Eu acho a linha GH incrível para vídeo, é como se fosse uma BlackMagic que tira fotos. Aqui no RUclips tem um vídeo independente lindo intitulado "THE STORM | LUMIX GH6" por Rowe Films, vale a pena dar uma olhada, tio Vernaglia. Foi feito com a GH6, mas é uma câmera quase idêntica a GH7, lá ele abusa do recurso de 300fps e deixa o vídeo muito cinemático, dá para ter uma boa ideia do que esse brinquedinho é capaz.
🐸👏🏻 Estou com aquela feliz, confortante e esperançosa sensação de que talvez seja essa a companheira ideal, digna de meu rico dinheirinho economizado. Resta agora aguardar mais avaliações de lentes, principalmente macro e para fotografar vida selvagem. Obrigado, Mestre!
É uma tremenda de uma câmera, não sei ainda quais lentes a Panasonic vai trazer pro Brasil, até por que existem muitas lentes Olympus muito boas no sistema micro quatro terços mas a Olympus não está no Brasil então teremos mais as lentes Panasonic mesmo, outras marcas vão depender de importação independente. Ainda não está certo também quais outros modelos MFT a Panasonic vai trazer, se vai trazer a G9 II por exemplo e outros modelos mais de entrada, para formar público, então é interessante esperar e ver como fica, eu hoje ainda não tenho essas informações.
Muito obrigado!!! Vernaglia esses conteudos da lumix em PT-BR, com sua credibilidade e profissionalismo concerteza vao fazer com que a marca cresça ainda mais por aqui. Sou usuário do sistema lumix utilizando uma G9 para minhas fotos e videos em shows pelo brasil.
Feliz que agora temos conteúdo BR das Lumix essa câmera é fantástica, tenho uma GH6 e uma lente leica 10-25mm f1.7 que já entrega uma resultado incrível… ansioso pra pegar logo a minha GH7 e ter essas duas monstras no setup…. Um recurso mto bom dela tbm é o perfil de cor ARRI LOG C3 pra combinações com câmera ARRI é top demais Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻
Verdade, em sets de filmagem maior com Arri tem esse recurso para bater cor, algo único no mercado em favor da Panasonic. Sem falar que lentes com projeto Leica é uma tremenda vantagem também.
Belo review! Só um adendo: o Boost IS das Lumix foi feito pra "simular" uma camera no tripé, então ele pode causar efeito de warp nas bordas da imagem. É muito mais perceptível nas full frame, mas acontece nas micro quatro terços também. Uma vantagem nesse aspecto das micro quatro terços é a presença de lentes com estabilização ótica, que soma ambas estabilizações para produzir uma imagem mais "fluída". Inclusive, a maior parte das teles do sistema possuem estabilização ótica, justamente por esse motivo.
Obrigado pela observação meu caro, faltou eu diferenciar o Boost do E-Stabilization, algo que teremos um vídeo aqui no canal só para explicar os modos de estabilização das Lumix mas acabei não separando neste review, acho que o exemplo que coloquei no vídeo é do Boost e percebemos um ligeiro warp nos cantos em um momento ou dois, mas assim, que já usou Canon ou Sony, tanto aps como full frame, sabe que esse problema visto ali é bem menor, mas BEM menor na GH7.
Boa tarde! Excelente vídeo e uma câmera impressionante em praticamente todos os aspectos! Para fotografia de esportes, pássaros, aeronaves, automobilismo / motociclismo, etc. vejo a GH7 como a "D500 mirrorless" que a Nikon nunca lançou! Pensando aqui em um sistema Lumix "ideal": GH7 (ou G9II) combinada com uma 12-60mm f/2.8-4 e a 50-200mm f/2.8-4 e a S5II/IIx com uma 14-28mm f/4-5.6 e a 18mm f/1.8. Teria um conjunto capaz de fotos nas mais variadas situações: fotografias de paisagem e arquitetura / interiores e naquelas situações que exigem ISO (bem) acima de 6400 (S5II/IIx) e para viagens e temas que requeiram teleobjetiva, a GH7 (ou a G9II, caso também venha a ser vendida no Brasil) e as objetivas acima citadas. Lembrando também que a Panasonic tem uma 100-400mm f/4-6.3, da linha G...
Belíssimo kit esse que você sugeriu, de primeira. E de fato, a GH7 é o tipo de câmera como foi a D500 para a Nikon, tinha tamanho e peso de full frame, desempenho acima da média e favorecia quem suava tele objetiva, a GH7 é isso, adicionada de características de uma câmera de cinema.
Para quem conhece a linha GH vai se adaptar fácil, e te digo que melhorou muita coisa desde a GH4, especialmente o novo sistema de foco que é absurdamente bom.
A ideia da parceria com a Panasonic foi justamente trazer conteúdo de vídeo pro canal, seja com review de câmera mais destinada a vídeo ou mais conhecida no mercado de vídeo, mesmo que excelente para fotografia, caso da GH7 aqui, seja pelo conteúdo teórico e técnico, como os vídeos de Open Gate e Codecs,, pessoal da Panasonic foi super aberto sobre produzirmos conteúdos não meramente de apresentação, mas que fossem didáticos e isso é bem bacana.
Rapaz, na área do audio visual tem muita gente com demandas muito mais sofisticadas que as minhas. Pensa na galera rodando cinema, rodando séries para Netflix etc, essa galera tem demandas que eu nem sonho ter produzindo para meus clientes e pro youtube.
Até bem recentemente, eu nunca tinha ido atrás de conhecimento sobre as M43. Conhecer a linha Lumix através do Vernaglia só traz mais respaldo pra linha de câmeras da Panasonic
Eu também sempre fui meio ignorante sobre M43/MFT, assim como eu era ignorante sobre Panasonic como um todo, grande parte disso pois eu sempre fui muito fã de auto foco eficiente nas minhas escolhas de equipamento, mas as Lumix sempre tiveram especificações acima da concorrência, menos no AF, hoje, com o novo sistema de AF das Lumix elas estão acima das outras marcas em quase tudo então foi o momento de que minha preferência por AF capacitado se juntou com câmeras com especificações incríveis, assim é a hora de trazer as Panasonic Lumix aqui pro canal.
A GH7 é um dos melhores exemplos de que a busca desenfreada pelo full Frame às vezes nos faz perder o foco daquilo que realmente importa. A GH7 tem mais recursos que a maioria das full frames do mercado, e uma full frame com os recursos dela custaria uma fortuna, o sistema de foco dela é absurdamente bom, a velocidade é incrível, os modos de vídeo quase infinitos, é um equipamento incrível.
Uma vez que vídeo não necessita de muitos pixels no sensor, um sensor pequeno possibilita muito mais features para vídeos. Mais velocidade, mais processamento etc. Ainda tem adaptadores com ampliação tbm que fazem coisas incríveis.
Sobre M43 e super grande-angulares: tenho uma 9mm 1.7 da Panasonic que é muuuito boa, até agora não me incomodou em momento algum por "faltar" campo de visão (eu era Nikonzeiro e usava uma Tokina 11-16mm 2.8 - hoje meu conjunto corpo + câmera pesa menos do que essa lente sozinha 😂)
Máquina absurdamente chibatinha! Mas... E a bateria dessa monstrinha? Como ela se comporta em gravação média a extrema? Afinal, para suportar todo esse poder de fogo, a bateria tem que estar no mesmo patamar. Exemplo: eu gravo Concertos do Coral e Orquestra no Teatro Amazonas e que variam de 1 e meia a 2 horas de duração, podendo ir até mais. Ela daria conta até quanto de duração?
Mesmo um review super completo alguma coisa pode faltar e de fato não falei da bateria no vídeo. Minha experiência com ela aqui no canal foi de gravar 2 a 3 vídeos pro canal por carga, em uma ocasião usei ela até esgotar (isso é visto no vídeo "finalmente escolhi minhas próximas câmeras", a carga acaba perto do final daquele vídeo que era o terceiro que gravei naquele dia, e 3 vídeos gravados aqui significa algo como 3hs de trabalho entre ajustes da câmera, takes errados, material bruto total, e termos no final 3 vídeos de 20 minutos no canal, mas com a câmera ligada boa parte desse tempo, então umas 3hs numa bateria nova e plenamente carregada, se ficasse gravando o tempo todo seria menos. O que não é ruim mas não é excelente, tanto ela como a S5 II X mantém as mesmas médias, assim, podemos dizer que sim, elas consomem bastante bateria, especialmente por que tem o fan para resfriamento que puxa energia, trabalhos de dia inteiro consumirão 2 a 3 baterias. Vou trazer um vídeo aqui pro canal das baterias Core SWX que são belas soluções para energia longa sem depender de uma tomada por perto.
ps.: eu odeio câmera plugada na energia, me dá um certo pânico (quem vive em SP com as oscilações de energia quando chove entende), então precisa de no break e estabilizador entre a câmera e a tomada para ter certeza e isso é ruim demais, por isso eu nunca trabalho plugado, nunca, é regra que sigo, não trabalho plugado pois já vi câmera em evento queimando por sobrecarga de geradores do evento em dia de chuva, já vi câmera queimando em gravação de podcast por que caiu raio perto, não gravo plugado nunca, então as baterias Core SWX são uma solução que eu vinha buscando e só conheci recentemente, teremos vídeo no canal sobre isso.
Tenho uma PANASONIC LEICA DG VARIO-ELMARIT 8-18mm f/2.8-4.0 ASPH que uso numa OM SYSTEM OM-D E-M1 Mark III porque com esta lente posso usar filtros que na equivalente Olympus OM SYSTEM M.ZUIKO DIGITAL ED 7-14mm f/2.8 PRO, é complicado e muito limitado, pela sua construção. A lente não tem rosca, há um adaptador da Haida mas não é fiável para colocar filtros de vidro. Cumprimentos
Se não vai ter impressões grandes (página dupla de revista por exemplo), ou banners de alta qualidade e grande tamanho de materiais de ponto de venda, dá conta sim. Maioria do que fazemos hoje de publicidade é para online então nesse caso dá e sobra.
Como citei no vídeo, mesmo que se pode esperar das melhores aps-c do mercado, então nivelado com o que tem de Fuji e Sony nas mais recentes e melhores aps-c deles. Então o melhor que sai de uma Sony A6700 ou de uma Fuji X-H2s é o que sai da GH7 em termos de fotos.
Me lembro de ter mostrado a distorção de barril em 12mm no vídeo. 🤔 Algo inclusive normal nas 24-105 e 24-120 full frames que conheço, em 24mm elas tem distorção de barril, e a 12-60, que equivale a 24-120, apresenta isso nos 12mm.
Em partes sim, mas é que o novo AF faz muita diferença. A Panasonic perdeu muitas vendas, mas muitas mesmo no passado para câmeras de outras marcas inferiores em especificações, por conta do AF não satisfatório em muitos usos, hoje essa conta foi virada e as Panasonic agora possuem um AF competitivo e seguem tendo especificações acima da concorrência.
Faz sentido sim, acredite, essa câmera tem MUITOS recursos que R6, R6 Mark II, Sony A7 IV e outros modelos não possuem, mesmo sendo full frames, é outro tipo de equipamento com outro tipo de recursos. Depois pega meu vídeo de Codecs aqui no canal que ali dá para entender melhor, na parte de vídeo, onde essa câmera brilha.
@@ArmandoVernagliaJunior exatamente, mesmo a GH5 que já tem mais de 7 anos tem muitos recursos que câmeras atuais ainda não tem, inclusive o open gate 5k 10 bits, e não tem problema de aquecimento… grava o dia inteiro.
suas explicaçoes com calma são sempre bem didaticas e todo mundo pode entender
Fico feliz com isso. Meus vídeos sempre tem um objetivo didático, mesmo quando é a apresentação de um produto, então fico satisfeito em saber disso.
Eu acho a linha GH incrível para vídeo, é como se fosse uma BlackMagic que tira fotos. Aqui no RUclips tem um vídeo independente lindo intitulado "THE STORM | LUMIX GH6" por Rowe Films, vale a pena dar uma olhada, tio Vernaglia. Foi feito com a GH6, mas é uma câmera quase idêntica a GH7, lá ele abusa do recurso de 300fps e deixa o vídeo muito cinemático, dá para ter uma boa ideia do que esse brinquedinho é capaz.
🐸👏🏻 Estou com aquela feliz, confortante e esperançosa sensação de que talvez seja essa a companheira ideal, digna de meu rico dinheirinho economizado. Resta agora aguardar mais avaliações de lentes, principalmente macro e para fotografar vida selvagem. Obrigado, Mestre!
É uma tremenda de uma câmera, não sei ainda quais lentes a Panasonic vai trazer pro Brasil, até por que existem muitas lentes Olympus muito boas no sistema micro quatro terços mas a Olympus não está no Brasil então teremos mais as lentes Panasonic mesmo, outras marcas vão depender de importação independente. Ainda não está certo também quais outros modelos MFT a Panasonic vai trazer, se vai trazer a G9 II por exemplo e outros modelos mais de entrada, para formar público, então é interessante esperar e ver como fica, eu hoje ainda não tenho essas informações.
Muito obrigado!!! Vernaglia esses conteudos da lumix em PT-BR, com sua credibilidade e profissionalismo concerteza vao fazer com que a marca cresça ainda mais por aqui. Sou usuário do sistema lumix utilizando uma G9 para minhas fotos e videos em shows pelo brasil.
Feliz que agora temos conteúdo BR das Lumix essa câmera é fantástica, tenho uma GH6 e uma lente leica 10-25mm f1.7 que já entrega uma resultado incrível… ansioso pra pegar logo a minha GH7 e ter essas duas monstras no setup…. Um recurso mto bom dela tbm é o perfil de cor ARRI LOG C3 pra combinações com câmera ARRI é top demais
Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻
Verdade, em sets de filmagem maior com Arri tem esse recurso para bater cor, algo único no mercado em favor da Panasonic. Sem falar que lentes com projeto Leica é uma tremenda vantagem também.
Belo review! Só um adendo: o Boost IS das Lumix foi feito pra "simular" uma camera no tripé, então ele pode causar efeito de warp nas bordas da imagem. É muito mais perceptível nas full frame, mas acontece nas micro quatro terços também.
Uma vantagem nesse aspecto das micro quatro terços é a presença de lentes com estabilização ótica, que soma ambas estabilizações para produzir uma imagem mais "fluída". Inclusive, a maior parte das teles do sistema possuem estabilização ótica, justamente por esse motivo.
Obrigado pela observação meu caro, faltou eu diferenciar o Boost do E-Stabilization, algo que teremos um vídeo aqui no canal só para explicar os modos de estabilização das Lumix mas acabei não separando neste review, acho que o exemplo que coloquei no vídeo é do Boost e percebemos um ligeiro warp nos cantos em um momento ou dois, mas assim, que já usou Canon ou Sony, tanto aps como full frame, sabe que esse problema visto ali é bem menor, mas BEM menor na GH7.
Ótima resenha, como sempre...mais sucesso pro canal !
Obrigado 😊👍
Só aguardando a nossa 🙌
Boa tarde! Excelente vídeo e uma câmera impressionante em praticamente todos os aspectos! Para fotografia de esportes, pássaros, aeronaves, automobilismo / motociclismo, etc. vejo a GH7 como a "D500 mirrorless" que a Nikon nunca lançou! Pensando aqui em um sistema Lumix "ideal": GH7 (ou G9II) combinada com uma 12-60mm f/2.8-4 e a 50-200mm f/2.8-4 e a S5II/IIx com uma 14-28mm f/4-5.6 e a 18mm f/1.8. Teria um conjunto capaz de fotos nas mais variadas situações: fotografias de paisagem e arquitetura / interiores e naquelas situações que exigem ISO (bem) acima de 6400 (S5II/IIx) e para viagens e temas que requeiram teleobjetiva, a GH7 (ou a G9II, caso também venha a ser vendida no Brasil) e as objetivas acima citadas. Lembrando também que a Panasonic tem uma 100-400mm f/4-6.3, da linha G...
Belíssimo kit esse que você sugeriu, de primeira. E de fato, a GH7 é o tipo de câmera como foi a D500 para a Nikon, tinha tamanho e peso de full frame, desempenho acima da média e favorecia quem suava tele objetiva, a GH7 é isso, adicionada de características de uma câmera de cinema.
Linda câmera, tenho uma gh4 e não vejo a hora de ir para a gh7 ❤️
Para quem conhece a linha GH vai se adaptar fácil, e te digo que melhorou muita coisa desde a GH4, especialmente o novo sistema de foco que é absurdamente bom.
First like!
Mais uma aula sobre uma obra prima da tecnologia da Lumix. Obrigado Mestre.
Muito obrigado. 😊😊😊
Muito legal o vídeo. O conteúdo para vídeos está aumentando no canal. Ótimo isso.
A ideia da parceria com a Panasonic foi justamente trazer conteúdo de vídeo pro canal, seja com review de câmera mais destinada a vídeo ou mais conhecida no mercado de vídeo, mesmo que excelente para fotografia, caso da GH7 aqui, seja pelo conteúdo teórico e técnico, como os vídeos de Open Gate e Codecs,, pessoal da Panasonic foi super aberto sobre produzirmos conteúdos não meramente de apresentação, mas que fossem didáticos e isso é bem bacana.
Se você não tem competência para essa câmera quem mais terá? rsrs.Excelente vídeo.
Rapaz, na área do audio visual tem muita gente com demandas muito mais sofisticadas que as minhas. Pensa na galera rodando cinema, rodando séries para Netflix etc, essa galera tem demandas que eu nem sonho ter produzindo para meus clientes e pro youtube.
Até bem recentemente, eu nunca tinha ido atrás de conhecimento sobre as M43. Conhecer a linha Lumix através do Vernaglia só traz mais respaldo pra linha de câmeras da Panasonic
Eu também sempre fui meio ignorante sobre M43/MFT, assim como eu era ignorante sobre Panasonic como um todo, grande parte disso pois eu sempre fui muito fã de auto foco eficiente nas minhas escolhas de equipamento, mas as Lumix sempre tiveram especificações acima da concorrência, menos no AF, hoje, com o novo sistema de AF das Lumix elas estão acima das outras marcas em quase tudo então foi o momento de que minha preferência por AF capacitado se juntou com câmeras com especificações incríveis, assim é a hora de trazer as Panasonic Lumix aqui pro canal.
Caraca, essa câmera é absurdamente capaz! Parabéns por mais essa aula, Vernaglia!
A GH7 é um dos melhores exemplos de que a busca desenfreada pelo full Frame às vezes nos faz perder o foco daquilo que realmente importa. A GH7 tem mais recursos que a maioria das full frames do mercado, e uma full frame com os recursos dela custaria uma fortuna, o sistema de foco dela é absurdamente bom, a velocidade é incrível, os modos de vídeo quase infinitos, é um equipamento incrível.
@@ArmandoVernagliaJunior Incrível mesmo. Essa câmera quebra a "ditadura das full frame". Show!
Uma vez que vídeo não necessita de muitos pixels no sensor, um sensor pequeno possibilita muito mais features para vídeos. Mais velocidade, mais processamento etc.
Ainda tem adaptadores com ampliação tbm que fazem coisas incríveis.
Sobre M43 e super grande-angulares: tenho uma 9mm 1.7 da Panasonic que é muuuito boa, até agora não me incomodou em momento algum por "faltar" campo de visão (eu era Nikonzeiro e usava uma Tokina 11-16mm 2.8 - hoje meu conjunto corpo + câmera pesa menos do que essa lente sozinha 😂)
Máquina absurdamente chibatinha!
Mas... E a bateria dessa monstrinha?
Como ela se comporta em gravação média a extrema?
Afinal, para suportar todo esse poder de fogo, a bateria tem que estar no mesmo patamar.
Exemplo: eu gravo Concertos do Coral e Orquestra no Teatro Amazonas e que variam de 1 e meia a 2 horas de duração, podendo ir até mais.
Ela daria conta até quanto de duração?
Olha seja lá qual câmera você vai usar, pra gravar 2hrs direto, é interessante já optar por uma alimentação externa por questão de margem.
@@patricksdesousa , sim. Eu cogito o procedimento, mas minha dúvida real é sobre a bateria em si.
Mesmo um review super completo alguma coisa pode faltar e de fato não falei da bateria no vídeo. Minha experiência com ela aqui no canal foi de gravar 2 a 3 vídeos pro canal por carga, em uma ocasião usei ela até esgotar (isso é visto no vídeo "finalmente escolhi minhas próximas câmeras", a carga acaba perto do final daquele vídeo que era o terceiro que gravei naquele dia, e 3 vídeos gravados aqui significa algo como 3hs de trabalho entre ajustes da câmera, takes errados, material bruto total, e termos no final 3 vídeos de 20 minutos no canal, mas com a câmera ligada boa parte desse tempo, então umas 3hs numa bateria nova e plenamente carregada, se ficasse gravando o tempo todo seria menos. O que não é ruim mas não é excelente, tanto ela como a S5 II X mantém as mesmas médias, assim, podemos dizer que sim, elas consomem bastante bateria, especialmente por que tem o fan para resfriamento que puxa energia, trabalhos de dia inteiro consumirão 2 a 3 baterias. Vou trazer um vídeo aqui pro canal das baterias Core SWX que são belas soluções para energia longa sem depender de uma tomada por perto.
ps.: eu odeio câmera plugada na energia, me dá um certo pânico (quem vive em SP com as oscilações de energia quando chove entende), então precisa de no break e estabilizador entre a câmera e a tomada para ter certeza e isso é ruim demais, por isso eu nunca trabalho plugado, nunca, é regra que sigo, não trabalho plugado pois já vi câmera em evento queimando por sobrecarga de geradores do evento em dia de chuva, já vi câmera queimando em gravação de podcast por que caiu raio perto, não gravo plugado nunca, então as baterias Core SWX são uma solução que eu vinha buscando e só conheci recentemente, teremos vídeo no canal sobre isso.
@@ArmandoVernagliaJunior , obrigado, professor!
Esclareceu bastante e muito me interessou essa bateria citada.
Podia ter um curso de técnicas para iniciantes
Tenho uma PANASONIC LEICA DG VARIO-ELMARIT 8-18mm f/2.8-4.0 ASPH que uso numa OM SYSTEM OM-D E-M1 Mark III porque com esta lente posso usar filtros que na equivalente Olympus OM SYSTEM M.ZUIKO DIGITAL ED 7-14mm f/2.8 PRO, é complicado e muito limitado, pela sua construção. A lente não tem rosca, há um adaptador da Haida mas não é fiável para colocar filtros de vidro. Cumprimentos
Fuji xt2 ou Lumix g85 pra começar? ( Fotografia e vídeo)
Para fotografia de publicidade ? Sera uma boa opção?
Se não vai ter impressões grandes (página dupla de revista por exemplo), ou banners de alta qualidade e grande tamanho de materiais de ponto de venda, dá conta sim. Maioria do que fazemos hoje de publicidade é para online então nesse caso dá e sobra.
E a qualidade de fotos em baixa luz? Chega próximo da sony ?
Como citei no vídeo, mesmo que se pode esperar das melhores aps-c do mercado, então nivelado com o que tem de Fuji e Sony nas mais recentes e melhores aps-c deles. Então o melhor que sai de uma Sony A6700 ou de uma Fuji X-H2s é o que sai da GH7 em termos de fotos.
16:43 O nome da lente é maior que ela!
Já viu o nome completo do pintor Pablo Picasso? É tipo isso. 😂 Mas a lente tem Leica no sobre nome e isso já é algo para considerar.
Armando indica um fornecedor de cartões de memoria.
Loja Portssar, i9Store e Detona Shop são minhas lojas de confiança, só compro nesses 3 locais.
distorção da lente não existe, absurdooooo
Me lembro de ter mostrado a distorção de barril em 12mm no vídeo. 🤔 Algo inclusive normal nas 24-105 e 24-120 full frames que conheço, em 24mm elas tem distorção de barril, e a 12-60, que equivale a 24-120, apresenta isso nos 12mm.
Tira o novo AF e tera 99% uma gh6
Em partes sim, mas é que o novo AF faz muita diferença. A Panasonic perdeu muitas vendas, mas muitas mesmo no passado para câmeras de outras marcas inferiores em especificações, por conta do AF não satisfatório em muitos usos, hoje essa conta foi virada e as Panasonic agora possuem um AF competitivo e seguem tendo especificações acima da concorrência.
Mas é bem mais cara que uma Canon R6. Não faz sentido.
Se a R6 fosse capaz de fazer o mesmo que a GH7, certamente custaria o dobro… se você só faz fotos, R6 com certeza.
Faz sentido sim, acredite, essa câmera tem MUITOS recursos que R6, R6 Mark II, Sony A7 IV e outros modelos não possuem, mesmo sendo full frames, é outro tipo de equipamento com outro tipo de recursos. Depois pega meu vídeo de Codecs aqui no canal que ali dá para entender melhor, na parte de vídeo, onde essa câmera brilha.
@@ArmandoVernagliaJunior exatamente, mesmo a GH5 que já tem mais de 7 anos tem muitos recursos que câmeras atuais ainda não tem, inclusive o open gate 5k 10 bits, e não tem problema de aquecimento… grava o dia inteiro.