POR QUE MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS MORREM MAIS?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2022

Комментарии • 219

  • @patriciavidalcambraia3160
    @patriciavidalcambraia3160 6 месяцев назад +32

    Obrigada por esse vídeo, ele me descreveu! Tão bom ver e ouvir esses dados, porque ninguém dá credibilidade para nossos sofrimentos e, muitas vezes, já fui até xingada de “vagabunda” pelo meu ex por não conseguir conciliar meu dia a dia com um emprego. Eu sempre trabalhei, sou psicóloga e pedagoga, mas minhas duas filhas com necessidades especiais são minha prioridade… Muito confortante ver que tudo o que eu sinto tem base científica, não é frescura como dizem! Escrevo com lágrimas nos olhos… Obrigada!

    • @estrelaestrelavideosdivers1950
      @estrelaestrelavideosdivers1950 Месяц назад

      Verdd. É vc por vc!!! Eu comentei com minha mãe sobre eu ser tbm pois nunca procurou um tratamento para mim. Ela me disse q eu sou inteligente, com todas as crises q eu tenho é já tive. Se eu soubesse q seria autista eu não teria filhos. Mas amo meus filhos óbvio. Mas tenho dois autistas.
      Eu não posso nem chorar ,pois sou chamada de fresca. Falam q eu nunca estou bem. Sofro de depressão devido aos problemas e até de ruim já fui chamada!

  • @rogeriamenezes858
    @rogeriamenezes858 5 месяцев назад +10

    Meu Deus socorre essas mulheres que são mães de autistas em nome de Jesus.
    Tenho um sobrinho autista,Deus continue abençoando o senhor,minha cunhada que realmente se sente exausta me indicou para assistir o senhor.

  • @nara610
    @nara610 7 месяцев назад +15

    Seria importante uma mobilização para um projeto de lei que desse aposentadoria pra essas mães com filhos com problemas de saúde, porque elas só conseguiriam cuidar dos filhos e precisam de ajuda financeira, e elas adoecem.

    • @osimarroveda9631
      @osimarroveda9631 2 месяца назад

      Cônjuge também,passo lutas com meu esposo, cansada de tomar grandes prejuízos ,ansioso demasiadamente, (autismo 2)não sabe fazer negócios,confia em todos,sua palavra basta, não vê perigo nem dificuldade em nada. Me sinto esgotada.

  • @suelylaura4168
    @suelylaura4168 Год назад +18

    A sensação que eu tenho é de que vou acabar morrendo mesmo... me sinto muito fraca e cansada!!! Tenho fibromialgia e dois filhos autistas e no eletroencefalograma dos dois deu epilepsia... minha pequena tem convulsões leves, meu filho nunca teve, mas fico atenta... 😭

  • @lufantato7936
    @lufantato7936 Год назад +27

    Sou mãe de autista e vivo completamente só com ele . Ainda vejo mães em situações piores, com filhos de grau mais elevado. Acho q a única solução é ter uma casa de apoio p essas crianças com autismo severo. A mãe vai morrendo aos poucos, cuidando de um autista agressivo

    • @ronaldocatarinense12
      @ronaldocatarinense12 3 месяца назад

      Concordo, uma casa de repouso onde eles pudessem ficar, pois a vida dessa mães acaba sendo sugada.

  • @renatasouzasilva2232
    @renatasouzasilva2232 7 месяцев назад +8

    Tenho um vizinho de porta TEA, três anos sou agente de saúde da família tbm, a mãe já desconfiava e pediu minha opinião passei a observar, realmente muitas características, como seletividade alimentar, andar nas pontas dos pés e outras . Pedi pra que ela procurasse neuropediatra depois outros especialistas deram o diagnóstico onde foi constatado o TEA essa mãe entrou num desespero, eu só pedi a família deixe ela viver esses momento, hj ela já era da educação se dedica a aprender como lhe dá melhor com o filho , e teve vizinhos reclamando das crises do pequeno. E eu fui esclarecer o pq os pais acharam que realmente fazia barulho, enfim cada mês aparece mas crianças com TEA, ...

  • @jesselopes9110
    @jesselopes9110 Год назад +24

    EU ACABEI ME RELACIONANDO COM UMA MÃE QUE TEM UMA CRIANÇA ASSIM, E EU ESTUDO PSICOLOGIA E EU ACABEI NOTANDO TUDO ISSO QUE O DOUTOR ESTÁ FALANDO NO VIDEO. E TODO DIA ELA CHORA EXAUSTA.

    • @gaby6128
      @gaby6128 Год назад

      Vcs continuam juntos?

  • @blindadapordeus2590
    @blindadapordeus2590 Год назад +31

    Só o Senhor pra nós sustentar de pé !! E olha quê a minha filha e grau leve . 😢

  • @vaninhaalvesvaninha6979
    @vaninhaalvesvaninha6979 Год назад +37

    Sou uma mãe guerreira e já passei por vários preconceitos dentro de sacolão e supermercados. Mas não baixo a cabeça se tiver que defende meu filho vou defender.

    • @gaby6128
      @gaby6128 Год назад +6

      O q seria preconceito nesses casos? Um olhar ?

  • @silviarangel4353
    @silviarangel4353 Год назад +12

    Tinhamos uma vizinha com fous filhos autistas severos. Gritavam dia e noite e os vizinhos ja nao aguentavam mais. As reclamacoes goram tantas que em alguns anos ele se mudou. Eles tinham uma vondicao financeira muito boa. Passou-se anos e um fia fomos em um lar que recebem criancas autistas e deficientes que nao tem mais parentes para doações ( fraldas, remédios, comida) e la estavam os filhos dos meus antigos vizinhos atirados em um canto gritando. Me deu muita dó pq antes tinham tido e agora nada.

  • @likeee8466
    @likeee8466 Год назад +9

    O nosso nível de estresse é muito grande, isso com certeza, tem um grande impacto na saúde

  • @tatianesiqueira5967
    @tatianesiqueira5967 Год назад +30

    Triste, mas acredito que seja sim uma realidade muito presente. Eu como mãe de uma criança com TEA, digo que antes eu cuidava melhor da minha saúde, e hoje em dia não acho tempo para fazer exames rotineiros, que deveria ser feito anualmente.

    • @adrianarosa1400
      @adrianarosa1400 Год назад +6

      Parabéns Dr Paulo liberalesso por ter essa preocupação. Eu vejo muito necessário um ambiente específico para tratar essas mulheres e acho tbm q as próprias clínicas multidisciplinares devem oferecer esse tratamento,pois não estão olhando para quem cuida ,entendo q mal olham para os q precisam ser cuidados,imagina para quem cuida de outros com necessidades especiais....triste realidade! Parabéns por levantar esse assunto.

  • @JanaTaliani
    @JanaTaliani Год назад +114

    Olá, dr Paulo, boa tarde. Exatamente, sou mãe de 03 crianças autistas severos e não-verbais. Não tenho nenhuma rede de apoio ou qualquer benefício sobre os direitos deles, sempre negados. Desde assistência médica, exames (minha filha de 7 anos, tem suspeita de Rett e diagnóstico de Cid F72 e F84), intervenção adequada...enfim, busco tudo que posso para auxiliar da melhor maneira, mas realmente a anulação à família é gigantesca, inclusive por parte da sociedade. É muito triste essa realidade.

    • @gaby6128
      @gaby6128 Год назад +2

      Que mal vc fez p merecer isso?

    • @JanaTaliani
      @JanaTaliani Год назад +43

      @@gaby6128 mal???? Não vejo mal nenhum em ter filhos autistas!! O que vejo é um desgoverno com mal uso de verbas e políticas públicas que são lindas somente no papel. Se fossem aplicadas todas as leis e benefícios de tratamento em escolas especiais, públicas e particulares. Um sistema de saúde que realmente funcionasse com a rapidez que eles precisam e se houvesse um programa para adultos especiais e um acompanhamento sério com os pais desde o início do diagnóstico.....com toda certeza esse quadro mudaria e muito pra melhor. Não lamento e nem me arrependo de ser mãe de 3 autistas.

    • @mariadasgracasfigueiredo4712
      @mariadasgracasfigueiredo4712 Год назад +20

      Meus pais morreram e eu fiquei responsável por minha irmã caçulacom síndrome de Dow.sao 45 anos cuidando,minha vida se limitou muito.Meus irmãos não compartilharam comigo esse cuidado.Hoje ela está acamada ha 6 anos com demência.Meu nível de estresse e lá em cima .tenho 74 anos e ela 65.

    • @mariadasgracasfigueiredo4712
      @mariadasgracasfigueiredo4712 Год назад +4

      Obrigada dr. pelas informações.

    • @maternidadeeproposito
      @maternidadeeproposito Год назад +21

      Que comentário desnecessário e EXTRAMAMENTE INFELIZ o seu. @gaby6128 🤦‍♀️. Reflita mais sobre o que vc acabou de escrever. Quer dizer que todas as mães que são atípicas estão pagando algum mal? A propósito, eu vejo o mal em uma pessoa que se presta a escrever palavras como a sua ao invés de acolhe-la. 😢 misericórdia da sua vida!

  • @Sia_hz
    @Sia_hz 9 месяцев назад +9

    Eu e meu esposo somos autistas e pais de duas crianças autistas, e é bem complicado, temos muita ansiedade e preocupação. E nos sentimos muito cobrados por parentes, é uma cobrança pra sermos iguais a eles, como pais, como filhos, esposo e esposa.. sempre criticam nosso comportamento em tudo e ficam nos culpando por não socializar tanto com eles. Mas quem gosta de estar perto de pessoas que só vêem os seus defeitos? E ficam olhando com aquele olhar de reprovação.. é complicado demais! Acho que a cobrança em cima dos pais prejudicam muito e afetam a saúde. Ano passado eu quase morri, meu apêndice supurou, tive complicações pós cirúrgico mas graças a Deus deu tudo certo! Somos autistas e eles são os amores da minha vida❤ o chato é pessoas que não entendem vir cobrar tanto da gente.

  • @gelimesquita5361
    @gelimesquita5361 Год назад +36

    Exatamente doutor!
    Hoje eu sou mais cansada, ansiosa e com apenas quarenta anos. Graças a Deus não tenho problemas de saúde, mas tenho queda de cabelo mesmo não tendo nenhuma alteração hormonal.
    E como agradeço por ser só a queda de cabelo 🤣🤣🤣, tenho amigas tomando mais de um ansiolítico por dia.
    Meu filho tem nove anos e autismo nível 2 e deficiência intelectual moderada.
    Não fala, não entende, não lê e não escreve.😢

    • @DianaSilva-pq8yx
      @DianaSilva-pq8yx Год назад +1

      A minha filha tem 26 anos, é autista moderada desse mesmo jeito aí, não fala, não escreve, não ler

  • @leninhamendes-co9bh
    @leninhamendes-co9bh 2 месяца назад +2

    Obrigada dr.essa informação é muito importante. Tenho um filho,hoje com 26 anos,diagnosticado com autismo aos 19,concluiu o ensino médio e sofreu muito com a dificuldade nos estudos,onde os colegas de classe não entendiam quando ele não concordava com as brincadeiras e isso afastava a possibilidade de interagir. Terminou os estudos,é um autista leve,mas com muitas lembranças negativas sobre amizade,na verdade,as escolas deveriam dá esse apoio a família. Grata por esse informação,vou cuidar mais da minha saúde.

  • @geferreira32
    @geferreira32 11 месяцев назад +7

    Isso é verdade além do cansaço mental eu terminei tratamento câncer no ovário...é uma luta

  • @carinaalmeida9297
    @carinaalmeida9297 Год назад +8

    Tenho um filho com autismo ja tem 13 anos minha mãe levou ele pra fica com ela o que aconteceu comigo mi curei da insônia 😢agora ela que ta com insônia

  • @marinaromanconsultora
    @marinaromanconsultora Год назад +32

    Sou mãe de autista e tbm vítima de Violência Doméstica, hoje faço uso de medicamentos pra ansiedade e depressão. Só Deus por nós sabe. Obrigada Dr pelo seu vídeo.

  • @ronaldodealmeida5823
    @ronaldodealmeida5823 Год назад +28

    Sou pai de uma cça de 4 anos autista, não convivo com a mãe, porem além de dar todo suporte financeiro a ele como medicamentos, fraldas alimentação e assistência medica, pago o inss da mãe porque já percebi que ela pode adoecer em qualquer momento... é muito desgastante tanto psíquico quanto físico. Parabéns pelo seu olhar holístico em relação aos que se dedicam aos nossos pequenos diferentes e O grande Arquiteto do Universo sempre o ilumine em sua brilhante carreira de medicina.

    • @kellysene6537
      @kellysene6537 11 месяцев назад +3

      Olha segurou de vida da AZOS. Cobre auxílio funeral, invalidez parcial e permanente e é baratinho. Fiz pra mim não para deixar dinheiro de herança, mas para me resguardar caso venha a me adoecer. Deixei o valor mínimo para cada filho e para me proteger caso fique doente. Pago 37 por mês.

    • @vivianebatista3462
      @vivianebatista3462 7 месяцев назад

      Você está de parabéns por suas atitudes,se todos pais de autista fizesse isso as suas ex companheiras elas sofreriam menos.

    • @laracristina2377
      @laracristina2377 5 месяцев назад +1

      Parabéns pela sua atitude. Vai além da atitude de um pai, mas de um Homem de verdade !

    • @greisevieira2070
      @greisevieira2070 5 месяцев назад

      Parabéns! Grande pai e ser humano! O pai do meu filho, não está nem aí pata ele! Estou sozinha na luta diária! Cansada, as vezes acho que vou enlouquecer!

    • @marcyanelauretti
      @marcyanelauretti 4 месяца назад

      Você não só cumpre com suas obrigações de pai perante a sociedade, vc também tem a empatia ,se colocar no lugar do outro,algo muito raro infelizmente em alguns homens.

  • @deboracostabilericci1080
    @deboracostabilericci1080 Год назад +15

    Isso pq não houve referência ao suicídio entre mães atípicas...

  • @paulaschild6584
    @paulaschild6584 Год назад +9

    Sou mae atipica, nao tenho rede d apoio, o pai do meu filho nao aparece nem nos dias de visitas, meu menino tem autismo nivel 3, tdah, iperativo, deficiencia intelectual e transtorno do sono. Estou exausta mesmo com as medicaço3s meu pequeno fica dias sem dormir😢😢. O q me segura ainda viva é o amor q sinto por ele e o medo d nao cuidarem dele como eu cuido . Larguei meu trabalho para cuidar dele e tbm tive o beneficio negado 😢

    • @Carla-ye7se
      @Carla-ye7se 5 месяцев назад

      Estou na mesma situação q vc, sozinha com uma filha autista nível 3. Porque seu benefício foi negado?

  • @suzete13
    @suzete13 11 месяцев назад +7

    Impressionante Dr. realmente as emoções que uma mãe especial são tão profundas que com certeza deixam marcas físicas. Enquanto grávidas a expectativa, quando nascem a surpresa e o medo com os comportamentos diferentes do "padrão", no dia a dia a luta da aceitação e aprendizado. São sentimentos diversos, um looping eterno. Que Deus cuide de nós mães especiais ❤

  • @nilmaraguedes1431
    @nilmaraguedes1431 5 месяцев назад +3

    Vdd tudo que vc falou quando as crises vêm as vezes choro junto com minha filha de 9 anos por dentro pra ela não vê eu chorar: pois quem cuida de uma criança com deficiência intelectual tipo autistas sofrem muito todos dias.

  • @MariaAparecida-gd5eh
    @MariaAparecida-gd5eh Год назад +4

    Que o nosso senhor Jesus Cristo possa abençoar e fortalecer todas as mamães especiais desses comentários ❤

  • @PriscillaSFrancisco
    @PriscillaSFrancisco 8 месяцев назад +8

    Concordo em tudo doutor.. tive um filho com síndrome de Angelman, muitas convulsões, criei sozinha, fiz absolutamente tudo pelo meu filho. Passamos por inúmeras internações. Mas infelizmente ele faleceu este ano (2023) e sinto que minha vida acabou. Adoraria ter ido junto. Mas tenho duas filhas que também precisam de mim..

    • @ronaldocatarinense12
      @ronaldocatarinense12 3 месяца назад +1

      Eu sei que um comentário de internet não adianta porra nenhuma, mas te desejo toda a força do mundo. Espero que suas filhas sejam saudaveis e te deem muitas alegrias. Você fez o que pode pelo seu filho, estou certo disso. Tente curtir um pouco a vida agora que tanto lhe foi negada, certamente você merece.

  • @mariacosta7536
    @mariacosta7536 5 месяцев назад +3

    Excelente abordagem. Sou dentista, atendi por vinte anos (2001-2020) mais de 5 mil pacientes com deficiência intelectual, física e comportamental em um hopital público de Brasilia, Pude observar de perto e compartilhar toda luta e sofrimento dessas mães, em sua maioria as principais ou solitárias cuidadoras desses indivíduos. Também meu segundo filho tem paralisia cerebral mas graças a Deus e a todos os nossos esforços em buscar ajuda de pessoas iluminadas, agora aos 33 anos encontra-se bastante reabilitado, formado em Direito, casado, trabalhando concursado, etc . Agora estou aposentada da clínica mas sigo fazendo um mestrado e doutorado cujo tema é o manejo comportamental de pacientes autistas através da intervenção da medicina homeopática nos disturbios de ansiedade. Esta intervenção da homeopatia, utilizei na clínica com 250 autistas, com ajuda dos médicos homeopatas do SUS, que os beneficiou muitíssimo não somente no manejo comportamental dos pacientes durante o traatamento ambulatorial mas em suas atividades de vida diária. Muitos dos cuidadores (pais/responsável) buscaram para si esse tratamento e obtiveram ótimos resultados. Quanto a meu filho, foi tratado pela homeopatia dedes os 4 anos e eu mesma, em diversas ocasiões até o momento. Ao Dr. Paulo, deixo um grande abraço por sua sensibilidade e competencia na abordagem do tema.

    • @Lizakrause1976
      @Lizakrause1976 4 месяца назад

      Olá, gostaria de saber mais sobre homeopatia para Autistas, meus filhos são TEA nível 1, o maior não foi passado terapias, só um passiflora, e o menor só as terapias ABA e TO.
      Obrigada

    • @user-dw8fu3kp7f
      @user-dw8fu3kp7f Месяц назад

      Oi, como faço pra saber maos sobre isso que vc falou, minha filha tem autismo severo

  • @prieducacao
    @prieducacao 3 месяца назад +1

    Que bom trazer este tema com base científica ao conhecimento de todos. Sou mãe atípica e também sou autista. Realmente me sinto assim. Além disso tenho mais 2 filhos neurotípicos.

  • @trigemeosmiguelgabrielemar2887
    @trigemeosmiguelgabrielemar2887 Год назад +13

    Obrigada Doutor!! Chorei demais com este vídeo. Estou passando por isso, tenho muito medo de deixar meus filhos desamparados.

  • @deborahelenaperalta616
    @deborahelenaperalta616 Год назад +7

    Acho que todas as mães de crianças neurotipicas, deveriam ter acompanhamento psicológico. Imagino a ansiedade, o stress emocional que passam. Porém tenho uma filha sem deficiências e vejo que muito se mistura na cabeça das mães neurotipicas. Certos comportamentos, como desobediência, birra, ataques físicos são comuns em qualquer criança. Inclusive, preconceitos sociais e exclusão.

  • @adeliadecastro4887
    @adeliadecastro4887 Год назад +7

    O estresse delas é muito elevado!

  • @leogame581
    @leogame581 10 месяцев назад +3

    É vdd. Sou ame de autista grau 2 ñ verbal, de 2 anos e 8 meses. Toma medicação e ainda sim é difícil pra mim. Agradeço à Deus q me dá forças todos os dias pra cuidar da minha família.

  • @marilialima9248
    @marilialima9248 10 месяцев назад +4

    Obrigado! Sentir que tem alguém que nos vê, é reconfortante 😢

  • @gleycesimone1393
    @gleycesimone1393 Год назад +14

    Depois do diagnóstico do meu filho nós corremos atrás de todo suporte. Fazemos de tudo.
    Mas não consigo me sentir a mesma, corro o dia td pra lá e pra cá, vivo cansada me chateio com pouca coisa, sinto falta das minhas amigas que se afastaram, Muitas vezes me sinto sozinha. As vezes me culpo por tudo isso. Quando tem algum evento não fico confortável e não consigo me enturmar. Me sinto perdida e sem saber direito oque fazer.😢

    • @andreiaferreira2791
      @andreiaferreira2791 7 месяцев назад +2

      Essas amigas que você sente falta não era suas amigas. Você está precisando de um novo ciclo de amizade. O seu melhor amigo é o seu filho aproveite e curte os momentos com ele.

    • @JoelmaSilva-yw6nd
      @JoelmaSilva-yw6nd 7 месяцев назад

      ​@@andreiaferreira2791 verdade

    • @JoelmaSilva-yw6nd
      @JoelmaSilva-yw6nd 7 месяцев назад +1

      @Gleycesimone1393 tenho um filho autista tbm de 4 anos e todos os dias corro atrás de terapias e não consigo é só não que agente recebe 😢😢

  • @elizabetemartinsdossantosa6180
    @elizabetemartinsdossantosa6180 Месяц назад

    Exatamente isso. Exaustão mental que recai sobre o corpo com várias doenças. Mas acredito que seja o destino de cada pessoa para melhorar como ser humano. Me agarro a isso.

  • @user-lm7tl3jw1g
    @user-lm7tl3jw1g 5 месяцев назад +3

    Meu Deus as vezes acho w não vou dar conta
    Eu amo meu filho
    Mas tô mt cansada
    Esgotada

  • @biafernandez
    @biafernandez 2 месяца назад +1

    Sou mãe de autista e tenho uma filha menor de uma ingravidez não planejada e outra mais velha ... Ele tem crises de choros e terror noturno, eu fico doente a cada 2 meses estou exausta. Vizinhos reclamando eu cansada ninguém ajuda só piora a situação. O Dr explicou exatamente oque eu passo.

  • @noelmalago3052
    @noelmalago3052 Год назад +9

    Eu acompanho uma mãe atípica aqui no YT q tem uma filha de 7 anos com autismo severo. A criança adora cantar, tem um vozeirão. Tem vizinhos q são verdadeiros demônios, vivem enchendo o saco da mãe q cria a filha sozinha, vivem fazendo denúncias ao conselho tutelar, com falsos testemunhos contra ela, a síndica proíbe a criança de ir no play do condomínio...se fosse eu já tava presa, pq quebrava a cara de todos eles!

  • @sheillamello191
    @sheillamello191 5 месяцев назад +2

    É a pura verdade tem dia que eu não aguento

  • @rafaeladecarvalho-ke9zk
    @rafaeladecarvalho-ke9zk 4 месяца назад +2

    Exatamente assim!!! Mas imagine se a mãe tem autismo nível 1 e tem que ajudar sua filha autista nivel 3 em desenvolver habilidades sociais! E cada vez que se esforça também tem tipo uma ressaca social no dia seguinte.muito obrigado por esse vídeo maravilhoso muito explicativo!!

    • @priscilacristina9162
      @priscilacristina9162 3 месяца назад +1

      Este é o meu caso. Tô procurando me cuidar para cuidar dele e dos outros filhos.

  • @soskika419
    @soskika419 9 месяцев назад +2

    E a exepectativa de vida dos austistas adultos? Deus tem hora que as crises sensoriais me travam a ponto de eu nao poder me mexer. Paralisia rígida 😢

  • @marciacristina8114
    @marciacristina8114 Год назад +24

    Triste,mas realidade
    Mesmo fazendo tudo pelo meu filho, não me sinto mas a mesma
    Corro pra um lado e outro e quando paro meu psicológico grita😢😢

    • @monicabarreto8230
      @monicabarreto8230 Год назад +3

      Somos duas, então.

    • @alcionedelfino3535
      @alcionedelfino3535 Год назад +2

      Eu também tenho 1 filho autista, e também tenho muitos problemas de saúde, os piores são câncer de pele, e a coluna, ando últimamente esgotada, mentalmente eesa fisicamente, tenho que me virar só pra tudo, mas não deixo de lutar por meu filho🙌

    • @julianadossantospereira7985
      @julianadossantospereira7985 Год назад +1

      Verdade;também me sinto assim!!!

  • @cristianechavesvalter8530
    @cristianechavesvalter8530 Год назад +10

    Obtive muita ajuda emocional nas Terapias Integrativas e, hoje, atuo nessa área!!

    • @vanessadepaula729
      @vanessadepaula729 Год назад +1

      Quais tipos de terapia?

    • @cristianechavesvalter8530
      @cristianechavesvalter8530 Год назад

      Eu trabalho com a técnica Aura Master. Atua diretamente no corpo físico, emocional e mental. Eleva imediatamente a energia!! Quer experimentar?!

  • @user-qd7vz3ph9c
    @user-qd7vz3ph9c 10 месяцев назад +3

    Meu filho tinha crise de se jogar,e fui aprendendo lidar.... e hoje tem pessoas que olham e dizem ele é tão mormal.
    Mas a crise vem como dr.mencionou ...e complicado porque a gente sente exaustão
    Outro dia brincando com uno com ele,si porque eu ganhei , de repente rascou uma carta e jogou tudo no chão..e eu vivo em prol dele
    Mas as pessoas falam que n parece ......como se todos os profissionais qye analisaram o caso fossem incompetente
    E de fato é verdade ,deixei de fazer endoscopia a 5 anos
    E vou fazer, porém estou com refluxo terrível
    A gente deixa de se cuidar
    Um abraço dr.!!

  • @keginfoloja5097
    @keginfoloja5097 9 месяцев назад +3

    Realmente não é fácil. Sou pai de uma bebe autista de 3 anos e há um ano estamos tratando ela em casa mesmo com auxilio de cursos online e utilizando livro do método Denver de intervenção precoce que tem ajudado demais. Notamos melhorias, mas o nível de cansaço físico e mental é extremo, mas o AMOR é maior, muito maior.

  • @user-xr7lu8ve6n
    @user-xr7lu8ve6n 2 месяца назад

    Parabéns ! Tudo que o senhor falou e continua falando, a respeito deste assunto, é uma pura verdade, acredite ou não(as pessoas ignorantes quanto a isso), estou de pleno acordo com a explicação dada por ti doutor, precisamos ser uma sociedade solidária, compassiva, amiga, compreensiva, companheira, amável, auxiliadora, etc., concernente à estas mães que passam por situações difíceis na convivência de seus filhos autistas e outros com problemas diferenciados em suas mentes. Colocando em prática, todas estas qualificações citadas anteriormente, obteremos resultados surpreendentes, positivos, maravilhosos, benéficos, que farão com que as mães e seus filhos nestas condições, se sintam, valorizados, respeitados, amados, reconhecidos na sociedade, como ser-humano que tem os mesmos direitos que as pessoas não- conviventes com isto, tem. Espero doutor, que através de seu canal, a sociedade(pessoas), possa refletir sobre tudo que o senhor ensinou e continua ensinando, concernente ao assunto abordado, como também, viver de forma correta na relação social com estas vidas carentes e necessitadas de nosso apoio indispensável. Que Jesus o abençoe sempre em todo o seu trabalho, como médico, profissional, amigo, companheiro, solidario, etc., que luta por soluções e vitórias à estas vidas necessitadas ! Com certeza, sem soma de dúvidas, Jesus te recompensará para a glória do nome dEle. Amém.

  • @Lilianfernandes68
    @Lilianfernandes68 Год назад +7

    Meu filho tem síndrome de down tem muita agressividade. Tem três meses que dia sim dia não ele quebra a casa... Estou tão traumatizada que qq. barulho eu saio correndo.

    • @nedianeiagas8813
      @nedianeiagas8813 6 месяцев назад

      Meu filho tem sindrome didaw e pesso a Deus forças pra ajudar ele ta com 4 mês meu amorzinho da minha vida

  • @teachermonicafreitas
    @teachermonicafreitas Год назад +16

    Vivo tudo isso. Tenho filho autista com deficiência intelectual. Suspeito também que tenha esquizofrenia. Não tenho irmãos. Meu pai é falecido e minha mãe idosa de 71 anos mora comigo. Faço tratamento psiquiátrico e psicoterapia para suportar toda a pressão de ser cuidadora do meu filho. Me divorciei por vários motivos que não cabem aqui ser relatados. Raramente recebo mensagens de alguém me perguntando como estou e se preciso de alguma coisa. Continuo trabalhando em tempo integral sabe-se lá como. Tenho medo de morrer e deixar meu filho desamparado.

    • @gaby6128
      @gaby6128 Год назад +1

      Olá
      Como vcs estão?

    • @lufantato7936
      @lufantato7936 Год назад +2

      Idem. Fiquei só com meu filho . Isso pq ele nem da tanto trabalho. Somos totalmente isoladas pela sociedade

  • @angelicad2b
    @angelicad2b 4 месяца назад +1

    Porque muitas vezes sofremos sozinhas, a familia nao entende, o pai some e o que passamos nao é facil nao não so Deus sabe da pra adoecer mesmo.

  • @edy7962
    @edy7962 28 дней назад

    Eu me vi por inteira dentro dessa explicação do Dr.Pauo.

  • @raquellopes8899
    @raquellopes8899 Год назад +3

    Esse médico é ótimo 👏👏👏👏muito triste ...me vejo nessa estatística....tomo remédio pra ajudar

  • @ABrRobloxPlayer
    @ABrRobloxPlayer Год назад +7

    Doutor Paulo, gratidão imensa! Seus conteúdos são enriquecedores! Por mais que vivamos este cenário, informações e sobre tudo "Reflexões" nos ajudam nessa desafiadora caminhada. Um abraço.

  • @rauloliveira8174
    @rauloliveira8174 Год назад +8

    Professor, grande e abrangente o conteúdo desse vídeo. Filosófico!

  • @iranivasconcelos8311
    @iranivasconcelos8311 11 месяцев назад +4

    Dr. Paulo eu me sinto na obrigação de lhe infomar que aqui em Ubajara, se não fosse a perseguição da sociedade encima das mães de crianças com autismo, a vida dessas mães seria muito melhor, eu particularmente sou vítima de uma perseguição há mais de 16 anos, meu filho tem 13 anos e eu tenho 53 anos de idade , e quando o senhor mostra um estudo desses a euforia desses perseguidores vai a mil , eu não sei se o senhor está sabendo,mas esta perseguição se estende por todo território nacional .Uma ceita denominada TJ foi quem inventou esta situação, que por ironia do destino também é composta , por políticos, empresários e por tanto pessoas da saúde, e o senhor não vaz ideia o quanto é difícil manter a saúde fisica e mental, nossa e de nossos filhos, e quando o senhor vem com um estudo desses colocando em risco ainda mais nossas vidas e de nossos filhos, eu gostaria de lhe pedir que o senhor pesquisasse um jeito de nos tirar de situação de risco. Seus vídeos nos ajudar tirar muitas dúvidas e nos prepara pra muitas a barreiras a serem enfrentadas , as vezes com medo por nossas vidas e de nossos filhos, mas perseverantes de que toda luta por nossos pequenos vale a pena. Se o senhor quiser entender um pouco mais sobre esta situação, tem um canal no RUclips Irani Vasconcelos.muito obrigada por tudo tenha um ótimo dia e que papai do céu esteja sempre lhe guando e protegendo sempre, saúde e prosperidade pro senhor e sua família, um abraço 🌼🌼🌼🌼🌼

    • @Lizakrause1976
      @Lizakrause1976 4 месяца назад +1

      A gente poderia ter sossego, mas não tem.
      A Escola não atende a solicitação médica de contratação de uma PAP para meu filho de 6 anos, ele passou 2 anos apanhando no pré, era visto como mal educado, quando não comia o lanche às mães da Escola falava para que eu deixasse ele passar fome para aprender a comer, mesmo com o laudo de Autismo ouvi de uma mãe que eu devia dar graças a Deus que meu filho é normal e não come 💩.
      Meu problema não é o Autismo dos meus filhos, nem meus filhos.
      Graças a Deus eu consigo lidar com eles, com paciência, sem pressão, com amor.
      Mas a Escola cobra demais e faz de menos.
      O de 6 anos cansa demais e as vezes não quer ir na Escola, a Escola envia bilhetes comunicando que o Conselho Tutelar pode ser acionado por causa de faltas e até perder a guarda do filho.
      Ainda ouço assim que por muito pouco se perde a guarda da criança.
      A Escola não providencia a PAP e ainda ameaça.
      Porque eu vejo como uma ameaça.
      Uma criança cansada precisa fazer terapias a semana toda de manhã e a tarde ir a Escola.
      As Escolas não estão preparadas para receber nossos filhos, essa é a verdade que ninguém fala mas precisa ser dita.
      Ou as Escolas se prepara ou que tenham Escolas especiais para nossos filhos.

    • @iranivasconcelos8311
      @iranivasconcelos8311 4 месяца назад +1

      @@Lizakrause1976 muito triste amiga, agente passa por muitas coisas, muita humilhação mesmo, mas temos que aprender a falar, principalmente nas redes sociais. Pra não passar despercebido tanta injustiça. Tenha um ótimo domingo 🌼🌼🌼🌼

    • @marcyanelauretti
      @marcyanelauretti 4 месяца назад +1

      Não é perseguição e sim falta de interesse tanto do poder público, e parte da sociedade

    • @iranivasconcelos8311
      @iranivasconcelos8311 4 месяца назад +1

      @@marcyanelauretti se você soubesse!!!!

    • @iranivasconcelos8311
      @iranivasconcelos8311 4 месяца назад +1

      @@marcyanelauretti você não faz ideia!!

  • @meirevaniadantas4702
    @meirevaniadantas4702 9 месяцев назад

    Obrigada pelo vídeo Dr.

  • @srimadhavaprasadhadevidasi7095
    @srimadhavaprasadhadevidasi7095 Год назад +2

    Bem haja por esse vídeo Dr. Paulo!

  • @jeanesantos2562
    @jeanesantos2562 8 месяцев назад +1

    Eu estava muito mal, não aguentando nem andar, falta de ar, pressão alta, coração acelerado, passei 1 Mes e 17 dias sem saber o que é dormir a noite, pensei em muitas besteiras, estou fadigada, não aguento mais.

  • @Simone-bs5yc
    @Simone-bs5yc Год назад +1

    Parabéns Doutor!!!Excelente video

  • @josenicebarbosa4607
    @josenicebarbosa4607 Год назад +2

    Vc resumiu bem nossa vida. Parabéns!

  • @pauloheroncio9348
    @pauloheroncio9348 8 месяцев назад +3

    Fico um pouco triste porque falam muito das mães e pouco dos país. Os dois adoecem!

  • @luziaolivia5112
    @luziaolivia5112 Год назад +5

    Obrigada Dr Paulo, sua orientações tem me ajudado muito!!

  • @Mirialira
    @Mirialira Год назад +6

    Que reflexão necessária, dr. Obrigada por isso 🙏🙏🙏

  • @reginagcosta9470
    @reginagcosta9470 2 месяца назад

    Gratidão Dr Paulo❤

  • @fabriciaserafim6716
    @fabriciaserafim6716 Год назад +2

    Esse video relata muito bem o wue vivemos, pena que a sociedade nso entende.

  • @vivianecordeiro4744
    @vivianecordeiro4744 Год назад +5

    Que este vídeo sirva de alerta!!!!

  • @valquiriamendes.psicanalista
    @valquiriamendes.psicanalista 2 месяца назад

    Gratidão , essas informações são muito importantes.

  • @pensamentoalive
    @pensamentoalive 5 месяцев назад

    Dr., vídeo perfeito e que mostra dua sensibilidade e compreensão do problema do autismo, e quão grande é o impacto sobre as famílias, principalmente sobre a mãe. Gratidão!

  • @paulamarques1624
    @paulamarques1624 6 месяцев назад

    Boa noite! Acredito nisso. Pela rotina. Não é fácil.

  •  Год назад +1

    Mt obrigada Dr! ...comolementando ainda tem os casos em que a mãe já tinha alguma sindrome tbm... (S.E.D.) ... ❤

  • @saraelisamm
    @saraelisamm Год назад +1

    Obrigada por esse vídeo

  • @joanarezende59
    @joanarezende59 Год назад +2

    Boa noite dr Paulo...eu tenho um caso de autismo na minha familia...e por isso eu vivo pesquisando tudo sobre esse caso. Eu tenho visto em alguns videos de mães de autista. Um deles me chamou atenção. A mãe está visivelmente esgotada. Por varias razões. Ela ñ tem apoio de entidade governamental nem um. Eu sou leiga mas um fato me chamou muito atenção. A menina tem um grau muito forte ,talvez o pior. Ela vive ausente direto,mora em apto. E os vizinhos não ceitam os barulhos fortes. Aí eu dei minha opinião. Pq qdo se divulga nas resdes sociais,é um meio de pedido de ajuda,sem contar que os vizinhos reclamam o tempo todo. Essa mãe sofre muito com isso. Pois a menina e super agitada ,está em escola comum,acho que e por falta de recursos...😢.😢😢

  • @janieirealmeida9988
    @janieirealmeida9988 7 месяцев назад +1

    Essa é minha maior preocupação

  • @silvanapereiranevesneves1781
    @silvanapereiranevesneves1781 3 месяца назад

    Doutor gostei muito do vídeo, eu ja digo não sei se minha opinião e válida mas vou dar assim mesmo, tive observando que alem de receber o salário minmo tem que ser observado se a mãe necessita de pagar uma doméstica pra fazer o serviço da casa,tive observando uma mãe que não suporta o filho autista,vigia pra ver se elas não bate nas crianças, tive conversando com uma mãe nova tem a filha autista,mas percebe que a filha tem medo da mãe, hoje tem mães muito novas i as vezes só querem curtir a vida i inconsciente sem querer maltrata os filhos,teremos que ter ajuda de todos ao redor destas crianças, obrigada e só minha opinião

  • @1234579128
    @1234579128 Год назад +4

    Eu estou cansada emocionalmente,,,,a gente vai ficando doente......

  • @deborasartorio1398
    @deborasartorio1398 Год назад +1

    Dr Paulo, boa tarde. Estava a procure de um vídeo onde falasse do esgotamento da mãe de atípicos. Sou mãe, professora dona de casa e tudo que disse é verdade. Acordo no sentimento de que vou matar um leão naquele dia. Estou a procura de mim de volta que provavelmente está aqui dentro em algum lugar depois do diagnóstico.
    Ganhou uma nova inscrita.

  • @renataalves1232
    @renataalves1232 Год назад +1

    verdade dor.

  • @cassiamaia7961
    @cassiamaia7961 11 месяцев назад +6

    Depois que agente tem filhos atípico......nossa vida muda completamente e por fim nos tornamos especiais e num deserto.....eu tenho um com deficiência intelectual e me sinto tão frustrada , cansada e por vezes culpada. Parace que agente vive só pra cuidados a criança . Me sinto presa .....

    • @PedroGamer13013133
      @PedroGamer13013133 11 месяцев назад +1

      Eu tenho autismo leve e eu estou muito preocupado com a minha mãe porque querendo ou não uma mãe que tem filhos especiais são de aço e o estresse esgota muito e adoece mesmo eu sendo leve eu dou trabalho principalmente quando eu tô em crise de ansiedade eu fico muito nervoso e eu não paro de falar dos meus problemas e isso esgota qualquer pessoa, eu descobri o meu autismo no mês passado e eu tenho uma ansiedade e depressão muito profunda isso começou a aparecer no início da pré adolescência e eu comecei a me tratar em 2021 com 16 anos porque realmente não dava mais aí hoje eu tenho 18 anos e piorou mais ainda os meus transtornos e eu descobri a origem disso que é o autismo

    • @PedroGamer13013133
      @PedroGamer13013133 11 месяцев назад +1

      Quando eu fico em crise eu fico culpando a minha mãe pelo meu estado atual e eu me cobro muito que isso afeta não só eu mais a minha mãe também é isso faz com que ela fique com todo esse pesso nas costas eu tento não tem mais essas atitudes mais na hora da crise é sempre a mesma coisa,
      Eu estou no último ano do ensino médio e também não vai ser fácil voltar das férias eu nem sei se eu vou conseguir terminar esse ano por que o meu rendimento não tá bem também;
      obrigado ❤ pela relato sincero e realista da senhora eu espero que você tenha forças pra continuar 😊

    • @PedroGamer13013133
      @PedroGamer13013133 11 месяцев назад

      Esqueci de mencionar;
      Eu sou filho único e a minha mãe e divorciada ela que cuida de tudo

    • @valentinnaa
      @valentinnaa 5 месяцев назад

      ​Se você tem consciência da situação precisa se policiar, ficar atento aos seus sintomas quando sentir que está perturbando ela e freiar seus impulsos, para o bem de vocês dois ❤

    • @priscilacristina9162
      @priscilacristina9162 3 месяца назад

      ​@@PedroGamer13013133Você é muito importante para sua mãe.

  • @reginaa.s.m5624
    @reginaa.s.m5624 Год назад +3

    No meu caso eu como pai e dois filhos autista e a mãe de meus filhos com depressão!

  • @user-dw8fu3kp7f
    @user-dw8fu3kp7f Месяц назад

    Minha filha autista grau severo, ela tem 5 anos, realmente de um tempo pra cá, sempre fico doente, tb tenho sentido dores no peito que irradiam para o braço, as vezes chega ate a mão, eu era vaidosa e bonita, nao me cuido mais, só tomo banho e troco de roupa, envelhici muito nesses 5 anose sou feia tb, sempre que eu me levantava da cama, eu abria todas as janelas e porta, hoje em dia minha casa fica tudo fechado, não gosto de sair de casa, nao gosto de me comunicar. Enfim, não sou a mesma Luciana

  • @marcyanelauretti
    @marcyanelauretti 4 месяца назад

    Os governantes mundiais precisam urgentemente dar algum tipo de apoio para esses país, porque isso cai virar um caos

  • @deaneidebezerra4723
    @deaneidebezerra4723 Год назад +1

    Isso é verdade,eu tenho um filho com síndrome de donw com autismo ele só tem 2 anos e 9 meses e há dois anos comecei apresentar muitos problema de saúde ,um quadro muito grave de fibraumialgia,são dores crônicas e passo dias sem dormir com ele acordado .muito difícil

  • @renatavandanezi8154
    @renatavandanezi8154 Год назад +2

    Estou no início pra diagnóstico de minhas filhas pois como meu acesso é o sus , é muito lento,confesso que tive maior compreensão de tudo ,assistindo seus vídeos, e por conhecidencia hoje comentei com alguém que percebo que não estou conseguindo controlar o meu semblante ,que quando me dou conta estou com semblante de cansaço angústia e tristeza por tudo que vi que poderia ser diferente seu eu tivesse tido explicação e ajuda quando busquei nos neuro pediatras que busquei,hoje lido com acúmulos de atrasos por falta de diagnóstico
    Mas feliz por MÉDICOS como o sr,que me esclareceu que tudo que percebia nelas tem um nome e razão, obrigada

  • @joanarezende59
    @joanarezende59 Год назад +1

    Continuando....tbm,n está fazendo o tratamento adequado pro tipo do autismo e isso so esta regredindo. Pois brm! Eu sugeri que ela saisse do apartamento que mora,e vá para uma casa com quintal para a menina ter mais liberdade de brincar e interagir melhor com a familia. ..ñ falei nomes pq ñ devo. Estou muito comovida com esse caso pq eu tbm vejo que tem horas que a mãe n entende e acha que a menina tem cura que gbm ajuda a piorar a situação. Eu gostaria de saber se a minha sugestão é boa e de ajuda. Obrigada...😢

  • @user-vy7et5fu1i
    @user-vy7et5fu1i 4 месяца назад +1

    Eu tenho meu filho autista, tem 24 anos, só Deus na causa, eu moro em sitio, o vizinho mais próximo são 300 metros de distância. Tem que ter muito amor e dedicação. Eu trabalho e meu filho trabalha em casa, me ajudando nos serviços domésticos. Não é fácil, a partir do nascimento do meu filho eu me anulei.

    • @maxwellmoraes2558
      @maxwellmoraes2558 Месяц назад

      Deus tenha misericórdia da sua vida não achamos nem palavras para descrever tamanha luta a vida aqui na terra não e fácil se agarre com Deus para você descansar no céu.

  • @ewy4827
    @ewy4827 Год назад +1

    Nossa dr o senhor tem razão eu fiquei doente por isso

  • @elisamariacavalcantijordao4883
    @elisamariacavalcantijordao4883 Год назад +1

    Video essencial

  • @negah2010
    @negah2010 11 месяцев назад +1

    Doutor de fato nós que somos mães atípicas somos submetidas a muito estresse, eu por exemplo tenho um filho de 8 anos autista e sou bipolar( me trato); mas sou mentalmente esgotada.. é muita coisa para se cuidar

  • @passaroCantoeFibra
    @passaroCantoeFibra Месяц назад

    Meu filho de 3 anos esta em investigação TEA, ele não dorme nem dia e nem de noite, eu mal durmo, vio ba base de café. Os vixinhos ligam o som as 7 h da manha pra nos provocar e fora as madrugadas os xingos dos vizinhos, nao yenho rede de apoio, so queria cavar um buraco e entrar dentro

  • @katiabarbosa7323
    @katiabarbosa7323 3 месяца назад +1

    Eu gostaria de saber uma coisa. Os casos de autismo tem aumentado ou está sendo mais diagnosticado?

  • @RubiMoreira-bd7vw
    @RubiMoreira-bd7vw 6 месяцев назад

    Sim doutor , eu não estou bem, mentalmente me sinto exausta , frustrada , não posso ir tranquilamente pra lugar nenhum .. o tempo todo preciso correr atrás do meu filho , nem sei qual é o diagnóstico dele pois já recorri vários profissionais .. ele tem dois laudos um de TDAH E TDL e outro de TEA ..

    • @jaquemelo5692
      @jaquemelo5692 5 месяцев назад

      Te deram laudo mas não fecharam o diagnóstico, é isso? Está em investigação de autismo?

  • @valdelisadesousasilva7882
    @valdelisadesousasilva7882 11 месяцев назад +4

    Parabéns doutor eu vivo isso o meu tem 47 anos e só Deus sabe ultimamente as crise estão frequentes

  • @marialenirpaixao3427
    @marialenirpaixao3427 2 месяца назад

    Minha filha tem um Filho autista com 11 anos ,muito agitado . Até já pensou em suicídio junto com. Filho. O pai foi embora .

  • @simonenunesdossantostaveir4814
    @simonenunesdossantostaveir4814 11 месяцев назад +1

    É verdade 😢...

  • @daianeferreira1881
    @daianeferreira1881 3 месяца назад

    Tenho 25 anos, sou mãe de uma criança autista severo de 4 anos, não verbal, com grave distúrbio do sono e problemas gastro intestinal, hiperatividade e tdah, sinceramente não sei mais o que fazer, todo dia quando vou buscar ele na escola, ouço reclamações "ele mordeu a professora, ele ficou muito agitado, ele chorou o tempo todo, ele não parou 1 minuto, não estamos conseguindo evoluções com ele" em casa, ele tem seus momentos durante o dia, hora tudo bem, já no instante seguinte choro, irritação, agressividade. Aí chega a noite, eu imploro a Deus, por favor, que ele durma essa noite, depois de muito balançar ele ( só dorme no braço, sendo balançado, e quando acorda na madrugada precisamos balançar para tentar fazer dormir novamente ou simplesmente para evitar uma crise de choro) ele dorme, me sinto exausta, não quero vê um filme, não quero ler nada, meus ombros doem e só quero dormir, deito na cama junto com ele, quando começo a descansar, ouço um choro, e vejo ele sentado na cama, lá vai eu levantar e balançar ele novamente sem saber se vou conseguir fazer ele dormir, ou se só estou balançando para dali uns 15 minutos ele sair correndo pela casa, para só voltar a dormir dali a 3, 4 horas, quando o sol já estiver se pondo. Aí ele dorme 5 ou 6 da manhã, eu me deito novamente, pra ser acordada no máximo 2 horas depois, pronta para começar o meu dia novamente...

    • @Luluuuuuuuuu849
      @Luluuuuuuuuu849 2 месяца назад

      Que Deus tw fortaleça, minha irmã. Vc é uma guerreira

    • @lucianareismuniz3835
      @lucianareismuniz3835 Месяц назад

      Procure saber sobre a melatonina e omega 3. Muitos estudos apontam a importância da suplementação . Fora isso, precisa considerar os medicamentos para diminuir esses comportamentos.

  • @tacianaserafim6375
    @tacianaserafim6375 Год назад +4

    E triste mais é verdade

  • @cassiamaia7961
    @cassiamaia7961 11 месяцев назад +7

    Com todo respeito às mães de autistas severos que com certeza sofrem bem mais do que eu ...... suponho. Tenho um adulto Asperger e um de doze anos com deficiência intelectual. E digo....... não é fácil agente tem que ser cuidadora integral e ainda.cuidar do lar. Já passei tantoooooo estresse que achei que fosse infartar. E aí aínda passo só que procuro me controlar um pouco mais justamente pra não infartar. Mas ter filho atípica é solidão, tristeza em pensar que será assim pra sempre e preocupação com o futuro deles. E pra completar na menopausa o que alguns sintomas de saúde fica muito mais evidente. Eu entendo essas mães que assim como eu vivem nesse deserto chamado .....ter filho especial.

  • @amandalannes3119
    @amandalannes3119 4 месяца назад

    Tenho uma fimha autista grau 3. Ja cansei de pedir o pai para pegar pelo menos uma vez ao mes . E ele nao si recusa de pegar a menina .age como si a responsabilidade fosse somente minha por sua vez a justica nao obrigada o genitor a ser presente na vida da criança. O maximo que posso conseguir e uma indenização por abandono afetivo!
    A mae tem que ser mae firme resistênte ate o final e o pai? Ele ja da pensao entao si vira abriu as pernas pq quis . O pai que si recusa a ficar com a criança deveria ter que pagar uma babá pra mãe si cuidsr pelo menos 4 vezes no mes .

  • @cassiamaia7961
    @cassiamaia7961 11 месяцев назад +2

    Me sinto tão cansada e doente mentalmente e fisicamente

  • @gaby6128
    @gaby6128 Год назад +6

    Não eh a toa muitas mães se suicidam nesses casos

  • @mediumvidentecigana
    @mediumvidentecigana 9 месяцев назад

    Atenção maes paguem o neurologista e pede remédio para seus filhos. Não fiquem esperando a consulta do neurologista pelo sus q demora ate 2 anos pra sair. Com medicamentos a criança dorme de noite se acalma e se desenvolve aprende mais. Se o seu filho come terra, areia, etc... leve fazer exame de sangue pode ser anemia

    • @priscilacristina9162
      @priscilacristina9162 3 месяца назад

      Vdd! O cartão de todos tem neurologista com um preço acessível.