CALIBRAGEM CORRETA DOS PNEUS DA MOTO. MAIS SEGURANÇA, MAIOR DURABILIDADE DOS PNEUS E MELHOR CONSUMO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 июн 2022
  • Dicas sobre como calibrar corretamente os pneus da moto. Calibragem certa garante segurança, maior vida útil dos pneus e economia de combustível.
  • ХоббиХобби

Комментарии • 126

  • @fernandorcesar
    @fernandorcesar 2 года назад +17

    Uma observação adicional: baixar a pressão em piso molhado aumenta a área de contato com o filme d'água e facilita ainda mais a aquaplanagem. Isso somado a diminuição dos sulcos só prejudica a condução nessas condições. Os efeitos negativos dessa ideia errônea devem ser amplamente divulgados para alertar a galera. Parabéns por mais um vídeo muito esclarecedor. Abração, Fernando.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +2

      Exatamente....eu faço esse alerta claramente no vídeo. É muito importante as pessoas não cometerem esse erro. Abraço

  • @sergiohenriques1311
    @sergiohenriques1311 2 года назад +1

    Top. ✌

  • @leonardojorgeoliveiradasil138
    @leonardojorgeoliveiradasil138 Год назад

    Top!

  • @arataca3d
    @arataca3d Год назад +3

    Show ... Gratidão pela aula meu irmão 🙂🙏🏍️

  • @calbertodossantos8696
    @calbertodossantos8696 2 года назад +1

    Show de bola 👍🏻

  • @lupagarrido6432
    @lupagarrido6432 2 года назад +1

    Perfeito. Valeu!

  • @canaldosuperman
    @canaldosuperman 2 года назад +1

    Excelentes informações

  • @mauriciovasconcellos8437
    @mauriciovasconcellos8437 Год назад

    CURTI A AULA !!! OBRIGADO !!!

  • @010619761
    @010619761 Год назад

    Parabéns informações precisas.

  • @eudosouzza6197
    @eudosouzza6197 Год назад +3

    os pneus da minha fan eu calibre toda semana. E os benefícios da calibragem são gritantes.

  • @joaoeccarvalho
    @joaoeccarvalho Год назад +1

    Dicas sensacionais! Parabéns!

  • @hugovitorino7598
    @hugovitorino7598 Месяц назад

    Boas dicas! Calibro toda semana com a pressão recomendada pelo manual para piloto+garupa, pois nunca sei quando vou sair sozinho ou com garupa.

  • @leonardodlcarvalho
    @leonardodlcarvalho 3 месяца назад

    Yes

  • @carlosaraujo9396
    @carlosaraujo9396 Месяц назад

    Sempre que posso procuro ver suas orientações. Obrigado.

  • @licoeducadorcanino572
    @licoeducadorcanino572 Год назад

    Fe no me nal suas explicações, quanta eloquência
    👏🏼👏🏼👏🏼

  • @valderezlira8140
    @valderezlira8140 2 года назад +12

    Minha 500x recomenda 36 e 42.
    A moto ficava pulando muito, chegou até a folgar um pouco as carenagns da frente. Mudei para 30 e 35 , ficou mais confortável e não houve alterações de consumo e durabilidade dos pneus.
    É só minha experiência, cada um pode ver o que mais se adapta a sua realidade.

    • @cassianocarneiro9789
      @cassianocarneiro9789 2 года назад

      Também tenho uma 500x e uso a calibragem mais baixa . Fica muito mais macia a moto 👍

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +10

      Sim, claro....A experiência pessoal de adaptação melhor ou pior com qualquer coisa fora do manual deve ser considerada. Eu particularmente acho que reduzir 6 libras do original me parece muito, mas nunca tive experiência com a 500X e o que vale é o resultado que vc obteve. Mais confortável, certamente ficou. Na teoria o consumo deveria aumentar , mas é muito difícil quantificar isso, pois outras coisas como maneira de dirigir principalmente, qualidade do combustível, estado de filtros e velas fazem mais diferença no consumo que a calibragem isoladamente. Mesma coisa o desgaste. Pneu com menor pressão, em princípio vai gastar mais por maior resistência ao rolamento e fricção, mas isso só se percebe a longo prazo e assim como o consumo, a maneira de dirigir influi mais do que calibragem. Mas um teste vc pose fazer em relação a consumo : Coloca a calibragem original, desce uma pequena rampa em ponto morto e deixa a moto seguir no embalo até parar. Aí coloca uma calibragem mais baixa, desce a mesma rampa em ponto morto e deixa a moto seguir até parar. Vai ver que ela para antes. Mas como disse..isso de gastar mais pneu e combustível não é nada muito flagrante, e o que vale é a experiência de cada um. Abraço e obrigado por acompanhar.

    • @gustavo.fss.rodrigues
      @gustavo.fss.rodrigues Год назад +3

      Também considero 6 uma diferença imensa. Sempre faço pequenos ajustes na calibragem de acordo com uso/condição, seja carro ou moto e, na minha experiência de alguns anos, 2 a 3 foram o máximo e em situações bem específicas, sendo 1 a 2 algo bem aplicável e já com o objetivo alcançado.
      Uma coisa que considero fundamental: tenha um calibrador digital portátil (tipo chaveiro; apenas de checagem), muito útil e barato, pois vc vai experimentando com o real visto os postos medirem/mostrarem uma pressão diferente (geralmente 1 psi a mais, ficando 1 a menos no real/pneu).

    • @lucasmartins6630
      @lucasmartins6630 7 месяцев назад

      Na Fan CG 160 coloco 25 na Dianteira, e 30 na Traseira, fica bom pra ruas e pra estrada de chão, mas confortável

  • @joaoalvarezodisseia
    @joaoalvarezodisseia 3 месяца назад

    Marcos, já tinha assistido esse vídeo faz tempo, mas agora me ocorreu uma dúvida e voltei a ele. Minha moto é uma Yamaha Crosser que pelo manual pede calibragem 22/22 (dianteiro/traseiro) sem garupa e 22/29 com garupa. Minha dúvida é: estou viajando sozinho, mas com baús laterais (5kg cada lado) e baú traseiro (5kg também). Carga total de bagagem de 15kg e não mais os 65 da garupa, por exemplo. Nesse caso, há diferença significativa manter 22/29 ou deveria calibrar com algo intermediário como 22/25 ou 22/27, já que há diferença entre o peso dos baús e da garupa? Mais uma vez, obrigado por compartilhar seu conhecimento!

  • @rodrigomarques3237
    @rodrigomarques3237 Месяц назад

    Bom dia meu amigo e professor..
    Eu tenho uma v Stron 650 ..2020 e perdi a trava de ferro que pega na fechadura da moto.e não estou achando nem na internet.. acho que chama batente.do banco..oq fazer?

  • @renemoreira5753
    @renemoreira5753 Год назад +2

    Valeu pela explicação sobre pneu mais largo que o original, informação difícil de se ter esta!!!! Obrigado!

  • @stefanisouza8342
    @stefanisouza8342 Год назад +1

    Que vídeo maravilhoso e extremamente esclarecedor. Eu mesma tinha a ideia errônea de que pneus mais largos deveriam ter calibragem maior, mas tirei todas as minhas duvidas com seu vídeo. Já fiz minha inscrição no canal e parabéns pelo conteúdo.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      Que bom que ajudou .
      Obrigado pelo comentário e bem vinda ao canal.

  • @souzabr6197
    @souzabr6197 4 месяца назад +1

    Nada como ouvir outra pessoa mais experiente, ando de moto a mas de 10 anos e me considero um leigo cheio de coisas a aprender.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  4 месяца назад +1

      O aprendizado nunca acaba . Eu ando de moto a quase 50 anos e todo dia ou descubro que estava errado em alguma coisa ou aprendo uma coisa nova .

  • @edimilsonscherrer3110
    @edimilsonscherrer3110 2 года назад

    👍

  • @marcelosterra4564
    @marcelosterra4564 Год назад

    👊🏼

  • @gustavo.fss.rodrigues
    @gustavo.fss.rodrigues Год назад +1

    Excelente vídeo como sempre. Parabéns fera, continue assim com seus vídeos.
    Uma coisa que considero fundamental: tenha um calibrador digital portátil (tipo chaveiro), muito útil e barato, pois vc vai "experimentando" com o real visto os postos medirem/mostrarem uma pressão diferente (geralmente 1 libras a mais, ficando 1 a menos no real/pneu). Além disso e o principal: com o passar dos anos e diversos veículos (inclusive bike que gosto de treinar), vc vai adquirindo um "feeling" absurdo, a ponto perceber se a pressão está muito fora (alta ou baixa) já nos primeiros metros de uma carona que vc pega (apenas como exemplo).
    Outra coisa que observei: um ajuste de 1 a 2 libras (geralmente) de acordo com a situação é absurdamente normal e não altera em nada o desgaste do pneu irregular, tanto que é exatamente esta variação que os fabricantes definem para um veículo com maior ou menor peso, sendo que eles estabelecem um pouco maior para se ter um pouco mais de economia, mas se perde um pouco em conforto. Se fizer um pequeno ajuste, se consegue uma melhora significativa no conforto e até no comportamento/dinâmica do veículo (mais ajustada/harmônica com a suspensão) sem perder praticamente nada no consumo (0,1 ou menos km/l).

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      Colocações perfeitas. Inclusive, essa variação de pressão é completamente normal , visto que a pressão recomendada é apenas uma pressão de referencia para ser tomada com o pneu frio. Durante o percurso a pressão vai variar o tempo todo de acordo com a dilatação do ar dentro do pneu devido a variação de temperatura.

  • @MrLeander22
    @MrLeander22 3 месяца назад

    Primeiramente parabéns pelo video, super esclarecedor.
    Também tenho uma v-strong 650 2019.
    Então só para confirmar, sozinho ou com garupa vc recomenda manter a moto com a calibragem para duas pessoas certo ?
    Obrigado.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  3 месяца назад

      Então...isso é o que eu faço nas minhas motos desde sempre . Meus pneus duram muito. Mas tem gente que acha que fazendo isso , quando está sozinho a moto fica muito dura . Cada um tem sua percepção. Experiente...se vc achar a moto dura quando estiver sem garupa , siga a tabela do manual

  • @georgeptr
    @georgeptr Год назад

    Como todos os outros, esse vídeo foi EXCELENTE!!!
    Gostaria de sugerir um vídeo sobre a forma correta de desamassar rodas de liga leve. Se é que há uma forma segura de fazer. Vejo muita gente fazendo de maneiras diferentes. E esses amassados, infelizmente, são uma realidade, no Brasil, da qual não conseguimos escapar.
    Se pudesse, inclusive, dizer que tipo de profissional procurar e o que ele deve oferecer, seria show!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      Caramba amigo...
      Essa eu vou ficar devendo.
      Não tenho experiência nenhuma em rods de liga leve . O certo é que isso é serviço delicado e deve ser feito por profissionais e com equipamento apropriado.
      Não se trata apenas de deixar a roda certa de novo , mas também não comprometer a resistência da mesma

    • @georgeptr
      @georgeptr Год назад

      @@GaragemVStrom , é isso mesmo. Eu mandei arrumar a roda da minha V-Strom, uma vez. Estava bem amassada. Mas a forma de aquecimento da área afetada (uso de maçarico) pra poder colocar na prensa e voltar o conjunto pro lugar me deixou preocupado com relação à reordenação dos grãos do material da roda. Provavelmente, houve mudança nas suas características.

  • @magichatake
    @magichatake Год назад +1

    Como um carinha comentou a baixo, a 500x recomenda 36 na frente e 42 atrás. Eu sigo à risca, mas confesso que em ruas com muitos relevos, com alguns pequenos buracos e nas lombadas é muito desconfortável mesmo, dá para sentir tudo. Seria muito prejudicial reduzir para 34D e 40T ou 33D 39T visando mais conforto (com garupa) ? Estou usando um pneu com as medidas originais.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +2

      Naturalmente que um pneu com calibragem mais baixa dará uma sensação de conforto por uma maior absorção de irregularidades do piso. Porém a função de absorver irregularidades do piso é da suspensão, não do pneu. Se a 500x fica meio dura em rua de paralelepípedo com a calibragem recomendada, é uma característica da própria moto, e não algo para ser " corrigido" andando com calibragem abaixo do recomendado. PORÉM....a redução de 36D42T para 34D39T não é nada muito drástico. Na real alguns dias sem calibrar já iria deixar a pressão recomendada talvez até abaixo disso. Assim como a temperatura no dia em que calibrou. A diferença de consumo, desgaste de pneu, etc vai ser algo práticamente desprezível. Aí fica um critério de custo/benefício seu. Se vc usa a moto constantemente nesse tipo de piso ( e até se conclui que não vai andar em velocidade alta nessas condições ) e te incomoda muito a trepidação vc pode dar essa pequena reduzida de pressão. Não sei o nível dessa trepidação, mas se realmente for muita, talvez fora o conforto, até para a moto no fim seja benéfico, pois o eventual desgaste maior do pneu e maior consumo pode ser compensado por poupar a estrutura da moto de tanta vibração, principalmente carenagens e mesa de direção. Abraço

  • @nilmarferreiradelimaferrei8871

    500x pneu dianteiro na medida original,metzeler turance e na traseira avon trailder 170/60/17 qual calibragem vc indica,ando sem garupa, obrigado

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      Essa pergunta é muito difícil de responder. A presão é recomendada pelo fabricante DO VEÍCULO , não do pneu, e essa pressão considera medida e construção original. Para o 160/60 que é original seria 42 psi. No momeno que vc colocou um maior , o 170/60 pode mudar. Mas não significa que vc deva colocar mais. O Avol é radial também , então o mais seguro é manter os mesmos 42 recomendado ou 41. É um erro achar que pneu maior precisa mais pressão . Só precisa de um volume de ar maior para atingir a mesma pressão. Deixa uma libra menos que os 42 para medida original.

  • @marcoaureliopivelli8794
    @marcoaureliopivelli8794 Год назад +1

    Olá professor Marcos! Parabéns pelo canal! Tem sido uma tranquilidade acompanhá-lo.. mas , tenho uma dúvida muito antiga que me persegue há muito tempo! .. como podemos confiar nos calibradores dos postos de gasolina em geral? São totalmente desconfiaveis quanto a manutenção das mangueiras e principalmente do calibrador que já andei pesquisando, passam por aferição quando muito , uma vez por ano !! Aproveitando, gostaria de saber se existe algum tipo de calibrador (pessoal) que seja confiável nas medições? Teria alguma indicação por acaso?
    Sussesso sempre!!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +3

      Realmente a gente não pode dizer que algum calibrador de posto de gasolina seja 100% correto. Mas isso nem chega a ser algo a se preocupar, pois esses manômetros são aparelhos muito simples em termos construtivos, então a não ser que estejam exageradamente detonados, as diferenças são muito pequenas. Uma leve diferença da temperatura do seu pneu na hora de calibrar já dá uma diferença maior que uma eventual diferença de aferição do aparelho. O importante é vc sempre calibrar o pneu frio, de preferencia logo que sai de casa ou em estrada se for fazer no meio do caminho, nunda quando entrar no posto e sim antes de sair, depois do cafézinho e do banheiro. E use bom senso. Se visualmente o aparelho parecer bom, certamente não terá um erro de leitura que seja algo relevante. Vc pode também comprar um desses calibradores de caneta e levar embaixo do banco da moto. Se eles estiverem limpos e tomar cuidado para não bater a haste, também são bem confiáveis. Existem vários bons. Só evita esses de internet com preços absurdamente baratos. Compra em loja de autopeças ou de mecânica. Aí depois de calibrar no posto, confirma a pressão com o seu. Se estiver a mesma coisa, ou quase a mesma coisa, pode "eleger" aquele posto como confiável. rsrs

  • @hertzservicecar-shudo2996
    @hertzservicecar-shudo2996 Год назад

    Parabéns pelos vídeos, só um ponto que eu discordo, como trilheiro offroad de moto e jipe. Para offroad pressão mais baixa nos pneus ajuda tanto no barro como em pedras, tanto que em jipe preparados para rock crawling, usam pneus creepy crawler por exemplo que rodam com 5 libras. Mas também tem a questão dos pneus serem diagonais que suportam essa pressão sem deformar as bandas laterais. Mas enfim, a especificação do pneu conta para usar uma pressão mais baixa, um pneu offroad suportara mais um terreno agressivo sem se danificar. Abraço!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Sim...vc está correto, mas esse ponto é um uso específico e diferenciado. Eu fiz outro vídeo sobre meu pneu que durou 35.000km e falei sobre o caso de motos que vão pegar ripio ou terreno com pouca sustentação. Nesse caso uma pressão menor de justifica plenamente, mas apenas durante essa condição de uso . A calibragem correta é a mais adequada tanto para a dirigibilidade quanto para a durabilidade dos pneus para o uso normal do veículo em condições normais de operação.
      Obrigado pelo bom comentário

  • @cgsilva6903
    @cgsilva6903 2 года назад +2

    Parabéns por mais esse vídeo esclarecedor! Não sei se estou certo, mas a impressão que tenho é a de que o pneu parado perde calibragem mais rápido por osmose. No entanto, com a roda em movimento, submetida a vários esforços solicitantes, variando mais a temperatura, não deveria ter uma perda maior por osmose? Ou de fato tem, e a minha percepção é que está errada?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      Excelente ponto . Não é impressão sua não. Um pneu parado muito tempo perde pressão mais rápido que um que um que rode constantemente. Isso é porque o pneu parado muito tempo mantém a mesma área em contato com o solo o tempo todo. Isso com o tempo acarreta deformações localizadas e nessas deformações concentradas numa única área a microporosidade da borracha é alterada e a permeação ou osmose é potencializada . Fora isso as variações na textura da borracha em função de temperatura num pneu parado não se distribuem tanto como no que roda. No pneu parado temos uma parte do pneu na temperatura do solo ( a parte encostada no chão ) e o resto na temperatura do ar ambiente. Essa diferença também aumenta a osmose nesse ponto, embora isso seja irrelevante. As deformações do pneu parado é o que determina mais esse fenômeno. Abraço

  • @lindonjohnsonpimenteldeoli810
    @lindonjohnsonpimenteldeoli810 2 года назад

    Suas observações são concisas e muito didáticas. Sempre excelentes. Agora uma pergunta: Por que vc escolheu a V Strom XT 650? Sei que é uma máquina extremamente confiável. Porém me parece que a Super Teneré 1200 é ainda melhor. Mais ume vez, parabéns pelo canal. Muito grato!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +4

      Sim...vc foi exatamente no ponto ! A VStrom 650XT pra meu perfil caiu como uma luva . Moto extremamente confiável, confortável e com até sobra de potência para o tipo de uso que eu faço. A Super Teneré 1200 também se encaixa perfeitamente no quesito confiabilidade. É uma moto fantástica. Mas no meu caso é canhão para matar passarinho. Muito grande. Muito peso e falta de agilidade para uma potência e velocidades de cruzeiro que eu não necessito. Eu me amarro em andar na estrada a 120 um pouco mais , um pouco menos. Raríssimas vezes passo de 140 com a moto. E uso bastante também na cidade. Uma ST seria muito grande para minhas necessidades. Sem falar no consumo, que nesses tempos de gasolina aR$ 7,00 pesa no bolso. Abraço e obrigado por acompanhar o canal.

    • @lindonjohnsonpimenteldeoli810
      @lindonjohnsonpimenteldeoli810 2 года назад +3

      @@GaragemVStrom Beleza! Resposta "cirúrgica". Tenho uma Teneré 250 e estou pesquisando uma moto de maior cilindrada para mais conforto e segurança em viagens mais longas com garupa e bagagem. Essas duas máquinas me deixaram em dúvida. Vou considerar, bastante, seu comentário. Abração!

  • @lucianodarochaalves1965
    @lucianodarochaalves1965 5 месяцев назад

    Olá e pneu com garupa e carregado alforges ...qual seria a calibragem ideal

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  5 месяцев назад

      Na 650 , 33 na frente e 41 atrás. Calibrando com o pneu frio.

  • @marciomartins2350
    @marciomartins2350 2 года назад

    Na minha Vstrom 650 17/18 sempre coloco 33 e 39, pois conforme rodo o pneu traseiro costuma subir para 42/44. o dianteiro mantém 33 ou as vezes abaixa pra 32. Costumo rodar entre Campinas/Santos.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      A pressão que vc está colocando não está fora de uma faixa boa . Aí vai até de adaptação pessoal . Mas não se preocupe com variação de pressão por conta de variação de temperatura. A calibragem correta deve ser colocada a frio . Lógico que com o rodar o pneu vai esquentar, numa estrada o traseiro mais que o dianteiro , pois ele está tracionando o tempo todo e os freios dianteiros não são acionados toda hora .
      Mas esse aumento de pressão por conta da dilatação do ar dentro do pneu já está previsto quando se dimensiona a pressão correta a frio.
      É igual folga de corrente recomendada . Ela é dimensionada pra moto no cavalete e sem carga , e já prevê com segurança o momento que a moto está carregada e " afunda " a suspensão até o ponto máximo

    • @marciomartins2350
      @marciomartins2350 2 года назад

      @@GaragemVStrom obrigado

  • @azimutemototurismo
    @azimutemototurismo 2 года назад

    Salve nobre mestre, vc tem alguma dica de calibragem pra Vstrom com trio de baús e garupa?
    Agradeço desde já.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +2

      Em princípio não. A lógica as vezes pode sugerir que se está com garupa e trio carregado poderia se colocar um pouco mais, mas não existe uma recomendação específica para isso, e um eventual excesso de pressão pode causar mais dano que benefício. No caso de ir viajar com garupa e baú o que seria muito importante é calibrar a moto com o pneu FRIO . Tipo, sai de casa ou de onde estiver e calibra o mais imediatamente possível e vá até o posto dirigindo mais suave que de costume. Com a moto muito pesada ela irá aquecer os pneus mais rápido e se vc calibrar pneu quente, primeiro que tá arriscado a vc tirar pressão do pneu quando calibrar se o pneu já estivesse com calibragem certa. E segundo que se o pneu estiver com pouca calibragem, e vc colocar por exemplo 41 libras num pneu quente, essas 41 representam bem menos que a pressão correta. Abraço.

    • @azimutemototurismo
      @azimutemototurismo 2 года назад

      @@GaragemVStrom perfeito, já pratico sua recomendação. Apenas pensei que por o peso na traseira ser bem maior nessa configuração, que a calibração poderia ser maior tbem.
      Forte abraço.

  • @ivanlopes8809
    @ivanlopes8809 Год назад

    A Tiger 900 GT recomenda a mesma calibragem só com o piloto ou com garupa.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Sim...cada fabricante tem suas definições próprias após testes com pneus com as medidas recomendadas .

  • @laurooliveirasantos5904
    @laurooliveirasantos5904 Год назад

    🤔👍👍🙏

  • @victorfol1
    @victorfol1 2 года назад +1

    SUGESTÃO PARA VÍDEO:
    Ligar moto no tranco “de forma delicada” causa danos?
    Vi no canal do Durval careca o mecânico da targetracing dizendo que não causa danos, e para provar afirma que as motos de pista são ligadas assim.
    Fiquei foi com dúvida, gostaria da sua opinião!!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +3

      Mas é LÓGICO que causa danos . Pegar no tranco causa uma série de problemas a médio e longo prazo. O exemplo de uma moto de corrida é completamente fora da realidade. Numa moto de corrida ninguém está preocupado com a vida útil do motor a mais longo prazo. A preocupação é ganhar corrida . Moto de corrida pega no tranco porque não tem motor de arranque pra aliviar peso e o dano que causa não é sentido a curto prazo.
      Numa moto normal não...a vida útil importa.
      Pergunta pra donos de Transalp. A TA tem um problema crônico de não pegar por causa de CKP. Então muito dono ficava dando tranco toda hora . Resultado....eixo secundário detonado. Uma fortuna para arrumar. Motor injetado não se deve também pegar no tranco porque o processo de ignição obedece a uma sequência. Fazer pegar no tranco altera essa sequência e causa danos ao sistema de injeção. Causa danos também ao catalisador. Fora picos de carga na relação e engrenagens. Lógico que vc não vai quebrar sua moto se numa emergência precisar fazer pegar no tranco. Uma vez ou outra, uma na vida outra na morte não dá problema. Mas fazer disso algo frequente é prejuízo certo .

  • @robsonsimao3867
    @robsonsimao3867 Год назад

    Marcos,
    A recomendação de calibragem da minha moto é 32 dianteiro e 36 traseiro...trafegando essa calibragem vai para 34 dianteiro e 40 no traseiro. Como devo proceder? Paro a moto e baixo ou deixo nessa calibragem? Obrigado

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Oi Robson.
      A calibragem de um pneu é uma calibragem DE REFERÊNCIA, não a calibragem a ser observada em operação a qualquer situação.
      Essa calibragem de referência é tomada com o pneu frio . Se o recomendado para sua moto , por exemplo é 36 , vc deve colocar essa pressão logo que sai com a moto , com o pneu em temperatura ambiente. Calibre no posto mais próximo de quando vc começou a andar com a moto . Com o rodar , naturalmente o pneu esquenta , o ar dilata e a pressão sobe. Mas essa pressão maior já é prevista para ser a pressão de operação.
      Se com o pneu quente vc for calibrar e com o pneu quente for colocar os 36 , na verdade vc vai esvaziar o pneu e andar com pressão mais baixa que o correto.
      Eu em viagem nunca calibro pneu no meio da viagem. Calibro logo cedo quando abasteço no início de cada dia de viagem.

  • @israelpereiradasilva
    @israelpereiradasilva 2 месяца назад

    Qual calibragem pra minha twister 300 f?😮

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 месяца назад

      Não sei te dizer de cabeça. Vc ainda tem o manual da sua moto ? Ou aquele adesivo no porta corrente ? Siga o que diz o fabricante da moto.

  • @josegasparsimao7333
    @josegasparsimao7333 Год назад

    Boa noite
    tenho uma vstron 650xt 2022 com 3.560 km e apo´s a primeira revisão dos 1000km comecei a aumentar a velocidade gradativamente , a partir dos 3000km passei a exigir o maximo dela, aconteceu que com a calibragem referente ao manual 33/36 e 33/42 ela acima de 170 balança a frente, tentei de todas as informaçoes inclusive a agencia da suzuki, e não obetive satisfação. conclusão comprei dois pneus novos da Michelin 150-70-17 - 110-80-19 - 69V TI-TT E TIVE A RESPOSTA QUE EU ESPERAVA, AGORA ESTOU SATISFEITO.
    A conclusão que eu posso é que os pneus originais que vem na vstron são muito macios e não me deram a segurança que preciso além de terem um baixa durabilidade.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Os Bridgestone originais da 650 não são pneus para velocidade. ( Na verdade não sei hoje quais são os originais...me refiro aos que vieram na minha 2017/18 ) Acima de 170km/h qualquer coisa, por menor que seja pode afetar a moto. As vezes é um pequeno desequilíbrio de balanceamento ou distribuição de massas naquele determinado pneu e não na marca em si. Mas naturalmente que alguns tipos de pneus são mais apropriados para alta velocidade que outros, independentemente do coeficiente de velocidade ser o mesmo. Quanto a durabilidade isso varia tremendamente com as condições de uso e tipo de pilotagem. A minha está com 34.000Km e pneus originais. O da frente já no osso, e o traseiro até com bastante borracha. Vou trocar agora com 35.000Km. Achei uma ótima durabilidade.

  • @LuisAntonio-kc4cc
    @LuisAntonio-kc4cc 11 месяцев назад

    Como fica a calibragem com garupa e mais 3 baús cheios (10 kg cada) ou até mesmo apenas o piloto com baús carregados. Se a mesma recomendação de apenas piloto ou piloto e garupa. Como fica esta situação?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  11 месяцев назад +1

      Calibragem não é algo assim tão exato.
      Se preocupe com calibragem com piloto e garupa ou só com piloto.
      Não esquenta com bagagem. Até porque a variação de peso do piloto e do garupa as vezes é muito maior que a bagagem. Vc pode ter um piloto com 110kg e a garupeira com 90 kg e nenhuma bagagem com 200 Kg. Na calibragem recomendada para piloto e garupa . E pode ter um piloto de 80Kg e uma garupeira de 60kg com 30kg nos baús e a moto em si mais leve .
      A capacidade de carga do pneu já é definida para a carga máxima contando com a calibragem recomendada. É um erro quando o pessoal vai viajar muito carregado e coloca uma pressão ainda maior que a pressão máxima recomendada para piloto + garupa .

  • @alexandrecosta3474
    @alexandrecosta3474 Год назад +1

    Boa noite chefe!!!
    Você aconselha aquela vacina antifuro?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +2

      Eu usei uma vez anos atrás numa viagem longa. Não atrapalhou nada em termos de balanceamento, e não sei se chegou a ajudar ou não porque não tive furos. Mas depois de um tempo detonou a válvula e não dava mais para calibrar o pneu. Joguei a câmara fora. Hoje eu não usaria mais. Se meu pneu fosse com câmara, acharia melhor levar um spray reparador, que no fundo é a mesma coisa e só usa se precisar.

    • @alexandrecosta3474
      @alexandrecosta3474 Год назад

      @@GaragemVStrom obrigado chefe!

  • @giovanipazzini4093
    @giovanipazzini4093 2 года назад +1

    Oba! Eu uso nitrogênio nós pneus, notei que a vida útil é bem maior, pode falar deste assunto.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +4

      Excelente ponto...Eu ia falar sobre o nitrogenio, mas como não é algo muito popular e iria aumentar o tempo do vídeo para uma duração não apropriada para o RUclips desisti, mas já estou me arrependendo. Sim...o nitrogênio tem mais vantagens que desvantagens. Vale lembrar que o ar que a gente usa normalmente para encher pneu já é 78% nitrogênio, mas o nitrogenio vai sim aumentar a vida útil pelo seguinte:
      1- O nitrogênio não se aquece tão rápido quanto o ar. Então a temperatura interna do pneu não varia tanto. Com isso a calibragem se mantém constante por mais tempo .
      2- Como o nitrogênio demora mais para se aquecer, o pneu em consequencia também demora mais para aquecer e vai trabalhar mais tempo numa temperatura menor. Não é exatamemnte que o nitrogênio " esfria " o pneu. Na verdade ele retarda muito o processo de aquecimento com a rodagem.
      3- A não presença de oxigênio evita oxidações de aro e demais componentes que estariam em contato com o ar.
      4- Nitrogênio tem moléculas maiores que oxigênio. Então a perda de pressão por osmose é menor e a calibragem se mantem correta por mais tempo.
      5- Nitrogênio é mais estável que oxigênio, e as variações de temperatura e densidade serão muito menores e com isso as dilatações e contrações do pneu.
      Tudo isso colabora para uma vida mais longa.
      Desvantagens :
      1- Preço
      2- Falta de disponibilidade em qualquer lugar. Lembre-se que uma vez inflado com nitrogênio, vc sempre deverá calibrar com nitrogênio. Se numa viagem tiver que calibrar, não encontrar nitrogênio e calibrar com ar , todos os benefícios do nitrogênio se perdem , masmo que a concentração ainda seja maior que no ar comum.
      Abraço e obrigado pela observação.

    • @giovanipazzini4093
      @giovanipazzini4093 2 года назад +1

      @@GaragemVStrom sim,antes de colocar nitrogênio , eu fiz uma pesquisa para ver qual será o custo e vantagem, optei pelo nitrogênio, em viagem é o risco que corremos. Na minha opinião vale a pena. Abraços.

  • @BrazLins
    @BrazLins Год назад

    Ainda estou engatinhando no mundo das motos, mas em meus carros utilizo há anos a calibração com Nitrogênio seguindo as recomendações do fabricante quanto as libras, uma vez ao mês... Esvazio o pneu duas vezes no início. Depois é só completar. Perco de 0 a 1 libra. Meus pneus sempre duram o dobro e sem desgastes anormais.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      A calibragem com nitrogênio naturalmente tem suas vantagens. As principais são : 1) O nitrogênio é mais estavel que o ar ( que na verdade já é quase 80% de nitrogênio e não oxigênio como se pensa ) e portanto o nitrogenio puro não varia tanto a pressão com diferença de temperatura como o ar. 2) O nitrogênio não carrega tanta umidade como o ar dos compressores, o que é bom para o pneu internamente. 3) O nitrogênio demora mais para perder pressão. Mas desculpa...Nitrogênio JAMAIS vai fazer um pneu durar o dobro do que duraria se usasse ar normal. Pode sim , até aumentar a durabilidade, mas numa proporção muito menor do que seria se comparada com quem faz a calibragem com ar de maneira correta. O que acontece é que se relaxar com a calibragem com ar, o pneu perde pressão mais rápido que com nitrogênio e o camarada vai andar muito tempo com calibragem ruim. Mas se alguém for cuidadoso , calibrar frequentemente, e com os pneus ainda frios na pressão correta, a diferença entre calibrar com nitrogênio ou com ar será muito pequena. A maneira de pilotar terá muitíssimo mais influência na vida do pneu que isso.

    • @BrazLins
      @BrazLins Год назад

      @@GaragemVStrom Não quis dizer que o nitrogênio é o responsável pelo aumento da vida útil do pneu. Minha condução defensiva e o fato do pneu estar calibrado corretamente em 100% do tempo, sim. Abraço!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      @@BrazLins Ah ..sim. Perfeito! Essa realmente é a combinação que faz um pneu durar bastante. Abraço

  • @marciomartins2350
    @marciomartins2350 2 года назад

    O que vc acha de calibrar com nitrogênio? Vc recomenda? Em Santos/SP tem algum lugar que calibra com nitrogênio?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      Dei uma resposta bem longa aqui mesmo sobre as vantagens de se calibrar com nitrogênio. Vc pode achar nos comentários desse vídeo mesmo . Vale a pena sim. As vantagens são bem maiores que as desvantagens . O problema é o preço e a dificuldade de achar. Não sei se aqui em Santos tem posto com nitrogênio mas certamente deve ter .

    • @marciomartins2350
      @marciomartins2350 2 года назад

      @@GaragemVStrom obrigado

  • @wladmir1979
    @wladmir1979 2 месяца назад

    outro ponto, um piloto com 70 kg e outro com 120 que sou eu kkkk, tem de colocar pelo menos um 3 libra a mais.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 месяца назад +1

      Nem tanto, pois o piloto tem o peso mais distribuído . O garupa concentra na traseira.
      Por exemplo....
      Pro pneu , um piloto de 120 kg sozinho é melhor que um de 60 com garupeira de 60 .

  • @carloslourenco8199
    @carloslourenco8199 2 года назад

    A calibragem recomendada da XRE 190 é 22 na frente e 22 atrás só o piloto, mas como a honda pensou no peso corporal do piloto? Acho que 22 libras atras é para uma pessoa de uns 75kg com uma margem de 10 kg para mais ou menos. Eu peso 100 kg e tenho acessórios na parte de trás da moto, afastador de alforge e baú que geralmente levo uns 5kg nele por tudo isso calibro semanalmente com 25 libras atrás ao invés de 22 que é o recomendado. O que vc acha?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      Bom dia. Vc não está errado nem existe problema nenhum em colocar essas 3 libras a mais. Inclusive a XRE fala em 22-22 só o piloto e 22-28 piloto e passageiro. Na verdade, para exemplificar, uma pessoa que de manhã use a moto com passageiro e de tarde usa a moto sózinho não vai ficar calibrando e recalibrando a moto toda hora. Essa pessoa usaria 22-28 o tempo todo. Porque dentro do limite do 28 não existe um problema maior estando carregado ou não. Não é o ideal andar vazio a 28 , melhor 22, mas seria pior andar a 22 com garupa. Também fazer a média e andar a 25 com garupa não seria bom , pois como eu disse no vídeo, andar com calibragem baixa em princípio é pior. Vamos ao seu caso. O peso do piloto sózinho é dividido mais igualmente entre os dois pneus, diferente do peso do passageiro que se concentra no pneu traseiro. E o fabricante não faz o cálculo do peso do passageiro em cima do peso médio das pessoas ( 75kg) , mas sim em função do peso de pessoas mais pesadas que possam adquirir a moto,Para o fabricante, um piloto sózinho com 100Kg ou mais já está previsto nos 22-22 , porque se o dono tiver 65Kg também os 22-22 também estará OK. Com relação aos baús, sim, por estarem na projeção traseira da moto e concentrarem peso no pneu traseiro, eles podem ser levados em conta, embora 5Kg seja algo irrelevante. Mas eu não acho que vc esteja errado em colocar essas 3 libras a mais. Se vc não está sentindo a moto muito dura, continue. No meu caso por exemplo, a VStrom pede 33-36 vazio e 33-41. Eu sempre deixo com 33-41 , não importando se estou com minha mulher na garupa ou não. Abraço

    • @carloslourenco8199
      @carloslourenco8199 2 года назад

      @@GaragemVStrom Legal, obrigado por responder, é que eu procuro um bom balanço entre gasto de pneu, uma boa rolagem e segurança em frenagem tudo isso usando o pneu que já vem na moto o PIRELLI MT60. Mas equacionar tudo isso em um ambiente que não seja controlado é deveras bem difícil. Obrigado

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад

      Sim...sem dúvida. Existem muitas variáveis e ter um valor perfeito é impossível. Mas a margem de segurança é bem flexível nesses casos. Se preocupe em não deixar cair abaixo de 22 , siga com esses 25 e caso vá andar constantemente com garupa , coloque os 28. Mas nunca exceda os 28. Se vc se preocupa bastante com esse tema, já considerou usar nitrogênio? Se for fácil encontrar em sua cidade pode te agradar .

    • @carloslourenco8199
      @carloslourenco8199 2 года назад

      @@GaragemVStrom Cidade de interior no Ceará 40 mil habitantes, essas coisas ainda não chegaram por aqui kkk. mas me informarei sobre o tema.

  • @clezionunes
    @clezionunes Год назад +1

    Eu calibro em casa com os pneus frios porque tenho uma bomba com calibrador digital!

  • @sobpressao8719
    @sobpressao8719 Год назад

    E quando o fabricante da moto só especifica uma calibragem, não dizendo se é com ou sem garupa? Bmw g310gs 2023

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Tem certeza ? Isso é novidade para mim. Se fazem isso é que já colocam uma calibragem média , que atenda as duas situações, considerando a situação mais pesada. Eu particularmente faço isso na minha. Ando com a calibragem de piloto e garupa o tempo todo, seja andando sózinho ou com garupa.

  • @andregibbi
    @andregibbi 2 месяца назад

    O pneu da minha moto cb 500f 2023 pneu novos Angel st, está baixando cerca de 2 libra a cada 10 dias, pode considerar normal ? Obs, uso a do manual 36 na dianteira e 42 traseira.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 месяца назад +1

      Vc está calibrando com pneu frio ? Se calibra com o pneu quente, assim que for medir com ele frio , a calibragem mostrada será bem mais baixa. Mas 2 libras a cada 10 dias está dentro do que se pode achar normal .

    • @andregibbi
      @andregibbi 2 месяца назад

      @@GaragemVStrom pneu sempre frio, geralmente eu deixou para calibrar na saida do meu plantão de manhã o posto fica a 200mtrs da base do meu serviço então pneu nem esquenta , Obrigado meu amigo por responder . Sucesso a todos nós!

  • @aquilademelo4215
    @aquilademelo4215 2 года назад

    Minha moto é o seguinte: troquei a marca de pneu mais é o mesmo tamanho d q vem original na moto e no pneu novo na lateral o fabricante pede pra colocar uma calibragem maior q o pneu anterior q veio na moto...

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      Bom dia.
      Quem define a calibragem é o fabricante do veículo, não do pneu . Um mesmo pneu pode precisar calibragens diferentes em veículos diferentes . A que vem no pneu é só uma referência.
      Use a calibragem que o manual da moto pede .
      Só toma cuidado com pneu barato que tem um coeficiente de carga e velocidade muito abaixo do original. Aí as condições de segurança ficam comprometidas .

  • @PedroAugusto-qf9dw
    @PedroAugusto-qf9dw 9 месяцев назад

    Olá professor,tenho uma Kawasaki z900 e no manual pede para usar a calibragem 36/42. Achei muito desconfortável,a moto pula muito, qualquer buraco ou desnível a moto pula e perde muita aderência.
    Usei a calibragem 32/32,a moto ficou muito melhor,com mais aderência e conforto,mas os pneus gastaram mais rápido.oq vc acha de eu usar um meio termo,tipo 33/36?
    Te pergunto isso pq definitivamente a calibragem de manual não da pra usar.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  9 месяцев назад

      Normalmente, conforto e manutenção da roda sempre em contato com o chão é obtido através de ajuste de suspensão, seja através da pré carga da mola seja através da intensidade de amortecimento.
      Tentar obter conforto baixando calibragem, até pode ter resultado imediato, mas o preço a pagar é um desgaste muito maior do pneu , consumo maior de gasolina e a moto menos ágil em mudanças rápidas de direção. Fora um desgaste mais rápido da relação também.
      Pneu com pressão mais baixa aumenta muito a resistência ao rolamento ( não confundir com atrito )

    • @PedroAugusto-qf9dw
      @PedroAugusto-qf9dw 9 месяцев назад

      @@GaragemVStrom brigado pela resposta professor.

  • @renangermano
    @renangermano Год назад

    A HONDA INDICA NA CG 25D E 33T COM GARUPA EU COLOCO 23D E MANTENHO 33T A MOTO FICA MAIS CONFORTÁVEL

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Sim...vc colocando menos pressão na dianteira, o pneu vai absorver mais as imperfeições do solo e a moto dá a sensação de mais conforto. Mas isso não sai de graça. Com pressão mais baixa o desgaste do pneu vai ser mais rápido, a pilotagem fica um pouco mais dura em mudanças de direção e o consumo de gasolina aumenta. Só que isso é muito pouco e quase não se percebe, e o conforto se percebe na hora. Então vale o que cada um acha mais prioridade.

  • @camilapollo8619
    @camilapollo8619 Год назад +1

    Não calibrei com frequência e o pneu rachou nas laterais 😢

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +2

      Sim....rachadura na lateral é sintoma típico de pneu que andou muito tempo com pressão baixa

  • @Echxtremum
    @Echxtremum 3 месяца назад

    Tem uma pegadinha nas calibragens. Fabricantes disponibilizam tabelas de calibragem para diferentes situações, por exemplo, a calibragem de fabrica para uma esportiva jamais será a mesma para uso esportivo/pista. Normalmente, nesses casos, a pressão orecisa ser baixada. A pressão da montadora visa durabilidade e segurança dos aros.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  3 месяца назад

      Lógico. Correto...Uma moto esportiva ou de pista tem 100% de comprometimento com performance. A calibragem já é determinada por modelos que consideram a moto, o peso do piloto, o estilo de pilotagem do piloto, o piso, o traçado da pista. Uma mesma moto, de uma mesma equipe, na mesma corrida pode ter calibragem diferente de acordo com cada piloto. E usa um pneu e joga fora. Uma moto para uso padrão considera a média mais adequada para um uso padrão, com uma pilotagem padrão, que dê uma boa segurança para o piloto e uma durabilidade coerente ao pneu , consumo adequado, esforço de motor e relação, etc.

  • @Psicluc
    @Psicluc 2 года назад

    Os originais da minha moto 2020 estão em meia vida, e por incrível que pareça, o dianteiro está gastando bem mais! Pq será?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 года назад +1

      O dianteiro é o maior responsável pela frenagem e também sofre mais pressão no momento de curvas. Por outro lado o traseiro é responsável pela tração o tempo inteiro. Tudo depende de como se dirige e da combinação final de todos fatores. Se vc tem uma tocada mais leve no que diz respeito a arrancadas e retomada de velocidade ( não me refiro a velocidade final ) , breca usando o dianteiro com mais intensidade que o traseiro ( o que é o correto, mas dentro de uma determinada proporção) , gosta de umas curvas um pouco mais deitadas e não costuma usar a moto muito carregada, não tem nada de anormal o dianteiro gastar mais. Na minha o desgaste está quase igual, mas se olhar com atenção o dianteiro também está um pouco mais gasto. Abraço.

    • @Psicluc
      @Psicluc 2 года назад

      @@GaragemVStrom então tá explicado amigo, minha tocada é bem assim mesmo! Obrigado!

  • @marcosfreitas76
    @marcosfreitas76 5 месяцев назад

    Galera da titan 160 .. comenta aqui quanto voces colocam na dianteira e na traseira.

  • @claudiowalter2108
    @claudiowalter2108 Год назад

    Quanto mais potente a moto mais esforço tork na roda e o pneu sofre com isso principalmente a piazada nova que gosta de arrancada brusca .

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад

      Sem dúvida..quanto maior o torque na roda traseira, quanto maior a aceleração e a desaceleração, mais o pneu sofre

  • @alemao7112
    @alemao7112 Год назад

    sou moto táxi o segredo pro pneu durar e não furar sempre é calibrar 1x por semana com ele frio faço assim tenho uma crosser no manual do proprietário recomenda com passageiro 22 frente e 28 atrás eu apenas aumento 2psi em cada pneu na hora de calibrar e tenho conforto satisfatório moto não fica pesada com passageiro nem fica pulando muito igual cabrito kkk quem tem moto alta sabe do que estou falando
    outro mito também que dizem por aí que moto com roda raiada fura mais pneu etc mito calibrando 1x semana já cheguei a ficar quase 1 ano sem furar pneu fica a dica aí pro pessoal e outra coisa evitem remold não vale a pena o barato sai caro

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Год назад +1

      Concordo 100% com o que vc falou. Calibrar tem que ser frequente e com o pneu frio. Vc colocar 2 lb a mais não deve dar muita diferença da moto mais dura ou não porque a suspensão absorve. E sim...a moto vai ficar mais leve na diração e o consumo de gasolina será menor. Só repara se o pneu não vai começar a gastar muito só no centro. Isso que moto raiada fura mais é lenda. Nada a ver. O que acontece é que o pessoal faz tudo de qualquer jeito, aperta raio sem olhar se a rosca não furou a proteção do outro lado e começa a raspar na câmara , deixa a ponta do raio apodrecer, com isso a umidade entra no aro, estraga aquela fita que protege a camara e aí lógico que fura. Mas a fita estando OK e os raios no lugar a chance de furar com raio ou liga leve é a mesma. Fora que aro raiado é mais resistente a impacto.

  • @reinaldospear2266
    @reinaldospear2266 Год назад

    👍