Não existe talento, mas existe percepção, aptidão e uma serie de fatores que influenciam um aprendiz de música... tanto no que ele aprende, quando no que ele executa, se ele escreve ou cria....
Eu acredito no talento e no dom. Jogadores que tiveram a oportunidade de jogar como messi, disse que nem vi ele nos treinos direito, e olha o que ele é, um dos maiores jogadores do mundo. Agora é obvio que temos que se dedicar. Ninguém chega a lugar nenhum sem esforço.
Primeira vez que vejo alguém q pensa que nem eu, eu desenho a quase 30 anos e a galera fala que eu tenho dom.... Todo meu estudo foi ignorado por essas pessoas...
@@mairadelucca1118 pior que não. Eu não desenhava nada. Fiz um cursinho de desenho, e fiz dois quadros que eu não imaginava na vida fazer. E eu fiz 6 aulas só, hein?
@@mairadelucca1118 Discordo, ensino desenho a anos, e todos conseguiram... O desenho é parecido com a escrita, vc aprende os padrões das linhas, depois disso fica fácil, o fato de dizer a si mesma que não consegue já e um bloqueio mental que dificulta no aprendizado. Com verdadeira vontade, dedicação e um cérebro com plena capacidade não tem nada que te impeça. Você consegue sim! Abraço!!
Maira De Lucca enquanto vc não substituir inteligência/dom por esforço, você dificilmente vai conseguir atingir um nível alto em alguma coisa na vida. Sugiro que assista o ted sobre "grit"
Minha filha foi diagnosticada como hiperativa e eu a coloquei na aula de piano para ajudá-la a se concentrar. Tem dado certo. Ela tem 7 anos, toca meia hora por dia e o desempenho na escola melhorou, principalmente em matemática. Abraços Lord, obrigada pelo canal.
@João Pra você agora pode ser fácil,mas geralmente quando somos mais jovens e temos problemas pra se concentrar,principalmente a matemática fica muito mais difícil de se aprender
@Henry of Monmouth amigo, existem crianças com muita dificuldade em matemática no terceiro ano, já outras com uma facilidade enorme na na matematica no ensino médio, a diferença a dedicação e o estudo da matéria, não tem essa de no segundo é fácil, proporcionalmente para eles e dificil
@Alex Turner O conceito de facilidade é bastante relativo né. Pega um aluno do ensino médio que vai bem em física, ele vai achar fácil, enquanto todos vão achar que ele é um extraterrestre, mas provavelmente esse aluno vai ter dificuldades pra diferenciar a literatura barroca do renascentismo. Se é que existem estas literaturas, pq eu era esse aluno com facilidade em física, então não sei muita coisa sobre literatura.
"A vida é difícil para todo mundo, a diferença está na forma que cada um lida com a dificuldade. Alguns lidam se esforçando diariamente, enquanto outros simplesmente desistem dos seus sonhos." Autor desconhecido.
Uma coisa que acelera o progresso é, antes de aprender qualquer composição, dominar completamente as escalas maiores (na ordem do círculo de quintas) e o arpeggio de suas respectivas tríades maiores, sempre tocando com as duas mãos, subindo e descendo o piano e com os olhos FECHADOS. Quando você fecha os olhos, acaba forçando o cérebro a internalizar o teclado, em vez de simplesmente tocar seguindo a visão. A familiaridade com o instrumento vem muito mais rápido. Depois de dominar as escalas maiores e arpeggios, comece em composições simples de Bach, como o Musette em Ré maior, ou os Minuetos, que treinam a independência das mãos. Isso é o básico.
Sobre ler partituras, na clave de Sol, repetem-se nos espaços e linhas os padrões F-A-C-E (que pode ser visto como a palavra "face" ou o acorde maior de Sétima em Fá Maior FM7) e "EGBDF", que é um Em7 com um Fá por cima. Na clave de Fá, os padrões são ACEG e GBDFA, seguindo a mesma idéia. Isso facilita muito a leitura da pauta. Não conheço a terminologia em português, então peço perdão caso haja cometido algum erro.
Olá, venho aqui pra confirmar que fazer 6 meses que toco, desde o início da pandemia, e meu desenvolvimento foi absurdo fazendo isso das escalas, Não aprendi apenas muito fáceis, mas consigo tocar peças como O Prelúdio no1 do Cravo bem temperado de Bach, Clair de Lune de Debussy, Bohemian Rhapsody, e músicas populares da pra conseguir rapidamente como o próprio vinheteiro disse através de tabelas com acordes.
@@deomarmar4467 Essa peça do Prelúdio do Bach é bem simples, tenho certeza que você já deve conseguir, Clair de Lune minha maior demora foi ler a partitura, mas também não é tão complexa como parece ser
Sempre tive vontade de aprender a tocar Piano. Mas nunca tive contato com um. Sou completamente fascinado, principalmente pelas músicas clássicas. Beethoven e Mozart são os meus preferidos. A complexidade e a plasticidade de suas músicas me encanta. Espero um dia conseguir toca-las.
Eu, por outro lado, já tive um piano em casa muito tempo (da minha irmã) e nunca me interessei de verdade. Tinha aquele desejo sabe "um dia eu aprendo, quem sabe". Toco sax, clarineta já há um bom tempo (+ de 10 anos). Agora, esse ano, que comecei a fazer aulas de piano com um amigo. Mas vejo que foi tudo no tempo certo, tudo tem seu tempo.
O ponto de vista de quem estudou em uma "escola" de música por anos. Ele está certo;Mas o que diferencia um pianista do outro? Vocação +talento. Eu e o Vinhateiro com certeza já viram crianças de 10 anos ou menos tocando fantasie Impromptu por EX. de ouvido,cometendo vários erros sem técnica,usando de forma incorreta o pedal,mas ali esta um talento nato. Eu tive um professor de piano junto com minha irmã enquanto eu de cara conseguia fazer um acorde tríade usando o polegar o dedo médio e o dedo mínimo sem ficar com a mão torta,ela tinha extrema dificuldade, em meu caso eu tinha uma coordenação motora e "dedos soltos" que já facilitavam o dedilhado,então isso que não se explica faz grande diferença. Eu não tenho ouvido absoluto. Não tocava nenhuma peça conhecida de ouvido. Mas esse "molejo" nos dedos .e coordenação motora é um presente de Deus para mim que amo esse instrumento.
Aprender a tocar um instrumento musical, aumenta e muito a capacidade cognitiva do indivíduo, ajuda grandemente na capacidade motora e estudos também comprovam que tocar um instrumento musical, auxilia muito em indivíduos que foram ou podem vir a ser diagnosticados com alzheimer. Em suma, a música e benéfica para o corpo como para a mente, e vou além, digo que a música é benéfica para a alma.
Lo bueno que el portugués y el español son casi iguales xD asi que entendí el video gran lord usted ha sido una de mis mas grandes inspiraciones y tiene razon todo depende de la dedicacion que uno le dedique a su instrumento. Mi maestro de música me dice que avanzo muy rápido. Pero yo le.decico unas 4 o 5 horas diarias de practica al piano los fines de semanas mas y a pesar que a penas llevo casi tres meses ya me dieron mi primera partirura profesional. Pero como dice todo es practica y paciencia. Si gustan pueden pasarse a mi canal.
@@jonathassouza6438 Nem sempre. Conheci muitos instrumentistas que tocavam muito sem exaustivas horas de exercício. Algumas pessoas tem uma percepção e capacidade física para a execução de instrumentos superiores a outras.
@@eraldolima1962 não é verdade, os melhores de todos os tempos foi assim, e tenho certeza que esses músicos não chegaram numa excelência, e sobre isso, é mintira se eles são bons mesmo então eles treinaram muito sim, claro não 8h por dia mais umas 2h por aí
@@jonathassouza6438 Eu estou dizendo que vi muitos casos assim, e olhe que eu tenho quase 60 anos, e vc diz que é "mintira"? Como assim? Sou mentiroso então? Eu sou musicista há mais de 40 anos!! Assiste esse video abaixo e me diz: quantas horas por dia e por quantos anos vc acha que essa pessoa estudou? ruclips.net/video/tGPo-APZp2Q/видео.html
Isso que ele falou sobre talento, que eu aproveito pra estender para dom, é exatamente o que eu penso também. E serve para qualquer ramo do conhecimento e prática: mestres em matemática são aquelas pessoas que tiveram e tem alta resiliência para errar e ficar raciocinando sobre onde e o porquê do erro, para enfim aprenderem e seguirem adiante nos estudos. Um exemplo clássico é o de Albert Einstein que precisou de vários anos para formular a equação matemática que fundamenta a teoria geral da relatividade. Sabe aquela história da maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton? É uma das mentiras mais nefastas da história, o que faz muitas pessoas acreditarem que não são capazes de alcançar seus objetivos porque não tem talento ou dom. Parabéns Lord.
Falou TD... No tempo q eu estudava piano tive um problema na tireóide q atrapalhava a concentração e cansava mto . Depois q darei obtive melhores resultados nos treinos do piano
comprei um teclado à 6 dias e todas as horas que usava em video game estou usando no piano, quando não to trabalhando tô aprendendo a tocar, o que no primeiro dia era difícil uma música com 10 tecladas, agora já consigo fácil e estou indo para as mais trabalhadas.
Sempre quis aprender piano, nunca tive contato com um. Peguei um teclado de um amigo há 4 dias. Estou desenvolvendo a introdução de nocturne op 9 no 2 - Chopin com muita facilidade. Sempre toquei outros instrumentos. Minha dificuldade tem sido nas mãos acompanhar os ritmos que as vezes são diferentes mas estou curtindo muito.
Месяц назад
Minha filha aprende muito rápido, fico de boca aberta com a rapidez que ela aprende as coisas, ela tem 8 anos
Valeu lord tenho 10 anos e a resposta é bem isso que você falou e as crianças também tem escola que ajuda com a postura, ficar 1,2 ou 3 horas por dia e crianças tem mais facilidade para aprender, pois tem pouca coisa na mente
Música, qualquer instrumento é meter a cara na lama, cavar bem fundo até chegar no fundo e não puder mais descer, aí vc sobe por esse mesmo buraco. Pois quando achar que sabe, vc ainda terá de aprender.
Gênio !!! Existe esforço , vontade, ânimo, persistência !Grande Mestre !Infelizmente Mestre Lord, eu gostaria de aprender o piano popular ...obrigado por sua excelente didática ! Gênio !Gênio ! Feliz ano novo ao senhor !2023 Saúde...
Existe talento sim, e a dedicação ao treino o desenvolve até o limite individual de cada um. Ex.: Neymar é talentoso no futebol e precisa de poucas horas de treino para cobrar faltas com perfeição. Uma pessoa com a mesma idade, porte físico e horas de treino que Neymar, mas que não tem o mesmo nível de talento, precisará de muito mais horas de treino para cobrar faltas com perfeição e talvez nunca chegue ao nível de Neymar, simples assim... Talento é a aptidão para alguma coisa relacionado à habilidade, dom, vocação, jeito, inclinação, capacidade, competência, destreza, mestria, arte etc. Por mais que eu treine meu canto, nunca terei o talento de vozes como Fred Mercury, Jon Bon Jovi etc. Posso estudar canto e técnicas vocais com os melhores profissionais por várias horas ao dia por anos e anos... Certamente crescerei como cantor, mas o tamanho do meu "talento" será meu limitador e por mais que tenha dedicação e amor pelo que desejo alcançar, terei um limite da minha humanidade que não ultrapassarei.
Corretamente. O talento/dom é oq dita muitas das vezes a diferença entre artistas q estudam de igual para igual. Eu faço todo o tido de composição de música, de diversos estilos brincando, desde criança. Nunca tomei aula ou nada do tipo, eu só digo q vou compor e faço a composição com FACILIDADE. Enquanto isso tem músicos q estudam tanta técnica de composição, tem lá seus recurso mas n conseguem escrever nada. Eu seria um mutante ou um cara com talento pra compor?! Já q estudo e treino algum eu nunca tive.
Tem que aprender música clássica se puder. Se a pessoa não curte, a primeira missão é tentar sinceramente curtir, em nome da própria sanidade. Depois a pessoa aprende o popular, se ainda suportar o estilo em questão. Demora mais, mas é um uso muito melhor do tempo e ajuda muito em qualquer desafio futuro.
Gostei Se tiver saco pra treinar vc tem talento Estou contigo é Não abro Vc tá certíssimo Eu arranho no teclado toco por partituras Eu comprei um livro de partituras k tinha a Melo do piano Eu k sentei pra aprender ela no teclado as 11 hs da manhã quando foi as 17 hs da tarde eu já tinha aprendido tocar ela fiquei muito feliz Mas também nem almoçou peguei direto é eu ainda tava aprendendo a tocar Só sei k valeu o esforço Estou contigo em tudo k você falou nosso Maestro👊 🤝
Depende de quanto você ama o instrumento e de quanto você se entrega, dedica, enfim... Eu por exemplo, fui comprar um violino mas me desinteressei pelo o instrumento, pelo visto eu prefiro instrumentos mais independentes e harmônicos, tocava guitarra mas enjoei quando percebi que solos rápidos além de exigirem muito do físico, não me satisfazia e eu me estressava muito com cabos e amplificadores!
É o Vinheteiro? Ahhhh, bem que eu tava reconhecendo esse jeito de falar. Deu a melhor resposta, não apenas um "depende" vazio, explicou e exemplificou as variáveis com detalhes e sem enrolação.
Me lembrei do filme " Feitiço do Tempo" ( Groundhog Day ), onde o personagem Phil ( Bill Murray ) começa a aprender a tocar piano, mas é claro que o tempo para ele não importava .
eu aprendi teclado em 7 meses pelo menos a parte da Harmonia já estou acompanhando um monte de músicas tem que ter um repertório maior de fraseados tem que começar a aprender outras técnicas para fazer a independência da mão... não tem uma quantidade certa de horas que eu estudo mas com certeza é raro dia que eu não pego no teclado... o professor tem toda a razão de fato a gente aprende um pouco tempo nem que seja pelo menos a harmonia. Quem toca piano clássico toca teclado já ao contrário vai dar bem mais trabalho!
Escalaaaaa, dedilhadoooo, no inverno, ai minhas juntas!!Bons tempos, queria meu piano de volta... (Lembro de estar lá me esforçando no dedilhado e o papagaio da professora soltando palavrão....kkkk ficava difícil não rir) Ainda guardo meu Czerny, meu Hanon...etc... Adorava ouvir um cd que tinha do Horowitz.... e adoro Tchaikowsky (Valsa das Rosas) e Rachmaninoff RHAPSODY ....adoro piano clássico mesmo. la se vão 35 anos....devo ter esquecido 90%...agora só toco o leila fletcher 1....kkkkkk SAUDADES...
Na época do conservatório eu chegava a pratica 8 horas por dia, isso por 4 anos, chegei até o grau 5 de piano, depois fiz 18 anos e tive que trabalhar, hoje em dia o máximo que consigo é 2 horas por dia em um "teclado" pois não tenho piano, e 4 horas por semana em um piano de verdade na fundação cultural de minha cidade, prático em um piano Essenfelder e M.Schwartzmann Schanley. Entretanto, me oferecerem um piano por um preço muito acessível para mim, o problema é que ele está com 18 cordas lisas e 3 bordões arrebentados, como não tenho condição de comprar um novo, vou tentar ir por esse e guardar dinheiro para restaurar.
Acho que talento seria mais relacionado à inteligência musical, segundo o conceito das múltiplas inteligências desenvolvido há alguns anos. Nesse aspecto, acho que existe sim pessoas com mais aptidão para lidarem com instrumentos musicais. Não obstante, é evidente que o esforço e dedicação superam o talento não trabalhado.
Sim. É muito similar ao próprio conceito de QI, todo mundo nasce com o seu, uns extremamente elevados, no final das contas tudo q necessitar de inteligência será resolvido mais fácil por quem tem QI elevado. Isso é fato. Logo, n adianta eu me capacitar ao ponto de tentar ser mais inteligente, se eu n chegar no nível de intelecto do cara lá, ele ainda vai ter mais facilidade q eu para achar resolução para certos problemas, sem ao menos ele treinar seu QI. Porém se eu perseverar treinando e ele n treinar, eu posso ficar mais inteligente q ele um dia.
Atualmente já é desbancado o conceito de múltiplas inteligências, as manifestações que o indivíduo expressa é puramente sua inteligência cognitiva apresentadas de formas diferentes.
Lord, por acaso vc já ouviu falar d Hermann Dostal e Niko Dostal, 2 músicos q viveram em Viena no início do século passado? Tenho parentesco com eles, ficaram muito conhecidos
Ótimo vídeo. As pessoas precisam prestar atenção ao esforço e dedicação que uma arte ou tarefa bem executada demanda. Todo mundo adoraria tocar magníficamente porém sem esforço. Um violista famoso ao terminar o concerto, recebeu uma pessoa da plateia que disse: Eu daria minha vida para tocar como você. E ele: Eu deu a minha.
Eu comecei a poucas semanas e me apaixonei pela música de Chopin estou me familiarizando . Mas agora que eu tive condições de obter um teclado simples da Yamaha estou montando uma agenda para poder tocar Chopin, agora quero saber mais sobre a sua vida tbm.
Salvo engano, no livro Outliers, do autor Malcom Gladwell, existe uma passagem que conta que certa vez uma senhora interpelou um grande pianista ao final do concerto dizendo: - Eu dará minha vida para tocar como você; Ao que ele respondeu: - Pois foi o que eu fiz, senhora.
Demora mesmo. O imediatismo das pessoas é o que as atrapalha. Piano, pra se ter base sólida, demanda tempo e dedicação brutal. O aprendizado é progressivo e lento ( o mesmo que aprender a ler, escrever e interpretar com firmeza ). E não vamos negar, há pessoas que nascem, sim, com talentos e dons naturais; qualquer preparação as catapulta. Enquanto outras se esforçam o triplo. Nem todos, por mais novos que comecem, serão Frédéric Chopin.
Isso se aplica para qualquer instrumento e é altamente notável a diferença de alguém q se dedica 1 hora por dia e a q se dedica 4 horas. Eu por exemplo já toco trompete a 6 anos infelizmente dei uma parada pelo fato da quarentena aí em desanimei um pouco mas já estou voltando a ativa, e a +/- um mês comprei um piano e agora estou aprendendo andando me dedicando 4 horas + por dia e a diferença é notável de quando eu comecei a uma mês atrás q eu não fazia nem um do re mi fa e agora q já estou conseguindo tocar várias músicas haha
Determinação, de fato, é primordial para o alcance dos resultados. Contudo, talento existe sim, e é perceptível pela facilidade no aprendizado ou na forma como executa a música.
Se você quer tocar piano popular, em alguns meses você já consegue tocar. Se você quer aprender piano erudito, aí já é bem mais difícil. Agora, se você quer aprender a tocar jazz...
Comecei a tocar teclado há 7 meses, e em nenhum dia deixei de praticar. Meu objetivo é o piano erudito, mas por conta de condições financeiras e até mesmo da pandemia, não tenho contato com o piano. Estou tocando Fur Elise, Alla Turca, o comecinho de Fantaisie Impromptu, comecinho de Hungarian Rhapsody, Arabesque... O meu medo é fazer a transição teclado->piano e me decepcionar, não saber tocar nada, esbarrar em tudo...
Tô tocando a hungarian..realmente tem muita técnica...muito grande a música . E bem difícil.. talvez a primeira página somente mais fácil.. restante bem difícil.. tô 1 ano na música.. e tá na metade ainda.. mas da hora o vídeo.. é bem isso mesmo...
As pessoas superestimam o talento. Claro que existem pessoas com mais facilidade, mas talvez as pessoas atribuam o êxito de outras ao talento somente para justificar a própria preguiça. Acham o máximo um guri chegar e arregaçar no piano (ou qualquer instrumento), mas nunca se dão por conta que, antes de ele chegar naquele nível, teve muita prática e sacrifício que ninguém viu. A propósito, isso vale pra tudo na vida.
É claro que existe talento ou dom! No caso do piano, o talento faz a diferença entre quem toca piano, e quem é pianista. Como um cantor e um intérprete.
Eu penso da seguinte forma. Cada pessoa tem o seu tempo. Cada pessoa aprende e absorve o que estuda no seu próprio tempo. Alguns aprendem mais rápido. Outros aprendem mais devagar. E eu não vejo problema nenhum nisso. E eu simplesmente amei que você pensa da mesma forma que eu penso. Por exemplo.... Eu sou cantor. Estudo canto há anos e uma das coisas que mais ouço das pessoas é ''Eu queria saber cantar assim. Mas eu não tenho dom ou talento pra isso''. Eu fico MUITO chateado quando ouço esse tipo de comentário porque todos os anos que passei estudando, ralando e dedicando é completamente ignorado por essas pessoas. Sim. De fato. Algumas pessoas realmente já nascem com uma maior facilidade para se desenvolverem em determinada área. MAS.... É como você mesmo disse. ''Não existe talento, existe a vontade de aprender''. Se a pessoa realmente quer aprender... se ela realmente quer se tornar um pianista, guitarrista, tecladista, baterista ou seja lá o que for... ela precisa correr atrás. Pessoas que utilizam a desculpa do ''Eu não tenho dom pra isso'' acabam criando um baita bloqueio em seus subconsciente.
Eu na real acredito sim no "talento" ou "dom", pq uma pessoa pode ter uma facilidade em aprender por algum motivo, usando música de exemplo, se a pessoa tem ouvido pra entender tal coisa melhor que outra, é um talento dela, igual aprendendo idiomas, alguns tem dificuldades na audição e outros não. Há também muita lógica envolvida às vezes, um olhar clinico, etc. Isso são vantagens de certas pessoas que fazem deles talentosas por isso. Contudo, obviamente se não se dedicarem e não estudarem, não vão sair do zero a zero.
Talento existe sim. O problema é que é interpretado de forma errônea. Por exemplo, talento no esporte é conhecido como INTELIGÊNCIA FÍSICA (coordenação, reflexo, agilidade, destreza, etc...) É a capacidade que se tem em desempenhar alguma atividade. Obviamente que a força de vontade, o estudo, a persistência é fator importante no DESENVOLVIMENTO de determinado talento. Tem moleque que vc joga uma bola pra ele e desde novinho vc já nota que ele "leva jeito". Ele é criativo, solto, os movimentos fluem. Isto é um DOM, um TALENTO que já nasce com ele.
A melhor forma de calcular é em horas de estudo mesmo, dividido em grupos de aulas diárias e obviamente considerar que o intervalo entre as aulas não seja de um mês 😅
Eu sou um adulto de 28 anos e me sinto como uma criança aprendendo algo. Eu acho que a questão é pelo interesse, por não ter julgamento prévio e poder se concentrar 100% uma criança consegue imaginar, criar cenários na cabeça dela e copiar o que o adulto está fazendo. Imagino assim.
Lord fala sobre percepção musical... eu sou um musico de banda (ralé) tenho muita facilidade de tirar coisas de ouvido... geralmente eu tiro com uma acuracidade, depois de estudos percebo que pode esta pode ser melhorada e etc... muitas vezes eu toco uma coisa aplicando tecnicas que EU acho que convem e etc... Muitas vezes pessoas perguntam pra mim sobre aprender guitarra, que é o instrumento que toco, e eu acho dificil de explicar pela percepção musical... principalmente quando a pessoa parece que não tem...
11 anos, 4 meses, 12 dias, 7 horas e 23 minutos....Esse é o tempo correto para ser um bom pianista. Nem mais, nem menos.....(se ultrapassar, vira sanfoneiro).
Punh... quer dizer Vinheteiro, gostaria que você comentasse um dia sobre Maurice Ravel seu Bolero e as composicoes para piano (que eu acho chatas pra caramba). Na minha humilde opinião o Bolero de Ravel é a musica que mais gosto, por suas nuances e também por ter influencias Árabes e Andaluzas.
Gosto muito do piano, pretendo seguir com ele e me tornar um bom pianista clássico, meu maior sonho é tocar a moon light Sonata terceiro movimento, estudo 3 horas por dia quando eu posso e mal posso esperar para fazer a faculdade de música.
"Não existe talento, existe a vontade de aprender" foi a melhor coisa que eu ouvi hoje.
Sou que nem o Einstein
"Minha paixão por música é um professor melhor do que a obrigação de ensaiar".
Não existe talento, mas existe percepção, aptidão e uma serie de fatores que influenciam um aprendiz de música... tanto no que ele aprende, quando no que ele executa, se ele escreve ou cria....
Acredite! É verdade.
Eu acredito no talento e no dom. Jogadores que tiveram a oportunidade de jogar como messi, disse que nem vi ele nos treinos direito, e olha o que ele é, um dos maiores jogadores do mundo. Agora é obvio que temos que se dedicar. Ninguém chega a lugar nenhum sem esforço.
Vai rolar o vídeo sobre Tchaikovsky?
Falou de matemática eu já broto do nada!
Telepatia hein professor kakak
Kkkkkk
😂
Kkkkkkkk👏👏👏👏👏👏👏
Akakakakakakakakakakaka slk kakaksjskskkaaa mano
Primeira vez que vejo alguém q pensa que nem eu, eu desenho a quase 30 anos e a galera fala que eu tenho dom.... Todo meu estudo foi ignorado por essas pessoas...
É tipo uma desculpinha pra não se esforçar, nem tentam e dizem que não nasceram pra aquilo
@@mairadelucca1118 pior que não. Eu não desenhava nada. Fiz um cursinho de desenho, e fiz dois quadros que eu não imaginava na vida fazer. E eu fiz 6 aulas só, hein?
@@mairadelucca1118 Discordo, ensino desenho a anos, e todos conseguiram... O desenho é parecido com a escrita, vc aprende os padrões das linhas, depois disso fica fácil, o fato de dizer a si mesma que não consegue já e um bloqueio mental que dificulta no aprendizado. Com verdadeira vontade, dedicação e um cérebro com plena capacidade não tem nada que te impeça. Você consegue sim! Abraço!!
Maira De Lucca enquanto vc não substituir inteligência/dom por esforço, você dificilmente vai conseguir atingir um nível alto em alguma coisa na vida. Sugiro que assista o ted sobre "grit"
@@dharma6390 Exatamente negócio do dom não existe oque existi é esforço
Minha filha foi diagnosticada como hiperativa e eu a coloquei na aula de piano para ajudá-la a se concentrar. Tem dado certo. Ela tem 7 anos, toca meia hora por dia e o desempenho na escola melhorou, principalmente em matemática.
Abraços Lord, obrigada pelo canal.
@João Pra você agora pode ser fácil,mas geralmente quando somos mais jovens e temos problemas pra se concentrar,principalmente a matemática fica muito mais difícil de se aprender
@Henry of Monmouth matematica não é difícil, basta estudar.
@Henry of Monmouth a vc tá zuando kkk nada é difícil se você estudar, acredite.
@Henry of Monmouth amigo, existem crianças com muita dificuldade em matemática no terceiro ano, já outras com uma facilidade enorme na na matematica no ensino médio, a diferença a dedicação e o estudo da matéria, não tem essa de no segundo é fácil, proporcionalmente para eles e dificil
@Alex Turner O conceito de facilidade é bastante relativo né.
Pega um aluno do ensino médio que vai bem em física, ele vai achar fácil, enquanto todos vão achar que ele é um extraterrestre, mas provavelmente esse aluno vai ter dificuldades pra diferenciar a literatura barroca do renascentismo.
Se é que existem estas literaturas, pq eu era esse aluno com facilidade em física, então não sei muita coisa sobre literatura.
Depende da coragem e persistencia. Pessoal quer ser o Chopin em dois dias.
"A vida é difícil para todo mundo, a diferença está na forma que cada um lida com a dificuldade. Alguns lidam se esforçando diariamente, enquanto outros simplesmente desistem dos seus sonhos."
Autor desconhecido.
Uma coisa que acelera o progresso é, antes de aprender qualquer composição, dominar completamente as escalas maiores (na ordem do círculo de quintas) e o arpeggio de suas respectivas tríades maiores, sempre tocando com as duas mãos, subindo e descendo o piano e com os olhos FECHADOS. Quando você fecha os olhos, acaba forçando o cérebro a internalizar o teclado, em vez de simplesmente tocar seguindo a visão. A familiaridade com o instrumento vem muito mais rápido. Depois de dominar as escalas maiores e arpeggios, comece em composições simples de Bach, como o Musette em Ré maior, ou os Minuetos, que treinam a independência das mãos. Isso é o básico.
Sobre ler partituras, na clave de Sol, repetem-se nos espaços e linhas os padrões F-A-C-E (que pode ser visto como a palavra "face" ou o acorde maior de Sétima em Fá Maior FM7) e "EGBDF", que é um Em7 com um Fá por cima. Na clave de Fá, os padrões são ACEG e GBDFA, seguindo a mesma idéia. Isso facilita muito a leitura da pauta. Não conheço a terminologia em português, então peço perdão caso haja cometido algum erro.
Obrigado!
Olá, venho aqui pra confirmar que fazer 6 meses que toco, desde o início da pandemia, e meu desenvolvimento foi absurdo fazendo isso das escalas, Não aprendi apenas muito fáceis, mas consigo tocar peças como O Prelúdio no1 do Cravo bem temperado de Bach, Clair de Lune de Debussy, Bohemian Rhapsody, e músicas populares da pra conseguir rapidamente como o próprio vinheteiro disse através de tabelas com acordes.
@@diretoaospontos-victorbarb7377 tal como eu tb iniciei na pandemia☺ Bach ainda não e Claire de lune é o meu sonho .. 🙆
@@deomarmar4467 Essa peça do Prelúdio do Bach é bem simples, tenho certeza que você já deve conseguir, Clair de Lune minha maior demora foi ler a partitura, mas também não é tão complexa como parece ser
como ja dizia ling ling "estude 40 horas por dia"
Lingling fan aqui ?
Eu entendi a referência...
@@CalopsitaDepre Admirável encontrar fãs de TwoSet no BR \o/
@@Euentreoutrascoisas Eu achava que era o único kkkkkkkjkj
epico
Não adianta ter pressa pra virar pianista.
Verdade, pressa não, vontade e gosto sim, e no meu caso é paixão por Chopin, e por todos os compositores clássicos, sem despreza-los.
Caroline M. Barbosa sim
Devemos apreciar a trajetória até o objetivo.
Adianta sim
Toco piano desde meus 5 anos. Aprendi a tocar por cores pois não sabia ler e nem escrever. Professora Nobel, maravilhosa !
Não sabia ND d piano mas minha vontade de aprender me fez tocar Alla turca, flight of the Bumblebee, fur Elise, funeral marcha Chopin em 6 meses 😍
Sempre tive vontade de aprender a tocar Piano. Mas nunca tive contato com um.
Sou completamente fascinado, principalmente pelas músicas clássicas. Beethoven e Mozart são os meus preferidos. A complexidade e a plasticidade de suas músicas me encanta. Espero um dia conseguir toca-las.
Eu, por outro lado, já tive um piano em casa muito tempo (da minha irmã) e nunca me interessei de verdade. Tinha aquele desejo sabe "um dia eu aprendo, quem sabe". Toco sax, clarineta já há um bom tempo (+ de 10 anos). Agora, esse ano, que comecei a fazer aulas de piano com um amigo. Mas vejo que foi tudo no tempo certo, tudo tem seu tempo.
O ponto de vista de quem estudou em uma "escola" de música por anos. Ele está certo;Mas o que
diferencia um pianista do outro? Vocação +talento. Eu e o Vinhateiro com certeza já viram crianças de 10 anos ou menos tocando fantasie Impromptu por EX. de ouvido,cometendo vários erros sem técnica,usando de forma incorreta o pedal,mas ali esta um talento nato. Eu tive um professor de piano junto com minha irmã enquanto eu de cara conseguia fazer um acorde tríade usando o polegar o dedo médio e o dedo mínimo sem ficar com a mão torta,ela tinha extrema dificuldade, em meu caso eu tinha uma coordenação motora e "dedos soltos" que já facilitavam o dedilhado,então isso que não se explica faz grande diferença. Eu não tenho ouvido absoluto. Não tocava nenhuma peça conhecida de ouvido. Mas esse "molejo" nos dedos .e coordenação motora é um presente de Deus para mim que amo esse instrumento.
Aprender a tocar um instrumento musical, aumenta e muito a capacidade cognitiva do indivíduo, ajuda grandemente na capacidade motora e estudos também comprovam que tocar um instrumento musical, auxilia muito em indivíduos que foram ou podem vir a ser diagnosticados com alzheimer. Em suma, a música e benéfica para o corpo como para a mente, e vou além, digo que a música é benéfica para a alma.
Lo bueno que el portugués y el español son casi iguales xD asi que entendí el video gran lord usted ha sido una de mis mas grandes inspiraciones y tiene razon todo depende de la dedicacion que uno le dedique a su instrumento. Mi maestro de música me dice que avanzo muy rápido. Pero yo le.decico unas 4 o 5 horas diarias de practica al piano los fines de semanas mas y a pesar que a penas llevo casi tres meses ya me dieron mi primera partirura profesional. Pero como dice todo es practica y paciencia. Si gustan pueden pasarse a mi canal.
Sonho em tocar com perfeição a Moonlight Sonata do Beethovem....E a Nocturne Op 9 n2 do Chopin.....
eu também
sim
o nocturne op9 e no2 vc consegue ate bem dps de 1 ano ou 2 de estudo focado, ja o 3mvt da moonlight sonata tem q ser brabo
literalmente eu kkk
Estou aprendendo Moonlight também!
Mais um exelente músico dizendo que não existe talento/dom. O negócio é treinar mesmo
Cara, eu discordo. Algumas pessoas têm dom musical sim (e aí tem mais facilidade), outras ñ
@@vitorgehring640 mintira, essas pessoas treinam horas
@@jonathassouza6438 Nem sempre. Conheci muitos instrumentistas que tocavam muito sem exaustivas horas de exercício. Algumas pessoas tem uma percepção e capacidade física para a execução de instrumentos superiores a outras.
@@eraldolima1962 não é verdade, os melhores de todos os tempos foi assim, e tenho certeza que esses músicos não chegaram numa excelência, e sobre isso, é mintira se eles são bons mesmo então eles treinaram muito sim, claro não 8h por dia mais umas 2h por aí
@@jonathassouza6438 Eu estou dizendo que vi muitos casos assim, e olhe que eu tenho quase 60 anos, e vc diz que é "mintira"? Como assim? Sou mentiroso então? Eu sou musicista há mais de 40 anos!! Assiste esse video abaixo e me diz: quantas horas por dia e por quantos anos vc acha que essa pessoa estudou?
ruclips.net/video/tGPo-APZp2Q/видео.html
Isso que ele falou sobre talento, que eu aproveito pra estender para dom, é exatamente o que eu penso também.
E serve para qualquer ramo do conhecimento e prática: mestres em matemática são aquelas pessoas que tiveram e tem alta resiliência para errar e ficar raciocinando sobre onde e o porquê do erro, para enfim aprenderem e seguirem adiante nos estudos.
Um exemplo clássico é o de Albert Einstein que precisou de vários anos para formular a equação matemática que fundamenta a teoria geral da relatividade.
Sabe aquela história da maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton? É uma das mentiras mais nefastas da história, o que faz muitas pessoas acreditarem que não são capazes de alcançar seus objetivos porque não tem talento ou dom.
Parabéns Lord.
Falou TD... No tempo q eu estudava piano tive um problema na tireóide q atrapalhava a concentração e cansava mto . Depois q darei obtive melhores resultados nos treinos do piano
Nunca vi um canal que explicasse tão bem sobre piano. Está muito claro e objetivo!
comprei um teclado à 6 dias e todas as horas que usava em video game estou usando no piano, quando não to trabalhando tô aprendendo a tocar, o que no primeiro dia era difícil uma música com 10 tecladas, agora já consigo fácil e estou indo para as mais trabalhadas.
Parabéns Lorde, afinal alguém teve a coragem de falar a mais pura verdade sobre o aprendizado de um instrumento. 👏🏻👏🏻👏🏻
Finalmente um profissional falando a verdade pra todos nós ai sim e profissional... obrigado irmão... gostamos muito do seu vídeo
Sempre quis aprender piano, nunca tive contato com um. Peguei um teclado de um amigo há 4 dias. Estou desenvolvendo a introdução de nocturne op 9 no 2 - Chopin com muita facilidade. Sempre toquei outros instrumentos. Minha dificuldade tem sido nas mãos acompanhar os ritmos que as vezes são diferentes mas estou curtindo muito.
Minha filha aprende muito rápido, fico de boca aberta com a rapidez que ela aprende as coisas, ela tem 8 anos
Valeu lord tenho 10 anos e a resposta é bem isso que você falou e as crianças também tem escola que ajuda com a postura, ficar 1,2 ou 3 horas por dia e crianças tem mais facilidade para aprender, pois tem pouca coisa na mente
creio que agora tenha 11,como vao os estudos?e a pratica no piano nesse ano que se passou
@@JoaoGabriel-lj3bo tenho 11, eu treino 3 horas por dia, quero tocar flight of the
Bumblebee
@@pedritta parabenss,boa sorte a musica é incrivel parece ser bem dificil
Música, qualquer instrumento é meter a cara na lama, cavar bem fundo até chegar no fundo e não puder mais descer, aí vc sobe por esse mesmo buraco. Pois quando achar que sabe, vc ainda terá de aprender.
Gênio !!! Existe esforço , vontade, ânimo, persistência !Grande Mestre !Infelizmente Mestre Lord, eu gostaria de aprender o piano popular ...obrigado por sua excelente didática ! Gênio !Gênio ! Feliz ano novo ao senhor !2023 Saúde...
Lordão está estudando piano a uns 150 anos.
Ou a 150.000.000 horas
O cara ja reencarnou 3 vezes pra tocar como ele toca...kkkkk0
@@rezp2542 eu tenho 23 anos e tenho cara de 15, já o lordão quando tinha 23 anos, tinha cara de 50.
Aluno do Mozart né.
@@gustav0pmenezes eu vi uma entrevista que o lordão deu à alguns anos atrás e desde aquela época ele conversa em slow motion.
Existe talento sim, e a dedicação ao treino o desenvolve até o limite individual de cada um. Ex.: Neymar é talentoso no futebol e precisa de poucas horas de treino para cobrar faltas com perfeição. Uma pessoa com a mesma idade, porte físico e horas de treino que Neymar, mas que não tem o mesmo nível de talento, precisará de muito mais horas de treino para cobrar faltas com perfeição e talvez nunca chegue ao nível de Neymar, simples assim... Talento é a aptidão para alguma coisa relacionado à habilidade, dom, vocação, jeito, inclinação, capacidade, competência, destreza, mestria, arte etc. Por mais que eu treine meu canto, nunca terei o talento de vozes como Fred Mercury, Jon Bon Jovi etc. Posso estudar canto e técnicas vocais com os melhores profissionais por várias horas ao dia por anos e anos... Certamente crescerei como cantor, mas o tamanho do meu "talento" será meu limitador e por mais que tenha dedicação e amor pelo que desejo alcançar, terei um limite da minha humanidade que não ultrapassarei.
Corretamente. O talento/dom é oq dita muitas das vezes a diferença entre artistas q estudam de igual para igual. Eu faço todo o tido de composição de música, de diversos estilos brincando, desde criança. Nunca tomei aula ou nada do tipo, eu só digo q vou compor e faço a composição com FACILIDADE. Enquanto isso tem músicos q estudam tanta técnica de composição, tem lá seus recurso mas n conseguem escrever nada. Eu seria um mutante ou um cara com talento pra compor?! Já q estudo e treino algum eu nunca tive.
Exato mano. Ao se deparar com Messi, Neymar, chopin, Mozart... é impossível n dizer q talento existe e q isso os diferencia dos esforçados.
@@84kassiano Não considero Neymar talentoso, simplesmente habilidoso e treinado, Messi sim.
@@84kassiano Mas esse não é o caso, kkkk.
Você podia fazer uma série de vídeos falando de algumas grandes obras, lorde!! Analisando elas, falando da história delas etec
Seria fantástico!
Tem que aprender música clássica se puder. Se a pessoa não curte, a primeira missão é tentar sinceramente curtir, em nome da própria sanidade. Depois a pessoa aprende o popular, se ainda suportar o estilo em questão. Demora mais, mas é um uso muito melhor do tempo e ajuda muito em qualquer desafio futuro.
Gostei
Se tiver saco pra treinar vc tem talento
Estou contigo é Não abro
Vc tá certíssimo
Eu arranho no teclado toco por partituras
Eu comprei um livro de partituras k tinha a
Melo do piano
Eu k sentei pra aprender ela no teclado as 11 hs da manhã quando foi as 17 hs da tarde eu já tinha aprendido tocar ela fiquei muito feliz Mas também nem almoçou peguei direto é eu ainda tava aprendendo a tocar
Só sei k valeu o esforço
Estou contigo em tudo k você falou nosso Maestro👊 🤝
Eu estou no caminho certo então. Tenho vontade de aprender. Estudo todos os dias 1 hora as vezes 2 horas. Um dia chego lá 😀😀😀🤪🤪
Depende de quanto você ama o instrumento e de quanto você se entrega, dedica, enfim...
Eu por exemplo, fui comprar um violino mas me desinteressei pelo o instrumento, pelo visto eu prefiro instrumentos mais independentes e harmônicos, tocava guitarra mas enjoei quando percebi que solos rápidos além de exigirem muito do físico, não me satisfazia e eu me estressava muito com cabos e amplificadores!
Certeza que são os BOLETOS.
Só criança e o LORD que não tem essa preocupação.
@@bolnim tem a elasticidade neural tbm da criança, que facilita a aprendizagem.
Um dos melhores vídeos que você já fez, parabéns! 🎹
Lordão: se você quiser aprender a tocar isso aqui
*_começa a tocar hungarian raphsody no 2_*
Eu: *_bem parece que ele sabe ler mentes_*
Eu tbm leio, certeza que é por causa de Tom e Jerry
@@saberparalelo8721 Podemos dizer que sim haha!
É o Vinheteiro? Ahhhh, bem que eu tava reconhecendo esse jeito de falar.
Deu a melhor resposta, não apenas um "depende" vazio, explicou e exemplificou as variáveis com detalhes e sem enrolação.
Me lembrei do filme " Feitiço do Tempo" ( Groundhog Day ), onde o personagem Phil ( Bill Murray ) começa a aprender a tocar piano, mas é claro que o tempo para ele não importava .
eu aprendi teclado em 7 meses pelo menos a parte da Harmonia já estou acompanhando um monte de músicas tem que ter um repertório maior de fraseados tem que começar a aprender outras técnicas para fazer a independência da mão... não tem uma quantidade certa de horas que eu estudo mas com certeza é raro dia que eu não pego no teclado... o professor tem toda a razão de fato a gente aprende um pouco tempo nem que seja pelo menos a harmonia. Quem toca piano clássico toca teclado já ao contrário vai dar bem mais trabalho!
Escalaaaaa, dedilhadoooo, no inverno, ai minhas juntas!!Bons tempos, queria meu piano de volta... (Lembro de estar lá me esforçando no dedilhado e o papagaio da professora soltando palavrão....kkkk ficava difícil não rir)
Ainda guardo meu Czerny, meu Hanon...etc...
Adorava ouvir um cd que tinha do Horowitz.... e adoro Tchaikowsky (Valsa das Rosas) e Rachmaninoff RHAPSODY ....adoro piano clássico mesmo.
la se vão 35 anos....devo ter esquecido 90%...agora só toco o leila fletcher 1....kkkkkk
SAUDADES...
"TALENTO É A VONTADE DE APRENDER." (LORD VINHETEIRO)
Na época do conservatório eu chegava a pratica 8 horas por dia, isso por 4 anos, chegei até o grau 5 de piano, depois fiz 18 anos e tive que trabalhar, hoje em dia o máximo que consigo é 2 horas por dia em um "teclado" pois não tenho piano, e 4 horas por semana em um piano de verdade na fundação cultural de minha cidade, prático em um piano Essenfelder e M.Schwartzmann Schanley.
Entretanto, me oferecerem um piano por um preço muito acessível para mim, o problema é que ele está com 18 cordas lisas e 3 bordões arrebentados, como não tenho condição de comprar um novo, vou tentar ir por esse e guardar dinheiro para restaurar.
Acho que talento seria mais relacionado à inteligência musical, segundo o conceito das múltiplas inteligências desenvolvido há alguns anos. Nesse aspecto, acho que existe sim pessoas com mais aptidão para lidarem com instrumentos musicais. Não obstante, é evidente que o esforço e dedicação superam o talento não trabalhado.
Sim. É muito similar ao próprio conceito de QI, todo mundo nasce com o seu, uns extremamente elevados, no final das contas tudo q necessitar de inteligência será resolvido mais fácil por quem tem QI elevado. Isso é fato. Logo, n adianta eu me capacitar ao ponto de tentar ser mais inteligente, se eu n chegar no nível de intelecto do cara lá, ele ainda vai ter mais facilidade q eu para achar resolução para certos problemas, sem ao menos ele treinar seu QI. Porém se eu perseverar treinando e ele n treinar, eu posso ficar mais inteligente q ele um dia.
Atualmente já é desbancado o conceito de múltiplas inteligências, as manifestações que o indivíduo expressa é puramente sua inteligência cognitiva apresentadas de formas diferentes.
A formula para o sucesso é estudar 40 horas por dia...muitas pessoas adoram jogar a culpa da incompetência na frase "ele(a) tem o dom"
Lord, por acaso vc já ouviu falar d Hermann Dostal e Niko Dostal, 2 músicos q viveram em Viena no início do século passado? Tenho parentesco com eles, ficaram muito conhecidos
Ótimo vídeo. As pessoas precisam prestar atenção ao esforço e dedicação que uma arte ou tarefa bem executada demanda.
Todo mundo adoraria tocar magníficamente porém sem esforço.
Um violista famoso ao terminar o concerto, recebeu uma pessoa da plateia que disse:
Eu daria minha vida para tocar como você.
E ele:
Eu deu a minha.
Mestre sempre muito bem explicado , dá gosto assistir seus vídeos
Parabéns amigo 👏👏👏👏👏
Eu comecei a poucas semanas e me apaixonei pela música de Chopin estou me familiarizando . Mas agora que eu tive condições de obter um teclado simples da Yamaha estou montando uma agenda para poder tocar Chopin, agora quero saber mais sobre a sua vida tbm.
Salvo engano, no livro Outliers, do autor Malcom Gladwell, existe uma passagem que conta que certa vez uma senhora interpelou um grande pianista ao final do concerto dizendo:
- Eu dará minha vida para tocar como você;
Ao que ele respondeu:
- Pois foi o que eu fiz, senhora.
GRANDE LORD !!!
FÁS UM ESPECIAL SOBRE O ÓRGÃO DE TUBOS ?
Excelente vídeo ,como sempre! Lordão tá precisando dar uma descansada tá com uma olheira gigante.
2:57 deve ser porque ela não estão se preucupando com a parcela do piano
Please, please Lord Vinheteiro may we have more English subtitles.
Aí, Lordão, você já escutou alguma música da Agnes Obel? Se não eu recomendo,pois são músicas belessímas!!!
Descobri ela ano passado, maravilhosa, sou totalmente viciado nas músicas dela, mas não conheço nada mais parecido, aceito sugestões.
Quem aqui iniciou os estudos durante a quarentena? ❤
👆🏼
comecei a estudar música em casa sozinho (teclado, violão e flauta doce), já compus até uma música completa, com direito a letra e partitura
EU KKKK
Eu... inclusive comprei meu piano na pandemia também
Fica muito lindo sem óculos! Fica mais próximo do espectador! Muito legal!
Demora mesmo. O imediatismo das pessoas é o que as atrapalha. Piano, pra se ter base sólida, demanda tempo e dedicação brutal. O aprendizado é progressivo e lento ( o mesmo que aprender a ler, escrever e interpretar com firmeza ). E não vamos negar, há pessoas que nascem, sim, com talentos e dons naturais; qualquer preparação as catapulta. Enquanto outras se esforçam o triplo.
Nem todos, por mais novos que comecem, serão Frédéric Chopin.
Que linda aula d ensetivo moral parabéns
Respeito máximo tenho por esse cara 🎹
Vinheteiro essas suas dicas de estudos vale para aprender tudo. Isso que é um bom professor.
Isso se aplica para qualquer instrumento e é altamente notável a diferença de alguém q se dedica 1 hora por dia e a q se dedica 4 horas. Eu por exemplo já toco trompete a 6 anos infelizmente dei uma parada pelo fato da quarentena aí em desanimei um pouco mas já estou voltando a ativa, e a +/- um mês comprei um piano e agora estou aprendendo andando me dedicando 4 horas + por dia e a diferença é notável de quando eu comecei a uma mês atrás q eu não fazia nem um do re mi fa e agora q já estou conseguindo tocar várias músicas haha
Talento é a vontade de praticar!
You're right Mozart
Explicação simplesmente perfeita👏👏👏
Determinação, de fato, é primordial para o alcance dos resultados. Contudo, talento existe sim, e é perceptível pela facilidade no aprendizado ou na forma como executa a música.
A força de vontade é tudo na vida .Sem sacrifício não se consegue nada.😊😊😊😊
Se você quer tocar piano popular, em alguns meses você já consegue tocar. Se você quer aprender piano erudito, aí já é bem mais difícil. Agora, se você quer aprender a tocar jazz...
Popular: agora. Erudito: depois. Jazz: para sempre...
Comecei a tocar teclado há 7 meses, e em nenhum dia deixei de praticar. Meu objetivo é o piano erudito, mas por conta de condições financeiras e até mesmo da pandemia, não tenho contato com o piano. Estou tocando Fur Elise, Alla Turca, o comecinho de Fantaisie Impromptu, comecinho de Hungarian Rhapsody, Arabesque... O meu medo é fazer a transição teclado->piano e me decepcionar, não saber tocar nada, esbarrar em tudo...
Tô tocando a hungarian..realmente tem muita técnica...muito grande a música . E bem difícil.. talvez a primeira página somente mais fácil.. restante bem difícil.. tô 1 ano na música.. e tá na metade ainda.. mas da hora o vídeo.. é bem isso mesmo...
woooooow
parabéns
boa sorte na jornada
Essas dicas valem pra qualquer instrumento e qualquer coisa que queira aprender.
As pessoas superestimam o talento. Claro que existem pessoas com mais facilidade, mas talvez as pessoas atribuam o êxito de outras ao talento somente para justificar a própria preguiça. Acham o máximo um guri chegar e arregaçar no piano (ou qualquer instrumento), mas nunca se dão por conta que, antes de ele chegar naquele nível, teve muita prática e sacrifício que ninguém viu.
A propósito, isso vale pra tudo na vida.
cara seu conteudo são muito bom como eu não achei esse canal
Cara acredito muito no que vc falou sobre talento. Não existe talento e sim vontade de aprender
É claro que existe talento ou dom!
No caso do piano, o talento faz a diferença entre quem toca piano, e quem é pianista.
Como um cantor e um intérprete.
Eu penso da seguinte forma.
Cada pessoa tem o seu tempo. Cada pessoa aprende e absorve o que estuda no seu próprio tempo. Alguns aprendem mais rápido. Outros aprendem mais devagar. E eu não vejo problema nenhum nisso.
E eu simplesmente amei que você pensa da mesma forma que eu penso.
Por exemplo....
Eu sou cantor. Estudo canto há anos e uma das coisas que mais ouço das pessoas é ''Eu queria saber cantar assim. Mas eu não tenho dom ou talento pra isso''. Eu fico MUITO chateado quando ouço esse tipo de comentário porque todos os anos que passei estudando, ralando e dedicando é completamente ignorado por essas pessoas. Sim. De fato. Algumas pessoas realmente já nascem com uma maior facilidade para se desenvolverem em determinada área. MAS....
É como você mesmo disse. ''Não existe talento, existe a vontade de aprender''. Se a pessoa realmente quer aprender... se ela realmente quer se tornar um pianista, guitarrista, tecladista, baterista ou seja lá o que for... ela precisa correr atrás. Pessoas que utilizam a desculpa do ''Eu não tenho dom pra isso'' acabam criando um baita bloqueio em seus subconsciente.
Eu na real acredito sim no "talento" ou "dom", pq uma pessoa pode ter uma facilidade em aprender por algum motivo, usando música de exemplo, se a pessoa tem ouvido pra entender tal coisa melhor que outra, é um talento dela, igual aprendendo idiomas, alguns tem dificuldades na audição e outros não.
Há também muita lógica envolvida às vezes, um olhar clinico, etc. Isso são vantagens de certas pessoas que fazem deles talentosas por isso. Contudo, obviamente se não se dedicarem e não estudarem, não vão sair do zero a zero.
Talento existe sim. O problema é que é interpretado de forma errônea. Por exemplo, talento no esporte é conhecido como INTELIGÊNCIA FÍSICA (coordenação, reflexo, agilidade, destreza, etc...) É a capacidade que se tem em desempenhar alguma atividade. Obviamente que a força de vontade, o estudo, a persistência é fator importante no DESENVOLVIMENTO de determinado talento.
Tem moleque que vc joga uma bola pra ele e desde novinho vc já nota que ele "leva jeito". Ele é criativo, solto, os movimentos fluem. Isto é um DOM, um TALENTO que já nasce com ele.
Lordão, poderia fazer um vídeo falando quais características compõem uma música boa ou atraente(De verdade)?
Ficou bem elegante com o cabelo nesse corte! Muito bom!!!
Eu ficaria um vídeo inteiro ouvindo vc fazer escalas. Que mãos abençoadas!!!
Aos 36 anos ainda posso aprender?
@@fabianasantana9641 ss
Como a verdade me assusta amigo Lord ! mas concordo plenamente, parabéns e obrigado pelo vídeo! bora estudar...
Esse vídeo se trata muito mais do que piano. Parabéns.
A melhor parte é o sotaque natural do Lord.
Ótimo vídeo lordão, valeu sangue bom! Compartilhar aqui com os amigos que querem aprender milagrosamente.
Eu acredito em talento. Mas tmb acredito que o que o talento não faz, a persistência alcança ❤
A melhor forma de calcular é em horas de estudo mesmo, dividido em grupos de aulas diárias e obviamente considerar que o intervalo entre as aulas não seja de um mês 😅
Eu sou um adulto de 28 anos e me sinto como uma criança aprendendo algo. Eu acho que a questão é pelo interesse, por não ter julgamento prévio e poder se concentrar 100% uma criança consegue imaginar, criar cenários na cabeça dela e copiar o que o adulto está fazendo. Imagino assim.
Nossa impressionante que professor incrível
Lord fala sobre percepção musical... eu sou um musico de banda (ralé) tenho muita facilidade de tirar coisas de ouvido... geralmente eu tiro com uma acuracidade, depois de estudos percebo que pode esta pode ser melhorada e etc... muitas vezes eu toco uma coisa aplicando tecnicas que EU acho que convem e etc...
Muitas vezes pessoas perguntam pra mim sobre aprender guitarra, que é o instrumento que toco, e eu acho dificil de explicar pela percepção musical... principalmente quando a pessoa parece que não tem...
Faz comparação de quem é melhor no piano: Chopin vs Bach
@Lord Music Academy, vai rolar um vídeo sobre Tchakovsky?
11 anos, 4 meses, 12 dias, 7 horas e 23 minutos....Esse é o tempo correto para ser um bom pianista.
Nem mais, nem menos.....(se ultrapassar, vira sanfoneiro).
falo tudo! no meio musical esse lance de talento é muito romantizado, e no fundo ele não é nada mais nada menos do que vc disse
Show de bola. Além de um excelente professor, ainda é humorista.
si existe el talento, en una población bien reducida...
Punh... quer dizer Vinheteiro, gostaria que você comentasse um dia sobre Maurice Ravel seu Bolero e as composicoes para piano (que eu acho chatas pra caramba). Na minha humilde opinião o Bolero de Ravel é a musica que mais gosto, por suas nuances e também por ter influencias Árabes e Andaluzas.
Lordao, você tem algum amigo seu que dá aula de Viola caipira? Você gosta na música sertaneja raíz?
Gosto muito do piano, pretendo seguir com ele e me tornar um bom pianista clássico, meu maior sonho é tocar a moon light Sonata terceiro movimento, estudo 3 horas por dia quando eu posso e mal posso esperar para fazer a faculdade de música.
Você é um músico que domina o piano. Gostaria de saber se o grau de dificuldade se aplica a outros instrumentos musicais.