Por que é tão difícil implementar a reforma agrária? | Meio Explica

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • É estrutural a desigualdade na distribuição de terras em nosso país. No âmbito das políticas públicas, no entanto, pouco tem sido feito para mudar este cenário ao longo dos séculos. Entenda a problemática neste episódio do Meio Explica.
    ___
    MEIO
    O Meio é uma newsletter gratuita de notícias, sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu e-mail. A leitura demora menos de oito minutos. E todas os fatos essenciais do dia estão ali, concisos para você. Da política ao que estreia na Netflix.
    Assine e fique bem informado! bit.ly/3dkYbgg
    Agora em Podcast: www.buzzsprout...
    #Meio | #ReformaAgrária | #MST | #MeioExplica

Комментарии • 37

  • @taketakk
    @taketakk Год назад +2

    Um vídeo desses teria poupado um bimestre de aulas de história no meu ensino fundamental!

  • @Regis_._
    @Regis_._ Месяц назад

    Amei a CPI do mst, as entrevistas do stedile eu salvei nos favoritos, é uma aula ímpar.

  • @ZicoeOli
    @ZicoeOli Год назад +1

    Ótima aula sobre a distribuicao de terras no Brasil.

  • @pvicentina
    @pvicentina Год назад +1

    Aqui a Giullia não fica interrompendo nossa concentração com distrações desnecessárias. Ela é boa jornalista, este material está ótimo. Quem me dera eu pudesse me concentrar assim no "Pé do Ouvido"...

  • @joset01
    @joset01 Год назад +4

    Cara achei interessante o vídeo mas quando fala que o buraco é muito mais embaixo penso que o vídeo tampouco conseguiu chegar nessa profundidade que pretensamente anunciou... Minha mãe deu aula em assentamentos e venho de família de agricultores. Isso dito não me qualifica como alguém entendido de reforma agrária ou MST. Contudo entendo um pouco de agricultura, sei quais as necessidades de capital produtivo na forma de máquinas e economia de escala necessárias à agricultura da terceira década do séc XXI.... Se imaginarmos assentar as cerca de 80.000 famílias (declaradas pelo MST como na fila) ou, só para arredondar, 100.000 famílias em lotes de 10 ha cada. Isso daria 1 milhão de ha de terras, o que é muito tranquilo para o governo providenciar, porém não resolverá pelo menos dois problemas apontados no vídeo.
    Primeiro: existem cerca de 5,5 milhões de imóveis rurais em uns 440 milhões de ha. 100.000 famílias é apenas 1/55 ou uns 2% de aumento no número de proprietários e a terra repartida representa um pertentual ínfimo do total (0,25%). Então não mudaria o perfil agrário do país.
    Mas o problema maior não é o diagnóstico e sim a consequência, ou seja pessoas precisando de terras e pessoas passando fome onde se produz tanta comida.
    Vamos ver essas questões então.
    Pessoas que precisam de terras: ainda que não se tenha valores precisos pois muitas vezes os abandonos e vendas de terras não são registrados (por motivos óbvios) esse número pode ser maior que um a cada cinco e as principais causas são abandono, com uns 45% (por falta de vocação agrária segundo o próprio MST) e vendas de terras, uns 35%. Então é preciso garantir que esses assentados possam prosperar na terra e por enquanto não é uma garantia de que em menos de 10 anos não irão a falência como grande parte dos agricultores brasileiros.
    Alimentar quem precisa: se for fazer com Hortifruti, produz muito, vende local e é muito intensivo em mão de obra. O problema é que não tem espaço para 100.000 novos produtores de Hortifruti. Se for para qualquer lado de commodities tipo grãos, carne, madeira, cana, etc teria que competir com os players maiores, que dispõe de maquinário, tecnologia e economia de escala. Então também não tem muito espaço pra ir por esse caminho.
    Em resumo penso que o mais importante que números são as pessoas e histórias por trás desses números. Quem são essas pessoas, como vão produzir, para quem vão produzir, vão conseguir competir?? Dito isso acho que focar inicialmente nas propriedades realmente improdutivas (já viu a tabela de ITR para terra com meno de 30% de utilização??? Fosse usar o mesmo parâmetro os apartamentos de veraneio a beira mar seriam perdidos em 5 anos por conta do 20% de alíquota de imposto) e focar também nos já assentados e nos que estão na fila, identificando os que realmente tem vocação e assessorando-os para que prosperem ao invés de virarem números bonitos de falar ou que causam impacto.

    • @GabrielNogueira-jo8td
      @GabrielNogueira-jo8td Год назад +2

      Parabéns pela análise, José!
      Muito interessante seu olhar e as problemáticas que você trouxe.
      E além dessas, certamente existem muitas outras, de fato não é uma questão simples como alguns pintam por aí...

  • @therezinhaduchebeltrame1533
    @therezinhaduchebeltrame1533 Год назад

    Excelente texto, Giulia, muito esclarecedor mesmo. Traga mais informações sobre a tão ( mal) falada Reforna Agraria que é quase um Bicho Papão em outros textos. Aforei!

  • @dircemoretti2363
    @dircemoretti2363 Год назад +2

    Sugiro pesquisar estatísticas dos assentamentos de Reforma Agrária e legalização das reservas indígenas efetivadas pelos diferentes presidentes. Você poderá constatar que os "latifundiários" não deveriam ficar apavorados se Lula 3 repetir Lula 1/2, Dilma1.

  • @laudomirasoaresrochacaetan6739

    Oi Guilia😊 menina , excelente sua explicação. Parabéns 👏Gosto demais dos seus vídeos, são uma aula🤗 e a respeito da reforma, é capaz que esse pessoal que tem poder e grana , vai querer dividir de livre e espontânea vontade. Na verdade são os grandes ladrões de terra do Brasil e acusam quem precisa de terra pra sobreviver de ladrões. Povo, no mínimo, hipócrita🤮

  • @SilvanaVani
    @SilvanaVani Год назад

    Excelente explicação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @lerynunes
    @lerynunes Год назад

    Muito boa a explicação!
    Áudio tem um pouco de eco

  • @gilmardanilobecker4908
    @gilmardanilobecker4908 Год назад

    Deveria fazer assim;
    O beneficiário recebe a terra entretanto tem que pagar pôr meio de um financiamento com parcelas embutidas no ITR que pra quem não sabe é uma espécie de iptu rural.
    Assim quem tem terras não fica no prejuízo.

  • @leonardodesousamarques9159
    @leonardodesousamarques9159 Год назад

    Adorei a musiquinha da vinheta

  • @JesusOSALVADOR6
    @JesusOSALVADOR6 Год назад

    Tao linda iluminou meu dia

  • @danilobucker
    @danilobucker Год назад

    Fala do Embargo Econômico que a Venezuela sofre dos EUA.

  • @gilmardanilobecker4908
    @gilmardanilobecker4908 Год назад +1

    Deveria fazer uma reforma agrária amplíssima mesmo em terras produtivas para acabar com a influência política dos grandes latifundiários isso vai prejudicar a produção de alimentos?
    O México fez isso e o México que era um grande importador de alimentos de tornou produtor e exportador inclusive de feijão para o Brasil até os anos 70 com a criação da Embrapa.
    O Japão um país rigorosamente capitalista também fez uma pois os latifundiários tinham uma grande influência igual ao Agro.
    Nos dois casos os proprietários se espernearam falando que ia afundar o país que ia prejudicar a produção e blá blá bla mas não foi isso que aconteceu.
    O mesmo acontece com o Brasil se alguém falar em reforma agrária vão se espernear e falar que o Brasil vai afundar de vês e que o agro que sustenta esse país, mas na verdade o país que sustenta o agro pôr meio de generosos subsídios e financiamentos.

    • @joset01
      @joset01 Год назад

      Poderia me falar algum subsídio?

  • @therezinhaduchebeltrame1533
    @therezinhaduchebeltrame1533 Год назад

    Adorei!

  • @sofasurrado4155
    @sofasurrado4155 Год назад +2

    cada um dos eleitores da extrema direita, e até mesmo da direita, são responsaveis por TODA D3SGR4Ç4 do pais.

  • @polaco650cc3
    @polaco650cc3 Год назад

    Reforma agrária é importante DEMAIS para ficar nas mãos do MST e dos Políticos...

  • @gabrieldacosta1914
    @gabrieldacosta1914 Год назад

    A reformaria agrária é de extrema importância porém não deve ser pautada somente pelo MST!

  • @Vikingll
    @Vikingll 7 месяцев назад

    Se a escritura não estiver em nome da pessoa, não é uma reforma agrária. O que mais acontece é o terreno ficar em nome do movimento e do assentamento/ cooperativa de podutores, em controle do movimento, sendo um controle social, estratégico, político e financeiro a um grupo de pessoas que comandam.

  • @cristianoalbinopereira-qt5hn
    @cristianoalbinopereira-qt5hn 25 дней назад +1

    Vc ten fazenda querida

  • @MrJohnston31
    @MrJohnston31 5 месяцев назад +1

    Só estou vendo esse vídeo porque preciso passar num concurso, mas eu com náusea aqui 🤮🤮🤮

  • @jucileniarios-nw2ql
    @jucileniarios-nw2ql Год назад

    Porque a câmera aprova leis nao pra nação mas pea os interesses deles. 513 dep. 300 sao ruralistas.

  • @zeusbandeira6873
    @zeusbandeira6873 Год назад

    Excelente explicação! 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @SilvanaVani
    @SilvanaVani Год назад

    Excelente explicação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻