Acho q o Pedro quis trazer pro debate as consequências de uma eventual cassação, e o Cristian levou o debate para "se tem que cassar ou não". E cada um foi pra um lado kkkk
Mas a interpretação da lei é muito flexível, sobretudo a lei eleitoral. Então a Justiça, ao cumprir a sua missão constitucional, também deve analisar o contexto social para a interpretação da norma...
Pedro hiperventilando enquanto debatia não me deixou mais tranquilo. Pelo contrário! Ainda bem que temos o Christian como uma dose de ansiolítico. Haveremos de passar por mais essa. Eu acredito!
Muito bom programa. O Pedro sendo apertado pelos colegas na mesa do meio! Tudo no bom sentido, no bom debate. Entendo as preocupações do Pedro mas estou com João, meu xará. E o Chris ajudou a aguçar o argumento. Pedro, você tem medo da cassação do Pablito. E a eleição dele, depois de tudo que fez, tem medo não? Eu acho bem mais sinistro.
Acho q o Pedro quis trazer pro debate as consequências de uma eventual cassação, e o Cristian levou o debate para "se tem que cassar ou não". E cada um foi pra um lado kkkk
@@hct2785 É isso aí! Acho que as ponderações do Pedro sobre o problema de cassar a candidatura são bem pertinentes. Mas eu acho que não cassar uma candidatura que cometeu ilegalidades que justifiquem a cassação é ainda mais complicado. Nem tanto pelo risco de eleger Marçal, mas por abrir o precedente para que se comentam ilegalidades impunemente.
Meus amigos, os professores mandaram muito nesse dia! As questões da Mariliz tbm super bem colocadas! Mas sem tirar o mérito de toda a equipe, esse diálogo nesse nível só é possível com o time do Meio. Parabéns a todos!
Prezado Pedro, sua opinião sobre a candidatura intocável do Pablo Marçal é um absurdo sob os aspectos jurídico, ético e legal. A lei é para ser cumprida, seja por Lula, Bolsonaro, Marçal, Musk ou pelo Zé Mané da esquina. Parabéns ao Christian pelo posicionamento firme! O professor João Cezar é excelente. Baita debate!
Ainda bem que tinha o Christian e o professor João Cézar pra equilibrar essa sandice que o Pedro falou sobre fazer cálculos políticos para aplicar a legislação eleitoral. Isso pode até ser tarefa da esquerda, da direita, da situação, da oposição, do campo político em si. A tarefa da Justiça Eleitoral é garantir que todos estejam nas mesmas condições de disputa do pleito. Parabéns, Christian, pelo posicionamento firme.
Acho q o Pedro quis trazer pro debate a consequência de uma eventual cassação, e o Cristian levou o debate para "se tem que cassar ou não". E cada um foi pra um lado kkkk
Acho super legítima a preocupação do Pedro, mas tendo a concordar com o Christian. O argumento de q estão senso perseguidos já temos, assim como a ditadura da toga e bla bla bla. Qq um q se opõe ao discurso extremista se torna automaticamente um comunista, petista, abortista etc etc. Se já temos esse argumento, oq fazer? Encarar de frente e combater os crimes eleitorais ou não dessas criaturas antes q a coisa fique ainda pior. O bolsonarismo veio para nos mostrar q Bolsonaro não era o fundo do poço, podemos piorar e muito!😢
Um dos melhores "Mesa do Meio"!!! Excelente nível de debate e apresentação de ideias! Acho importante que se debata e esclareça essas novas ferramentas - como as em uso por P. Marçal - para nós, observadores da cena política, não tão afiados com o mundo digital. Obrigada!
Christian é brilhante! Eu não sou a bolha do Marçal, os vídeos dele não aparecem pra mim, porém os canais que gosto de acompanhar não param de falar do cara! Os últimos 7 Pontos de Partida foram sobre Marçal. Pedro tá fazendo o trabalho grátis que o Marçal tá pagando pra molecada do Discord. Mais um programa inteiro feito pra ele. "Falem mal, mas falem de mim". Esse cara conseguiu entortar toda a opinião pública.
Esse argumento do Pedro é tacanho. Se a justiça tiver que adotar um consequenciaismo acerca de julgamentos eleitorais, ignorando o mandamento da lei e os aspectos técnicos, nossas instituições e o estado de direito já estarão coaptados. Parabéns pela exposição, Christian e professor!
Christian DEMOLIU o argumento do Pedro Dória, que quanto mais tenta explicar e justificar, FICA PIOR !!!!! PEDRO, NÃO TENTA CONSERTAR PORQUE VAI FICANDO PIOR!!!! CALCE AS SANDÁLIAS DA HUMILDADE, E ACEITA QUE DÓI MENOS!!!!!!!!
Pedro, mas se a gente não fazer nada, quem vai perder a credibilidade é a justiça, e se não é a direita que vai perder a fé na democracia vai ser a esquerda dae ta tudo bem a gente ter 30% achando q pode fazer qualquer impunidade e desacreditando na sociedade?
Acho q o Pedro quis trazer pro debate as consequências de uma eventual cassação, e o Cristian levou o debate para "se tem que cassar ou não". E cada um foi pra um lado kkkk
Este ano eu cansei de política, fui assistir bbb e mergulhei na toca do coelho. As pessoas que vencem o bbb são as pessoas que propositadamente ainda que de uma forma negativa atraem atenção sobre si mesmas. São pessoas que fogem da razoabilidade da convivência humana. Se a pessoa for « normal », ela é chamada de planta. Ganha quem agride outras pessoas gratuitamente. O público vibra. O Pablo Marçal é um protagonista de reality show. Comecei assistir o bbb achando divertido e terminei achando que foi uma cópia do cenário político, ou seja, fiquei igualmente frustrada. pouco importa quem o sujeito é de verdade, se é bom de convivência, mas sim o engajamento e a polarização que ele ou ela geram. Tabata pode até estar tentando « hablar » com esse universo, mas ela jamais conseguirá ser a protagonista porque é difícil ser essa pessoa sem abandonar em algum momento a ética. É uma performance por puro entretenimento (o debate político como uma espécie de luta livre). Não há um debate real, não vence o melhor argumento, o que importa é o espetáculo grotesco.
Esse papo do Pedro sobre a perda de fé sobre a democracia é um absurdo sem tamanho. Ele quer ganhar pelo cansaço, não é possível. Então não pode cassar um criminoso por medo de uma insurreição que pode vir a acontecer ou não?!? Então vale ser criminoso na visão desse (J)ênio!!! 🤦🏾♂️ Ainda bem que existe o Christian nesse bate papo.
A mídia está elegendo o PM! Não é possível que vocês não estão percebendo isso. Vocês estão espumando e isso só da ibope pra ele! A mesma coisa que aconteceu com o Bolsonaro! Eu to aqui em Montreal e nem voto pra São Paulo mas to hipnotizada nesse fenômeno.
A avaliação de Christian me parece bastante correta: o critério fundamental é o princípio de funcionamento do sistema judiciário, independente da orientação política do candidato. Se parte da sociedade não concorda com essa arquitetura jurídica, o que é absolutamente legítimo, ha um percurso claríssimo: o Congresso Nacional. É naquele espaço onde as leis que regem um país baseada no Direito (democrático) são determinadas. É ali que a disputa política se traduz em novas regras. Vejam, eu sou de esquerda, e estive na luta contra a ditadura mesmo se no periodo final (e a ditadura ainda "mordia" forte), e aceitar o espaço da democracia como aquele da disputa das forças da sociedade foi uma escolha da qual nunca renunciei em detrimento de brechas fáceis, mesmo sabendo que chamar a correlação de forças nesse pais de desigual é muito blando. Defender o Estado democrático de direito é o maior antídoto à onda fascista que atinge o mundo ocidental. E sim, essa crise, a meu ver, nasce dentro das democracias burguesas (concedam-me o termo), da asfixia imposta à sociedade, da incapacidade de promover um bem-estar social, do distanciamento da sociedade das decisões daquilo que é Bem Comum. Somem isso à crise ambiental que aumenta a sensação de instabilidade e a extraordinária capacidade da extrema-direita de apropriar-se e aplicar o conceito de hegemonia de Gramsci, conseguindo portanto capturar as inquietações da sociedade, e eis-nos nesse lugar infernal. Os Bolsonaro e Marçal da vida se combatem, portanto, no campo da democracia, radicalizando ela ainda mais e não cedendo pedaços de conquistas históricas como insinua Doria. Isso é ceder ao populismo, e aí sim, seria o fim.
As eleições não deveriam ter se tornado cada vez mais um jogo de marketing. Por mim gastava-se menos dinheiro e as PROPOSTAS, devidamente registradas, seriam expostas ao público sem artistas, sem música ou teatrinhos. Sim, a democracia está em perigo, mas a justiça e sua morosidade não ajuda em nada.
Os jornalistas e os donos de tv estão preocupados com o crescimento das redes sociais, imaginem todos os políticos fazendo propaganda na internet e esquecer da tv!?
Gostei do debate entre o Christian e o Pedro que tem pra mim um defeito inaceitável: naturalizar certos desvios de caráter da nossa política. A Lei precisa ser cumprida, independente das comoções populares. O problema que a modernidade exige, também da Justiça, uma melhor comunicação. Não adianta impugnar a candidatura do Marçal apenas pelos autos. Tem, numa linguagem acessível, explicar a decisão tomada. a lei utilizada, o crime cometido e dar exemplos do comportamento inapropriado do candidato. Rede social veio para nos aproximar a todos, mas quem pertence ao establishment quer manter distância do povão o que pode causar tragédia logo mais aí a frente. #LeiaPedroFeroz
O João César é muito limitado. Se o candidato tira sarro do “melhor programa de entrevistas”, ele está “atacando o cerne da democracia”. Que opinião bizarra e obtusa… 54:47
Achei que deveria ser distribuído melhor o debate. Pouca participação Christian Lynch e muita do do João César. Os dois são espetaculares, mas achei q deveria mediar melhor os tempos de fala. O professor Lynch só entra em 34 minutos de debate....
Caro Pedro Doria, falar que está menos preocupado com a eleição à prefeitura de SP do que com a de 2026 é a -triste- síntese dessas eleições. O que deveríamos focar é na melhoria das calçadas, ciclovias, tombamento de prédios, recuo em construções, preservação/ viabilidade de parques e praças, transito, adensamento da cidade, fachada ativa em prédios, zoneamento, recuperação de rios e por aí vai. Assistir candidatos e imprensa preocupados com a política brasileira em vez da zeladoria de SP me deixa devastado.
Acho que nunca concordei tanto com o Christian em uma "MESA". Sem discordar da enorme importância de saber utilizar a comunicação nas redes sociais, onde o candidato quadrilheiro é inquestionavelmente um mestre, esse não é o único critério. Um tempo atrás a obsessão era Michelle Bolsonaro. A imprensa - incluindo vocês - também está vagabundizando o processo eleitoral.
Pedro, concordo plenamente contigo. No atual momento, manter-se fiel ao princípio pétreo do desejo da maioria é mais importante que todo o resto. Quem faz mais votos deve assumir. Foi uma péssima escolha? Paciência. Aguentamos a consequência e tentamos acertar na próxima. Podem surgir outros picaretas sim, mas a solução não é impedir eies de concorrer. É necessário aprender (errando e aprendendo) que eles não são o caminho, mesmo que isso leve décadas. Uma impugnação/cassação seria mais ou menos como ganhar no tapetão. O mais importante é ganhar dentro do campo.
Sou recente aqui no Meio, estou satisfeito com conteúdo, mas com perdão do trocadilho, hoje a discussão foi "meio" confusa... mas isso talvez só reforça a situação esquisita que estamos vivendo.
A democracia liberal está em crise desde 2013 com as jornadas de julho. O estado capturado pelas megacorporações do mercado digital e financeiro não é capaz de melhorar a vida da população, pelo contrário, aprofunda a precarização da vida.
A esquerda deitou e rolou com o maior aparelho jamais visto. Quando o vento vira, se enchem de teorias fantásticas nomes, referencias. Uma arrogância completamente sem controle
Pedro, apesar do imenso respeito que tenho por você, está propondo que a justiça eleitoral "deixe passar" as violações eleitorais dele e espere pelo melhor? E se ele ganhar, aí não poderá invalidar a eleição que ele ganhou como prêmio pela violação da lei? Deixe o lance seguir pra ver se vai ser gol ou não?
Uau... que nível de debate !!!!lá nas alturas. Foi a síntese do medo que foi instaurado nos intelectuais com o surgimento desse Marçal. Acho um pouco de exagero....mas a conferir, como aqui é o Brasil, tudo pode acontecer.
Foram dormir depois do roda viva, acordaram fazendo xixi nas fraldas e passaram o dia borrando as calças de se imaginar naquelas cadeiras do roda viva CO-VAR-DES!
Parabéns Meio por colocar na mesma roda de conversa os professores João César e Christian Lynch.
O professor João Cézar é um patrimônio nacional. Brilhante!
Concordo com o Cristian. Nao cabe a justiça realizar cálculos políticos e sim aplicar a lei.
Acho q o Pedro quis trazer pro debate as consequências de uma eventual cassação, e o Cristian levou o debate para "se tem que cassar ou não". E cada um foi pra um lado kkkk
Mas a interpretação da lei é muito flexível, sobretudo a lei eleitoral. Então a Justiça, ao cumprir a sua missão constitucional, também deve analisar o contexto social para a interpretação da norma...
Pedro hiperventilando enquanto debatia não me deixou mais tranquilo. Pelo contrário!
Ainda bem que temos o Christian como uma dose de ansiolítico.
Haveremos de passar por mais essa. Eu acredito!
Muito bom programa. O Pedro sendo apertado pelos colegas na mesa do meio! Tudo no bom sentido, no bom debate. Entendo as preocupações do Pedro mas estou com João, meu xará. E o Chris ajudou a aguçar o argumento. Pedro, você tem medo da cassação do Pablito. E a eleição dele, depois de tudo que fez, tem medo não? Eu acho bem mais sinistro.
Acho q o Pedro quis trazer pro debate as consequências de uma eventual cassação, e o Cristian levou o debate para "se tem que cassar ou não". E cada um foi pra um lado kkkk
@@hct2785 É isso aí! Acho que as ponderações do Pedro sobre o problema de cassar a candidatura são bem pertinentes. Mas eu acho que não cassar uma candidatura que cometeu ilegalidades que justifiquem a cassação é ainda mais complicado. Nem tanto pelo risco de eleger Marçal, mas por abrir o precedente para que se comentam ilegalidades impunemente.
Meus amigos, os professores mandaram muito nesse dia! As questões da Mariliz tbm super bem colocadas!
Mas sem tirar o mérito de toda a equipe, esse diálogo nesse nível só é possível com o time do Meio. Parabéns a todos!
Obrigada Pedro por estender o programa, o professor João Cézar é um excelente convidado.
Prezado Pedro, sua opinião sobre a candidatura intocável do Pablo Marçal é um absurdo sob os aspectos jurídico, ético e legal. A lei é para ser cumprida, seja por Lula, Bolsonaro, Marçal, Musk ou pelo Zé Mané da esquina. Parabéns ao Christian pelo posicionamento firme! O professor João Cezar é excelente. Baita debate!
João César e Christian Lynch deram uma aula!!! 👏👏👏
Ainda bem que tinha o Christian e o professor João Cézar pra equilibrar essa sandice que o Pedro falou sobre fazer cálculos políticos para aplicar a legislação eleitoral. Isso pode até ser tarefa da esquerda, da direita, da situação, da oposição, do campo político em si. A tarefa da Justiça Eleitoral é garantir que todos estejam nas mesmas condições de disputa do pleito. Parabéns, Christian, pelo posicionamento firme.
Obrigado, Christian, por expor o absurdo do argumento do Pedro.
Finalmente o Lynch tirou a mascara do Pedro, o nosso bastiãozinho liberal!!!
O Pedro é cheio de opinião, e quer sempre convencer. Não sabe só explanar o pensamento. Só assisto o programa por causa do Christian e os convidados.
Acho q o Pedro quis trazer pro debate a consequência de uma eventual cassação, e o Cristian levou o debate para "se tem que cassar ou não". E cada um foi pra um lado kkkk
Acho super legítima a preocupação do Pedro, mas tendo a concordar com o Christian. O argumento de q estão senso perseguidos já temos, assim como a ditadura da toga e bla bla bla. Qq um q se opõe ao discurso extremista se torna automaticamente um comunista, petista, abortista etc etc. Se já temos esse argumento, oq fazer? Encarar de frente e combater os crimes eleitorais ou não dessas criaturas antes q a coisa fique ainda pior. O bolsonarismo veio para nos mostrar q Bolsonaro não era o fundo do poço, podemos piorar e muito!😢
E q bom q já tenho.meu passaporte europeu, precisando eu vazo dessa derrota q é o Brasil😅
Um dos melhores "Mesa do Meio"!!! Excelente nível de debate e apresentação de ideias! Acho importante que se debata e esclareça essas novas ferramentas - como as em uso por P. Marçal - para nós, observadores da cena política, não tão afiados com o mundo digital. Obrigada!
Depois dessa esticada do programa pra todos, Vou assinar novamente o meio. Parabéns pela iniciativa Pedro. 🫶🏻👏🏻👏🏻👏🏻
João César é brilhante
Cara, sempre que eu me inclino a assinar o Meio, vem o Pedro e me faz repensar.
Christian é imprescindível
João nota mil
Concordo com o Lynch.
Prof. João tem que ser tornar membro fixo dessa mesa!
Professores João César representa a ciência a serviço da sociedade. Excelente!
Vim pelo professor mais fofo da internet.
Excelente, parabéns, a análise do Professor João Cézar da Rocha de uma didática que infelizmente é raridade hoje em dia. Parabéns!!!!
Christian é brilhante!
Eu não sou a bolha do Marçal, os vídeos dele não aparecem pra mim, porém os canais que gosto de acompanhar não param de falar do cara! Os últimos 7 Pontos de Partida foram sobre Marçal. Pedro tá fazendo o trabalho grátis que o Marçal tá pagando pra molecada do Discord. Mais um programa inteiro feito pra ele. "Falem mal, mas falem de mim". Esse cara conseguiu entortar toda a opinião pública.
Dos melhores Mesas do Meio...
Brilhante as argumentações do Professor João Cezar ! Impugnação e inelegibilidade.
Dois grandes professores: João e Christian!
Parabéns pelas análises impecáveis, no ponto, do Christian e João Cesar.
Essa é a tropa de elite do Meio. Melhor escalação possível. Excelente programa, Parabens
Esse argumento do Pedro é tacanho. Se a justiça tiver que adotar um consequenciaismo acerca de julgamentos eleitorais, ignorando o mandamento da lei e os aspectos técnicos, nossas instituições e o estado de direito já estarão coaptados.
Parabéns pela exposição, Christian e professor!
Prof. João César, sou fã!
Meio só fala no Marçal. Maior militância para eleger o candidato
Debate de altíssimo nível.
Baita vídeo! A discussão se deu em um nível formidável.
Parabéns pelo programa! Quanta informação que faz a gente pensar! Obrigado!
Christian DEMOLIU o argumento do Pedro Dória, que quanto mais tenta explicar e justificar, FICA PIOR !!!!! PEDRO, NÃO TENTA CONSERTAR PORQUE VAI FICANDO PIOR!!!! CALCE AS SANDÁLIAS DA HUMILDADE, E ACEITA QUE DÓI MENOS!!!!!!!!
Christian perfeito!!!!
Christian, como sempre, cirúrgico.
Programa histórico. Parabéns e obrigado.
Um debate de verdade. Ninguém esperando o outro falar sem prestar atenção para então dizer o que quiser. Parabéns.
Pedro, mas se a gente não fazer nada, quem vai perder a credibilidade é a justiça, e se não é a direita que vai perder a fé na democracia vai ser a esquerda
dae ta tudo bem a gente ter 30% achando q pode fazer qualquer impunidade e desacreditando na sociedade?
Acho q o Pedro quis trazer pro debate as consequências de uma eventual cassação, e o Cristian levou o debate para "se tem que cassar ou não". E cada um foi pra um lado kkkk
Imprensa esquerdista , morre de medo do Marçal 😂😂😂😂
Que baita conversa! Programa sensacional! Parabéns!!!
João é SEN-SA-CIO-NAL!
Excelente!
Parabens pelo debate 'eu aprendo muito com vces.Obgda
Eu gostei bastante do convidado. Tivemos bastante tempo ouvindo o Pedro. Era ele o convidado?
Este ano eu cansei de política, fui assistir bbb e mergulhei na toca do coelho. As pessoas que vencem o bbb são as pessoas que propositadamente ainda que de uma forma negativa atraem atenção sobre si mesmas. São pessoas que fogem da razoabilidade da convivência humana. Se a pessoa for « normal », ela é chamada de planta. Ganha quem agride outras pessoas gratuitamente. O público vibra. O Pablo Marçal é um protagonista de reality show. Comecei assistir o bbb achando divertido e terminei achando que foi uma cópia do cenário político, ou seja, fiquei igualmente frustrada. pouco importa quem o sujeito é de verdade, se é bom de convivência, mas sim o engajamento e a polarização que ele ou ela geram. Tabata pode até estar tentando « hablar » com esse universo, mas ela jamais conseguirá ser a protagonista porque é difícil ser essa pessoa sem abandonar em algum momento a ética. É uma performance por puro entretenimento (o debate político como uma espécie de luta livre). Não há um debate real, não vence o melhor argumento, o que importa é o espetáculo grotesco.
Esse papo do Pedro sobre a perda de fé sobre a democracia é um absurdo sem tamanho. Ele quer ganhar pelo cansaço, não é possível. Então não pode cassar um criminoso por medo de uma insurreição que pode vir a acontecer ou não?!? Então vale ser criminoso na visão desse (J)ênio!!! 🤦🏾♂️
Ainda bem que existe o Christian nesse bate papo.
Uma das melhores conversas!!!
A mídia está elegendo o PM! Não é possível que vocês não estão percebendo isso. Vocês estão espumando e isso só da ibope pra ele! A mesma coisa que aconteceu com o Bolsonaro!
Eu to aqui em Montreal e nem voto pra São Paulo mas to hipnotizada nesse fenômeno.
As emissoras precisam aprender: não pode dividir tela, candidato tem de ser tratado pelo nome, desrespeito perde tempo, passa para o outro.
A avaliação de Christian me parece bastante correta: o critério fundamental é o princípio de funcionamento do sistema judiciário, independente da orientação política do candidato. Se parte da sociedade não concorda com essa arquitetura jurídica, o que é absolutamente legítimo, ha um percurso claríssimo: o Congresso Nacional. É naquele espaço onde as leis que regem um país baseada no Direito (democrático) são determinadas. É ali que a disputa política se traduz em novas regras. Vejam, eu sou de esquerda, e estive na luta contra a ditadura mesmo se no periodo final (e a ditadura ainda "mordia" forte), e aceitar o espaço da democracia como aquele da disputa das forças da sociedade foi uma escolha da qual nunca renunciei em detrimento de brechas fáceis, mesmo sabendo que chamar a correlação de forças nesse pais de desigual é muito blando. Defender o Estado democrático de direito é o maior antídoto à onda fascista que atinge o mundo ocidental. E sim, essa crise, a meu ver, nasce dentro das democracias burguesas (concedam-me o termo), da asfixia imposta à sociedade, da incapacidade de promover um bem-estar social, do distanciamento da sociedade das decisões daquilo que é Bem Comum. Somem isso à crise ambiental que aumenta a sensação de instabilidade e a extraordinária capacidade da extrema-direita de apropriar-se e aplicar o conceito de hegemonia de Gramsci, conseguindo portanto capturar as inquietações da sociedade, e eis-nos nesse lugar infernal. Os Bolsonaro e Marçal da vida se combatem, portanto, no campo da democracia, radicalizando ela ainda mais e não cedendo pedaços de conquistas históricas como insinua Doria. Isso é ceder ao populismo, e aí sim, seria o fim.
As eleições não deveriam ter se tornado cada vez mais um jogo de marketing. Por mim gastava-se menos dinheiro e as PROPOSTAS, devidamente registradas, seriam expostas ao público sem artistas, sem música ou teatrinhos.
Sim, a democracia está em perigo, mas a justiça e sua morosidade não ajuda em nada.
Muito bom o papo !
Esse podcast é muito bom....
Incrível, M 28 sem mais, cada vídeo que eu vejo desses jornalistas falando do Marçal eu enxergo o quão longe está de todos os outros
Os jornalistas e os donos de tv estão preocupados com o crescimento das redes sociais, imaginem todos os políticos fazendo propaganda na internet e esquecer da tv!?
Você acha mesmo que essa é a questão?
@@leandrocosta2311 Claro que é, como os donos de TVs vão fazer dinheiro sem propaganda?
@@leandrocosta2311 sim! E qual a sua opinião nesse assunto?
Ótimo programa
Qual a opção? Desobedecer a lei? Se Pablo Marçal e Bolsonaro vivem desobedecendo a lei , o que fazer?
Gostei do debate entre o Christian e o Pedro que tem pra mim um defeito inaceitável: naturalizar certos desvios de caráter da nossa política. A Lei precisa ser cumprida, independente das comoções populares. O problema que a modernidade exige, também da Justiça, uma melhor comunicação. Não adianta impugnar a candidatura do Marçal apenas pelos autos. Tem, numa linguagem acessível, explicar a decisão tomada. a lei utilizada, o crime cometido e dar exemplos do comportamento inapropriado do candidato. Rede social veio para nos aproximar a todos, mas quem pertence ao establishment quer manter distância do povão o que pode causar tragédia logo mais aí a frente. #LeiaPedroFeroz
Economia da atenção…Como espectador é escolher o q escutar…. espalhar a informação coerente e chamar p discussão, sempre!
Ótima conversa. Gente que sabe do que esta falando.
Grande João 👏👏👏
É isso mesmo Cristian
Cristian foi muito feliz em todos os argumentos, e não achei otimismo, não, os raciocínios fazem todo sentindo.
O João César é muito limitado. Se o candidato tira sarro do “melhor programa de entrevistas”, ele está “atacando o cerne da democracia”. Que opinião bizarra e obtusa… 54:47
professor castro rocha é excelente. Só assisti por causa dele!!!
Posicionem a camera central em um ponto mais alto, torna a visão mais ampla e mostra os participantes de trás melhormente.
Juiz tem que julgar de acordo com a lei e não de acordo com possibilidades futuras.
❤❤❤
Faz o M... De Meio... MT bom o debate
Ainda bem que tem o Christian aí na mesoca do Pedroca.
Mesa redonda maravilhosa. Fiquei tenso com a tensão entre o Pedro e o Cristian 😅😅😅
Obrigado
O Christian venceu no argumento e o Pedro não queria aceitar.... kkkkkk
Achei que deveria ser distribuído melhor o debate. Pouca participação Christian Lynch e muita do do João César. Os dois são espetaculares, mas achei q deveria mediar melhor os tempos de fala. O professor Lynch só entra em 34 minutos de debate....
Por favor continuem aqui. Angustiadíssima tb😮
Caro Pedro Doria, falar que está menos preocupado com a eleição à prefeitura de SP do que com a de 2026 é a -triste- síntese dessas eleições. O que deveríamos focar é na melhoria das calçadas, ciclovias, tombamento de prédios, recuo em construções, preservação/ viabilidade de parques e praças, transito, adensamento da cidade, fachada ativa em prédios, zoneamento, recuperação de rios e por aí vai. Assistir candidatos e imprensa preocupados com a política brasileira em vez da zeladoria de SP me deixa devastado.
Acho que nunca concordei tanto com o Christian em uma "MESA". Sem discordar da enorme importância de saber utilizar a comunicação nas redes sociais, onde o candidato quadrilheiro é inquestionavelmente um mestre, esse não é o único critério. Um tempo atrás a obsessão era Michelle Bolsonaro. A imprensa - incluindo vocês - também está vagabundizando o processo eleitoral.
Pedro, concordo plenamente contigo. No atual momento, manter-se fiel ao princípio pétreo do desejo da maioria é mais importante que todo o resto.
Quem faz mais votos deve assumir. Foi uma péssima escolha? Paciência. Aguentamos a consequência e tentamos acertar na próxima. Podem surgir outros picaretas sim, mas a solução não é impedir eies de concorrer. É necessário aprender (errando e aprendendo) que eles não são o caminho, mesmo que isso leve décadas.
Uma impugnação/cassação seria mais ou menos como ganhar no tapetão. O mais importante é ganhar dentro do campo.
Pedro Doria qd vc citou o Dahl no seu argumento, vc teve minha atenção nesse mercado da atenção… sensacional!!!
Essa coisa que João Cézar de Castro diz sobre agressividade é questionável.
Concordo plenamente com o Pedro
Valeu
Concordo com o Pedro
Cumpra-se a lei
Eu adorei a conversa toda, mas acho que agora tô oscilando entre a sensação de "fujam para as montanhas" e "não tá tudo perdido ainda"...
É um tremendo absurdo o o jogo eleitoral em alta e os atores que estão em jogo ainda não estão de DIREITO habilitados.
Isso é uma VERGONHA!
Que pena que acabou...
Sou recente aqui no Meio, estou satisfeito com conteúdo, mas com perdão do trocadilho, hoje a discussão foi "meio" confusa... mas isso talvez só reforça a situação esquisita que estamos vivendo.
Parabéns
que alívio do Christian não ter deixado o raciocínio quase passapanista do Pedro ter passado incólume
Gosto muito do Meio. Mas tenho dificuldade com a captação do som de diversos programas. O som do convidado está péssimo. Muito baixo.
A democracia liberal está em crise desde 2013 com as jornadas de julho. O estado capturado pelas megacorporações do mercado digital e financeiro não é capaz de melhorar a vida da população, pelo contrário, aprofunda a precarização da vida.
A esquerda deitou e rolou com o maior aparelho jamais visto. Quando o vento vira, se enchem de teorias fantásticas nomes, referencias. Uma arrogância completamente sem controle
No chat era muita gente querendo andar de teleférico e subir no espicão de 1km.
Pedro, apesar do imenso respeito que tenho por você, está propondo que a justiça eleitoral "deixe passar" as violações eleitorais dele e espere pelo melhor? E se ele ganhar, aí não poderá invalidar a eleição que ele ganhou como prêmio pela violação da lei? Deixe o lance seguir pra ver se vai ser gol ou não?
Uau... que nível de debate !!!!lá nas alturas. Foi a síntese do medo que foi instaurado nos intelectuais com o surgimento desse Marçal. Acho um pouco de exagero....mas a conferir, como aqui é o Brasil, tudo pode acontecer.
Excelente o debate. A música de abertura é péssima. Uma verdadeira anti vinheta.
Foram dormir depois do roda viva, acordaram fazendo xixi nas fraldas e passaram o dia borrando as calças de se imaginar naquelas cadeiras do roda viva CO-VAR-DES!
Christian Lynch apontou o equívoco do argumento do Pedro Doria com extrema perspicácia!