Olá Tamires, boa noite! Obrigado pelo seu elogio, isso anima bastante a gente. Não deixe de se inscrever e compartilhar nosso trabalho com seus amigos. Um forte abraço.
Olá Ágata, boa noite! Valeu pela sua participação. Não deixe de se inscrever no canal e também compartilhar com seus amigos. Conheça nossos outros vídeos. Um forte abraço.
Apenas corrigindo um detalhe, MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), se refere parte do território desses estados pertencentes ao bioma Cerrado, onde em anos recentes foram classificados como uma nova fronteira agrícola, a partir de áreas de baixa fertilidade ou degradadas que foram transformadas em áreas de alta produtividade a partir da utilização de tecnologia e insumos modernos. a grande ocupação agrícola dessas áreas e bem recente inclusive. A ocupação de áreas, principalmente no centro oeste foi feita por descendentes de imigrantes alemães e italianos entre outros, vindo de estados do sul e sudeste, a partir dos anos 70 e 80 após a adoção de tecnologias que permitiram a produção em áreas de baixíssima fertilidade, desenvolvidas pela Embrapa, não tendo uma relação tão direta aos proprietários de terras a gerações que receberam essas áreas nos tempos das capitanias e da colonização portuguesa.
Olá Fabiano, boa noite! Agradeço pelo seu comentário construtivo. Porém, não foi este o caso dos grandes latifúndios nordestinos, do sudeste e do sul. os quais têm, indiscutivelmente, raízes históricas, muitos dos quais construidos através da prática da grilagem (é sobre eles que recai a cobrança da sociedade por uma reforma agrária). Um outro aspecto preocupante da MATOPIBA é a questão do desmatamento, a qual, apesar da importância do agronegócio para a nossa balança comercial, não pode ser esquecida. Continue com a gente, conheça nossos outros vídeos e deixe a sua opinião sem pre que puder, pois ela será sempre muito bem vinda. Um forte abraço.
Olá Rosana, boa noite! Que bom que gostou! Obrigado pela participação. Não esqueça de se inscrever e compartilhar nossos vídeos com seus amigos. Um forte abraço.
Eu vim saber melhor acerca da reforma agrária justamente por ter estudado sobre os irmãos Graco, no período da República romana. Vídeo muito esclarecedor. Parabéns!
Olá Leandro, boa noite! Que bom que gostou do nosso trabalho! Conheça nossos outros vídeos, inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
Se a escritura não estiver em nome da pessoa, não é uma reforma agrária. O que mais acontece é o terreno ficar em nome do movimento e do assentamento/ cooperativa de podutores, em controle do movimento, sendo um controle social, estratégico, político e financeiro a um grupo de pessoas que comandam.
Olá! Boa noite! Não sabia disso. Realmente a coisa fica muito estranha. Obrigado pela participação. Não deixe de se inscrever no canal e conhecer nossos outros conteúdos. Um forte abraço.
Olá Sineide, boa noite! Que bom ter gostado do nosso trabalho! Conheça nossos outros vídeos, inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
Professor, MUITO bom o vídeo. Mas faço uma pergunta: quantos por cento da produção agro-pecuária nacional fazem esses 10% de proprietários que mantém a maioria das terras.
Olá Mineirim, boa noite! Com certeza da maior parte da produção agrícola. Obrigado pela sua participação e comentário. Não deixe de se inscrever no canal e de compartilhar com seus amigos, ok? Um forte abraço.
@@POLISCONSULTORIA obrigado pela atenção. Procurei a informação precisa no site o IBGE mas ainda não a encontrei. Esse dado é relevante, muitas de minhas conclusões dependem dessa informação. Se o Senhor souber, por favor me avise. Fraterno e forte abraço.
Como qualquer assunto que induza as pessoas ao erro, a falácia e ao pior de todos, a ideologia politica, a reforma agrária deveria ser amplamente divulgada e debatida pelos seus principais interessados, Governo, produtores rurais e assentados. Não disseminado como revolta de um punhado de ideologistas de determinada direção partidária, isso já resolveria 80% do problema, deixando o restante somente para a burocracia e colocando-a em seu devido lugar de importância social. Enquanto a reforma agrária estiver sobre o manto vermelho da falta de informação, invasões inúteis, metáforas de queda de braços de interesses de grupos rico ou pobre, dono ou preposto, empresário ou assentado, ela nunca vai mostrar o seu verdadeiro objetivo, a sua cara que é a distribuição de terra responsável e mais justa possível a fim de dar uma vida digna para ambos os lados.
Olá! Boa noite! Muito obrigado pelo seu comentário. Continue conosco e conheça nossos outros vídeos. Inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
Sr presidente da reforma agrária venho pedir uma chácara no Córrego do Parado em Tarumirim MG,não quero invadir igual muitos fazem ,quero ganhar de vocês um lote para eu morar lá desde já agradeço
Venho pedir uma chácara para eu morar perto de minha família em Tarumirim MG,no Córrego do Parado ,já tem muitas pessoas morando lá esperando o documento de posse nos ajude e mim ajude também.muito obrigado.
Olá Oseas, boa noite! Realmente não dá para imaginar manter a população com seu ritmo de crescimento sem o agronegócio. A questão é conciliar isso com o problema da concentração da propriedade rural, que também precisa de uma solução. Obrigado pela participação no canal. Não deixe de se inscrever e compartilhar nosso trabalho com seus amigos. Um forte abraço.
Como o problema é bem complexo, vou usar o que aprendi na minha área de exatas. Vamos pegar esse problema X e dividir ele em várias partes pequenininhas “dx”. “dx1” Primeiro devemos saber o estado de toda a área do território brasileiro, usando satélites e uns alunos de programação, fica relativamente fácil. “dx2” Sabendo da área vamos ver de quem é dono dela, fazer um levantamento para ver se ela foi conseguida de maneira legal, pelo menos a priori. Ex: uma imagem de satélite no ano de 2019 mostra tal área de mata, hoje tem uma casa com cabeças de gado em volta, se for clara a grilagem , desapropriar e processar a pessoa penalmente. “dx3” As terras que não tem dono é que não são áreas protegidas, deve ser poucas, já que se não tem dono pertence a união... no entanto se nem uma barreira é imposta deve-se colocá-la para aquisição de alguém. “dx4” Fazer um cadastro de grupos e pessoas sem terra, definindo prioridades de quem deve receber primeiro “dx5” começar um estudo de doação das áreas “de ninguém “ de maneira planejada, de modo que a pessoa não possa vender o seu terreno. “dx6” analisar as pessoas que tem muitas terras, as que não tem um fim social devem ser desapropriadas sem ônus, aí que requer um bom quadro de políticos eleitos com esse ideal, de vereador a presidente, coisa improvável mas não impossível de acontecer. Daí é só repetir o passo dx5 Dá para falar bem mais e aprimorar cada ponto, mas acho que me estendi muito.
Olá Paulo Roberto, boa tarde! Muito interessante o seu comentário. Agradecemos pela sua participação. Inscreva-se no canal e não deixe de compartilhar nosso canal com seus amigos. Um forte abraço!
O modelo de política econômico deveria ser modificado. Os pequenos proprietários de terras também devem ser privilegiados com auxílios financeiros e apoio de políticas públicas mais interessantes para que seja mais efetivo. A bancada ruralista, evangélica e armamentista impedem avanços. É importante ficarmos atentos para votar em políticos que se preocupam com o meio ambiente, com a classe trabalhadora urbana e rural.
Olá! Boa noite! A reforma agrária realmente enfrenta grandes obstáculos políticos dentro do Congresso Nacional. Obrigado pelo seu comentário. Não deixe de se inscrever e compartilhar nossos vídeos com seus amigos. Um forte abraço.
Eu gostaria de saber se um fazendo que possui 4800 hectares de terra improdutivo se pode usa órgão judicial para se defender de ocupação de pessoas que por lei tem direito a terra.
Olá Moisés, boa noite! Com certeza, pode sim. A grande questão é como caracterizar uma terra como improdutiva. A lei é muito falha nesse aspecto. Por exemplo: Se ele colocar algumas cabeças de gado pastando em suas terras, poderá argumentar que elas não são improdutivas, simples assim. Obrigado pela sua participação e continue com a gente. Um forte abraço.
Olá! Boa noite! Sugiro que você procure um advogado especializado em questões fundiárias. É a melhor coisa que pode fazer para legalizar suas terras. Obrigado pela participação aqui no canal. Um forte abraço.
Gostaria de saber sobre o documento dos sem terra que mora no Córrego do Parado em Tarumirim MG, quando vai liberar minha irmã mora lá há 40 anos e eu quero que vocês possam mim dar uma chácara para eu morar lá hoje tenho 57 anos,já pedi tem muitos anos mas até hoje não ganhei mais tenho fé que vou ganhar.
Entao professor tava pensando o lula dez de o comeco que ele se candidatava e eu ainda era menino ele prometia essa reforma agraria e ele foi presidente e nao saiu nada de reforma agraria.
Olá Wellington, boa tarde! Obrigado pela participação e comentário. Inscreva-se no canal e não deixe de compartilhar nossos vídeos. Tem muita coisa boa no canal. Um forte abraço.
Olá José Carlos, boa noite! Obrigado pela sua participação aqui no canal. Não deixe de se inscrever e compartilhar nosso trabalho com seus amigos. Um forte abraço.
O BRASIL QUE QUEREMOS SÓ DEPENDE DE NÓS. Queremos um projeto fazendinha e casa no campo. Queremos um Brasil com poucos prédios e muita natureza. Parece que as pessoas já não acreditam mais no poder da terra. A nossa Engenharia, as pessoas, precisam começar a visitar o campo para redescobrir que lugar pra viver com dignidade também é no campo, é de lá que vem a nossa maior riqueza, esse modelo de vida urbana é um modelo de escravidão. Talvez seja saudosismo, mas alguns valores são imutáveis para a humanidade. A vida bem organizada no campo é garantia vitalícia de trabalho para a família toda. Mas isso não serve, porque promove a liberdade das pessoas. Horta, pomar de frutas, lago para criação de peixes, aves e ovos, leite, queijo, rapadura, é tudo de graça na fazenda. A imprensa livre e democrática.
Os governos populares governaram o Brasil quase 20 anos e por que essa reforma agrária não foi feita será que nessitamos de mais 50 anos de governo popular para ela ser feita
Olá! Boa noite! Obrigado pela participação aqui no canal. Inscreva-se e conheça nossos outros vídeos. Não deixe de compartilhar com seus amigos. Um forte abraço.
Aula maravilhosa demais!! ❤🎉
Olá Tamires, boa noite!
Obrigado pelo seu elogio, isso anima bastante a gente. Não deixe de se inscrever e compartilhar nosso trabalho com seus amigos. Um forte abraço.
Precisamos de uma reforma agrária realmente no Brasil
a teoria da reforma agraria no brasil é ótima, o que realmente falta é a prática dessa teoria para que as terras realmente tenham função social
Olá Ágata, boa noite! Valeu pela sua participação. Não deixe de se inscrever no canal e também compartilhar com seus amigos. Conheça nossos outros vídeos. Um forte abraço.
Apenas corrigindo um detalhe, MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), se refere parte do território desses estados pertencentes ao bioma Cerrado, onde em anos recentes foram classificados como uma nova fronteira agrícola, a partir de áreas de baixa fertilidade ou degradadas que foram transformadas em áreas de alta produtividade a partir da utilização de tecnologia e insumos modernos.
a grande ocupação agrícola dessas áreas e bem recente inclusive.
A ocupação de áreas, principalmente no centro oeste foi feita por descendentes de imigrantes alemães e italianos entre outros, vindo de estados do sul e sudeste, a partir dos anos 70 e 80 após a adoção de tecnologias que permitiram a produção em áreas de baixíssima fertilidade, desenvolvidas pela Embrapa, não tendo uma relação tão direta aos proprietários de terras a gerações que receberam essas áreas nos tempos das capitanias e da colonização portuguesa.
Olá Fabiano, boa noite!
Agradeço pelo seu comentário construtivo. Porém, não foi este o caso dos grandes latifúndios nordestinos, do sudeste e do sul. os quais têm, indiscutivelmente, raízes históricas, muitos dos quais construidos através da prática da grilagem (é sobre eles que recai a cobrança da sociedade por uma reforma agrária). Um outro aspecto preocupante da MATOPIBA é a questão do desmatamento, a qual, apesar da importância do agronegócio para a nossa balança comercial, não pode ser esquecida.
Continue com a gente, conheça nossos outros vídeos e deixe a sua opinião sem pre que puder, pois ela será sempre muito bem vinda. Um forte abraço.
Exatamente, já fez o comentário que eu ia fazer
Tuuuudo beeeem Agradou
Olá Rosana, boa noite!
Que bom que gostou! Obrigado pela participação. Não esqueça de se inscrever e compartilhar nossos vídeos com seus amigos. Um forte abraço.
Eu vim saber melhor acerca da reforma agrária justamente por ter estudado sobre os irmãos Graco, no período da República romana. Vídeo muito esclarecedor. Parabéns!
Olá Leandro, boa noite!
Que bom que gostou do nosso trabalho! Conheça nossos outros vídeos, inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
Precisamos de uma reforma agrária no Brasil
Olá! Obrigado pela sua participação. Continue com a gente e não deixe de compartilhar com seus amigos. Um forte abraço.
Obrigado
Olá Lyrion, boa noite! Nós é que agradecemos sua participação no canal. Continue com a gente e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço!
Excelente colocação sobre a reforma agrária
Se a escritura não estiver em nome da pessoa, não é uma reforma agrária. O que mais acontece é o terreno ficar em nome do movimento e do assentamento/ cooperativa de podutores, em controle do movimento, sendo um controle social, estratégico, político e financeiro a um grupo de pessoas que comandam.
Olá! Boa noite!
Não sabia disso. Realmente a coisa fica muito estranha. Obrigado pela participação. Não deixe de se inscrever no canal e conhecer nossos outros conteúdos. Um forte abraço.
Adorei 👍
Olá Sineide, boa noite!
Que bom ter gostado do nosso trabalho! Conheça nossos outros vídeos, inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
Professor, MUITO bom o vídeo. Mas faço uma pergunta: quantos por cento da produção agro-pecuária nacional fazem esses 10% de proprietários que mantém a maioria das terras.
Olá Mineirim, boa noite! Com certeza da maior parte da produção agrícola. Obrigado pela sua participação e comentário. Não deixe de se inscrever no canal e de compartilhar com seus amigos, ok? Um forte abraço.
@@POLISCONSULTORIA obrigado pela atenção. Procurei a informação precisa no site o IBGE mas ainda não a encontrei. Esse dado é relevante, muitas de minhas conclusões dependem dessa informação. Se o Senhor souber, por favor me avise. Fraterno e forte abraço.
@@mineirim6285 boa noite! Vou usar minhas fontes para tentar obter a informação e darei retorno o mais rápido possível. Um forte abraço.
@@POLISCONSULTORIA ❤
Precisamos agir
Olá Gleison, boa noite!
Obrigado pela participação. Inscreva-se no canal e compartilhe nossos conteúdos com seus amigos. Um forte abraço.
Como qualquer assunto que induza as pessoas ao erro, a falácia e ao pior de todos, a ideologia politica, a reforma agrária deveria ser amplamente divulgada e debatida pelos seus principais interessados, Governo, produtores rurais e assentados. Não disseminado como revolta de um punhado de ideologistas de determinada direção partidária, isso já resolveria 80% do problema, deixando o restante somente para a burocracia e colocando-a em seu devido lugar de importância social. Enquanto a reforma agrária estiver sobre o manto vermelho da falta de informação, invasões inúteis, metáforas de queda de braços de interesses de grupos rico ou pobre, dono ou preposto, empresário ou assentado, ela nunca vai mostrar o seu verdadeiro objetivo, a sua cara que é a distribuição de terra responsável e mais justa possível a fim de dar uma vida digna para ambos os lados.
Olá! Boa noite!
Muito obrigado pelo seu comentário. Continue conosco e conheça nossos outros vídeos. Inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
Sr presidente da reforma agrária venho pedir uma chácara no Córrego do Parado em Tarumirim MG,não quero invadir igual muitos fazem ,quero ganhar de vocês um lote para eu morar lá desde já agradeço
O Sérgio não esqueça dos materiais do Egito
Venho pedir uma chácara para eu morar perto de minha família em Tarumirim MG,no Córrego do Parado ,já tem muitas pessoas morando lá esperando o documento de posse nos ajude e mim ajude também.muito obrigado.
COMO ALIMENTAR UMA POPULAÇÃO QÚE CRESCE GEOMETRICAMENTE INSISTINDO NUM MODELO DE EXPLORAÇÃO AGRICOLA E PECUÁRIA COM BAIXOS RENDIMENTOS PRODUTIVOS?
Olá Oseas, boa noite!
Realmente não dá para imaginar manter a população com seu ritmo de crescimento sem o agronegócio. A questão é conciliar isso com o problema da concentração da propriedade rural, que também precisa de uma solução. Obrigado pela participação no canal. Não deixe de se inscrever e compartilhar nosso trabalho com seus amigos. Um forte abraço.
Como o problema é bem complexo, vou usar o que aprendi na minha área de exatas.
Vamos pegar esse problema X e dividir ele em várias partes pequenininhas “dx”.
“dx1” Primeiro devemos saber o estado de toda a área do território brasileiro, usando satélites e uns alunos de programação, fica relativamente fácil.
“dx2” Sabendo da área vamos ver de quem é dono dela, fazer um levantamento para ver se ela foi conseguida de maneira legal, pelo menos a priori. Ex: uma imagem de satélite no ano de 2019 mostra tal área de mata, hoje tem uma casa com cabeças de gado em volta, se for clara a grilagem , desapropriar e processar a pessoa penalmente.
“dx3” As terras que não tem dono é que não são áreas protegidas, deve ser poucas, já que se não tem dono pertence a união... no entanto se nem uma barreira é imposta deve-se colocá-la para aquisição de alguém.
“dx4” Fazer um cadastro de grupos e pessoas sem terra, definindo prioridades de quem deve receber primeiro
“dx5” começar um estudo de doação das áreas “de ninguém “ de maneira planejada, de modo que a pessoa não possa vender o seu terreno.
“dx6” analisar as pessoas que tem muitas terras, as que não tem um fim social devem ser desapropriadas sem ônus, aí que requer um bom quadro de políticos eleitos com esse ideal, de vereador a presidente, coisa improvável mas não impossível de acontecer.
Daí é só repetir o passo dx5
Dá para falar bem mais e aprimorar cada ponto, mas acho que me estendi muito.
Olá Paulo Roberto, boa tarde! Muito interessante o seu comentário. Agradecemos pela sua participação. Inscreva-se no canal e não deixe de compartilhar nosso canal com seus amigos. Um forte abraço!
É necessário uma reforma agrária no brasil
O modelo de política econômico deveria ser modificado. Os pequenos proprietários de terras também devem ser privilegiados com auxílios financeiros e apoio de políticas públicas mais interessantes para que seja mais efetivo. A bancada ruralista, evangélica e armamentista impedem avanços. É importante ficarmos atentos para votar em políticos que se preocupam com o meio ambiente, com a classe trabalhadora urbana e rural.
Olá! Boa noite!
A reforma agrária realmente enfrenta grandes obstáculos políticos dentro do Congresso Nacional. Obrigado pelo seu comentário. Não deixe de se inscrever e compartilhar nossos vídeos com seus amigos. Um forte abraço.
Eu gostaria de saber se um fazendo que possui 4800 hectares de terra improdutivo se pode usa órgão judicial para se defender de ocupação de pessoas que por lei tem direito a terra.
Olá Moisés, boa noite!
Com certeza, pode sim. A grande questão é como caracterizar uma terra como improdutiva. A lei é muito falha nesse aspecto. Por exemplo: Se ele colocar algumas cabeças de gado pastando em suas terras, poderá argumentar que elas não são improdutivas, simples assim. Obrigado pela sua participação e continue com a gente. Um forte abraço.
Temos 100 alqueires de terra. E faz 20 anos que não pagamos impostos não tem documentação legal como fazer a reforma agrária dessa terra
Olá! Boa noite!
Sugiro que você procure um advogado especializado em questões fundiárias. É a melhor coisa que pode fazer para legalizar suas terras. Obrigado pela participação aqui no canal. Um forte abraço.
Gostaria de saber sobre o documento dos sem terra que mora no Córrego do Parado em Tarumirim MG, quando vai liberar minha irmã mora lá há 40 anos e eu quero que vocês possam mim dar uma chácara para eu morar lá hoje tenho 57 anos,já pedi tem muitos anos mas até hoje não ganhei mais tenho fé que vou ganhar.
Entao professor tava pensando o lula dez de o comeco que ele se candidatava e eu ainda era menino ele prometia essa reforma agraria e ele foi presidente e nao saiu nada de reforma agraria.
Olá Wellington, boa tarde! Obrigado pela participação e comentário. Inscreva-se no canal e não deixe de compartilhar nossos vídeos. Tem muita coisa boa no canal. Um forte abraço.
Porém no governo lula saiu vários assentamentos
Mato Grosso não faz parte do MATOPIBA
MA Maranhão
Olá Joel, boa noite!
Realmente nos equivocamos. Agradeço pela sua colaboração. Continue conosco. Um forte abraço.
Reforma Agraria no Brasil .Urgente ..
Olá José Carlos, boa noite!
Obrigado pela sua participação aqui no canal. Não deixe de se inscrever e compartilhar nosso trabalho com seus amigos. Um forte abraço.
O BRASIL QUE QUEREMOS SÓ DEPENDE DE NÓS.
Queremos um projeto fazendinha e casa no campo. Queremos um Brasil com poucos prédios e muita natureza. Parece que as pessoas já não acreditam mais no poder da terra.
A nossa Engenharia, as pessoas, precisam começar a visitar o campo para redescobrir que lugar pra viver com dignidade também é no campo, é de lá que vem a nossa maior riqueza, esse modelo de vida urbana é um modelo de escravidão. Talvez seja saudosismo, mas alguns valores são imutáveis para a humanidade.
A vida bem organizada no campo é garantia vitalícia de trabalho para a família toda. Mas isso não serve, porque promove a liberdade das pessoas. Horta, pomar de frutas, lago para criação de peixes, aves e ovos, leite, queijo, rapadura, é tudo de graça na fazenda.
A imprensa livre e democrática.
Olá Bento, boa noite! Obrigado pela sua participação aqui no canal. Continue com a gente! Um forte abraço.
Os governos populares governaram o Brasil quase 20 anos e por que essa reforma agrária não foi feita será que nessitamos de mais 50 anos de governo popular para ela ser feita
Olá! Boa noite!
Obrigado pela participação aqui no canal. Inscreva-se e conheça nossos outros vídeos. Não deixe de compartilhar com seus amigos. Um forte abraço.
Mas o senhor sabe que o mercado agronegocio e muito forte no brasil tem que faser sim nas terras improdutivas ne.
Isso é só uma enrolação porque há muitos interesses.