Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Boa noite. É isso mesmo Felipe. Sempre é tempo. Estou com 84anos e comecei a aprender a tocar teclado com 74. Detalhe. Tenho baixa visão e nao consigo ler a partitura enquanto toco. Tenho que decorar tudo. Enquanto estudo a mao esquerda, seguro a partitura com a direita e vice versa. Qdo vou juntar as mãos tem que estar tudo decorado. Tenho professor particular muito paciente. Nao toco partituras muito dificeis, mas gosto muito. Eu gosto muito mais das musicas no piano do que no teclado, mas para mim acho no teclado mis fácil. Em uma das férias de teclado resolvi pegar um de seus videos onde vc ensinava como tocar uma musica de Natal. Segui os passos. Toquei pro meu professor e ele gostou. Fiquei feliz. Mas fiquei nisso. Rsrs. Obrigada pelas dicas, ah, qdo era criança queria aprender, uma professora de piano me disse que nao poderia porque não conseguiria ler a partitura. Desculpe o tamanho do texto.
Nilda, depois de ler seu comentário , eu fiquei até envergonhada com meu medo de partituras . Cada vez que eu achar que não dou conta de alguma coisa , vou retornar e ler o que vc dividiu conosco. Grande abraço !
Me emocionei com seu comentário. Eu aqui com medo de não conseguir. É de pessoas assim que o mundo precisa. Precisamos valorizar pessoas dedicadas, esforçadas. Um grande abraço querida! Seu depoimento serviu de grande inspiração e incentivo p mim. 💖
A mais pura verdade, sempre ouvi meu avô dizer que, aprender nunca ocupou espaço e nunca é tarde para começar qualquer coisa quando se deseja com todo coração.
Aos treze anos de idade fiz pouco mais de um ano de aula de piano. Mas desanimei porque na época só tinha um teclado simples. Mas ano passado, com quase 40 anos de idade voltei às aulas de piano. Comprei um piano e estou me sentindo ótimo. Nunca é tarde. E professor, saiba que seus vídeos me ajudaram muito a ter força de vontade para voltar a tocar. Gratidão.
@@naynayara9860 eu simplifique o para o texto não ficar grande. Mas ano passado, antes do piano, comprei um teclado e usei ele durante muito até ter certeza que eu daria conta de tocar e só aí comprei o piano.
@@laerciomafra7129 Casio Celviano AP-710. Na Internet acha na faixa de dez mil. Parcelei a perder de vista. Vale porque tive muito elogio de professores sobre simular muito bem o acústico. E ontem tive a oportunidade de tocar em um acústico e achei que me saí bem, apesar da diferença. Acho que ele entrega o melhor custo benefício para quem não é profissional, mas quer uma simulação próxima ao acústico.
Apareci pra dizer que voltei estudar piano depois de mais de 30 anos... Minha ultima aula de piano foi aos 9 anos de idade, hj ja tenho "mtos verões" e resolvi voltar agora (setembro/2024).... É facil? Não.... estou "apanhando" pra tocar no ritmo, destravar a mão esquerda e a fluência na leitura de partitura (que eu ja sei ler), mas esse retorno ao piano tem um novo significado na minha vida. Sei que logo vou melhorar. Mto feliz e digo que nunca é tarde pra recomeçar... 😃
Professor o senhor é fora de série, adoro seus videos e por causa deles resolvi retomar meus estudos de piano aos 76 anos. Muito obrigada por isso. Desejo muito sucesso para o senhor.
Comecei a estudar piano na adolescência. Estudava,parava,mudava de professor. Depois de adulta fiz prova para a escola Nacional de Música do RJ mas não me preparei o suficiente. Voltei a estudar depois de casada e parei depois do Nascimento da minha filha. Voltei a estudar depois que mudei para Recife . Aqui em Recife , fiz o curso técnico de Música em piano erudito em uma escola do estado totalmente de graça .Me formei em 2018 com 65 anos . Pretendo voltar assim que a atual situação melhorar. Estou longe de ser uma virtuose mas o piano é a minha paixão, sempre foi.
Super oportuno seu vídeo. Debatia isto com meu professor hoje à tarde. Acordei um dia, em maio do ano passado, com a música Somewhere in Time pianotando na minha cabeça e daquele momento em diante não sosseguei ... fui atrás de escola, professor, piano, mesa, banco, todo o aparato necessário ... em junho de 2020 iniciei as aulas ... mas, detalhe, aos 63 anos ... mesmo tendo passado por cinco anos de violão clássico na juventude, a teoria musical estava enferrujada ... determinação e equilíbrio com as frustrações dadas as dificuldades que o maravilhoso instrumento nos impõe ... resultado: ... Somewhere In Time esta na ponta dos dedos, apesar do amadorismo da execução ... mas certa de que seguirei adiante, contando com a providência divina, que me enviou um professor para lá de especial ... ... um grande abraço a todos ... ahhh sim, eu sinto falta de uma comunidade de estudantes .. se alguém souber, agradeço!!!
@@viniciuscanico Obrigada. Já me gravei duas vezes mas ainda estou treinando tocar para os familiares (coitados) ... E preciso depurar mais ... kkkk .. que o professor Felipe não me leia porque vai me puxar as orelhas ...
Boa tarde! Felipe. Eu já aprendi piano quando era moça. Fiz o curso completo,só que nunca me dediquei. Hoje com quase 72 anos e aposentada, sinto muita vontade de reaprender para exercitar a mente, os dedos e mãos! E preciso ocupar o tempo que tenho, portanto me interesso por este mini curso. Sempre tive dificuldade com o tempo da música e com as notas abaixo e superiores na pauta.Agradeço muito por você nos dar essa oportunidade!
Indo para minha terceira aula de piano, ainda fazendo os exercícios iniciais para destravar os dedos...aos 60. E minha meta é a transcendência de tocar Chopin.
Estou com 48 anos e quero aprender piano mas sempre acho que já estou velha demais pra começar. Tenho algum conhecimento de música porque aprendi clarinete mais cedo, mas gosto muito do piano e gostaria de tentar. Também já órgão eletrônico. Mas piano é outra conversa 😸
Vou fazer 60 anos e sou aluno do professor Felipe. Posso afirmar que com um pouco de dedicação é possível sim tocar e se divertir muito... Vale a pena começar em QUALQUER idade.
Mark Manson, escritor americano, contou a história da avó de um amigo, que começou a aprender piano depois dos 60 anos. Quando começou a estudar o instrumento, os familiares duvidaram da sanidade mental dela, mas ela insistiu (pois tinha tempo e vontade), aprendeu e tocou, com maestria e precisão, música erudita por mais de 30 anos, até morrer com pouco mais de 90 anos.
Excelente vídeo, professor ! Comecei aos 47 anos, passando do acordeon (porque só conseguia estudar a noite e não podia fazer barulho) para o piano (digital - toco com fones de ouvido). Sinto-me realizado, voltando a ler partituras e, cada dia mais aprimorando meus conhecimentos, além da alegria de ouvir a lindo som do piano... siga seus sonhos, aquilo que lhe traz alegria e te completa... Forte abraço !
Estudei piano dos 6 aos 17 anos de idade. Retomei por uns 2 anos, por volta dos 30 e poucos anos. Parei novamente as aulas, mas continuei tocando. Há 20 anos, acabei tendo que vender meu piano. Há uns 3 anos, morta de saudade do piano, comprei um teclado e resolvi voltar aos estudos. Claro, já sabia ler partituras. Mas a técnica havia ido por água abaixo, como era de se esperar. Estava então com 73 anos. Claro que tudo é mais difícil. A artrose deformou as articulações, que muitas vezes doem. Então vou aos poucos. Já não consigo ficar 3 horas seguidas no piano, como ficava na adolescência. E não, não tenho talento. Nenhum! Mas hoje estudo com muito mais prazer, como uma brincadeira mesmo, embora tenha que ser uma brincadeira disciplinada. E os cursos do Felipe Scagliusi são muito bons, um estímulo para todos nós.
Tenho qse 40 e ainda nem comecei, de fato. E nesta pandemia, com a alta que ocorreu nos preços, vai demorar um bocadinho pra eu conseguir adquirir um instrumento, mesmo que de entrada. Mas chegará o momento! Grato pelo vídeo.
Muito obrigado por este vídeo. Realmente, é preciso dedicação e disciplina, não só para aprender piano, mas para praticamente todas as conquistas da vida.
Trabalhar das oito às dezessete, estudar e malhar, me deixan muito cansada. Um dia eu vou conseguir sentar e aprender a tocar. Sonho antigo que não realizei por questões financeiras.
Comecei aos 25 anos e minha meta é conseguir tocar o Concerto No. 1, Op. 23 de Tchaikovsky, sei que a batalha será dificílima, um esforço realmente muito grande, mas penso que temos que ter metas altas para que possamos nos motivar! Tenho fé, uma hora chegarei lá!!
Nossa me animei comecei a aprender piano agora com 59 anos para tocar na igreja e estava triste porque estou com dificuldade, mas ao assistir seu vídeo gostei muito vou persistir e estudar com dedicação obrigada 😊
Ter experiência prévia em música ajuda muito. Já estudei violão clássico, jazz guitarra, canto. Aos 66 iniciei no teclado, há um ano. Quero tocar Bach, Chopin e jazz.
Felipe você é muito generoso com seu incentivo . TB acho que não tem idade para aprender . O ser humano é capaz de fazer tudo que quer . Pode ser mais rápido ou mais devagar , não importa . O importante é fazer o que gosta , ir em busca do seu sonho . . .
Fiquei feliz em assistir esse video! Estou animada, fiz 50 anos e ouvindo vc tomei coragem!!! Meus filhos já tocam violão, baixo, guitarra e piano.... vou começar!!! obrigada....
Seus conselhos valem para qualquer instrumento, bem como para qualquer atividade, mesmo. Comprei minha primeira flauta com 25 anos porque nunca haviam me permitido estudar. Tive que parar durante alguns anos e voltei com 41.
Excelente vídeo!!! Obrigada 🙏🏼 ❤ Tenho 35 anos e nunca havia estudado música na vida, tenho um ótimo professor de piano, mas já entendi que o principal é: paciência! repetir, repetir e repetir. devagar e sempre, minha gente! ninguém começa tocando rapidamente, começamos a andar caindo e depois corremos! 😅
@@viniciuscanico não é fácil...por que não tenho professor presencial e tudo que consegui foi através de observação. O mini curso me ajudou muito...mas preciso ser acompanhada de pertinho. Os novos candidatos a pianistas não tem o suporte que os alunos do passado. Atualmente torna-se ainda mais difícil ...
@@shyrlei2487 perfeitamente. Tive a oportunidade de fazer com uma professora de outra cidade. Fazemos à distância e uma vez por mês presencial. Mas sinceramente parece que a presencial não rende tanto quanto a online. Mas é isso, acredito que pra gente é paciência e adaptação. Mesmo que não tão fácil. Também fiz o mini curso, valeu demais. E já que você faz só online, porque não faz com o professor Felipe?
Tenho 52 e comprei o curso uns 2 anos atrás. Meio desapontado comigo mesmo porque não consigo acompanhar por causa do trabalho. Mas irei me policiar melhor.
Comecei aos 22. Estou com 24 e já progredi muuuito. Sempre seguindo as dicas do canal, evoluí demais - tenho professora,é fundamental. Superei tantos obstáculos até aqui pra continuar: financeiros, então, nem se fale. Comprei um piano usado,morando de aluguel, em um bairro que vai enchente🤭. Nada me fez parar. Quem quiser visitar meu insta, lá tem peças de eu tocando: bruna.s.dayana
Top vídeo. Comecei a estudar piano agora com 3.9 Em um concervatorio no RJ. A teoria é bem complicada e a coordenação montora também. Comecei a 2 meses.
Após 40 anos parada, voltei a tocar piano motivada pelas suas orientações sobre como estudar, e o processo para tocar decor. Se tivesse recebido esse conhecimento na época, minha escolha profissional talvez fosse outra. Mas agora, mais madura, estou curtindo bastante esta atividade. Que eu me lembre, uns 95% das suas orientações não havia recebido quando estudei esse instrumento. Sua didática é ótima!
Oi. Estudei piano na adolescência por uns quatro anos, até entrar na faculdade. Não tinha piano em casa, ia na casa da professora que emprestava o piano e ficava lá por quatro horas, quatro dias por semana estudando. Adorava! A faculdade era período integral, daí parei de estudar. Voltei agora, depois da aposentadoria, mas a professora foi embora para a Holanda. Estou com 66 anos e gosto muito dos seus vídeos e aprendo muito. Obrigada.
Eu creio que tudo na vida é questão de dedicação, claro que umas tem mais aptidão que a outras, consequentemente aprende com mais facilidade. Na vida tudo que que a gente foca expande.
Por culpa de professores americanos achei que com 29 anos era tarde demais para ser pianista. Me dediquei ao canto e hoje com 58 estou voltando a estudar piano.
Olá, Felipe. Amei tudo que você disse no vídeo. Tenho 75 anos, mas não sou uma iniciante. Sou aluna do seu curso e, como já disse, estudei um pouco quando criança e, mais tarde, retomei e avancei um pouco mais. retomando vinte anos depois, estou encontrando basicamente duas dificuldades. Uma, obviamente, a agilidade, principalmente na mão esquerda. A outra é a memória. Preciso estudar muito, para tocar coisas simples. Mas vou persistir.
Eu queria ter começado a estudar com 6 anos de idade mas n foi possível pois n tinha condição financeira,mas comecei agora com 31 anos e vai fazer 3 meses que estou estudando sei que comecei tarde mas o importante que comecei e me dedicar para ser uma pianista com excelência.obg pelos seus vídeos vc e ótimo parabéns.
Felipe você é um excelente professor. Mais A famosa realidade é diferente. . Eu comecei a gostar de música de piano já com os meus 65 anos agora com 68 anos aprendi muitas música a tocar inclusive que copiei de você ,,mais agilidade não consigo o teclado também é aquele de 200 reais não ajuda... Mais estou contente pelo o que eu sei obrigado pela orientação ...Muito boa...
Adorava pura e simplesmente saber tocar piano, até que nível, veria. Só um estímulo :adoro música clássica no piano. Método e força de vontade não me faltam.
SEMPRE, PROFESSOR, SUA FORMA DE NOS ANIMAR FUNCIONA. CADA VEZ QUE ASSISTO A SEUS VÍDEOS ME SINTO MAIS CAPAZ.OoBRIGADA POR SE DEDICAR TANTO E NO ENCANTAR SEMPRE.
Disciplina tenho eu há meses que disponibilizo tempo diariamente e na prática.. só para o ouvir.....! Só queria aprender para ter o prazer de tocar o que gosto.
Comecei agora há um mês aos 43 anos, realizando um sonho de criança pois só agora tive o privilégio de ter um piano. Estava pensando sobre isso esses dias, se seria possível aprender a tocar algo bonito como La Vie en Rose, mas esse vídeo me deu esperança!
Comecei aprender com 24 anos e já toco várias musicas que gosto. O bom da música é que dá pra aprender com qualquer idade. As vezes o ensino vai ser mais devagar, mas dá pra aprender🙂
Imagina eu professor, tenho 28 anos e não tenho piano, to juntando dinheiro pra comprar o instrumento e os cursos mas, eu quero e vou atrás disso, essas musicas não saem da minha cabeça nem por um segundo.
Cara, só agr eu percebi que sua voz é igual ao do BRKsEDU kkkkkkk top, eu tô meio parado de tocar teclado, tenho 20 anos e comecei com 7, sinto que o conteúdo é infinito, e sempre possamos evoluir !!!
Aprecio todas as suas lições, sempre muito claras e elucidativas. Gostava de dicas na análise da suite em Mi bemol M de Bach. Poderá ajudar-me? Grata!!!
O que? Tocar Bach? Chopin? Se eu conseguir tocar obras assim, mesmo que as mais simples, já estarei muito satisfeito, não esperava tanto kkk, já é muito mais além das minhas expectativas, minhas ambições são pequenas, não quero ser um pianista profissional, nem espero ficar tocando pra outras pessoas, é um desejo muito particular. Determinação, paciência e "pé no chão". Obrigado!
Vou aproveitar estes dias para uma reflexao ao mais profundo do meu ser, devo ter feito coisas erradas. Não sei se preciso mudar alguma coisa, verei....
Tenho 26 anos, estou começando agora e penso que já não é possível mais pra mim ser um maestro como eu sonho, isso é frustrante e desmotivador, meu pai é maestro e ele mesmo me disse pra eu tentar fazer outra coisa da vida
Esse vídeo foi cirúrgico!! Tenho 23 anos e desejo aprender piano desde quando era adolescente, mas naquela época minha grande paixão era o ballet clássico e minha mãe não podia pagar os dois; agora eu trabalho de dia, estudo a noite e aprendo idiomas no tempo livre, mas como foi dito no video, quando a pessoa realmente quer, ela “cria” o tempo! As vezes nós passamos anos e/ou décadas esperando pelo momento ideal pra fazer algo, até perceber que o momento ideal é aquele em que há determinação, motivação e disposição pra fazer o que tem que ser feito e realizar o sonho.
Eu aprendi violino na infância e agora estou aprendendo piano, já com 30 anos nas costas, e digo que meu estudo com o ultimo esta sendo MUITO mais eficiente. Meu progresso em um mês se equivale a um ano no violino. Primeiro, quando criança não temos disciplina. Não temos vontade. Muitas vezes estudamos obrigados pelos pais. Forçado. Não temos aquela vontade de aprender cada vez mais. Outro ponto é que não temos a maturidade para perceber se estamos fazendo progresso ou não. Estudar não é só repetir exercício como uma máquina. É preciso saber o que esta fazendo, onde esta o erro, e trata-lo. Criança não entende isso. Por outro lado, quando criança temos um bem VALIOSISSIMO que faz toda diferença: TEMPO. Podemos estudar por horas por dia, caso queira. E se começarmos com 8 anos de idade, aos 18 já seria um profissional. A vida só esta começando. Quando se começa com 30, o profissionalismo poderia vir só aos 40. É uma diferença considerável nos cenários. Não da pra iniciar uma carreira musical com 40. Isso sem falar que você estará disputando com pessoas com 30 anos de experiência nas costas. Mas se o intuito não é viver de música, então não há problema algum em começar até com 80 anos. Eu ainda ei de aprender violoncelo e flauta transversal daqui 10 e 20 anos consequentemente.
... Esse esforço de que o Professor fala é o esforço em todas as idades -a aflição para "reproduzir" o que nos entusiasma. Ou seja, a fuga ao tédio, porque o cérebro, na aflição, por PAIXÃO, absorve tudo o que lhe interessa. Demora o seu tempo, naturalmente, porque ninguém corre, antes de gatinhar. Mas pode demorar, aos 60 anos, o que demora aos 4 ou 5. Depende do TALENTO e da entrega; do tal TEMPO DISPONÍVEL, porque não há criança que desenvolva níveis que não estejam ao seu alcance... Antes de mais, o que é que as pessoas procuram na Música, na Pintura, na Escrita?... Se é simples companhia, esqueçam. Qualquer delas tem que ser a COMPANHIA QUE APAIXONA, porque a VIDA não é para passar tempo; é para ser vivida -é isto que está na rapidez com que se aprende ou na impossibilidade de sair do sítio :-)
Sonho com isso desde pequena, não tinha disponibilidade, os cavalos levaram a melhor, cheguei a adormecer em cima dum cavalo. Agora não ocupam tanto. Gostava de tocar para mim.
Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Boa noite. É isso mesmo Felipe. Sempre é tempo. Estou com 84anos e comecei a aprender a tocar teclado com 74. Detalhe. Tenho baixa visão e nao consigo ler a partitura enquanto toco. Tenho que decorar tudo. Enquanto estudo a mao esquerda, seguro a partitura com a direita e vice versa. Qdo vou juntar as mãos tem que estar tudo decorado. Tenho professor particular muito paciente. Nao toco partituras muito dificeis, mas gosto muito. Eu gosto muito mais das musicas no piano do que no teclado, mas para mim acho no teclado mis fácil. Em uma das férias de teclado resolvi pegar um de seus videos onde vc ensinava como tocar uma musica de Natal. Segui os passos. Toquei pro meu professor e ele gostou. Fiquei feliz. Mas fiquei nisso. Rsrs. Obrigada pelas dicas, ah, qdo era criança queria aprender, uma professora de piano me disse que nao poderia porque não conseguiria ler a partitura. Desculpe o tamanho do texto.
Nilda, depois de ler seu comentário , eu fiquei até envergonhada com meu medo de partituras . Cada vez que eu achar que não dou conta de alguma coisa , vou retornar e ler o que vc dividiu conosco. Grande abraço !
Que lindo, Nilda! Seu depoimento é inspirador. Parabéns pela sua dedicação. ❤
Me emocionei com seu comentário. Eu aqui com medo de não conseguir. É de pessoas assim que o mundo precisa. Precisamos valorizar pessoas dedicadas, esforçadas. Um grande abraço querida! Seu depoimento serviu de grande inspiração e incentivo p mim. 💖
Que inspiração ❤🙏
Loi😂@@PatriciaSantos-xk9eh
A mais pura verdade, sempre ouvi meu avô dizer que, aprender nunca ocupou espaço e nunca é tarde para começar qualquer coisa quando se deseja com todo coração.
Aos treze anos de idade fiz pouco mais de um ano de aula de piano. Mas desanimei porque na época só tinha um teclado simples. Mas ano passado, com quase 40 anos de idade voltei às aulas de piano. Comprei um piano e estou me sentindo ótimo. Nunca é tarde. E professor, saiba que seus vídeos me ajudaram muito a ter força de vontade para voltar a tocar. Gratidão.
Eu entendo. Acho que todo mundo gostaria de começar com um piano, eu também estou começando com teclado.
@@naynayara9860 eu simplifique o para o texto não ficar grande. Mas ano passado, antes do piano, comprei um teclado e usei ele durante muito até ter certeza que eu daria conta de tocar e só aí comprei o piano.
Sim, infelizmente um piano não é tão acessível para nós brasileiros e também tem que ter espaçoso para acomoda lo.
@@viniciuscanico qual piano c comprou e qual p preço Dele?
@@laerciomafra7129 Casio Celviano AP-710. Na Internet acha na faixa de dez mil. Parcelei a perder de vista. Vale porque tive muito elogio de professores sobre simular muito bem o acústico. E ontem tive a oportunidade de tocar em um acústico e achei que me saí bem, apesar da diferença. Acho que ele entrega o melhor custo benefício para quem não é profissional, mas quer uma simulação próxima ao acústico.
Apareci pra dizer que voltei estudar piano depois de mais de 30 anos...
Minha ultima aula de piano foi aos 9 anos de idade, hj ja tenho "mtos verões" e resolvi voltar agora (setembro/2024)....
É facil? Não.... estou "apanhando" pra tocar no ritmo, destravar a mão esquerda e a fluência na leitura de partitura (que eu ja sei ler), mas esse retorno ao piano tem um novo significado na minha vida.
Sei que logo vou melhorar.
Mto feliz e digo que nunca é tarde pra recomeçar... 😃
Professor o senhor é fora de série, adoro seus videos e por causa deles resolvi retomar meus estudos de piano aos 76 anos. Muito obrigada por isso. Desejo muito sucesso para o senhor.
Comecei a estudar piano na adolescência. Estudava,parava,mudava de professor. Depois de adulta fiz prova para a escola Nacional de Música do RJ mas não me preparei o suficiente. Voltei a estudar depois de casada e parei depois do Nascimento da minha filha. Voltei a estudar depois que mudei para Recife . Aqui em Recife , fiz o curso técnico de Música em piano erudito em uma escola do estado totalmente de graça .Me formei em 2018 com 65 anos . Pretendo voltar assim que a atual situação melhorar. Estou longe de ser uma virtuose mas o piano é a minha paixão, sempre foi.
Super oportuno seu vídeo. Debatia isto com meu professor hoje à tarde. Acordei um dia, em maio do ano passado, com a música Somewhere in Time pianotando na minha cabeça e daquele momento em diante não sosseguei ... fui atrás de escola, professor, piano, mesa, banco, todo o aparato necessário ... em junho de 2020 iniciei as aulas ... mas, detalhe, aos 63 anos ... mesmo tendo passado por cinco anos de violão clássico na juventude, a teoria musical estava enferrujada ... determinação e equilíbrio com as frustrações dadas as dificuldades que o maravilhoso instrumento nos impõe ... resultado: ... Somewhere In Time esta na ponta dos dedos, apesar do amadorismo da execução ... mas certa de que seguirei adiante, contando com a providência divina, que me enviou um professor para lá de especial ... ... um grande abraço a todos ... ahhh sim, eu sinto falta de uma comunidade de estudantes .. se alguém souber, agradeço!!!
Que ótimo relato. Tive a oportunidade aos 40. Sou grato por isso. Sempre é tempo. Depois posta o vídeo ou áudio da sua música. 👏
E se achar um grupo de estudantes avisa. Se não achar a gente cria o nosso. Rsrs abraços.
@@viniciuscanico Obrigada. Já me gravei duas vezes mas ainda estou treinando tocar para os familiares (coitados) ... E preciso depurar mais ... kkkk .. que o professor Felipe não me leia porque vai me puxar as orelhas ...
@@alcidesaggio ainda não mas vou procurar ... Obrigada! !!!
Toda a gente chega onde quer, desde que a vontade o permita.
Tenho 62 anos ,estudar os métodos Hanon B Cesi , Schmoll etc ,pra mim sempre é muito prazeroso. Muito obrigada pelas dicas professor,
Boa tarde! Felipe. Eu já aprendi piano quando era moça. Fiz o curso completo,só que nunca me dediquei. Hoje com quase 72 anos e aposentada, sinto muita vontade de reaprender para exercitar a mente, os dedos e mãos! E preciso ocupar o tempo que tenho, portanto me interesso por este mini curso. Sempre tive dificuldade com o tempo da música e com as notas abaixo e superiores na pauta.Agradeço muito por você nos dar essa oportunidade!
Que gostoso saber que existem várias pessoas com mais de 60 aprendendo piano!!!! Esse vídeo é super estimulante!!! ❤️❤️❤️
Indo para minha terceira aula de piano, ainda fazendo os exercícios iniciais para destravar os dedos...aos 60. E minha meta é a transcendência de tocar Chopin.
Daqui a pouco já ta tocando uns Etudes bem insanos!!
Comecei com 52 anos, hoje estou com 54 anos e já tive excelentes progressos. No momento, fazendo o curso O Pianista Aprendiz do mestre Felipe.
Que Massa. Parabéns. Um dia farei o curso do professor Felipe.
Estou com 48 anos e quero aprender piano mas sempre acho que já estou velha demais pra começar. Tenho algum conhecimento de música porque aprendi clarinete mais cedo, mas gosto muito do piano e gostaria de tentar. Também já órgão eletrônico. Mas piano é outra conversa 😸
Nossa Felipe.... seu vídeo consegue fazer qualquer pessoa achar o estudo e a descoberta do piano algo maravilhoso e possível!!!
Tenho 50 anos, comecei recentemente. Obrigada pelas informações. Excelente
Vou fazer 60 anos e sou aluno do professor Felipe. Posso afirmar que com um pouco de dedicação é possível sim tocar e se divertir muito... Vale a pena começar em QUALQUER idade.
O Professor é um incentivo de alto nível. Obrigado.
Mark Manson, escritor americano, contou a história da avó de um amigo, que começou a aprender piano depois dos 60 anos. Quando começou a estudar o instrumento, os familiares duvidaram da sanidade mental dela, mas ela insistiu (pois tinha tempo e vontade), aprendeu e tocou, com maestria e precisão, música erudita por mais de 30 anos, até morrer com pouco mais de 90 anos.
Excelente vídeo, professor ! Comecei aos 47 anos, passando do acordeon (porque só conseguia estudar a noite e não podia fazer barulho) para o piano (digital - toco com fones de ouvido). Sinto-me realizado, voltando a ler partituras e, cada dia mais aprimorando meus conhecimentos, além da alegria de ouvir a lindo som do piano... siga seus sonhos, aquilo que lhe traz alegria e te completa... Forte abraço !
Dá para perceber quando a pessoa entende do assunto, como é o caso do Professor Felipe Scagliusi. 👏👏
Estudei piano dos 6 aos 17 anos de idade. Retomei por uns 2 anos, por volta dos 30 e poucos anos. Parei novamente as aulas, mas continuei tocando. Há 20 anos, acabei tendo que vender meu piano. Há uns 3 anos, morta de saudade do piano, comprei um teclado e resolvi voltar aos estudos. Claro, já sabia ler partituras. Mas a técnica havia ido por água abaixo, como era de se esperar. Estava então com 73 anos. Claro que tudo é mais difícil. A artrose deformou as articulações, que muitas vezes doem. Então vou aos poucos. Já não consigo ficar 3 horas seguidas no piano, como ficava na adolescência. E não, não tenho talento. Nenhum! Mas hoje estudo com muito mais prazer, como uma brincadeira mesmo, embora tenha que ser uma brincadeira disciplinada. E os cursos do Felipe Scagliusi são muito bons, um estímulo para todos nós.
46 e meio e fiz minha primeira aula na semana passada.
Tenho qse 40 e ainda nem comecei, de fato. E nesta pandemia, com a alta que ocorreu nos preços, vai demorar um bocadinho pra eu conseguir adquirir um instrumento, mesmo que de entrada. Mas chegará o momento!
Grato pelo vídeo.
Muito obrigado por este vídeo. Realmente, é preciso dedicação e disciplina, não só para aprender piano, mas para praticamente todas as conquistas da vida.
Muito bom e muito motivador, as vezes a gente só ve pessoas querendo tocar rápido e a gente desanima!
É, verdade! Esforço e disciplina.
Bom saber que pessoas com 70 anos aprenderam. Ótimo incentivo!
Professor Felipe é pura inspiração!
Trabalhar das oito às dezessete, estudar e malhar, me deixan muito cansada. Um dia eu vou conseguir sentar e aprender a tocar. Sonho antigo que não realizei por questões financeiras.
Comecei aos 25 anos e minha meta é conseguir tocar o Concerto No. 1, Op. 23 de Tchaikovsky, sei que a batalha será dificílima, um esforço realmente muito grande, mas penso que temos que ter metas altas para que possamos nos motivar! Tenho fé, uma hora chegarei lá!!
Nossa me animei comecei a aprender piano agora com 59 anos para tocar na igreja e estava triste porque estou com dificuldade, mas ao assistir seu vídeo gostei muito vou persistir e estudar com dedicação obrigada 😊
Queria ter começado cedo e ter feito disso profissão. Mas tocar por hobby também me preenche e me enriquece bastante :D !
O Professor é uma pessoa excelente , linda por dentro. Fala com lógica, franqueza, toda a sinceridade. Quando se gosta o tempo voa.
Ter experiência prévia em música ajuda muito. Já estudei violão clássico, jazz guitarra, canto. Aos 66 iniciei no teclado, há um ano. Quero tocar Bach, Chopin e jazz.
Felipe você é muito generoso com seu incentivo . TB acho que não tem idade para aprender . O ser humano é capaz de fazer tudo que quer . Pode ser mais rápido ou mais devagar , não importa . O importante é fazer o que gosta , ir em busca do seu sonho . . .
Obrigado pelas suas explicacoes, me ajudou muito. Minha maior dificuldade e usar a mao esquerda, mas devagar eu chego la.
Fiquei feliz em assistir esse video! Estou animada, fiz 50 anos e ouvindo vc tomei coragem!!! Meus filhos já tocam violão, baixo, guitarra e piano.... vou começar!!! obrigada....
Seus conselhos valem para qualquer instrumento, bem como para qualquer atividade, mesmo. Comprei minha primeira flauta com 25 anos porque nunca haviam me permitido estudar. Tive que parar durante alguns anos e voltei com 41.
Excelente vídeo!!! Obrigada 🙏🏼 ❤
Tenho 35 anos e nunca havia estudado música na vida, tenho um ótimo professor de piano, mas já entendi que o principal é: paciência! repetir, repetir e repetir. devagar e sempre, minha gente! ninguém começa tocando rapidamente, começamos a andar caindo e depois corremos! 😅
As crianças aprendem tudo com muita facilidade. As pessoas vão tendo a noção das suas metas, à medida que a idade vai aumentando.
Tenho mais de 50 anos...comecei agora🙏
Legal. Parabéns demais. Eu também aos 40
@@viniciuscanico não é fácil...por que não tenho professor presencial e tudo que consegui foi através de observação. O mini curso me ajudou muito...mas preciso ser acompanhada de pertinho. Os novos candidatos a pianistas não tem o suporte que os alunos do passado. Atualmente torna-se ainda mais difícil ...
Eu??...60....
@@shyrlei2487 perfeitamente. Tive a oportunidade de fazer com uma professora de outra cidade. Fazemos à distância e uma vez por mês presencial. Mas sinceramente parece que a presencial não rende tanto quanto a online. Mas é isso, acredito que pra gente é paciência e adaptação. Mesmo que não tão fácil. Também fiz o mini curso, valeu demais. E já que você faz só online, porque não faz com o professor Felipe?
@@profadaovitor massa. Parabéns. Faz à quanto tempo.
Tão gostoso, ouvir o professor tocar o trecho das lindas músicas clássicas. Sugestão... o professor fazer um vídeo tocando os grandes clássicos.
Tenho 52 e seguindo em frente! Obrigado por compartilhar, Mestre!
Tenho 52 e comprei o curso uns 2 anos atrás. Meio desapontado comigo mesmo porque não consigo acompanhar por causa do trabalho. Mas irei me policiar melhor.
A maneira como explica é muito bacana consegue prender a atençăo!.Voce tocando é divino.Grata pelo vídeo!!
Comecei aos 22. Estou com 24 e já progredi muuuito. Sempre seguindo as dicas do canal, evoluí demais - tenho professora,é fundamental.
Superei tantos obstáculos até aqui pra continuar: financeiros, então, nem se fale. Comprei um piano usado,morando de aluguel, em um bairro que vai enchente🤭. Nada me fez parar.
Quem quiser visitar meu insta, lá tem peças de eu tocando: bruna.s.dayana
Comcordo, tempo a gente arruma! Otimas dicas
Isso é bem verdade, temos de fazer opções, tomar atitudes. Mas quando se ama uma coisa, há sempre tempo, ou antes, o tempo não conta...
Eu tenho 18 anos e estou começando a aprender agora e sei que vou conseguir pois vou me dedicar muito! 🤩🎹
Estou começando agora, tenho 30 anos
Nunca é tarde pra fazer algo que nos faça sentir bem!
Cada um deve ter a sensatez sobre aquilo que pode e deve tocar, principalmente do que gosta e consegue.
Top vídeo.
Comecei a estudar piano agora com 3.9
Em um concervatorio no RJ.
A teoria é bem complicada e a coordenação montora também.
Comecei a 2 meses.
Eu quero isso pra mim , é o quê eu sempre sonhei. Deus seja louvado 🙌🙌🙌 Amém
Após 40 anos parada, voltei a tocar piano motivada pelas suas orientações sobre como estudar, e o processo para tocar decor. Se tivesse recebido esse conhecimento na época, minha escolha profissional talvez fosse outra. Mas agora, mais madura, estou curtindo bastante esta atividade. Que eu me lembre, uns 95% das suas orientações não havia recebido quando estudei esse instrumento. Sua didática é ótima!
Oi. Estudei piano na adolescência por uns quatro anos, até entrar na faculdade. Não tinha piano em casa, ia na casa da professora que emprestava o piano e ficava lá por quatro horas, quatro dias por semana estudando. Adorava! A faculdade era período integral, daí parei de estudar. Voltei agora, depois da aposentadoria, mas a professora foi embora para a Holanda. Estou com 66 anos e gosto muito dos seus vídeos e aprendo muito. Obrigada.
Eu creio que tudo na vida é questão de dedicação, claro que umas tem mais aptidão que a outras, consequentemente aprende com mais facilidade.
Na vida tudo que que a gente foca expande.
Por culpa de professores americanos achei que com 29 anos era tarde demais para ser pianista. Me dediquei ao canto e hoje com 58 estou voltando a estudar piano.
Olá, Felipe. Amei tudo que você disse no vídeo. Tenho 75 anos, mas não sou uma iniciante. Sou aluna do seu curso e, como já disse, estudei um pouco quando criança e, mais tarde, retomei e avancei um pouco mais. retomando vinte anos depois, estou encontrando basicamente duas dificuldades. Uma, obviamente, a agilidade, principalmente na mão esquerda. A outra é a memória. Preciso estudar muito, para tocar coisas simples. Mas vou persistir.
De ruim nada tem esta actividade, deve dar um prazer enorme, sentir música sair dos nossos dedos. Construir algo que se gosta... Beleza.!
M
Gracias Felipe por tus palabras y tu motivación, realmente valen oro, agradecido.
Obrigada, Felipe. Você nos ajuda muito.
Se dá pra tocar Bach, Mozart e Chopin, dá pra tocar tudo! Pelo menos tudo o que eu gosto! 😍
Eu queria ter começado a estudar com 6 anos de idade mas n foi possível pois n tinha condição financeira,mas comecei agora com 31 anos e vai fazer 3 meses que estou estudando sei que comecei tarde mas o importante que comecei e me dedicar para ser uma pianista com excelência.obg pelos seus vídeos vc e ótimo parabéns.
Felipe você é um excelente professor. Mais A famosa realidade é diferente. . Eu comecei a gostar de música de piano já com os meus 65 anos agora com 68 anos aprendi muitas música a tocar inclusive que copiei de você ,,mais agilidade não consigo o teclado também é aquele de 200 reais não ajuda... Mais estou contente pelo o que eu sei obrigado pela orientação ...Muito boa...
Adorava pura e simplesmente saber tocar piano, até que nível, veria. Só um estímulo :adoro música clássica no piano. Método e força de vontade não me faltam.
SEMPRE, PROFESSOR, SUA FORMA DE NOS ANIMAR FUNCIONA. CADA VEZ QUE ASSISTO A SEUS VÍDEOS ME SINTO MAIS CAPAZ.OoBRIGADA POR SE DEDICAR TANTO E NO ENCANTAR SEMPRE.
Disciplina tenho eu há meses que disponibilizo tempo diariamente e na prática.. só para o ouvir.....! Só queria aprender para ter o prazer de tocar o que gosto.
Meu caro Felipe, seus vídeos são sempre muito bons e é um prazer ver você e ouvir suas dicas. Muito obrigado pelas postagens.
Um forte abraço!
Gostei mesmo conciso e real. Cada um terá sua força de vontade para chegar onde planeia.
Tenho certeza q tudo isso q vc falou é fruto de experiência própria e isso me anima muito. Obrigado Mestre
Otimo video! Anima a pessoa......amo musica e comecei a aprender piano agora aos quase 40.......mas sempre amei a musica......obrigada pelo estímulo!
Comecei agora há um mês aos 43 anos, realizando um sonho de criança pois só agora tive o privilégio de ter um piano. Estava pensando sobre isso esses dias, se seria possível aprender a tocar algo bonito como La Vie en Rose, mas esse vídeo me deu esperança!
Excelente estímulo . Vou recomeçar, por seu poder persuasivo.
Muito boa essa informação. Comecei com 30 anos o piano e achava que era meio tarde...
Comecei aprender com 24 anos e já toco várias musicas que gosto. O bom da música é que dá pra aprender com qualquer idade. As vezes o ensino vai ser mais devagar, mas dá pra aprender🙂
Gostei dos verões. Sou sua aluna. Seu método é perfeito e só não aprendi por falta de vergonha na cara. A partir de ontem já separei 1 h por dia.
Professor, percebi que a minha maturidade em como me dedicar também está sendo um diferencial positivo aos 40.
Imagina eu professor, tenho 28 anos e não tenho piano, to juntando dinheiro pra comprar o instrumento e os cursos mas, eu quero e vou atrás disso, essas musicas não saem da minha cabeça nem por um segundo.
Cara, só agr eu percebi que sua voz é igual ao do BRKsEDU kkkkkkk top, eu tô meio parado de tocar teclado, tenho 20 anos e comecei com 7, sinto que o conteúdo é infinito, e sempre possamos evoluir !!!
Meu Deus! Noturnos de Chopin são um sonho !
Conteúdo maravilhoso 🙏 Profissional, parabéns ❤️
Excepicinal ! Muito motivador. Vou comecar a estudar
Comecei a tocar com 34, hj com 36 toco até Impromptu op66, relativamente bem até!
Muito obrigado professor.
Eu acho que vou conseguir!
Aprecio todas as suas lições, sempre muito claras e elucidativas.
Gostava de dicas na análise da suite em Mi bemol M de Bach. Poderá ajudar-me? Grata!!!
Tenho muitos veroes kkkk mas estou tentando
O que? Tocar Bach? Chopin? Se eu conseguir tocar obras assim, mesmo que as mais simples, já estarei muito satisfeito, não esperava tanto kkk, já é muito mais além das minhas expectativas, minhas ambições são pequenas, não quero ser um pianista profissional, nem espero ficar tocando pra outras pessoas, é um desejo muito particular. Determinação, paciência e "pé no chão". Obrigado!
Vou aproveitar estes dias para uma reflexao ao mais profundo do meu ser, devo ter feito coisas erradas. Não sei se preciso mudar alguma coisa, verei....
eu vivi pra ver essa thumbnail
Sempredando boas dicas 😊
Interessante.
Tenho 26 anos, estou começando agora e penso que já não é possível mais pra mim ser um maestro como eu sonho, isso é frustrante e desmotivador, meu pai é maestro e ele mesmo me disse pra eu tentar fazer outra coisa da vida
Esse vídeo foi cirúrgico!! Tenho 23 anos e desejo aprender piano desde quando era adolescente, mas naquela época minha grande paixão era o ballet clássico e minha mãe não podia pagar os dois; agora eu trabalho de dia, estudo a noite e aprendo idiomas no tempo livre, mas como foi dito no video, quando a pessoa realmente quer, ela “cria” o tempo! As vezes nós passamos anos e/ou décadas esperando pelo momento ideal pra fazer algo, até perceber que o momento ideal é aquele em que há determinação, motivação e disposição pra fazer o que tem que ser feito e realizar o sonho.
Eu aprendi violino na infância e agora estou aprendendo piano, já com 30 anos nas costas, e digo que meu estudo com o ultimo esta sendo MUITO mais eficiente. Meu progresso em um mês se equivale a um ano no violino.
Primeiro, quando criança não temos disciplina. Não temos vontade. Muitas vezes estudamos obrigados pelos pais. Forçado. Não temos aquela vontade de aprender cada vez mais. Outro ponto é que não temos a maturidade para perceber se estamos fazendo progresso ou não. Estudar não é só repetir exercício como uma máquina. É preciso saber o que esta fazendo, onde esta o erro, e trata-lo. Criança não entende isso.
Por outro lado, quando criança temos um bem VALIOSISSIMO que faz toda diferença: TEMPO. Podemos estudar por horas por dia, caso queira. E se começarmos com 8 anos de idade, aos 18 já seria um profissional. A vida só esta começando. Quando se começa com 30, o profissionalismo poderia vir só aos 40. É uma diferença considerável nos cenários. Não da pra iniciar uma carreira musical com 40. Isso sem falar que você estará disputando com pessoas com 30 anos de experiência nas costas. Mas se o intuito não é viver de música, então não há problema algum em começar até com 80 anos. Eu ainda ei de aprender violoncelo e flauta transversal daqui 10 e 20 anos consequentemente.
tenho 27 ano ainda vou ser um profissional no teclado
... Esse esforço de que o Professor fala é o esforço em todas as idades -a aflição para "reproduzir" o que nos entusiasma. Ou seja, a fuga ao tédio, porque o cérebro, na aflição, por PAIXÃO, absorve tudo o que lhe interessa. Demora o seu tempo, naturalmente, porque ninguém corre, antes de gatinhar. Mas pode demorar, aos 60 anos, o que demora aos 4 ou 5. Depende do TALENTO e da entrega; do tal TEMPO DISPONÍVEL, porque não há criança que desenvolva níveis que não estejam ao seu alcance...
Antes de mais, o que é que as pessoas procuram na Música, na Pintura, na Escrita?... Se é simples companhia, esqueçam. Qualquer delas tem que ser a COMPANHIA QUE APAIXONA, porque a VIDA não é para passar tempo; é para ser vivida -é isto que está na rapidez com que se aprende ou na impossibilidade de sair do sítio :-)
Sonho com isso desde pequena, não tinha disponibilidade, os cavalos levaram a melhor, cheguei a adormecer em cima dum cavalo. Agora não ocupam tanto. Gostava de tocar para mim.
Que não é um milagre já vi bem.!.. Gostaria de tocar porque gosto de música erudita e do piano em si.. Quem corre por gosto não cansa..
Seu método é realmente excepcional. É raro, um oásis no cipoal de mediocridades na rede.