Um conselho: deixe para ler Dostoievski e Tólstoi depois de ler diversos outros autores. Provar do ápice logo nas primeiras experiências pode te deixar mal acostumado.
Rpaz, Dostoievski é coisa de "maluco", logo ele era um "pirado", inclusive Nietzsche támbem não é flor que se cheire, o proprio olavo já falou que só é bom ler nit depois que a pessoa tá velha (se sobrar tempo) Resumindo: não é bom jovens se meterem com literatura pesada não, a não ser que vc "se garanta", pq isso aí deixa a pessoa pirada.
@@vicentemoliterno8759 e é pesado. Livro sem distinção de capítulos, uma narrativa que vai embora como um barco de papel no rio. É boa a história, Mas não é um entretenimento simples, precisa de um pouco de atenção e esforço.
Para indicar Guimarães Rosa, Pondé não poderia ser tão superficial como ele é. Veja a dificuldade que ele tem de citar autores brasileiros e até estrangeiros. Fica passando a mão no nariz para disfarçar a escassez de repertório literário. Peça a Leandro Karnal que indique livros e se prepare para a avalanche de indicações.
- Machado de Assis - Eça de Queiroz - Herman Hesse - Franz Kafka - Clarice Lispector - Irmãs Brontë - Mary Shelley - Charles Dickens - Hemingway - Gabriel Garcia Marquez - Victor Hugo - Alexandre Dumas - Shakespeare - Balzac - Tolstói - Turgueniev - Arthur C. Clarke Qualquer livro desses autores é um deleite na alma!
@@LeandroCavalcanteLeandrw Boa tarde! Eu discordo! Acredito que ficção científica retrata muito bem dilemas filosóficos principalmente por conta de que a utopia (e a distopia) está muito ligada ao gênero de ficção científica. Eu poderia te dar como exemplo Admirável Mundo Novo, do Huxley que abarca tanto questões da filosofia da ciência quanto de filosofia da mente. Vale citar também Walden II, do Skinner
Do Leon Tolstói acrescento Ressurreição, Guerra e paz , não tive a oportunidade de ler. Ele fala também sobre a vida conjugal em a Sonata de Kreutzer, comparando o casamento a sonata mais difícil de se tocar na época. Para ser tocada basta um piano e um violino ( ainda assim é difícil), mas se você acrescentar um terceiro instrumento ( no caso um(a) amante) fica impossível.
Desculpe-me, mas creio que na sua simplicidade "Cândido" é essencial para o repertório de sobrevivência nos dias hoje, em que se vive cercado de um otimismo idiotizante. Cândido e o Dr. Pangloss estão sempre comigo quando vejo propagandas com soluções para um mundo melhor, ou quando os planos magníficos para a evolução da sociedade vão para o ralo. Além disso, concordo com os comentários que apontaram D. Quixote como essencial, pois é um belo exercício de caráter refletir quantas vezes na vida se foi D. Quixote e quantas se foi Sancho Pança.
Livros citados: 1. Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (niilismo/cinismo) 2. Dom Casmurro - Machado de Assis (ciúme) 3. A vida como ela é - Nelson Rodrigues (mentira) 4. Crime e Castigo - Dostoievski (culpa) 5. Anna Karenina - Liev Tolstói (desejo) 6. O mouro de Veneza (Otelo) - Shakespeare (inveja) by @Mariana Ciuffatelli
Li tanto Hamlet de Shakespeare quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas do Machado de Assis. Posso dizer, com toda certeza, que ambas as obras mudaram minha perspectiva de mundo para sempre. Recomendo e muito a leitura.
Clássicos essenciais: Crime e Castigo e Os irmãos Karamazov, de Dostoiévski; Dom Quixote do Cervantes; Pais e Filhos do Turguêniev; O Guarani do José Alencar; a Ilíada do Homero e a Divina Comédia do Dante.
Machado de Assis me encantou ainda na escola. Me diziam que eu era obrigado a ler por causa do vestibular. Eu lia simplesmente porque adorava. "Ao vencedor, as batatas!"
Querido amigo, sempre lhe acompanho, distante. Sinto-me feliz com sua contribuição ao Brasil. Apesar de você ter se "convertido" ao ateísmo, Deus lhe abençoe sempre.
Depois de Crime e Castigo nunca mais fui o mesmo. Duas leituras, várias revelações. Acrescentaria Clarice Lispector aí. Independente de qualquer coisa ela nos faz entender a natureza humana. O que há de mais ignóbil em nós.
É, ela foi uma grande escritora. Mas Zygmunt Bauman também escreve quase ou até mesmo na mesma linha, mas de forma diferente, mais complexa, colocando o dedo na ferida, de forma mais racional, crua. Clarice, sem dúvidas nos deixou um legado empoderado, porém um pouco romantizado. O que cabe nos dias atuais.
Sensacionaaal !!....👏🏻👏🏻👏🏻...nunca li Nelson Rodrigues embora estou morando ha 33 anos no Brasil...😔....comprarei de imediato para me deleitar....grato !.
Eu li confesso que vivi, do grande poeta e escritor Pablo Neruda.e também me impressionou,como também O eu profundo e os outros eus de Fernando Pessoa. Viagem e vaga música da nossa grandiosa Cecília Meireles. O outono do patriarca de Gabriel Garcia Marques e vários outros...Parabéns ao canal e á o professor Villa. Um grande intelectual que realmente se preocupa com nosso País.
Machado de Assis marcou minha existência profundamente. Li quando adolescente e me apaixonei por toda a vida por sua genialidade. Já os russos li mais velha, mas nem por isso deixei de adorar.
Dos que eu li: 1. Dom Quixote: Cervantes. 2. Os Sertões: Euclides da Cunha. 3. Cem Anos de Solidão: Gabriel Garcia Márquez. 4. Crime e Castigo: Dostoiévski. 5. O Velho e o Mar: Ernest Hemingway.
Finalmente alguém citando o grande Hemingway!!! Sua lista só não está perfeita porque não foi citada O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte. Mas fora esse detalhe, está perfeita!
Crime e Castigo - Dostoiévski Os Maias - Eça de Queiroz Hamlet / Otelo - Shakespeare Os Miseráveis - Víctor Hugo Guerra e Paz - Tolstoi Dom Quixote- Miguel de Cervantes Memórias póstumas de Brás cubas - Machado de Assis
Ítalo Calvino é um autor contemporâneo dos mais renomados, daí a sugestão de sua época de um clássico de linguagem maravilhosa acessível. Nos leva a um mundo idílico, utópicos até que nos remete à infância perdida e a inocência daqueles que ainda sonham um mundo melhor. Sugerir autores sem moderar excluir o autor citado não nos interessa, mas sim conhecer mais uma obra, definir criticamente a escolha do autor fazendo sua lista e defendendo a sua obra. Sem debates onde o lugar comum não fuja ao objetivo do video, nova luz sobre temas contemporâneos sem julgamentos que nos tragam ares em tempos de obscurantismo político, sob a luz da ciência, da pesquisa e do conhecimento dar novos ares a nossos tempos dando luz ao nosso futuro.
• Machado de Assis - Memórias póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro • Nelson Rodrigues • Fiódor Dostoiévski - Crime e castigo / O idiota / Irmãos Karamazov • Liev Tolstói - Anna Karenina • William Shakespeare - Otelo, o Mouro de Veneza / Macbeth
Clássicos que mais gosto: 1- Crime e Castigo - Dostoiévski 2- Os irmãos Karamazov- Dostoiévski 3- Metamorfose- Kafka 4- 1984 - Orwell 5- Revolução dos Bichos - Orwell Nacionais: 1- Dom Casmurro - Machado 2- Memórias Póstumas.... - Machado 3- O homem que calculava - tahan( Souza) 4- O cortiço (Azevedo) 5- O Auto da compadecida ( Suassuna)
O "falar elegante" vem só com vocabulário e repertório: a solução é ler e aprender palavras novas. Isso se consegue ou ouvindo, ou lendo demasiadamente. Uma dica que eu mesmo estou procurando por em prática, é a leitura "rotineira" dos Contos de Machado de Assis. Dizem que Machado usou a língua portuguesa de forma a alcançar seus limites, talvez até ultrapassá-los. Uma boa forma de aprender como se usa a nossa maravilhosa língua é lendo Machado de Assis. Outros autores podem ser citados, mas este é o que eu quero botar em prática.
@@guirs1 ele trata principalmente sobre o American way of life, e sobre o dia a dia doa judeus no pós guerra , porém que viviam nos EUA. Recomendo ler: complexo de portnoy Zuckerman acorrentado Teatro de sabbath Pastoral americana Casei com um comunista
“Repertório mínimo de sobrevivência”. Gostei! Parabéns, Pondé! A leitura de Dostoiévski é um refrigério para minh’alma. Em Memórias do subsolo (Memorias del subsuelo), por exemplo, Dostoiévski revolve o subconsciente: “Possuo suficiente formação para não ser supersticioso e, no entanto, sou”.
A quem tiver interesse, há um ótimo livro sobre os clássicos, chama-se: O Cânone Ocidental, do Harold Bloom. Ótimo opção para construir a sua biblioteca pessoal!
Cito aqui: José de Alencar, Machado de Assis(cito junto), Jorge Amado, Herman Hesse, Aldox Huxley , de relance. Não citei nenhuma mulher, mas não é por ser machista, gosto mais de ler homens, eu acho. Muito obrigada pelas dicas!
Oi Pondé, o que você acha sobre as mulheres que podem e decidem ser donas de casa hoje em dia?? Depender financeiramente do marido nesse caso, é tão ruim assim?? Por que são muitas vezes julgadas como acomodadas e ultrapassadas?? Adoraria te ouvir falar sobre esse assunto!!!
Do Machado de Assis eu adicionaria também os contos que eles escreveu. São curtos, intensos e faz você reparar muuuitas coisas da e na vida cotidiana. Eu colocaria "A Metamorfose" de Franz Kafka para quem consegue captar o que está por trás das imagens e simbolismo literais da obra. Acho que se fala muito desse livro, mas poucos conseguem ir além da superfície alegórica.
Tenho começado a ler alguns autores gregos agora. A sensação é: por que eu não os li antes? Mas, antes tarde do que nunca. Não tive quem incentivasse a leitura, nem era tão interessado também. Deixo aqui minha recomendação: REI ÉDIPO, de Sófocles. Sério, galera, a leitura é maravilhosa, não tenham medo - assim vale para os russos como Dosto.
Exato! Essa é a sensação. Pq não li antes? A escola pode ser uma resposta. Eles não falam ou falam muito pouco de qualquer grego. Aliás, falam pouco de qualquer autor, a não ser os brasileiros, que são, em sua maioria medianos comparados aos clássicos da literatura mundial.
Li Anna Karienina por sua causa, vi você recomendando no Jornal da Cultura, Crime e Castigo quero reler! E de Shakespeare li A Megera Domada e Ricardo III. Amei, obrigada pelas dicas, Pondé!
Li o príncipe e adorei. Já li memórias póstumas, mas não li um livro do Nelson. Formação econômica e territorial do Brasil, do Celso Furtado. Hamlet, rei liar. Lima Barreto, Gilberto Freyre e Euclides da Cunha. Gosto muito de Gregório de Matos e do Padre Antônio Vieira, os seis centistas . Fernando Pessoa.
realmente Tolstoi é maravilhoso. Anna Karienina , além de tudo que foi dito , é um livro escrito de maneira extraordinária. O trecho da colheita é antológico.
Bem lembrado, Orwell é possivelmente o autor mais presente na atualidade pela objetividade (ainda sutil e poética) com que olha para a sociedade; além de 1984, _Animal Farm_ é um conto aparentemente trivial mas estarrecedor.
@@Perisemiotics Totalmente excelente meu caro, e o melhor de tudo é que podemos ler esses dois livros do Orwell com trilha sonora. Do livro 1984, David Bowie escreveu todo o seu disco "Diamond Dogs" de 1974 baseado nele e o "Animal" do Pink Floyd também foi todo concebido sobre a Revolução dos Bichos Orwell.
Mais do que as indicações em si, eu curti a forma como o Pondé falou. Descobri que sou um coitado, mas fico feliz de saber isso. Ultimamente eu via o Pondé um pouco politicamente correto em sua linguagem, sentia falta de seu jeito austero nas palavras.
Impossível listar todas as obras primas, mas as indicações são sempre valiosas e relevantes, sobretudo, para quem está iniciando sua caminhada na literatura clássica. Eu acrescentaria, além dos citados, as obras do gênio Thomas Mann, especialmente "A Montanha Mágica" e "Doutor Fausto". Outro genial foi Nikos Kazantizakis, sobretudo as obras "A Última Tentação De Cristo" e a pequena, porém intensa e arrebatadora "Ascese". Mas nunca esqueçamos as obras pilares e basais da literatura ocidental: A Odissea e A Ilíada.
Pondé, boas dicas. Com certeza os contos de Machado de Assis também são uma boa pedida, Nelson Rodrigues também é ótima opção, Graciliano Ramos, com seus escritos...Ariano Suassuna...e tantos outros nacionais...internacionais, as epopeias de Homero, Shakespeare, com certeza, Maquiável e tantos outros, clássicos são atemporais.
Incrível são os escritores que viveram em épocas tão diferentes,mas conheciam muito bem a alma humana e suas obras são atemporais. Os romances e os contos de Machado de Assis,o Teatro de Nelson Rodrigues são essenciais. Crime e Castigo de Dostoiévski dá um show de psicologia com seus personagens da Rússia Czarista e tão próximos de nós ao mesmo tempo. Um clássico nacional que eu adoro é O Cortiço (1890) de Aluísio de Azevedo,porque além de retratar o problema de moradia no país,as questões sociais continuam muito atuais.
Crime e Castigo é maravilhoso... foi meu primeiro contato com a literatura russa e realmente toca muito a percepção da culpa carregada pelo personagem ao longo da narrativa. Anna Karenina está na lista mas estou esperando uma boa promoção da Martin Claret
Acho que depende. Tem 2 tomar rumo na vida. Tem a forma que vc acha que já tomou rumo na vida, e tem a forma que a sociedade te julga se vc tomou rumo na vida. Pra vc pode ser ganhar pouco, mas fazer o que gosta e se contentar com isso. Pra sociedade, como ela se preocupa com vida dos outros, tomar ruma na vida é ganhar muito e ter uma família convencional com filhos etc.
Salut Pondé ! J'écoute vos vidéos presque tous les jours, je trouve très intéressant, je sais que vous n'aime pas lire en numérique mais ici vous pouvez trouver millier de livres Pondé inclus 😉 j'espère que vous pouvez profiter et quelqu'un d'autre aussi. Merci bien et bonne journée.
A República (Platão), O Mercador de Veneza (Shakespeare), 1984 (George Orwell), A Revolta de Atlas (Ayn Rand), O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)
Acrescento Honoré de Balzac, Ilusões Perdidas e Pai Goriot. Em resumo, as armadilhas da ambição e os pais que mimam demais seus filhos. O primeiro li por completo e saí com algumas rugas a mais. O segundo ainda não. Acrescento também Cervantes (Dom Quixote) e 1984 de George Orwell.
Um conselho: deixe para ler Dostoievski
e Tólstoi depois de ler diversos outros autores. Provar do ápice logo nas primeiras experiências pode te deixar mal acostumado.
tentei ler os irmãos karamazov não consegui !
@@maciel3721 Tente Crime e Castigo. Irmãos Karamazov possui uma narrativa um pouco mais complexa mesmo.
O melhor entre os melhores.
jose maciel cada quaL com seu cada quaL
Rpaz, Dostoievski é coisa de "maluco", logo ele era um "pirado", inclusive Nietzsche támbem não é flor que se cheire, o proprio olavo já falou que só é bom ler nit depois que a pessoa tá velha (se sobrar tempo) Resumindo: não é bom jovens se meterem com literatura pesada não, a não ser que vc "se garanta", pq isso aí deixa a pessoa pirada.
Eu colocaria como um clássico nacional Guimarães Rosa. Ele explora profundamente os sentimentos humanos
Rosa é gênio da língua, no nível de Fernando Pessoa
Com certeza, o livro mais incrível que li foi "Grande sertão: veredas"
@@vicentemoliterno8759 e é pesado. Livro sem distinção de capítulos, uma narrativa que vai embora como um barco de papel no rio. É boa a história, Mas não é um entretenimento simples, precisa de um pouco de atenção e esforço.
Para indicar Guimarães Rosa, Pondé não poderia ser tão superficial como ele é. Veja a dificuldade que ele tem de citar autores brasileiros e até estrangeiros. Fica passando a mão no nariz para disfarçar a escassez de repertório literário.
Peça a Leandro Karnal que indique livros e se prepare para a avalanche de indicações.
Leandro Karnal KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Dostoiévski, Tolstói, Machado, Shakespeare e Homero são autores clássicos indispensáveis!
E aí Jim! Haha
Eu SEMPRE te encontro em vídeos relacionados a Hermes e Renato, aos Doors e ao Pondé. Gostos parecidos kkkkkkkkk
Qualquer lista sem um autor grego está incompleta por definição. Pondé está maluco com esse negócio de niilismo e de Nelson Rodrigues.
- Machado de Assis
- Eça de Queiroz
- Herman Hesse
- Franz Kafka
- Clarice Lispector
- Irmãs Brontë
- Mary Shelley
- Charles Dickens
- Hemingway
- Gabriel Garcia Marquez
- Victor Hugo
- Alexandre Dumas
- Shakespeare
- Balzac
- Tolstói
- Turgueniev
- Arthur C. Clarke
Qualquer livro desses autores é um deleite na alma!
Interessante ver ficção científica na lista.
Um gênero que retrata tão bem tantos dilemas filosóficos e que pouco figuram nas listas de essenciais
@@LeandroCavalcanteLeandrw Boa tarde! Eu discordo! Acredito que ficção científica retrata muito bem dilemas filosóficos principalmente por conta de que a utopia (e a distopia) está muito ligada ao gênero de ficção científica. Eu poderia te dar como exemplo Admirável Mundo Novo, do Huxley que abarca tanto questões da filosofia da ciência quanto de filosofia da mente. Vale citar também Walden II, do Skinner
@@gustavomoura1931 O que você discordou do Leandro?
@@hmm...4664 leia o comentário de novo.
@@ergoschizo É você que precisa ler e entender. Não teve discordância. O cara repetiu o que o outro em cima sugeriu. Leia de novo.
"A morte de Ivan Ilitch" e "Senhores e Servos" são dois clássicos do escritor Russo Leon Tolstói que todos deveriam ler, no mínimo, uma vez na vida.
"Felicidade conjugal" tb é mt importante, principalmente pelo fato do livro desromantizar a maternidade
Do Leon Tolstói acrescento Ressurreição, Guerra e paz , não tive a oportunidade de ler. Ele fala também sobre a vida conjugal em a Sonata de Kreutzer, comparando o casamento a sonata mais difícil de se tocar na época. Para ser tocada basta um piano e um violino ( ainda assim é difícil), mas se você acrescentar um terceiro instrumento ( no caso um(a) amante) fica impossível.
Já li a morte Ivan Ilitch duas vezes e pretendo ler novamente esse ano. Gostei demais
Desculpe-me, mas creio que na sua simplicidade "Cândido" é essencial para o repertório de sobrevivência nos dias hoje, em que se vive cercado de um otimismo idiotizante. Cândido e o Dr. Pangloss estão sempre comigo quando vejo propagandas com soluções para um mundo melhor, ou quando os planos magníficos para a evolução da sociedade vão para o ralo.
Além disso, concordo com os comentários que apontaram D. Quixote como essencial, pois é um belo exercício de caráter refletir quantas vezes na vida se foi D. Quixote e quantas se foi Sancho Pança.
Livros citados:
1. Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (niilismo/cinismo)
2. Dom Casmurro - Machado de Assis (ciúme)
3. A vida como ela é - Nelson Rodrigues (mentira)
4. Crime e Castigo - Dostoievski (culpa)
5. Anna Karenina - Liev Tolstói (desejo)
6. O mouro de Veneza (Otelo) - Shakespeare (inveja)
by @Mariana Ciuffatelli
E a vingança onde encontro???
E a covardia? Ou indiferença com o problema/dor do outro?
@@alihata9951 O conde de Monte cristo
@@alihata9951Hamlet, de Shakespeare, pra vingança, e, pra covardia e indiferença, talvez Crime e Castigo
Li tanto Hamlet de Shakespeare quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas do Machado de Assis. Posso dizer, com toda certeza, que ambas as obras mudaram minha perspectiva de mundo para sempre. Recomendo e muito a leitura.
Clássicos essenciais: Crime e Castigo e Os irmãos Karamazov, de Dostoiévski; Dom Quixote do Cervantes; Pais e Filhos do Turguêniev; O Guarani do José Alencar; a Ilíada do Homero e a Divina Comédia do Dante.
Túlio Vaz Rúdin (Turguêniev) também é muito bom!
A Bíblia
@@Hidanzin1 E Dante não só existe como foi para o inferno, né?
@@alanpereira2629 com certeza!
@@asteroidesilverio a Bíblia é um livro religioso, um documento histórico. Não se trata de uma criação literária.
Excelente, filósofo Luiz Felipe Pondé.
CRIME E CASTIGO é uma das maiores obras da História da Literatura. Indispensável.
O maior, o Pai dos escritores
"Não passei a ninguém o legado da miséria humana!" Fantástico!
Machado de Assis me encantou ainda na escola. Me diziam que eu era obrigado a ler por causa do vestibular. Eu lia simplesmente porque adorava.
"Ao vencedor, as batatas!"
Quincas Borba
Amo muito também! ❤❤❤❤
Querido amigo, sempre lhe acompanho, distante. Sinto-me feliz com sua contribuição ao Brasil. Apesar de você ter se "convertido" ao ateísmo, Deus lhe abençoe sempre.
Hum, todos são obrigados a hipocrisia? Julgar por aparência e tipo de religião? Kkkkkkk
Depois de Crime e Castigo nunca mais fui o mesmo. Duas leituras, várias revelações.
Acrescentaria Clarice Lispector aí. Independente de qualquer coisa ela nos faz entender a natureza humana. O que há de mais ignóbil em nós.
É, ela foi uma grande escritora. Mas Zygmunt Bauman também escreve quase ou até mesmo na mesma linha, mas de forma diferente, mais complexa, colocando o dedo na ferida, de forma mais racional, crua. Clarice, sem dúvidas nos deixou um legado empoderado, porém um pouco romantizado. O que cabe nos dias atuais.
Pena que as novelas estragaram sua obra por enfatizar apenas as partes fofinhas.
Finalmente, uma mulher citada como clássico
@@gabrielanunes1540 tem as irmãs Bronte, Jane Austen... Com vários clássicos eternizados.
Sensacionaaal !!....👏🏻👏🏻👏🏻...nunca li Nelson Rodrigues embora estou morando ha 33 anos no Brasil...😔....comprarei de imediato para me deleitar....grato !.
Um dos maiores Clássicos que li Crime e Castigo conforme citado,grandes revelações e reflexões.
Tenho interesse em ler, mas ainda não tive a oportunidade. Conta-me um pouco sobre o que achou do história?
Eu li confesso que vivi, do grande poeta e escritor Pablo Neruda.e também me impressionou,como também O eu profundo e os outros eus de Fernando Pessoa. Viagem e vaga música da nossa grandiosa Cecília Meireles. O outono do patriarca de Gabriel Garcia Marques e vários outros...Parabéns ao canal e á o professor Villa. Um grande intelectual que realmente se preocupa com nosso País.
Machado de Assis marcou minha existência profundamente. Li quando adolescente e me apaixonei por toda a vida por sua genialidade. Já os russos li mais velha, mas nem por isso deixei de adorar.
Pondé, fiquei esperado você citar Confissões de Agostinho.
"O Tempo e o Vento" - Érico Veríssimo
Dos que eu li: 1. Dom Quixote: Cervantes. 2. Os Sertões: Euclides da Cunha. 3. Cem Anos de Solidão: Gabriel Garcia Márquez. 4. Crime e Castigo: Dostoiévski. 5. O Velho e o Mar: Ernest Hemingway.
Finalmente alguém citando o grande Hemingway!!! Sua lista só não está perfeita porque não foi citada O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte. Mas fora esse detalhe, está perfeita!
Crime e Castigo - Dostoiévski
Os Maias - Eça de Queiroz
Hamlet / Otelo - Shakespeare
Os Miseráveis - Víctor Hugo
Guerra e Paz - Tolstoi
Dom Quixote- Miguel de Cervantes
Memórias póstumas de Brás cubas - Machado de Assis
Sensacional a lista, acrescento Honoré de Balzac, Ilusões Perdidas.
Uma das primeiras listas factíveis de se ler e entender para uma pessoa “normal”.
Parabéns!!!
Ítalo Calvino é um autor contemporâneo dos mais renomados, daí a sugestão de sua época de um clássico de linguagem maravilhosa acessível.
Nos leva a um mundo idílico, utópicos até que nos remete à infância perdida e a inocência daqueles que ainda sonham um mundo melhor.
Sugerir autores sem moderar excluir o autor citado não nos interessa, mas sim conhecer mais uma obra, definir criticamente a escolha do autor fazendo sua lista e defendendo a sua obra.
Sem debates onde o lugar comum não fuja ao objetivo do video, nova luz sobre temas contemporâneos sem julgamentos que nos tragam ares em tempos de obscurantismo político, sob a luz da ciência, da pesquisa e do conhecimento dar novos ares a nossos tempos dando luz ao nosso futuro.
• Machado de Assis - Memórias póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro
• Nelson Rodrigues
• Fiódor Dostoiévski - Crime e castigo / O idiota / Irmãos Karamazov
• Liev Tolstói - Anna Karenina
• William Shakespeare - Otelo, o Mouro de Veneza / Macbeth
Adiciono rei Lear de Shakespeare, é arrebatador
Memórias póstumas de Brás Cubas com esse final retumbante me marcou há 18 anos atrás e ainda me é relevante. Nelson Rodriguês sempre!
Não deixaria de ler Guimarães Rosa. Um gênio assim como Machado de Assis.
Aproveitando o seu nome, lembrei o grande clássico moderno, do russo Boris Pasternak, "Doutor Jivago" Imperdível!
Pessoas como Luiz Felipe Pondé é que nos da orgulho de sermos brasileiros. Obrifado pelas dicas .
Clássicos que mais gosto:
1- Crime e Castigo - Dostoiévski
2- Os irmãos Karamazov- Dostoiévski
3- Metamorfose- Kafka
4- 1984 - Orwell
5- Revolução dos Bichos - Orwell
Nacionais:
1- Dom Casmurro - Machado
2- Memórias Póstumas.... - Machado
3- O homem que calculava - tahan( Souza)
4- O cortiço (Azevedo)
5- O Auto da compadecida ( Suassuna)
Valeu Pondé. Seus vídeos são os melhores.
Pondé, gostaria possuir um terço de sua vasta inteligência, até sua maneira de falar é elegante.
O "falar elegante" vem só com vocabulário e repertório: a solução é ler e aprender palavras novas. Isso se consegue ou ouvindo, ou lendo demasiadamente.
Uma dica que eu mesmo estou procurando por em prática, é a leitura "rotineira" dos Contos de Machado de Assis. Dizem que Machado usou a língua portuguesa de forma a alcançar seus limites, talvez até ultrapassá-los. Uma boa forma de aprender como se usa a nossa maravilhosa língua é lendo Machado de Assis. Outros autores podem ser citados, mas este é o que eu quero botar em prática.
@@00vulture obrigada pela dica!
Obrigado, mestre!! Ainda bem que há pessoas que ainda acrescentam muito em nosso aprendizado, obrigado!!
Autor clássico que morreu há pouquíssimo tempo - Philip Roth.
Façam um favor a si mesmos e leiam esse escritor!
Qual o estilo (não "artístico", mas sim qual a forma de tratamento dos temas)?
Valeu pela dica! Vou procurar.
@@guirs1 ele trata principalmente sobre o American way of life, e sobre o dia a dia doa judeus no pós guerra , porém que viviam nos EUA.
Recomendo ler:
complexo de portnoy
Zuckerman acorrentado
Teatro de sabbath
Pastoral americana
Casei com um comunista
@@garcia2768 vai sim cara, não vai se arrepender!!!
@@LucasBatistaAndrade1 interessante. Já está em primeiro na minha lista, a frente da releitura de dos casmurro. Valeu pela indicação
Pondé merece aquela placa de 1Milhao de inscritos!
“Repertório mínimo de sobrevivência”. Gostei! Parabéns, Pondé!
A leitura de Dostoiévski é um refrigério para minh’alma. Em Memórias do subsolo (Memorias del subsuelo), por exemplo, Dostoiévski revolve o subconsciente: “Possuo suficiente formação para não ser supersticioso e, no entanto, sou”.
Pondé, faz um vídeo sobre o que você diria a a um estudante de filosofia
Para de usar drogas kkkkk. Zueira kkkkkk
@@pedrofelipe4381 kkkkk... pegou pesado.
Thamirys, recebeu o livro gratuito no canal?.
Canal Hernane douglas
No youtube
Não use drogas!
Deixa de ser vagabundo porra
Memórias Póstumas de Brás Cubas é meu livro favorito... Realmente um clássico...
Sempre bom ouvir o senhor...
Meu sonho é q o Pondé fizesse análise das distopias: 1984, Admirável mundo novo e Fahrenheit 451.
Sugiro a leitura de "Nós", do Zamiátin. É uma distopia anterior a todas essas.
Um clássico pouco conhecido: "A Arte da Prudência", de Baltazar Gracian. Escrito no século XVII, mas sempre atual.
Depois da Bíblia, é o meu livro de cabeceira.
Como já diria um sábio jogador de futebol.
" clássico é clássico e vice-versa"
😂
Quem disse isso?
@@giovannydelmondes6124 essa frase foi dita pelo nem volante do Caxias..
😂😂🤣😂🤣😂🤣 típica conversa de jogador
Genial
Amei a lista. Obrigada Pondé!
Já tenho metade desta lista.
Up
Eu ainda botava o Proust, mas para um repertório mínimo, a listinha do Pondé está ótima.
Pow man Pondé tem uma retórica fantástica. Curto e objetivo sem curvismo.
Mais vídeos com clássicos, sobre os mais antigos também, por favor:)
Manda mais, porque vc manda muito bem...!
Clássicos são atemporais. Ótimo vídeo 📚 👏🏻👏🏻👏🏻.
E é claro para o grande Professor Pondê.
A quem tiver interesse, há um ótimo livro sobre os clássicos, chama-se: O Cânone Ocidental, do Harold Bloom. Ótimo opção para construir a sua biblioteca pessoal!
Ana Kariênina é uma leitura esplendorosa. Todos os núcleos e personagens são fascinantes.
1- Reflexões sobre a vaidade dos homens. Matias aires.
2- O Brasil dos espertos. Eduardo dimitrov.
Considero clássicos.
Chique... obrigada pela sugestão dos livros!!!
Cito aqui: José de Alencar, Machado de Assis(cito junto), Jorge Amado, Herman Hesse, Aldox Huxley , de relance. Não citei nenhuma mulher, mas não é por ser machista, gosto mais de ler homens, eu acho.
Muito obrigada pelas dicas!
Leia Rachel de Queiroz então.
Obrigado pelas dicas, professor.
Corroboro
O que sobrevive ao tempo... Clássico!!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Oi Pondé, o que você acha sobre as mulheres que podem e decidem ser donas de casa hoje em dia?? Depender financeiramente do marido nesse caso, é tão ruim assim?? Por que são muitas vezes julgadas como acomodadas e ultrapassadas??
Adoraria te ouvir falar sobre esse assunto!!!
Up
Os Miseráveis. Livrão sensacional, e fácil de ler... prende vc!
Mais de 100 anos e tão atual, desigualdade social e seus problemas. Bom mesmo.
Cara um dos livros que eu mais curti na minha vida! Grande clássico! O conde de Monte Cristo do Alexandre Dumas tbm é do caralho!
Perfeito esse livro
Antes q me entendam mal. Aula espetacular do Professor Pondé.
Questão de ordem em respeito a liturgia do cargo.
Do Machado de Assis eu adicionaria também os contos que eles escreveu. São curtos, intensos e faz você reparar muuuitas coisas da e na vida cotidiana. Eu colocaria "A Metamorfose" de Franz Kafka para quem consegue captar o que está por trás das imagens e simbolismo literais da obra. Acho que se fala muito desse livro, mas poucos conseguem ir além da superfície alegórica.
Parte 2 desse vídeo ,por favor!
Por favor.
Tenho começado a ler alguns autores gregos agora. A sensação é: por que eu não os li antes? Mas, antes tarde do que nunca. Não tive quem incentivasse a leitura, nem era tão interessado também. Deixo aqui minha recomendação: REI ÉDIPO, de Sófocles. Sério, galera, a leitura é maravilhosa, não tenham medo - assim vale para os russos como Dosto.
Exato! Essa é a sensação. Pq não li antes? A escola pode ser uma resposta. Eles não falam ou falam muito pouco de qualquer grego. Aliás, falam pouco de qualquer autor, a não ser os brasileiros, que são, em sua maioria medianos comparados aos clássicos da literatura mundial.
Li Anna Karienina por sua causa, vi você recomendando no Jornal da Cultura, Crime e Castigo quero reler! E de Shakespeare li A Megera Domada e Ricardo III. Amei, obrigada pelas dicas, Pondé!
Li o príncipe e adorei. Já li memórias póstumas, mas não li um livro do Nelson. Formação econômica e territorial do Brasil, do Celso Furtado. Hamlet, rei liar. Lima Barreto, Gilberto Freyre e Euclides da Cunha. Gosto muito de Gregório de Matos e do Padre Antônio Vieira, os seis centistas . Fernando Pessoa.
Excelente leitura, indispensável a quem mora e pensa as cidades.
Dom casmurro, memórias póstumas e crime e castigo são obras maravilhosas mesmo!
Otimo Ponde!!!!!!
realmente Tolstoi é maravilhoso. Anna Karienina , além de tudo que foi dito , é um livro escrito de maneira extraordinária. O trecho da colheita é antológico.
Li os clássicos de Machado de Assis nessa quarentena. Melhor forma de aproveitar o tempo!
"Já dizia o poeta: O menino é o pai do homem." Memória Póstumas de Brás Cubas
Como isso é verdadeiro!
Olha a sardinha!!!!!!!
ponde, mais um que conquistou seu espaço baseado em imposiçao e em arrogancia em vez de carisma e dedicaçao, soh mais um
Excelente!!!!
Se puder faça mais indicações.
Ótimo vídeo.
Nossa "Anna Karenina" me lembra Greta Garbo, um clássico. Eu gosto muito "1984" George Orwell.
Bem lembrado, Orwell é possivelmente o autor mais presente na atualidade pela objetividade (ainda sutil e poética) com que olha para a sociedade; além de 1984, _Animal Farm_ é um conto aparentemente trivial mas estarrecedor.
@@Perisemiotics Totalmente excelente meu caro, e o melhor de tudo é que podemos ler esses dois livros do Orwell com trilha sonora. Do livro 1984, David Bowie escreveu todo o seu disco "Diamond Dogs" de 1974 baseado nele e o "Animal" do Pink Floyd também foi todo concebido sobre a Revolução dos Bichos Orwell.
Vocês recomendam esse livro pra quem tá começando a ler,1984 e a revolução dos bichos?
@@Zerotwo-or7lk comece por a revolução dos bichos 😉 é um livro para todos os níveis de leitores, importante saber o que o livro está criticando
O que mais gosto dele é a sutileza em mesclar profundidade analítica, ceticismo sempre com uma pitada de humor!
Mais do que as indicações em si, eu curti a forma como o Pondé falou. Descobri que sou um coitado, mas fico feliz de saber isso. Ultimamente eu via o Pondé um pouco politicamente correto em sua linguagem, sentia falta de seu jeito austero nas palavras.
Vale a pena à luz do conhecimento incluir novos autores e ter opinião crítica sem receios, promovendo temas que venham ampliar o leque de opções.
Impossível listar todas as obras primas, mas as indicações são sempre valiosas e relevantes, sobretudo, para quem está iniciando sua caminhada na literatura clássica. Eu acrescentaria, além dos citados, as obras do gênio Thomas Mann, especialmente "A Montanha Mágica" e "Doutor Fausto". Outro genial foi Nikos Kazantizakis, sobretudo as obras "A Última Tentação De Cristo" e a pequena, porém intensa e arrebatadora "Ascese". Mas nunca esqueçamos as obras pilares e basais da literatura ocidental: A Odissea e A Ilíada.
"Clássico é aquilo que é eterno".
Eneas Carneiro.
Genial.
Parabéns. Ficou boa a lista...
Sempre gostei mais de Memorias Postumas que de Dom Casmurro
Pondé, boas dicas. Com certeza os contos de Machado de Assis também são uma boa pedida, Nelson Rodrigues também é ótima opção, Graciliano Ramos, com seus escritos...Ariano Suassuna...e tantos outros nacionais...internacionais, as epopeias de Homero, Shakespeare, com certeza, Maquiável e tantos outros, clássicos são atemporais.
Quando olhei no título jurava que ele iria citar Platão, Aristóteles, Descartes, Kant... Kkkk. Ótimas indicações 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Também
Porque ele não quer concorrências, quer ser o UNO dos pseudo filosofos do Brasil, embora o Brasil não tenha nenhum, infelizmente...
Clássicos sim. chatos jamais, pesados também. Exigem disciplina e dedicação: quem se habilita!?
Incrível são os escritores que viveram em épocas tão diferentes,mas conheciam muito bem a alma humana e suas obras são atemporais. Os romances e os contos de Machado de Assis,o Teatro de Nelson Rodrigues são essenciais. Crime e Castigo de Dostoiévski dá um show de psicologia com seus personagens da Rússia Czarista e tão próximos de nós ao mesmo tempo. Um clássico nacional que eu adoro é O Cortiço (1890) de Aluísio de Azevedo,porque além de retratar o problema de moradia no país,as questões sociais continuam muito atuais.
Podia ter deixado escrito a lista dos livros citados no vídeo... Que tal um COMENTÁRIO FIXADO com a lista, Pondé???
Os capilares determinam nosso destino!!!!
Uma planta que vai te ajudar em tudo
"Repertório mínimo de existência" .. Pondé sendo Pondé
Fê, recebeu o livro gratuito no canal?.
Canal Hernane Douglas no RUclips
@@hernanedouglas7754 não..
Crime e Castigo é maravilhoso... foi meu primeiro contato com a literatura russa e realmente toca muito a percepção da culpa carregada pelo personagem ao longo da narrativa. Anna Karenina está na lista mas estou esperando uma boa promoção da Martin Claret
Li Crime e Castigo, mas sou 100% os franceses. Ilusoes Perdidas, Mme Bovary sao imprescindiveis. Mas Shakeaspeare sim, sempre.
Ah me fala-me sua opinião sobre a história sobre o livro Crime e Castigo?
Finalmente alguém que fale os livros e não somente os autores. Boa!
O que seria tomar um rumo na vida, visto que isso pode ser interpretado de diversas maneiras e de acordo com a perspectiva de rumo de cada um?
Acho que depende.
Tem 2 tomar rumo na vida. Tem a forma que vc acha que já tomou rumo na vida, e tem a forma que a sociedade te julga se vc tomou rumo na vida.
Pra vc pode ser ganhar pouco, mas fazer o que gosta e se contentar com isso.
Pra sociedade, como ela se preocupa com vida dos outros, tomar ruma na vida é ganhar muito e ter uma família convencional com filhos etc.
Desses ..eu li apenas Machado..mas quero ler os demais sim... obrigada pelas dicas...
Grande professor poderia fazer um quadro no canal indicando o livro da semana para ler seria ótimo.
Salut Pondé ! J'écoute vos vidéos presque tous les jours, je trouve très intéressant, je sais que vous n'aime pas lire en numérique mais ici vous pouvez trouver millier de livres Pondé inclus 😉 j'espère que vous pouvez profiter et quelqu'un d'autre aussi. Merci bien et bonne journée.
Boa lista! Mas também Sófocles, Dante, Drummond, os irmãos Grimm e Roth!
Muito bom para quem tem insônia
A República (Platão), O Mercador de Veneza (Shakespeare), 1984 (George Orwell), A Revolta de Atlas (Ayn Rand), O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)
Contra um mundo melhor... É um clássico. Cada vez que leio colho uma lição nova independente da minha maturidade e estado de espírito
sinto-me honrado em ter lido os clássicos de Machado de Assis com 12 anos.
entendeste algo ao ler, ou apenas passaste os olhos sobre as letras?
Acrescento Honoré de Balzac, Ilusões Perdidas e Pai Goriot. Em resumo, as armadilhas da ambição e os pais que mimam demais seus filhos. O primeiro li por completo e saí com algumas rugas a mais. O segundo ainda não.
Acrescento também Cervantes (Dom Quixote) e 1984 de George Orwell.
Voltaire - Cândido, ou O Otimismo
Dostoiévski - Noites Brancas
Jorge Amado - Capitães da Areia
Homero - Odisséia
Júlio Verne - 20.000 Léguas Submarinas
Bram Stoker - Drácula
Excelentes referências!!!