Bingo de quantos erros eu cometo 1 - Sei ler partitura ✅ 2 - Não toco com dedilhado esdrúxulo ✅ 3 - Confesso que sou relaxado com as escalas ❌ 4 - Quase ninguém que eu conheço toca piano ou teclado. (Isso é um erro? Kkk) ❌ 5 - Pelo visto é 😢 ❌ 6 - Ah eu não acredito kkk ✅ 7 - Não toco sempre a mesma coisa ✅ 8 - Sou meio ansioso, as vezes toco peças que não estão totalmente lapidadas ❌ 9 - Deus me livre ser o cara que fica tirando música de ouvido ✅ 10 - Não tenho leitura a primeira vista, mas sei ler sim, não tira meus méritos não lordão 😂 ✅✅✅✅✅
Da hora seus vídeos já vai direto ao ponto , se fosse outro RUclipsr seria 8 min de lero lero até entrar no assunto , seu canal com 1 s já tá falando dos 10 erros de um pianista, tema do vídeo.
Ler partitura é essencial para qualquer músico. Toco desde os 11 anos (violão), mas me prejudiquei muito no aprendizado por ter ficado anos sem estudar teoria musical. Hoje em dia, mesmo para quem não tem condições financeiras, se aprende muita coisa inclusive por aqui, no RUclips. Teoria musical pode não ser tudo mas é essencial.
@@Daniel_ryan01 bem isso. Foi algo q eu fiz por mim msm e depois percebi o quão bem foi. Qnd eu estudava flauta e queria tocar determinadas músicas q n tinham partitura, eu escrevia, justamente pra treinar a leitura de partitura e n recorrer às cifras. Hoje em dia eu tenho prazer de escrever partitura de músicas, e sei q vou melhorando minha escrita e leitura cada vez mais, pois cada música tem sua identidade, é uma experiência nova soma no aprendizado
Querido Lord. Sobre o ambiente desestimulante, gostaria de comentar algo aqui. Tenho 76 anos, sou auto didata, amo Bach e no momento, estou estudando Siciliana de Bach. Toco para mim. Não é possível descrever aqui o que sinto quando estou estudando Bach. Não me incomoda em nada, se alguém gosta ou não. A mentalidade de hoje, não tem, absolutamente nada de erudito.
Lordão, eu lhe confesso que sou extremamente carente de amizades que sabem muito de técnica musical, partitura, música erudita, etc, vc não encontra facilmente. É uma agulha num palheiro.
O número 5 é a realidade de muita gente e as pessoas não tem como mudar do nada pra um lugar onde as pessoas gostam de piano e música. Eu vivi isso a vida toda e ainda vivo.
Muito agradeço pelas valorosas palavras. Muitas servem não só ao piano e seu senhor, mas também para a vida. Como jovem, posso apenas imaginar o que é ter sido provado pelo mundo e ter tanto a ensinar; sois um exemplo a muitos, e espero um dia poder ser também para alguém. Muito admiro, num país em tal situação cultural, a restistência de pessoas como vós, que lutam para mostrar aos outros a real grandeza da vida, e torço por conseguirdes fazer diferença em meio a este caos. Perdoai a imperfeição de minhas palavras; mas creio que entedereis minha situação. Sou jovem, e tenho muito a aprender. E novamente, mestre, tenheis meus agradecimentos.
Já lhe acompanho há algum tempo inclusive nas lives que são instrutivas e prazeirosas. Falou tudo, verdades que muitos não gostam de ouvir. O Lordão é um dos poucos que fala diretamente. Continue assim.
Obrigado pelas dicas, Lord! Eu tenho um problema grave com o erro número 9. Quando vou tocar alguma peça, mesmo tendo partitura, eu sempre tento acertar cada nota ouvindo, e isso realmente consome muitíssimo tempo, sendo que talvez nem valha tanto a pena.
Sensacional esse vídeo. Não toco piano mas os conselhos e orientações ditas aqui são válidas para quase tudo na vida. Em matéria de piano me contento em apreciar os bons pianistas.
Eu também me identifiquei com o comentário #5. Isso aconteceu comigo e acabei abandonando o aprendizado do piano por volta dos 14 anos. Iniciei aos 5 anos! Quem sabe agora volte a estudar novamente.
Gosto muito das suas observações. São valiosas! Todas super interessantes. A décima é de extrema importância no que se refere a acordes. Este vídeo foi ótimo pois as vezes nos passa desapercebido o que nos rodeia. Agradeço imensamente.
Boa noite. Gostei do vídeo. Bem explicativo. Estou tentando aprender depois dos 3.9. Estou estudando no CBM-RJ. E difícil. Tem que gostar. Daquia a uns 10 anos eu aprendo. Parabéns pelo trabalho.
Boa lordao, peguei a part. da Arabesque 1 pra violao classico pra aprender de tanto ouvir você tocar 😂..nao sou pianista mas vamo que vamo vou tirar ela no meu instrumento.
@@Lord_VinheteiroPois é quando eu vi a partitura eu já pulei da cadeira, ela é toda arpejada no violão tem umas tercina cabulosa logo no inicio. Mas uma hora a gente estuda ela com calma. Muito bonita essa música gostei demais.
Já leio partitura e tudo mas no resto tu falou quase que todos meus erros. Eu vivo num ambiente que tem instrumentistas por perto, mas só algumas vezes por semana. Na minha cidade não tem conservatório mas tem igreja com vários instrumentistas, e nessa igreja (que eu vou) tem um piano digital ótimo que simula perfeitamente um piano acústico e é bom para treinar. E tem instrumentistas bom que tem anos de experiência. Agora no ambiente que eu vivo pela maior parte do tempo não tem ninguém que não dê a mínima para o teclado que tenho, mas é um ambiente que as pessoas são um pouco leigas nessa parte e já elogiam bastante. O que é ruim como o Lord falou.
@@zionfortuna O mestre das chapolas poderia fazer um arranjo simplificado. Eu fiz um no Instituto Estadual Carlos Gomes, a música ficou linda... Claro que não pode tocar ela como na partitura, pode destruir o clavo.
Ler partitura é dificílimo!!!!!! E é isso que desestimula mais os iniciantes do que qualquer outra coisa. Principalmente porque é muito árduo e a longo prazo. Mas quando nos damos conta de que já lemos um pouco mais do que imaginamos e podemos começar a nos ouvir raramente queremos desistir. Mas isso acontece, por muitas razões, com um a cada tantas dezenas de iniciantes. VALE!!!!!!! Mas tem que ter muita persistência e tempo principalmente nos dois primeiros anos.
A partitura é uma linguagem como outra comum no nosso cotidiano: braile, libras, língua portuguesa, inglesa... tudo demora seu determinado tempo de aprendizado, faz parte do processo qnd se aprende uma língua nova
São dicas, na minha opinião, para quem quer incorporar o piano como uma atividade central na vida. Existe a opção de tocar para se divertir, para reduzir o gasto com terapeuta, para aproveitar com amigos que gostam de música. Nestes casos, dá para conviver tranquilamente sabendo que “nunca é suficiente”.
Ninguém toca pra se divertir. É igual dizer que alguém trabalha pra se divertir. Todo mundo trabalha pra ganhar dinheiro. Se for pra se divertir a gente vai na disneylandia.
5:32 I'm in shock hearing Lord saying he regrets quitting the instrument several times and he could be even better nowadays so, what's left for us the commons who are still trying to learn? 😂
Lordao nao faz mais Lives por conta das frescuras do YT. Mas ele poderia fazer como faz o Frank Tedesco em suas lives: ele coloca as mensagens dos pagantes na tela e vai lendo os pedidos sem verbalizar os nomes das músicas. Ele toca varias inclusive algumas com direitos autorais, mas o canal dele continua la de boa. Então, acho que o Lordao deveria burlar o sistema pegando esse atalho.
5:55 eu toco mais pra min msm, pelo simples fato de eu gostar , nem minha mãe liga e meu irmão um idiota funkero, mas vamos ver até onde eu consigo chegar...
@@henrique_bm0866 entenda assim: a maioria precisa ler a partitura pra reproduzir uma música em um instrumento, mas há uma categoria de pessoas com ouvido apurado que tem a música inteira na cabeça e se elas já conhecem as notas ou se tiverem a tal memória muscular, conseguem reproduzir sem precisar ler. Mozart era assim, e tantos outros anônimos mundo a fora. Por isso que comentei que não é um erro tocar de ouvido. O que o Lordao reprova são aqueles que não tem esse ouvido e tentam tocar na tentativa e erro. Nesse ponto ele tá certo.
Essa do estímulo do ambiente é brutal, sinto isso até hoje
Bingo de quantos erros eu cometo
1 - Sei ler partitura ✅
2 - Não toco com dedilhado esdrúxulo ✅
3 - Confesso que sou relaxado com as escalas ❌
4 - Quase ninguém que eu conheço toca piano ou teclado. (Isso é um erro? Kkk) ❌
5 - Pelo visto é 😢 ❌
6 - Ah eu não acredito kkk ✅
7 - Não toco sempre a mesma coisa ✅
8 - Sou meio ansioso, as vezes toco peças que não estão totalmente lapidadas ❌
9 - Deus me livre ser o cara que fica tirando música de ouvido ✅
10 - Não tenho leitura a primeira vista, mas sei ler sim, não tira meus méritos não lordão 😂 ✅✅✅✅✅
Alguns dos erros citados valem para todas as áreas na música, e em várias outras atividades. 👍
Da hora seus vídeos já vai direto ao ponto , se fosse outro RUclipsr seria 8 min de lero lero até entrar no assunto , seu canal com 1 s já tá falando dos 10 erros de um pianista, tema do vídeo.
Pois é. Esses outros youtubers de piano só ficam enrolando e não ensinam nada.
Ler partitura é essencial para qualquer músico. Toco desde os 11 anos (violão), mas me prejudiquei muito no aprendizado por ter ficado anos sem estudar teoria musical. Hoje em dia, mesmo para quem não tem condições financeiras, se aprende muita coisa inclusive por aqui, no RUclips. Teoria musical pode não ser tudo mas é essencial.
@@Daniel_ryan01 bem isso. Foi algo q eu fiz por mim msm e depois percebi o quão bem foi. Qnd eu estudava flauta e queria tocar determinadas músicas q n tinham partitura, eu escrevia, justamente pra treinar a leitura de partitura e n recorrer às cifras. Hoje em dia eu tenho prazer de escrever partitura de músicas, e sei q vou melhorando minha escrita e leitura cada vez mais, pois cada música tem sua identidade, é uma experiência nova soma no aprendizado
É verdade . Mas e dificil encontrar ambiente .
Se for clair de lune pode , a regra se aplica só as outras músicas
Querido Lord. Sobre o ambiente desestimulante, gostaria de comentar algo aqui. Tenho 76 anos, sou auto didata, amo Bach e no momento, estou estudando Siciliana de Bach. Toco para mim. Não é possível descrever aqui o que sinto quando estou estudando Bach. Não me incomoda em nada, se alguém gosta ou não. A mentalidade de hoje, não tem, absolutamente nada de erudito.
Lordão, eu lhe confesso que sou extremamente carente de amizades que sabem muito de técnica musical, partitura, música erudita, etc, vc não encontra facilmente. É uma agulha num palheiro.
Faz Live Lordão
O número 5 é a realidade de muita gente e as pessoas não tem como mudar do nada pra um lugar onde as pessoas gostam de piano e música. Eu vivi isso a vida toda e ainda vivo.
Muito agradeço pelas valorosas palavras. Muitas servem não só ao piano e seu senhor, mas também para a vida. Como jovem, posso apenas imaginar o que é ter sido provado pelo mundo e ter tanto a ensinar; sois um exemplo a muitos, e espero um dia poder ser também para alguém. Muito admiro, num país em tal situação cultural, a restistência de pessoas como vós, que lutam para mostrar aos outros a real grandeza da vida, e torço por conseguirdes fazer diferença em meio a este caos.
Perdoai a imperfeição de minhas palavras; mas creio que entedereis minha situação. Sou jovem, e tenho muito a aprender. E novamente, mestre, tenheis meus agradecimentos.
Obrigado Beneditus! Suas palavras são muito belas!
Otimos conselhos Lord , o brasileiro precisa entender isso !! ✨🔧
Se for Clair de Lune, tocar diariamente é obrigação, de preferência na live!
Grandes dicas, na vida não há atalhos mas eficiência.
Saudade das lives do Lordão.
Lordão, quais dicas você tem para aprimorar a independência das mãos no piano? Se fizesse um vídeo sobre seria de grande ajuda
Para exercícios eu gosto do Czerny. E para músicas eu gosto das partituras do Mario Mascarenhas. Show de video.
É ler frases inteiras sem ficar gaguejando e perceber as cadênci s rítmicas e a sensação musical...enfim é tudo isto e mais e mais!!!
Já lhe acompanho há algum tempo inclusive nas lives que são instrutivas e prazeirosas. Falou tudo, verdades que muitos não gostam de ouvir. O Lordão é um dos poucos que fala diretamente. Continue assim.
Lord, as lives sao uma diversao.. a galera ja se conhece.. é uma grande diversao para os solitarios da noite
live dos carentes
Chegando em São Paulo vou voltar
A fazer!
Obrigado pelas dicas, Lord! Eu tenho um problema grave com o erro número 9. Quando vou tocar alguma peça, mesmo tendo partitura, eu sempre tento acertar cada nota ouvindo, e isso realmente consome muitíssimo tempo, sendo que talvez nem valha tanto a pena.
Sensacional esse vídeo. Não toco piano mas os conselhos e orientações ditas aqui são válidas para quase tudo na vida. Em matéria de piano me contento em apreciar os bons pianistas.
sou aspirante a músico, e acho bem válidas suas dicas!
Verdade! A gente nunca sabe Ler partitura! Notas suplementares superiores e inferiores, mesmo, acabam comigo se eu não estudá-las muito bem
Eu uso ouvido para música popular e improviso.
Para erudita, imprescindível partitura!
Excelente! Origado maestro!
Eu também me identifiquei com o comentário #5. Isso aconteceu comigo e acabei abandonando o aprendizado do piano por volta dos 14 anos. Iniciei aos 5 anos! Quem sabe agora volte a estudar novamente.
Gosto muito das suas observações. São valiosas! Todas super interessantes. A décima é de extrema importância no que se refere a acordes. Este vídeo foi ótimo pois as vezes nos passa desapercebido o que nos rodeia. Agradeço imensamente.
Boa noite.
Gostei do vídeo.
Bem explicativo.
Estou tentando aprender depois dos 3.9.
Estou estudando no CBM-RJ.
E difícil.
Tem que gostar.
Daquia a uns 10 anos eu aprendo.
Parabéns pelo trabalho.
Comcei a aprender com 16 (violão clássico) estou na sua idade e ainda aprendendo, vamos morrer aprendendo meu caro.
@@andersonocardoso2524
Vamos sim, meu jovem.
Valeu, lorde! Ótimas dicas! Vou aplicá-las.
Show obrigado
Boas dicas Lordão
vale para todos os instrumentos...
Eu aqui torcendo para ter uma live hoje
Lord quero aprender piano pra fazer um funk, o que acha?😅
Boa lordao, peguei a part. da Arabesque 1 pra violao classico pra aprender de tanto ouvir você tocar 😂..nao sou pianista mas vamo que vamo vou tirar ela no meu instrumento.
Já lhe adianto que a arabesque não eh uma música fácil de tocar no piano. No. Violão deve ser difícil também.
@@Lord_VinheteiroPois é quando eu vi a partitura eu já pulei da cadeira, ela é toda arpejada no violão tem umas tercina cabulosa logo no inicio.
Mas uma hora a gente estuda ela com calma. Muito bonita essa música gostei demais.
Ótimas dicas!
Valteri Bottas Largou a fórmula 1 e foi tocar piano.😅
Brincadeiras à parte, esse cara é fera demais.
Já leio partitura e tudo mas no resto tu falou quase que todos meus erros. Eu vivo num ambiente que tem instrumentistas por perto, mas só algumas vezes por semana. Na minha cidade não tem conservatório mas tem igreja com vários instrumentistas, e nessa igreja (que eu vou) tem um piano digital ótimo que simula perfeitamente um piano acústico e é bom para treinar. E tem instrumentistas bom que tem anos de experiência. Agora no ambiente que eu vivo pela maior parte do tempo não tem ninguém que não dê a mínima para o teclado que tenho, mas é um ambiente que as pessoas são um pouco leigas nessa parte e já elogiam bastante. O que é ruim como o Lord falou.
Olá, lindão, quando vai tocar a rapsódia húngara no cravo?
Apoio
Será que cabe? O registro do cravo é menor que o do piano.
@@zionfortuna O mestre das chapolas poderia fazer um arranjo simplificado.
Eu fiz um no Instituto Estadual Carlos Gomes, a música ficou linda...
Claro que não pode tocar ela como na partitura, pode destruir o clavo.
Queremos lives! Queremos lives 🎉
Ler partitura é dificílimo!!!!!! E é isso que desestimula mais os iniciantes do que qualquer outra coisa. Principalmente porque é muito árduo e a longo prazo. Mas quando nos damos conta de que já lemos um pouco mais do que imaginamos e podemos começar a nos ouvir raramente queremos desistir. Mas isso acontece, por muitas razões, com um a cada tantas dezenas de iniciantes. VALE!!!!!!! Mas tem que ter muita persistência e tempo principalmente nos dois primeiros anos.
A partitura é uma linguagem como outra comum no nosso cotidiano: braile, libras, língua portuguesa, inglesa... tudo demora seu determinado tempo de aprendizado, faz parte do processo qnd se aprende uma língua nova
Muito bom👏
São dicas, na minha opinião, para quem quer incorporar o piano como uma atividade central na vida. Existe a opção de tocar para se divertir, para reduzir o gasto com terapeuta, para aproveitar com amigos que gostam de música. Nestes casos, dá para conviver tranquilamente sabendo que “nunca é suficiente”.
Ninguém toca pra se divertir. É igual dizer que alguém trabalha pra se divertir. Todo mundo trabalha pra ganhar dinheiro. Se for pra se divertir a gente vai na disneylandia.
@@Lord_Vinheteiro Qual foi a revista científica que você estudou pra chegar a essa conclusão de que "NINGUÉM TOCA PRA SE DIVERTIR" ?
@@Credito_Ok Chegou o Zé Ciência. Revista científica tem tanto valor quanto TCC de Uniesquina.
O principal erro: achar que dá pra viver de música
Siiiiiiim! Cometi esse erro por quarenta anos! Maior cagada! 😢
Hehe! Eu pensava que era eu que não tinha jeito pra coisa.
👏👏👏👏👏
Ficar catando milho na hora de tocar o acorde foi boa! 😂😂
🙌💕
3:45
👀 fui o primeiro totalmente
5:32 I'm in shock hearing Lord saying he regrets quitting the instrument several times and he could be even better nowadays so, what's left for us the commons who are still trying to learn? 😂
Ler partitura é algo que eu mais quero na vida.
O que me desanima e ver crianças de 4 ou menos idade tocarem melhor do que qualquer ser humano de todos os tempos.
Lordao nao faz mais Lives por conta das frescuras do YT. Mas ele poderia fazer como faz o Frank Tedesco em suas lives: ele coloca as mensagens dos pagantes na tela e vai lendo os pedidos sem verbalizar os nomes das músicas. Ele toca varias inclusive algumas com direitos autorais, mas o canal dele continua la de boa. Então, acho que o Lordao deveria burlar o sistema pegando esse atalho.
5:55 eu toco mais pra min msm, pelo simples fato de eu gostar , nem minha mãe liga e meu irmão um idiota funkero, mas vamos ver até onde eu consigo chegar...
Fabricião do gueto
Cadê as lives CAZZONNE CARCAMANO ? Meu dedo pra vc..👊😎🖕....Dedilhado das champas DOURADAS 🎶🎵
Very interesting. But nothing understand😅
Cade as lives querido lord?? Ou abriu outro canal?
Pelo amor de deus , alguém me explica como e afinado as cordas do piano
ah, eu quero muito aprender piano, mas eu não tenho ainda 😮
tomara que eu não seja um alguém muito ocupado na vida adulta...
Reconheço a importância de se ler partituras, mas pessoas como eu, que tocam de ouvido, não consideram nao ler partitura um erro.
mas está errada. sem mais, nem menos kk
é igual aprender a escrever o nome e não saber ler
@@henrique_bm0866 entenda assim: a maioria precisa ler a partitura pra reproduzir uma música em um instrumento, mas há uma categoria de pessoas com ouvido apurado que tem a música inteira na cabeça e se elas já conhecem as notas ou se tiverem a tal memória muscular, conseguem reproduzir sem precisar ler. Mozart era assim, e tantos outros anônimos mundo a fora. Por isso que comentei que não é um erro tocar de ouvido. O que o Lordao reprova são aqueles que não tem esse ouvido e tentam tocar na tentativa e erro. Nesse ponto ele tá certo.
Sonata ao Luar, terceiro movimento. Como seria mais rápido aprender, de ouvido ou lendo a partitura?
@@PauloEduAmaral o que se está discutindo aqui é classificar como erro tocar de ouvido e não a rapidez do método usado.
Amo músicas amo piano mas não aprendi tocar nada o o primeiro tempo é fácil demais mas depois vai só multiplicando aí eu desanimei
eu cometi o erro de sempre tocar a mesma coisa. sempre a mesa música fur elise completa. hahahaha as outras eu tocava mas não era a peça inteira.
Tem que estar sempre mudando o repertorio.
Resumindo: vaidade é o caminho para a perdição.
Promeira a dar like❤
Eu tocando 1o movimento da Apassionata de Beethoven...
ruclips.net/video/rdlaHM7jtDI/видео.htmlsi=FiZNpMRePfaTeOGe
Lord: é verdade que você pretende sair do Brasil? 😮
Bambino 👊😎
me venda este piano com cupim mesmo estou lendo partitura
"A música brasileira é igual fezes" kakakakaka
Só a atual, mas ainda tem muita música boa pra escutar aí fora do mainstream brasileiro.
Te apresento.
Pixinguinha
Ernesto Nazareth
Xiquinha Gonzaga
Jacob do Bandolin
E por aí vai
"Soõolo dê guitara tem que ser acima de cento e cinquenta"
Elitismo cultural
E pior que é verdade
Só tocar de ouvido, não vai te levar muito longe. Verdade. Tem caras que tocavam só de ouvidos, e não foram muito longe. Por exemplo o Elton John...
E não esquecer de passar o laquê no cabelo.
Não sei pra que tanta teoria se você não consegue nem improvisar.