Essa é uma das histórias mais lindas e verdadeiras que já ouvi. Confesso que tenho uma pontinha de inveja de Diadorim pelos pais que ela tem. Parabéns é pouco. Deus abençoe essa família!
Fue asi que conoci esta historia tambien atreves de la miniserie y me encante con la historia mas con el personaje Diadorim fasinante investigue pero nunca me imagine que se trataba de la obra prima de la literatura brasileña....amo🥰🥰🥰
Que história maravilhosa, professor! É impressionante, metaforicamente e filosoficamente; exatamente como é o sertão e suas veredas, assim como á VIDA é. Parabéns, professor! Por sua DIADORIM, por essa aula maravilhosa e por trazer ao público um pouco mais desse GÊNIO brasileiro: JOÃO GUIMARÃES ROSA. Abraços!
Sempre recomendo esse vídeo para as pessoas que eu amo. Assim como o próprio Grande Sertão, é um gesto de amor importante demais apresentar o Grande Sertão. Essa obra diariamente cria boa parte das melhores coisas que têm em mim! Coisa boa é sentir as coisas. Diadorim!!!
Há muitos anos atrás um cara chegou na sala de aula e contou uma história como se ele fosse o Diadorim. Foram 50 minutos em que todos os alunos acreditaram que aquele professor tinha sido um jagunço no interior desse Brasil. Saí da escola, corri pra biblioteca municipal pra pesquisar se isso seria possível, porque parecia tão real, tinha tanta emoção em cada palavra. Que delícia reviver essa memória!! Obrigada Biti! Você foi um dos caras que me fizeram escolher a docência! E posso dizer que sou muito feliz por isso!!!
Caramba!!! Que comentário maravilhoso.... Parabéns meu amigo!!! Que simplicidade e sabedoria. Um grande abraço. Sou um leitor apaixonado desse autor mineiro e mundial
Olha, eu descobri seu canal há 3 dias e estou assistindo um vídeo por dia, mas hoje... quanta sensibilidade... sou mais velho que você, tive professores ótimos, mas eu gostaria muito de ter tido um como você.
Saúde a sua querida Diadorim. Belo depoimento sobre a maior das travessias e o mais belo dia rios , um dádiva adorada que é ser pai. Em meu caso professor, tenho duas 'diadorims"(Juliane e Beatriz). Que Deus me escolheu pra que as tivesse como filhas. E, hoje , Eu e minha esposa, atravessamos novamente a travessia, por amor da criação adotiva, temos um garoto, o nosso "Diadorim homem', de nome Willian. Parabéns pelo vídeo. Lembrei muito TB da série. Tony Ramos e Bruna Lombardi sensacionais.!
Professor, boa tarde ! É preciso novamente afirmar que seus vídeos são sensacionais. A sua esposa e a você, parabéns a pequena Diadorim é mesmo linda e encantadora. Assistindo esse vídeo e relembrando a época do colégio ensino médio quando li "Grande Sertão Veredas" de forma corriqueira (confesso), pude associar algumas dádivas em minha vida também; anotei algumas frases suas no decorrer do vídeo, quero partilha-las e um dia, espero que breve, quero poder ler um livro escrito por Você, ditado por essa paixão pela literatura. No ensino médio eu optei por fazer Turismo, uma paixão que crescia dentro de mim e muitas pessoas da família não entenderam minha escolha, principalmente meu Pai, o mesmo sonhava com minha formação em odonto. 1ª Frase: " O mais importante de tudo, não é o significante, mas sim o significado" Ual, essa sua frase traduz tudo. No segundo ano de faculdade, perdi minha Mãe, um câncer avassalador foi descoberto e em 9 dias ela partiu; 2ª frase " Mas tem coisas que são bonitas na nossa vida, justamente por não ter explicação". Essa perca me impulsionou a seguir em frente e conquistar esse título, agora por nós duas. Hoje após a faculdade, pós, especializações, com a conclusão do seu vídeo e reler ; desta vez com calma a grande obra do inesquecível Guimarães posso concluir que descobri a terceira margem do rio. Assim por dizer desde início finalizo com sua 3ª frase " Alguns encontros são maiores daquilo que as palavras podem traduzir." Obrigada pelo Canal e por compartilhar conosco sua vasta sabedoria. Grande Abraço.
A minha obra favorita na literatura brasileira sendo analisada pelo melhor dos professores, esse canal será uma dádiva para todos os apaixonados por literatura entre os quais obviamente eu me incluo.
Terminei recentemente o livro, mas confesso que demorei bastante para concluir. Eu pensei em desistir até que achei esse vídeo que já assisti várias vezes. Realmente Grande sertão é um livro que vale a pena. Show de aula!!
Já li oito vezes e estou me preparando para a próxima. A cada volta sempre há novas descobertas. Aproveitando: tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Manuelzão, aqui em Belo Horizonte.
Cara, lembro-me que fechei as páginas do livro e chorei. Guimarães foi meu escritor do Mestrado. Estou sempre relendo-o. Sou de família sertaneja, então a identificação foi automática.
Olá, professor! Me mudei pra Noruega e até hoje não consegui trazer minha biblioteca. Sinto imensa falta dos livros do Rosa, de reler o Grande Sertão pela quinta vez, creio. Te parabenizo por compartilhar essas análises tão cuidadosas, nessa velocidade vertiginosa de sua mente sapien sapien sapiens... E por nos transmitir com paixão o poder transformador da literatura. Viva o Brasil! Viva a cultura brasileira! Viva Rosa!
Espero que você consiga o mais breve possível, pois viver longe do Grande sertão é inimaginável pra mim :) Depois me conta como é viver na Noruega, ok? Muito obrigado pelo carinho .
Quem gosta de literatura não pode ficar sem assinar esse canal. Qd fazia o ensino médio, fiz um trabalho sobre o livro Vidas Secas de Graciliano. Gostei tanto que resolvi ler todos os livros que estavam ao meu alcance sobre a temática do sertão. Parei no Grande Sertão: Veredas. Foi um impacto. Fantástico! Há três pontos onde o livro poderia acabar. No entanto, ele não para no primeiro. Vem um segundo e fica ainda mais surpreendente. Então, ele pontoprolonga mais um pouco e aí encerra. Magistral! Terei q ler novamente.
Que vídeo mais lindo!!!! Li ontem esse trecho da travessia do rio São Francisco, e digo, vou ler novamente após essa explanação tão bela ... muito obrigada por disponibilizar tão lindas reflexões sobre Grande sertão: veredas...
Terminei de ler esse livro semana passada, assisti alguns vídeos de resenha porque fiquei fascinada por essa obra. E agora, depois de assistir o seu vídeo, me sinto na necessidade de agradecer por ele. Seu amor por esse livro, e tantas interpretações que eu ainda não tinha enxergado, a história da sua família e como conseguiu encaixar o livro na sua história me emocionaram. Obrigada por tanta sensibilidade ao falar!
Sensacional! Eu acho que Guimarães Rosa ficaria encantado se pudesse lhe ouvir contar e cantar o Grande Sertão com tanta boniteza e entusiasmo. Você fala com a paixão de quem ama as letras, de quem teve um Encontro Mágico com a Rosa da literatura brasileira e se deixou possuir por seus encantos, seu perfume, sua beleza, seu amor. "Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”. Muito linda sua família.
Essa paixão, tão magistral quanto intensa, me evocou as mesmas desenvolvidas no conto "São Marcos" do mesmo Autor. "Eu vi um homem lá na grimpa do coqueiro, ai-ai/ não era homem, era um coco bem maduro, oi-oi/ não era coco, era a creca de um macaco, aí,-ai/ não era a creca, era o macaco inteiro, oi-oi."
Um dos videos mais bonitos que vi. Quanta sensibilidade, quanto amor. Parabéns pelo video, pela filha, por compartilhar com a gente essa emoção. Que tenhamos muitos/as Diadorim no Brasil
Eu assisto muitos vídeos sobre resenhas e dicas de leitura, mss em nenhum foi citado O Mulo de Darcy Ribeiro. Um romance magnifico que retrata o nosso povo roceiro mais sofrdores, da espoliação do trabalho, disputa de terra, etc. Recomendo muito.
Nossa, eu não tinha ideia de que esse livro seria tão interessante! Como a didatica e a disposição define um professor excelente de um mediocre! Vou ter que ler esse livro! Obrigado prof Biti! O Brasil precisa de mais professores motivados e excepcionaisassim como você!
Professor, tenho aprendido nos seus vídeos/aulas o que eu pensava que sabia. Claro, que vou reler Grandes Sertões, agora com muito mais poesia e bagagem. Maravilhoso, obrigada 🌷
Olá professor, eu nasci nas margem do rio São Francisco na cidade Januária MG na região do Grande Sertão Veredas o nome da cidade é citada três vezes no livro. Mas um dos grandes palco da história é o Rio Urucuia um afluente do São Francico. Riobaldo cita este texto quando depara com corpo despido e já sem vida de Diadorim.( Ela era. Tal que assim se desencantava, num encanto tão terrível; e levantei mão para me benzer - mas com ela tapei foi um soluçar, e enxuguei as lágrimas maiores. Uivei. Diadorim! Diadorim era uma mulher. Diadorim era mulher como o sol não acende a água do rio Urucúia, como eu solucei meu desespero). Abraço à todos.
Emocionante assistir esse vídeo e que visão tão corajosa de interpretação de uma obra que nos leva a tantos questionamentos. Grata por compartilhar esse saber , salvou o meu sábado cinza de carnaval, salvou o meu dia.
Esse vídeo me deixou em uma enorme crise existencial. Me identifiquei no começo quando o Diadorim diz que é necessário ter coragem para atravessar o rio. Eu tenho 17 anos e eu sempre fui extremamente apegada aos meus pais, nasci, cresci e me desenvolvi em uma cidade do interior, nunca mudei de município, mas esse ano eu fiz a escolha de vir para Londrina estudar para passar no vestibular, eu sinto muita falta dos meus pais, mas eu fiz essa escolha, eu tive essa coragem, como Diadorim instigou ao Riobaldo. Mas no fim do video você diz que o seu maior medo é não ter saudades com o seu filho, e eu estou extremamente triste por não estar vivendo junto com os meus pais, eu sinto que estou a grosso modo, perdendo a fase lúcida, saudável deles, nada é p/ sempre, a vida é curta. Então a verdadeira coragem para mim, seria eu voltar novamente pro interior. Mas infelizmente eu sou covarde. Obrigada pelos choques de realidade nos seus vídeos e nas suas aulas, você é um professor incrível.
Bianca Souza Seja feliz na sua travessia e tenha a certeza que vc vai viver para formar uma história muito bonita com a sua família. Mais uma vez, é necessário não temer.
4 anos pra descobrir você professor... Onde eu estava? Rsrs Sou apaixonada por esse livro. Marcou a minha vida. Sua análise me emocionou imensamente. Irei reler o livro pensando em tudo que disse. Parabéns
Excelente!!!!!! Que beleza de vídeo sobre um dos livros que mais marcaram a minha vida e que hoje está totalmente ao meu alcance. Este vídeo só corrobora a fascinação que tenho sobre este livro e toda a obra de Guimarães Rosa. Nascido em Cordisburgo, cidade na qual conheci minha esposa Chirlei. Ou seja: só tenho a agradecer!!!!!
Que dignificante!!!! Muito obrigada! Minha filha chama-se Manoela, não é Diadorim, mas me ensinou justamente a olhar a travessia dela com respeito. Essa coragem que é preciso ter, ela teve desde que nasceu: primeiro com a doença genética que possui e, mais tarde ,com a sexualidade. Nesse rio São Francisco da vida, ela é uma Diadorim. Estou emocionada com a sua leitura desta parte da obra. Já me inscrevi no canal. Sou professora de Língua Portuguesa e estou muito feliz de ter conhecido seu trabalho. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que grande vídeo! Até fiquei sem fôlego... estou maravilhada. Propus-me descobrir um pouco da literatura brasileira e tem sido um prazer imenso explorar este canal. Muitos parabéns pelo conteúdo e pela forma. Cumprimentos lusos.
Devorei este livro em uma semana. Terminei ontem. Hoje assisti este vídeo maravilhoso. O que dizer? Obrigada!!!! Que privilégio e que universo infinito a nossa língua brasileira. Acho que este livro é intraduzível para qualquer outra língua. Diadorim para sempre eterna!
Poxa, professor! Ironicamente, eu li todos os livros de Guimarães Rosa na sequência de lançamento! Eu amei Grande Sertão Veredas! Simplesmente uma obra prima! O único livro de Guimarães que eu não tomei afeições foi "Noites do Sertão".
Um dos primeiros videos que assisti na Pandemia...no Isolamento Social... e ..vc e uma amiga, me incentivaram a adentrar essas Veredas.... um mês dentro do sertão....apaixonante .... Um livro que a gente ja sabe que vai reler...venho só agradecer♡ Terminei de ler ha 2 dias e ainda estou apaixonada.♡♡♡♡♡♡♡fazendo aqui minha travessia pessoal....
Professor,eu me derreti igual algodão doce na boca qdo ouvi o nome de sua pequena. fiquei o dia todo lembrando e sorrindo Aiiii q lindo nome, Diadorim. Estou nos Contos do João, me preparando para adentrar ao Sertão. Ps: que esposa.maravilhosa vc tem de topar esta bela homenagem hein? e Viva João!
De uma sensibilidade maravilhosa sua resenha. Terminei de ler o Grade Sertão: Veredas há pouco, me emocionei muito com a grande revelação de Diadorim no final. Agradeço muito por ter compartilhado sua história e suas percepções da história conosco.
Professor ouvido a sua história com a sua filha, faz eu voltar a a minha infância que eu repetia sempre, que quando eu tivesse uma filha ela iria se chamar Estela, o tempo passou, minha filha nasceu e o nome dela é Estela, a quarenta anos atrás. Hoje é a minha estrela 😘
Parabéns pelo vídeo! Achei muito bacana a historia do nome. Realmente é um livro profundo, que tem transformado minha vida tbm! Por mais vídeos desse livro no canal!
Esse livro é mágico... ele leva cada um dos leitores a compreensões do universo de uma forma que surpreende . Já li duas vezes e gostei muito das suas percepções .
Perfeito! Obrigada pela belíssima análise. O final me emocionou bastante, tanto a história do livro quanto a história do nome de sua filha. Parabéns, professor!
E de arrepiar lhe ouvir!!!! O meu livro está chegando e vim ver teu vídeo para me preparar kkkkk e nossa fiquei emocionada e ansiosa para que chegue logo!!!! Obrigada
Excelente!!!
Sou conterrânea de Guimarães Rosa sou de Cordisburgo. Gostei muito deste video
Se vc é o pai de Diadorim, metaforicamente vc se torna um grande e respeitado chefe, o Joca Ramiro. 😀👏🏻👏🏻👏🏻
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Kkkk
Essa é uma das histórias mais lindas e verdadeiras que já ouvi. Confesso que tenho uma pontinha de inveja de Diadorim pelos pais que ela tem. Parabéns é pouco. Deus abençoe essa família!
Sinceramente, a sua história e análise é uma das melhores que já vi na internet. Emocionante e super filosófica. Adorei.
Fue asi que conoci esta historia tambien atreves de la miniserie y me encante con la historia mas con el personaje Diadorim fasinante investigue pero nunca me imagine que se trataba de la obra prima de la literatura brasileña....amo🥰🥰🥰
Deus no céu e Biti na Terra, melhor professor
Que história maravilhosa, professor!
É impressionante, metaforicamente e filosoficamente; exatamente como é o sertão e suas veredas, assim como á VIDA é.
Parabéns, professor! Por sua DIADORIM, por essa aula maravilhosa e por trazer ao público um pouco mais desse GÊNIO brasileiro: JOÃO GUIMARÃES ROSA.
Abraços!
Sempre recomendo esse vídeo para as pessoas que eu amo. Assim como o próprio Grande Sertão, é um gesto de amor importante demais apresentar o Grande Sertão. Essa obra diariamente cria boa parte das melhores coisas que têm em mim! Coisa boa é sentir as coisas. Diadorim!!!
Há muitos anos atrás um cara chegou na sala de aula e contou uma história como se ele fosse o Diadorim. Foram 50 minutos em que todos os alunos acreditaram que aquele professor tinha sido um jagunço no interior desse Brasil. Saí da escola, corri pra biblioteca municipal pra pesquisar se isso seria possível, porque parecia tão real, tinha tanta emoção em cada palavra.
Que delícia reviver essa memória!! Obrigada Biti! Você foi um dos caras que me fizeram escolher a docência! E posso dizer que sou muito feliz por isso!!!
Caramba!!! Que comentário maravilhoso.... Parabéns meu amigo!!! Que simplicidade e sabedoria. Um grande abraço. Sou um leitor apaixonado desse autor mineiro e mundial
Grande Guimaraes Rosa, sempre à frente do seu tempo, é um vanguardista...descobri o seu canal hoje, 17 de setembro de 2023.
Olha, eu descobri seu canal há 3 dias e estou assistindo um vídeo por dia, mas hoje... quanta sensibilidade... sou mais velho que você, tive professores ótimos, mas eu gostaria muito de ter tido um como você.
É lindo o amor de Diadorim e Riobaldo !! Jamais vou esquece-los! Pq eu sou um.pouco dos dois !!🤣 Adoro mulheres fortes !!
Que visão sensivel e bela dessa grande obra, não se falando apenas da história que se passa no livro mas a mensagem de vida que trancende
Saúde a sua querida Diadorim. Belo depoimento sobre a maior das travessias e o mais belo dia rios , um dádiva adorada que é ser pai. Em meu caso professor, tenho duas 'diadorims"(Juliane e Beatriz). Que Deus me escolheu pra que as tivesse como filhas. E, hoje , Eu e minha esposa, atravessamos novamente a travessia, por amor da criação adotiva, temos um garoto, o nosso "Diadorim homem', de nome Willian. Parabéns pelo vídeo. Lembrei muito TB da série. Tony Ramos e Bruna Lombardi sensacionais.!
Professor, boa tarde !
É preciso novamente afirmar que seus vídeos são sensacionais.
A sua esposa e a você, parabéns a pequena Diadorim é mesmo linda e encantadora.
Assistindo esse vídeo e relembrando a época do colégio ensino médio quando li "Grande Sertão Veredas" de forma corriqueira (confesso), pude associar algumas dádivas em minha vida também; anotei algumas frases suas no decorrer do vídeo, quero partilha-las e um dia, espero que breve, quero poder ler um livro escrito por Você, ditado por essa paixão pela literatura.
No ensino médio eu optei por fazer Turismo, uma paixão que crescia dentro de mim e muitas pessoas da família não entenderam minha escolha, principalmente meu Pai, o mesmo sonhava com minha formação em odonto. 1ª Frase: " O mais importante de tudo, não é o significante, mas sim o significado" Ual, essa sua frase traduz tudo. No segundo ano de faculdade, perdi minha Mãe, um câncer avassalador foi descoberto e em 9 dias ela partiu; 2ª frase " Mas tem coisas que são bonitas na nossa vida, justamente por não ter explicação". Essa perca me impulsionou a seguir em frente e conquistar esse título, agora por nós duas. Hoje após a faculdade, pós, especializações, com a conclusão do seu vídeo e reler ; desta vez com calma a grande obra do inesquecível Guimarães posso concluir que descobri a terceira margem do rio. Assim por dizer desde início finalizo com sua 3ª frase " Alguns encontros são maiores daquilo que as palavras podem traduzir."
Obrigada pelo Canal e por compartilhar conosco sua vasta sabedoria.
Grande Abraço.
Uma verdadeira Catarse contado pelo Mestre. Parabéns.
A sua sinceridade encanta tanto quanto a sua generosidade no modo que escolheu para contar o Grande sertão:veredas!
Gratíssimo!
A minha obra favorita na literatura brasileira sendo analisada pelo melhor dos professores, esse canal será uma dádiva para todos os apaixonados por literatura entre os quais obviamente eu me incluo.
SIM!TENHAMOS CORAGEM!
Terminei recentemente o livro, mas confesso que demorei bastante para concluir. Eu pensei em desistir até que achei esse vídeo que já assisti várias vezes. Realmente Grande sertão é um livro que vale a pena. Show de aula!!
Já li oito vezes e estou me preparando para a próxima. A cada volta sempre há novas descobertas. Aproveitando: tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Manuelzão, aqui em Belo Horizonte.
Tenho orgulho de mim.r da minha família! Grande pessol fortes do sul do pais
O melhor livro que já li em toda minha vida. Me marcou tanto que fiz uma tatuagem: TRAVESSIA. 💙
Professor, parabéns pela exposição. O senhor tem a manha.
Cara, lembro-me que fechei as páginas do livro e chorei.
Guimarães foi meu escritor do Mestrado. Estou sempre relendo-o. Sou de família sertaneja, então a identificação foi automática.
Olá, professor! Me mudei pra Noruega e até hoje não consegui trazer minha biblioteca. Sinto imensa falta dos livros do Rosa, de reler o Grande Sertão pela quinta vez, creio. Te parabenizo por compartilhar essas análises tão cuidadosas, nessa velocidade vertiginosa de sua mente sapien sapien sapiens... E por nos transmitir com paixão o poder transformador da literatura. Viva o Brasil! Viva a cultura brasileira! Viva Rosa!
Espero que você consiga o mais breve possível, pois viver longe do Grande sertão é inimaginável pra mim :) Depois me conta como é viver na Noruega, ok? Muito obrigado pelo carinho .
O melhor professor de literatura!!
Quem gosta de literatura não pode ficar sem assinar esse canal. Qd fazia o ensino médio, fiz um trabalho sobre o livro Vidas Secas de Graciliano. Gostei tanto que resolvi ler todos os livros que estavam ao meu alcance sobre a temática do sertão. Parei no Grande Sertão: Veredas. Foi um impacto. Fantástico! Há três pontos onde o livro poderia acabar. No entanto, ele não para no primeiro. Vem um segundo e fica ainda mais surpreendente. Então, ele pontoprolonga mais um pouco e aí encerra. Magistral! Terei q ler novamente.
Parabéns meu nobre professor
Vc me fez chorar
Me fez chorar porque deu um sentido a mais pra ela
Aplausos aplausos aplausos!!! Que vídeo!!! Mais 500.000 horas disso, por favor!!!!
Muito obrigado!
Eu assisti mais de 3x, em todas me emocionei ❤️ nao sei expressar como fui tocada pelo video. É tão sincero e sensível, mds...
Que vídeo mais lindo!!!! Li ontem esse trecho da travessia do rio São Francisco, e digo, vou ler novamente após essa explanação tão bela ... muito obrigada por disponibilizar tão lindas reflexões sobre Grande sertão: veredas...
Terminei de ler esse livro semana passada, assisti alguns vídeos de resenha porque fiquei fascinada por essa obra. E agora, depois de assistir o seu vídeo, me sinto na necessidade de agradecer por ele. Seu amor por esse livro, e tantas interpretações que eu ainda não tinha enxergado, a história da sua família e como conseguiu encaixar o livro na sua história me emocionaram. Obrigada por tanta sensibilidade ao falar!
Sensacional! Eu acho que Guimarães Rosa ficaria encantado se pudesse lhe ouvir contar e cantar o Grande Sertão com tanta boniteza e entusiasmo. Você fala com a paixão de quem ama as letras, de quem teve um Encontro Mágico com a Rosa da literatura brasileira e se deixou possuir por seus encantos, seu perfume, sua beleza, seu amor. "Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”. Muito linda sua família.
Parabéns, a história do nome da sua filha é maravilhosa e sua visão de mundo sobre a vida é tocante.
Encantada com sua interpretação!
Essa paixão, tão magistral quanto intensa, me evocou as mesmas desenvolvidas no conto "São Marcos" do mesmo Autor. "Eu vi um homem lá na grimpa do coqueiro, ai-ai/ não era homem, era um coco bem maduro, oi-oi/ não era coco, era a creca de um macaco, aí,-ai/ não era a creca, era o macaco inteiro, oi-oi."
Um dos videos mais bonitos que vi. Quanta sensibilidade, quanto amor. Parabéns pelo video, pela filha, por compartilhar com a gente essa emoção. Que tenhamos muitos/as Diadorim no Brasil
Encantada é a palavra! Gratidão 🙏
Eu só posso chorar vendo esse vídeo! Coisa mais linda❤ não pare nunca sério!
❤❤❤
Coisa mais linda esta aula
Eu assisto muitos vídeos sobre resenhas e dicas de leitura, mss em nenhum foi citado O Mulo de Darcy Ribeiro. Um romance magnifico que retrata o nosso povo roceiro mais sofrdores, da espoliação do trabalho, disputa de terra, etc. Recomendo muito.
Já assisti esse vídeo várias vezes e não me canso.
Fantástico!
Nossa, eu não tinha ideia de que esse livro seria tão interessante! Como a didatica e a disposição define um professor excelente de um mediocre! Vou ter que ler esse livro! Obrigado prof Biti! O Brasil precisa de mais professores motivados e excepcionaisassim como você!
Professor, tenho aprendido nos seus vídeos/aulas o que eu pensava que sabia. Claro, que vou reler Grandes Sertões, agora com muito mais poesia e bagagem. Maravilhoso, obrigada 🌷
Diadorim o melhor nome ❤
Olá professor, eu nasci nas margem do rio São Francisco na cidade Januária MG na região do Grande Sertão Veredas o nome da cidade é citada três vezes no livro. Mas um dos grandes palco da história é o Rio Urucuia um afluente do São Francico. Riobaldo cita este texto quando depara com corpo despido e já sem vida de Diadorim.( Ela era. Tal que assim se desencantava, num encanto tão terrível; e levantei mão para me benzer - mas com ela tapei foi um soluçar, e enxuguei as lágrimas maiores. Uivei. Diadorim! Diadorim era uma mulher. Diadorim era mulher como o sol não acende a água do rio Urucúia, como eu solucei meu desespero). Abraço à todos.
Emocionante assistir esse vídeo e que visão tão corajosa de interpretação de uma obra que nos leva a tantos questionamentos. Grata por compartilhar esse saber , salvou o meu sábado cinza de carnaval, salvou o meu dia.
Um berro com o nome dessa menina, adorei
Esse vídeo me deixou em uma enorme crise existencial. Me identifiquei no começo quando o Diadorim diz que é necessário ter coragem para atravessar o rio. Eu tenho 17 anos e eu sempre fui extremamente apegada aos meus pais, nasci, cresci e me desenvolvi em uma cidade do interior, nunca mudei de município, mas esse ano eu fiz a escolha de vir para Londrina estudar para passar no vestibular, eu sinto muita falta dos meus pais, mas eu fiz essa escolha, eu tive essa coragem, como Diadorim instigou ao Riobaldo. Mas no fim do video você diz que o seu maior medo é não ter saudades com o seu filho, e eu estou extremamente triste por não estar vivendo junto com os meus pais, eu sinto que estou a grosso modo, perdendo a fase lúcida, saudável deles, nada é p/ sempre, a vida é curta. Então a verdadeira coragem para mim, seria eu voltar novamente pro interior. Mas infelizmente eu sou covarde.
Obrigada pelos choques de realidade nos seus vídeos e nas suas aulas, você é um professor incrível.
Bianca Souza Seja feliz na sua travessia e tenha a certeza que vc vai viver para formar uma história muito bonita com a sua família. Mais uma vez, é necessário não temer.
Obrigada
4 anos pra descobrir você professor... Onde eu estava? Rsrs
Sou apaixonada por esse livro. Marcou a minha vida. Sua análise me emocionou imensamente. Irei reler o livro pensando em tudo que disse. Parabéns
Excelente!!!!!! Que beleza de vídeo sobre um dos livros que mais marcaram a minha vida e que hoje está totalmente ao meu alcance. Este vídeo só corrobora a fascinação que tenho sobre este livro e toda a obra de Guimarães Rosa. Nascido em Cordisburgo, cidade na qual conheci minha esposa Chirlei. Ou seja: só tenho a agradecer!!!!!
Que demais Vane! Muito obrigado por seu comentário.
grandiosa a sua palestra. estou lendo O Grande Sertao: Vereda. Já percebi a lição e as lições que virao. Espero ter coragem de l^-lo e relê-lo. obg.
Estou lavado em lágrimas
Fantástico!!!! Sou apaixonada por "Grande Sertão: Veredas" , mas estou emocionada com essa AULA.
Professor querido, que história linda! Sua filha com certeza se orgulhará muito deste nome quando crescer. Parabéns!
Maravilhoso.Grande conhecedor do Rosa.
Apaixonada!! Maravilha de Narrativas!!
Que dignificante!!!! Muito obrigada! Minha filha chama-se Manoela, não é Diadorim, mas me ensinou justamente a olhar a travessia dela com respeito. Essa coragem que é preciso ter, ela teve desde que nasceu: primeiro com a doença genética que possui e, mais tarde ,com a sexualidade. Nesse rio São Francisco da vida, ela é uma Diadorim. Estou emocionada com a sua leitura desta parte da obra. Já me inscrevi no canal. Sou professora de Língua Portuguesa e estou muito feliz de ter conhecido seu trabalho. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fico feliz em tê-la aqui. Muito obrigado pelo carinho!
Muito encantada com esse resumo. Quero ler a versão original. Eu li a adaptação em quadrinhos.
Professor muito bacana a resenha e o contexto do nome da sua filha. Paz e bem camarada.
Que grande vídeo! Até fiquei sem fôlego... estou maravilhada. Propus-me descobrir um pouco da literatura brasileira e tem sido um prazer imenso explorar este canal.
Muitos parabéns pelo conteúdo e pela forma.
Cumprimentos lusos.
Um monstro literatura e franciscamente falando!
Devorei este livro em uma semana. Terminei ontem. Hoje assisti este vídeo maravilhoso. O que dizer? Obrigada!!!! Que privilégio e que universo infinito a nossa língua brasileira. Acho que este livro é intraduzível para qualquer outra língua. Diadorim para sempre eterna!
Parabéns pela bbrilhante análise. Ajuda, e muito, na leitura do Grande Sertão: veredas.
Poxa, professor! Ironicamente, eu li todos os livros de Guimarães Rosa na sequência de lançamento! Eu amei Grande Sertão Veredas! Simplesmente uma obra prima! O único livro de Guimarães que eu não tomei afeições foi "Noites do Sertão".
Sensacional todo o conteúdo do vídeo, a narrativa, a tranquilidade e o carisma. Um encanto a abertura do vídeo com sua filha.
Eu já amava esse enredo... este vídeo só reafirma minha escolha: Grande Sertão: Veredas é uma obra prima da literatura. Parabéns
Esse vídeo é coisa de Deus... Vou compartilhar muito
Maravilhosa análise quanto sentimento e sensatez.
O mais estupendo e sábio professor de literatura! Muito bom matar a saudade das aulas por aqui!
Incrível! Obrigado pela aula e por nos agraciar com a sua travessia pessoal. Lindo!
Um dos primeiros videos que assisti na Pandemia...no Isolamento Social... e ..vc e uma amiga, me incentivaram a adentrar essas Veredas.... um mês dentro do sertão....apaixonante .... Um livro que a gente ja sabe que vai reler...venho só agradecer♡ Terminei de ler ha 2 dias e ainda estou apaixonada.♡♡♡♡♡♡♡fazendo aqui minha travessia pessoal....
Professor,eu me derreti igual algodão doce na boca qdo ouvi o nome de sua pequena. fiquei o dia todo lembrando e sorrindo Aiiii q lindo nome, Diadorim. Estou nos Contos do João, me preparando para adentrar ao Sertão. Ps: que esposa.maravilhosa vc tem de topar esta bela homenagem hein? e Viva João!
Muito obrigado Margot!
Sou uma prof novata de Literatura.... Me emocionei ao ouvir sua análise, enquanto preparava uma aula desse livro. Parabéns pela sensibilidade🖤👏🏻
Moro em Cordisburgo. Agora vou ter esse livro. Minha travessia foi pra cá.
De uma sensibilidade maravilhosa sua resenha. Terminei de ler o Grade Sertão: Veredas há pouco, me emocionei muito com a grande revelação de Diadorim no final. Agradeço muito por ter compartilhado sua história e suas percepções da história conosco.
Que vídeo maravilhoso! Obrigada!!! Oh discussão maravilhosa dessa obra genial👏👏👏👏👏
Terminei de ler ontem. Fantástico! E com certeza esta obra é muito maior! Inscrito!
Você comentando sobre o livro, me veio todas as suas aulas! Muita saudades professor, muito sucesso e um enorme beijo para a linda Diadorim♡
Que exposição maravilhosa. Vou ler agora com outro olhar. Travessia
Só faltou a lousa hahaha melhor professor, 3 anos de faculdade, e ainda lembro dessa aula no cursinho...
Que vídeo incrível. Estou lendo agora o livro e me senti extremamente emocionada. ❤️
Esse vídeo é tão maravilhoso. De mês em mês venho aqui assistir
Que história emocionante do nome da sua filha. Acabei de ler o livro e estou muito impactada. Realmente, nada menos que genial.
Meus deus, que análise mais linda! tô aos prantos aqui!
Assisti muitos vídeos sobre o livro ! Esse sem duvidas foi o melhor !
Parabéns professor
Amei seu comentário e da forma como o livro se mistura com sua vida. Obrigada.
Professor ouvido a sua história com a sua filha, faz eu voltar a a minha infância que eu repetia sempre, que quando eu tivesse uma filha ela iria se chamar Estela, o tempo passou, minha filha nasceu e o nome dela é Estela, a quarenta anos atrás.
Hoje é a minha estrela 😘
Passando p agradecer. ❤️Por conta da sua explicação maravilhosa,estou fazendo minha travessia. Gratidão!
Parabéns pelo vídeo! Achei muito bacana a historia do nome. Realmente é um livro profundo, que tem transformado minha vida tbm! Por mais vídeos desse livro no canal!
Obrigado meu amigo🤝🌹
Chorei de felicidade, professor vc é admirável
Esse livro é mágico... ele leva cada um dos leitores a compreensões do universo de uma forma que surpreende . Já li duas vezes e gostei muito das suas percepções .
Perfeito! Obrigada pela belíssima análise. O final me emocionou bastante, tanto a história do livro quanto a história do nome de sua filha. Parabéns, professor!
Análise espetacular. Adorei. Li esse livro recentemente e me apaixonei.
E de arrepiar lhe ouvir!!!! O meu livro está chegando e vim ver teu vídeo para me preparar kkkkk e nossa fiquei emocionada e ansiosa para que chegue logo!!!! Obrigada
Que análise linda! Nunca ouvi uma fala tão apaixonada por um livro.
Parabéns, professor!