Sim. Eu trabalhei em uma fábrica aqui na Bahia que 80% do gerentes, chefes e tal eram do sulista e o tanto de assédio que sofri não está escrito. 3 ano depois ainda faço terapia pq não consegui encarar o mercado de trabalho de novo.
O nome do documentário já diz tudo. O assédio moral é uma dor solitária, muitas vezes colegas de trabalho se beneficiam da situação e assediam junto com a hierarquia, o que deixa a vítima isolada no trabalho pq geralmente o foco da violência é uma pessoa específica.
Silmara Santos a própria pessoa passa a se auto desconhecer por causa da diversidade do tipo de trabalho, são produtos e serviços que se devem oferecer, e eles ou elas por serem amigos de ir a casa uns dos outros são radicais e sabem como agredir excluindo-nos inclusive de termos o conhecimento necessário para nos mantermos no trabalho. Eles querem sim ser amigos, mas, a competição é vigente, o normal num ambiente assim é que fiquemos desconfiados e depressivos dentre outros quadros de doença agravadas.
Exatamente!! Sofro assedio moral na minha residência médica principalmente por um preceptor. Todos os funcionários da UTI ficam rindo de mim pra agrada-lo e eu me sinto colocada num picadeiro de um circo a cada corrida de leito
Muito triste tudo isso, hoje tenho uma sede em aprofundar no assunto pelo qual sofre muito, e hoje carrego as marcas e demais problemas de uma depressão causada por assedio moral.
Ontem eu sofri várias agressões verbais, estou absolutamente incomodada, chorei na volta pra casa!Quero sair do emprego , tenho menos de um ano de serviço e estou completamente desconfortável com isso! Não quero adoecer, vou tomar uma atitude! Força para quem está passando por isso!
Já percebi que as pessoas do meu trabalho têm prazer em me desprezar....prazer em me ver sofrer. Mas a justiça vem a galope eles que me esperem. Ou melhor que aguardem a resposta do meu Deus.
''EU AMAVA MEU TRABALHO'' eu falava isso enquanto estava doente. Aquele trabalho, aquele lugar, nunca irei esquecer, não deveria nem ter existido em minha vida.
Eu já sofri assédio, fiquei um ano me recuperando, só agora estou procurando emprego de novo, cheguei a ser ameaçada em uma reunião na frente de um fornecedor importante, a pessoa em questão falou na frente dele que não sabia se eu iria continuar trabalhando lá, fora outras coisas que tinham acontecido antes, recebia informação errada de alguns colegas, isso atrapalhava o cliente também, tiraram sarro da última empresa que eu tinha trabalhado, era interrompida nas reuniões pelos colegas homens. Chegou uma hora que eu cansei e pedi as contas.
É horrível sofrer assédio moral, olha como ela ficou, ninguém quer se sentir mal no lugar que precisa estar para conseguir viver a vida, todo mundo precisa trabalhar.
Já passei por isso muitas vezes, tanto por parte de gestores quanto por colegas que ocupavam o mesmo cargo que eu. Hoje tenho fobia de pessoas, não quero mais trabalhar com vendas ou qualquer outra atividade no setor comercial. Estou fazendo faculdade na área de educação, quero sair do comercial e não ter mais que cumprir metas de vendas. A pior parte de tudo isso é saber que infelizmente essas coisas são vistas como assédio somente na teoria, porque na prática é muito complicado a pessoa ter que enfrentar os procedimentos judiciais, sem contar que ninguém quer testemunhar e fica complicado provar perante a lei. Só desejo que essa nova escolha possa me proporcionar uma reinvenção da minha vida profissional e esquecer as humilhações do passado. Que possamos todos nós virarmos essa página.
Estou passando por isso pela segunda vez seguida... e assistindo esse vídeo aos prantos ... é uma dor que ninguém explica.... não tenho palavras pra dizer como eu me sinto....
Acabou de passar esse documentário na TV senado, esse documentário deveria passar no fantástico da Globo, para que muitas empresas aprendam a tratar seus funcionários, com respeito.
Estou passando isso em meu trabalho. Notifiquei ao meu coordenador e ao meu gerente, e os mesmos me ridicularizaram. Cheguei ao ponto de procurar ajuda psiquiátrica, pois comecei a ter insônia, e por pouco não entrei em depressão. Para piorar, meu gerente me obrigou a me encontrar com meu agressor (um supervisor), sem testemunhas, para conversarmos e "voltarmos as boas". Não sei mais o que faço.
Sabe eu passo pior porque no meu caso já tomou uma grande proporção. Todos meus colegas de trabalho me ignoram para agradar as chefes que me perseguem. Uma longa história e triste.... Só não larguei porque preciso sair de cabeça erguida... Não devo nada
Só quem passa por isso sabe como é. Já passei por isso e fiquei muito surpreso em saber que aquele sentimento de culpa que eu tinha na verdade não era minha.
Quem fica no palco torturando dificilmente vai ter humildade, para aceitar, entender a dor do outro. São pessoas infladas de orgulho. Cegas por si mesma.
Sei bem como é isso , depois de sofrer um assédio , causado pelo Engenheiro da Empresa , comecei a ter crises de panico, ansiedade , depressão , me tiraram tudo , nunca mais vou conseguir trabalhar como antes , isso me revolta , o pior é que ninguém da empresa fez nada . Gasto todo o meu salário em Terapia , psiquiatra e remédios , acabaram com a minha vida ...
+Virginia Reis Estou doente, por uma situação talvez pior que esta. Pois fiz a denuncia na Justiça e fui desmoralizado lá também, passando por mentiroso. Dê um cacete no seu chefe, depois ele que vai ter que provar que foi você que o agrediu.
wilson eckrich o pior é que vc tem que ter provas pra denunciar. aí é que está o problema porque normalmente eles atacam a vítima em separado. eu te compreendo esinto muito que vc esteja pasando por isto. eu estou.
MEU RELATO Eu iniciei em uma empresa recentemente, sou estudante de direito do último semestre. Comecei a trabalhar como assistente jurídico de uma advocacia. É importante ressaltar que eu já tinha feito outros estágios antes, por isso já tenho experiência na área. Acontece que de uns tempos pra cá, a esposa do meu chefe começou a implicar comigo do nada, dizendo que eu não posso me aproximar dele, logo de primeira pensei que seria uma brincadeira e tentei relevar um pouco. No entanto, tem se tornado repetitivos essa perseguição, certo dia falei para meu chefe e a filha dele que iria almoçar na empresa, eles falaram que não tinha problema algum, em almoçar lá, já que outras pessoas almoça no local também. Passei a semana levando meu almoço todos os dias, já que moro longe do local e preciso pegar dois ônibus ir pra casa, porém, quando foi na sexta feira, a esposa do meu chefe me viu almoçando no local e perguntou quem tinha me autorizado a ficar no almoço, aí eu expliquei que eu tinha pedido autorização do Marido dela e filha dele, foi aí que começou o o pesadelo que sinceramente estou até agora sem acreditar. Pois ela foi na sala dele, e pediu para me chamar e dizer que eu não poderia almoçar no local porque os advogados (homens) almoçavam no local as vezes, e por eu ser mulher não seria legal ficar no mesmo ambiente que eles, já que todos são casado e eu sou solteira, e sou a única mulher do escritório, depois da filha dele e esposa do dono. Fui bem firme na resposta, eu disse que eu não estava lá pra brincar e sim para trabalhar sério, e que eu dou e nem darei qualquer tipo de liberdade para tals situações e comentários. Rapidinho eles viram que eu estava falando sério, resolveram baixar a voz, até mudaram o tom comigo. Confesso que fiquei sem acreditar no que eu estava ouvindo, pois nunca tinha passado por uma situação dessa em trabalho e em estágio nenhum. Fiquei me segurando para não chorar, pois eles já assinaram minha carteira, e eu estou menos de um mês no local, sinto que ela não gostou de mim, pois sempre que estou despachando prazos preciso prestar contas na sala do chefe, quando ela me ver entrando na sala, ela já vem atrás de mim, dizendo que não é para eu me aproximar da mesa dele, e fala isso na frente de todo mundo, todos ficam rindo e eu fico constragida, pois parece que sou taxada como a "periguete" da vez. Estou muito triste, porque sinceramente quando me falaram isso, eu queria pedir pra sair e ir embora do local imediatamente, mas não posso, pois já assinaram minha carteira, e o medo de sujar ela. E eu estou no fim da faculdade, preciso de dinheiro para conseguir formar. Infelizmente a advocacia ainda habita o pratriarcado, onde as mulheres para conquistar seu espaço tem que submeter a certo comentários machista.
Não existe isso de sujar a carteira.. se te perguntarem futuramente.. simplesmente a descrição da vaga era incompatível com a execução.. falaram na entrevista que vc faria uma coisa, e queriam q vc fizesse outra.. espera os 3 meses no muito se não aguentar sai fora kkk
Triste, porque ela como mulher, deverua entender a minoria feminina da advocacia e não deveria agir assim. Para mim, a sua chefe segue um protocolo de ver coisa onde não tem. Ela deve se sentir incomodada por ter mulher perto do marido e deve ser insegura.
Sempre lembre disso: se voce esta sendo abusado no trabalho, voce nunca vai ter sucesso no trabalho, nunca tera promocao, sera sempre mediocre trabalhador, porque o abuso nao vai permitir. Nao importa o quanto voce e inteligente e esforcado, O abuso e para te prejudicar, e para forcar foce sair do trabalho, e para fazer voce fracassar. Este e o dano total. Pegue um psicologo e advogado.
Excelente documentário de um assunto muito sério e pertinente que não é perda de tempo ou bobagem como uma grande parcela da sociedade pensa e quem presencia o assédio prefere dar ego ao agressor em cima da desgraça alheia porque o agressor é "legal" a ajudar o assediado. Entretanto, o documentário focou apenas o ramo empresário-industrial como local no qual o assédio é frequente bem como no momento da produção. De fato, ocorre mas não somente nesse ramo. Assédio ocorre muitas vezes em hospitais, escolas, serviço público cujos funcionários são concursados e cabe inquérito administrativo precedido de sindicância, advogados, equipes esportivas entre outras profissões. Sou professor, trabalho numa escola pública e presenciei um fato lamentável envolvendo dois colegas de trabalho: Tenho um colega professor de Português que sofre humilhação de um professor de Educação física desqualificando a docência da Língua Portuguesa. Inclusive esse professor de Ed. Física procura zombar dele na frente dos colegas e principalmente na frente dos alunos, que são a matéria-prima do trabalho do professor, instigando os alunos a zombaram deste professor de Português. O professor de Ed. Física depois que humilha o colega, diz ainda que se diverte no trabalho, dando a entender que o motivo dessa "diversão" é o professor de Português. Outro ponto é que muitas vezes o assédio não ocorre só no horário de trabalho como também nos momentos de ociosidade: almoço entre colegas, intervalo, cafezinho, festas da empresa em que tais ocorrências de assédio resultam até em agressões físicas por meio de "brincadeiras" de mau gosto. Só quem passa por isso sabe o quanto torna-se um inferno ser obrigado a encarar mais um dia de trabalho com tal(is) superior(es) e/ou colegas que desgraçam a vida do outro.
Você com seu comentário conseguiu descrever exatamente o que uma pessoa que sofre o assedio moral no trabalho sente. É exatamente isso. Uma vontade de sumir. Morrer. Desaparecer...
Trabalhei em condomínio CADMUS, aqui em São Paulo, sito a Rua Sta Cruz, 1755-Vila Mariana. Onde não permiti a entrada de um veiculo de Pet Shop, na Garagem do prédio. Que pelo regulamento não era permitido, então fui xingado, de funcionariozinho de merda, e outros palavrões de baixo calão. Fiquei calado, só que a coisa(o xingamento) continuou até que decidi chamar a POLICIA. Que quando chegou, os agressores, correram para dentro do apartamento. Fui a delegacia fiz boletim de ocorrência, mais de 20 moradores viram o ocorrido, fiz uma carta ao conselho do prédio. Não resolveu nada, fui demitido. Entrando na JUSTIÇA, com três audiências atribuladas: primeira o Juiz disse que não era trabalhista, segunda minha testemunha com medo não apareceu, a terceira, depois de 2 anos. O juiz forçou um acordo de 3 mil reais. Acho que o Delegado que me ouviu no dia seguinte estava certo, disse: Por que o Sr. não quebrou o nariz das pessoas, o Sr. vai perder o emprego mesmo. E na Justiça então é que não vai dar em nada, por que a Vitima sempre tem que provar que foi VITIMA. E quase sempre é chamada de mentirosa. Estas palavras ficaram em minha mente, não é que ele tinha razão.... .Hoje se você levar um tiro e ninguém ver só você. Você é quem vai ter que provar, que aquele te deu o tiro. Estas leis e Justiça são tacanhas, atrasadas, aliás como tudo neste Pais, Saúde, Segurança, Governo, Justiça, Educação, enfim o POVO. Melhor saída para este Pais é o Aeroporto de Guarulhos. Justiça Nunca Mais vou procurar. Se caso acontecer algo de parecido meto é porrada nos caras, depois eles é que vão ter que Provar que fui eu quem os agrediu, APRENDI A LIÇÃO. Há e se o condomínio quiser me processar estou a disposição, duvido que aconteça pois lá só moram COVARDES.
Assistindo esse documentário hoje, enquanto me preparo para o concurso de AFT, para ajudar no combate a esses empregadores. Passei por esse tipo de experiência em uma siderúrgica que trabalhei, senti na pele o que é sofrer calado, demorei a entender o que aconteceu. Hoje com consciência do que passei, quero lutar pelos milhões de pessoas que ainda hoje sofrem por esse tipo de conduta abusiva.
Ótimo documentário. Parabéns. Tem tanta empresa com discurso bonito que mantém e incentiva essas práticas horrorosas. Mesmo que não haja percepção , em nossa vida de anos de trabalho , acredito que em maior ou menor escala , experimentamos os dois lados da questão. Trazer luz para todos terem consciência dessa problemática é importante. Muitas profissões tem altos índices de doenças. Inclusive com suicídios. Olha aí por exemplo os policiais militares.
Nossa. Documentário incrível. 👏👏👏👏👏 realmente, só sabe a dor quem passa. As vezes na tentativa de conseguir um apoio de alguém ninguém entende e fala: "manda a pessoa pastar". "Liga não, pow". Sinceramente, esse vídeo é importante e muito apoiador pra quem passa por situações de assédio moral.
Documentário maravilhoso e esclarecedor. Observo diariamente uma incompreensão do sentido da palavra "GERENCIAR". Penso que independente do que lhe é entregue para ser gerenciado, a competência da gestão destaca-se pelo valor que ela consegue atribuir às pessoas e não as coisas... Gerenciar não é obrigar, é liderar, e esta por sua vez, não depende da altura da sua voz.
No minuto 15:15 é fato!! " Você não tem um colega, vc tem um competidor. " Queria parabenizar aos idealizadores do documentário, acredito que deveria fazer parte da rotina de treinamento de muitos gestores desqualificados.
Excelente material! Cabe não apenas para o assedio moral no trabalho como para qualquer outra forma de tratamento dado ao ser humano, seja no trabalho, em casa, na vida em sociedade como um todo. Convém refletir e desenvolver um comportamento sadio e positivo nos relacionamentos entre pessoas de modo geral, incluindo também as questões de cidadania.
Um dos documentários mais sensatos e verdadeiros que já pude assistir. Nível hard core de verdade e sinceridade... Nem vou dizer nada sobre como é no militarismo... Que aliás, como se sabe, ambiente que culmina pena aumentada se julgado correto. Lastimável, real, cultural... Nunca deixará de existir. Grande abraço.
Onde trabalho meu superior jogava o serviço dele pra mim fazer e ia ficar no Whatsapp,dai passei a atrasar o meu serviço. ..entao decidi me recusar a fazer o dele,a partir dai ele me isolou, ficou de mal de mim e colocou tds pra deixar de falar comigo tb...passo o dia toda sozinha ninguem fala bom dia e sai sem falar tchau e qdo preciso chegar perto ficam demonstrando muita alegria e coletividade entre eles conversando alto e rindo a toa e demonstrar publicamente que me desprezam. .uma persistiu em conversar comigo mas reclamaram com ela,alegando que iam falar ao chefe dele que a mesma estavam atrapalhando o andamento do meu serviço. ..fiquei tao inseguro que nao tenho coragem nem de sentar. .passo o dia td de pè,medo de receber mais criticas. ..trabalho a pulso nao tenho crises de ânsia de vomito qdo estou no serviço, nao da vontade de sair de casa pela manha por saber oque irei enfrentar o dia td
Zelia Resende pede licença médica. Vai num psicologo e psiquiatra, pega os laudos médicos, e vai pedir licença no INSS. Com o tempo voce vai para a justiça do trabalho com esses laudos, algo que vc possa gravar no trabalho e testemunhas. Apesar que esse tipo de assédio de isolamento é complicado de provar. Mas eles estão fazendo para vc se sentir mal e pedir demissão. Então se adiante e vá aos psicologos e psiquiatra e conte tudo o que voce passa e sente. E peça a licença médica.
Assédio moral é um conjunto de violência psicológica repetidas que visam desestabilizar o trabalhador no seu ambiente de trabalho. Só consegue entender o racismo, quem tem a pele escura. Só consegue entender o assédio moral, quem já esteve nesse contexto! O trabalho é tão essencial para a saúde das pessoas, que quando atacam o trabalho da pessoa, isso destrói sua saúde mental. O trabalho em si é mais importante do que o salário. Ninguém quer ficar em um ambiente negativo. Um ambiente que não faz sentido. Ninguém quer perder tempo em algo que não existe razão de ser.
O Brasil já possui o problema de altas taxas de desemprego e quando alguém tem a sorte de conseguir jm emprego, tem o azar de encontrar pessoas que praticam assédio moral no trabalho. A
Em 2010, um ano após ingressar em determinado setor de trabalho, eu procurei o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT RJ), e as atendentes disseram "Por que as pessoas que mais trabalham são as que mais sofrem?". Vide o que o professor disse no tempo 7:47.
Vou pedir demissão amanhã, antes que eu tire minha vida. Não aguento mais. Prefiro catar papelão na rua. Já pedi perdão para minha esposa e meu filho, pois moramos de aluguel. Mas não tenho mais condições de ouvir coisas como "você não vai conseguir", "não vou passar a mão na tua cabeça", "a culpa é toda sua", etc
Tem gente que trata isso como uma brincadeira e frescura mas o que e mas incrível e quem zoar e sempre quem tem o salario melhor quem tem o cargo melhor ....
Fui vítima de assédio moral, por uma mulher do financeiro de um supermercado, sempre que eu ia receber meus trabalhos, ela me dava o dinheiro na mão e falava, se eu estava trocando almoço pela janta, sempre vinha com ironias dizendo, que minha situação tá feia, era complicado lhe dar com aquela senhora, sempre mau humorada.
@Raimunda Silva Pastel Feia de Cara e Boa de Bunda, nada a ver, eu tinha uma chefe considerada bonita e gostosa que era um nojo de pessoa, ficando humilhando os outros
Acho importante ressaltar que o assédio moral não ocorre apenas no ambiente das empresas privadas (pela busca da produtividade máxima, por exemplo). Existe muito no setor público. Por que? Não sei.
- Assédio moral institucional: Ocorre quando a própria organização incentiva ou tolera atos de assédio. Neste caso, a própria pessoa jurídica é também autora da agressão, uma vez que, por meio de seus administradores, utiliza-se de estratégias organizacionais desumanas para melhorar a produtividade, criando uma cultura institucional de humilhação e controle.
Essa alegação de que quem não sofre assédio moral não entende a dor de quem sofre, reforça a idéia de que o agressor não tem noção da agressão que pratica.
A minha chefe me tirou do meu posto, porque um funcionário não foi trabalhar, era o meu dia de folga, não era meu plantão, e eu estava sem meu celular, tinha esquecido no carro da minha irmã, na volta da faculdade. E por isso não pude atender o telefone, quando ela ligou, mais no final do dia, ela me ligou me dando a punição. Eu nunca falto, eu estava de folga, não era problema meu se o outro funcionário não foi trabalhar. e mesmo assim fui punida. Perdi meu posto. Antes mesmo disso acontecer ela vive me incomodando por causa de uma colega fofoqueira. fazendo-me sair de casa no meu dia de folga para me chamar a tenção por coisas que eu não fiz. vive me humilhando o tempo todo. Fica a colega fofoqueira e ela o tempo todo inventando situações contra mim que nunca existiram. A maioria das vezes trabalho sozinha, doente sem poder me alimentar pois, não posso abandonar o posto. Sentia dores terríveis por ficar sem ir ao banheiro. Fiquei muito mau com problemas na coluna e por causa disso minha chefe inventou todas as mentiras que pode para o meu patrão. A amiguinha dela a coleguinha se juntou com o técnico de segurança pra me ferrar quando descobriu que eu estava nos dias de me formar como gestora de segurança, se juntaram os três e inventaram muitas mentiras de mim, para o gerente que sem nenhuma visão, acreditou cegamente neles.. Quem pode me ajudar não quer perder o emprego, porque essas pessoas são vingativas. O pior, é que eles sempre me pegam de surpresa, quando estou longe do telefone e não tenho como gravar. O que fazer neste caso?
Celine,tem muito dessas mulheres satânicas ,filhas do demônio aterrorizando outras pessoas, Elas não valem nada,tem filhos e não teme q os mesmos sofram as mesmas coisas q elas fazem os filhos de outras pessoas sofrerem.Ja nascem sem ética ,alma negra.Estou passando por isso e com mulheres,essas Demoníacas
Demorei a entender que o que havia passado tinha sido Assédio Moral no meu ambiente de trabalho, hoje faz 3 meses e meio que me afastei da função e da pessoa que me Assediava moralmente, ainda assim me sinto como se tivesse sido ontem as suas palavras, insinuações, olhares depressiativos, me ignorando em reunião, ligações fora de hora para o meu telefone com tom de voz agressivo e cobrança desmedidas. Gritos na sala de trabalho na frente de outros servidores. Constantemente mostrando "erros" de qualquer natureza como datas, tetando a todo instante me disinstabilizar emocionalmente, cobrando serviços que não eram de minha competência, entre tantas outras situações. Tudo isso num período de Pandemia, bem no seu auge, onde estávamos todos com o senso de segurança abalado, temerosos, onde pessoas se afastaram do setor por conta da Covid, foram um total de 4 servidores infectados, e a cada um que se contaminava o medo aumentava, chegando ao ponto de ficar sem dois servidores ao mesmo tempo me sobrecarregando, mesmo assim estava ali para ajudar no que era possível, porém a pessoa ignorou todas essas condições vivenciadas por mim e as quais eram de seu conhecimento e continuava a me assediar. Hoje me encontro com sinais fortes de depressão, nunca havia me sentido dessa forma, não paro de pensar em tudo que aconteceu em nenhum instante, ao acordar no meio da noite ou ao início do dia já me vem em mente alguma situação que ocorreu, uma cena, dizeres e situações desmedidas. Não consigo me concentrar nas atividades do meu novo serviço, não consigo me concentrar para estudar ou até mesmo em algum momento de conversa fico com o pensamento longe. Me sinto impotente, sem ânimo para fazer atividades as quais gostava tanto, e fico com uma sensação de injustiça de saber que a pessoa continua lá normalmente sem sofrer nenhum tipo de punição, pois quem sofrendo nessa história toda sou eu e minha família. Comecei a fazer terapia, algo que nunca havia feito em minha vida, espero ter bons resultados e que não seja necessário o uso de medicamentos. Penso em processar a pessoa, mas faltam testemunhas e provas matérias, e com isso fico nesse sofrimento por não poder processa ela logo, mas não vou desistir vou correr atrás de pessoas que queiram me ajudar e parar com esse tipo de situação que infelizmente é tão comum nos ambientes de trabalho
pior coisa que existe é sofrer um assedio ,numa sala onde so esta vc e seu chefe, ninguém vê, vc nao testemunha pra levar pra justiça. O q ganhei foi uma depressão
Tô passando por isso não tenho testemunhas pois sofro assédio moral por um auxiliar de manutenção já falei com o supervisor e ele falou que não pode fazer nada.Pedi demissão minha esposa e a minha família falaram que eu fiz errado mas só quem passa por isso sabe.
ttes meses de exeriencia ja no final resolvil pedi as contas e a contabilidade a d. marlene falou nao pede nao ta chegando o fim do ano a sua familia precisa de vc
meu pai foi vítima de assédio moral nas fileiras da Marinha do Brasil, todo porque eu adoeci e ele pediu para acompanhar meu tratamento médico hospitalar em Natal-RN quando ele trabalhava no Rio de Janeiro. Ele foi visto como traidor da nação, terrorismo de maneira velada era seu cotidiano, ele pediu demissão do serviço publico no momento de ascensão e estabilização na carreira. A virilidade não permitiu enxergar que precisava de ajuda e que ele estava adoecendo, não suportando as investidas e punições, hoje procura respostas...
+joao pedro melo lopes Isso que você falou é um agravador: muitos homens têm dificuldade em relatar seu sofrimento porque temem ser ridicularizados pela família e amigos.
Mas neste caso é a Justiça Militar que conduz o processo... Eu penso que não são imparciais, é aquele dito: "Lá é o lugar onde o filho chora e a mãe não vê". ( minha impressão )
O mesmo chefe que te assedia moralmente, é o mesmo que veste uma túnica do politicamente correto para te confrontar se você reaolver rebater. Fazendo isso, ele inverte o jogo e você sai como anti profissional. Lembro que no depósito que trabalhei, contaram uma história antes de eu ter entrado, de um encarregado que fazia assédio moral com um separador do estoque. Como a empresa tinha uma frota terceirizada para levar e buscar, o rapaz foi de carro para o trabalho, e no final do expediente não pegou a van, simplesmente seguiu a van do encarregado e esperou ele descer. No ponto de desembarque estava de noite e o encarregado levou uma surra tão grande e foi ameaçado de morte e pediu as contas. Acredito que há chefes tóxicos que continuam assim porque ainda não toparam com um desses ainda.
TDO isso aconteceu comigo era eu infelizmente tinha que fazer parte desse grupo de funcionário lá acontecia tdo eu não gosta a da conversa delas era vazia pq na hora do descanso era denegrir a imagem daquele que se isola vá do grupo então eu achei que ficar quieta não dar opinião não mexeriam comigo ledo engano eu via que tavam falando de mim só não sabia o que davam indireta aí qdo eu ia perguntar diziam que eu tava vendo coisa ou então prevaricavam meu trabalho mto sutil discretamente eles tinham inveja de mim pq eu gostava de ler e no intervalo ao in vês de ir com elas pq a convetsa delas nao me acrescentava em nada entao ia ler senaoestudar inglês ou rezar ia a capela procurava falar o mínimo possível perguntava o essencial ficava quieta só ouvindo me isolei fiquei calada algumas vezes eu falei duro aí sim piorou pq elas tinham costa quente com chefe então deitavam e rolavam nada aconte cia era um tormento aí me chamaram que eu era anti social não sou anti social apenas tenho alergia de fofoqueiros . Bajuladores invejosos ELES me causão nausea e outra combina am entre elas colocando palavras em minha boca prevaricando o.meu trabalho inventa fofoca disseminado o ma eu adoeci n te ho forca de re cuperar lin felizmente estamos rodeados de urubu está esperando minha morte.
Euzinha na fita! Minha saúde mental já era, hoje doente e sem luz... Eu fui reduzida a nada. Vivo num eterno processo de depressão e de impotência. Que sindicato que nada!!! Sindicato é amiguinho do rei. A pessoa tem que apresentar prova material e não tem colega de trabalho que queira ser testemunha, pois temem represália e demissão.
Se não há provas, é vazia a queixa. Eu já denunciei as detrações envolvendo meu nome, mas a Ouvidoria não acata porque não há provas, pois a pessoa assediadora não produz provas contra si.
a gente acha que certas questões são frescuras, que não é para tanto, que as pessoas problematizam demais, enfim... até acontecer com você. os traumas gerados por assédio moral são profundas. você começa a se sentir triste demais, a ter ansiedade e o pior (e como mencionado no vídeo) você começa a sentir culpada por aquilo ter acontecido. é necessário um olhar muito atento para que isso não aconteça e uma grande conscietização de todos os lados.
Educação emocional, respeito, empatia, consideração, paciência, valores que devemos passar à nova geração em relação à vida e as diferenças em relacionamentos familiares e sociais. Muito triste, infelizmente.
E quando é do próprio patrão? Eu e meu esposo estamos passando por isso. Meu patrão fala mal ate dos meus filhos e um deles é autista.estou muito triste com isso. Trabalho em um Sítio
Mas não é somente no setor privado! Sou professora do município de Porto Alegre, estou no estágio probatório e não estou sendo avaliada por critérios de impessoalidade, moralidade, ética...nada disso! Estou sendo perseguida, injuriada pelas equipes diretivas dessas escolas que estão na lata do lixo. Por pessoas de mau caráter, sem valores, sem educação, sem nada de bom. Já recorri a tudo e a todos e ninguém te escuta!!!! Ninguém quer fazer nada, trabalhar neste país!!! A secretaria de educação, simplesmente lavaram o corpo com relação aos acontecimentos! Prova que são conivente e/ou tão criminosos quanto aquela que praticam estás atrocidades!!!!
Já passei por isso pelo patrão depois de 8 anos na empresa quando tive esporão no pé e não consegui pisar no chão quando parava ele ficava nas câmeras e falou em um treinamento no meiose mais de 20 funcionários e eu não estava presente só fiquei sabendo por colegas de trabalho por q alguns ainda ficava tirando sarro..isso fez comeu desanimasse ,além de me mudar de local de trabalho bem. Mais longe década e ganhando a mesma coisa isso desanima muito
Já sofri assédio mais prometi a mim mesma que da próxima vez eu vou meter a mão na cara de quem assédiar nem que eu pare na policia mais arranco sangue de um!
Não compensa minha amiga! Pense que se for reconhecido numa ação trabalhista vc pode sair ganhando e muito. Portanto, vá atrás dos seus Direitos, a postura da justiça trabalhista em relação a esta questão é clara, não é admissível este tipo de conduta.
Não faça isso. Grave...grave tudo, e peça rescisão indireta na justiça. Você também ainda tem direito danos morais. E os que cometeram o ato contra você ainda correm o risco de serem demitidos.
No meu trabalho não tem intervalo se qualquer um passa dos colaboradores passar de 15 minutos o encarregado joga piadas perguntando se a refeição seria peixe de escamas, quando contestei ele me disse que a 17 anos tava dando certo e quem decidia as regras era ele. Esse é um dos vários que existem naquela empresa de transporte.
Informamos que na página da PRT4, link "Coleta de Denúncias", é possível postular investigação de qualquer prática ilegal. Link direto para o serviço: peticionamento.prt4.mpt.mp.br/denuncia
😢😢😢 tenho sofrido isso . Meu chefe me trata com desprezo, não responde minhas dúvidas. Sou novata. Vou contar pra minha gerente tudo isso. Não sei se vai dá jeito
Precisamos de gestores Competentes, humanos e empáticos para lidar com seu semelhante e assim diminuir as chances de existir Assédio Moral nas Empresas.
A pessoa que passa por isso se sente um lixo. Só tem vontade de sumir. Morrer. Desaparecer. E realmente. Só entende quem sofre. Só entende quem passa por isso.
Nao aguentei pedi as contas com 13 anos hoje me encontro em outra empresa vou por na justica fui perseguida pelo gerente aplicando advertencia passo no psiquiatra ...tomo medicamento mas vou vencer procurei a justica se ele me pos p baixo me chama ate de arvore seca e fez muitas criticas do meu trabalho me inferiorizando...
Gente, esse vídeo é de 9 anos atrás, e hoje em dia isso ainda acontece, é muito triste.
Sim. Eu trabalhei em uma fábrica aqui na Bahia que 80% do gerentes, chefes e tal eram do sulista e o tanto de assédio que sofri não está escrito. 3 ano depois ainda faço terapia pq não consegui encarar o mercado de trabalho de novo.
O nome do documentário já diz tudo.
O assédio moral é uma dor solitária, muitas vezes colegas de trabalho se beneficiam da situação e assediam junto com a hierarquia, o que deixa a vítima isolada no trabalho pq geralmente o foco da violência é uma pessoa específica.
Silmara Santos a própria pessoa passa a se auto desconhecer por causa da diversidade do tipo de trabalho, são produtos e serviços que se devem oferecer, e eles ou elas por serem amigos de ir a casa uns dos outros são
radicais e sabem como agredir excluindo-nos inclusive de termos o conhecimento necessário para nos mantermos no trabalho. Eles querem sim ser amigos, mas, a competição é vigente, o normal num ambiente assim é que fiquemos desconfiados e depressivos dentre outros quadros de doença agravadas.
Silmara Santos verdade. Eu passei por isso. Horrivel.
Exatamente!! Sofro assedio moral na minha residência médica principalmente por um preceptor. Todos os funcionários da UTI ficam rindo de mim pra agrada-lo e eu me sinto colocada num picadeiro de um circo a cada corrida de leito
Bando de psicopatas afff ou no minimo sem carater
Eu passei por isso...
Muito triste tudo isso, hoje tenho uma sede em aprofundar no assunto pelo qual sofre muito, e hoje carrego as marcas e demais problemas de uma depressão causada por assedio moral.
Ontem eu sofri várias agressões verbais, estou absolutamente incomodada, chorei na volta pra casa!Quero sair do emprego , tenho menos de um ano de serviço e estou completamente desconfortável com isso! Não quero adoecer, vou tomar uma atitude! Força para quem está passando por isso!
tambem passo por isso covardia
Eu não aguento mais.. 😣
Mandava todos se fuderem
@@eriveltondossantossousa6347 mi
Quando vc sentir que vai acontecer esse tipo de coisa, pega o celular bota no modo gravar e boto no bolso. Esse será seu respaldo.
Já percebi que as pessoas do meu trabalho têm prazer em me desprezar....prazer em me ver sofrer. Mas a justiça vem a galope eles que me esperem. Ou melhor que aguardem a resposta do meu Deus.
''EU AMAVA MEU TRABALHO'' eu falava isso enquanto estava doente. Aquele trabalho, aquele lugar, nunca irei esquecer, não deveria nem ter existido em minha vida.
essa matéria era para ser colocado no lugar do jornal nacional. Parabens quem fez esse material e postou
Eu já sofri assédio, fiquei um ano me recuperando, só agora estou procurando emprego de novo, cheguei a ser ameaçada em uma reunião na frente de um fornecedor importante, a pessoa em questão falou na frente dele que não sabia se eu iria continuar trabalhando lá, fora outras coisas que tinham acontecido antes, recebia informação errada de alguns colegas, isso atrapalhava o cliente também, tiraram sarro da última empresa que eu tinha trabalhado, era interrompida nas reuniões pelos colegas homens. Chegou uma hora que eu cansei e pedi as contas.
Utilizo muito esse vídeo nos meus treinamentos de Segurança no trabalho, e ele é extremamente didático. Obrigada por compartilhar!
É horrível sofrer assédio moral, olha como ela ficou, ninguém quer se sentir mal no lugar que precisa estar para conseguir viver a vida, todo mundo precisa trabalhar.
Já passei por isso muitas vezes, tanto por parte de gestores quanto por colegas que ocupavam o mesmo cargo que eu. Hoje tenho fobia de pessoas, não quero mais trabalhar com vendas ou qualquer outra atividade no setor comercial. Estou fazendo faculdade na área de educação, quero sair do comercial e não ter mais que cumprir metas de vendas. A pior parte de tudo isso é saber que infelizmente essas coisas são vistas como assédio somente na teoria, porque na prática é muito complicado a pessoa ter que enfrentar os procedimentos judiciais, sem contar que ninguém quer testemunhar e fica complicado provar perante a lei. Só desejo que essa nova escolha possa me proporcionar uma reinvenção da minha vida profissional e esquecer as humilhações do passado. Que possamos todos nós virarmos essa página.
Estou passando por isso pela segunda vez seguida... e assistindo esse vídeo aos prantos ... é uma dor que ninguém explica.... não tenho palavras pra dizer como eu me sinto....
Acabou de passar esse documentário na TV senado, esse documentário deveria passar no fantástico da Globo, para que muitas empresas aprendam a tratar seus funcionários, com respeito.
Estou passando isso em meu trabalho. Notifiquei ao meu coordenador e ao meu gerente, e os mesmos me ridicularizaram. Cheguei ao ponto de procurar ajuda psiquiátrica, pois comecei a ter insônia, e por pouco não entrei em depressão. Para piorar, meu gerente me obrigou a me encontrar com meu agressor (um supervisor), sem testemunhas, para conversarmos e "voltarmos as boas". Não sei mais o que faço.
Caramba cara no seu caso a família...
Eu também estou passando por isso. Não sei mais o que fazer. Passo mal todo dia, ânsia de vômito, dores de barriga, dores de cabeça...
Justiça nos dois
Só de te ouvir, já fiquei triste. Espero que tenha resolvido
Sabe eu passo pior porque no meu caso já tomou uma grande proporção. Todos meus colegas de trabalho me ignoram para agradar as chefes que me perseguem. Uma longa história e triste.... Só não larguei porque preciso sair de cabeça erguida... Não devo nada
Só quem passa por isso sabe como é. Já passei por isso e fiquei muito surpreso em saber que aquele sentimento de culpa que eu tinha na verdade não era minha.
A culpa nunca é do funcionário.
@@wiviocastro8757 Depende. Em minha auto avaliação realmente não era minha culpa
Quem fica no palco torturando dificilmente vai ter humildade, para aceitar, entender a dor do outro.
São pessoas infladas de orgulho. Cegas por si mesma.
Sei bem como é isso , depois de sofrer um assédio , causado pelo Engenheiro da Empresa , comecei a ter crises de panico, ansiedade , depressão , me tiraram tudo , nunca mais vou conseguir trabalhar como antes , isso me revolta , o pior é que ninguém da empresa fez nada . Gasto todo o meu salário em Terapia , psiquiatra e remédios , acabaram com a minha vida ...
Eu também me sinto um lixo
Tiraram todos meus instrumentos de trabalho.Mesa,computador,sala.Agora fico o dia todo sentada em uma cadeira.Imagina a humilhação.
Chorei muito com este vídeo
Estou passando por esta situação
***** denuncie ,não deixe ninguém te desmoralizar indepedente de quem seja
+Virginia Reis denuncie já ou vc vai adoecer. denuncie.
+Virginia Reis Estou doente, por uma situação talvez pior que esta. Pois fiz a denuncia na Justiça e fui desmoralizado lá também, passando por mentiroso. Dê um cacete no seu chefe, depois ele que vai ter que provar que foi você que o agrediu.
wilson eckrich o pior é que vc tem que ter provas pra denunciar. aí é que está o problema porque normalmente eles atacam a vítima em separado. eu te compreendo esinto muito que vc esteja pasando por isto. eu estou.
Veja meu depoimento de hoje, e vai compreender o que digo. Boa sorte.
MEU RELATO
Eu iniciei em uma empresa recentemente, sou estudante de direito do último semestre. Comecei a trabalhar como assistente jurídico de uma advocacia.
É importante ressaltar que eu já tinha feito outros estágios antes, por isso já tenho experiência na área.
Acontece que de uns tempos pra cá, a esposa do meu chefe começou a implicar comigo do nada, dizendo que eu não posso me aproximar dele, logo de primeira pensei que seria uma brincadeira e tentei relevar um pouco.
No entanto, tem se tornado repetitivos essa perseguição, certo dia falei para meu chefe e a filha dele que iria almoçar na empresa, eles falaram que não tinha problema algum, em almoçar lá, já que outras pessoas almoça no local também.
Passei a semana levando meu almoço todos os dias, já que moro longe do local e preciso pegar dois ônibus ir pra casa, porém, quando foi na sexta feira, a esposa do meu chefe me viu almoçando no local e perguntou quem tinha me autorizado a ficar no almoço, aí eu expliquei que eu tinha pedido autorização do Marido dela e filha dele, foi aí que começou o o pesadelo que sinceramente estou até agora sem acreditar.
Pois ela foi na sala dele, e pediu para me chamar e dizer que eu não poderia almoçar no local porque os advogados (homens) almoçavam no local as vezes, e por eu ser mulher não seria legal ficar no mesmo ambiente que eles, já que todos são casado e eu sou solteira, e sou a única mulher do escritório, depois da filha dele e esposa do dono.
Fui bem firme na resposta, eu disse que eu não estava lá pra brincar e sim para trabalhar sério, e que eu dou e nem darei qualquer tipo de liberdade para tals situações e comentários. Rapidinho eles viram que eu estava falando sério, resolveram baixar a voz, até mudaram o tom comigo.
Confesso que fiquei sem acreditar no que eu estava ouvindo, pois nunca tinha passado por uma situação dessa em trabalho e em estágio nenhum.
Fiquei me segurando para não chorar, pois eles já assinaram minha carteira, e eu estou menos de um mês no local, sinto que ela não gostou de mim, pois sempre que estou despachando prazos preciso prestar contas na sala do chefe, quando ela me ver entrando na sala, ela já vem atrás de mim, dizendo que não é para eu me aproximar da mesa dele, e fala isso na frente de todo mundo, todos ficam rindo e eu fico constragida, pois parece que sou taxada como a "periguete" da vez.
Estou muito triste, porque sinceramente quando me falaram isso, eu queria pedir pra sair e ir embora do local imediatamente, mas não posso, pois já assinaram minha carteira, e o medo de sujar ela.
E eu estou no fim da faculdade, preciso de dinheiro para conseguir formar.
Infelizmente a advocacia ainda habita o pratriarcado, onde as mulheres para conquistar seu espaço tem que submeter a certo comentários machista.
moça passa seu contato? queria muito ler e colocar em um trabalho que estou fazendo, se possivel agradeço muito
Não existe isso de sujar a carteira.. se te perguntarem futuramente.. simplesmente a descrição da vaga era incompatível com a execução.. falaram na entrevista que vc faria uma coisa, e queriam q vc fizesse outra.. espera os 3 meses no muito se não aguentar sai fora kkk
Triste, porque ela como mulher, deverua entender a minoria feminina da advocacia e não deveria agir assim. Para mim, a sua chefe segue um protocolo de ver coisa onde não tem. Ela deve se sentir incomodada por ter mulher perto do marido e deve ser insegura.
Sempre lembre disso: se voce esta sendo abusado no trabalho, voce nunca vai ter sucesso no trabalho, nunca tera promocao, sera sempre mediocre trabalhador, porque o abuso nao vai permitir. Nao importa o quanto voce e inteligente e esforcado, O abuso e para te prejudicar, e para forcar foce sair do trabalho, e para fazer voce fracassar. Este e o dano total. Pegue um psicologo e advogado.
É verdade, se tem abuso realmente nunca terá paz e sucesso neste ambiente.
Falou tudoooooooi
Excelente documentário de um assunto muito sério e pertinente que não é perda de tempo ou bobagem como uma grande parcela da sociedade pensa e quem presencia o assédio prefere dar ego ao agressor em cima da desgraça alheia porque o agressor é "legal" a ajudar o assediado. Entretanto, o documentário focou apenas o ramo empresário-industrial como local no qual o assédio é frequente bem como no momento da produção. De fato, ocorre mas não somente nesse ramo. Assédio ocorre muitas vezes em hospitais, escolas, serviço público cujos funcionários são concursados e cabe inquérito administrativo precedido de sindicância, advogados, equipes esportivas entre outras profissões. Sou professor, trabalho numa escola pública e presenciei um fato lamentável envolvendo dois colegas de trabalho: Tenho um colega professor de Português que sofre humilhação de um professor de Educação física desqualificando a docência da Língua Portuguesa. Inclusive esse professor de Ed. Física procura zombar dele na frente dos colegas e principalmente na frente dos alunos, que são a matéria-prima do trabalho do professor, instigando os alunos a zombaram deste professor de Português. O professor de Ed. Física depois que humilha o colega, diz ainda que se diverte no trabalho, dando a entender que o motivo dessa "diversão" é o professor de Português. Outro ponto é que muitas vezes o assédio não ocorre só no horário de trabalho como também nos momentos de ociosidade: almoço entre colegas, intervalo, cafezinho, festas da empresa em que tais ocorrências de assédio resultam até em agressões físicas por meio de "brincadeiras" de mau gosto. Só quem passa por isso sabe o quanto torna-se um inferno ser obrigado a encarar mais um dia de trabalho com tal(is) superior(es) e/ou colegas que desgraçam a vida do outro.
Que triste, emocionei-me. Assédio moral no trabalho rouba sua vontade de viver; a vontade que se tem é de desaparecer.
Você com seu comentário conseguiu descrever exatamente o que uma pessoa que sofre o assedio moral no trabalho sente. É exatamente isso. Uma vontade de sumir. Morrer. Desaparecer...
Trabalhei em condomínio CADMUS, aqui em São Paulo, sito a Rua Sta Cruz, 1755-Vila Mariana. Onde não permiti a entrada de um veiculo de Pet Shop, na Garagem do prédio. Que pelo regulamento não era permitido, então fui xingado, de funcionariozinho de merda, e outros palavrões de baixo calão. Fiquei calado, só que a coisa(o xingamento) continuou até que decidi chamar a POLICIA. Que quando chegou, os agressores, correram para dentro do apartamento. Fui a delegacia fiz boletim de ocorrência, mais de 20 moradores viram o ocorrido, fiz uma carta ao conselho do prédio. Não resolveu nada, fui demitido. Entrando na JUSTIÇA, com três audiências atribuladas: primeira o Juiz disse que não era trabalhista, segunda minha testemunha com medo não apareceu, a terceira, depois de 2 anos. O juiz forçou um acordo de 3 mil reais. Acho que o Delegado que me ouviu no dia seguinte estava certo, disse: Por que o Sr. não quebrou o nariz das pessoas, o Sr. vai perder o emprego mesmo. E na Justiça então é que não vai dar em nada, por que a Vitima sempre tem que provar que foi VITIMA. E quase sempre é chamada de mentirosa. Estas palavras ficaram em minha mente, não é que ele tinha razão.... .Hoje se você levar um tiro e ninguém ver só você. Você é quem vai ter que provar, que aquele te deu o tiro. Estas leis e Justiça são tacanhas, atrasadas, aliás como tudo neste Pais, Saúde, Segurança, Governo, Justiça, Educação, enfim o POVO. Melhor saída para este Pais é o Aeroporto de Guarulhos. Justiça Nunca Mais vou procurar. Se caso acontecer algo de parecido meto é porrada nos caras, depois eles é que vão ter que Provar que fui eu quem os agrediu, APRENDI A LIÇÃO. Há e se o condomínio quiser me processar estou a disposição, duvido que aconteça pois lá só moram COVARDES.
Quem faz bullying na escola e não é corrigido faz assédio moral na vida adulta
Assistindo esse documentário hoje, enquanto me preparo para o concurso de AFT, para ajudar no combate a esses empregadores. Passei por esse tipo de experiência em uma siderúrgica que trabalhei, senti na pele o que é sofrer calado, demorei a entender o que aconteceu. Hoje com consciência do que passei, quero lutar pelos milhões de pessoas que ainda hoje sofrem por esse tipo de conduta abusiva.
Ótimo documentário. Parabéns. Tem tanta empresa com discurso bonito que mantém e incentiva essas práticas horrorosas. Mesmo que não haja percepção , em nossa vida de anos de trabalho , acredito que em maior ou menor escala , experimentamos os dois lados da questão. Trazer luz para todos terem consciência dessa problemática é importante. Muitas profissões tem altos índices de doenças. Inclusive com suicídios. Olha aí por exemplo os policiais militares.
Nossa. Documentário incrível. 👏👏👏👏👏 realmente, só sabe a dor quem passa. As vezes na tentativa de conseguir um apoio de alguém ninguém entende e fala: "manda a pessoa pastar". "Liga não, pow".
Sinceramente, esse vídeo é importante e muito apoiador pra quem passa por situações de assédio moral.
Oi Luana me ligar ta bom meu número é 37998293676
Nesse " liga nao" acontece o pior
Documentário maravilhoso e esclarecedor.
Observo diariamente uma incompreensão do sentido da palavra "GERENCIAR".
Penso que independente do que lhe é entregue para ser gerenciado, a competência da gestão destaca-se pelo valor que ela consegue atribuir às pessoas e não as coisas... Gerenciar não é obrigar, é liderar, e esta por sua vez, não depende da altura da sua voz.
Sofri muito assedio moral... E é exatamente como foi descrito. Só entende que já passou.
No minuto 15:15 é fato!! " Você não tem um colega, vc tem um competidor. " Queria parabenizar aos idealizadores do documentário, acredito que deveria fazer parte da rotina de treinamento de muitos gestores desqualificados.
Concordo, tem colegas que se tornam seu maior inimigo, falo por experiência própria
Nunca fiz questão de ficar em panelinhas batendo papo no café,no almoço.Porque eles não são colegas,são meros competidores
Excelente material! Cabe não apenas para o assedio moral no trabalho como para qualquer outra forma de tratamento dado ao ser humano, seja no trabalho, em casa, na vida em sociedade como um todo. Convém refletir e desenvolver um comportamento sadio e positivo nos relacionamentos entre pessoas de modo geral, incluindo também as questões de cidadania.
Um dos documentários mais sensatos e verdadeiros que já pude assistir. Nível hard core de verdade e sinceridade... Nem vou dizer nada sobre como é no militarismo... Que aliás, como se sabe, ambiente que culmina pena aumentada se julgado correto. Lastimável, real, cultural... Nunca deixará de existir. Grande abraço.
Gostei muito do vídeos é tema que estou estudando na faculdade para um dia ser um gestor, aprendi muito com o vídeo obrigado.
Onde trabalho meu superior jogava o serviço dele pra mim fazer e ia ficar no Whatsapp,dai passei a atrasar o meu serviço. ..entao decidi me recusar a fazer o dele,a partir dai ele me isolou, ficou de mal de mim e colocou tds pra deixar de falar comigo tb...passo o dia toda sozinha ninguem fala bom dia e sai sem falar tchau e qdo preciso chegar perto ficam demonstrando muita alegria e coletividade entre eles conversando alto e rindo a toa e demonstrar publicamente que me desprezam. .uma persistiu em conversar comigo mas reclamaram com ela,alegando que iam falar ao chefe dele que a mesma estavam atrapalhando o andamento do meu serviço. ..fiquei tao inseguro que nao tenho coragem nem de sentar. .passo o dia td de pè,medo de receber mais criticas. ..trabalho a pulso nao tenho crises de ânsia de vomito qdo estou no serviço, nao da vontade de sair de casa pela manha por saber oque irei enfrentar o dia td
Zelia Resende pede licença médica. Vai num psicologo e psiquiatra, pega os laudos médicos, e vai pedir licença no INSS. Com o tempo voce vai para a justiça do trabalho com esses laudos, algo que vc possa gravar no trabalho e testemunhas. Apesar que esse tipo de assédio de isolamento é complicado de provar. Mas eles estão fazendo para vc se sentir mal e pedir demissão. Então se adiante e vá aos psicologos e psiquiatra e conte tudo o que voce passa e sente. E peça a licença médica.
Eu sofro isso. Passo mal quando tenho que ir ao trabalho
Excelente matéria, gostei demais, é um trabalho que precisa ser continuado pra gente conseguir acabar com o assédio moral ni trabalho!
O que e de Deus tarda mas falha ... Quero justiça divina de Deus ... E justiça dos homem de Deus na terra ... Justiça ... Justiça
Assédio moral é um conjunto de violência psicológica repetidas que visam desestabilizar o trabalhador no seu ambiente de trabalho.
Só consegue entender o racismo, quem tem a pele escura.
Só consegue entender o assédio moral, quem já esteve nesse contexto!
O trabalho é tão essencial para a saúde das pessoas, que quando atacam o trabalho da pessoa, isso destrói sua saúde mental. O trabalho em si é mais importante do que o salário.
Ninguém quer ficar em um ambiente negativo. Um ambiente que não faz sentido. Ninguém quer perder tempo em algo que não existe razão de ser.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Excelente vídeo! Além de contar com a opinião de especialistas no assunto, há relatos de quem viveu o assédio na pele.
O Brasil já possui o problema de altas taxas de desemprego e quando alguém tem a sorte de conseguir jm emprego, tem o azar de encontrar pessoas que praticam assédio moral no trabalho. A
Agradeça a Bolsonaro, que vai acabar com o ministério do trabalho e tirar qualquer proteção do trabalhador brasileiro.
Eu tá acontecendo comigo 8 meses desempregado conseguiu emprego em setembro desse ano e sofro assédio moral de um auxiliar de manutenção.
Exatamente. Revoltante
Em 2010, um ano após ingressar em determinado setor de trabalho, eu procurei o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT RJ), e as atendentes disseram "Por que as pessoas que mais trabalham são as que mais sofrem?".
Vide o que o professor disse no tempo 7:47.
Os humilhados serão exaltados ✌😇🤷🏻♂️
Vou pedir demissão amanhã, antes que eu tire minha vida. Não aguento mais. Prefiro catar papelão na rua. Já pedi perdão para minha esposa e meu filho, pois moramos de aluguel. Mas não tenho mais condições de ouvir coisas como "você não vai conseguir", "não vou passar a mão na tua cabeça", "a culpa é toda sua", etc
Grava
Estou ganhando menos hoje em relação ao meu trabalho anterior, mas minha mente voltou a ser saudável.
Se Torne um empreendedor você consegue 🙏
@falecomigo você está melhor agora ?
espero que esteja tudo bem com você
Tem gente que trata isso como uma brincadeira e frescura mas o que e mas incrível e quem zoar e sempre quem tem o salario melhor quem tem o cargo melhor ....
Tou aoreendendo viu...muito grato viu...
Esperoq qdo reclamar me oucam e hajam bem agido pra Ajudar_nos...
Isto tudo ocorre mesmo e muito mais viu...
Fui vítima de assédio moral, por uma mulher do financeiro de um supermercado, sempre que eu ia receber meus trabalhos, ela me dava o dinheiro na mão e falava, se eu estava trocando almoço pela janta, sempre vinha com ironias dizendo, que minha situação tá feia, era complicado lhe dar com aquela senhora, sempre mau humorada.
vai ver ela tava querendo dar a b*ceta pra você, e a forma dela demonstrar era aquela, tem várias assim, dragas que ninguém come aí ficam amarguradas.
Fala pra ela que vc faz 5 refeições pir dia e se ela precisa de dinheiro pra compra pouco de comida pra ela rs
@Raimunda Silva Pastel Feia de Cara e Boa de Bunda, nada a ver, eu tinha uma chefe considerada bonita e gostosa que era um nojo de pessoa, ficando humilhando os outros
Pq VCI socou a cara dela ?
Acho importante ressaltar que o assédio moral não ocorre apenas no ambiente das empresas privadas (pela busca da produtividade máxima, por exemplo). Existe muito no setor público. Por que? Não sei.
Que documentário sensacional! Parabens!
Ótimo documentário !! Parabéns !
O agressor do assédio levou dois dias de suspensão, ele gritava comigo e com os outros funcionários, depois da suspensão, ele ficou um santinho.
Psicopata total, virou outra pessoa com a maior facilidade pq é duas caras
Eu sou um morto vivo após o assédio que sofri no serviço público. Tive que pedir a exoneração.
LAMENTÁVEL, ADRIANO! QUE TRISTE!😥
Estou passando o mesmo!
- Assédio moral institucional:
Ocorre quando a própria organização incentiva ou tolera atos de assédio.
Neste caso, a própria pessoa jurídica é também autora da agressão, uma
vez que, por meio de seus administradores, utiliza-se de estratégias
organizacionais desumanas para melhorar a produtividade, criando uma
cultura institucional de humilhação e controle.
Boa noite, adorei a matéria, estou passando por esse problema e estou sofrendo muito
Sofri assedio no meu cargo público atual em que uma ex supervisora zerou minha avaliação de desempenho
Essa alegação de que quem não sofre assédio moral não entende a dor de quem sofre, reforça a idéia de que o agressor não tem noção da agressão que pratica.
Já passei por isso . Muito triste
Documentário triste e necessário.
Um vídeo esclarecedor...Só vivendo para se ter noção da dimensão do dano causado por situações de assédio moral.
Estou sofrendo fazem quase 8 anos....pensa....cada semana uma coisa ...não se esgotam....
parabéns por esse documentário
Psicopatas e abusadores assumem altos cargos!
A minha chefe me tirou do meu posto, porque um funcionário não foi trabalhar, era o meu dia de folga, não era meu plantão, e eu estava sem meu celular, tinha esquecido no carro da minha irmã, na volta da faculdade. E por isso não pude atender o telefone, quando ela ligou, mais no final do dia, ela me ligou me dando a punição. Eu nunca falto, eu estava de folga, não era problema meu se o outro funcionário não foi trabalhar. e mesmo assim fui punida. Perdi meu posto. Antes mesmo disso acontecer ela vive me incomodando por causa de uma colega fofoqueira. fazendo-me sair de casa no meu dia de folga para me chamar a tenção por coisas que eu não fiz. vive me humilhando o tempo todo. Fica a colega fofoqueira e ela o tempo todo inventando situações contra mim que nunca existiram. A maioria das vezes trabalho sozinha, doente sem poder me alimentar pois, não posso abandonar o posto. Sentia dores terríveis por ficar sem ir ao banheiro. Fiquei muito mau com problemas na coluna e por causa disso minha chefe inventou todas as mentiras que pode para o meu patrão. A amiguinha dela a coleguinha se juntou com o técnico de segurança pra me ferrar quando descobriu que eu estava nos dias de me formar como gestora de segurança, se juntaram os três e inventaram muitas mentiras de mim, para o gerente que sem nenhuma visão, acreditou cegamente neles.. Quem pode me ajudar não quer perder o emprego, porque essas pessoas são vingativas. O pior, é que eles sempre me pegam de surpresa, quando estou longe do telefone e não tenho como gravar. O que fazer neste caso?
Celine,tem muito dessas mulheres satânicas ,filhas do demônio aterrorizando outras pessoas,
Elas não valem nada,tem filhos e não teme q os mesmos sofram as mesmas coisas q elas fazem
os filhos de outras pessoas sofrerem.Ja nascem sem ética ,alma negra.Estou passando por isso e com mulheres,essas
Demoníacas
@@cristianegarcia3820 Faço minhas suas palavras! Trabalhar com uma equipe de mulheres dá nessas desgraças aí....
Demorei a entender que o que havia passado tinha sido Assédio Moral no meu ambiente de trabalho, hoje faz 3 meses e meio que me afastei da função e da pessoa que me Assediava moralmente, ainda assim me sinto como se tivesse sido ontem as suas palavras, insinuações, olhares depressiativos, me ignorando em reunião, ligações fora de hora para o meu telefone com tom de voz agressivo e cobrança desmedidas. Gritos na sala de trabalho na frente de outros servidores.
Constantemente mostrando "erros" de qualquer natureza como datas, tetando a todo instante me disinstabilizar emocionalmente, cobrando serviços que não eram de minha competência, entre tantas outras situações.
Tudo isso num período de Pandemia, bem no seu auge, onde estávamos todos com o senso de segurança abalado, temerosos, onde pessoas se afastaram do setor por conta da Covid, foram um total de 4 servidores infectados, e a cada um que se contaminava o medo aumentava, chegando ao ponto de ficar sem dois servidores ao mesmo tempo me sobrecarregando, mesmo assim estava ali para ajudar no que era possível, porém a pessoa ignorou todas essas condições vivenciadas por mim e as quais eram de seu conhecimento e continuava a me assediar.
Hoje me encontro com sinais fortes de depressão, nunca havia me sentido dessa forma, não paro de pensar em tudo que aconteceu em nenhum instante, ao acordar no meio da noite ou ao início do dia já me vem em mente alguma situação que ocorreu, uma cena, dizeres e situações desmedidas.
Não consigo me concentrar nas atividades do meu novo serviço, não consigo me concentrar para estudar ou até mesmo em algum momento de conversa fico com o pensamento longe.
Me sinto impotente, sem ânimo para fazer atividades as quais gostava tanto, e fico com uma sensação de injustiça de saber que a pessoa continua lá normalmente sem sofrer nenhum tipo de punição, pois quem sofrendo nessa história toda sou eu e minha família.
Comecei a fazer terapia, algo que nunca havia feito em minha vida, espero ter bons resultados e que não seja necessário o uso de medicamentos.
Penso em processar a pessoa, mas faltam testemunhas e provas matérias, e com isso fico nesse sofrimento por não poder processa ela logo, mas não vou desistir vou correr atrás de pessoas que queiram me ajudar e parar com esse tipo de situação que infelizmente é tão comum nos ambientes de trabalho
quem te assedia? homem ou mulher ?
pior coisa que existe é sofrer um assedio ,numa sala onde so esta vc e seu chefe, ninguém vê, vc nao testemunha pra levar pra justiça. O q ganhei foi uma depressão
Tô passando por isso não tenho testemunhas pois sofro assédio moral por um auxiliar de manutenção já falei com o supervisor e ele falou que não pode fazer nada.Pedi demissão minha esposa e a minha família falaram que eu fiz errado mas só quem passa por isso sabe.
@@erickdossantosdasilva7199 não podia ter pedido demissão, é isso que a empresa quer , vc poderia gravar com celular.
ttes meses de exeriencia ja no final resolvil pedi as contas e a contabilidade a d. marlene falou nao pede nao ta chegando o fim do ano a sua familia precisa de vc
Ótimo documentário.
Ótimo documentário!
meu pai foi vítima de assédio moral nas fileiras da Marinha do Brasil, todo porque eu adoeci e ele pediu para acompanhar meu tratamento médico hospitalar em Natal-RN quando ele trabalhava no Rio de Janeiro. Ele foi visto como traidor da nação, terrorismo de maneira velada era seu cotidiano, ele pediu demissão do serviço publico no momento de ascensão e estabilização na carreira. A virilidade não permitiu enxergar que precisava de ajuda e que ele estava adoecendo, não suportando as investidas e punições, hoje procura respostas...
+joao pedro melo lopes Isso que você falou é um agravador: muitos homens têm dificuldade em relatar seu sofrimento porque temem ser ridicularizados pela família e amigos.
Juarez Silva verdade
Mas neste caso é a Justiça Militar que conduz o processo... Eu penso que não são imparciais, é aquele dito: "Lá é o lugar onde o filho chora e a mãe não vê". ( minha impressão )
O mesmo chefe que te assedia moralmente, é o mesmo que veste uma túnica do politicamente correto para te confrontar se você reaolver rebater. Fazendo isso, ele inverte o jogo e você sai como anti profissional.
Lembro que no depósito que trabalhei, contaram uma história antes de eu ter entrado, de um encarregado que fazia assédio moral com um separador do estoque. Como a empresa tinha uma frota terceirizada para levar e buscar, o rapaz foi de carro para o trabalho, e no final do expediente não pegou a van, simplesmente seguiu a van do encarregado e esperou ele descer. No ponto de desembarque estava de noite e o encarregado levou uma surra tão grande e foi ameaçado de morte e pediu as contas. Acredito que há chefes tóxicos que continuam assim porque ainda não toparam com um desses ainda.
Excelente vídeo. Obrigada.
TDO isso aconteceu comigo era eu infelizmente tinha que fazer parte desse grupo de funcionário lá acontecia tdo eu não gosta a da conversa delas era vazia pq na hora do descanso era denegrir a imagem daquele que se isola vá do grupo então eu achei que ficar quieta não dar opinião não mexeriam comigo ledo engano eu via que tavam falando de mim só não sabia o que davam indireta aí qdo eu ia perguntar diziam que eu tava vendo coisa ou então prevaricavam meu trabalho mto sutil discretamente eles tinham inveja de mim pq eu gostava de ler e no intervalo ao in vês de ir com elas pq a convetsa delas nao me acrescentava em nada entao ia ler senaoestudar inglês ou rezar ia a capela procurava falar o mínimo possível perguntava o essencial ficava quieta só ouvindo me isolei fiquei calada algumas vezes eu falei duro aí sim piorou pq elas tinham costa quente com chefe então deitavam e rolavam nada aconte cia era um tormento aí me chamaram que eu era anti social não sou anti social apenas tenho alergia de fofoqueiros . Bajuladores invejosos ELES me causão nausea e outra combina am entre elas colocando palavras em minha boca prevaricando o.meu trabalho inventa fofoca disseminado o ma eu adoeci n te ho forca de re cuperar lin felizmente estamos rodeados de urubu está esperando minha morte.
O que eu tenho vivenciado sobre o tipo de pessoas mais assediadas nesses quase 30 anos de trabalho, são aquelas que são sérias e não são puxa sacos.
Assistindo em dezembro de 2024 e observo que nada mudou. Existem empregadores que batem palmas para este tipo de gestão, infelizmente.
Esse video muito bem posto...estou sofrendo no servico e estou mau......nao e facil....minha saude mental ...esta mau
Euzinha na fita! Minha saúde mental já era, hoje doente e sem luz... Eu fui reduzida a nada. Vivo num eterno processo de depressão e de impotência. Que sindicato que nada!!! Sindicato é amiguinho do rei. A pessoa tem que apresentar prova material e não tem colega de trabalho que queira ser testemunha, pois temem represália e demissão.
Exatamente você se ferra sozinha. Só Deus fica do lado da justiça
Se não há provas, é vazia a queixa. Eu já denunciei as detrações envolvendo meu nome, mas a Ouvidoria não acata porque não há provas, pois a pessoa assediadora não produz provas contra si.
a gente acha que certas questões são frescuras, que não é para tanto, que as pessoas problematizam demais, enfim... até acontecer com você. os traumas gerados por assédio moral são profundas. você começa a se sentir triste demais, a ter ansiedade e o pior (e como mencionado no vídeo) você começa a sentir culpada por aquilo ter acontecido. é necessário um olhar muito atento para que isso não aconteça e uma grande conscietização de todos os lados.
Educação emocional, respeito, empatia, consideração, paciência, valores que devemos passar à nova geração em relação à vida e as diferenças em relacionamentos familiares e sociais. Muito triste, infelizmente.
Já sai do trabalho pensando em suicídio de tanto sofrimento...
Eu tbm Marcia, ouvia direto piadinha da bruxa da minha ex patroa.
Eu também sofri muita humilhação no meu último trabalho, tenho trauma até hj
Nem me fale. Eu furtei um grampeador e eles me assediaram por 8 meses. São pessoas loucas não sabem lidar com seres humanos.
Será que aquilo que era feito no programa O Aprendiz, com Roberto Justus, era assédio moral?
Maílson José da Silva Existem controvérsias. Casa Juiz poderá entender de formas diferentes. Até porque, ele é muito ríspido nas colocações.
Acredito que sim
Claro que sim
Muito elucidativas as explanações
Sofri 8 meses de assédio moral (Institucional) em uma empresa que se dizia ser ''hospital" . Ohhhh vergonha.
- Muitas vezes acontece pelo conceito de Produtividade, para aumentar a produtividade cada vez mais. Área de venda isso acontece muito.
E quando é do próprio patrão? Eu e meu esposo estamos passando por isso. Meu patrão fala mal ate dos meus filhos e um deles é autista.estou muito triste com isso. Trabalho em um Sítio
LAMENTÁVEL 😥😭
Mas não é somente no setor privado! Sou professora do município de Porto Alegre, estou no estágio probatório e não estou sendo avaliada por critérios de impessoalidade, moralidade, ética...nada disso! Estou sendo perseguida, injuriada pelas equipes diretivas dessas escolas que estão na lata do lixo. Por pessoas de mau caráter, sem valores, sem educação, sem nada de bom. Já recorri a tudo e a todos e ninguém te escuta!!!! Ninguém quer fazer nada, trabalhar neste país!!! A secretaria de educação, simplesmente lavaram o corpo com relação aos acontecimentos! Prova que são conivente e/ou tão criminosos quanto aquela que praticam estás atrocidades!!!!
Sofro assedio moral na minha residência médica. É horrível
Já passei por isso pelo patrão depois de 8 anos na empresa quando tive esporão no pé e não consegui pisar no chão quando parava ele ficava nas câmeras e falou em um treinamento no meiose mais de 20 funcionários e eu não estava presente só fiquei sabendo por colegas de trabalho por q alguns ainda ficava tirando sarro..isso fez comeu desanimasse ,além de me mudar de local de trabalho bem. Mais longe década e ganhando a mesma coisa isso desanima muito
Já sofri assédio mais prometi a mim mesma que da próxima vez eu vou meter a mão na cara de quem assédiar nem que eu pare na policia mais arranco sangue de um!
É isso que querem fazer você perder a cabeça e perder teu trabalho. E nunca mais arranjar outro
Aí tu perde a razão.
Não compensa minha amiga! Pense que se for reconhecido numa ação trabalhista vc pode sair ganhando e muito. Portanto, vá atrás dos seus Direitos, a postura da justiça trabalhista em relação a esta questão é clara, não é admissível este tipo de conduta.
Não faça isso. Grave...grave tudo, e peça rescisão indireta na justiça. Você também ainda tem direito danos morais. E os que cometeram o ato contra você ainda correm o risco de serem demitidos.
No meu trabalho não tem intervalo se qualquer um passa dos colaboradores passar de 15 minutos o encarregado joga piadas perguntando se a refeição seria peixe de escamas, quando contestei ele me disse que a 17 anos tava dando certo e quem decidia as regras era ele.
Esse é um dos vários que existem naquela empresa de transporte.
E quando o assediador é quem deveria coibir este tipo de ação, o que fazer?
Informamos que na página da PRT4, link "Coleta de Denúncias", é possível postular investigação de qualquer prática ilegal. Link direto para o serviço: peticionamento.prt4.mpt.mp.br/denuncia
+marcusfabianoas Cair fora imediatamente. Assédio moral adoece.
Faça macumba é ótimo ver de camarote kkkkkkkk
@@juarezsilva7677 concordo, é melhor sair da empresa, faz mal trabalhar assim...
Aí vc tem que procurar a justiça
Vamos criar um grupo para troca de experiencias
Ótima ideia
Ótima idéia
Vamos to dentro
consegiu criar ? me coloca
Também quero entrar no grupo.
Verdade! Eu sofri na Évora.
😢😢😢 tenho sofrido isso . Meu chefe me trata com desprezo, não responde minhas dúvidas. Sou novata. Vou contar pra minha gerente tudo isso. Não sei se vai dá jeito
Precisamos de gestores Competentes, humanos e empáticos para lidar com seu semelhante e assim diminuir as chances de existir Assédio Moral nas Empresas.
excelente
A pessoa que passa por isso se sente um lixo. Só tem vontade de sumir. Morrer. Desaparecer. E realmente. Só entende quem sofre. Só entende quem passa por isso.
Sei bem passo por isso
E se você for servidor público? Dá pra ir ao Ministério Público?
👏🏻👏🏻👏🏻Precisamos ter coragem e denunciar.
Trabalho na educação e preocupa-me a dimensão do protagonismo em nosso cotidiano e projetos, relacionado a esta interrelação negativa de assédio.
Eu sofro muito assédio moral na empresa que trabalho
Manda todos se fuderem
Triste é quando estudiosos de ergonomia e saúde e segurança do trabalhor praticam o assédio moral, acredite isso acontece.
Nao aguentei pedi as contas com 13 anos hoje me encontro em outra empresa vou por na justica fui perseguida pelo gerente aplicando advertencia passo no psiquiatra ...tomo medicamento mas vou vencer procurei a justica se ele me pos p baixo me chama ate de arvore seca e fez muitas criticas do meu trabalho me inferiorizando...
Seja forte, fica difícil explicar só sabe quem passa Deus no Controle