe. E como ele mesmo disse, ela conseguia tudo que queria, mesmo que fosse de pouco em pouco. Bentinho tem ciúmes por ver ela como a razão da vida dele, ele queria um filho, mas pelo que analisei a vontade veio primordialmente de capitu, e ele pra não deixá-la insatisfeita também suplicou por um filho. Capitu percebeu que bentinho seria incapaz de dar um filho a ela, traiu ele e fez um trato com Escobar de fazer isso com finalidade de tirar a tristeza de bentinho. Ele diz que também tem um único filho, pode ser que ela realmente só traiu bentinho para ter o tal filho e assim ter uma família feliz como ela sempre quis. O tiro saiu pela culatra e bentinho interpretou mal, ela ainda o amava porém tinha um sonho e como todo sonho, ela deu um jeito de concretizar.
É só um livro. Na vida real capitu seria morta pelo bentinho como tantas mukheres sao mortas pelos maridos e companheiros. E bentinho arrumaria outra como guilherme de ladua.
@@carlossartre8030 tá certo que, se tratando de Machado de Assis, protestando contra o romantismo, seria fácil ele ter matado Capitu, assim como em seus outros contos.
Bentinho só precisava de uma boa terapia. Ao que eu entendi, todo esse tempo ele sentia Escobar mais como um amigo pra ele, e com a morte deste, ele sentiu tanto.. mas tanto que via em retratos e no seu próprio filho a figura de Escobar, fora que seu amor pela Capitu era doentio desde jovem, então uma coisa naturalmente foi artuculada a outra.
Bentinho ficou paranóico desde que o José Dias colocou na cabeça dele que a Capitu estava paquerando outro rapaz enquanto ele estava no seminário. Bentinho nunca se arrependeu do que fez com a esposa e o filho. Morreu sozinho.
Bento nunca deveria ter se casado. Poupava dinheiro que poderiam ser gastos exclusivamente com eles. O dinheiro que é a fonte de felicidade na qual se faz viagens legais, se vai a bons lugares e come boa comida.
Acabei de ler e tudo dá a entender que sim. Os personagens se referem a aparência do filho, não só o Bentinho. Mas é aquilo, ele era muito possessivo também. Deixa um pouco de dúvida.
Capitu traiu o Bentinho. E a resposta para isso está no agente do verbo traiu - Capitu, não Bentinho. As pessoas geralmente analisam só o Bentinho para justificar a tese que ela não traiu. Mas o Bentinho nada tem a ver com a traição. A traição sempre é produto unilateral em um relacionamento - é responsabilidade apenas de quem trai. Capitu era uma mulher livre, arrojada, emponderada... É óbvio que se ela tivesse vontade de trair, ela trairia. E ela nunca gostou de Bentinho de verdade. E os aspectos objetivos da amizade dela com Escobar deixam claro que os 2 tinham um envolvimento amoroso. Bentinho era sim paranoico. E com razão. Não sei porque as pessoas dizem que a Capitu não traiu, parece projeção.
Acho que cada leitor toma a resposta como a sua ação,no lugar de Capitu. Se vc acha que houve traição, você trairia... Se vc acha que não houve traição é pq vc não trairia... A Capitu no fundo, no fundo é cada um de nós... Penso eu... Rs
Eu não a achar que Machado falava de si, uma vez que foi traido por sua mulher com seu amigo Alencar No fim, Machado foi genial quando plantou essa dúvida, assim ele eterniza a obra
Pra mim Bentinho sofria de um leve grau de esquizofrenia que foi se agravando com o tempo. Ou então ele nutria algum tipo de sentimento amoroso por Escobar, que o fazia negar tanto de forma inconsciente que chegou a fantasia traições entre seu amor platônico e sua esposa para se desvencilhar dos pensamentos pecaminosos.
Sou fascinado por essa história. Pra além da questão da possível traição, eu me pergunto como a Capitu se apaixonou pelo Bentinho (se é que se apaixonou) sendo ele tão imaturo.
Pq ela é uma interesseira. O melhor era ele ficar sozinho, só na presença dos animais como gullinver preferia seus cavalos, já sua família provocava náuseas nele. Na presença dos animais não tem de se tolerar os vicios das mulheres e se fica em paz. Seus vicios são tão grandes que é quase insuportável aguentar a presença delas. Capítu sempre quis um homem rico como marido.
O Professor #Pondé foi maravilhoso... Mas a ligação da posição do professor, a relação feita pelo aluno sobre projeção da Desdemona; o aluno foi magnífico! (sim, claro, pelo professor)
Oq eu percebi é que ninguem viu o Ezequiel (filho de Bentinho)quando o Bento comecoi a ver semelhança entee ele e o Escobar. Bentinho fala que Jose Dias pedia fotos do Ezequiel para Capitu em cartas so que Capitu enrolou e nao mandou e quando Prima Justina antes de morrer pediu pra ver o Ezequiel que tinha voltado da europa apos a morte de capitu,o Bentinho tmb enrola e não leva o rapaz pra senhora ver. Ou seja ninguém viu o garoto pra poder comprovar e confirmar que realmente o Ezequiel era extremamente parecido com o Escobar
Ele volta nos acontecimentos com uma mente já contaminado e como ele é o narrador vai contaminar nossa mente também, mas para mim ele só era ciumento e fantasioso e chegou o momento que essa fantasia virou quase uma psicose. Ao meu ver ela não traiu e ele destruiu uma família linda que tinha construído. O jeito que ele fala quando o filho morre é muito triste, pq ele fala do próprio filho que um dia amara, como se não fosse nada.
Na minha opinião capitu não traiu , o Escobar era como uma familiar pra ela tmb então é normal que ela tenha ficado triste , eu acho que o bentinho era muito ciumento.
Na minha humilde opinião, A Capitu traiu sim. Levo em consideração o que os mais velhos falam dela quando criança. E também uma experiência que infelizmente eu passei. Muitas das vezes observamos coisas e ignoramos porque não queremos acreditar que aquilo é verdade. Eu passei por uma situação assim como a de bentinho. E no final contatei a traição com provas. Também acredito que a mãe, José dias e a prima, souberam dessa traição com a própria mulher de Escobar. Em fim, tem muitas coisas que deixam fatos sobre está traição.
Traiu, sim , nenhuma dúvida. O que os que advogam o contrário querem desconhecer é que, muito satisfeito com as críticas literárias da época, Machado nunca negou que Capitu traíra Bentinho. Acresce o fato, aliás, que o adultério era tema valioso para os escritores da época.
nunca negou porque o livro tava cheio de críticas à elite da época, assim como brás cubas, assim como helena, assim como a mão e a luva, assim como ressurreição, assim como quincas borba... machado n era doido de explanar as sátiras dele sobre o próprio público leitor
O interessante é que apesar do livro ser contado em primeira pessoa e portanto nos "deixa" uma primeira visão de que Capitu o traiu, o desdém de Bento ao contar suas perversidades nos aponta rapidamente o contrário de que Bento era um ciumento instável. Mas não será isso que Machado nos queria fazer pensar ? Acho que é muito simplista essa visão de que o autor crítica o elitismo e portanto só ressalta o quão egocêntrico e frágil era Bento e assim eliminando a possibilidade de Capitu ter traído ele com o Escobar (e que se realmente aconteceu eu diria que foi quando o Escobar estava sendo ponte entre as cartas de Capitu e Bentindo quando ele fora estudar em SP kkkkkkkkkkkkkkkkkkk). A confusão dessa história só evidência o brilhantismo (como diria José Dias) de Machado de Assis. O interessante de quando eu estava lendo esse livro é que como eu já tinha lido Memórias Póstumas e Quincas Brorba eu estranhei que já havia passado da metade do livro e "não" tinha aparecido o Realismo de Machado, tudo estava indo bem, tinha conseguido sair do seminário e se casou com Capitu...mas eu sabia que ia vim coisa ruim kkkkkk
Machado faz aí um "quem matou Odete Roytman" só que com o comportamento humano diante da emoção do ciúme. Mas deixa em aberto de propósito pra que cada um faça sua interpretação segundo suas próprias neuras.
A questão do narrador personagem serve para dificultar a interpretação do óbvio . Capitu e Escobar mantinham contato sem conhecimento do Bentinho para ele "ajudar na economia" sendo que dias depois ela diz que está doente e insiste para o Bento ir ao teatro sozinho, preocupado com a saúde dela ele volta no primeiro ato da peça e encontra Escobar em sua casa, quando eles sobem a casa é descrito que seu amigo expressa nervosismo ( ou algo do tipo ) enquanto capitu novamente demonstra que consegue "governar a si mesma" só que dessa vez para ludibriar seu marido . Isso não existe , esta situação seria mais do que suficiente para terminar qualquer relacionamento. Ainda é dito antes disso que o Escobar havia traído a mulher com uma dançarina ( ou seja ele já é propenso ao adultério ) e Capitu e Betinho não conseguiam ter filho há 2 anos. E o pior de tudo é que no final quando Dom Casmurro encontra seu filho mais rapaz ele diz que ele é idêntico ao seu amigo falecido , qual a única causa para ele ter a aparência igual ao Escobar ? Óbvio que o Bentinho era paranóico e ciumento mas isso não impede que ele de fato tenha sido traído.
Capitu fala que os olhos do filho são iguais ao do amigo de seu pai, e amigo de seu marido. Há uma chance de Capitu e a mãe terem traído seus maridos e tendo filhos com os amantes(essas 3 coincidências não são algo de se desconsiderar)
Gente, eu acho que viajei então! O filho do Bentinho na verdade não era da Capitu com Escobar? E a cena do teatro? Que Bentinho foi sozinho e qdo volta vê Escobar?
Eu acabei de ler o livro e a conclusão que o livro passa é que o bentinho foi traído sim, uma pena, pq depois de tanto esforço dele durante toda a história e no final descobrir que tomou uma gaia dessa.
Semelhança q ele diz existir... A mãe de Sancha e Capitu também eram parecidas, e isso não comprova uma traição. A real é que hoje em dia, a maioria das pessoas realmente QUER q a Capitu seja culpada, talvez pq se identifiquem com Bentinho... Além da necessidade de provar que o feminismo é sujo, ent tudo que tem a ver com mulher, querem culpar, pq a mínima coisa hoje em dia q defenda uma mulher é tratada como feminismo... infelizmente estamos caminhando para trás. Ao meu ver, Capitu não traiu. Tudo que Bentinho diz é totalmente questionável, até pq esse é o jogo de Machado no livro: da um argumento pra acusação e logo em seguida um argumento pra defesa.
Mas e aquele momento que Bento está fazendo um passeio durante a noite e obversa seu amigo saindo de sua casa, onde Capitu estava sozinha, e dizia-se estar indisposta. Um tanto suspeito, não? kkkkkkkkkk
Agora vendo os comentários e até mesmo do Ponde muito intrigante muito interessante nao me atentei ao ciúmes. muitas dúvidas, que delícia tantos pontos de vista eu achei que ela tinha traído agora nao acho mais, pois o livro nas suas entrelinhas quer dizer tanto além da fala narrada. Interessante muito interessante muitas dúvidas alias o que é a verdade então? A Dúvidas em Dom Casmurro a Duvidas em mim tbm. Vai descupando a escrita visto que por aqui tem gente inteligênte, é lendo que se aprende a ler nao é ?
bom, eu acho que houve adultério (foi a conclusão a qual eu cheguei lendo o livro) ao longo da história a UNICA coisa que depõem em favor de capitu é essa ideia deque coincidências acontecem no entanto existem "coincidências" demais pra ser tudo um grande devaneio da parte de bentinho
Bentinho achava que Ezequiel era filho do Escobar, quando no começo do texto já era estabelecido que duas pessoas sem relação sanguínea podiam se parecer. De resto só vemos um cara que não tem a menor coragem de conversar com outra pessoa sobre o que está sentindo, a ponto que considerar assassinar uma criança.
Se entendermos os acontecimentos narrados como uma verdade evangelica, fica claro a traição da Capitu. Mas, levando em conta a narrativa possivelmente enviesada pelos sentimentos do que julga ter sido traido, podemos ver, ao longo da obra, partes em que se percebe que o Bentinho é um cara inseguro e problematico. Machado de Assis levou pro caixao a resposta.
Eu acho que ela o amava,e que ele era um obsessivo compulsivo com tracos de ciume doentio,mas creio que ela o traiu... e essa e a grande tragedia do livro.
Isso é só uma novela mexicana. Capitu substituível como qualquer mulher é na vida real. Mas sabe como é, as mulheres precisam de sua dose de ilusões, pq na vida real os maridos e namorados depois de um relacionamento desfeito arrumam outra e isso dói na alma feminina que precisa acreditar que sempre vai ser amada. Como as mulheres era as maiores leitoras do Machado, ele alimentava com ilusões. Afinal pq nunca vemos um personagem na literatura como Pablo Picasso? Ele que nunca se apegou a ninguém. Pq não é de interesse feminino.
@Um Zé Ninguém Falar a verdade agora é ser amago? Tem parte da literatura que é só uma fantasia escapista do mundo real para as mulheres. Nada melhor do que comparar com fatos reais. Já leu Anna Karenina? Tem inspiração na história da Anna Stepanovna Pirogova. Seu marido que a abandonou por uma garota de 19 anos e por isso ela cometeu suicidio. Se fizessem um livro assim, o público feminino se doeria até o fim.
Acho que traiu sim !! Pelo fato de não conseguirem ter filho. tem uma parte que alguém não me lembro bem chama o Ezequiel de o “filho do homem” ouvindo isso capitu fica brava e pede para que não Chamem mais o menino assim !! E o bentinho via muita semelhança entre o Escobar e o Ezequiel !! Pra mim traiu.
Para quem leu esse livro na versão HQ feito por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf fica escancarada a traição, li esse livro em 2016 e li agora novamente 28/09/2022 e ao meu ver, lendo somente essa versão em HQ, Capitu traiu sim Bentinho. Vou ler a versão clássica pra ver se minha visão sobre muda ou não, daí volto aqui para dar meu parecer.
Nas HQs é mais fácil tender para um lado, visto que o jeito que a personagem é desenhada e colocada em cena pode dizer muito sobre ela (às vezes até demais da conta). O livro não tem esse elemento visual, portanto, fica mais ambígua essa questão da traição. No livro vc fica muito imerso nas paranóias de Bentinho, nas descrições dele de pensamentos e de mundo. Por mais que vc tente ter alguma visão do outro lado da história (o lado de Capitu), vc ainda só pode contar com as informações que o Bento dá. A descrição do filho deles, por exemplo. Bento descreve o Ezequiel como a cara de Escobar, mas antes mesmo do guri ter nascido, o Bento já vinha alimentando essa paranóia, aí talvez tenha visto coisa onde não existia. (Até pq no livro, as descrições físicas de Capitu e Escobar são bem semelhantes. Ou seja, se o filho puxasse mais para a mãe, ficaria parecido com Escobar) No fim das contas, a traição é o elemento que menos importa na história. Ela possui inúmeras camadas
Eu acho Capitu não traiu Bentinho ,pois argumentam ezequiel apresenta semelhança a Escobar, mas mostra que outro personagens sem padrão parentesco apresenta semelhança ao outro ,como,Ex-esposa de gorjeu e capitu era muito iguas e de Mãe de sancha também ser igual capitu,além bentinho apresentava ciúmes e por ser possesivo,exemplo disso ele manda capitu cobrir os braços com alguma vestimenta por cauda olhares dos homens no teatro por capitu
Mano tem uma passagem que ela mesmo diz pro bentinho:"ele se parece com o Escobar"será possível que ela e tão burra de falar isso se tivesse traído ele ?kkkk,acho que ela não traiu.
Se Machado de Assis houve usado a técnica da multiperspectiva nossa vida seria tão mais fácil. Mas também mais tediosa no ensino médio, pois faltaria este debate único.
Na minha opinião, traiu sim. Claro que a intenção do autor foi deixar certa ambiguidade, mas olhando de cá... Meio que ela sabe que Bento é de uma classe social elevada, razão pela qual tanto anseia pelo casamento nos primeiros capítulos... José Dias soube desde então, "olhos oblíquos e dissumulados"... Assim que o casamento se concretiza, Capítu sente-se invejada pelo casamento frutífero de Sancha e lamenta-se por Bento não poder dar-lhe um filho. A pertir disso já temos um perfil de Escobar, e ela vai ter-se com ele... Quando o filho nasce, creio que Escobar sente certo remorso por fazer tão mal ao amigo de tanta estima, não tendo coragem de assumir ao amigo, pode ser até que tenha se afogado intencionalmente... Quem sabe. Até Ezequiel fica imitando Escobar e o seu jeito, sendo repreendido por Capitulina. Provavelmente traiu o coitado Bento, mas isso nunca saberemos. É literatura, afinal. Que obra-prima.
casamento era a condição ideal para o passado, mas hoje com mulheres tendo liberdades financeiras, liberdade sexual, com mulheres desejando que você sustente ela, o relacionamento e filhos, com possibilidade alta de traição, fraude de paternidade e golpe. Casamento não é uma boa escolha mais... A posição mais adequada atualmente é case em separação de bens divida 100% dos gastos(tempo, dinheiro esforço) com filho, casa. Pois em caso de divorcio ninguém seja lesado de nenhuma forma e casamento só para constituir família(para outro motivo é idiotice) e essa é a posição mais justa.
Gente pelo amor de Deus me ajuda Eu sei que o Bento era um mimado, ciumento, paranóico e enxergava as coisas demais MASSSSS ele era estéril, então de onde surgiu ezaquiel?
O cerne da questão do livro Dom Casmurro nao é se ela traiu ou nao. Essa discussão é estúpida. A geande questão é a dúvida sobre o outro, a incerteza sobre o outro.
Quer dizer que, além de Bentinho ter falhado muitas vezes em gerar um filho em Capitu ; de Capitu, quando está na casa da praia, ter se mostrado "no mundo da Lua para com Bentinho"; de Capitu ter se consternado deveras por Escobar em seu velório; de Capitu não ter se mostrado mais assertiva contra a acusação de traição feita por Bentinho; de Capitu ter se mostrada arrependida e melancólica a Bentinho através das cartas enviadas a ele da Suiça; e de Ezequiel (filho), desde a tenra idade, já ser parecido com Escobar, e, a certa altura, ser o "próprio Escobar, com roupas mais modernas" daquele da época do seminário (relatado por Bentinho ao final do livro), ainda acham que não houve traição???! Gente...? 😂
É que aí você tá aceitando TUDO que o narrador - pouco confiável - conta sem questionar nada. Você acha mesmo que Machado iria escrever alguma história com uma "resolução" tão simplória assim? Coitado... 😂
Eu acho que traiu sim! Mas o Bentinho também era ciumento. SPOILER: . . . . . Vejo a doença e morte de Capitu como uma punição pela traição. E ela não mandou a foto do filho pro Betinho. Capitu era dissimulada e queria boa posição social, Bentinho não engravidou ela, então ela foi e fez o filho com o outro. E esse livro é do século XIX, nessa época nem devia ser debatido a questão do ciúmes excessivo e as mulheres que traiam tinham fins trágicos como a própria Capitu.
Eles tentavam ter um filho há dois anos e nada, o que só deixava-o frustrado e triste, talvez o Bento fosse estéril e ela, pra acabar logo com isso, resolveu engravidou do melhor amigo dele. As famílias estavam sempre juntas, as visitas inesperadas dos dois, as mentiras de Capitu, que era muito astuta e fingia muito bem, o "sinal" que Sancha, esposa de Escobar, deu ao Bentinho, a indiferença que a D. Glória tomou de Capitu e de Ezequiel. Enfim, traiu, sim, na minha opinião
@@mariaclaudetesilvaluz3669 Sobre a fertilidade: talvez a CAPITU tivesse dificuldade para engravidar, a própria mãe casada por anos só teve ela de filha, o que prova que essas dificuldades em conceber podem ser hereditárias. Quanto a ela ser dissimulada: isso é o que ele diz, num livro inteiro de narrativa unilateral.
Temos que ressuscitar o Machado, por ele contra a parede, e fazer ele contar a verdade!!!!
Machado de Assis tirou esse livro da vida pessoal dele já que a esposa dele teoricamente tbm o traia com o melhor amigo aparentemente ele escreveu esse livro como uma forma de pedir opiniões da população mas infelizmente se formos olhar pela maneira lógica ela traiu pq a capitu e uma metáfora pra esposa do Machado de Assis que traiu ele
@@JulioCesar-ig5gp Huum, não sabia dessa história, tem muitas, especulam também que o amante era Machado, o corno era o escritor José de Alencar, e o filho deste um bastardo
Sim, mano do céu eu n aguento , ele teria q ter feito uma outra obra chama "diário de capitu" ou então "confissões de capitu" , sei lá, algo do tipo kkkkkk
@@JulioCesar-ig5gp hm
@Raquel Dantas hm
Bentinho era uma crítica de Machado de Assis a elite brasileira. Bentinho era o filho único de uma viúva rica e beata. Vivia numa casa cercada de agregados e servos, que por depender de alguma forma de sua mãe (Machado adora trabalhar essa questão do favor), o paparicavam de forma desmesurada. Bentinho era um mimado despreparado para a vida. Por isso é inseguro. E se fascina justamente com a segurança de Capitu (inclusive na sua segurança para dissimular). Ele mesmo confessa a certa altura do livro que Capitu era mais mulher que ele homem...no sentido de que ela era uma pessoa mais forte, mais preparada para vida que ele. Mas esse mesmo brilho pessoal da esposa que o fascinava, tbm o deixava terrivelmente inseguro. Daí seus ciúmes e sua possessividade. Não acho que ele tinha ciúmes de Escobar. Poderia ser de qualquer outro homem. Bentinho tinha ciúmes mesmo era do filho Ezequiel. Inclusive quase dá café envenenado para o menino. Ele se ressentia da atenção que Capitu dava ao filho pequeno. Ele foi criado com todos girando ao seu redor. Qdo a mulher não fez o mesmo, mesmo porque tinha uma criança pra dar conta, ele ficou ressentido.
excelente comentário
@@andretempera
Obrigada
Essa é uma boa forma de ver o romance. Belo comentário!
Excelente!
Sim, consta no capítulo 31
Para mim a maior evidencia é que o machado soltou propositalmente uma cena em que bentinho admite que a mãe da sancha é parecida com capitu, mas o que c@ralhos teria a ver a mãe da sancha com capitu? absolutamente nada, e pai da sancha diz "é dessas coincidências da vida" assim como pode ser a da semelhança de Escobar com Ezequiel que pasmem se vc leram o livro com atenção, quem aponta isso incialmente é Capitu, agora assumir que capitu é burra o suficiente para apontar semelhança entre um possível filho de um amante e o amante para o seu esposo é de burrice de ser ejetado da estratosfera, tem outras coisas no livro que vão no mesmo sentido, Machado não dá uma, mas dá várias pistas que na verdade é quase tudo ou tudo invenção da cabeça do bentinho que consegue colocar as coisas de forma muito "normal" por justamente ter se formado em direito e ter o poder da palavra
Na vida real quando a criança é parecida com o amigo que vive tendo contato com a esposa é porque tem traição na história.
Olha... Eu acredito que traiu sim, mas tampouco defendo Bentinho. Para mim Bentinho era um homem mimado, vindo de uma infância mimada, onde sempre teve tudo que queria e quando o mundo não girava mais ao redor dele, se encheu de dúvidas, se tornou sim ciumento e possessivo, e no final do livro, digo que já sofria de depressão, em resumo, Bentinho sempre foi alguém que precisava de terapia. Mas das coisas que me fazem acreditar que Capitu traiu: (Ressalto que Capitu sempre foi o oposto de Bentinho, inteligente, esperta e dona de si, um baita de um mulherão)
1 - Das passagens em que Bentinho não estava em casa e quando chegava se deparava com Escobar, chegando ou saindo. Em uma dessas ocasiões Capitu até parece um tanto nervosa ao explicar à Bentinho que já estava se sentindo melhor.
2 - Capitu e Bentinho tentaram por anos ter um filho e não conseguiam. De repente do nada, Capitu engravida. Olha... Eu sei que pode acontecer, mas é difícil, ainda mais depois de anos, mais certo que Bentinho não pudesse ter filhos. As visitas entre as dausa famílias aumentam e Capitu aparece grávida.
3 - Como foi dito, a semelhança de Ezequiel com Escobar é trazida à tona pela própria Capitu... Mas eu acredito que essa seja uma jogada de mestre dela (inteligente como é). Por que? No início do livro, quando Bentinho fala com Capitu, que está à janela, passa um homem à cavalo e Bentino nota que Capitu e o cavaleiro se demoram no olhar, inclusive ele vira a cabeça pra trás para continuar a olhando e ela continua a olhá-lo. Quando questionada por Bentinho ela diz algo como: "se houvesse algo entre nós, você acha que eu teria ficado olhando pra ele na sua frente? Ao contrário, teria fingido de não vê-lo." Então, meus amigos, ao comparar Ezequiel com Escobar, em semelhança, ela usa da mesma psicologia. (Se eu tivesse engravidado de Escobar, chamaria a atenção da semelhança entre ambos para você?)
Então sim, eu acredito que Capitu traiu, mas também acredito que ela gostava realmente de Bentinho, o problema é que Bentinho era um homem muito ciumento, possessivo e filhinho da mamãe...
Essa é minha opinião.
@@karolmezzomo2083 Grande hipótese, nunca havia parado pra pensar nessa perspectiva. Mas, na real, há ótimos argumentos tanto pra um lado quanto pra outro, sendo assim dificílimo (como diria José Dias) definir se houve ou não adultério.
@@drewpoops Sim, Machado era mesmo um gênio da literatura, pra criar uma obra dessas 👏👏
@@karolmezzomo2083 seu pensamento é problemático. Ao dizer que não defende o Bentinho pelo mesmo ter muitos defeitos é como dizer que os defeitos de uma pessoa pode servir de justificativa para a mesma ser traída. O mundo não seria um lugar saudável se todos pensassem assim.
Bentinho vivia de olho em outras sem contar que tinha "intenções" com a mulher de Escobar. Ele apenas projetou em Capitu.
A Capitu não ficou só na intenção não kkkkkkkkk
Quem tinha interesse em Bento Santiago era a Sancha, mulher de Escobar.
Bentinho claramente era estéril.
Excelente perspectiva.
Ela traiu sim !
Machado deixou muitas pistas, tal como:
O livro de otelo onde tem uma narrativa semelhante é também o quadro da mãe de sansha, quem leu otelo vai entender , Além da história ter sido contada pelo próprio bentinho; trazendo uma perspectiva da visão dele.
Então não traiu.
Dai fica minha pergunta: Você realmente acha que Bentinho queria confirmar que Capitu tinha o traído ou não?
O sentimento de ciúmes é bem complexo. Ao mesmo tempo que existe uma desconfiança constante, existe uma eterna esperança do amor do outro ser real. Bentinho acreditava superficialmente que Capitu tinha o traído, mas não queria aprofundar essa certeza.
Entretando tem termos jurídicos, como os embargos de terceiros, que dão a entender um código de traição e tem referência em outro livro mais antigo do autor que usa a mesma expressão pra falar de uma disputa de um triângulo amoroso…
E agora qual a gente acha mais correto?
Já li esse livro 3 vezes. Primeira vez- traiu 2 vez não traiu 3 vez traiu. Agora preciso ler o livro pela 4 vez
Bem isso jkkkkk
Creio que o julgamento vai depender do nível de insegurança que você sente e projeta nos personagens
@@96Luisinho Sempre achei isso. A sua opinião sobre a traição ou não traição de capitu fala muito sobre a pessoa. Esse é o grande poder dessa obra fantástica.
2x1, ela traiu kkkkkkkk
@@sarahsouza5768 eu terminei agora de ler (13, Nov), e acho que traiu, devo ter sérios problemas então💀
Machado deu um jeito de ser eterno! Maravilhoso.
Acho que a grande variável presente especificamente neste romance de Machado de Assis está no fato de quem o lê. Haverá os inseguros, os confiantes, os crentes, os realistas e os românticos. A trama não conduz à traição carnal , mas muitos podem se sentir assim, traídos. Agora, a traição do simples desejo, aí já não respondo por Capitu, embora tenda a acreditar em seu purismo.
Para que casar com mukher pobre? Se o cara é rico, ele deveria buscar as ricas.
o Bentinho eu não sei mas o PONDÉ EU JAMAIS TRAIRIA !!ELE É MAGNÍFICO GRACIOSO..NATURAL..CHARMOSO...GRACINHA...PAREC UM ADOLESCENTE
Verdade além disso inteligentissimo e pé no chão. Adoro o Pondé
🤣🤣🤣🤣🤣
Eu acho que Capitu não traiu Bentinho, eu li o livro umas 3 vezes, eu acho que ele era muito ciumento e possessivo.
Obrigado amor tenho prova hoje🤡
Eu tbm! E esse ciúme possessivo tirava a sua percepção de realidade. E só para constar, a estória é contada pelo próprio Bentinho, ou seja, por uma ótica que o favorece e, mesmo assim, ele deixa transparecer esse ciúme doentio que ele tinha, imagina então como era na realidade?
Enfim, todo mundo que já conviveu com alguém super ciumento sabe o quanto esse sentimento distorce a realidade.
Concordo que ele era ciumento, possessivo e foi corno, afinal não era só ele que achava parecido com o amigo, nao sejam inocentes.
Todas as mulheres vão dizer q Capitu não traiu e qui bentinho era um ciumento porém a história diz com clareza só dá traços com a maneira de capitu si porta a semelhança de seu filho com escoba ...
Eu acho que Capitu traiu bentinho, eu li o livro uma vez, eu acho que ela traiu ele porque ele era muito ciumento e possessivo enquanto Escobar a tratava bem
"O amor, é justamente uma quebrada de perna da sua capacidade ter plena certeza das coisas" Felipe Pondé
Eu acho que Capitu traiu sim 1° os momentos suspeitos entre capitu e Escobar,2° Ezequiel ser praticamente uma cópia de Escobar, e não era apenas o bentinho que notava isso, capitu TB reconheceu . Pra mim a última sombra de dúvida em relação a infidelidade de capitu caiu , quando o filho Ezequiel confirma o quanto a mãe falava bem do Bentinho, o quando ele era digno e honrado, um " santo". Uma mulher que é acusada de ter tido o filho com outro injustamente não teria jamais este discurso a respeito do seu acusador.
Mas Ezequiel não sabe que essa desconfiança do Bentinho é o motivo da separação dos pais. Então é óbvio que a mãe não dirá mal do pai ao filho, justamente para evitar que Ezequiel procure entender o motivo da separação.
gosto do ponde por simplesmente divergir dos outros pensadores da atualidade 🤔
🤝🤝🤣🤝
Na minha visão é impossível afirmar se houve ou traição ou não. Infelizmente, Escobar n estava mais vivo para se defender e tbm n tinha teste de paternidade. De fato Betinho era ciumento e tinha uma mente muito ativa, entretanto existe algumas situações no livro que podem nos levar a acreditar numa traição. Essa é a magia machadiana, ninguém nunca vai poder afirmar nada sobre esse fato.
Ouvir o Pondé é sempre muito bom, mas ler os comentários é hiláio, me divirto as pampas.
Acho que está questão já está superada. Vai de seu grau de paranoia. A questão atual a ser respondida nessa linha é se o Batman traiu Robin!
@@luisaugustobonilha8210 o grau da paranóia é pensar na possibilidade se o Robin traiu o Batman kkkkk
Luiz Pondé, amor não é a doença da alma, a paixão é.
Li Dom Casmuro, tem uma passagem que ficou em meu pensamento quando o narrador diz:" Não há nada que se possa perder ao entrar no seminário, se não conseguir o objetivo de se ordenar padre pelo menos sairá ungido com os santos óleos da teologia." Sobre se houve traição, não ficou claro para o leitor, pode ser que sim, pode ser que não. Machado, deixou o leitor com muitas dúvidas, se essa era a intenção ele conseguiu, foi cirúrgico.
3:11 mds, nunca mais na vida irei me esquecer dessa fala
Terminei de ler o livro a poucos dias e me surpreendi com a polêmica que envolvia a subjetividade do romance kkkkkkk se traiu ou não ... pois pra mim ficou claro que são ponto de vista do narrador, até porque são pequenas passagens que poderia se supor, mas que não da pra forçar traição na narrativa, tenho que concordar com Pondé que o nossa cognição enquanto ser humano não da conta de ponderá sobre os fatos sobre os multiplos olhares. Somos levados querendo ou não a enxergar um ponto de vista, e no caso dele não foi diferente... se condicionou a desconfiar, ao exagero, ao ciúme.
Foi história de mistério de Lygia Fagundes que me fez ler o romance, o sarcasmo da sua indagação no livro me deixou curiosa kkkkkk
Qual seria o livro de Lygia Fagundes? Já quero ler, rsrs 💜
Sei q Pondé tem resposta para tudo mas até isto ele sabe responder? Nooosssaaa
Traiu e não foi pouco não, foi chifre pra tudo que é lado!
Kkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkk
Muito bacana a análise feita! Isso é cultura!
Por experiência própria, por já ter quebrado muito a cara com conspirações da minha cabeça, ela não traiu.
Na cabeça do Bentinho com certeza ela traiu. Mas na realidade ela não traiu, isso coisa da loucura da cabeça de uma pessoa louca
Bom, minha opnião é de um leitor novato e um tanto imaturo. Porém acho que pode ser que ela tenha traido. Ela sempre teve mais facilidade de dissimular algo quando mais jovem, do que, uma garota de sua idade, ele comparou-a com garotas de mesma idade. Ele tinha noção da facilidade dela de manipular e mentir até mesmo pra quem ela ama incondicionalmente como o pai e a mãe. E como ele mesmo disse, ela conseguia tudo que queria, mesmo que fosse de pouco em pouco. Bentinho tem ciúmes por ver ela como a razão da vida dele, ele queria um filho, mas pelo que analisei a vontade veio primordialmente de capitu, e ele pra não deixá-la insatisfeita também suplicou por um filho. Capitu percebeu que bentinho seria incapaz de dar um filho a ela, traiu ele e fez um trato com Escobar de fazer isso com finalidade de tirar a tristeza de bentinho. Ele diz que também tem um único filho, pode ser que ela realmente só traiu bentinho para ter o tal filho e assim ter uma família feliz como ela sempre quis. O tiro saiu pela culatra e bentinho interpretou mal, ela ainda o amava porém tinha um sonho e como todo sonho, ela deu um jeito de concretizar.
É só um livro. Na vida real capitu seria morta pelo bentinho como tantas mukheres sao mortas pelos maridos e companheiros. E bentinho arrumaria outra como guilherme de ladua.
@@carlossartre8030 tá certo que, se tratando de Machado de Assis, protestando contra o romantismo, seria fácil ele ter matado Capitu, assim como em seus outros contos.
Bentinho só precisava de uma boa terapia.
Ao que eu entendi, todo esse tempo ele sentia Escobar mais como um amigo pra ele, e com a morte deste, ele sentiu tanto.. mas tanto que via em retratos e no seu próprio filho a figura de Escobar, fora que seu amor pela Capitu era doentio desde jovem, então uma coisa naturalmente foi artuculada a outra.
Bentinho ficou paranóico desde que o José Dias colocou na cabeça dele que a Capitu estava paquerando outro rapaz enquanto ele estava no seminário. Bentinho nunca se arrependeu do que fez com a esposa e o filho. Morreu sozinho.
@user-em8bo8dq3p ele terminou sozinho e amargurado. Foi um final muito feliz para ele,hein?! O autor não escreveu o livro nesse sentindo que vc diz.
@user-em8bo8dq3p vc está deturpando o que o machado de Assis escreveu. Não importa se traiu ou não, Bentinho não é um narrador confiável.
Bentinho estava velho como saber se sua memoria estava perfeita
Bento nunca deveria ter se casado. Poupava dinheiro que poderiam ser gastos exclusivamente com eles.
O dinheiro que é a fonte de felicidade na qual se faz viagens legais, se vai a bons lugares e come boa comida.
Acabei de ler e tudo dá a entender que sim. Os personagens se referem a aparência do filho, não só o Bentinho. Mas é aquilo, ele era muito possessivo também. Deixa um pouco de dúvida.
Capitu traiu o Bentinho. E a resposta para isso está no agente do verbo traiu - Capitu, não Bentinho.
As pessoas geralmente analisam só o Bentinho para justificar a tese que ela não traiu. Mas o Bentinho nada tem a ver com a traição. A traição sempre é produto unilateral em um relacionamento - é responsabilidade apenas de quem trai.
Capitu era uma mulher livre, arrojada, emponderada... É óbvio que se ela tivesse vontade de trair, ela trairia. E ela nunca gostou de Bentinho de verdade. E os aspectos objetivos da amizade dela com Escobar deixam claro que os 2 tinham um envolvimento amoroso. Bentinho era sim paranoico. E com razão.
Não sei porque as pessoas dizem que a Capitu não traiu, parece projeção.
Acho que cada leitor toma a resposta como a sua ação,no lugar de Capitu. Se vc acha que houve traição, você trairia... Se vc acha que não houve traição é pq vc não trairia... A Capitu no fundo, no fundo é cada um de nós...
Penso eu... Rs
Excelente comentário
Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos , não temais; eis que vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; virá, e vos salvará.
Bolsonaro corrupto e arregao kkkkkkkkk 🤣🤣😂.
Eu não a achar que Machado falava de si, uma vez que foi traido por sua mulher com seu amigo Alencar
No fim, Machado foi genial quando plantou essa dúvida, assim ele eterniza a obra
Pra mim Bentinho sofria de um leve grau de esquizofrenia que foi se agravando com o tempo. Ou então ele nutria algum tipo de sentimento amoroso por Escobar, que o fazia negar tanto de forma inconsciente que chegou a fantasia traições entre seu amor platônico e sua esposa para se desvencilhar dos pensamentos pecaminosos.
Bentinho não era gay não, mas esquilo pode ser. Ela falava que ouvia uma fada, não sei se apenas em sentido poético.
Sou fascinado por essa história. Pra além da questão da possível traição, eu me pergunto como a Capitu se apaixonou pelo Bentinho (se é que se apaixonou) sendo ele tão imaturo.
Pq ela é uma interesseira.
O melhor era ele ficar sozinho, só na presença dos animais como gullinver preferia seus cavalos, já sua família provocava náuseas nele. Na presença dos animais não tem de se tolerar os vicios das mulheres e se fica em paz. Seus vicios são tão grandes que é quase insuportável aguentar a presença delas.
Capítu sempre quis um homem rico como marido.
O Professor #Pondé foi maravilhoso...
Mas a ligação da posição do professor, a relação feita pelo aluno sobre projeção da Desdemona; o aluno foi magnífico! (sim, claro, pelo professor)
Na minha opinião, ele era tão doente por ela que a cabeça dele distorceu tudo. Não acredito que ela traiu não.
Por lo visto de que fue traicionado, fue traicionado, si no fue por Capitú, entonces fue por su mente.
Oq eu percebi é que ninguem viu o Ezequiel (filho de Bentinho)quando o Bento comecoi a ver semelhança entee ele e o Escobar. Bentinho fala que Jose Dias pedia fotos do Ezequiel para Capitu em cartas so que Capitu enrolou e nao mandou e quando Prima Justina antes de morrer pediu pra ver o Ezequiel que tinha voltado da europa apos a morte de capitu,o Bentinho tmb enrola e não leva o rapaz pra senhora ver. Ou seja ninguém viu o garoto pra poder comprovar e confirmar que realmente o Ezequiel era extremamente parecido com o Escobar
Ele já era grandinho quando foi pra Europa, já ia pra escola. E todos já o achavam parecido com Escobar.
A suposta traição de Capitu é um sorriso da Monalisa.
Ele volta nos acontecimentos com uma mente já contaminado e como ele é o narrador vai contaminar nossa mente também, mas para mim ele só era ciumento e fantasioso e chegou o momento que essa fantasia virou quase uma psicose. Ao meu ver ela não traiu e ele destruiu uma família linda que tinha construído. O jeito que ele fala quando o filho morre é muito triste, pq ele fala do próprio filho que um dia amara, como se não fosse nada.
Não traiu, Escobar não falaria para casar o Ezequiel com a filha dele se ele tivesse qualquer desconfiança que o filho poderia ser dele!
Terminei o livro a 2 dias mas e a aparência do filho dele com Escobar ?
Vim atrás de respostas e vou sair daqui com mais dúvidas ainda 😂😂😂😂
E eu em nono ano e tenho um debate sobre se ela traiu ou ele era maluco KAKAKA, me identifiquei
Ela traiu. Só analisar a personagem dela em aspectos objetivos.
Concordo com Pondé. Na minha visão ela não traiu
Na minha opinião capitu não traiu , o Escobar era como uma familiar pra ela tmb então é normal que ela tenha ficado triste , eu acho que o bentinho era muito ciumento.
Na minha humilde opinião, A Capitu traiu sim. Levo em consideração o que os mais velhos falam dela quando criança. E também uma experiência que infelizmente eu passei. Muitas das vezes observamos coisas e ignoramos porque não queremos acreditar que aquilo é verdade. Eu passei por uma situação assim como a de bentinho. E no final contatei a traição com provas. Também acredito que a mãe, José dias e a prima, souberam dessa traição com a própria mulher de Escobar. Em fim, tem muitas coisas que deixam fatos sobre está traição.
Meu pesadelo do ginásio...
Mestre: Lembre-se do adágio: Fogo de morro acima, água de morro abaixo, e mulher quando quer...
Traiu com certeza, não há dúvida, e caso não tenha traído foi boba, porque o homem era doente demais para manter um relacionamento.
Traiu, sim , nenhuma dúvida. O que os que advogam o contrário querem desconhecer é que, muito satisfeito com as críticas literárias da época, Machado nunca negou que Capitu traíra Bentinho. Acresce o fato, aliás, que o adultério era tema valioso para os escritores da época.
Essa é a beleza do livro ele não fala, ele deixa a sua interpretação.
nunca negou porque o livro tava cheio de críticas à elite da época, assim como brás cubas, assim como helena, assim como a mão e a luva, assim como ressurreição, assim como quincas borba...
machado n era doido de explanar as sátiras dele sobre o próprio público leitor
Eu acho que não, e sempre achei que não.
Fogo de morro acima, água de morro abaixo, e mulher quando que... com olhos oblíquos ou não, dá
O interessante é que apesar do livro ser contado em primeira pessoa e portanto nos "deixa" uma primeira visão de que Capitu o traiu, o desdém de Bento ao contar suas perversidades nos aponta rapidamente o contrário de que Bento era um ciumento instável. Mas não será isso que Machado nos queria fazer pensar ? Acho que é muito simplista essa visão de que o autor crítica o elitismo e portanto só ressalta o quão egocêntrico e frágil era Bento e assim eliminando a possibilidade de Capitu ter traído ele com o Escobar (e que se realmente aconteceu eu diria que foi quando o Escobar estava sendo ponte entre as cartas de Capitu e Bentindo quando ele fora estudar em SP kkkkkkkkkkkkkkkkkkk). A confusão dessa história só evidência o brilhantismo (como diria José Dias) de Machado de Assis. O interessante de quando eu estava lendo esse livro é que como eu já tinha lido Memórias Póstumas e Quincas Brorba eu estranhei que já havia passado da metade do livro e "não" tinha aparecido o Realismo de Machado, tudo estava indo bem, tinha conseguido sair do seminário e se casou com Capitu...mas eu sabia que ia vim coisa ruim kkkkkk
O Léo Dias da filosofia.
Alguém tem o trecho da cena do enterro que o youtube cortou?
Machado faz aí um "quem matou Odete Roytman" só que com o comportamento humano diante da emoção do ciúme. Mas deixa em aberto de propósito pra que cada um faça sua interpretação segundo suas próprias neuras.
O professor Pondé a falar de Machado é gostoso.
Gostava de o ouvir falar de FERNANDO PESSOAS.
A questão do narrador personagem serve para dificultar a interpretação do óbvio . Capitu e Escobar mantinham contato sem conhecimento do Bentinho para ele "ajudar na economia" sendo que dias depois ela diz que está doente e insiste para o Bento ir ao teatro sozinho, preocupado com a saúde dela ele volta no primeiro ato da peça e encontra Escobar em sua casa, quando eles sobem a casa é descrito que seu amigo expressa nervosismo ( ou algo do tipo ) enquanto capitu novamente demonstra que consegue "governar a si mesma" só que dessa vez para ludibriar seu marido . Isso não existe , esta situação seria mais do que suficiente para terminar qualquer relacionamento. Ainda é dito antes disso que o Escobar havia traído a mulher com uma dançarina ( ou seja ele já é propenso ao adultério ) e Capitu e Betinho não conseguiam ter filho há 2 anos. E o pior de tudo é que no final quando Dom Casmurro encontra seu filho mais rapaz ele diz que ele é idêntico ao seu amigo falecido , qual a única causa para ele ter a aparência igual ao Escobar ? Óbvio que o Bentinho era paranóico e ciumento mas isso não impede que ele de fato tenha sido traído.
Capitu fala que os olhos do filho são iguais ao do amigo de seu pai, e amigo de seu marido. Há uma chance de Capitu e a mãe terem traído seus maridos e tendo filhos com os amantes(essas 3 coincidências não são algo de se desconsiderar)
Alguém sabe qual o significado da echarpe do Pondé?
Esse Machado que veio deixar essa dúvida atroz no coração de seus leitores, hein!?
Gente, eu acho que viajei então! O filho do Bentinho na verdade não era da Capitu com Escobar? E a cena do teatro? Que Bentinho foi sozinho e qdo volta vê Escobar?
Eu acabei de ler o livro e a conclusão que o livro passa é que o bentinho foi traído sim, uma pena, pq depois de tanto esforço dele durante toda a história e no final descobrir que tomou uma gaia dessa.
a grande questão é a semelhança absoluta do filho com o amigo, coincidência assim também não né
Mas quem conta a história é o Bentinho, é óbvio que na cabeça dele o menino era parecido com Escobar
Semelhança q ele diz existir... A mãe de Sancha e Capitu também eram parecidas, e isso não comprova uma traição. A real é que hoje em dia, a maioria das pessoas realmente QUER q a Capitu seja culpada, talvez pq se identifiquem com Bentinho... Além da necessidade de provar que o feminismo é sujo, ent tudo que tem a ver com mulher, querem culpar, pq a mínima coisa hoje em dia q defenda uma mulher é tratada como feminismo... infelizmente estamos caminhando para trás.
Ao meu ver, Capitu não traiu.
Tudo que Bentinho diz é totalmente questionável, até pq esse é o jogo de Machado no livro: da um argumento pra acusação e logo em seguida um argumento pra defesa.
Mas e aquele momento que Bento está fazendo um passeio durante a noite e obversa seu amigo saindo de sua casa, onde Capitu estava sozinha, e dizia-se estar indisposta.
Um tanto suspeito, não? kkkkkkkkkk
Mas é um gênio, esse Pemdé... SQN! 🙄
Claro que traiu
Agora vendo os comentários e até mesmo do Ponde muito intrigante muito interessante nao me atentei ao ciúmes. muitas dúvidas, que delícia tantos pontos de vista eu achei que ela tinha traído agora nao acho mais, pois o livro nas suas entrelinhas quer dizer tanto além da fala narrada. Interessante muito interessante muitas dúvidas alias o que é a verdade então? A Dúvidas em Dom Casmurro a Duvidas em mim tbm. Vai descupando a escrita visto que por aqui tem gente inteligênte, é lendo que se aprende a ler nao é ?
bom, eu acho que houve adultério (foi a conclusão a qual eu cheguei lendo o livro) ao longo da história a UNICA coisa que depõem em favor de capitu é essa ideia deque coincidências acontecem no entanto existem "coincidências" demais pra ser tudo um grande devaneio da parte de bentinho
Acabei de ler o livro e cheguei a essa conclusão tbm.
Bentinho achava que Ezequiel era filho do Escobar, quando no começo do texto já era estabelecido que duas pessoas sem relação sanguínea podiam se parecer. De resto só vemos um cara que não tem a menor coragem de conversar com outra pessoa sobre o que está sentindo, a ponto que considerar assassinar uma criança.
@@csdm360 é como dizem,o corno é sempre o último a saber kkkkk
Também acho que não. Seria trivial e decepcionante do ponto de vista do romance.
Eu n assisti o filme,entretanto li o livro,e me passou a impressão de que ela não traiu o Bentinho
Se entendermos os acontecimentos narrados como uma verdade evangelica, fica claro a traição da Capitu. Mas, levando em conta a narrativa possivelmente enviesada pelos sentimentos do que julga ter sido traido, podemos ver, ao longo da obra, partes em que se percebe que o Bentinho é um cara inseguro e problematico. Machado de Assis levou pro caixao a resposta.
Ninguem perguntou isso para Machado de assis?
Eu acho que ela o amava,e que ele era um obsessivo compulsivo com tracos de ciume doentio,mas creio que ela o traiu... e essa e a grande tragedia do livro.
Isso é só uma novela mexicana.
Capitu substituível como qualquer mulher é na vida real.
Mas sabe como é, as mulheres precisam de sua dose de ilusões, pq na vida real os maridos e namorados depois de um relacionamento desfeito arrumam outra e isso dói na alma feminina que precisa acreditar que sempre vai ser amada.
Como as mulheres era as maiores leitoras do Machado, ele alimentava com ilusões.
Afinal pq nunca vemos um personagem na literatura como Pablo Picasso? Ele que nunca se apegou a ninguém. Pq não é de interesse feminino.
@Um Zé Ninguém Falar a verdade agora é ser amago? Tem parte da literatura que é só uma fantasia escapista do mundo real para as mulheres. Nada melhor do que comparar com fatos reais.
Já leu Anna Karenina? Tem inspiração na história da Anna Stepanovna Pirogova.
Seu marido que a abandonou por uma garota de 19 anos e por isso ela cometeu suicidio. Se fizessem um livro assim, o público feminino se doeria até o fim.
@Um Zé Ninguém Tudo o que gente burra pode fazer é isso;. Vc não tem como me desmentir. Contra fatos não tem argumentos.
Acho que traiu sim !! Pelo fato de não conseguirem ter filho. tem uma parte que alguém não me lembro bem chama o Ezequiel de o “filho do homem” ouvindo isso capitu fica brava e pede para que não Chamem mais o menino assim !! E o bentinho via muita semelhança entre o Escobar e o Ezequiel !! Pra mim traiu.
Traiu ou não, eis a questão
Sim, ela o traiu.
Que valor teria o livro se tivesse traído? Machado era muito sério, isso não é os pornozinhos de Nelson Rodrigues não.
Eu tenho pra mim que o Bentinho era gay. Super apaixonado pelo Escobar, a ponto de ver a imagem dele no próprio filho.
Pra mim claramente Escobar pegou os dois Bentinho e Capitu
Para quem leu esse livro na versão HQ feito por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf fica escancarada a traição, li esse livro em 2016 e li agora novamente 28/09/2022 e ao meu ver, lendo somente essa versão em HQ, Capitu traiu sim Bentinho.
Vou ler a versão clássica pra ver se minha visão sobre muda ou não, daí volto aqui para dar meu parecer.
Nas HQs é mais fácil tender para um lado, visto que o jeito que a personagem é desenhada e colocada em cena pode dizer muito sobre ela (às vezes até demais da conta). O livro não tem esse elemento visual, portanto, fica mais ambígua essa questão da traição.
No livro vc fica muito imerso nas paranóias de Bentinho, nas descrições dele de pensamentos e de mundo. Por mais que vc tente ter alguma visão do outro lado da história (o lado de Capitu), vc ainda só pode contar com as informações que o Bento dá.
A descrição do filho deles, por exemplo. Bento descreve o Ezequiel como a cara de Escobar, mas antes mesmo do guri ter nascido, o Bento já vinha alimentando essa paranóia, aí talvez tenha visto coisa onde não existia. (Até pq no livro, as descrições físicas de Capitu e Escobar são bem semelhantes. Ou seja, se o filho puxasse mais para a mãe, ficaria parecido com Escobar)
No fim das contas, a traição é o elemento que menos importa na história. Ela possui inúmeras camadas
@@thaissa_henrique Pensando por esse lado, faz sentido mesmo. Obrigado pela reflexão
Eu acho Capitu não traiu Bentinho ,pois argumentam ezequiel apresenta semelhança a Escobar, mas mostra que outro personagens sem padrão parentesco apresenta semelhança ao outro ,como,Ex-esposa de gorjeu e capitu era muito iguas e de Mãe de sancha também ser igual capitu,além bentinho apresentava ciúmes e por ser possesivo,exemplo disso ele manda capitu cobrir os braços com alguma vestimenta por cauda olhares dos homens no teatro por capitu
Mano tem uma passagem que ela mesmo diz pro bentinho:"ele se parece com o Escobar"será possível que ela e tão burra de falar isso se tivesse traído ele ?kkkk,acho que ela não traiu.
Tanto faz se traiu ou não. É tipo um gato morto ou vivo!
Se Machado de Assis houve usado a técnica da multiperspectiva nossa vida seria tão mais fácil. Mas também mais tediosa no ensino médio, pois faltaria este debate único.
Na minha opinião, traiu sim. Claro que a intenção do autor foi deixar certa ambiguidade, mas olhando de cá...
Meio que ela sabe que Bento é de uma classe social elevada, razão pela qual tanto anseia pelo casamento nos primeiros capítulos... José Dias soube desde então, "olhos oblíquos e dissumulados"...
Assim que o casamento se concretiza, Capítu sente-se invejada pelo casamento frutífero de Sancha e lamenta-se por Bento não poder dar-lhe um filho. A pertir disso já temos um perfil de Escobar, e ela vai ter-se com ele... Quando o filho nasce, creio que Escobar sente certo remorso por fazer tão mal ao amigo de tanta estima, não tendo coragem de assumir ao amigo, pode ser até que tenha se afogado intencionalmente... Quem sabe.
Até Ezequiel fica imitando Escobar e o seu jeito, sendo repreendido por Capitulina.
Provavelmente traiu o coitado Bento, mas isso nunca saberemos. É literatura, afinal. Que obra-prima.
Casamento e família são uma desgraça para o homem que só gasta dinheiro e fica mais pobre.
casamento era a condição ideal para o passado, mas hoje com mulheres tendo liberdades financeiras, liberdade sexual, com mulheres desejando que você sustente ela, o relacionamento e filhos, com possibilidade alta de traição, fraude de paternidade e golpe. Casamento não é uma boa escolha mais... A posição mais adequada atualmente é case em separação de bens divida 100% dos gastos(tempo, dinheiro esforço) com filho, casa. Pois em caso de divorcio ninguém seja lesado de nenhuma forma e casamento só para constituir família(para outro motivo é idiotice) e essa é a posição mais justa.
Gente pelo amor de Deus me ajuda
Eu sei que o Bento era um mimado, ciumento, paranóico e enxergava as coisas demais
MASSSSS ele era estéril, então de onde surgiu ezaquiel?
Quem disse que ele era estéril? Eles só demoraram a ter o primeiro filho. Acontece, poderia ser dele.
Embora eu achei que era do Escobar, sim.
Para mim é nítido que Capitu traiu Bentinho.
Eu reli eu acho q traiu sim... Mas mãos foi com o Escobar... E o bentinho traiu primeiro,..
O juntamento do bentinho.
Não traiu ele...
O cerne da questão do livro Dom Casmurro nao é se ela traiu ou nao. Essa discussão é estúpida. A geande questão é a dúvida sobre o outro, a incerteza sobre o outro.
A pergunta é: pq Bentinho não degolou Capitu como fizeram os egípcios com Pompeu?
Acho q nao traiu...bentinho era perturbado...e lembrando q é ele o narrador...
Quer dizer que, além
de Bentinho ter falhado muitas vezes em gerar um filho em Capitu ;
de Capitu, quando está na casa da praia, ter se mostrado "no mundo da Lua para com Bentinho";
de Capitu ter se consternado deveras por Escobar em seu velório;
de Capitu não ter se mostrado mais assertiva contra a acusação de traição feita por Bentinho;
de Capitu ter se mostrada arrependida e melancólica a Bentinho através das cartas enviadas a ele da Suiça; e
de Ezequiel (filho), desde a tenra idade, já ser parecido com Escobar, e, a certa altura, ser o "próprio Escobar, com roupas mais modernas" daquele da época do seminário (relatado por Bentinho ao final do livro),
ainda acham que não houve traição???! Gente...? 😂
Né? Precisa mais o quê? Kkkkk
É que aí você tá aceitando TUDO que o narrador - pouco confiável - conta sem questionar nada. Você acha mesmo que Machado iria escrever alguma história com uma "resolução" tão simplória assim? Coitado... 😂
O narrador colocou uma xícara com veneno na boca do próprio filho. Absolutamente peidado.
bentinho era maluco
Sei não, acho que traiu sim
Não traiu não, tá lá o maluco meia noite no corredor do seu quarto. Tava lá bolando ideia só
Confia kkkkk
A capitu não traiu
Eu acho que traiu sim! Mas o Bentinho também era ciumento.
SPOILER:
.
.
.
.
.
Vejo a doença e morte de Capitu como uma punição pela traição. E ela não mandou a foto do filho pro Betinho. Capitu era dissimulada e queria boa posição social, Bentinho não engravidou ela, então ela foi e fez o filho com o outro.
E esse livro é do século XIX, nessa época nem devia ser debatido a questão do ciúmes excessivo e as mulheres que traiam tinham fins trágicos como a própria Capitu.
Eles tentavam ter um filho há dois anos e nada, o que só deixava-o frustrado e triste, talvez o Bento fosse estéril e ela, pra acabar logo com isso, resolveu engravidou do melhor amigo dele. As famílias estavam sempre juntas, as visitas inesperadas dos dois, as mentiras de Capitu, que era muito astuta e fingia muito bem, o "sinal" que Sancha, esposa de Escobar, deu ao Bentinho, a indiferença que a D. Glória tomou de Capitu e de Ezequiel. Enfim, traiu, sim, na minha opinião
@@mariaclaudetesilvaluz3669 Sobre a fertilidade: talvez a CAPITU tivesse dificuldade para engravidar, a própria mãe casada por anos só teve ela de filha, o que prova que essas dificuldades em conceber podem ser hereditárias.
Quanto a ela ser dissimulada: isso é o que ele diz, num livro inteiro de narrativa unilateral.
Concordo, plenamente!
Traiu com certeza.
Lucas inutencilios tá cagando dinheiro mane
Pondé, me dê seu mail. Verá o que pode fazer uma mulher sonsa
Eu acho que não traiu kk