Eu que agradeço seu comentário meu amigo! Obrigado, de verdade por apreciar o conteúdo. E nunca é tarde para começar a beber café bom! Qualquer dúvida só chamar que conversamos sobre café. Grande abraço!
@@piradosporcafe então, qual café extra forte ou tradicional que tem um excelente sabor e qualidade nos grãos? Esse é o café dos brasileiros, infelizmente.
@@rodrigoalmeida9385 A partir do momento que vc generaliza sua frase se torna 100% errada! Eu sou brasileiro e não tomo esse café... no mercado tem um monte de café Gourmet e Especial. O problema é que UMA PARTE do brasileiro ainda não tem informação quando o assunto é café e não encara o café como um alimento, AINDA. Estamos aqui pra mudar esse cenário de pouco a pouco... Já tem muita gente entendendo isso e é só questão de tempo. O café bom está lá... do ladinho do café extraforte e tradicional.
@@piradosporcafe exatamente, por isso que eu disse que o brasileiro não toma o café bom de qualidade, por que desconhece o café bom. Uma parte mínima consome o café de qualidade, que bom que está aumentando e essa informação, como no seu vídeo, vai chegando a mais e mais pessoas.
Olá, Gabriel. Muito elogiosa sua iniciativa de esclarecer ao público consumidor sobre o significado dos selos Pureza e Qualidade. Todavia, há um pequeno equívoco em sua interpretação sobre o significado dos referidos selos. O Selo Pureza, criado pela ABIC em 1989, tem como objetivo garantir ao consumidor, através de testes laboratoriais, que aquele produto foi elaborado utilizando exclusivamente cem por cento café como matéria prima, a despeito da variedade, isto é, tanto faz se arabica e/ou robusta (conilon). Isso significa que o produto que estampa o Selo Pureza não contêm a adição de matérias primas de origem vegetal distinta em sua elaboração. Para utilizar o Selo Pureza a ABIC exige que o produto apresente o limite máximo de 1% de impurezas intrínsecas, isto é, da mesma origem, tais como cascas, coco (cereja seca não beneficiada), marinheiros (grãos no pergaminho) e de impurezas extrínsecas, isto é, paus, pedras, torrões, etc., provenientes colheita das cerejas que entram em contato com o solo através da apanha conhecida como varrição, em sua composição. Note que o objetivo do Selo Pureza é bem diferente do Selo Qualidade, criado posteriormente no Sindicafé, em São Paulo, e colocado em prática à partir de 2004 pela ABIC. Diferente do Selo Pureza, o Selo Qualidade atesta, como diz o nome, a quantidade do café que o consumidor está levando pra casa. Um dos parâmetros principais adotados para avaliação é a análise sensorial do produto. Essa análise é realizada por grupos avaliadores especialmente treinados para isso. Segue o link abaixo para consulta: www.abic.com.br/certificacoes/qualidade/ Ambos os selos têm como objetivo oferecer ao consumidor uma orientação clara sobre o café que ele está adquirindo. No caso específico do Selo Qualidade, por se tratar de segredo industrial, os grupos avaliadores não tem acesso aos grãos que compõe o blend, portanto, torna-se impossível saber-se de fato sua respectiva graduação in natura, prevalecendo apenas a análise sensorial do produto final embalado para consumo. Por esse motivo, torna-se mero exercício de adivinhação supor a classificação dos grãos que foram utilizados em cada um deles, ou mesmo depreciar qualquer um deles apenas por achismo. Isso reforça a importância do trabalho realizado por esses grupos avaliadores, formados por profissionais treinados na função de atestar a qualidade do café que está sendo consumido no país. Como eu sei disso? Eu fui um dos caras que participou ativamente da elaboração do Selo Qualidade. Quanto ao produto definido como Especial, trata-se, presumo eu, de um blend elaborado com cafés originados de várias regiões e de terroirs distintos, razão pela qual está sendo apresentado dessa forma. Suponho tratar-se de produto de qualidade. Só isso explica a permissão que a empresa tem para estampar em sua embalagem o Selo Qualidade na categoria Superiores, não acha?
SELO KOSHER É um documento emitido paraatestar que o processo industrial de determinada empresa, em determinada linha de produção, obedece às normas específicas dieta Judaica Ortodoxa
Bacana Gabriel... Sabia dos selos superior.. gourmet etc.. não tinha me atentado que tambem tinha aqueles detalhes de sustentável, orgânico etc.... Aqui onde eu moro nos mercados quase sempre encontro o Gourmet tres corações cerrado mineiro.. gosto muito de usar ele na cafeteira italiana.. muito pratico por ja ser moido.. as vezes na correria não da tempo e tal ai vai logo o moido pra italiana e fica muito bom. 1+ 🥇
Boa tarde gostei do seu vídeo. Sou pequeno produtor de cafe em mg colho o café e trago para Belo Horizonte torro e vendo em pó café puríssimo más mesmo assim é dificil para vender
Parabéns pelo vídeo Gabriel! Esse três corações é maravilhoso. Depois se puder falar de um vídeo de uma pesquisadora que levou o café comum e um gourmet ao laboratório para analisar e o resultado foi que o gourmet também continha várias “impurezas”.
Já tem haha A 3C tem o Café Tribos com um Robusta Especial e o Melitta lançou um Conilon Especial na SIC ano passado e um outro na São Paulo Coffee Festival esse ano 😍
Estou tomando esses dias cafés de 86 ,88 pontos de produtores que ficam aqui pertinho.Tenho uma dúvida,pode existir cafés gourmets , superiores ou especiais sem classificação oficial,tipo quando compramos direto de algum produtor.
Parabéns, esclareceu bem, sobre os selos. Mas não falou de um selo muito importante, que a mais de 10 anos temos em nossa embalagem Vascafé, O SELO KOSHER ,
Achei você aqui !!! 🎉🎉🎉 Ainda bem que procurei entender os selos, estava com o evoluto do saco branco e fiquei cismada em levar gato por lebre. Já me inscrevi aqui pois estou começando a aprender a comprar o café e os motivos que eles ganham os espaços separados nas prateleiras. É tanta opção e preços diferentes que me perco. O tradicional é extra forte estão baratos não. Vale mais comprar os de melhor qualidade. Uso o Lor no cachimbo da Cafeteira e o sabor não é tão bom quanto passado no coador. Qual pó de café tem o melhor resultado para passar no cachimbo da Cafeteira doméstica prima latte ? Obrigadaaaaaaa
Primeiramente, muito obrigado pelo carinho! Fico feliz que esteja gostando. Valeu demais! Sobre sua pergunta, como o café espresso é um café mais potente e com uma taxa de extração grande. Tente usar um café de melhor qualidade, seja gourmet ou especial, e de torra média. Isso vai fazer com que a chance dele amargar diminua e o sabor seja mais equilibrado e mais complexo.
Nesse caso não dá pra afirmar sem degustar se é ruim. Só entrando em contato com a empresa e pedindo o laudo do degustador profissional (Q-Grader). Mas essa é a importância do selo. Sem ele o consumidor fica no escuro.
Lembrando que a categoria do Especial é de outra instituição que utiliza outro protocolo de avaliação. Muitos consideram o Especial superior ao Gourmet, pois o protocolo é mais rígido. Porém, há cafés que recebem ambas as classificações.
Amigo uma duvida, ja tomei esse cafe da Tres coracoes Gourmet e outros Gourmet porem eu achei fraco e pouco gosto ou ate cheiro de cafe. E necessario colocar mais po do que o modelo tradicional ou superior? Ultimamente so estou tomando Superior.
Pode ser que um café mais concentrado resolva sim. Como no início estamos acostumado com a "potência" dos cafés de categorias inferiores, achamos estranhos essa maior "leveza" dos cafés gourmets. Uma proporção que sempre indico é 20g para 200ml de água. Atente-se ao tempo dque está fazendo o café também; Se passar muito rápido ele tende a ficar mais fraco. Busque fazer o café ali entre 2 e 3 minutos.
Não é nada, tecnicamente falando 😅😅 É só um nome bonito que a marca se utilizou pra atrair uma atenção positiva para o produto. Não é errado usar, faz parte do marketing mesmo. O que não pode é usar dessas "palavras" de enaltecimento que se confundem com os nomes técnicos para confundir o consumidor. Como a Melitta que tem um café escrito "ESPECIAL" gigante na frente da embalagem. E na verdade é um café de categoria "SUPERIOR". Ou seja, não chega nem na categoria do Gourmet
Po esse café da Melitta especial me enganou. Vim procurar pq chegando em casa vi o selo Superior. Mas uma coisa não posso negar, o café é bom e infinitamente melhor que o Tradicional.
Pois é. Aí esse tipo de café, se já for moído, ficamos no escuro, sem saber se só tem café ali ou coisas estranhas ao café. Cafés com selo da ABIC pelo menos sabemos que passaram pela análise microscópica da instituição e que ali só tem café. Por isso o selo de pureza.
Sim, na verdade o café tradicional e extraforte de qualquer marca não vai ter a complexidade das demais classificações. Há muitos defeitos ali e a torra, por conta disso, é muito desenvolvida (muito escura), oq mata as características do café.
Porque o mercado desses cafés, em si, ainda é muito recente. Mas esse cenário já está mudando. Em muitos mercados de rede grande já estão com diversos tipos de cafés especiais.
@@piradosporcafe Achismo? Não jovem. Quanto ao café, me baseei em suas informações e quanto aos vinhos, os classificados como de reserva, são vinhos feitos para envelhecer e apenas 5% do que se produz de vinhos no mundo hj são vinhos feitos para envelhecimento, também chamados vinho de guarda. Assim como a Melita fez no ESPECIAL, alguns os produtores de vinhos chilenos fizeram algo semelhante. Para darem uma "enganada" no consumidor, em seus vinhos mais simples, como não podem usar a discriminação reserva, então colocam no rótulo RESERVADO!
@@piradosporcafe 3 corações, itau, cartao de todos nao apoiam o comunismo, socialismo… o Lula, então perderam meu dinheiro. Empresario q defende mais estado só se for amigo deles($). Eu e meu dinheiro compartilha da filosofia de John Galt💰
SELO KOSHER É um documento emitido paraatestar que o processo industrial de determinada empresa, em determinada linha de produção, obedece às normas específicas dieta Judaica Ortodoxa
Próximo de 70 anos e só agora estou sabendo tudo de bom sobre café.
Deus te abençoe por todos esclarecimentos e conhecimento.
👋👋👋👋👋👋👋👋
Muito obrigado pelas palavras, meu amigo! Nunca é tarde para começar a beber um bom café! ❤️☕️
Estamos embarcando nessa nova fase. Também estou aprendendo sobre café e estou achando muio interessante.
Obrigado pelo esclarecimento, somente agora com mais de 69.anos de idade estou apreciando melhores cafés, seu vídeo foi excelente.
Eu que agradeço seu comentário meu amigo! Obrigado, de verdade por apreciar o conteúdo. E nunca é tarde para começar a beber café bom! Qualquer dúvida só chamar que conversamos sobre café. Grande abraço!
Estou começando agora com 15, me sinto privilegiado 😅
Só tomo café gourmet há uns 7 anos. É um caminho sem volta
Sem dúvida!
O vídeo é tão bom quanto um café gourmet, refinado e especial. ☕️
Isso aí que é um elogio de verdade! Haha valeu demais irmão! 🙌🏽
Resumindo: o brasileiro toma o pior café do mercado, porém o Brasil produz os melhores cafés do mundo.
Já foi época. Hoje em dia já temos ótimos cafés, seja no mercado, seja na internet.
@@piradosporcafe então, qual café extra forte ou tradicional que tem um excelente sabor e qualidade nos grãos? Esse é o café dos brasileiros, infelizmente.
@@rodrigoalmeida9385 A partir do momento que vc generaliza sua frase se torna 100% errada! Eu sou brasileiro e não tomo esse café... no mercado tem um monte de café Gourmet e Especial. O problema é que UMA PARTE do brasileiro ainda não tem informação quando o assunto é café e não encara o café como um alimento, AINDA. Estamos aqui pra mudar esse cenário de pouco a pouco... Já tem muita gente entendendo isso e é só questão de tempo.
O café bom está lá... do ladinho do café extraforte e tradicional.
@@piradosporcafe exatamente, por isso que eu disse que o brasileiro não toma o café bom de qualidade, por que desconhece o café bom. Uma parte mínima consome o café de qualidade, que bom que está aumentando e essa informação, como no seu vídeo, vai chegando a mais e mais pessoas.
Positivo, experiência própria, estou trabalhando na máquina de beneficiar café e o pior vai fica no Brasil e o melhor vamos exportar.
Adorei! Muito didático... e, olha, eu nem sou pirada por café, mas acho elegante saber sobre o assunto...rs
hahaha o Café é o novo Vinho! haha Que bom que gostou. Muito obrigado!
Olá, Gabriel. Muito elogiosa sua iniciativa de esclarecer ao público consumidor sobre o significado dos selos Pureza e Qualidade. Todavia, há um pequeno equívoco em sua interpretação sobre o significado dos referidos selos. O Selo Pureza, criado pela ABIC em 1989, tem como objetivo garantir ao consumidor, através de testes laboratoriais, que aquele produto foi elaborado utilizando exclusivamente cem por cento café como matéria prima, a despeito da variedade, isto é, tanto faz se arabica e/ou robusta (conilon). Isso significa que o produto que estampa o Selo Pureza não contêm a adição de matérias primas de origem vegetal distinta em sua elaboração. Para utilizar o Selo Pureza a ABIC exige que o produto apresente o limite máximo de 1% de impurezas intrínsecas, isto é, da mesma origem, tais como cascas, coco (cereja seca não beneficiada), marinheiros (grãos no pergaminho) e de impurezas extrínsecas, isto é, paus, pedras, torrões, etc., provenientes colheita das cerejas que entram em contato com o solo através da apanha conhecida como varrição, em sua composição. Note que o objetivo do Selo Pureza é bem diferente do Selo Qualidade, criado posteriormente no Sindicafé, em São Paulo, e colocado em prática à partir de 2004 pela ABIC. Diferente do Selo Pureza, o Selo Qualidade atesta, como diz o nome, a quantidade do café que o consumidor está levando pra casa. Um dos parâmetros principais adotados para avaliação é a análise sensorial do produto. Essa análise é realizada por grupos avaliadores especialmente treinados para isso. Segue o link abaixo para consulta:
www.abic.com.br/certificacoes/qualidade/
Ambos os selos têm como objetivo oferecer ao consumidor uma orientação clara sobre o café que ele está adquirindo. No caso específico do Selo Qualidade, por se tratar de segredo industrial, os grupos avaliadores não tem acesso aos grãos que compõe o blend, portanto, torna-se impossível saber-se de fato sua respectiva graduação in natura, prevalecendo apenas a análise sensorial do produto final embalado para consumo. Por esse motivo, torna-se mero exercício de adivinhação supor a classificação dos grãos que foram utilizados em cada um deles, ou mesmo depreciar qualquer um deles apenas por achismo. Isso reforça a importância do trabalho realizado por esses grupos avaliadores, formados por profissionais treinados na função de atestar a qualidade do café que está sendo consumido no país. Como eu sei disso? Eu fui um dos caras que participou ativamente da elaboração do Selo Qualidade.
Quanto ao produto definido como Especial, trata-se, presumo eu, de um blend elaborado com cafés originados de várias regiões e de terroirs distintos, razão pela qual está sendo apresentado dessa forma. Suponho tratar-se de produto de qualidade. Só isso explica a permissão que a empresa tem para estampar em sua embalagem o Selo Qualidade na categoria Superiores, não acha?
Correção: ... a qualidade do café que o consumidor está levando pra casa...
Entrei na onda de experimentar alguns cafés de todas as categorias. É simplesmente um caminho sem volta.
Assustador né irmão haha
Ótima explicação! Obrigado!
Que bom que te ajudou! 😊
SELO KOSHER
É um documento emitido paraatestar que o processo industrial de determinada empresa, em determinada linha de produção, obedece às normas específicas dieta Judaica Ortodoxa
Muito obrigada pela explicação completa! Também agradeço a recomendação dos três corações, vou experimentar...
Boa! Vai curtir! Depois me diz o que achou. Abraço
Valeu me ajudou muito eu só bebia o tradicional
Fico muito feliz Maria José. Que bom que gostou! 🥰
Muitas informações boas e foi direto ao ponto ! Ótimo vídeo
Obrigado demaaaais!
Belíssima aula! Obrigado.👏👏👏👏
Bacana Gabriel... Sabia dos selos superior.. gourmet etc.. não tinha me atentado que tambem tinha aqueles detalhes de sustentável, orgânico etc.... Aqui onde eu moro nos mercados quase sempre encontro o Gourmet tres corações cerrado mineiro.. gosto muito de usar ele na cafeteira italiana.. muito pratico por ja ser moido.. as vezes na correria não da tempo e tal ai vai logo o moido pra italiana e fica muito bom. 1+ 🥇
Isso aí cara! Café moído tem suas vantagens!
@@piradosporcafe esqueci de de mencionar o valor.. 12...13 reais.. 250g é muito barato
Gostei
Muito bom vídeo.
Valeu! 😊
Boa tarde gostei do seu vídeo. Sou pequeno produtor de cafe em mg colho o café e trago para Belo Horizonte torro e vendo em pó café puríssimo más mesmo assim é dificil para vender
Muito obrigado amigo
Seu vídeo ficou perfeito.
Curti muito. Algumas coisas aprendi na raça e sempre aprendendo coisas novas.
Conteúdo devidamente compartilhado 😅
Valeeeeeeu demais irmão! 🤜🤛🔥☕️
Ainda ficou muitas dúvidas, faz um vídeo mais detalhado explicando melhor
Parabéns pelo vídeo Gabriel! Esse três corações é maravilhoso.
Depois se puder falar de um vídeo de uma pesquisadora que levou o café comum e um gourmet ao laboratório para analisar e o resultado foi que o gourmet também continha várias “impurezas”.
Cara, muito interessante ein. Teria o link do vídeo aí? Obrigado
@@piradosporcafe acho que é Laura Castanharo o nome dela, vou ver se acho o link e coloco aqui.
Um bom café e bebida mole tipo 4 peneira 16 torra media sem agua para resfriamento.
Como fazemos para verificar esses quesitos ?
Obrigado
Eu torço pra que marcas como a 3 e Mellita tragam Conilon gourmet.
É uma experiência muito boa.
Já tem haha
A 3C tem o Café Tribos com um Robusta Especial e o Melitta lançou um Conilon Especial na SIC ano passado e um outro na São Paulo Coffee Festival esse ano 😍
@@piradosporcafe Caramba do atrasado kkkk
Faltou ter ido no SP Coffe Festival esse ano .
Valeu!!!
Parabéns, Gabriel!
Mais um vídeo top!
Muito obrigado, Beta! Que bom que gostou! 🥰☕️❤️
Muito top o vídeo, bem esclarecedor!
Valeeeeu irmão! TMJ!
Muito bom!
Excelente analise
Obrigado pelo elogio
Estou tomando esses dias cafés de 86 ,88 pontos de produtores que ficam aqui pertinho.Tenho uma dúvida,pode existir cafés gourmets , superiores ou especiais sem classificação oficial,tipo quando compramos direto de algum produtor.
Existe esse sul de minas em cápsulas da tres corações ou semelhante?
Obrigada por todo rico ensinamentos
Eu que agradeço o carinho! 😊
Parabéns, esclareceu bem, sobre os selos.
Mas não falou de um selo muito importante, que a mais de 10 anos temos em nossa embalagem Vascafé, O SELO KOSHER ,
Não tinha conhecimento desse selo, meu amigo. Por isso gosto sempre de ler os comentários e interagir. Aprendo muito vocês! Valeu mesmo! 👏🙌
Parabéns. Ótimo conteúdo
Muito obrigado irmão!
Achei você aqui !!! 🎉🎉🎉 Ainda bem que procurei entender os selos, estava com o evoluto do saco branco e fiquei cismada em levar gato por lebre. Já me inscrevi aqui pois estou começando a aprender a comprar o café e os motivos que eles ganham os espaços separados nas prateleiras. É tanta opção e preços diferentes que me perco. O tradicional é extra forte estão baratos não. Vale mais comprar os de melhor qualidade. Uso o Lor no cachimbo da Cafeteira e o sabor não é tão bom quanto passado no coador. Qual pó de café tem o melhor resultado para passar no cachimbo da Cafeteira doméstica prima latte ? Obrigadaaaaaaa
Primeiramente, muito obrigado pelo carinho! Fico feliz que esteja gostando. Valeu demais!
Sobre sua pergunta, como o café espresso é um café mais potente e com uma taxa de extração grande. Tente usar um café de melhor qualidade, seja gourmet ou especial, e de torra média.
Isso vai fazer com que a chance dele amargar diminua e o sabor seja mais equilibrado e mais complexo.
@@piradosporcafe valeu pela dicaaaaaaaa. Uhuuu
Vídeo excelente, Gabriel! Super esclarecedor.
Muito obrigado, meu amigo! Que bom que curtiu! 🙌
Comprei hj dois pacotinhos de café solúvel Pilão (sem selo). Quer dizer q comprei um café ruim? 😮
Nesse caso não dá pra afirmar sem degustar se é ruim. Só entrando em contato com a empresa e pedindo o laudo do degustador profissional (Q-Grader).
Mas essa é a importância do selo. Sem ele o consumidor fica no escuro.
👏👏👏👏👏👏👏👏
😁😁😁
Já baixei o aplicativo
Boaaaa! Eu viciei um tempo com ele 😅
❤❤❤❤
3:45
A ordem seria Tradicional/Extraforte -> Superior -> Especial -> Gourmet?
Não. Extraforte/Tradicional --> Superior --> Gourmet --> Especial
Lembrando que a categoria do Especial é de outra instituição que utiliza outro protocolo de avaliação.
Muitos consideram o Especial superior ao Gourmet, pois o protocolo é mais rígido.
Porém, há cafés que recebem ambas as classificações.
Entendi, muito obrigado pela aula! Você manja demais!
@@piradosporcafeQual categoria seria um café que vem escrito, premium? O Fran's Café da três corações é premium e não tem selo algum. 🤷🏽♀️
otimo video
Muito obrigado, meu amigo!
Conteúdo incrível mano 🚀🚀🚀
Valeeeeu , irmão! TmJ!
E os liofilizado ?
Amigo uma duvida, ja tomei esse cafe da Tres coracoes Gourmet e outros Gourmet porem eu achei fraco e pouco gosto ou ate cheiro de cafe. E necessario colocar mais po do que o modelo tradicional ou superior? Ultimamente so estou tomando Superior.
Pode ser que um café mais concentrado resolva sim. Como no início estamos acostumado com a "potência" dos cafés de categorias inferiores, achamos estranhos essa maior "leveza" dos cafés gourmets. Uma proporção que sempre indico é 20g para 200ml de água.
Atente-se ao tempo dque está fazendo o café também; Se passar muito rápido ele tende a ficar mais fraco. Busque fazer o café ali entre 2 e 3 minutos.
Obrigado pelas dicas amigo, vou fazer isso. Parabéns pelo canal.
No minuto 8:50 faltou só o “Hoje, no globo repórter” kkk
Hahahaha na hora da edição pensei isso Tb 🤣🤣🤣
O que é um café premium?
Não é nada, tecnicamente falando 😅😅
É só um nome bonito que a marca se utilizou pra atrair uma atenção positiva para o produto. Não é errado usar, faz parte do marketing mesmo.
O que não pode é usar dessas "palavras" de enaltecimento que se confundem com os nomes técnicos para confundir o consumidor.
Como a Melitta que tem um café escrito "ESPECIAL" gigante na frente da embalagem. E na verdade é um café de categoria "SUPERIOR".
Ou seja, não chega nem na categoria do Gourmet
Explica melhor sobre esses selo com mais detalhes
olá!...
O café da ORFEU CAFÉS ESPECIAIS ... a sua opinião sobre Ele.?
São muito bons! Eles estão fazendo um belo trabalho tb.
E os liofilizados? E os soluveis?
Há uma classificação à parte. Assim como a forma de degustação tem protocolo diferente. Falei deles quando tratei especificamente do café solúvel.
Po esse café da Melitta especial me enganou. Vim procurar pq chegando em casa vi o selo Superior. Mas uma coisa não posso negar, o café é bom e infinitamente melhor que o Tradicional.
Isso é mesmo, meu amigo! Apesar desse vacilo deles, o café é bom sim
Comprei um cafe da marca Presidente e nao tem nenhum celo.
Pois é. Aí esse tipo de café, se já for moído, ficamos no escuro, sem saber se só tem café ali ou coisas estranhas ao café.
Cafés com selo da ABIC pelo menos sabemos que passaram pela análise microscópica da instituição e que ali só tem café. Por isso o selo de pureza.
Eu tomo cafe tradicional 3 corações mas naobtem dabor nenhum nao gosto
Sim, na verdade o café tradicional e extraforte de qualquer marca não vai ter a complexidade das demais classificações. Há muitos defeitos ali e a torra, por conta disso, é muito desenvolvida (muito escura), oq mata as características do café.
Porque os cafés especiais são difíceis de encontrar? Especial só encontra na internet e não acha nos mercados por aí
Porque o mercado desses cafés, em si, ainda é muito recente. Mas esse cenário já está mudando. Em muitos mercados de rede grande já estão com diversos tipos de cafés especiais.
Sempre pensei que o plural de café fosse cafézes .
Mas é. Eu que falei errado.
Pode ser cafés.
Especial no rótulo do café é a mesma cilada que Reservado nos rótulos de vinhos chilenos!
E qual o fundamento disso? Só achismo?
@@piradosporcafe Achismo? Não jovem. Quanto ao café, me baseei em suas informações e quanto aos vinhos, os classificados como de reserva, são vinhos feitos para envelhecer e apenas 5% do que se produz de vinhos no mundo hj são vinhos feitos para envelhecimento, também chamados vinho de guarda. Assim como a Melita fez no ESPECIAL, alguns os produtores de vinhos chilenos fizeram algo semelhante. Para darem uma "enganada" no consumidor, em seus vinhos mais simples, como não podem usar a discriminação reserva, então colocam no rótulo RESERVADO!
@ mas no caso do Melitta não é especial, mas sim superior. Só que eles tb tem cafés com selo de especial certificado pela SCA. Não entendi
Fiquei especialista em balela sobre café obrigado.
De nada!
Já surgiram os cafés trans, eles são tradicionais mas se sentem especiais...
HAHAHAHAHA
Três corações é fraco, quem gosta não teve acesso ainda bons cafés
Ooooou é o gosto da pessoa e quem somos nós pra dizer o contrário
COLOCAR O NOME ESPECIAL NA FRENTE DA EMBALAGEM, É MANOBRA MAL INTENSIONADA.
PROPAGANDA ENGANOSA.
Gourmet tem um gosto muito ruim
3 corações compra mais nao pq eles financiam o crime… nine
Eita, sério? Conte-me mais!
@@piradosporcafe 3 corações, itau, cartao de todos nao apoiam o comunismo, socialismo… o Lula, então perderam meu dinheiro. Empresario q defende mais estado só se for amigo deles($). Eu e meu dinheiro compartilha da filosofia de John Galt💰
@@showincrivelHmmm... Bom saber.
SELO KOSHER
É um documento emitido paraatestar que o processo industrial de determinada empresa, em determinada linha de produção, obedece às normas específicas dieta Judaica Ortodoxa
Legal demais! Vou pesquisar mais sobre ele. Obrigado!